Prefeitura de Ribeirão Corrente - SP

Notícia:   27 vagas e salários de até 2,6 mil em Ribeirão Corrente - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO CORRENTE

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2011

EDITAL ALTERADO POR RETIFICAÇÃO Nº 001

RUA PRUDENTE DE MORAIS, 850 - CENTRO - CEP 14445-000
PABX (16) 3749 - 1000 FAX (16) 3749 - 1010
E-MAIL: gabinete@ribeiraocorrente.sp.gov.br

"DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE EMPREGOS PÚBLICOS VAGOS E OU A VAGAR, PELO REGIME CELETISTA, DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO E CLT - CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO."

A PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO CORRENTE, Estado de São Paulo, torna pública a abertura de inscrições ao CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, para o preenchimento de empregos públicos, vagos e ou a vagar, abaixo especificados, providos pelo Regime Celetista. O Processo será regido pelas instruções especiais constantes do presente Edital, Lei Orgânica do Município, CLT - Consolidação das Leis do Trabalho e Legislação Municipal Pertinente.

1. DA DENOMINAÇÃO - CARGA HORÁRIA - REFERÊNCIA - VAGAS E VENCIMENTOS

1.1 - EMPREGOS PÚBLICOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO

DENOMINAÇÃO

C/H semanal

REQUISITOS

VAGAS

VENC.

Merendeiro

40

Nível fundamental incompleto

CR

R$ 630,00

Ajudante Geral

40

Nível fundamental incompleto

CR

R$ 630,00

Coletor de Lixo

40

Nível fundamental incompleto

CR

R$ 630,00

Jardineiro

40

Nível fundamental incompleto

CR

R$ 630,00

Padeiro

40

Nível fundamental incompleto

CR

R$ 930,00

1.2 - EMPREGOS PÚBLICOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

DENOMINAÇÃOC/H semanalREQUISITOSVAGASVENC.

Agente da Sucen

40

Nível fundamental
completo

CR

R$ 670,00

Agente de Saúde

40

Nível fundamental
completo

CR

R$ 670,00

1.3 - EMPREGOS PÚBLICOS DE NÍVEL MÉDIO

DENOMINAÇÃO

C/H semanal

REQUISITOS

VAGAS

VENC.

Técnico em Segurança do trabalho

40

Nível de Ensino Médio/ Técnico de Segurança do Trabalho e registro em órgão profissional, conhecimentos de Informática e experiência comprovada na função.

CR

R$ 1.500,00

1.4 - EMPREGOS PÚBLICOS DE NÍVEL SUPERIOR

DENOMINAÇÃO

C/H semanal

REQUISITOS

VAGAS

VENC.

Professor Educação Básica I

30

Curso superior licenciatura de graduação plena em Pedagogia ou em nível médio específico para o exercício do magistério

08

R$ 7,80 h/a

Professor Educação Básica II - Matemática

20

Curso superior licenciatura de graduação plena em Matemática

CR

R$ 9,76 h/a

Professor Educação Básica II - História

20

Curso superior licenciatura de graduação plena em História

01

R$ 9,76 h/a

Professor Educação Básica II - Educação Especial

20

Curso superior licenciatura de graduação plena em Pedagogia com Especialização em deficiente mental

01

R$ 9,76 h/a

Professor Educação Básica II - Educação Física

20

Curso superior licenciatura de graduação plena em Educação Física,conforme LDB

CR

R$ 9,76 h/a

Professor Educação Básica II - Língua Portuguesa

20

Curso superior licenciatura de graduação plena em Letras - Português

01

R$ 9,76 h/a

Professor Educação Básica II - Inglês

20

Curso superior licenciatura de graduação plena em Letras - Inglês

CR

R$ 9,76 h/a

Professor Educação Básica II - Educação Artística20Curso superior licenciatura de graduação plena em Artes ou afins01R$ 9,76 h/a
Professor Educação Básica II - Ciências20Curso superior licenciatura de graduação plena em Ciências01R$ 9,76 h/a
Professor Educação Básica II - Geografia20Curso superior licenciatura de graduação plena em Geografia01R$ 9,76 h/a
Diretor de Escola40Curso de Licenciatura em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar ou pós graduação na área da educação e no mínimo 5 (cinco) anos de experiência docente adquirida01R$ 2.640,00
Fisioterapeuta20Superior com registro no CREFITOCRR$ 1.500,00
Fonoaudiólogo30Superior com registro no respectivo órgão de classeCRR$ 2.100,00
Médico Veterinário20Superior com registro no respectivo órgão de classeCRR$ 2.500,00
Monitor Esportivo40Curso superior licenciatura de graduação plena em Educação Física e registro no respectivo órgão de classeCRR$ 1.500,00
Nutricionista40Superior com registro no respectivo órgão de classeCRR$ 2.100,00
Professor de Creche40Curso superior licenciatura de graduação plena em Pedagogia ou em nível médio específico para o exercício do magistérioCRR$ 1.210,00
Psicólogo30Superior com registro no respectivo órgão de classeCRR$ 2.100,00
Assistente Social30Superior completo em Serviço Social com registro no respectivo órgão de classeCRR$ 1.500,00
Coordenador Pedagógico40Curso superior licenciatura de graduação plena em Pedagogia com habilitação em Administração escolar01R$ 2.200,00

*CR - cadastro de reserva

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 - As inscrições deverão ser realizadas no sítio (endereço eletrônico: www.ribeiraocorrente.sp.gov.br) da Prefeitura Municipal de Ribeirão Corrente, a partir do dia 12 até o dia 19 do mês de dezembro de 2011, bem como no sítio da Dipallis Assessoria Contábil e Cursos Ltda (www.dipallis.com.br).

2.2 - São condições para inscrição:

2.2.1 - Ser brasileiro ou estrangeiro nos termos da Constituição Federal.

2.2.2. - Não registrar antecedentes criminais, com sentença penal condenatória transitada em julgado;

2.2.3 - Ter, até a data da posse, idade mínima de 18 anos;

2.2.4 - Gozar de boa Saúde Física e Mental;

2.2.5 - Estar no gozo dos direitos Políticos e Civis e, se do sexo masculino, estar quite com o Serviço Militar;

2.2.6 - Possuir escolaridade e habilitação legal correspondentes aos níveis exigidos para cada emprego público, e registro no órgão de classe, quando for requisito legal até a data da posse;

2.2.7 - Não ter sido demitido "a bem do serviço público" nas esferas: Federal, Estadual ou Municipal da Administração direta ou indireta;

2.2.8 - A inscrição deverá ser realizada pela internet, devendo o candidato efetuar o recolhimento de emolumento junto a Rede Bancária Nacional em conta da Prefeitura Municipal de Ribeirão Corrente, nos seguintes valores:

NÍVEL

VALOR

NÍVEL DE ENSINO SUPERIOR

R$ 60,00 (sessenta reais)

NÍVEL DE ENSINO MÉDIO

R$ 45,00 (quarenta e cinco reais)

NÍVEL DE ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

R$ 35,00 (trinta e cinco reais)

NIVEL DE ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

R$ 25,00 (vinte e cinco reais)

2.3 - No ato da inscrição o candidato deverá informar os seguintes dados:

2.3.1. - Número da Cédula de Identidade (RG)

2.3.2 - Número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

2.3.3 - Nome Completo, Endereço e Estado Civil;

2.3.4 - Telefone para Contato, Endereço de E-mail (facultativo), além de outros dados exigidos no sítio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Corrente (www.ribeiraocorrente.sp.gov.br);

2.3.5. - Os candidatos que necessitarem da prova especial (BRAILE ou AMPLIADA) deverão requerê-la no momento da inscrição. Os candidatos que não o fizerem, seja qual for o motivo alegado, não terão a prova especial preparada;

2.3.6. - Os Deficientes Visuais Completos somente prestarão as provas mediante leitura através do sistema BRAILE, e suas respostas deverão ser transcritas também em BRAILE. Referidos candidatos deverão levar, para esse fim, no dia da aplicação das provas REGLETE E PUNÇÃO OU MÁQUINA ESPECÍFICA.

3. DAS PROVAS

3.1 - DOS PRINCÍPIOS

3.1.1 - A duração da prova objetiva será de 2 (duas) horas.

3.1.2 - A prova objetiva será avaliada na escala de "0" (zero) a "30" (trinta) pontos.

3.2. Para os candidatos aos empregos públicos de nível fundamental incompleto, a prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, será constituída de 30 (trinta) questões de múltipla escolha sobre CONHECIMENTOS OBJETIVOS, envolvendo: Língua Portuguesa 10 (dez) questões, Matemática 10 (dez) questões, e atualidades 10 (dez) questões, valendo 1,0 (um) ponto por questão, conforme Conteúdo Programático constante do Anexo I do presente Edital. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota não inferior a "12"(doze pontos).

3.2.1 - Para os candidatos aos empregos públicos de nível fundamental completo, a prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, será constituída de 30 (trinta) questões de múltipla escolha sobre CONHECIMENTOS OBJETIVOS, envolvendo: Língua Portuguesa (10 questões), Atualidades (10 questões), Matemática (10 questões) e valendo 1,0 ponto por questão, conforme Conteúdo Programático constante do Anexo I do presente Edital. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média aritmética igual ou superior a "12" (doze pontos).

3.2.2 - Para os candidatos aos empregos públicos de nível médio completo, a prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, será constituída de 30 (trinta) questões de múltipla escolha sobre CONHECIMENTOS OBJETIVOS, envolvendo: Língua Portuguesa (10 questões), Atualidades (10 questões), Conhecimentos Específicos (10 questões) e valendo 1,0 ponto por questão, conforme Conteúdo Programático constante do Anexo I do presente Edital. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média aritmética igual ou superior a "12" (doze pontos).

3.2.3 - Para os candidatos aos empregos públicos de nível superior completo, a prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, será constituída de 30 (trinta) questões de múltipla escolha sobre CONHECIMENTOS OBJETIVOS, envolvendo: Língua Portuguesa (10 questões), Atualidades (10 questões), Conhecimentos Específicos (10 questões) e valendo 1,0 um ponto por questão, conforme Conteúdo Programático constante do Anexo I do presente Edital. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média aritmética igual ou superior a "12" (doze pontos).

3.2.4 - O candidato que não atingir a pontuação mínima de 12 (doze) pontos na prova objetiva será excluído do concurso.

Durante as provas não serão permitidas: consultas bibliográficas de qualquer espécie; utilização de máquina calculadora, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, ou qualquer material que não seja o estritamente necessário para a realização das provas.

3.2.5 - O candidato não poderá ausentar-se da sala ou local de prova, salvo em caso de extrema necessidade, desde que acompanhado de fiscal e autorizado pelo Coordenador da Sala;

3.2.6- O candidato só poderá retirar-se do local de aplicação das provas, após 30 minutos do início das mesmas;

3.2.7- O candidato ao terminar a prova escrita, entregará ao Coordenador da Sala o caderno de questões e respectiva folha de respostas.

3.2.8- Não serão computadas questões não respondidas, que contenham rasuras, que tenham sido respondidas a lápis, ou que contenham mais de uma alternativa assinalada.

3.2.9- Por razões de ordem técnica e direitos autorais, a Empresa Contratada não fornecerá exemplares do caderno de questões aos candidatos, mesmo após o encerramento do Concurso.

4. DOS TÍTULOS PARA OS CARGOS PÚBLICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

4.1 - Serão considerados os seguintes Títulos:

a) Doutorado - 0,5 (meio) ponto;

b) Mestrado - 0,5 ( meio ) ponto;

c) Pós-Graduação (latu sensu, conforme Resolução CNE/CES n.º 1 de 01/04/2001) - 0,2 (zero vírgula dois) pontos; considerando no máximo 5 (cinco) certificados.

4.2 - A soma total dos Títulos, não poderá ultrapassar "2 (dois) pontos" .

4.3 - Sobre a nota obtida pelos candidatos serão somados os pontos referentes aos títulos, para efeito de classificação final.

4.4 - Os pontos serão contados apenas para efeito de "classificação" e não de "aprovação".

4.5 - A apresentação dos títulos deverá ocorrer na Prefeitura, no prazo máximo de 3 (três) dias após a publicação da classificação parcial do referido emprego público, a fim de que sejam pontuados e somados para a apresentação da classificação final.

5. DAS NORMAS

5.1 - LOCAL - DIA - HORÁRIO - As provas serão realizadas no dia 08 de janeiro de 2012.

às 9h:00 para os empregos públicos de nível fundamental incompleto, fundamental completo, médio e superior completo, na Escola Municipal Farid Salomão - Ribeirão Corrente - SP.

5.2 - DOCUMENTOS E UTENSÍLIOS - Só serão admitidos às provas os candidatos que comparecerem munidos de seu comprovante de inscrição, documento de identidade com foto (cédula de identidade ou documento equivalente) e caneta esferográfica azul ou preta.

5.3 - COMPORTAMENTO - As provas serão individuais, não sendo tolerada a comunicação com outro candidato, nem utilização de livros, notas, impressos, celulares, calculadoras e similares. Reserva-se à Comissão Examinadora do Processo Seletivo e aos Fiscais o direito de excluir do recinto e eliminar do restante das provas o candidato cujo comportamento for considerado inadequado, bem como tomar medidas saneadoras, restabelecer critérios outros, para resguardar a execução individual e correta da provas.

5.4 - Não haverá sob qualquer pretexto ou motivo, segunda chamada para a realização das provas e os candidatos deverão comparecer no mínimo 30 minutos antes do horário marcado para o início das provas, após o que os portões serão fechados não sendo permitida a entrada de candidatos retardatários.

5.5 - É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso público, os quais serão afixados também nos quadros de aviso da Prefeitura, devendo ainda manter atualizado seu endereço.

6. DAS MATÉRIAS

6.1 - As matérias constantes das provas a que se submeterão os candidatos são aquelas constantes do Anexo I, do presente Edital.

7. DA NOTA FINAL E DA CLASSIFICAÇÃO

7.1 - A classificação final obedecerá à ordem decrescente da Nota Final obtida pelos candidatos.

7.2 - Na classificação final entre candidatos com igual número de pontos, serão fatores de preferência os seguintes:

a - maior idade;

b - maior nota na prova de conhecimentos específicos (na hipótese de emprego público de nível superior) ou maior nota na prova de português (na hipótese de emprego público de nível fundamental incompleto ou completo);

c - maior nota na prova de português (na hipótese de emprego público de nível superior) ou maior nota na prova de matemática (na hipótese de emprego público de nível fundamental incompleto ou completo).

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 - A inscrição implica na aceitação por parte do candidato de todos os princípios, normas e condições do Concurso Público, estabelecidas no presente Edital e na Lei Orgânica do Município.

8.2. - A inexatidão das afirmativas, a não apresentação ou a irregularidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade da declaração.

8.3. - Na falta da cédula de identidade original será pela admitido pela comissão, na sala de provas, o candidato que apresentar documentos outros, como carteira de trabalho, carteira do órgão de classe, certificado militar, carteira de habilitação com foto, desde que, permitam com clareza, a sua identificação. Não serão aceitos quaisquer outros documentos diferentes dos acima definidos.

8.4 - Da divulgação oficial dos resultados e classificação caberão recursos fundamentados a Comissão Examinadora do Processo seletivo, no prazo de "3" (três) dias, os quais deverão ser protocolados na sede da Prefeitura Municipal. Decorrido o prazo de 120 (cento e vinte) dias, as provas poderão ser incineradas pela Comissão Examinadora, exceto aquelas para as quais foram apresentados recursos. Não serão aceitos recursos via postal, via fax e/ou via correio eletrônico. Em caso de contestação de questões, por qualquer alegação, o candidato deverá citar na petição recursal argumentação lógica e consistente, sua qualificação e o número da inscrição. Recursos inconsistentes e fora das especificações deste edital serão indeferidos. Entende-se por recursos inconsistentes aqueles formulados sem o devido formalismo, sem coesão, coerência ou clareza, bem como sem observância dos padrões de linguagem da norma culta, de forma que impeçam o entendimento por parte da Banca Examinadora.

8.5 - A validade do presente Concurso Público, será de "2" (dois) anos contado da homologação final dos resultados, podendo inclusive haver prorrogação por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

8.6 - A convocação para admissão dos candidatos habilitados obedecerá rigorosamente a ordem de classificação, não gerando direito adquirido a simples aprovação e nomeação, mas mera expectativa de direito.

8.7 - Para efeito de admissão, fica o candidato convocado sujeito a aprovação em exame médico, elaborado por médicos especialmente designados pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Corrente - SP e apresentação de documentos legais que lhe forem exigidos.

8.8 - Apesar das vagas existentes os aprovados serão chamados conforme as necessidades locais, a critério da Administração Municipal. As vagas de "cadastro reserva", por sua vez, compreendem aquelas disponibilizadas durante o prazo de validade do certame.

8.9 - Nos termos do artigo 37, § 10°, da Constituição Federal, acrescido pela Emenda Constitucional n° 20, de 04/06/98, é vedada a percepção simultânea de salários com proventos de aposentadoria, salvo nas hipóteses de acumulação remunerada, expressamente previstos pela Lei Maior.

8.10 - O Gabarito das provas objetivas estará a disposição dos interessados a partir do dia 12 de janeiro de 2012 e nos sítios www.ribeiraocorrente.sp.gov.br e www.dipallis.com.br, bem como na entrada principal da Prefeitura Municipal de Ribeirão Corrente.

8.11 - A resposta aos eventuais recursos será objeto de divulgação nos sítios www.ribeiraocorrente.sp.gov.br e www.dipallis.com.br.

8.12 - O resultado da prova objetiva e a classificação final estarão à disposição dos interessados na entrada principal da Prefeitura Municipal da Ribeirão Corrente e nos sítios www.ribeiraocorrente.sp.gov.br, www.dipallis.com.br.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 - Todos os casos, problemas ou questões que surgirem e que não tenham sido expressamente previstos no presente Edital e Lei Orgânica do Município serão resolvidos pela Comissão Examinadora do Concurso, constituída pelo Prefeito Municipal através da Portaria n.° 1871 de dezembro de 2011.

9.2 - Os candidatos portadores de deficiência, "inscritos como tal", terão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas, conforme dispõe a legislação Municipal vigente, aplicando-se no que couber o Decreto 3.298 de 20 de dezembro de 1999. Se aprovados e classificados serão submetidos a exame médico que comprove ser a deficiência compatível com as funções inerentes ao cargo ou função. A perícia médica indicará a espécie e o grau e/ou nível de deficiência, com expressa referência ao Código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como à provável causa da deficiência. O candidato que, no ato da inscrição, se declarar portador de deficiência, se aprovado e classificado no concurso público, figurará em lista específica e na listagem de classificação geral.

9.3. - A Homologação do Concurso Público poderá ser efetuada por emprego público, individualmente, ou pelo conjunto constante do presente Edital, a critério da Administração.

9.4 - A inexatidão das informações ou a constatação, mesmo posterior de irregularidade em documentos ou nas provas, eliminarão o candidato do Concurso Público.

9.5 - O Conteúdo Programático das matérias é aquele constante do Anexo I, do presente Edital.

9.6 - Os vencimentos constantes do item I do presente Edital são referentes ao mês de outubro de 2011.

9.7 - A organização, aplicação, correção das provas, fornecimento da classificação final e respostas a eventuais recursos ficará a cargo da empresa Dipallis Assessoria Contábil e Cursos Ltda.

9.8 - Os candidatos aprovados no Concurso Público deverão, na data da posse, comprovar inscrição nos Conselhos Profissionais respectivos, caso haja exigência das leis que regulamentam as profissões.

REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE. Ribeirão Corrente-SP, 06 de dezembro de 2011.

Luiz da Cunha Sobrinho
Prefeito Municipal

Anexo I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

NÍVEL SUPERIOR

Conteúdo de Português

Compreensão e interpretação da diversidade de textos; Coesão e coerência textuais;Variações lingüísticas; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pronomes: emprego dos pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos e relativos;Colocação dos pronomes oblíquos átonos e relativos. Formas pronominais de tratamento;Flexão nominal; Flexão verbal - verbos regulares e verbos irregulares - vozes dos verbos; Concordância nominal; Concordância verbal; Verbos impessoais; Regência verbal e nominal; Emprego do sinal de crase; Pontuação.

Morfologia: Estruturadas palavras, classes das palavras, classes gramaticais invariáveis. Sintaxe:Análise sintática da oração, as estruturas do período composto, sintaxe da regência, sintaxe da concordância, colocação pronominal, figuras de linguagem, crase,tópicos de linguagem.

Conteúdo de Atualidades

Fatos da Atualidade no Mundo;

Conhecimentos Cívicos;

História e Geografia do Brasil

Conteúdos Específicos Assistente Social

Política Nacional de Assistência Social; SUAS: Sistema Único da Assistência Social; LOAS - Lei 8742/93 (Lei Orgânica da Assistência Social); Família, Rede, Laços e Políticas Públicas; Violência Doméstica; Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente; Código de Ética Profissional do Assistente Social (Lei Federal n°. 8662/93); Programas Governamentais de Transferência de Renda. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde: princípios e diretrizes, controle social. Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: situação atual, medidas e controle de tratamento.

Coordenador Pedagógico

Concepções de aprendizagem e suas implicações na prática pedagógica contemporânea: Inatismo, Ambientalismo, Construtivismo, Sócio-interacionismo. 2 História da Educação: transformações no tempo. 3 Importância da tecnologia no processo educativo. 4 Projeto políticopedagógico: gestão democrática da escola pública; concepções de currículo; visão interdisciplinar: um meio de dar significado ao conhecimento. Dimensão sociopolítica do projeto político-pedagógico. Função social e política da escola. Função social e política do coordenador pedagógico como agente articulador do processo de ensino-aprendizagem.Parceiro político-pedagógico do professor. 5 Interação professoraluno. 6 Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 7 Organização do trabalho na escola pública. 8 Educação inclusiva: educação especial, contexto da educação dejovens e adultos. 9 Capítulo III - Artigos 205 a 214 da Constituição Federal. 10 Lei Federal n.° 9.394/1996 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional.. 11 Parâmetros Curriculares Nacionais. Inclusão na escola, alunos portadores de TDAH (Transtorno de déficit de Atenção/hiperatividade. Como lidar com a Dislexia.

Fisioterapeuta

Anatomia; Fisiologia; Neurologia; Ortopedia; Fundamentos de Fisioterapia; Cinesioterapia; Fisioterapia aplicada à Neurologia - Infantil - Adulto; Fisioterapia aplicada à Ortopedia e Traumatologia; Fisioterapia aplicada à Ginecologia e Obstetrícia; Fisioterapia aplicada à Pneumologia.

Professor de Creche

Objetivos gerais da educação infantil. O atendimento em creches e pré-escolas: características gerais. A concepção de criança enquanto sujeito social e histórico. Brincar o significado da brincadeira na formação da criança. Interação social-diversidade e individualidade. A aprendizagem significativa e os conhecimentos prévios - a resolução de problemas. O profissional da Educação Infantil- características fundamentais. A organização do currículo - orientações didáticas, objetivos e conteúdos. A formação pessoal e social - concepção e aprendizagem. 10- A criança de 0 a 03 anos - orientações didáticas quanto aos conteúdos: auto-estima, escolha, faz-de-conta, interação, imagem, cuidados e segurança. A criança de 04 a 06 anos - orientações didáticas quanto aos conteúdos: nome, imagem, independência e autonomia, respeito à diversidade, identidade de gênero, interação, jogos e brincadeiras, cuidados especiais.

OBS: Consultar o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Professor Educação Básica I

Inclusão Social; Inclusão Educacional; Pedagogia da Diversidade; Educação na Diversidade;Educador para a diversidade; Exclusão, segregação, integração e inclusão de pessoas com necessidades especiais; ECA; Preconceitos e esteriótipos; Formação Docente; Abordagens pedagógicas; Planejamento e Planos; Projeto Político pedagógico; Projeto Didático ( ou projeto de trabalho); Tecnologias na Educação; Avaliação da Aprendizagem; Educação por competências; Função Social do Ensino: os objetivos e conteúdos de aprendizagem;Fundamentos metodológicos das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia;Temas Transversais. Inclusão na escola, alunos portadores de TDAH (Transtorno de déficit de Atenção/hiperatividade. Como lidar com a Dislexia.

Professor PEB II - Matemática

Conjunto dos números reais. Variação de grandezas. Função polinominal do 1° grau. Função polinominal do 2° grau. Função modular. Função Exponencial. Função logarítmica. Funções trigonométricas. Sistemas lineares. Matrizes. Determinantes. Estudo dos sistemas lineares. Polinômios. Equações polinomiais. Números Complexos. Poliedros. Corpos Redondos. Planos. Paralelismo. Perpendicularismo. Projeções. Distâncias. Ângulos. Triângulos. Polígonos. Circunferência. Construções geométricas elementares. Isometrias (reflexões em retas, translações, e rotações) e homotetias. Congruência e semelhança. Sistema de coordenadas cartesianas. Coordenadas polares. Distâncias entre dois pontos. Ponto médio de um segmento. Alinhamento de três pontos. Coeficiente angular de uma reta. Equações da reta (geral, segmentaria, reduzida). Posições relativas entre retas. Distância de ponto à reta. Pontos notáveis do triângulo. Equação da circunferência. - Noções básicas de estatística. Organização da informação. Medidas de tendência central e de dispersão. Distribuição normal. Noções básicas de Matemática Financeira. Progressões Aritméticas e Geométricas. O ensino da Matemática no Ensino Fundamental. As reformas curriculares no Estado de São Paulo: As atuais propostas curriculares de matemática para o ensino Fundamental. Objetivos do ensino de Matemática e critérios de seleção de conteúdos. Uso da sala-ambiente e de recursos no processo de ensino-aprendizagem de matemática: ( livros, calculadora, vídeo, computador, jornal, revistas, jogos, outros materiais).

Professor PEB II - Português

A Língua Portuguesa na perspectiva tradicional

- Gramática normativa e histórica.

A Língua Portuguesa na perspectiva da lingüística

- Som/ fonema

- Morfema e alormofia

- Processos sintáticos

- Propriedades semânticas das palavras, das orações e do enunciado.

Literatura

- História literária

- Teoria da literatura

- A literatura infantil e juvenil na escola

- Obras literárias

Linguagem e ensino

- Linguagem: uso e função - Discurso ou texto

- Língua oral e língua escrita

- Variação lingüística e norma - Gramática e criatividade

- Leitura e produção de texto

O Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.

Professor PEB II - História

Cidadania: concepções históricas. A natureza, a terra e as relações sociais. Diversidade e identidade cultural. Estados nacionais, imperialismo e revoluções. Industrialização e Urbanização. A cidade e o campo. Abordagens historiográficas. Tendências Teórico-metodológicas. O ensino de História no Ensino Fundamental. Regimes autoritários do mundo contemporâneo e poder dos grupos organizados. Movimentos de resistência e reivindicatórios. Disputas étnicas no Brasil, Europa e África.

Professor PEB II - Educação Física

Jogos Cooperativos - Uma pedagogia para o esporte: origem, evolução, primeiros movimentos, história no mundo e no Brasil, conceito, características, visão e princípios sócio educativos da cooperação. Pedagogia do esporte, o pedagogo do esporte, consciência da cooperação no esporte, ensinagem cooperativa do esporte, categorias dos jogos cooperativos. A Educação Física no projeto político pedagógico: contexto do componente curricular, a Educação Física enquanto linguagem, o processo ensino aprendizagem na Educação Física. O esporte na escola. A sociabilização do jogo e do desporto, aprendizagem social no ensino dos desportos nas escolas, jogo ou esporte, metodologia do ensino dos jogos esportivos. Princípios da atividade física: individualidade biológica, da sobrecarga crescente, da especificidade, continuidade, reversibilidade. Conteúdos de orientação didático pedagógica. Habilidades motoras e desenvolvimento. Atividade e aptidão física. Saúde e qualidade de vida. O desenvolvimento dos conteúdos.

Professor PEB II - Educação Artística

História da arte. Movimentos artísticos. Arte no Brasil. O lúdico na obra de arte. Arte - educação. Psicologia da arte. Processo de criação. Percepção. Cor, disco cromático, espectro. Criatividade: conceito, originalidade, criatividade e desenvolvimento, inibição, processo e produto. Percepção: o mundo sonoro, o visual, o tátil. Aspectos formais da Educação Artística: linha, forma, superfície, volume, espaço, tempo, movimento, som, ruído, intensidade, timbre, altura, duração, ritmo, dinâmica. Integração através da arte. Recursos materiais. Técnicas de expressão. Conceitos básicos da música. Períodos da história da arte musical. Evolução da música no Brasil. Instrumentos musicais. Cultura musical brasileira. Folclore do Brasil. Hinos oficiais. Evolução das artes cênicas. Papel das artes cênicas no processo educacional. Fundamentos básicos das artes cênicas na educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Professor de Ensino Especial

Tendências e concepções pedagógicas de inclusão social. A educação inclusiva: resistências e perspectivas. Inclusão educacional e diversidade. A função inclusiva da escola. Políticas públicas voltadas à educação inclusiva.Educação Especial no Sistema Educacional Brasileiro. A Educação Especial no contexto da inclusão social. Necessidades educacionais especiais temporárias e permanentes: deficiências física, mental, visual, surdez, condutas típicas de síndromes e quadros neurológicos, psicológicos graves e psiquiátricos, altas habilidades/ superdotação. Natureza e função dos serviços e apoios especializados. Práticas pedagógicas, adaptações técnicas e metodológicas na educação da pessoa com deficiência.

Professor Educação Básica II -Inglês

Língua Inglesa, gramática e uso, compreensão de texto,vocabulário,composição, fonética, artigo,substantivo,adjetivo, pronome,verbo, advérbio,preposição,conjunção,formação de palavras, funções da linguagem. Questões relacionadas ao processo de ensino - aprendizagem.

Professor Educação Básica II - Ciências

Ser humano e saúde: alimentação; higiene dos alimentos, do corpo e do ambiente; prevenção a doenças: caxumba, rubéola, catapora, sarampo, AIDS, dengue e DST; funcionamento do corpo humano - relação entre sistemas e funções. Vida e ambiente: animais e plantas - características principais; ecossistema regional; cadeia alimentar; medidas de preservação e conservação ambiental; a importância da energia solar; composição e propriedades do ar, do solo e da água; história natural do planeta. Formas de degradação ambiental: lixo, assoreamento, queimada e desmatamento. Terra e universo: origem do universo; movimentos de rotação e translação: ritmos diários e anuais.

Professo Educação Básica II - Geografia

caracterização da área de geografia; aprender e ensinar geografia, objetivos gerais de Geografia. A cartografia como instrumento na aproximação dos lugares: localização espacial, pontos cardeais e colaterais, gráficos, convenções cartográficas, legenda, mapas, coordenadas geográficas/paralelos e meridianos; fusos horários: os movimentos da terra, as estações do ano: solstício/equinócio: os hemisférios terrestres. O nosso espaço de vivência. A paisagem natural e a paisagem cultural; o Brasil e sua divisão política e regional. Estudo da terra: continentes, oceanos e a localização espacial do Brasil. Meio ambiente: conceitos de educação ambiental; preservação, conservação e desenvolvimento sustentável. Danos ambientais, degradação e poluição

Diretor de Escola

Administração escolar e transformação social. A crise do capitalismo e a passagem da teoria da Administração à Sociologia das organizações complexas; O papel do Diretor na Administração Escolar; As teorias da educação e os problemas da marginalidade; Participação da comunidade na gestão. Democrática da Escola Pública; O Planejamento Educacional e a Prática dos Educadores; Cidadania - o que as escolas e os jovens estão fazendo por ela; A indisciplina na sala de aula; Avaliação escolar e seus problemas; A criança enquanto ser em transformação. Concepções de desenvolvimento: correntes teóricas e repercussões na escola; A Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem; Planejamento e Currículo na escola; Estatuto da criança e do adolescente; Deliberação C.E.E. 11/96; Lei Federal nº 9394/96 (L.D.B.); Parâmetros curriculares Nacionais; Modernidade e Educação. Inclusão na escola, alunos portadores de TDAH (Transtorno de déficit de Atenção/hiperatividade. Como lidar com a Dislexia.

Fonoaudiólogo

Audição: - Anatomia e fisiologia da audição; - Desenvolvimento normal da audição e da linguagem; - Avaliação auditiva no adulto e na criança; - Inspeção do meato acústico externo, audiometria, imitância acústica (fundamentos, técnicas, interpretação de resultados, patologias, conduta e discussão de casos); - Triagem auditiva em escolares; - Avaliação eletro fisiológica- EOA, BERA; - Processamento auditivo central; - Aparelhos auditivos: Princípios gerais na indicação, seleção e adaptação de aparelhos auditivos. Voz: - Anatomia e fisiologia dos órgãos envolvidos na fonação; - Desenvolvimento da fonação; - Avaliação perceptual e acústica da voz; - Atuação fonoaudiológica nas disfonias funcionais; - Atuação fonoaudiológica nas disfonias presentes na infância e terceira idade; - Atuação fonoaudiológica nas disfonias neurológicas; - Atuação fonoaudiológica nas seqüelas de cirurgia de cabeça e pescoço. Linguagem: - Desenvolvimento da linguagem oral na criança; - Desenvolvimento da linguagem escrita; - Percepção auditiva e de fala. Fundamentos da lingüística; - Atuação fonoaudiológica nos distúrbios de linguagem escrita; - Atuação fonoaudiológica nos distúrbios de fala e linguagem relacionados ao crescimento e desenvolvimento; - Atuação fonoaudiológica nos distúrbios de fala e linguagem relacionados ás lesões cerebrais. Motricidade Oral: - Crescimento maxilofacial; - Amadurecimento das funções orofaciais; - Sistema estomatognático; - Aleitamento materno no desenvolvimento da motricidade oral; - Acompanhamento fonoaudiológico em pacientes portadores de fissura lábio palatal; - Disfagia- avaliação e tratamento.

Médico Veterinário

Fisiopatologia do estresse em animais selvagens. Recepção, acondicionamento e transporte de espécies selvagens. Zoonoses: conceituação e classificação; etiologia, patogenia, sintomatologia, epidemiologia, diagnóstico, prevenção e controle em animais selvagens. Biologia, vigilância e controle de populações dos animais selvagens. Biologia, vigilância e controle de populações de animais sinantrópicos. Métodos e técnicas de eutanásia em animais selvagens. Noções de manejo sanitário e biossegurança. Patologia clínica: definições e conceitos e interpretação: citologia, hematologia, sorologia, parasitologia. Colheita de material biológico, conservação e envio ao laboratório. Microbiologia: conceitos básicos e definições. Técnicas cirúrgicas: procedimentos cirúrgicos em aves, répteis, anfíbios e mamíferos selvagens. Contenção física: princípios e técnicas básicas, equipamentos e materiais utilizados em animais selvagens. Contenção química: conceitos básicos e definições. Principais fármacos utilizados e mecanismos de ação em animais selvagens. Fisiologia aplicada á procedimentos anestésicos. Emergências durante procedimentos anestésicos. Equipamentos para aplicação de fármacos á distância. Clínica médica: exame clínico, vias de aplicação, terapia em animais selvagens. Exames complementares: radiologia, ultrassonografia, endoscopia, tomografia: aplicações, interpretação, posicionamento do animal. Doenças nutricionais: necessidades nutricionais básicas em espécies selvagens. Etiologia das doenças nutricionais: diagnóstico, tratamento e profilaxia. Noções de odontologia veterinária em animais selvagens. Doenças infecciosas: principais agentes em espécies selvagens, etiologia, diagnóstico, tratamento e profilaxia. Doenças parasitárias: principais agentes para endoparasitoses e ectoparasitoses em espécies selvagens. Etiologia, diagnóstico, tratamento e profilaxia. Procedimentos de emergência e terapia intensiva. Protocolos de quarentena: cuidados de recepção, alojamento, profilaxia, exames clínicos e laboratoriais, destino e disposição de carcaças, acondicionamento e transporte de material biológico, principais doenças, zoonoses, medidas de biossegurança. Protocolo de fuga: procedimentos gerais e medidas de segurança, métodos de abordagem, métodos de contenção física e química. Técnicas necroscópicas: noções básicas de exames pós morte macroscópico, colheita, conservação e transporte de material biológico. Técnicas de contracepção de animais selvagens. Técnicas de monitoramento, controle reprodutivo, invasivo e não invasivo. Biologia reprodutiva e cuidados parentais em animais selvagens. Noções básicas de conservacionismo e do papel dos zoológicos. Noções de biologia da conservação. Noções básicas de classificação, identificação, comportamento e aspectos sociais de animais selvagens. Legislação: Lei Federal n.º 9.605/98 - Lei de Crimes contra o Meio Ambiente. Instrução Normativa IBAMA 004 de 04 de Março de 2002. Instrução Normativa IBAMA 169 de 20 de Fevereiro de 2008. Instrução Normativa IBAMA 179 de 25 de Junho 2008. Resolução SMA 73 de 02 de Novembro de 2008 - Licenciamento Ambiental Fauna Silvestre. Portaria IBAMA 1.522 de 19 de dezembro de 1989-Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Monitor esportivo

O CORPO, O JOGO E AS SUAS RELAÇÕES SÓCIOS CULTURAIS - Princípios fundamentais: o olhar o corpo por sua origem cultural. O jogo atuando nos diferentes ambientes da formação social e cultural. Conceitos : O jogo, o simbolismo, o corpo e as práticas corporais.

Nutricionista

Administração de serviços de alimentação: planejamento, organização, execução de cardápio e procedimentos desde compras, recepção, estocagem e distribuição de gêneros, saneamento e segurança na produção de alimentos, aspectos físicos, métodos de conservação, técnica de higienização da área física, equipamentos e utensílios; Técnica Dietética: conceito, classificação e composição química; Características organolipticas, seleção, conservação, Pré-preparo, preparo e distribuição dos alimentos; Higiene dos alimentos, parâmetros e critérios para o controle higiênico-sanitário; Nutrição Normal: conceito de alimentação e nutrição, critério e avaliação de dietas normais e especiais; Leis da alimentação. Nutrientes: definição, propriedades, biodisponibilidade, função, digestão, absorção, metabolismo, fontes alimentares e interação; Nutrição materno-infantil; crescimento e desenvolvimento em toda faixa etária; Gestação e lactação, nutrição do lactente e da criança de baixo peso. Desnutrição na infância; Organização, planejamento e gerenciamento do Lactário e Banco de Leite Humano. Nutrição em Saúde Pública: noção de epidemologia das doenças nutricionais, infecciosas, má nutrição protéico-calórica, anemias e carências nutricionais; Vigilância nutricional. Atividades de nutrição em programas integrados de saúde pública. Avaliação nutricional; Epidemologia da desnutrição protéico-calórica. Avaliação dos estados nutricionais nas diferentes faixas etárias; Dietoterapia: princípios básicos e cuidados nutricionais nas enfermidades e na 3ª idade e atividades do nutricionista na EMTN; Modificação da dieta normal e padronização hospitalar; Nutrição enteral: indicação, técnica de administração, preparo e distribuição; Seleção e classificação das fórmulas enterais e infantis; Ética profissional. Legislação do Sistema Único de Saúde -SUS; Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: situação atual, medidas e controle de tratamento; Planejamento e programação local de saúde; Distritos sanitários e enfoque estratégico; Conhecimentos Gerais sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Psicólogo

As inter-relações familiares: orientação psicológica da família. A criança no contexto familiar. Noções de psicopatologia. Mecanismo de defesa do ego-gratificação/privação. O psicólogo e a criança vitimizada. Psicologia do desenvolvimento. O poder público, a criança e o adolescente. Noções de proteção a criança e ao adolescente/ECA. O papel do psicólogo na equipe inter e multidisciplinar. Relações inter e intragrupais. Desenvolvimento de equipes. Aconselhamento psicológico. Abordagem sistêmica. Aspectos psicológicos e o contexto familiar no cuidado do idoso. Ajuste psicossocial à deficiência física. Deficiência física e mental. Psicoterapia Breve.

NÍVEL MÉDIO

Conteúdo de Português

Compreensão e interpretação da diversidade de textos; Coesão e coerência textuais;Variações lingüísticas; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pronomes: emprego dos pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos e relativos;Colocação dos pronomes oblíquos átonos e relativos. Formas pronominais de tratamento;Flexão nominal; Flexão verbal - verbos regulares e verbos irregulares - vozes dos verbos; Concordância nominal; Concordância verbal; Verbos impessoais; Regência verbal e nominal; Emprego do sinal de crase; Pontuação. Morfologia: Estruturadas palavras, classes das palavras, classes gramaticais invariáveis. Sintaxe:Análise sintática da oração, as estruturas do período composto, sintaxe da regência, sintaxe da concordância, colocação pronominal, figuras de linguagem, crase,tópicos de linguagem.

Conteúdo de Atualidades

Fatos da Atualidade no Mundo;

Conhecimentos Cívicos;

História e Geografia do Brasil

Conteúdo de Técnico em Segurança do Trabalho

Técnico em Segurança do Trabalho

Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho;

CIPA -Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;

EPI ( Equipamentos de proteção Individual);

PCMSO (Programa de Controle Médio de Saúde Ocupacional);

PPRA (Programa de Prevenção de Risco Ambiental);

Segurança em Eletricidade;

Insalubridade;

Periculosidade;

Ergonomia;

Proteção e Combate a Incêndio;

Cor e Sinalização de Segurança;

Segurança e Saúde em Serviços de Saúde;

Acidentes do Trabalho: causas, conseqüências, programas de prevenção, comunicação e análise de acidentes;

Inspeção de Segurança.

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Conteúdo de língua Portuguesa

Ortografia Oficial; Acentuação; Pontuação; Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas; Sinônimos e Antônimos; Gênero, Número e Grau do Substantivo e Adjetivo;Fonologia: Conceitos gerais, vogais, semivogais e consoantes, dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos, sílabas, acento tônico, classificação dos monossílabos quanto à tonalidade,classificação dos vocábulos com mais de uma sílaba, separação silábica.

Conteúdo de matemática

Conjuntos; Números Naturais, Múltiplos e Divisores; Números Racionais; Sistema de Numeração Decimal; Operações Fundamentais; Sistema Métrico Decimal de Medidas de: comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo; Sistema Monetário Brasileiro; Problemas; Geometria.

Conhecimentos gerais

Fatos da Atualidade no Mundo;

Conhecimentos Cívicos;

História e Geografia do Brasil.

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Conteúdo de língua Portuguesa

Ortografia Oficial; Acentuação; Pontuação; Confronto e Reconhecimento de Frases Corretas e Incorretas; Sinônimos e Antônimos; Gênero, Número e Grau do Substantivo e Adjetivo;Fonologia: Conceitos gerais, vogais, semivogais e consoantes, dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos, sílabas, acento tônico, classificação dos monossílabos quanto à tonalidade,classificação dos vocábulos com mais de uma sílaba, separação silábica.

Conteúdo de matemática

Conjuntos; Números Naturais, Múltiplos e Divisores; Números Racionais; Sistema de Numeração Decimal; Operações Fundamentais; Sistema Métrico Decimal de Medidas de: comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo; Sistema Monetário Brasileiro; Problemas; Geometria.

Conhecimentos gerais

Fatos da Atualidade no Mundo;

Conhecimentos Cívicos;

História e Geografia do Brasil