Prefeitura de Serra Azul - SP

Notícia:   51 vagas para a Prefeitura de Serra Azul - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA AZUL

ESTADO DE SÃO PAULO

RUA: DONA MARIA DAS DORES, 248 - CEP: 14.230-000

FONE: (016) 3982-1222 - FAX: (016) 3982-1302

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2008

O MUNICÍPIO DE SERRA AZUL, ESTADO DE SÃO PAULO, em cumprimento ao que determina o Artigo 37º, Inciso II, da Constituição Federal, informa que fará realizar, mediante as condições estabelecidas neste Edital, CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL, para os níveis de Nível Superior, Nível Médio, Nível Fundamental Completo e Nível Fundamental Incompleto(Alfabetizado).

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 - O Concurso Público será realizado sob a responsabilidade da empresa COMAJ - Contabilidade Municipal, Administração Assessoria Jurídica Ltda, com sede na Rua Laurindo Firmino nº 96, Bairro Palmeiras - Bom Despacho-Mg, obedecidas as normas deste edital.

1.1 - O Concurso Público Municipal visa ao provimento de vagas existentes no plano de cargos e salários da Prefeitura Municipal e/ou que vierem a vagar dentro do prazo de validade do Concurso.

1.2 - O número de vagas, os vencimentos a carga horária, a escolaridade mínima exigida, e a taxa de inscrição para cada um dos cargos são os estabelecidos no Anexo 1.

1.3 - O Concurso Público Municipal exigirá nível de conhecimento e grau de complexidade compatível com a escolaridade e atribuição de cada cargo.

1.4 - Integram o presente Edital os seguintes anexos:

ANEXO 1 - Quadro de Cargos, Vagas e Atribuições.

ANEXO 2 - Distribuição de Provas Objetivas, de Títulos e Entrevista Técnica.

ANEXO 3 - Programa de Provas e Sugestão Bibliográfica.

ANEXO 4 - Cronograma de aplicação das provas.

ANEXO 5 - Formulário de Recursos.

1.5 - É assegurado um percentual de vagas igual a 5 % do total de vagas para os candidatos portadores de deficiência que obtiverem aprovação no Concurso Público Municipal, conforme discriminado no Anexo 1; caso a aplicação deste percentual resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subseqüente.

1.6 - Pessoa portadora de deficiência é aquela que apresenta, em caráter permanente, disfunção de natureza física, sensorial ou mental que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro de um padrão considerado normal para o ser humano. A caracterização de cada tipo de deficiência será a definida no Artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99.

1.7 - A publicação do resultado final do concurso será feita em duas listas, por ordem decrescente de nota, contendo a primeira, lista geral com a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de necessidades especiais. A segunda lista conterá somente a pontuação dos portadores de necessidades especiais.

1.8 - Ao efetuar a inscrição no Concurso Público como pessoa portadora de necessidades especiais, o candidato adere às regras deste Edital e automaticamente fica ciente, para todos os efeitos e fins de Direito, que se aprovado e classificado dentre o número de vagas reservadas, será submetido, previamente à nomeação, a procedimento de avaliação da sua condição de pessoa portadora de necessidades especiais.

1.9 - O candidato portador de necessidades especiais aprovado e classificado entre as vagas reservadas, observado o limite da reserva, será convocado previamente à nomeação para o exame de avaliação de compatibilidade da deficiência com as atividades a serem exercidas, devendo comparecer obrigatoriamente, sob pena de perder o direito à vaga reservada a esse grupo de candidatos. Tal avaliação será de responsabilidade do Departamento Municipal de Saúde de Serra Azul-SP.

1.10 - O candidato portador de deficiência, se habilitado e classificado, será submetido à avaliação de médico especializado designado pela Prefeitura Municipal, que decidirá de forma terminativa, sobre a qualificação do candidato como portador de deficiência com as atribuições do cargo.

1.11 - O Médico Avaliador emitirá parecer, observando:

a) As informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição;

b) A natureza das atribuições e tarefas essenciais do cargo a desempenhar;

c) A viabilidade das condições de acessibilidade e as adequações do ambiente de trabalho na execução das tarefas;

d) A possibilidade de uso, pelo candidato, de equipamentos e outros meios que habitualmente utilize em seu auxílio;

e) A CID - Classificação Internacional de Doença e outros padrões reconhecidos nacional e internacionalmente.

DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

2 - Ser brasileiro nato, naturalizado ou cidadão português, na forma de Lei.

2.1 - Pagar a importância indicada no Anexo 1 deste edital, a título de ressarcimento de despesas com material e serviços.

2.2 - Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente edital.

DAS INSCRIÇÕES

3 - As inscrições serão feitas:

3.1 - NA SEDE DO MUNICÍPIO - Pessoalmente ou por intermédio de procurador regularmente inscrito, no período de 02 a 06 de junho de 2.008, de 08:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00 horas, no Posto de Inscrições situado à Rua Dona Maria das Dores nº 53 - Centro - Serra Azul-SP (Centro de Convivência do Idoso).

3.1.1 - Os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição na Tesouraria Municipal, situada na sede da Prefeitura, à Rua Dona Maria das Dores nº 248, Centro - Serra Azul-SP, no período de 02 a 06 de junho de 2008, no horário de 08:00 às 11:00 horas e de 12:00 às 15:00 horas. De posse do comprovante de pagamento o candidato deverá dirigir-se ao local estabelecido no item anterior para efetivar a sua inscrição e retirar o comprovante de inscrição definitivo.

3.2 - No caso de inscrição feita via procuração não há necessidade de reconhecimento de firma na procuração.

3.2.1 - O candidato inscrito por Procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do formulário de pedido de inscrição.

3.3 - No caso de pagamento com cheque, será considerada sem efeito a inscrição se o cheque for devolvido por qualquer motivo.

3.4 - As informações prestadas no formulário de inscrição, são de inteira responsabilidade do candidato. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos ou as de outra natureza, ocorridas no decorrer deste Concurso, determinará o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos dela decorrentes, em qualquer época.

3.5 - No ato da inscrição, juntamente com o Formulário de Inscrição já devidamente preenchido, o candidato portador de deficiência deverá:

a) apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência;

b) requerer, se necessário, tratamento diferenciado para os dias do Concurso Público Municipal, indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas;

3.5.1 - A viabilidade de atendimento do requerido no item anterior será comunicada ao candidato, via correios.

3.6 - O valor da inscrição, uma vez pago, não será devolvido, salvo no caso de não realização do concurso, por culpa ou omissão exclusiva da Administração.

3.7 - O candidato desempregado poderá requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição, mediante declaração, sob as penas da lei, de que não se encontra em gozo de nenhum benefício previdenciário de prestação continuada e que não possui renda de qualquer natureza, exceto a proveniente de seguro-desemprego.

3.7.1 - A condição de desempregado será comprovada mediante a apresentação, no ato da solicitação de isenção, de cópia autenticada em Cartório das páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS - que contenham a foto do candidato, a qualificação civil da qual não haja anotação de relação de emprego ou do último contrato de trabalho do candidato; ou comprovar por meio de documento idôneo as situações.

a) teve extinto vínculo estatutário com o Poder Público, por meio de certidão expedida por órgão ou entidade competente, em papel timbrado, com identificação e assinatura legível da autoridade emissora do documento;

b) encerrou o exercício de atividade legalmente reconhecida como autônoma, por meio de certidão conferindo a baixa da atividade.

3.7.2 - O candidato que se encontrar na condição especificada na alínea "a" do item 3.7.1 deverá apresentar declaração na qual informará não auferir nenhum tipo de renda, sob pena de incorrer em crime de falsidade ideológica nos termos da Lei.

3.7.3 - Os documentos discriminados nos itens anteriores deverão ser apresentados no ato da inscrição em envelope devidamente identificado com o nome do candidato e o cargo pretendido.

DO CONCURSO PÚBLICO

4 - O Concurso Público constará de prova escrita objetiva de múltipla escolha, para todos os cargos, de caráter eliminatório; de entrevista técnica de caráter eliminatório e de prova de títulos de caráter classificatório.

AS PROVAS OBJETIVAS

5 - As provas serão aplicadas na cidade de Serra Azul-SP, no dia 22 de junho de 2.008, em local(is) a ser(em) divulgados, através de Edital, no site da COMAJ ( www.comajltda.com.br ) e no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Serra Azul-SP.

5.1- O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de trinta minutos do horário fixado para o fechamento dos portões, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta,documento de identidade, comprovante de inscrição, lápis e borracha.

5.1.1- Não será permitido o ingresso de candidatos ao local de realização das provas após o fechamento dos portões.

5.1.2 - Depois de identificado e instalado em sala de provas, o candidato não poderá consultar nenhum material de estudo enquanto aguardar o horário de início das provas.

5.1.3- Fechados os portões, iniciam-se os procedimentos operacionais relativos ao Concurso Público Municipal, no qual será observado o disposto no subitem 11.3.

5.1.4- O horário de início das provas será definido dentro de cada sala de aplicação, observado o tempo de duração para as provas objetivas, que será de 03 (três) horas. Os três últimos candidatos deverão permanecer dentro da sala até que o último termine e entregue a sua prova. Os fiscais de sala e os três últimos candidatos assinarão a ata de encerramento.

5.2 - A inviolabilidade das provas será comprovada na sala de aplicação das provas, no momento do rompimento do lacre dos pacotes, mediante termo de abertura, e na presença de, no mínimo, dois candidatos.

5.3 - Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver previamente cadastrado e munido do original de sua Cédula Oficial de Identidade ou Carteira expedida por Órgão ou Conselhos de Classe que tenham força de documento de identificação (OAB, CRC, CRA, CREA etc.) ou de Carteira de Trabalho e Previdência Social, de Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo novo, com foto) ou Passaporte (ainda válido); será exigida a apresentação do original, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas.

5.3.1 - Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação, do candidato e deverão conter, obrigatoriamente, fotografia e data de nascimento.

5.3.2 - No caso de perda ou roubo do documento de identidade, o candidato poderá apresentar outro documento de identificação equivalente e, ainda, se necessário, ser submetido à identificação especial, que compreende a coleta de assinatura e impressão digital em formulário próprio.

5.4 - Durante as provas não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras (também em relógios) e agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, gravador ou qualquer outro receptor de mensagem.

5.5 - Os Cartões-Resposta serão preenchidos com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

5.6 - Não haverá revisão de provas.

5.7 - Em hipótese alguma o candidato poderá prestar provas fora da data, do horário estabelecido para fechamento dos portões, da cidade e do local pré-determinados.

5.8 - Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o seu Cartão-Respostas, devidamente assinado e seu Caderno de Prova.

5.9 - O Cartão-Respostas será o único documento válido para a correção das provas e conterá a impressão digital do candidato, colhida no ato da execução da prova.

5.10 - Na correção do Cartão-Respostas será atribuída nota zero à questão com mais de uma opção assinalada, ou sem opção assinalada ou com rasura.

5.11 - Em nenhuma hipótese haverá substituição do Cartão-Respostas por erro do candidato.

5.12 - Não será permitido o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao Concurso Público Municipal no estabelecimento de aplicação das provas. O Poder Legislativo, os Sindicatos de Classe e o Ministério Público poderão indicar, previamente, um representante para acompanhar o Concurso Público Municipal.

5.13 - Por motivos de segurança, os candidatos somente poderão ausentar-se do local de realização de provas, depois de decorrida uma hora do início das mesmas.

5.14 - Após ser identificado e também assinar a lista de presença, o candidato somente poderá ausentar- se da sala acompanhado de um fiscal.

5.15 - O candidato deverá assinar a lista de presença, de acordo com a assinatura constante do seu documento de identidade.

5.16 - Serão aplicadas provas relativas às disciplinas constantes no Anexo 3, que serão pontuadas conforme demonstrado no Anexo 2 do presente Edital.

5.17 - O número de questões e o peso de cada prova objetiva são os constantes do Quadro do Anexo 2.

5.18 - Cada questão da prova terá 4 (quatro) alternativas e uma única opção correta.

5.19 - O candidato deverá assinalar no Cartão-Respostas apenas a opção que ele julgar correta, de acordo com o enunciado ou comando da questão.

5.20 - Legislação com entrada em vigor, após a data de publicação deste Edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores, não serão objetos de avaliação nas provas do Concurso Público Municipal.

5.21 - Será considerado reprovado o candidato que obtiver nota inferior a 50% (cinqüenta por cento) da média dos pontos obtidos em todas as provas eliminatórias.

5.22 - O gabarito oficial será divulgado no dia 22 de junho de 2.008, após encerrada a aplicação das provas, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Serra Azul e no site www.comajltda.com.br.

DAS PROVAS de TÍTULOS E ENTREVISTAS TÉCNICAS

6 - Haverá Prova de Títulos e Entrevistas Técnicas, para os cargos onde estas forem exigidas, conforme estabelecido no Anexo 2 do presente Edital.

6.1 - PROVA DE TÍTULOS

6.1.1 - Os Títulos deverão ser entregues na Secretaria de Educação, situada na sede da Prefeitura Municipal, no período de 02 a 12 de junho de 2.008, através de fotocópias que serão devidamente autenticadas por funcionário designado pela Administração Municipal, mediante a apresentação do documento original, ou autenticadas em Cartório.

6.1.2 - Os documentos apresentados como títulos serão preliminarmente analisados pelo Setor Jurídico da empresa responsável pela execução do Concurso e, portanto, a sua apresentação não importará em automática concessão da pontuação fixada neste edital.

6.1.3 - Serão atribuídos pontos por títulos somente aos cargos onde houver esta previsão, de acordo com o Anexo 2 deste Edital.

6.1.3.1 - A pontuação obtida na avaliação dos títulos é de caráter classificatório, e será considerada para os candidatos que obtiverem o mínimo de 50 % (cinqüenta por cento) do total de pontos das provas objetivas.

6.1.4 - A listagem contendo a análise e a pontuação atribuída aos títulos será divulgada, em forma de Edital, no site da empresa responsável pela execução do Concurso. (www.comajltda.com.br)

6.1.5 - Serão considerados somente os títulos pertinentes à área de atuação do cargo para o qual o candidato se inscreveu.

6.1.6 - Não serão consideradas, para efeitos de pontuação, as cópias de títulos não autenticadas nos termos do Item 6.1.1.

6.1.7 - Os diplomas e certificados de cursos de Extensão Universitária, Pós-Graduação, Mestrado e de Doutorado, emitidos em Língua estrangeira somente serão considerados quando traduzidos para a Língua Portuguesa por Tradutor Público Juramentado e reavaliados por instituição brasileira credenciada (despesas por conta do candidato), de acordo com a legislação pertinente.

6.1.8 - Os diplomas e certificados de cursos de Extensão Universitária, Pós-Graduação, Mestrado e de Doutorado, devem estar devidamente registrados, de acordo com as exigências da legislação pertinente.

6.1.9 - Será considerado, para fim de pontuação, somente um título, em cada Especificação (Curso de Extensão Universitária, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado), dentre os apresentados pelo candidato.

6.1.10 - A análise dos títulos obedecerá aos critérios estabelecidos na tabela abaixo:

Título

Critérios

Pontuação

Pontuação máxima

Curso de Extensão Universitária.

Cursos ministrados por Instituição de Ensino oficial ou reconhecida, ou Instituição de Ensino Estrangeira de reconhecido valor, com carga horária mínima de 90 horas.

01 ponto

17 pontos

Cursos de pós-graduação Latu Sensu, na área de atuação do cargo para o qual o candidato se inscreveu

Cursos ministrados por Instituição de Ensino oficial ou reconhecida, ou Instituição de Ensino Estrangeira de reconhecido valor, com carga horária mínima de 360 horas.

04 pontos

Mestrado, na área de atuação do cargo para o qual o candidato se inscreveu

Cursos ministrados por Instituição de Ensino oficial ou reconhecida, ou Instituição de Ensino Estrangeira de reconhecido valor.

05 pontos

Doutorado, na área de atuação do cargo para o qual o candidato se inscreveu

Cursos ministrados por Instituição de Ensino ou reconhecida, ou Instituição de Ensino Estrangeira de reconhecido valor.

07 pontos

6.2 - ENTREVISTAS TÉCNICAS

6.2.1 - As entrevistas técnicas, para os cargos onde estas forem exigidas, serão aplicadas em horário diferenciado das provas objetivas e obedecerão aos critérios estabelecidos no Anexo 2 do presente Edital.

DOS RECURSOS

7 - Quanto às provas objetivas:

a) admitir-se-á um único recurso, por questão, para cada candidato, relativo ao conteúdo das questões, desde que demonstrado erro material;

b) se do exame dos recursos resultar anulação de questão, os pontos a ela correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos que efetivamente prestaram a prova;

c) se, por força de decisão favorável às impugnações, houver modificação do gabarito oficial precário divulgado antes dos recursos, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo, não se admitindo recurso dessa modificação.

d) o recurso deverá ser apresentado:

I - em dois dias úteis, contados a partir da divulgação do gabarito;

II - um para cada questão corrigida;

III- datilografado ou digitado, em formulário próprio, conforme modelo constante do Anexo 5 deste Edital;

IV - dentro do prazo estabelecido no item I - letra "d" deste subitem, enviar, via SEDEX, para a COMAJ LTDA - Rua Laurindo Firmino n° 96 - Bairro Palmeiras - Bom Despacho - MG, CEP 35.600-000.

7.1 - A decisão dos recursos será dada a conhecer, coletivamente, através de edital a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Serra Azul-SP e no site www.comajltda.com.br.

7.2 - Serão rejeitados, liminarmente, os recursos que não estiverem redigidos em termos próprios ou não fundamentados ou ainda, a que se der entrada fora do prazo improrrogável de 02 (dois) dias úteis, a contar da publicação oficial do gabarito.

7.3 - Caberá recurso, contra eventuais erros ou omissões na atribuição de notas ou na classificação final, dentro de 02 (dois) dias úteis, a contar da publicação do resultado final do Concurso Público Municipal.

7.3.1- Após a avaliação e decisão dos recursos apresentados nos termos do item 7.3 deste Edital, será publicado o resultado final pós-recursos, não sendo admitidos recursos administrativos deste resultado.

DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

8 - Todas as informações referentes ao concurso serão afixadas no quadro de publicação oficial dos atos da Prefeitura Municipal de Serra Azul-SP e no site www.comajltda.com.br.

8.1 - Somente será considerado aprovado e classificado no Concurso Público Municipal, o candidato que satisfazer as condições previstas neste Edital.

8.1.1 - Havendo empate na totalização dos pontos, entre dois ou mais candidatos, serão utilizados os critérios de desempate previstos no Anexo 2 do presente Edital.

8.2 - Em hipótese alguma haverá classificação de candidatos considerados reprovados no Concurso Público Municipal.

DA HOMOLOGAÇÃO

9 - O resultado final do Concurso Público Municipal será homologado pelo Prefeito Municipal e o Decreto de Homologação será afixado no Quadro de Publicação Oficial dos Atos da Prefeitura Municipal de Serra Azul-SP, não se admitindo recursos deste resultado.

DAS CONDIÇÕES PARA NOMEAÇÃO E POSSE

10 - Os candidatos aprovados no Concurso Público Municipal, obedecida a classificação final, serão convocados para nomeação por meio de Edital a ser publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura e via correios.

10.1 - Por ocasião da nomeação serão exigidos do candidato habilitado os seguintes documentos:

a) fotocópia autenticada da certidão de nascimento e/ou casamento;

b) fotocópia autenticada da certidão de nascimento dos filhos (se tiver);

c) fotocópia autenticada do CPF;

d) fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;

e) cartão de cadastramento no PIS/PASEP (se tiver);

f) laudo médico favorável; fornecido pelo Serviço de Medicina Municipal;

g) 02 (duas) fotografias 3x4;

h) fotocópia autenticada do Título de Eleitor com comprovante de votação na última eleição;

i) fotocópia autenticada do Certificado de Reservista, se de sexo masculino;

j) fotocópia do comprovante de capacitação legal para exercício do cargo, bem como registro no órgão competente, quando cabível;

k) Certidão Negativa de antecedentes criminais;

l) declaração de bens: última declaração do imposto de renda, contendo a declaração de bens e a de rendimentos. Se casado (a) e a declaração for feita em conjunto, apresentar a do cônjuge;

m) declaração de horário de trabalho, se possuir outro vínculo empregatício, para demonstração de compatibilidade com o horário e de interesse da Administração Municipal;

n) gozar de boa saúde física e mental, mediante apresentação dos seguintes atestados e exames médicos:

I - Raios X do tórax (PA e perfil).

II - Eletrocardiograma.

III - Urina (rotina).

IV - Sangue

- uréia;

- hemograma completo;

- glicemia em jejum;

- Grupo sanguíneo e fator RH;

V - Teste ergométrico (acima de 40 anos de idade).

VI - A aprovação dos documentos referidos na letra "N" será condicionada a analise de médico avaliador a ser designado pela Prefeitura Municipal.

10.2 - Ter na data da posse 18 anos completos.

10.3 - Os candidatos aprovados e nomeados serão submetidos a estágio probatório de 03 (três) anos, durante o qual terão avaliação de desempenho e não poderão afastar-se do cargo para qualquer fim, salvo licença para tratamento de saúde, por acidente de trabalho, maternidade, lactante e adotante, paternidade e férias regulamentares.

10.4 - Quando convocado para nomeação, o candidato que não apresentar a documentação exigida nos itens 10.1 e 10.2 do presente edital, dentro do prazo estipulado no Termo de Convocação, estará automaticamente desclassificado.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11 - Qualquer informação a respeito do Concurso Público Municipal e o Edital completo somente poderão ser obtidos no endereço do posto de inscrição, no site www.comajltda.com.br ou pelo telefone (37) 3521-4010.

11.1- A aprovação no Concurso Público Municipal assegura apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do Concurso Público Municipal.

11.2 - O prazo de validade do Concurso Público Municipal será de 2 anos, a contar da publicação do Edital de Homologação, podendo ser prorrogável por igual período.

11.3 - Será excluído do Concurso Público Municipal o candidato que:

a) se apresentar após o horário estabelecido;

b) não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;

c) não apresentar o Cartão de Inscrição e/ou documento de identidade exigido;

d) durante a realização das provas for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente, por escrito, ou através de equipamentos eletrônicos, ou ainda que venha tumultuar a sua realização;

e) ausentar-se do recinto da prova, durante a realização das provas, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia do fiscal de prova;

f) usar de incorreções ou descortesia para com os coordenadores ou fiscais de provas, auxiliares e autoridades presentes.

11.4 - Por motivos de segurança os candidatos não poderão deixar o local de aplicação das provas levando consigo o seu caderno de provas. O caderno de provas estará disponível para download no dia seguinte ao da aplicação das provas, no site: www.comajltda.com.br, pelo período de 24 (vinte quatro) horas.

11.5 - Os documentos não exigidos judicial ou extra-judicialmente, no prazo de 60 dias, contados do encerramento da publicação da classificação final do concurso serão incinerados.

11.6 - A Prefeitura Municipal de Serra Azul - SP e a COMAJ LTDA, não fornecerão e nem se responsabilizarão pela elaboração de nenhum tipo de estudos, apostila ou qualquer outro tipo de material contendo a matéria especificada no Anexo 4 deste Edital (Programa de Provas), devendo o próprio candidato se encarregar de pesquisar os assuntos requeridos para efetuar seus estudos.

11.7- Na desistência ou eliminação de algum candidato aprovado dentro do número de vagas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos, observando-se a ordem de classificação.

11.8 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora e Fiscalizadora do Concurso Público Municipal, no que couber.

11.9 - O candidato, por ocasião de sua nomeação declarará sua condição relativa à acumulação de cargos públicos.

11.10- O candidato portador de deficiência participará do Concurso Público Municipal em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, ao horário, ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

11.11 - Caso o candidato não tenha sido qualificado como portador de deficiência ou sua deficiência não tenha sido julgada compatível com o exercício das atribuições do cargo, e não tenha atingido nota suficiente para constar na lista geral de habilitados e classificados de ampla concorrência, este será considerado reprovado no Concurso Público Municipal, não cabendo recurso dessa decisão.

11.12 - A vaga reservada aos portadores de deficiência não preenchida reverterá aos demais candidatos habilitados de ampla concorrência, observada a ordem classificatória.

11.13 - Os candidatos deverão manter, durante o período de realização e validade do Concurso Público Municipal, junto à COMAJ, seu endereço atualizado. Não lhe caberá qualquer reclamação caso não seja possível localizá-lo por motivo de endereço errôneo ou insuficiente.

11.14 - É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, Editais e Avisos referentes a este Concurso Público Municipal no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e no site www.comajltda.com.br, bem como manter atualizados os dados informados no ato da inscrição para fins de contato direto com o candidato, caso necessário.

11.15 - Quando da convocação dos candidatos para os exames admissionais, a alfabetização dos candidatos às vagas dos cargos relacionados no Grupo 3 do Anexo 2 deverá ser comprovada por certificado ou declaração emitida por estabelecimento de ensino, regularmente credenciado.

11.16 - Os itens deste Edital e de seus respectivos anexos poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência do evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em edital ou aviso a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, obedecendo aos prazos de republicação.

11.17 - Os candidatos que participaram do Concurso Público 002 / 2007 e apresentarem o comprovante do recolhimento da respectiva taxa, estarão isentos de novo pagamento, sendo-lhes assegurada a participação neste concurso sem quaisquer ônus.

11.18 - Os candidatos aprovados no cargo de Professor PEB I, para exercer as atividades de Educador Infantil, deverão comprovar a sua habilitação em Educação Infantil, em tempo e modo, determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Federal nº 9.394/96) e alterações posteriores.

11.19 - Os candidatos aprovados no cargo de Professor PEB II - Educação Física, quando convocados para a posse, deverão comprovar seu registro junto ao CREF (Conselho Regional de Educação Física).

11.20 - O Concurso Público Municipal de Serra Azul será executado obedecendo ao seguinte cronograma:

DATA

EVENTO

De 02 a 06/06/2.008

Período de Inscrições

22/06/2008

Aplicação das Provas

22/06/2008

Divulgação do Gabarito preliminar

25/06/2008

Divulgação do Gabarito definitivo e do julgamento dos recursos quanto às questões das provas objetivas, eventualmente interpostos pelos candidatos.

25/06/2008

Divulgação da Classificação Preliminar

30/06/2008

Divulgação da Classificação Final Definitiva e do julgamento dos recursos eventualmente interpostos pelos candidatos.

03/07/2008

Homologação do Concurso

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA AZUL-SP, 30 DE MAIO DE 2.008

WILSON EGYDIO DOS SANTOS
Prefeito Municipal

Edital de Concurso Público nº 001/2008 - Anexo 1 - Quadro de Cargos, Vagas e Atribuições

Cargo:

Médico Pediatra

Código do Cargo:

MP

Número de Vagas - Geral:

01

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 1.287,22

Carga Horária Semanal:

20 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Curso Superior Completo em Medicina e Especialização em Pediatria com Registro no CRM.

Taxa de Inscrição:

R$ 30,00

Atribuições do Cargo:

Executar atividades inerentes à medicina dentro da área de atuação profissional de sua especialidade no atendimento à população; Realizar diagnósticos, estudos, pesquisas e levantamentos que forneçam subsídios a formulação de políticas, diretrizes e planos para a implantação, manutenção e funcionamento de programas relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos tipos de lesões, enfermidades e transtornos do organismo humano; Realizar exames clínicos, emissão de diagnósticos e prescrição de medicamentos; Requisitar equipamentos, instrumentais, materiais e medicamentos quando necessário, bem como ser responsável por eles; Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Médico Ginecologista

Código do Cargo:

MG

Número de Vagas - Geral:

01

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 1.287,22

Carga Horária Semanal:

20 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Curso Superior Completo em Medicina e Especialização em Ginecologia com Registro no CRM.

Taxa de Inscrição:

R$ 30,00

Atribuições do Cargo:

Executar atividades inerentes à medicina dentro da área de atuação profissional de sua especialidade no atendimento à população; Realizar diagnósticos, estudos, pesquisas e levantamentos que forneçam subsídios a formulação de políticas, diretrizes e planos para a implantação, manutenção e funcionamento de programas relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos tipos de lesões, enfermidades e transtornos do organismo humano; Realizar exames clínicos, emissão de diagnósticos e prescrição de medicamentos; Requisitar equipamentos, instrumentais, materiais e medicamentos quando necessário, bem como ser responsável por eles; Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Médico Clínico Geral para Ambulatório

Código do Cargo:

MCGA

Número de Vagas - Geral:

01

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 1.287,22

Carga Horária Semanal:

20 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Curso Superior Completo em Medicina com Registro no CRM.

Taxa de Inscrição:

R$ 30,00

Atribuições do Cargo:

Executar atividades inerentes à medicina dentro da área de atuação profissional de sua especialidade no atendimento à população; Realizar diagnósticos, estudos, pesquisas e levantamentos que forneçam subsídios a formulação de políticas, diretrizes e planos para a implantação, manutenção e funcionamento de programas relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos tipos de lesões, enfermidades e transtornos do organismo humano; Realizar exames clínicos, emissão de diagnósticos e prescrição de medicamentos; Requisitar equipamentos, instrumentais, materiais e medicamentos quando necessário, bem como ser responsável por eles; Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Médico Generalista para Programa Saúde da Família

Código do Cargo:

MPSF

Número de Vagas - Geral:

01

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 5.108,00

Carga Horária Semanal:

40 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Curso Superior Completo em Medicina e Registro no CRM.

Taxa de Inscrição:

R$ 30,00

Atribuições do Cargo:

Realizar consultas clínicas aos usuários da sua área adstrita; Executar as ações de assistência integral em todas as fases do ciclo de vida: criança, adolescente, mulher, adulto e idoso; Realizar consultas e procedimentos na USF e, no domicílio; Aliar a atuação clínica à prática da saúde coletiva; Fomentar a criação de grupos de patologias específicas, como de hipertensos, de diabéticos, de saúde mental, etc; Realizar pequenas cirurgias ambulatórias;Indicar internação hospitalar;Solicitar exames complementares; Verificar e atestar óbito. Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Psicólogo

Código do Cargo:

PSI

Número de Vagas - Geral:

02

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 900,92

Carga Horária Semanal:

20 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Curso Superior Completo em Psicologia com Registro no CRP.

Taxa de Inscrição:

R$ 30,00

Atribuições do Cargo:

Executar atividades inerentes à prestação de serviços da área de atuação profissional de psicologia; Proceder ao estudo do comportamento humano, através da aplicação de testes psicológicos, para determinação de características afetivas, intelectuais, sensoriais ou motoras, possibilitando assim, a orientação, seleção e treinamento no campo profissional e diagnóstico clínico; Participar na elaboração de análise ocupacional, observando as condições de trabalho e as funções típicas de cada ocupação, para identificar aptidões, conhecimentos e traços de personalidade compatível com as exigências da ocupação; Assessorar e responsabilidade técnica em unidades organizacionais onde se executem atividades da área de atuação profissional do psicólogo; Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Fonoaudiólogo

Código do Cargo:

FONO

Número de Vagas - Geral:

01

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 900,92

Carga Horária Semanal:

20 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Curso Superior Completo em Fonoaudiologia com Registro no CRF.

Taxa de Inscrição:

R$ 30,00

Atribuições do Cargo:

Executar atividades inerentes à prestação de serviços da área de atuação profissional de fonoaudiologia; Desenvolver trabalhos de prevenção no que se refere à área da comunicação escrita, oral, voz e audição; Realizar terapia fonoaudiológica dos problemas de comunicação oral e escrita, voz e audição; Realizar trabalhos de assistência relativos ao aperfeiçoamento dos padrões da voz e fala; Elaborar laudos técnicos e realização de perícias técnico-legais relacionados com as atividades da área profissional do fonoaudiólogo; Realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos, elaboração de pareceres, laudos e atestados do âmbito das atribuições profissionais; Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Dentista

Código do Cargo:

DENT

Número de Vagas - Geral:

01

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 701,17

Carga Horária Semanal:

20 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Curso Superior Completo em Odontologia com Registro no CROSP.

Taxa de Inscrição:

R$ 30,00

Atribuições do Cargo:

Executar atividades inerentes à prestação de serviços da área de atuação profissional de odontologia;Desenvolver métodos e técnicas de trabalho que permitam a maior produtividade e a melhoria da qualidade dos serviços odontológicos; Prestar serviços de odontologia preventiva nas comunidades e escolas, tais como tartarotomia, limpeza, aplicação de flúor e educação em saúde bucal. Prestar assistência odontológica em postos e unidade de saúde; Aplicar anestesia gengival, troncular ou tópica, bem como localização, limpeza e obturação das cavidades dentárias, restaurando sua estética e funcionalidade.Extrair dentes; Requisitar equipamentos, instrumentais, materiais e medicamentos, quando necessário. Prescrever medicamentos que combatem as afecções da boca; Realizar clínico buço-dentária e odonto-pediátrica; Realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos, elaboração de pareceres, laudos e atestados do âmbito das atribuições profissionais do odontólogo; Confeccionar Próteses Dentárias; Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Enfermeiro

Código do Cargo:

ENF

Número de Vagas - Geral:

02

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 900,92

Carga Horária Semanal:

30 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Curso Superior Completo em Enfermagem com Registro no COREN.

Taxa de Inscrição:

R$ 30,00

Atribuições do Cargo:

Executar atividades inerentes à prestação de serviços de assistência de enfermagem; Elaborar planos de enfermagem com base nas necessidades identificadas para determinar a assistência a ser prestada; Planejar e desenvolver atividades específicas de assistência a indivíduos ou famílias e outros grupos da comunidade, realizando procedimentos da competência do enfermeiro; Dar assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera, bem como o acompanhamento da evolução e do trabalho de parto e execução do parto normal; Identificar distocias obstétricas e tomadas de providências até a chegada do médico; Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Professor-Educação Básica I

Código do Cargo:

PEBI

Número de Vagas - Geral:

11

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 5,05 (hora aula)

Carga Horária Semanal:

Hora\aula

Requisitos Mínimos para Provimento:

Curso Superior com Licenciatura Plena em Pedagogia ou Magistério em nível de 2º grau.

Taxa de Inscrição:

R$ 30,00

Atribuições do Cargo:

Participar do processo que envolve o planejamento, construção, execução e avaliação do Projeto Político-pedagógico da Escola; Exercer a docência na educação básica, responsabilizando-se pela regência de turmas ou de aulas; Participar da elaboração do calendário escolar; Zelar pela elevação dos níveis de rendimento escolar e pela melhoria da qualidade do ensino; Colaborar na realização de campanhas educativas de higiene e saúde, além de comemorações cívicas e folclóricas; Desenvolver e/ou incentivar o hábito da leitura, o gosto pela pesquisa e pelas artes em geral; Proceder à apuração de freqüência;Colaborar nas atividades de articulação e integração da escola com a família dos educandos e com a comunidade escolar; Participar de cursos, atividades e programas de capacitação profissional, quando convocado ou convidado; Executar tarefas especificas relacionada com a área de educação; Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Professor-Educação Básica II - Educação Física

Código do Cargo:

PEF

Número de Vagas - Geral:

02

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 875,48

Carga Horária Semanal:

24 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Curso Superior, Licenciatura Plena com Habilitação Específica em área correspondente e complementação nos termos da legislação vigente.

Taxa de Inscrição:

R$ 30,00

Atribuições do Cargo:

Ministrar aulas dentro da área de sua formação. Participar do processo que envolve o planejamento, construção, execução e avaliação do Projeto Político-pedagógico da Escola; Exercer a docência na educação básica, responsabilizando-se pela regência de turmas ou de aulas; Participar da elaboração do calendário escolar; Zelar pela elevação dos níveis de rendimento escolar e pela melhoria da qualidade do ensino; Colaborar na realização de campanhas educativas de higiene e saúde, além de comemorações cívicas e folclóricas; Desenvolver e/ou incentivar o hábito da leitura, o gosto pela pesquisa e pelas artes em geral; Proceder à apuração de freqüência;Colaborar nas atividades de articulação e integração da escola com a família dos educandos e com a comunidade escolar; Participar de cursos, atividades e programas de capacitação profissional, quando convocado ou convidado; Executar tarefas especificas relacionada com a área de educação; Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Professor-Educação Básica II - Educação Artística

Código do Cargo:

PEA

Número de Vagas - Geral:

03

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 875,48

Carga Horária Semanal:

24 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Curso Superior, Licenciatura Plena com Habilitação Específica em área correspondente e complementação nos termos da legislação vigente.

Taxa de Inscrição:

R$ 30,00

Atribuições do Cargo:

Ministrar aulas dentro da área de sua formação. Participar do processo que envolve o planejamento, construção, execução e avaliação do Projeto Político-pedagógico da Escola; Exercer a docência na educação básica, responsabilizando-se pela regência de turmas ou de aulas; Participar da elaboração do calendário escolar; Zelar pela elevação dos níveis de rendimento escolar e pela melhoria da qualidade do ensino; Colaborar na realização de campanhas educativas de higiene e saúde, além de comemorações cívicas e folclóricas; Desenvolver e/ou incentivar o hábito da leitura, o gosto pela pesquisa e pelas artes em geral; Proceder à apuração de freqüência;Colaborar nas atividades de articulação e integração da escola com a família dos educandos e com a comunidade escolar; Participar de cursos, atividades e programas de capacitação profissional, quando convocado ou convidado; Executar tarefas especificas relacionada com a área de educação; Executar outras tarefas correlatas

 

Cargo:

Agente de Saneamento

Código do Cargo:

AS

Número de Vagas - Geral:

02

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 423,97

Carga Horária Semanal:

40 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Ensino Médio Completo e Conhecimentos Básicos de Informática.

Taxa de Inscrição:

R$ 20,00

Atribuições do Cargo:

Executar trabalhos de fiscalização de atividades relacionadas à vigilância sanitária;Verificar e orientar o cumprimento de normas e determinações definidas para a execução do trabalho; Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Auxiliar do Dentista

Código do Cargo:

AXDEN

Número de Vagas - Geral:

02

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 423,97

Carga Horária Semanal:

40 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Ensino Médio Completo e Conhecimentos Básicos de Informática.

Taxa de Inscrição:

R$ 20,00

Atribuições do Cargo:

Receber, registrar e encaminhar pacientes para atendimento odontológico; Preencher fichas com dados individuais dos pacientes, bem como boletins de informações odontológicas; Controlar fichário e arquivo de documentos relativos ao histórico dos pacientes, organizando-os e mantendo-os atualizados, para possibilitar ao Médico ou Cirurgião-Dentista consultá-los, quando necessário; Auxiliar o Cirurgião-Dentista no preparo do material a ser utilizado na consulta; Preparar o paciente para o atendimento, auxiliando o Cirurgião-Dentista e o Técnico de Higiene Dental na instrumentação junto à cadeira operatória, bem como promovendo o isolamento do campo operatório; Selecionar moldeiras, confeccionando modelos em gesso; Aplicar métodos preventivos para controle da cárie; Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Auxiliar de Enfermagem

Código do Cargo:

AXENF

Número de Vagas - Geral:

03

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 423,97

Carga Horária Semanal:

36 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Curso Técnico em Enfermagem e registro no COREN.

Taxa de Inscrição:

R$ 20,00

Atribuições do Cargo:

Executar tarefas no auxilio aos profissionais da área médica-odontológica na realização de exames e tratamentos diversos; realizar todos os procedimentos de sua competência no posto de saúde e unidades de saúde do município tais como verificação de pressão, peso, altura, temperatura, aplicar injeções, realizar curativos, preenchimento de fichas clínicas, aplicar vacinas, ministrar medicamentos sob orientação médica, instruir sobre noções básicas de higiene, realizar todos os procedimentos afetos a sua formação, dentre outras correlatas às atribuições atinentes ao cargo, além de cumprir as normas de higiene e segurança no trabalho. Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Recepcionista Saúde

Código do Cargo:

RECS

Número de Vagas - Geral:

02

Número de Vagas - Deficientes:

01

Vencimentos:

R$ 423,97

Carga Horária Semanal:

40 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Ensino Fundamental Completo e Conhecimentos Básicos de Informática.

Taxa de Inscrição:

R$ 15,00

Atribuições do Cargo:

Executar trabalhos de ligações, transmissões e recebimento de mensagens por telefone; Prestar informações sobre localização de setores e de pessoas; Manter atualizada a relação de número de telefone de todos os contatos e dos diversos ramais do setor onde estiver lotada; Zelar pelo equipamento telefônico; Prestar informações ao público em geral; Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Inspetor de Alunos

Código do Cargo:

INSP

Número de Vagas - Geral:

02

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 423,97

Carga Horária Semanal:

40 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Ensino Fundamental Completo

Taxa de Inscrição:

R$ 15,00

Atribuições do Cargo:

Assistir à entrada e à saída dos alunos em escolas; velar pela disciplina nos estabelecimentos de ensino e áreas adjacentes; receber e entregar diariamente os livros e material didático dos professores; zelar pelo abastecimento de material escolar nas salas de aula; Comunicar à autoridade competente os atos ou fatos relacionados à quebra de disciplina ou qualquer anormalidade verificada; encaminhar aluno indisciplinado à direção para medidas cabíveis; chamar e acompanhar alunos no horário da merenda escolar; prestar assistência a alunos que adoecerem ou sofrerem acidentes; auxiliar nos serviços de secretaria da escola, no período de férias escolares; não permitir a presença de pessoas estranhas nas dependências da unidade escolar; manter a disciplina no período do recreio; controlar banheiros; verificar falta de professores e comunicar à coordenação que a turma está sem professor; permanecer na sala de aula quando o professor precisar se ausentar; dar sinal para início e término de turno; executar tarefas afins. Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Merendeira

Código do Cargo:

MER

Número de Vagas - Geral:

04

Número de Vagas - Deficientes:

-

Vencimentos:

R$ 423,97

Carga Horária Semanal:

40 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Alfabetizado (Ensino Fundamental Incompleto - até a 4ª Série)

Taxa de Inscrição:

R$ 15,00

Atribuições do Cargo:

Proceder ao preparo da merenda escolar, planejamento de todas as refeições que serão servidas a cada período. Conferir a quantidade e a qualidade de tudo que for recebido para o preparo da merenda. Conservar com cuidado e adequadamente os alimentos. Organizar e controlar o estoque de alimentos, interpretar corretamente as receitas para evitar desperdícios, utilizando a quantidade correta de alimentos. Manter bem limpos e organizados os utensílios, equipamentos e o local de preparo e distribuição da merenda escolar. Manter limpos e organizados a cozinha e refeitório e as demais dependências que se relacionem com preparo e distribuição de merenda escolar, evitando qualquer acúmulo de sujeira, bem como aparecimento de insetos e roedores. Observar rigorosamente as regras de higiene sempre que estiver no preparo da merenda escolar. Usar avental e touca adequados e limpos. Executar outras tarefas correlatas.

 

Cargo:

Serviços Municipais Diversos-Masculino

Código do Cargo:

SMDM

Número de Vagas - Geral:

05

Número de Vagas - Deficientes:

01

Vencimentos:

R$ 423,97

Carga Horária Semanal:

40 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Alfabetizado (Ensino Fundamental Incompleto - até a 4ª Série)

Taxa de Inscrição:

R$ 15,00

Atribuições do Cargo:

Manutenção de limpeza em geral; Varrição de ruas; Coleta de Lixo; Reparos e conservação de ruas e estradas; Manutenção de praças, jardins e hortas; Ajudar na remoção ou arrumação de móveis e utensílios nas dependências da Prefeitura e seus setores; Comunicar à sua chefia as necessidades de substituição de lâmpada, consertos de vidraças, torneiras, etc.; Executar outras tarefas correlatas por demanda de seu chefe imediato.

 

Cargo:

Serviços Municipais Diversos-Feminino

Código do Cargo:

SMDF

Número de Vagas - Geral:

05

Número de Vagas - Deficientes:

01

Vencimentos:

R$ 423,97

Carga Horária Semanal:

40 horas

Requisitos Mínimos para Provimento:

Alfabetizado (Ensino Fundamental Incompleto - até a 4ª Série)

Taxa de Inscrição:

R$ 15,00

Atribuições do Cargo:

Manutenção de limpeza em geral; Varrição de ruas; Executar faxina das áreas de expediente interno e externo, das instalações sanitárias de acordo com procedimentos estabelecidos; Remover o pó dos móveis, das paredes, dos tetos, das portas, das janelas e dos equipamentos; Limpar utensílios dos serviços de café, lanche e refeições; Coletar lixo e depositá-lo em local adequado; Fazer e servir café, preparar e servir refeições ligeiras, lavar utensílios de cantina; Auxiliar no preparo e cozimento de alimentos, de acordo com orientação recebida; Executar outras tarefas correlatas por demanda de seu chefe imediato.

Edital de Concurso Público nº 001/2008 - Anexo 2 - Distribuição de Provas

GRUPO 1

CARGOS

Médico Pediatra

Médico Ginecologista

Médico Clínico Geral para Ambulatório

Médico Generalista para Programa de Saúde da Família

Psicólogo

Dentista

Enfermeiro

Agente de Saneamento

Recepcionista-Saúde

Auxiliar do Dentista

Auxiliar de Enfermagem

Inspetor de Alunos

Disciplina / Especialidade

Tipo de Prova

Número de Questões

Peso

Pontuação

Total

Língua Portuguesa

Objetiva/ Eliminatória

10

2

20

100 pontos

Conhecimentos Específicos

Objetiva/ Eliminatória

20

4

80

Mínimo para aprovação:

50 pontos

Critérios de Desempate:

1º - O candidato mais idoso (Lei Federal nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso - Art 27 § único);

2º - Maior número de pontos na prova de Conhecimentos Específicos;

3º - Maior número de pontos na prova de Língua Portuguesa.

 

GRUPO 2

CARGOS

Fonoaudiólogo

Professor Educação Básica II - Educação Física

Professor Educação Básica II - Educação Artística

Disciplina / Especialidade

Tipo de Prova

Número de Questões

Peso

Pontuação

Total

Língua Portuguesa

Objetiva/Eliminatória

10

2

20

117 Pontos

Conhecimentos Específicos

Objetiva/Eliminatória

20

4

80

Títulos (Conforme item 6.1.11 do Edital)

Classificatória

-

-

17

Mínimo para aprovação:

50 pontos

Critérios de Desempate:

1º - O candidato mais idoso (Lei Federal nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso - Art. 27 § único);

2º - Maior número de pontos na prova de Conhecimentos Específicos;

3º - Maior número de pontos na prova de Língua Portuguesa.

 

GRUPO 3

CARGOS

Professor Educação Básica I

Disciplina / Especialidade

Tipo de Prova

Número de Questões

Peso

Pontuação

Total

Língua Portuguesa

Objetiva/Eliminatória

10

1

10

117 Pontos

Matemática

Objetiva/Eliminatória

10

1

10

Conhecimentos Específicos

Objetiva/Eliminatória

20

4

80

Títulos (Conforme item 6.1.11 do Edital)

Classificatória

-

-

17

Mínimo para aprovação:

50 pontos

Critérios de Desempate:

1º - O candidato mais idoso (Lei Federal nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso - Art. 27 § único);

2º - Maior número de pontos na prova de Conhecimentos Específicos;

3º - Maior número de pontos na prova de Língua Portuguesa;

4º - Maior número de pontos na prova de Matemática.

 

GRUPO 4

CARGOS

Merendeira

Serviços Municipais Diversos (Masculino e Feminino)

Disciplina/

Especialidade

Tipo de Prova

Número de Questões

Peso

Pontuação

Total

Noções de Língua Portuguesa

Objetiva/Eliminatória

10

3

30

100 Pontos

Aritmética Básica

Objetiva/Eliminatória

10

3

30

Entrevista Técnica

Entrevista/Eliminatória

-

-

40

Mínimo para aprovação:

50 pontos

Critérios de Desempate:

1º - O candidato mais idoso (Lei Federal nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso - Art 27 § único);

2º - Maior número de pontos na Entrevista Técnica;

3º - Maior número de pontos na prova de Noções de Língua Portuguesa.

Descrição da Entrevista Técnica:

Os candidatos aos cargos do Grupo 3 serão submetidos a entrevista técnica envolvendo as atividades pertinentes ao cargo escolhido de acordo com as atribuições descritas no Anexo 1 e serão avaliados segundo os quesitos abaixo mencionados:

1 - Experiência em atividades assemelhadas: 20 pontos

2 - Capacidade para trabalho em grupo: 20 pontos

3 - Perfil do candidato (físico e comportamental): 10 pontos

4 - Competência e Responsabilidade: 10 pontos

Edital de Concurso Público nº 001/2008 - Anexo 3 - Programa de Provas

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

LÍNGUA PORTUGUESA - PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E NÍVEL SUPERIOR

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ortografia; Classe, estrutura, formação e significação de vocábulos; Derivação e composição; A oração e seus termos; A estruturação do período; As classes de palavras: aspectos morfológicos, sintáticos e estilísticos; Linguagem figurada; Pontuação; Discurso direto, indireto e indireto livre. Acentuação Gráfica. Pronome, verbo, preposições e conjunções. Concordância Nominal e Verbal. Emprego de tempos e modos, Vozes do Verbo, Regência Nominal e Verbal, Ocorrência de crase, Estrutura do vocábulo, radicais e afixos. Formação de palavras, composição e derivação. Interpretação de Textos.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

BECHARA, E. Gramática escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

CEGALLA, D.P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: IBEP Nacional, 2005.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 3. ed. São Paulo: Nova Fronteira, 2001.

Outros livros didáticos que abrangem o programa proposto

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

LÍNGUA PORTUGUESA - PARA OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Acentuação; Sílaba tônica; Tipos de frases; Sinônimos, antônimos e homônimos; Pontuação; Substantivo próprio, comum, coletivo, simples, composto, primitivo e derivado; Artigo definido e indefinido; Gênero, número e grau do substantivo; Adjetivo; Grau do adjetivo, numeral, pronomes pessoais de tratamento; pronomes possessivos; verbos ter, ser, estar, e haver; Ortografia. Interpretação de Textos.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

BECHARA, E. Gramática escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

CEGALLA, D.P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: IBEP Nacional, 2005.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 3. ed. São Paulo: Nova Fronteira, 2001.

Outros livros didáticos que abrangem o programa proposto

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

MATEMÁTICA - PARA O CARGO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Operações com números inteiros, decimais e fracionários (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). Razões, proporções, grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, juros, média aritmética, resolução de problemas. Medidas: comprimento, área, volume (capacidade), massa, tempo, ângulos. Álgebra - resoluções de equações de 1° e 2° grau.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

BIANCHINI, E. Matemática. São Paulo: Moderna, 1999. 5ª à 8ª série.

BONGIOVANI, V., VISSOTO, O. R., LAUREANO, J.L.T. Matemática e vida. São Paulo: Ática, 1997. 5ª à 8ª série.

GIOVANI, J.R., CASTRUCCI, B.; GIOVANI JR., J.R. A conquista da matemática. São Paulo: FTD, 1998. 5ª à 8ª série.

SILVEIRA, E. Matemática. São Paulo: Moderna, 1999. 5ª à 8ª série.

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

NOÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA - PARA OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Separação de sílabas, acentuação, significado das palavras.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

Livros didáticos da Língua Portuguesa de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Outros livros didáticos que abrangem o programa proposto.

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

ARITMÉTICA BÁSICA - PARA OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Operações Aritméticas Simples (adição, subtração, multiplicação e divisão) questões de noções de Raciocínio Lógico.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

Livros didáticos de Matemática de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Outros livros didáticos que abrangem o programa proposto.

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

MÉDICO PEDIATRA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Reanimação cardiopulmonar; distúrbios hidreletrolíticos e ácido-básicos; choque; princípios básicos de respiração mecânica; acidentes; violência contra a criança e o adolescente; analgesia e sedação; tratamento da asma aguda; anafilaxia; urticária e angioedema; eritema multiforme major; insuficiência cardíaca; crise cianótica; arritmias cardíacas; miocardite aguda viral; endocardite infecciosa; sepse; meningite bacteriana aguda; infecção pelo vírus da imunodeficiência humana; tétano; profilaxia da raiva humana; dengue; piodermites; cetoacidose diabética; hipoglicemia; insuficiência adrenal; diarréia aguda; hemorragia digestiva; insuficiência hepática aguda; abordagem e manuseio do hepatopata crônico na emergência; indicação de componentes e derivados de sangue; reações hemolíticas transfusionais; doença falciforme; emergências oncológicas; neutropenias; púrpura trombocitopênica imunológica; infecção urinária; hematúria; síndrome hemolítico-urêmica; glomerulonefrite difusa aguda; hipertensão arterial; síndrome nefrótica; complicações; insuficiência renal aguda; crise convulsiva; traumatismo craniencefálico; coma; hipertensão intracraniana; síndrome de Guillain-Barré; ataxia; morte encefálica; encefalites; pneumonias agudas; bronquiolite viral aguda; obstrução respiratória alta; insuficiência respiratória; tuberculose; febre reumática; quadros inflamatórios do sistema osteoarticular; púrpuras; doença de Kawasaki; abdome agudo; trauma de tórax e abdome; politraumatismo; febre sem foco.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

"AIRES, V. Rotinas de pediatria I. IPPMG/UFRJ. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Cultura Médica, 1995.

BEHRMAN, Richard E.; KLIEGMAN, Robert M.; JENSON, Hal B. Nelson Textbook of Pediatrics. 16th ed. e 17th ed.

IPPMG/UFRJ. Emergências pediátricas. Última Versão

MARCONDES, E. Pediatria básica. Vol. 1 e 2. São Paulo: Editora Sarvier, 1999."

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

MÉDICO GINECOLOGISTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Anatomia, embriologia e fisiologia do aparelho genital. Anamnese e exame ginecológico. Exames complementares em Ginecologia. Malformações genitais. Estados intersexuais. Ginecologia infanto-puberal. Doenças sexualmente transmissíveis. Vulvovaginites. Doença inflamatória pélvica. Dismenorréia.Síndrome pré-menstrual. Hemorragia uterina disfuncional. Amenorréias. Distopias genitais. Distúrbios urogenitais. incontinência urinária. .Infertilidade conjugal. Endometriose. Métodos contraceptivos. Climatério descompensado. Patologias benignas do colo e do corpo uterino. Miomatose uterina. doenças da vulva.Síndrome dos ovários policísticos. Câncer do colo e do corpo uterino.Tumores malignos e benignos dos ovários. Lesões benignas e malignas das mamas. Abdomen agudo em Ginecologia. Cirurgias ginecológicas e suas complicações.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

"FREITAS, F. Rotinas em Ginecologia.. Porto Alegre, 2001.

HALBE, HW. Tratado de Ginecologia . São Paulo, 2000.

OLIVEIRA, HC; LENGRUBER, I. Tratado de Ginecologia da Febrasgo. Rio de Janeiro, 2002."

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

MÉDICO CLÍNICO GERAL PARA AMBULATÓRIO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

"Hipertensão arterial.Insuficiência cardíaca congestiva. Cardiopatia isquêmica. Doenças do pericárdio.Doenças orovalvulares. Hipercolesterolemia. Asma. Doença pulmonar obstrutiva crônica. Infecções respiratórias do trato superior e inferior. tuberculose. Derrame pleural. Neoplasia de pulmão. Embolia pulmonar. Infecção urinária alta e baixa.Doenças glomerulares.Insuficiência renal aguda e crônica. Tumores do rim e vias urinárias. Doenças da próstata. Diarréias. .Parasitoses. Doenças do esôfago. Úlcera péptica. Doença do refluxo gastroesofágico. Neoplasias do tubo digestivo. Hepatites agudas e crônicas. Doença hepática alcoólica. Cirrose. Ascite. Hemorragia digestiva. Doenças das vias biliares. Doenças do pâncreas. Diabete melito. Doenças da tireóide. Obesidade. Artrites. Colagenoses. Dermatomiosite e Polimiosite. Esclerodermia. Síndrome da imunodeficiência adquirida. Meningites. .Doenças Sexualmente Transmissíveis. Acidente com material biológico. Febres hemorrágicas. Hansen. Doenças exantemáticas. Herpes simples e herpes zóster

Neoplasias cutâneas."

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

"BEERS, Mark H.; BERKOW, Robert. Manual Merck Diagnóstico e Tratamento. Rocca, 17ª Edição.

Consenso para Terapia antiretroviral em Adultos e Adolescentes Infectados pelo HIV, 2006 do Ministério da Saúde do Brasil.

DIRETRIZES BRASILEIRAS PARA TUBERCULOSE (II Consenso de Tuberculose) Jornal de Pneumologia Volume 30 - Suplemento 1 - Jul 2004. www.jornaldepneumologia.com.br

II CONSENSO BRASILEIRO SOBRE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA, Jornal de Pneumologia Volume 30 - Suplemento 5 - Nov 2004

III Consenso Brasileiro no Manejo da Asma, 2000. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia, e Sociedade Brasileira de Pediatria.

KRITSKI, Afrânio L.; CONDE, Marcus B. e SOUZA, Gilvan R. Muzy de. Tuberculose do Ambulatório à Enfermaria. 2. ed. Atheneu, 2000.

Manual de HIV/AIDS, 8ª edição, editora Revinter,, Rio de Janeiro, 2005. Programa de Controle da Hanseníase. Portaria no 1073/GM, 26/09/2000."

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

MÉDICO GENERALISTA PARA O PROGRAMA DE SAÚDE DAS FAMÍLIAS - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Políticas de Saúde no Brasil. Atividades das Unidades Básicas de Saúde. Programas de Saúde da criança e adolescente, da mulher, do trabalhador, do idoso, mental e bucal. Epidemiologia e Vigilância Sanitária à Saúde. Epidemiologia das doenças transmissíveis: sistema de Vigilância Epidemiológica, doenças infecto-contagiosas, Fisiopatogenia, diagnóstico, tratamento e complicações das patologias, menigites bacterianas, lepstospirose, AIDS, doenças exantemáticas, hepatites infecciosas, esquistossomose, raivas, tétano, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, Aspectos Gerais, Infecção hospitalar.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

Métodos diagnósticos - Consulta rápida. José Luiz Möller Soares, Alessandro Pasqualoto, Daniela Rosa, Verônica Leite. Artmed, 2000;

Condutas em Clínica Médica. Norma Figueira, José Iran Costa Júnior, Clézio Leitão, Virgílio de Lucena, Heloísa de Melo, Carlos Alexandre de Brito. 3ª edição. MEDSI editora;

Clínica Médica - Consulta Rápida. 2ª edição. Stephen Doral Stefani, Elvino Barros. Artmed. 2003;

Atualização Terapêutica 2005. F. Cintra do Prado, Jairo Ramos, J. Ribeiro do Valle. 22ª edição. Artes Médicas. 2005;

Diagnóstico e tratamento - SBCM, volumes 1 e 2. Editor: Antônio Carlos Lopes. Editora manole, 2006;

Lei n° 8080/90 e Lei n° 8142/90. Participação popular e controle social;

Norma Operacional Básica - NOB/96 e Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS 01/2002

AIDS e Enfermagem Obstétrica, Heimar de Fátima Marin, Mirian Santos Paiva, Sonia Maria Oliveira de Barros, E-P-U- - 1991 --- Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher, Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Manual do Ministério da Saúde - Urgências e Emergências maternas, Manual do Ministério da Saúde - Pré-Natal de Alto Risco, Manual do Ministério da Saúde;

Outras obras que abrangem o programa proposto.

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

PSICÓLOGO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Transtornos mentais e de comportamento; Transtornos neuróticos de personalidade e de comportamento em adultos e com início na infância e adolescência. Principais formas de intervenções terapêuticas. Fases do Desenvolvimento Humano. A saúde mental no Brasil, reformulações e programas. Psicoterapia individual. Psicoterapia de grupo. Ludoterapia. Psicologia experimental. Metodologia. Psicologia do Desenvolvimento: René Spitz. Jean Piaget. Escala de Gesell. Conduta e Encaminhamento. Psicologia hospitalar. Assistência domiciliar. A psicologia nas diversas modalidades de atendimento: hospital psiquiátrico especializado, unidade psiquiátrica no hospital geral, ambulatório, centros de convivência, programas comunitários. Legislação em saúde mental (Lei Federal n.º 10.216 de 06/04/02, conteúdo e repercussão na prática assistencial.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

"BLEGER, J. Entrevistas e Grupos, São Paulo, Martins fontes.

Código de Ética dos Psicólogos.

FOUCAULT, M. Doença Mental e Psicologia, Rio de Janeiro, Biblioteca Tempo Universitário.

KNOBEL, M. Orientação Familiar, Campinas, Papirus.

NEMIAH, J. C. Fundamentos da Psicopatologia, R.J., Zahar Editores.

SZASZ, T. S. A Ética da Psicanálise, R.J., Zahar Editores.

TRINCA, W. (org.) Diagnóstico Psicológico - A Prática Clínica, São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária.

Lei Federal n.º 10.216 de 06/04/02;

Outras obras que abrangem o programa proposto."

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

FONOAUDIÓLOGO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Desenvolvimento da linguagem infantil, aspectos clínicos e teóricos. Distúrbios e alterações da linguagem oral e escrita, fala, voz, audição, fluência e deglutição. Avaliação e classificação dos distúrbios da voz, fala, fluência, audição, transtornos da motricidade oral, linguagem oral e escrita. Reabilitação dos distúrbios da voz, fala, fluência, audição, transtornos da motricidade oral, linguagem oral e escrita. Processamento Auditivo Central. Atuação fonoaudiológica em pediatria e oncologia.Transtornos motores orais e de linguagem associados às lesões neurológicas.Estudo fonético e fonológico do Português.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

"ANDRADE, C. R. F.; MARCONDES, E. Fonoaudiologia em pediatria. São Paulo: Sarvier, 2003

AQUINO, A. M. C. M. Processamento auditivo - eletrofisiologia e psicoacústica. São Paulo: Lovise, 2002.

BESS, F. H.; HUMES, L. E. Fundamentos de audiologia. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FINNIE, N.R. O manuseio em casa da criança com paralisia cerebral. 3 ed. São Paulo: Manole, 2000.

GOLDFELD, M. Fundamentos em Fonoaudiologia - Linguagem. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

ISSLER, S. Articulação e linguagem - Fonologia na avaliação e diagnóstico fonoaudiológico. Rio de Janeiro: Revinter, 2006.

MARCHESAN, I.Q. Fundamentos em Fonoaudiologia - aspectos clínicos da motricidade oral. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

MURDOCH, B. E. Desenvolvimento da fala e Distúrbios da linguagem - uma abordagem neuroanatômica e neurofisiológica. Rio de Janeiro: Revinter, 1997.

ORTIZ, K.Z. Distúrbios neurológicos adquiridos - fala e deglutição. São Paulo: Manole, 2006.

PEREIRA, M. M. B. Análise Lingüística da Gagueira. São Paulo: AM3 Artes, 2003.

PINHO, S. M. R. Fundamentos em fonoaudiologia - Tratando os distúrbios da voz. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

DENTISTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Odontologia Social: Caracterização e hierarquização de problemas; Políticas de recursos humanos em odontologia; Educação em saúde bucal; Epidemiologia aplicada à odontologia; Níveis de prevenção e de aplicação. Cariologia: Etiologia da doença cárie; Histopatologia da cárie dental; Diagnóstico da doença cárie; Prevenção e controle da doença cárie. Dentística: Princípios de preparo cavitário; Materiais protetores do complexo dentino-pulpar; Materiais restauradores diretos. Diagnóstico e tratamento das patologias e infecções odontogênicas; Material e instrumental; Periodontia: Anatomia do periodonto; Etiologia da doença periodontal; Prevenção, controle e tratamento da doença periodontal. Farmacologia: Terapêutica medicamentosa na rotina de tratamento das principais infecções bucais e estruturas anexas; Terapêutica de emergências e urgência em odontologia; Sedação. Biossegurança: Esterilização e desinfecção. Patologia e Diagnóstico Oral. Radiologia. Endodontia. Odontopediatria. Ética Odontológica. Oclusão: Anatomia funcional; Etiologia e identificação dos distúrbios funcionais do sistema mastigatório.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

"CHAVES, Mario M. ODONTOLOGIA SOCIAL, Porto Alegre, Artes Médicas, 1986.

CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA, CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA, Rio de Janeiro, 1992.

PINTO, Vitor Gomes, SAÚDE BUCAL... Santos, São Paulo, 1987.

KRASSE, Bo. RISCO DE CÁRIES. São Paulo Quintessence, 1988.

NEWBRUN, Ernest. CARIOLOGIA, São Paulo, Santos, 1988.

BARATIERI, Luiz Narciso e Cols. DENTÍSTICA PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS E RESTAURA-DORES, Rio de Janeiro Santos, 1989, Cap. 1 e 2.

LINDHE, Jan. TRATADO DE PERIODONTIA CLÍNICA, Rio de Janeiro, Guanabara, 1989.

LEGISLAÇÃO DO SUS, nº 8080 (Lei Orgânica da Saúde), e Lei 8142 do Ministério da Saúde, Brasília.

Outras obras que abrangem o programa proposto."

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

ENFERMEIRO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Fundamentos de Enfermagem: Instrumentos básicos de enfermagem. Processo de enfermagem e suas quatro fases. Principais problemas do ciclo vital. Deontologia de enfermagem e legislação do Exercício Profissional. Enfermagem médico-cirúrgica: Assistência de Enfermagem em pronto-socorro e nas Emergências. Enfermagem em saúde pública: Programas de atenção integral à saúde. Saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto, da família. Programas de prevenção e controle de doenças. Campanhas de prevenção de doenças. Atendimento domiciliar. Atendimento em postos de saúde. Saúde e educação, saúde e saneamento, saúde e higiene, saúde e controle e vigilância sanitária. Programa nacional de imunização. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Vigilância epidemiológica e indicadores de saúde. Atenção primária em saúde, imunização. Enfermagem Materno-Infantil.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

"A Enfermagem em Pediatria e Puericultura, Edilza Maria R. Schiinitz, Livraria Atheneu - 1989

Enfermagem Pediátrica, Maria da Graça Corso da Motta, Neusa Roque, Silvia Rossi - 1990

AIDS e Enfermagem Obstétrica, Heimar de Fátima Marin, Mirian Santos Paiva, Sonia Maria Oliveira de Barros, E-P-U- - 1991 --- Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher, Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Manual do Ministério da Saúde - Urgências e Emergências maternas, Manual do Ministério da Saúde - Pré-Natal de Alto Risco, Manual do Ministério da Saúde;

Pré-Natal de Baixo Risco, Manual do Ministério da Saúde - Controle do Câncer Cérvico-Uterino e de Mama, Normas e Manuais Técnicos do Ministério da Saúde - Programa DST / AIDS, Secretaria do Estado da Saúde -- Guia de Vigilância Epidemiológica, Ministério de Saúde, Fundação Nacional da Saúde;

Epidemiologia Geral, Oswaldo P. Forattini, Editora Ades Médicas, 1986 - SUS - Sistema Único de Saúde - Princípios e Diretrizes, Manual do Ministério da Saúde -- Contribuição à Implantação do SUS, E. S. Almeida, Faculdade de Saúde Pública da Usp - Dezembro/95 -- Saúde e Cidadania a Implantação do SUS, Adhur Chioro, A. Scas/96 -- NOAS, Norma Operacional Da Assistência - Ministério da Saúde --- Política Nacional de Saúde, Análise Sumária da Constituição do Sistema de Saúde no Brasil;

Outras obras que abrangem o programa proposto."

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA I - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A inter-relação da Educação com a Pedagogia e a Didática. Teorias de ensino e de aprendizagem. A criança e a educação infantil: concepções de infância. A Didática crítica e plural. O conhecimento dos professores: saber docente, saber reflexivo. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. Ciclos Escolares e progressão continuada. Conceitos de alfabetização, métodos, processos, ambiente e relevância. Planejamento e Projeto Político-Pedagógico. Principais métodos de ensino: conceitos e atualidades. PCN e LDB 9394/96. Trabalho com projetos.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

AQUINO, Júlio Groppa (org). A desordem na relação professor-aluno, indisciplina, moralidade e conhecimento. In: Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summnus. 1996.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (volume 1 ao 10). Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANDAU, Vera Maria. Direitos Humanos, violência e cotidiano escolar. In. Reinventar a escola. Petrópolis 2001.P.137 - 166.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora - uma prática em construção de pré-escola à universidade. São Paulo: Trajetória Cultural, 1998.

LERNER, Delia. Ler e escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: Da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas - sul, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Dez Competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas - sul, 2000- cap. 2 a 6.

RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender ensinar: Por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez,2000.

LEGISLAÇÃO DE ENSINO:

- Constituição Federal/88 - arts. 206 a 214

- Lei Federal nº 9394/96, Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

- Resolução CNE/CEB nº 2 de 7.498 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

- Resolução CNE/CEB nº 1 de 7.498 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Educação Infantil.

- Lei Municipal nº 833/99. Estatuto e Plano de Carreira do Magistério.

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA II - EDUCAÇÃO FÍSICA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Desportos: regras; organização de competições e aprendizagem dos principais desportos aplicados na escola (futsal, voleibol, basquetebol, handebol e atletismo). Recreação: jogos tradicionais; jogos espontâneos e dirigidos; jogos pré-desportivos; educação para o lazer. Treinamento desportivo: crescimento na criança e no adolescente; diferenças psicofísicas entre idades; treinamento da criança e do adolescente; princípios científicos do treinamento. Metodologia e didática do ensino de educação física: organização do conhecimento e abordagem metodológica; novas perspectivas para a educação física. Psicomotricidade: conceitos básicos; desenvolvimento psicomotor nas crianças em idade escolar; influências no rendimento escolar.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (volume 1,7,8,9 e 10). Brasília: MEC/SEF, 1997.

FEGEL,M.J. Primeiros Socorros no Esporte. 1º ed. São Paulo, Manole.2002.

KUNZ.E. Transformação didático-pedagógico do esporte. Ijuí: Ed. Unijuí, 1994

SOARES, C. et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora - uma prática em construção de pré-escola à universidade. São Paulo: Trajetória Cultural, 1998.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: Da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas - sul, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Dez Competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas - sul, 2000- cap. 2 a 6.

RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender ensinar: Por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez,2000.

LEGISLAÇÃO DE ENSINO:

- Constituição Federal/88 - arts. 206 a 214

- Lei Federal nº 9394/96, Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

- Resolução CNE/CEB nº 2 de 7.498 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

- Resolução CNE/CEB nº 1 de 7.498 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Educação Infantil.

- Lei Municipal nº 833/99. Estatuto e Plano de Carreira do Magistério.

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA II - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Currículo e cidadania: saberes voltados para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais. Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização. Pedagogias diferenciadas: progressão continuada, correção de fluxo, avaliação por competências, flexibilização do currículo e da trajetória escolar. A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais. O trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente. O papel do professor na integração escola-família. A especificidade do conhecimento artístico e estético; a produção artística da humanidade em diversas épocas, diferentes povos, países, culturas; identidade e diversidade cultural; a contextualização conceitual, social, política, histórica, filosófica e cultural da produção artístico-estética da humanidade. O homem - ser simbólico; arte: sistema semiótico de representação; os signos não verbais; as linguagens da arte: visual, audiovisual, música, teatro e dança; construção/produção de significados nas linguagens artísticas; leitura e interpretação significativas de mundo; a fruição estética e o acesso aos bens culturais; percepção e análise; elementos e recursos das linguagens artísticas. O papel da arte na educação; o professor como mediador entre a arte e o aprendiz; o ensino e a aprendizagem em arte; fundamentação teórico/metodológica; o fazer artístico, a apreciação estética e o conhecimento histórico da produção artística da humanidade, na sala de aula.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

Amaral, Ana Maria. Teatro de formas animadas. São Paulo: EDUSP, 2º ed.,1993.

Barbosa, A.M. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1994.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (volume 1,6,8,9 e 10). Brasília: MEC/SEF, 1997.

Gombrich, E.H. A História da arte. Rio de Janeiro, Ed. LTC, 16º ed, 1999.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora - uma prática em construção de pré-escola à universidade. São Paulo: Trajetória Cultural, 1998.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: Da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas - sul, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Dez Competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas - sul, 2000- cap. 2 a 6.

RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender ensinar: Por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez,2000.

LEGISLAÇÃO DE ENSINO:

- Constituição Federal/88 - arts. 2006 a 214

- Lei Federal nº 9394/96, Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

- Resolução CNE/CEB nº 2 de 7.498 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

- Resolução CNE/CEB nº 1 de 7.498 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Educação Infantil.

- Lei Municipal nº 833/99. Estatuto e Plano de Carreira do Magistério.

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

AUXILIAR DE DENTISTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Biossegurança: Limpeza, desinfecção e esterilização do ambiente e dos instrumentais. Proteção da equipe de consultório e do paciente. Manipulação de resíduos químicos, manipulação de perfurocortantes. Métodos de contaminação e prevenção das principais doenças contagiosas, com ênfase em hepatite e AIDS. Ergonomia: Posicionamento do paciente e da equipe de trabalho. Organização do instrumental e passagem para o Cirurgião-dentista. Materiais Dentários: Controle de estoque, indicações e manipulação. Radiologia: Técnicas, métodos de revelação e malefícios relacionados ao uso. Semiologia: Anamnese e avaliação dos sinais vitais. Anatomia: Ossos, músculos, vísceras orais e dentes. Prevenção: Técnicas de escovação, controle de placa bacteriana. .Prevenção: Aplicação de flúor no consultório e em casa.Conhecimentos básicos de operação de microcomputadores e periféricos de rede local. Conceitos básicos de operação com arquivos em ambiente DOS/Windows. Operacionalização do processador de texto MS-Word para Windows e da planilha de cálculo MS-Excel. Noções básicas de bancos de dados. Comunicação de dados. Internet. Microsoft Outlook.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

"BARROS, O. B.; - Ergonomia 2 - O ambiente físico de trabalho, a produtividade e a qualidade de vida em Odontologia - São Paulo - Pancast Editora - 1993.

BARROS, O. B.; - Ergonomia 3 - Auxiliares em Odontologia - ACD - THD -TPD - APD - São Paulo - Pancast Editora - 1995.

COSTA, M. A. F. da; - Biossegurança: Ambientes Hospitalares e Odontológicos - São Paulo - Livraria Santos Editora - 1ª ed. 2000.

GUIMARÃES Jr, J; - Biossegurança e Controle da Infecção Cruzada em Consultórios Odontológicos - São Paulo - Livraria Santos Editora - 1ª ed. 2001.

LUCAS, S. D.; - Materiais Dentários - Manual para ACD e THD - Belo Horizonte - CRO.MG - 1997.

SANTOS, W. N. dos e COIMBRA, J. L.; - Auxiliar de Consultório Dentário - Rio de Janeiro - Livraria e Editora Rubio Ltda. - 2005"

Manuais on-line do Microsoft Word .

Manuais on-line do Microsoft Excel .

Manuais on-line do Microsoft PowerPoint .

GRASDAL, Martin. Windows Xp Professional - Curso Completo. 1 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003.

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

AUXILIAR DE ENFERMAGEM - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ética profissional. Fundamentos de enfermagem. Técnicas básicas de enfermagem. Higiene e profilaxia. Anatomia. Microbiologia e Parasitologia. Enfermagem em Saúde Pública. Enfermagem Materno Infantil. Ênfase em saúde coletiva e do PSF - Programa de Saúde da Família.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

Portaria 648/06 de 28/03/2006; e Leis 8080/90 de 19/09/1990 e 8142/90 de 28/1 2/1990 e demais obras que abrangem o programa proposto.

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

RECEPCIONISTA-SAÚDE - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Relações Humanas; Relacionamento Interpessoal; Elementos da comunicação: Emissor e Receptor; Fraseologia adequada para recepcionista; Comunicação escrita: recados, anotações e bilhetes; Procedimentos profissionais e padrões de atendimento; Relacionamento com colegas e superiores. Conhecimentos básicos de operação de microcomputadores e periféricos de rede local. Conceitos básicos de operação com arquivos em ambiente DOS/Windows. Operacionalização do processador de texto MS-Word para Windows e da planilha de cálculo MS-Excel. Noções básicas de bancos de dados. Comunicação de dados. Internet. Microsoft Outlook.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

Qualquer livro e/ou apostila que possam abranger o programa proposto.

Manuais on-line do Microsoft Word .

Manuais on-line do Microsoft Excel .

Manuais on-line do Microsoft PowerPoint .

GRASDAL, Martin. Windows Xp Professional - Curso Completo. 1 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003.

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

INSPETOR DE ALUNOS - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Relações Humanas.Relações Humanas no Trabalho. O Fator Humano nas Organizações. O Grupo - O Indivíduo. Relações Humanas entre os Grupos. Os Problemas de Relações Humanas. Estatuto da Criança e do Adolescente.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

Relações Humanas na Família e no Trabalho - Pierre Weil - Editora Vozes - 1º parte.

Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8.069/90

 

DISCIPLINA/ESPECIALIDADE

AGENTE DE SANEAMENTO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saneamento básico, Código Sanitário Estadual. Prevenção e promoção sanitária.Fiscalização Sanitária: objetivos, função, atribuições, procedimentos. Cuidados e procedimentos com as doenças mais comuns. Higiene em geral. SUS: Organização dos serviços de saúde no Brasil : princípios, diretrizes, controle social, planejamento. Indicadores de saúde, sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária. Conhecimentos básicos de operação de microcomputadores e periféricos de rede local. Conceitos básicos de operação com arquivos em ambiente DOS/Windows. Operacionalização do processador de texto MS-Word para Windows e da planilha de cálculo MS-Excel. Noções básicas de bancos de dados. Comunicação de dados. Internet. Microsoft Outlook.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

Lei Estadual 10.083.

Manuais on-line do Microsoft Word .

Manuais on-line do Microsoft Excel .

Manuais on-line do Microsoft PowerPoint .

GRASDAL, Martin. Windows Xp Professional - Curso Completo. 1 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003.

Qualquer livro e/ou apostila que possam abranger o programa proposto.

Edital de Concurso Público nº 001/2008 - Anexo 4 - Cronograma de Aplicação das Provas

PROVAS OBJETIVAS

CARGO

DATA

HORÁRIO

Médico Pediatra

22/06/2008

De 08:00 às 11:00 horas

Médico Ginecologista

Médico Clínico Geral para Ambulatório

Médico Generalista para o Programa de Saúde da Família

Psicólogo

Dentista

Enfermeiro

Agente de Saneamento

Recepcionista-Saúde

Auxiliar do Dentista

Auxiliar de Enfermagem

Inspetor de Alunos

Fonoaudiólogo

Professor Educação Básica I

Professor Educação Básica II - Educação Física

Professor Educação Básica II - Educação Artística

Merendeira

Serviços Municipais Diversos (Masculino e Feminino)

 

ENTREVISTAS TÉCNICAS

CARGO

DATA

HORÁRIO

Merendeira

22/06/2008

De 12:00 às 17:00 horas

Serviços Municipais Diversos (Masculino e Feminino)

Edital de Concurso Público nº 001/2008 - Anexo 5 - Formulário de Recursos

ORIENTAÇÕES:

1 - Use uma folha separada para cada questão.

2 - Não assine, nem coloque identificação em parte alguma do recurso.

3 - Anulada uma questão, os pontos a ela correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

4 - O julgamento dos recursos será publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Serra Azul - SP.

CARGO:

DISCIPLINA:

Nº DA QUESTÃO RECORRIDA:

FUNDAMENTAÇÃO DO RECURSO:
 
 
 
 
 

FONTES QUE EMBASAM A ARGUMENTAÇÃO DO CANDIDATO: