FUnC - Fundação Universidade do Contestado - SC

Notícia:   FUnC - SC seleciona Professores para Mafra, Concórdia, Canoinhas, Porto União e Curitibanos

FUNC - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO CONTESTADO

ESTADO DE SANTA CATARINA

EDITAL Nº. 001/2014 - FUNC

Dispõe sobre abertura de Processo Seletivo para contratação de Professores para o quadro de docentes da UnC.

A Fundação Universidade do Contestado - FUnC, TORNA PÚBLICO, a quem interessar possa, que se acham abertas às inscrições ao Processo Seletivo para Contratação de Professores, conforme as disposições deste edital.

1 DAS VAGAS EXISTENTES

As vagas para admissão nos termos deste edital estão relacionadas no quadro - ANEXO I, sendo 5% (cinco por cento) do total, destinadas a Candidatos Portadores de Deficiência.

2 DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições serão realizadas no período de 20 a 31/01/2014, nos locais e horários estabelecidos no anexo IV.

2.2 O candidato deverá requerer sua inscrição por meio do preenchimento, sem rasuras, da ficha de inscrição (ANEXO III), subscrita pelo próprio candidato e apresentar os documentos exigidos para a inscrição, constantes do item 3, do presente Edital.

2.3 Poderão inscrever-se neste processo os candidatos que atendam aos requisitos de formação estabelecidos no quadro de vaga do ANEXO I.

3 REQUISITOS E DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO

3.1 São requisitos para inscrição:

a) Ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro portador de "Visto Permanente".

b) Estar em dia com as obrigações eleitorais (candidatos de nacionalidade brasileira).

c) Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do gênero masculino (candidatos de nacionalidade brasileira).

d) Possuir titulação mínima exigida para a vaga pleiteada.

3.2 São necessários, no ato da inscrição, fotocópia dos seguintes documentos:

a) Cédula de identidade ou carteira de identidade profissional;

b) Certificado de reservista ou equivalente para candidatos do gênero masculino;

c) Comprovante da situação eleitoral;

d) Diploma de graduação;

e) Histórico Escolar da Graduação;

f) Diplomas de cursos de pós-graduação, com histórico escolar.

g) Comprovantes de experiência no magistério superior, quando houver;

h) Curriculum construído na plataforma Lattes;

i) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

3.2.1 A taxa de inscrição, pagável a Universidade do Contestado - UnC, deverá ser recolhida mediante depósito bancário junto ao Banco do Brasil, Ag. 4072-X, C/C: 47.776-1, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).

4 DEMAIS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

4.1 As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, sendo excluído do processo seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa e correta ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

4.2 Em caso de erro no preenchimento do formulário de inscrição, esta será indeferida, independentemente de qualquer aviso ou diligência.

4.3 Uma vez efetivada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, qualquer alteração. Cabe ao interessado certificar-se de que atende a todos os requisitos para participar do processo seletivo.

4.4 O candidatado poderá se inscrever para uma única vaga.

4.5 Os títulos acadêmicos obtidos no exterior serão aceitos desde que convalidados por Instituição de Ensino Superior Brasileria, nos termos da legislação educacional. Outros documentos obtidos no exterior, apresentados para efeito de pontuação na prova de títulos, deverão ser acompanhados de tradução realizada por tradutor público juramentado.

4.6 É vedada a efetivação de mais de uma inscrição em nome do mesmo candidato. Caso se verifique dupla inscrição, será considerada apenas a mais recente.

4.7 Os candidatos ao realizarem a inscrição, autorizam a FUnC a seu critério, gravar através de imagem e som, quaisquer das etapas do processo.

4.8 Os candidatos que necessitarem de condições especiais para a realização das etapas do processo seletivo, deverão protocolar no ato da inscrição a respectiva solicitação com justificativa, conforme ANEXO V.

5 DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção será realizado em duas etapas.

5.1 ETAPA DE CARÁTER ELIMINATÓRIO

5.1.1 Nesta etapa os candidatos serão submetidos a uma Prova Escrita com 25 (vinte e cinco) questões, de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada, cujo ementário consta do ANEXO II.

5.1.2 A cada questão respondida corretamente será atribuído 0,40 (quarenta centésimos).

5.1.3 O dia e horário da prova, com duração máxima de 2 (duas) horas, está estabelecido no Cronograma - ANEXO IV. Após o horário estabelecido para início não será permitida a entrada de candidatos nas salas de realização das provas.

5.1.4 Será eliminado do processo seletivo o candidato que não obtiver no mínimo nota 5,0 (cinco) na prova escrita.

5.2 ETAPA DE CARÁTER CLASSIFICATÓRIO

Nesta etapa ocorrerá a avaliação do desempenho didático-pedagógico e prova de títulos.

5.2.1 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

5.2.1.1 Para a prova de desempenho didático-pedagógico, o candidato ministrará uma aula, com duração de até 30 minutos, para uma banca composta por três professores da Universidade do Contestado, com o objetivo de avaliar a capacidade do candidato quanto ao planejamento e organização da aula, comunicação, metodologia e domínio do conteúdo ministrado.

5.2.1.2 O conteúdo para a apresentação da prova didática é de livre escolha do candidato dentro daqueles pertinentes à área na qual o candidato está inscrito.

5.2.1.3 O candidato deverá elaborar o plano de aula e entregar cópia aos membros da banca examinadora. A não entrega do plano implicará no resultado da avaliação.

5.2.1.4 Na avaliação da prova didática, caberá a cada um dos membros da banca examinadora atribuir uma nota, na escala de zero a dez, de acordo com os critérios estabelecidos na Ficha de Avaliação, conforme ANEXO VI. A nota final da prova será a média das notas dos três avaliadores da banca, apresentada com duas casas decimais.

5.2.1.5 Concomitante à publicação da relação dos candidatos aptos a realizarem a prova didática, será publicado o respectivo cronograma.

5.2.2 PROVA DE TÍTULOS

A prova de títulos será realizada mediante a documentação apresentada no ato da inscrição, cuja pontuação segue a tabela abaixo, limitado ao máximo de 10 (dez) pontos.

Categorias/Indicadores

Pontuação

I - Atividades de Ensino:
a. Experiência docente na educação básica
b. Experiência docente na educação superior
c. Experiência no exercício profissional na área da graduação

0,50 por ano
1,00 por ano
0,50 por ano

***Sempre computado nos últimos 5 anos

 
II - Produção Acadêmica:
a. Cursos ministrados
b. Artigos publicados em revistas científicas
c. Apresentação de trabalhos em eventos científicos
d. Palestras ministradas
e. Livros publicados
f. Capítulos de livros publicados
g. Resumos publicados em anais
*** Sempre computado nos últimos 5 anos

0,20 para 40h de curso
0,50 por artigo
0,30, por apresentação
0,10 por palestra
0,40 por livro
0,20 por capitulo
0,10 por publicação
 

6 DA CLASSIFICAÇÃO, SELEÇÃO E PUBLICAÇÃO DO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

6.1 Serão classificados somente os candidatos que participarem das duas etapas do processo seletivo.

6.2 A classificação final dos candidatos dar-se-á pela ordem decrescente do valor obtido através da seguinte fórmula:

NF = PE + PT + PD / 3

Onde:
NF = Nota final
PE = Prova escrita
PT = Prova de títulos
PD = Prova de desempenho didático-pedagógico

6.3 Ocorrendo empate na nota final, o critério de classificação obedecerá a seguinte ordem de preferência:

a) Candidato mais idoso;

b) Maior tempo de serviço em áreas afim ao cargo;

c) Maior titulação.

6.4 Serão selecionados os candidatos de acordo com o número de vagas, pela ordem de classificação.  

6.5 O resultado final do processo seletivo será publicado através de Edital, conforme o cronograma (ANEXO IV) no site www.unc.br.

7 DA REMUNERAÇÃO E ADMISSÃO

7.1 A Fundação Universidade do Contestado - FUnC reserva o direito de somente efetivar a contratação se tiver disponibilidade orçamentária.

7.2 O candidato selecionado para assumir a vaga terá 5 (cinco) dias úteis após notificado no endereço constante da ficha de inscrição, para manifestar-se oficialmente no setor de recursos humanos, sobre aceitação da contratação.

7.3 O não pronunciamento, não comparecimento ou não aceitação do candidato selecionado no prazo estabelecido, acarretará na sua exclusão do processo seletivo, sendo facultado à Instituição a convocação dos candidatos seguintes.

7.4 A contratação do candidato ocorre conforme o estabelecido neste Edital, pelas disposições dos Ordenamentos Jurídicos vigentes na Instituição, normas complementares, bem como na C.L.T (Consolidação das Leis do Trabalho) e no (PCMSO) Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional.

7.5 A admissão pelo processo seletivo não dá direito à efetividade e/ou estabilidade, na instituição uma vez que o contrato observa o regime da C.L.T (Consolidação das leis do Trabalho).

8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 A aprovação e a classificação do candidato no presente Processo Seletivo não lhe assegura o aproveitamento automático, mas garante-lhe, apenas, a expectativa do direito de ser contratado, obedecida a ordem de classificação, atendendo ao número de vagas existentes e disponibilidade orçamentária, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das normas Estatutárias da Fundação Universidade do Contestado - FUnC.

8.2 O presente processo seletivo terá validade de 12 (doze) meses a partir da data da publicação do resultado final.

8.3 Em hipótese alguma será aceito juntada de documentos à posteriori.

8.4 O processo seletivo será coordenado por uma comissão nomeada pelo Reitor da UnC.

8.5 O cronograma poderá ser alterado pela Comissão, tendo em vista o número de inscritos.

8.6 Sempre que necessário a Fundação Universidade do Contestado - FUnC divulgará normas complementares e avisos oficiais sobre o Processo Seletivo na Home Page www.unc.br

8.7 A inscrição do candidato importará no conhecimento e na aceitação tácita das condições do processo seletivo estabelecidas neste Edital e no aceite das decisões tomadas pela comissão.

8.8 Para efeito de admissão, o candidato fica sujeito à realização de exame médico e apresentação do atestado de aptidão, bem como da documentação legal que lhe for exigida.

8.9 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos e Editais referentes a este Processo Seletivo, que estará disponível no site da UnC www.unc.br.

8.10 A contar da publicação do resultado, o candidato poderá solicitar recurso no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, desde que devidamente fundamentado à Comissão, que decidirá sobre o pedido em até 5 (cinco) dias úteis.

8.11 Os recursos dos candidatos deverão dar entrada na unidade da UnC onde o candidato realizou a inscrição.

8.12 Admitir-se-á um único recurso por candidato e somente poderá ser interposto pelo próprio, não se aceitando recursos por procuração, via postal, fax ou correio eletrônico, nem fora dos prazos estabelecidos neste Edital.

8.13 Se, por força de decisão favorável aos recursos, houver modificação na classificação, não se admitirá recursos dessa modificação.

8.14 Os casos especiais e duvidosos serão resolvidos pela comissão nomeada para este fim.

8.15 Maiores informações poderão ser obtidas no Setor de Recursos Humanos do Campus onde o candidato realizar a inscrição.

8.16 Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Mafra (SC), 06 de janeiro de 2014.

José Alceu Valério
Reitor da UnC

Ari Adamy
Presidente da FUnC

ANEXO I - QUADRO DAS VAGAS PARA DOCENTES

1. Quadro de vagas

Código Vaga

Campus/Núcleo

Curso(s)/Área

Vaga/CH

Requisitos: Formação e Titulação

001-MFA

Mafra

Engenharia Civil

1 Vaga
40 h/s

Graduação: Engenharia Civil
Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado ou Doutorado

002-CCD

Concórdia

Engenharia Civil

1 Vaga
40 h/s

Gradução: Engenharia Civil
Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado ou Doutorado

003-MFA

Mafra

Direito

1 Vaga
40 h/s

Graduação: Direito
Pós-Graduação Stricto Sensu: Doutorado

004-CNI

Canoinhas

Direito

1 Vaga
40 h/s

Graduação: Direito
Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado ou Doutorado

005-PU

Porto União

Direito

1 Vaga
40 h/s

Graduação: Direito
Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado ou Doutorado

006-CBS

Curitibanos

Direito

1 Vaga
40 h/s

Graduação: Direito
Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado ou Doutorado

007-CCD

Concórdia

Direito

1 Vaga
40 h/s

Graduação: Direito
Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado ou Doutorado

008-CCD

Concórdia

Engenharia Ambiental e Sanitária

1 Vaga
40 h/s

Graduação: Engenharia Sanitária e Ambiental
Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado ou Doutorado

009-CCD

Concórdia

Sistemas de Informação

1 Vaga
40 h/s

Graduação: Sistemas de Informação/Engenharia de Software/Informática
Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado ou Doutorado

010-CBS

Curitibanos

Arquitetura e Urbanismo

1 Vaga
40 h/s

Graduação: Arquitetura
Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado ou Doutorado

011-CBSCuritibanosEngenharia de Controle e Automação1 Vaga
40 h/s
Graduação: Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia Eletrônica
Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado ou Doutorado
012-MFAMafraPsicologia1 Vaga
40 h/s
Graduação: Psicologia
Pós-Graduação Stricto Sensu: Doutorado
013-PUPorto UniãoPsicologia1 Vaga
40 h/s
Graduação: Psicologia
Pós-Graduação Stricto Sensu: Doutorado
014-CCDConcórdiaPsicologia1 Vaga
40 h/s
Graduação: Psicologia
Pós-Graduação Stricto Sensu: Doutorado
015-MFAMafraEnfermagem1 Vaga
40 h/s
Graduação: Enfermagem
Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado ou Doutorado na Área da Saúde
016-CNICanoinhasEngenharia Elétrica1 Vaga
40 h/s
Graduação: Engenharia Elétrica
Pós-Graduação Stricto Sensu:Mestrado ou Doutorado
017-CNICanoinhasEngenharia da Produção1 Vaga
40 h/s
Graduação: Engenharia de Produção
Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado ou Doutorado
018-CNICanoinhasMedicina Veterinária1 Vaga
40 h/s
Graduação:Medicina Veterinária
Pós-Graduação Stricto Sensu: Doutorado

2 Remuneração

2.1 Valor da hora aula para docente com título de Mestre é R$ 23,55 e para docente com título de Doutor R$ 26,27.

2.2 A remuneração mensal bruta para docente com título de Mestre é de R$ 4.945,79 e para título Doutor é R$ 5.516,54, incluso o valor correspondente ao Descanso Semanal Remunerado - DSR.

ANEXO II - EMENTÁRIO

Área

EMENTA

Engenharia Civil

DESENHO BÁSICO: Noções de geometria descritiva. Normas de desenho. Letras técnicas. Perspectivas. Vistas Ortográficas. Esboço Cotado. Elementos de Desenho Topográfico. Normas Técnicas. Formato de Papel. Representação do Relevo. Desenho Auxiliado por Computador. DESENHO ARQUITETÔNICO: Dimensionamento e definições de cotas. Representações e convenções gráficas. Planta baixa. Cortes. Elevações. Planta de coberturas. Detalhamentos. TOPOGRAFIA: Conceitos básicos de topografia (topometria, topologia), estudo e análise de cartas topográficas. Planimetria. Altimetria. Fundamentos de cartografia, conhecimento dos diferentes tipos de cartas, mapas e plantas. Fotointerpretação de produtos sub-orbitais coloridos, falsa-cor e pancromáticos. Manipulação de cartas topográficas, cartográficas, náuticas e temáticas. Noções básicas de Sistemas de Informações geográficas (SIG) para entrada de dados espaciais, não espaciais, planimétricos e altimétricos. Atividades de campo. RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS: Conceitos. Princípios Fundamentais. Classificação dos Esforços. Tração, Compressão Simples. Flexão Simples. Cisalhamento convencional. Torção. Estados de Tensões. Cisalhamento. Esforços Combinados. Flambagem. Hiperestática. Estado de tensões. Teoremas de Deformação. Princípio dos Trabalhos Virtuais. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: Introdução. Aglomerantes. Agregados. Argamassas e Concreto. Aditivos. Visitas técnicas. Controle de qualidade de concreto. Madeira e derivados. Materiais siderúrgicos. Metais em geral. Materiais diversos. HIDROLOGIA: Introdução, precipitação e escoamento superficial, evaporação e transpiração, infiltração, hidrograma unitário, vazão de enchente, modelagem de dados de vazão e medidas de vazão. Regime dos Cursos de água. Previsão de enchentes. Águas subterrâneas. Regularização de vazões. TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: Instalações de canteiros de obras. Execução de fundações superficiais, rasas e profundas. Execução e drenagem de cavas de fundações. Execução de estruturas de concreto armado: formas, Técnicas de armar ferragens. Transporte, lançamento, adensamento e cura do concreto. Desformas de estruturas de concreto. Alvenarias. Revestimento de paredes e pisos, visitas técnicas. Conforto térmico e acústico. Coberturas, impermeabilizações, Detalhamentos de esquadrias, pavimentação, pintura, Tipos de instalações, iluminação natural e artificial. Elevadores. Cálculo das Áreas de Construção. Visitas Técnicas. Elementos Pré-fabricados. Alvenaria Estrutural. Argamassas Armada. Sistemas de Formas Prontas. Grandes Formas. Sistema Construtivo Industrializado. Visitas Técnicas. TEORIA DAS ESTRUTURAS: Introdução à análise estrutural. Morfologia das estruturas. Conceitos fundamentais das estáticas. Graus de Hiperestaticidade. Diagramas de estado. Linhas de influência. Cálculo de deslocamentos. Treliças planas isostáticas. Deformações em estruturas isostáticas. Método dos esforços. Processo da equação dos três momentos. Método dos deslocamentos. Processo de Cross. Linhas de influência em sistemas hiperestáticos. Análise matricial das estruturas. HIDRÁULICA: Condutos hidráulicos: perda de carga. perdas de carga localizada; comprimentos equivalentes: condutos mistos; Cálculo dos condutos forçados: método moderno e fórmulas práticas; Condutos livres: fundamentos, movimento uniforme: seções de máxima eficiência; seções transversais usuais. Hidráulica dos sistemas de recalque. Bombas. Cavitação. Curvas características das tubulações das bombas. Associação de bombas. Golpe de ariete. Hidrometria: Medidas hidráulicas. Atividades de laboratório. PROJETOS ARQUITETÔNICOS: Desenho Arquitetônico. Dimensionamento e Cotagem. Planta baixa, cortes, elevações, detalhes. Estudos de orientação. Iluminação e ventilação natural. Desenho de apresentação e estudos de ocupação do espaço. Desenho Topográfico. Nomenclatura e definições. Desenho e interpretação de projetos Estruturais, Hidro-sanitários, Projetos Elétricos de baixa tensão. Detalhamentos. SISTEMAS PREDIAIS: Instalações Prediais de Água Fria e Água Quente. Instalações Prediais de Esgoto Sanitário e Pluvial. Instalações Prediais de Tratamento de Esgoto Sanitário. Instalações de Prevenção e Combate a Incêndio. Instalações Prediais de Gás. Instalações Elétricas e Telefônicas. Instalações Prediais de Comunicação Interna. Instalações de Proteção contra Descarga Atmosférica. Instalações Prediais de Antena Coletiva. Instalações de Prevenção e Combate a Incêndio. Instalações Prediais de Gás. Instalações Elétricas e Telefônicas. Instalações Prediais de Comunicação Interna. Instalações de Proteção contra Descarga Atmosférica. Instalações Prediais de Antena Coletiva. MECÂNICA DOS SOLOS: Origem, formação, natureza, caracterização e classificação dos solos. Tensões no solo. Fluxo permanente unidimensional e bidimensional. Compressibilidade e adensamento dos solos. Sondagens e amostragens. Atividades de laboratório. Resistência ao cisalhamento. Estudos por Equilíbrio. Limite Compressibilidade e resistência ao cisalhamento drenado em solos granulares e solos coesivos. Compressibilidade e resistência ao cisalhamento não drenado. Compactação dos solos. Estabilidade de taludes. Empuxos de terra. Atividades de laboratório. ESTRADAS: Elementos técnicos de projeto de rodovias. Normas técnicas. Estudos dos elementos altimétricos e planimétricos da via. Seção transversal. Concordância horizontal simples. Concordância horizontal em transição. Concordância vertical. Estudo econômico do movimento das massas. Noções de mecânica dos solos aplicados a rodovias. Estudos dos materiais empregados no pavimento. Estudo geotécnico do sub-leito e jazidas. Dimensionamento da drenagem em rodovias. Dimensionamento do pavimento. Planejamento de construção de estradas e vias urbanas. Terraplanagem. Técnicas e equipamentos. Drenagem. Execução das bases utilizadas no pavimento. Execução dos revestimentos utilizados no pavimento, equipamento. Conservação. Visitas técnicas. ÉTICA E LEGISLAÇÕES APLICADAS À ENGENHARIA: Noções de Direito. Sistema Institucional Brasileiro. Direito do Trabalho. Regulamentação Profissional. A Profissão como Responsabilidade Social. Direitos e Deveres do Engenheiro. CONCRETO: Introdução ao concreto armado. Normas. Tecnologia do Concreto e do aço. Concreto Armado. Flexão Simples. Cisalhamento. Dimensionamento de vigas e lajes. Pilares: Compressão simples, Flexo compressão. Tração simples. Flexo tração. Tirantes. Fundações superficiais rasas e profundas. Estacas. Tubulões. Punção. DRENAGEM E SANEAMENTO: História da drenagem. Evolução da ocupação urbana. Ocupação do Solo Urbano e seus efeitos no escoamento superficial . Sistemas de Drenagem urbana e relações com outros componentes da infra-estrutura urbana. Subsistemas. Tipos de Medidas e Soluções. Hidrologia Urbana: Informações hidrológicas. Curvas Intensidade-Duração e Freqüência. Método Racional. Métodos baseados no Hidrograma Unitário. Propagação de cheias. Sistemas de Microdrenagem. Sistemas de Macrodrenagem. Técnicas Compensatórias em Drenagem Urbana. Medidas de controle de inundações. Sistemas de manejo e controle dos resíduos. ESTRUTURA DE AÇO E MADEIRA: Utilização estrutural do aço e da madeira. Processos para o dimensionamento de elementos em aço e madeira. Ligações. Cálculo de cargas e de solicitações. Detalhes construtivos. Normas técnicas. Escoramentos. Formas para concreto. FUNDAÇÕES: Tipos de fundações. Resistência dos solos. Fundações diretas. Fundações profundas. Estacas e tubulações. Determinação de recalque. Reforço de fundações. ESTRUTURA DE EDIFÍCIOS: Concepção estrutural. Lançamento de pilares. Determinação de cargas atuantes. Simplificações de Cálculo. Dimensionamento de elementos de edifícios. PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES: Patologia do concreto. Causas de deterioração e seus efeitos sobre o concreto armado. Procedimentos. Exemplos práticos. PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS: Planejamento, controle e acompanhamento do desenvolvimento de obra, almoxarifado e gerenciamento de estoque, procedimentos de contratação empreitada global, cronograma físico-financeiro, execução e produtividade. Conceitos: A Industria da Construção Civil. Gerência de Projetos. Gerenciamento na Obra: Seleção de Equipamentos, Incorporações, Licitações, Análise de Viabilidade Econômica Financeira. PONTES: Componentes de uma ponte. Tipos e classificação. Normas. Pontes EM Concreto Armado. Cargas. Solicitações. Deformações, Esforços horizontais, Dimensionamento. Detalhamentos.

DireitoTEORIA DO DIREITO: Epistemologia Jurídica: Caracteres, Fundamentação Filosófica e Problemas da Ciência do Direito.Teoria Geral do Direito e Conceitos Jurídicos Jundamentais: Direito Positivo, Direito Subjetivo, Direito Público e Direito Privado. Divisão Geral do Direito positivo.Fontes do Direito.Teoria da Norma e do Ordenamento Jurídico: Validade e Vigência do Direito no Tempo e no Espaço. Tendências Contemporâneas do Direito. DIREITO CONSTITUCIONAL: O Estado Constitucional. O Constitucionalismo. Direito Constitucional: Conceito, Princípios, Objeto, Fontes. Constituição. Poder Constituinte. Poder de Reforma. A Supremacia da Constituição. Sistema Constitucional: Princípios e Normas Constitucionais. O Controle da Constitucionalidade. Interpretação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais. Formação Constitucional do Brasil. A Constituição de 1988: Princípios e Objetivos Fundamentais. Direito Fundamentais: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, os Direitos Sociais, os Direitos à Nacionalidade, os Direitos Políticos. Garantias dos Direitos Fundamentais. Estrutura e Organização do Estado Brasileiro. Organização dos Poderes. Funções Essenciais à Justiça. Defesa do Estado e das Instituições Democráticas. Tributação e Orçamento. Ordem Econômica e Financeira. Ordem Social. Direito Constitucional Estadual. Direito Constitucional Municipal. Perspectivas do Direito Constitucional. DIREITO PENAL: Histórico do Direito Penal. Função do Direito Penal em um Estado Democrático de Direito. Garantismo Penal. Método em Direito Penal. Direito Penal Constitucional: os Princípios Penais. Aplicação da Lei Penal. As Teorias do Crime. Do Crime e seus Elementos Analíticos. Do Concurso de Pessoas. Teoria das Penas. Culpabilidade de Autor e do Fato. Pena e Culpabilidade. Princípios Constitucionais da Pena e Limites ao Direito de Punir. Espécies de Pena no Código Penal. Individualização Judicial das Penas. Suspensão Condicional da Pena. Livramento Condicional. Efeitos Penais e Extra-penais da Condenação. Reabilitação. Das Medidas de Segurança e seus Princípios Constitucionais. Da Ação Penal. Da Extinção da Punibilidade. Dos Crimes Contra a Pessoa. Dos Crimes Contra o Patrimônio. Dos Crimes Contra a Propriedade Imaterial. Dos Crimes Contra a Organização do Trabalho. Dos Crimes Contra o Sentimento Religioso e o Respeito aos Mortos. Dos Crimes Contra os Costumes. Dos Crimes Contra a Família. Dos Crimes Contra a Incolumidade Pública. Dos Crimes Contra a Fé Pública. Dos Crimes Contra a Administração Pública. Crimes de Responsabilidade Fiscal. DIREITO CIVIL: Conceito e Princípios do Direito Civil. Pessoas: Pessoas Naturais e Pessoas Jurídicas. Direitos da Personalidade. Ausência. Bens: Diferentes Classes de Bens. Fatos Jurídicos: Negócio Jurídico, Atos Jurídicos Lícitos e Atos Jurídicos Ilícitos. Extinção de Direitos. Prescrição e Decadência. Prova. Perspectivas do Direito Civil. Conceito e Princípios do Direito das Obrigações. Modalidades das Obrigações. Transmissão das Obrigações. Adimplemento e Extinção das Obrigações. Inadimplemento das Obrigações. Perspectivas do Direito das Obrigações. Conceito e Princípios do Direito dos Contratos. Teoria Geral dos Contratos. Contratos em Geral. Contratos em Espécie. Atos unilaterais. Títulos de Crédito. Preferências e Privilégios Creditórios. Perspectivas do Direito dos Contratos. Conceito e Princípios da Responsabilidade Civil. Responsabilidade Subjetiva e Objetiva. Responsabilidade Civil Contratual e Extracontratual. Responsabilidade Civil das Pessoas Jurídicas e seus Administradores. Responsabilidade Civil do Estado e seus Agentes. Perspectivas da Responsabilidade Civil. Conceito e Princípios do Direito de Família. Direito Pessoal: Casamento, Relações de Parentesco. Direito Patrimonial: Regime de Bens entre os Cônjuges, Usufruto e Administração dos Bens de Filhos Menores, Alimentos, Bem de Família. União Estável. Tutela e Curatela. Perspectivas do Direito de Família. Conceito e Princípios do Direito das Sucessões. Sucessão em geral. Sucessão legítima. Sucessão Testamentária. Inventário e Partilha. Perspectivas do Direito das Sucessões. Conceito e Princípios do Direito das Coisas. Posse. Direitos Reais. Propriedade. Condomínio. Superfície, Servidões, Usufruto, Uso, Habitação, Direito do Promitente Comprador, Penhor, Hipoteca e Anticrese. Registro de Imóveis. Perspectivas do Direito das Coisas. TEORIA GERAL DO PROCESSO: Histórico, Conceito, Princípios e Especificidades do Direito Processual. Principais Ramos do Direito Processual. Institutos Fundamentais do Direito Processual: Jurisdição e Competência, Ação e Defesa, Processo e Procedimento. Partes e Procuradores. Litisconsórcio. Intervenção de Terceiros. Denunciação da Lide. Ministério Público. Órgãos Judiciários e Auxiliares da Justiça. Tendências Contemporâneas em Direito Processual. DIREITO PROCESSUAL CIVIL: Atos Processuais. Formação, Suspensão e Extinção do Processo. Procedimento Ordinário. Petição inicial. A Resposta Réu. Revelia. Julgamento Conforme o Estado do Processo. A ação Declaratória Incidental. Tutela Antecipatória. Provas. Audiência. Sentença. O Duplo Grau de Jurisdição. Princípios Aplicáveis aos Recursos. Efeitos dos Recursos. Recursos em Espécie: Apelação, Recurso Adesivo, Agravo de Instrumento e Retido, Embargos de Declaração, Embargos Infringentes, Recurso Ordinário Constitucional, Recurso Especial. Recurso Extraordinário, Embargos nos Tribunais Superiores. Uniformização de Jurisprudência. Preclusão. Coisa julgada. Ação Rescisória. Requisitos do Processo de Execução. Liquidação de Sentença. Partes, Terceiros na Execução e Responsabilização Patrimonial. Princípios do Processo de Execução. Classificação das Espécies de Execução. Execução por Quantia Certa em face de Devedor Solvente. Execução das Obrigações de Fazer e Não Fazer. Execução para Entrega de Coisa. Embargos do Devedor. Embargos de Terceiro. Execução em face de Devedor Insolvente. Execução em face da Fazenda Pública. Teoria Geral do Processo Cautelar. Arresto. Seqüestro. Caução. Busca e Apreensão. Ação de Exibição. Produção Antecipada de Provas. Alimentos Provisionais. Arrolamento de Bens. Justificação. Protestos, Notificações e Interpelações. Protesto e Apreensão de Títulos. Procedimentos Especiais de Jurisdição Contenciosa e Voluntária: Ação Monitória, Ação de Consignação em Pagamento, Ação de Prestação de Contas, Ação de Depósito, Inventário e Partilha. Testamento. Tutela e Curatela. Juizados Especiais: Estaduais e Federais. DIREITO PROCESSUAL PENAL: Teoria Geral do Processo Penal. Processo Penal Constitucional. História do Processo Penal Brasileiro. Inquérito Policial. Ação Penal. Jurisdição e Competência. Prisão Provisória. Sujeitos Processuais. Exceções Processuais. Medidas Assecuratórias. Questões Prejudiciais e Outros Processos Incidentes. Teoria Geral da Prova. Prova no Processo Penal. Atos de Comunicação Processual. Procedimento Comum. Procedimentos Especiais Previstos no Código de Processo Penal. Juizados Especiais Criminais. Júri. Teoria Geral das Nulidades. Nulidades no Código de Processo Penal. Sentença penal. Correlação entre Acusação e Sentença (emendatio e mutatio libeli). Habeas Corpus. Recursos Criminais. Revisão Criminal. Execução Penal. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO: Direito Processual do Trabalho: Histórico, Conceito, Princípios. Justiça do Trabalho: Organização e Competência. Processo Trabalhista: Procedimentos, Atos, Termos e Prazos Processuais, Partes, Representação. Ação Trabalhista. Citação/Notificação. Resposta do Réu. Audiência. Sentença. Recursos Trabalhistas. DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL: Conceito e princípios do Direito Processual Constitucional. Habeas Corpus. Habeas Data. Direito de Petição. Ação Popular. Ação Civil Pública. Mandado de Segurança: Individual e Coletivo. Mandado de Injunção. Instrumentos Constitucionais de Controle da Constitucionalidade. Perspectivas do Direito Processual Constitucional. DIREITO DO TRABALHO: Direito do Trabalho: Histórico, Conceito, Princípios, Fontes. Direito Individual do Trabalho. Relação de Trabalho e Relação de Emprego. Contrato Individual de Trabalho. Remuneração e Salário. Alteração das Condições de Trabalho. A Duração do Trabalho. Férias. Estabilidade. Rescisão Contratual. O Fundo de Garantia do tempo de Serviço - FGTS. Seguro de Desemprego. Das Normas de Proteção Especiais. Segurança e Medicina do Trabalho. Direito Coletivo do Trabalho. Origens Históricas dos Sindicatos. Legislação Sindical. Conflitos Coletivos de Trabalho e suas formas de solução: Convenções, Acordos e Dissídios Coletivos do Trabalho. A Greve e o Lock-out. Globalização e Terceirização. Tendências Contemporâneas do Direito do Trabalho. DIREITO ADMINISTRATIVO: Fundamentos do Direito Administrativo. Personalidade e Atividades do Estado. Regime Jurídico Administrativo. Organização da Administração Pública. Atos administrativos. Controle da Administração Pública. Atividades da Administração Pública: Serviço Público, Poder de Polícia e Fomento, Intervenção no Domínio Econômico, Intervenção na Propriedade Privada. Bens. Agentes Públicos. Regime Jurídico Constitucional dos Servidores Públicos. Responsabilidade Patrimonial Extracontratual do Estado. Licitação. Contratos Administrativos. Direito Processual Administrativo: Conceito, Histórico, Possibilidades. Justiça e Processualidade Administrativa. Teoria Geral do Processo Administrativo. Processos Administrativos em Espécie. Perspectivas do Direito Administrativo. DIREITO TRIBUTÁRIO: Direito Tributário Nacional: Princípios Constitucionais Tributários. Fontes do Direito Tributário. Sistema Constitucional Tributário. Competência Impositiva. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Tributo: Conceito, Espécies, Classificações. Norma Jurídica Tributária. Hipótese de Incidência. Obrigação Tributária. Normas Gerais de Direito Tributário. Tributos: Federais, Estaduais e Municipais. Administração Tributária. Repartição Constitucional da Receita Tributária. Direito Tributário Penal. Processo Administrativo Tributário. Processo Judicial Tributário. Perspectivas do Direito Tributário. LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL: As Contravenções Penais. Os crimes contra o meio ambiente. Os crimes de trânsito. Os crimes do Estatuto do Desarmamento. Os crimes de entorpecente. Os crimes hediondos. Os crimes de abuso de autoridade. Os crimes de responsabilidade. Os crimes do Estatuto do Idoso. Os crimes contra o consumidor. Os crimes falimentares. Os crimes de agiotagem. Os crimes de colarinho branco. Os crimes de imprensa. Os crimes contra o sistema financeiro. DIREITO DO CONSUMIDOR: Conceito e Princípios do Direito do Consumidor. Legislação Brasileira Específica. Os Direitos do Consumidor e sua Proteção. Contratos de Relação de Consumo. Prazos de prescrição e decadência. Direitos coletivos e individuais homogêneos. Desconsideração da pessoa jurídica. A Defesa do Consumidor em Juízo. Das Ações Coletivas para Defesa de Interesses Coletivos e Individuais Homogêneos. DIREITO EMPRESARIAL: Conceito e Princípios. Histórico. Teoria Geral do Direito Empresarial. Empresário e Empresa. Registro Público. Estabelecimento Empresarial. Propriedade Industrial. Atividade Empresarial e Publicidade. Escrituração Contábil. Contratos de Sociedade. Sociedades Empresariais em Espécie. Cooperativas. Fusão. Incorporação. Transformação e Cisão. Títulos de Crédito: Teoria Geral e Títulos em Espécie. Contratos Mercantis. Locação Mercantil. Shopping Centers. Penhor e Fiança Mercantil. Representação Comercial. Leasing. Factoring. Franchising. Aspectos Destacados de Falência e Recuperação de Empresas. Perspectivas do Direito Empresarial. DIREITO AMBIENTAL E URBANÍSTICO: Conceito, Fontes e Princípios do Direito Ambiental. A Crise Ambiental. Ecologia e Meio Ambiente. O Movimento Ecológico. Ecodesenvolvimento e Desenvolvimento Sustentável. Direito e Recursos Ambientais. Direito Ambiental Brasileiro. Direito Ambiental Comparado. Tratados e Convenções Internacionais e Princípios Legais Supranacionais para a Proteção Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Urbanismo. Estatuto da Cidade. DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO: Introdução e História do Direito Internacional Público. Normas Internacionais. Tratados Internacionais. Formas Extraconvencionais de Expressão do Direito Internacional. Instrumentos de Interpretação e Compensação. Personalidade Internacional. Domínio Público Internacional. Organizações Internacionais. Conflitos Internacionais: Meios Diplomáticios, Meios Políticos e Meios Jurisdicionais. DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: Conceito e Princípios do Direito da Criança e do Adolescente. Proteção Integral. Direito Fundamental. Menoridade e Responsabilidade Penal. Política de Atendimento. Atos infracionais. Medidas Sócio-educativas. Justiça da Infância e da Juventude. Ministério Público e Advogado. Procedimentos. Crimes e Infrações Administrativas. Prevenção e Prevenção Especial. Adoção. Direito da Criança e do Adolescente em Declarações Internacionais. DIREITO PREVIDENCIÁRIO: Previdência Social: Histórico da Previdência Social, A Previdência Social no Brasil. Custeio. Beneficiários. Benefícios Previdenciários. Acidentes do Trabalho: Acidente e Doença do Trabalho. Benefícios Acidentários. Conceitos e Princípios da Seguridade Social: Saúde, Assistência Social (LOAS). DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: Introdução e História do Direito Internacional Privado. Lei de Introdução ao Código Civil (LICC) - Implicações Internacionais. Aplicabilidade de Sentenças Estrangeiras em Território Brasileiro. Território, Domicílio e Nacionalidade. Direito do Estrangeiro. Asilo. Conflito de Leis e Aplicação do Direito Estrangeiro. Conflito de Jurisdição e Solução de Controvérsias em Âmbito Internacional. Contratos nternacionais. Aspectos Destacados de Mediação e Arbitragem.
Engenharia AmbientalECOLOGIA: Ecologia: definição, objetivos, fundamentos e abrangência. Processos ecológicos. Interação com as demais ciências e níveis de organização biológicos. Meio ambiente - suas interações. Sistemas ecológicos que determinam a caracterização dos diferentes ecossistemas. Ecossistemas. Cadeia e teia alimentar; fluxos de energia e materiais. Ciclos biogeoquímicos - ciclagem da matéria. Biosfera, biociclos e suas dimensões. Fatores ecológicos e limitantes. Influência dos fatores bióticos e abióticos sobre os vegetais e animais. Tolerância e fatores limitantes. Habitat e nicho ecológicos. Adaptação ecológica como resposta a condições climáticas e pedológicas. Populações: Estrutura, dinâmica e interações entre animais e vegetais. Sucessões ecológicas. Comunidades e seus atributos: composição e diversidade de espécies. Recursos naturais e a intervenção humana. As relações sociais e econômicas, no contexto atual e sua influência na qualidade de vida e da sustentabilidade. QUÍMICA AMBIENTAL: Conceito dos termos importantes dentro da química ambiental. Principais propriedades físico-químicas da água, reações químicas que ocorrem na água: Solubilização, precipitação, complexação, oxido-redução. Vias de transporte e transformação das substâncias químicas no ambiente aquático. Propriedades químicas da atmosfera. Mecanismos de poluição e seus efeitos. Noções de química do solo. ÉTICA E MEIO AMBIENTE: Direitos individuais e coletivos, direitos sociais. Ética, justiça e liberdade. Bioética. Consciência e participação. Pensamento ecologismo. A ideologia do crescimento: impacto ambiental e o custo social. Ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável. O meio ambiente como direito humano. GEOLOGIA: Introdução à Geologia. O universo. A Terra e a litosfera. Minerais e Rochas. Processos Geodinâmicos. Geologia do Brasil. Geologia de Santa Catarina. HIDROLOGIA: Introdução, precipitação e escoamento superficial, evaporação e transpiração, infiltração, hidrograma unitário, vazão de enchente, modelagem de dados de vazão e medidas de vazão. HIDRÁULICA AMBIENTAL E DE RECURSOS HÍDRICOS: Disponibilidade de água e demanda. Multiplicidade de usos e tipos de obras. Hidráulica geral: conceitos básicos, pressão, velocidade, vazão, hidrometria, hidrostática, hidrodinâmica. Escoamento sob pressão. Escoamento em canais. Sistemas hidráulicos. Regularização de vazões. Máquinas hidráulicas. MICROBIOLOGIA AMBIENTAL: Observação microscópica de microorganismos. Nomenclatura. Introdução a Procariotes, vírus e Eucariotes. Significância sanitária de microorganismos. Seleção de exames de qualidade. Teste de Ames. Padrões microbiológicos de qualidade. Princípios de degradação biológica da matéria orgânica. Ensaios de tratabilidade. Bactérias e micorrizas simbiontes na produção de mudas de espécies arbóreas florestais. POLUIÇÃO AMBIENTAL: Compostos poluidores e contaminantes ambientes. Processos de dispersão e degradação de poluentes no ambiente. Monitoramento de variáveis ambientais: temperatura, umidade, pluviosidade, ventos e processos meteorológicos, disco de Secchi, salinidade, pH, cor da água. Metodologias de coleta e preservação de amostras de água para análise de: nutrientes, agrotóxicos, metais pesados, hidrocarbonetos, cianetos, detergentes, microalgas, coliformes fecais, microrganismos patogênicos, DBO. Metodologias para coleta de amostras de organismos vivos ou mortos para diferentes análises (causa mortis, patogenias, contaminações). Procedimentos rotineiros para detecção de alterações em ambientes terrestres: desmatamentos, erosão, aterros, construções irregulares. Movimento de água; controle de poluição hídrica subterrânea. Tipos de filtros industriais. Qualidade ambiental. Poluentes e contaminantes. Critérios de manejo. Padrões de emissão. Controle. TOPOGRAFIA, CARTOGRAFIA E FOTOGRAMETRIA: Conceitos básicos de topografia (topometria, topologia), estudo e análise de cartas topográficas. Planimetria. Altimetria. Fundamentos de cartografia, conhecimento dos diferentes tipos de cartas, mapas e plantas. Escalas. Projeções cartográficas. Fotointerpretação de produtos sub-orbitais coloridos, falsa-cor e pancromáticos. Manipulação de cartas topográficas, cartográficas, náuticas e temáticas. Noções básicas de Sistemas de Informações geográficas (SIG) para entrada de dados espaciais, não espaciais, planimétricos e altimétricos. Confecção de mapas temáticos ambientais. GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DE SOLO: Introdução ao estudo de solos; Gênese do solo (Intemperismo, Fatores de formação do solo; Processos pedogenéticos; Classes de formação do solo); Morfologia do solo (O perfil do solo; Principais características morfológicas dos horizontes); Classificação do solo (Atributos diagnósticos; Horizontes diagnósticos superficiais e subsuperficiais; Classes de solos). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA, SOLO E AR: Legislação das águas. Métodos de avaliação da qualidade da água; Histórico do Biomonitoramento; Técnicas, aplicações e principais grupos utilizados; Utilização de macro invertebrado como organismos bioindicadores; Estudo de casos de utilização de monitoramento biológico; Tendências futuras do biomonitoramento no Brasil e no mundo. Problemas de salinidade; Problemas de infiltração da água no solo; Problemas de toxicidade para as plantas. Qualidade das águas subterâneas. Usos da água. Padrões de qualidade. Características químicas, físicas e biológicas da água, solo e ar. Noções de microbiologia e análises bacteriológicas. Noções de corrosão. Reutilização das águas. SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO: Conceitos do Sensoriamento Remoto. Princípios físicos, técnicas de extração de informações por análise visual e processamento digital (operações de pré-processamento, realce, classificação e correção geométrica de imagens orbitais). Principais sensores em órbita e suas características e aplicabilidade nas diversas áreas do conhecimento: exemplos especiais em engenharia. Extração de atributos das imagens digitais para geração de produtos. Conceitos sobre Sistemas de Informações geográficas (SIG). Formato de entrada de dados, integração de informações, manipulação e análise de dados. Geração de dados temáticos (mapas e suas representações em ambiente computacional - mapas temáticos; mapas cadastrais; sistema de redes; imagens, modelos digitais de terreno). Operações de análise geográfica. Saída de dados (mapas, tabelas). Aplicações de algoritmos matemáticos para geração de modelos tridimensionais em estudos de barragens e outras obras de engenharia. Modelagem de dados especiais em rede para estudos de gerência e avaliação de impacto ambiental. TOXICOLOGIA: Controle de produtos perigosos: prevenção e emergência. Noções de toxicologia. Transporte de cargas perigosas. Riscos e cuidados com solventes industriais, agrotóxicos, materiais corrosivos e inflamáveis. Aspectos legais da insalubridade e periculosidade. Principais ingredientes ativos em uso na agricultura. Intoxicação pelos agrotóxicos; efeitos das intoxicações; formulações; DL 50; período de carência; período de efetividade; cuidado na manipulação de produtos; riscos ocupacionais; contaminação do ambiente; descarte de embalagens. METEREOLOGIA E CLIMATOLOGIA: Atmosfera: definição, composição e estrutura. Radiações Solar e Terrestre. Natureza e leis da radiação, distribuição espectral e atenuação atmosférica. Balanço da radiação. Processos de transferência de energia. Troca básica de energia, instrumentos de medida: temperatura do ar, temperaturas médias e normais. Variações de temperatura. Gradiente de temperatura: estabilidade e instabilidade do ar. Distribuição global de temperatura. Isotermas. Pressão Atmosférica. Conceito. Medida de pressão. Variação vertical de pressão. Gradiente de pressão. Isóbaras. Instrumentos de medida. Circulação da Atmosfera. As escalas do movimento do ar. Circulação dos ventos e circulação regional. Teoremas de Bjerknes. Esquemas de circulação geral. Variações sazonais. Vento de Monção. Evaporação, Condensação e Precipitação. Natureza e comportamento do vapor d'água. Fatores que afetam a evaporação. Distribuição do vapor d'água na atmosfera. Base para a condensação. Nuvens, nevoeiros. Princípios de precipitação. Tipos de precipitação. Massa de Ar e Frentes. Natureza das massas de ar. Estrutura e características das frentes. Tipos de frentes. Frentes e massas de ar globais. Ciclones Tropicais e Extra-tropicais. Fenômenos óticos e elétricos da atmosfera; tornados, furacões, trombas d'água, halos, arco-íris, trovão, relâmpagos. Dados atmosféricos. Interpretação de imagens de satélite. Cartas sinópticas. Familiarização com modelos de prognósticos do Centro Americano. Dinâmica geral da atmosfera. Classificações climáticas. Mudanças globais. Aplicação da climatologia. USO E CONSERVAÇÃO DO SOLO: Noções básicas de física do solo; erosão, práticas conservacionistas, classes dos solos, mineralogia. Composição geral do solo. Perfil de solo: horizontes e camadas. Mineralogia de solos. Fatores de formação de solos. Processos Pedogenéticos. Propriedades físicas e químicas dos solos. Sistema água-solo. Classificação dos solos. Manejo e conservação dos solos. Aplicações de estudos de solos no planejamento. Aulas práticas: Classificação expedita, perfil de solo, horizontes e camadas, propriedades morfológicas dos solos, análises de lâminas de solo e uso de tensiômetros aplicados à análise de drenagem em diferentes materiais. Prática Laboratório. IRRIGAÇÃO E DRENAGEM: História da drenagem. Evolução da ocupação urbana. Ocupação do Solo Urbano e seus efeitos no escoamento superficial . Sistemas de Drenagem urbana e relações com outros componentes da infra-estrutura urbana. Subsistemas. Tipos de Medidas e Soluções. Hidrologia Urbana: Informações hidrológicas. Curvas Intensidade-Duração e Freqüência. Método Racional. Métodos baseados no Hidrograma Unitário. Propagação de cheias. Sistemas de Microdrenagem. Sistemas de Macrodrenagem. Técnicas Compensatórias em Drenagem Urbana. Medidas de controle de inundações. Disponibilidade da água no solo. Métodos e sistemas de irrigação. Irrigação por aspersão. Irrigação localizada. Irrigação por Superfície. TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS E GASOSOS: Redes de esgotos sanitários, tratamento de águas residuária, proteção ambiental. Dimensionamento, fossas sépticas, filtro anaeróbio, outros sistemas de esgotamento, instalações de água pluviais: esgotamento de águas pluviais e projeto de instalações. Tratamento preliminar. Decantação. Processos químicos. Processos biológicos. Tratamento e destino final do lodo. Lagoas de estabilização Valos de oxidação. Desinfecção. Tratamento de efluentes gasosos. MONITORAMENTO AMBIENTAL: Problemas específicos de recursos hídricos: recursos hídricos superficiais e subterrâneos, bacia hidrográfica, disponibilidade hídrica superficial e Subterrânea, efeitos antrópicos do uso do solo, impactos da urbanização sobre os mananciais; vulnerabilidade dos recursos hídricos e áreas de proteção dos mananciais superficiais e subterrâneos; estrutura de planejamento e regulamentação dos recursos hídricos e do saneamento ambiental no Brasil; Regras para manejo sustentável dos recursos hídricos; outorga de uso e de descarga de poluentes; fiscalização. Educação ambiental; controle e planejamento do uso do solo na bacia; principais procedimentos para manutenção da qualidade e da quantidade de água dos mananciais subterrâneos e superficiais; técnicas de conservação ambiental dos recursos hídricos: preservação das matas ciliares; levantamentos sanitários de bacias hidrográficas; florestamento e reflorestamento; Código Florestal; formulação de um plano de monitoramento de qualidade da água subterrânea e superficial; uso dos dados de monitoramento para o planejamento dos recursos hídricos. LICENCIAMENTO AMBIENTAL E SERVIÇOS AMBIENTAIS: Licenciamento ambiental como instrumento da Política Ambiental. Licença e autorização. Competência para licenciar. Atividades a serem licenciadas. As etapas do licenciamento ambiental. Licenciamento ambiental como instrumento da Política Ambiental. Licença e autorização. Competência para licenciar. Atividades a serem licenciadas. As etapas do licenciamento ambiental. TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: Resíduos sólidos: caracterização e impactos ambientais. Segregação e coleta de resíduos: conceitos básicos.Reciclagem de resíduos. Aterros: descrição, classificação e projetos básicos, custos. Incineração de resíduos em forno de cimento. Pirólise. Conversão biológica com recuperação de energia. Legislação e Normas. ZONEAMENTO E ORDENAMENTO AMBIENTAL: Conceituação teórica e metodológica de zoneamento; critérios naturais, socioeconômicos e políticos-institucionais nas práticas do zoneamento; diagnóstico e prognóstico no zoneamento ecológico-econômico; experiências brasileiras em zoneamento. urbanização e cidade. Concepção e aspectos históricos. O zoneamento ambiental como instrumento de planejamento e de gestão territorial. Métodos e técnicas de zoneamento. A dimensão natural e a dimensão social na construção da cidade. Cidade e Ambiente urbano: Problemas ambientais. Urbanos contemporâneos. Plano diretor para cidades. PLANEJAMENTO AMBIENTAL: Classificação e análise dos sistemas Ambientais. Gerenciamento Ambiental. Fases: Diagnóstico, planejamento, e gerenciamento. Definição de unidade territorial geográfica (microbacia). Paisagem: conceito e técnicas de análise. Aspectos legais: Constituição Brasileira; Código das Águas de 1934. Lei 9.433/97 da Política Nacional dos Recursos Hídricos (PNRH). Política Nacional de Meio Ambiente. Propostas de regulamentação da PNRH. Políticas Estaduais. Outros instrumentos legais de interesse. Aspectos organizacionais. Sistemas de recursos hídricos da: França, Espanha, Alemanha, entre outros. Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Comitês de Bacias Hidrográficas. Agências de águas. Sistemas estaduais de recursos hídricos. Aspectos conceituais da gestão de recursos hídricos. Modelos de gestão: burocrático, econômico-financeiro, sistêmico de integração participativa. Processo de planejamento de recursos hídricos: conceito. Interpretação do planejamento à luz da Lei 9.433/97. Integração dos planos nos âmbitos nacional, estadual e de bacia hidrográfica. Enquadramento de corpos de água em classes de usos preponderantes. Outorga dos direitos de uso da água. Cobrança pelo uso da água. Sistemas de informação sobre recursos hídricos. Outros instrumentos de gestão. AVALIAÇÃO DE IMPACTOS E RISCOS: Risco Ambiental. Análise Ambiental. Método de avaliação de impacto ambiental (AIA). Elaboração de EIA/RIMA. Metodologias de valoração ambiental. Avaliação econômica de impactos ambientais. Estudo de caso. Contabilidade de recursos naturais. AUDITORIA AMBIENTAL: Introdução: meio-ambiente e impacto ambiental, principais termos técnicos. Grandes ambientes: terrestre, aquático, transição. Diagnóstico ambiental na indústria e em distritos industriais. Alterações ambientais: efeitos sobre o equilíbrio do ecossistema, conceito de capacidade de suporte, padrões clássicos de intervenções. Prognósticos ambientais: métodos, modelos, cenários ambientais. Impacto ambiental da urbanização nas matas ciliares. Impacto ambiental na indústria e complexos industriais. Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental no Brasil: estudo de casos.
Sistemas de InformaçãoFUNDAMENTOS DE INFORMÁTICA: Introdução à informática: conceitos fundamentais, evolução histórica. A informação e sua representação: os sistemas de numeração, representação de números inteiros e reais, codificação alfanumérica. Aritmética binária: ponto fixo e ponto flutuante. Principais periféricos: Impressora, Scanner, Mouse, Monitor, etc. Algoritmos, Linguagens e Programas. Interpretador, compilador. Redes de Computadores e Internet. Correio Eletrônico, transferência de arquivo, ferramentas de busca etc. Editores de texto, planilha e apresentação. Base de Dados. PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES: Caracterização da tarefa de programar computadores. Conceito de algoritmo e programa. Algoritmos: representação, estruturas e técnicas de elaboração. Representação e tipos de dados simples. Desenvolvimento de algoritmos e programas. Representação e tipos de dados estruturados. Subprogramação: parâmetros, funções e procedimentos. Alocação dinâmica de memória. Recursividade. Modularização e reusabilidade. Desenvolvimento de algoritmos e programas. TEORIA GERAL DE SISTEMAS: Conceito da Teoria Geral de Sistemas. O conceito de sistema. Componentes genéricos de um sistema. As relações entre sistema e ambiente. Hierarquia de sistemas. Classificações dos sistemas. Enfoque sistêmico. O pensamento sistêmico aplicado na resolução de problemas. O pensamento sistêmico aplicado às organizações. Modelagem de Sistemas. TECNOLOGIA DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS: Princípios da orientação a objetos: abstração de dados, encapsulamento, herança, polimorfismo. O modelo de objetos: objetos, classes, métodos, mensagens. Mapeamento de conceitos de projeto para o nível de programação orientada a objetos. ARQUITETURA DE COMPUTADORES: Sistemas numéricos. Aritmética binária: ponto fixo e ponto flutuante. Organização de computadores: memórias, unidade central de processamento, unidades de entrada e unidades de saída. Linguagens de montagem. Modos de endereçamento, conjunto de instruções. Mecanismos de interrupção e de exceção. Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização de memória. Memória auxiliar. Arquiteturas RISC e CISC. Pipeline. Paralelismo de baixa granularidade. Processadores superescalares e superpipeline. Multiprocessadores. Multicomputadores. Arquiteturas paralelas e não convencionais. ESTRUTURA DE DADOS: Tipos Abstratos de Dados. Listas lineares e suas generalizações: listas ordenadas, listas encadeadas, pilhas e filas. Árvores e suas generalizações: árvores binárias, árvores de busca, árvores balanceadas (AVL), árvores B e B+. Algoritmos de pesquisa e ordenação. Organização de Arquivos. Análise de complexidade de algoritmos. BANCO DE DADOS: Princípios fundamentais de banco de dados; arquitetura de bancos de dados; componentes de bancos de dados. Abordagens hierárquica, em rede, relacional e orientada a objetos. Modelo relacional. Modelagem de dados. Normalização. Linguagens de definição e manipulação de dados. Implementação de banco de dados relacional. Segurança em bancos de dados. Bancos de Dados Distribuídos: técnicas de distribuição de dados, administração de SGBD, replicação e distribuição, segurança e recuperação, projeto lógico e físico. Bancos de dados orientados a objetos. Bancos dados não convencionais. Conceitos básicos. Os Ecossistemas de Informação. O Ciclo de Vida do DW: Planejamento e Administração, Levantamento de Requisitos, Modelagem Dimensional, Projeto Físico, o Back-Room e o Front-Room, Metadados, Arquiteturas, Implementação, Segurança e Internet. Implantação, Suporte e Treinamento. Aspectos de Data Mining. MODELAGEM DE PROCESSOS: Engenharia de Processos de Negócios: Desenho, Ferramentas, Metodologias, Suporte de TI para Engenharia de Processos. A Linguagem UML. Modelagem de processos de Negócios. Sistemas de Informação e os processos organizacionais. A prática da modelagem de processos com UML. ENGENHARIA DE SOFTWARE: Visão geral e princípios fundamentais da Engenharia de Software. Conhecimentos básicos do ciclo de vida do software e seus vários estágios: requisitos, projeto, implementação, gerenciamento e qualidade de software. Modelos de desenvolvimento de software. Conceitos básicos e princípios da Engenharia de Requisitos de software, suas técnicas, métodos e ferramentas para modelagem de sistemas. Abordagem para análise de requisitos. Métodos e técnicas para projeto de sistemas de software. Projeto de arquitetura, projeto detalhado e teste software. SISTEMAS OPERACIONAIS: O histórico, o conceito e os tipos de sistemas operacionais. A estrutura de sistemas operacionais. Gerenciamento de memória. Memória virtual. Conceito de processo. Gerência de processador: escalonamento de processos, monoprocessamento e multiprocessamento. Concorrência e sincronização de processos. Alocação de recursos e deadlocks. Gerenciamento de arquivos. Gerenciamento de dispositivos de entrada/saída. REDES DE COMPUTADORES: Evolução das redes de computadores. Organização das redes de computadores. O modelo OSI e a arquitetura TCP/IP. Padrões da ISO e do IETF. Redes Locais. Projeto de Redes. Redes de longa distância. Equipamentos de conectividade. TCP/IP. Algoritmos e protocolos de roteamento. Protocolos de transporte TCP e UDP. Protocolos de aplicação. Qualidade de Serviço em redes de computadores. Multicast. ATM. GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE: O conceito e os objetivos da gerência de projetos. Abertura e definição do escopo de um projeto. Planejamento de um projeto. Execução, acompanhamento e controle de um projeto. Revisão e avaliação de um projeto. Fechamento de um projeto. Metodologias, técnicas e ferramentas da gerência de projetos. Modelo de gerenciamento de projeto do Project Management Institute - PMI. ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA DE REDES DE COMPUTADORES: Funções de gerenciamento e administração de redes: configuração, registros de acessos e falhas, segurança, desempenho e contabilização. Objeto gerenciado. Processos gerente e agente. MIBs. Gerenciamento OSI. Gerenciamento internet. Gerenciamento ATM. Arquiteturado sistema TMN. Plataformas de gerenciamento. Monitoramento e Auditoria. PROGRAMAÇÃO WEB: Arquitetura web-based. Tecnologias para o desenvolvimento web: client-side, server-side. Padrão MVC. Tecnologia XML. Desenvolvimento de aplicações para a arquitetura web-based. QUALIDADE DE SOFTWARE: O histórico e o conceito de qualidade. O conceito de qualidade de software. Métricas de qualidade de software. Normas de qualidade de software. Técnicas de garantia da qualidade de software. Teste de software: conceitos, tipos e aplicação no contexto da qualidade. Modelos de melhoria do processo de software. Planejamento de sistemas de qualidade de software. Padrões ISO, SEI, CMM, MPS.BR. INTERFACE HOMEM-MÁQUINA: Os conceitos de interação e interface homem-máquina. Dispositivos de entrada e saída em sistemas interativos homem-máquina. Fundamentos de interface de interação homem-máquina. Técnicas de diálogo homem-máquina. Ergonomia de software. Arquiteturas de software e padrões para interfaces de usuários. Metodologias, técnicas e ferramentas de concepção, projeto e implementação de sistemas interativos. Metodologias, técnicas e ferramentas de avaliação de interfaces. SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO: Sistemas de informação de suporte ao processo decisório tático e estratégico (SAD, SIG, EIS). Tecnologias de informação aplicadas à sistemas de informação de suporte ao processo decisório estratégico e tático. Desenvolvimento de sistemas de informação de suporte ao processo decisório tático e estratégico. Características e funcionalidades de sistemas de informação de nível tático e estratégico nas organizações. SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: Os conceitos e os tipos de ameaças, riscos e vulnerabilidades dos sistemas de informação. O conceito e os objetivos da segurança de informações. O planejamento, implementação e avaliação de políticas de segurança de informações. O conceito e os objetivos da auditoria de sistemas de informação. Técnicas de auditoria em sistemas de informação. Softwares de auditoria. Estrutura da função de auditoria de sistemas de informação nas organizações. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Arquitetura integrada de sistemas. Sistemas de infra-estrutura. Sistemas para integração de aplicações empresariais. Sistemas integrados de gestão: ERP, SCM, CRM, PRM. Sistemas de automação de processos: workflow, gestão eletrônica de documentos, BPM. Automação comercial e comércio eletrônico. Computação Móvel.
Arquitetura e Urbanismo

INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E URBANISMO: Definição e propósitos da arquitetura e urbanismo. O Contexto da Arquitetura: da Concepção, passado pela produção até a utilização e manutenção. Noções de Paisagismo; caracterização dos fatores relevantes da programação dos espaços não edificados; o entorno das edificações; o paisagismo urbano. Noções de ergonomia e Pré-dimensionamento. PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL: Referências teóricas para o projeto arquitetônico. Visão histórico-antropológica da construção do ambiente como expressão das necessidades e valores, do conhecimento dos materiais e técnicas construtivas. Os marcos na história e teoria da arquitetura, os arquitetos e as obras vinculadas. Planejamento e gestão ambiental urbana e regional. Experiências de Urbanização contemporânea significativas. Dinâmica sócio-econômica e organização espacial. A abordagem ecossistêmica. Teorias e perspectivas para o futuro. HABITABILIDADE: Relações existentes entre o ser humano e o espaço. Interações entre o homem e o ambiente natural e construído. A percepção do ambiente. Antropologia e arquitetura. Psicologia Ambiental. Caracterização da Habitabilidade. Ergonomia, Ambiência. Análise das Atividades. Conhecimento das Características naturais do sitio onde pretende-se projetar. Ecologia, geobiologia e recursos naturais. A natureza enquanto fonte, suporte e cenário para a transformação do espaço através da arquitetura. As leis e normas que regem as edificações. A questão dos resíduos. Analise do Ambiente. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: Importância e historia dos materiais de construção. Pedras naturais: agregados. Aglomerantes. Materiais cerâmicos. Cimento amianto. Tintas e vernizes. Plásticos. Borrachas. Vidros. Características, aplicações, como especificar e calcular as composições dos materiais mais usuais. Exercícios práticos desenvolvidos em canteiro de obra experimental e/ou laboratório, visando ao contato direto com os materiais e suas possibilidades de utilização na construção civil. HIDROLOGIA: Conceitos Básicos. Importância e aplicação da Hidrologia. O ciclo Hidrológico. Caracterização física das Bacias Hidrográficas. Precipitação. Infiltração. Evaporação e Evapotranspiração. Hidrograma Unitário. Métodos de estimação de Vazão para pequenas bacias. Regularização de Vazões. Propagação de Enchentes em canais. Métodos estatísticos para previsão de Enchentes. CONSTRUÇÃO CIVIL: Sistemas construtivos e processos de execução em arquitetura: artesanal, misto e industrial. As estruturas, vedações e instalações. Tipos e aplicações dos diversos sistemas, relacionando-se com as formas arquitetônicas. Conceito de técnica construtiva. Estudo das alternativas técnicas, suas potencialidades, restrições e implicações diversas. As interações entre os ambientes natural e construído considerando os materiais, as técnicas e a possibilidades formais. A interação entre os projetos e a execução das obras. Normas técnicas. Relação entre conhecimentos teóricos e práticos - vinculados à aplicação e desempenho dos materiais, às técnicas construtivas tradicionais e de ponta - que viabilizam as características desejadas da edificação, considerando-se a relação custo - benefício. MODELAGEM VIRTUAL: Desenvolvimento do raciocínio espacial e da capacidade proposição de espaços tridimensionais. Exploração do potencial expressivo, utilizando técnicas de desenho em software de modelação. Desenvolvimento da capacidade de expressão através de desenhos de observação, de criação e técnico com a modelação virtual em três dimensões. Introdução aos métodos de desenho projetivo. Estudo da forma e da cor. Prática de recursos de composição, técnicas de representação e reprodução gráfica. Construção de modelos virtuais que possibilitam e visualização tridimensional. DESENHO ESTRUTURAL: Noções básicas sobre desenho estrutural e normatização; Leitura e interpretação e execução prática de desenhos estruturais de concreto armado, estruturas de aço e estruturas de madeira. TEORIA DAS ESTRUTURAS: Mecânica dos solos e fundações. Tipos de solo, suas propriedades e comportamento associados. Tipos de fundações, critérios de escolha, noções de dimensionamento e de custos. Conceito de sistema estrutural. Relação dos sistemas com as formas arquitetônicas. Tipos e características dos diversos sistemas com execução de modelos reduzidos para a visualização. Carregamentos: tipos e características. Estruturas tracionadas ou comprimidas. Cabos, arcos, treliças, vigas, lajes, pórticos, grelhas. Estruturas de concreto: Modelos de funcionamento das peças de concreto com ênfase para aspectos relacionados com a resistência, execução e durabilidade. Ações externas às quais as estruturas ficam submetidas. Procedimentos de verificação de segurança e de dimensionamento para estados de solicitação mais comuns: sapatas, pilares, vigas, lajes, escadas. Estrutura de madeira: características, propriedades físicas e mecânicas da madeira. Aspectos relacionados com a resistência, execução e durabilidade. Ações externas às quais as estruturas ficam submetidas. Procedimentos de verificação de seguranças e de dimensionamento para estados de solicitação mais comuns: pilares, vigas, treliças planas, coberturas, pisos e ligações entre si. Estrutura de Aço: características, propriedades físicas e mecânicas do aço. Aspectos relacionados com a resistência, execução e durabilidade. Ações externas às quais as estruturas ficam submetidas. Procedimentos de verificação de seguranças e de dimensionamento para estados de solicitação mais comuns: pilares, vigas, treliças planas, e ligações entre si a madeira. INSTALAÇÃO HIDRO-SANITÁRIA: Aplicações dos princípios básicos de mecânica dos fluidos aos problemas de Hidráulica; escoamento em dutos forçados; Hidrometria; Escoamento em meios porosos, Análise dimensional e suas aplicações a modelos físicos. Sistema de abastecimento de água: captação, adução, tratamento, reservação, bombeamento, distribuição. Qualidade da água bruta e tratada. Padrões de potabilidade. Saneamento e saúde, doenças de veiculação hídrica. Sistemas de esgotamento sanitário. Coleta, transporte, tratamento e disposição final dos esgotos. Corpos receptores, critérios de qualidade, poluição e preservação dos corpos d'água. Sistemas de drenagem de águas pluviais. Rede coletora de drenagem. REABILITAÇÃO E RESTAURAÇÃO: Manutenção do acervo construído e do patrimônio cultural. Técnicas retrospectivas: teoria, resolução tecnológica e de projeto de técnicas de conservação, restauração, reestruturação e reconstrução de edificações e conjuntos urbanos. DECORAÇÃO DE INTERIORES: planejamento de projeto de arquitetura de interiores, e todos os aspectos que devem ser considerados, como materiais e revestimentos de piso, parede e teto, design de mobiliário, iluminação, ergonomia, cor. PROJETO DE PAISAGISMO: Conhecimento e aplicação da teoria e história do paisagismo. Fatores relevantes da relação entre o ser humano e a paisagem. Conservação, valorização, e aproveitamento do ambiente natural: solo e relevo, clima, flora, fauna, etc. Projeto de Paisagismo. SISTEMA DE CONFORTO: Sistema de conforto térmico: fundamentos para controle ambiental; estudo da adequação da arquitetura ao clima atendendo às necessidades humanas de conforto térmico. Condicionamento térmico natural e condicionamento térmico artificial de ambientes. Ventilação. Sistemas para conforto lumínico: fundamentos para o controle ambiental. O sistema visual humano. Dimensionamento de aberturas e especificação de materiais. Normas Técnicas. Os sistemas de iluminação Artificial: características, qualidades, métodos de calculo para dimensionamento e especificação. Sistema de conforto sonoro: fundamentos para o controle ambiental. Os sistemas, os materiais e suas possibilidades e aplicações como recursos de projeto, a fim de que o aluno procure integrá-los na concepção arquitetônica. Aplicações dos matérias e dimensionamento de componentes. PROJETO URBANÍSTICO: A organização espacial e funcional da estrutura urbana. Apresentação e descrição dos elementos básicos componentes da estrutura (centro, periferia, acessos, setores residenciais, comerciais, industriais,...) e da infra-estrutura urbana (projeto viário, pavimentação, drenagem, abastecimento de água, coleta e destino do esgoto, rede de energia elétrica, de comunicações, coleta e destino do lixo, transporte coletivo,...). Introdução ao estudo de técnicas de planejamento urbano e regional. Aplicações através do desenvolvimento da capacidade de elaborar projetos urbanísticos a partir de problemáticas previamente escolhidas que abordem a variedade de organização espaciais possíveis num dado programa. Estudo de programas de obras destinadas à organização e humanização do ambiente urbano, à conservação e uso dos recursos naturais. Desenvolvimento da capacidade de elaborar projetos urbanísticos a partir da valorização da paisagem natural, do patrimônio histórico e cultural local, considerando-se como suporte para a construção do ambiente de acordo com as características do ser humano. As problemáticas previamente escolhidas abordavam a variedade de organizações espaciais possíveis num dado programa. Desenvolver, dentro de uma visão sistêmica, conhecimentos operacionais básicos para elaboração de proposições de projeto sobre o tema. PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE OBRAS: A relação entre os projetos e seus meios de execução. Informações básicas para a abordagem conseqüente dos custos nas decisões arquitetônicas, concebendo-os como insumos do projeto. Memorial descritivo, orçamento e cronograma. Organização do canteiro de obras (pessoal, ferramentas e equipamentos de trabalho e de segurança, instalações, fluxos, etc.). PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES: Estudo dos principais fatores que estão na origem das patologias das construções. Analise da relação entre partido estrutural, escolha dos materiais e técnicas construtivas, das manutenções e dos agentes ambientes e a possibilidade de deterioração das edificações.

Engenharia de Controle e AutomaçãoINTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - MECATRÔNICA: A engenharia. Sistema Internacional de Unidades .Utilização do software Matlab para o ensino da Engenharia. Pesquisa Tecnológica. Projetos em Engenharia. Engenharia de segurança do trabalho. Trabalho sobre Engenharia de Segurança do Trabalho Atribuições profissionais e perspectivas de mercado de trabalho Automação Industrial. PROGRAMAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA: Conceito de sistemas automatizados programáveis (linguagem C), trabalhando com a linguagem C; interligação entre sistemas programáveis e destes com o ambiente onde são inseridos. Conceito de sistemas automatizados programáveis (linguagem Java), trabalhando com a linguagem Java; interligação entre sistemas programáveis e destes com o ambiente onde são inseridos. MECÂNICA GERAL: Estática dos pontos materiais; corpos rígidos: equivalentes de forças; equilíbrio dos corpos rígidos; forças distribuídas: centróides e baricentros; forças distribuídas: momentos de inércia; cinemática dos corpos rígidos; dinâmica dos corpos rígidos em movimento tridimensional. CIRCUITOS ELÉTRICOS: Leis fundamentais de circuitos elétricos. Grandezas elétricas. Circuitos de corrente contínua e de corrente alternada. Regimes transitório e permanente. Circuitos polifásicos. Instrumentos e métodos para medição de corrente, tensão, resistência, potência, fator de potência, freqüência. ELETRÔNICA BÁSICA: Noções de física dos semicondutores. Efeito Hall. Efeitos térmicos e fotoelétrico. Dispositivos semicondutores lineares e não-lineares. Circuitos com diodos. Diodos especiais. Transistor bipolar. Transistor de efeito de campo. O transistor operando como chave. O transistor como amplificador. Amplificadores operacionais. Filtros ativos: Projeto e aplicações. CIRCUITOS DIGITAIS: Funções e Portas Lógicas, Álgebra de Boole e Simplificação de Circuitos Lógicos, Circuitos Combinacionais, Codificadores e Decodificadores, Flip-Flop Registradores e Contadores, Família de Circuitos Lógicos, Conversores Digital-Analógicos e Analógico-Digitais. ELETRICIDADE INDUSTRIAL: Noções de máquinas elétricas (transformadores e máquinas rotativas). Dimensionamento de motores elétricos para aplicações industriais, Instalações elétricas industriais. Projetos de instalações elétricas industriais. ENGENHARIA DE SOFTWARE: Introdução a qualidade do software; reuso de software; métodos de projetos de software; a fase de implementação; validação e verificação de software; testes de software; manutenção de software. RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS: Equilíbrio carga distribuída; tração e compressão; cisalhamento; forças cortantes e momento fletor; flexão simples; torção; flambagem; critérios de resistência; solicitações compostas; cilindros espessos; discos girantes; placas; carregamento cíclico e dinâmico; tensões de contato; deformações plásticas. ARQUITETURA DE MICROCONTROLADORES: Arquitetura de microcontroladores; programação de microcontroladores: tipos e formatos de instrução; modos de endereçamento; memória; entrada/saída; dispositivos periféricos; interrupção; acesso direto a memória; barramentos padrões; ferramentas para analise; desenvolvimento e depuração; projetos com microcontroladores; programação; uso de ferramentas de analise; desenvolvimento e depuração; projeto de aplicação com microcontroladores. SINAIS E SISTEMAS LINEARES: Conceitos iniciais. Transformada de Laplace. Modelagem de sistemas reais. Resposta no domínio do tempo. Estabilidade de sistemas. Erros de estados estacionários. Técnica do lugar das raízes. Projeto por meio do lugar das raízes. Aplicações do Software Matlab e Simulink para a área de Controle. Aplicação dos controladores PID. SISTEMAS DIGITAIS PARA AUTOMAÇÃO: Projeto de circuitos seqüências; projeto de contadores; decodificadores; dispositivos lógicos programáveis; temporizadores: monoestáveis; astáveis e osciladores. PROCESSAMENTO DIGITAIS DE SINAIS: Processamento Digitais de sinais e seus benefícios; área de aplicação; visão geral de processamento de sinais; transformada discreta de Fourier (DFT); Transformada rápida de Fourier (FFT); correlação e autocorrelação; aplicação da transformada Z em processamento Digital de sinais; estimadores; hardware para processamento digital de sinais. Aplicações práticas de processamento digital de sinais. Processamento de imagens e de sons. BANCO DE DADOS PARA AUTOMAÇÃO: Conceitos fundamentais sobre estrutura e componentes de sistema de banco de dados; Sistemas de bancos de dados relacionados (modelo Entidade-Relacionamento); tabelas; consultas; formulários; relacionamentos; dependências funcionais; formas normais de relação; fundamentos da linguagem SQL (structured Query Language), implementação de um BD segundo o modelo Relacional; bancos de dados comerciais; aplicações com banco de dados e integração com programação orientada a objetos; Aspectos de segurança em bancos de dados; sistemas de bancos de dados distribuídos. ACIONAMENTOS ELÉTRICOS PARA AUTOMAÇÃO: Motores elétricos assíncronos. Aplicações. Especificação de acionamentos elétricos para automação. Correção de fator de potência.Projeto de força e de comando para painéis elétricos. Princípios gerais de variadores de velocidade e de posição: Inversores de freqüência e Soft Starter. SISTEMAS REALIMENTADOS: Técnicas de resposta em freqüência. Projeto por Resposta em freqüência. Projeto do Espaço de Estados. Sistemas de controle digital. Utilização do Software Matlab e simulink para os sistemas realimentados em controle de processos Industriais. CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL: Introdução aos sistemas de produção Automatizado: níveis, atividades, equipamentos; CLP: arquitetura; programação (linguagem de reles, Grafcet, linguagens de alto nível); Sensores e atuadores inteligentes. MECANISMOS E SISTEMAS MECÂNICOS: Descrição, dimensionamento, seleção e utilização de elementos mecânicos, análise de sistemas mecânicos para conversão e transmissão de energia; modelagem matemática de sistemas dinâmicos. INSTRUMENTAÇÃO DE CONTROLE: Instrumentação básica: multímetros, osciloscópios analógicos e digitais, analisadores lógicos digitais; característica estáticas e dinâmicas dos instrumentos e sensores; analise de dados experimentais; medida e analise de deslocamento; velocidade; aceleração; força; torque; potencia mecânica; problemas na amplificação; transmissão e armazenamento de sinais; medições de som; medidas de pressão; vazão e temperatura; medidas de propriedades térmicas e de transporte. PROCESSOS EM ENGENHARIA E FABRICAÇÃO: Introdução; classificação dos processos de fabricação; processos metalúrgicos: fundição; soldagem; metalurgia do pó; materiais e procedimentos; Processos mecânicos: conformação. Materiais e procedimentos; Novos Processos de fabricação de precisão; Fundamentos de Usinagem: grandezas de Corte; Custo de Usinagem; escolha de ferramentas e das condições de corte: o intervalo de máxima eficiência; processos de usinagem; o planejamento do processo de Usinagem. REDES DE COMPUTADORES PARA AUTOMAÇÃO: Conceitos Básicos de comunicação digital: métodos físicos de transmissão, topologias e controle de acesso; modelo de camadas ISO/OSI; redes locais industriais baseadas nos projetos Map (Manufaturing Automation Protocol); TOP (Technical and Office Protocol) e Proway. Projeto de redes; desenvolvimento de protocolos; analise de topologias; taxa de transmissão e tolerância a falha; aplicações de redes ATM. ACIONAMENTOS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS PARA AUTOMAÇÃO: Acionamentos Hidráulicos: Princípios de Funcionamento e característica principais dos sistemas hidráulicos; circuitos Hidráulicos fundamentais: servovalvulas; Dinâmica dos sistemas hidráulicos; noções de especificação; Acionamento Pneumático: Princípios de funcionamento e característica principais dos sistemas pneumáticos: circuitos pneumáticos; dinâmica dos sistemas pneumáticos; noções de especificação. ROBÓTICA: Visão geral dos manipuladores; fundamentos de tecnologia; programação e aplicações de robôs; descrição matemática de manipuladores; sistemas de coordenadas em robótica; modelagem de cinemática direita e inversa; analise e controle de movimentos dos robôs; modelagem dinâmica e controle de movimentos; geração de trajetórias; órgãos terminais; sensores em robótica; linguagem de programação de robôs. AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: Automação de baixo custo; automação por hardware por software; utilização de CLPS para processos de automação; diagrama de contatos: Ladder; diagrama de blocos Funcionais; SFC; robôs industriais; linguagens de programação; maquinas - ferramentas CNC; Sistemas de movimentação e armazenamento de materiais; células de fabricação; integração CAD; o projeto e a manufatura integrados por computador CIM. SEGURANÇA DE SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO: Atividades do Engenheiro da Automação relacionadas à Segurança Ocupacional. Introdução a Segurança dos Sistemas em Automação. Definição de Higiene Industrial. Classificação e avaliação dos riscos ambientais. Acidente do trabalho. Analise das Normas Regulamentadoras. Aplicação da NR 10. Segurança em sistemas automatizados. Alarmes, sensores, barreiras. Estudo de caso de um sistema automatizado. Confiabilidade de um sistema. Tolerância a falhas.

Psicologia

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: Contexto histórico, cultural e social do surgimento da psicologia do desenvolvimento. Conceitos, fatores e princípios do desenvolvimento humano. Aspectos, fatores e repercussões do período gestacional, parto e neonatal no desenvolvimento humano. Amamentação e aspectos psicológicos. Primeira infância: desenvolvimento motor, intelectual, emocional, psico-sexual e social. Segunda infância: desenvolvimento motor, intelectual, emocional, psico-sexual e social. A adolescência e a evolução psicológica para a maturidade. Paternidade e maternidade. Adulto. Fatores: trabalho, relações de gênero, sexualidade, conjugalidade. Velhice: decorrências físicas, sociais e culturais. PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: Conceito. Os diferentes tipos de inteligência, a influência da motivação na aprendizagem. Estilos de aprendizagem. As diferentes teorias da aprendizagem. O conceito e os fatores psicossociais da aprendizagem. A relação professor-aluno. Os diversos enfoques cognitivistas. A Psicologia Genética e a construção do conhecimento. O método clínico e o diagnóstico dos níveis de desenvolvimento. Diagnóstico. PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS: Estudo das funções mentais superiores. Emergência dos processos psicológicos a partir da determinação social da organização cerebral e os processos psicológicos básicos e seus fundamentos (linguagem, pensamento, memória, percepção, aprendizagem, motivação, emoção e atenção). TEORIAS DA PERSONALIDADE: Relação entre teorias da personalidade e a história da Psicologia. Conceitos. Correlações e diferenciações das teorias da personalidade. Introdução Geral as teorias da Personalidade, construção de conceito de personalidade. Desenvolvimento das concepções freudianas da personalidade. Melanie Klein, Anna Freud, Carl G. Jung. Teorias Psicodinâmicas Sociais: introdução, contexto histórico, intelectual e social, visão de homem e conceitos. Teorias de: Carl Rogers, Alfred Adler, Erick Fromm, Harry Sullivan e Karen Horney, Donald Winnicott, Wilhelm Reich, Jacob Moreno. Teorias da Personalidade Existencial: introdução, contexto histórico, intelectual e social, fundamentos filosóficos, visão de homem e conceitos. Teoria da Personalidade histórico cultural: introdução, contexto histórico, intelectual e social, visão de homem e conceitos. Teoria de Traço Fatorial- Analítica de Reymond Cattel.Teoria de Traço Biológico de Hans Eysenck, Constructopessoal de Goerge Kelly, Teoria de estímulo-resposta de Dollard e Miller. Albert Bandura e as teorias da Aprendizagem Social. Ênfase na Aprendizagem: B.F.Skinner, Pearls, Frankl. TÉCNICAS DE ENTREVISTA: A Entrevista como método de trabalho do Psicólogo. Os objetivos, princípios, procedimentos, tipos e aplicações da entrevista. A entrevista psicológica nos diferentes contextos de atuação, nas diferentes fases do desenvolvimento e nas diferentes abordagens. PSICOMOTRICIDADE: Corpo no contexto histórico. Principais teorias e escolas em psicomotricidade. Distúrbios psicomotores, diagnóstico e intervenções. Histórico e conceitos fundamentais. Desenvolvimento motor. Distúrbios clínicos da comunicação. Distúrbios Psicomotores. Técnicas de relaxamento. Técnicas de Reeducação Psicomotora. Planejamento e prática. MÉTODO EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: A noção de comportamento como relação entre classe de respostas, classes de estímulos antecedentes e classes de estímulos conseqüentes. A evolução e a história da noção de comportamento e alguns conceitos, tais como "resposta", "estímulo", entre outros. Contribuição de autores clássicos da Análise do Comportamento, tais como Pavlov, Thorndike, Watson, Skinner, entre outros. Concepções de determinação do fenômeno comportamental. Behaviorismo metodológico, Behaviorismo radical e suas diferenças. Análise funcional do comportamento. Análise aplicada do comportamento. Análise experimental do comportamento. Caracterização da Análise do Comportamento no Brasil. A Análise Experimental do Comportamento: características, função, princípios éticos e relação da experimentação com a produção de conhecimento, com intervenções profissionais e com processos de ensino. Modelagem. Privação. Saciação. Controle de estímulos: discriminação e generalização. Cadeias comportamentais. A noção de "contingência" e a noção de "contingência de reforçamento". Contingências básicas de reforçamento: reforçamento positivo, reforçamento negativo, extinção, punição positiva e punição negativa. Esquemas de reforçamento: reforçamento contínuo, reforçamento intermitente, razão fixa, razão variável, entre outros. Níveis de seleção comportamental: Princípios básicos de Comportamento social e princípios básicos de Comportamento verbal. SAÚDE MENTAL: Contextualização e a História da Loucura. Conceito de Doença Mental e Saúde Mental. Reforma psiquiátrica no mundo, no Brasil e SC. Processo de desospitalização e desinstitucionalização da loucura. Centros de Atenção Psicossocial - CAPS e Programas de Saúde Mental. Prevenção em saúde mental.Saúde Mental comunitária e seus métodos de abordagens e de intervenção. Atendimento domiciliar. Saúde mental da família. PSICONEUROFISIOLOGIA: Estrutura e função das células do Sistema Nervoso. Estrutura do Sistema Nervoso, Visão, Audição. Comunicação humana: Fala, Gustação e Olfação. Comportamento alimentar: beber e comer. O Controle do movimento, Sono e ritmos biológicos. Comportamento Reprodutivo. Emoções. Aprendizado e Memória. Dependência e Drogas de Abuso. PSICOPATOLOGIA: Conceito de psicopatologia. História da psicopatologia e sua evolução. Principais escolas em psicopatologia. Critérios de normalidade e anormalidade na sociedade atual. Semiologia e semiotécnica das principais funções psíquicas e suas alterações. Psicopatologia da infância e adolescência. Introdução à nosografia dos grandes manuais de classificação diagnóstica . Classificação dos Transtornos e seus critérios diagnósticos. D.S.M IV - C.I.D - X. Observação com proposta de intervenção. Viagem para visita técnica. Estudo de caso clinico. As grandes síndromes psiquiátricas. Níveis dinâmicos, descritivo e fenomenológico dos sintomas psicopatológicos. Os transtornos psiquiátricos, suas características clínicas e critérios diagnósticos. Particularidades psicopatológicas do adulto e da senectude. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: O papel do psicólogo do trabalho nas organizações atuando nas equipes inter e multidisciplinar. Significado do trabalho. O trabalho e sua evolução: impactos psicológicos das transformações do processo produtivo. A variável humana no trabalho: liderança, motivação e relações sociais. Implicações éticas. TÉCNICAS PSICOMÉTRICAS: Introdução à psicometria. Métodos e normas de elaboração de testes. Estudo de normas de utilização dos testes para crianças, adolescentes e adultos. Tipos e classificação dos testes. Análise quantitativa e interpretação dos resultados. Embasamento teórico, aplicação, interpretação e síntese dos resultados. Utilidade e limitações no uso dos testes. Aspectos éticos específicos da avaliação. Testes convalidados. Resolução do Conselho Federal de Psicologia. TÉCNICAS PROJETIVAS: Caracterização, utilização e fundamentação teórica das técnicas projetivas. Importância e normatização das técnicas projetivas. Treinamento na aplicação de testes projetivos. Elaboração de diagnósticos e laudos psicológicos por meio do uso dos testes projetivos. Limitação dos testes projetivos. Aspectos éticos específicos dos testes projetivos de acordo com as resoluções do Conselho Federal de Psicologia e suas convalidações. PROCESSOS GRUPAIS: Contextualização histórica de diferentes concepções de grupos. As diversas modalidades de grupos. O processo de educação nos grupos. As reações características nos grupos. Papeis nos grupos. O papel ético e técnico de um facilitador de grupos. Contextos de utilização das técnicas de grupo. PSICOLOGIA ESCOLAR: A escola, origem e função social. Organização do sistema educacional brasileiro, Leis de Diretrizes e Bases. Perspectiva histórica da psicologia escolar, papel e função, campo de atuação do psicólogo escolar. Métodos e formas de intervenção da psicologia escolar. O trabalho do psicólogo no processo de ensino e aprendizagem. A formação e o trabalho interdisciplinar. Dificuldades de aprendizagem. Fracasso escolar. Transtornos das habilidades escolares. ÉTICA E LIGISLAÇÃO EM PSICOLOGIA: Princípios filosóficos de ética. Bioética. Código de Ética Profissional do Psicólogo e formação profissional. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: Determinantes científicos, políticos, ideológicas culturais e educacionais dos conceitos e classificação da deficiência e a questão da exclusão na sociedade. Mudanças de paradigmas e o principio da inclusão, incluindo a profissionalização. Intervenções psicológicas em saúde, educação e trabalho e da inclusão da pessoa com necessidades especiais e necessidades educativas especiais. O conceito de altas habilidades. A declaração de Salamanca e a educação para todos. PSICOLOGIA E GESTÃO DE PESSOAS: Visão sistêmica da Gestão de Pessoas. O papel do psicólogo e sua função estratégica de ação. Os subsistemas de Recursos Humanos: diagnóstico organizacional; Cultura e clima organizacional; análise e descrição de cargos; avaliação de desempenho; perfil profissiográfico; recrutamento e seleção de pessoal; desligamento; rotatividade, absenteísmo e suas implicações; acompanhamento em período de experiência; programas de incentivo; programas educacionais e culturais, análise potencial e programas de qualidade de vida. PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO: Conceito de Saúde e doença. Doenças Ocupacionais e suas implicações emocionais. Diagnóstico, prognóstico e intervenções. PSICOLOGIA HOSPITALAR: Relação entre saúde e doença. História da instituição hospitalar. Relação entre o psicólogo, hospital e outros serviços de atenção à saúde. Trabalho interdisciplinar no hospital. PSICODIAGNÓSTICO: Psicodiagnóstico: conceitos teóricos, modelos, objetivos, contextualização e aspectos intersubjetivos. Estudo crítico e aprofundado de tópicos e questões específicas em psicodiagnóstico. Elaboração de relatórios e laudos: exercício prático e reflexões éticas sobre a utilização e sobre a devolução individual e multidisciplinar. Instrumentalização e treinamento na execução de psicodiagnóstico e processo de aconselhamento, utilizando-se de testes e técnicas aplicadas pela psicologia em suas diversas áreas de atuação. TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS COMPORTAMENTAIS: História da terapia comportamental. Behaviorismo metodológico X behaviorismo radical. Modelo comportamental. Eventos provados e introspecção. Comportamento verbal. Comportamento regido por regras e por contingências. Avaliação comportamental. Análise da psicopatologia segundo enfoque comportamental. Intervenção clínica e comportamental: crianças, adolescentes e adultos; casais e grupos terapêuticos. Técnicas comportamentais. TEORIA E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS ANALÍTICAS: O psicólogo clínico: campo de atuação, formação científica e ética. Diferenças entre psicanálise, psicoterapia de base psicanalítica breve e de apoio. Atitudes básicas do terapeuta. Entrevista psicológica. Teoria da técnica: transferência, contra-transferência, resistência, intervenções terapêuticas. Desenvolvimento do raciocínio clínico. Dinâmica da cura. Processo psicoterapêutico e seus personagens: abordagem teórico - prática. Aplicações clínicas e não-clínicas da técnica psicanalítica. Estudo das variações do método clínico proposto pelos sucessores de Freud. Aprofundamento teórico-prático. TEORIA E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS HUMANISTAS: A relação terapeuta-cliente. Humanismo. Martin Buber, Karl Jaspers, Victor Frankl, Eric Fromm, Rollo May. A Abordagem Centrada na Pessoa: a figura de Carl Rogers; a evolução da Abordagem Centrada na Pessoa; a 1a, 2a, e 3ª fases da ACP. Princípios básicos, pressupostos, conceitos centrais. O processo terapêutico. Teoria da Personalidade. Grupos de Encontro, Workshops, Psicoterapia Infantil. TEORIA E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS INFANTIL: Desenvolvimento e constituição psíquica da criança nas diferentes abordagens teóricas. Origens e desenvolvimento da psicoterapia infantil. Fundamentos de avaliação psicológica na criança. Aspectos éticos específicos da avaliação na infância. A família no processo do psicodiagnóstico infantil. Técnicas de tratamento em psicoterapia infantil. Conceitos e métodos de cada abordagem terapêutica na visão ludoterápica. TEORIA E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS SISTÊMICAS: Histórico da psicologia sistêmica e de suas principais correntes. O pensamento sistêmico e seus pressupostos básicos. A pessoa, o casal, a família e os grupos como sistemas e como objetos de investigação psicológica. Estrutura, papéis e funções familiares. Psicoterapia sistêmica individual. Psicoterapia sistêmica de casal. Psicoterapia sistêmica de família. Psicoterapia sistêmica de grupo. TEORIA E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS GESTAT - TERAPIA: Teoria. Introdução e contexto. Principais conceitos, princípios e métodos. Condução do processo psicoterapêutico. Abordagem inicial, contrato psicoterapêutico, processos e técnicas de intervenção. Encerramento do trabalho psicoterapêutico. TEORIA E TÉCNICA PSICOTERÁPICA EXISTENCIA: Estudo das aplicações práticas dos conceitos existenciais na psicoterapia. As implicações decorrentes da utilização do método fenomenológico na psicoterapia, limite e aplicações. PSICOFARMACOLOGIA: Princípios do tratamento farmacológico. Farmacocinética e farmacodinâmica. Neuroquímica e psicofarmacoterapia. Psicofármacos e seus mecanismos de ação. Terapêutica farmacológica atual nos diferentes quadros psicoterápicos. Aspectos referentes aos tratamentos associados.

Enfermagem

ANATOMIA: Generalidades sobre anatomia. Conceito, nomenclatura, posições e eixos de estudo, planos de estudos. Sistema Nervoso. Neuroanatomia. Osteologia. Artrologia. Miologia. Sistema circulatório. Endocrinologia. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema Urinário. Sistema Genital Masculino. Sistema Genital Feminino. Órgãos dos sentidos: visão, audição, tato, olfato, paladar. Sistema tegumentar. HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: Períodos históricos da enfermagem; Contribuições de Florence Nightingale (formação, marcos importantes de sua vida, período de guerra, livros); Difusão do modelo nightingaleano; Enfermagem no Brasil; Contribuições de Anna Nery; Enfermagem contemporânea e perspectivas; Projeto Pedagógico do curso de Enfermagem. VIVÊNCIAS EM ENFERMAGEM: Auto estima, auto imagem, auto conhecimento e auto aceitação. Relacionamento intra e interpessoal na enfermagem. A posição da enfermagem frente as diferenças e similaridades. Valores; Cultura, crenças, preconceitos; Gênero; cuidado de si e do outro. ENFERMAGEM NO CONTEXTO COMUNITÁRIO: Conceitos de saúde; processo saúde doença e saúde comunitária. Papel da enfermagem na saúde comunitária. Fundamentos da atenção primária de saúde - Declaração de Alma Ata; Fundamentos da Promoção da saúde - Carta de Otawa. Organização do Sistema Único de Saúde do Brasil: Ministério da Saúde e Unidades Vinculadas. Organismos de saúde Internacionais (OMS, OPS, Cruz Vermelha). A territorialização do espaço de atenção a saúde. Níveis de prevenção. Saúde e meio ambiente: poluição e medidas preventivas. Saneamento Básico: Abastecimento de água; Esgotamento sanitário; Resíduos sólidos. PRIMEIROS SOCORROS: Introdução aos Primeiros Socorros, Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado, Prevenção do trauma, Avaliação primária e secundária no trauma, Triagem e transporte de clientes vítimas de acidente automobilístico, Reconhecimento e assistência na Parada cárdio respiratória (ABLS), Atendimento a clientes com Convulsão, desmaio e vertigens, Assistência a clientes com lesões, contusão, entorses, luxação, fraturas, Assistência a clientes com lesões provocadas pelo calor e frio, Atendimento no envenenamento, Assistência na retirada de corpo estranho, Assistência no choque elétrico, Atendimento na mordedura de cão, Atendimento nas hemorragias, Atendimento nas mordidas de insetos e animais peçonhentos, Assistência nas intoxicações. PROCESSOS PATOLÓGICOS: Introdução à patologia, Adaptação celular, Manifestação celular a agressão, Hipóxia e resposta celular, Necrose, Pigmentos, Distúrbios circulatórios, Inflamação, Regeneração e cicatrização de feridas, Neoplasias. IMUNOLOGIA: Aplicações da imunologia, tipos de imunologia, natural ativa, passiva. Locais de formação das células imunitárias, localização no sangue e tecido conjuntivo e seus tipos. Mecanismos que interferem como inflamação, infecção, alergias, resposta imunológica primária e secundária, período de incubação. Correlação de stress com imunidade. Fagocitose, precipitações, lise, neutralização. Ação das células imunitárias e imunoglobulinas, com tipos. Imunidade humoral e celular. Tipos de vacina, aplicações e respostas sorológicas. Interleucina, interferon, fatores de complemento. ENFERMAGEM EM DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS: Conceito de Doença Transmissível, precauções universais e específicas. Patologias transmissíveis: conceito, agente etiológico, reservatório, período de incubação, transmissão, incidência, diagnóstico, quadro clínico, profilaxia, medidas preventivas, tratamento e cuidados de enfermagem. TEORIAS DE ENFERMAGEM E SAE: Conceito de teoria; teorias de enfermagem; estudo das teorias de Wanda Horta, Florence, Leininger, King, Orem, Watson. Sistematização da Assistência de Enfermagem. SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA APLICADA A ENFERMAGEM: Assistência de Enfermagem à necessidade de abrigo, cuidados corporais, conforto físico; Assistência de Enfermagem à integridade corporal; Assistência de enfermagem à necessidade terapêutica; Assistência de enfermagem à necessidade de alimentação e hidratação; Assistência de enfermagem à necessidade de eliminação; Assistência de enfermagem à necessidade de oxigênio; Assistência de Enfermagem no preparo do paciente para exames e coleta de material; Assistência de Enfermagem no cuidado com a morte e morrer. Desenvolver o SAE. Realização de procedimentos técnicos de enfermagem; Fundamentação científica dos cuidados prestados. ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL: Estrutura da personalidade, divisão da psique; Id, ego e Superego; Ajustamento Sadio. Mecanismos de defesas; Conceitos de saúde mental; Teoria das crises e da adaptação; Fatores que predispõe e precipitam o distúrbio mental; Instrumentos básicos de Enfermagem: comunicação, observação e interpretação na saúde mental; Medidas preventivas da enfermidade mental: prevenção primária, secundária e terciária. Centro de Atenção Psicossocial como modelo de atenção a saúde Mental. História e evolução da Psiquiatria; Assistência psiquiátrica no Brasil; Realidade atual e perspectivas; Desistitucionalização do doente mental; Estigmatização do doente mental; A família do doente mental; Funções psíquicas; Abordagem psiquiátrica na relação pessoa X pessoa; Doenças psiquiátricas: conceitos e generalizações das neuroses, psicoses, alcoolismo e outras drogas; Natureza da enfermagem psiquiátrica: papel do enfermeiro; problemas comuns no relacionamento enfermeiro-paciente; Técnicas terapêuticas em Enfermagem Psiquiátrica; Evolução de enfermagem psiquiátrica. Aplicação de atividades correlacionadas com o bloco teórico da disciplina em unidades psiquiátricas de hospitais gerais, Atenção Psicossocial, Comunidades Terapêuticas, Narcóticos Anônimos, e Alcoólicos Anônimos. EPIDEMIOLOGIA: História da epidemiologia, principais usos da epidemiologia, conceito. Objetivos da Epidemiologia, Terminologia Epidemiológica; Metodologia Epidemiológica: Epidemiologia descritiva, Delineamento dos estudos epidemiológicos, medidas estatísticas utilizadas na análise epidemiológica. Indicadores de saúde Vigilância Epidemiológica; Sistema Informação de Agravos de Notificação - SINAN. ENFERMAGEM DO ADULTO E IDOSO EM CLÍNICA: Transição demográfica. Desenvolvimento normal do adulto e idoso; interação enfermeiro cliente; Estudo dos seguintes processos patológicos: distúrbios cardiovasculares (hipertensão arterial, coronariopatias, insuficiência cardíaca, angina pectoris); problemas renais (urolitíase, glomerulonefrite aguda e crônica, pielonefrite, insuficiência renal crônica); doenças respiratórias (pneumonia, bronquiectasia, atelectasia, asma e DPOC); distúrbios digestivos e biliares (cirrose hepática, gastrite, úlcera gástrica, colecistite, constipação e diarréia); diabetes mellitus; neoplasias e síndromes geriátricas. Escalas de avaliação geriátrica, qualidade de vida em gerontologia. Papel do idoso na família e sociedade. ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM DO ADULTO E IDOSO EM CLÍNICA: Assistência de Enfermagem em: distúrbios cardiovasculares (hipertensão arterial, coronariopatias, insuficiência cardíaca, angina pectoris); problemas renais (urolitíase, glomerulonefrite aguda e crônica, pielonefrite, insuficiência renal crônica); doenças respiratórias (pneumonia, bronquiectasia, atelectasia, asma e DBPOC); distúrbios digestivos e biliares (cirrose hepática, gastrite, úlcera gástrica, colecistite, constipação e diarréia); diabetes mellitus; neoplasias, AIDS e síndromes geriátricas. ENFERMAGEM CIRÚRGICA: Introdução à enfermagem cirúrgica. Assistência de enfermagem no pré-operatório e no pós-operatório, nas cirurgias digestivas, ginecológicas, cirurgias urológicas e renais, do sistema reprodutor masculino, nas herniorrafias e nas laparotomias, nas cirurgias de boca, nariz e garganta, músculos-esqueléticos, oculares e de ouvido, vasculares e neurológicas. Transplante de órgãos. Política nacional de transplante de órgãos. EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM: Conceitos éticos básicos; Valor, Moral. Bioética. As categorias de enfermagem e a Lei do Exercício Profissional. Órgãos de classe. Código de deontologia da enfermagem. Questões éticas no cotidiano do exercício profissional. ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER: Introdução à Enfermagem Obstétrica; gestação normal; assistência de enfermagem na gestação (diagnóstico e desenvolvimento do concepto, prénatal, aspectos psicológicos do ciclo gravídico-puerperal); assistência de enfermagem à gestante com intercorrências clínicas obstétricas; assistência de enfermagem no trabalho de parto normal e com presença de distócias, no puerpério normal e patológico; farmacologia aplicada em obstetrícia; Aids e gestação. Humanização do Pré-Natal e Nascimento. Enfermagem ginecológica, anamnese ginecológica, fisiologia ciclo menstrual, distúrbios menstruais; sexualidade humana, urgências ginecológicas, planejamento familiar; doenças sexualmente transmissíveis, climatério e menopausa. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER: Desenvolvimento de atividades práticas na assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico - puerperal em serviços de assistência pré-natal, unidades de internação obstétrica em hospitais gerais e maternidades: Consulta de enfermagem a gestantes em Unidades básicas de Saúde (pré natal). Admissão da gestante, acompanhante do trabalho de parto e parto. Recepção e primeiros cuidados ao recém nascido. Assistência de enfermagem a puérpera, recém nascido e familiares em unidade hospitalar. Visitas domiciliares a puérperas e seus significantes. Estudo de caso envolvendo gestante e sua família no pré, trans e pós-parto. Acompanhamento e desenvolvimento de atividades em grupos de gestantes. Acompanhamento programa DST- AIDS em Unidade básica de saúde, consulta de enfermagem ginecológica, implantação do programa Viva - mulher, acompanhamento do programa planejamento familiar, atividades de educação em saúde nas escolas do município. ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: Introdução a Enfermagem Pediátrica. Crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente. Alimentação da criança de zero a dois anos: aleitamento materno; introdução de outros alimentos. Estatuto da criança e do adolescente. Neonatologia: conceito, Idade Gestacional (IG), Peso ao nascer, Recém-Nascido (RN) a Termo, RN Pré-Termo, Pós-Termo, RN de Baixo Peso. Assistência de Enfermagem ao RN, Assistência de Enfermagem durante a Fototerapia e Doenças Comuns ao Período Neonatal. Problemas de saúde comuns na infância. A criança e a hospitalização. Procedimentos Técnicos no Cuidado à criança e adolescente. Consulta de enfermagem. Assistência de Enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescentes em Unidades de Internação Pediátrica e Neonatológica em hospitais gerais, em centros de saúde, em unidades básicas de saúde e/ou em centros de educação infantil. ENFERMAGEM EM UTI: Principais patologias que internam na Unidade de Terapia Intensiva, suas complicações e cuidados de Enfermagem correlacionando a prática com o conhecimento teórico adquirido. Enfermagem nas generalidades em UTI; Distúrbio ácido-básico; Infarto Agudo do Miocárdio; Insuficiência Respiratória; Ventilação Mecânica; Choque, (séptico, anafilático, hipovalêmico, neurogênico, cardiogênico). Acidente Vascular Encefálico; Hemorragia Digestiva Alta; Pressão Venosa Central; Trauma Crânio Encefálico; Politraumatismo; Eletrofisiologia, Arritmias; Parada Cardio Respiratória; Insuficiência Renal Aguda. Trauma Raqui-medular, CIVD, EAP; Nutrição Parenteral e administração da Unidade de Terapia Intensiva. ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA: Conceito de Saúde Pública. Análise do conceito saúde-doença-cuidado. Evolução histórica das políticas de saúde no Brasil. Reforma Sanitária. O sistema de saúde na atualidade. Programa saúde da família. Visita Domiciliária; Consulta de Enfermagem. Programa Nacional de Imunização. Sistemas de informação e vigilância em saúde pública. Assistência integral às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Aplicação de atividades práticas correlacionadas com o bloco teórico da disciplina em unidade sanitária, unidade de saúde da família, serviço de vigilância epidemiológica. Assistência de enfermagem nos programas de saúde: saúde da família, saúde da mulher, pré-natal, sala de vacina, DST/HIV/AIDS, saúde da criança, enfermidades crônicas (diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, colostomizados). Tuberculose, hanseníase. Atividades de educação em saúde na comunidade. ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO: Introdução em Centro Cirúrgico, fluxograma e organograma; Atribuições do enfermeiro (a) administrativo e assistencial; Procedimentos realizados no Centro Cirúrgico; Classificação dos tratamentos cirúrgicos; Terminologia cirúrgica; Fundamentos básicos de anestesiologia; Estrutura e dinâmica da Central de Material Esterilizado; Estrutura organizacional da Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA). Assistência de Enfermagem no Centro Cirúrgico: pré, trans ou intra e pós-operatório imediato; Assistência de enfermagem em cirurgias por vídeo; Assistência de enfermagem em cirurgias gerais, oftalmológica, ginecológica, obstétrica, plástica, urológica, vascular, neurocirurgia, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia torácica e cardíaca. GESTÃO E GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR E EM SAÚDE COLETIVA: Introdução e princípios gerais de administração hospitalar e pública. Teorias de Administração e sua influência na enfermagem. Teorias e Modelos de Liderança. Planejamento situacional e estratégico em saúde. Coeficientes Hospitalares. Auditoria interna e externa. Gerenciamento do serviço de enfermagem: dimensionamento de pessoal, previsão de material e escala de serviço. Serviço de Prontuário do paciente. Avaliação do Pessoal de enfermagem. Qualidade e avaliação dos serviços de saúde. A gestão do Programa de Saúde da Família. Instrumentos de planejamento e gestão do SUS. Educação permanente.

Engenharia Elétrica ELETRICIDADE BÁSICA: O átomo e sua constituição; cargas elétricas positivas e negativas; deslocamento de cargas; a corrente elétrica; a FEM; a tensão; os instrumentos básicos, fonte, gerador, osciloscópio, multímetro; sistemas de unidades; teoria de erros. INTRODUÇÃO À ENGENHARIA E ÉTICA: O papel do engenheiro. A formação e atuação profissional. Legislação e Ética profissional aplicada à engenharia. Conceituação e histórico da Engenharia. Estudo da ciência e conhecimento científico. CIRCUITOS ELÉTRICOS: Definição de Sistema linear. Lei de ohm. A tensão e correntes DC. Leis de Kirchoff. Circuitos resistivos. Métodos de análise de circuitos. Análise de malhas. Análise de nós. Teoremas de Thevenin, Norton, Superposição. Introdução, Fundamentos Conceituais AC, regime permanente, Formas de ondas: No tempo e no espaço. Corrente alternada. Fasores. Método Fasorial, Potência e Energia em circuitos de excitação senoidal, Fator de potência. Circuitos Polifásicos. Análise AC de circuitos em regime temporário. Circuitos RLC. Ressonância; filtros. ELETRÔNICA: Semicondutores e dispositivos eletrônicos. O Diodo. Circuitos com Diodo. Outros Diodos. Transistores Bipolares de União BJT. Polarização do BJT. Transistores de Efeito de Campo. Polarização do FET. O BJT em pequeno sinal. O BJT como amplificador. Classes de amplificador. Amplificadores multi-estágio. O amplificador operacional OP. Diversas configurações de OP. Retroalimentação. Osciladores. Filtros. Instalações eletrônicas. FUNDAMENTOS DIGITAIS: Sistemas Numéricos. Lógica Binária e Álgebra de Boole. Comportas Lógicas digitais. Circuitos Lógicos Integrados. Mapas de Carnough. Lógica Combinacional. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: Instalações Elétricas em geral. Materiais. Dispositivos de comandos. Dispositivos de proteção de circuitos. Proteção à edificação e ao usuário. Fatores de projetos. Instalações Telefônicas e de Cabeamento Estruturado e Fibras Ópticas. Sistemas de bombeamento. Estudo básico de correntes de curto-circuito em baixa tensão. Tópicos de luminotécnica. Dispositivos de automação predial. Projeto completo de instalações prediais, utilizando software gráfico AUTOCADtm. Instalações elétricas industriais. Materiais em Engenharia Elétrica. Dimensionamentos. Equipamentos de partida de motores. Instalações de força e luz. Câmaras de medição e transformação. Estudo das correntes de curto-circuito em médias tensões. Correção do fator de potência. Coordenação motores-instalação. Coordenação de partida. Projeto de instalações industriais utilizando o software gráfico AUTOCADtm. Instalações e equipamentos de controle de acesso e de segurança patrimonial, Sistemas de Detecção e alarme de incêndio. Instalações e equipamentos preventivos contra descargas atmosféricas. ELETROMAGNETISMO: Sistemas de coordenadas. Campos. Escalares, Vetoriais. Operadores Integrais. Operadores Diferenciais. Teoremas Importantes e exemplos. Equações de Maxwell. Equações de Maxwell em forma diferencial e em forma integral. Propriedades dos Meios. Condições de Fronteira. Ondas Eletromagnéticas em meios Dielétricos perfeitos não limitados. Ondas Eletromagnéticas em meios Dielétricos perfeitos com interfases. Ondas Eletromagnéticas em meios Dielétricos perfeitos limitados por condutores perfeitos. Ondas Eletromagnéticas em meios Dielétricos com perdas. Polarização. O vetor de Poynting. Fatores; equações de Maxwell; ondas planas uniformes (OPU): propagação das OPU num meio qualquer, potência associada à OPU - o vetor de Pointing, propagação das OPU em meios sem perdas, propagação das OPU em bons condutores, reflexão de ondas, polarização de ondas; linhas de transmissão (LT): equações e parâmetros básicos, forma hiperbólica das equações de LT, reflexão e casamento de impedâncias, tipos de LT; guias de ondas e cavidades ressonantes; antenas: definição, características básicas, tipos e aplicações, conjuntos e refletores, fórmula de Friis e equação de radar SISTEMAS SEQUENCIAIS: Introdução. Contadores. Transferência entre Registros. Flip-flop. Monoastável e astável. Temporizador. Memórias. Lógica Seqüencial. SISTEMAS LINEARES: Sinais e sistemas contínuos; sistemas lineares contínuos e não variantes no tempo; Série de Fourier; Convolução; Transformada de Fourier; Transformada de Laplace; funções de transferência e representação por diagrama em blocos; resposta em freqüência de sistemas lineares e não variantes no tempo; sistemas amostrados e Transformada Z. ELETRÔNICA DE POTÊNCIA: Semicondutores de potência (diodos e tiristores): características estáticas e dinâmicas, cálculo térmico; retificadores a diodo; retificadores a tiristor e inversores não-autônomos; estudo da comutação; conversores duais e princípios de ciclo conversores; gradadores; circuitos básicos para controle de fase. Transistor bipolar de potência; MOSFET de potência; IGBT de potência; GTO de potência; conversor CC-CC abaixador de tensão; conversor CC-CC elevador; conversor CC-CC a acumulação de energia; reversibilidade dos conversores CC-CC diretos; conversores CC-CA de tensão; conversores CC-CA de corrente; controle de tensão nos conversores CC-CA. METROLOGIA: Instrumentos de Medição, Calibração, Certificação, Sistemas de Unidades de Medida, Medidas em Engenharia Elétrica. Medição de grandezas elétricas no tempo e em freqüência.Vibrações e acústica. CONVERSÃO DE ENERGIA: Definição de Eletrotécnica. Equipamentos e dispositivos elétricos. Sistemas de métodos de eletrotécnica. Introdução e princípios de máquinas elétricas; transformadores: tipos, circuito equivalente, regulação e rendimento; máquinas síncronas: geradores síncronos, motores síncronos, teoria de máquinas síncronas de pólos salientes; motores de indução: circuito equivalente, potência e torque em motores trifásicos, métodos de partida do motor monofásico; máquinas de corrente contínua: máquinas elementares, máquinas reais, tensão gerada e torque, fluxo de potência e perdas, geradores corrente contínua, motores corrente contínua; máquinas especiais: motor universal, outros tipos de motores especiais. Geração, transmissão, Distribuição e utilização da Energia Elétrica. Circuitos e redes. Fontes de Energia. Conservação da Energia. CONTROLE DISCRETO: Análise de Fourier discreta. Teoria da Amostragem. Conversão AD e DA. Análise de Sinais em Sistemas Discretos. Transformada de Fourier para Sinais Discretos. Equações de Diferença. Conceito de Estabilidade e Causabilidade para sistemas Discretos. Transformada z e transformada inversa. Transformada Discreta de Fourier. FFT. Função de Transferência e Espaço de Estado. ENERGIAS RENOVÁVEIS: Recursos naturais. Fontes Alternativas e Renováveis de Energia. Diagnósticos Energéticos. Gestão Energética. Auditorias Energéticas. Potencial Energético de Bacias Hidrográficas. Monitoramento da Atmosfera por ondas de rádio. INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA: Organização de indústria de energia elétrica; fontes de energia; representação de sistemas elétricos; fluxo de potência; noções de despacho hidrotérmico; fluxo de potência ótimo; curto-circuito; dinâmica e controle de sistema de potência; questões da atualidade. INSTRUMENTAÇÃO: Instrumentação para Eletrotécnica, automação, eletrônica.
Engenharia da Produção INTRODUÇÃO À ENGENHARIA E ÉTICA: O papel do engenheiro. A formação e atuação profissional. Legislação e Ética profissional aplicada à engenharia. Conceituação e histórico da Engenharia. Estudo da ciência e conhecimento científico. GERENCIAMENTO DE RISCOS: Natureza dos riscos, análise dos riscos, perdas e sua avaliação, planos de emergência, noções de seguros, teoria de sistemas, teoria de riscos, práticas sobre técnicas de análises de segurança de sistemas. HIGIENE NO TRABALHO: Conceitos fundamentais. Classificação e estudo dos Riscos. Meios de absorção dos agentes nocivos. Limites de tolerância. Insalubridade e Periculosidade (NR 15), Proteção contra incêndios. Sistemas de Unidades, Padrões de Medida, Características dos sistemas de Medição, resultado de valores medidos, Instrumentos de medidas lineares e angulares e medidas de pressão e temperatura. Instrumentos de verificação calibração e controle. Ajustes e tolerâncias. Normalização. Qualidade. GESTÃO ORGANIZACIONAL: Administração estratégica: planejamento; enfoque sistêmico; visão estratégica do negócio. Fatores críticos de sucesso: planejamento estratégico; definição do negócio; cenários. Governança corporativa; Planejamento estratégico corporativo; atividades empresariais; sistema de informações contábeis; contabilidade financeira versus contabilidade gerencial. Mensuração de resultados: patrimônio líquido; mensuração do resultado; processo de escrituração e mecânica contábil. Demonstrativos contábeis: balanço patrimonial; demonstração do resultado do exercício; análise econômico-financeira da empresa. Liderança e gestão de competências, gestão estratégica de pessoas, desenvolvimento de equipes, qualidade de vida e estresse, participação em relações de trabalho, responsabilidade social e voluntariado. SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA: Normas técnicas. Sistema de Gestão Ambiental. Conceitos Básicos. Normas ISO 14001 e EMAS. Sistema de Gestão de Qualidade. Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. Sistema de Gestão Integrada. ISO-9001, ISO 14.001 e OHAS 18.001 e BS-8800. GESTÃO DE RESÍDUOS:Noções e definições gerais de resíduos. Ciclo de resíduos e estratégias de gerenciamento. Situação nacional, estadual e local em relação aos resíduos. Características dos resíduos urbanos. Gestão de Efluentes e Resíduos Indústrias. Agenda 21. LEGISLAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA: Legislação: consolidação das leis do trabalho, legislação acidentária, portarias normativas e outros dispositivos, atribuições e responsabilidades dos profissionais de Segurança face a legislação vigente, perícias e laudos técnicos. ERGONOMIA: Conceituação de ergonomia, noções de fisiologia do trabalho, aplicações de força, antropometria, dispositivos de informação, estudos ergonômicos, atividades musculares, análise ergonômica do trabalho. GESTÃO DA QUALIDADE: Introdução à Gestão da Qualidade e Produtividade. Mudança & Análise Organizacional. Cultura & Administração Participativa. Análise de Problemas & Decisão Gerencial. Métodos de Custeio. Custos da Qualidade. Controle Estatístico do Processo. Auditoria da Qualidade. Gestão de Recursos Humanos para a Qualidade e Produtividade. Marketing para a Qualidade. Gestão da Produção visando a garantia da Qualidade. Planejamento Estratégico e Qualidade. Normas ISO9000, 5S, Qualidade Total e Outros. GESTÃO AMBIENTAL: Conceituação de Ecologia e Gestão Ambiental, aspectos gerais de saneamento do meio, poluição do ambiente, águas, ar, solo, métodos de controle e poluição, tratamento de resíduos industriais, tratamento de água, Gestão Ambiental na Empresa, Responsabilidade Social, Benefícios Estratégicos da Gestão Ambiental, ISO 14001, Princípios Gerais do Desenvolvimento Sustentável, Vulnerabilidade Ambiental. RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS: Introdução. Solicitação axial. Solicitação geral. Solicitação tangencial. Lei de Hooke generalizada. Esforços solicitantes. Diagramas dos esforços solicitantes. Distribuições de tensão. Equilíbrio dos Corpos Rígidos. Barra em tração/compressão. Torção em seções circulares. Flexão pura de vigas. Funções de singularidade para representação de carregamentos. Corpo sólido tridimensional. Viga bidimensional sujeita a múltiplas solicitações. GESTÃO DE PROJETOS: O Gerenciamento de Projetos. O Projeto como Empreendimento. Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos. Conhecimento do Projeto por meio da Sua Análise. Planejamento do Tempo. Orçamento (Planejamento dos Custos). Controle e Análise de Desempenho em Projetos. Análise de Risco em Projetos. Propostas e elaboração de projetos. Atividades de organização e planejamento de projetos. Atividades de gestão de aquisição, de contratos, de configuração e utilização de software de gerenciamento de projetos, a execução do projeto, o controle, gestões específicas, fase de encerramento. Caracterização; organização, planejamento e controle de projetos. PROCESSOS DE PRODUÇÃO: Processos de Natureza Discreta. Fabricação de componentes: fundição conformação e usinagem; junção de componentes: montagens e junção permanente. Processos de Natureza Contínua. Sistemas térmicos; Agitação e mistura de fluidos e sólidos; Separação e redução de tamanho de sólidos; Separação de sistemas particulados; Troca térmica entre fluidos. Automação dos processos industriais. Instrumentação e controle (monitoramento dos processos: pressão, temperatura e vazão); Equipamentos automatizados (robótica, fabricação e montagem; transporte, manipulação e armazenamento). Planejamento dos processos de fabricação. Gestão da manutenção. Elaboração de planos de manutenção. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: Conceito de planejamento e controle da produção. Produção puxada e produção empurrada. Análise de previsão de demanda e construção de cenários. Atividades básicas do PCP. Planejamento agregado da produção: políticas alternativas de capacidade de produção, métodos de determinação do planejamento agregado. Planejamento mestre da produção. Seqüenciamento e emissão de ordens de produção. Balanceamento da linha de produção. Planejamento e controle de sistemas de produção por projetos. PLANEJAMENTO E CONTROLE DO PRODUTO: Gestão do processo de desenvolvimento de produtos. Processo de desenvolvimento de produtos. Análise de ciclo de vida de produtos. Inserção do Produto no Mercado. Estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. AUTOMAÇÃO DOS PROCESSOS INDUSTRIAIS: Automação de Baixo Custo. Automação por hardware e por software. Controladores Lógicos Programáveis. Linguagens de Programação Estruturada de CLP´s. Robôs Industriais. Linguagens de Programação. Máquinas-Ferramenta CNC. Introdução a Programação e Simulação em ambiente CAM. Sistemas de Movimentação e Armazenagem de Materiais. Células de Fabricação. Integração CAD/CAM. O Projeto e a Manufatura Integrados por computador (CIM). ENGENHARIA DO PRODUTO: Morfologia do processo de projeto. Análise de informações e demanda. Tipo de produtos e requisitos de projeto. Síntese de soluções alternativas. Função síntese. Valoração e análise de valores. Aspectos econômicos. Projeto preliminar. Seleção da solução. Formulação dos modelos. Materiais e processos de fabricação. Projeto detalhado e revisão. Atividades de Laboratório. Gestão do Desenvolvimento do Produto. Metodologia de Projeto do Produto. Técnicas Aplicadas ao Projeto de Produto. Ergonomia do Produto. Embalagens. Propriedade Industrial. Direito do Consumidor. TRANSPORTE E LOGÍSTICA: Gerenciar a cadeia de abastecimento com visão estratégica e ação operacional sobre todas as etapas do processo. Alinhando a cadeia de abastecimento às estratégias de negócio. Organizações que compõem o processo. O processo. Avaliação do comportamento do mercado. Os pilares da resposta eficiente ao consumidor. Infra-estrutura e transporte. Administração de estoques. Técnicas e filosofias para a vantagem competitiva. Habilidades para administrar a cadeia. O papel da Tecnologia da Informação. Comércio eletrônico. CONFIABILIDADE DE PROCESSOS E PRODUTOS: Taxa de falha. Curva de confiabilidade. Tempo médio entre falhas e tempo médio até a falha. Testes de confiabilidade. Estimativas e avaliação da Confiabilidade de processos e equipamentos. Análise e tratamento da confiabilidade de sistemas. LAUDOS, PERÍCIAS E AUDITORIA: Como é nomeado o perito judicial. Roteiro total de execução do serviço. Como responder quesitos. Termos mais utilizados pelo perito judicial. A responsabilidade penal, civil e administrativa do perito. Auditoria Ambiental e Industrial.
Medicina Veterinária INTRODUÇÃO A PRATICA HOSPITALAR EM MEDICINA VETERINÁRIA: Introdução, conceitos e terminologia médica. Apresentação e descrição das instalações hospitalares para pequenos e grandes animais. Materiais e equipamentos utilizados em hospitais e clínicas. Apresentação das diversas formas de aplicação de medicamentos. Estudo básico sobre contaminação hospitalar, assepsia e antissepsia. BIOCLIMATOLOGIA E BEM ESTAR ANIMAL: Estudo do comportamento animal nas diferentes esferas da biologia, tais como comportamento social, comportamento reprodutivo e outros. Alterações comportamentais e relação homem-animal. Climas do Brasil. Ação do meio ambiente sobre os animais. Reação animal ao ambiente tropical. Medidas de tolerância às condições tropicais. Aclimação dos animais. Ação das condições artificiais sobre os animais. Efeitos dos principais elementos do clima sobre os animais. Bem-estar animal. ANATOMIA VETERINÁRIA: Princípios gerais de anatomia Veterinária, osteologia, artrologia, miologia, sistema cardiovascular, sistema tegumentar. Cavidades corporais e membranas serosas. Aparelho respiratório. Aparelhos digestores. Aparelho urogenital. Glândulas mamárias. Placenta. Órgãos dos sentidos (visão, audição e equilíbrio). Glândulas endócrinas. Anatomia das aves domésticas. FORRAGICULTURA: Introdução e conceitos gerais. Características desejáveis de uma planta forrageira. Estudo dos principais grupos de plantas forrageiras: hábito de crescimento, exigências, propagação. Características agronômicas de leguminosas tropicais. Inoculação e pelitização de leguminosas tropicais. Fisiologia de plantas forrageiras. Zoneamento de plantas forrageiras para o Brasil. Fertilização e correção dos solos. Importância dos macro e microelementos. Manejo de pastagens. NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL: Classificação e composição dos alimentos destinados aos animais domésticos. Princípios nutritivos dos protídios, dos glicídios, das vitaminas, dos minerais e dos aditivos, com vistas à alimentação racional dos animais. Técnicas e métodos de alimentação racional dos animais domésticos, tendo como base os princípios de nutrição animal e de utilização de forragens volumosas. Bromatologia dos alimentos. Aspectos técnicos e econômicos do cálculo de rações. Uso da informática na nutrição animal. DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO VETERINÁRIA: Normativas da profissão de Médico Veterinário , Obrigações e Deveres. Código de Ética. Estudo da Medicina Veterinária no Brasil, evolução e perspectivas futuras. Áreas de atuação do Médico Veterinário, clínicas, estabelecimentos de abate e industrialização de produtos de origem animal. Vigilância Sanitária. Atuação do Médico Veterinário nas áreas específicas (oftalmologia, odontologia, ortopedia, cirurgia, reprodução animal, economia, administração rural, marketing, agrobusiness, etc.). Hospitais, propriedades rurais e estabelecimentos comercias. O mercado de trabalho e perspectivas de profissão. Legislação profissional. MELHORAMENTO ANIMAL: Princípios de genética quantitativa aplicada ao melhoramento dos animais domésticos. Parâmetros genéticos (Herdabilidade, Repetibilidade e Correlação Genética). Seleção. Índices de seleção. Base para seleção das diversas espécies de animais domésticos. Programas de seleção. Endogamia. Sistemas de acasalamento. Interação genótipo-ambiente. Noções de melhoramento em aves, suínos e bovinos de leite e corte. Aplicação dos conceitos modernos da genética no melhoramento animal, manipulando os princípios básicos da seleção consangüinidade e cruzamentos nas principais espécies pecuárias. SEMIOLOGIA VETERINÁRIA: Contenção dos animais domésticos, aplicação de medicamentos por diferentes vias, coleta de material para exame laboratorial, exame clínico completo e métodos auxiliares de diagnósticos. FARMACOLOGIA VETERINÁRIA: Introdução à Farmacologia. Formas farmacêuticas. Vias de administração. Prescrição e cálculo de doses para as diversas espécies animais. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Fatores que influenciam na ação dos fármacos nas diversas espécies animais. Drogas adrenérgicas e bloqueadores adrenérgicos. Drogas colinérgicas e anticolinérgicas. Relaxantes musculares de ação periférica. Anestésicos locais. Anti-inflamatórios. Farmacologia dos tecidos, sistemas e aparelhos dos organismos de animais domésticos. Antimicrobianos e antifúngicos. Antiparasitários. Antineoplásicos. Fármacos que influenciam na gestação das diversas espécies animais. Farmacologia do sistema nervoso central. Farmacologia do sistema digestores. Farmacologia do sistema respiratório. Farmacologia do sistema renal. Farmacologia do sistema cardíaco. Farmacologia do sistema endócrino. ANÁLISES CLÍNICAS VETERINÁRIA: Análise bioquímica do sangue. Interpretação dos exames hematológicos. Urinálise e sua interpretação. Hemograma. Testes sorológicos. Coleta do Líquor. DIAGNÓSTICO POR IMAGEM VETERINÁRIA: Bases históricas e importância da Radiologia Veterinária. Natureza dos Raios-X e a sua produção. Os Raios-X e a formação da imagem. Registro da imagem. Técnicas radiográficas, nomenclatura radiológica e posições radiográficas. Câmara escura (localização-tamanho-iluminação equipamentos ventilação). Processo de revelação (agentes reveladores-revelação manual e automática). Sistema ósseo e articular (anatomia radiográfica-patologias). Sistema digestivo (anatomia radiográfica, patologias-contrastes). Sistema respiratório. Sistema urinário/genital (anatomia radiográfica e processos patológicos no macho e na fêmea). Sistema cardio-vascular. Estudo das bases físicas da radiologia, da ultrassonografia e endoscopia. ANATOMIA PATOLÓGICA E TÉCNICA DE NECRÓPSIAS: Patologia do sistema respiratório. Patologia do sistema circulatório. Patologia do sistema digestivo. Patologia do sistema urinário. Patologia do sistema genital feminino. Patologia do sistema genital masculino. Patologia do sistema locomotor. Patologia do sistema nervoso. Patologia do sistema endócrino. Patologia do sistema tegumentar e anexos. Patologia do sistema hemocitopoético. Medicina Veterinária legal. Técnicas de necropsia nos animais domésticos. CLÍNICA DE PEQUENOS ANIMAIS: Etiopatogenia, fisiopatologia, diagnóstico e terapêutica em dermatologia, nefrologia, neurologia, gastroenterologia em pequenos animais.Neonatologia. Etiopatogenia, fisiopatologia, diagnóstico e terapêutica em cardiologia, oftalmologia, endocrinologia, pneumologia e aparelho locomotor em pequenos animais. Geriatria em cães e gatos. TÉCNICA OPERATÓRIA: Nomenclatura cirúrgica.Profilaxia da infecção cirúrgica. Períodos pré, trans e pós operatório. Tempos fundamentais da técnica cirúrgica (diérese, hemostasia e síntese). Fluidoterapia em pacientes cirúrgicos. Cirurgia plástica da pele. Cirurgias introdutórias dos diferentes sistemas e aparelhos. PARASITOLOGIA VETERINÁRIA: Introdução à parasitologia, definições e termos técnicos. Relação parasito-hospedeiro. Etiologia de doenças parasitárias dos animais domésticos. Taxonomia e morfologia dos agentes etiológicos. Interações parasito/hospedeiro: ciclo biológico, transmissão, patogenia, epidemiologia, profilaxia e diagnóstico. Morfologia e biologia dos principais helmintos parasitos dos animais domésticos : classe Nematoda, Cestoda e Trematoda, filo Acanthocephala. Meios e métodos de diagnóstico em parasitologia. Protozoologia e Entomologia: importância Veterinária, morfologia, sistemática, ciclo biológico, sinais clínicos, patogenia, lesões e profilaxia dos protozoários de interesse veterinário. Morfologia, sistemática, biologia e importância dos principais artrópodes de interesse veterinário. ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA: Introdução à anestesiologia. Medicação pré-anestésica. Princípios da anestesia geral. Anestesia geral parenteral e inalatória. Anestesia local. Miorrelaxantes. Emergências e ressuscitação. CLÍNICA CIRÚRGICA DE PEQUENOS E GRANDES ANIMAIS: Avaliação pré e pós operatória do paciente cirúrgico. Estudo da síndrome choque e da ressuscitação cardio-pulmonar. Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das doenças cirúrgicas dos animais domésticos. Afecções cirúrgicas da cavidade oral, esôfago, pele e anexos. Cirurgia do aparelho respiratório e abdominal. Ortopedia, oncologia e oftalmologia cirúrgica. Trauma e infecção cirúrgica. FITOPATOLOGIA DA REPRODUÇÃO: Biologia do sexo. Morfofisiologia do aparelho reprodutor. Endocrinologia da reprodução. Doenças infecto-contagiosas do sistema reprodutivo. Problemas reprodutivos de origem genética. Influência do ambiente nos eventos reprodutivos. Diagnostico e tratamento das afecções que interferem na fertilidade. EPIDEMIOLOGIA VETERINÁRIA: Conceitos e usos da epidemiologia. Importância para a Medicina Veterinária e Saúde Pública. Estudo da freqüência, distribuição e determinantes da saúde em populações com preocupação voltada à profilaxia de doenças, consideradas as características do hospedeiro, dos agentes de doenças e do meio ambiente. Epidemiologia descritiva, analítica e experimental. Indicadores epidemiológicos de saúde. História natural da doença. Indicadores de morbi-mortalidade. Epidemia e endemia. Métodos de diagnósticos epidemiológicos. Vigilância Epidemiológica. OBSTETRÍCIA E NEONATOLOGIA VETERINÁRIA: Introdução ao estudo da Obstetrícia Veterinária. Gestação. Parto normal. Higiene e gestação do parto. Puerpério do recém-nascido. Operações obstétrica. Material obstétrico. Operações praticadas no feto. Operações na fêmea. Morfofisiologia do aparelho reprodutor feminino. Diagnóstico e tratamento de transtornos ginecológicos e obstétricos. CLÍNICA MÉDICA DE RUMINANTES: Estudo das causas, mecanismo e sintomas das principais enfermidades de animais ruminantes com a finalidade de estabelecer o diagnóstico, avaliar a evolução e o prognóstico e instituir o tratamento. CLÍNICA MÉDICA DE EQUÍDEOS: Estudo das causas, mecanismo e sintomas das principais enfermidades dos eqüídeos com a finalidade de estabelecer o diagnóstico, avaliar a evolução e o prognóstico e instituir o tratamento. INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL: Estudo dos alimentos de origem animal em seus aspectos higiênicos e sanitários relacionados com a saúde humana. Legislação na área. Classificação e características dos estabelecimentos de abate e processamento dos animais de açougue e outros produtos de origem animal. Técnicas, normas e critérios de inspeção dos animais e dos estabelecimentos. Inspeção de bovinos, caprinos e suínos. Inspeção. Manejo de pré-abate e exame pós-mortem do pescado e aves Inspeção do leite, ovos e mel. BIOTECNOLOGIA DA REPRODUÇÃO: Métodos para colheita do sêmen das espécies de interesse zootécnico. Avaliação do ejaculado, diluidores, preservadores e técnicas de conservação e estocagem do sêmen. Técnicas de Inseminação Artificial nas espécies de interesse zootécnico. Controle das funções reprodutivas. Eficiência reprodutiva. Determinação do sexo e diferencial sexual. Citogenética aplicada à reprodução animal. Fertilização "in vitro" e embriogênese inicial. Controle do ciclo sexual. Transferência de embriões. Micromanipulação de embriões. SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA: Introdução, importância e conceitos em saúde pública e políticas de saúde. Inserção do Médico Veterinário na equipe interdisciplinar de saúde pública. Fundamentação teórica sobre elaboração e condução de programas de controle de pragas urbanas. Estudo de Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária. Sistemas de controle de qualidade na Industria de alimentos (BPF, APPCC, PPHO, POP`S). Microorganismos causadores de Toxinfecção Alimentar. Higienização e Sanitização na Industria de Alimentos. Sistemas de informação em saúde pública de interesse na área. Tópicos de educação em saúde. TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL: Alimentos de origem animal. Composição das carnes dos animais de açougue, aves e pecado. Composição química dos ovos. Fatores que provocam e determinação dos alimentos. Baixas temperaturas na conservação dos alimentos. Altas temperaturas na conservação dos alimentos. Emprego de substância química na conservação dos alimentos. Estudo dos condimentos e aditivos. Estabelecimentos de abate. Conservação e processamento de carnes. Estabelecimentos de processamento de leite. Tipos e características. Estabelecimentos de recepção e processamento do pescado. Estabelecimento de recepção e processamento de ovos. Atordoamento, abate e toalete dos animais e resfriamento. Câmaras frigoríficas. Tecnologia de carnes e produtos derivados tratados por altas temperaturas. Tecnologia das carnes e da salamaria. Tecnologia das gorduras animais e mistas. Tecnologia dos subprodutos de matadouro. Processamento do leite por altas temperaturas. Leite. Queijos. Ovos. DOENÇAS PARASITÁRIAS E INFECCIOSAS: Estudo das principais doenças parasitárias e bacterianas que acometem os animais domésticos, com ênfase nas causadas por helmintos, protozoários e artrópodos. Etiologia, epidemiologia, ciclo biológico, patologia, sintomalogia, diagnóstico, terapia e profilaxia. ZOONOSES: Considerações gerais sobre zoonoses e estudo das doenças comuns aos animais e humanos . Programas de prevenção em Saúde Pública. EXTENSÃO RURAL: Evolução, caracterização, objetivos e filosofia da Extensão Rural. Estudo das modalidades de assistência à agricultura. Geração e transferência de tecnologia para o meio rural: Analise do modelo institucional de pesquisa e extensão rural no Brasil. A pequena produção e a tecnologia apropriada. O processo de comunicação. Processo de difusão e adoção de inovações nas sociedades subdesenvolvidas. Métodos de extensão rural e a abordagem participativa

ANEXO IV - CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Procedimento

Cronograma

Inscrições - Mafra Secretaria Acadêmica
Av. Presidente Nereu Ramos, 1071
Jardim do Moinho
Fone (47) 3641 5561
Fone (47) 3641 5518

Dias: 20 a 31/01/2014
De Segunda a Sexta-Feira
Das 08h às 11h e das 13h às 17h

Inscrições - Canoinhas
Setor de Protocolo
Rua Roberto Ehlke, 86
Centro
Fone (47) 3622-9999

Dias: 20 a 31/01/2014
De Segunda a Sexta-Feira
Das 14h às 17h e das 19h às 22h

Inscrições - Porto União
Setor de Protocolo
R . Joaquim Nabuco, 314 Bairro Cidade Nova, Porto União - SC
Fone (42) 3523 2328

Dias: 20 a 31/01/2014
De Segunda a Sexta-Feira
Das 14h às 17h e das 19h às 22h

Inscrições - Concórdia
Secretaria Acadêmica
Rua Victor Sopelsa, 3000
Bairro Salete
Fone (49) 3441-1000

Dias: 20 a 31/01/2014
De Segunda a Sexta-Feira
Das 14h às 17h e das 19h às 22h

Inscrições - Curitibanos
Setor de Protocolo
Av. Leoberto Leal, 1904
Bairro Universitário
Fone (49) 3245-4100

Dias: 20 a 31/01/2014
De Segunda a Sexta-Feira
Das 14h às 17h e das 19h às 22h

Publicação da Homologação das Inscrições

Dia: 04/02/2014 até às 22h.

Prova Escrita (Item 5.1 do edital)

Dia: 15/02/2014
Horário: Das 14h às 16h
Local: Unidade onde foi feita a inscrição.

Divulgação do Gabarito

Até às 22h do dia 17/02/2014

Resultado da prova escrita

Até às 22h do dia 19/02/2014

Publicação do cronograma da prova

Até às 22h do dia 21/02/2014

didática

Prova didática (Item 5.2 do edital)

Entre os dias 24 e 28/02/2014

Publicação do Resultado Final

Até 10/03/2014

Admissão

Na medida da necessidade da Universidade do Contestado - UnC.