CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - RJ

Notícia:   72 vagas para Professores no CEFET - RJ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

EDITAL Nº 003/2008

O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, no uso de suas atribuições e considerando o disposto na Portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão nº 95, de 6 de maio de 2008, e na Portaria do Ministério da Educação nº 544, de 6 de maio de 2008, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas para a realização do Concurso Público destinado a selecionar candidatos para provimento de cargos de professor da Carreira de Magistério do 1o e 2o Graus para o Quadro Permanente das Unidades Maracanã, Nova Iguaçu, Maria da Graça, Itaguaí, Nova Friburgo e Petrópolis deste Centro, sob o Regime Único dos Servidores Públicos Civis da União, Autarquias e das Fundações Públicas e Federais, em conformidade com a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, alterada pela Lei no 9.527, de 10 de dezembro de 1997.

1. DO PROCESSO SELETIVO E DAS VAGAS

1.1. O Concurso de Provas e Títulos para a classificação de candidatos deverá preencher as vagas assim discriminadas:

1.1.1. UNIDADE MARACANÃ

Disciplinas ou áreas profissionais

Vagas

Regime de trabalho

Classe

Nível

Titulação exigida

Biologia

01

DE

C

1

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

Educação Artística

01

DE

C

1

Licenciatura Plena em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas

Eletrotécnica

01

DE

C

1

Graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia Industrial Elétrica com ênfase em Eletrotécnica ou Licenciatura Plena em Eletrotécnica

Construção Civil (Edificações)

02

DE

C

1

Graduação em Engenharia Civil, Engenharia de Fortificações e Construções ou Arquitetura

Construção Civil (Estradas)

01

DE

C

1

Graduação em Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil ou Engenharia de Fortificações e Construções

Mecânica

03

DE

C

1

Graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Materiais ou Licenciatura Plena na área

Química

01

DE

C

1

Licenciatura Plena em Química

Telecomunicações

01

DE

C

1

Graduação em Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Comunicações ou Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações

Turismo (Hotelaria)

01

DE

D

1

Bacharelado em Turismo ou Hotelaria, com especialização em Hotelaria ou áreas correlatas

Turismo (História da Arte)

01

DE

D

1

Graduação em História da Arte, Educação Artística, Museologia, ou Arquitetura, com pós-graduação em História da Arte

1.1.2. UNIDADE NOVA IGUAÇU

Disciplinas ou áreas profissionais

Vagas

Regime de trabalho

Classe

Nível

Titulação exigida

Educação Física

01

DE

C

1

Licenciatura Plena em Educação Física

Enfermagem

03

20 h

C

1

Graduação em Enfermagem, com Licenciatura Plena na área e Registro no COREN

Filosofia

01

DE

C

1

Licenciatura Plena em Filosofia

Física

03

DE

C

1

Licenciatura Plena em Física

Inglês

01

DE

C

1

Licenciatura Plena em Letras: Português/Inglês ou Inglês/Literaturas

Matemática

01

DE

C

1

Licenciatura Plena em Matemática

Sociologia

01

DE

C

1

Graduação em Ciências Sociais, com Licenciatura Plena em Sociologia

Telecomunicações

01

DE

C

1

Graduação em Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica (com ênfase em Telecomunicações ou Eletrônica), Engenharia Eletrônica ou Licenciatura Plena na área

Obs.: As atribuições dos docentes da área de Enfermagem incluem atividades de docência e supervisão em campo de estágio.

1.1.3. UNIDADE MARIA DA GRAÇA

Disciplinas ou áreas profissionais

Vagas

Regime de trabalho

Classe

Nível

Titulação exigida

Segurança do Trabalho

01

DE

D

1

Graduação em Engenharia ou Arquitetura, com especialização em Segurança do Trabalho

1.1.4. UNIDADE ITAGUAÍ

Disciplinas ou áreas profissionais

Vagas

Regime de trabalho

Classe

Nível

Titulação exigida

Eletrotécnica

01

DE

C

1

Graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia Industrial Elétrica com ênfase em Eletrotécnica, ou Licenciatura Plena em Eletrotécnica

Mecânica

01

DE

C

1

Graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Materiais ou Licenciatura Plena na área

Portos (Operação Portuária)

02

DE

C

1

Graduação em Engenharia ou Administração

1.1.5. UNIDADE NOVA FRIBURGO

Disciplinas ou áreas profissionais

Vagas

Regime de trabalho

Classe

Nível

Titulação exigida

Espanhol

01

DE

C

1

Licenciatura Plena em Letras: Português/Espanhol

Física (Perfil 1)

03

DE

E

1

Graduação em Física, Matemática ou Engenharias, com Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática ou Educação

Física (Perfil 2)

03

DE

E

1

Graduação em Física, Matemática ou Engenharias, com Mestrado em Física

Educação

01

DE

E

1

Licenciatura em Pedagogia ou Ciências Sociais, com Mestrado em Educação ou Ensino de Ciências e Matemática

Informática

02

DE

C

1

Graduação em Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação, Curso Superior de Tecnologia em Telecomunicações, Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, Bacharelado em Informática ou Licenciatura Plena em Informática

Informática/Eletrônica

03

DE

C

1

Graduação em Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Curso Superior de Tecnologia em Telecomunicações, Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, Bacharelado em Informática ou Licenciatura Plena em Informática

Inglês

01

DE

C

1

Licenciatura Plena em Letras: Português/Inglês

Matemática

02

DE

E

1

Graduação em Matemática, Física ou Engenharias, com Mestrado em Matemática ou Matemática Aplicada ao Ensino da Matemática

Turismo/Administração (Perfil 1)

01

DE

E

1

Graduação em Administração e/ou Turismo com Mestrado em Administração ou áreas correlatas

Turismo/Teoria Geral do Turismo (Perfil 2)

01

DE

D

1

Bacharelado em Turismo com especialização em áreas correlatas

Turismo/Geografia (Perfil 3)

01

DE

C

1

Licenciatura Plena em Geografia e/ou Bacharelado em Turismo

Turismo/Hotelaria (Perfil 4)

01

DE

D

1

Bacharelado em Turismo ou Hotelaria, com especialização em Hotelaria ou áreas correlatas

Turismo/História e Ciências Sociais (Perfil 5)

01

DE

E

1

Graduação em História, com Mestrado em História ou Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, Ciência Política); ou Graduação em Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia ou Ciência Política), com Mestrado em História

Turismo/História da Arte (Perfil 6)

01

DE

D

1

Graduação em História da Arte, Educação Artística, Museologia ou Arquitetura com Pós-Graduação em História da Arte

1.1.6. UNIDADE PETRÓPOLIS

Disciplinas ou áreas profissionais

Vagas

Regime de trabalho

Classe

Nível

Titulação exigida

Espanhol

01

DE

C

1

Licenciatura Plena em Letras: Português/Espanhol

Educação

01

DE

E

1

Licenciatura em Pedagogia ou Ciências Sociais, com Mestrado em Educação ou Ensino de Ciências e Matemática

Física (Perfil 1)

02

DE

E

1

Graduação em Física, Matemática ou Engenharias, com Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática ou Educação

Física (Perfil 2)

02

DE

E

1

Graduação em Física, Matemática ou Engenharias, com Mestrado em Física

Informática

03

DE

C

1

Graduação em Engenharia da Computação ou Ciências da Computação

Eletrônica

01

DE

C

1

Graduação em Engenharia Eletrônica ou Engenharia Industrial Elétrica (ênfase em Eletrônica)

Inglês

01

DE

C

1

Licenciatura Plena em Letras: Português/Inglês

Matemática

01

DE

E

1

Graduação em Matemática, Física ou Engenharias, com Mestrado em Matemática ou Matemática Aplicada ao Ensino da Matemática

Turismo/Administração (Perfil 1)

01

DE

E

1

Graduação em Administração e/ou Turismo com Mestrado em Administração ou áreas correlatas

Turismo/Teoria Geral do Turismo (Perfil 2)

01

DE

D

1

Bacharelado em Turismo com especialização em áreas correlatas

Turismo/Geografia (Perfil 3)

01

DE

C

1

Licenciatura Plena em Geografia e/ou Bacharelado em Turismo

Turismo/História e Ciências Sociais (Perfil 5)

01

DE

E

1

Graduação em História com Mestrado em História ou Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia ou, Ciência Política); ou Graduação em Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia ou Ciência Política) com Mestrado em História

Turismo/História da Arte (Perfil 6)

01

DE

D

1

Graduação em História da Arte, Educação Artística, Museologia ou Arquitetura com Pós-Graduação em História da Arte

Telecomunicações

03

DE

C

1

Graduação em Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Eletrônica ou Engenharia Industrial Elétrica (com ênfase em Eletrônica ou Telecomunicações)

1.2. Em função das necessidades do CEFET/RJ, o docente poderá ser convocado, a qualquer momento, a dar aulas em outra Unidade e/ou de qualquer disciplina relacionada com a área para a qual prestou concurso.

2. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

2.1. A validade da participação do candidato no concurso condiciona-se ao atendimento dos seguintes requisitos:

a) nível de escolaridade exigido para o cargo;

b) idade mínima de 18 (dezoito) anos;

c) nacionalidade brasileira;

d) gozo dos direitos políticos;

e) no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos na forma do disposto no Art.12, §1o da Constituição Federal e no Decreto no 70.436, de 18 de abril de 1972;

f) quitação com as obrigações eleitorais e militares;

g) aptidão física e mental;

h) comprovação da inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Secretaria de Receita Federal;

i) comprovação do Registro no COREN (área de Enfermagem).

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições serão realizadas no período de 26 de maio a 06 de junho de 2008, no horário de 10 às 15 horas, nos seguintes locais:

· Campus III do CEFET/RJ - Rua General Canabarro, nº 552 - Maracanã, Rio de Janeiro

· UnED Nova Iguaçu do CEFET/RJ - Estrada de Adrianópolis, nº 1317 - Bairro Santa Rita, Nova Iguaçu

· Centro Educacional de Itaguaí (CEI) - Rua Ari Parreiras, nº 1.242 - Bairro Engenho, Itaguaí

· Centro Administrativo da Prefeitura de Nova Friburgo - Av. Alberto Braune, nº 223 - Nova Friburgo

· Antigo Fórum - Rua do Imperador, nº 971 - Centro Histórico - Petrópolis

3.2. No ato da inscrição, os candidatos deverão preencher formulário próprio fornecido pela Comissão Permanente de Concursos (COPEC) e apresentar original e uma cópia (que ficará retida) da seguinte documentação:

a) documento oficial de identidade;

b) diplomas, ou declaração devidamente autenticada, referentes à titulação exigida para a disciplina ou área profissional do concurso;

c) comprovante da taxa de inscrição.

3.3. O pagamento da taxa de inscrição, no valor principal de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais), deverá ser feito mediante GRU (Guia de Recolhimento da União), extraída de https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, informando código e gestão da Unidade Favorecida, 153010 e 15244, respectivamente, código de recolhimento, 28832-2, e nº de referência, 03.2008, além do CPF e nome do contribuinte (o candidato).

3.4. Não haverá devolução de depósito ou isenção da taxa de inscrição.

3.5. O candidato só poderá inscrever-se em uma disciplina ou área profissional daquelas discriminadas no item 1.

3.6. No ato da inscrição, somente serão aceitos títulos de graduação que, expedidos por Instituição de Ensino Superior, sejam reconhecidos pelo MEC. Os títulos concedidos por instituições estrangeiras deverão estar devidamente revalidados por instituição brasileira credenciada para esse fim.

3.7. Este Edital, os programas, assim como as referências bibliográficas de todas as disciplinas ou áreas profissionais relacionadas ao concurso, estarão à disposição dos candidatos, exclusivamente, no site institucional do CEFET/RJ, na página www.cefet-rj.br.

3.8. Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato assumirá o compromisso de aceitação das normas fixadas neste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.

4. DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

4.1. Às pessoas portadoras de deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e do artigo 37 do Decreto Federal 3.298/99 é assegurado o direito de inscrição para os cargos em concurso cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras. Os candidatos portadores de deficiência concorrerão às vagas existentes por disciplina ou área profissional da Unidade, sendo-lhes reservado o percentual de 5% (cinco por cento) em face da classificação obtida. Assim, tendo em vista o previsto no § 2º, do artigo 37, do Decreto 3.298/99 ("Caso a aplicação do percentual de que trata o parágrafo anterior resulte em número fracionado, este deverá ser levado até o primeiro número inteiro subseqüente."), e considerando, ainda, os cargos e as vagas constantes do quadro do item 1 do presente Edital com quantidade a partir de 2 (duas), será reservada 1 (uma) vaga a pessoas portadoras de deficiência. Com relação aos cargos para os quais só existe a previsão de uma vaga, por impossibilidade de aplicação da regra do referido parágrafo, não haverá reserva de vagas para portadores de deficiência.

4.2. Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto nº 3.298/99.

4.3. Os candidatos citados no item anterior deverão apresentar, no ato da inscrição, laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, nos termos do código correspondente à Classificação Internacional da Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.

4.4. Uma junta médica do CEFET/RJ poderá, se julgar necessário, convocar o candidato para se submeter à perícia médica, que terá decisão conclusiva sobre sua qualificação, como deficiente, para fins de inscrição no concurso, e sua aptidão para o cargo, observada a compatibilidade da deficiência.

4.5. O candidato amblíope ou cego deverá solicitar por escrito, no momento da inscrição, a confecção de prova especial ampliada (especificando o tipo de grau para a ampliação) ou o acompanhamento de monitor, sem o que estará impossibilitado de realizar a primeira prova do concurso, seja qual for o motivo alegado.

4.6. A vaga que, reservada a deficiente físico, não for provida, seja por falta de candidatos, reprovação no concurso, contra-indicação na perícia médica ou qualquer outro motivo, será preenchida por candidato não portador de deficiência, observada a ordem de classificação dos aprovados no concurso.

4.7. As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Nº 3.298/99, particularmente em seu artigo 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida. Os benefícios previstos no referido artigo, parágrafos 1º e 2º, deverão ser requeridos, por escrito, durante o período de inscrição.

5. DO CRONOGRAMA DAS PROVAS E DAS BANCAS EXAMINADORAS

5.1. A prova escrita deste concurso terá sua realização no dia 14 de junho de 2008. A prova de aula, nos dias 24 a 26 de junho de 2008.

5.2. É de inteira responsabilidade do candidato a identificação correta do horário e local de realização das provas.

5.3. As Bancas Examinadoras serão compostas de três, ou mais, professores de reconhecida qualificação nas disciplinas e áreas profissionais compreendidas no Concurso, com titulação igual ou superior à exigida pelo cargo a ser provido, e presididas por um deles, podendo ser designado, também, um, ou mais, professores suplentes.

5.4. Poderão integrar as Bancas Examinadoras docentes de outras Instituições de Ensino.

6. DO PROCESSO SELETIVO

6.1. O processo seletivo para o preenchimento das vagas discriminadas neste Edital constará de três tipos de provas:

a) prova escrita (eliminatória);

b) prova pública de aula (eliminatória);

c) prova de títulos.

6.2. A prova escrita e a prova de aula avaliarão os conhecimentos do candidato sobre conteúdos específicos, de acordo com os programas de concurso correspondentes a cada disciplina ou área profissional.

6.3. A prova de títulos pontuará a titulação e a experiência profissional dos candidatos, conforme as indicações dos Anexos I-A e I-B deste Edital.

6.4. As provas escrita e pública de aula serão realizadas na Unidade Maracanã (para os candidatos dessa Unidade, de Maria Graça, Petrópolis, Nova Friburgo e Itaguaí) e na Unidade Nova Iguaçu (para os candidatos dessa Unidade).

7. DA PROVA ESCRITA

7.1. A prova escrita, que terá início às 14 horas, com duração de 4 (quatro) horas, constará de um conjunto de 5 (cinco) questões discursivas, que avaliarão a extensão e a profundidade de conhecimentos dos candidatos para as respectivas áreas de atuação docente.

7.2. O candidato deverá comparecer ao local da prova escrita munido de carteira de identidade, meia hora antes do seu início.

7.3. Será vedado ao candidato portar "pagers", telefones celulares ou quaisquer outros meios de comunicação durante o período de realização da prova. O candidato flagrado de posse de qualquer aparelho de comunicação (mesmo desligado) durante a realização da prova será automaticamente eliminado.

7.4. Não será permitido o uso de calculadora.

7.5. O preenchimento da folha de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas no caderno de prova. Em hipótese alguma haverá substituição da folha de respostas por erro do candidato.

7.6. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um(a) acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará a prova.

7.7. O grau da prova escrita (GPE) obtido pelo candidato será dado pela banca examinadora atribuindo-lhe uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. Para o cálculo da nota final do candidato, essa GPE contribuirá com peso 5 (cinco).

7.8. O candidato cujo GPE for menor do que 6,0 (seis) será eliminado do processo seletivo.

7.9. Após a correção da prova escrita, os candidatos serão classificados por ordem decrescente de notas.

7.10. Para os Perfis de Conhecimento em que é oferecida apenas 1 (uma) vaga, estarão aprovados na prova escrita e habilitados para a prova pública de aula somente os 6 (seis) primeiros colocados; para os Perfis de Conhecimento em que são oferecidas 2 (duas) vagas, estarão aprovados na prova escrita e habilitados para a prova pública de aula somente os 10 (dez) primeiros colocados; para os Perfis de Conhecimento em que são oferecidas 3 (três) vagas, estarão aprovados na prova escrita e habilitados para aprova pública de aula somente os 12 (doze) primeiros colocados; e para os Perfis em que são oferecidas mais de 3 (três) vagas, estarão aprovados na prova escrita e habilitados para aprova pública de aula somente os 15 (quinze) primeiros colocados.

7.11. Caso haja empate entre dois ou mais candidatos, serão contabilizados para efeito de habilitação para a prova pública de aula, obedecidos os itens 7.9 e 7.10, apenas os 6(seis), 10 (dez), 12 (doze) ou 15 (quinze) primeiros classificados, respectivamente, mesmo que não sejam atingidas a sexta, a décima, a décima segunda ou a décima quinta colocação pelo grau atribuído à prova escrita.

7.12. Caso haja empate na última colocação, serão considerados habilitados todos os candidatos que tiverem o mesmo GPE correspondente a essa colocação.

7.13. O resultado da prova escrita será divulgado no dia 19 de junho de 2008, nas Unidades do CEFET/RJ em que os candidatos realizaram a prova, a partir das 19 horas.

7.14. No dia da divulgação do resultado da prova escrita, os candidatos habilitados à prova pública de aula deverão tomar conhecimento do local, data e horário de realização da mesma, bem como do local, data e horário do sorteio do tema que caberá a cada um desenvolver.

7.15. A COPEC também divulgará o resultado da prova escrita na página oficial do CEFET/RJ (www.cefet-rj.br).

8. DA PROVA PÚBLICA DE AULA

8.1. Para a realização dessa prova, de caráter eliminatório, o candidato sorteará, com antecedência máxima de 24 (vinte e quatro) horas, seu tema de aula, constante de uma relação de temas ligados à área de conhecimento objeto do concurso. Em virtude da quantidade de aulas que ocorrerão no mesmo horário, o CEFET/RJ não disponibilizará recursos didáticos elétricos/eletrônicos.

8.2. Visando à igualdade de condições, fica vedada a utilização desses recursos didáticos elétricos/eletrônicos, mesmo que próprios do candidato.

8.3. O sorteio do tema da prova pública de aula seguirá a ordem de classificação dos candidatos classificados na prova escrita.

8.4. Os candidatos deverão apresentar-se para a prova de aula em local, data e horário determinados, com 30 (trinta) minutos de antecedência, e aguardar a chamada por algum membro da Banca Examinadora. O candidato não presente no momento da chamada será eliminado.

8.5. Antes do início da prova, o candidato entregará à Banca Examinadora o Plano de Aula, digitado em 3 (três) vias.

8.6. A prova pública de aula poderá ter a presença de alunos, não sendo permitida, no entanto, a presença de candidato(s) concorrente(s), sob pena de desclassificação deste(s).

8.7. A aula terá duração de 40 (quarenta) a 50 (cinqüenta) minutos, quando será observada, entre outros aspectos, a capacidade de o candidato expor um assunto de sua área de conhecimento de forma clara e coerente. Ao final da aula, se assim desejarem, os membros da Banca Examinadora poderão fazer perguntas ao candidato a respeito dos assuntos tratados ou à área de atuação docente para a qual ele está concorrendo.

8.8. Na avaliação da prova de aula, cada um dos membros da Banca Examinadora atribuirá ao candidato uma nota de 0 (zero) a 10 (dez). Essa avaliação do desempenho do candidato considerará o planejamento da aula, o conhecimento do assunto, a clareza e ordenação das idéias, a adequação da linguagem, a capacidade de síntese, a utilização adequada dos recursos didáticos.

8.9. O grau da prova de aula (GPA) do candidato será a média aritmética das notas de 0 (zero) a 10 (dez) atribuídas pelos membros da Banca Examinadora. Para a nota final do candidato, essa GPA contribuirá com peso 3 (três).

8.10. O candidato cujo GPA seja menor que 6 (seis) será eliminado do processo seletivo.

9. DA PROVA DE TÍTULOS

9.1. Ao término da prova de aula, o candidato deverá entregar ao presidente da Banca Examinadora, em envelope lacrado, a documentação para a prova de títulos, assim constituída:

a) Súmula Curricular apresentando a experiência profissional do candidato nos últimos 6 (seis) anos, conforme os itens relacionados no Anexo 1 deste Edital, devidamente acompanhada de cópia dos documentos comprobatórios; no caso dos trabalhos publicados, a comprovação deverá ser feita mediante separata ou cópia da folha de rosto da obra;

b) cópia autenticada dos diplomas de graduação e pós-graduação exigidos em função do cargo e de outras titulações que possam interessar à contagem de pontos nesta prova.

9.2. A Banca Examinadora atribuirá ao candidato a pontuação correspondente aos títulos acadêmicos e experiência profissional relevante para a atuação na docência da disciplina ou área profissional do concurso, considerada a especificação dos Anexos I-A e I-B. A totalização dessa pontuação, de 0 (zero) a 10 (dez), conferirá ao candidato o grau final da prova de títulos (GPT). Para a nota final do candidato, essa GPT contribuirá com peso 2 (dois)

9.3. Só serão considerados os títulos e a experiência profissional correlatos à disciplina ou área profissional para o qual o candidato está concorrendo, conforme descritos no ANEXO I.

10. DA CLASSIFICAÇÃO

10.1. A nota final (NF) do candidato será a média ponderada dos graus obtidos nas três provas do processo seletivo. Portanto, a nota final do candidato será dada pela fórmula

NF = (5 x GPE + 3 x GPA + 2 x GPT) / 10

10.2. Os candidatos habilitados em cada disciplina ou área profissional serão classificados em ordem decrescente de nota final.

10.3. Para fins de classificação, em caso de empate, serão considerados, por ordem, os seguintes critérios:

a) maior grau obtido na prova escrita (GPE);

b) maior grau obtido na prova pública de aula (GPA);

c) maior grau obtido na prova de títulos (GPT);

d) idade dos candidatos, da maior para a menor.

11. DOS RECURSOS

11.1. Os candidatos poderão interpor recursos no Protocolo Geral do CEFET/RJ, à Av. Maracanã, 229 - Maracanã, Rio de Janeiro, quanto à formulação de questões, no dia 16 de junho de 2008 no horário de 9 às 17 horas.

11.2. Os candidatos, também poderão interpor recursos no Protocolo Geral do CEFET/RJ quanto à correção de sua prova, no dia 20 de junho de 2008, no horário de 9 às 17 horas.

11.3. Os recursos, dirigidos à Direção Geral do CEFET/RJ, deverão estar devidamente fundamentados e instruídos, constando o nome do candidato, o número de inscrição, o cargo a que concorre e o endereço para correspondência.

11.4. Não serão aceitos recursos via postal, fax ou correio eletrônico. Tampouco serão aceitos recursos extemporâneos, inconsistentes, que não atendam às exigências especificadas no item anterior. Os recursos assim recebidos serão preliminarmente indeferidos.

11.5. Se do exame de recursos resultar anulação de questão integrante de prova, a pontuação correspondente a essa questão será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

11.6. Em hipótese alguma será aceita revisão de recurso, ou recurso de recurso.

12. DA DIVULGAÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO DOS RESULTADOS

12.1. A COPEC divulgará o resultado final do concurso no dia 30 de junho de 2008, no Campus do CEFET/RJ situado à rua General Canabarro, 552 - Maracanã, Rio de Janeiro, e na UnED de Nova Iguaçu, situada à Estrada de Adrianópolis, 1.317 - Santa Rita, Nova Iguaçu, a partir das 19 horas, e na página oficial da Instituição.

12.2. Caberá recurso do candidato, que poderá ser encaminhado ao Protocolo Geral do CEFET/RJ, no dia 01 de julho de 2008, no horário de 9 às 17 horas.

12.3. O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Diretor-Geral do CEFET/RJ e publicado no Diário Oficial da União, dentro dos prazos legais.

13. DO PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO

O prazo de validade do processo de seleção objeto deste Edital será de 1 (um) ano, a contar a partir da data de publicação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo o mesmo ser prorrogado por igual período, a critério do CEFET/RJ.

14. DA NOMEAÇÃO

14.1. Os candidatos aprovados e classificados serão nomeados conforme a Lei 8.112/1990, mediante assinatura do Termo de Posse.

14.2. Não poderão ser nomeados aqueles que se encontram incompatibilizados para nova investidura em cargo público federal nos termos do disposto no Art. 137, Parágrafo Único, da Lei n. 8.112/1990.

15. DA REMUNERAÇÃO

Os nomeados e empossados para o exercício da docência em regime de dedicação exclusiva perceberão a seguinte remuneração inicial:

Classe e nível

Regime

Titulação

Vencimento (R$)

GAE (R$)

GEAD (R$)

Vantagem Pecuniária (R$)

Total (R$)

C1

20 h

Graduação

191,40

306,24

321,23

59,87

878,74

C1

DE

Graduação

593,31

949,30

762,84

59,87

2.365,32

D1

DE

Especialização

708,41

1.133,45

762,84

59,87

2.664,57

E1

DE

Mestrado

919,12

1.470,59

1.332,00

59,87

3.244,06

16. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1. Será eliminado do processo de seleção o candidato que

a) desrespeitar as normas contidas neste Edital;

b) faltar ou chegar atrasado a qualquer prova;

c) utilizar meios ilícitos para a realização do processo seletivo.

16.2. Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada das provas.

16.3. Os casos omissos e as situações não previstas neste Edital serão submetidos ao Diretor- Geral do CEFET/RJ, para resolução.

Rio de Janeiro, ___ de _____________________ de 2008

Prof. Miguel Badenes Prades Filho
Diretor-Geral

ANEXO I-A

ATRIBUIÇÃO DE PONTOS NA PROVA DE TÍTULOS

(PARA AS SEGUINTES ÁREAS: Física, Biologia, Educação Artística, Química, Educação Física, Filosofia, Inglês, Matemática, Sociologia, Espanhol, Educação)

· A apreciação da Súmula Curricular considerará somente os títulos e a experiência profissional devidamente comprovados e que tenham correlação com a disciplina ou área profissional de inscrição do candidato.

· A titulação exigida para a inscrição no Concurso não acarretará pontuação. Na atribuição de pontos a outros certificados e diplomas, será considerado apenas o título de maior pontuação.

ITENS A SEREM PONTUADOS

PONTUAÇÃO

TITULAÇÃO

Máximo de 3 pontos

Doutorado

3,0

Mestrado

2,0

Especialização (mínimo de 360 horas-aula)

1,0

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Máximo de 7 pontos

Grupo I - Atividade docente

Até 4 pontos

Docência em nível de ensino médio/técnico

0,5 por semestre

Grupo II - Orientação de trabalhos de alunos

Até 1 ponto

Orientação de tese de doutorado concluída

0,2 por tese

Orientação de dissertação de mestrado concluída

0,1 por dissertação

Orientação de iniciação científica, projeto final de graduação, monografia de especialização concluídos

0, 03 por trabalho

Grupo III - Atividades de pesquisa

Até 1 ponto

Artigos publicados e/ou aceitos para publicação em periódicos

0,4 por artigo

Artigos publicados em anais de congressos

0,3 por artigo

Resumos publicados em anais de congressos

0,2 por artigo

Grupo IV - Outras atividades correlatas

Até 1 ponto

Participação como membro em banca de concurso público para professor

0,2 por banca

Aprovação em concurso público para professor de 1º e 2º grau do quadro permanente

0,5 por concurso

Aprovação em concurso público para professor-substituto de 1º e 2º grau

0,3 por concurso

Coordenação de projetos institucionais aprovados e/ou apoiados por agências de fomento

0,5 por projeto

ANEXO I-B

ATRIBUIÇÃO DE PONTOS NA PROVA DE TÍTULOS

(PARA AS SEGUINTES ÁREAS: Construção Civil, Eletrotécnica, Mecânica, Segurança do Trabalho, Portos, Eletrônica, Telecomunicações, Turismo, Informática e Enfermagem)

· A apreciação da Súmula Curricular considerará somente os títulos e a experiência profissional devidamente comprovados e que tenham correlação com a disciplina ou área profissional de inscrição do candidato.

· A titulação exigida para a inscrição no Concurso não acarretará pontuação. Na atribuição de pontos a outros certificados e diplomas, será considerado apenas o título de maior pontuação.

ITENS A SEREM PONTUADOS

PONTUAÇÃO

TITULAÇÃO

Máximo de 3 pontos

Doutorado

3,0

Mestrado

2,0

Especialização (mínimo de 360 horas-aula)

1,0

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Máximo de 7 pontos

Grupo I - Atividade docente

Até 2 pontos

Docência em nível de ensino médio/técnico e graduação

0,5 por semestre

Grupo II - Orientação de trabalhos de alunos

Até 1 ponto

Orientação de tese de doutorado concluída

0,2 por tese

Orientação de dissertação de mestrado concluída

0,1 por dissertação

Orientação de iniciação científica, projeto final de graduação, monografia de especialização concluídos

0, 03 por trabalho

Grupo III - Atividades de pesquisa

Até 1 ponto

Artigos publicados e/ou aceitos para publicação em periódicos

0,4 por artigo

Artigos publicados em anais de congressos

0,3 por artigo

Resumos publicados em anais de congressos

0,2 por artigo

Grupo IV - Outras atividades correlatas

Até 1 ponto

Participação como membro em banca de concurso público para professor

0,2 por banca

Aprovação em concurso público para professor de 1º e 2º grau do quadro permanente

0,5 por concurso

Aprovação em concurso público para professor-substituto de 1º e 2º grau

0,3 por concurso

Coordenação de projetos institucionais aprovados e/ou apoiados por agências de fomento

0,5 por projeto

Grupo V - Experiência profissional não docente

Até 2 pontos

Experiência profissional desenvolvida na área, mas não relacionada à atividade docente.

0,25 por ano

ANEXO II

COMPOSIÇÃO DAS BANCAS I. UNIDADE MARACANÃ

BANCA DE BIOLOGIA

· MÔNICA DE CASTRO BRITTO VILARDO (PRESIDENTE)

· MÔNICA DE CÁSSIA VIEIRA WALDHELM

· MAICON JEFERSON DA COSTA AZEVEDO

· JORGE LUIZ SILVA DE LEMOS (SUPLENTE)

BANCA DE CONSTRUÇÃO CIVIL (EDIFICAÇÕES)

· HAROLDO PEREIRA GOMES (PRESIDENTE)

· EMILSON DAMASCENO DE ANDRADE

· LEONARDO DE BONA BECKER

· HELOISA XAVIER DE ALBUQUERQUE (SUPLENTE)

BANCA DE CONSTRUÇÃO CIVIL (ESTRADAS)

· JOÃO HERMEN FAGUNDES TOZATTO (PRESIDENTE)

· ANA PAULA FONSECA

· VIRGILIO NORONHA RIBEIRO DA CRUZ

· LUIS GUIMARÃES BARBOSA (SUPLENTE)

BANCA DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

· SERGIO SIMÕES MENEZES (PRESIDENTE)

· RENATA DA SILVA MOURA

· MARCIA SANTOS LIMA VASCONCELOS

· MARLI CARLONI (SUPLENTE)

BANCA DE ELETROTÉCNICA

· PAULO CESAR VAIRO DOS SANTOS (PRESIDENTE)

· LUIS OSCAR ARAÚJO PORTO HENRIQUES

· LEVI ALVES MACHADO

· IRAN FERREIRA RODRIGUES (SUPLENTE)

BANCA DE MECÂNICA

· CESAR ROBERTO OURO (PRESIDENTE)

· ÉZIO LUCIO ZERBONE

· BERNARDO JOSÉ LIMA GOMES

· MILTON MOREIRA RODRIGUES (SUPLENTE)

BANCA DE QUÍMICA

· ÁLVARO CHRISPINO (PRESIDENTE)

· SINAI DE FÁTIMA GONÇALVES DA SILVA

· CAUBÍ BLANCK MARTINS

· ALVINO LEONARDO PINTO (SUPLENTE)

· AFRÂNIO SEABRA VARGAS (PRESIDENTE)

· EVANDRO DAVID SILVA PARANAGUA

· ROGÉRIO RODRIGO ROCHA (MEMBRO EXTERNO)

· ALBERTO DIAS BONARD (SUPLENTE)

BANCA DE TURISMO (HOTELARIA)

· ANDRE BARCELOS DAMASCENO DAIBERT (PRESIDENTE)

· MARIA CRISTINA GIORGI

· RODRIGO BURKOWSKI

· FERNANDO OLIVEIRA DE ARAUJO (SUPLENTE)

BANCA DE TURISMO (HISTÓRIA DA ARTE)

· NANCY REGINA MATH IAS RABELO (PRESIDENTE)

· ARTHUR GOMES VALLE

· ISABEL SANSON PORTELLA

II. UNIDADE NOVA IGUAÇU

BANCA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

· JORGE ALBERTO FREDERICO LOURENÇO (PRESIDENTE)

· ANTONIO SEVERINO RODRIGUES DE SOUZA

· MARCONES TORRES GOMES DA SILVA

BANCA DE ENFERMAGEM

· DIECKSON DE OLIVEIRA BATISTA (PRESIDENTE)

· MARCELA DOS SANTOS FERREIRA

· CRISTIANE ROSA MAGALHÃES

· ANTONIO CARLOS MATEUS DOURADO (SUPLENTE)

BANCA DE FILOSOFIA

· MARCELO GIGLIO BARBOSA (PRESIDENTE)

· MARIA REN ILDA NERY BARRETO

· ZELENA DOS SANTOS SILVA (MEMBRO EXTERNO)

· ANDRÉ LUIZ CORREIA LOURENÇO (SUPLENTE)

BANCA DE FÍSICA

· WAGNER DE SOUZA (PRESIDENTE)

· ROGÉRIO WANIS

· MARCELO OLIVEIRA PEREIRA

· LAÉRCIO COSTA RIBEIRO (SUPLENTE)

BANCA DE INGLÊS

· ALINE PROVEDEL DIB (PRESIDENTE)

· GISELE CRISTINA COHEN FONSECA

· CLAUDIA BICHARA DE OLIVEIRA GOMES

· KÁTIA CILENE DE AGUIAR (SUPLENTE)

BANCA DE MATEMÁTICA

· CELIO MARQUES DE FREITAS (PRESIDENTE)

· WELERSON FERNANDES KNEIPP

· MARCELO DOS REIS LOPES

· GISELY DOS SANTOS PEREIRA (SUPLENTE)

BANCA DE SOCIOLOGIA

· MARIO LUIZ DE SOUZA (PRESIDENTE)

· ANITA HANDFAS (MEMBRO EXTERNO)

· ADOLFO WAGNER (MEMBRO EXTERNO)

· FLÁVIO ANÍCIO ANDRADE (MEMBRO EXTERNO) (SUPLENTE)

· LUIZ CARLOS FIGUEIRA NOGUEIRA (PRESIDENTE)

· DIEGO BARRETO HADDAD

· PEDRO PAULO SUZANO XAVIER

· FRANCISCO EDUARDO CIRTO (SUPLENTE)

III. UNIDADE MARIA DA GRAÇA

BANCA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

· FRANCISCO MOYSÉS DE CARVALHO NETO (PRESIDENTE)

· ALEXANDRE MARTINEZ

· MYRNA DA CUNHA

· MARIA REGINA LEMOS GUIMARÃES (SUPLENTE)

IV. UNIDADE ITAGUAI

BANCA DE ELETROTÉCNICA

· LEVI ALVES MACHADO (PRESIDENTE)

· LUIS OSCAR DE ARAUJO PORTO HENRIQUES

· PAULO CESAR VAIRO DOS SANTOS

· IRAN FERREIRA RODRIGUES (SUPLENTE)

BANCA DE MECÂNICA

· CESAR ROBERTO OURO (PRESIDENTE)

· ÉZIO LUCIO ZERBONE

· BERNARDO JOSÉ LIMA GOMES

· MILTON MOREIRA RODRIGUES (SUPLENTE)

BANCA DE PORTOS

· RODRIGO DE ALVARENGA ROSA (PRESIDENTE)

· LUIZ DINIZ CORRÊA

· SEBASTIÃO ROLLANDO JUSTINO DE MELLO FILHO

V. UNIDADE NOVA FRIBURGO

BANCA DE EDUCAÇÃO

· SHEYLA MARIA RODRIGUES MOREIRA (PRESIDENTE)

· MARIA ESTHER PROVENZANO

· MARCO ANTONIO BARBOSA BRAGA

BANCA DE ESPANHOL

· MARIA CRISTINA GIORGI (PRESIDENTE)

· ANTONIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR

· ROSANE MANFRINATO

· LUCIANA DE ALMEIDA

· DAYALA VARGENS (SUPLENTE)

BANCA DE FÍSICA (PERFIL 1)

· HILÁRIO ANTÔNIO RODRIGUES GONÇALVES (PRESIDENTE)

· ÁLVARO LUIS MARTINS DE ALMEIDA NOGUEIRA

· DANIEL GOMES SASAKI

· ANA LUCIA BARROS (SUPLENTE)

BANCA DE FÍSICA (PERFIL 2)

· ANDRÉIA GUERRA MORAES (PRESIDENTE)

· NELSON PANZA

· SERGIO DUARTE DIAS

· ÉLIKA TAKIMOTO (SUPLENTE)

BANCA DE INFORMÁTICA

· RONILSON R. PINHO (PRESIDENTE)

· SILVIA CRISTINA RUFINO

· WANDERLEY LEMOS FREITAS

· LAÉRCIO BRITO GONÇALVES (SUPLENTE)

BANCA DE INFORMÁTICA/ELETRÔNICA

· RONILSON R. PINHO (PRESIDENTE)

· SILVIA CRISTINA RUFINO

· WANDERLEY LEMOS FREITAS

· LAÉRCIO BRITO GONÇALVES (SUPLENTE)

BANCA DE INGLÊS

· KÁTIA CILENE CUNHA DE AGUIAR (PRESIDENTE)

· CLAUDIA BICHARA DE OLIVEIRA GOMES

· GLÓRIA SÔNIA QUELHAS

· ÂNGELA LOPES NORTE (SUPLENTE)

BANCA DE MATEMÁTICA

· MARCOS OLIVEIRA PINHO (PRESIDENTE)

· ALEXANDRE DE SOUZA SOARES

· DAYSE PASTORE

· NATÁLIA SILVEIRA PUJOL (PRESIDENTE)

BANCA DE TURISMO/ADMINISTRAÇÃO (PERFIL 1)

· MIRIAM CARMEN MACIEL DA NÓBREGA PACHECO (PRESIDENTE)

· ANTONIO MAURICIO CASTANHEIRA DAS NEVES

· ANTONIO MARTINEZ FANDIÑO

· MARCELO SAMPAIO DIAS MACIEL (SUPLENTE)

BANCA DE TURISMO/TEORIA GERAL DO TURISMO (PERFIL 2)

· AMBRÓZIO CORRÊA DE QUEIROZ NETO (PRESIDENTE)

· CRISTINA MARQUES GOMES

· PATRÍCIA MAGALHÃES FRANCO TEIXEIRA

· ANTÔNIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR (SUPLENTE)

BANCA DE TURISMO/GEOGRAFIA (PERFIL 3)

· IRENE BARCELOS ALVES (PRESIDENTE)

· REGINA DE OLIVEIRA PERES

· REGINA VIEGAS

BANCA DE TURISMO/HOTELARIA (PERFIL 4)

· ANDRÉ BARCELOS DAMASCENO DAIBERT (PRESIDENTE)

· MARIA CRISTINA GIORGI

· RODRIGO BURKOWSKI

· FERNANDO OLIVEIRA DE ARAUJO (SUPLENTE)

BANCA DE TURISMO/HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS (PERFIL 5)

· ADRIANO DE FREIXO (PRESIDENTE)

· OSWALDO MUNTEAL FILHO

· ADÉLIA MARIA MIGLIEVICH RIBEIRO

· ÁLVARO DE OLIVEIRA SENRA (SUPLENTE)

BANCA DE TURISMO/HISTÓRIA DA ARTE (PERFIL 6)

· NANCY REGINA MATH IAS RABELO (PRESIDENTE)

· ARTHUR GOMES VALLE

· ISABEL SANSON PORTELLA

VI. UNIDADE PETRÓPOLIS

BANCA DE EDUCAÇÃO

· SHEYLA MARIA RODRIGUES MOREIRA (PRESIDENTE)

· MARIA ESTHER PROVENZANO

· MARCO ANTONIO BARBOSA BRAGA

BANCA DE ESPANHOL

· MARIA CRISTINA GIORGI (PRESIDENTE)

· ANTONIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR

· ROSANE MANFRINATO

· LUCIANA DE ALMEIDA

· DAYALA VARGENS (SUPLENTE)

BANCA DE FÍSICA (PERFIL 1)

· HILÁRIO ANTÔNIO RODRIGUES GONÇALVES (PRESIDENTE)

· ÁLVARO LUIS MARTINS DE ALMEIDA NOGUEIRA

· DANIEL GOMES SASAKI

· ANA LUCIA BARROS (SUPLENTE)

BANCA DE FÍSICA (PERFIL 2)

· ANDRÉIA GUERRA MORAES (PRESIDENTE)

· NELSON PANZA

· SERGIO DUARTE DIAS

· ÉLIKA TAKIMOTO (SUPLENTE)

BANCA DE INFORMÁTICA

· RONILSON R. PINHO (PRESIDENTE)

· SILVIA CRISTINA RUFINO

· WANDERLEY LEMOS FREITAS

· LAÉRCIO BRITO GONÇALVES (SUPLENTE)

BANCA DE ELETRÔNICA

· JOSÉ CARLOS CORRÊA DE ANDRADES (PRESIDENTE)

· ADRIANO MARTINS MOUTINHO

· GILSON ALVES DE ALENCAR

BANCA DE TELECOMUNICAÇÕES

· JOSÉ CARLOS CORRÊA DE ANDRADES (PRESIDENTE)

· ADRIANO MARTINS MOUTINHO

· GILSON ALVES DE ALENCAR

BANCA DE INGLÊS

· KÁTIA CILENE CUNHA DE AGUIAR (PRESIDENTE)

· CLAUDIA BICHARA DE OLIVEIRA GOMES

· GLÓRIA SÔNIA QUELHAS

· ÂNGELA LOPES NORTE (SUPLENTE)

BANCA DE MATEMÁTICA

· MARCOS OLIVEIRA PINHO (PRESIDENTE)

· ALEXANDRE DE SOUZA SOARES

· DAYSE PASTORE

· NATÁLIA SILVEIRA PUJOL (PRESIDENTE)

BANCA DE TURISMO/ADMINISTRAÇÃO (PERFIL 1)

· MIRIAM CARMEN MACIEL DA NÓBREGA PACHECO (PRESIDENTE)

· ANTONIO MAURICIO CASTANHEIRA DAS NEVES

· ANTONIO MARTINEZ FANDIÑO

· MARCELO SAMPAIO DIAS MACIEL (SUPLENTE)

BANCA DE TURISMO/TEORIA GERAL DO TURISMO (PERFIL 2)

· AMBRÓZIO CORRÊA DE QUEIROZ NETO (PRESIDENTE)

· CRISTINA MARQUES GOMES

· PATRÍCIA MAGALHÃES FRANCO TEIXEIRA

· ANTÔNIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR (SUPLENTE)

BANCA DE TURISMO/GEOGRAFIA (PERFIL 3)

· IRENE BARCELOS ALVES (PRESIDENTE)

· REGINA DE OLIVEIRA PERES

· REGINA VIEGAS

BANCA DE TURISMO/HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS (PERFIL 5)

· ADRIANO DE FREIXO (PRESIDENTE)

· OSWALDO MUNTEAL FILHO

· ADÉLIA MARIA MIGLIEVICH RIBEIRO

· ÁLVARO DE OLIVEIRA SENRA (SUPLENTE)

BANCA DE TURISMO/HISTÓRIA DA ARTE (PERFIL 6)

· NANCY REGINA MATH IAS RABELO (PRESIDENTE)

· ARTHUR GOMES VALLE

· ISABEL SANSON PORTELLA