Fundação Astef - CE

Notícia:   Fundação Astef - CE seleciona dois Engenheiros Civis

FUNDAÇÃO ASTEF

ESTADO DO CEARÁ

PROCESSO SELETIVO

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 05/2014

A Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas - Fundação ASTEF faz saber a todos que se acham abertas as inscrições para seleção de 01 (um) PROFISSIONAL com nível superior em Engenharia Civil, com especialidade na área de Recursos Hídricos e conhecimentos de linguagem de programação C++, para a execução de serviços técnicos especializados que irá atuar em atividades destinadas a identificar os impactos das mudanças de clima sobre a hidrologia da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, assim como implicações sobre o processo de alocação de água para o hidrossistema do Rio São Francisco em conjunto com a Bacia do Piranhas-Açu e Região Hidrográfica Jaguaribe-Metropolitana, relacionados a execução do Projeto F0101 - "Adaptação do Planejamento e da Operação dos Recursos Hídricos à Viabilidade e Mudanças Climáticas na Bacia Entendida do São Francisco".

O presente processo de seleção de colaboradores será regido por este Edital, avisos complementares e eventuais retificações, sendo sua execução de responsabilidade da Fundação ASTEF.

1. TIPO DE SELEÇÃO

O processo seletivo acontecerá em 02 (duas) etapas contando de avaliação curricular e entrevista, ambas de caráter eliminatório:

1.1. ANÁLISE CURRICULAR

● A análise curricular se dará observando a aderência do candidato ao perfil profissional descrito neste Edital de Seleção.

A pontuação será calculada da seguinte forma: será atribuído 00 (zero) ponto até o limite máximo de 05 (cinco) pontos.

● Formação Acadêmica

A pontuação será calculada através da formação acadêmica, incluindo a titulação do candidato, que será avaliada e atribuída uma pontuação de 00 (zero) ponto até o limite máximo de 05 (cinco) pontos;

● Empregos (experiência profissional)

Será atribuído ao candidato 01 (um) ponto por ano de emprego, até o limite máximo de 05 (cinco) pontos.

Observação: O processo seletivo será realizado pela Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas - Fundação ASTEF.

1.2. ENTREVISTA

A fase de entrevista esclarecerá sobre as experiências dos candidatos e constatará o conhecimento na área de Recursos Hídricos. Na entrevista será observada a capacidade técnica e de trabalho em equipe do candidato.

2. ENVIO DE CURRÍCULOS

Os currículos deverão ser encaminhados para a Fundação ASTEF, situada no Bloco 710, Sala B, Campus Universitário do Pici, em horário comercial, até às 17 horas do dia 26 de setembro de 2014, ou através do email: licitação@fastef.ufc.br. Telefone de Contato: (85) 3217.1282. Contato: Maria Helena Bacelar - Supervisora Administrativa da Fundação ASTEF. A divulgação dos currículos selecionados estará disposta no Sítio Eletrônico da Fundação ASTEF, www.fundacaoastef.ufc.br, a partir das 10 horas, do dia 30 de setembro de 2014.

3. DAS ENTREVISTAS

As entrevistas serão agendadas para o dia 02 de outubro de 2014, a partir das 9 horas, no Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental - Bloco 713, Campus do Pici, Universidade Federal do Ceará, sendo dirigida pelo Professor Assis.

4. REQUISITOS

4.1. Conhecimento

Formação: Graduação, em Engenharia Civil, com Especialidade na área de Recursos Hídricos e conhecimentos de linguagem de programação C++.

4.2. Habilidade

● Ser um profissional com grande conhecimento técnico e reconhecida capacidade de identificar os impactos das mudanças de clima sobre a hidrologia da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, assim como implicações sobre o processo de alocação de água para o hidrossistema do Rio São Francisco em conjunto com a Bacia do Piranhas-Açu e Região Hidrográfica Jaguaribe-Metropolitana;

● Reunir conhecimentos acadêmicos e práticos, permitindo ações objetivas;

● Ter experiência em Consultoria;

● Ter disponibilidade de tempo para o projeto;

● Ter conhecimento em informática (linguagem de programação C++).

4.3. Atitudes

● Comprometido;

● Ético;

● Pró-ativo;

● Criativo;

● Relacionamento interpessoal;

● Dinâmico.

5. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO

O resultado final da Seleção será divulgado no sítio eletrônico da Fundação ASTEF, www.fundacaoastef.ufc.br, a partir das 16:00 horas do dia 03 de outubro de 2014.

6. FUNÇÃO: Consultor

7. OBJETIVO

Prestar serviços de consultoria na melhoria e desenvolvimento do sistema SIGA - Sistema de Informações para o Gerenciamento de Alocação de Água de propriedade da FUNCEME - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Os serviços compreendem a inclusão de novas funcionalidades pertinentes à problemática de recursos hídricos do Estado do Ceará e da Federação, bem como a avaliação e correção das funcionalidades já implementadas. Os serviços serão desenvolvidos em cooperação com a equipe de desenvolvimento do corpo funcional da FUNCEME.

8. ATIVIDADES A SEREM DESEMPENHADAS Os serviços de consultoria deverão contemplar os itens a seguir descritos:

8.1. Avaliação Técnica do Sistema SIGA

Esta etapa contempla a avaliação critica do SIGA e a identificação de pontos de melhoria e correções. As avaliações serão feitas a partir da aplicação pratica do sistema a problemas reais em recursos hídricos, no âmbito de aplicação do SIGA.

Nesta etapa deverão ser analisados os modelos e métodos que compõem todos os módulos do SIGA, quais sejam: Desenho de Rede, Hidrologia, Calibração, Operação de Sistemas e Resultados. Demais ferramentas auxiliares devem também ser avaliadas, tais como: Importação de séries e matrizes; e, Calculo de Chuva Media.

A avaliação técnica deve consistir de pontos identificados de melhorias e correções a serem realizadas, considerando, desde o nível de interface ate processos de cálculo.

8.2. Novas Funcionalidades Pertinentes à Gerenciamento de Recursos Hídricos

Esta etapa trata da inclusão de novas funcionalidades importantes ao SIGA, uma vez que tais funcionalidades incrementam o leque de aplicação do SIGA. Desta forma, provendo maior suporte aos usuários do mesmo. Outras funcionalidades podem ser sugeridas para inclusão. O julgamento da necessidade ou não da inclusão ficara a cargo da FUNCEME.

8.2.1. Operação com Regras Sazonais

Atualmente, o otimizador do modelo de simulação de regras do modulo de operação de sistemas dispõe de uma regra de liberação em função do nível ou dos níveis de um ou dois reservatórios. Para o caso de dependência apenas de um reservatório, faixas são buscadas para definir a liberação. Atualmente, estas faixas não possuem variabilidade sazonal, ou seja, não variam ao longo do ano.

A nova funcionalidade a qual o presente item faz referencia, deverá incluir a possibilidade do usuário a seleção de quantos blocos sazonais serão buscados, a partir da definição do ultimo mês de cada bloco. O mês inicial do primeiro bloco será definido como o mês seguinte ao final do ultimo bloco.

Dentro de cada bloco sazonal, o usuário terá a opção de escolher quantas zonas serão buscadas. O SIGA deverá ter a opção de escolher quantas zonas serão buscadas. O SIGA deverá ter, na interface, uma ilustração explicativa da regra configurada pelo usuário.

A mesma funcionalidade de simulação para esta regra sazonal deverá ser disponibilizada no modelo Simulador de Regras

8.2.2. Subsistemas

Um subsistema trabalha com relações de interdependências apenas entre os elementos que formam o subsistema, desta forma sendo planejado e operado conjuntamente. Um sistema de reservatórios, onde identificam-se diferentes subsistemas, estes deverão ser operados independentemente, contribuindo para o sistema maior com os vertimentos.

Posto isto, a nova funcionalidade do SIGA com relação a subsistemas deverá possibilitar ao usuário configurar seu subsistema de forma que tenha certeza do funcionamento isolado do mesmo, ou seja, sem dependências que extrapolem a abrangência do subsistema. Deverá está previsto na interface ao usuário uma forma de identificação de um subsistema, de modo que, visualmente o usuário possa identificar subsistemas em meio a um sistema maior.

Pretende-se nesta funcionalidade, que o usuário seja capaz de definir, dentro de uma rede, os elementos que fazem parte de diferentes subsistemas de forma que no processo de cálculo o SIGA garanta seu correto funcionamento como tal.

Os resultados também devem possibilitar a visualização por subsistemas.

8.2.3. Equivalência de Redes

Dentro de uma escala de planejamento e operação macro, uma das técnicas empregadas para melhorar o entendimento de redes complexas e sua relação oferta/demanda é a simplificação de redes deverá converter sistemas complexos (múltiplos reservatórios e múltiplas demandas) para sistemas mais simples.

O processo de simplificação de redes (equivalência de redes) deverá levar em consideração a configuração dos subsistemas definidos pelo usuário. Uma vez definido um subsistema, a simplificação da rede deverá manter as relações de independência dos subsistemas.

Um subsistema, por exemplo, com n reservatórios e m demandas deverá ser reduzido a um numero menor de reservatórios e demandas. O SIGA deverá dispor ao usuário a possibilidade de selecionar pontos chaves da rede, ou seja, subbacias dentro de subsistema, para que a simplificação da rede siga também a definição de subbacias.

Pretende-se assim, que a rede reduzida cria um reservatório equivalente para cada subbacia, mantendo a relação existente anteriormente entre as subbacias dentro de um subsistema. Por exemplo, o subsistema Jaguaribe no Estado do Ceará, o qual é composto pelas subbacias Alto Jaguaribe, Banabuiú, Médio Jaguaribe e Salgado, seria reduzido de forma que sua representação teria um reservatório para cada subbacia. Cada reservatório equivalente teria, também, sua demanda, que seria a composição das demandas de cada subbacia.

8.2.4. Curva Guia

Sob uma ótica de operação, um poderoso recurso é a curva guia. Esta curva serve de base para a tomada de decisão na operação. Seu conceito é bastante semelhante ao volume meta, contudo, este dispõe de diferentes valores metas ao longo do ano.

Dentro deste contexto, o SIGA deverá disponibilizar ao usuário tanto a simulação seguindo curvas-guia, como encontrar as curvas-guia associadas a diferentes riscos associados.

O sistema deverá encontrar uma curva-guia para cada reservatório do sistema, levando em consideração que os mesmos são operados simultaneamente. Deverá disponibilizar ao usuário a opção de selecionar o horizonte que o sistema utilizará para calcular o risco.

8.2.5. Curva de Garantia dos Reservatórios

Dentro do contexto de planejamento dos recursos hídricos, o conhecimento das vazões de referência (Q90, Q95 e Q100) é de fundamental importância para a tomada de decisão. Desta forma, a inclusão desta funcionalidade no sistema é imprescindível.

Entende-se como curva de garantia, a curva que representa a relação entre a vazão regularizada e sua frequência de ocorrência. A definição destes valores de referência dependem do arranjo dos reservatórios dentro do sistema. Sendo assim, essa nova funcionalidade deverá ser capaz de produzir para cada reservatório da rede, simultaneamente, a curva de garantia.

Atualmente, o SIGA possui a funcionalidade de calcular um único valor de referencia por vez para o reservatório. Pretende-se com essa nova funcionalidade possibilitar ao usuário conhecer as diferentes potencialidades do reservatório, em função de retiradas constantes distintas.

8.3. Produtos

Ao final da inclusão de cada nova funcionalidade descrita no item 8.2, deverá ser entregue os seguintes produtos:

● Relatório Técnico, contendo:

- Avaliação técnica do sistema SIGA englobando a nova funcionalidade implementada, bem como pontos a serem corrigidos e melhorados das demais funcionalidades já implementadas no SIGA;

● Mídia Digital, contendo:

- Arquivo digital do relatório técnico;

- Instalador da versão do SIGA com as novas funcionalidades relatadas. Todos os produtos acima deverão ser entregues nos formatos impresso e digital, obedecendo aos requisitos abaixo:

● Impresso (02 cópias):

- Encadernação em espiral;

- Capa e logomarca da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas - Fundação ASTEF;

● Digital (02 cópias, acompanhando os relatórios):

- CD-ROM com capa datada identificando o relatório ao qual este faz referência.

8.4. Cronograma Físico-Financeiro

O prazo final para entrega dos produtos listados no item 8.3., deste Edital, marcará a conclusão dos serviços prestados por parte do contrato. Os serviços deverão ser prestados com o prazo máximo de 4 meses, contados a partir da assinatura de contrato firmado entre o candidato selecionado e a Fundação ASTEF.

Para entrega deverá ser apresentado um relatório da avaliação técnica do sistema SIGA até a data a qual o mesmo faz referência. Constará neste relatório a descrição da nova funcionalidade implementada no SIGA e um instalador com a versão do SIGA com a referida ferramenta implementada.

Em anexo ao edital, encontra-se o cronograma físico-financeiro com os produtos a serem entregues.

9. MODALIDADE CONTRATAÇÃO

Contratação dos Serviços de Consultoria.

10. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA CONTRATAÇÃO

● Identidade e CPF;

● Comprovante de Endereço;

● Comprovante de Escolaridade.

Fortaleza, 15 de setembro de 2014.

Prof. Dr. Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti
Diretor Presidente da Fundação ASTEF