Prefeitura de Niterói (CLIN) - RJ

Notícia:   Cadastro reserva na Prefeitura de Niterói (CLIN) - RJ

COMPANHIA MUNICIPAL DE LIMPEZA URBANA DE NITERÓI - CLIN

IV CONCURSO PÚBLICO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA EM DIVERSOS CARGOS.

EDITAL Nº 01/2007

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói - CLIN, por ajuste celebrado com a Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à Universidade Federal Fluminense FEC/UFF, torna público, a abertura das inscrições e estabelece normas relativas à realização de Concurso Público, destinado a selecionar candidatos para formação de cadastro reserva constantes no ANEXO I, observadas as disposições contidas nos diplomas legais vigentes.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Concurso Público será regido por este Edital e seus Anexos, realizado sob inteira responsabilidade, organização e controle da Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à Universidade Federal Fluminense FEC/UFF.

1.2. O Concurso Público destina-se ao provimento de cargos que vierem a vagar ou que sejam criados dentro do prazo de validade previsto neste Edital e distribuído de acordo com o estabelecido no ANEXO I.

1.3. As escolaridades, requisitos e as remunerações mensais encontram-se especificadas no ANEXO I.

1.4. A carga horária é de 30h semanais para os cargos de Médico do Trabalho e Engenheiro de Segurança do Trabalho e de 44h semanais para os demais cargos.

1.5. Os aprovados que vierem a ingressar no Quadro de Pessoal estarão sujeitos ao regime Celetista, preceituado nos diplomas legais.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. A inscrição no presente concurso público implica o conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento, em hipótese alguma.

2.1.2. O candidato poderá obter informações sobre o Edital do Concurso Público e seus Anexos pela Internet, no site www.concursofec.uff.br e nos Postos de Inscrição relacionados no ANEXO III, onde terá acesso ao Manual do Candidato.

2.1.3. As inscrições estarão abertas no período especificado no Cronograma Previsto - ANEXO IV, devendo o candidato, antes de inscrever-se, ler atentamente o Edital ou o Manual do Candidato, para se inteirar das regras do processo seletivo e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

2.2. O candidato deverá, no ato da inscrição, optar pelo cargo para o qual prestará concurso. Efetivada a inscrição, não será aceito pedido de alteração de cargo.

2.2.1. O candidato poderá se inscrever em mais de um cargo, desde que atenda aos requisitos exigidos para os cargos pretendidos e cumpra com os seguintes itens:

a) Preencher a Ficha de Inscrição para cada cargo pretendido e recolher a taxa de inscrição referente a cada um deles, sendo que a investidura obedecerá à norma constitucional que em regra veda a acumulação de cargos, com as exceções que aponta;

b) As datas e horários de provas não sejam coincidentes (ver ANEXO II Quadro de Provas Objetivas), pois não haverá devolução da taxa de inscrição caso isto ocorra.

2.3. A CLIN e a FEC não se responsabilizam por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações não verídicas, endereço inexato ou incompleto e opção incorreta referente ao cargo ao qual concorre fornecido pelo candidato ou seu procurador.

2.3.1. A prestação de declaração falsa ou inexata e a não apresentação de qualquer documento exigido importarão em insubsistência de inscrição, nulidade de habilitação e perda dos direitos decorrentes, em qualquer tempo, em qualquer etapa do certame, sem prejuízo das sanções civis e penais cabíveis.

2.4. O candidato somente será considerado inscrito neste Concurso Público após ter cumprido todas as instruções descritas neste item e respectivos subitens.

2.5. A inscrição poderá ser efetuada pela internet ou nos Postos de Inscrição relacionados no ANEXO III, conforme período estabelecido no ANEXO IV - Cronograma Previsto, devendo ser observados os procedimentos a seguir:

2.6. Inscrições pela Internet

2.6.1. Para se inscrever pela Internet, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.concursofec.uff.br, onde constam o Edital e seus Anexos, a Ficha de Inscrição via Internet e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição. A inscrição pela Internet estará disponível durante as 24 horas do dia, ininterruptamente, conforme estabelecido no ANEXO IV - Cronograma Previsto. O horário de início das inscrições será às 08 horas do dia de abertura, sendo o encerramento às 23 horas do último dia de inscrições.

2.6.2. O candidato deverá ler e seguir atentamente as orientações para preenchimento da ficha de inscrição via Internet e demais procedimentos, sendo de sua responsabilidade, informar corretamente os dados solicitados.

2.6.3. O pagamento da taxa de inscrição através de Boleto Bancário deverá ser efetivado, impreterivelmente, até o primeiro dia útil após encerramento das inscrições, caso contrário, não será considerado.

2.6.4. As inscrições somente serão aceitas após o banco confirmar o efetivo pagamento do valor da taxa de inscrição, que deverá ser feito em qualquer agência da rede bancária, obrigatoriamente, por meio do boleto bancário específico, impresso pelo próprio candidato ao concluir sua inscrição. Caso ocorra problema na impressão do boleto, o candidato poderá emitir a 2ª via, opção disponível no site. Não será aceita outra forma de pagamento diferente da descrita, nem mesmo depósito bancário.

2.6.5. O boleto pago, autenticado pelo caixa do banco ou o comprovante de pagamento do boleto deverá estar de posse do candidato durante todo o certame, para eventual certificação e consulta pelos organizadores.

2.6.6. Para os candidatos que fizerem sua inscrição pela Internet, o Edital e seus Anexos serão disponibilizados para consulta e impressão, no respectivo site da FEC.

2.6.7. O descumprimento de qualquer das instruções para inscrição via Internet implicará no cancelamento da inscrição.

2.6.8. A inscrição via Internet é de inteira responsabilidade do candidato e deve ser feita com antecedência, evitando-se o possível congestionamento de comunicação do endereço eletrônico www.concursofec.uff.br nos últimos dias de inscrição.

2.6.9. A CLIN e a FEC não serão responsáveis por problemas na inscrição via Internet, motivados por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, até mesmo por decorrência de acúmulo de inscrições nos últimos dias do período que venham a impossibilitar a transferência e o recebimento de dados.

2.6.10. Os candidatos que se inscreverem pela Internet poderão confirmar sua inscrição no endereço eletrônico www.concursofec.uff.br a partir do quinto dia útil após a efetivação do pagamento do boleto bancário. A confirmação da inscrição poderá ser impressa pelo candidato, anexada ao boleto autenticado ou ao respectivo comprovante de pagamento e guardada consigo.

2.7. Inscrição nos Postos de Inscrição:

2.7.1. As inscrições poderão ser feitas nos Postos de Inscrição relacionados no ANEXO III, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, no horário de 09 às 16 horas, no período estabelecido no ANEXO IV - Cronograma Previsto.

2.7.2. Para inscrever-se no Posto de Atendimento o candidato deverá:

a) dirigir-se a um dos Postos de Inscrição relacionados no ANEXO III, ler o Manual do Candidato disponível para consulta;

b) retirar a ficha de inscrição contendo o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição;

c) efetuar o pagamento do boleto em qualquer agência da rede bancária;

d) retornar ao Posto de Atendimento para entrega da ficha de inscrição devidamente preenchida, assinada pelo Candidato e autenticada pelo banco, recebendo do atendente do Posto o comprovante de inscrição carimbado e rubricado e um exemplar do Manual do Candidato.

2.7.3. Será permitida a inscrição por terceiros, mediante original da procuração do interessado (específica para inscrição neste concurso público), com firma reconhecida, acompanhada de cópia legível do documento de identidade do candidato que deverão ser grampeados na Ficha de Inscrição.

2.7.4. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante, por ocasião do preenchimento da Ficha de Inscrição.

2.7.5. Os candidatos que se inscreverem nos Postos de Inscrição poderão confirmar sua inscrição no endereço eletrônico www.concursofec.uff.br a partir do oitavo dia útil após o encerramento das inscrições. A confirmação da inscrição poderá ser impressa pelo candidato e guardada consigo, juntamente com o comprovante da inscrição autenticado.

2.8. Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alterações de cargo.

2.9. A taxa de inscrição não será devolvida em nenhuma hipótese.

3. DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

3.1. Aos candidatos portadores de deficiência, é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.

3.2. Do total de vagas que vierem a ser oferecidas neste concurso, 10% (dez por cento) serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência, conforme lei Municipal nº. 1.061 de 20/04/1992.

3.3. É considerada deficiência, toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade dentro do padrão considerado normal para o ser humano, conforme previsto em legislações específicas.

3.4. Ressalvadas as disposições especiais contidas neste Edital, os candidatos portadores de deficiência participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que tange ao horário, ao conteúdo, à correção das provas, aos critérios de avaliação e aprovação, à pontuação mínima exigida e a todas as demais normas de regência do concurso.

3.5. O candidato que, no ato da inscrição, declarar ser portador de deficiência e for aprovado no concurso público, terá seu nome publicado na lista geral de classificados e em lista à parte.

3.6. Os candidatos portadores de deficiência, quando convocados, deverão submeter-se à avaliação por equipe multidisciplinar credenciada, que decidirá sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo.

3.6.1. Havendo parecer da equipe multidisciplinar contrário à condição de deficiência, o candidato perderá a prerrogativa prevista no item (3.1.) deste Edital, permanecendo a classificação geral para a qual foi aprovado.

3.6.2. Se a deficiência for considerada incompatível com as atribuições do cargo, o candidato terá seu nome excluído das listas de classificação em que constar.

3.7. No caso de não haver ou de não ser aprovado nas provas ou nos exames médicos ou de não haver candidatos aprovados em número suficiente para as vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais, as vagas remanescentes serão preenchidas pelos candidatos aprovados não portadores de deficiência, observada a ordem de classificação.

4. DA INSCRIÇÃO DO CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

4.1. A inscrição dos candidatos portadores de deficiência far-se-á de qualquer uma das formas estabelecidas no item (3.), observando-se o seguinte:

4.1.1. O candidato portador de deficiência que pretende concorrer às vagas reservadas deverá, sob as penas da lei, declarar esta condição, assinalando no campo específico da Ficha de Inscrição, informando o CID específico.

4.1.2. O candidato portador de deficiência que se inscrever pela Internet deverá, obrigatoriamente, até o último dia de inscrição, enviar laudo médico ORIGINAL, atestando claramente a espécie e o grau ou o nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência, por meio de CARTA REGISTRADA, com Aviso de Recebimento (AR), para a FEC - Concurso Público CLIN, Caixa Postal 100.358 - CEP: 24.001-970 - Niterói - RJ, devendo ser notificado à FEC seu envio, via formulário disponível no endereço eletrônico www.concursofec.uff.br ou via fax (21) 2629-1952 especificando a data de postagem e o número identificador do objeto ou então, entregá-lo em qualquer Posto de Atendimento constante no ANEXO III. O candidato portador de deficiência que optar por inscrever-se nos Postos de Inscrição constante no ANEXO III, deverá entregar o laudo médico original anexado (grampeado) à Ficha de Inscrição.

4.1.3. O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional para realização das provas, além do envio da documentação indicada no item anterior, deverá encaminhar, à FEC, por CARTA REGISTRADA com AR, seguindo as orientações apresentadas no item (4.1.2) ou entregar em qualquer Posto de Atendimento constante do ANEXO III, solicitação por escrito, até o término das inscrições, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista de sua área de deficiência, para avaliação da FEC. O candidato que não atender ao dispositivo deste item não terá tempo adicional para realização das provas, seja qual for o motivo alegado.

4.1.4. O candidato que não declarar a deficiência conforme estabelecido ou deixar de enviar o laudo médico original ou enviá-lo fora do prazo determinado, perderá a prerrogativa em concorrer às vagas reservadas.

5. DAS PROVAS ESPECIAIS

5.1. Caso haja necessidade de condições especiais para se submeter às provas, o candidato, portador ou não de deficiência, deverá solicitá-las, por escrito, no ato de sua inscrição, em campo específico da ficha de inscrição, indicando claramente quais os recursos especiais necessários, arcando o candidato com as conseqüências de sua omissão.

5.1.1. Os candidatos que requererem condições especiais, deverão fazê-lo, durante o período de inscrição, não sendo aceitas solicitações posteriores.

5.2. Lactantes deverão também informar sua condição e deverão levar acompanhante para cuidar do bebê fora da sala de provas.

5.3. O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional para realização das provas deverá requerê-lo, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área da sua deficiência, até o término das inscrições.

5.4. A realização das provas em condições especiais requeridas pelo candidato, conforme disposto no subitem (5.1), ficará sujeita, ainda, à apreciação e deliberação da FEC, observados os critérios de viabilidade e razoabilidade.

6. DA CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

6.1. As datas, locais e os horários de aplicação das provas objetivas serão publicados no Diário Oficial do Município, divulgados no(s) Posto(s) de Atendimento constante do ANEXO III e disponibilizados no endereço eletrônico www.concursofec.uff.br, com antecedência mínima de 5 dias da data de realização das provas, conforme consta no ANEXO IV - Cronograma Previsto.

6.1.1. A FEC enviará como complemento as informações citadas no item anterior, Carta de Confirmação de Inscrição (CCI), destinando-a ao endereço indicado na Ficha de Inscrição.

6.1.2. O envio da Carta de Confirmação de Inscrição (CCI) ao candidato não o desobriga do dever de observar as divulgações previstas no subitem 6.1.

6.1.3. O candidato poderá também pegar sua CCI no Posto de Atendimento, no qual se inscreveu.

6.1.4. Caso haja alguma dúvida referente à inscrição do candidato ou à convocação para a prova, o candidato deverá entrar em contato com a FEC pelo telefone (21) 2629-1952, das 9 às 18 horas, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, horário de Brasília/DF.

6.1.3.1. O candidato que não entrar em contato com a FEC deverá arcar com as conseqüências advindas de sua omissão.

6.2. É de responsabilidade exclusiva do candidato, a identificação correta de seu local de realização de cada etapa e o comparecimento ao local determinado no horário e data estabelecidos.

6.3 Na hipótese do nome do candidato não constar nas listagens oficiais relativas aos locais de prova, a FEC procederá a inclusão do candidato, devendo para tanto o candidato entrar em contato com a FEC, pelo telefone (21) 2629-1952, até o terceiro dia útil que antecede a prova, tendo em mãos o comprovante de inscrição ou o comprovante do boleto bancário autenticado, original, com pagamento dentro do prazo estabelecido nesse Edital, para que seja orientado quanto aos procedimentos a serem seguidos.

6.4. A convocação com data, local e horário para o Teste de Capacidade Física será feita por lista de convocação a ser divulgada no(s) Posto(s) de Atendimento indicado(s) no ANEXO III e no site www.concursofec.uff.br, obedecendo as datas previstas no ANEXO IV - Cronograma previsto.

6.4.1. A convocação, com data, horário e local para realização das Provas Práticas, para os candidatos aos cargos de Ajudante, Coletor de Lixo, Gari, Operador de Roçadeira, Borracheiro, Motorista, Operador de Máquina de Pneu e Operador de Máquina de Esteira e Operador de Máquina Misturadora será através de lista de convocação a ser divulgada no(s) Posto(s) de Atendimento indicado(s) no ANEXO III e no site www.concursofec.uff.br, obedecendo as datas previstas no ANEXO IV - Cronograma Previsto.

7. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

7.1. As provas serão realizadas somente no Município de Niterói/RJ.

7.1.1. Não havendo, no Município já mencionado acima, disponibilidade suficiente para alocação de todos os candidatos, as provas poderão também ser realizadas em municípios adjacentes, sendo o ônus pelo deslocamento do próprio candidato.

7.2. O candidato deverá apresentar-se no local da prova, com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos do horário previsto para o fechamento dos portões de acesso do local de prova, munido de caneta esferográfica (tinta azul ou preta) e documento oficial de identidade original, contendo fotografia e assinatura.

7.2.1. NÃO SERÁ PERMITIDO O INGRESSO DE CANDIDATO NO LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS SEM DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO OFICIAL E ORIGINAL E NEM APÓS O HORÁRIO FIXADO PARA O SEU INÍCIO. OS PORTÕES DE ACESSO AO LOCAL DE PROVA SERÃO FECHADOS NO HORÁRIO FIXADO PARA O INÍCIO DAS PROVAS. APÓS O FECHAMENTO DOS PORTÕES, NÃO SERÁ PERMITIDO O ACESSO DE CANDIDATOS, EM HIPÓTESE ALGUMA.

7.3. Serão considerados documentos oficiais de identidade: carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Comandos Militares (ex-Ministérios Militares), pelos Corpos de Bombeiros e pelas Polícias Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc); passaporte; carteiras funcionais do Ministério Público e Magistratura; carteiras expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identidade e Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo com foto).

7.3.1. O documento deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e sua assinatura, portanto, será exigida a apresentação do documento ORIGINAL, não sendo aceitas cópias.

7.3.2. O documento de identidade deverá ser apresentado na entrada da sala ao fiscal de sala.

7.3.3. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteira de motorista (modelo antigo, sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

7.3.4. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo 30 (trinta) dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinatura e de impressão digital em formulário próprio.

7.3.5. A identificação especial será exigida, também, ao candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador, podendo, ainda, a critério da FEC, ser adotado este procedimento a todos os candidatos presentes, indistintamente.

7.4. Nenhum candidato fará prova fora do dia, horário e local fixado.

7.5. Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada nem justificação de falta, bem como aplicação fora do horário, data e locais de prova determinados pela FEC. O não comparecimento à prova resultará na eliminação automática do candidato.

7.6. O candidato não poderá ausentar-se da sala de realização das provas após assinatura da lista de presença e recebimento do Cartão de Respostas até o início efetivo da prova e, após este, somente acompanhado por fiscal.

7.7. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para aplicação das provas, em virtude de afastamento do candidato da sala de provas.

7.8. O candidato não poderá utilizar no local de aplicação da prova: telefone celular, BIP ou quaisquer outros meios de comunicação, devendo mantê-los desligados.

7.9. No dia da realização das provas, não serão fornecidos, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas e/ou aos critérios de avaliação.

7.10. Será eliminado do Concurso o candidato que:

a) desrespeitar qualquer membro da equipe de fiscalização e proceder de forma incompatível com as normas de civilidade e compostura;

b) for surpreendido em comunicação verbal, escrita ou por qualquer outra forma de gestos com outro candidato;

c) quebrar o sigilo da prova mediante qualquer sinal que possibilite a identificação;

d) não devolver o Cartão de Respostas da Prova Objetiva;

e) fizer em qualquer documento relativo ao concurso, declaração falsa ou inexata;

f) ausentar-se do local da prova sem o acompanhamento do fiscal, após ter assinado a Lista de Presença;

g) ausentar-se do local de provas antes de decorrida uma hora do início das provas;

h) deixar de assinar a Lista de Presença ou o Cartão de Respostas da Prova Objetiva;

i) utilizar-se de livros, códigos impressos, máquinas calculadoras e similares, anotações ou qualquer tipo de consulta;

j) fazer e/ou utilizar qualquer tipo de anotação em papel ou similar que não tenha sido fornecido pela FEC, na ocasião da realização das provas;

k) for surpreendido em comunicação, por qualquer meio, com pessoas externas ao ambiente de prova;

l) utilizar processos ilícitos ou imorais na realização das provas, caso se comprove, imediata ou posteriormente, mediante análise por meio eletrônico, estatístico, mecânico, visual ou grafotécnico;

m) não atender às determinações do presente Edital e de seus Anexos.

7.11. Não será permitido ao candidato, em hipótese alguma, usar telefones celulares ou aparelhos eletrônicos dentro dos locais de exame, sob pena de ser eliminado do certame.

8. DAS PROVAS OBJETIVAS

8.1. O Concurso constará de Provas Objetivas, de caráter classificatório e eliminatório, para todos os cargos, exceto para os cargos de: Gari, Ajudante, Borracheiro, Coletor de Lixo, Operador de Máquina de Esteira, Operador de Máquina de Pneu, Operador de Máquina Misturadora e Operador de Roçadeira, conforme especificações no ANEXO II, sendo compostas de questões do tipo múltipla escolha, valendo cada questão 2 (dois) pontos.

8.2. A Prova Objetiva será composta de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, para os cargos nível superior e médio. Para os cargos de nível fundamental completo e incompleto a Prova Objetiva será composta de 20 (vinte) questões de múltipla escolha.

8.2.1. As disciplinas que serão abordadas na Prova Objetiva e a quantidade de questões por disciplina encontram-se descritas no ANEXO II.

8.2.2. Cada questão da Prova Objetiva conterá 5 (cinco) opções de resposta (A,B,C,D,E), das quais, apenas 1 (uma) será correta.

8.3. Cada questão da Prova Objetiva valerá 2 (dois) pontos.

8.4. Serão considerados aprovados na Prova Objetiva, para os cargos de nível superior e médio, os candidatos que obtiverem no mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de pontos no total da prova e não obtiverem 0 (zero) em disciplina alguma e, para os cargos de nível fundamental completo e incompleto, os candidatos que não obtiverem 0 (zero) em disciplina alguma.

8.5. Os conteúdos programáticos e sugestões bibliográficas para realização das provas serão disponibilizados no Manual do Candidato e no site www.concursofec.uff.br no início das inscrições, ou antes, a critério da FEC. As sugestões bibliográficas são oferecidas meramente como opções de estudo, podendo outras bibliografias serem consultadas para estudo.

8.6. O candidato deverá marcar, para cada questão, somente uma das opções de respostas, sendo atribuída nota (zero) à questão com mais de uma opção marcada; sem opção marcada; com emenda ou rasura, ainda que legível.

8.6.1. Ao marcar a opção de resposta, o candidato deverá preencher integralmente a opção escolhida, conforme orientação contida no Cartão de Respostas, garantindo a leitura ótica correta da opção assinalada.

8.7. As Provas Objetivas serão realizadas nas datas previstas no ANEXO II, no município de Niterói, com duração total de 3h (três horas).

8.8. O candidato só poderá deixar a sala de provas após 1h (uma hora) de seu início, não podendo levar seu Caderno de Questões.

8.9. O candidato deverá seguir as recomendações contidas em seu Cartão de Respostas e no Caderno de Questões.

8.10. É obrigação e também responsabilidade exclusiva do candidato conferir os dados do Cartão de Respostas recebido, verificando se o mesmo realmente lhe pertence, bem como verificar se o tipo de gabarito do Caderno de Questões, ao recebimento deste, confere com o tipo de gabarito registrado em seu Caderno de Questões, quando for o caso, não sendo aceita nenhuma reivindicação ao final da prova, caso venha a ser detectada alguma incompatibilidade.

8.11. O preenchimento do Cartão de Respostas é de inteira responsabilidade do candidato.

8.12. Não haverá substituição do Cartão de Respostas.

8.13. Não será atribuído ponto algum à questão da Prova Objetiva que contiver mais de uma ou nenhuma resposta assinalada no Cartão de Respostas, emenda, rasura ou marcação incorreta.

8.14. O candidato só poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 60 (sessenta) minutos contados do seu efetivo início.

8.15. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala de prova e somente poderão sair juntos do recinto, após a aposição em ata de suas respectivas assinaturas.

8.16. O candidato só poderá levar o próprio exemplar do Caderno de Questões, se deixar a sala de prova faltando uma hora para o término do horário.

8.17. Por motivo de segurança, somente é permitido ao candidato fazer qualquer anotação em seu Caderno de Questões.

8.18. Não será permitido ao candidato fazer anotação de seus assinalamentos fora do Caderno de Questões ou do Cartão de Respostas.

8.19. Os gabaritos das Provas Objetivas serão divulgados a partir das 14 horas do 2º (segundo) dia útil após a realização das provas, no site www.concursofec.uff.br e afixados no(s) Posto(s) de Atendimento indicado(s) no ANEXO III.

9. DOS RECURSOS DAS PROVAS OBJETIVAS

9.1. O candidato poderá apresentar recurso, devidamente fundamentado, a qualquer das questões das Provas Objetivas, informando as razões pelas quais discorda do gabarito ou conteúdo da questão.

9.2. O recurso deverá ser:

a) apresentado em formulário específico, conforme constante do Manual do Candidato e disponível no endereço eletrônico www.concursofec.uff.br, sendo necessário, o preenchimento de um formulário para cada questão recorrida;

b) transcrito em letra de forma ou impresso, com preenchimento obrigatório de todos os campos do formulário, contendo a fundamentação das alegações, comprovadas por meio de citação de artigos amparados pela legislação, itens, páginas de livros, nome dos autores e anexando sempre que possível, cópia da documentação comprobatória;

c) assinado pelo candidato;

d) interposto até 2 (dois) dias úteis contados a partir do dia seguinte da divulgação dos gabaritos oficiais, conforme ANEXO IV - Cronograma Previsto;

e) Entregue em mãos em qualquer Posto de Atendimento constante do ANEXO III ou enviado, via CARTA REGISTRADA, com Aviso de Recebimento (AR) para FEC - Concurso Público CLIN, Caixa Postal 100.358 - CEP: 24.001-970 - Niterói - RJ, devendo ser notificado à FEC, o seu envio, via formulário disponível no endereço eletrônico www.concursofec.uff.br ou via fax (21) 2629-1952 especificando a data da postagem e o número identificador do objeto.

9.3. Será indeferido liminarmente o pedido de recurso entregue ou postado fora do prazo e que não atenda ao estabelecido neste item.

9.4. Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões das Provas Objetivas, porventura anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente.

9.5. As alterações de gabarito após exame dos recursos, serão dadas a conhecer coletivamente, pela Internet no endereço eletrônico www.concursofec.uff.br e afixadas no(s) Posto(s) de Atendimento constante(s) do ANEXO III na data prevista no cronograma do concurso.

9.6. A decisão proferida pela Banca Examinadora será irrecorrível.

10. DO TESTE DE CAPACIDADE FÍSICA

10.1. O Teste de Capacidade Física será aplicada para todos os candidatos inscritos nos cargos de: Ajudante, Coletor de Lixo, Gari, e Operador de Roçadeira.

10.2. O Teste de Capacidade Física consistirá de 3 exercícios, cada um valendo 20 pontos, totalizando 60 (sessenta pontos), possui caráter eliminatório e classificatório para a realização da Prova Prática e têm por objetivo avaliar a agilidade, resistência muscular e resistência aeróbica do candidato, consideradas indispensáveis ao exercício de suas atividades, sendo a seqüência de aplicação definida a critério da FEC.

10.3. É condição necessária ao candidato, gozar de boa saúde, apresentando condições físicas satisfatórias, devendo o candidato estar ciente da necessidade de consulta médica prévia para realização das atividades que exigem esforço físico.

10.3.1. O candidato convocado para o Teste de Capacidade Física deverá apresentar-se munido de atestado médico nominal ao candidato, emitido com, no máximo, 10 (dez) dias úteis de antecedência da data do Teste, devidamente assinado e carimbado pelo médico, constando visivelmente o CRM do mesmo, em que certifique especificamente estar o candidato APTO para ESFORÇO FÍSICO. O candidato que deixar de apresentar atestado ou não apresentá-lo conforme especificado, não poderá realizar o Teste, sendo eliminado do concurso.

O candidato que não conseguir a pontuação mínima de 2 (dois) pontos em cada exercício estará eliminado do Concurso.

10.4. O Teste de Capacidade Física consistirá em:

Teste 1 - Abdominal

O Teste 1 consistirá em exercícios abdominais. O candidato, deitado em decúbito dorsal, pernas flexionadas, joelhos formando um ângulo de 90º, planta dos pés no solo, pés fixados pelo avaliador e mãos na nuca, realizará a flexão da coluna até encostar os cotovelos nos joelhos, voltando à posição inicial até que as omoplatas toquem o solo.

Mede-se o número máximo de repetições corretas que conseguir realizar em 1 (um) minuto.

Os candidatos serão avaliados de acordo com as tabelas do ANEXO V (Teste 1), do manual do candidato. O candidato que não obtiver a pontuação mínima (2 pontos) no exercício estará eliminado do Concurso.

Teste 2 - Apoio sobre o Solo (Masculino)

O Teste 2, Apoio sobre o Solo, consiste, em o candidato ficar em 4 (quatro) apoios (as duas mãos e os dois pés) com o corpo em extensão e cotovelos estendidos e realizar a flexão dos cotovelos até que estes fiquem ao nível dos ombros, sem tocar o chão, voltando à posição inicial, realizando a extensão dos cotovelos.

Teste 2 - Apoio sobre o Solo (Feminino)

O Teste 2, Apoio sobre o Solo, consiste, em a candidata ficar com os braços completamente estendidos, palmas das mãos apoiadas sobre o solo com os dedos voltados para frente, os joelhos e as pontas dos pés em contato com o solo.

Mede-se o número máximo de repetições corretas que se consegue realizar em 1 minuto (Feminino ou Masculino).

Os candidatos serão avaliados de acordo com as tabelas do ANEXO V (Teste 2), do manual do candidato. O candidato que não obtiver a pontuação mínima (2 pontos) no exercício estará eliminado do Concurso (Feminino ou Masculino).

Teste 3 - Corrida/Caminhada

O candidato deverá percorrer a distância de 2400 metros no tempo entre 10 e 18 minutos sendo pontuado conforme sua faixa etária (anexo V - teste 3).

Os candidatos serão avaliados de acordo com as tabelas do ANEXO V (Teste 3), do manual do candidato. O candidato que não obtiver a pontuação mínima (2 pontos) no exercício estará eliminado do Concurso.

10.5. Quando convocado para o Teste de Capacidade Física, o candidato deverá apresentar-se portando documento oficial de identidade original de acordo com as especificações do item (7.2.) e subitens.

10.6. O candidato deverá se apresentar para fazer o teste devidamente alimentado (não estar em jejum) e comparecer com o seguinte vestuário:

Ambos os sexos: bermuda ou short, camisa de malha, com manga ou sem manga, tênis e meias.

10.7. Não será dada 2ª chance a qualquer dos candidatos, em qualquer dos testes, não importando o motivo alegado.

10.8. Não será admitido recurso do Teste de Capacidade Física.

10.9. Os casos de alteração psicológica ou fisiológica, temporária, que impossibilitem a realização do Teste ou diminuam a capacidade física dos candidatos, não serão levados em consideração, não sendo dispensado nenhum tratamento privilegiado.

10.10. Os candidatos que não obtiverem o mínimo de 30 (trinta) pontos na soma de todos os testes estarão eliminados do concurso. O candidato que não executar no mínimo 1 (um) movimento correto nos testes 1 ou 2 receberá nota 0 (zero) no respectivo teste e estará eliminado do concurso.

10.11. A classificação deste teste será em ordem decrescente, mediante o somatório dos pontos obtidos nos 3 (três) testes.

10.12. No caso de igualdade de pontos, como critério de desempate será considerado o candidato mais idoso.

10.13. Todos os candidatos classificados no Teste de Capacidade Física que forem convocados para Prova Prática, realizarão a mesma em condições iguais, não sendo mais considerados os pontos obtidos na Teste de Capacidade Física.

10.14. Somente serão convocados para prova prática os 600 primeiros candidatos classificados no Teste de Capacidade Física para o cargo de Gari, os 60 primeiros classificados para o cargo de Coletor de Lixo, os 30 primeiros para o cargo de Ajudante e os 30 primeiros para o cargo de Operador de Roçadeira. Os candidatos deverão estar atentos a relação a ser divulgada, conforme subitem 6.4.

10.14.1. Para efeito de posicionamento, será considerada a ordem decrescente da nota obtida no Teste de Capacidade Física. Em caso de empate na última posição do quantitativo definido todos os empatados serão convocados.

10.14.2. Todos os candidatos que concorrem às vagas destinadas aos portadores de deficiência aprovados na Prova Objetiva serão convocados mesmo que não alcancem posicionamento definido.

10.14.3. Os candidatos portadores de deficiência que forem convocados e que não estiverem dentro do posicionamento definido, se aprovados no concurso, constarão somente na classificação à parte e estarão concorrendo apenas às vagas destinadas aos portadores de deficiência, não constado na listagem geral, referente às vagas de ampla concorrência.

10.15. Se as vagas disponibilizadas para os cargos que realizam esta etapa não forem todas preenchidas ou se ocorrer ampliação do número de vagas, outros candidatos aprovados no Teste de Capacidade Física, dentro da ordem de classificação e durante a validade do Concurso, em quantitativo a ser definido pela CLIN, poderão ser convocados para novas Provas Práticas, objetivando o preenchimento das vagas que não foram ocupadas.

10.16. O resultado dos demais candidatos classificados e que não forem convocados para Prova Prática será afixado no(s) Posto(s) de Atendimento indicado(s) no ANEXO III e disponibilizado no endereço eletrônico www.concursofec.uff.br.

11. DAS PROVAS PRÁTICAS

11.1. Serão convocados para a Prova Prática, os candidatos aos cargos de Ajudante, Coletor de Lixo, Gari e Operador de Roçadeira, classificados no Teste de Capacidade Física, conforme o item (10.14) e os candidatos ao cargo de Motorista, aprovados na Prova Objetiva, além de todos os inscritos para os cargos de Borracheiro, Operador de Máquina de Pneu, Operador de Máquina de Esteira e Operador de Máquina Misturadora.

11.2. Os candidatos aos cargos de Motorista, Operador de Máquina de Esteira e Operador de Máquina de Pneu deverão apresentar, no dia da realização da Prova Prática, Carteira Nacional de Habilitação - CNH, categoria "D" original, com data de validade atualizada, sem a qual não poderá prestar o teste e será eliminado do concurso.

11.3. A Prova Prática terá caráter classificatório e eliminatório, valendo 20 pontos.

11.4. A Prova Prática constará de uma seqüência de avaliações específicas, a serem realizadas em local determinado, onde será verificado o desempenho do candidato, podendo levar em conta conhecimento, tempo despendido, habilidade, aptidão, experiência, método de execução da tarefa, utilização racional do material disponível, dentre outros.

11.5. O resultado de cada teste será registrado pelo examinador na Ficha de Avaliação do Candidato.

11.6. Em hipótese alguma, haverá segunda chamada, sendo automaticamente excluídos do concurso os candidatos convocados que não comparecerem, seja qual for o motivo alegado.

11.7. Não será admitido pedido de revisão ou recurso das Provas Práticas posteriormente a sua aplicação, devendo todas as considerações serem declaradas no ato de sua realização para o devido parecer da equipe de coordenação.

11.8. O resultado das Provas Práticas será afixado no(s) Posto(s) de Atendimento indicado(s) no ANEXO III e disponibilizado no site www.concursofec.uff.br

11.9. Não se admitirá revisão ou recurso da Prova Prática.

11.10. Será reprovado na Prova Prática o candidato que não obtiver, no mínimo, 10 pontos.

11.11. Os candidatos aprovados nas Provas Práticas terão seus nomes em listas a serem afixadas no(s) Posto(s) de Atendimento indicado(s) no ANEXO III, disponibilizadas no endereço eletrônico www.concursofec.uff.br, e publicadas no Diário Oficial do Município de Niterói.

11.12 Não haverá nova convocação para Prova Prática, de forma que os candidatos que foram convocados para esta não terão classificação alguma no concurso.

12. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

12.1. Serão eliminados, os candidatos que não obtiverem, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) dos pontos relativos à Prova Objetiva ou que tenham obtido nota zero em qualquer das disciplinas objeto da coluna "DISCIPLINA" do ANEXO II, aqueles que não obtiverem o mínimo de 60 pontos nos testes de Capacidade Física e aqueles que não obtiverem o mínimo de 10 pontos na Prova Prática.

12.2. A classificação considerará a ordem decrescente da nota obtida na Prova Objetiva ou da nota obtida na Prova Prática, dependendo do caso.

12.2.1 Em caso de igualdade de pontos na classificação para os candidatos que realizarem Provas Objetivas, será utilizado como critério de desempate, as maiores notas nas matérias das Provas Objetivas constantes no ANEXO II - coluna "DISCIPLINA", na seqüência em que se encontram apresentadas. Persistindo o empate, será considerado o candidato mais idoso.

12.2.1.1. Os candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completos até o último dia de inscrição, terão a idade como primeiro critério de desempate, hipótese em que terá preferência o mais idoso. Caso persista o empate, deverá ser observado o critério estabelecido no item (12.2.1).

12.2.2. Em caso de igualdade de pontos na pré-classificação para os candidatos que realizarem a Prova Prática, será utilizado como critério de desempate o candidato mais idoso.

12.3. O resultado final contendo a relação final dos candidatos classificados será afixado no(s) Posto(s) de Atendimento indicado(s) no ANEXO III, disponibilizado no endereço eletrônico www.concursofec.uff.br e publicado na coluna de publicação oficial do Diário Oficial do Município de Niterói.

13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. A validade do Concurso, para todos os cargos, será de 2 (dois) anos, a partir da homologação do resultado, podendo ser prorrogada de acordo com o interesse da CLIN, por um período de até 2 (dois) anos.

13.2. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no processo seletivo público, valendo para esse fim, a homologação do resultado final, publicado oficialmente.

13.3. O candidato aprovado e classificado será responsável pela atualização de seu endereço para correspondência durante a validade do concurso, devendo durante o processo seletivo, encaminhar à FEC qualquer alteração cadastral. Caso isto ocorra após a divulgação dos resultados, deverá dar entrada na área de Recursos Humanos da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói.

13.4. O candidato que apresentar, no prazo de 10 (dez) dias a contar da data da convocação, justificativa e pedido de adiamento da contratação, passará a constar da última colocação da lista para futuras convocações.

13.5.Condições necessárias à admissão:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado, ou português amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos nos termos do artigo 12 da Constituição Federal;

b) possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo e, se for o caso, o registro no órgão de classe correspondente;

c) ter idade mínima de 18 anos completos até a data da admissão;

d) possuir os requisitos exigidos no ANEXO I deste Edital.

13.6. Será vedada, a admissão de ex-empregado da CLIN dispensado por justa causa.

13.7. Documentos necessários à admissão dos candidatos a serem apresentados no ato da convocação (apresentar cópia e original):

a) Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se já o for;

b) Cartão de Identificação do Contribuinte - Pessoa Física - CPF;

c) Cédula de Identidade;

d) Título de Eleitor com o comprovante de votação/justificativa da última eleição;

e) Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;

f) Certidão de Nascimento dos filhos;

g) Caderneta de Vacinação dos filhos com idade até 5 (cinco) anos;

h) Comprovante de quitação com o órgão de classe correspondente, quando exigido em Edital;

i) Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;

j) Certificado de conclusão de curso de qualificação, quando exigido no Edital;

k) 2 fotos 3 x 4 atual e colorida.

13.8. O candidato convocado para admissão que, no prazo máximo de 10 (dez) dias, a contar da data de convocação, não apresentar a documentação necessária à admissão, será considerado desistente, implicando na sua eliminação definitiva e convocação do candidato imediatamente classificado.

13.9. Todos os candidatos convocados para admissão serão submetidos a Exame Médico Admissional de caráter eliminatório. Quando detectada incapacidade ou enfermidade impeditiva para o desempenho do trabalho, o candidato será eliminado do Concurso.

13.10. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar as publicações de todos os atos referentes ao presente processo seletivo.

13.11. A admissão dos candidatos ficará condicionada à aprovação em todas as etapas e avaliações do processo seletivo público e a não possuir vínculo empregatício com órgão da Administração Pública Direta ou Indireta.

13.12. A CLIN pode, a qualquer tempo, por sua necessidade e interesse, promover a transferência dos admitidos por aprovação no Concurso, para qualquer dos locais em que atue ou venha a atuar.

13.13. O candidato aprovado, ao ser admitido, ficará sujeito às normas Celetistas e regulamentares da CLIN, que passarão a fazer parte de seu contrato de trabalho.

13.14. Os candidatos admitidos poderão executar outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo.

13.15. A aprovação no Concurso Público assegurará apenas a expectativa de direito à admissão, ficando este ato, condicionado à observância das disposições legais pertinentes, bem como ao exclusivo interesse e conveniência da CLIN, na rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do Concurso Público.

13.16. Não caberá à FEC nem à CLIN, nenhuma responsabilidade com o que possa acontecer ao candidato durante as provas e no decorrer de todo o concurso.

13.17. Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela FEC, de comum acordo com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói.

13.18. A FEC e a CLIN se reservam o direito de promover as correções que se fizerem necessárias, em qualquer fase do presente concurso público, ou posterior ao concurso, em razão de atos não previstos ou imprevisíveis.

Niterói, 23 de outubro de 2007.

José Vítor Vieira Bissonho Júnior
Diretor Presidente da CLIN

ANEXO I - QUADRO DE CARGOS

Escolaridade: Nível Fundamental Incompleto (4ª série)
Taxa de Inscrição: R$ 13,00
Benefícios: Vale Transporte, Auxílio Refeição e Plano de Saúde

Cód

Cargo

Vagas

Requisito

Remuneração

Tipo de Prova

A01

Gari

CR

- 4ª série completa

R$ 387,38

Capacidade Física e Prática

CTPS = Carteira de Trabalho e Previdência Social CR = Cadastro de Reserva

 

Escolaridade: Nível Fundamental Incompleto (4ª série)
Taxa de Inscrição: R$ 13,00
Benefícios: Vale Transporte, Auxílio Refeição e Plano de Saúde

Cód

Cargo

Vagas

Requisito

Remuneração

Tipo de Prova

B10

Ajudante

CR

- 4ª série completa

R$ 387,38

Capacidade Física e Prática

B11

Bombeiro Hidráulico

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 605,51

Objetiva

B12

Borracheiro

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 605,51

Prática

B13

Coletor de Lixo

CR

- 4ª série completa

R$ 470,10

Capacidade Física e Prática

B14

Contínuo

CR

- 4ª série completa

R$ 387,38

Objetiva

B15

Copeiro

CR

- 4ª série completa

R$ 387,38

Objetiva

B16

Eletricista

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 790,00

Objetiva

B17

Eletricista de Automóveis

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 863,82

Objetiva

B18

Laminador de Fibra de Vidro

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na - área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 863,82

Objetiva

B19

Lubrificador

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 863,82

Objetiva

B20

Mecânico de Caixa de Marcha

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 863,82

Objetiva

B21

Mecânico de Manutenção

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 863,82

Objetiva

B22

Mecânico de Máquinas de Pequeno Porte

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 863,82

Objetiva

B23

Mecânico de Máquinas Pesadas

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 863,82

Objetiva

B24

Mecânico de Motores

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 863,82

Objetiva

B25

Mecânico de Veículos à Álcool, Gasolina e GNV

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 863,82

Objetiva

B26

Motorista

CR

- 4ª série completa

- possuir CNH classe D

R$ 863,82

Objetiva e Prática

B27

Operador de Máquina de Esteira

CR

- 4ª série completa

- possuir CNH classe D

R$ 1.032,80

Prática

B28

Operador de Máquina de Pneu

CR

- 4ª série completa

- possuir CNH classe D

R$ 1.032,80

Prática

B29

Operador de Máquina Misturadora

CR

- 4ª série completa

R$ 484,32

Prática

B30

Operador de Roçadeira

CR

- 4ª série completa

R$ 484,32

Capacidade Física e Prática

B31

Pedreiro

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 595,35

Objetiva

B32

Pintor de Parede

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 605,50

Objetiva

B33

Pintor de Automóveis

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 605,50

Objetiva

B34

Soldador

CR

- 4ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 863,82

Objetiva

B35

Vigia

CR

- 4ª série completa

R$ 484,31

Objetiva

CTPS= Carteira de Trabalho e Previdência Social CR = Cadastro de Reserva

 

Escolaridade: Nível Fundamental Completo (8ª série)
Taxa de Inscrição: R$ 23,00
Benefícios: Vale Transporte, Auxílio Refeição e Plano de Saúde

Cód

Cargo

Vagas

Requisito

Remuneração

Tipo de Prova

C40

Auxiliar de Enfermagem do Trabalho

CR

- 8ª série completa

- curso de auxiliar de enfermagem do trabalho

- registro no COREN (atualizado)

R$ 711,81

Objetiva

C41

Operador de Copiadora

CR

- 8ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 579,05

Objetiva

C42

Recepcionista

CR

- 8ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 484,31

Objetiva

C43

Telefonista

CR

- 8ª série completa

- curso de qualificação na área ou 01 ano de experiência em CTPS

R$ 631,89

Objetiva

CTPS= Carteira de Trabalho e Previdência Social CR = Cadastro de Reserva

 

Escolaridade: Nível Médio (2º Grau Completo)
Taxa de Inscrição: R$ 38,00
Benefícios: Vale Transporte, Auxílio Refeição e Plano de Saúde

Cód

Cargo

Vagas

Requisito

Remuneração

Tipo de Prova

M60

Agente Administrativo

CR

- 2º grau completo

R$ 641,36

Objetiva

M61

Agente Contábil

CR

- 2º grau completo

R$ 641,36

Objetiva

M62

Almoxarife

CR

- 2º grau completo

R$ 641,36

Objetiva

M63

Fiscal de Limpeza Urbana

CR

- 2º grau completo

R$ 987,68

Objetiva

M64

Operador de Computador

CR

- 2º grau completo

- 01 ano de experiência comprovada.

R$ 1.291,24

Objetiva

M65

Programador de computador

CR

- 2º grau completo

- 01 ano de experiência comprovada.

R$ 1.543,83

Objetiva

M66

Técnico de Contabilidade

CR

- 2º grau completo

- Curso técnico em contabilidade (registro no órgão de classe competente)

Obs: O registro no CRC de nível superior não substitui o de nível técnico

R$ 987,68

Objetiva

M67

Técnico Administrativo

CR

- 2º grau completo

R$ 987,68

Objetiva

M68

Técnico de Segurança do Trabalho

CR

- 2º grau completo

- Curso técnico em segurança do trabalho e registro no DRT

R$ 987,68

Objetiva

CR = Cadastro de Reserva

 

Escolaridade: Nível Superior
Taxa de Inscrição: R$ 58,00
Benefícios: Vale Transporte, Auxílio Refeição e Plano de Saúde

Cód

Cargo

Vagas

Requisito

Remuneração

Tipo de Prova

S70

Engenheiro de Segurança do Trabalho

CR

- Curso Superior completo em Engenharia

- Especialização (mínimo 360h) em Engenharia de Segurança do Trabalho

- Registro na DRT

- Experiência de 1 ano

R$ 1.988,48

Objetiva

S71

Médico do Trabalho

CR

- Curso Superior Completo em Medicina

- Especialização em Medicina do Trabalho

- Registro na DRT

- Experiência de 1 ano

R$ 1.988,48

Objetiva

ANEXO II - QUADRO DE PROVAS OBJETIVAS

GRUPO 1 - Prova - Sábado/Manhã (Previsão 09/02/2008)

Cód

Cargo

Disciplina

Nº de Questões

M61

Agente Contábil

Específica

Língua Portuguesa

Informática

15

10

05

B20

Mecânico de Caixa de Marcha

Língua Portuguesa

Matemática

15

15

B23

Mecânico de Máquinas Pesadas

B32

Pintor de Parede

B34

Soldador

M64

Operador de Computador

Específica

Língua Portuguesa

20

10

C43

Recepcionista

 

GRUPO 2 - Prova - Sábado/Tarde (Previsão 09/02/2008)

Cód

Cargo

Disciplina

Nº de Questões

B11

Bombeiro Hidráulico

Língua Portuguesa

Matemática

15

15

B17

Eletricista de Automóveis

B18

Laminador de Fibra de Vidro

B19

Lubrificador

B25

Mecânico de Veículos à Álcool, Gasolina e GNV

C42

Operador de Copiadora

B33

Pintor de Automóveis

C44

Telefonista

Específica

Língua Portuguesa

20

10

M63

Fiscal de Limpeza Urbana

 

GRUPO 3 - Prova - Domingo/Manhã (Previsão 10/02/2008)

Cód

Cargo

Disciplina

Nº de Questões

C41

Auxiliar de Enfermagem do Trabalho

Específica

Língua Portuguesa

20

10

B14

Contínuo

Língua Portuguesa

Matemática

15

15

B16

Eletricista

B21

Mecânico de Manutenção

B31

Pedreiro

M60

Agente Administrativo

Específica

Língua Portuguesa

Informática

15

10

05

M62

Almoxarife

M65

Programador de Computador

Específica

Língua Portuguesa

20

10

M66

Técnico de Contabilidade

Específica

Língua Portuguesa

Informática

15

10

05

S70

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Específica

Língua Portuguesa

20

10

S71

Médico do Trabalho

 

GRUPO 4 - Prova dia - Domingo/Tarde (Previsão 10/02/2008)

Cód

Cargo

Disciplina

Nº de Questões

B15

Copeiro

Língua Portuguesa

Matemática

15

15

B22

Mecânico de Máquinas de Pequeno Porte

B24

Mecânico de Motores

B35

Vigia

M68

Técnico de Segurança do Trabalho

Específica

Língua Portuguesa

Informática

15

10

05

M67

Técnico Administrativo

 

ANEXO III - Postos de Inscrição

LOCAL/NITERÓI

ENDEREÇO

Centro*

Colégio Estadual Raul Vidal - Rua Feliciano Sodré, 21

Fonseca

Colégio Estadual Hilário Ribeiro - Al. São Boaventura, 794

Largo da Batalha

Colégio Estadual Leopoldo Fróes - Rua Reverendo Armando Ferreira, s/nº

Santa Rosa

Colégio Estadual Guilherme Briggs - Rua Dr. Mário Viana, 625

(*) O Colégio Raul Vidal será o único local que atenderá como Postos de Inscrição e Atendimento, disponibilizado para a divulgação dos candidatos selecionados para provas de Capacitação Física, Provas Práticas, Gabaritos, entrega de Recursos e divulgação dos Resultados, podendo outros serem abertos de acordo com a necessidade do concurso.

Outros Postos de Inscrição também poderão ser abertos, de acordo com a necessidade do concurso.

Horário de Atendimento dos Postos de Inscrição e Atendimento - De 9h às 16h, exceto aos sábados, domingos e feriados.

CRONOGRAMA PREVISTO

ATIVIDADES

DATAS PREVISTAS

Período das inscrições nos Postos de Inscrição(*) e pela Internet

10/12/2007 a 10/01/2008

Último dia para pagamento do boleto bancário

11/01/2008

Período para obter informações sobre os locais do Teste de Capacidade Física (**).

A partir de 18/01/2008

Aplicação do Teste de Capacidade Física. OBS: Os Testes poderão ser aplicados em dias úteis ou nos finais de semana ou feriados

A partir de 23/01/2008

Período para obter informações sobre os locais das Provas Objetivas (**)

A partir de 30/01/2008

Divulgação do resultado do Teste de Capacidade Física e convocação para prova prática dos candidatos aprovados no Teste (**)

01/02/2008

Aplicação das Provas Objetivas

09 e 10/02/2008

Divulgação dos gabaritos das Provas Objetivas

11/02/2008

Prazo para encaminhamento dos recursos das Provas Objetivas

12 e 13/02/2008

Aplicação das Provas Práticas. OBS: As Provas Práticas poderão ser aplicadas em dias úteis ou nos finais de semana ou feriados

A partir de 14/02/2008

Divulgação do resultado final (resultado dos recursos, das notas da Prova Objetiva e da Prova Prática)

29/02/2008

* Entre os dias 24/12/2007 e 01/01/2008 não haverá inscrição nos Postos de Inscrição.

**A partir deste dia os candidatos deverão comparecer ao Posto de Atendimento ou acessar o site www.concursofec.uff.br para tomar conhecimento do horário, data e local de suas provas.

ANEXO V - TESTE DE CAPACIDADE FÍSICA

Teste: Apoio sobre o solo para Feminino: Número de exercícios, em 1 minuto.

Teste: Apoio sobre o solo para Masculino: Número de exercícios, em 1 minuto.

Pontuação

Faixa etária

Pontuação

Faixa etária

18 a 29

30 a 49

50 em diante

18 a 29

30 a 49

50 em diante

Número

Número

Número

Número

Número

Número

20

25

20

15

20

30

25

20

18

24

19

14

18

29

24

19

16

23

18

13

16

28

23

18

14

22

17

12

14

27

22

17

12

21

16

11

12

26

21

16

10

20

15

10

10

25

20

15

8

19

14

9

8

24

19

14

6

18

13

8

6

23

18

13

4

17

12

7

4

22

17

12

2

16

11

6

2

21

16

11

0 (Eliminado)

15

10

5

0 (Eliminado)

20

15

10

 

Teste: Corrida 2400 metros para Feminino: Tempo limite em minutos para a pontuação.

Teste: Corrida 2400 metros para Masculino: Tempo limite em minutos para a pontuação.

Pontuação

Faixa etária

Pontuação

Faixa etária

18 a 29

30 a 49

50 em diante

18 a 29

30 a 49

50 em diante

Tempo

Tempo

Tempo

Tempo

Tempo

Tempo

20

13:00

15:00

16:30

20

10:00

11:00

13:00

18

13:30

15:30

17:00

18

10:30

11:30

13:30

16

14:00

16:00

17:30

16

11:00

12:00

14:00

14

14:30

16:30

18:00

14

11:30

12:30

14:30

12

15:00

17:00

18:30

12

12:00

13:00

15:00

10

15:30

17:30

19:00

10

12:30

13:30

15:30

8

16:00

18:00

19:30

8

13:00

14:00

16:00

6

16:30

18:30

20:00

6

13:30

14:30

16:30

4

17:00

19:00

20:30

4

14:00

15:00

17:00

2

17:30

19:30

21:00

2

14:30

15:30

17:30

0 (Eliminado)

18:00

20:00

00:00

0 (Eliminado)

15:00

16:00

18:00

 

Teste: Abdominal para Feminino: Número de exercícios, em 1 minuto.

Teste: Abdominal para Masculino: Número de exercícios, em 1 minuto.

Pontuação

Faixa etária

Pontuação

Faixa etária

18 a 29

30 a 49

50 em diante

18 a 29

30 a 49

50 em diante

Número

Número

Número

Número

Número

Número

20

37

26

17

20

44

33

24

18

36

25

16

18

43

32

23

16

35

24

15

16

42

31

22

14

34

23

14

14

41

30

21

12

33

22

13

12

40

29

20

10

32

21

12

10

39

28

19

8

31

20

11

8

38

27

18

6

30

19

10

6

37

26

17

4

29

18

9

4

36

25

16

2

28

17

8

2

35

24

15

0 (Eliminado)

27

16

7

0 (Eliminado)

34

23

14

PROGRAMAS E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

LÍNGUA PORTUGUESA

CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Conteúdo Programático: Compreensão e interpretação de textos. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Verbos: conjugação, emprego dos tempos e modos verbais. Regras gerais de concordância nominal e verbal. Sinônimos, antônimos. Emprego dos sinais de pontuação. Sugestões Bibliográficas: BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna. CARNEIRO, A. Dias. Texto em construção: interpretação de texto. 2 ed. São Paulo: Moderna,. CUNHA, C. & CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. KURY, A. da Gama. Ortografia, pontuação, crase. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. KURY, A. da Gama. Português básico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. MACEDO, Walmirio. Gramática da língua portuguesa. RJ: Presença.

CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

Conteúdo Programático: Compreensão e interpretação de textos. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Prefixos e sufixos. Verbos: conjugação, emprego dos tempos e modos verbais. Regras gerais de concordância nominal e verbal. Regras gerais de regência nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes átonos. Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Emprego dos sinais de pontuação. Sugestões Bibliográficas: BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna. CARNEIRO, A. Dias. Texto em construção: interpretação de texto. 2 ed. São Paulo: Moderna. CUNHA, C. & CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. KURY, A. da Gama. Ortografia, pontuação, crase. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. KURY, A. da Gama. Português básico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. MACEDO, Walmirio. Gramática da língua portuguesa. RJ: Presença.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO COMPLETO

Conteúdo Programático: Compreensão e interpretação de textos. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Regras gerais de concordância nominal e verbal. Regras gerais de regência nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes átonos. Funções sintáticas. Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Emprego dos sinais de pontuação. Sugestões Bibliográficas: BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna. CARNEIRO, A. Dias. Texto em construção: interpretação de texto. 2 ed. São Paulo: Moderna,. CUNHA, C. & CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. KURY, A. da Gama. Ortografia, pontuação, crase. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. KURY, A. da Gama. Português básico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. MACEDO, Walmirio. Gramática da língua portuguesa. RJ: Presença.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

Conteúdo Programático: Compreensão e interpretação de textos. Denotação e conotação. Sistema ortográfico vigente: emprego das letras e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordâncias nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes átonos. Emprego dos sinais de pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação. Sugestões Bibliográficas: BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna. CARNEIRO, A. Dias. Texto em construção: interpretação de texto. 2 ed. São Paulo: Moderna. CUNHA, C. & CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. KURY, A. da Gama. Ortografia, pontuação, crase. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. KURY, A. da Gama. Português básico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. MACEDO, Walmirio. Gramática da língua portuguesa. RJ: Presença.

MATEMÁTICA

CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO (4a série / 5º ano)

Conteúdo Programático: Conjuntos: (conceito, igualdade, classificação, pertinência, inclusão, operações de união e interseção); números naturais: (operações: adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação); problemas sobre as quatro operações fundamentais; operações inversas; sistema de numeração decimal; sistema monetário brasileiro; expressões e sentenças matemáticas; frações; números decimais; porcentagem; medidas de comprimento; medidas de superfície; medidas de volume; medidas de massa; medidas de capacidade, medidas de tempo. Sugestões bibliográficas: DANTE, L. R. Matemática - Coleção Vivência e Construção (1, 2, 3, 4), São Paulo: Ática, 2004. IMENES, L. M e outros. Matemática para todos (1, 2, 3, 4), São Paulo: Scipione, 2004. SANCHES, L. B e outros. Fazendo e Compreendendo Matemática (1, 2, 3, 4), São Paulo: Saraiva, 2005.

CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO (8a série / 9º ano)

Conteúdo Programático: Conjuntos: conceito, igualdade, classificação, pertinência, inclusão, operações de união, interseção e diferença; Sistema de Numeração Decimal e outras bases de numeração; Operações com números naturais; problemas com as quatro operações; expressões numéricas; divisibilidade; múltiplos e divisores; números primos; fatoração; MDC e MMC e aplicações; Números Racionais: forma fracionária e forma decimal, operações e problemas; Medidas: unidades de medida (comprimento, massa, capacidade, superfície e volume); Grandezas Proporcionais: razão, proporção, regra de três simples e composta; porcentagem; juros simples; Equações do Primeiro e do Segundo Grau; Noções de Geometria Plana: Triângulos, quadriláteros, polígonos, semelhança, teorema de Pitágoras, áreas e volumes. Sugestões bibliográficas: DANTE, L. R. Tudo é Matemática (5, 6, 7, 8), São Paulo: Atica, 2005. IMENES, L. M e outros. Matemática para todos (5, 6, 7, 8), São Paulo: Scipione, 2004. JAKUBO e outros. Matemática na Medida Certa (5, 6, 7, 8). SP: Scipione, 2003.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NÍVEL MÉDIO

Conteúdo Programático: Conceitos Básicos de Computação: Conceitos de hardware e software de computadores; Sistema operacional Windows XP: Conceitos, uso do ambiente gráfico, execução de programas, aplicativos e acessórios, uso dos menus, uso dos recursos de rede, backup de arquivos, configurações da área de trabalho (Meu Computador, Meus documentos, Meus Locais de Rede), Painel de Controle (Configurações das categorias, Conexões de Rede, Conexão dial-up, impressoras e aparelhos de fax), Barra de Tarefas e Menu Iniciar, manipulação de arquivos, pastas, atalhos navegador, correio eletrônico, principais programas, compartilhamentos, impressão e áreas de transferência, gravação de CDs, recursos de gravação, conhecimento dos principais aplicativos de gravação de CDs. Conhecimentos de Processador de texto Word: Operações básicas, digitação de textos, barra de ferramentas, formatação, configuração de página, cabeçalho, rodapé, recursos para impressão e tabelas (inserir, excluir e formatar). Conhecimentos de Planilha Eletrônica Excel: Operações básicas, adição de dados, bordas e imagens, pastas, arquivos e formatação. Sugestões Bibliográficas: Arquivos de Ajuda do Microsoft Windows XP Professional (em Português). Arquivos de Ajuda do Microsoft Excel 2000 (em Português). Arquivos de Ajuda do Microsoft Word 2000 (em Português). MINK, C. Microsoft Office 2000. Ed. Makron Books, 1999. RAMALHO, J. A. Introdução à Informática Teoria e Prática. Ed. Futura, 2003. VELLOSO, F. C. Informática Conceitos Básicos. 6 ed. Ed. Campus, 2003.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

AGENTE ADMINISTRATIVO

Conteúdo Programático: Redação oficial: aspectos gerais, características fundamentais, padrões, emprego e concordância dos pronomes de tratamento, ofícios, requerimentos, pareceres e outras correspondências. Noções de arquivologia: informação, documentação, classificação, arquivamento, registros, tramitação de documentos, cadastro, tipos de arquivos, organização e administração de arquivos, técnicas modernas. Administração de material: aquisição, cadastros, registros, controle e movimentação de estoques, armazenamento, transporte, reposição, segurança. Juros simples e compostos. Legislação art.37 a 41 / 205 a 214 da Constituição Federal. Sugestões bibliográficas: ARNOLD, J. R. Tony. Administração de Materiais. Atlas. BRASIL. Presidência da República. Manual de redação da presidência da república/Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. Presidência da República. DIAS, M. A. P. Administração de materiais (ed. Compacta). Atlas FERNANDES, J. C. Administração de material. Atlas LOPES, Luís Carlos. A informação e os arquivos. Teorias e práticas. EdUFF PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. FGV Editora. SCHELLENBERG, T. R. Arquivos modernos - princípios e técnicas. FGV Editora. Qualquer livro de matemática de Ensino Médio.

AGENTE CONTÁBIL

Conteúdo Programático: Redação oficial: aspectos gerais, características fundamentais, padrões, emprego e concordância dos pronomes de tratamento, ofícios, requerimentos, pareceres e outras correspondências. Contabilidade Geral: princípios fundamentais da contabilidade, normas brasileiras de contabilidade, método das partidas dobradas, plano de contas, Ativo, Passivo, Receitas, Despesas, patrimônio, fatos contábeis, variações patrimoniais, livros e documentos contábeis e fiscais, contas patrimoniais e de resultado, amortização, depreciação, exaustão, balancete e balanço patrimonial, notas explicativas, escrituração, demonstrações obrigatórias e não obrigatórias, execução orçamentária, sociedade por ações, operações financeiras e tributárias, mercadorias, planejamento tributário, impostos. Juros simples e compostos. Sugestões bibliográficas: BRASIL. Lei 6.404/76 (lei das sociedades por ações). BRASIL. Presidência da República. Manual de redação da presidência da república/Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. Presidência da República. (disponível em www.planalto.gov.br/ccivil/manual/Manual_Rich_RedPR2aEd.PDF) FRANCO, Hilário. Contabilidade comercial. Atlas. GOUVEIA, Nelson. Contabilidade básica. Harbra. IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade introdutória. Atlas. IUDÍCIBUS, Sérgio de. Manual das sociedades por ações. Atlas. IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. Atlas. PADOVEZE, Clóvis L. Sistema de informações contábeis. Atlas. Qualquer livro de matemática de Ensino Médio.

ALMOXARIFE

Programa: Administração de material: manutenção, planejamento, controle e movimentação de níveis de estoque. Localização, organização, classificação e codificação de mercadorias e/ ou materiais. Entrada e saída de mercadorias e/ ou materiais. Administração de patrimônio: análise e controle patrimonial. Sugestões bibliográficas: DIAS, M. P. Administração de Materiais, SP, Ed Atlas. BALLOU, R. H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física, SP ed Atlas. GARCIA, M. F, MELHADO, H. M. C., KRITZ,s SENAC. Administração de Materiais e Patrimônio. RJ SENAC/DN/DFP. Manuais que tratem dos assuntos constantes do programa.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM DO TRABALHO

Conteúdo Programático: Ética profissional. Fundamentos da Enfermagem. Saúde pública e saúde do trabalhador. Biossegurança e controle de infecção. Higiene e segurança do trabalho. Acidentes do trabalho e doenças profissionais. Atendimento de enfermagem em situação de emergência. Legislação de segurança e medicina do trabalho. Assistência de enfermagem à saúde do adulto. Atuação de enfermagem na limpeza, desinfecção e esterilização de materiais. Sugestões bibliográficas: ARAÚJO, M.J.B.de. Ações de enfermagem em saúde pública e em doenças transmissíveis. Editora Bezerra de Araújo. _______ Fundamentos de enfermagem. Editora Bezerra de Araújo. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. A "nova" lei do exercício profissional da enfermagem. Caderno de Legislação. BRASIL. COFEN. Código de ética dos profissionais de enfermagem. ______, Ministério do Trabalho. Segurança e Medicina do Trabalho. Manuais de legislação. Ed.Atlas. ______. Ministério da Saúde. Manual de condutas - exposição ocupacional a material biológico: hepatite e HIV. Coordenação Nacional de DST e AIDS. CARVALHO, G.M. Enfermagem do trabalho. Ed. EPU

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Conteúdo Programático: 1) Legislação: Aplicada à Segurança e Saúde: Estudos das Normas Regulamentadoras e legislação complementar. Tópicos pertinentes do Código Civil e Criminal. Normas e práticas Internacionais: OSHA, NIOSH, ACGIH, OIT-OHS-2001 Previdênciária: Elaboração de LTCAT's, Perfil Profissiográfico Previdênciário. 2) Riscos ambientais: Conceitos de riscos, perigos e agentes ou fatores de risco à saúde e à segurança do trabalhador. Prevenção e controle de riscos de acidente de trabalho, medidas de controle de agentes ambientais; Instrumentos de medição e técnicas de utilização; Mapas de riscos. 3) Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA. 4) Insalubridade e periculosidade. 5) Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndios: Sistemas fixos e equipamentos móveis de combate a incêndios: tipos, inspeção e manutenção. 6) Ventilação Industrial; Equipamentos, filtros, ventilação e exaustão diluidora e local. Condições de conforto térmico Geral. 7) Máquinas e equipamentos, instalações e áreas de trabalho. 8) Estudo de postos de trabalho. Noções de atividade e carga física e mental do trabalho. 9) Métodos de investigação de acidentes. Aplicação dos instrumentos de comunicação específicos. 10) Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO. 11) Programa de Condições e Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção Civil - PCMAT. 12) Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos, adequação de aplicações, programas de implantação de uso. Planos de emergência e auxílio mútuo. 13) Agentes causadores das doenças ocupacionais; Doenças no trabalho LER/DORT. 14) Conceitos básicos de Ergonomia 15) Estudo das Boas Praticas na Gestão da Segurança do Trabalho e no Meio Ambiente. 16) Tópicos de Sistemas de Gestão de SST: BBSS800 OHSAS 18001. OSH-OIT-2001 Sistema de Gestão do Meio Ambiente: ISO14001, Sistema de Gestão integrada, Noções básicas de auditoria em SST. 17) Resíduos Industriais, classificação, destinação. 18) Sinalização de Segurança. O uso da cor na prevenção de acidentes. 19) Transporte de cargas perigosas - Classificação da ONU, definição de classe de produtos perigosos. Ficha individual do produto. 20) Trabalho em espaço confinado. 21) - A Segurança e a Saúde no Trabalho nos diplomas legais vigente no país. Constituição da Republica Federativa do Brasil, de 1988. Legislação Trabalhista (Consolidação das Leis do Trabalho - CLT) Lei n°. 6514 de 22 de dezembro de 1977, capitulo V - da Segurança e da Medicina do Trabalho. Portaria n°3214 de 8 de junho de 1978 do Ministério do Trabalho e Emprego e suas alterações posteriores, Lei n°. 9795 de 27 de abil de 1999. 22) - As questões da Segurança Industrial e o Meio Ambiente. 23) O trabalho em céu aberto, 24) Segurança e saúde no trabalho dos estabelecimentos de saúde. Sugestões Bibliográficas: Ventilação Industrial e Controle da Poluição, 2a Edição, 1990, Editora LTC, Rio de Janeiro. Creder , Hélio. Ar Condicionado , 8a Edição, Editora LTC, 2004, Rio de Janeiro. Capalbo, Elcio. Salas Limpas - Projeto - Instalação - Manutenção, Helmus Editora Ltda, São Paulo. Mesquita, Aramando Luis de souza et all. Desenvolvimento Sustentável e Engenharia, IME, Fundação Ricardo Franco, 2004, Rio de Janeiro. Barbosa Filho, Antônio Antunes. Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, Editora Atlas, 2001. NRs do Ministério do Trabalho: Normas ambientais NBR ISO 10004 e 14000 (ultima versão). NBR 9077/93. LEIS, RESOLUÇÕES e PORTARIAS: L.F. no. 8213/91 - Acidentes do Trabalho - Deveres da Empresa; L.F.6938/81 (Art 3o) - Política de proteção ao Meio Ambiente; P.MS. 3523/98 - Contaminação Sistemas Ar Condicionado - PMOC; NB 18 - Segurança do Trabalho; L.F. Nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997 - Decreto lei no 9795 de 27 de abril de 1999 e as citadas no conteúdo programático. CBMERJ - Segurança contra Incêndio e Pânico - Normas de segurança contra incêndio e pânico nas edificações. Duarte, Moacyr, Paulo Roberto, Riscos Industriais - Etapas para Investigação e a Prevenção de Acidentes, FUNENSEG, Petrobras, 2003, Rio de Janeiro. Miguel, Alberto Sérgio, Manual de Segurança e Saúde no Trabalho, Porto Editora, 2004. Yee, Zung Che. Perícias em Engenharia de Segurança do Trabalho, Jurua Editora. CETESB, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Manual de Orientação para a elaboração de Estudos de Análise de Risco, p4.261 maio de 2003, Governo do Estado de São Paulo. BARBOSA FILHO, Antoni Nunes, Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Ed. Atlas, São Paulo. BRITISH STANDARDS INSTITUTION (Grã-Bretanha), Occupational Health and Safety Assessment Series (OHSAS) 18002:1999. CARDELLA, Benedito, Segurança no Trabalho e Prevenção de Acidentes, Ed. Atlas, São Paulo. COMISSÃO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - Resolução CONAMA 275 - Código de cores para identificação de coletores de resíduos para coleta seletiva. Brasília, 2001. SALIBA, Tuffi Messias, Legislação de Segurança e Acidentes de Trabalho, Ed. LTR, São Paulo, 2002. SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA CIVIL - Código de Segurança contra Incêndio e Pânico. WALDEM, Qualidade, Segurança e Higiene do Trabalho, Atlas, São Paulo, 2001.

FISCAL DE LIMPEZA URBANA

Conteúdo programático: Noções de urbanização e meio ambiente: conceito de cidade e megacidade;meio ambiente urbano(microclimas,inversão térmica,resíduos urbanos, lixo);ecossistema urbano.Higiene: conceito e práticas; tipos: doméstica, individual e ambiental.Limpeza urbana: Código de limpeza urbana municipal.Sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente (Lei 9605/98).Poluição: tipos .Resíduos: tipos e legislação pertinente: da construção civil (Res CONAMA 307/02);dos serviços de saúde:Res CONAMA 358/05;perigosos(Res. CONAMA 23/96) .Responsabilidades: Lei 7347/85 e 10308/ 01e suas atualizações.Crimes ambientais ( Lei 9605/98).Sugestões bibliográficas: MEDAUAR. O.Coletânea de legislação ambiental .ed revista dos tribunais.Lei 1212/93 e suas atualizações.Livro de Geografia Geral e Brasil utilizado no ensino médio.Publicações que tratem dos assuntos mencionados.

MÉDICO DO TRABALHO

Conteúdo Programático: Noções básicas para o reconhecimento dos riscos potenciais à saúde, nos locais de trabalho. Epidemiologia e bioestatística relacionadas à saúde ocupacional. Doenças originadas pelo trabalho: Identificação e Prevenção. Agentes químicos (metais, solventes, gases e poeiras). Agentes físicos (ruídos, temperatura, radiação ionizante e não ionizante). Agentes biológicos (vírus, bactérias, protozoários) Fatores ergonômicos (movimentos repetitivos, elevação de peso, posições estáticas e dinâmicas). Ergonomia: Princípios básicos da adaptação do posto de trabalho ao ser humano. Fundamentos de biomecânica e sua aplicação prática na prevenção das lombalgias e tenossinovites relacionadas ao trabalho. Doenças degenerativas e crônicas, agravadas por condições especiais de trabalho. Exames, avaliações e visitas médicos ocupacionais. Saúde mental do trabalhador e estresse. Atividades de educação para a saúde no trabalho. Vigilância sanitária nos locais de trabalho (tóxicos sociais e doenças transmissíveis). Atendimento médico ambulatorial e nas urgências e emergências clínicas no local de trabalho. Acidentes do trabalho: Aspectos clínicos, preventivos, trabalhistas e previdenciários. Normas regulamentadoras (NR - 4, NR - 5, NR - 7 e anexos - Portaria nº 24, de 29/12/94 (DOU - 30/12/94), NR - 9, NR - 15 e anexos NR - 16 e NR - 17 - Ergonomia). Convenção 148 da O.I.T., aprovada pelo Decreto Lei 93.413 de 15/10/86. Promoção de saúde nos ambientes de trabalho. Sugestões Bibliográficas: CECIL. Tratado de Medicina Interna. 19ª Edição. Ed. Guanabara. - encontra em qualquer livraria médica. LÓPEZ, Mário. Emergências Médicas. Ed. Guanabara Koogan. - encontra em qualquer livraria médica. MENDES, Reneé. Patologia do Trabalho. Ed. Atheneu. - encontra em qualquer livraria médica. Enciclopédia de Saúde Ocupacional e Segurança - O.I.T. Última Edição, 1985, 2 volumes. www.mtas.es/insht/EncOIT/sumario.htm Normas Regulamentadoras do Cap. V da CLT. Edição Atualizada. Ed. Atlas. R.J. - encontra em qualquer livraria médica ou jurídica. Instrução Normativa INSS/DC, n° 98 de 5 de dezembro de 2003. Atualização Clínica das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Disponível em Ordem de Serviço INSS/DSS nº 608, de 5 de agosto de 1998. Perda Auditiva Neurossensorial por exposição continuada a níveis elevados de Pressão Sonora de Origem Ocupacional. Norma Técnica de Avaliação de Incapacidade para fins de Benefícios Previdenciários. Disponível em Instrução Normativa nº 99 INSS/DC, de 5 de dezembro de 2003 - DOU de 10/12/2003 (ppp). Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e do Emprego. Disponível em www.mte.gov.br Doenças Relacionadas ao Trabalho - Ministério da Saúde do Brasil e Organização Pan-Americana da Saúde/Brasil. Doenças Relacionadas ao Trabalho. In: Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde. Série A. Normas e Manuais Técnicos; n. 114 organizado por Elizabeth Costa Dias, colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. Brasília/DF. www.opas.org.br/publicmo.cfm?codigo=48

OPERADOR DE COMPUTADOR

Conteúdo Programático: Introdução à Microinformática: Memória RAM do computador: bit, byte e palavra; cache; virtual, internas e auxiliar; Unidade Central de Processamento: execução de instruções; registradores, clock, barramentos, instruções de máquina, instalação de microcomputadores; Unidades de E/S: vídeo, impressora, unidades de fita e discos, CD-ROM, scanner, modem, interfaces de E/S, leitora de código de barras, tela sensível ao toque; Windows: introdução, arquivos, pastas, navegador e correio eletrônico padrão, configuração de hardware e software, principais programas, área de transferência; Word: operações básicas, blocos de textos, formatação, cabeçalho e rodapé, tabelas, geração de índice, operações com objetos e figuras; Excel: operações básicas, fórmulas e funções, pastas, formatação, vinculação de planilhas; Power Point: operações básicas com slides, efeitos, slide mestre, configuração e modelo de estrutura; Linux: Introdução, características, códigos, chamada a sistema, arquitetura do kernel; Conceitos básicos e operação com os aplicativos de automação de escritório StarOffice. Sugestões bibliográficas: VELLOSO, F. C. Informática - Conceitos Básicos, 6ª ed. Campus, 2003. VASCONCELOS, L. Windows XP Professional e Home, Makron Books, 2001. RAMALHO, J.A. Windows 98. Makron Books, 1998. KRAYNAK, J. Office XP, ed. Berkely, 2001. RAMALHO, J.A. Office 97 Professional. Makron Books, 1995. TIBET, C.V. Linux - Administração e Suporte, Novatec, 2001. MAXWELL, S. Kernel do Linux, Makron Books, 2000. ALMEIDA, M.G., Automação de Escritórios com Staroffice 5.1a, Brasport Livros e Multimídia Ltda., 2000.

PROGRAMADOR DE COMPUTADORES

Programa: Algoritmos e Estrutura de Dados: Estrutura de dados: definição e utilização; vetor, matriz, listas, pilhas, filas, árvores: descrição e algoritmos de manipulação; Algoritmos básicos: busca maior e menor; pesquisa seqüencial e binária; Árvore binária de busca, busca em cadeia de caracteres; Organização de arquivos: seqüencial, seqüencial-indexado, indexado, direto e invertido, métodos de acesso e pesquisa. Linguagem de Programação: conceitos básicos: sintática e semântica; Nomes, vinculação, concorrência, escopos; Tipos de dados; Estruturas de controle; subprogramas; linguagem orientada a objetos: conceitos e implementações; programação em ambiente WEB: HTML com imagens, tabelas, frames e formulários; Java: applets, exceções e objetos; ASP, PHP, conceitos, componentes; JavaScript: características, objetos; técnicas de sites dinâmicos: CGI. Banco de Dados: Fundamentos de banco de dados; linguagens de definição e manipulação de bancos de dados: SQL. Linux: conceitos e operações básicas da ferramenta Kylix. Sugestões bibliográficas: HOROWITZ, E.; SAHNI, S. Fundamentos de Estruturas de Dados. Rio de Janeiro; Campus; 1987. VILLAS, M. V.; Estruturas de Dados: conceitos e técnicas de implementação. Rio de Janeiro; Campus; 1993. SALIBA, W. L. Técnica de Programação. Makron Books, 1992. DEITEL, H. M.; DEITEL, P.J. Java: Como Programar, 3ª ed. Bookman, 2001. GUPTTO, U.; GIETZ, W.. Guia do Programador em SQL. Campus, 1990. PIROUZ, R. HTML Efeitos Mágicos. Quardk Books. 1999. RAMALHO, J. A. JavaScript, 3ª ed. Berkeley, 2002. BUCZEK, G. ASP Guia do Programador. Market Books, 2ª ed., 2000. DIAS, A. KYLIX - A Ferramenta Linux para Administração, Ciência Moderna, 2001. SAMPAIO, C. Sites Dinâmicos com ASP e InterDEV. Brasport, 1997. SIEGEL, D. Criando Sites Arrasadores na WEB II. Quark Books. 1998.

RECEPCIONISTA

Conteúdo Programático: Relações Interpessoais: comunicação humana e relações interpessoais. O processo de comunicação. A comunicação; fatores determinantes e barreiras. A comunicação nas organizações. Administração de conflitos: desenvolvimento de trabalho em equipe. Métodos de atendimento ao público. Cliente externo e interno. Atendimento telefônico e de balcão. O perfil do profissional de atendimento. Ética, postura e cidadania: o indivíduo e as características pessoais. O pael do servidor. Interação com o público interno e externo. Adequação da indumentária. Desempenho profissional. Postura profissional. Postura e imagem da instituição. Ética profissional. Cidadania: direitos e deveres do cidadão. O cidadão como usuário e contribuinte. Arquivo na empresa: importância, finalidade, funções e documentos. Preenchimento de boletins e prontuários. Sugestões bibliográficas: GERSON, Richard F. A excelência no atendimento a clientes, Qualitymak editora, RJ. LOBOS, Julio. Qualidade através das pessoas, SP; J. Lobos. ROBBINS, Harvey A. Como ouvir e falar com eficácia, ed Campus, RJ série trabalho eficaz. Outros manuais que tratem dos assuntos constantes do programa.

TÉCNICO ADMINISTRATIVO

Programa: Redação oficial: aspectos gerais, características fundamentais, padrões, emprego e concordância dos pronomes de tratamento, ofícios, requerimentos, pareceres e outras correspondências. Noções de arquivologia: informação, documentação, classificação, arquivamento, registros, tramitação de documentos, cadastro, tipos de arquivos, organização e administração de arquivos, técnicas modernas. Administração de material: aquisição, cadastros, registros, controle e movimentação de estoques, armazenamento, transporte, reposição, segurança. Probabilidade. Recursos humanos e legislação trabalhista: normas gerais, tutela do trabalho, duração do trabalho, folha de pagamento, salário, férias, licenças, segurança, normas especiais, proteção do trabalho, contrato de trabalho.

Sugestões bibliográficas: ARNOLD, J. R. Tony. Administração de Materiais. Atlas. BRASIL. Presidência da República. Manual de redação da presidência da república/Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. Presidência da República. (disponível em www.planalto.gov.br/ccivil/manual/Manual_Rich_RedPR2aEd.PDF). DIAS, M. A. P. Administração de materiais (ed. Compacta). Atlas. FERNANDES, J. C. Administração de material. Atlas. LOPES, Luís Carlos. A informação e os arquivos. Teorias e práticas. EdUFF. PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. FGV Editora. SCHELLENBERG, T. R. Arquivos modernos - princípios e técnicas. FGV Editora. Qualquer livro de matemática da 8a série do Ensino Fundamental. BRASIL. Consolidação das leis do trabalho - CLT. MARANHÃO, Délio. Direito do trabalho. Fundação Getúlio Vargas. NETO, G. A. V. Curso de direito do trabalho. Forense. SAAD, E. G. Curso de direito do trabalho. LTR. SUSSEKIND, A. Curso de direito do trabalho. Renovar.

TÉCNICO DE CONTABILIDADE

Conteúdo Programático: Contabilidade Geral: Plano de Contas. Variações patrimoniais. Contas de receitas, despesas e custos. Tipos de entidades. Constituição do capital. Subscrição e integralização do capital, no caso de sociedades anônimas e limitas. Despesas de constituição. Compras e vendas. Apuração de resultado com mercadorias. Movimentação de estoques. Operações financeiras ativas e passivas. Lançamentos de encerramento e de destinação do resultado. Transações envolvendo ativos imobilizados. Avaliação e escrituração pelo custo de aquisição. Reavaliações. Avaliação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial. Empresas coligadas e controladas. Demonstrações Financeiras. Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis. Consolidação das demonstrações contábeis. Contabilidade de Custos: Inter-relacionamento da Contabilidade de Custos com a Contabilidade Financeira. Objetivo, importância e finalidade da Contabilidade de Custos. Conceito de custos, despesas, investimentos e gastos. Princípios e conceitos contábeis aplicados à Contabilidade de Custos. Custos fixos e custos variáveis, custos diretos e custos indiretos. Objeto de custeio. Apuração do Custo dos Produtos, Mercadorias ou Serviços Vendidos. Custos com mão-de-obra direta e indireta. Alocação dos custos com mão-de-obra. Custos com Materiais Diretos e Indiretos. Alocação dos custos com matéria-prima, material secundário e material de embalagem. Métodos de controle de estoques de materiais. Custos indiretos de fabricação e seus critérios de rateio. Departamentalização. Centros de Custos. Custeio por absorção, Custeio Direto ou Variável. Acumulação de custos por ordem de produção ou encomendas. Acumulação de custos por processo. Custo dos Produtos Acabados. Custos dos produtos em elaboração. Princípios Fundamentais e Normas Brasileiras de Contabilidade: Princípios Fundamentais de Contabilidade. Contabilidade Pública e Orçamentária: orçamento público; empenhos; contabilização das operações na administração pública; legislações tributárias, fiscais e orçamentárias; crédito tributário; tributos diretos e indiretos; receita e despesa públicas; regimes; contabilidade governamental; Sistema Tributário Nacional e Finanças Públicas; Responsabilidade na Gestão Fiscal. Sugestões Bibliográficas: ALOÉ, Armando. Contabilidade comercial. Atlas. FRANCO, Hilário. Contabilidade comercial. Atlas. GOUVEIA, Nelson. Contabilidade básica. Harbra. HENDRIKSEN, Eldon S. Teoria da contabilidade. Atlas. IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de balanços. Atlas. IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade introdutória. Atlas. IUDÍCIBUS, Sérgio de. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações. Atlas. IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. Atlas. MATARAZZO, Dante C. Análise financeira de balanços. Atlas. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. Atlas. ANGÉLICO, J. Contabilidade pública. Atlas. ANDRADE, Nilton de A. Contabilidade Pública na Gestão Municipal. Atlas. SILVA, Lino M. da. Contabilidade Governamental. Atlas. Lei no 6.404, de 15.12.1976, (Lei das Sociedades por Ações) alterada pela Lei no 9.457, de 05.05.1997. Constituição Federal e suas respectivas Emendas. Código Tributário Nacional. Novo Código Civil e legislação pertinente. Legislação e normas do profissional de contabilidade. Lei 4.320/64. Lei 8.443/92.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Programa: Conceitos básicos em Segurança do Trabalho. Acidentes do Trabalho. Avaliação do trabalho e do ambiente do trabalho, quantitativa e qualitativamente. Inspeção de rotina do local de trabalho. Estratégia de Controle. Análise do processo de trabalho. Características de mão-de-obra. Liberação de área para trabalho, para garantir a integridade física dos empregados e das instalações da empresa. CAT - Comunicação de Acidente do Trabalho. Índices de freqüência e de gravidade. EPI - Equipamento de Proteção Individual. EPC - Equipamento de Proteção Coletiva. Caracterização da exposição a riscos ocupacionais (físico, químico, biológicos e ergonômicos). Intervenção em ambiente de trabalho. Entendimentos sobre empregador, empregado, empresa, estabelecimento, setor de serviço, canteiro de obra, frete de trabalho, local de trabalho e plataformas, para fins de aplicação das NRs. Condições de trabalho, para determinar fatores e riscos de acidentes. Conceitos básicos sobre prevenção e combate a incêndios. Elaboração de relatórios e estatísticas pertinentes à segurança do trabalho. Planejamento e execução de metodologias relacionadas com a prevenção de acidentes. Aplicação e orientação prática das Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho. Outros problemas específicos do trabalho. Sugestões Bibliográficas: Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, Cap. V do Título II, relativo à Segurança e Medicina do Trabalho. Lei 6514, de 22/09/77, DOU de 23/12/77, que altera o Capítulo V do Título II da CLT, relativo à Segurança e Medicina do Trabalho. Portaria 3214, de 08/06/78, D.O.U. de 06/07/78, que aprova as Normas Regulamentadoras - NR do Cap. V do Tít. II, da CLT, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. Segurança e Medicina do Trabalho, 53 ed. São Paulo: Atlas, 2003. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988, Cap. II, Art. 6o e 7o, Incisos XXII, XXIII, XXVIII e XXXIII. LATANCE JR., Sérgio. CIPA - Organização - NR 5, Comentada e Atualizada. São Paulo, LTR, 2001. CÂMARA, J. Luiz e COSTA, S. Dalla. Curso de Formação de Cipeiros, CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. São Paulo, LTR, 2002.

TELEFONISTA

Conteúdo Programático: Constituição de um sistema telefônico. Tipos de classificação e centrais telefônicas. Central Privada de Comutação Telefônica - CPCT. Atendimento telefônico: formas de tratamento, linguagem, tom de voz e domínio da informação solicitada. Operar equipamentos PABX. Regras de comunicação. Mesas telefônicas: transferência de ligações, modo de espera, recursos diversos. Conduta profissional do telefonista. Comunicações internas, locais e interurbanas; diferentes painéis e sinais emitidos nas mesas telefônicas; cuidados com os equipamentos de trabalho; controle de gasto (formulários apropriados); equipamentos de segurança do trabalho. Noções de Segurança do Trabalho: acidentes do trabalho: conceito, causas e prevenção; normas de segurança: conceito de proteção e equipamentos de proteção; normas básicas de higiene: pessoal, ambiental, de utensílios e equipamentos. Noções de Primeiros Socorros: papel do socorrista, parada cardiorespiratória, hemorragias, ferimentos, entorses, luxações, fratura, distúrbios causados pelo calor, choque elétrico, mordidas e picadas de animais, transporte de pessoas acidentadas, corpos estranhos no organismo. Sugestões Bibliográficas: livros didáticos de Língua Portuguesa, Geografia e de Ciências usados no Ensino Fundamental. ERAZO, Guilherme A. C. Manual de Urgências em pronto socorro; Manuais de Normas de Segurança do Trabalho.Prática e conduta profissional - Telefonista - SENAC e outros manuais que tratem dos conteúdos mencionados.