CODER - Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis - MT

Notícia:   402 vagas na CODER - Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis - MT

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE RONDONÓPOLIS - CODER

ESTADO DE MATO GROSSO

CONCURSO PÚBLICO N° 001/2007

EDITAL Nº. 001/2007

A Diretoria Administrativa e Financeira da CODER - MT torna público que estarão abertas as inscrições ao concurso público de provas para o ingresso no Quadro de Pessoal da companhia para os cargos constantes do presente Edital, nos termos do que preceituam o art. 37, II da Constituição Federal, da Lei Orgânica do Município e a Resolução n° 011/2005, de acordo com as disposições a seguir:

1 - ENTIDADE EXECUTORA DO CONCURSO PÚBLICO

1.1 - O presente concurso público será realizado sob a responsabilidade da ACPI - ASSESSORIA, CONSULTORIA, PLANEJAMENTO & INFORMÁTICA LTDA., obedecendo às normas deste Edital.

2 - DAS INSCRIÇÕES

2.1 - As inscrições serão realizadas no período de 25 de julho a 15 de agosto 2007 pela internet no site www.acpi.com.br.

2.2 - Formas de Pagamento:

2.2.1 - O pagamento do valor da taxa de inscrição deverá ser efetuado através da impressão de um boleto a ser pago junto ao Banco do Brasil ou em qualquer agência da rede bancária, casas lotéricas ou caixas eletrônicos, observando o horário de atendimento bancário.

Datas importantes

2.2.2 - As inscrições pagas após a data de vencimento serão indeferidas.

Das inscrições presenciais

INÍCIO: 25/07/07 - Das 08h00min às 11h30min e das 13h00min às 18h00min
TÉRMINO: 15/08/07 as 00h00min.
VENCIMENTO DO BOLETO: ATÉ O DIA 15/08/07
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO BANCÁRIO.

Das inscrições por meio da internet

INÍCIO: 25/07/07
TÉRMINO: 15/08/07
VENCIMENTO DO BOLETO: ATÉ O DIA 15/08/07
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO BANCÁRIO.

PROCEDIMENTO

1° Passo: Preencher o Formulário de Inscrição;

2° Passo: Conferir os dados informados;

3° Passo: Imprimir o espelho do Requerimento de Inscrição (Cartão de Identificação), juntamente com o boleto;

4° Passo: Pagar o boleto junto ao Banco do Brasil ou qualquer agência da rede bancária, casa lotéricas ou caixa eletrônico, até a data do vencimento, observando o horário de atendimento bancário.

2.3 - Efetivação da Inscrição pela Internet:

2.3.1 - O simples envio dos dados não garante a efetivação da inscrição do candidato.

2.3.2 - A inscrição somente será efetivada quando o pagamento do valor da Taxa de Inscrição for registrado no Banco de Dados (o que pode demorar alguns dias após o efetivo pagamento na rede bancária).

2.3.3 - O candidato que efetuar depósito/transferência para conta corrente terá sua inscrição indeferida.

2.4 - Horário para a inscrição presencial:

2.4.1 - Os candidatos que não tenham acesso à Internet poderão fazer a inscrição com o auxílio da comissão de inscrições no seguinte endereço: Av. Dr. Paulino de Oliveira n° 1411 - CODER, e na Avenida Cafelândia, n° 434, Bairro La Salle - CÂMARA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS .

2.4.2 - Do valor das taxas de inscrição:

a) Escolaridade de Ensino Médio

b) Escolaridade de Ensino Fundamental Incompleto

R$ 50,00 (cinqüenta reais)

R$ 40,00 (Quarenta Reais)

2.5 - Do procedimento para a inscrição presencial

2.5.1 - No ato da inscrição presencial o candidato deverá:

a) Apresentar documento original de identidade que comprove a idade mínima de 18 (dezoito) anos; utilizar os requisitos do item 4.4.3.3

b) Caso o candidato não tenha completado a idade mínima exigida neste item no dia da inscrição, o mesmo poderá inscrever-se no concurso público com a condição de que só poderá submeter-se às provas se completar a idade mínima exigida até a data da realização das mesmas.

c) Se responsabilizar pelo pagamento do boleto da taxa de inscrição no valor correspondente à categoria funcional na forma prevista neste Edital.

d) Prestar as informações para a inscrição com clareza diretamente à pessoa responsável.

2.5.2 - A inscrição deverá ser feita pelo próprio candidato ou por procurador legalmente constituído, por meio de instrumento público ou particular de procuração, contendo poderes expressos para este fim;

2.5.3 - A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa concordância por parte do candidato de todas as condições, normas e exigências constantes do presente edital;

2.5.4 - O candidato cujas informações prestadas não forem verdadeiras, além da desclassificação, estará sujeito às penalidades previstas em lei;

2.5.5 - Caso o candidato não apresente a documentação necessária no ato da posse ou se constate qualquer falsificação nas informações prestadas no ato da inscrição será desclassificado, sendo convocado para posse o candidato imediatamente posterior, segundo a ordem de classificação.

2.5.6. Na hipótese de existência de um mesmo candidato se apresentar inscrito em dois ou mais cargos será sumariamente invalidada a segunda e as sucessivas inscrições, prevalecendo a primeira, não cabendo restituição dos valores pagos pelas inscrições invalidadas.

2.6 - Da regularidade e aceitação das inscrições

2.6.1 - Não serão admitidas, em hipótese alguma, inscrições condicionais em desacordo com as normas constantes deste Edital e Regulamento do Concurso.

2.6.2 - Efetivada a inscrição não serão aceitos pedidos para alteração de cargos.

2.6.3 - A inscrição somente se efetivará mediante o pagamento da taxa de inscrição.

2.7 - Do Cartão de Identificação:

2.7.1 - No ato da inscrição o candidato deverá receber ou imprimir o seu Cartão de Identificação / Comprovante de Inscrição, que apresentará no dia das provas, sendo de sua total responsabilidade as informações ali contidas, em especial dos seguintes itens:

a) Nome;

b) Número do documento de identidade, sigla do órgão expedidor e Unidade da Federação emitente;

c) A categoria funcional a que irá concorrer.

2.7.2 - Além dos dados acima o candidato deverá tomar conhecimento:

a) Do seu número de inscrição;

b) De que o local onde fará a prova será divulgado em edital complementar específico para tal; do extrato de informações básicas sobre o edital;

c) Do site de acesso para informações complementares: www.acpi.com.br;

d) Do dia e hora da prova;

2.8 - Da isenção da taxa de inscrição:

2.8.1 - Ficarão isentos da taxa de inscrição os candidatos doadores regulares de sangue na forma das Leis Estaduais n° 6.903/97 e 7.515/2001 e da Lei Municipal nº 4.674/2005.

2.8.2 - A comprovação de doadores de sangue deverá ser feita por meio de carteira específica do órgão expedidor comprovando a regularidade de no mínimo três doações no período de doze meses.

2.8.3 - Estarão ainda isentos da taxa de inscrição os candidatos portadores de necessidades especiais por força da Lei Municipal nº 4.674, de 20/10/2005.

2.8.4 - Os candidatos com direito à isenção, conforme previsto nos subitens anteriores, deverão observar a data limite para efetuarem a inscrição, que se encerram no dia 03/08/07.

2.9 - Da participação de candidatos portadores de necessidades especiais:

2.9.1 - Aos candidatos portadores de deficiência física estão reservados 10% (dez por cento) das vagas dos cargos previstos neste Edital para os seguintes Cargos: Gari, Motorista de Caminhão, Aux. Geral de Conservação de Vias Permanentes, Operador de Motoniveladora, Servente de Obras, Vigia.

2.9.2 - Quando, na aplicação do percentual estabelecido acima, o resultado obtido for fracionado, desprezar-se-á a fração, arredondando-se para a unidade imediatamente superior.

2.9.3 - Os candidatos titulares do benefício previsto no item 2.9.1 concorrerão à totalidade das vagas existentes para o cargo.

2.9.4 - O disposto no item 2.9.1 não se aplica aos cargos para os quais se exija aptidão plena.

2.9.5 - Para os efeitos do item 2.9.1, considera-se pessoa portadora de necessidade especial todo indivíduo cujas possibilidades de obter e conservar um cargo adequado e de progredir no mesmo fiquem substancialmente reduzidas devido a uma deficiência ou limitação física, mental ou sensorial reconhecida.

2.9.6 - O candidato declarará expressamente no ato da inscrição a deficiência da qual seja portador.

2.9.7 - O candidato portador de necessidade especial deverá corresponder ao perfil traçado para o preenchimento do cargo pretendido.

2.9.8 - Antes da realização do concurso público propriamente dito, o candidato que tenha declarado sua deficiência será encaminhado a uma junta de especialistas para avaliar a compatibilidade da deficiência com o cargo a que se candidata, sendo lícito à Diretoria Administrativa e Financeira programar a adoção de quaisquer outros procedimentos prévios, se a junta assim o requerer para a elaboração de seu laudo.

2.9.9 - A junta será constituída por um médico, um psicólogo, um especialista em recursos humanos, um especialista da atividade profissional a que concorre o candidato e, se for possível, por portador da mesma necessidade especial, todos indicados pela Administração, pertencentes ou não ao quadro da CODER - Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis - MT.

2.9.10 - Ao indicar pessoa portadora da mesma necessidade especial para compor a junta, a Administração deverá, previamente, consultar a entidade que represente os portadores da necessidade especial em questão, se houver, ou, na falta desta, outra entidade que represente portadores de necessidade especial, a fim de que esta auxilie na indicação.

2.9.11 - Compete à junta, além da emissão do laudo, declarar, conforme a deficiência do candidato, se este deve usufruir do benefício, concorrendo também às vagas reservadas.

2.9.12 - A junta só emitirá laudo de incompatibilidade com qualquer cargo após submeter o candidato a procedimentos especiais de avaliação.

2.10 - Ficarão isentos dos procedimentos especiais os candidatos portadores de necessidades especiais:

2.10.1 - cuja formação técnica ou universitária exigida para o cargo tenha sido adquirida após a deficiência;

2.10.2 - cujo cargo ou função já seja exercido no Brasil por portadores da mesma necessidade especial, no mesmo grau;

2.10.3 - cuja necessidade especial já tenha sido considerada superada ou reduzida pela superveniência de avanços tecnológicos ou científicos, a critério da junta.

2.11 - As decisões da junta são soberanas e delas não caberá qualquer recurso, salvo se prolatadas sem qualquer motivação, quando então caberá recurso pelo candidato, ao Diretor Presidente da CODER - Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis - MT, no prazo de dois dias úteis da ciência daquela decisão.

2.12 - No ato da inscrição o candidato indicará a necessidade de qualquer adaptação das provas a serem prestadas.

2.12.1 - O candidato que se encontrar nessa especial condição poderá, resguardadas as características inerentes às provas, optar pela adaptação de sua conveniência, dentro das alternativas que a CODER - Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis - MT dispuser na oportunidade.

2.13 - A Diretoria Administrativa e Financeira, ouvida a junta e dentro de suas possibilidades, garantirá aos portadores de necessidades especiais a realização das provas, de acordo com o tipo de deficiência apresentado pelo candidato, a fim de que este possa prestar o concurso em condições de igualdade com os demais.

2.14 - Para que sejam considerados classificados os candidatos portadores de necessidades especiais deverão obter, durante todo o concurso, a pontuação mínima estabelecida para todos os candidatos, sendo expressamente vedado o favorecimento destes ou daqueles no que se refere às condições para sua aprovação.

2.15 - Havendo vagas reservadas, sempre que for comunicado qualquer resultado de uma das etapas do concurso, este o será feito em duas listas, contendo a primeira a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de necessidade especial, e a segunda somente a pontuação destes últimos.

2.16 - Não havendo qualquer portador de necessidade especial que tenha logrado classificação no concurso a Administração poderá convocar para ocupar as vagas os demais classificados, obedecida a ordem de classificação, desde que haja imperioso interesse público na ocupação imediata dos cargos reservados.

2.17 - Na realização das provas as adaptações necessárias aos candidatos portadores de deficiência física somente serão efetuadas para aqueles que comunicarem sua deficiência;

3 - DOS CARGOS E VAGAS OFERECIDOS E SUAS ESPECIFICAÇÕES

3.1 - Serão oferecidas as seguintes vagas para os cargos do concurso público de provas da CODER - Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis - MT:

3.1.1 - Nível Médio

ORDEM

CATEGORIA FUNCIONAL

OUTROS REQUISITOS BÁSICOS

VAGAS

SALÁRIO INICIAL EM R$

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CN

PNE

TOT

01

Topógrafo

Prova Pratica

02

-

02

1.407,07

44 horas

TOTAL

02

0

02

-

Obs.: CN = Candidatos Normais. PNE = Portadores de Necessidades Especiais

3.1.2 - Ensino Fundamental Incompleto

ORDEM

CATEGORIA FUNCIONAL

OUTROS REQUISITOS BÁSICOS

VAGAS

SALÁRIO INICIAL EM R$

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CN

PNE

TOT

01

Aux. Geral de Conservação de Vias Permanentes

Teste de aptidão física

90

10

100

490,27

44 horas

02

Borracheiro

Prova Prática

04

-

04

532,59

44 horas

03

Copeiro

-

05

-

05

407,07

 

04

Encanador

Prova Prática

03

-

03

532,59

44 horas

05

Gari

Teste de aptidão física

135

15

150

407,07

44 horas

06

Mecânico de Manut. Automóveis, Motocicletas e Similares.

Prova Prática

03

-

03

532,59

44 horas

07

Mecânico Manut. De Maquinas de Construção e Terraplanagem.

Prova Prática

03

-

03

607,46

44 horas

08

Motorista de Caminhão

Prova Prática

09

01

10

607,46

44 horas

09

Motorista de Carro Passeio

Prova Prática

05

-

05

532,59

44 horas

10

Operador de Compactadora de Solos

Prova Prática

05

-

05

855,40

44 horas

11

Operador de Escavadeiras

Prova Prática

03

-

03

855,40

44 horas

12

Operador de Maq. Construção Civil e Mineração

Prova Prática

05

-

05

855,40

44 horas

13

Operador de Maq. Operatrizes

Prova Prática

03

-

03

607,46

44 horas

14

Operador de Motoniveladora

Prova Prática

09

01

10

855,40

44 horas

15

Operador de Moto Serra

Prova Prática

05

-

05

490,27

44 horas

16

Operador de Pá Carregadeira

Prova Prática

05

-

05

855,40

44 horas

17

Operador de Pavimentadora

Prova Prática

03

-

03

607,46

44 horas

18

Servente de Obras

Teste de aptidão física

54

06

60

490,27

44 horas

19

Soldador

Prova Prática

03

-

03

607,46

44 horas

20

Tratorista Agrícola

Prova Prática

03

-

03

607,46

44 horas

21

Vigia

Teste de aptidão física

09

01

10

407,07

44 horas

TOTAL

366

34

400

-

Obs.: CN = Candidatos Normais. PNE = Portadores de Necessidades Especiais

4 - DAS PROVAS

4.1 - Data e local das provas objetivas:

4.1.1 - As provas objetivas serão realizadas no dia 16 de setembro de 2007, às 08h00min, no local a ser indicado em edital complementar;

4.1.2 - A data e o local da realização da prova prática serão definidos em edital complementar.

4.2 - Das características das provas objetivas:

4.2.1 - As provas objetivas terão duração máxima de 03 (três) horas, contadas a partir do momento em que todas as informações forem prestadas aos candidatos;

4.2.2 - A constituição das provas objetivas será a seguinte:

ORDEM

NÍVEL MÉDIO

COMPOSIÇÃO DAS PROVAS

01

Topógrafo

Prova I - 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa;

Prova II - 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III - 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos de Relações Humanas e Raciocínio Lógico;

Prova IV - 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Específicos;

Obs.: duas fases (1) provas objetivas e (2) prova prática;

 

ORDEM

FUND. COMPLETO

COMPOSIÇÃO DAS PROVAS

02

Aux. Geral de Conservação de Vias Públicas
Borracheiro
Copeiro
Encanador
Gari
Mecânico de Manut. Automóveis, Motocicletas e Similares.
Mecânico Manut. De Maquinas de Construção e Terraplanagem.
Motorista de Caminhão
Motorista de Carro Passeio
Operador de Compactadora de Solos
Operador de Escavadeiras
Operador de Maq. Construção Civil e Mineração
Operador de Maq. Operatrizes
Operador de Motoniveladora
Operador de Moto Serra
Operador de Pá Carregadeira
Operador de Pavimentadora
Servente de Obras
Soldador
Tratorista Agrícola
Vigia

Prova I - 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática;

Prova II - 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III - 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos de Relações Humanas e Conhecimentos Específicos;

Cada questão terá o valor de um ponto. Obs.: duas fases (1) provas objetivas e (2) prova prática.

4.2.3 - Cada questão terá o valor equivalente a um ponto

4.2.4 - Todas as provas serão elaboradas com base nos conteúdos programáticos contidos no Anexo I do presente Edital.

4.3 - Da realização das provas:

4.3.1 - O candidato deverá comparecer no local da aplicação das provas com antecedência de, no mínimo, 60 (sessenta) minutos do horário especificado, trazendo caneta esferográfica azul ou preta, Cartão de Identificação/Comprovante de Inscrição e documento de identidade original;

4.3.2 - Não será permitido ao candidato entrar no local das provas com outros objetos além daqueles exigidos no item anterior;

4.3.3 - Somente será admitido na sala de provas o candidato que estiver munido de Cédula de Identidade original ou outro documento de igual valor legal, ou seja: carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe que tenha força de documento de identificação; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista ou Carteira de Motorista nos moldes atuais.

4.3.3.1 - Como este documento não será retido será exigido a apresentação do original, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas;

4.3.3.2 - Os documentos deverão estar em perfeitas condições de forma a permitir com clareza, a identificação do candidato;

4.3.4 - Não será aceito protocolo ou qualquer outro documento como crachá; identidade funcional; título de eleitor ou outros diferentes dos citados no item 4.3.3;

4.3.5 - Durante as provas não será permitida qualquer espécie de consulta nem o uso de máquinas calculadoras ou outros objetos elétricos ou eletrônicos, inclusive aparelhos celulares, bips ou outros tipos de comunicadores;

4.3.5.1 - Também não será permitida a consulta a qualquer material impresso ou escrito, como apostilas, livros, manuais ou caderno de prova de outro candidato;

4.3.6 - Não serão considerados aptos a realizarem as provas, aqueles eventuais candidatos que estejam impossibilitados de comparecerem aos locais determinados para a realização das mesmas;

4.3.7 - Em hipótese alguma, será admitida a entrada nos prédios de exame, do candidato que se apresentar após a hora determinada para o início das provas;

4.3.8 - Nas provas de múltipla escolha só serão consideradas, para efeito de pontuação, as anotações constantes do Cartão de Respostas preenchido a caneta esferográfica preta ou azul;

4.3.9 - No preenchimento do Cartão de Resposta, é necessário que o quadro correspondente à alternativa correta seja totalmente pintado, sob pena de anulação da questão não preenchida corretamente;

4.3.10 - Questões respondidas erradamente não anulam questões respondidas corretamente;

4.3.11 - As questões deixadas em branco, ou com mais de uma resposta ou com rasuras, ainda que legíveis, serão consideradas nulas;

4.3.12 - Os pontos relativos às questões eventualmente anuladas por erro material na elaboração, serão atribuídos a todos os candidatos presentes com o mesmo tipo de prova;

4.3.13 - Em nenhuma hipótese haverá 2ª chamada, eliminando-se o candidato faltoso;

4.3.14 - Também não haverá vista ou revisão de provas na esfera administrativa, salvo os recursos apresentados contra erros materiais na sua elaboração;

4.3.15 - O candidato ao terminar as provas entregará ao fiscal o seu Cartão de Respostas e o caderno de provas;

4.3.16 - O caderno de provas poderá ser entregue ao candidato, para levá-lo, após duas horas do seu início, caso permaneça na sala;

4.3.17 - Os candidatos que não levarem o caderno de provas no mesmo dia poderão retirá-lo no dia seguinte junto ao Departamento de Recursos Humanos da CODER - Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis - MT.

4.4 - Do conteúdo programático das provas objetivas:

4.4.1 - Os programas das provas objetivas e práticas deste concurso, onde constam as matérias a serem cobradas nas provas, farão parte como Anexo ao presente Edital;

4.5 - Da prova prática para os cargos definidos neste Edital:

4.5.1 - Farão prova prática de caráter eliminatório os candidatos aos cargos definidos neste Edital que forem classificados nas provas objetivas em até duas vezes o numero das de vagas oferecidas.

4.5.1.1 - A prova prática terá caráter eliminatório caso o candidato não obtenha o percentual mínimo de 50% (cinquenta por cento) de acertos;

4.5.1.2 - Para obter a classificação final o candidato terá que obter, no mínimo, a nota 5,00 (cinco) originada da média aritmética entre a média das provas objetivas e a nota da prova prática;

4.5.2. Da prova de aptidão física:

4.5.2.1. A prova de capacidade física obedecerá às regras contidas no Anexo II deste Edital.

5 - DA CLASSIFICAÇÃO

5.1 - Dos critérios de classificação

5.1.1 - A classificação final dos candidatos se dará pela média aritmética das notas obtidas tanto na 1ª como na 2ª etapa, divulgando-se o seu resultado final em ordem decrescente, obedecidos os critérios do item seguinte.

5.2 - Da desclassificação

5.2.1 - Será considerado desclassificado do concurso público o candidato que:

5.2.1.1 - Obtiver um percentual menor que 40% (quarenta por cento) nas demais provas objetivas e um percentual menor que 50% (cinqüenta por cento) na prova de Conhecimentos Específicos e na Prova Prática, se houver.

5.2.1.2 - ausentar-se de quaisquer das provas;

5.2.1.3 - descumprir as normas constantes deste Edital ou as exigências impostas pela Equipe de Coordenação do concurso;

5.2.1.4 - utilizar-se de meios fraudulentos na realização das provas, ou na apresentação de documentos;

5.2.1.5 - perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

5.2.1.6 - não apresentar a documentação exigida no ato da admissão no prazo determinado no ato convocatório;

5.2.1.7 - não comprovar as informações prestadas no ato da inscrição;

5.2.1.8 - aprovados, não comparecerem nos locais, prazos, horários e condições especificados nos editais ou atos de convocação.

5.3 - Dos critérios de desempate na classificação

5.3.1 - Havendo empate na contagem de pontos obtidos tanto na 1ª como na 2ª etapa na classificação em qualquer cargo, serão obedecidos os critérios de desempate pela ordem a seguir:

5.3.1.1 - maior nota na prova III para os cargos previstos no item 3.1.2;

5.3.1.2 - maior nota na prova IV para o cargo de topógrafo previsto no item 3.1.1;

5.3.1.3 - maior nota na prova I (para todos os cargos)

5.3.1.4 - maior nota na prova prática;

5.3.1.5 - candidato com maior número de serviços prestados à Justiça Eleitoral;

5.3.1.6 - candidato que já pertencer aos quadros da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis - MT;

5.3.1.7 - candidato doador de sangue na forma da lei;

5.3.1.8 - candidato mais jovem;

5.3.1.9 - candidato com maior número de dependentes.

6 - DO RESULTADO FINAL

6.1 - O resultado final do concurso público será homologado pelo Diretor Presidente da CODER - MT por meio de Resolução, observado o prazo legal, e será publicado no jornal de circulação regular no Município, no Diário Oficial do Município e no Diário Oficial do Estado, podendo esta última publicação ocorrer de forma resumida, a critério da Administração.

6.1.1 - A divulgação será feita também nos sites www.acpi.com.br e www.rondonopolis.mt.gov.br.

7 - DA ADMISSÃO

7.1 - Os candidatos classificados serão admitidos atendendo às necessidades da Administração da CODER, seguindo rigorosamente a ordem de classificação, até o limite de vagas estabelecido neste Edital;

7.2 - Os candidatos serão convocados a comparecerem em data, horário e local preestabelecido para o ato de admissão e receberem a designação para os respectivos locais de trabalho;

7.3 - Para a admissão o candidato deverá apresentar documentação original ou fotocópia autenticada, que comprove:

7.3.1 - Apresentar comprovante de 01 ano de experiência;

7.3.2 - ser brasileiro ou estrangeiro nos termos da lei (Art. 12 e Art. 37, I da CF/88);

7.3.3 - estar em dias com as obrigações eleitorais para candidatos de ambos os sexos e com as obrigações militares para os candidatos do sexo masculino;

7.3.4 - escolaridade por meio Histórico escolar, certificado ou diploma conforme exigência do cargo no qual concorre validado por órgão oficial.

7.3.5 - registro no conselho da respectiva categoria, quando de tratar de profissão regulamentada, incluindo o comprovante de quitação da anuidade;

7.3.6 - idoneidade civil e criminal comprovada por certidões negativas expedidas pelo Cartório Distribuidor do Juízo Estadual da Comarca onde reside o candidato;

7.3.7 - não haver infringido as leis constantes deste Edital;

7.3.8 - não estar exercendo acumulação ilegal de cargos públicos;

7.3.9 - estar exercendo ou não outro cargo ou função pública legal;

7.3.10 - ter a experiência exigida para o cargo;

7.3.11 - ter aptidão de sanidade física e mental para o exercício do cargo, comprovado por baterias de exames feitos por Junta Médica Oficial do Município.

8 - DO REGIME JURÍDICO E DA JORNADA DE TRABALHO

8.1 - A admissão será feita exclusivamente no Regime da CLT, portanto, sem caracterização futura de estabilidade no emprego;

8.2 - A jornada de trabalho para estas categorias funcionais é de quarenta e quatro horas semanais.

9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 - O presente concurso público terá o prazo de 02 (dois) anos, contados a partir da sua homologação, prazo este prorrogável uma vez por igual período por expressa determinação do Senhor Diretor Presidente da CODER - MT;

9.2 - A inscrição neste concurso público, para todo e qualquer efeito de direito, expressa o conhecimento e a aceitação por parte do candidato de todas as normas constantes deste Edital;

9.4 - Caso haja desistências ou eliminações de candidatos convocados para a admissão a Diretoria Administrativa e Financeira da CODER - MT, promoverá tantas convocações e nomeações quantas julgar necessárias durante o período de validade do concurso, dentre os candidatos classificados, observando sempre o número de vagas existentes;

9.5 - Será considerado desistente e, portanto, eliminado do concurso público, o candidato que não comparecer nas datas estabelecidas pela referida Diretoria para admissão, ou deixar de cumprir os requisitos exigidos;

9.6 - O candidato que à época da admissão não comprovar que preenche os requisitos indispensáveis para o exercício legal do cargo para o qual foi aprovado, será considerado eliminado sumariamente, não podendo ser aproveitado para outro cargo;

9.7 - A Diretoria Administrativa e Financeira da CODER - MT poderá convocar os candidatos classificados para o preenchimento de vagas surgidas no decorrer do prazo de validade deste concurso público, observando-se o cargo e a ordem de classificação;

9.8 - Em hipótese alguma será devolvida a importância paga pelo candidato para a participação no concurso público, salvo determinação legal;

9.9 - A Diretoria Administrativa e Financeira da CODER - MT fará divulgar, sempre que necessário, as normas complementares ao presente Edital e avisos oficiais;

9.10 - A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático e imediato ao cargo para o qual se habilitou, estando a sua admissão condicionada à necessidade da Administração;

9.11 - Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações ou acréscimos enquanto não consumado o evento que lhe diz respeito. (ressalvados o que diz respeito ao valor da inscrição).

9.11.1 - Todas as alterações desta Edital serão divulgadas na forma da lei e nos sites já mencionados;

9.12 - Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Administrativa e Financeira da CODER - MT em conjunto com a ACP & INFORMÁTICA LTDA.

10 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 - Do Cronograma do Concurso Público nº 001/2007:

10.1.1 - Período das inscrições: de 25 de Julho a 15 de agosto de 2007.

10.1.2 - Divulgação das inscrições indeferidas: até 05 (cinco) dias antes da realização das provas;

10.1.3 - Divulgação dos locais de realização das provas com a listagem dos nomes dos candidatos: até 05 (cinco) dias antes da realização das provas, na sede da CODER - MT e no site www.acpi.com.br.

10.1.4 - Data da realização das provas objetivas: 16 de setembro de 2007;

10.1.5. - Os locais, datas e horários para as provas práticas de todos os cargos serão divulgados em edital complementar;

10.1.6 - Prazo para divulgação dos gabaritos: os gabaritos serão divulgados no dia seguinte ao da realização das provas no período vespertino na sede da CODER -MT e no site www.acpi.com.br.

10.1.7 - Divulgação dos classificados em ordem decrescente: até trinta dias após a realização das provas.

10.1.7.1 - A listagem ocorrerá em duas etapas, sendo na primeira para todos os cargos e a segunda etapa para aqueles que realizarem a prova prática;

10.1.9 - Convocação para a prova prática: será definida em edital complementar.

10.2 - Dos Recursos

10.2.1 - Dos atos praticados pela Comissão Organizadora do Concurso Público nº 001/2007 caberá recurso na forma da lei, desde que apresentado no prazo referido a seguir, contado da data da sua divulgação, ressalvados os prazos específicos previstos neste edital:

a) Indeferimento de inscrição: 24 horas;

b) Divulgação do gabarito das questões objetivas: dois dias úteis;

c) Divulgação do resultado do concurso: dois dias úteis.

10.2.2 - Admitir-se-á um único recurso por questão para cada candidato, relativamente ao gabarito ou ao conteúdo das questões, desde que devidamente fundamentado. Não serão aceitos os recursos sem argumentação plausível;

10.2.3 - Se, do exame dos recursos resultar anulação de questão o ponto a ela correspondente será atribuído a todos os candidatos relacionados à mesma, independentemente da formulação ou não de recurso;

10.2.4 - Se, por força de decisão favorável às impugnações, houver modificação do gabarito divulgado antes dos recursos, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito definitivo, não se admitindo recurso da modificação decorrente das impugnações;

10.2.5 - O recurso deverá ser apresentado datilografado ou digitado em forma de requerimento e assinado pelo candidato;

10.2.6 - A decisão do recurso será dada a conhecer coletivamente por meio de edital complementar que será fixado no átrio da CODER - MT.

Rondonópolis - MT, 20 de julho de 2007.

José Claudio de Melo
Diretor Administrativo e Financeiro

ANEXO I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS

O conteúdo programático das provas do Concurso Público nº 00 1/2007 da CODER está distribuído em grupos por grau de escolaridade, de acordo com as disposições deste anexo.

OS GRUPOS SÃO OS SEGUINTES:

GRUPO I - ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

1.1 - Compõem o Grupo I os seguintes cargos:

Auxiliar Geral de Conservação de Vias Públicas, Borracheiro, Copeiro, Encanador, Gari, Mecânico de Manut. Automóveis, Motocicletas e Similares, Mecânico Manut. De Maquinas de Construção e Terraplanagem, Motorista de Caminhão, Motorista de Carro Passeio, Operador de Compactadora de Solos, Operador de Escavadeira, Operador de Maquinas Construção Civil e Mineração, Operador de Maquinas Operatrizes, Operador de Motoniveladora, Operador de Moto-Serra, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Pá Pavimentadora, Servente de Obras, Soldador, Tratorista Agrícola, Vigia.

1.2- As provas objetivas serão elaboradas de acordo com a composição estabelecida no edital para cada cargo e consistirão em:

1. Língua Portuguesa;

2. Conhecimentos de Matemática;

3. Conhecimentos Gerais;

4. Conhecimentos de Relações Humanas;

5. Conhecimentos Específicos.

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Separação de sílabas; 2. Acentuação gráfica; 03. Gêneros: masculino e feminino; 04.Singular e plural; substantivos e adjetivos; 05. Emprego de pronomes de tratamento; coletivo, aumentativo, vogais, sinônimos e antônimos; 06. Complementação de palavras com as letras m, n, x, ch, ç, ss, g, j.

CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA

1. Operações aritméticas fundamentais: a) adição; b) subtração; c) multiplicação; d) divisão; operações de números inteiros fracionários e problemas envolvendo as operações fundamentais; sistemas de unidades de medidas de comprimento, superfície, volume e tempo; estudo da proporcionalidade e regra de três.

CONHECIMENTOS GERAIS

1. História do Município de Rondonópolis e do Estado de Mato Grosso: Aspectos históricos e geográficos; Aspectos econômicos e sociais; Executivo e Legislativo Municipal. 2. Estudos Sociais: Símbolos Nacionais e Municipais; Vultos Nacionais, estadistas, poetas, escritores e romancistas; Deveres morais e cívicos; Datas comemorativas do Município; 3. Matérias sobre a área profissional do cargo; Atualidades e avanços tecnológicos; Vida e meio ambiente; Higiene pessoal; Cidadania e desenvolvimento; Sexo; Prevenções de saúde; Sociedade; Noções de saneamento básico e zelo pelo patrimônio público.

CONHECIMENTOS DE RELAÇÕES HUMANAS

1. Regras de hierarquias no serviço público municipal; 2. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo, colegas de trabalho e zelo pelo patrimônio público; 3.Negociação; 4. Funções do grupo; 5. O papel do indivíduo no grupo; 6. Tomada de decisão; 7. Comunicação interna estratégica para a equipe de trabalho; 8. Feedback e revisão de comportamento.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DOS CARGOS

GRUPO I - ORDEM DE APRESENTAÇÃO:

I - Auxiliar Geral de Conservação de Vias Públicas,

II - Borracheiro,

III - Copeiro;

IV - Encanador,

V - Gari,

VI - Mecânico de Manut. Automóveis, Motocicletas e Similares,

VII - Mecânico Manut. De Maquinas de Construção e Terraplanagem,

VIII - Motorista de Caminhão,

IX - Motorista de Carro Passeio,

X - Operador de Compactadora de Solos,

XI - Operador de Escavadeira,

XII - Operador de Maquinas Construção Civil e Mineração,

XIII - Operador de Maquinas Operatrizes,

XIV - Operador de Motoniveladora,

XV - Operador de Moto-Serra,

XVI - Operador de Pá Carregadeira,

XVII - Operador de Pá Pavimentadora,

XVIII - Servente de Obras,

XIX - Soldador,

XX - Tratorista Agrícola,

XXI - Vigia.

I - Auxiliar Geral de Conservação de Vias Públicas - Teste de Aptidão Física

1. Limpeza de pisos, tapetes, móveis e objetos diversos; limpeza de paredes, tetos, portas, rodapés, luminárias, vidraças e persianas; limpeza de ralos, caixa de gordura, vasos e pias; 2. Polimento de objetos, peças e placas de metal; 3. Transporte de móveis, máquinas e utensílios; 4. Uso e cuidados com materiais de limpeza e higiene, detergente, desinfetante e defensivo; 5.Limpeza de ruas e coleta de lixo; 5. Prevenção de acidentes; 6. Vigilância do patrimônio; 7. Serviços de protocolo e entrega de correspondências internas e externas; 8. Manutenção de pequenos reparos em instalações prediais; 9. Auxílio nos trabalhos elementares de topografia, almoxarifado, patrimônio, copa e outros.

II - Borracheiro

1. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos; 2. Conhecimentos geral e específico das técnicas de lubrificação de veículos automotores; manutenção de máquinas, abastecimento, lubrificação e emprego de graxas; 3. Sistema de freios: conserto, troca e recuperação; 4. Sistema de suspensão: conserto, troca e recuperação; 5. Sistema elétrico: conserto, troca e recuperação; 6.Técnicas de borracharia, ferramentas suas utilidades e peças; 7. Concertos de rodas, pneus, avanços tecnológicos,rolamentos de rodas,lavagem e lubrificações de do sistema de rodas; 8.Sistema de injeção eletrônica; 9. Sistema de ventilação, ar condicionado e portas elétricas; sistema de arrefecimento: conserto, troca e recuperação; 10. Identificação de peças e suas finalidades; 11. Atualização de tecnologia inerente à profissão de mecânico; 12. Procedimentos para atender socorros, utilização de guinchos; 13. Noções de segurança no trabalho e prevenção de acidentes; 14. Regras de hierarquias no serviço público municipal; regras de comportamento no ambiente de trabalho; regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho.

PROVA PRÁTICA: Versará dentre os exercícios a seguir.

1. Identificar peças e ferramentas;

2. Executar o conserto de um pneu (montado na roda), num determinado tempo, utilizando ferramentas e materiais corretamente, dentre os vários disponibilizados;

3. Preenchimento de planilha analítica com exercícios de atividades práticas.

III - Copeiro

1. Recebimento e conferência de gêneros alimentícios e materiais; 2. Controle de material usado na cozinha; 3. Higiene e limpeza da cozinha; 4. Higiene e limpeza dos utensílios; 5. Higiene e saúde corporal; 6. Reconhecimento de gênero alimentícios impróprios do consumo humano; 7. Limpeza de pisos, móveis e objetos diversos; 8. Conhecimentos inerentes a funcionamentos de copa/cozinha; 9. Regras de atendimento padrão de servir formalmente uma refeição; 10. Técnicas de confecção de bolos, doces, sucos, café, chás e comidas em geral; 11. Técnicas de armazenamento de alimentos naturais e congelados; 12. Conhecimento sobre diversos tipos de equipamentos de cozinha; 13. Atitudes no serviço; 14. Regras de relação humanas.

IV - Encanador

1. Práticas e experiência de serviços ligados a área de limpeza; 2. Manuseio de produtos de limpeza e outros; 3. Uso de equipamentos de segurança; 4.Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 5.Prevenção de incêndios e acidentes no trabalho; 6.Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos; 7.Atualização de tecnologia inerente à profissão; 8. Identificação de conexões; 9. Reposição de peças, reparos,válvulas,sistemas de esgoto,sistemas de encanamentos; 10. Identificação de peças e ferramentas; 11. Noções básicas de mecânica de veículo automotor e maquinários; 12. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 13. Zelo pelo patrimônio público; 14. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos; 15. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes e incêndios; 16.Regras de hierarquias no serviço público municipal.

Prova Pratica

1. Instalações hidráulicas em geral;

2. Instalação de vários tipos de conexões, passagem e caixas de redes de água e esgoto;

3. Conhecimento e interpretação de desenhos e plantas básicas em redes de água e de esgoto;

4. Procedimentos de segurança na realização dos trabalhos.

V - Gari - Teste de Aptidão Física

1 .Práticas e experiência de serviços ligados à área de limpeza; 2. Manuseio de produtos de limpeza e outros; 3. Uso de equipamentos de segurança; 4. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 5. Prática e experiência de serviços braçais, coleta de lixos, capinagens e poda de árvores; 6. Prevenção de incêndios e acidentes no trabalho; 7.Varrição de ruas, avenidas, praças etc.; 8. Remanejamento de móveis; 9. Noção sobre seleção de tipos de lixos; 10. Auxílio nos trabalhos elementares de topografia (abertura de picadas, coivaras, etc.); 11. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão; 13. Regras do Edital do Concurso 001/2007.

VI - Mecânico de Manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares

1 .Tipos de manutenção, plano de manutenção e lubrificação; 2. Conhecimentos em manutenção de automóveis, máquinas pesadas; 3.Noções de mecânica, elétrica, solda e noções hidráulicas; 4. Conhecimentos de desenhos mecânico desmontagem e montagem total ou parcial do motor e outras partes do veículos para consertar ou substituir a peça defeituosa; 5.Noções Básica de segurança e higiene do trabalho inerentes à especialização.

PROVA PRÁTICA:

1. Localizar falhas de partidas

2. Localizar falhas de iluminação;

3. Localizar falhas de indicadores de temperatura do motor e nível de combustíveis;

4. Identificar peças e ferramentas.

VII - Mecânico de Manutenção de máquinas de construção e terraplenagem

1. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos; 2. Conhecimentos geral e específico das técnicas de lubrificação de veículos automotores; manutenção de máquinas, abastecimento, lubrificação e emprego de graxas; 3. Sistema de freios: conserto, troca e recuperação; 4. Sistema de suspensão: conserto, troca e recuperação; 5. Sistema elétrico: conserto, troca e recuperação; 6. Sistema de injeção eletrônica; 7. Sistema de ventilação, ar condicionado e portas elétricas; sistema de arrefecimento: conserto, troca e recuperação; 8. Identificação de peças e suas finalidades; 9. Atualização de tecnologia inerente à profissão de mecânico; 10. Procedimentos para atender socorros, utilização de guinchos; 11. Noções de segurança no trabalho e prevenção de acidentes.

PROVA PRÁTICA:

1. Localizar falhas de partidas

2. Localizar falhas de iluminação;

3. Localizar falhas de indicadores de temperatura do motor e nível de combustíveis;

4. Identificar peças e ferramentas.

VIII - Motorista de Caminhão, Motorista de Carro de Passeio

1. Regras de relações humanas adequadas ao trabalho; 2. Legislação de trânsito: regras gerais de circulação; regra de ultrapassagem; regra de mudança de direção; regra de preferência; velocidade permitida; classificação das vias; deveres e proibições; 3. Infrações básicas para a apreensão de documentos de habilitação de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro; infrações básicas para a cassação de documentos de habilitação; 4. Principais crimes e contravenções de trânsito; 5. Conhecimento de sinais sonoros e gestos de agente autoridade de trânsito; 6.Tipos de sinalização; placas de regulamentação; advertência e indicação; sinais luminosos; 7. Conhecimento de defeitos simples do motor; 8. Procedimentos corretos para economizar combustível; 9. Cuidados necessários para conservar o veículo em boas condições mecânicas; 10. Conhecimento básico sobre sistema de freios; defeitos simples do sistema elétrico; 11. Porte de documentos obrigatórios do veículo e do condutor; 12. Conhecimento de regras de hierarquias no serviço público municipal; atitudes no serviço; regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 13. Segurança do trabalho e prevenção de acidentes e incêndio.

PROVA PRÁTICA:

1 .Questões dissertativas sobre conhecimentos práticos do cargo;

2. Realizar manobras;

3. Realizar procedimentos práticos de funcionamento do veículo;

4. Demonstrar a funcionabilidade dos equipamentos internos do veículo.

Observação: Veículos a ser utilizados: Caminhão tipo basculante, e carro de passeio.

IX - Operador de Compactadora de Solos, Operador e Escavadeira, Operador de Máquinas de Construção Civil e Mineração, Operador de Máquinas Operatrizes, Operador de Motoniveladora, Operador de Motosserra, Operador de Pá carregadeira, Operador de pavimentadora, Tratorista Agrícola.

1. Conhecimentos de operacionalização de máquinas pesadas de rodas ou esteiras, de lâminas, de escarificador e caçamba móvel; 2. Escavação, remoção e carga de terra, pedra, areia e cascalho; 3. Nivelamento de terrenos, estradas e pistas de aeroportos; 4. Manutenção de máquinas; abastecimento; lubrificação e emprego de graxas; 5. Registros necessários sobre maquinários pesados; 6. Registro de horas de máquinas; quilometragem de veículos; número de viagens; distâncias de aplicação de materiais de empréstimo, jazido ou bota-fora; 7. Classificação quanto ao tipo de carga (ruim, média ou boa); 8. Orientação e instrução de manobras de máquina e veículos; 9. Defeitos simples do motor; 10. Procedimentos corretos para economizar combustível; 11. Cuidados necessários para conservar a máquina em boas condições mecânicas; sistema de freios; defeitos simples do sistema elétrico; 12. Noções gerais de regras de circulação; regra de ultrapassagem; regra de mudança de direção; regra de preferência; velocidades permitidas; classificação das vias; deveres e proibições do condutor; 13. Noção das infrações básicas para a apreensão de documento de habilitação de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e infrações básicas para a cassação do documento de habilitação; 14. Principais crimes e contravenções no volante; 15. Conhecimento de sinais sonoros e gestos de agente autoridade de trânsito; 16. Tipos de sinalização; placas de regulamentação; advertência e indicação; sinais luminosos; 17. Noções básicas de mecânica de veículo automotor e maquinários; 18. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos; 19. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes e incêndios.

PROVA PRÁTICA:

1. Realizará manobras, procedimentos práticos de funcionamento - específico de cada cargo.

2. Preenchimento de planilha analítica com exercícios de atividades práticas.

3. Equipamento a ser utilizado: Compactadora de solos, Escavadeira, Máquina de Construção Civil e Mineração, Máquina Operatrizes, Motoniveladora, Motosserra, Pá Carregadeira, Pavimentadora e Trator Agrícola.

X - Servente de Obras - Teste de Aptidão Física

1. Uso e cuidados com as ferramentas, máquinas e equipamentos de seu uso no trabalho; 2. Execução de obras de alvenaria; 3. Assentamento de tijolos, pedras, ladrilhos e cerâmicas; 4. Execução de reparos em paredes, tetos, telhados e rebocos; 5. Montagem de caixilhos de ferro, arame e solda para construir armação; 6. Aplicação de concreto; 7. Prevenção de acidentes no trabalho; 8. Regras de hierarquias no serviço público; 9. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 10. Zelo pelo patrimônio público.

XI - Soldador

1 .Noções básicas soldagens 2. Sobre composição de aços carbono; 3. Soldagens com eletrodo revestido; 4. Soldagem em arco submerso; 5. Soldagem oxiacetilênica; 8. Eletrodos e suas aplicações; 7. Noções básicas de metrologia; 8. Noções de segurança no trabalho.

PROVA PRÁTICA:

1. Identificação de peças e ferramentas, aplicação de soldagem em peças.

XII - Vigia - Teste de Aptidão Física

1. Elaboração de boletim de ocorrências; 2. Manutenção da ordem e disciplina no local de trabalho; 3. Prevenção de acidentes; prevenção de roubos; prevenção de incêndios; 4. Vigilância do patrimônio público; 5. Controle de entrada e saída de veículos em estacionamentos de repartições públicas; 6. Prática na coleta de lixos e lavagens de veículos; 7. Prática de atendimento de telefonemas e anotações de recados; 8. Noções básicas de montagem; desmontagem e lubrificação de arma de fogo; 9. Atitudes no serviço; regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 10. Limpeza e manutenção de móveis e imóveis; 12. Manutenção da segurança no trabalho; 13. Regras de relações humanas.

GRUPO II - ENSINO MÉDIO

1.3 - Compõem o Grupo II o seguinte cargo:

Topógrafo

1.4 - As provas objetivas serão elaboradas de acordo com a composição estabelecida no edital para o cargo e consistirão em:

6. Língua Portuguesa;

7. Conhecimentos Gerais;

8. Conhecimentos de Relações Humanas

9. Conhecimentos de Raciocino Lógico;

10. Conhecimentos Específicos.

LÍNGUA PORTUGUESA

I - Interpretação de textos:

1. Texto jornalístico - narrativa e opinativo; 2. Texto científico - caráter denotativo o rigor, a coerência entre afirmar e demonstrar; 3. Texto ensaístico - didático em que o autor procura convencer não só pela validade argumentativa do que escreve (ciência), mas também pela sua força de presunção (jornalismo).

II - Esta prova busca atenção do candidato para: a) Leitura atenta do texto tendo a noção de conjunto; b) Demonstrar compreensão das relações entre as partes do texto. C) Ortografia; d) Acentuação gráfica; f) Conhecimento e uso das categorias gramaticais;

2. Gênero, número e grau dos substantivos e adjetivos; 3. Conjugação de verbos regulares e irregulares; defectivos e abundantes; 4. Infinitivo pessoal e impessoal; 5. Concordâncias nominal e verbal; 6. Regência verbal; 7.Crase; 8. Emprego de pronomes de tratamento; 9. Predicação verbal.

CONHECIMENTOS GERAIS

1. História do Município de Rondonópolis e do Estado de Mato Grosso: a) Aspectos históricos e geográficos; b) Aspectos econômicos e sociais; c) Executivo e Legislativo Estadual e Municipal; d) Atualidades de Mato Grosso; 2. Estudos Sociais: a) Símbolos Nacionais, Estaduais e Municipais; b) Vultos Nacionais: estadistas, poetas, escritores e romancistas; c) Deveres cívicos morais. 3. História do Brasil: 1 - Brasil Colônia; 1.1 - Formação econômica, social e política; 1.2 - A crise do sistema colonial; 1.3 - O processo de independência. 2 - Brasil Império - 2.1 - Primeiro Reinado; 2.2 - O período regencial; 2.3 - Desenvolvimento capitalista no Séc. XIX; 2.4 - A política do segundo reinado; 2.5 - A política externa; 2.6- A crise do Império e a instalação da República. 3. - A República Velha (1889 - 1930) 3.1 - República da Espada; 3.2 - A República do Café; 3.3 - A Economia na Sociedade na República Velha; 3.4 - O mundo depois da Primeira Guerra. 4. - A Segunda República - 4.1 - A evolução política (1930 - 1945); 4.2 - O mundo após a Segunda Guerra Mundial; 4.3 - O populismo de 1945 e 1954; 4,4 - O Apogeu e crise do populismo; 4.5 - O militarismo e autoritarismo pós-64; 4.6 - Redemocratização do país. 5. - Atualidades - 5.1 - Conflitos, Problemas e Propostas do Mundo Atual; 5.2 - MERCOSUL; 5.3 - União Européia; 5.4 - Comunidade dos Estados Independentes; 5.5 - Guerra Civil no mundo; 5.6 - Mercados Comuns; 5.7- Movimentos Separatistas; 5.8 - Racismo; 5.9 - ONU; - Questão ambiental e qualidade de vida. 6. - Geografia: O Espaço Universal e o Espaço Terrestre 6.1 - O Universo; 6.2 - A Terra: característica, movimentos, evolução e estrutura; 6.3 - O relevo e seus agentes 6.4 - A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima; 6.5 - As grandes paisagens da Terra; 6.6 - Orientação, localização e representação da Terra; Aspectos Demográficos - 6.7- Conceitos demográficos fundamentais; 6.8 - Crescimento populacional; 6.9 - Teorias demográficas e desenvolvimento sócio-econômico; 6.10 - Distribuição geográfica da população; 6.11 - Estrutura da população; 6.12 - Migrações populacionais. Aspectos Econômicos - 6.13 - Comércio; 6.14 - Transportes; 6.15 - Recursos naturais e extrativismo mineral; 6.16 - Fontes de energia; 6.17 - Indústria e Agricultura. 7. - Organização Política e Sócio-Econômica do Mundo Contemporâneo; 7.1 - Panoramas político e sócio - econômico do mundo atual. 7.2 - Primeiro mundo, países do norte ou conjunto dos países capitalistas desenvolvidos; 7.3 - Países do sul e subdesenvolvidos 7.4 - Organizações econômicas e militares CEE, OTAN, NAFTA, MERCOSUL, OCEDE.

CONHECIMENTOS DE RELAÇÕES HUMANAS

2. Regras de hierarquias no serviço público municipal; 2. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo, colegas de trabalho e zelo pelo patrimônio público; 3.Negociação; 4. Funções do grupo; 5. O papel do indivíduo no grupo; 6. Tomada de decisão; 7. Comunicação interna estratégica para a equipe de trabalho; 8. Feedback e revisão de comportamento.

CONHECIMENTOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO

O objetivo é avaliar a capacidade de raciocinar diante de problemas práticos e de utilizar os conhecimentos no raciocínio lógico, matemático e quantitativo. O candidato deve demonstrar a capacidade de utilização do conhecimento e da informação como instrumentos para a busca da verdade e para a solução de impasses e problemas desafiadores a serem equacionados e resolvidos no dia a dia do desempenho profissional.

1. Noções de lógica:

Proposição: proposição simples ou atômica, proposição composta;

Conectivos lógicos, Conjunção, disjunção,

Condicional se A então B; Bicondicional A se e somente se B

Negação, tautologia, contradição;

As leis fundamentais do pensamento lógico;

Princípio da Identidade; Princípio da não-contradição, Princípio do terceiro excluído

2. Diagramas lógicos, lógica da argumentação,

3. Estruturas lógicas, análise de contradições em diagramas lógicos;

4. Proposições lógicas equivalentes, Lei da dupla negação, Equivalências da condicional

4. Problemas que possam ser resolvidos com auxílio de processos matemáticos diversos:

Teoria dos conjuntos,

Grandezas proporcionais: porcentagem, razão, frações, regra de três;

Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares; Geometria plana e espacial, Trigonometria, Análise combinatória; Probabilidades;

Sistemas de equação do 1° e do 2° graus;

GRUPO II - ORDEM DE APRESENTAÇÃO:

I- Topógrafo

1. Instrumentos da Topografia; 2. Operação de estacionamento dos aparelhos; 3. Alinhamentos e Nivelamentos; 4. Descrição de perímetro; 5. Plantas e configurações de terrenos; 6. Aspectos básicos de topografia (medidas, ângulos e rumos); 7. Plano altimétrico cadastral; 8. Cadastro de redes de água e esgoto; 9.Tópicos relativos à atividade do topógrafo em campo, Conhecimento de AUTOCAD.

PROVA PRATICA

1 - Executar um levantamento planimétrico;

2 - Executar um levantamento altimétrico;

3 - Desenhar no autocard, em uma escala especifica uma poligonal, com seus respectivos ângulos, distancias confrontante e informações adicionais.

Rondonópolis - MT, em 20 de Julho de 2007.

José Cláudio de Melo
Diretor Administrativo e Financeiro

ANEXO - II - Edital n.° 01/2007 - REGRAS PARA TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

Farão este teste os candidatos previamente classificados conforme o número de vagas oferecidas, que são:

1. Auxiliar Geral de Conservação de Vias Públicas,

2. Gari,

3. Servente de Obras,

4. Vigia.

1. Das Disposições Iniciais

1.1. Os candidatos convocados nos termos do respectivo edital deverão submeter-se à prova de capacidade física, considerando a capacidade mínima necessária para suportar, física e organicamente, as atividades inerentes aos cargos de Auxiliar Geral de Conservação de Vias Públicas, Gari, Servente de Obras, Vigia.

1.2. O Candidato deverá apresentar atestado médico específico, que o habilite para a realização das avaliações previstas neste edital.

1.2.1 O candidato deverá apresentar, para submeter-se à prova de capacidade física.

1.3. O atestado médico deverá ser entregue no momento da identificação do candidato para o início da prova. Não será aceita a entrega de atestado médico em outro momento.

1.4. O candidato que deixar de apresentar o atestado médico será impedido de realizar os testes, sendo, consequentemente, eliminado do concurso.

1.5. As providencias para obtenção do atestado médico é de inteira responsabilidade do candidato.

1.6. Quaisquer casos de alterações orgânicas permanentes ou temporárias, tais como estados menstruais, indisposições, cãibras, contusões, gravidez ou outros que impossibilitem o candidato de submeter-se aos testes ou diminuam ou limitem sua capacidade física e/ou orgânica não serão aceitos para fins de tratamento diferenciado por parte da Administração.

2. Da composição das modalidades:

2.1. A prova de aptidão física constará de 2 (duas) modalidades a seguir:

I - Teste 1 - Teste de Habilidades Motoras;

II - Teste 2 - Corrida / Caminhada.

2.2. A nota máxima da Prova de Capacitação Física será 10,00 (dez).

2.3. Os candidatos serão avaliados de acordo com as tabelas do Anexo II.

2.4. A classificação será em ordem decrescente, mediante a média obtida nas avaliações dos testes.

2.5. O candidato que não alcançar a media 5,00 (cinco) estará eliminado do concurso.

2.6. Será considerado eliminado na prova de capacidade física e, consequentemente, eliminado do concurso público o candidato que:

2.6.1. deixar de realizar algum dos testes de capacidade física;

2.6.2. não alcançar a média aritmética simples de 5,00 (cinco) pontos no conjunto dos testes;

2.6.3. não apresentar atestado médico específico que o habilite para os testes de capacidade física;

2.6.4. não comparecer para a realização da prova de capacidade física.

3. Dos Testes Físicos

3.1. Não será permitido ao candidato:

I - receber qualquer tipo de ajuda física;

II - qualquer material ou equipamento que o beneficie na prova;

III - realizar os testes em jejum;

IV - comparecer inadequadamente trajado para o teste;

V - praticar qualquer ato de deslealdade com candidato concorrente;

4. Teste 1 : Circuito de Habilidades Motoras.

4.1 A metodologia para a preparação e execução do Teste 1 (Um) - Circuito de Habilidades Motoras obedecerá aos seguintes aspectos:

4.1.1 O Circuito de Habilidades motoras consiste em executar no menor tempo possível uma seqüência de 5 (cinco) testes práticos, determinados de Estações, sem intervalo de tempo entre as mesmas, a seguir especificadas:

4.1.2 Estação 1 - Corrida Sinuosa - consiste em percorrer um trajeto sinuoso demarcado por seis cones distantes 2,00 metros entre si, dispostos alternadamente à frente e na lateral, estando o primeiro a 1,00 (um) metro da linha de partida.

O candidato deverá posicionar-se atrás da linha de partida e iniciar o teste, ultrapassando os obstáculos sinuosamente (zig-zag), até a sua linha final, passando para as outras estações sucessivamente.

4.1.3 Estação 2 - Arremesso - consiste em realizar 15 repetições de arremesso de uma bola de Basquetebol (oficial - adulto) na parede, a uma distância de 2,00 metros para os homens e 1,00 metro para as mulheres; saindo em seguida para a próxima estação.

4.1.4. Estação 3 - Pular Corda - consiste em realizar 10 repetições de pular uma corda, individualmente.

- A corda deverá passar obrigatoriamente por sobre a cabeça e por debaixo dos pés do candidato.

4.1.5. Estação 4 - Equilíbrio - consiste em percorrer um trajeto de 5 metros sobre uma trave de equilíbrio ou banco sueco de 10 centímetros de largura.

- O candidato deverá caminhar sobre a trave de equilíbrio ou banco sueco até a sua metade, quando atingir esse ponto deverá executar um giro de 90° e caminhar lateralmente até o término do percurso, ultrapassando a linha demarcatória final (no solo), localizada a 1,00 metro de distância a frente da trave ou banco sueco.

4.1.6. Estação 5 - Deslocamento em 3 Sentidos - consiste em realizar 3 (três) repetições de um percurso de 15 metros, dividido em 3 trechos de 5 metros, dispostos em forma triangular.

- O candidato deverá realizar o percurso em três formas diferentes de deslocamentos; no primeiro trecho de frente; no segundo de costas e no terceiro de lado, respectivamente.

4.1.7. Não será permitido ao candidato cometer as seguintes infrações durante a realização do Circuito de Habilidades Motoras:

I - Derrubar os cones durante a realização dos testes - estações 1 e 5

II - Deixar a bola cair ao solo, ultrapassar a distância para realizar o teste - estação 2.

III - Pisar na corda ao executar o teste - estação 3

IV - Tocar o solo, utilizar as mãos como apoio e ou tocar (queimar) a linha final - estação 4.

4.1.8. O candidato que cometer infrações durante a realização do Circuito de Habilidades Motoras, deverá repetir o teste no início da estação onde ocorreu a infração, sem interrupção da contagem do tempo.

4.1.9. Não será concedido uma segunda tentativa ao candidato que não obtiver o desempenho mínimo em quaisquer das etapas.

4.1.10. A pontuação do Circuito de Habilidades Motoras masculino e feminino, será atribuído conforme a tabela I e II a seguir:

Tabela I Circuito de Habilidades Motoras para Homens

Tempo em segundos

Idade / Nota

FAIXA ETÁRIA

89 - 88

87 - 78

77 - 68

67 - 58

57 - 48

47 - 38

18 a 19anos

20 a 29anos

30 a 39anos

40 a 49anos

50 a 59anos

60 a 69anos

10,00

60

61

62

63

64

65

9,50

61

62

63

64

65

66

9,00

62

63

64

65

66

67

8,50

63

64

65

66

67

68

8,00

64

65

66

67

68

69

7,50

65

66

67

68

69

70

7,00

66

67

68

69

70

71

6,50

67

68

69

70

71

72

6,00

68

69

70

71

72

73

5,50

69

70

71

72

73

74

5,00

70

71

72

73

74

75

4,50

71

72

73

74

75

76

4,00

72

73

74

75

76

77

3,50

73

74

75

76

77

78

3,00

74

75

76

77

78

79

2,50

75

76

77

78

79

80

2,00

76

77

78

79

80

81

1,50

77

78

79

80

81

82

1,00

78

79

80

81

82

83

0,50

79

80

81

82

83

84

0,00

80

81

82

83

84

85

Tabela II Circuito de Habilidades Motoras para Mulheres

Tempo em segundos

Idade / Nota

FAIXA ETÁRIA

89 - 88

87 - 78

77 - 68

67 - 58

57 - 48

47 - 38

18 a 19anos

20 a 29anos

30 a 39anos

40 a 49anos

50 a 59anos

60 a 69anos

10,00

61

62

63

64

65

66

9,50

62

63

64

65

66

67

9,00

63

64

65

66

67

68

8,50

64

65

66

67

68

69

8,00

65

66

67

68

69

70

7,50

66

67

68

69

70

71

7,00

67

68

69

70

71

72

6,50

68

69

70

71

72

73

6,00

69

70

71

72

73

74

5,50

70

71

72

73

74

75

5,00

71

72

73

74

75

76

4,50

72

73

74

75

76

77

4,00

73

74

75

76

77

78

3,50

74

75

76

77

78

79

3,00

75

76

77

78

79

80

2,50

76

77

78

79

80

81

2,00

77

78

79

80

81

82

1,50

78

79

80

81

82

83

1,00

79

80

81

82

83

84

0,50

80

81

82

83

84

85

0,00

81

82

83

84

85

86

5. Teste 2: Da Corrida/Caminhada.

5.1. A metodologia para a preparação e execução do Teste 2 (dois) - Corrida/Caminhada obedecerá aos seguintes aspectos:

5.1.1.O teste 2 (dois) - Corrida/Caminhada, o candidato deverá percorrer a maior distância possível no tempo de 12 (doze) minutos.

5.1.2. O candidato poderá deslocar-se durante os 12 (doze) minutos em qualquer ritmo, correndo ou caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir, percorrendo a maior distância possível;

5.1.3. O início e o término do teste serão indicados ao comando da banca examinadora emitido por sinal sonoro;

5.1.4. Após o final do teste o candidato deverá permanecer parado ou se deslocar em sentido perpendicular à pista, sem abandoná-la, até ser liberado pela banca.

5.1.5. Não será permitido ao candidato:

I - uma vez iniciado o teste, abandonar a pista antes de ser liberado pela banca;

II - deslocar-se, no sentido progressivo ou regressivo da marcação da pista, depois de finalizados os 12 (doze) minutos, sem ter sido liberado pela banca;

III - dar ou receber qualquer tipo de ajuda física (como puxar, empurrar, carregar ou segurar na mão etc.).

IV - realizar os testes em jejum;

V - comparecer inadequadamente trajado para o teste;

5.1.6. O Teste 2 (dois) - Corrida/Caminhada de doze minutos deverá ser aplicado em uma pista de atletismo de 400 metros em condições adequadas e marcação escalonada a cada 10 (dez) metros.

5.1.7. É recomendado ao candidato deverá comparecer para o teste Corrida/Caminhada trajado de bermuda, camisa de malha, com manga ou sem manga, tênis e meias.

5.1.8. Não será concedida uma segunda tentativa ao candidato que não obtiver o desempenho mínimo.

5.1.9. A pontuação do Teste Corrida/Caminhada masculino e feminino será atribuída conforme as Tabelas III e IV a seguir:

Tabela III - Corrida/Caminhada de 12 (doze) minutos para homens

Distância percorrida em metros

Idade / Nota

FAIXA ETÁRIA

1989 - 1988

1987 - 1978

1977 - 1968

1967 - 1958

1957 - 1948

1947 - 1938

18 a 19anos

20 a 29anos

30 a 39anos

40 a 49anos

50 a 59anos

60 a 69anos

10,00

2900

2800

2700

2600

2500

2400

9,50

2850

2750

2650

2550

2450

2350

9,00

2800

2700

2600

2500

2400

2300

8,50

2750

2650

2550

2450

2350

2250

8,00

2700

2600

2500

2400

2300

2200

7,50

2650

2550

2450

2350

2250

2150

7,00

2600

2500

2400

2300

2200

2100

6,50

2550

2450

2350

2250

2150

2050

6,00

2500

2400

2300

2200

2100

2000

5,50

2450

2350

2250

2150

2050

1950

5,00

2400

2300

2200

2100

2000

1900

4,50

2350

2250

2150

2050

1950

1850

4,00

2300

2200

2100

2000

1900

1800

3,50

2250

2150

2050

1950

1850

1750

3,00

2200

2100

2000

1900

1800

1700

2,50

2150

2050

1950

1850

1750

1650

2,00

2100

2000

1900

1800

1700

1600

1,50

2050

1950

1850

1750

1650

1550

1,00

2000

1900

1800

1700

1600

1500

0,50

1950

1850

1750

1650

1550

1450

0,00

1900

1800

1700

1600

1500

1400

Tabela IV - Corrida/Caminhada de 12 (doze) minutos para mulheres

Distância percorrida em metros

Idade / Nota

FAIXA ETÁRIA

89 - 88

87 - 78

77 - 68

67 - 58

57 - 48

47 - 38

18 a 19anos

20 a 29anos

30 a 39anos

40 a 49anos

50 a 59anos

60 a 69anos

10,00

2700

2600

2500

2400

2300

2200

9,50

2650

2550

2450

2350

2250

2150

9,00

2600

2500

2400

2300

2200

2100

8,50

2550

2450

2350

2250

2150

2050

8,00

2500

2400

2300

2200

2100

2000

7,50

2450

2350

2250

2150

2050

1950

7,00

2400

2300

2200

2100

2000

1900

6,50

2350

2250

2150

2050

1950

1850

6,00

2300

2200

2100

2000

1900

1800

5,50

2250

2150

2050

1950

1850

1750

5,00

2200

2100

2000

1900

1800

1700

4,50

2150

2050

1950

1850

1750

1650

4,00

2100

2000

1900

1800

1700

1600

3,50

2050

1950

1850

1750

1650

1550

3,00

2000

1900

1800

1700

1600

1500

2,50

1950

1850

1750

1650

1550

1450

2,00

1900

1800

1700

1600

1500

1400

1,50

1850

1750

1650

1550

1450

1350

1,00

1800

1700

1600

1500

1400

1300

0,50

1750

1650

1550

1450

1350

1250

0,00

1700

1600

1500

1400

1300

1200

6. Das Disposições Gerais e Finais

6.1. Nenhum candidato poderá alegar o desconhecimento da presente instrução ou utilizar-se de artifícios de forma a prejudicar o concurso público.

6.2. A prova de capacidade física será aplicada por uma banca examinadora presidida por um professor com habilitação em Educação Física.

6.3. Os imprevistos ocorridos durante a prova de capacidade física serão decididos pelo presidente da banca examinadora.

6.4. Os testes de aptidão física terão caráter unicamente eliminatório e os candidatos considerados aptos ou inaptos, tendo em vista a capacidade mínima necessária para suportar, física e organicamente, as exigências para o desempenho eficiente das funções dos cargos.

6.5. É considerado inapto o candidato que alcançar a media menor que 05 (cinco).

6.6. A escolha do traje e do calçado a serem utilizados nos testes, bem como o aquecimento necessário, será de exclusiva responsabilidade do candidato.

6.7. Todas as alterações deste Edital serão tornadas públicas na forma da lei;

6.8. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso Público Municipal da Prefeitura e a Empresa ACP Informática Ltda.

Rondonópolis - MT, 20 de julho de 2007.

José Cláudio de Melo
Diretor Administrativo e Financeiro