Prefeitura de Juiz de Fora (DEMLURB) - MG

Notícia:   DEMLURB de Juiz de Fora - MG abre vaga para Auxiliar de Serviços

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

ESTADO DE MINAS GERAIS

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE LIMPEZA URBANA

EDITAL Nº 001-DEMLURB

O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO DE LIMPEZA URBANA, no uso de suas atribuições e com base no artigo 194 e seguintes da Lei 8.710, de 31/07/1995, torna público que estarão abertas, apenas pela internet, as inscrições para Processo Seletivo Simplificado - Prova de Títulos para a Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público para o Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB, nos termos da legislação municipal e considerando a execução de medidas necessárias para o funcionamento de serviços essenciais de limpeza urbana, para a classe especificada abaixo:

Classe

Requisitos

Jornada de Trabalho Semanal

Vencimento Mensal (R$)

AUXILIAR DE SERVIÇOS (para a execução da atividade de coleta de resíduos sólidos)

Nível elementar

44 horas

R$ 725,27

1 DAS INSCRIÇÕES:

1.1 Período: das 09:00 (nove) horas do dia 01 de agosto de 2012 até às 23 horas e 59 minutos (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia 06 de agosto de 2012.

1.2 Local: As inscrições serão efetuadas somente pela internet, no site oficial do DEMLURB- www.demlurb.pjf.mg.gov.br.

1.2.1. O candidato que tiver dificuldades na utilização de equipamentos ou de acesso a internet poderá no período de inscrição dirigir-se aos Centros Regionais da Prefeitura de Juiz de Fora, no horário das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira, nos endereços a seguir descritos:

* Centro Regional Sul - Rua Porto das Flores, nº 270 - Santa Luzia.

* Centro Regional Norte - Av. Inês Garcia nº 357 - Benfica.

* Centro Regional Oeste - Av. Pres. Costa e Silva, nº 2184 - São Pedro.

* Centro Regional Nordeste - Av. Juiz de Fora, nº 92 - Grama.

1.3. Local para entregar títulos: Os candidatos após realizarem suas inscrições pela internet terão de entregar os títulos para validação das informações prestadas na inscrição nos dias 09 e 10 de agosto de 2012, no Departamento Municipal de Limpeza Urbana-DEMLURB (Av. Francisco Valadares, nº 1000 - Vila Ideal - Juiz de Fora-MG), no horário de 8:30 as 11:30 horas e de 14:00 as 16:30 horas.

1.3.1. O candidato que estiver impossibilitado de entregar os títulos nos dias especificados no item 1.3. poderá fazê-lo através de procurador devidamente constituído para este fim, que deverá, no ato da entrega da documentação, apresentar o respectivo instrumento de procuração (modelo constante do anexo III) e cópia do documento de identidade do procurador (outorgado) e do outorgante.

1.4. Para efetivação da inscrição o candidato deverá preencher e transmitir corretamente todos os dados do formulário de inscrição, impreterivelmente, no prazo estabelecido no item 1.1., bem como entregar seus títulos no Departamento Municipal de Limpeza Urbana-DEMLURB, conforme prazo estabelecido no item 1.3.

1.5. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB disponibilizará durante o período de inscrição, através do site - www.demlurb.pjf.mg.gov.br, o formulário de inscrição e o comprovante de inscrição para impressão pelo candidato.

1.6. A inscrição do candidato implicará na sua ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

1.7. O candidato é o único responsável pelas informações prestadas no sistema de inscrição pela internet e pela entrega dos títulos.

1.8. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana não se responsabiliza por inscrições não efetuadas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou por outros fatores que impossibilitem o preenchimento do formulário de inscrição por parte dos candidatos.

1.9. Não haverá, em hipótese alguma, inscrição ou entrega de títulos fora do prazo e do horário estabelecidos nos itens 1.1. e 1.3., respectivamente, deste Edital.

1.10. O candidato que já realizou inscrições anteriores em processos seletivos da Prefeitura de Juiz de Fora e não se lembra da sua senha deverá encaminhar e-mail para decom@pjf.mg.gov.br até as 12:00 (doze) horas do dia 06/08/2012, solicitando a senha, bem como deverá informar nome completo e número do CPF.

1.10.1. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana não se responsabiliza pelo envio das senhas aos candidatos que enviaram e-mail após o horário especificado no item 1.10. deste Edital.

1.11. Após o encerramento do prazo, o candidato não poderá efetivar qualquer alteração nas informações contidas em sua inscrição.

1.12. Ao inserir seus dados cadastrais no formulário de Inscrição para o Processo Seletivo Simplificado será exigido que o candidato digite uma senha. Essa senha é pessoal, intransferível e de responsabilidade única do candidato.

2 DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

2.1 Possuir a formação e requisitos exigidos para o exercício profissional respectivo.

2.2 Ser brasileiro nato ou naturalizado.

2.3 Estar em dia com as obrigações eleitorais.

2.4 Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.

3 DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:

3.1 O candidato efetuará sua inscrição através de formulário específico disponibilizado, exclusivamente, no site - www.demlurb.pjf.mg.gov.br, devendo preencher todos os dados solicitados.

3.2 Serão consideradas como válidas, para fins de apuração do número de pontos obtidos pelo candidato, as informações registradas até o encerramento das inscrições, observado o disposto nos itens 3.3 e 3.4.

3.3 Ao preencher os dados relativos aos títulos, o candidato deverá observar rigorosamente as informações contidas nos documentos respectivos, que posteriormente serão solicitados para validação dos mesmos.

3.4 A incorreção e/ou inclusão de qualquer informação no formulário de inscrição, que não esteja de acordo com os documentos comprobatórios, determinará a reclassificação do candidato do processo admissional .

3.5 O candidato deverá apresentar os documentos comprobatórios e o comprovante de inscrição quando da convocação para validação dos títulos.

4 DO PROCESSO SELETIVO:

4.1 O Processo Seletivo será realizado em 02 (duas) fases:

I - Prova de Títulos, de caráter classificatório;

II - Prova de Aptidão Física, de caráter eliminatório e classificatório.

5 DA REALIZAÇÃO DAS FASES DO PROCESSO SELETIVO:

5.1 Para a primeira prova (Prova de Títulos), de caráter classificatório, serão considerados para fins de avaliação dos candidatos inscritos, os títulos apresentados, observados os critérios a seguir:

ITEM

TÍTULOS

PONTUAÇÃO

Nº MÁXIMO DE PONTOS

01

Efetivo exercício profissional como Auxiliar de Serviço, comprovado através da cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carnê de autônomo devidamente quitado ou de Certidões expedidas por Órgãos Oficiais.

0,5 (meio) ponto para cada 06 (seis) meses completos.

20,0 (vinte)

TOTAL MÁXIMO DE PONTOS

20,0 (vinte)

5.1.1 Serão considerados os títulos relacionados com o cargo pretendido pelo candidato, que serão examinados por Banca Examinadora coordenada pela Comissão de Coordenação e Supervisão do Processo Seletivo.

5.1.2 Os documentos comprobatórios dos títulos deverão estar legíveis e ser entregues pelos candidatos no período especificado no item 1.3. para posterior validação das informações prestadas pelo candidato no formulário de inscrição.

5.1.2.1 Os documentos para a validação dos títulos deverão ser apresentados em cópias xerox autenticadas ou cópias xerox acompanhadas dos originais, juntamente com o comprovante de inscrição e o original e cópia do documento de identidade.

5.1.2.2 Não serão aceitos tempos concomitantes para comprovação de efetivo exercício, conforme exigência do item 01 do quadro acima.

5.1.3 Os documentos comprobatórios dos títulos deverão estar legíveis e serem entregues pelos candidatos ou seus representantes devidamente nomeados e constituídos por procuração (modelo do Anexo III), no período especificado no item 1, para posterior validação das informações prestadas pelo candidato no formulário de inscrição.

5.1.4 Os documentos apresentados serão considerados uma única vez e apenas em relação a um único item.

5.1.5 As declarações e certidões expedidas para comprovação dos títulos deverão ser expedidas em papel timbrado da Instituição/empresa, identificada por pessoa jurídica, devidamente assinada e carimbada pela autoridade competente.

5.1.6 Juntamente com os documentos comprobatórios de efetivo exercício da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) deverá conter também a cópia da folha de identificação.

5.1.7 A classificação dos candidatos inscritos será feita em ordem decrescente do total de pontos obtidos pelo candidato observado o quadro constante do item 4.1.

5.1.8 Para fins exclusivos de comprovação de títulos deste processo seletivo, a Banca Examinadora considerará como equiparável a atividade de auxiliar de serviços, os registros na CTPS designados como atividades auxiliares compatíveis com a classe objeto deste edital.

5.2 A segunda Prova (Prova Prática), de caráter eliminatório e classificatório, compreenderá de uma prova de aptidão física, onde será avaliada a capacidade física dos candidatos, valendo 100 (cem) pontos.

5.2.1 A prova de aptidão física consistirá no teste abdominal (força muscular do abdômen), apoio sobre o solo (força muscular dos membros superiores) e corrida de 2.400 metros.

5.2.2 Para a prova prática de aptidão física, o candidato que não obtiver a pontuação mínima prevista no anexo IV deste edital será automaticamente eliminado.

5.2.3 Serão convocados para a Prova Prática os 60 (sessenta) primeiros candidatos classificados de acordo com o interesse do DEMLURB, mediante apresentação e aprovação de seus títulos pela Banca Examinadora coordenada pela Comissão de Coordenação e Supervisão do Processo Seletivo.

5.2.4 A Prova de aptidão física será aplicada em um dia na forma seguinte:

a) primeiro: aplicação do teste abdominal (força muscular do abdômen) e teste de apoio sobre solo (força muscular dos membros superiores) para todos os candidatos;

b) segundo: corrida de 2.400 metros para todos os candidatos, assegurado descanso mínimo de 30 (trinta) minutos após a realização do teste anterior.

5.2.5 Não haverá segunda chamada de provas, teste ou exames, nem sua aplicação fora do local ou horário estabelecido para sua realização.

5.2.5.1 O disposto no item 5.2.5 aplica-se em todas as fases do concurso e a qualquer situação de impedimento do candidato, não provocada pela administração do concurso, ainda que em decorrência de sua situação física ou de saúde, mesmo que eventual ou temporária, que o impeça de comparecer, executar ou completar qualquer prova, teste ou exame.

5.3 Apurado o total de pontos, na hipótese de empate, será dada preferência para efeito de classificação, sucessivamente:

a) ao candidato que apresentar o maior número de pontos na Prova Prática;

b) tiver maior idade, observado o disposto no item 5.3.1 deste Edital.

5.3.1 Os candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completados até o último dia do prazo de inscrição, terão preferência sobre os demais, na hipótese de empate, adotando-se como primeiro critério de desempate, nesse caso, a idade mais elevada, nos termos do art. 27, parágrafo único, da Lei Federal nº 10.741/2003.

6 DO RESULTADO:

6.1 O resultado referente a este processo seletivo será publicado no site do Departamento Municipal de Limpeza Urbana - www.demlurb.pjf.mg.gov.br e afixado no Quadro de Avisos do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, à Av. Francisco Valadares, nº 1000 - Poço Rico - Juiz de Fora - MG.

7 DOS RECURSOS:

7.1 Caberá apenas um recurso por candidato quanto a relação dos candidatos selecionados e classificados, desde que fundamentado, mediante requerimento dirigido ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana, protocolizado no Setor de Expediente (Av. Francisco Valadares, nº 1000 - Poço Rico - Juiz de Fora - MG).

7.2 O prazo para a apresentação de recurso é de 24 (vinte e quatro) horas corridas e improrrogáveis, excetuando-se os sábados, domingos e feriados, contadas da publicação da relação dos candidatos selecionados e classificados.

7.3 Os recursos, devidamente fundamentados, deverão conter dados que informem a identidade do reclamante e seu número de inscrição, bem como seu endereço completo, e­mail e telefone(s).

7.4 Serão rejeitados liminarmente os recursos protocolizados fora do prazo determinado, os não fundamentados, os que não tiverem os dados necessários à identificação do candidato, bem como os referentes ao processo de inserção de dados pela internet quando da realização da inscrição.

7.5 As decisões acerca dos recursos interpostos serão encaminhadas para o candidato no prazo de até 20 (vinte) dias, contados da data de encerramento da apresentação dos recursos.

7.6 A única e última instância competente para reconhecer os recursos é o Diretor Geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB.

8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

8.1 Todas as publicações referentes a este processo seletivo, inclusive eventuais alterações deste Edital, serão divulgadas por meio de afixação no Quadro de Avisos do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Av. Francisco Valadares, nº 1000 - Poço Rico - Juiz de Fora-MG) e publicados no site oficial do Departamento Municipal de Limpeza Urbana: www.demlurb.pjf.mg.gov.br.

8.2 Os casos omissos ou duvidosos serão julgados pela Comissão de Coordenação e Supervisão deste processo seletivo, designada pelo Diretor Geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB.

8.2.1 A decisão final desses casos, após o parecer da Comissão, deverá ser homologada pelo Diretor Geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB.

8.3 O prazo de validade deste Processo Seletivo é de 01 (um) ano, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

8.4 O candidato aprovado deverá manter junto ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana-DEMLURB, durante o prazo de validade deste Processo Seletivo, seu endereço atualizado, visando a eventuais convocações, não lhe cabendo qualquer reclamação, caso não seja possível ao DEMLURB convocá-lo por falta dessa atualização.

8.4.1 A atualização de endereço deverá ser requerida junto ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Av. Francisco Valadares nº 1000 - Poço Rico - Juiz de Fora/MG) pelo próprio candidato.

8.4.2 Independentemente de sua aprovação/classificação neste Processo Seletivo, não será contratado o candidato que tenha sido demitido por justa causa ou exonerado a bem do serviço público em vínculos empregatícios anteriores.

8.5 O candidato aprovado, antes de ser contratado, deverá submeter-se a exame médico admissional, de caráter eliminatório e, se constatada inaptidão de sua condição de saúde para o exercício de quaisquer das funções determinadas para a classe/especialidade para o qual foi selecionado, o candidato será eliminado do processo seletivo.

8.6 Após a validação dos títulos apresentados, o candidato deverá apresentar todos os documentos necessários à sua contratação.

8.7 Os candidatos classificados neste processo seletivo deverão aguardar a chamada para contratação, que ocorrerá observando rigorosamente a ordem de classificação e a existência de vagas para a classe/especialidade.

8.7.1 A apresentação do candidato para a entrega dos títulos deverá ocorrer no prazo estipulado no item 1.3 deste Edital; não comparecendo no prazo, o candidato será eliminado deste processo seletivo.

8.7.2 A convocação dos candidatos para preenchimento das vagas será feita através de publicação no site - www.demlurb.pjf.mg.gov.br.

8.7.3 O DEMLURB não está obrigado a fazer qualquer comunicação por telefone, e­mail ou carta para chamamento dos candidatos, sendo a divulgação pela internet válida para esse fim.

8.7.4 A apresentação do candidato para assinatura do contrato deverá ocorrer no prazo de até 02 (dois) dias úteis da data da convocação. Não comparecendo no prazo, o candidato perderá o direito da contratação.

8.8 É parte integrante deste edital o Anexo I - Calendário de Eventos/Atividades, o Anexo II - Modelo de Atestado Médico, o Anexo "III" - Modelo de Procuração e o Anexo IV - Modalidades e Parâmetros para o Teste de Aptidão Física.

Juiz de Fora, 25 de julho de 2012.

ANSELMO FERNANDES DA SILVA
Diretor Geral do DEMLURB

ANEXO I

CALENDÁRIO DE EVENTOS / ATIVIDADES

DATA/HORA

EVENTO / ATIVIDADE

RESPONSÁVEL LOCAL

01/08/2012 a 06/08/2012

09:00
23:59

Período de inscrição

Candidato através do site: www.demlurb.pjf.mg.gov.br

09 e 10/08/2012

Entrega dos títulos pelos candidatos

Candidatos inscritos

13/08/2012 a 24/08/2012

Avaliação dos títulos e classificação dos candidatos

Banca Examinadora

27/08/2012

Publicação / divulgação da relação nominal e pontuação dos candidatos selecionados

Comissão de Coordenação e Supervisão do Processo Seletivo - DEMLURB

28/08/2012

Apresentação de recurso - prova títulos

Candidato interessado

03/09/2012

Divulgação do resultado da prova de títulos e convocação para prova prática

Comissão de Coordenação e Supervisão do Processo Seletivo-DEMLURB/DRH

05/09/2012

Realização da prova prática

Banca Examinadora

11/09/2012

Divulgação do resultado prova prática

Comissão de Coordenação e Supervisão do Processo Seletivo-DEMLURB/DRH

12/09/2012

Apresentação recurso - prova prática

Banca Examinadora

18/09/2012

Divulgação do resultado final

Comissão de Coordenação e Supervisão do Processo Seletivo-DEMLURB/DRH

19/09/2012

Realização dos exames médicos admissionais

DEMLURB

24/09/2012

Assinatura do Contrato de Trabalho

Candidatos selecionados e DEMLURB/DRH

ANEXO II

MODELO DE ATESTADO MÉDICO
(Em papel timbrado)

Declaro, a fim de realizar prova junto ao DEMLURB, que (nome do candidato) __________________________________________, identidade/CTPS ________________, está em pleno gozo de saúde física para ser submetido aos testes exigidos na Prova de Aptidão Física, determinados no anexo IV, constante do Edital de Concurso Público nº 002/2012- DEMLURB, para o cargo de Auxiliar de Serviço - coletor de resíduo sólido).

Juiz de Fora, _______ de ______________ de 2012.

_________________________________________
(NOME e CRM do MÉDICO)

ANEXO III

MODELO DE PROCURAÇÃO

PROCURAÇÃO

OUTORGANTE:

NOME, nacionalidade, estado civil, profissão, residente e domiciliado na (nome da rua), nº, bairro, cidade, estado, RG.nº __________________

OUTORGADO:

NOME, nacionalidade, estado civil, profissão, residente e domiciliado na (nome da rua), nº, bairro, cidade, Estado, RG nº __________________

FINALIDADE E PODER:

Pelo presente instrumento particular de procuração, o outorgante nomeia e constitui seu bastante procurador o outorgado para o fim especial de realizar a entrega do(s) titulo(s) junto ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana­DEMLURB, nos termos do Edital do Processo Seletivo Simplificado respectivo, podendo dito procurador praticar os atos que forem necessários à garantia dos direitos e interesses do outorgante relativo a entrega do título.

Juiz de Fora, _______ de ______________ de 2012.

__________________________________
Outorgante

OBS: Anexar cópia do documento de identidade do outorgante e do outorgado.

ANEXO IV

MODALIDADES E PARÂMETROS PARA O TESTE DE APTIDÃO FÍSICA - TAF

1 INFORMAÇÕES INICIAIS

1.1 Prova prática para os candidatos de Auxiliar de Serviços será realizada mediante a aplicação do Teste de Aptidão Física - TAF, que compreenderá do teste abdominal (força do abdômen e corrida de 2400 metros (resistência aeróbica), que serão eliminatórios e classificatórios.

1.2 A forma correta de execução dos exercícios está descrita nos itens 2.1, 2.2 e 2.3 e a pontuação dos testes consta das tabelas do item 3, constante deste Anexo IV.

1.3 O candidato convocado deverá apresentar-se para a realização do Teste de Aptidão Física que compreende a segunda etapa, portando os seguintes documentos, em original:

a) comprovante de inscrição;

b) documento de identidade com foto (CI, CTPS, Passaporte, Carteira de Motorista, etc);

c) atestado médico, conforme modelo contante do Anexo II deste Edital.

1.4 O atestado médico deverá declarar que o candidato se encontra em perfeitas condições físicas, estando apto a realizar o Teste de Aptidão Física - TAF.

1.5 Somente serão aceitos atestados médicos, expedidos em papel timbrado, realizado em prazo inferior a 30 (trinta) dias ao da data marcada para a realização da Prova de Aptidão Física.

1.5.1. Os exames médicos serão de caráter eliminatório, e deverão ser instruídos com parecer médico conclusivo, onde deverá constar se o candidato esta APTO ou INAPTO para realizar o Teste de Aptidão Física.

1.6 Serão aceitos atestados médicos expedidos por médicos particulares, de convênios e/ou da rede pública, desde que atendidos os requisitos constantes dos itens 1.5 e 1.5.1 deste Anexo IV.

1.7 O candidato que não apresentar TODOS os documentos relacionados acima, NÃO SERÁ AVALIADO no Teste de Aptidão Física, sendo, portanto, eliminado do certame.

1.8 O candidato não deve realizar os testes em jejum. O candidato deverá comparecer ao no local de realização da prova devidamente trajado, para tanto, sugerimos: bermuda e camisa de malha com ou sem manga, leotardo, tênis e meias.

1.9. Somente fará a Prova de Aptidão Física o candidato julgado apto nos exames de saúde, conforme declarado em atestado médico a ser apresentado nos termos dos itens 1.5 e 1.5.1 do anexo IV deste Edital.

1.9.1. Para a Prova de Aptidão Física não será admitido o uso de instrumentos auxiliares ou substância química capaz de alterar o desenvolvimento natural do candidato, ficando a critério da Comissão Examinadora, a escolha aleatória de candidato(s) para submissão a exames laboratoriais.

1.10 O candidato que não atingir o mínimo 20 (vinte) pontos em cada uma das provas do TAF será eliminado do processo seletivo.

2 DAS MODALIDADES

2.1 Força muscular do abdômen - Abdominal

2.1.1 Tem por objetivo medir indiretamente a força da musculatura abdominal do candidato.

2.1.2 Consiste em exercícios abdominais da seguinte forma: o candidato deitado em decúbito dorsal, pernas flexionadas, joelhos formando um ângulo de 90º, planta dos pés firmados ao solo e mãos na nuca, realizará a flexão do tronco em direção aos joelhos, voltando à posição inicial, até que as escápulas toquem ao solo.

2.1.3 Os pés são seguros por um colaborador para mantê-los em contato com a área de teste (solo). O afastamento entre os pés não deve exceder à largura dos quadris.

2.1.4 O avaliado, por contração da musculatura abdominal, curva-se à posição sentada, até o nível em que ocorra o contato dos cotovelos com os joelhos e, em seguida, retoma à posição inicial (decúbito dorsal) até que toque o solo pelo menos com a metade superior das escápulas.

2.1.5 O repouso entre os movimentos é permitido, entretanto, o objetivo é tentar realizar o maior número de execuções possíveis em trinta segundos.

2.1.6 A prova é iniciada com o comando "atenção, já!" e finalizada com o comando "pare!". O cronômetro é acionado no "já" e travado no "pare".

2.1.7 Mede-se o número de repetições corretas, realizadas em 30 (trinta segundos).

* IMAGEM NO FINAL DO EDITAL.

2.2 Força Muscular dos membros superiores - Apoio sobre o solo

2.2.1 Tem por objetivo medir indiretamente a força muscular de membros superiores do candidato.

2.2.2 Consistirá o candidato ficar em 04 (quatro) apoios (as duas mãos e os dois pés) com o corpo em extensão e os cotovelos estendidos, e realizar a flexão dos cotovelos, até que estes fiquem ao nível dos ombros, sem tocar o chão, voltando a posição inicial, realizando a extensão dos cotovelos.

2.2.3 Ao comando "atenção, já!", o candidato avaliado iniciará as flexões, devendo, para tanto, abaixar o tronco em direção ao solo sem apoiar-se sobre o mesmo.

2.2.4 Mede-se o número de repetições corretas, sem limite de tempo.

2.2.5 Para início do exercício será verificado se os cotovelos, pernas e corpo estão em extensão total para o inicio da flexão.

2.2.6 Permite-se repouso entre um movimento e outro, contudo, o avaliado não poderá alterar a posição inicial do exercício, nem apoiar o corpo no solo.

2.2.7 Os candidatos serão avaliados de acordo com a tabela prevista no item 3 deste anexo.

* IMAGEM NO FINAL DO EDITAL.

2.3 Resistência aeróbica - Corrida de 2.400 metros

2.3.1 Tem por objetivo medir indiretamente a resistência aeróbica do candidato;

2.3.2 Ficam os avaliados orientados:

a) estar trajando vestuário adequado, ou seja, calção ou short, camiseta ou leotardo e tênis;

b) proceder a última refeição, com uma precedência de duas horas da realização do teste;

c) os fumantes devem absterem-se de fumar pelo menos duas horas antes e duas horas depois da prova;

2.3.3 Consiste em o candidato correr 2.400 metros, preferencialmente em uma pista de atletismo.

2.3.4 Mede-se o tempo gasto.

2.3.5 É recomendável que o ritmo das passadas seja constante durante toda a corrida.

2.3.6 O número de avaliados em cada prova deverá estar entre 05 (cinco) e 10 (dez) de uma única vez, dependendo da prática do avaliador.

2.3.7 A prova é iniciada com o comando "atenção, já!", acionando-se, concomitantemente, o cronômetro e finalizada com a passagem pela marca de 2400 metros.

2.3.8 O avaliador e, se possível, os colaboradores permanecerão na linha de saída, no caso de se utilizar uma pista de atletismo, e irão anotar uma a uma as voltas de cada avaliado.

3 PARÂMETROS PARA AVALIAÇÃO

3.1 Os candidatos serão avaliados e receberão pontuação de acordo com os índices obtidos nos testes de forma muscular do abdômen e corrida de 2.400m, conforme tabela a seguir:

3.1.1 Abdominal - força muscular do abdômen

NÚMERO DE REPETIÇÕES CORRETAS

PONTOS

30

100

28 a 29

90

26 a 27

80

24 a 25

70

22 a 23

60

20 a 21

50

18 a 19

40

16 a 17

30

15

20

3.1.2 Apoio sobre solo (força muscular dos membros superiores)

NÚMERO DE REPETIÇÕES CORRETAS

PONTOS

10

100

09

90

08

80

07

70

06

60

05

50

04

40

03

30

02

20

3.1.3 Corrida de 2.400m - Resistência aeróbica

TEMPO

PONTOS

MASCULINO

FEMININO

10' ou menos

12 ou menos

100

10'01" a 10'30"

12'01" a 12'30"

90

10'31" a 11'00"

12'31" a 13'00"

80

11'01" a 11'30"

13'01" a 13'30"

70

11'31" a 12'00"

13'31" a 14'00"

60

12'01" a 12'30"

14'01" a 14'30"

50

12'31" a 13'00"

14'31" a 15'00"

40

13'01" a 13'30"

15'01" a 15'30"

30

13'31" a 14'00"

15'31" a 16'00"

20