Prefeitura de Aracatu - BA

Notícia:   Aracatu - BA: Vagas para Professores

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACATU

ESTADO DA BAHIA

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM

CARGOS DE NIVEL MÉDIO E SUPERIOR

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Nº 001/2007

Silvio Maia Filho, Prefeito Municipal de Aracatu, Bahia, e a COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSO PUBLICO nomeada pela Portaria Municipal nº 42, de 23 de abril de 2007, fazem saber que A ALPHA - EMPREENDIMENTOS E SERVIÇOS LTDA, em cumprimento ao contrato celebrado com a PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACATU, ESTADO DA BAHIA, torna pública a realização de concurso público para provimento de vagas, em Regime Estatutário, do quadro de carreira da Administração Municipal, mediante condições estabelecidas neste Edital.

1- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 

1.1 O concurso será regido por este edital, executado pela ALPHA - Empreendimentos e serviços Ltda. e realizado na cidade de Aracatu.

1.2 A seleção para os cargos de que trata este edital compreenderá exames de habilidade e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas , de caráter eliminatório e classificatório e de Provas de Títulos.

2 - DOS CARGOS

2.1 NÍVEL MÉDIO

2.1.1 CARGO: PROFESSOR NÍVEL I

REQUISITO : Formação mínima na modalidade Normal ( Magistério ) e/ ou Normal Superior ( cursando ) ou Pedagogia com habilitação nas quatro primeiras séries do ensino Fundamental.

2.2 NÍVEL SUPERIOR

2.2.1 CARGO: PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

2.2.2 CARGO: PROFESSOR DE MATEMÁTICA

2.2.3 CARGO: PROFESSOR DE CIÊNCIAS

2.2.4 CARGO: PROFESSOR DE GEOGRAFIA

2.2.5 CARGO: PROFESSOR DE HISTÓRIA

2.2.6 CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

2.2.7 CARGO: PROFESSOR DE INGLÊS

REQUISITO: Estar habilitado ou cursando Nível Superior de Graduação na área de atuação.

Descrição Sumária do Professor Municipal

- Executar funções de Docência, visando execução e o desenvolvimento do processo educativo no Município.

Descrição detalhada

- Planeja e ministra aulas, aplica e corrige instrumentos de avaliação, registra, pessoalmente, com exclusividade os resultados de rendimento escolar do aluno no Diário de Classe;

- Seleciona bibliografia e emite parecer quanto aos livros e outros materiais didáticos necessários à sua disciplina;

- Participa de programas de capacitação e aprimoramento profissional;

- Orienta, acompanha e avalia os alunos nos aspectos relacionados com o seu aprendizado, interresse, participação e comportamento;

- Executa outras atividades correlatas.

3 - DAS VAGAS

3.1 As vagas serão distribuídas de acordo com a necessidade da Prefeitura, observando-se a reserva de vagas para candidatos portadores de necessidades especiais, em conformidade com o disposto no subitem 4.1 deste edital.

4 - DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

4.1 Do total de vagas destinadas aos cargos, 5% serão providas na forma do art.37, VIII, da CF, do art.5º, parágrafo 2 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

4.2 Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá no ato da inscrição, declarar-se portador de necessidades especiais. Os candidatos que se declararem portadores de necessidades especiais participarão do concurso publico em igualdade de condições com os demais candidatos.

· consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto Federal n. 3.298/99: I - deficiência física, visual ou auditiva - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções; (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004)

4.3 O candidato que, no ato da inscrição, se declarar portador de deficiência, se classificado no concurso público, figurará em lista específica e caso obtenha classificação necessária, figurará também na listagem de classificação geral dos candidatos ao cargo de sua opção.

O candidato que declarar, no ato da inscrição, ser portador de deficiência... conforme disposto neste edital, deverá encaminhar ou apresentar no período da inscrição documentos como: Laudo Médico original expedido no prazo máximo de 90 dias antes do termino das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da CID, bem como a provável causa da deficiência - inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua prova... (obs - esses doc. Não serão devolvidos)

Os candidatos que, dentro do prazo do período das inscrições, não atenderem os dispositivos mencionados (entre outros que poderão ser estabelecidos), serão considerados como não portadores de deficiência, não se admitindo alegação posterior, para o fim da presente hipótese.

O candidato aprovado será ainda submetido à perícia médica, a ser realizada por uma junta médica oficial indicada pela Prefeitura Municipal de Aracatu objetivando verificar se a deficiência enquadra-se no disposto no art. 4º do Decreto Federal n. 3.298/99 e suas alterações posteriores, conforme o item 4.4 já estabelece

A divulgação do resultado final, dos candidatos portadores de deficiência, que versaram aprovação, será feita em duas listas: Uma lista geral com todos os aprovados inclusive com os referidos candidatos, e outra lista especifica com apenas os deficientes físicos.

4.4 Os candidatos que se declararem portadores de necessidades especiais deverão submeter-se, previamente, a nomeação, a perícia médica que verificará sua qualificação como necessidades especiais ou não, bem como se o grau de deficiência é incapacitante para o exercício do cargo.

4.4.1 Os candidatos, mediante convocação, deverão comparecer a perícia médica, munidos de documento de identidade original e de laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da deficiência.

4.5 A não-observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

4.6 As vagas definidas no subitem 4.1 que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência, por reprovação no concurso publico ou na perícia medica, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação de cada cargo.

5 - DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

5.1 Ter nacionalidade brasileira

5.2 Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares ( para o sexo masculino ) .

5.3 Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo.

5.4 Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.

5.5 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

5.6 Apresentar os documentos que se fizerem necessários por ocasião da posse.

6 - DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO PUBLICO E DAS PROVAS

6.1 As inscrições serão realizadas no Centro de Cultura João Alves de Aguiar situado na Praça Julio Silveira Maia s/n - Bairro Centro - Aracatu - BA;

6.2 PERÍODO - 30 de abril a 11 de maio de 2007.

6.3 HORÁRIO - Das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:30h

6.4 PROVAS - 10 de junho de 2007, às 8:00 horas, com duração de 04 (quatro) horas corridas, em locais que serão previamente determinados e comunicados aos inscritos, mediante publicação de aviso no site www.alphaconcursos.com.br - ate o dia 28 de maio de 2007, e mediante afixação do mesmo aviso no mural de publicações do Paço Municipal e outros órgãos públicos.

6.5 Para efetuar a inscrição, o candidato deverá:

a) Preencher o formulário fornecido no local da inscrição;

b) Pagar a taxa de inscrição;

c) Apresentar cópia do documento de identidade, a qual será retida. Será obrigatória a apresentação de documento de identidade original no dia e nos locais de realização das provas bem como o comprovante de inscrição.

d) O formulário de inscrição deverá ser entregue no mesmo local de inscrição, onde será emitido o comprovante de inscrição, após pagamento na rede bancária.

e) No caso de ser portador de deficiência física os candidatos deverão apresentar no período da inscrição do concurso Laudo Médico original expedido no prazo máximo de 90 dias antes do termino das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da CID, bem como a provável causa da deficiência - para assegurar previsão de adaptação da sua prova - os candidatos que não observarem este requisito serão considerados como não portadores de deficiência.

6.6 INSCRIÇÃO POR PROCURAÇÃO

6.6.1 Será admitida a inscrição por terceiros, de acordo com os procedimentos descritos no subitem 6.5 deste edital, mediante a apresentação de procuração simples do interessado, reconhecida firma, acompanhada de copia legível de documento de identidade do candidato.

6.6.2 O comprovante de inscrição será entregue ao procurador, depois de efetuada a inscrição.

6.6.3 O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas pelo seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do formulário de inscrição e em sua entrega.

6.7 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO

6.7.1 A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, as provas e/ou a nomeação do candidato, desde que verificada qualquer falsidade nas declarações e/ ou quaisquer irregularidades nas provas ou nos documentos apresentados, sem direito a restituição da taxa de inscrição e/ou qualquer indenização.

6.7.2 E vedada à inscrição condicional ou extemporânea.

6.7.3 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a investidura do cargo.

6.7.4 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração.

6.7.5 O comprovante de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas.

6.7.6 Não serão aceitas inscrições via postal, via fax ou via correio eletrônico.

6.7.7 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.

6.7.8 O candidato portador de deficiência ou não, que necessitar de qualquer tipo de condição especial para realização das provas deverá solicitá-la, por escrito, no ato de inscrição, indicando claramente no formulário de inscrição quais os recursos especiais necessários.

6.7.9 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará a prova.

6.7.10 A solicitação de condições especiais será atendida obedecendo a critérios de viabilidade e razoabilidade.

6.7.11 A não solicitação de condições especiais no ato de inscrição implica a sua não-concessão no dia de realização das provas.

6.7.12 O candidato deverá efetuar uma única inscrição por cargo. Em caso de mais de uma inscrição será considerada a de data mais recente.

6.7.13 Não serão aceitos em hipótese alguma, pedidos de alteração de opção de cargo.

6.7.14 O candidato será classificado no cargo de sua escolha, seguindo rigorosamente a ordem de classificação geral por cargo.

6.7.15 As informações prestadas no formulário de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão Examinadora do direito de excluir do concurso público aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

6.7.16 O candidato deverá declarar, no formulário de inscrição que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.

6.7.17 Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste edital.

7 - DO EXAME DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS (PROVAS OBJETIVAS)

7.1 Serão aplicadas provas objetivas de caráter eliminatório, abrangendo os objetos de avaliação (habilidades e conhecimentos).

7.1.1 As provas objetivas constarão de 40 questões,sendo distribuídas da seguinte maneira: Professor Nível L ( 15 questões de Português, 10 questões de Matemática e 15 questões de Conhecimentos Pedagógicos e Gerais) , Professor Nível Superior ( 20 questões de Conhecimentos Específicos da área e 20 questões de Conhecimentos Pedagógicos).

7.2 As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas no dia 10 de junho de 2007, no turno matutino e terão a duração de 4 horas.

7.3 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu inicio, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, de comprovante de inscrição e de documento de identidade original.

7.4 Não será permitido o ingresso de candidatos no local de realização das provas após o horário fixado para o seu inicio.

7.5 Não haverá segunda chamada para realização das provas. O não-comparecimento para realização das provas implicará a eliminação automática do candidato.

7.6 Caso o candidato esteja impossibilitado de se apresentar, no dia da realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias.

7.7 Não serão aceitos como documentos de identidade certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.

7.8 Não será aceita copia de documento de identidade, ainda que autenticada.

7.9 Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, será automaticamente excluído do concurso publico.

7.10 No dia de realização das provas, não será permitido ao candidato entrar e/ ou permanecer no local do exame com armas ou aparelhos eletrônicos (bip,telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, receptor , gravador etc.). Caso o candidato leve algum destes itens, estes deverão ser recolhidos pela Coordenação e devolvidos ao final das provas. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do candidato, caracterizando-se tentativa de fraude.

7.11 O candidato somente poderá retirar-se do local de realização das provas com seu respectivo caderno de provas decorrido uma hora do inicio da mesma.

7.12 Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso publico o candidato que, durante a realização das provas:

a) Usar ou tentar usar meios fraudulentos ou ilegais para sua realização,

b) For surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas,

c) Faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, as autoridades presentes ou os candidatos,

d) Utilizar-se de qualquer objeto proibido ou que se comunicar com outro candidato,

e) Recusar-se a entregar o material das provas ao término destinado para a sua realização,

f) Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento do fiscal,

g) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de resposta,

h) Descumprir as instruções contidas no caderno de provas ou na folha de respostas,

i) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

7.13 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em virtude do afastamento de candidato da sala de provas.

7.14 No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas.

8 - DAS PROVAS OBJETIVAS

8.1 O Concurso será de provas com questões de múltipla escolha, que versarão sobre os assuntos contidos no conteúdo programático de acordo com cargo desejado e grau de escolaridade exigido, conforme estabelecido pela comissão examinadora do certame.

8.2 O candidato deverá, obrigatoriamente, marcar, para cada ítem, um, e somente um, dos cinco campos da folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos decorrentes de marcação indevidas, resultando nula a questão.

8.3 O candidato deverá transcrever as respostas das provas objetivas para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento da folha de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas na folha de respostas. Em hipótese alguma haverá substituição da folha de respostas por erro do candidato.

8.4 Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos adivinhos do preenchimento indevido da folha de respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com a folha de respostas tais como: marcação de dois ou mais campos referentes a um mesmo item, ausência de marcação nos campos referentes a um mesmo item, marcação rasurada ou emendada e/ou campo de marcação não preenchido integralmente.

9 - DOS TÍTULOS

9.1 Serão computados os títulos para os candidatos ao cargo de professor aos quais obtiverem média para sua classificação.

· A prova de Títulos terá caráter classificatório e consistirá na valorização de certificados ou diplomas de cursos de especialização e qualificação profissional, inclusive os de pós-graduação. (Somente serão aceitos Diplomas ou Certificados e não serão aceitos atestados, declarações, históricos escolares ou outros).

9.2 Ao número de pontos obtidos pelos candidatos nas provas teóricas será somado ao número de pontos referentes aos títulos, para a classificação final. A Prova de Títulos será avaliada na escala de 0 (zero) ao máximo de 10,0 (dez) pontos sendo computados da seguinte forma:

TÍTULOS

Espécie

Quantidade de Títulos (Máximo)

Valor Unitário (Pontos)

Valor Máximo (Pontos)

Diploma ou Certificado de Curso de Pós-Graduação em nível de mestrado.

1

5,0

5,0

Certificado de Curso de Pós-Graduação em nível de especialização, atualização, aperfeiçoamento, extensão ou outro, com carga horária mínima de 360 horas.

1

4,0

4,0

Certificado de curso de capacitação pedagógica com carga horária mínima de 40. horas

2

1,0

2,0

Certificado de curso de atualização profissional com carga horária mínima de 40 horas.

1

0,5

0,5

9.3 Os referentes Títulos só serão computados se entregues no ato da inscrição.

Os títulos deverão estar relacionados com a área de formação do candidato e área de atuação do cargo ao qual se inscreveu.

Não serão aceitos documentos originais , apenas cópia.

Quando, em algum Certificado ou Diploma, apresentado para a Prova de Títulos, o nome do candidato for diferente do que consta no Formulário Eletrônico de Inscrição (preenchido pelo candidato no ato da sua inscrição), deverá ser anexado comprovante de alteração de nome, sob pena do mesmo não ser considerado. Esse documento não deverá ser listado na Relação de Títulos, mas apenas assinalado no local indicado nessa Relação e colocado no envelope junto com os demais documentos encaminhados ou entregues no Protocolo da ALPHA.

· Não serão considerados os títulos apresentados fora do prazo, ou de forma diferente à estabelecida neste Edital ou que não alcancem a carga horária mínima expressa na tabela constante do item 9.2.

· Na fase de recursos referentes aos resultados da Prova de Títulos, somente serão aceitos documentos que sirvam para esclarecer ou para complementar documentos já apresentados e para sanar dúvidas levantadas pela Banca Avaliadora.

· Comprovadas, em qualquer tempo, irregularidade ou ilegalidade na obtenção dos títulos, o candidato terá anulada a respectiva pontuação e, comprovada a culpa do mesmo, será excluído do Concurso.

10 - DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO

10.1 O resultado das provas será apurado pela atribuição de notas.

10.2 Na avaliação da prova objetiva será utilizado o escore padronizado com média igual a 50%. Esta padronização da nota da prova tem por finalidade avaliar o desempenho do candidato em relação aos demais, permitindo que a posição relativa de cada candidato reflita sua classificação na prova. Na avaliação da prova do Concurso Público, será observado:

10.2.1 O total de acertos de cada candidato.

10.3 Será considerado aprovado o candidato que obtiver, na prova objetiva, media igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do total das questões.

10.4 Na classificação final, entre os candidatos com igual número de pontos, serão fatores de preferência, na ordem de citação, os seguintes:

10.4.1 Ter maior número de dependentes (comprovados)

10.4.2 Ter maior idade.

10.4.3 Ser o candidato casado ou viúvo

11 - DOS RECURSOS

11.1 É admitido recurso quanto:

a) Ao indeferimento de inscrição;

b) À formulação das questões e respectivos quesitos e gabaritos das mesmas;

c) À opção considerada como certa nas provas objetivas;

d) Aos resultados parciais e finais do Concurso Público.

e) À convocação para as provas práticas;

11.2 Os recursos relativos aos itens "1.1" deverão ser interpostos até 24 (vinte e quatro) horas, iniciando-se este no dia seguinte ao da divulgação por edital, de cada evento, e sua respectiva publicação no mural da Prefeitura ou no Diário Oficial do Município.

11.3 Para cada um dos recursos previstos no item "1.1" admitir-se-á um único recurso por candidato;

11.4 Somente serão apreciados os recursos interpostos tempestivamente e com indicação do nome do candidato, nome do cargo a que concorre e fase do concurso da qual pretende recorrer.

11.5 O(s) ponto(s) da(s) questão (ões) eventualmente anulada(s) será(ão) atribuído(s) à todos os candidatos presentes a realização das provas.

11.6 Na ocorrência do dispositivo no item 1.5, poderá haver, eventualmente, alteração da classificação inicial obtida para uma classificação superior ou inferior, poderá ocorrer a desclassificação inicial obtida para uma classificação do candidato que não obtiver a nota mínima exigida.

11.7 Os recursos deverão ser entregues na sede da Prefeitura Municipal, ou encaminhadas para o escritório da ALPHA, dentro dos seus respectivos prazos.

11.8 - Caberá a Comissão Examinadora do Concurso o julgamento de todos os recursos, num prazo de setenta e duas (72) horas que, em sendo deferidos, serão comunicados aos interessados, em não sendo feita tal comunicação, ficam de já todos os candidatos recorrentes cientes de que o Recurso foi INDEFERIDO.

12 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 A inscrição implica na aceitação, por parte do candidato, de todos os princípios, normas e condições do concurso, estabelecidas no presente edital e demais legislações vigentes pertinentes a concursos públicos.

12.2 Das decisões da comissão examinadora do concurso caberão recursos fundamentados a referida Comissão, no prazo de 72 HORAS, contados a partir da divulgação oficial dos resultados.

12.3 As provas serão entregues nos locais da realização das mesmas, pelos fiscais de sala até o prazo estipulado para a sua realização.

12.4 Decorrida uma hora do inicio da prova os candidatos deverão devolver apenas os cartões de respostas.

12.5 A validade do presente concurso será de dois anos contados da data de homologação do concurso, podendo, inclusive, haver prorrogação por mais dois anos, a critério da Administração Municipal.

12.6 A convocação para admissão dos candidatos obedecerá rigorosamente a ordem de classificação, não gerando o fato da aprovação, o direito à nomeação.

12.7 Para efeito de admissão, fica o candidato convocado sujeito a aprovação em exames médicos e apresentação de documentos legais que lhe forem exigidos.

12.8 Apesar das vagas existentes para cargos públicos, os aprovados serão chamados conforme as necessidades locais.

12.9 A inexatidão das informações ou a constatação, mesmo posterior, de irregularidades em documentos ou nas provas, eliminarão o candidato do concurso.

12.10 Serão publicados apenas os resultados dos candidatos que lograrem aprovação no concurso.

12.11 Os casos omissos serão resolvidos pela comissão examinadora do concurso, constituída, através de portaria pelo Sr. Prefeito Municipal.

12.12 O resultado final do concurso será homologado pelo Prefeito Municipal, após divulgado por lista de classificação pela Prefeitura e pela internet, no endereço www.alphaconcursos.com.br

12.13 Para o Candidato que esteja cursando Nível Superior e que vier a ser nomeado, por força do presente concurso, exigir-se-á , para ser efetivado, a comprovação da conclusão do curso até o final do Estágio Probatório, sob pena de ser excluído do quadro de Professores da Rede Municipal de Aracatu, tornando-se sem efeito a posse no cargo mediante este concurso.

12.14 O presente Concurso visa o preenchimento de vagas existentes na Zona Rural , o que não faculta ao candidato aprovado , sob hipótese alguma, a escolha do seu local de trabalho, ficando a critério da Administração Municipal a indicação do mesmo, de acordo à sua necessidade.

Aracatu, Bahia, 27 de abril de 2007.

Silvio Maia Filho
Prefeito Municipal

ANEXO I

QUADRO DE VAGAS

CARGO

VAGAS

SALÁRIO BASE

CARGA HORÁRIA

TAXA DE INSCRIÇÃO

Professor Nível I

40

R$ 380,00

20h

R$ 30,00

Professor de Língua Portuguesa

27

R$ 420,00

20h

R$ 35,00

Professor de Matemática

12

R$ 420,00

20h

R$ 35,00

Professor de Ciências

13

R$ 420,00

20h

R$ 35,00

Professor de Geografia

6

R$ 420,00

20h

R$ 35,00

Professor de História

9

R$ 420,00

20h

R$ 35,00

Professor de Educação Física

6

R$ 420,00

20h

R$ 35,00

Professor de Inglês

02

R$ 420,00

20h

R$ 35,00

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGO: PROFESSOR NÍVEL I (Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental)

PORTUGUÊS : classes de palavras ; texto , interpretação. Fonologia : ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z , s , ss , c , ç , g , gu , j , m , n , r e rr .; acentuação ; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto, obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

MATEMÁTICA: Conjuntos numéricos: conjunto dos números reais e seus subconjuntos, conjunto dos números complexos. Álgebra: expressões algébricas; polinômios; sistemas lineares; matrizes e determinantes; funções reais e suas aplicações. Análise combinatória: Binômio de Newton. Tratamento da informação: experimentos aleatórios; espaço amostral, eventos, noções de probabilidade em espaços amostrais finitos, noções de estatística descritiva, distribuição de freqüências; gráficos estatísticos usuais, medidas de posição e de dispersão. Noções de matemática financeira: juros simples e compostos, descontos simples; capitalização simples e composta. Geometria e medidas: geometria plana; segmentos, ângulos, triângulos, quadriláteros polígonos regulares, circunferência; geometria espacial: áreas e volumes de sólidos geométricos; trigonometria: arcos e ângulos; razões trigonométricas no triângulo retângulo e na circunferência, trigonometria num retângulo qualquer.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO e GERAIS

Educação e ensino, a didática e a formação profissional do professor, Educação Infantil e as novas definições da Legislação, planejamento: Tipos e características, relação professor aluno em sala de aula, avaliação do processo ensino aprendizagem o desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget, Estatuto da Criança e do Adolescente, PCNs e LDB, Temas Transversais; evasão escolar e avaliação do processo ensino aprendizagem.

Aspectos sócio-políticos-econômicos e culturais do Município de Aracatu.

CARGO: PROFESSOR DE CIÊNCIAS FÍSICAS E / OU BIOLÓGICAS

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS - CIÊNCIAS FÍSICAS E / OU BIOLÓGICAS - História da Biologia no mundo antigo (Grécia e Roma), na Europa medieval, na transição da era da

modernidade para a contemporânea; Conhecimento Empírico; Método Científico; Matéria e Energia; Solo; Ar; Ecologia; Conhecendo o Corpo; Teorias da Origem dos Seres Vivos; Características Gerais de: vírus, bactérias, protozoários e fungos, taxionomia animal e vegetal; história evolutiva do homem ao longo dos

tempos; Citologia, Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano; Introdução ao Estudo da Física: Vetores; Força, Leis de Newton;Introdução à Cinemática; Introdução à Mecânica; Introdução a Eletricidade; Introdução à Óptica;

Estudo da Química: Átomo, Modelos Atômico, Estados Físicos da Matéria e suas transformações; Misturas Homogêneas e Heterogêneas, Funções Orgânicas e Inorgânicas; Teorias Evolutivas; Base Genética da Hereditariedade; Bases Macromoleculares da Constituição Celular; Transformação e Armazenamento de Energia; Ciclo Celular; Processos de Síntese na Célula; Anatomia e Fisiologia

Humana; Nomenclatura da Botânica e Zoológica - regras; características gerais dos principais grupos dos Reinos Animal e Vegetal; Molécula da Água e propriedades nos animais e vegetais; Conceitos Gerais em Ecologia; Ecossistemas Brasileiros; Origem da Vida, Citologia; Histologia; Embriologia; Taxonomia animal e vegetal; Vírus; Reinos Animal e Vegetal; Botânica e Zoologia e Fisiologia Comparada; Genética, Evolução e Ecologia.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: Educação ensino e sociedade, aprendizagem e maturação, tendências pedagógicas na pratica escolar, o planejamento escolar, teorias da aprendizagem, o pensamento Pedagógico Brasileiro: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire Dermeval Sauviane, ideologia e educação, os conteúdos de ensino PCNs de 5ª a 8ª serie e Ensino Médio, LDB, Projeto Político Pedagógico.

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS - Fundamentos históricos e filosóficos da Educação Física. Educação Física e corporeidade. Cultura corporal do movimento. Princípios do Esporte Educacional. Principais Tendências da Educação Física Escolar (Desenvolvimentista, Construtivista, Crítico-superadora, Crítico-emancipatória, Psicomotora).

Avaliação mediadora.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: Educação ensino e sociedade, aprendizagem e maturação, tendências pedagógicas na pratica escolar, o planejamento escolar, teorias da aprendizagem, o pensamento Pedagógico Brasileiro: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire Dermeval Sauviane, ideologia e educação, os conteúdos de ensino PCNs de 5ª a 8ª serie e Ensino Médio, LDB, Projeto Político Pedagógico.

CARGO: PROFESSOR DE MATEMÁTICA

MATEMÁTICA: Conjuntos numéricos: conjunto dos números reais e seus subconjuntos, conjunto dos números complexos. Álgebra: expressões algébricas; polinômios; sistemas lineares; matrizes e determinantes; funções reais e suas aplicações. Análise combinatória: Binômio de Newton. Tratamento da informação: experimentos aleatórios; espaço amostral, eventos, noções de probabilidade em espaços amostrais finitos, noções de estatística descritiva, distribuição de freqüências; gráficos estatísticos usuais, medidas de posição e de dispersão. Noções de matemática financeira: juros simples e compostos, descontos simples; capitalização simples e composta. Geometria e medidas: geometria plana; segmentos, ângulos, triângulos, quadriláteros polígonos regulares, circunferência; geometria espacial: áreas e volumes de sólidos geométricos; trigonometria: arcos e ângulos; razões trigonométricas no triângulo retângulo e na circunferência, trigonometria num retângulo qualquer.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: Educação ensino e sociedade, aprendizagem e maturação, tendências pedagógicas na pratica escolar, o planejamento escolar, teorias da aprendizagem, o pensamento Pedagógico Brasileiro: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire Dermeval Sauviane, ideologia e educação, os conteúdos de ensino PCNs de 5ª a 8ª serie e Ensino Médio, LDB, Projeto Político Pedagógico.

CARGO: PROFESSOR DE HISTÓRIA

HISTÓRIA: IDADE ANTIGA:1.Egito.1.1Sumérios, Acádios e Assírios.1.2.Persas e Hebreus.1.3.Impérios Marítimos:Creta e Fenícia.2.Grécia.2.1.Esparta e Atenas.2.2Grécia Clássica.2.3.Legado Cultural da Grécia.3.Roma.3.1.Império Romano.3.2.Alto Império.3.3Crise do Império Romano.IDADE MÉDIA:1.Islamismo.2.Feudalismo.3.As Cruzadas.IDADE MODERNA:1.Renascimento.2.Reforma e Contra-Reforma.3.A Era das Revoluções.3.1.Revolução Inglesa.3.2.Revolução Industrial.3.3.Revolução Francesa.IDADE CONTEMPORÂNEA:1.a Guerra de Sucessão.2.Primeiro Reinado.3.Regência.4.Segundo Reinado.5.República Café-com-leite.6.Primeira Guerra Mundial.7.Segunda Guerra Mundial.8.República Velha.9.Revolução de 30.10.Era Vargas.11.Ditadura Militar.

Fatos Históricos e políticos do Município de Aracatu.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: Educação ensino e sociedade, aprendizagem e maturação, tendências pedagógicas na pratica escolar, o planejamento escolar, teorias da aprendizagem, o pensamento Pedagógico Brasileiro: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire Dermeval Sauviane, ideologia e educação, os conteúdos de ensino PCNs de 5ª a 8ª serie e Ensino Médio, LDB, Projeto Político Pedagógico.

CARGO: PROFESSOR DA LÍNGUA PORTUGUESA

PORTUGUÊS: Classes de Palavras; Termos da Oração; Período Composto; Pontuação; Regência; Crase; Concordância Verbal; Concordância Nominal; Gênero, Número e Grau; Artigo; Numeral ; Pronome; Colocação dos Pronomes Oblíquos; Verbo; Divisão Silábica; Acentuação; Ortografia; Hífen; Vícios de Linguagem; Interpretação de Texto..

Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: Educação ensino e sociedade, aprendizagem e maturação, tendências pedagógicas na pratica escolar, o planejamento escolar, teorias da aprendizagem, o pensamento Pedagógico Brasileiro: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire Dermeval Sauviane, ideologia e educação, os conteúdos de ensino PCNs de 5ª a 8ª serie e Ensino Médio, LDB, Projeto Político Pedagógico.

CARGO: PROFESSOR DE GEOGRAFIA

GEOGRAFIA: 1. Espaço Geográfico.2. Globalização: A Nova Ordem Mundial.2.1. Os pólos de poder da economia globalizada.3.Industria. 3.1. Países pioneiros na industrialização. 3.2. Industrialização tardia 4.Urbanização Mundial.5.Teorias Demográficas e Processos migratórios.6. Superfície Terrestre.6.1.Clima(Brasil e Mundo).6.2.Relevo(Brasil e Mundo).Vegetação(Brasil e Mundo).6.4.Hidrografia(Brasil e Mundo).7.Problemas Ambientais.8.Organização do espaço brasileiro.8.1.Unidades Regionais Brasileiras.8.1.1.Sudeste.8.1.2.Sul.8.1.3Centro-Oeste.8.1.4Nordeste.8.2.Indicadores Sociais: diferenciação regional.9.Brasil Urbano e Rural.

Aspectos sócio-políticos-econômicos e culturais do Município de Aracatu.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: Educação ensino e sociedade, aprendizagem e maturação, tendências pedagógicas na pratica escolar, o planejamento escolar, teorias da aprendizagem, o pensamento Pedagógico Brasileiro: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire Dermeval Sauviane, ideologia e educação, os conteúdos de ensino PCNs de 5ª a 8ª serie e Ensino Médio, LDB, Projeto Político Pedagógico.

CARGO: PROFESSOR DE INGLÊS

INGLÊS: Textos: literários, jornalísticos, informativos, científicos, publicitários, humorísticos, epistolares, instrucionais. Pronouns: Personal pronouns, possessives, interrogative pronouns, relative pronouns. Verbs tenses: formas primitivas, verbos principais, simple present, the present contínuos, the simple past, the past contínuos,the simple future, the simple conditional, the present tense, the past perfect, the fucture perfect, verbos auxiliares, simple present of the verb to be, past tense of the verb to be, verbos auxiliaries modais.Adjetives and nouns.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: Educação ensino e sociedade, aprendizagem e maturação, tendências pedagógicas na pratica escolar, o planejamento escolar, teorias da aprendizagem, o pensamento Pedagógico Brasileiro: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire Dermeval Sauviane, ideologia e educação, os conteúdos de ensino PCNs de 5ª a 8ª serie e Ensino Médio, LDB, Projeto Político Pedagógico.