CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde - GO

Notícia:   8 vagas de Técnicos Administrativos para o CEFET de Rio Verde - GO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE RIO VERDE

ESTADO DE GOIÁS

EDITAL Nº 006, DE 01 DE JULHO DE 2008

CONCURSO PÚBLICO

O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE RIO VERDE - GO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Artigo 11, do Estatuto do CEFET - Rio Verde - GO, aprovado pela Portaria/MEC nº 204, de 26.02.2007, publicado no DOU de 27.02.2007; e de acordo com o disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, alterada pela Lei nº 9.527/1997 e ainda nos termos da Portaria Interministerial nº 095, de 06 de maio de 2008, Portaria n° 450, de 06.11.2001, ambas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Portaria MEC n° 545, de 06.05.2008, TORNA PÚBLICO aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas para provimento de cargos Técnico- Administrativos, de que trata a Lei nº 11.091/2005, Medida Provisória nº 431, de 14.05.2008, DOU de 14.05.2008, nas categorias funcionais constantes do Anexo I deste Edital e o que consta no Processo nº 23000.134260/2008-49.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O Concurso Público será realizado sob a responsabilidade do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde - GO, obedecidas às normas do presente Edital.

O Concurso Público destina-se ao provimento das vagas autorizadas atualmente e das que vierem a ser autorizadas no prazo de validade do concurso, observado o limite imposto pelo § 3º do Art. 1º do Decreto nº 4.175, de 27.03.2002.

Os cargos deste Concurso Público e a escolaridade estão indicados no Anexo I.

Os cargos da carreira de Técnico-Administrativo terão carga horária semanal de 40 (quarenta) horas de trabalho e remuneração conforme Anexo I.

As atribuições funcionais de cada cargo constam do Anexo III.

2. DOS REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO

Ser brasileiro nato ou naturalizado, nos termos da legislação em vigor, comprovada a condição de igualdade e gozo dos direitos políticos;

Ter idade mínima de 18 anos;

Estar quite com as obrigações eleitorais para ambos os sexos e com a situação militar para os candidatos do sexo masculino;

Possuir escolaridade exigida para o cargo ao qual está concorrendo, conforme Anexo I; Estar quite com a Receita Federal;

Possuir aptidão física e mental que permita o exercício do cargo;

Não exercer cargo, emprego ou função pública, exceto as que permitam acumulação conforme consta na Constituição Federal;

Estar em situação regular no Órgão Fiscalizador da Profissão, quando exigido;

Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, inclusive a habilitação e a classificação do candidato que não comprovar, no ato da posse, o preenchimento de todos os requisitos exigidos neste Edital.

3. DAS INSCRIÇÕES

PERÍODO E LOCAL

O período de inscrição será: 10.07.2008 a 31.07.2008.

Horário: 8 horas às 10 horas e 30 minutos e 14 horas às 16 horas e 30 minutos, horário de Brasília, nos dias úteis.

Local: Coordenação-Geral de Recursos Humanos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde - GO - Rodovia Sul Goiana km 01 - Rio Verde - GO.

DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

Preencher e assinar a Ficha de Inscrição, com a declaração de que está ciente do presente Edital, da Lei nº 8.112/90 e de que acata as normas do Concurso;

A Ficha de Inscrição não poderá conter rasuras, emendas ou entrelinhas;

Apresentar comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição, recolhida através de GRU (Guia de Recolhimento da União), disponível no site: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, preenchendo os campos a seguir discriminados: Unidade Favorecida - Código: 153224 - Gestão: 26325, Recolhimento - Código: 28830-6; CPF: do candidato; Contribuinte: o nome do candidato; Valor: constante do Anexo I. A Taxa de Inscrição deverá ser paga somente nas agências do Banco do Brasil e não será restituída, nem isentada em hipótese alguma;

Anexar fotocópia legível do documento de identidade, comprovante de endereço e 02 (duas) fotografias 3 x 4 recentes;

São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Corpos de Bombeiros Militares, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc), Passaporte, desde que contenha identificação digital.

Não serão aceitas inscrições fora do prazo e/ou envio de documentos via fax ou correio, nem condicional;

Serão admitidas inscrições por procuração, devendo ser apresentados:

Instrumento de mandato (ORIGINAL);

Fotocópia do documento de identidade do procurador;

Documentos relativos ao candidato, constantes nos subitens 3.2.1, 3.2.2 e 3.2.3;

Antes de efetuar o recolhimento da Taxa de Inscrição, o candidato deverá certificar-se dos requisitos exigidos para a sua participação no Concurso.

O Concurso terá validade de 01 (um) ano podendo ser prorrogado por mais um ano contado a partir da data da publicação de sua homologação, se houver interesse do CEFET - Rio Verde - GO.

O Edital poderá ser adquirido no sítio: www.cefetrv.edu.br

Cada candidato poderá efetuar, neste concurso, a inscrição somente para 01 (um) cargo.

4. DAS PROVAS

O Concurso constará de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, dividida em 02 (duas) partes, a saber:

Conhecimentos Gerais: A prova objetiva terá 20(vinte) questões com cinco alternativas de resposta cada uma, sendo uma, e apenas uma, a correta.

Conhecimentos Específicos: A prova objetiva terá 30(trinta) questões com cinco alternativas de resposta cada uma, sendo uma, e apenas uma, a correta.

As provas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos serão avaliadas na escala de 0 a 100 (zero a cem), sendo a nota expressa com duas casas decimais, tendo todas as questões de cada prova o mesmo valor.

Serão considerados aprovados, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 20(vinte inteiros), na Prova de Conhecimentos Gerais e 30(trinta inteiros) na Prova de Conhecimentos Específicos.

Na hipótese de anulação de questão(ões) da prova objetiva, quando de sua avaliação, todos os candidatos receberão a pontuação máxima prevista para a(s) referida(s) questão(ões). Na prova objetiva, será atribuída nota 0 (zero):

À(s) questão(ões) da prova que contenha(m) mais de uma opção de resposta assinalada no cartão de respostas;

À(s) questão(ões) da prova que não estiver(em) assinalada(s) no cartão de resposta;

À(s) prova objetiva(s) e/ou questão(ões) da prova cujo cartão de respostas for preenchido fora das especificações nele contidas ou nas instruções da prova, ou seja, preenchidas com canetas não esferográficas ou com canetas esferográficas que não sejam de cor azul ou preta ou, ainda, com marcação diferente da indicada no modelo previsto no cartão de respostas.

As questões da prova objetiva deverão ser respondidas em cartão de respostas específico, insubstituível e personalizado para cada candidato.

4.2. A prova objetiva será realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde - GO, no dia 17.08.2008, com início as 8 (oito) horas, horário de Brasília, e terá duração máxima de 4 h (quatro horas).

4.2.1. O candidato deverá comparecer com antecedência de, pelo menos, 30 minutos.

4.2.2. Os portões serão fechados às 7 horas e 45 minutos e as salas às 7 horas e 55 minutos, horário de Brasília.

4.2.3. Caso o número de candidatos exceda a capacidade disponível nas salas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde - GO, será disponibilizado outro local e informado na Ficha de Inscrição.

4.3. O ingresso na sala de prova somente será permitido ao candidato que apresentar Comprovante de Inscrição e Documento de Identidade;

4.4. Após o fechamento dos portões e salas, não será admitida a entrada de candidatos retardatários;

4.5. Durante a Prova Objetiva não será permitida a consulta de qualquer natureza a livros, revistas, folhetos ou anotações e nem uso de máquinas calculadoras, aparelho de reprodução sonora ou similares, telefones celulares ou similares, bem como o uso de boné, boina, chapéu, gorro, lenço, óculos escuro ou qualquer outro acessório que impeça a visão total das orelhas do candidato;

4.6. Ao final da Prova Objetiva, o fiscal recolherá a prova;

4.7. O candidato deverá comparecer para a prova, munido de caneta esferográfica azul ou preta, do comprovante da inscrição e documento de identidade.

4.8. Na Prova Objetiva, os 02 (dois) últimos candidatos de cada sala só poderão retirar-se do local, simultaneamente;

4.9. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado;

4.10. Os candidatos portadores de necessidades especiais deverão solicitar, no ato da inscrição, se desejam que as provas sejam adaptadas às suas necessidades especiais (aumento do tamanho das letras, braile, etc);

4.11. Os conteúdos programáticos são os constantes do Anexo II deste Edital.

4.12. O candidato, ao término das provas, entregará a Folha de Respostas ao Fiscal. O caderno de questões poderá ser levado pelo candidato após transcorridas 03 horas e 30 minutos do início das Provas.

5. DO RESULTADO DAS PROVAS

O resultado final da prova objetiva será representado pela média dos pontos obtidos na prova de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, observando-se a pontuação mínima para aprovação exigida no item 4.1.4 deste Edital.

A divulgação do resultado será por meio de comunicado afixado no quadro de avisos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde - GO e no sitio: www.cefetrv.edu.br.

O candidato poderá interpor recurso quanto à formulação das questões e respectivos quesitos, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a partir da data de divulgação dos resultados, devendo ser endereçado à Comissão Coordenadora do Concurso, e protocolado no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h, horário de Brasília, nos dias úteis, na sede da Instituição, no endereço indicado no item 10.8.

6. DA HABILITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

A pontuação máxima para a prova objetiva será:

Conhecimentos Gerais: 40 (quarenta) pontos.

Conhecimentos Específicos: 60 (sessenta) pontos.

A classificação final do Concurso será feita em ordem decrescente dos pontos obtidos pelos candidatos, observados os pontos mínimos exigidos para habilitação e demais normas previstas e constantes deste Edital;

Na hipótese de igualdade de nota final terá preferência, após observância do Parágrafo Único do Artigo 27 da Lei n° 10.741/2003 (Lei do Idoso), sucessivamente, o candidato que: Tiver maior idade;

Tiver o maior número de filhos menores.

7. DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

A homologação do resultado final será feita pelo Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde - GO, por meio de Edital publicado no Diário Oficial da União.

8. DAS VAGAS RESERVADAS À PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Fica assegurado à pessoa portadora de necessidades especiais o direito de se inscrever neste Concurso, em igualdade de condições com os demais candidatos para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a necessidade de que é portador.

Para os cargos com apenas uma vaga autorizada no presente Edital, não há reserva para portadores de necessidades especiais.

Para os cargos com mais de 01 (uma) vaga para preenchimento neste Edital, bem como para as novas autorizadas para nomeação com aproveitamento do Concurso objeto deste Edital deverá ser observado o percentual de 10% (dez por cento) de reserva para os portadores de necessidades especiais.

Caso a aplicação do percentual de que trata o item anterior resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subseqüente (§ 2º, Art. 37 do Decreto nº 3.298/1999).

Os candidatos alcançados pelo citado dispositivo legal deverão declarar, no ato da inscrição, serem portadores de necessidades especiais, especificando-a e submetendo-se, quando convocados, à Perícia Médica por Junta Médica Oficial que terá decisão final sobre a identificação do candidato portador de necessidade especial ou não, e o grau de necessidade especial que o capacite ou não, para o exercício do cargo.

Consideram-se pessoas portadoras de necessidades especiais (deficiência), aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no Artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298, de 20.12.1999, que regulamenta a Lei Federal nº 7.853, de 24.10.1989.

Não havendo candidatos aprovados e classificados para as vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais as mesmas serão ocupadas pelos demais candidatos aprovados e classificados.

9. DOS REQUISITOS PARA A POSSE

Apresentar o original e fotocópia de comprovante de conclusão da Escolaridade exigida para o cargo ao qual concorre.

Apresentar originais e fotocópias dos documentos: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor e comprovante da última votação, Certificado de Alistamento Militar (sexo masculino), PIS ou PASEP (se cadastrado), Certidão de Nascimento ou Casamento, Grupo Sangüíneo e Fator RH, Declaração de Bens e Valores, Declaração de Acumulação de Cargos, 01 (uma) fotos 3 x 4 e Certidão de Nascimento dos Filhos (se tiver);

Apresentar Laudo Médico de Junta Médica Oficial que comprove aptidão física e mental para a posse no cargo.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

Será excluído do Concurso o candidato que:

Fizer declaração falsa;

Durante a realização de Prova Escrita, for surpreendido em comunicação com outro candidato verbalmente, por escrito, ou por qualquer outra forma, bem como utilizando-se de livros, notas, impressos e quaisquer outros meios não previstos neste Edital;

Deixar de comparecer ao referido Concurso Público;

A classificação no Concurso Público não assegura ao candidato o direito de ingresso automático no Quadro de Pessoal do CEFET - Rio Verde - GO, mas, apenas, a expectativa de ser nomeado, segundo a ordem classificatória, ficando esse ato condicionado à observância das disposições legais pertinentes;

Observado o número de vagas constantes no Anexo I deste Edital, o candidato aprovado será convocado para nomeação, por correspondência direta, obrigando-se a declarar por escrito, se aceita ou não o cargo no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da data de recebimento da correspondência. O não pronunciamento do candidato implicará na perda do Concurso e será convocado o candidato seguinte, obedecida à ordem de classificação;

Será eliminado o candidato convocado que não aceitar sua nomeação para o cargo;

Ao tomar posse, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito a Estágio Probatório por um período de 36 (trinta e seis) meses, durante o qual será submetido a processos avaliativos quanto ao desempenho do cargo de acordo com legislação em vigor;

A inscrição no Concurso implica, desde logo, no conhecimento e na tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital;

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Concurso.

Outras informações poderão ser obtidas junto à Coordenação-Geral de Recursos Humanos do CEFET - Rio Verde - GO, pelo telefone (64) 3620 - 5605 ou e-mail: cgrh@cefetrv.edu.br.

Vicente Pereira de Almeida
Diretor-Geral

ANEXO I - EDITAL Nº 006/2008

CATEGORIA FUNCIONAL: TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

VALORES DO ANEXO XIV DA MP Nº 431, DE 14.05.2008, DOU DE 14.05.2008

CARGO

NÍVEL / QUANTITATIVO DE VAGAS

REMUNERAÇÃO INICIAL R$

ESCOLARIDADE EXIGIDA

TAXA INSCRIÇÃO R$

NÍVEL

VAGAS

Analista de Tecnologia da Informação

NS

01

R$ 1.747,83

Curso Superior na área de Informática

R$ 43,00

Bibliotecário / Documentalista

NS

02

R$ 1.747,83

Curso Superior em Biblioteconomia ou Ciências da Informação

R$ 43,00

Estatístico

NS

01

R$ 1.747,83

Curso Superior em Ciências Estatísticas ou Atuariais.

R$ 43,00

Fisioterapeuta / Área

NS

01

R$ 1.747,83

Curso Superior em Fisioterapia

R$ 43,00

Pedagogo / Área

NS

01

R$ 1.747,83

Curso Superior em Pedagogia

R$ 43,00

Psicólogo / Área

NS

01

R$ 1.747,83

Curso Superior de Psicologia

R$ 43,00

Técnico de Laboratório / Área

NI

01

R$ 1.364,53

Médio Profissionalizante na Área de Laboratório ou Médio Completo + Curso Técnico de Laboratório

R$ 34,00

ANEXO II

EDITAL Nº 006/2008

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS NÍVEL SUPERIOR

CONHECIMENTOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão e interpretação de textos literários e/ou informativos, extraídos de livros, revistas e jornais;

2. Interpretação de textos verbais, não-verbais e mistos: quadrinhos, tiras, outdoors, anúncios, etc.; 3.Acentuação gráfica;

4. Pontuação;

5.Crase;

6. Morfossintaxe: classe de palavras: estrutura, formação, flexão, emprego no contexto da enunciação;

7. Frase, oração e período;

8. Termos da oração e suas funções morfossintáticas;

9. Relações sintático-semânticas entre orações de um período;

10. Processo de coordenação e subordinação;

11. Sintaxe de concordância e regência;

12. Semântica: sinônimos e antônimos;

13. Conotação e denotação;

14. Figuras de linguagem.

15. Noções de Redação Oficial (Conceito de Redação técnica, Modalidades de textos técnicos)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1. Conceitos básicos de computação;

2. SQL Server;

3. Banco de Dados;

4. Teleprocessamento;

5. Microinformática;

6. Lógica de Programação;

7. Linguagem Java;

8. Desenvolvimento para Web;

9. Orientação a objetos;

10. Padrões de Projeto (Desing Patterns);

11. Linguagem UML;

12. Sistemas de Informação;

13. Administração de Projetos de Desenvolvimento de Sistemas;

14. Rede Corporativa;

15. Internet;

16. Administração de Redes;

17. Sistema Operacional Windows 2000 e Linux;

18. Segurança de Dados de Rede;

19. Topologia de Redes;

20. Comunicação através de VOIP.

BIBLIOTECÁRIO/ DOCUMENTALISTA

1. A relação entre informação, conhecimento, biblioteconomia, documentação e ciência da informação;

2. Administração de unidades e de serviços de informação;

3. Planejamento de unidades e serviços de informação;

4. Desenvolvimento de coleções: teorias, políticas e processos;

5. Estudos de comunidade;

6. Teoria e prática de catalogação, AACR2, formato MARC;

7. Teoria e prática de classificação, CDD e CDU;

8. Teoria e prática de indexação, cabeçalhos de assuntos e tesauros;

9. Serviços de atendimento ao usuário: teoria e prática de referência, disseminação da informação, estudos de usuários, fontes de informação, recuperação da informação, banco e bases de dados nacionais e estrangeiras, estratégias de busca, comutação bibliográfica;

10. Serviços em bibliotecas escolares e universitárias;

11. Controle bibliográfico da informação: procedimentos e recomendações;

12. Normalização documentária: normas da ABNT;

13. Tecnologia da Informação e da Comunicação aplicadas à gestão e a serviços de biblioteca; formação e ética profissional;

14. Preservação de documentos.

ESTATÍSTICO

1. Análise das séries temporais;

2. Análise Estatística (Computação em Estatística);

3. Análise Multivariada;

4. Cálculo das Probabilidades;

5. Controle Estatístico de qualidade;

6. Estatística Aplicada;

7. Estatística Descritiva;

8. Estatística Documentária;

9. Planejamento e Análise de Experimentos;

10. Análise de regressão e correlação;

11. Modelos Lineares;

12. Inferência Estatística;

13. Técnicas de Amostragem;

14. Processos Estocásticos;

15. Planejamento e Pesquisa (Metodologia da Pesquisa).

16. Métodos não Paramétricos;

17. Pesquisa e Análise de Mercado.

FISIOTERAPEUTA

1. Fundamentos da Fisioterapia;

2. Anatomia Humana;

3. Neuroanatomia Humana;

4. Educação Física;

5. Fisiologia do Exercício;

6. Recursos Terapêuticos

7. Fundamentos de Enfermagem;

8. Fundamentos de Clínica Médica;

9. Psicologia Aplicada a Fisioterapia;

10. Fisioterapia Aplicada a Cardiologia;

11. Próteses e Órteses

12. Fisioterapia Aplicada a Ortopedia.

PEDAGOGO/ÁREA

1. Educação, Sociedade e Cultura;

2. Políticas Públicas Inclusivas de Educação: relação de gênero e educação, portadores de necessidades especiais, etnias;

3. Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB 9394/96;

4. Trabalho e Educação: Formação Profissional e Tecnológica. Lei nº 5.154/04. Diretrizes Curriculares do Ensino Médio. Diretrizes Curriculares do Ensino Técnico Profissionalizante. Educação de Jovens e Adultos. Decreto nº 5.478, de 24.07.2005;

5. Acompanhamento do Processo Pedagógico: Avaliação de Aprendizagem. Instrumentos de Avaliação. Evasão. Repetência. Promoção. Critérios de Avaliação;

6. Organização e Planejamento Pedagógico: planejamento participativo. Projeto Pedagógico. Plano de Desenvolvimento Institucional;

7. Didática e Novas tecnologias: o computador e a sala de aula. O uso das tecnologias da informação no Processo Pedagógico. Técnicas de Ensino. I nterdisciplinariedade, disciplinariedade, multidisciplinariedade. Currículo: concepções, relações de poder, transdisciplinariedade e transversalidade. Organização do currículo;

8. Pedagogia e intervenção social: juventude e novas sociabilidades. Sexualidade e Juventude. Relação Escola-Familia. Violência intraescolar. Estatuto da Criança e do Adolescente.

PSICÓLOGO/ÁREA

1. Psicologia Escolar;

2. Psicologia da Habilitação;

3. Psicologia da Criatividade;

4. Fundamentos do Desenvolvimento e Aprendizagem;

5. Desenvolvimento Psicológico e Ensino;

6. Observação do Comportamento;

7. Psicologia da Adolescência;

8. Psicologia da Saúde;

9. Psicologia do Desenvolvimento.

NÍVEL INTERMEDIÁRIO

CONHECIMENTOS GERAIS LÍNGUA PORTUGUESA

1. Leitura e Interpretação de textos de gêneros diferenciados;

2. Aspectos fonológico, morfológico, sintático e semântico;

3. Textualidade: coesão e coerência;

4. Discurso direto e indireto;

5. Pontuação;

6. Variedade e registro de linguagem;

7. Noções de Redação Oficial (conceito de redação técnica, modalidades de textos técnicos)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA

QUÍMICA

1. Misturas: homogêneas e heterogêneas - propriedades gerais, conceito de substâncias, misturas e métodos de separação;

2. Ligações químicas - compostos iônicos e moleculares;

3. Funções químicas inorgânicas - nomenclatura e formulação, propriedades químicas e físicas dos ácidos, bases, sais e óxidos;

4. Reações químicas - tipos de reações químicas e cálculos estequiométricos;

5. O uso das Leis Químicas no balanceamento das equações químicas e no cálculo de rendimento de reação. Grandezas químicas: massa atômica, massa molecular, número de advocadro, mol, massa molar. Determinação de fórmulas;

6. Soluções - conceito de solução, tipos de soluções, solubilidade das substâncias, forma de expressar a concentração da solução, diluição e análise volumétrica;

7. Termoquímica - calores de reação (entalpia), reações endotérmicas e exotérmicas; energia de ligação e a Lei de Hess;

8. Cinética química - velocidade das reações, fatores que influem de uma reação química; energia de ativação e complexo ativado;

9. Equilíbrio químico - constantes de equilíbrio; fatores que deslocam o equilíbrio. Equilíbrio homogêneo e heterogêneo, pH e pOH, indicadores ácido-base; hidrolise de sais, solução tampão;

10. Eletroquímica - reações de oxidação e redução, série de realidade dos metais e os potenciais de redução, pilha eletroquímica, eletrólise aquosa, leis da eletrólise, noções básicas de correção e proteção metálica;

11. Química orgânica - classificação do átomo de carbono, classificação das cadeias carbônicas, funções orgânicas, nomenclatura e propriedades físicas e químicas dos compostos de carbono;

12. Normas de segurança no laboratório;

13. Técnicas de manuseio de materiais e equipamentos utilizados num laboratório.

MICROBIOLOGIA

14. Identificação e utilização de vidrarias;

15. Limpeza de material;

16. Diferenças fundamentais entre vírus, bactérias e fungos;

17. Esterilização, desinfecção e técnicas de assepsia no trabalho microbilógico;

18. Preparação, acondicionamento dos meios de cultura;

19. Técnicas de inoculação de microrganismos em meios de cultura e verificação das condições de cultivo;

20. Preparação de correntes e métodos de coloração usadas em microbiologia;

21. Crescimento microbiológico;

22. Antibióticos;

23. Caracterização de microrganismos.

ANEXO III

EDITAL Nº 006/2008

Descrição Sumária dos Cargos

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionabilidades do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos; administrar ambientes informatizados; prestar treinamento e suporte técnico ao usuário; elaborar documentação técnica; estabelecer padrões; coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados; pesquisar tecnologias em informática. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

BIBLIOTECÁRIO/ DOCUMENTALISTA:

Disponibilizar informações; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação; tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração de conhecimentos; desenvolver estudos e pesquisas; promover difusão cultural; desenvolver ações educativas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ESTATÍSTICO:

Desempenhar tarefas no campo da estatística, como pesquisa sobre os fundamentos desta Ciência, suas aplicações práticas, organização e execução de investigações estatísticas, elaborando e testando métodos e sistemas de amostragem e outros, para renovar os métodos estatísticos ou melhorar os já existentes.

FISIOTERAPEUTA:

Atender pacientes para prevenção, habilitação e reabilitação, utilizando protocolos e procedimentos específicos de fisioterapia; habilitar pacientes; realizar dianósticos específicos; analisar condições dos pacientes; desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

PEDAGOGO-ÁREA:

Implementar a execução, avaliar e coordenar a (re) construção do projeto pedagógico de escolas de educação infantil, de ensino médio ou ensino profissionalizante com a equipe escolar; viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações a ela vinculadas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

PSICÓLOGO-ÁREA:

Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenar equipes e atividades da área e afins. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA:

Executar trabalhos técnico de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.