ELETROBRAS - CGTEE - RS

Notícia:   ELETROBRAS CGTEE - RS disponibiliza 63 vagas para vários cargos

ELETROBRAS - CGTEE

EDITAL Nº 001/2010 - CONCURSO PÚBLICO

A ELETROBRAS CGTEE faz saber que realizará Concurso Público para fins de provimento de quadro permanente para os perfis de:

- Nível Médio Suporte - Assistente Técnico

- Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Eletrotécnica

- Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Eletromecânica

- Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Mecânica

- Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Química Industrial

- Nível Superior - Engenheiro Elétrico

- Nível Superior - Engenheiro Eletrônico

- Nível Superior - Engenheiro Mecânico

- Nível Superior - Engenheiro Químico

- Nível Superior - Médico do Trabalho

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. O Concurso Público será regido pela Legislação Federal que trata da matéria, por este Edital, seus Anexos, Editais complementares e eventuais retificações, será executado pela empresa HILDA FERREIRA DE MOURA para preenchimento de vagas nos perfis da ELETROBRAS CGTEE descritos a seguir:

1.1. QUADRO I

CONCURSO

PERFIL

Nº DE VAGAS

CARGA HORÁRIA

SALÁRIO R$

REQUISITOS / ESCOLARIZAÇÃO

CANDIOTA

TOTAL

PNE

C . 1

Nível Médio Suporte - Assistente Técnico

10

1

44

880,46

Ensino Médio

C.2

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Eletrotécnica

8

1

44

1.590,09

Ensino Médio Técnico com formação em Eletrotécnica

C.3

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Eletromecânica

4

1

44

1.590,09

Ensino Médio Técnico com formação em Eletromecânica

C.4

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Mecânica

5

1

44

1.590,09

Ensino Médio Técnico com formação em Mecânica

C.5

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Química Industrial

19

1

44

1.590,09

Ensino Médio Técnico com formação em Química Industrial

C.6

Nível Superior - Engenheiro Elétrico

3

1

44

3.232,15

Superior Completo com Formação em Engenharia Elétrica

C.7

Nível Superior- Engenheiro Eletrônico

3

1

44

3.232,15

Superior Completo com Formação em Engenharia Eletrônica

C.8

Nível Superior- Engenheiro Mecânico

8

1

44

3.232,15

Superior Completo com Formação em Engenharia Mecânica

C.9

Nível Superior - Engenheiro Químico

2

1

44

3.232,15

Superior Completo com Formação em Engenharia Química

C. 10

Nível Superior - Médico do Trabalho

1

1

22

1.637,78

Superior Completo com Formação em Medicina Com Especialização em Medicina do Trabalho*

(*) Em cumprimento ao que estabelece a Norma Regulamentadora nº 4 do TEM, em seu item 4.4.1.

1.2. A aprovação e a classificação definitiva geram, para o candidato, apenas a expectativa de direito à contratação.

1.3. A descrição sumária de atribuições dos perfis, objeto do Concurso Público, constam no Quadro a seguir:

1.4. QUADRO II

CONCURSO

PERFIL

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES (atribuições do perfil)

C . 1

Nível Médio Suporte - Assistente Técnico

Operar usinas, máquinas e equipamentos; efetuar serviços de manutenção em veículos e equipamentos; executar atividades de laboratório; realizar atividades de armazenagem, inspecionar e controlar materiais, executar serviços de eletrônica, instrumentação, telecomunicações, eletricidade e mecânica de equipamentos; efetuar montagens e prestar serviços auxiliares de eletromecânica; inspecionar serviços e equipamentos; elaborar cálculos topográficos e desenhos técnicos; prestar suporte de informática.

C.2

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Eletrotécnica

Executar tarefas de caráter técnico, relativas ao planejamento, avaliação e controle de projetos de instalações, aparelhos e equipamentos elétricos, orientando-se por plantas, esquemas, instruções e outros documentos específicos, e utilizando instrumentos apropriados, para cooperar no desenvolvimento de projetos de construção, montagem e aperfeiçoamento dos mencionados equipamentos.

C.3

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Eletromecânica

Acompanhar e executar tarefas de caráter técnico referentes ao projeto, produção, manutenção e aperfeiçoamento de máquinas, motores, equipamentos e instalações, orientando- se por plantas, esquemas, instruções e outros documentos específicos, para cooperar no desenvolvimento de projetos de construção, montagem e aperfeiçoamento dos equipamentos renovados.

C.4

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Mecânica

Executar tarefas de caráter técnico referentes ao projeto, produção e aperfeiçoamento de instalações, máquinas, motores, aparelhos e outros equipamentos mecânicos, orientando -se por desenhos, esquemas, normas e especificações técnicas, utilizando instrumentos e métodos adequados, para cooperar no desenvolvimento, fabricação, instalação, montagem, manutenção e reparo dos referidos equipamentos.

C.5

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Química Industrial

Supervisionar e/ou executar análises laboratoriais no campo da química orgânica, inorgânica e bioquímica, conforme Lei n.º 5.524, de 05/11/68 e Decreto n.º 90.922 de 06/02/85.

C.6

Nível Superior - Engenheiro Elétrico

Elaborar e dirigir estudos e projetos de engenharia elétrica, estudando características e especificações, preparando plantas, técnicas de execução e recursos necessários, para possibilitar e orientar as fases de construção, instalação, funcionamento, manutenção e reparação de instalações, aparelhos e equipamentos elétricos, dentro dos padrões técnicos exigidos.

C.7

Nível Superior - Engenheiro Eletrônico

Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia eletrônica, estudando características e especificações, preparando plantas, técnicas de execução e recursos necessários, para possibilitar e orientar a construção, montagem, funcionamento, manutenção e reparação de instalações, aparelhos e equipamentos eletrônicos e assegurar os padrões técnicos exigidos.

C.8

Nível Superior - Engenheiro Mecânico

Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia mecânica, preparando especificações, desenhos, técnicas de execução, recursos necessários e outros requisitos, para possibilitar a construção, montagem, funcionamento, manutenção e reparo de instalações e equipamentos mecânicos.

C.9

Nível Superior - Engenheiro Químico

Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia química, efetuando estudos, experiências e cálculos, estabelecendo características, especificações, métodos de trabalho, recursos necessários e outros dados requeridos, para determinar processos de transformação química e física de substâncias em escala comercial, possibilitar e orientar a construção, montagem, manutenção e reparo de instalações de fabricação de produtos químicos.

C.10

Nível Superior - Médico do Trabalho

Realizar exames médicos pré-admissionais dos candidatos a emprego e exames médicos periódicos de todos os empregados da Companhia. Participar de estudos, planejamento e execução de programas, visando a segurança e a saúde do empregado, conforme Lei nº. 7.410 de 21-11-85 e Decreto nº. 92.530, de 09-04-86.

1.5. O candidato concorrerá à vaga para o perfil no qual se inscrever, conforme Quadro acima.

1.6 Aos candidatos portadores de deficiência serão destinadas 5 % (cinco por cento) das vagas de cada perfil, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.

1.6.1. Caso a aplicação do percentual de que trata o item anterior resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subsequente.

1.7. O candidato portador de deficiência se habilitado, mas não classificado nas vagas reservadas para portador de deficiência, estará automaticamente concorrendo às demais vagas existentes, sendo obedecida à ordem de classificação geral.

1.8. Na hipótese do não aproveitamento das vagas destinadas aos portadores de deficiência, por reprovação ou por não atenderem aos requisitos estabelecidos neste Edital, essas vagas serão utilizadas pelos demais candidatos, respeitada rigorosamente a classificação.

1.9. A contratação dos candidatos habilitados obedecerá à ordem de classificação, devendo ser iniciada pela lista de pontuação geral, seguida da lista de candidatos portadores de deficiência, observando-se, a partir de então, sucessiva alternância entre elas, até o exaurimento das vagas reservadas. Em caso de surgimento de novas vagas no decorrer do prazo de validade do Concurso Público, aplicar-se-á a mesma regra e proporcionalidade prevista no item 1.6. deste Edital.

1.10. O candidato portador de deficiência aprovado e convocado para fim de contratação para a função, durante o período de experiência será submetido a avaliação por equipe multiprofissional prevista no artigo 43 do Decreto Federal n.º 3.298/99, que bem identificará a compatibilidade entre as atribuições do perfil e a deficiência apresentada.

1.11. Após a investidura do candidato, a deficiência não poderá ser arguida para justificar a concessão de aposentadoria ou de adaptação em outro perfil, salvo as hipóteses excepcionais de agravamento imprevisível da deficiência que impossibilitem a permanência do servidor em atividade.

1.12. Os candidatos aprovados serão contratados mediante as disposições da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

II. DO PRAZO, DO LOCAL, DOS REQUISITOS, DOS DOCUMENTOS E DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

2. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio da internet, através do site www.msconcursos.com.br, no período de 31/03/2010 à 16/04/2010.

2.1. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e em seus Anexos, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2.1.1. Todas as informações constantes no documento de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato.

2.1.2. O candidato será responsável por qualquer erro ou omissão, bem como pelas informações prestadas na ficha de inscrição.

2.1.3. A inscrição do portador de deficiência será feita no mesmo formulário dos demais candidatos.

2.1.3.1. Para efeito deste concurso, consideram-se deficiências, que assegurem o direito de concorrer às vagas reservadas, somente as conceituadas na medicina especializada, de acordo com os padrões internacionalmente reconhecidos.

2.1.3.2. O candidato portador de deficiência deverá declarar, no ato da inscrição no campo próprio, o tipo da deficiência que é portador, código correspondente da Classificação Internacional de Doença -CID e a necessidade de condições especiais para se submeter às provas.

2.1.3.3. O candidato que não atender ao solicitado no item 2.1.3.2 não será considerado portador de deficiência, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação, bem como não terá sua prova especial preparada, seja qual for o motivo alegado.

2.1.3.4. O candidato portador de deficiência que necessitar de prova ampliada ou que depender de instrumentos específicos para leitura das provas, deverá informar a especialidade e/ou tamanho da letra (fonte) no ato da inscrição no campo próprio.

2.13.5. O candidato portador de deficiência visual total deverá indicar sua condição, informando no requerimento de inscrição a necessidade de realizar a prova com o auxílio de um ledor. Neste caso, o ledor transcreverá as respostas para o candidato, não podendo a empresa ser responsabilizada pelo candidato posteriormente, sob qualquer alegação, por eventuais erros de transcrição provocados pelo ledor.

2.1.3.6. As especialidades ampliadas ou em braile, quando solicitadas, serão disponibilizadas sem custo ao candidato.

2.1.3.7. O candidato portador de deficiência que tiver necessidade a condições especiais para escrever, deverá indicar sua condição, informando no requerimento de inscrição que necessita de auxílio para transcrição das respostas. Neste caso, o candidato terá o auxílio de um fiscal, não podendo a empresa ser responsabilizada pelo candidato posteriormente, sob qualquer alegação, por eventuais erros de transcrição provocados pelo fiscal.

2.1.3.8. O candidato portador de deficiência deverá informar a(s) condição(ões) especial(ais) de que necessita, caso não seja(m) nenhuma das acima mencionadas, facultado à Comissão do Concurso o deferimento ou indeferimento do pedido.

2.1.3.9. As condições especiais solicitadas pelo candidato para o dia da prova serão analisadas e atendidas, segundo critérios de viabilidade e razoabilidade, sendo comunicado em caso de não atendimento a sua solicitação.

2.1.3.10. Outras especialidades, quando autorizadas previamente pela Comissão Organizadora do Concurso, deverão ser providenciadas por iniciativa e às exclusivas expensas do candidato.

2.1.3.11. O candidato com dificuldade de locomoção deverá indicar sua condição, informando no requerimento de inscrição se utiliza cadeira de rodas ou se necessita de local de fácil acesso.

2.1.3.12. O candidato portador de deficiência participará do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere a conteúdo, avaliação, horário e local de realização das provas.

2.1.3.13. Além das 4hdestinadas a realização das provas objetivas, excepcionalmente, poderá ser concedido ao portador de deficiência, até 25% do tempo de tempo adicional para realização das mesmas.

2.1.4. A candidata que necessitar amamentar durante a realização das provas, deverá levar acompanhante que será responsável pela guarda da criança e ficará em sala reservada para essa finalidade.

2.1.4. 1. A candidata que necessitar amamentar e levar a criança sem acompanhante não realizará a prova.

2.1.5. Para efetivação da Inscrição o candidato deverá:

a) realizar o cadastro na Internet, gerando a ficha de inscrição (boleto bancário) para o perfil ao qual concorre.

b) pagar o boleto gerado com o cadastro, até a data de vencimento prevista no mesmo, nas agências da rede bancária, casas lotéricas, agências dos Correios ou via Internet .

2.1.5. 1. O candidato fará prova objetiva nas cidades de Porto Alegre - RS ou Bagé - RS.

2.1.5.2. No ato da inscrição o candidato deverá marcar, em campo próprio, a cidade onde realizará a prova objetiva, Porto Alegre - RS ou Bagé - RS.

2.1.5.4. Os valores das inscrições serão:

a) Nível Médio Suporte - R$ 35,00 (trinta e cinco reais)

b) Nível Médio Operacional - R$ 45,00 (quarenta e cinco reais)

c) Nível Superior - R$ 60,00 (sessenta reais)

2.1.5.5. Não será aceito comprovante de depósito realizado em caixa eletrônico, ou por qualquer outra forma que não a estabelecida neste Edital.

2.1.5.6. Não será devolvida em hipótese alguma a importância recolhida pelo candidato, referente à taxa de inscrição.

2.1.6. O deferimento da inscrição está vinculado à comprovação do pagamento do boleto bancário pela instituição bancária credora.

2.1.7. Não será aceita inscrição por fax, via postal, condicional ou fora do período estabelecido.

2.1.7. 1. A empresa Hilda Ferreira de Moura - ME e a ELETROBRAS CGTEE não se responsabilizarão por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

2.1.7.2. Será cancelada a inscrição se for verificado, a qualquer tempo, o não atendimento a quaisquer dos requisitos fixados neste Edital.

2.1.7.3. As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, podendo ser excluído do Concurso Público aquele que preenchê-la com dados incorretos, bem como aquele que prestar informações inverídicas, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

2.1.8. O candidato fará inscrição somente para um perfil.

2.1.8.1. As inscrições só poderão ser efetuadas até às 24 horas (horário de Brasília), do dia 16/04/2010.

2.1.8.2. A inscrição só poderá ser paga até o primeiro dia útil posterior a data de encerramento das inscrições.

2.1.9. Após a confirmação do pagamento da inscrição, pela instituição bancária, não será aceito pedido de alteração do perfil ou cidade de aplicação da prova, indicados na ficha de inscrição.

2.1.10. O extrato do edital de abertura do concurso será publicado no Diário Oficial da União e em jornal de circulação no Estado do Rio Grande do Sul.

2.1.10.1. As demais publicações ocorrerão em jornal de circulação no Estado do Rio Grande do Sul além do site www.msconcursos.com.br

2.1.10.2. É de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar todas as publicações referentes a este concurso.

2.2. DA ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

2.2.1 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para os candidatos amparados pelo Decreto n.º 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 3 de outubro de 2008.

2.2.2. Estará isento do pagamento da taxa de inscrição o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007.

2.2.3. O candidato que desejar solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição deverá indicar no formulário de inscrição tal intenção, informando obrigatoriamente o nome completo, o Número de Identificação Social (NIS) atribuído pelo CadÚnico, a data de nascimento, o sexo, o número do R.G., a data da expedição do R.G., a sigla do Órgão Emissor, o número do CPF e o nome da mãe, declarando ainda que atende às condições estabelecidas no subitem anterior.

2.2.3. 1. O prazo para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição será de 3 (três) dias contados a partir da data de publicação do edital de abertura.

2.2.3.2. O candidato que tiver o pedido de isenção indeferido deverá efetuar o pagamento do boleto para regularizar sua inscrição, sendo de total responsabilidade do mesmo obter esta informação sobre eventual indeferimento da taxa de isenção no prazo supra descrito, para todos os efeitos legais.

2.2.4. As informações prestadas pelo candidato serão verificadas junto ao órgão gestor do CadÚnico, e terão decisão terminativa sobre a concessão ou não do benefício.

2.2.5. As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato, podendo responder este, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarreta sua eliminação do Concurso Público e aplicação das demais sanções legais.

2.2.6. Não será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao candidato que não observar as condições estabelecidas neste edital.

2.2.7. A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada, no endereço eletrônico www.msconcursos.com.br.

2.2.8. Não haverá recurso contra o indeferimento do requerimento de isenção da taxa de inscrição.

III - DAS ETAPAS DO CONCURSO

3. O Concurso Público será constituído das seguintes etapas:

a) Prova Objetiva.

b) Teste de Capacidade Física.

3.1. DA PROVA OBJETIVA

3.1.1. A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de áreas de conhecimento, conforme estabelecido no quadro de provas.

3.1.2. As questões da prova objetiva serão elaboradas pelo sistema de múltipla escolha, com 5 (cinco) opções, A, B, C, D, E, e uma única resposta correta.

3.1.3. Os conteúdos das provas constam no Anexo I deste Edital.

3.1.4. À prova objetiva será atribuído valor máximo de 100 (cem) pontos.

3.1.4.1. A pontuação final da prova objetiva será obtida através da soma dos pontos obtidos em cada área de conhecimento.

3.1.5. Sobre os pontos obtidos pelos candidatos incidirão os pesos especificados no Quadro de Provas.

3.1.6. Será eliminado o candidato que:

a) não alcançar o mínimo de 50% (cinquenta por cento) da pontuação final da prova objetiva;

b) zerar a pontuação em uma das áreas da prova objetiva.

3.1.7. A pontuação relativa à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será atribuída a todos os candidatos presentes à prova.

3.1.8. QUADRO DE PROVAS

CONCURSO

PERFIL

TIPOS DE PROVA/ÁREAS DE CONHECIMENTO

Nº QUESTÕES

PESO

C. 1

Nível Médio Suporte - Assistente Técnico

Português

10

2,0

Conhecimentos Específicos

30

2,0

Informática

10

1 ,0

Legislação

1 0

1,0

C. 2

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Eletrotécnica

Português

10

2,0

Informática

10

1 ,0

Conhecimentos Específicos

25

2,0

Legislação

05

1,0

Inglês

1 0

1,5

C. 3

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Eletromecânica

Português

10

2,0

Informática

10

1 ,0

Conhecimentos Específicos

25

2,0

Legislação

05

1,0

Inglês

1 0

1,5

C. 4

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Mecânica

Português

10

2,0

Informática

10

1 ,0

Conhecimentos Específicos

25

2,0

Legislação

05

1,0

Inglês

1 0

1,5

C. 5

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial em Química Industrial

Português

10

2,0

Informática

10

1,0

Conhecimentos Específicos

25

2,0

Legislação

05

1,0

Inglês

10

1,5

C. 6

Nível Superior - Engenheiro Elétrico

Português

10

2,0

Informática

10

1,0

Conhecimentos Específicos

25

2,0

Legislação

05

1,0

Inglês

10

1,5

C. 7

Nível Superior - Engenheiro Eletrônico

Português

10

2,0

Informática

10

1,0

Conhecimentos Específicos

25

2,0

Legislação

05

1,0

Inglês

10

1,5

C. 8

Nível Superior - Engenheiro Mecânico

Português

10

2,0

Informática

10

1,0

Conhecimentos Específicos

25

2,0

Legislação

05

1,0

Inglês

10

1,5

C. 9

Nível Superior - Engenheiro Químico

Português

10

2,0

Informática

10

1,0

Conhecimentos Específicos

25

2,0

Legislação

05

1,0

Inglês

10

1,5

C. 10

Nível Superior - Médico do Trabalho

Português

10

1,5

Informática

10

1,0

Conhecimentos Específicos

35

2,0

Legislação

05

1,0

3.2. DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

3.2.1. As provas objetivas serão realizadas no dia 02/05/2010, nas cidades de Porto Alegre - RS e Bagé - RS .

3.2.2. A confirmação de local e horário de realização das provas serão divulgados oportunamente no site www.msconcursos.com.br e jornal de circulação no Estado do Rio Grande do Sul.

3.2.2. 1. Só será permitida a realização da prova na data, no local e horário constantes na listagem de convocação.

3.2.3. As provas serão realizadas, com duração máxima de 4 (quatro) horas, incluído o tempo para a realização da prova objetiva e o preenchimento do cartão-resposta.

3.2.3. 1. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para aplicação das provas em razão do afastamento do candidato da sala de provas, mesmo quando no caso previsto no item 2.1.4 deste Edital, ressalvado o previsto no item 2.1.3.13.

3.2.4. O candidato deverá comparecer ao local determinado trinta minutos antes da hora marcada, munido de documento original de identificação com foto, caneta esferográfica preta ou azul, lápis, borracha e comprovante de inscrição.

3.2.5. Só será permitida a realização das provas ao candidato que apresentar ao fiscal de sala o original de um dos seguintes documentos de identificação: Cédula de Identidade (RG), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe Profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, todos os referidos documentos dentro do prazo de validade.

3.2.6. Somente será permitido ingresso na sala de prova o candidato que apresentar um dos documentos discriminados no item anterior, desde que o documento permita, com clareza, a sua identificação.

3.2.7. Como nenhum documento ficará retido, não serão aceitos protocolos, cópias dos documentos citados, ainda que autenticadas, ou quaisquer outros documentos diferentes dos anteriormente definidos, inclusive carteira funcional de ordem pública ou privada;

3.2.8. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar no dia de realização das provas documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá entregar uma cópia documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há no máximo trinta dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital.

3.2.9. Não será admitido na sala de prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido no Edital de Convocação, não sendo admitido candidato retardatário, sob pretexto algum, após o fechamento dos portões.

3.2.10. Não haverá segunda chamada para realização das provas sob nenhuma hipótese.

3.2.11. Não será permitido ao candidato realizar a prova portando armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, qualquer tipo de relógio com mostrador digital, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, ponto eletrônico, etc).

3.2.12. Caso o candidato porte algum dos itens acima mencionados, deverá desligá-los e acomodá-lo(s) abaixo de sua cadeira, sob sua guarda e responsabilidade.

3.2.13. A empresa Hilda Ferreira de Moura - ME não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos e/ou equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da prova, nem por danos neles causados.

3.2.14. O descumprimento do descrito nos subitens 3.2.11 e 3.2.12 deste edital poderá implicar na eliminação do candidato, constituindo tentativa de fraude.

3.2.15. Será ainda excluído do concurso público o candidato que:

a) fizer uso de consulta bibliográfica de qualquer espécie;

b) utilizar máquina calculadora ou outro equipamento eletrônico de qualquer tipo;

d) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento de um fiscal;

e) for surpreendido em comunicação com outros candidatos;

f) fizer uso do celular, ou mantê-lo ligado, durante o tempo que permanecer no local de prova;

g) utilizar meios ilícitos para a execução da prova;

h) não acatar as determinações do edital do concurso;

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

j) desacatar o(s) fiscal(is) e/ou membro (s) da equipe de coordenação.

3.2.16. Para que a questão seja considerada correta, apenas uma alternativa deverá estar assinalada no cartão-resposta.

3.2.17. Será desconsiderada a questão que:

a) não apresentar nenhuma alternativa assinalada;

b) apresentar alternativa (s) rasurada (s);

c) tiver mais de uma alternativa assinalada;

d) estiver assinalada diferente do proposto no cartão-resposta.

3.2.18. Somente terão validade as alternativas lançadas no cartão-resposta.

3.2.19. É de exclusiva responsabilidade do candidato assinar e preencher devidamente o cartão-resposta.

3.2.20. O candidato deverá ater-se às instruções contidas no cartão-resposta, no edital e no caderno de questões.

3.2.21. Em hipótese alguma será substituído o cartão-resposta, salvo se houver erro de impressão.

3.2.22. Ao concluir a prova objetiva o candidato deverá entregar o cartão-resposta assinado ao fiscal de sala.

3.2.23. O candidato somente poderá se retirar do local de realização das provas 1(uma) hora após o início da mesma.

3.2.24. O candidato somente poderá levar o caderno de provas após 1(uma) hora e 30(trinta) minutos do início da mesma.

3.2.25. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos após o fechamento do envelope contendo os cartões-resposta dos candidatos presentes e ausentes e assinatura da ata de sala atestando que o envelope foi devidamente lacrado.

3.2.26. Após assinar a folha de frequência, até a entrega do cartão-resposta, o candidato não poderá ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um fiscal.

3.2.27. Poderá ser utilizado, pela empresa organizadora, aparelho detector de metais nos acessos às salas de prova, banheiro e bebedouro.

3.2.28. Quando o candidato necessitar se ausentar da sala de provas para ir ao banheiro, o mesmo deverá se submeter ao aparelho detector de metais na entrada e na saída do banheiro. Caso esteja portando aparelhos eletrônicos, mesmo desligados, o fiscal deverá recolher o equipamento e registrar a ocorrência na ata de sala. Ocorrendo tal fato, poderá implicar no desligamento do candidato do certame.

3.2.29. Erros referentes a nome, documento de identidade ou data de nascimento, deverão ser comunicados apenas no dia de realização das provas, na sala de prova, junto ao fiscal.

3.2.30. O candidato que, eventualmente, necessitar corrigir algum dado constante da ficha de inscrição ou no cartão-resposta, ou ainda fizer alguma reclamação ou sugestão relevante, poderá efetuá-la na ata existente na sala de provas em posse dos fiscais de sala, para uso, se necessário.

3.2.31. O candidato que não solicitar a correção nos termos deste item deverá arcar, exclusivamente, com as consequências advindas de sua omissão.

3.3. DO TESTE DE CAPACIDADE FÍSICA

3.3.1. O teste de capacidade física, de caráter eliminatório, será aplicado aos 60 (sessenta) primeiros candidatos de cada perfil, aprovados na prova objetiva.

3.3.2. Farão Teste de Capacidade Física os candidatos inscritos nos seguintes perfil assim relacionados:

- Nível Médio Suporte - Assistente Técnico

- Nível Médio Operacional - Técnico Industrial - Eletrotécnica

- Nível Médio Operacional - Técnico Industrial - Eletromecânica

- Nível Médio Operacional - Técnico Industrial - Química Industrial

- Nível Médio Operacional - Técnico Industrial - Mecânica.

3.3.3. Havendo empate de pontuação na última colocação (60º), todos os candidatos nestas condições serão convocados para realizar o teste de capacidade física.

3.3.4. O teste de capacidade física será realizado nas cidades de Porto Alegre - RS e Bagé - RS.

3.3.5. Para concorrer a esta prova, o candidato deverá apresentar-se com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos do horário previsto para seu início, em trajes apropriados para a prática desportiva, portando Cédula de Identidade, Documento de Inscrição e Atestado Médico que comprove boas condições para a prática desportiva e atividades físicas.

3.3.6. Caso o candidato não apresente o atestado médico no momento da realização da prova de Testes Físicos, ficará impedido de realizar a mesma e será eliminado do processo seletivo.

3.3.7. Os custos e procedimentos necessários à obtenção do atestado médico serão suportados exclusivamente pelo candidato.

3.3.8. O Teste Físico consistirá na avaliação das condições físicas, através dos seguintes exercícios e respectivos índices mínimos exigidos:

a) Teste de corrida de 12 (doze) minutos - O teste deverá ser realizado em 12 (doze) minutos em uma pista de atletismo, sendo permitido andar durante a sua realização. Faltando 01 (um) minuto para o encerramento do teste, será emitido um sinal sonoro (com um apito) avisando os candidatos sobre o tempo já decorrido. Após 12 (doze) minutos será dado um sinal sonoro diferente e o candidato deverá parar no lugar em que estiver. O candidato deverá ficar em pé, andando transversalmente na pista onde aguardará a anotação do seu percurso pelo fiscal do teste;

I. Para os candidatos do sexo masculino, será considerado aprovado o candidato que percorrer nos 12 minutos a distância de 2.000m (dois mil) metros;

II. Para os candidatos do sexo feminino, será considerada aprovada a candidata que percorrer nos 12 minutos a distância de 1.600 (um mil e seiscentos) metros.

b) Teste de abdominal - Esta prova consistirá em executar abdominais, na posição inicial de decúbito dorsal (deitado de costas no chão), mãos à nuca e joelhos flexionados, movimento que durante a execução do exercício o candidato deverá encostar os cotovelos nos joelhos ou coxas e retornar à posição inicial, sendo a execução feita sem interrupção e sem repouso.

I. Para o sexo masculino serão exigidas para aprovação 20 repetições;

II. Para o sexo feminino serão exigidas para aprovação 1 5 repetições.

c) Teste de Flexo-Extensão de cotovelos (Apoio) - Esta prova consistirá em o candidato executar flexo-extensão dos cotovelos em apoio de frente no solo, com apoio simultâneo dos pés no solo. Posição inicial: Decúbito ventral, tronco e pernas estendidas e pés apoiados no solo, mãos apoiadas no solo na largura dos ombros, cotovelos estendidos. Durante a execução do exercício, deve haver flexão dos cotovelos até chegar próximo ao solo e retornar à posição inicial. A execução do teste deverá ser ininterrupta, não sendo permitido o repouso ou pausa entre as repetições.

I. Para o sexo masculino serão exigidas para aprovação 1 0 repetições;

II. Para o sexo feminino serão exigidas para aprovação 05 repetições.

3.3.9. Demais informações a respeito do teste de capacidade física constarão no edital de convocação específico para essa etapa.

IV - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

4. A Pontuação Final será o total dos pontos obtidos na prova objetiva.

4.1 . A Classificação Final dos aprovados, por ordem decrescente da pontuação final, será publicada no site www.msconcursos.com.br.

V - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

5. Em caso de igualdade da pontuação final, serão aplicados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate ao candidato:

a) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal nº. 10.741/2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

b) que obtiver maior número de acertos na área de Conhecimentos Específicos;

c) que obtiver maior número de acertos na área de Português;

d) que obtiver maior número de acertos na área de Informática;

e) que obtiver maior número de acertos na área de Legislação;

f) que tiver mais idade;

g) sorteio público.

VI - DOS RECURSOS

6. O prazo para interposição de recurso será de 2 (dois) dias úteis contados a partir da data seguinte à da publicação do fato que lhe deu origem.

6.1 Admitir-se-ão recursos individuais para cada candidato exclusivos quanto ao fato motivador do recurso, ou seja, um recurso para cada evento que lhe deu origem.

6.2. Só será aceito recurso a respeito dos seguintes itens, a saber:

a) omissão do nome do candidato na relação de inscrição deferida ou indeferida;

b) o gabarito de resposta;

c) a pontuação atribuída à prova objetiva

d) o resultado do teste físico.

e) a pontuação final.

6.3. A decisão da banca examinadora será irrecorrível. Em caso de erro material, será admitido pedido de reconsideração a ser interposto no prazo de 2 (dois) dias úteis.

6.3. Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos, recursos de recursos e/ou recurso de gabarito oficial definitivo, exceto no caso previsto no subitem anterior.

6.4. O recurso deverá ser apresentado no formulário próprio (Anexo II deste edital) disponível no site www.msconcursos.com.br

6.4.1. Cada questão deverá ser apresentada em um formulário, sob pena de indeferimento.

6.5. O recurso deverá estar digitado, não sendo aceito recurso interposto por fac-símile (fax), telex, telegrama ou outro meio não especificado neste Edital.

6.5.1. Será indeferido recurso que não estiver digitado.

6.6. O recurso deverá ser enviado pela internet, através de e-mail, no endereço eletrônico recursos.cgtee@msconcursos.com.br.

6.7. No caso do formulário de recurso digitado, ou mesmo na apresentação de texto e doutrina em que se fundamenta seu recurso, o candidato deverá providenciar a devida digitalização das laudas, através de scanner ou equipamento similar, de modo que permaneça legível e mantenha a devida integridade, atentando-se ao modo de envio e tempestividade.

6.8. Não serão conhecidos os recursos interpostos fora do prazo previsto ou que não atendam ao estipulado no Anexo II deste Edital.

6.9. O candidato que tiver seu recurso indeferido e desejar obter a resposta do mesmo poderá enviar a solicitação pelo e -mail recursos.cgtee@msconcursos.com.br. A resposta será encaminhada unicamente para o endereço eletrônico constante na ficha de inscrição do candidato.

6.10. O candidato terá 2 (dois) dias após a publicação do gabarito definitivo (gabarito republicado em decorrência de recursos) para solicitar cópia da resposta de seu recurso.

VII- DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A CONTRATAÇÃO

7. Para ser convocado o candidato deverá:

7.1. Ter sido aprovado neste concurso público.

7.2. Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto da Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do art. 12, §1º, da Constituição Federal.

7.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, também com as obrigações militares.

7.4. Comprovar, na data da contratação, possuir os requisitos exigidos para o perfil/especialidade e a comprovação de estar em dia com o órgão regulamentador da profissão, quando for o caso;

7.5. Apresentar cópia de registro expedido pelo respectivo conselho da categoria, para os perfis que assim o exigem.

7.6. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da contratação.

7.7. Ser aprovado em exame médico admissional.

7.8. Não ter antecedentes criminais e achar-se em pleno gozo de seus direitos civis e políticos.

7.9. Apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença -CID, bem como a provável causa da deficiência, conforme declarado no ato da inscrição.

7.10. Apresentar os documentos que se fizerem necessários por ocasião da contratação.

7.11. O candidato que, no decorrer do processo de contratação e admissão, desistir da ocupação da vaga, será automaticamente eliminado deste Concurso Público.

7.12. O não comparecimento aos exames médicos admissionais agendados ou a inexistência de conclusão, sem justificativas comprovadas e dentro do prazo previsto, caracterizarão desistência do processo e ensejarão eliminação do candidato do concurso.

7.13. A convocação para admissão será feita através de telegrama, unicamente pelo endereço constante da ficha de inscrição. O não atendimento à convocação faculta à ELETROBRAS CGTEE, após enviar correspondência com aviso de recebimento, convocar o candidato seguinte, excluindo da seleção aquele que não atender à convocação no prazo de 5 dias, após o recebimento da mesma. Não haverá, em hipótese alguma, segunda convocação, por qualquer que seja o motivo.

VIII- DA CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS

8. Observada rigorosamente a ordem de classificação, os candidatos aprovados serão convocados através de correspondência ou telegrama com aviso de recebimento de acordo com a necessidade da ELETROBRAS CGTEE.

8.1. O candidato aprovado será responsável por manter seu endereço atualizado junto a ELETROBRAS CGTEE para fins de eventual necessidade de chamada.

IX - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9. O prazo de validade deste Concurso Público será de 2 (dois) anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.

9.1. Caberá ao Diretor Administrativo da ELETROBRAS CGTEE a homologação dos resultados deste Concurso Público.

9.2. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais atualizações ou retificações, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital próprio.

9.3. A ELETROBRAS CGTEE e a empresa Hilda Ferreira de Moura - ME não se responsabilizam por eventuais prejuízos ao candidato, inclusive quanto à eventual contratação, decorrentes de:

a) endereço não atualizado;

b) endereço de difícil acesso;

c) correspondência devolvida pela Empresa de Correios e Telégrafos por razões diversas de fornecimento e/ou endereço errado do candidato;

d) correspondência recebida por terceiros.

9.4. Durante o prazo de validade do Concurso Público o candidato aprovado deverá manter seu endereço atualizado, devendo em caso de alteração do mesmo comunicar oficialmente ao Departamento de Recursos Humanos da ELETROBRAS CGTEE, no seguinte endereço: Rua 7 de Setembro, 539, Porto Alegre - RS.

9.5. Durante o prazo de validade do Concurso Público, a ELETROBRAS CGTEE respeitará a ordem de classificação obtida pelos candidatos para as contratações nas vagas existentes ou que porventura vierem a existir para os perfis e cidades abrangidas no processo, de acordo com suas necessidades e disponibilidade financeira, não havendo obrigatoriedade de contratação de todos os candidatos.

9.6. Decorridos 180 (cento e oitenta) dias da homologação e não caracterizando qualquer óbice, é facultada a destruição do cartão-resposta e demais registros escritos, mantendo-se, porém, pelo prazo de validade do Concurso Público, os registros eletrônicos.

9.7. É de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações referentes a este concurso, sobre os quais não poderá alegar desconhecimento.

9.8. A legislação com vigência após a data de publicação deste Edital, bem como as alterações em dispositivos constitucionais, legais e normativos a elas posteriores não serão objeto de avaliação nas provas do Concurso.

9.9. Os casos não previstos serão resolvidos pela Comissão do Concurso Público, à luz da legislação vigente.

9.10. O Anexo I- Conteúdos Programáticos e o Anexo II - Formulário de Recursos são partes integrantes deste edital.

Porto Alegre/RS, 29 de março de 2010.

EDUARDO ANTÔNIO PETERS
Diretor Administrativo

ANEXO I- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº 001/2010 -CONCURSO PÚBLICO

PERFIS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

COMUM A TODOS OS PERFIS DE NÍVEL MÉDIO E NÍVEL MÉDIO TÉCNICO

Português - Compreensão e Interpretação de diversos gêneros textuais. Emprego de substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, conjunção, interjeição, tempo e modo verbais, preposição e advérbios. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Significação das palavras. Comunicação oficial: ofício, memorando, informação e relatório.

Informática - Microsoft Word 2003 e/ou versões superiores: edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, impressão, ortografia e gramática. Microsoft Excel 2003 e/ou versões superiores: células, colunas, conceitos de linhas , impressão. Windows XP: pastas, diretórios e subdiretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência. Navegação na internet, impressão de páginas. Correio eletrônico: envio de mensagens (anexação de arquivos, cópias).

Legislação

Princípios Básicos da Administração Pública

Lei 8.666/93

Legislação sobre Segurança do Trabalho: NR 10; NR 13 e NR 33.

Legislação ambiental - Resolução CONAMA Nº 237/97, Resolução CONAMA Nº 008/1990

COMUM A TODOS OS PERFIS DE NÍVEL MÉDIO TÉCNICO

Inglês - Estratégias de leitura: compreensão e interpretação de texto de diferentes gêneros; reconhecimento de informações específicas; capacidade de análise e síntese; inferência e predição; reconhecimento do vocabulário mais frequente em textos não- literários ; palavras cognatas e falsos cognatos. Estratégias discursivas: tipo de texto; função e estrutura discursivas; marcadores de discurso; elementos de coesão. Aspectos gramaticais: conhecimento dos tempos e modos verbais; uso de preposições, conjunções, pronomes e modais; concordância nominal e verbal; formação e classe de palavras; relações de coordenação e subordinação, vocábulo comum, numerais.

NÍVEL MÉDIO SUPORTE - ASSIS TENTE TÉCNICO

Conhecimentos Específicos - Conhecimentos básicos em Administração de materiais e logística. Grandezas elementares da eletricidade, unidades de medida e a relação entre elas: Tensão, Corrente, Resistência Elétrica e Potência. Componentes elementares de um circuito elétrico: Resistores, Indutores, Capacitores. Associação de resistores em série e paralelo. Condutores e Isolantes; Noções elementares de corrente alternada e corrente contínua. Interpretação de desenhos mecânicos, interpretação de gráficos, medidas e unidades: força, pressão, temperatura, peso, densidade. Termometria, transmissão de calor, mudanças de estado, dilatação térmica dos materiais, atrito, lubrificação. Trigonometria, geometria plana e espacial: volume, área, comprimento; equações do 1º Grau. Átomo, noções básicas de teoria atômica da matéria, tabela periódica; Funções Inorgânicas: ácidos, bases e sais e óxidos; pH, reações de neutralização ácido-base.

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial - Eletrotécnico

Conhecimentos Específicos - Circuitos elétricos; Medidas elétricas: medição e unidades de medida; Materiais elétricos; Máquinas elétricas (Motores e geradores); Equipamentos elétricos (transformadores, disjuntores, chaves seccionadoras, pára-raios, banco de capacitores); Eletromagnetismo; Sistemas trifásicos; Aterramento; Sistema Internacional de Unidades e conversões; Acionamentos e controles elétricos; Instalações elétricas de alta e baixa tensão; Iluminação.

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial - Eletromecânico

Conhecimentos Específicos - Eletricidade. Materiais. Máquinas e equipamentos elétricos e mecânicos. Instalações elétricas. Sistemas elétricos, pneumáticos, hidráulicos, de instrumentação e controle; Atuadores, sensores e elementos de automação. Desenho técnico. Metrologia. Processos de fabricação. Instalação e manutenção. Sistema Internacional de Unidades e conversões.

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial - Mecânico

Conhecimentos Específicos - Equilíbrio dos Corpos Rígidos. Análise de Estruturas. Esforços em barras, vigas, eixos e cabos. Cargas distribuídas. Diagramas de momentos fletores e forças cisalhantes. Geometria das áreas. Atrito. Mecânica Dinâmica: Cinemática das máquinas. Análise de esforços em máquinas. Dinâmica da Partícula. Cinemática e Dinâmica de Corpo Rígido. Energia e Quantidade de Movimento. Mecanismos. Sistemas Articulados. Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos. Trem de Engrenagens. Cinemática e Dinâmica de Mecanismos. Resistência dos Materiais. Tensão e Deformação. Equações Constitutivas dos Materiais. Solicitações Axiais em Barras. Flexão e Cisalhamento em Vigas. Deslocamentos em Vigas. Torção em Eixos. Vasos de Pressão. Esforços Combinados. Transformação de Tensão e Deformação. Círculo de Mohr. Critérios de Resistência. Fadiga. Elementos de Máquinas. Parafusos. Rebites. Eixos e árvores de transmissão. Molas. Engrenagens. Rolamentos. Juntas Soldadas. Vibrações Mecânicas. Definições e Leis constitutiva dos elementos básicos: mola e amortecedor. Instrumentação, Aquisição e Tratamento do Sinal Vibratório. Vibrações Livres e Forçadas com um Grau de Liberdade. Mecânica dos Fluidos. Estática dos Fluidos. Análise de Escoamentos. Leis Básicas para Sistemas e Volumes de Controle. Escoamentos Incompressíveis. Tubulações Industriais. Termodinâmica. Propriedades das substâncias puras. Primeira e Segunda Leis da Termodinâmica. Ciclos motores e de refrigeração. Materiais de Construção Mecânica: Diagrama de equilíbrio ferro-carbono. Propriedades Mecânicas dos materiais. Diagramas de transformação-tempo-temperatura. Temperabilidade. Tratamentos térmicos e termoquímicos. Aços carbono comuns e aços de baixa liga. Ferros fundidos. Tecnologia mecânica: Fundição. Conformação mecânica. Usinagem. Soldagem. Ensaios de materiais - Destrutivos e não destrutivos. Máquinas de Fluxo: Princípios de funcionamento e operação de ventiladores, bombas centrífugas, compressores alternativos, compressores centrífugos, compressores axiais, turbinas a vapor e a gás. Aspectos termodinâmicos associados aos processos desenvolvidos por essas máquinas.. Transformadores. Lubrificação e lubrificantes. Princípios básicos de lubrificação. Lubrificação de equipamentos e componentes mecânicos. Corrosão: Corrosão química e eletroquímica. Métodos de proteção anticorrosiva. Máquinas Térmicas: Motores a combustão interna, combustíveis e combustão, refrigeração e ar condicionado, caldeiras, equipamentos e instalações. Máquinas de levantamento e transporte: Equipamentos para transporte horizontal, vertical e inclinado. Geração de vapor.

Nível Médio Operacional - Técnico Industrial - Químico Industrial

Conhecimentos Específicos - Ácidos, bases, sais. Reação de neutralização. Equilíbrio iônico na água. Análise volumétrica. Concentração das soluções. Equivalentes - grama. Normalidade. Diluição e mistura de soluções. Vidraria utilizada em laboratório. Noções de segurança em laboratório. Noções em Espectrofotometria e rotina em laboratório. Sistema Internacional de Unidades e conversões.

COMUM A TODOS OS PERFIS DE NÍVEL SUPERIOR

Português - Compreensão e Interpretação de diversos gêneros textuais. Tipologia textual. Ortografia oficial e Acentuação gráfica. Cargo das classes de palavras: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição, tempo e modo verbais, pronomes e advérbios. Cargo do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período: termos essenciais da oração, termos integrantes da oração, termos acessórios, período composto, período simples, orações coordenadas, orações subordinadas. Problemas gerais encontrados na língua culta. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Significação das palavras. Redação de correspondências oficiais. Conotação e denotação, figuras de pensamento e de linguagem. Divisão silábica. Coexistência das regras ortográficas atuais - em vigor desde janeiro de 2009 - com as antigas.

Informática - Microsoft Word 2003 e/ou versões superiores: estrutura dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, ortografia e gramática, controle de quebras (seção e página), numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, caixas de texto. Microsoft Excel 2003 e/ou versões superiores: estrutura das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação. Windows 2003: pastas, diretórios e subdiretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, painel de controle. Navegação na internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas. Redes Microsoft (compartilhamento de pastas e arquivos); localização e utilização de computadores e pastas remotas; mapeamento de unidades da rede. Correio eletrônico: envio de mensagens (anexação de arquivos, cópias). Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e Intranet. Conhecimento de Word, Excel e Powerpoint.

Legislação

Princípios Básicos da Administração Pública

Lei 8.666/93

Legislação sobre Segurança do Trabalho: NR 10; NR 13 e NR 33.

Legislação ambiental - Resolução CONAMA Nº 237/97, Resolução CONAMA Nº 008/1990

COMUM AOS PERFIS DE NÍVEL SUPERIOR: ENGENHEIRO ELÉTRICO, ENGENHEIRO ELETRÔNICO, ENGENHEIRO MECÂNICO E ENGENHEIRO QUÍMICO

Inglês - Estratégias de leitura: compreensão e interpretação de texto de diferente gêneros; reconhecimento de informações específicas; capacidade de anális e e síntese; inferência e predição; reconhecimento do vocabulário mais frequente em textos não- literários; palavras cognatas e falsos cognatos. Estratégias discursivas: tipo de texto; função e estrutura discursivas; marcadores de discurso; elementos de coe são. Aspectos gramaticais: conhecimento dos tempos e modos verbais; uso de preposições, conjunções, pronomes e modais; concordância nominal e verbal; formação e classe de palavras; relações de coordenação e subordinação, vocábulo comum, numerais.

Nível superior - Engenheiro Elétrico

Conhecimentos Específicos - Eletrônica Básica e Eletricidade Básica. Conceitos. Condutores e isolantes. Componentes elétricos e eletrônicos. Corrente Elétrica. Lei de Ohm. Diferença de Potencial. Energia Elétrica. Efeito Joule. Circuitos Série, Paralelo e Misto. Resolução de Circuitos (1ª e 2ª Leis de Kirchoff). Reguladores de Tensão. Fontes de Tensão e de Corrente. Capacitância. Indutância. Capacitores. Indutores. Símbolos e Convenções. Potência Elétrica. Eletromagnetismo. Grandezas Elétricas e Magnéticas. Forças de Coulomb. Campo Elétrico. Lei de Gauss e Fluxo Elétrico. Energia e Potencial Elétrico de conjunto de cargas. Corrente, densidade de corrente e condutores. Materiais dielétricos e capacitância. Equação de Laplace. Lei de Ampère e o campo magnético. Equações de Maxwell. Circuitos C.C. e C.A. Fator de Potência. Filtros. Casadores de Impedância. LED. SCR. Tiristor. Diac. Triac. Optoacopladores. Fontes de Tensão e de corrente. Análise de circuitos em corrente contínua e corrente alternada. Instalações Elétricas. Proteção. Leitura e interpretação de esquemas e diagramas uni e trifilares. Transientes. Transitório e Regime Permanente. Conversão Delta-Estrela e Estrela-Delta. Instrumentos e Medidas. Unidades usuais. Sistema Internacional de Unidades. Erro e Tolerância. Aparelhos de medida. Instrumentos de bobina móvel, eletrostáticos, de ferro móvel e eletrodinâmicos. Fundamentos dos instrumentos de medição. Quocientímetros. Fasímetros. Ponte de Wheatstone. Osciloscópio. Gerador de ondas senoidais. Voltímetro. Amperímetro. Wattímetro. Frequencímetro. Multímetro. Medidores. Controle de circuitos. Medidas elétricas. Medição de resistências elétricas. Localização de defeitos nos cabos elétricos isolados. Medição de impedância, da resistência de "terra" e da resistividade do solo. Instrumentos elétricos de medida. Aparelhos auxiliares para medidas em circuitos de corrente alternada e contínua. Eletrônica Linear. Semicondutores. Diodos. Transistores. Transformadores. Regulador de tensão. Retificadores. Fonte de Alimentação. Amplificadores a transistor. Realimentação. Circuitos RC, RL e RLC. Circuitos Integradores. Transistor de Efeito de Campo. Amplificadores de RF. Osciladores. Amplificadores de Potência. Amplificador Operacional. Eletrônica Digital. Conceitos. Sistemas binário e hexadecimal. Álgebra de Boole. Tabelas verdade e símbolos lógicos. Famílias lógicas. Portas lógicas. Circuitos Combinacionais. Multivibradores e Flip-Flop. Componentes. Circuitos digitais. Registradores. Contadores. Conversores A/D e D/A. Memórias. Microcontroladores e Microprocessadores. Circuitos Sequenciais. Circuitos elétricos. Definições e parâmetros de circuitos. Valores médio e eficaz. Impedância complexa e notação de fasores. Circuitos em série e paralelo. Potência e correção do fator de potência. Ressonância série e paralelo. Análise de circuitos pelas correntes de malha e pelas tensões dos nós. Teoremas de Norton e Thevenin. Teoremas gerais de circuitos. Indutância mútua. Sistemas Polifásicos. Transitórios em circuitos. Transmissão por Fios e Cabos. Conceitos. Características. Tipos de Fios e de Cabos. Tipos de Linhas. Práticas de Instalação. Equipamentos de Testes. Tensões de Transmissão. Isoladores. Ferragens e acessórios. Estruturas das Linhas de Transmissão. Transmissão de energia elétrica. Rede elétrica: geradores, rede estabilizada, no-break, elevadores, sistema de refrigeração, CFTV, segurança eletrônica e aterramento. Distribuição de Energia. Princípios básicos. Linhas de baixa, média e alta tensão. Redes. Quadros e painéis. Transformadores. Distribuição de energia elétrica. Sistemas de Potência. Sistemas elétricos. Circuitos trifásicos. Circuito série. Sistemas elétricos de corrente contínua. Subestações rebaixadoras. Valores percentuais e por unidade. Componentes simétricas e de Clarke. Conversão de Energia. Conversão eletromecânica de energia. Processos de conversão de energia elétrica. Análise de sistemas magnéticos. Transformação de energia elétrica. Máquinas comutadoras. Máquinas polifásicas. Equipamentos elétricos. Normas, fontes de energia, consumos. Problemas comuns a todas as instalações, sobretensões, coordenação de isolamento, ligação a terra, condição do neutro nos sistemas trifásicos. Os aparelhos de comando. Os comandos nos circuitos elétricos e os fenômenos relativos, meios e modos de extinção do arco, características construtivas dos disjuntores, disjuntores de comando, seccionadores e outros dispositivos para baixa tensão. Relé, descarregadores de sobretensão, sistemas de telecomando e de telemedida. Conceitos e fundamentos aplicados à manutenção predial (preventiva e corretiva). Planejamento e controle da manutenção (anual das atividades; sistema de ordem de serviços; histórico de intervenções em equipamentos). Instalações elétricas. Instalações prediais de luz e força. Proteção e controle de circuitos. Luminotécnica. Iluminação predial. Iluminação de áreas externas. Instalações para força motriz. Circuitos de sinalização. Instalações de pára-raios prediais. Melhoramento do fator de potência e instalação de capacitores. Técnica da execução das instalações elétricas. Medidores de energia. Especificações prediais. Projetos de A.T. e B.T. e prediais. Projeto de rede lógica (cabeamento estruturado) Instalações elétricas industriais. Elementos de projeto. Dimensionamento da seção de condutores elétricos. Iluminação industrial. Fator de potência. Curto-circuito em instalações de baixa-tensão. Motores elétricos. Partida de motores elétricos de indução. Materiais e equipamentos. Proteção e coordenação. Aterramento. Sistema de aterramento e malha de terra. Projeto de Subestação de consumidor. Eletrônica Industrial. Componentes eletrônicos. Retificadores. Conversores CC/CC, CC/CA, CA/CC e CA/CA. Circuitos de Disparo. Inversores. Proteções. Sensores e Transdutores. Elementos fotosensíveis. Controles eletrônicos de motores e geradores. Circuitos de Disparo. Proteções. Programação e Características de PLC's. Microinformática e Transmissão de dados. Sistemas de energia. Alimentação AC/DC. Aterramento e pára-raios. Proteção de equipamentos e de sistemas: conceitos, características, cuidados e dispositivos. Dispositivos de proteção.

Nível Superior - Engenheiro Eletrônico

Conhecimentos Específicos - Teoria dos Circuitos: fontes de tensão e de corrente; componentes passivos; lei de Ohm; lei das malhas; lei dos nós; teoremas de Thévenin, de Norton e da Superposição; sinais senoidais; reatância indutiva e capacitiva; módulo e fase da impedância complexa; análise de um circuito RLC em regime senoidal; equações diferenciais aplicadas a circuitos; análise espectral por séries de Fourier; transformada de Laplace; resposta no domínio da frequência; função de transferência; polos e zeros da função de transferência: análise e resposta de um circuito RLC no domínio do tempo; ganho e perda em Decibel (dB); potência em dBm e em dBw; instrumentos de medidas em eletrônica e em telecomunicações. Características, Polarizações e Aplicações dos Dispositivos: relé; transformador; diodo retificador, Zener, Varactor, Túnel, DIAC,TRIAC, PIN e SCR; diodos emissores e detectores de luz; transistor bipolar, transistores de efeito de campo FET, MOS e CMOS; chaves analógicas; resistores dependentes da temperatura (Termistor) de coeficiente negativo (NTC) e positivo (PTC); resistores dependentes da luz (LDR) e da tensão (VDR); foto-transistor; transistor bipolar com porta isolada (IGBT); cristal piezoelétrico: centelhador de proteção de surtos; termo -pares; sensores de pressão e temperatura. Análise, Polarização e Aplicações dos Circuitos Eletrônicos: retificadores de meia onda e onda completa monofásicos e polifásicos; circuitos com diodos; filtros de retificadores; amplificadores de pequenos sinais e de potência em classes A, AB, B e C; amplificadores diferencial, Cascode e seletivo; transistores em corte e em saturação; realimentação; estabilidade de sistemas realimentados; sistemas de controle; osciladores senoidais; geradores de sinais; fontes de alimentação; reguladores discretos e integrados; fontes chaveadas; controle de potência pelo ângulo de condução e por modulação de largura de pulsos (PWM); multiplicador de sinais; moduladores e detectores em amplitude, em frequência e em fase; moduladores digitais para FSK, PSK, QPSK e QAM; amostrador de sinais; medidores de temperatura. Análise e Características de Amplificadores Operacionais: ganho em malha aberta; resposta em frequência; compensação; impedância de entrada e de saída; amplificador operacional ideal; amplificador de transcondutância (OTA). Aplicações de Amplificadores Operacionais nas configurações de Circuitos:seguidor; inversor; amplificadores inversor e não inversor; integrador; diferenciador; somador; compensador de fase; análise e síntese de filtros passa-baixa, passa-alta, passa-faixa e rejeita-faixa; síntese de circuitos ativos; fontes de corrente e de tensão usando Amplificadores Operacionais; disparador de Smith; osciladores de ondas senoidais, quadradas, triangulares e de pulsos; análise de um operacional real; compensação de frequências por avanço e atraso; amplificadores de instrumentação. Sistemas de Controle e Servomecanismos: espaços de estados e função de transferência; realimentação de estados; estabilidade de sistemas contínuos dinâmicos; diagramas de Nyquist e Bode; controlabilidade e observabilidade; erro em regime permanente; modelagem de sistemas físicos; sistemas multivariáveis; controlador proporcional, integral e diferencial (PID); transformada Z; instabilidade de sistemas discretos; critério de estabilidade de Liapunov. Funções lógicas, Portas Lógicas, Circuitos Lógicos Combinacionais e Seqüenciais: Inversor, Ou, E, Não Ou, Não E, Ou Exclusivo; Não Ou Exclusivo; Somador; tabela da verdade; teoremas de Morgan; álgebra Booleana; simplificação de funções lógicas; multiplexador; conversores de código; multivibradores bi-estável (Flip-Flop), mono-estável e astável; contadores binários diretos e reversos; geradores de palavras; portas lógicas em circuitos integrados TTL e CMOS. Conversores Analógicos-Digitais e Digitais-Analógicos: rampa simples; dupla rampa; comparações sucessivas; Flash. Memórias Digitais: RAM; ROM; PROM; EPROM; memórias integradas; configurações. Comunicações Ópticas:fontes de luz; LED; LASR; características e polarizações dos emissores de luz em comunicações ópticas; características e polarizações dos dispositivos detectores de luz; tipos e características de fibras ópticas multímodo e monomodo; filtros ópticos, moduladores ópticos; chaves ópticas; divisores de potência óptico (Spliter); conversão eletro-óptica e óptica-elétrica; comprimentos de onda e janelas das radiações empregadas em comunicações ópticas; transmissores e receptores ópticos; componentes ópticos passivos; polarizador; isoladores; amplificador óptico com fibra dopada a Érbio; perdas nos dispositivos ópticos; orçamento de potência em um enlace óptico; potência de transmissão; sensibilidade de recepção; ruído em enlaces ópticos; taxa de erro de bit (BER); emendas de fibras ópticas; medidores em comunicações ópticas; cálculo de um enlace óptico. Princípios da Comunicação Analógica e Digital: receptores e transmissores de sinais modulados em amplitude, frequência e fase; princípios da telefonia analógica; multiplexação analógica por divisão de frequências (FDM); modulação digital por chaveamento de frequência (FSK), de fase (PSK), multinível (QPSK); modulação em amplitude e fase (QAM); modulação diferencial DQPSK; modulação Delta; taxa e velocidade de transmissão; larguras de faixa para a transmissão analógica e digital; multiplexação por divisão de tempo (TDM); modulação por codificação de pulsos (PCM); Hierarquia Digital Síncrona (SDH); redes de computadores; comunicações por satélites.

Nível Superior - Engenheiro Mecânico

Conhecimentos Específicos - Qualidade e administração da produção: Administração de materiais, Formação e controle de estoques. Administração, planejamento, programação e controle de projetos. Planejamento para a Qualidade. Planejamento da Produção. Visão Geral dos Sistemas de Produção. Planejamento Estratégico da Produção. Previsão da Demanda. Planejamento-mestre da Produção. Administração de Estoques. Sequenciamento de Processos. Acompanhamento e Controle da Produção. Sistema Kanban. Mecânica Estática. Equilíbrio dos Corpos Rígidos. Análise de Estruturas. Esforços em barras, vigas, eixos e cabos. Cargas distribuídas. Diagramas de momentos fletores e forças cisalhantes. Geometria das áreas. Atrito. Mecânica Dinâmica: Cinemática das máquinas. Análise de esforços em máquinas. Dinâmica da Partícula. Cinemática e Dinâmica de Corpo Rígido. Energia e Quantidade de Movimento. Mecanismos. Sistemas Articulados. Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos. Trem de Engrenagens. Cinemática e Dinâmica de Mecanismos. Resistência dos Materiais. Tensão e Deformação. Equações Constitutivas dos Materiais. Solicitações Axiais em Barras. Flexão e Cisalhamento em Vigas. Deslocamentos em Vigas. Torção em Eixos. Vasos de Pressão. Esforços Combinados. Transformação de Tensão e Deformação. Círculo de Mohr. Critérios de Resistência. Fadiga. Elementos de Máquinas. Parafusos. Rebites. Eixos e árvores de transmissão. Molas. Engrenagens. Rolamentos. Juntas Soldadas. Vibrações Mecânicas. Definições e Leis constitutiva dos elementos básicos: mola e amortecedor. Instrumentação, Aquisição e Tratamento do Sinal Vibratório. Vibrações Livres e Forçadas com um Grau de Liberdade. Mecânica dos Fluidos. Estática dos Fluidos. Análise de Escoamentos. Leis Básicas para Sistemas e Volumes de Controle. Escoamentos Incompressíveis. Tubulações Industriais. Termodinâmica. Propriedades das substâncias puras. Primeira e Segunda Leis da Termodinâmica. Ciclos motores e de refrigeração. Materiais de Construção Mecânica: Diagrama de equilíbrio ferro-carbono. Propriedades Mecânicas dos materiais. Diagramas de transformação-tempo-temperatura. Temperabilidade. Tratamentos térmicos e termoquímicos. Aços carbono comuns e aços de baixa liga. Ferros fundidos. Tecnologia mecânica: Fundição. Conformação mecânica. Usinagem. Soldagem. Ensaios de materiais - Destrutivos e não destrutivos. Máquinas de Fluxo: Princípios de funcionamento e operação de ventiladores, bombas centrífugas, compressores alternativos, compressores centrífugos, compressores axiais, turbinas a vapor e a gás. Aspectos termodinâmicos associados aos processos desenvolvidos por essas máquinas. Manutenção: Manutenção industrial. As diferentes formas de manutenção. Gerência e planejamento de manutenção - PERT - caminho crítico, nivelamento de mão-de-obra. Eletrotécnica: Conceitos básicos de eletrotécnica. Motores de corrente alternada polifásicos e monofásicos. Transformadores. Lubrificação e lubrificantes. Princípios básicos de lubrificação. Lubrificação de equipamentos e componentes mecânicos. Corrosão: Corrosão química e eletroquímica. Métodos de proteção anticorrosiva. Máquinas Térmicas: Motores a combustão interna, combustíveis e combustão, refrigeração e ar condicionado, caldeiras, equipamentos e instalações. Máquinas de levantamento e transporte: Equipamentos para transporte horizontal, vertical e inclinado. Geração de vapor. Propriedades termodinâmicas do vapor. Manuseio de diagramas de Mollier e similares.

Nível Superior - Engenheiro Químico

Conhecimentos Específicos - Leis de Newton, Fourier e Fick e suas Aplicações. Balanços de Quantidade de Movimento, de Energia e de Massa e suas Aplicações. Fundamentos da Termodinâmica 1 a e 2 a Lei. Equilíbrio de Fases. Equilíbrio Químico. Cinética Química Homogênea. Cinética Química Heterogênea. Cinética e Equilíbrio Eletroquímico. Processos de Separação (Absorção, Adsorção, Destilação, Extração, Líquido -Líquido e Evaporação), Equipamentos da Engenharia Química e Processos Industriais; Combustíveis: propriedades e caracterização. Combustão. Tratamento de água para processo industriais; Corrosão; Química Analítica Qualitativa; Química Analítica Quantitativa; Análise Instrumental Química. Geração de vapor. Propriedades termodinâmicas do vapor. . Manuseio de diagramas de Mollier e similares.

Nível Superior - Médico do Trabalho

Conhecimentos Específicos - Processo saúde-doença e trabalho. Trabalho e Saúde Menta. Toxicologia Ocupacional. Vigilância em ambientes de trabalho. Doenças Relacionadas ao trabalho prevalentes em nosso meio (Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, Dermatoses ocupacionais, Pneumopatias ocupacionais, Perda de Audição Induzida pelo Ruído, Pneumopatias ocupacionais, Efeitos da exposição a radiações, Exposição ocupacional a material biológico -perfuro- cortantes e aéreos, Intoxicação por Agrotóxicos, Doenças mentais relacionadas ao trabalho). Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho. Plano de Benefícios da Previdência Social. Perfil Profissiográfico Previdenciário. Organização da Atenção a Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde. Ética Médica. Legislação Previdenciária. Gestão de Serviços de Medicina do Trabalho.

BIBLIOGRAFIA

 

Bibliografia: a critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

ANEXO II - FORMULÁRIO DE RECURSO EDITAL Nº 001/2010 - CONCURSO PÚBLICO

Número da inscrição _________________________________________________________________________

Candidato(a)_______________________________________________________________________________

CPF:_____________________________________________________________________________________

RG:______________________________________________________________________________________

Perfil: ____________________________________________________________________________________

Endereço:_________________________________________________________________________________

Telefone: [_] _______________________________________________________________________________

e-mail:____________________________________________________________________________________

Fato motivador do recurso:______________________________________

Fundamentação e/ou embasamento legal, com as devidas razões do recurso
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________

Local e data

Atenção: Especificar o fato motivador do recurso (em caso de questões constantes na prova objetiva, elucidar o número da questão, a disciplina a que a questão pertence e o tipo da prova). Cada questão deverá ser apresentada em um formulário. O não atendimento a qualquer dos itens acima e ao disposto no edital implicará no indeferimento do recurso.