UFT - Universidade Federal do Tocantins - TO

Notícia:   38 vagas para Professor Substituto de até R$ 4.300,00 ofertadas na UFT - TO

UFT - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

EDITAL Nº 134, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2010

SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO 2011.1

O REITOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas as inscrições para selecionar candidatos para o cargo temporário de Professor Substituto nos termos da Lei nº 8.745/93, conforme discriminação a seguir:

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1 A solicitação de Inscrição será realizada, exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br, no horário compreendido entre as 10 horas e 23h59min (observado o horário de Palmas - TO) nos períodos conforme a seguir:

De 06/01/2011 a 09/01/2011 - Abertura de inscrições - somente para as vagas com a titulação de Doutor;

De 13/01/2011 a 16/01/2011 - Abertura de Inscrições - somente para as vagas com a titulação de Mestre. Caso não haja inscritos para as vagas com a titulação de Doutor (previsto na alínea anterior), as inscrições para estas vagas também serão reabertas, neste período, com redução da exigência de Titulação de Doutor para Mestre.

De 20/01/2011 a 23/01/2011 - Abertura de Inscrições - somente para as vagas com a titulação de Especialista. Caso não haja inscritos para as vagas com a titulação de Mestre (previsto na alínea anterior), as inscrições para estas vagas também serão reabertas, neste período, com redução da exigência de Titulação de Mestre para Especialista.

De 27/01/2011 a 30/01/2011 - Abertura de Inscrições - somente para as vagas com a titulação de Graduado. Caso não haja inscritos para as vagas com a titulação de Especialista (previsto na alínea anterior), as inscrições para estas vagas também serão reabertas, neste período, com redução da exigência de Titulação de Especialista para Graduado.

1.2 Após o candidato realizar sua solicitação de inscrição, via internet, um boleto bancário será emitido para pagamento da taxa de inscrição no concurso.

1.2.1 O pagamento do boleto bancário deverá, obrigatoriamente, ser efetuado no Banco do Brasil, para uma maior rapidez no processamento dos dados e na realização do certame, respeitando os prazos estabelecidos pela Lei Eleitoral 9.504/1997.

1.2.2 Em hipótese alguma será aceito agendamento de pagamento de nenhuma natureza (Depósito por envelope ou pagamento programado), nem transferência.

1.3 O Formulário de Solicitação de Inscrição deverá ser preenchido completamente pelo candidato, de acordo com as especificações do Anexo I deste Edital.

1.4 Taxa única de inscrição: R$ 50,00.

1.5 O prazo final para o pagamento das inscrições, de acordo com a formação especificada no item 1.1, deverá estar em conformidade com os prazos dispostos no item 12.

1.5.1 As solicitações de Inscrição, cujos pagamentos forem efetuados fora dos prazos informados no item anterior, e/ou estiverem em desacordo com os itens 1.2, 1.2.1 e 1.2.2, não serão acatadas.

1.6 DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

1.6.1 Poderão pleitear isenção da taxa de inscrição os candidatos que preencherem os seguintes requisitos:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto no 6.135, de 26 de junho de 2007; e

b) for membro de família de baixa renda - aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.

1.6.2 A isenção mencionada no item 1.6.1 deverá ser solicitada mediante requerimento (Anexo III deste edital), devendo ser encaminhado exclusivamente via Fax - 063 3232-8545, para apreciação nos prazos descritos abaixo correspondentes as alíneas do item 1.1:

a) Na abertura de Inscrições: dia 06/01/2011 e o resultado no dia 07/01/2011;

b) Na 1ª Reabertura de inscrições: dia 13/01/2011 e resultado no dia 14/01/2011;

c) Na 2ª Reabertura de inscrições: dia 20/01/2011 e resultado no dia 21/01/2011; e

d) Na 3ª Reabertura de inscrições: dia 27/01/2011 e resultado no dia 28/01/2011.

1.6.3 Os candidatos que tiverem o pedido de isenção indeferido deverão pagar o valor integral da taxa de inscrição até o último dia do prazo previsto no item 1.1.

1.6.4 Solicitações de isenção sem o número do NIS (CadÚnico) serão preliminarmente indeferidas.

1.7 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO

1.7.1 É vedada a inscrição extemporânea.

1.7.2 Não serão aceitos pedidos de alteração de opção de código de vaga/campus/curso/área, após o pagamento da inscrição.

1.7.3 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo no caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração Superior da UFT.

1.7.4 Não serão aceitas solicitações de inscrições via fax e/ou via correio eletrônico.

1.7.5 As informações prestadas na solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, sendo excluído da seleção pública aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

1.7.6 Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste edital.

1.7.7 A COPESE não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

1.7.8 O candidato deverá concorrer apenas para uma vaga. Havendo mais de uma inscrição, prevalecerá a última inscrição paga conforme item 1.7 e 1.7.2.

2. DOCUMENTAÇÃO

2.1 Os candidatos deverão apresentar "Currículo" devidamente comprovado e os respectivos documentos para a avaliação de títulos nos locais descritos abaixo, de acordo com o Campus ao qual está concorrendo até o dia 03/02/2011, nos seguintes endereços:

2.1.1 ARAGUAÍNA: nas respectivas Coordenações dos Cursos, Campus Universitário de Araguaína - Av. Paraguai s/n, Esquina com a rua Uxiramas - Setor Cimba, CEP: 77824-838, Araguaína - TO. Fone Geral: (63) 2112-2201/2202.

2.1.2 GURUPI: nas respectivas Coordenações dos Cursos, Campus Universitário de Gurupi - UFT - Rua Padejós, Lt. 07, Chácara 69/72, Zona Rural, Caixa Postal 66, CEP 77402-970, Fone Geral: (63) 3311-3500, FAX: (63) 3311-3501;

2.1.3 MIRACEMA: nas respectivas Coordenações dos Cursos, Campus Universitário de Miracema - UFT - Rua Lourdes Solino, s/no, Setor Universitário, Miracema - TO. CEP: 77650-000, Fone: (63) 3366-8602;

2.1.4 PALMAS: Recursos Humanos - Campus Universitário de Palmas - UFT - Avenida NS 15, ALCNO 14, CEP: 77.001-090, saída para Paraíso, Bloco II - Piso Superior, Fone (63)3232-8082, Contato: Dimas;

2.1.5 PORTO NACIONAL: nas respectivas Coordenações dos Cursos, Campus Universitário de Porto Nacional - UFT - Rua: 3, quadra: 17, Jardim dos Ipês s/n°, CEP: 77500-000, Fone: (63)3363- 0510.

2.2 Faz-se necessária a apresentação da documentação original ou apresentação de cópia autenticada em cartório para efeitos de pontuação na avaliação de títulos, prevista no item 5.

2.2.1 Os documentos também poderão ser conferidos com o original nos locais mencionados no item 2.1 e seus subitens, através da apresentação do original e de uma cópia.

2.3 Candidatos de outras localidades poderão enviar a documentação necessária por Sedex nos endereços apresentados acima.

2.3.1 O Sedex deve ser postado até o dia 31 de janeiro de 2011.

2.4 O candidato que não entregar e/ou enviar o "Currículo", conforme itens anteriores, será eliminado do processo seletivo, sendo-lhe vetada a participação nas demais etapas.

3. JORNADA DE TRABALHO

3.1 De acordo com a necessidade de cada curso, a jornada de trabalho dos candidatos que vierem a ser contratados poderá ser cumprida nos turnos diurno e/ou noturno, nos regimes de 20 horas/semanais (mínimo de 12 créditos) e/ou 40 horas/semanais (mínimo de 16 créditos), conforme Regime de Trabalho e Área/Disciplina descritos no quadro de vagas.

3.2 A modulação do docente em disciplinas será compatível com as necessidades do curso, campus e das diretrizes da Pró-Reitoria de Graduação.

3.3 As aulas poderão ser moduladas no semestre de ingresso do professor substituto para regularização da oferta prevista para o semestre letivo. Além disso, as aulas poderão ser oferecidas fora do período letivo.

4. DA SELEÇÃO

4.1 A seleção constará de:

a) Entrevista e Análise de Curriculum Vitae;

b) Avaliação de Títulos; e

c) Prova Didática.

4.2 O sorteio do tema para a prova didática será público e feito pela Coordenação do Curso no dia 08 de fevereiro de 2011, no período da manhã.

4.3 A Entrevista e Análise de Curriculum Vitae e a Prova Didática terão caráter eliminatório e classificatório.

4.4 A Avaliação de Títulos terá caráter classificatório.

4.5 Serão aprovados os candidatos que atingirem o maior número de pontos, de acordo com o número de vagas constantes do ANEXO I.

5. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

5.1 Para os títulos relacionados nas alíneas "A", "B" e "D" do ANEXO II, deve ser apresentado diploma, devidamente registrado, expedido por instituição oficial ou reconhecida conforme legislação brasileira, ou ainda, poderá ser aceita certidão ou declaração da instância superior ou departamento responsável pela expedição de diplomas, especificando que a pessoa/candidato concluiu todas as exigências do programa, e aguarda a expedição do diploma de conclusão do curso, conforme prevê a legislação.

5.2 O documento relacionado na alínea "C" do ANEXO II somente será aceito se for expedido por instituição oficial ou reconhecida pelo MEC e indicar a carga horária.

5.2.1 Para fins de pontuação na Avaliação de Títulos, diplomas e certificados expedidos no exterior, somente serão considerados com reconhecimento oficial de Instituição de Ensino Superior do Brasil.

5.3 Para receber a pontuação relativa ao título relacionado nas alíneas "E" do ANEXO II, o candidato deverá entregar cópia legível das páginas contendo:

a) corpo editorial e/ou dados da editora;

b) resumo ou introdução que comprovem a autoria do texto;

c) indicação do ISSN ou ISBN da publicação.

5.4 Para receber a pontuação relativa aos títulos relacionados na alínea "G", o candidato deverá apresentar:

a) ato do dirigente máximo da Instituição, acompanhado de declaração que indique o período da realização das atividades.

5.5 Todo documento expedido em língua estrangeira, exceto aquele relacionado na alínea "E", do ANEXO II, somente será considerado quando traduzido para a língua portuguesa por tradutor juramentado.

6. DA ENTREVISTA E ANÁLISE DE CURRÍCULO

6.1 A Entrevista e a Análise Curricular seguirão os critérios apresentados na tabela abaixo:

Critérios para realização das Entrevistas

Pontuação por item entrevistado

a) Atividades do Curriculum Vitae vinculados à função de professor (Na).

Será atribuído de 0 a 10 pontos

b) Atividades do Curriculum Vitae em relação às disciplinas/áreas disponíveis para a vaga (Nb).

Será atribuído de 0 a 10 pontos

c) Disponibilidade do candidato em relação aos horários das disciplinas do curso (Nc).

Será atribuído de 0 a 10 pontos

d) Disponibilidade do candidato em relação à orientação de alunos (Nd).

Será atribuído de 0 a 10 pontos

Nota da Entrevista (NE)

NE = Na+Nb+Nc+Nd/10

Pontuação mínima na NE para ser classificado para a fase seguinte

02 pontos

Pontuação máxima na NE

04 pontos

6.2 Cada Coordenação de Curso deverá marcar as entrevistas com seus respectivos candidatos, de acordo com o cronograma apresentado no item 12.

6.3 Será eliminado do concurso o candidato que obtiver nota inferior a 2,0 (dois) pontos na Entrevista.

7. DA PROVA DIDÁTICA

7.1 A prova didática consistirá de uma aula teórica, ministrada em nível de graduação, no dia 11 de fevereiro de 2011, sobre o tema sorteado dentre os contidos nos Objetos de Avaliação descritos no ANEXO I deste edital.

7.2 A Prova Didática valerá de 0 a 6 pontos.

7.3 A nota final da Prova Didática será a média aritmética das notas individuais atribuídas pelos membros da Banca Examinadora.

7.4 A Prova Didática terá a duração de até 30 minutos para exposição e, até 10 minutos para arguição.

7.5 Caberá ao candidato decidir sobre a forma de abordagem, bem como de apresentação do tema escolhido, sendo-lhe facultado o uso de recursos audiovisuais, que não serão disponibilizados pela COPESE ou pela Universidade Federal do Tocantins. Não será acrescido tempo extra para montagem deste(s) recurso(s).

7.6 Na Prova Didática, a Banca Examinadora avaliará o candidato quanto:

a) à capacidade de organizar ideias sobre o tema sorteado e de expô-las ao nível do aluno;

b) à objetividade e ao espírito crítico;

c) ao domínio do tema sorteado;

d) à coerência entre o plano de aula apresentado e o desenvolvimento da aula.

7.7 O candidato deverá entregar 3 (três) vias do seu plano de aula para a Prova Didática no início da sua avaliação. O plano de aula também será objeto de avaliação pela banca.

7.7.1 O candidato que não entregar as 3 vias do seu plano de aula será automaticamente eliminado do concurso. Sendo lhe vetada a participação nas demais etapas.

7.8 O candidato poderá ser arguido ao final de sua exposição por qualquer membro da Banca Examinadora.

7.9 Será eliminado do concurso o candidato que obtiver nota inferior a 3,0 (três) pontos na prova didática.

8. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

8.1 Em caso de empate na Nota Final do Concurso, terá preferência o candidato que obtiver:

a) maior nota na prova didática;

b) maior nota na entrevista;

c) maior nota na Avaliação de Títulos do item 5.

8.1 Persistindo o empate, terá preferência o candidato de idade mais elevada, de acordo com o Parágrafo Único do art. 27 da Lei nº 10.741/03 (Estatuto do Idoso).

9. DOS RECURSOS

9.1 O(s) recurso(s) contra o resultado provisório deve(m) ser encaminhados através do Fax (63) 3232-8545 , obedecendo ao prazo estabelecido no cronograma, item 12

9.2 Os resultados dos recursos serão divulgados em 18 de fevereiro de 2011 no endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos. Porém, será disponibilizada cópia do resultado do recurso aos que solicitarem diretamente à Comissão Permanente de Seleção (COPESE).

9.3 Em hipótese alguma será aceito pedido de revisão de recurso e/ou recurso de recurso.

10. DA REMUNERAÇÃO

10.1 A remuneração obedecerá aos critérios das tabelas abaixo e será composta do Vencimento Básico, Retribuição por Titulação (RT) e Gratificação Específica do Magistério Superior (GEMAS):

TITULAÇÃO

REGIME = 40 HORAS

DOUTOR

4.300,00

MESTRE

3.016,52

GRADUADO COM ESPECIALIZAÇÃO

2.265,78

GRADUADO

2.130,33

TITULAÇÃO

REGIME - 20 HORAS

DOUTOR

2.518,30

MESTRE

1.993,04

GRADUADO COM ESPECIALIZAÇÃO

1.645,96

GRADUADO

1.536,46

10.2 A remuneração dos professores substitutos dar-se-á em observância às classes e níveis estabelecidos para a carreira de Magistério Superior pelo Decreto 94.664/87 e legislação correlata.

10.3 A remuneração dos professores substitutos corresponderá à titulação no nível 1 da classe do título que possui, salvo o disposto no item 10.4.

10.4 Em nenhuma hipótese haverá pagamento de remuneração superior ao nível 1 da classe do professor substituído.

10.5 O professor fará jus à remuneração correspondente à classe de ingresso na função, sendo vedada qualquer alteração posterior em razão de titulação superveniente.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 As Entrevistas e Avaliações de Títulos serão realizadas no dia 07 de fevereiro de 2011.

11.2 As Provas Didáticas serão realizadas no dia 11 de fevereiro de 2011.

11.3 O resultado provisório será publicado pela COPESE no endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br, no menu "Seleções", até as 18h do dia 15 de fevereiro de 2011.

11.4 O resultado final será publicado pela COPESE no endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br, no menu "Seleções", no dia 18 de fevereiro de 2011.

11.5 O prazo de validade da Seleção será de 1 (um) ano, contado a partir da data de publicação do edital de homologação de resultado final, podendo ser prorrogada por igual período.

11.6 Os candidatos não-classificados poderão reaver seus documentos, na congregação do curso onde fez sua inscrição, até 30 dias após a data de publicação do resultado final.

11.7 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Curso em questão.

12. CRONOGRAMA

DATA

ATIVIDADE

10/12/2010

Publicação do Edital.

06 a 09/01/2011

Período de inscrições para as vagas com exigência do título de doutor (Professor Adjunto). Caso não haja inscritos para as vagas com a titulação de Doutor, as inscrições para estas vagas serão reabertas de 13/01/2011 a 16/01/2011 com redução da exigência de Titulação de Doutor para Mestre.

10/01/2011

Último dia para pagamento de inscrições (Professor Adjunto)

13 a 16/01/2011

Período de inscrições para as vagas com exigência do título de mestre (Professor Assistente). Caso não haja inscritos para as vagas com a titulação de Mestre, as inscrições para estas vagas serão reabertas de 20/01/2011 a 23/01/2011 com redução da exigência de Titulação de Mestre para Especialista.

17/01/2011

Último dia para pagamento de inscrições (Professor Assistente)

20 a 23/01/2011

Período de inscrições para as vagas com exigência do título de especialista (Auxiliar de ensino). Caso não haja inscritos para as vagas com a titulação de Especialista, as inscrições para estas vagas serão reabertas de 27/01/2011 a 30/01/2011 com redução da exigência de Titulação de Especialista para Graduado.

24/01/2011

Último dia para pagamento de inscrições (Auxiliar de Ensino)

27 a 30/01/2011

Período de inscrição para graduados.

31/01/2011

Último dia para pagamento de inscrições

03/02/2011

Prazo final para entrega do "Currículo" devidamente comprovado e os respectivos documentos para a avaliação de títulos.

04/02/2011

Divulgação dos inscritos, local e horário de realização das entrevistas.

07/02/2011

Entrevistas e Avaliação de Títulos.

08/02/2010

Sorteio do tema para a prova didática (manhã)

Até as 12h do dia 08/02/2011

Entrega das Atas das Entrevistas e das Avaliações de Títulos pelas Coordenações.

09/02/2011

Divulgação dos classificados nas entrevistas e dos temas sorteados.

10/02/2011

Divulgação do local e horário de realização das Provas didáticas.

11/02/2011

Provas didáticas.

Até as 12h do dia 14/02/2011

Entrega das atas de resultados à COPESE.

Até as 18h do dia 15/02/2011

Divulgação do Resultado Provisório.

16/02/2011

Interposição de Recursos.

18/02/2011

Resposta aos Recursos e Resultado Final.

JOSÉ EXPEDITO CAVALCANTE
em Exercício

ANEXO I

QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS E OBJETOS DE AVALIAÇÃO

C
ó
d.

Campus

Curso


 
d
e
 
V
a
g
a
s

c/h

Área / Disciplina

Formação Mínima Exigida

Período de inscrição

C
l
a
s
s
e

Objetos de Avaliação

1

Araguaína

Geografia

01

20h

Geografia Regional do Espaço Mundial / Geografia Regional do Brasil / Geografia do Turismo

Graduação em Geografia e Mestrado em Análise Regional e Regionalização ou Planejamento Regional ou Planejamento Urbano ou em Geografia

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

A
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s
i
s
t
e
n
t
e

1. O conceito de Região na geografia tradicional ou na geografia clássica. 2. O conceito de Região na nova geografia ou geografia teorética- quantitativa. 3. O conceito de Região na nova geografia crítica e nas novas tendências. 4. O novo contexto mundial e a atualidade do conceito de região. 5. A configuração do mundo atual e os blocos econômicos.

2

Araguaína

Geografia

01

20h

Geografia da População e dos Movimentos Migratórios I e II / Elementos de Matemática e Estatística

Graduação em Geografia e Mestrado em Geografia ou Demografia

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

A
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s
i
s
t
e
n
t
e

1. Teorias demográficas. 2. Demografia e estrutura populacional. 3. Migrações. 4. Formação Populacional do Brasil. 5. "Raças", Religiões e Conflitos.

3

Araguaína

Geografia

01

20h

Biogeografia / Hidrografia / Solos Tropicais e Usos da Terra

Graduação em Geografia e Mestrado em Geografia ou Ciências Ambientais ou Biologia

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

A
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s
i
s
t
e
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t
e

1. Biomas brasileiros. 2. Dispersão. 3. Especiação e extinção. 4. Status da biodiversidade. 5. Diversidade de espécies em habitats marinhos e costeiros

4

Araguaína

Geografia

01

20h

Metodologia da Pesquisa / Filosofia da Educação / Didática

Graduação em Pedagogia e

Mestrado em Educação

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

A
s
s
i
s
t
e
n
t
e

1. A ação docente nas diferentes tendências pedagógicas. 2. A didática como atividade integradora do processo ensino/ aprendizagem. 3. Planejamento e recursos didáticos no processo de ensino/ aprendizagem. 4. A Didática na relação educador e educando no processo de avaliação. 5. O papel da investigação no processo de formação docente.

5

Araguaína

História

01

40h

Filosofia da Educação (História) / Sociologia da Educação (Geografia) / Filosofia da Educação (Matemática) / Sociologia da Educação (Letras)

Graduação em História ou em Ciências Sociais e Mestrado em História ou em Ciências Sociais

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

A
s
s
i
s
t
e
n
t
e

1. As transformações políticas e sociais do século XX e a educação escolar. 2. A relação entre a filosofia e filosofia da educação. 3. As principais tendências pedagógicas do século XX e seus teóricos. 4. A educação escolar no século XXI. 5. Sociologia e Sociologia da Educação.

6

Araguaína

Letras

01

40h

Literatura Brasileira I: Romantismo e Desdobramentos / Literatura Brasileira II: Romantismo e Desdobramentos / Literatura Brasileira III: Modernismo / Literatura Brasileira IV: Contempora- neidade

Graduação em Letras: Português/ Inglês; ou Letras: Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas com Especialização em Literatura, ou Estudos Linguísticos e Literários, ou Estudos Literários e Doutorado em Literatura ou em Estudos Linguísticos e Literários ou em Estudos Literários ou em Literatura Comparada

06/01 a 09/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de doutor.

A
d
j
u
n
t
o

1. A poesia brasileira do período romântico. 2. Romantismo e Regionalismo no Brasil. 3. José de Alencar e o romance Romântico no Brasil. 4. Carlos Drummond de Andrade e a poesia moderna. 5. A prosa brasileira na contemporaneidade.

7

Araguaína

Letras

01

40h

Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I / Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II / Investigação Da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa III

Graduação em Letras: Português/Inglês; ou Letras: Inglês; com Especialização em Letras, ou Linguística Aplicada, ou Estudos Linguísticos, ou Estudos da Linguagem ou Língua Inglesa e Mestrado em Letras ou Linguística Aplicada ou Estudos Linguísticos ou Estudo da Linguagem ou Língua Inglesa

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

A
s
s
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s
t
e
n
t
e

1. Applied linguistics in language teaching. 2. Teaching phonetics, phonology and speech competences. 3. Methods and approaches of English Foreign Language (EFL) teaching: an overview. 4. The role of didactic materials in EFL teaching. 5. Integrated skills in the English language classroom: theoretical and practical issues.

8

Araguaína

Letras

01

40h

Prática de Produção Textual / Prática de Produção Textual (em outros cursos)

Graduação em Letras: Português/ Inglês; ou Letras: Português, com Especialização em Letras ou Linguística Aplicada ou Estudos Linguísticos ou Estudos da Linguagem ou Língua Portuguesa e Mestrado em Letras ou Linguística Aplicada ou Estudos Linguísticos ou Estudo da Linguagem ou Língua Portuguesa

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

A
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t
e

1. Texto e Textualidade. 2. Linguagem oral e linguagem escrita. 3. Coesão e coerência textuais. 4. Gêneros textuais e fatores de textualidade. 5. Convergência entre leitura e produção textual.

9

Araguaína

Medicina Veterinária

01

40h

Obstetrícia Veterinária / Semiologia Veterinária / Fisiologia da Reprodução e Inseminação Artificial

Graduação em Medicina Veterinária e Doutorado em Medicina Veterinária ou Cirurgia Veterinária ou Ciência Animal com Área de Concentração em Obstetrícia Veterinária

06/01 a 09/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de doutor

A
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o

1. Endocrinologia da gestação. 2. Parto Normal: desencadeamento e fases. 3. Estática Fetal: distocias de causa fetal, apresentações, posições e atitudes distócicas e correções das distocias fetais. 4. Eficiência reprodutiva nas espécies de produção. 5. Aspectos gerais da inseminação artificial em bovinos.

10

Araguaína

Medicina Veterinária

01

40h

Anestesiologia / Práticas Ambulatoriais em Pequenos Animais / Farmacologia e Terapêutica Veterinária

Graduação em Medicina Veterinária e Doutorado em Medicina Veterinária ou Cirurgia Veterinária ou Ciência Animal com Área de Concentração em Anestesiologia Veterinária

06/01 a 09/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de doutor

A
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t
o

1. Medicação pré-anestésica. 2. Anestesia dissociativa. 3. Anestesia geral injetável. 4. Anestesia geral inalatória. 5. Dor e analgesia.

11

Araguaína

Medicina Veterinária

01

40h

Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos I / Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos II / Anatomia Animal (Zootecnia)

Graduação em Medicina Veterinária e Doutorado em Medicina Veterinária

06/01 a 09/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de doutor

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1. Sistema esquelético. 2. Sistema muscular. 3. Sistema respiratório. 4. Sistema circulatório. 5. Sistema digestório.

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Gurupi

Agronomia

01

40h

Entomologia Geral / Entomologia Agrícola / Ecologia

Graduação em Agronomia e Mestrado em Agronomia ou Entomologia ou Produção Vegetal

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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1. Morfologia interna e externa dos insetos. 2. Fisiologia básica: alimentação e digestão. 3. Biologia do desenvolvimento. 4. Fluxo de energia e matéria nos ecossistemas. 5. Bases ecológicas do manejo de pragas.

13

Gurupi

Agronomia

01

40h

Fitopatologia Agrícola / Microbiologia / Patologia de Sementes

Graduação em Agronomia e Mestrado em Agronomia ou Fitopatologia ou Produção Vegetal

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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e

1. Micro- organismos causadores de doenças em plantas. 2. Diagnóstico das doenças em plantas agrícolas. 3. Cultivo de micro- organismos em meio de cultura. 4. Uso de equipamentos em laboratório de microbiologia. 5. Manejo integrado de doenças em plantas.

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Miracema

Pedagogia

01

20h

Introdução a Filosofia (Matutino) / Filosofia da Educação (Noturno) / Introdução à Filosofia (Noturno)

Graduação em Filosofia e Mestrado em Educação

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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1. O pensar filosófico e o pensar comum. 2. O que é conhecimento. 3. Razão e verdade no pensamento filosófico. 4. Educação e filosofia. 5. Racionalismo, empirismo e pragmatismo na educação. 6. Educação e relações de poder na escola. 7. Teorias éticas 8. Valores morais e formação humana. 9. Ética e política. 10. Ética e educação.

15

Palmas

Administração

01

40h

Teoria das Organizações I / Teoria das Organizações II / Organizações e Métodos II / Gestão Ambiental

Graduação em Administração e Mestrado em Administração ou Economia ou Ciências Sociais ou Sociologia ou Desenvolvimento Regional ou Contabilidade ou Educação ou Psicologia

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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e

1. Teoria geral da administração. 2. Sociologia das organizações. 3. Organizações, Sistemas e Métodos. 4. Logística e Produção. 5. Gestão ambiental. 6. Tecnologias e inovações nas organizações. 7. Sociologia do trabalho.

16

Palmas

Arquitetura e Urbanismo

C
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40h

Desenho Técnico / Projeto de Urbanismo I / Projeto de Urbanismo III / Informática Aplicada à Arquitetura

Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre

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e

1. Projeções Ortogonais. 2. NBR 6492 - representação de projetos de arquitetura. 3. Metodologia de projeto de arquitetura. 4. Informática aplicada ao projeto de arquitetura. 5. Estatuto da cidade e plano diretor.

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Palmas

Ciências Contábeis

01

40h

Contabilidade Básica I / Contabilidade Básica II / Contabilidade Intermediária

Graduação em Ciências Contábeis e Mestrado em Ciências Contábeis ou Administração ou Desenvolvimento Regional ou Agronegócios ou Ciências do Ambiente ou Engenharia da Produção ou Economia ou Sistemas da Informação ou Ciências da Computação

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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e

1. Livros da contabilidade. 2. Plano de contas: conceito, estrutura geral. 3. Inventário Permanente: método PEPS, UEPS, CUSTO MÉDIO. 4. Registro das operações com mercadorias pelo Inventário Permanente: compra de mercadoria à vista e a prazo. 5. Demonstração de fluxo de caixa.

18

Palmas

Ciências Contábeis

01

40h

Contabilidade Avançada / Análise das Demonstrações Contábeis / Controladoria

Graduação em Ciências Contábeis e Mestrado em Ciências Contábeis ou Administração ou Desenvolvimento Regional ou Agronegócios ou Ciências do Ambiente ou Engenharia da Produção ou Economia ou Sistemas da Informação ou Ciências da Computação

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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e

1. Investimentos - método da equivalência patrimonial. 2. Reorganização de sociedades: incorporação, cisão, fusão. 3. Análise vertical e horizontal. 4. Alavancagem operacional e financeira. 5. A controladoria integrada no processo de gestão.

19

Palmas

Ciências Econômicas

01

40h

Economia Política / Teoria Econômica / História Econômica

Graduação em Ciências Econômicas e Mestrado em Economia ou Desenvolvimento Regional ou Sociologia / Ciências Sociais ou História ou Desenvolvimento Econômico

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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e

1. Equilíbrio de mercado (demanda e oferta) e elasticidade. 2. Teoria do consumidor: utilidade e preferências. 3. Teoria da firma: maximização dos lucros. 4. Mercantilistas e fisiocratas. 5. Os economistas clássicos. 6. Teoria do valor - trabalho. 7. Teoria da mais-valia e mais-valia extraordinária. 8. Processo de acumulação do capital e desemprego. 9. Capital de movimento: ciclos, reprodução e rotação. 10. Revolução industrial e capitalismo concorrencial.

20

Palmas

Ciências Econômicas

01

40h

Contabilidade Nacional / Teoria Microeconômica / Teoria Macroeconômica

Graduação em Ciências Econômicas e Mestrado em Economia ou Economia Aplicada ou Desenvolvimento Regional ou Desenvolvimento Regional e Agronegócios ou Desenvolvimento Econômico

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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e

1. Equilíbrio de mercado (demanda e oferta) e elasticidade. 2. Teoria do consumidor: utilidade e preferências. 3. Teoria da firma: maximização dos lucros. 4. Estruturas de mercado: monopólio e oligopólio. 5. Contas nacionais: agregados macroeconômicos. 6. Registro de transações internacionais no âmbito das contas nacionais. 7. Matriz insumo- produto. 8. Modelos macroeconômicos de determinação da renda. 9. Modelo IS-LM e demanda agregada. 10. Curvas de Phillips e oferta agregada.

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Palmas

Comunicação Social

01

40h

Jornalismo interpretativo / Legislação e ética no jornalismo / Optativa

Graduação em Comunicação Social / Jornalismo e Mestrado em qualquer área

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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e

1. O Jornalismo interpretativo como gênero. 2. O papel social do jornalismo e a ética profissional. 3. Aspectos legais do fazer jornalístico. 4. Jornalismo interpretativo no Brasil. 5. Responsabilidades éticas do jornalismo.

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Palmas

Comunicação Social

01

40h

Fundamentos Teóricos da Produção do Rádio / Comunicação Comparada / Optativa

Graduação em Comunicação Social (qualquer habilitação) e Mestrado em qualquer área.

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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1. Gêneros Jornalísticos e novas Tecnologias. 2. Radioweb e Jornalismo. 3. Estrutura da Informação Radiofônica. 4. Jornalismo Multimídia. 5. Contribuições da análise comparativa para o jornalismo.

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Palmas

Comunicação Social

01

40h

Introdução á Publicidade e Propaganda / Estética e Comunicação / Redação, Expressão Oral e Estilística / Optativa

Graduação em Comunicação Social (qualquer habilitação) ou Comunicação Visual e Mestrado em qualquer área.

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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1. Influências do Marketing no Jornalismo. 2. A estrutura e as atribuições de uma Agência de Publicidade. 3. O Papel da Imagem no Jornalismo. 4. Contribuições da Estética na finalização de produtos Jornalísticos. 5. Especificidades da Redação numa Agência de Comunicação.

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Palmas

Direito

01

40h

História do Direito / Direito Administrativo I / Direito Administrativo II / Laboratório de Prática Jurídica I

Graduação em Direito e Mestrado em Direito

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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e

1. O Direito Administrativo: sua posição, fontes e conceitos; sua codificação. 2. Sujeitos do Direito Administrativo. 3. Pessoas administrativas. 4. A administração Pública. 5. Teoria Geral do Serviço Público. 6. Responsabilidade do Estado pelos atos de seus agentes. 7. Dos atos administrativos: conceito, características, classificação, requisitos invalidade, atos nulos e anuláveis. 8. Da licitação. Dos contratos administrativos: conceito, espécie, controle e fiscalização. 9. Do controle da administração pública: conceito, modalidade, privilégios da administração pública em juízo. 10. Domínio Público, bens públicos.

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Palmas

Direito

01

40h

Escritório Modelo de Assistência Jurídica II / Escritório Modelo de Assistência Jurídica III / Escritório Modelo de Assistência Jurídica IV / Laboratório de Práticas Jurídicas II

Graduação em Direito e Mestrado em Direito e Inscrição na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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1. Petição inicial: Conceito, requisitos. Pedidos: espécie, modificação, cumulação; 2. Processo e procedimento: natureza e princípios, formação, suspensão e extinção; 3. Recursos do Processo Civil: conceito, fundamentos, princípios, classificação, pressupostos intrínsecos e extrínsecos de admissibilidade, efeito, juízo de mérito; 4. Juizado Especial Cível Estadual e Federal: competências e instrumentos; 5. Responsabilidade civil do Estado e do particular; 6. Direito da Família: casamento, regime dissolução, parentesco e filiação; 7. União Estável: caracterização, efeitos alimentícios e sucessórios, dissolução; 8. Processo do trabalho: fontes, princípios, competências e classificação das ações trabalhistas; 9. Previdência Social: finalidade, princípios, beneficiários, filiação, inscrição, manutenção e perda da qualidade de segurado, período de carência, salário- de- benefício, RMI e RMB; 10. Prestações Previdenciárias: auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial, salário-maternidade, salário-família, pensão por morte, auxílio reclusão.

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Palmas

Engenharias Civil e Elétrica - Reuni

01

20h

Desenho Assistido por Computador / Projeto de Arquitetura

Graduação em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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1. Software AutoCAD 2D. 2. Software AutoCAD 3D. 3. Programa de Necessidade. 4. Projeto arquitetônico de pequeno porte. 5. Projeto arquitetônico de grande porte.

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Palmas

Engenharia de Alimentos

01

20h

Fenômenos dos Transportes I / Fenômenos dos Transportes II / Operações Unitárias III

Graduação em Engenharia de Alimentos e Mestrado em Ciência dos Alimentos ou Tecnologia de Alimentos ou Engenharia de Alimentos

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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1. Classificação de Escoamentos, Regimes Laminar e Turbulento. 2. Propriedades Macroscópicas dos Fluidos. 3. Definição dos Mecanismos de Transporte de Calor: Condução, Convecção e Radiação. 4. Transferência de Massa. 5. Destilação, Cristalização e Absorção.

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Palmas

Engenharia de Alimentos

01

20h

Engenharia Bioquímica / Biotecnologia de Alimentos / Desenho Técnico / Embalagem de Alimentos

Graduação em Engenharia de Alimentos e Mestrado em Ciência dos Alimentos ou Tecnologia de Alimentos ou Engenharia de Alimentos

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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1. Cinética de Processos Fermentativos. 2. Organismos e Vegetais Geneticamente Modificados. 3. Embalagens Plásticas, Metálicas, Celulósicas e de Vidro. 4. Estabilidade de Alimentos. 5. Desenho de Fluxograma de Utilidades (Vapor, Água, Gás, Eletricidade e Ar Comprimido).

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Palmas

Pedagogia

01

20h

Princípios e Métodos de Supervisão Educacional / Supervisão Educacional do Ensino Médio / Projetos da Prática Pedagógica - Estágio Supervisiona- do

Graduação em Educação e Mestrado em Educação

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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e

1. Aspectos Históricos, Sociais e Políticos da Supervisão Escolar no Brasil. 2.As Funções do Supervisor. 3. Princípios Fundamentais que sustentam a atuação do Pedagogo. 4. A Organização da Educação, do Ensino Médio e os Fundamentos da Supervisão Escolar. 5. A Estruturação do Serviço de Supervisão Escolar no Âmbito das Escolas de Ensino Médio.

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Palmas

Ciência da Computação

01

40h

Programação Distribuída / Programação Comercial / Desenvolvimento de Sistemas / Introdução á Programação

Graduação em Computação ou Sistemas de Informação ou Sistema para Internet ou Processamento de Dados ou Redes de Computadores ou Informática ou outra na área da Informática e Mestrado em Computação ou Sistemas de Informação ou Sistema para Internet ou Processamento de Dados ou Redes de Computadores ou outro na área da Informática

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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1. Técnicas de Programação Distribuída. 2. Metodologia de Desenvolvimento de Programas para Web. 3. Desenvolvimento de Programas sob Ambiente Amigáveis. 4. Gerenciamento do Ciclo de Vida do Sistema. 5. Determinação dos Requisitos de um Sistema.

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Palmas

Ciência da Computação

01

40h

Leitura e Produção de Textos / Inglês I / Inglês II / Informática da Educação

Graduação em Computação ou Sistema de Informação ou Letras ou Pedagogia ou Filosofia ou Administração ou Economia ou Direito e Mestrado em Computação ou Sistema de Informação ou Letras ou Pedagogia ou Filosofia ou Administração ou Economia ou Direito

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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1. Análise de Funções da Linguagem e Níveis de Leitura. 2. Análise de Textos utilizando Inglês Instrumental. 3. Estratégias de Leitura e Compreensão de Textos em Inglês. 4. Instrumentação Tecnológica do Ensino. 5. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

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Palmas

Ciência da Computação

01

40h

Linguagens Formais, Autômatos e Compatibilidade / Compiladores / Sistemas Distribuídos / Introdução á Informática

Graduação em Computação ou Sistemas de Informação ou Sistema para Internet ou Processamento de Dados ou Redes de Computadores ou Informática ou outra na área da Informática e Mestrado em Informática ou Tecnologia da Informação

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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e

1. Propriedades das Linguagens. 2. Métodos de Redução de Problemas. 3. Análise Léxica e Sintática. 4. Problemas Básicos em Computação Distribuída. 5. Comunicação entre Processos.

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Palmas

Ciência da Computação

01

40h

Administração / Empreendedo- rismo / Metodologia Científica / Computador e Sociedade

Graduação em Computação ou Sistemas de Informação ou Administração ou Economia ou Ciências Contábeis ou Direito ou Pedagogia e Mestrado em Informática ou Administração

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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1. Análises de Balanço, Estoques e Produção. 2. Mecanismos e Procedimentos para Criação de Empresas. 3. Elaboração de Relatórios Técnicos e Acadêmicos. 4. Aspectos Sociais, Econômicos, Legais e Profissionais da Computação. 5. Mercado de Trabalho em Tecnologia da Informação.

34

Palmas

Ciência da Computação

01

40h

Projeto de Sistemas / Fundamentos de Sistemas de Informação / Engenharia de Software / Linguagens de Programação

Graduação em Computação ou Informática ou Sistemas de Informação ou Processamento de Dados ou Sistema para Internet ou Redes de Computadores ou outra na área de Informática e Mestrado em Computação ou Informática ou Sistemas de Informação ou Processamento de Dados ou Sistema para Internet ou Redes de Computadores ou outra na área de Informática

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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1. Integração de Sistemas e Gerenciadores de Banco de Dados. 2. Ferramentas de Desenvolvimento de Projetos. 3. Fundamentos e Classificação de Sistemas de Informação. 4. Processo de Desenvolvimento de Software. 5. Paradigmas de Linguagens de Programação.

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Porto Nacional

Geografia

01

40h

Cartografia / Estágio em Órgão Públicos/Privados / Optativa

Graduação em Geografia e Mestrado na área de Ciências Humanas ou Ciências Agrárias ou Geociências

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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1. Conceitos Básicos de Cartografia. 2. Práticas de Cartografia no Ensino Básico. 3. Cartografia e suas Tecnologias. 4. Leis e Diretrizes do Estágio. 5. Normatização a cerca do profissional do Geógrafo.

36

Porto Nacional

Geografia

01

40h

Metodologia de Pesquisa / Tópicos de Geografia / Técnica de Pesquisa em Geografia / Seminário Temático II / Seminário Temático III

Graduação em Geografia e Doutorado na área de Ciências Humanas

06/01 a 09/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de doutor

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1. Métodos e Técnicas de Pesquisa. 2. Elaboração de Projetos em Geografia. 3. Conceitos e Temas Geográficos. 4. A questão ambiental e geografia. 5. Globalização e Geografia.

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Porto Nacional

História

01

20h

Filosofia da Educação / Sociologia da Educação / História Contemporânea I

Graduação em História e Mestrado em História

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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1. Filosofia da Educação: Perspectivas e Tendências no Ensino Fundamental e Médio. 2. A Contribuição da Sociologia para as Novas Práticas Pedagógicas. 3. Seleção e Organização do Conteúdo Didático. 4. Os Impactos da Revolução Industrial no Ocidente Europeu. 5. O Nascimento do Movimento Operário.

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Porto Nacional

História

01

20h

Psicologia do Desenvolvimento / Psicologia da Aprendizagem

Graduação em Psicologia e Mestrado em Psicologia ou Educação ou Psico- Aprendizagem

13/01 a 16/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de mestre.

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1. As Concepções Epistemológicas de Base para as Teorias Psicológicas: o Inatismo, o Empirismo e o Interacionismo. 2. Caracterização dos Distúrbios de Desenvolvimento e sua Influência na Aprendizagem. 3. Processos ou Princípios da Aprendizagem. 4. O Impacto da Cultura e da Comunidade. 5. Os Anos Escolares.

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Porto Nacional

Letras

01

40h

Literatura Portuguesa I: da Poesia Trovadoresca ao Teatro Popular de Gil Vicente / Literatura Brasileira I: Romantismos e desdobramento / Literatura Portuguesa II: de Camões a Bocage / Literatura Portuguesa III: Românticos e Realistas / Literatura Portuguesa IV: do Simbolismo á Ruptura de Orpheu / Literatura Portuguesa V: Modernidade

Graduação em Letras e Doutorado em Literatura Comparada ou Literatura Portuguesa ou Literatura Brasileira

06/01 a 09/01

Verificar reabertura, caso não haja inscrito com título de doutor

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1. A Lírica Trovadoresca e o Teatro Vicentino. 2. A Lírica e a Épica Camoniana: A Poética de Bocage. 3. O Romantismo Português: Ficção e Poesia; Autores e Obras Representativas. 4. O Realismo e o Simbolismo Português. 5. A Geração de Orpheu e a Poética Contemporânea Portuguesa.

ANEXO II

QUADRO DE CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

Critérios

Pontuação por item

Pontuação Máxima

A) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de DOUTORADO, excetuado o apresentado para comprovação do requisito exigido para o cargo.

Serão atribuídos 04 pontos.

4

B) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de MESTRADO, excetuado o apresentado para comprovação do requisito exigido para o cargo.

Serão atribuídos 03 pontos.

3

C) Certificado de conclusão de curso DE PÓS-GRADUAÇÃO, EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, na área de formação ou área afim, com carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas.

Serão atribuídos 0,25 pontos para cada curso de Aperfeiçoamento e 0,25 pontos para cada curso de Especialização. Não será pontuado o título exigido para a investidura no carg o

2

D) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de GRADUAÇÃO, excetuado o apresentado para comprovação do requisito exigido para o cargo.

Será atribuído 01 ponto.

1

E) Produção Científica publicada nos últimos cinco anos.

Para cada produção científica será atribuído (1,0 ponto), desde que compatível com a área de conhecimento da Seleção Simplificada.

3

F) Participação em Eventos Acadêmicos ou científicos nos últimos três anos.

Serão atribuídos 0,25 pontos para cada participação sem apresentação de trabalhos e 1,0 ponto para cada participação com apresentação de trabalhos.

2

G) Tempo de magistério

Será atribuído 1,0 ponto para cada semestre de experiência em docência universitária e 0,5 para cada semestre de experiência em docência em outros níveis de escolaridade.

5

Totalização máxima de pontos

20

ANEXO II

QUADRO DE CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO - 2011.1

Nos termos do Edital nº 034/2010, de 10 de dezembro de 2010, do Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto 2011.1/UFT, requeiro a isenção do pagamento da taxa de inscrição e apresento declaração:

IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE:

*Nome: _________________________________________________________________________________

*Nome da Mãe:___________________________________________________________________________

Cargo Pretendido:______________________________________________ Código do Cargo: _____________

Endereço: ___________________________________________________________________ N º : ________

Bairro:____________________________________________________________ CEP:__________________

Complemento: ____________________________________________________________________________

Cidade:______________________________________________________________________ UF: ________

Tel. Residencial:________________ Tel. Comercial:__________________ Tel. Celular:____________________

*CPF: _________________________________________ *Data de Nascimento:___/___/___ Sexo: [_] M [_] F

*Carteira de Identidade:___________________________ UF: ______ Órgão Emissor:____________________

*Data de Expedição:___/___/___

*NIS (Número de Identificação Social) n°: _______________________________________________________

E-mail: __________________________________________________________________________________

DECLARAÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA FINANCEIRA

Declaro, para efeito de solicitação de concessão da isenção de pagamento da taxa de inscrição da seleção pública simplificada supracitada, que apresento condição de Hipossuficiência Financeira e que atendo ao estabelecido no Edital nº 34/2010, em especial o item 1.6 e seus subitens.

Declaro também estar ciente de que a veracidade das informações e documentações apresentadas é de minha inteira responsabilidade, podendo a Comissão da Seleção Pública Simplificada, em caso de fraude, omissão, falsificação, declaração inidônea, ou qualquer outro tipo de irregularidade, proceder o cancelamento da inscrição e automaticamente a eliminação do Processo Seletivo, podendo adotar medidas legais contra minha pessoa, inclusive as de natureza criminal.

__________________
Assinatura do Candidato