IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - CE

Notícia:   41 vagas para Professor Substituto no Instituto Federal - CE

IFCE - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

EDITAL Nº 01/DGP-IFCE/2010

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

1. FINALIDADE:

1.1 Estabelecer normas regulamentares do Processo Seletivo Simplificado, para contratação de professor substituto, em caráter temporário, do IFCE nos Campi Fortaleza e Quixadá.

2. PRÉ-REQUISITOS:

2.1 - ser brasileiro nato ou naturalizado.

2.2 - estar quite com as obrigações eleitorais e militares (em se tratando de candidato do sexo masculino).

2.3 - não ocupar cargo efetivo, integrante da carreira de magistério de que trata a Lei nº 11.784/2008.

2.4 - satisfazer às exigências de habilitação, constantes no Anexo I, deste Edital.

3. REFERÊNCIA:

3.1 Lei nº 8.745/93 e processo nº 23045.000401/2010-29.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

4.1 Elaborado pelos Departamentos de Ensino de cada Campus a cujas Áreas de Estudo estão vinculados, encontra-se disponível no endereço eletrônico www.ifce.edu.br (Anexo II deste Edital).

5. INSCRIÇÃO:

5.1. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve conhecer o Edital e seus anexos, certificando-se de que preenche todos os requisitos nele expressos.

5.2. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

5.3. A inscrição será efetuada, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ifce.edu.br, no período compreendido entre 08:00 horas do dia 21/01/2010 e 18:00 horas do dia 26/01/2010, considerado o horário local.

5.4. O boleto para recolhimento da taxa de inscrição estará disponível no endereço www.ifce.edu.br e deverá ser impresso imediatamente após a conclusão do preenchimento do requerimento de inscrição.

5.5. No momento da inscrição, o candidato deverá optar por apenas uma Área de Estudo, em um único Campus do IFCE de Fortaleza ou Quixadá. Caso seja confirmada mais de uma inscrição por CPF, será válida somente a última.

5.6. Uma vez requerida a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração.

5.7. O candidato deverá efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos abaixo:

a) Preencher o requerimento de inscrição e transmiti-lo via internet;

b) Imprimir o boleto eletrônico e, por meio dele, pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 (sessenta reais), em qualquer banco ou agência lotérica, até a data limite para encerramento das inscrições.

5.8. As inscrições serão confirmadas somente após a comprovação do pagamento da taxa e a certificação dos dados fornecidos pelo candidato no requerimento de inscrição.

5.9. O IFCE não se responsabilizará por requerimento de inscrição não recebido via internet por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou a impressão do boleto bancário.

5.10. Será considerado inscrito o candidato que tiver seu requerimento de inscrição confirmado, devendo certificar-se do deferimento no dia 29/01/2010, mediante consulta no sítio www.ifce.edu.br e proceder à impressão do cartão de identificação.

5.11. Em hipótese alguma, o candidato poderá prestar provas sem que esteja previamente confirmado o seu requerimento de inscrição.

5.12. O cartão de identificação deverá ser apresentado nos locais de realização das provas, juntamente com o documento oficial de identidade informado na ocasião da inscrição.

5.13. No caso de pagamento com cheque, este somente será aceito após a compensação bancária; a inscrição será considerada sem efeito, se o cheque for devolvido por qualquer motivo.

5.14. É vedada a transferência do valor pago a título de taxa de inscrição para terceiros ou para outros concursos/seleções.

5.15. Em hipótese alguma será devolvida a importância paga, relativa à taxa de inscrição.

5.16. Não será aceito pedido de inscrição por via postal, fax, correio eletrônico, condicional nem extemporâneo.

5.17. As informações prestadas no pedido de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o IFCE, no caso de dados incorretos, incompletos ou inverídicos, mesmo que constatados a posteriori, do direito de excluir o candidato deste processo seletivo e declarar nulos os atos praticados em decorrência da inscrição.

6. ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

6.1. O IFCE obedecendo ao que preceitua o Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no DOU de 3/10/2008, prevê a possibilidade de isenção de taxa de inscrição para o candidato que:

a) Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007; e,

b) For membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

6.2. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição poderão ser feitos no dia 21/01/2010, mediante requerimento-padrão protocolizado nos Campi Fortaleza ou Quixadá.

6.3. Para a solicitação de isenção de taxa, o candidato deverá proceder da seguinte forma:

a) Imprimir o requerimento que está disponível no site www.ifce.edu.br; e

b) apresentar declaração de que atende à alínea "b" do item 6.1. deste Edital.

6.4. Não será aceita a documentação, se entregue após a data especificada no subitem 6.2.

6.5. O requerimento de isenção pode ser protocolizado por procurador, devidamente designado para este fim, anexando a procuração.

6.6. O IFCE consultará o órgão gestor do CadÚnico, para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

6.7. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em Lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

6.8. A relação dos candidatos beneficiados com a isenção de taxa de inscrição será divulgada no dia 25/01/2010 (no site www.ifce.edu.br).

6.9. Os candidatos beneficiados com a isenção da taxa deverão efetuar a inscrições em conformidade com o disposto no subitem 5.7, alínea "a".

6.10. No caso de indeferimento do pedido de isenção, o candidato que desejar participar do certame deverá proceder de acordo com o subitem 5.7.

7. ESTRUTURA E REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO:

O Processo de Seleção constará de:

6.17.1 PROVA DE DESEMPENHO (exceto para os Códigos 16 e 17)

7.1.1 - De caráter eliminatório, a Prova de Desempenho se constituirá de uma aula de 45 (quarenta e cinco) minutos, que se destinará a apurar o conhecimento e a capacidade didático-pedagógica do candidato perante Banca Examinadora, indicada pelo Departamento de Ensino do respectivo Campus e designada pela Diretoria de Gestão de Pessoas.

7.1.2 - Versará sobre os itens constantes dos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS de cada Área de Estudo (Anexo II).

7.1.3 - Nos dias 02 e 03/02/2010, o IFCE disponibilizará o calendário da Prova de Desempenho no endereço eletrônico www.ifce.edu.br, informando o dia e horário do sorteio e da prova.

7.1.4 - O sorteio do ponto para a Prova de Desempenho será realizado 24 (vinte e quatro) horas antes da prova, no período de 04 a 11/02/2010, por membro da Comissão Coordenadora/Banca Examinadora, obedecendo-se à ordem de inscrição, admitindo-se tolerância de quarenta e cinco minutos.

7.1.5 - Caso o número de candidatos inscritos neste Processo inviabilize a realização das Provas de Desempenho no período de 05 a 12/02/2010, a Diretoria de Gestão de Pessoas prorrogará o período para que todos os candidatos façam a Prova de Desempenho, mediante solicitação da Comissão Coordenadora.

7.1.6 - O candidato deverá apresentar-se, para a Prova de Desempenho Didático, portando o documento oficial de Identidade (o mesmo informado na inscrição) e o plano de aula, em três vias (modelo do plano de aula disponível no sítio www.ifce.edu.br).

7.1.7 - O sorteio e a Prova de Desempenho serão realizados no Campus Fortaleza para os candidatos que se inscreverem para as Áreas de Estudo de códigos 1 a 26 e no Campus Quixadá para os que se inscreverem para as Áreas de Estudo de código 27 e 28.

7.1.8 - A Prova de Desempenho terá valor máximo de 100 (cem) pontos, e a nota final será o resultado da média aritmética dos pontos atribuídos pelos membros da Banca Examinadora, mediante observação dos seguintes aspectos:

ASPECTOS PONTUAÇÃO

1. Plano da aula 05 pontos

2. Condução da aula 25 pontos

3. Domínio do conteúdo 45 pontos

4. Procedimentos e recursos 10 pontos

5. Avaliação da aprendizagem 10 pontos

6. Duração da aula 05 pontos

TOTAL 100 pontos

7.1.9. PROVA DE DESEMPENHO DA ÁREA DE ESTUDO DIREÇÃO TEATRAL E PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEATRAL (Código 16 e 17)

7.1.9.1 - Será de caráter eliminatório e se destinará a apurar o conhecimento e a capacidade didático- pedagógica do candidato, perante Banca Examinadora, designada pela Diretoria de Gestão de Pessoas.

7.1.9.2 - Será realizada no campus Fortaleza, em duas fases, conforme descrição nos itens 7.1.9.4 a 7.1.9.9, com valor total de 100 (cem) pontos e a nota final será o resultado da média aritmética dos pontos atribuídos pelos membros da Banca Examinadora.

7.1.9.3 - Aplicam-se a esta prova os itens 7.1.3., 7.1.4., 7.1.5., 7.1.14., 7.1.16. e 7.1.17. deste Edital.

7.1.9.4 - Primeira Fase: PROVA DIDÁTICA

7.1.9.5 - Constitui-se de uma aula expositiva com 45 (quarenta e cinco) minutos de duração, abordando o tema sorteado 24 (vinte e quatro) horas antes da prova, perante Banca Examinadora, podendo, no entanto, ter a participação de alunos do IFCE.

7.1.9.6 - Versará sobre o conteúdo programático: DIREÇÃO TEATRAL E PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEATRAL - (códigos 16 e 17 - Anexo II).

7.1.9.7 - No ato do sorteio do ponto para a prova, o candidato receberá o modelo do Plano de Aula, e deverá entregá-lo em 3 (três) vias à Banca Examinadora antes do início da Prova Didática.

7.1.9.8 - Serão avaliados os seguintes aspectos:

ASPECTOS PONTUAÇÃO

- Plano de Aula ................................................................... 10

- Condução da aula ............................................................. 15

- Domínio de Conteúdo......................................................... 15

- Procedimentos e recursos didáticos ................................... 10

7.1.9.9 - Segunda Fase: DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA

7.1.9.10 - Constitui-se de uma prova prática, de demonstração técnica elaborada pelo candidato, exclusivamente perante a Banca Examinadora.

7.1.9.11 - Versará sobre o conteúdo programático: DIREÇÃO TEATRAL E PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEATRAL (códigos 16 e 17 - Anexo II), ficando a critério do candidato a escolha de um dos temas.

7.1.9.12 - Esta prova não poderá exceder a 30 (trinta) minutos.

7.1.9.13 - Serão avaliados os seguintes aspectos:

ASPECTOS PONTUAÇÃO

- Adequação da demonstração técnica ao tema escolhido .......... 20

- Domínio de conteúdo.............................................................. 20

- Clareza e objetividade na transmissão do conteúdo................... 10

7.1.14 - Serão aprovados, nesta etapa, os candidatos que obtiverem no mínimo 60 (sessenta) pontos na prova de desempenho.

7.1.15 - Além da banca examinadora e de alunos do IFCE, não será permitida a presença de demais candidatos, nem de pessoas alheias ao processo seletivo.

7.1.16 - Caso o candidato não possa comparecer ao sorteio do ponto da Prova de Desempenho, poderá mandar um representante, munido de autorização escrita, especificamente para este fim, com cópia do documento oficial de identidade de ambos.

7.1.17 - O IFCE não disponibilizará aos candidatos recursos audiovisuais para esta prova.

7.2. PROVA DE TÍTULOS

7.2.1. A Prova de Títulos, de caráter classificatório, consistirá na análise dos títulos apresentados pelos candidatos, conforme o item 7.2.16 deste Edital.

7.2.2. Somente se submeterão à Prova de Títulos os candidatos habilitados na Prova de Desempenho.

7.2.3. Os títulos a ser avaliados deverão ser entregues no Serviço de Protocolo da recepção central no respectivo Campus no qual o candidato esteja inscrito, no dia e horário da realização do sorteio da prova de desempenho constante no item 7.1.4, em ENVELOPE LACRADO, com identificação do candidato e de sua Área de Estudo, acompanhado do formulário de entrega de títulos, disponível no endereço eletrônico www.ifce.edu.br.

7.2.4. Não será considerada, em hipótese alguma, a anexação ou substituição de qualquer documento fora do período estabelecido para a entrega de títulos.

7.2.5. Para efeito de pontuação, cada título será considerado uma única vez.

7.2.6. Será atribuída nota zero ao candidato que não entregar seus títulos na forma, no período ou no local estabelecidos no Edital, não caracterizando este fato sua eliminação do certame.

7.2.7. A comprovação de conclusão de curso de pós-graduação poderá ser feita por certificado, diploma ou declaração expedida por Instituição de Ensino Superior reconhecida, constando os dados referentes à citada comprovação.

7.2.8. Para ser atribuída a pontuação relativa ao exercício profissional ou de magistério, o candidato deverá entregar documento que se enquadre, em uma das alíneas abaixo:

a) Cópia da folha de identificação em que constam número e série e folha de contrato de trabalho da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou declaração do empregador, que informe o período (dia, mês e ano) discriminando o início e o fim;

b) Cópia de certidão ou declaração, no caso de órgão público, que informe o período (dia, mês e ano) discriminando o início e o fim das atividades;

c) Cópia do contrato de prestação de serviços (demonstrando claramente o período inicial e final de validade do contrato).

7.2.9. Para efeito de contagem do tempo de serviço citado no item anterior, o candidato deverá apresentar cópia do diploma de graduação, autenticada em cartório.

7.2.10. Não será aceito, como exercício profissional ou de magistério, o tempo de estágio, de bolsa de estudo/pesquisa, de monitoria ou outras atividades de mesma natureza.

7.2.11. Não serão computados, duplamente, os pontos relativos a títulos que especifiquem tempo de serviço de magistério concomitante.

7.2.12. Não serão computados, duplamente, os pontos relativos a títulos que especifiquem tempo de serviço de exercício profissional concomitante.

7.2.13. Os títulos em língua estrangeira somente serão válidos se acompanhados de tradução feita por Tradutor Juramentado.

7.2.14. Caso haja dúvidas quanto à veracidade ou sejam insuficientes as informações sobre título apresentado, a Comissão de análise o desconsiderará.

7.2.15. Os títulos deverão ser entregues, seguindo, rigorosamente, a ordem prevista no subitem 7.2.16. 7.2.16. Para efeito da Prova de Títulos os valores a ser computados, no total de até 100 (cem) pontos, serão os seguintes:

a) Cópia, autenticada em cartório, da declaração ou do diploma de Curso de Doutorado, na área, objeto do concurso, ou em Educação, ministrado por Instituição de Ensino Superior e, quando estrangeiro, devidamente revalidado, 24 (vinte e quatro) pontos;

b) Cópia, autenticada em cartório, da declaração ou do diploma de Curso de Mestrado, na área, objeto do concurso, ou em Educação, ministrado por Instituição de Ensino Superior e, quando estrangeiro, devidamente revalidado, 18 (dezoito) pontos;

c) Cópia, autenticada em cartório, da declaração ou do certificado de Curso de Especialização, em nível de Pós-Graduação lato sensu, na área, objeto do concurso, ou em Educação, ministrado por Instituição de Ensino Superior e, quando estrangeiro, devidamente revalidado, 8 (oito) pontos;

d) Cópias, autenticadas em cartório, dos documentos que comprovem o tempo de exercício do magistério em instituições de ensino público ou privado, por ano ou fração superior a seis meses, contando-se a partir da graduação, equivalente a 4 (quatro) pontos por cada ano, até o limite de 40 (quarenta) pontos;

e) Cópias, autenticadas em cartório, dos documentos que comprovem o tempo de exercício profissional na área, objeto do concurso, por ano ou fração superior a seis meses, contando-se a partir da graduação, equivalente a 2 (dois) pontos por cada ano, até o limite de 1 0(dez) pontos.

7.2.17. O resultado da Prova de Títulos será disponibilizado no dia 22/02/2010, no endereço eletrônico www.ifce.edu.br.

7.2.18. Facultar-se-á um único recurso por candidato, quanto ao resultado da prova de títulos, dirigido à CCC, mediante requerimento (modelo disponível no site do IFCE www.ifce.edu.br) devidamente fundamentado e protocolizado no Serviço de Protocolo do respectivo Campus em que concorre à vaga, no dia 23/02/201 0.

7.2.19. Somente serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo, com indicação do nome do Concurso, do nome do candidato, do número de inscrição e da assinatura.

7.2.20. Não serão aceitos os recursos interpostos via fax, telegrama, Internet ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.

7.2.21 .A resposta do recurso estará à disposição do interessado no respectivo Campus, no dia 26/02/2010, podendo haver ou não, alteração da pontuação.

7.2.22. Os Títulos apresentados serão restituídos aos candidatos, decorridos trinta dias da homologação do resultado do Concurso e poderão ser retirados pelo candidato nos locais onde o candidato fez o concurso.

7.2.23. Após o encerramento do prazo estabelecido no subitem anterior, os títulos não retirados serão incinerados.

8. RESULTADO FINAL DA PROVA E CLASSIFICAÇÃO:

8.1 - A nota final será a soma dos pontos obtidos pelo candidato em cada modalidade de prova, obedecendo-se aos respectivos pesos:

Prova de Desempenho............................. até 100 pontos (peso 2)

Prova de Títulos ......................... até 100 pontos (peso 1)

TOTAL..................................... até 300 pontos

8.2 - A classificação final será feita na ordem decrescente do total de pontos obtidos pelos candidatos.

8.3 - Em caso de igualdade do total de pontos, terá preferência, para efeito de desempate e a conseqüente classificação, o candidato que:

a) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição neste concurso, tiver a maior idade, conforme artigo 27, parágrafo único, da Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso) adotando-se a seguinte seqüência de paridade: ano/mês/dia;

b) permanecendo empate entre candidatos, considerar-se-á o maior número de pontos obtidos na prova de desempenho;

c) se ainda persistir o empate, considerar-se-á o maior número de pontos obtidos na prova de Prova de Desempenho, referente ao quesito Domínio do Conteúdo;

d) persistindo, ainda o empate, considerar-se-á o candidato que comprovar maior tempo de exercício do magistério.

8.4. Esgotadas as possibilidades anteriores e, se ainda existir empate entre candidatos, serão consideradas as notas obtidas na prova de desempenho, nos quesitos descritos abaixo, conforme item 7.1.8 deste Edital, em ordem da seguinte prioridade:

1. Condução da aula;

2. Procedimentos e recursos;

3. Avaliação da aprendizagem;

4. Plano da aula;

5. Duração da aula.

9. APROVEITAMENTO DO CANDIDATO:

9.1 - O candidato habilitado será convocado para contratação, em caráter temporário, obedecendo-se rigorosamente à ordem de classificação, em vagas existentes, ou que venham a existir, durante o período de vigência deste concurso, sob o regime da Lei nº 8.745/93, na Categoria Funcional de Professor Substituto, com retribuição mensal correspondente à carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, conforme estabelece o art. 2º da Orientação Normativa nº 5/SRH/MP, de 28/10/2009.

9.2 - O título de pós-graduação apresentado pelo candidato no ato da contratação constituirá a parcela única de sua remuneração, observados os valores constantes da tabela da Retribuição por Titulação-RT, fixados no Anexo LXXIII da Lei nº 11.784/2008.

9.3 - O candidato convocado será contratado se atendidas as seguintes exigências:

a) apresentar os pré-requisitos estabelecidos no item 2 deste Edital;

b) declarar se tem, ou não, acumulação de cargos; em caso afirmativo, comprovar a regularidade da acumulação, em conformidade com o inciso XVI do art. 37 da Constituição Federal;

c) apresentar demais documentos solicitados pelo Departamento de Recursos Humanos.

9.4 - Observado o número de vagas oferecidas no Anexo I deste Edital ou que venham a existir, os candidatos classificados serão convocados para contratação, como Professores Substitutos, por telegrama, para o endereço constante de sua ficha de inscrição, obrigando-se a declarar, por escrito, no prazo de 3 (três) dias úteis, contados da data do recebimento da convocação, se aceita ou não, a contratação. O seu não pronunciamento, no prazo acima, permitirá ao IFCE excluí-lo deste Processo e convocar o candidato seguinte, obedecendo-se à ordem de classificação.

9.5 - O candidato tem o prazo de 08 (oito) dias, contado do recebimento do telegrama, para apresentar, no Departamento de Recursos Humanos, Campus Fortaleza, a documentação solicitada para assinatura do contrato.

9.6 - O candidato que não cumprir o prazo citado no item anterior será excluído e o IFCE convocará o próximo pela ordem de classificação.

9.7 - Não poderá ser contratado o candidato que tiver sido Professor Substituto nos termos da Lei nº 8.745/93, em qualquer Instituição Federal de Ensino, antes de terem decorrido dois anos, após o término do último contrato.

9.8 - O candidato convocado, que não aceitar sua indicação para a vaga, será excluído do Processo e assinará Termo de Desistência, sendo convocado o candidato seguinte.

9.9 - A carga horária de trabalho será de 40 ou de 20 (vinte) horas semanais, de acordo com a necessidade da Instituição, sendo excluído desta seleção o candidato que não atender esta exigência.

9.10 - O tempo de contratação do professor substituto será de até 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por igual período, mediante avaliação pelo IFCE e anuência mútua das partes.

9.11 - Por necessidade do ensino e de acordo com a especialidade do candidato habilitado, este poderá ser remanejado para outra Área de Estudo ou Campus diverso, porém na mesma área de conhecimento para a qual prestou a seleção.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS:

10.1 - A inexatidão de afirmativa ou a falsidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente à realização desta seleção, implicarão a eliminação sumária do candidato, ressalvado o direito de ampla defesa, sendo declarada nula, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções legais.

10.2 - Será excluído do Processo, por ato da Comissão Coordenadora, o candidato que se tornar culpado de incorreção ou descortesia para com algum dos examinadores, executores, auxiliares e autoridades presentes à realização das provas.

10.3 - A aprovação do candidato no Processo Seletivo Simplificado não lhe dá o direito, mas a expectativa de ser contratado, de acordo com as reais necessidades e condições do IFCE.

10.4 - O Processo Seletivo Simplificado, de que trata o presente Edital, terá validade de 01 (um) ano, a partir da homologação do resultado publicado no Diário Oficial da União.

10.5 - A presente seleção será realizada pela Comissão Coordenadora do Processo Seletivo designada pela Diretora de Gestão de Pessoas do IFCE.

10.6 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora.

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, em 13 de janeiro de 2010.

SAMARA TAUIL VITORINO
Diretora de Gestão de Pessoas

ANEXO I - QUADRO DE ÁREAS DE ESTUDO

DEPARTAMENTO

CÓDIGO
ÁREA DE ESTUDO

VAGAS
LOTAÇÃO

HABILITAÇÃO EXIGIDA

ENSINO MÉDIO E LICENCIATURAS

1. Física

06 - Fortaleza

Graduação em Física

2. Filosofia

02 - Fortaleza

Graduação em Filosofia

3.Sociologia

02 - Fortaleza

Graduação em Ciências Sociais

4. Pedagogia

01 - Fortaleza

Graduação em Pedagogia

5. Estatística

02 - Fortaleza

Graduação em Estatística

6. Matemática

01 - Fortaleza

Graduação em Matemática

QUÍMICA

7. Microbiologia Básica e sanitária e processos biotecnológicos.

01 - Fortaleza

Engenharia de Alimentos; Graduação em Ciências Biológicas ou Química Industrial; Tecnologia em Processos Químicos ou Gestão Ambiental

TELEMÁTICA

8. Sistemas Operacionais e Redes de computadores

02 - Fortaleza

Engenharia Elétrica, de Telecomunicações, Eletrõnica, da Computação; Graduação em Ciência da Computação

9. Desenvolvimento de Software

02 -Fortaleza

Engenharia Elétrica, de Telecomunicações, Eletrõnica, da Computação; Graduação em Ciência da Computação

10. Telecomunicações

02 - Fortaleza

Engenharia Elétrica, de Telecomunicações, Eletrõnica, da Computação; Graduação em Ciência da Computação

11. Sistemas Embarcados

01 - Fortaleza

Engenharia Elétrica, de Telecomunicações, Eletrõnica, da Computação; Graduação em Ciência da Computação

ARTES & TURISMO

12. Espanhol

01 -Fortaleza

Licenciatura Letras com habilitação em Espanhol.

13. Inglês

02 -Fortaleza

Licenciatura Letras com habilitação em Inglês.

14. Fotografia

01 - Fortaleza

Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Artes Plásticas ou em Desenho Industrial

15. Pintura com Modelo Vivo

02 - Fortaleza

Graduação em Artes Visuais, Artes Plásticas ou em Arquitetura e Urbanismo.

16. Direção Teatral e Produção

01 - Fortaleza

Graduação em Artes Cênicas ou na Área de Ciências Humanas e Sociais.

17. Interpretação Teatral

01 - Fortaleza

Graduação em Artes Cênicas ou na Área de Ciências Humanas e Sociais

18. Contabilidade e Administração

01 -Fortaleza

Graduação em Contabilidade ou em Administração de Empresas

INDÚSTRIA19. Informática básica01 - FortalezaEngenharia Elétrica, Mecatrõnica, de Automação e Controle, da Computação, de Telecomunicações; Tecnologia em Mecatrõnica, Telemática ou em Automação Industrial.
20. Informática aplicada01 - FortalezaEngenharia Elétrica, Mecatrõnica, de Automação e Controle, da Computação, de Telecomunicações; Tecnologia em Mecatrõnica, Telemática ou em Automação Industrial.
21. Máquinas elétricas01 - FortalezaEngenharia Elétrica, Mecatrõnica ou de Automação e Controle; Tecnologia em Mecatrõnica, Automação Industrial, Eletrotécnica Industrial ou Eletromecãnica.
22. Refrigeração01 - FortalezaEngenharia Mecãnica; Bacharelado em Física; Tecnologia em Mecatrõnica, Mecãnica, Eletromecãnica ou em Manutenção Industrial.
23. Desenho básico e técnico01 - FortalezaEngenharia Civil, Elétrica, Mecãnica, Mecatrõnica; Graduação em Arquitetura e Urbanismo; Tecnologia em Mecatrõnica, Mecãnica, Eletromecãnica ou em Manutenção Industrial
24. Desenho assistido por computador01 -FortalezaEngenharia Civil, Elétrica, Mecãnica, Mecatrõnica; Graduação em Arquitetura e Urbanismo; Tecnologia em Mecatrõnica, Mecãnica, Eletromecãnica ou em Manutenção Industrial.
25. Eletromagnetismo01 - FortalezaEngenharia Elétrica, Mecatrõnica ou de Automação e Controle; Tecnologia em Mecatrõnica, Automação Industrial, Eletrotécnica Industrial ou em Eletromecãnica.
26. Higiene e segurança do trabalho01 - FortalezaEngenharia Civil, Elétrica, Mecãnica, Mecatrõnica ou Graduação em Arquitetura e Urbanismo, com os requisitos estabelecidos na Lei n° 7.410/1985 e Decreto n° 92.530/1986.
 27. Português/Espanhol01 - QuixadáLicenciatura Letras com habilitação em Português/Espanhol.
28. Psicologia do Desenvolvimento. Psicologia da Aprendizagem. Metodologia de Pesquisa Educacional. Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação01 - QuixadáGraduação em Pedagogia.

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.FÍSICA - 1. Leis de Newton; 2. Dinâmica de um Sistema de Partículas; 3. Movimento Harmônico Simples; 4. Dinâmica dos Fluidos; 5. Leis da Termodinâmica; 6. Teoria Cinética dos Gases; 7. Ondas Mecânicas; 8. Equações de Maxwell; 9. Efeito Fotoelétrico; 10. Átomo de Bohr.

2.FILOSOFIA - 1. Do mito à razão (o nascimento da Filosofia na Grécia Antiga): 1.1.A Filosofia e o conhecimento; 1.2 Filosofia, ciência e senso comum; 1.3 A teoria do conhecimento na Grécia Antiga; 1.4 Racionalismo e Empirismo; 1.5 A dialética marxista. 2. Filosofia política: 2.1.O pensamento político na Grécia Antiga; 2.2. A política como categoria autônoma (Maquiavel); 2.3. A teoria do estado absoluto; 2.4. Rousseau e a democracia direta; 2.5.Teoria liberal X pensamento marxista. 3. Filosofia da ciência: 3.1. Inatismo e Empirismo; 3.2. A razão instrumental; 3.3. A Filosofia, a revolução tecnológica e a produção capitalista; 4. Ética e Filosofia: 4.1. O caráter social da moral; 4.2. Moral: determinismo e liberdade; 4.3. Ética: a dialética da liberdade, autonomia e necessidade; 4.4. O hedonismo Antigo e o mundo atual; 4.5. A possibilidade ética no contexto da pós-modernidade. 5. Estética (Filosofia da Arte): 5.1. A arte e a Filosofia; 5.2. A arte como forma de expressão de pensamento; 5.3. A arte na sociedade das mercadorias (capitalista); 5.4. A indústria cultural (Escola de Frankfurt). 6. Filosofia, sociedade e educação: 6.1. O processo de trabalho e o processo de produção do conhecimento; 6.2. Educação para o trabalho (fordismo e o toyotismo); 6.3 Neoliberalismo, qualidade total e educação; 6.4. Educação como aparelho ideológico de Estado: Educação; redenção, reprodução ou emancipação.

3.SOCIOLOGIA - 1.Principais teóricos e correntes sociológicas; 2.Principais modelos sócio- históricos: trabalho agrícola, industrial e pós-industrial; 3. Principais instituições sociais e sua problemática; 4. Modernidade e Pós-moderno; 5. Exclusão social e a realidade brasileira; 6. A sociedade capitalista e as transformações no mundo do trabalho; 7. Os produtos da ciência e da técnica e suas implicações sobre o mundo do trabalho e da educação; 8. A construção do conhecimento; 9. A Globalização e a Reestruturação Produtiva; 10. Estratificação, Mobilidade social e Mudança social.

4.PEDAGOGIA - 1.Legislação Educacional Brasileira; 2. A estrutura didático-pedagógica e administrativa da escola; 3. Currículo e Interdisciplinaridade; 4. As Tendências Pedagógicas e Didáticas; 5. A Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem; 6. Estágio Supervisionado (Concepções, Objetivos, Modalidades).

5.ESTATÍSTICA - 1. Estatística descritiva; 2. Cálculo de probabilidade; 3. Variáveis aleatórias; 4. Modelo de distribuição discreta; 5. Modelos de distribuição contínua; 6. Amostragem; 7. Intervalos de confiança; 8. Testes de hipótese; 9. Regressão e correlação; 10.Controle de qualidade.

6.MATEMÁTICA- 1.GEOMETRIA ANALÍTICA: 1.1 Superfícies quádricas; 1.2 Estudo do plano; 2. CÁLCULO: 2.1. Definições e propriedades de limites de uma função a uma variável real; 2.2 Definições e propriedades de derivadas de uma função a uma variável real; 3. ÁLGEBRA: 3.1 Teorema Fundamental da Aritmética; 3.2 Equações polinomiais; 3.3. Equações trigonométricas; 3.4. Cálculo da matriz inversa usando operações elementares; 3.5 Interpretação geométrica das soluções de sistemas lineares de ordem 3; 4. GEOMETRIA: 4.1. Tronco de Pirâmide.

7.MICROBIOLOGIA BÁSICA E SANITÁRIA E PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS - 1. Origem da vida e aspectos históricos da microbiologia, base molecular da vida ; 2. Aspectos gerais da citologia; 3. Estrutura celular e diversidade estrutural de microrganismos; 4. Elementos de nutrição microbiana e cultivo de microrganismos; 5. Metabolismo microbiano, 6. Fundamentos de Microbiologia Sanitária; 7. Aspectos Sanitários dos principais sistemas de Tratamento de resíduos: Sistema de potabilização, Sistema de tratamento de águas residuárias, Sistema de tratamento de resíduos sólidos, Sistema de tratamento de lodo, 8. Aspectos Gerais da Biologia Ambiental e da Epidemiologia; 9. Introdução à Tecnologia das Fermentações; 10. Introdução aos Processos Fermentativos Industriais; 11. Introdução à Produção Industrial de Enzimas; 12. Fermentações Alcoólicas, Láticas e Acéticas
8.SISTEMAS OPERACIONAIS E REDES DE COMPUTADORES - 1.Sistema Operacional Básico (Conceitos Básicos, Gerência de Processos, Gerência de E/S. Gerência de memória sistemas de Arquivos.); 2. Redes de Computadores (Arquiteturas e padrões, Arquiteturas de redes de computadores, Nível físico, Nível de Enlace, Padrões para nível físico e de enlace, Nível de rede, Ligação Inter - Redes, Nível de transporte, Nível de sessão, Nível de apresentação, Nível de aplicação, Nível de aplicação Internet TCP/IP, DNS, Telnet, FTP, NFS, SMTP, WWW); 3. Sistemas Operacionais de Redes: Linux/Unix, comandos e administração básica; Sistemas: de Arquivos, de Gerencia de Memória, Gerencia de Processos: sinais, fork; Comunicação Inter-Processos: pipes e sockets unix/internet; Arquitetura Cliente/Servidor; Serviços Básicos Internet: MAIL (sendmail), DNS (bind), HTTP (apache); 4. Redes de Alta Velocidade (Aplicações em Banda Larga : Introdução, Serviços em Banda Larga, Aplicações Multimídia; Soluções Presentes: Extensões à Rede Ethernet, FDDI,DQDB,SMDS,RDSI-FE, Comutação IP; Redes ATM : Introdução, Camada Física,Camada ATM, Camada AAL,Plano de Controle,Redes virtuais e Interconexão de LANs e MANs).
9.DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE - 1.Lógica e Linguagem de Programação. 2. Matemática Discreta (lógica matemática); 3. Estrutura de Dados (Linguagem C); 3. Engenharia de Software (Ciclos de vida de Software; Conceitos básicos de orientação a objetos (Java), Modelagem em UML (Unified Modelling Language), Arquitetura de Software em Darwin, Verificação e Validação de processos de software, Concetituação, Evolução e Qualidade de Software e CMM (Capability Maturity Model); 4. Sistemas Operacionais (teoria e implementação); 5. Banco de Dados (ídem); 6. Tecnologia Web (conceitos e programação); 7. Sistemas Distribuídos (Banco de Dados, programação e comunicação em Sistemas Móveis); 8. Inteligência Computacional; 9. Sistemas Multimídia (processamento de imagem).
10.TELECOMUNICAÇÕES - 1. Eletromagnetismo 2. Antenas, Propagação de Ondas e Linhas de Transmissão; 3. Processamento Digital de Sinais e Filtros Digitais; 4. Circuitos eletrõnicos e filtros analógicos; 5. Gestão de Telecomunicações; 6. Redes de Telecomunicações; 7. Sinais e Sistemas de Comunicação; 8. Rádio Transmissão (Série de Fourier, Análise Espectográfica, Modulação e Demodulação AM e FM); 9. Rádio Enlace e Sistemas Inteligentes de Telecomunicações; 10. Modulação Digital; 11. Telefonia Digital.
11.SISTEMAS EMBARCADOS - 1.Sistemas Digitais Combinacionais e Sequenciais; 2. Memórias: famílias e tecnologias; 3. Cache: características, mapeamento, coerência e substituição; 4. Microprocessadores e Microcomputadores de 8 bits (Zilog, Intel, Motorola); 5. Arquitetura e Organização Básica de Computadores; 6. HDLs; 7. Conceitos de Co-design; 8. Conceitos de ASIC"s: FPGA"s, SOC"s e TOP"s; 9. Sistemas em Tempo Real e Sistemas Tolerantes a Falhas (conceitos, algorítmos e Sistemas Operacionais); 10. Conceitos de Arquiteturas: RISC, ARM, Pipelines e Hazards, Escalares, VLIW, Multiprocessadores, Multicomputadores e Clusters; 11
12.ESPANHOL - 1. Sustantivo: Género; Número; 2. Artículo: Forma y Uso; 3. Artículo neutro "LO": Forma y uso; 4. Adjetivo Posesivo: Uso y casos de apócope; 5. Adjetivos Determinantes demostrativos; 6. Adjetivos Determinantes indefinidos; 7.Pronombres Personales: uso de las formas átonas e tónicas / empleo de los pronombres de tratamiento; 8. Pronombres Demostrativos; 9. Pronombres Posesivos; 10. Pronombres Relativos; 11. Pronombres complementos Directo e Indirecto: forma y uso; 12. Verbo de irregularidad común tiempo Presente Indicativo; 13. Pretérito Perfecto: Forma y uso; 14. Pretérito Indefinido: forma y uso; 15. Presente Subjuntivo: forma y uso; 16. Modo Imperativo: forma y uso; 17. Adverbio: Classificación; Casos de apócope; 18. Acentuación: Reglas generales; Casos especiales.
13.INGLÊS - 1.Present (simple, continuous, perfect, perfect continuous); 2.Past (simple, continuous, perfect, perfect continuous); 3.Future (simple, continuous, perfect); 4.Modal verbs; 5.Conditional (present, past,perfect continuous); 6.Passive (all tenses); 7.Direct and indirect speeches; 8.Articles (definite and indefinite); 9.Nouns (singular, plural, possessive of nouns, mass and countable); 10.Pronouns (object and subject); 11.Possessive adjectives and pronouns; 12.Reflexive pronouns; 13.Determiners; 14.Relative clauses (WITH AND WITHOUT, WHO, THAT, WHICH); 15.Adjective (comparative and superlative);16.Adverbs; 17.Conjuctions; 18.Preposition (place and time); 19.Modifiers; 20.Infinitive X Gerund; 21.Phrasal verbs; 22.Levels of reading comprehension (general comprehension, main points and detailed comprehension).
14.FOTOGRAFIA - 1. Introdução Histórica da Fotografia; 2. A fotografia (convencional e digital); 3. As câmaras fotográficas (convencionais e digitais); Equipamentos e materiais fotográficos; 4. Operações para processamento de imagem fotográfica; 6. Fundamentos de composição, enquadramento, luz e sombra; 7.Técnicas de utilização do equipamento; 8.Breve histórico da fotografia; 9.Revelação e ampliação em preto e branco; 10. Laboratório P&B.
15.PINTURA COM MODELO VIVO - 1 Pintura em acrílica; 2.Pintura em Têmpera; 3. Pintura a óleo; 4. Pintura em aquarela e guache; 5. .Relacionamento da cor com a visibilidade na História da Arte; 5.A composição: equilíbrio, tensão, nivelamento, atração e agrupamento; 6. Estudo da Cor: primaria, secundária, terciária/fria, quentes/complementares; 7.Fundamentos da linguagem visual; 8. História da pintura moderna (Gênero, estilo, escolas, pintores).
OBS.:O candidato sorteará uma das técnicas do conteúdo programático acima e deverá elaborar sua aula tendo como foco a observação da Figura Humana.
16.DIREÇÃO TEATRAL E PRODUÇÃO - 1. A Poética de Aristóteles; 2. A estética naturalista; 3. O teatro oriental e sua influência na cena moderna do Ocidente; 4. Reações simbolistas: as contribuições de Craig e Appia; 5. Teatro e vida: Artaud e a crueldade; 6. O sistema de Stanislavski: o método das ações físicas; 7. O teatro pobre de Grotowski; 8. Antropologia teatral; 9. Evolução do incentivo à arte: do mecenato ao marketing cultural; 10. Os direitos autorais;11. O incentivo fiscal: mecanismos federais, estaduais e municipais; 12. Patrocínio, doação, apoio, permuta e parceria: a captação de recursos; 13. A elaboração do projeto e sua estrutura analítica; 14. A Gestão dos Processos: Pré-produção, Produção e Pós-produção.
17.INTERPRETAÇÃO TEATRAL - 1- Demonstração Técnica: - O método das ações físicas: da análise ativa à composição do personagem; 1.2 - Grotowski: o treinamento psicofísico do ator; 1.3 - Eugênio Barba e os princípios constantes.
18.CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO - 1. Evolução da contabilidade: escola européia, norte-americana, e o ensino da contabilidade no Brasil. 2. Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade: postulados contábeis, princípios contábeis geralmente aceitos e convenções contábeis; 3. Fatos Contábeis: fatos permutativos, fatos modificativos e fatos mistos; 4. Procedimentos contábeis: escrituração contábil, livros de escrituração (diário e razão); 5. Método das partidas dobradas, lançamentos contábeis, formulas de lançamento; 6. Balancete de verificação;7. Plano Geral de Contas: contas do ativo, contas do passivo, contas do patrimõnio liquido, contas de resultado, estrutura do plano de contas;8 Demonstração do resultado do exercício,; 9. Conceitos e classificação de custos; 10. Métodos de custeio; 11. Análise custo/volume/lucro; 12. Formação de preços de venda; 13. Orçamento; 14. Introdução a Administração Financeira; 15. Análise das Demonstrações Financeiras; 16. Fluxo de Caixa; 17. Gestão do Capital de Giro; 18. Decisão de Investimento; 19. Decisão de Financiamento.
19.INFORMÁTICA BÁSICA - Identificar os principais componentes do computador; Iniciar programas instalados no computador; Acessar e navegar páginas da internet; Realizar pesquisas na internet; Enviar mensagens eletrõnicas; Utilizar ferramentetas de comunicação via internet enviando ensagens eletrõnicas; Diferenciar os tipos de conexões da internet; Utilizar metodologia para obter mais eficiencia nas pequisas da internet; Salvar anexos recebidos por email; Distinguir trê tipos de riscos a um computador; Diferenciar hacker, lammers, crackers e defacers; Identificar os procedimentos de segurança adotados na internet; Escolher um programa antivirus para instalar no computador; Redigir textos usando os recursos básicos de um editor de texto; Aplicar estilos de formatação utilizando editor de texto; Criar listas utilizandos marcadores e numeração automatica; Enviar um email a um arquivo enexado; Utilizar os conteúdos básicos do Office (Windows, Word, Excel, Powerpoint) e de seus programas equivalentes no BrOffice.
20.INFORMÁTICA APLICADA - 1- Técnicas de elaboração de algoritmos e fluxogramas; 1.1 Algoritmos; 1.2 Fluxograma; 2- Linguagem C; 2.1 Constantes: numérica, lógica e literal; 2.2 Variáveis: formação de identificadores, declaração de variáveis, comentários e comandos de atribuição; 2.3 Expressões e operadores aritméticos, lógicos, relacionais e literais, prioridade das operações; 2.4 Comandos de entrada e saída; 2.5 Estrutura seqüencial, condicional e de repetição. 3- Estrutura de dados; 3.1 Variáveis compostas homogêneas unidimensionais (vetores); 3.2 Variáveis compostas homogêneas multidimensionais (matrizes); 3.3 Variáveis compostas heterogêneas (registros); 3.4 Arquivos. 4- Modularização; 4.1 Procedimentos e funções; 4.2 Passagens de parâmetros; 4.3 Regras de escopo. 5- Interfaces; 5.1 Porta paralela no PC; 5.2 Porta Serial RS232.
21.MÁQUINAS ELÉTRICAS - 1.Transformadores. 1.1. Transformador monofásico ideal. 1.2. Transformador monofásico real. (Funcionamento a vazio, funcionamento com carga). 1.3. Polaridade de transformadores monofásicos. 1.4. Detalhes construtivos. 1.5. Transformadores trifásicos. 1.6. Transformadores para instrumentos. 1.7. Autotransformadores. 1.8. Ensaios de tipo e rotina. 1.9. Acessórios do trafo de forço. 2. MÁQUINAS ASSÍNCRONAS. 2.1. Princípio de funcionamento do motor de indução trifásico (MTI). 2.2. Estados de funcionamento do MIT. 2.3. Ensaios em motores trifásicos. 2.4. Processos de partida do MIT tipo gaiola de esquilo. 2.5. Motor com rotor bobinado (MRB). 2.6. Motor monofásico de indução (MMI). 2.7. Categoria de motores. 3. Máquinas Síncronas. 3.1. Gerador Elementar. 3.2. Características construtivas. 3.3. Funcionamento com carga. 3.4. Ensaios. 3.5. Paralelismo entre geradores. 3.6. Motor síncrono. 4. Máquinas de Corrente Contínua. 4.1. Tipos e características dos enrolamentos. 4.2. Problemas da comutação e suas soluções. 4.3. Curvas características externa e de regulação dos diversos tipos de geradores CC. 4.4. Motor de corrente contínua. 4.5. Motor excitação independente e suas características para acionamento de cargas. 4.6. Motor universal. 4.7. Motor de relutância com excitação simples.
22. REFRIGERAÇÃO - Bombas - Conceito de Hidráulica; Aplicação das Bombas; Tipos de bombas; Partes Principais de uma Bomba; Acoplamento; Acionadores; Idéias de Perda de Carga; Idéias de Pressão, Vazão, Potência e Rendimento de uma Bomba; Conceito básico de Bombas em Paralelo e Bombas em Série; Seleção de Bombas, Curvas e Associações em Série e Paralelo. Tecnologia Da Soldagem - Arco elétrico. Processos de soldagem: oxiacetilênico, eletrodo revestido, com proteção gasosa, arco submerso, técnicas de soldagem, simbologia de soldagem, normas técnicas. Metalurgia de soldagem. Tubulação - Tubos; Conexão; Flange; Válvulas; Isolamento Térmico; Sistema de Aquecimento para Tubulações; Purgadores de Vapor; Curvas e Juntas de Expansão; Fluxogramas; Simbologia de Tubulação; Lista e Numeração de Linhas; Especificações de Materiais; Suportes; Simbologia; Lista de Suportes; Layout; Plantas de Tubulação; Plantas Subterrâneas; Tabelas e Arranjos de Tubulação (Distância); Simbologias (Isométricos e Plantas); Nomenclaturas (Abreviações); Limpeza Teste Hidrostático e Cores para Tubulação. Ar Condicionado - Introdução à refrigeração, Noções básicas de eletricidade e mecânica para refrigeração; Reparação da porta do Refrigerador ou do Congelador; Substituição do termostato; Substituição dos Componentes Elétricos do Refrigerador; Sistema Básico de Refrigeração domestico e comercial; Soldagem de Tubos e carga de gás e filtro secador; Evacuação e Desidratação da Unidade Selada e recolhimento do gás; Condicionador de Ar de janela, split, chiler e self; Compressores herméticos, semi- herméticos e abertos; Conexões; Retenção de gás refrigerante no sistema aberto; Regulagem do pressostato; Regulagem da válvula de expansão; Cálculo de carga térmica e estudo da temperatura ambiente; Recolhimento do gás e reciclagem; Substituição do gás R12 para 134a (ecológico). Sistema De Ventilação - Ventilação Industrial; Conceitos Gerais; Ventilação Geral; Ventilação Natural; Ventilação Geral Diluidora; Ventilação para Conforto Térmico; Ventilação Local Exaustora Aplicada ao Controle de poluentes / contaminantes de Ambientes de Trabalho; Tipos de poluentes / contaminantes de Ambientes de Trabalho e Sistemas de Ventilação Local; Elementos de máquinas constituintes do Sistema de Ventilação Local; Captores, Dutos, Ventilador e Chaminé de Descarga; Avaliação dos Sistemas de Ventilação; Métodos e Técnicas de ventilação, Aparelhos e Medidas; Reconhecimento, Avaliação Qualitativa e Quantitativa.
23.DESENHO BÁSICO E TÉCNICO - Básico - Material e instrumentos de desenho; NBR - 10.067 - princípios gerais de representação em desenho técnico; NBR - 6.492 - norma de desenho arquitetõnico; NBR - 8.403 - tipos de linhas; NBR - 10.068 - dimensão de papel; NBR - 13.531 - elaboração de projetos de edificações; Escalas numéricas e gráficas de redução e ampliação; Dimensionamento e colocação de cotas; Regras gerais para colocação de cotas: Linha grossa, média e fina; Linha de aresta, contorno, centro de eixo, cotas, extensão, corte e hachuras; Polígonos regulares (triângulo eqüilátero, quadrilátero, pentágono, hexágono, heptágono, octógono, eneágono, decágono, undecágono e dodecágono); Vistas essenciais; Plano de projeção vertical, lateral e horizontal; Corte longitudinal, transversal, horizontal; Perspectiva cavaleira com ângulo de variação; Perspectiva isométrica com ângulo igual; Símbolos gráficos usados em um projeto; Planta de coberta, locação, baixa, situação, corte, situação e fachada. Técnico - Emprego de projeção ortogonal na representação de peças; Tipos de projeções empregadas no desenho mecânico, tipos de linhas e empregos e aplicações dos diversos tipos de linhas; Importância das cotas, aplicar e distribuir devidamente as cotas e reconhecer os tipos de rupturas nos desenhos de peças; Diversos tipos de roscas e recartilhas com suas aplicações; Conicidade e inclinação; Sinais convencionais; Supressão de vistas; Sistemas de cortes; Corte Total; Corte em desvio; Meio corte; Corte parcial; Corte rebatido; Secções e vistas auxiliares; Omissão de cortes; Vista auxiliar simplificada e vista parcial.
24.DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR - Tipos de CAD; Aplicação das normas para o desenho técnico num CAD; Conceitos, classificação e plataformas; Comandos de Desenhos, Comandos de Auxílio, Comandos de Edição, Controle da imagem, hachuras, textos; Geração de bibliotecas; Dimensionamento; Comandos de modificação; Comandos de averiguação; Desenhos Isométricos; Comandos para gerar o desenho em 3 dimensões; Fazer uso de um programa de CAD, nele construindo desde as primitivas geométricas, desenhos de conjuntos, desenho de detalhes e apresentação em 3D; Criação de rotinas para a otimização do software de CAD.
25.ELETROMAGNETISMO - 1.Magnetismo. 1.1 Origem do Magnetismo; 1.2 Campo Magnético e suas unidades; 1.3 Evolução das teorias explicativas do Magnetismo; 1.4 Magnetismo Terrestre; 1.5 Fenõmenos magnéticos; 1.6 Aplicações de magnetismo. 2. Eletromagnetismo. 2.1 A experiência de Oersted; 2.2 Lei de Ampère; 2.3 Lei de Biot-Savart; 2.4 Fluxo magnético e suas unidades; 2.5 Histerese Magnética; 2.6 Propriedades magnéticas dos materiais; 2.7 Circuitos Magnéticos; 2.8 Lei de Lorentz; 2.9 Princípio de funcionamento de Instrumentos de Medidas Elétricas; 2.10 Motor de Corrente Contínua. 3. Indução Eletromagnética. 3.1 Lei de Faraday e a Lei de Lenz; 3.2 Princípio da geração CA; 3.3 Problemas com indução eletromagnética; 3.4 Princípio de funcionamento do motor de indução trifásico; 3.5 Auto­indutância e indutância mútua; 3.6 Princípio de funcionamento do transformador; 3.7 Princípio de funcionamento dos sensores magnéticos; 3.8 Aplicações de eletromagnetismo.
26.HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO - Histórico da Legislação de Segurança do Trabalho no Brasil e no Mundo; Acidentes de trabalho (definição, estatística, repercussão social, econômica e na esfera jurídica, causas, tipos e legislação específica); Riscos Ambientais (Tipos e cores de identificação); Mapa de riscos (interpretação e elaboração); SESMT (Função e composição); CIPA (Função e composição); EPI e EPC; Máquinas e Equipamentos NR-12; Atividades em Operações Insalubres; Atividades em Operações Perigosas; Prevenção de combate a incêndio; Sinalização de segurança; Ergonomia; Insalubridade e Periculosidade; Caldeiras e Vasos sob pressão; Proteção contra Incêndios; Sinalização de Segurança; NBR 5410; NR 10; NR 18; NR 29; NR 30; Resíduos Industriais; Para-raios em edificações; Aterramentos residenciais e na SEP; Qualidade total na Segurança no Trabalho; Segurança no Transito; Prevenção e Controla de Perdas; FAP.
27.PORTUGUES/ESPANHOL1. MORFOLOGIA: Estrutura das palavras, Formação de palavras, classificação e emprego das palavras. 2. SINTAXE: Termos da oração, Período (simples e composto), Orações coordenadas, Orações subordinadas, Sintaxe de concordância, Sintaxe de regência, Crase, Sintaxe de colocação. 3. FUNCOES MORFOSSINTATICAS DAS PALAVRAS QUE E SE 28- ESTILISTICA: Figuras de linguagem, estilística fônica, A estilística léxica (denotação, conotação, polissemia). 4. O TEXTO: As propriedades do texto, O texto narrativo, O texto dissertativo, Texto literário e texto não literário, Coesão textual, Coesão por retomada e por antecipação, Coesão por encadeamento de segmentos textuais, Coerência e progressão do texto, Níveis de coerência, tipos de coerência. 5. LITERATURA: Generos literarios, Escolas literarias brasileiras, Autores representativos das escolas literárias brasileiras Sustantivo:.Genero; Numero; 6. Articulo: Forma y Uso; 7. Articulo neutro "LO": Forma y uso; 8. Adjetivo Posesivo: Uso y casos de apocope; 9. Adjetivos Determinantes demostrativos; 10. Adjetivos Determinantes indefinidos; 11. Pronombres Personales: uso de las formas atonas y tonicas / empleo de los pronombres de tratamiento; 12. Pronombres Demostrativos ; Pronombres Posesivos; 13. Pronombres Relativos; 14. Pronombres complementos Directo e Indirecto: forma y uso; 15. Verbo de irregularidad comun tiempo Presente Indicativo; 16. Preterito Perfecto: Forma y uso; 17. Preterito Indefinido: forma y uso; 18. Presente Subjuntivo: forma y uso; 19. Modo Imperativo: forma y uso; 20. Adverbio: Clasificacion; Casos de apocope; 21. Acentuacion: Reglas generales; Casos especiales. 22. Edad Media: "Los juglares"; 23. Siglo XV (Transicion al Renacimiento): Celestina. 24. Renacimiento: Lope de Veja y su Teatro Popular. 25. Cervantes y su obra: "Don Quijote de La Mancha; ; 26. Movimiento Literario: "Importancia de la Generacion de 98. 27. Modernismo: "el dramatico" en la obra de Garcia Lorca: Poesia y Teatro
28. PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. METODOLOGIA DE PESQUISA EDUCACIONAL. FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - Introdução à Psicologia do desenvolvimento: conceituação e desenvolvimento humano perspectiva histórica e evolução 26. Questões polêmicas em psicologia: mente/corpo, adquirido/inato, indivíduo/sociedade 27. Desenvolvimento na adolescência: riscos e doenças 28. Teorias do desenvolvimento moral: Piaget e Kohlberg 29. Desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson 30. Aspectos do desenvolvimento humano: a linguagem 31. Inteligência e memória 32. Comportamento e agressividade33. Teoria Behaviorista e implicações educacionais 34. Psicologia da Gestalt e suas implicações na aprendizagem 35. Epistemologia Genética de Jean Piaget 36. Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky 37. Psicogênese da Pessoa Completa de Wallon 38. Aprendizagem significativa de Ausubel39. Método científico 40. Paradigmas da abordagem de pesquisa educacional 41. Metodologias de pesquisa 42. Projetos de pesquisa e Normas da ABNT43. Racionalismo, empirismo e interacionismo 44. Dimensões sócio-filosóficas da educação 45. Análise sociológica da educação contemporânea