UFBA - Universidade Federal da Bahia - BA

Notícia:   31 vagas de até R$ 6.722,85 para Professores na UF - BA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

GABINETE DO REITOR

EDITAL Nº 02/2009

ALTERADO PELA RETIFICAÇÃO I

CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR BARREIRAS

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA), no uso de suas atribuições estatutárias, tendo em vista o disposto no Artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, no Decreto n° 4.175, de 27/03/2002, nas Portarias, n° 286/MP, DOU de 03/09/2008, e n° 1.226/MEC, DOU de 07/10/2008, esta substituída pela Portaria n° 251 de 17/03/2009, publicada no DOU de 18/03/2009, em cumprimento às pactuações e termos de acordo de metas dos Programas de Expansão 2009, REUNI 2009 e parcialmente 2010; e Portaria Normativa Interministerial n° 22, DOU de 02/05/2007, alterada pela Portaria Normativa Interministerial n° 8, DOU de 27/08/2008, torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público para cargos da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para o Campus Barreiras, de acordo com a codificação do Sistema Integrado de Administração de Pessoal - SIAPE, observados os termos da Lei n° 8.112, de 11/12/1990 e do Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos aprovado pelo Decreto n° 94.664, de 23/07/1987; das disposições do Estatuto, do Regimento Geral da Universidade, e da Resolução n° 01/97, de 13/08/1997, alterada pelas Resoluções n° 01/04, de 05/02/2004, n° 03/06, de 27/04/2006, 03/08, de 10/03/2008 e 06/08, de 10/10/2008, do Conselho Universitário (CONSUNI) desta Universidade e da legislação pertinente e complementar, mediante as normas e condições contidas neste Edital, publicado em extrato no DOU.

1. Das Disposições Preliminares

1.1. A denominação dos cargos, o número de vagas, o regime de trabalho e a área de conhecimento do concurso constam do Anexo I, e a relação dos pontos das provas do Anexo II deste Edital.

1.2. Os candidatos aprovados serão nomeados sob o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, previsto na Lei n. ° 8.112, de 11/12/90.

1.3. Os candidatos classificados para exercício no ICADS, Campus Reitor Edgar Santos, na cidade de Barreiras - Bahia, obedecidos os requisitos necessários para a matéria para a qual concorreram poderão ser lotados em outros Campi da UFBA ou em outra IFES, somente a critério desta Instituição.

1.4. Esta Instituição funcionará em turnos diurnos e noturnos, nos horários compreendidos entre as 7 e as 22 horas.

1.4.1. O turno de trabalho do candidato nomeado será definido, exclusivamente, pela Direção do ICADS.

1.5. A remuneração inicial, para o cargo de Professor Assistente, regime de trabalho 40 horas, é de R$ 2.766,96 (Dois mil, setecentos e sessenta e seis reais e noventa e seis centavos), valor correspondente ao bruto da soma do vencimento básico, da Retribuição por Titulação - RT e da Gratificação Específica do Magistério Superior-GEMA.

1.6. A remuneração inicial, para o cargo de Professor Assistente, regime de trabalho Dedicação Exclusiva - DE, é de R$ 4.442,60 (Quatro mil, quatrocentos e quarenta e dois reais e sessenta centavos), valor correspondente ao bruto da soma do vencimento básico, da Retribuição por Titulação - RT e da Gratificação Específica do Magistério Superior-GEMA.

1.7. A remuneração inicial, para o cargo de Professor Adjunto, regime de trabalho 40 horas, é de R$ 4.117,35 (Quatro mil, cento e dezessete reais e trinta e cinco centavos), valor correspondente ao bruto da soma do vencimento básico, da Retribuição por Titulação - RT e da Gratificação Específica do Magistério Superior-GEMA.

1.8.A remuneração inicial, para o cargo de Professor Adjunto, regime de trabalho Dedicação Exclusiva - DE, é de R$ 6.722,85 (Seis mil, setecentos e vinte e dois reais e oitenta e cinco centavos), valor correspondente ao bruto da soma do vencimento básico, da Retribuição por Titulação - RT e da Gratificação Específica do Magistério Superior-GEMA.

2. Das Inscrições

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 27/04 a 26/05/09.

2.2. A inscrição do candidato no concurso implica conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas neste Edital, das Instruções Específicas para cada classe e das demais informações que porventura venham a ser divulgadas, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

2.3 - O candidato deve requerer sua inscrição bem como pagar os custos operacionais e a taxa de inscrição, no período que consta do item 2.1. O pedido de inscrição será feito pela Internet, devendo o interessado:

a) acessar a página www.concursos.ufba.br, selecionando a opção Inscrição.

b) preencher cuidadosamente o Requerimento de Inscrição, observando as instruções dadas na tela do computador e no presente Edital.

c) enviar o Requerimento de Inscrição pela Internet.

d) imprimir e conferir o Requerimento de Inscrição enviado. Assinar a via impressa.

e) imprimir a Guia de Pagamento Bancário (GRU) com o respectivo código de barras. Caso essa operação não se concretize, o registro da Inscrição via Internet não estará efetuado e o candidato deverá repeti-la ou requerer sua inscrição ICADS/UFBA, Rua Professor José Seabra s/n, Barreiras-Bahia, CEP 47.805-100.

f) efetuar o pagamento do valor total de inscrição, preferencialmente em qualquer agência do Banco do Brasil. Para tanto, é preciso que a emissão da guia de pagamento seja feita a tempo de permitir o efetivo pagamento. O comprovante de agendamento de cobrança emitido por terminal eletrônico não tem validade para comprovar o pagamento da inscrição.

g) enviar para o ICADS/UFBA pelos correios, via SEDEX, ou entregar pessoalmente, o Requerimento de Inscrição assinado, o comprovante de pagamento dos custos operacionais e da taxa de inscrição (GRU) e os documentos indicados no subitem 2.4, sendo que a data da postagem deverá ser até o último dia de inscrições.

2.4 O Requerimento de Inscrição deverá estar acompanhado de:

I - Uma cópia autenticada dos seguintes documentos:

a) diploma de graduação, para todas as classes;

b) título de Mestre para a classe de Professor Assistente;

c) título de Doutor para a classe de Professor Adjunto;

d) documento oficial de Identidade, para brasileiros;

e) prova de quitação com o serviço militar, para brasileiros;

f) título de eleitor e prova de quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros;

g) documento comprobatório de permanência regular no Brasil, para estrangeiros;

II - Quatro cópias do Curriculum Vitae atualizado, acompanhado dos documentos comprobatórios.

III - Quatro cópias do Memorial atualizado, para a classe de Professor Adjunto.

2.4.1 Para a titulação exigida no item 2.4 somente serão considerados:

a) os diplomas de graduação registrados ou revalidados, quando fornecidos por universidade estrangeira, apresentados na data da posse;

b) os diplomas e os títulos de Mestre e Doutor expedidos por instituições superiores de ensino revalidados, quando fornecidos por universidade estrangeira, apresentados na data da posse;

c) os títulos de Doutor obtidos na forma da legislação anterior à Lei nº. 5.540, de 28/12/68;

d) os títulos de Livre-Docente expedidos por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação;

2.5. Valor do pagamento:

Professor Assistente:

a) custos operacionais: R$ 60,00 (sessenta reais).

b) taxa de inscrição: R$ 40,00 (quarenta reais).

Valor total do pagamento: R$ 100,00 (cem reais)

Professor Adjunto

a) custos operacionais: R$ 60,00 (sessenta reais).

b) taxa de inscrição: R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais).

Valor total do pagamento: R$ 115,00 (cento e quinze reais).

2.6. Antes de efetuar o pagamento, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no concurso e que está de acordo com as normas estabelecidas neste Edital.

2.7. Não será aceita, em hipótese alguma, inscrição condicionada ou que não atenda aos requisitos deste Edital.

2.8. Os dados informados no ato da inscrição e o pagamento da taxa serão de responsabilidade exclusiva do candidato.

2.9. Será cancelada a inscrição do candidato que tenha efetuado pagamento do valor da inscrição através de cheque e este seja devolvido, por qualquer motivo.

2.9.1. No caso de o pagamento do valor da inscrição ser efetuado com cheque bancário que, porventura, venha a ser devolvido, por qualquer motivo, a UFBA reserva-se o direito de tomar as medidas legais cabíveis.

2.10. A qualquer tempo poderão ser anuladas a inscrição, as provas, a nomeação e a posse do candidato, quando constatada a falsidade em qualquer declaração prestada e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

2.11. Não haverá isenção de pagamento dos valores estabelecidos no item 2.5.

2.12. Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do concurso por conveniência da Administração ou motivo de força maior.

2.13. Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições previstas neste Edital.

2.14. A homologação das inscrições será realizada pelas respectivas Congregações de Unidade de Ensino, datada e divulgada no site www.concursos.ufba.br.

2.15. O candidato poderá interpor recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento dirigido ao Diretor de cada Unidade de Ensino e protocolado na Secretaria, no prazo de 3 (três) dias úteis, a partir da publicação, no site, da homologação de inscritos.

2.15.1. Os recursos serão julgados pela Congregação de cada Unidade de Ensino.

2.15.2. Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

2.15.3. Recursos inconsistentes e extemporâneos serão indeferidos preliminarmente.

2.15.4. O resultado dos recursos estará à disposição dos interessados na Secretaria de cada Unidade de Ensino.

3. Dos Requisitos Básicos para a Investidura nos Cargos

3.1. O candidato deverá:

a) ter sido aprovado no concurso público;

b) ser brasileiro nato ou naturalizado ou ainda, no caso de estrangeiro, estar em situação regular no país, por intermédio de visto permanente que o habilite inclusive a trabalhar no território nacional. No caso de ter nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal.

c) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

d) não acumular cargos, empregos e funções públicas, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para posse previsto no §1º do art.13 da Lei n° 8.112/90;

e) estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

f) estar em gozo dos direitos políticos;

g) possuir o diploma de graduação e a titulação de pós-graduação (quando for o caso) exigidos para o cargo;

h) não ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei 8.112/90;

i) não estar em débito com o erário;

j) não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal;

k) no momento da posse, possuir os títulos de graduação e pós-graduação emitidos por instituição de ensino superior estrangeira revalidados no Brasil.

3.2. O candidato de nacionalidade estrangeira deverá ter fluência na língua, comprovada no momento da posse mediante a apresentação de certificado de proficiência em língua portuguesa fornecido pelo CELPE-BRAS (MEC - Ministério da Educação- http://portal.mec.gov.br/sesu).

4. Do Processo Seletivo

4.1. O concurso constará de provas de caráter classificatório e eliminatório.

4.2. Das provas de caráter classificatório e eliminatório

As provas para a classe de Professor Assistente serão:

I - de títulos, com peso dois;

II - didática, com peso quatro;

III - teórico-prática ou escrita, com peso quatro;

As provas para a classe de Professor Adjunto serão:

I - de títulos, com peso dois;

II - didática, com peso quatro;

III - defesa de Memorial, com peso quatro.

5. Da Realização das Provas

5.1. Os concursos serão realizados no ICADS/UFBA, Rua Professor José Seabra s/n,Barreira/Bahia, em datas a serem divulgadas, através do site www.concursos.ufba.br.

5.2. Para as provas didática, escrita e teórico-prática a Congregação aprovará lista de cinco a dez pontos, versando sobre itens dos programas de disciplinas da área do concurso, disponível no Anexo II deste Edital.

5.3. Será sorteado um único ponto para todos os candidatos, no que se refere à prova escrita ou teórico-prática, respeitadas as peculiaridades das áreas que lidam com seres vivos e artes.

5.4. Em nenhuma das provas do concurso será admitida a comunicação direta ou indireta entre os candidatos.

5.5. Da Prova de Títulos

5.5.1. Para a prova de títulos, a Congregação do ICADS/UFBA elaborará um barema para as diferentes classes, que servirá de base para o julgamento do Curriculum Vitae dos candidatos;

5.5.2. O barema elaborado pela Congregação do ICADS/UFBA deverá estar disponível para conhecimento dos candidatos na instalação da comissão julgadora;

5.5.3. Os títulos serão classificados em:

I - acadêmicos;

II - científicos, artísticos e literários;

III - didáticos;

IV - administrativos;

V - profissionais.

5.5.4. São títulos acadêmicos:

a) Livre-Docência;

b) Doutorado ou grau equivalente;

c) Mestrado ou grau equivalente;

d) Especialização, Aperfeiçoamento ou outro de nível equivalente;

e) Monitoria e bolsas oficiais de iniciação científica;

f) Pesquisa ou estágio que exceda os requisitos de graduação;

g) Participação em cursos em que tenha havido verificação formal de aprendizagem e de freqüência;

h) Bolsas de estudo e de pesquisa conferidas por instituições de formação de recursos humanos e de fomento à pesquisa, bem como de intercâmbio cultural de alto nível.

5.5.5. Para julgamento desses títulos, os examinadores atentarão à sua natureza, ao conceito do estabelecimento que os expediu à duração e às características dos cursos.

5.5.5.1 Os examinadores pontuarão os títulos com base no barema elaborado pela Congregação do ICADS/UFBA.

5.5.5.2 Por solicitação de qualquer examinador, o candidato prestará esclarecimentos adicionais, verbalmente ou por escrito, em hora ou prazo pré-fixado e, se for o caso, a documentação complementar e comprobatória solicitada deverá ser entregue na Secretaria do ICADS/UFBA.

5.6.6. São considerados títulos científicos, artísticos ou literários aqueles relativos a publicações em livros ou periódicos especializados, trabalhos escritos apresentados em reuniões científicas e realizações/execuções de obras de arte de reconhecido valor e originalidade, além dos demais listados no Art. 3º do Anexo I da Resolução 05/05 do CONSEPE.

5.5.7. No julgamento de cada um desses títulos, os examinadores considerarão a sua relevância com relação ao nível proposto e à área de conhecimento objeto do concurso.

5.5.8. Por títulos didáticos entendem-se as atividades de ensino, de orientação de trabalhos acadêmicos, de autoria de textos didáticos e de divulgação científica, artística ou literária. No julgamento desses títulos, os examinadores levarão em consideração a duração e a extensão da atividade didática, bem como outros indicadores que forem considerados pertinentes.

5.5.9. Por títulos administrativos entendem-se as atividades de direção, assessoramento, chefia, coordenação ou assistência, além de outras previstas na legislação vigente. No julgamento desses títulos, os examinadores levarão em consideração a natureza e a duração da atividade administrativa, bem como outros indicadores que forem julgados pertinentes.

5.5.10. Por títulos profissionais serão entendidas as atividades efetivamente prestadas, podendo-se também aceitar como título dessa natureza a prova de inscrição em órgãos acadêmicos, científicos e profissionais, bem como o exercício da direção desses órgãos.

5.5.10.1. Os títulos a que se refere o subitem anterior somente serão aceitos quando relacionados com a área de atuação profissional do candidato e corresponderem ao nível proposto.

5.5.10.2. Serão computados como atividades profissionais os trabalhos extracurriculares realizados por candidatos em regime de dedicação exclusiva.

5.5.11. Ao candidato é facultada a complementação do Curriculum Vitae com a relação das atividades realizadas após a inscrição, e os respectivos comprovantes deverão ser entregues na Secretaria do ICADS/UFBA com até dez dias de antecedência do início das provas do concurso.

5.6. Da prova didática

5.6.1. A prova didática terá como objetivo avaliar o candidato quanto ao domínio do assunto, à capacidade de comunicação, de organização do pensamento e de planejamento e quanto à apresentação da aula.

5.6.2. A prova didática será realizada em tantas sessões públicas quantos forem os candidatos inscritos.

5.6.3. Vinte e quatro horas antes da primeira apresentação, os candidatos sortearão os pontos das respectivas apresentações.

5.6.4. Logo após o sorteio referido no item anterior, os candidatos entregarão seus planos de aula.

5.6.5. A ordem de apresentação dos candidatos será definida por sorteio a ser realizado antes do horário previsto para a primeira apresentação.

5.6.6. Cada candidato disporá, para a apresentação de sua aula, de no mínimo cinqüenta e no máximo noventa minutos, sendo vedado o comparecimento dos demais candidatos.

5.7. Da prova teórico-prática.

5.7.1. A prova teórico-prática visará avaliar a competência do candidato na utilização de conceitos, das técnicas e das suas inter-relações na matéria/área de conhecimento em exame.

5.7.2. Sorteado o ponto, o candidato deverá requisitar, por escrito, os recursos materiais e humanos necessários à realização da prova, dentro dos padrões definidos pela Comissão Julgadora.

5.7.3. A prova teórico-prática terá a duração máxima de oito horas, prazo que poderá ser prorrogado mediante entendimento entre a Comissão Julgadora e o candidato, quando as condições do exame assim o requererem.

5.7.4. No decorrer da prova, o candidato poderá informar à Comissão Julgadora o que está realizando, bem como requisitar material adicional, desde que o pedido seja justificado conforme os padrões estabelecidos pela Comissão Julgadora.

5.7.5. Concluída a prova o candidato apresentará relatório contendo a descrição dos trabalhos realizados, bem como a fundamentação e a interpretação dos resultados obtidos.

5.8. Da prova escrita

5.8.1. A prova escrita será destinada a avaliar os conhecimentos do candidato, assim como a sua capacidade de expressão em linguagem técnica.

5.8.2. A duração máxima da prova escrita será de oito horas, nela incluído o tempo de consulta bibliográfica.

5.8.3. A Congregação do ICADS/UFBA fixará o tempo máximo para a consulta bibliográfica.

5.8.4. A Comissão Julgadora reunir-se-á, privadamente, para avaliar as provas e emitir o seu juízo quanto a elas.

5.8.5. Os candidatos lerão suas provas escritas ante a Comissão Julgadora, em sessão pública da Congregação do ICADS/UFBA .

5.9. Da defesa do Memorial

5.9.1. O Memorial deverá, de forma discursiva e circunstanciada, conter:

a) a descrição e a análise, em perspectiva histórica, da produção científica, das atividades didáticas, de formação e de orientação na área do concurso ou em áreas correlatas;

b) a descrição de outras atividades relacionadas às áreas de conhecimento em exame;

c) as perspectivas de trabalho e as possíveis contribuições dele resultantes.

5.9.2. A defesa do Memorial dar-se-á em sessão pública e sua duração será fixada pela Congregação do ICADS/UFBA, não podendo ultrapassar cinco horas.

5.9.3. No dia da realização da prova de defesa do Memorial, com antecedência de duas horas, cada examinador entregará ao candidato, por escrito, a relação dos principais pontos em que baseará sua arguição.

5.9.4. O candidato disporá de um prazo máximo de noventa minutos para a apresentação do Memorial e os membros da Comissão Julgadora estipularão os seus prazos de arguição.

5.9.5. No julgamento do Memorial, os examinadores pesarão, levando em conta o cargo visado:

I - a relevância da vida acadêmica do candidato e sua dedicação a essa atividade;

II - a coerência da trajetória percorrida pelo candidato na sua vida acadêmica;

III - o domínio e a atualização do candidato quanto ao tema do concurso;

IV - a capacidade de liderança universitária do candidato.

5.9.6. Ao candidato é facultada a atualização do Memorial com a relação das atividades realizadas após a inscrição, e os respectivos comprovantes serão entregues na Secretaria do ICADS/UFBA, com até dez dias de antecedência do início das provas do concurso.

6. Da Avaliação das Provas e da Classificação

6.1. A apuração das notas (escala de 0 a 10) para a habilitação e a classificação dos candidatos obedecerá às seguintes normas:

6.1.1. A nota final atribuída a cada candidato será a resultante da média ponderada das notas das provas, considerados os pesos previstos nos artigos 147 a 150 da Resolução 01/97 e suas alterações.

6.1.2. Será considerado habilitado o candidato que alcançar, da maioria dos examinadores, a nota final mínima sete;

6.1.3. Cada examinador classificará os candidatos de acordo com as notas finais por ele atribuídas;

6.1.3.1. Para efeito do disposto no subitem anterior, o examinador decidirá a classificação no caso de haver empate em notas finais atribuídas a candidatos distintos;

6.1.4. Será indicado como primeiro colocado o candidato que obtiver o maior número de indicações como primeiro lugar entre os examinadores;

6.1.5. Em caso de empate no número de indicações, será considerado como primeiro colocado o candidato que obtiver a maior média aritmética das notas finais atribuídas pelos examinadores;

6.1.6. Persistindo o empate, o desempate será efetuado a partir da média aritmética das notas atribuídas às provas ordenadas abaixo, utilizando-se a prova seguinte somente quando persistir empate pelo critério da prova anterior:

a) defesa de Memorial;

b) prova escrita ou teórico-prática;

c) prova de títulos;

d) prova didática.

6.1.6.1. Caso ainda persista o empate, a indicação do primeiro colocado será feita pela Congregação do ICADS/UFBA.

6.1.7. Definido o primeiro colocado, será adotado o mesmo procedimento para definir sucessivamente, as demais classificações dos candidatos aprovados.

6.1.8. Os candidatos serão ordenados de acordo com o resultado das provas, segundo ordem decrescente.

6.1.9. O resultado das provas será divulgado em reunião pública da Congregação do ICADS/UFBA

6.1.10. Não haverá vista de prova, nem caberá pedido de revisão.

7. Da Homologação do Resultado das Provas e dos Recursos

7.1. A Comissão Julgadora elaborará relatório final contendo as diversas avaliações e pareceres dos membros da comissão, referentes aos candidatos e, em exposição sucinta, narrará os fatos e as provas do concurso, justificando as indicações, se houver.

7.2. O relatório final da Comissão Julgadora deverá ser submetido à Congregação do ICADS/UFBA para aprovação, no que tange aos aspectos formais da primeira etapa do Concurso.

7.2.1. O relatório final poderá ser recusado pelo voto da maioria absoluta dos membros da Congregação do ICADS/UFBA em escrutínio secreto.

7.2.2. Na hipótese da recusa, o relatório final será devolvido à Comissão Julgadora para retificação, importando em recusa definitiva se mantido o resultado anterior.

7.3. O candidato poderá interpor recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento ao Diretor do ICADS/UFBA e protocolado na Secretaria, no prazo de 3 (três) dias úteis, a partir da publicação do resultado das provas.

7.3.1. Os recursos serão julgados pela Congregação do ICADS/UFBA.

7.3.2. Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

7.3.3. Recursos extemporâneos serão indeferidos preliminarmente.

7.3.4. O resultado dos recursos estará à disposição dos interessados na Secretaria do ICADS/UFBA em até 30 dias.

7.4. O relatório final homologado pela Congregação do ICADS/UFBA será encaminhado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP)/ Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH).

8. Do Resultado Final e da Nomeação e Posse

8.1. O relatório final será encaminhado à Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD, para análise e parecer sobre os aspectos formais do concurso.

8.2. O concurso será homologado pelo Reitor da UFBA através de portaria publicada no Diário Oficial da União.

8.3. Os candidatos classificados no concurso e devidamente homologados serão nomeados no nível inicial do respectivo Cargo da Carreira do Magistério Superior, mediante Portaria expedida pelo Reitor da UFBA e publicada no Diário Oficial da União, consideradas as vagas existentes na área do conhecimento a que concorreram, segundo rigorosa ordem de classificação.

8.4. O candidato nomeado será convocado para a posse, que deverá ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de sua nomeação.

8.4.1. O candidato no ato da posse deverá apresentar documentos originais e copias comprobatórias dos requisitos relacionados nos itens 2.4.1 e 3.

8.4.2. O candidato nomeado que não tomar posse no prazo estipulado terá sua nomeação tornada sem efeito, sendo convocado para substituí-lo o próximo candidato, obedecida a rigorosa ordem de classificação.

8.5. Somente poderá ser empossado o candidato selecionado e homologado que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo, pela Perícia Médica da UFBA, na Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório.

8.5.1. Serão convocados para a inspeção de saúde os candidatos homologados até o limite das vagas oferecidas para o seu cargo.

8.5.2. O candidato convocado deverá agendar seu comparecimento no SMURB - Serviço Médico Universitário Rubens Brasil, a fim de submeter-se à inspeção médica.

8.5.3. O candidato que não agendar o comparecimento ao SMURB, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da convocação, será eliminado do concurso.

8.5.4. Ao comparecer à inspeção de saúde, o candidato deverá estar munido dos seguintes exames complementares:

a) para todos os candidatos: hemograma completo; glicemia de jejum; TGO; TGP; Gama GT; VDRL; Uréia; Creatinina; AgHbs, Anti-Hbc, Anti-Hcv, sumário de urina, exame oftalmológico completo; preventivo ginecológico e ultrassonografia pélvica (para as candidatas do sexo feminino)

b) para os candidatos da área de saúde: Anti-HBS; AgHBS; anti-ACV;

c) para os candidatos acima de quarenta anos: ECG, mamografia (para as candidatas do sexo feminino) e PSA (para os candidatos do sexo masculino).

8.5.5. Somente serão aceitos exames realizados até 30 (trinta) dias imediatamente anteriores à data do comparecimento.

8.5.6. Durante a inspeção de saúde, poderão ser solicitados outros exames complementares, na dependência da necessidade de esclarecimento diagnóstico a critério da equipe de avaliação médica.

8.5.7. O candidato que não atender, no prazo, à convocação para a inspeção de saúde, será considerado desistente, sendo automaticamente excluído do concurso.

8.5.8. A contra-indicação do candidato na inspeção de saúde acarretará sua automática eliminação do concurso.

9. Das Disposições Gerais

9.1. O candidato que não comparecer a qualquer uma das etapas do concurso será considerado desistente, sendo automaticamente reprovado no concurso.

9.2. A classificação e homologação no concurso não asseguram ao candidato o direito de nomeação no cargo, mas a expectativa de direito à investidura no cargo para o qual concorreu, mediante as normas legais pertinentes, à rigorosa ordem de classificação e ao prazo de validade do concurso.

9.3. O prazo de validade do concurso será de 1 (um) ano contado a partir da data da publicação da homologação do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, conforme estabelece o Decreto n.° 4.175, de 27/03/2002 e a Portaria n.° 450, de 06/11/2002.

9.4. Os candidatos nomeados que tiverem titulação superior à exigida para a classe à qual concorreram, poderão requerer, após a posse, progressão imediata para a classe correspondente a sua titulação, desde que a titulação superior não tenha sido utilizada para a investidura no cargo.

9.5. É de responsabilidade do candidato homologado, manter o endereço atualizado. Em caso de alteração, informá-la à Coordenação de Desenvolvimento Humano pelo e-mail: concurso@ufba.br.

9.6. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação e/ou notas, valendo para tal fim a homologação do resultado final do concurso publicada no Diário Oficial da União.

9.7. Os candidatos nomeados para as matérias constantes no Anexo I deste Edital poderão ministrar aulas em disciplinas consideradas afins, a critério do ICADS/UFBA.

9.8. O candidato homologado e não nomeado, poderá ser aproveitado por outra Instituição Federal de Ensino Superior, somente a critério desta Universidade.

9.9. Os casos omissos serão resolvidos pela Congregação do ICADS/UFBA.

9.10. A íntegra deste Edital está disponível na Internet, no endereço www.concursos.ufba.br.

ANEXO I - Quadro de Vagas

MatériaVagasNívelRTRequisitos
ADMINISTRAÇÃO - 1 vagas
Gestão Pública1ADJDEGraduação em Administração ou Sociologia e Doutorado em Administração Contabilidade ou Sociologia
BIOLOGIA - 3 vagas de DE, sendo que 2 foram transformadas em 3 de 40 horas
Educação em Ciências e Biologia1ASS40hGraduação em Biologia com Mestrado em Educação
Biologia do Desenvolvimento/Geral1ADJ40hGraduação em Biologia com Doutorado na área do concurso
Biogeografia/Sistemática Filogenética1ASS40hGraduação em Biologia e áreas afins com Mestrado na área do concurso
Fisiologia Vegetal1ADJDEGraduação em Biologia ou áreas afins e Doutorado em áreas em Fisiologia Vegetal.
ENGENHARIA -9 vagas
Desenho Técnico1ASSDEGraduação em Arquitetura ou Engenharia Civil com Mestrado em Arquitetura e/ou Urbanismo ou Engenharia
Topografia1ASSDEGraduação em Engenharia e Mestrado em Engenharia ou áreas afins
Engenharia de Estruturas1ADJDEGraduação em Engenharia Civil e Doutorado na área do concurso.
Saneamento Ambiental1ADJDEGraduação em Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou Engenharia Sanitária e Ambiental e Doutorado em Saneamento ou áreas afins.
Hidrologia/ Gestão de Recursos Hídricos1ADJDEGraduação em Engenharia e Doutorado em Recursos Hídricos ou áreas afins.
Drenagem Urbana/ Modelagem Hidrológica1ADJDEGraduação em Engenharia e Doutorado em Recursos Hídricos ou áreas afins.
Planejamento e Monitoramento Ambiental1ADJDEGraduação em Engenharia Ambiental ou áreas afins e Doutorado na área do concurso.
Introdução à Computação/Métodos Numéricos1ASSDEGraduação em Ciência da Computação, Engenharias, Matemática, Física ou Informática e Mestrado em Ciência da Computação, Engenharias, Matemática, Física ou Informática
Mecânica dos Solos/Geotecnia1ADJDEGraduação em Engenharia Civil e Doutorado na área do concurso
GEOGRAFIA - 3 vagas
Geografia da População/Geografia Econômica1ASSDEGraduação em Geografia e Mestrado em Geografia
Geografia do Brasil/Geografia Regional1ASSDEGraduação em Geografia e Mestrado em Geografia
Ensino de Geografia1ASSDEGraduação em Geografia e Mestrado em Geografia ou Educação
GEOLOGIA -5 vagas
Geofísica / Geologia Geral1ASSDEGraduação em Geologia ou Geofísica e Mestrado em Geofísica
Sedimentologia / Estratigrafia1ASSDEGraduação em Geologia e Mestrado em Geociências
Geologia do Petróleo / Recursos Energéticos1ASSDEGraduação em Geologia e Mestrado em Geociências
Petrologia Metamórfica/Geotectônica1ASSDEGraduação em Geologia e Mestrado em Geociências
Paleontologia1ASSDEGraduação em Geologia ou Biologia com mestrado em Paleontologia
QUÍMICA - 3 vagas
Química Orgânica/Geral1ADJDEGraduação em Química, ou áreas afins, com Doutorado em Ciências ou Química - Área de concentração em Orgânica.
Química Analítica/Ambiental e Métodos de Separação1ADJDEGraduação em Química, com Doutorado em Ciências ou Química - Área de concentração em Química Analítica.
Química Geral1ADJDEGraduação em Química, com Doutorado em Química ou Áreas afins.
MATEMÁTICA - 3 vagas
Educação Matemática1ASSDEGraduação em Matemática ou Matemática Aplicada e Mestrado ou Doutorado em Educação Matemática ou Educação com ênfase em Matemática
Matemática2ASSDEGraduação em Matemática, Matemática Aplicada ou áreas afins e Mestrado ou Doutorado em Matemática ou Matemática Aplicada
FÍSICA - 1 vaga
Física Geral1ADJDEGraduação em Física e Doutorado em Física
Demais Áreas - 1 vaga
Gestão Ambiental1ADJDEGraduação em Biologia ou Geologia ou Engenharia ou Geografia ou áreas afins e Doutorado na área do concurso
FILOSOFIA - 1 vaga
Filosofia1ASSDEGraduação em Filosofia ou pares afins e Mestrado em Filosofia

ANEXO II

Concurso para Docente do Magistério Superior

Pontos para as provas do concurso - Barreiras

GESTÃO PÚBLICA

1. A gestão pública no atual contexto de transformação: desafios e perspectivas;

2. Cidadania e instituições democráticas no contexto globalizado: como construir a participação social;

3. O papel, desafios e possibilidades do orçamento participativo de gestão local;

4. Parcerias público-privadas e valor público: quais são as contribuições e os limites das parcerias?

5. O futuro da democracia: os desafios de consolidação e ampliação do estado democrático;

6. Democracia e sistema internacional: qual é o lugar do Estado na sociedade globalizada?

7. Estado e Sociedade civil: a gestão pública frente aos desafios ambientais no atual contexto de transformação.

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

1. Ensino de Ciências e Biologia: concepções contemporâneas de currículo;

2. Educação ambiental não formal e gestão participativa;

3. Ensino de Ciências e Biologia: competências, interdisciplinares e currículo;

4. O papel da experimentação no ensino das ciências e da biologia;

5. Programas e projetos na área de Ciências e Biologia: aspectos históricos e atuais;

6. Ensino de Biologia e história do pensamento;

7. Perspectivas da pesquisa em educação em Ciências e Biologia;

BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO/GERAL

1. Gastrulação: características gerais e mecanismos em diferentes animais;

2. Tópicos da filosofia e história da biologia;

3. Anexos embrionários e placenta;

4. Folhetos embrionários e seus derivados;

5. Tecido conjuntivo;

6. Classificação dos seres vivos;

7. Biologia evolutiva do desenvolvimento;

BIOGEOGRAFIA / SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA

1. Processos Evolutivos e Ecológicos que regulam a diversidade biológica;

2. Filogenia e métodos cladísticos;

3. Princípios de taxonomia sistemática e nomenclatura biológica;

4. Panbiogeografia e biogeografia vicariante;

5. Dinâmica biogeográfica do pleistoceno;

6. Biogeografia e conservação;

FISIOLOGIA VEGETAL

1. Aspectos ecofisiológicos da vegetação da Vegetação de Cerrado;

2. Aspectos fisiológicos da produção de mudas de espécies nativas;

3. Fotossíntese: fase Fotoquímica e Bioquímica;

4. Fluxo de carbono na célula;

5. Fisiologia dos Estômatos;

6. Fixação e Metabolismo do Nitrogênio;

7. Translocação de fotoassimilados;

DESENHO TÉCNICO

1. Projeções ortogonais: representação de peças em múltiplas vistas;

2. Desenho em perspectiva isométrica e em perspectiva oblíqua;

3. Representação gráfica de projetos arquitetônicos de edificações;

4. Desenho de instalações hidrossanitárias: normas, simbologias e convenções;

5. Representação gráfica de elementos de circulação vertical em edificações: escadas e rampas;

6. Desenho de instalações elétricas: normas, simbologias e convenções;

7. Desenho de estruturas de edificações;

TOPOGRAFIA

1. Conceitos fundamentais: Determinação do geóide. Geometria do elipsóide. Sistemas de referencia. Projeções cartográficas. Sistemas de coordenadas;

2. Medições Lineares: métodos, equipamentos e erros;

3. Medições Angulares: métodos, equipamentos e erros. Ângulos e direções;

4. Levantamentos Planimétricos: Métodos, equipamentos e erros. Plantas Planimétricos;

5. Levantamentos Altimétricos: Métodos de nivelamento, equipamentos e erros. Representação do relevo. Plantas plani-altimétricas;

6. Compensação de poligonais. Cálculo de áreas. Divisão de áreas. Memorial Descritivo;

7. Cálculo de volumes. Corte e aterro. Lotações;

8. Sistema de posicionamento global. Métodos de posicionamento. Método de posicionamento;

ENGENHARIA DE ESTRUTURAS

1. Equilíbrio de um corpo rígido no plano e no espaço;

2. Movimento de um corpo rígido;

3. Analise de tensões. Tensor Tensão. Aplicação do Circulo de Mohr na análise de tensões;

4. Torção elástica em barras: Teoria de torção de Coulomb;

5. Flexão simples: hipóteses simplificadoras, distribuição de deformações e tensões;

6. Métodos de energia. Energia de deformação. Energia potencial total. Teoremas de Castigliano;

7. Método do trabalho virtual aplicado aos corpos deformáveis. Métodos da carga unitária;

8. Flambagem. Determinação da carga crítica de flambagem. Efeito das condições de extremidades. Fórmula secante.

9. Análise de estruturas estaticamente indeterminadas: métodos das forças;

10. Análise de estruturas cinematicamente indeterminadas: métodos dos deslocamentos;

SANEAMENTO AMBIENTAL

1. Qualidade da água e do esgoto;

2. Sistemas de capacitação, adução, reservação e redes de distribuição e redes de distribuição de água de abastecimento;

3. Tratamento de água para abastecimento;

4. Sistemas de coleta, transporte e destinação de esgotos sanitários;

5. Tratamento de águas residuárias;

6. Instalações hidráulicas e sanitárias prediais;

7. Reuso de águas;

DRENAGEM URBANA / MODELAGEM HIDROLÓGICA

1. Hidrologia urbana: uso do solo e escoamento superficial;

2. Soluções estruturais e não-estruturais para problemas de drenagem urbana;

3. Planejamento dos sistemas de drenagem;

4. Sistemas e projeto de drenagem;

5. Modelagem de processos hidrológicos;

6. Modelos chuva-vazão;

HIDROLOGIA / GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

1. Precipitação;

2. Infiltração da água no solo;

3. Escoamento superficial;

4. Vazões em cursos d'água;

5. Regionalização de informações hidrológicas;

6. Modelos e instrumentos de planejamento e gestão de recursos hídricos;

7. Legislação para uso dos recursos hídricos;

PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO AMBIENTAL

1. Degradação e recuperação ambiental. Estratégias de recuperação ambiental;

2. Contaminação por disposição de resíduos. Aspectos legais envolvendo áreas contaminadas;

3. Normas, critérios e padrões de qualidade do meio ambiente;

4. Monitoramento por sistemas de terra, radares e satélites;

5. Monitoramento de florestas e áreas cultivadas. Monitoramento hidrológico;

6. Planejamento e gestão ambiental;

7. O processo de AIA e seus principais componentes. Metodologias empregadas para AIAs;

8. Tecnologias limpas;

9. Meios de produção e consumo e seus impactos no meio ambiente;

10. Recursos energéticos renováveis e não-renováveis;

INTRODUÇÃO Á PROGRAMAÇÃO/ MÉTODOS NUMÉRICOS

1. Estrutura básica de um programa em Fortran;

2. Comandos e estruturas de controle de fluxo;

3. Subprogramas: subrotinas e funções;

4. Manipulação de matrizes em Fortran;

5. Algoritmos para encontrar raízes de funções de uma e duas variáveis;

6. Algoritmos de integração numérica.

7. Algoritmos de diferenciação numérica.

MECÂNICA DOS SOLOS/GEOTECNIA

1. Origem, natureza, estado e classificação dos solos.

2. Estabilização granular e química de solos. Compactação e CBR dos solos.

3. Hidráulica dos solos - tensões de percolação e redes de fluxos.

4. Análise, distribuição e estado de tensões dos solos - critérios de ruptura.

5. Deformações devidas a carregamentos verticais - teoria do adensamento e evolução de recalques com o tempo.

6. Resistência ao cisalhamento de solos arenosos e argilosos.

7. Estabilidade de maciços e estruturas de contenção.

8. Investigações geotécnicas - ensaios de campo.

9. Geotecnia ambiental: contaminação de solos, investigação e caracterização de sítios contaminados, remediação de solos, sistemas de monitoramento de poluentes;

10. Geotecnia ambiental: barragens de rejeitos; métodos de disposição/aproveitamento de resíduos e rejeitos. aterros sanitários;

ENSINO DE GEOGRAFIA

1. Debates e perspectivas sobre a prática de estágio na formação do professor de Geografia.

2. Temas transversais e o ensino de Geografia na educação básica.

3. Avaliação no ensino de Geografia: entre a abordagem para a cidadania e a preparação para o vestibular.

4. A cartografia como conteúdo e como recurso didático no ensino de Geografia.

5. A incorporação da dimensão política na Geografia Escolar para o ensino Médio.

6. Perspectivas para refletir sobre a questão ambiental no ensino de Geografia.

7. Os recursos didáticos no ensino de Geografia: do quadro negro às Tecnologias de Informação e Comunicação.

8. Metodologias e recursos para a construção de noções espaciais no ensino fundamental.

9. O ensino/aprendizagem de Geografia com utilização de jogos e situações-problemas.

10. Os PCNs e os conteúdos para o ensino de Geografia: avanços e entraves.

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO /GEOGRAFIA ECONÔMICA

1. Globalização e mobilidade populacional.

2. Dinâmicas demográficas contemporâneas e o mundo do trabalho.

3. Migrações inter e intrarregionais no Brasil: permanências e transformações.

4. A estatística como instrumento para os estudos demográficos.

5. As redes e a organização produtiva do território no Brasil e no Nordeste.

6. Tendências atuais das localizações industriais.

7. A atual crise alimentar mundial: as explicações para além da Teoria de Malthus.

8. Os sistemas econômicos e a utilização do espaço.

GEOGRAFIA DO BRASIL/GEOGRAFIA REGIONAL

1. Mundialização da economia e redefinições regionais.

2. A importância da agricultura na reorganização do espaço brasileiro.

3. Gestão do território e poder local na contemporaneidade.

4. Desenvolvimento regional e políticas públicas.

5. Desenvolvimento regional, local e sustentabilidade.

6. Políticas de desenvolvimento regional para o Nordeste brasileiro.

7. O conceito de Região nas diferentes correntes do pensamento geográfico.

8. Perspectivas contemporâneas da Geografia Regional.

9. A formação do espaço brasileiro: construção do território brasileiro do período colonial à atualidade.

10. As contradições do espaço agrário brasileiro: movimentos sociais e modernização agrícola.

SEDIMENTOLOGIA / ESTRATIGRAFIA

1. Texturas, composição, estrutura e classificação de rochas sedimentares.

2. Conceitos de fácies sedimentar;

3. Ambientes e sistemas deposicionais;

4. Caracterização de Paleoambientes de sedimentação;

5. Sismoestratigrafia e estratigrafia de seqüências;

6. Origem e evolução de bacias sedimentares;

7. Métodos de correlação estratigráfica;

8. Bacias sedimentares brasileiras

PALEONTOLOGIA

1. Micropaleontologia

2. Paleontologia de invertebrados: Contexto Evolutivo

3. Tafonomia: Processos e ambientes de fossilização

4. Distribuição do Patrimônio fossilífero do Brasil

5. Paleobotânica: Sistemática, distribuição e Evolução

6. Princípios e aplicação da bioestratigrafia e paleoecologia

7. Icnologia

8. Paleontologia de Vertebrados

PETROLOGIA METAMÓRFICA/GEOTECTÔNICA

1. As fácies metamórficas e zoneamento metamórfico;

2. Metamorfismo e Tectônica de Placa;

3. Fácies metamórfica e minerais índices;

4. Fatores físico-químicos controladores do metamorfismo

5. Metodologia de estudo de terrenos metamórficos.

6. Relações entre metamorfismo e os processos tectônicos.

7. A crosta e principais tipos crustais (Continentais, transicionais e oceânicos).

8. Análise geotectônica do mapa geológico do Brasil

9. Confronto de teorias e modelo: Fixismo x mobilismo

GEOFÍSICA/GEOLOGIA GERAL

1. Prospecção gravimétrica, anomalias gravimétricas e determinação de estruturas geológicas pela gravimetria.

2. Prospecção magnetométrica e anomalias magnéticas.

3. Prospecção elétrica e eletromagnética, identificação de estruturas geológicas pelos métodos elétricos e eletromagnéticos.

4. Prospecção sísmica, análise e interpretação de sismogramas, determinação de estruturas geológicas.

5. Feições geofísicas. Magmatismo, sedimentação, metamorfismo e bens minerais dos limites convergentes.

6. O conceito de geofísica (visão física e geodinâmica).

GEOLOGIA DO PETRÓLEO/RECURSOS ENERGÉTICOS

1. Métodos de prospecção: geoquímica orgânica, geofísica e análise estratigráfica;

2. Origem e evolução das principais bacias petrolíferas do Brasil

3. Definição de rocha matriz, maturação e rocha reservatório;

4. Bens minerais úteis na produção da energia nuclear;

5. Uso, disponibilidade e importância dos recursos energéticos;

6. Combustíveis fósseis no Brasil: a problemática do petróleo, carvão mineral, folhelho betuminoso e turfa.

QUÍMICA ORGÂNICA / GERAL

1. Ligações químicas;

2. Ácidos e bases;

3. Reações de compostos carbonílicos;

4. Métodos espectrométricos em química orgânica;

5. Conformações e configurações;

6. Reações iônicas: substituição e eliminação;

7. Carboidratos;

8. Lipídios e membranas celulares;

9. Aminoácidos e proteínas;

10. Ácidos nucléicos.

QUÍMICA ANALÍTICA / AMBIENTAL E MÉTODOS DE SEPARAÇÃO

1. Equilíbrio químico em fase aquosa;

2. Propriedades das soluções;

3. Equilíbrio e Titulações de oxi-redução;

4. Métodos cromatográficos: cromatografia gasosa;

5. Métodos cromatográficos: cromatografia líquida de alta eficiência;

6. Técnicas Eletroanalíticas;

7. Espectroscopia atômica aplicada a amostras ambientais;

8. Ciclos globais do carbono, nitrogênio e enxofre;

9. Química atmosférica: camada de ozônio, efeito estufa e aquecimento global;

10. Análise de amostras de águas.

QUÍMICA GERAL

1. Estrutura atômica;

2. Teorias de ligação;

3. Interações intermoleculares e propriedades dos líquidos;

4. Termodinâmica química e suas aplicações;

5. Propriedades dos gases;

6. Cinética química e mecanismos de reação;

7. Química supramolecular;

8. Equilíbrio químico em meio aquoso;

9. Eletroquímica.

10. Propriedades das soluções.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

1. Etnomatemática;

2. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática.

3. Tecnologias no ensino da Matemática.

4. Formação de conceitos matemáticos;

5. Aspectos teórico-metodológicos relacionados ao ensino da Matemática

MATEMÁTICA

1. Teorema do Núcleo e da Imagem;

2. Teorema Fundamental do Cálculo;

3. Introdução à Teoria da Curvas;

4. Resolução de EDO via Séries de Potência;

5. Equações Diofantinas Lineares e Congruência módulo m;

6. Grupos e Subgrupos.

GESTÃO AMBIENTAL

1. Agricultura (in)sustentável: Agronegócio X Agroecologia;

2. Biodiversidade e crescimento da população humana;

3. Sobre exploração dos recursos naturais;

4. Política brasileira de avaliação de impacto ambiental;

5. Licenciamento ambiental no Brasil;

6. Desafios metodológicos à gestão ambiental;

7. Espaços e recursos naturais: relação de domínio X uso racional.

FÍSICA

1. Leis da conservação na mecânica newtoniana

2. Rotações, momento angular e dinâmica de corpos rígidos

3. Leis da termodinâmica

4. Teoria cinética dos gases

5. Equações de Maxwell e ondas eletromagnéticas

6. Aplicações da equação de Schrödinger a potenciais unidimensionais

7. Radiação do corpo negro e o conceito corpuscular da luz

8. O calor específico dos sólidos - modelos de Einstein e Debye

FILOSOFIA

1. Ética e filosofia política na antiguidade.

2. Sobre a fundamentação da moral.

3. Filosofia e educação.

4. Educação e emancipação.

5. Problemas filosóficos em Bioética.

6. Filosofia e ciência.

Salvador, 26 de março de 2009

Naomar Monteiro de Almeida Filho
Reitor