UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS

Notícia:   22 vagas de até R$ 6.722,85 para Professores na UF - MS

UFMS - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

EDITAL PREG Nº 65, DE 26 DE ABRIL DE 2010

CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

O PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o disposto na Portaria RTR nº. 238, de 26.4.2010, que subdelega a competência para gerenciar o presente Concurso Público de Provas e Títulos; Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003; Portaria MP nº 124, de 15 de março de 2010, Portaria MEC nº 327, de 19 de março de 2010; Resolução CD nº 7, de 20 de fevereiro de 2009; Resolução CD nº 28, de 24 de abril de 2009; Decreto nº 6944, de 21 de agosto de 2009; Portaria MEC nº 1.134 de 2 de dezembro de 2009, no art. 134, do Regimento Geral da UFMS (Resolução COUN nº. 55*, de 30.08.2004); na Resolução CD nº. 9 de 24.3.2010 e na Resolução CD nº 13 de 26.4.2010, torna público o presente Edital de abertura de inscrições do Concurso Público para ingresso na Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

1 - DOS REQUISITOS PARA O CARGO:

1.01 Para a classe de Professor Assistente: diploma de graduação, título de mestre ou doutor e comprovação de formações adicionais, quando houver, conforme especificado na descrição da formação exigida para a vaga, de acordo com a classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), item 13 do presente edital.

1.02 Para a classe de Professor Adjunto: diploma de graduação, título de doutor e comprovação de formações adicionais, quando houver, conforme especificado na descrição da formação exigida para a vaga, de acordo com a classificação CNPq/CAPES, item 13 do presente edital.

1.03 Para a classe de Professor Auxiliar: diploma de graduação, título de mestre ou doutor ou certificado de curso de especialização, em nível de pós-graduação lato sensu ou comprovante de obtenção de créditos em cursos de pós-graduação stricto sensu.

2 - DAS INSCRIÇÕES:

2.01 A inscrição para ingresso na Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul será realizada, somente pela internet, no portal eletrônico www.copeve.ufms.br, no período de 12.05.2010 a 19.05.2010, onde estarão disponibilizados para impressão o requerimento de inscrição e o boleto bancário.

2.02 O candidato inscrito deverá remeter, conforme o item 2.06, os seguintes documentos:

a) requerimento de inscrição, em formulário específico da Preg, preenchido e assinado, concordando com todas as exigências e os critérios definidos neste Edital e nas Normas Complementares relativas ao Concurso Público;

b) comprovante original de recolhimento da taxa de inscrição;

c) fotocópia, autenticada em Cartório, da Cédula de Identidade oficial ou, no caso de estrangeiro permanente, do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e do Passaporte atualizado;

d) fotocópia, autenticada em Cartório, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) da Receita Federal;

e) fotocópias, autenticadas em Cartório, do diploma de curso de Graduação, certificado de Pós- Graduação e/ou certidão/declaração de conclusão emitida pela Instituição responsável, ou fotocópia da Ata de Defesa que contenha o reconhecimento de que se trata o § 5º, do art. 3, do Regulamento deste Concurso Público - Resolução CD nº 7/2009, ou declaração, emitida pela Instituição responsável, que comprove a matrícula do candidato e o nome do curso reconhecido pela CAPES, de acordo com a classe pretendida, de acordo com o item 1, a fim de demonstrar formação na área exigida, nos termos do item 13 do presente edital.

2.03 O candidato será dispensado de apresentar o documento constante da letra "d" se constar o número do CPF de forma legível na Cédula de Identidade.

2.04 Na vaga referente à área/subárea Ciências Sociais Aplicadas/Jornalismo e Editoração/Fotojornalismo do Departamento de Jornalismo (DJO) do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), além da formação exigida prevista no item 13.03, será necessária a apresentação de registro em carteira profissional como fotojornalista ou comprovantes de produção fotojornalística, tais como: trabalhos produzidos em jornais, revistas e sítios web ou portais jornalísticos.

2.05 Na vaga referente à área/subárea: Ciências Sociais Aplicadas / Direito / Direito Público / Direito Processual Civil do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Três Lagoas, além da formação exigida prevista no item 13.03, será necessária a apresentação de registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

2.06 A documentação exigida deverá ser encaminhada em volume único, contendo a identificação do candidato e a área pretendida, até 19.05.2010, (com a data e o carimbo dos Correios), via SEDEX com AR, para o endereço:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
COMISSÃO PERMANENTE DE VESTIBULAR - Copeve
Cidade Universitária - Caixa Postal 549
79070-900 - CAMPO GRANDE - MS

2.07 A efetivação da inscrição somente se dará após o pagamento da taxa e recebimento da documentação exigida no Edital dentro do período previsto no mesmo, não serão aceitos documentos transmitidos via fax, exceto no caso previsto no item 12.08.

2.08 A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação divulgará a relação das inscrições deferidas/indeferidas em Edital no Boletim de Serviço (BS/UFMS) e no portal eletrônico www.copeve.ufms.br, após análise dos documentos, pela Comissão Central do Concurso .

2.09 O candidato devidamente inscrito que não tiver o seu nome divulgado conforme item anterior, deverá entrar em contato com a Comissão Permanente de Vestibular - Copeve, através dos telefones (67) 3345-7156 ou 3345-7170, para esclarecimentos e /ou regularização da inscrição.

2.10 As informações prestadas pelo candidato em seu requerimento de inscrição são de sua responsabilidade.

2.11 A inscrição do candidato implica o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital.

2.12 Somente será aceito diploma de Graduação de curso reconhecido e de Pós-graduação expedido por curso credenciado pela CAPES/MEC. Se os diplomas de Graduação ou Pós-graduação forem de origem estrangeira, deverão estar devidamente reconhecidos, de acordo com a Legislação Brasileira.

2.13 Em nenhuma hipótese será aceita inscrição condicional ou extemporânea.

2.14 É expressamente proibida a complementação da documentação exigida no Edital, fora de prazo fixado para inscrição.

2.15 O candidato aprovado deverá apresentar, no ato da posse, o título de Mestre ou superior, para a classe de Professor Assistente; ou o título de doutor, para a classe de Professor Adjunto; ou o título de especialista ou superior, para a classe de Auxiliar.

3 - DO VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

3.01 O valor da Taxa de Inscrição do Concurso Público para Professor Assistente é de R$ 111,00 (cento e onze reais), para Professor Adjunto é de R$ 168,00 (cento e sessenta e oito reais) e para Professor Auxiliar é de R$. 76,00 (setenta e seis reais).

3.02 O recolhimento dessa taxa, efetuado após a data de encerramento das inscrições, não será considerado.

3.03 O boleto para pagamento da Taxa de Inscrição estará disponível no portal eletrônico www.copeve.ufms.br.

3.04 O valor da Taxa de Inscrição poderá ser recolhido pela Internet Banking ou em qualquer agência bancária, até a data do vencimento 19.05.2010.

3.05 O valor da Taxa de Inscrição, uma vez pago, somente será restituído em caso de cancelamento deste edital em parte ou na sua totalidade.

4 - DA ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

4.01 Será assegurada a isenção da taxa de inscrição ao candidato conforme contido no Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, da isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados no âmbito do Poder Executivo Federal;

4.02 O candidato deverá protocolar o requerimento de isenção de taxa na COPEVE até o dia 13.05.2010;

4.03 O resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição será divulgado na página da Copeve (www.copeve.ufms.br) até o dia 17.05.2010.

5 - DAS VAGAS COM TRATAMENTO DIFERENCIADO:

5.01 Às pessoas Portadoras de Deficiência ou com Mobilidade Reduzida que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e do art. 37 do Decreto Federal nº 3.298/99 é assegurado o direito de inscrição para os cargos em concurso, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência que possuam.

5.02 O candidato Portador de Deficiência ou com Mobilidade Reduzida poderá concorrer a qualquer vaga oferecida no concurso, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência que possua ou às vagas de reserva referentes ao percentual mínimo de 5% (cinco por cento) do total das vagas, perfazendo um total de 1 vaga, para fins deste Edital.

5.03 A vaga de reserva será sorteada dentre as áreas/subáreas deste Edital no dia 10 de maio de 2010, às 14 horas na Sala de reuniões da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFMS.

5.04 Os candidatos inscritos e homologados não Portadores de Deficiência ou com Mobilidade Reduzida e inscritos nas áreas contempladas por vagas de reserva concorrerão com o portador de Deficiência, cientes de que, independente da classificação geral, será assegurada a vaga ao candidato Portador de Deficiência aprovado em melhor classificação.

5.04.1 Caso não houver candidatos Portadores de Deficiência ou com Mobilidade Reduzida inscritos, homologados ou aprovados, a vaga de reserva será tratada como de não reserva.

5.05 Em observância ao previsto no §2º, do art. 37, do Decreto Federal nº 3.298/99, caso a aplicação do percentual resulte em número fracionado, este deverá ser levado até o primeiro número inteiro subsequente.

5.06 Consideram-se Pessoas Portadoras de Deficiência ou com Mobilidade Reduzida aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no art. 70 do Decreto nº 5.296/2004.

5.07 A compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência do candidato será avaliada por equipe multiprofissional, durante o período de estágio probatório.

5.08 As Pessoas Portadoras de Deficiência ou com Mobilidade Reduzida, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal nº 3.298/99, particularmente em seu art. 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida.

6 - DO ATENDIMENTO DIFERENCIADO:

6.01 O candidato Portador de Deficiência ou com Mobilidade Reduzida, no ato da inscrição, deverá especificar a deficiência no requerimento de inscrição e juntar os seguintes documentos:

a) Laudo Médico, atestando o tipo, o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua prova;

b) Solicitação de prova especial, com características especiais, sem o que não serão preparadas as provas, seja qual for o motivo alegado.

6.02 Os documentos constantes do item 6.01 serão apreciados pela Junta Médica Oficial da UFMS (JMO/UFMS).

6.03 Os candidatos que solicitarem a Prova em Braille deverão levar, para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção, podendo ainda, utilizar-se de soroban.

6.04 Aos deficientes visuais (amblíopes), serão oferecidas provas ampliadas com tamanho de fonte máxima de 20 pontos.

6.05 Os deficientes auditivos que necessitarem de Intérprete de Libras deverão solicitá-lo, por escrito, no ato da inscrição.

6.06 A candidata que estiver amamentando deverá solicitar o atendimento especial até o dia 02.06.2010, para a realização das provas, e levar um acompanhante que será responsável pela guarda da criança, em ambiente a ser definido.

6.06.1 A candidata de que trata o item anterior que não levar acompanhante não realizará as provas.

6.07 Os direitos, previstos nos itens 6.01, 6.03, 6.04 e 6.05, deverão ser requeridos, por escrito, durante o período da inscrição.

6.08 Os portadores de Deficiência ou com Mobilidade Reduzida que não atenderem aos dispositivos no ato da inscrição, serão considerados como não portadores, consequentemente não terão a prova e o local preparados, seja qual for o motivo alegado.

7 - DAS FASES DO CONCURSO PÚBLICO:

7.01 O Concurso Público compreende as seguintes fases:

7.01.1 Inscrição: sujeita a deferimento;

7.01.2 Prova Escrita: de caráter eliminatório e classificatório;

7.01.3 Prova Didática: de caráter eliminatório e classificatório;

7.01.4 Prova de Títulos: de caráter classificatório.

7.02 Os objetivos de cada fase e as pontuações a serem atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, por candidato, encontram-se no Regulamento do Concurso Público para Ingresso na Carreira do Magistério Superior da UFMS (Resolução CD nº 7, de 20.2.2009), disponível no portal eletrônico www.copeve.ufms.br.

7.03 Somente o candidato que tiver sua inscrição deferida prestará o Concurso Público.

7.04 A prova didática será gravada, para efeito de registro (Art. 13, parágrafo 3, Decreto nº 6944, de 21 de agosto de 2009).

7.05 A sequência de Provas será Prova Escrita, Prova Didática, e, Prova de Títulos.

8 - DA METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO:

8.01 Na Prova Escrita o candidato receberá da Banca Examinadora a nota na escala de 0,0 (zero) a 100,00 (cem) pontos, com apenas uma única casa decimal.

8.01.1 Os membros da banca deverão, em consenso, atribuir apenas uma nota ao candidato.

8.01.2 Será eliminado do Concurso, o candidato que obtiver pontuação inferior a 70,0 (setenta) pontos.

8.02 A pontuação referente ao julgamento da Prova Didática corresponderá à média aritmética das notas atribuídas individualmente pelos examinadores, na escala de 0,0 (zero) a 100,0 (cem) pontos.

8.02.1 Cada examinador atribuirá uma nota ao candidato, na escala de 0,0 (zero) a 100,0 (cem) pontos.

8.02.2 Será eliminado do Concurso o candidato que obtiver pontuação inferior a 70,0 (setenta) pontos.

8.02.3 A nota de cada avaliador na sessão de Prova Didática e as impressões sobre a aula não poderão ser compartilhadas entre os membros da banca.

8.03 Na Prova de Títulos o candidato receberá da Banca Examinadora a nota na escala de 0,0 (zero) a 300,00 (trezentos) pontos, correspondendo ao somatório referente à Titulação; à Produção de Natureza Intelectual, Científica, Tecnológica e Artística; às Atividades Docentes; às Atividades de Administração Acadêmica e Outras.

8.03.1 A pontuação, não cumulativa, referente à Titulação será limitada a cem pontos de acordo com os seguintes critérios:

a) título de Livre-Docente na área: 100,0 pontos;

b) título de Livre-Docente em área afim: 90,0 pontos;

c) título de Doutor na área, com pós-doutorado na área ou em área afim: 80,0 pontos;

d) título de Doutor em área afim, com pós-doutorado na área ou em área afim: 70,0 pontos;

e) título de Doutor na área: 60,0 pontos;

f) título de Doutor em área afim: 50,0 pontos;

g) título de Mestre na área: 40,0 pontos;

h) título de Mestre em área afim: 30,0 pontos;

i) título de Especialista na área: 20,0 pontos; e

j) título de Especialista em área afim: 10,0 pontos.

8.03.2 A pontuação referente à Produção de Natureza Intelectual, Científica, Tecnológica e Artística; e às Atividades Docentes, será limitada a duzentos pontos.

8.03.3 A declaração de matrícula em programa de pós-graduação ou a ata de defesa, não substituirá o comprovante de titulação para efeito de pontuação na prova de títulos.

8.04 Após a atribuição de todas as notas relativas à prova Escrita, Didática e Títulos, a Banca Examinadora se reunirá para calcular a nota final dos candidatos na escala de 0,0 (zero) a 1.000,0 (mil) pontos.

8.04.1 A nota final do candidato, apurada pela Banca Examinadora, para efeito de classificação, dentro da área/subárea de conhecimento e classe, será obtida pelo somatório das notas de cada uma das provas aplicadas por classe, de acordo com os pesos fixados.

8.05 A classificação final obedecerá à sequência daqueles que obtiverem as maiores somas finais.

8.05.1 Em caso de empate, serão aplicados os seguintes critérios para efeito de desempate entre os candidatos:

a) maior pontuação obtida na Prova Escrita;

b) maior pontuação obtida na Prova de Títulos;

c) maior pontuação obtida na Prova Didática;

d) maior pontuação obtida na soma dos pontos relativos à Produção Bibliográfica; e

e) caso ainda persista o empate, o Presidente da Banca Examinadora realizará um sorteio entre os candidatos com a mesma pontuação.

8.06 Imediatamente, após o término de cada uma das provas do Concurso, a Banca Examinadora lavrará Ata, que será assinada por todos os examinadores, relatando os fatos relevantes ocorridos na etapa em questão.

9 - DO INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO:

9.01 Será indeferida a inscrição quando:

a) efetuada fora do período fixado neste Edital;

b) o requerimento de inscrição estiver preenchido de forma incompleta, incorreta ou ilegível;

c) efetuada com a documentação incompleta e/ou incorreta;

d) estiver em desacordo com qualquer exigência deste Edital e das Normas pertinentes.

e) o recolhimento da taxa de inscrição não tiver sido efetuado, o comprovante original não tiver sido enviado ou que tiver sido feito fora do prazo.

f) a documentação exigida for encaminhada fora do prazo (após dia 19.05.2010).

10 - DO CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:

10.01 O Edital relacionando as inscrições deferidas/indeferidas será publicado até o dia 27.05.2010 no BS/UFMS e no portal eletrônico www.copeve.ufms.br.

10.02 As Bancas Examinadoras serão constituídas por Instruções de Serviço publicadas no BS/UFMS e no portal eletrônico www.copeve.ufms.br, até o dia 31.05.2010.

10.03 A realização das provas ocorrerá no período de: 11 a 14.06.2010.

10.04 Os locais e horários de realização das provas serão publicados no Edital de Homologação de Deferimentos das Inscrições no BS/UFMS e no portal eletrônico www.copeve.ufms.br.

10.05 As informações sobre o programa e bibliografia básica das Provas Escrita e Didática, são parte deste Edital e estão publicadas no portal eletrônico www.copeve.ufms.br.

10.06 As datas informadas neste Edital são previsões, estando sujeitas a alterações em função do número de candidatos ou outros motivos que as justifiquem.

11 - DA DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO:

11.01 Descrição Sumária:

Compete ao professor elaborar, aplicar e acompanhar o planejamento das atividades, em observação aos objetivos de ensino da UFMS, através de metodologia específica para cada turma, visando preparar os alunos para uma formação geral na área específica, analisar a classe como grupo e individualmente, elaborar, coordenar e executar projetos de pesquisa e de extensão; participar de atividades administrativas institucionais, reunir-se com seu superior imediato, colegas e alunos visando à sincronia e transparência das atividades.

11.02 Atribuições:

a) Participar da elaboração e cumprimento do Plano de Ensino da disciplina em conformidade com o Projeto Pedagógico dos Cursos para os quais suas disciplinas forem oferecidas;

b) Ministrar o ensino sob sua responsabilidade, em conjunto com os demais docentes, cumprindo integralmente o Plano de Ensino da disciplina e sua carga horária;

c) Utilizar metodologia condizente com a disciplina, buscando atualização permanente;

d) Observar a obrigatoriedade de frequência e pontualidade às atividades didáticas;

e) Estimular e promover pesquisas e atividades de extensão à comunidade;

f) Registrar, em diário de classe, a frequência dos alunos em sua disciplina;

g) Organizar e aplicar os instrumentos de avaliação do aproveitamento escolar dos alunos;

h) Apresentar as frequências, as notas das provas e os resultados de sua disciplina, na forma e nos prazos previstos;

i) Elaborar Relatório de Atividades do Semestre, obedecendo aos prazos previstos;

j) Participar de comissões e atividades para as quais for convocado ou eleito;

k) Participar da vida acadêmica da Instituição;

l) Exercer outras atribuições previstas no Regimento da UFMS ou na legislação vigente.

m) Atualizar-se constantemente, através da participação em congressos, palestras, leituras, visitas, estudos, entre outros meios;

n) Participar da elaboração e execução de projetos de pesquisa, objetivando o desenvolvimento científico da UFMS;

o) Votar e ser votado para as diferentes representações de sua Unidade Setorial, participar de reuniões e trabalhos dos órgãos colegiados a que pertencer e de comissões para as quais for designado;

p) Zelar pela guarda, conservação e manutenção dos materiais e equipamentos que utiliza;

q) Cumprir e fazer cumprir normas e padrões de comportamento estabelecidos pela Instituição;

r) Executar tarefas afins, a critério de seu superior imediato.

11.03 O professor empossado poderá atuar, conforme designação da unidade de lotação, nas diversas disciplinas oferecidas não somente naquelas da área do concurso.

12 - DAS INFORMAÇÕES GERAIS:

12.01 A nomeação dos candidatos aprovados neste concurso, far-se-á pelo Regime Jurídico Único (RJU), instituído pela Lei nº 8.112, de 11.12.1990.

12.02 Valor do vencimento será conforme descrito abaixo:

CLASSE: Auxiliar Nível I - REGIME: 20 Horas:

- Vencimento Básico: R$ 557,51;

- Retribuição por Titulação: R$ 78,18;

- Gratificação Específica do Magistério Superior: R$ 961,12;

- Total: R$ 1.596,81.

CLASSE: Auxiliar Nível I - REGIME: Dedicação Exclusiva;

- Vencimento Básico: R$ 1.728,28;

- Retribuição por Titulação: R$ 319,64;

- Gratificação Específica do Magistério Superior: R$ 1.029,36;

- Total: R$ 3.077,28.

CLASSE: Assistente Nível I - REGIME: 20 Horas;

- Vencimento Básico: R$ 645,76;

- Retribuição por Titulação: R$ 226,77;

- Gratificação Específica do Magistério Superior: R$ 965,56;

- Total: R$ 1.838,09.

CLASSE: Assistente Nível I - REGIME: Dedicação Exclusiva;

- Vencimento Básico: R$ 2.001,86;

- Retribuição por Titulação: R$ 1.406,62;

- Gratificação Específica do Magistério Superior: R$ 1.034,12;

- Total: R$ 4.442,60.

CLASSE: Adjunto Nível I - REGIME: 20 Horas;

- Vencimento Básico: R$ 747,97;

- Retribuição por Titulação: R$ 564,26;

- Gratificação Específica do Magistério Superior: R$ 970,00;

- Total: R$ 2.282,23.

CLASSE: Adjunto Nível I - REGIME: Dedicação Exclusiva;

- Vencimento Básico: R$ 2.318,71;

- Retribuição por Titulação: 3.365,27;

- Gratificação Específica do Magistério Superior: R$ 1.038,87;

- Total: R$ 6.722,85.

12.03 A data prevista para o ingresso dos candidatos aprovados será julho/2010, podendo ser antecipada conforme autorização de provimento do Ministério da Educação.

12.04 As Normas que regem o Concurso Público, o programa de cada área, a bibliografia básica, bem como outras informações estão publicadas no portal eletrônico www.copeve.ufms.br.

12.05 O prazo de validade deste concurso será de um ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data de publicação da sua homologação.

12.06 O concurso de que trata este Edital poderá ser revogado a qualquer momento, por motivo justificável ou por conveniência administrativa.

12.07 A relação, por ordem de classificação, conforme Anexo 2, do Decreto nº 6944/09, de 21 de agosto de 2009, dos candidatos aprovados, neste concurso público, homologados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, serão publicados em Edital no BS/UFMS, no Diário Oficial da União (DOU) e no portal eletrônico www.copeve.ufms.br.

12.07.1 Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o Anexo II do Decreto nº 6944/09, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no concurso público.

12.07.2 Nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados serão considerados reprovados nos termos do parágrafo 3º, do Art. 16, do Decreto nº 6944/09, de 21 de agosto de 2009.

12.08 O prazo para o candidato apresentar recurso, quanto ao resultado final do concurso, será de dois dias úteis, após a divulgação dos resultados finais, via fax ou por meio do Protocolo Central da UFMS, endereçado à Copeve. Os candidatos que encaminharem os recursos via fax, deverão remeter à Copeve o original dentro do prazo previsto nas normas.

12.08.1 O recurso será apreciado pela Comissão Central do Concurso que, ouvindo a Banca Examinadora, emitirá parecer, encaminhando-o para julgamento da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

12.9 É de responsabilidade do candidato o acompanhamento de Editais, avisos e comunicados referentes ao Concurso Público.

12.10 O candidato deverá manter atualizado seu endereço e contato telefônico, durante e no período subsequente à realização do concurso. São de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos decorrentes da não atualização de seu endereço.

12.11 A documentação, entregue por ocasião da inscrição, que não for retirada, na Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), até 60 (sessenta) dias após a publicação do Edital de homologação, será incinerada.

12.12 Todas as fotocópias autenticadas de documentos solicitados deverão ter sido autenticadas em cartório de serviços notariais.

12.13 Os professores nomeados terão direito a solicitação de remoção, redistribuição, mudança de regime de trabalho apenas após o cumprimento do período de estágio probatório.

12.14 Os casos omissos deste Edital serão solucionados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, ouvida a Comissão Central do Concurso Público.

13. DA DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS E DA FORMAÇÃO EXIGIDA:

13.01 De acordo com o art. 7º do Anexo da Resolução CD nº 7/2009, cada vaga terá especificada sua formação exigida, cuja referência será a classificação de grandes áreas, áreas e subáreas de conhecimento divulgada pelo CNPq/CAPES. (www.cnpq.br/areasconhecimento/index.htm)

13.02 É requisito para deferimento da inscrição que o candidato atenda todos os itens do campo "formação exigida" especificado para cada vaga no presente edital.

13.02.1 Para a pós-graduação é necessário que a formação do candidato tenha sido ou esteja sendo feita em programa de pós-graduação classificado pela CAPES na mesma grande área, área e subárea (ou área de concentração) especificada na formação exigida para a vaga.

(http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarGrandeArea)

13.03 As vagas e suas respectivas formações exigidas, conforme a classificação de área e subáreas de conhecimento CNPq/CAPES estão distribuídas conforme segue:

MUNICÍPIO: CAMPO GRANDE - MS:

FACULDADE DE ODONTOLOGIA - FAODO

GRANDE ÁREA/ÁREA: Ciências da Saúde / Odontologia / Odontopediatria

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Odontologia; e

2. Mestrado e/ou Doutorado em: Odontopediatria.

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: Gabinete do Diretor

CLASSE: Assistente

FACULDADE DE DIREITO - FADIR

GRANDE ÁREA/ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas / Direito / Direito Público

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Direito; e

2. Doutorado em: Direito. .

REGIME DE TRABALHO: Vinte horas

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: Gabinete do Diretor

CLASSE: Adjunto

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS

GRANDE ÁREA/ÁREA: Ciências da Saúde / Farmácia

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Farmácia, Farmácia Industrial, Farmácia Bioquímica ou Farmacêutico Generalista; e

2. Doutorado em: Farmácia, ou ciências farmacêuticas, ou biociências aplicadas à farmácia, ou biociências e biotecnologia aplicadas à farmácia, ou
desenvolvimento e inovação tecnológica em medicamentos, ou fármacos e medicamentos, ou inovação terapêutica, ou nanotecnologia farmacêutica, ou produtos naturais e sintéticos bioativos, ou tecnologia bioquímico farmacêutica

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: DFB

CLASSE: Adjunto

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCHS

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Ciências Sociais Aplicadas / Comunicação / Jornalismo e Editoração / Fotojornalismo

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Jornalismo ou Comunicação Social (habilitação em Jornalismo); e

2. Mestrado e/ou Doutorado em: Comunicação ou Educação ou Estudos da Linguagem ou Ciências Sociais ou Letras ou Jornalismo.

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: DJO

CLASSE: Assistente

GRANDE ÁREA/ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas / Economia / Teoria Econômica / Teoria Geral da Economia

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS): Doutorado em: Economia

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: DEA

CLASSE: Adjunto

GRANDE ÁREA/ÁREA: Linguística, Letras e Artes/ Linguística/ Teoria e Análise Linguística

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Letras; e

2. Doutorado em: Linguística

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: DLE

CLASSE: Adjunto

MUNICÍPIO: AQUIDAUANA/MS

CAMPUS DE AQUIDAUANA - CPAQ

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Linguística, Letras e Artes / Letras / Literatura Brasileira

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Letras; e

2. Doutorado em: Letras/Literaturas de Língua Portuguesa/Estudos Literários.

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: DLE

CLASSE: Adjunto

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Linguística, Letras e Artes / Letras / Línguas Estrangeiras Modernas

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Letras/Espanhol e suas respectivas Literaturas ou em Letras Português/Espanhol e suas respectivas Literaturas; e

2. Mestrado e/ou Doutorado: em Letras/Linguística ou Linguística Aplicada ou Educação.

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: DLE

CLASSE: Assistente

MUNICÍPIO: CORUMBÁ/MS

CAMPUS DO PANTANAL - CPAN

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Ciências Sociais Aplicadas / Administração / Ciências Contábeis

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Ciências Contábeis e no mínimo

2. Especialização latu sensu.

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 02

LOTAÇÃO: DCS CLASSE: Auxiliar

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Linguística, Letras e Artes / Letras / Línguas Estrangeiras Modernas

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Letras com habilitação Português/Espanhol; e

2. Especialização em: Letras ou Linguística ou Mestre ou Doutor ou Mestrando dos Programas de Mestrado em Letras ou Linguística; ou em Estudos da Linguagem; ou em Estudos Fronteiriços.

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: DHL

CLASSE: Auxiliar

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Ciências Exatas e da Terra / Ciência da Computação / Metodologia e Técnicas da Computação

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em:

Ciência da Computação, ou

Engenharia da Computação, ou

Análise de Sistemas, ou

Matemática, ou

Sistemas de Informação; e

2. Mestrado e/ou Doutorado na área de

Ciência da Computação ou na área de Ciências da Informação.

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: DEX

CLASSE: Assistente

MUNICÍPIO: COXIM

CAMPUS DE COXIM - CPCX

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Ciências Biológicas/Morfologia

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Ciências Biológicas; e

2. Mestrado e/ou Doutorado na área de Ciências Biológicas/Morfologia ou na área de Ciências Biológicas/Biologia Geral

REGIME DE TRABALHO: Dedicação Exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: Gabinete do Diretor/CPCX

CLASSE: Assistente

MUNICÍPIO: TRÊS LAGOAS/MS

CAMPUS DE TRÊS LAGOAS - CPTL

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Ciências Humanas / Educação / Fundamentos da Educação

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Pedagogia; e

2. Doutorado em: Educação.

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: DED

CLASSE: Adjunto

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Linguística, Letras e

Artes/Linguística/Linguística Aplicada

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Letras - Português/Inglês Licenciatura e

2. Doutorado em: Letras e/ou Estudos Linguísticos e/ou Linguística e/ou Linguística Aplicada.

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: DED

CLASSE: Adjunto

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Ciências Sociais Aplicadas / Direito / Direito Público / Direito Processual Civil

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Direito; e

2. Mestrado e/ou Doutorado em: Direito.

3. Necessária a apresentação de registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: DCS

CLASSE: Assistente

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Ciências Sociais Aplicadas / Direito / Direito Público / Direito Internacional Público

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Direito; e

2. Mestrado e/ou Doutorado em: Direito.

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: DCS

CLASSE: Assistente

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Ciências Exatas e da Terra /Ciência da Computação/Teoria da Computação/Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Mestrado e/ou Doutorado na área de Ciência da Computação.

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: DEX

CLASSE: Assistente

MUNICÍPIO: PARANAÍBA/MS

CAMPUS DE PARANAÍBA - CPAR

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Ciências Exatas e da Terra / Matemática / Geometria e Topologia

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Matemática (Licenciatura ou Bacharelado); e

2. Mestrado e/ou Doutorado em: Matemática ou Matemática Aplicada.

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: Gabinete do Diretor

CLASSE: Assistente

MUNICÍPIO: NAVIRAÍ/MS

CAMPUS DE NAVIRAÍ - CPNV

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Ciências Humanas / Educação / Ensino-Aprendizagem / Métodos e Técnicas de Ensino

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Licenciatura em Pedagogia; e

2. Mestrado e/ou Doutorado em: Ciências da Educação, ou Educação .

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: Gabinete do Diretor

CLASSE: Assistente

MUNICÍPIO: NOVA ANDRADINA/MS

CAMPUS DE NOVA ANDRADINA - CPNA

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Ciências Sociais Aplicadas / Administração / Administração de Setores Específicos

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Administração; e

2. Mestrado e/ou Doutorado em: Administração, Turismo, Agronegócios ou Engenharia da Produção.

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: Gabinete do Diretor

CLASSE: Assistente

GRANDE ÁREA/ÁREA/SUBÁREA: Ciências Sociais Aplicadas / Administração / Administração de Empresas / Administração Financeira

FORMAÇÃO EXIGIDA (REQUISITOS):

1. Graduação em: Administração ou Ciências Contábeis; e

Mestrado e/ou Doutorado em: Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Engenharia da Produção.

REGIME DE TRABALHO: Dedicação exclusiva

NÚMERO DE VAGAS: 01

LOTAÇÃO: Gabinete do Diretor

CLASSE: Assistente

14. PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FACULDADE DE ODONTOLOGIA - FAODO Ciências da Saúde / Odontologia / Odontopediatria

Programa

1. Exame clínico em Odontopediatria.

2. Prevenção de cárie dental na criança.

3. Anestesia local em Odontopediatria.

4. Morfologia dos dentes decíduos e características da dentição decídua.

5. Dentística restauradora - Dentes decíduos.

6. Terapêutica pulpar dos dentes decíduos.

7. Cirurgia em Odontopediatria.

8. Traumatismo dos dentes anteriores na infância Dentição decídua.

9. Psicologia aplicada em Odontopediatria.

10. Hábitos bucais na infância.

Bibliografia Básica

ASSED SADA. Odontopediatria - bases científicas para a prática clínica. Ed.Artes Médicas, 2005.

CRIVELLO JÚNIOR, Osvaldo. Fundamentos de Odontologia. Organizadores: GUEDES-PINTO, Antonio Carlos;

RODRIGUES-DELGADO, Célia Regina Martins. Ed. Santos, 2009.

TOLEDO, Orlando Ayrton. Odontopediatria. 3ed. 2005.

KLATCHOIAN, Denise Ascenção. Psicologia odontopediátrica. 2.ed. Ed. Santos, 2002.

KRAMER, Paulo. Traumatismo na dentição decídua. 1ed. 2005.

VAN WAES, Huberts J.M.; STÖCKLI, Paul W. Ed. Artmed, 2002.

FACULDADE DE DIREITO - FADIR Ciências Sociais Aplicadas / Direito / Direito Público

Programa

1. Teoria Geral da Constituição: conceitos e classificações.

2. Constitucionalismo: teorias.

3. Teoria Geral dos Direitos Difusos: conceitos e classificações.

4. Teoria Geral do Estado: forma e regime de Estado.

5. Fundamentos de Direito Público: evolução do Estado - do liberal ao democrático social.

6. Hermenêutica constitucional: teorias e metodologias.

7. Direitos e Garantias constitucionais.

8. Ações constitucionais.

9. Regime jurídico administrativo e princípios constitucionais administrativos.

10. Princípios constitucionais tributários.

11. Competência legislativa e administrativa: previsão constitucional.

12. Responsabilidade do Estado.

Bibliografia Básica

ARAÚJO, Luiz Alberto David; NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano. Curso de Direito Constitucional. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

ÁVILA, Humberto. Teoria dos princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 3. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antonio. Curso de direito administrativo. São Paulo: Malheiros, 2008.

BARROSO Luís Roberto. Interpretação e aplicação da constituição: fundamentos de uma dogmática constitucional transformadora. 6 ed., São Paulo: Saraiva, 2004.

BOBBIO, Norberto. Teoria do Ordenamento Jurídico. Brasília: UnB, 1999.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros, 2000.

CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de Direito Constitucional Tributário. 25. ed. São Paulo: Malheiros, 2009.

CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito constitucional e teoria da Constituição. 2. ed. Coimbra: Almedina, 1998.

CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de Direito Constitucional Tributário. 25. ed. São Paulo: Malheiros, 2009.

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CHIOVENDA, Giuseppe. Instituições de Direito Processual Civil. v. 2. Campinas: Bookseller, 1998.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2003.

GUERRA FILHO, Willis Santiago. Processo Constitucional e Direitos Fundamentais. São Paulo: Celso Bastos, 1999.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na constituição de 1988 (interpretação e crítica). São Paulo: Revista dos Tribunais, 1990. Pág. 170 a 322.

HESSE, Konrad. A força normativa da Constituição. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1991.

MARINONI, Luiz Guilherme. Técnica processual e tutela dos direitos. São Paulo: RT, 2003.

MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do direito. 18 ed., Rio de Janeiro: Forense, 2000.

NERY JUNIOR, Nelson. Princípios do processo civil na Constituição Federal. 8. ed. rev. e ampl. e atual. com as novas súmulas do STF e com análise sobre a relativização da coisa julgada. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. 6. ed. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2009.

RIBAS, Lídia Maria L. R. Direito Penal Tributário: questões relevantes. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

SILVA, José Afonso da. Aplicabilidade das Normas Constitucionais. São Paulo: Malheiros.

_____.Direito Ambiental Constitucional. 7. ed. São Paulo: Malheiros, 2009.

STRECK, Lênio Luiz. Hermenêutica constitucional e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, .

SUNDFELD, Carlos Ari. Fundamentos de Direito Público. Editora Malheiros, 4ª Ed., 4ª tiragem, 2003.

TAVARES, André Ramos. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2009.

ZAVASCKI, Teori, Processo coletivo: tutela de direitos coletivos e tutela coletiva de direitos, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Ciências da Saúde / Farmácia

Programa

- Homeopatia: Princípios e filosofia. Métodos de dinamização e escalas de diluição dos medicamentos homeopáticos. Preparação das fórmulas farmacêuticas de uso interno e externo. Bioterápicos e isoterápicos.

- Cosmetologia: Anatomofisiologia da pele e anexos. Desenvolvimento de produtos cosméticos. Sistemas matriciais e vesiculares.

Preparações de liberação modificada. Lipossomas e nanopartículas. Boas Práticas de Fabricação Cosmética (BPFC).

- Boas Práticas de Manipulação em Farmácia (BPMF)

- Seleção e Padronização de Medicamentos de uso ambulatorial para atendimento aos programas de saúde governamental;

- Uso Racional de Medicamentos (URM) e Centro de Informação de Medicamentos (CIM).

- Farmacoeconomia promovendo o URM;

- Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica ao cliente SUS;

- Logística e gestão de estoques: Gerenciamento de recursos de materiais, sistema de compras em serviços públicos, planejamento e controle dos estoques de medicamentos e correlatos;

- Sistemas de dispensação de medicamentos e correlatos para atendimento em farmácia hospitalar e ambulatorial;

- Dispensação e controle de qualidade de medicamentos fitoterápicos na farmácia;

- Erros de Medicação: Um Problema de Saúde Pública;

- Interações Medicamentosas.

Bibliografia Básica

FARMACOPÉIA homeopática brasileira. 1. ed. rev. e complementada conforme a Port. Min São Paulo: Organização Andrei, 1977. 105 p.

FARMACOPÉIA homeopática brasileira. 2. ed. Sao Paulo: Atheneu, 1997. 60 p. FONTES, O. L. Farmácia Homeopática - Teoria e Prática. 2 ed. São Paulo: Manole, 2005.

LEONARDI, G.R. Cosmetologia Aplicada. 2.ed. São Paulo: Livraria e Editora Santa Isabel Ltda EPP, 2008.

FONSECA, A.; PRISTA, A.L.V.N. Manual de Terapêutica Dermatologica e Cosmetologia. 1.ed. São Paulo: ROCA Ltda, 2000. 480p.

HERNANDEZ, M.; MERCIER-FRESNEL, M. Manual de Cosmetologia. 3.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 1999. 353p.

RIBEIRO, C. Cosmetologia Aplicada a Dermoestetica. São Paulo: Pharmabooks, 2006. 270p.

ANVISA. RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 67, DE 8 DE OUTUBRO DE 2007.

CAVALLINI, M. E.; BISSON, M. P. Farmácia Hospitalar: um enfoque em sistemas de Saúde. São Paulo: Manole, 2002.

FERRACINI, F.T.; BORGES FILHO, W.M. Prática Farmacêutica no Ambiente Hospitalar. São Paulo: Atheneu, 2005.

FUCHS, F.D.; WANNMACHER, L.; FERREIRA, M.B.C. Farmacologia clínica: fundamentos da terapêutica racional. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

GOMES, M. J. V. M.; REIS, A. M. M. Ciências Farmacêuticas: uma Abordagem em Farmácia Hospitalar. São Paulo: Atheneu, 2000.

MAIA NETO, J. F. Farmácia Hospitalar e suas Interfaces com a Saúde. São Paulo: RX, 2005.

SANTOS, G.A. Gestão de Farmácia Hospitalar. São Paulo: Senac, 2006.

SBRAFH. Guia de Boas Praticas em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde. São Paulo: Sociedade Brasileira de Farmácia hospitalar, 2008.

SHUZL V., HANSEL, R., TYLER, V. E., Fitoterapia Racional - Um guia de fitoterapia para as ciências da saúde, Ed. Brasileira, 2002, Ed. Manole, Barueri.

STORPIRTIS, S. Farmacologia Clinica e Atenção Farmacêutica. 1.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

- Referências Complementares:

- Produtos não Relacionados à Saúde - CRF/SP

- A trajetória da Prática Farmacêutica - CRF/SP

- Assistência Farmacêutica Municipal: Diretrizes para Estruturação e Processos de Organização - CRF/SP;

- Projeto Farmácia: Estabelecimento de Saúde - CRF/SP.

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Ciências Sociais Aplicadas/Comunicação/Jornalismo e Editoração/Fotojornalismo

Programa

1. A imagem e a linguagem fotográfica.

2. História da fotografia e do fotojornalismo.

3. Operação de câmara fotográfica e de seus acessórios: o processo analógico e digital.

4. O impacto jornalístico da foto em preto e branco e da foto em cores.

5. Fotojornalismo e ética: a manipulação de imagens.

6. linguagem fotográfica e informação: a fotografia e o seu valor-notícia.

7. O valor testemunhal e documental da fotografia jornalística.

8. A inserção do fotojornalista na equipe de reportagem.

9. Conveniências da utilização do Photoshop.

10. O papel do fotojornalista no processo de edição de produtos jornalísticos impressos.

Bibliografia Básica

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. 3ª ed. Traduzido por Júlio Castnon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter. Magia, técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história da imagem. Tradução Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru, SP: Edusc, 2004.

BUSSELLE, Michael. Tudo sobre fotografia. São Paulo: Pioneira, 1982.

GURAN, Milton. Linguagem fotográfica e informação. Rio de Janeiro: Gama Filho, 1999.

HEDGECOE, John. Curso prático de fotografia. São Paulo: Círculo do Livro, 1980.

HUMBERTO, Luís. Fotografia - universos e arrabaldes. Brasília: FUNARTE, 1983.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

KUBRUSLY, Cláudio A. O que é fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1983. 4a ed.

LANGFORD, M. J. Fotografia básica. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

LIMA, Ivan. A fotografia é sua linguagem. Rio de Janeiro: Espaço e tempo, 1988.

MACHADO, Arlindo. A imagem espetacular: introdução à fotografia. Rio de Janeiro: Vozes, 1984.

MUNTEAL, Oswaldo e GRANDI, Larissa. A Imprensa na História do Brasil. O Fotojornalismo no Século XX Rio de Janeiro: Ed. Desiderata, 1a ed., 200p. 2005.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Tradução Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhias das Letras, 2003.

SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Florianópolis/Chapecó: Editora Grifos/Letras Contemporâneas, 2000.

TEIXEIRA, Evandro. Fotojornalismo Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, 66p. 1982.

VIEBIG, Reinhard. Tudo sobre o negativo. São Paulo: Iris Cultural, 1981.

Ciências Sociais Aplicadas/Economia/Teoria Econômica/Teoria Geral da Economia

Programa

1. Macroeconomia aberta: taxas de câmbio fixas e flexíveis.

2. Teorias dos ciclos e das flutuações econômicas: características e métodos de análise.

3. As novas teorias do crescimento econômico.

4. Teoria da demanda do consumidor, Produção e Custos

5. Estruturas de mercado.

6. Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva

Bibliografia Básica

BESANKO,D; BRAEUTIGAM,R. Microeconomia. Rio de Janeiro,LTC,2004.

BLANCHARD, O. J. Macroeconomia. São Paulo, Prentice Hall, 2007.

JONES, Charles I. Introdução a teoria do crescimento econômico. Campus: Rio de Janeiro, 2000.

DORNBUSCH, R; FISCHER, S; STARTZ, R. Macroeconomia. Rio de Janeiro, McGraw Hill, 2003.

KEYNES, J.M. A Teoria Geral do Emprego do Juro e da Moeda. São Paulo, Abril Cultural, 1983

MANKIW, N. G. Macroeconomia. Rio de Janeiro, LTC , 2004.

PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D.L. Microeconomia. São Paulo, Prentice Hall, 2006.

ROMER, D. Advanced Macroeconomics. The McGraw-Hill, New York. 1996.

SIMONSEN, M.H.;CYSNE, R.P. Macroeconomia. Rio de Janeiro, Atlas-FGV, 1989.

VASCONCELOS, M. A. S.; OLIVEIRA,R,G. Manual de Microeconomia. São Paulo:Editora Atlas, 2000.

LOPES, L. M.; VASCONCELLOS, M A S. Manual de Macroeconomia Básico e Intermediário. São Paulo: Atlas, 2000

VARIAN, H.R. Microeconomia - Princípios Básicos. Rio de Janeiro, Editora Campus, 2006.

Linguística, Letras e Artes/ Linguística/ Teoria e Análise Linguística

Programa

1. Saussure e a renovação dos estudos linguísticos.

2. Considerações sobre os eixos paradigmático e sintagmático da linguagem.

3. Gramática gerativo-transformacional: conceitos fundamentais.

4. Categorias gramaticais na perspectiva gerativista.

5. Relações sintático-semânticas na língua.

6. Aspectos da Teoria dos Princípios e Parâmetros.

7. Estrutura de constituintes: composição, ordem e relação.

8. Relações gramaticais e sistemas de marcação de caso.

9. Implicações dos estudos linguísticos para o ensino de língua materna.

Bibliografia Básica

ADGER, D. Core Syntax: A minimalist approach. Oxford: Oxford University. Press, 2003.

BAKER, M. The Atoms of Language: The Mind's Hidden Rules of Grammar. Oxford: Oxford University Press, 2003.

BORGES NETO, J. O empreendimento gerativo. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2004. v.3, p. 93-128.

CARNIE, A. Syntax: a generative introduction. Oxford: Blackwell, 2002.

CHOMSKY, N. Syntactic Structures. The Hague: Mouton & Co., 1957.

_____. Topics in the theory of generative grammar. The Hague: Mouton, 1966.

_____. Studies on Semantics in Generative Grammar, The Hague: Mouton, 1972.

_____. Aspectos da teoria da sintaxe. Coimbra: Antônio Amado, 1975a.

_____. The logical Structure of Linguistic Theory. Chicago: University of Chicago Press, 1975b.

_____. The Generative Enterprise. Dordrecht: Foris, 1982

_____. O programa minimalista. Lisboa: Caminho, 1999.

HAEGEMAN, L. Introduction to government and binding theory. Oxford: Blackwell, 1995.

MIOTO, C.; SILVA; M.C.F.; LOPES, R.E.V. Novo Manual de Sintaxe. Florianópolis: Insular, 2 ed., 2004.

RADFORD, A. Minimalist syntax: exploring the structure of English. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

RAPOSO, E. Teoria da Gramática: A Faculdade de Linguagem. Lisboa: Caminho, 1992

REVISTA DELTA: Chomsky no Brasil, vol. 13, n.º especial 1997

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. São Paulo: Editora Cultrix, 1969.

SEUREN, P. A. M. Chomsky's minimalism. Oxford: Oxford University Press, 2004.

CAMPUS DE AQUIDAUANA

Linguística, Letras e Artes/Letras/Literatura Brasileira

Programa

1. Gêneros Literários: conceituação historiográfica.

2. Natureza da linguagem poética e funções da Literatura.

3. O processo de formação da Literatura Brasileira.

4. O lirismo romântico em Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo ou Castro Alves.

5. Manifestações literárias do Realismo Brasileiro.

6. Modernismo brasileiro: o projeto estético e ideológico.

7. A produção ficcional de 30.

8. O Conto Brasileiro contemporâneo.

9. O ensino de literatura: a formação do leitor literário.

10. Manifestações literárias do Pós-modernismo Brasileiro.

Bibliografia Básica

BORDINI, M. G. & AGUIAR, V. T. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. SP, Cultrix, 1995.

______ . Dialética da Colonização. São Paulo, Cia das letras, 1998.

CAMPEDELLI, Samira Youssef. Poesia marginal dos anos 70. São Paulo: Scipione, 1995.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. São Paulo: Livraria Martins, 1989.

_________ . Literatura e sociedade. São Paulo: Cia Ed. Nacional, 1970.

CANDIDO, Antonio & CASTELO, J. Aderaldo. Presença da literatura brasileira. São Paulo: Difel. 1985.

CARVALHAL, T. F. & COUTINHO, E. F. Literatura comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

COLOMER, Teresa. A Formação do Leitor Literário. São Paulo: Global, 2003.

CASTELO, J. Aderaldo. A literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1986.

CORTÁZAR, J. Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1974.

COUTINHO, Afrânio (org.). A literatura no Brasil. Rio de Janeiro, J. Olympio, 1986, 6v.

_________ . A tradição afortunada - o espírito de nacionalidade na crítica brasileira. Rio de Janeiro / São Paulo: EDUSP / José Olympio, 1968.

COUTINHO, Afrânio (Org.) Caminhos do pensamento crítico (Org. A. Coutinho). Rio de Janeiro-RJ: Pallas S. A./ INL-MEC, 1972, 2.vv.

DIMAS, Antonio. Espaço e romance. São Paulo: Ática, 1985.

D´Onofrio, Salvatore. Teoria do texto I: prolegômenos e teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1999.

EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. 3.ed. rev. ampl. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FIGUEIREDO, E. (org.) Conceitos de literatura e cultura. Juiz de Fora: Ed. UFJF; Niterói: EdUFF, 2005.

FRIEDRICH, H. Estrutura da lírica moderna. 2.ed. Trad. Marise M. Curioni. São Paulo: Duas Cidades, 1991.

_________ . Literatura Brasileira: origens e unidade. São Paulo, Edusp, 1999.

POUND, E. O ABC da literatura. Trad. Augusto de Campos e José Paulo Paes, 2.ed. São Paulo: Cultrix, 1973.

REIS, C. Técnicas de análise textual. Coimbra: Almedina, 1976.

ROSENFELD, A. Texto/contexto. São Paulo: Perspectiva, 1973.

SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra. São Paulo, Cia das Letras, 1988.

SANTIAGO, S. Uma literatura nos trópicos. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

SCHWARZ, R. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades, 1977.

SOUZA, E. M. e MIRANDA, W. M. (Orgs.) Arquivos literários. São Paulo: Ateliê, 2003.

SOUZA, Roberto Acízelo. Teoria da Literatura. São Paulo: Ática, 2004.

TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e Modernismo brasileiro apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. Rio de Janeiro: Record, 1987.

WELLEK, R. & WARREN, A. Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Linguística, Letras e Artes/Letras/Línguas Estrangeiras Modernas

Programa

1. La interlengua de los lusohablantes aprendices de español como lengua extranjera (ELE).

2. El papel del profesor reflexivo en la enseñanza de ELE.

3. La corrección de las producciones oral y escrita en el aula de ELE.

4. La enseñanza de los géneros textuales : producción oral en la clase de ELE.

5. La enseñanza de los géneros textuales : producción escrita en la clase de ELE.

6. La enseñanza de la gramática en el aula de ELE.

7. La enseñanza de la comprensión lectora en la clase de ELE.

8. La enseñanza de la comprensión auditiva en el aula de ELE.

9. Las dificultades y las estrategias del profesor de ELE para la enseñanza de la oralidad en la secundaria.

10.La enseñanza de las diversidades cultural y linguística del mundo hispánico en la clase de ELE.

Bibliografia Básica

SANCHEZ LOBATO, JESUS y SANTOS GARGALLO, ISABEL (DIRS.) VADEMECUM PARA LA FORMACION DE PROFESORES.

ENSEÑAR ESPAÑOL COMO SEGUNDA LENGUA (L2)/ LENGUA EXTRANJERA (LE). SGEL. SOCIEDAD GENERAL ESPAÑOLA DE LIBRERIA, S.A. 2004

QUILIS, ANTONIO. TRATADO DE FONÉTICA Y FONOLOGÍA ESPAÑOLAS. MADRID, GREDOS. BIBLIOTECA ROMÁNICA.1993

VAQUERO DE RAMIREZ, MARIA. EL ESPAÑOL DE AMERICA I:PRONUNCIACION ARCO LIBROS, S.A. 1996

VAQUERO DE RAMIREZ, MARIA. EL ESPAÑOL DE AMERICA II: MORFOSINTAXIS Y LEXICO ARCO LIBROS, S.A. 1996

PALACIOS, AZUCENA.EL ESPAÑOL EN AMERICA: CONTACTOS LINGUISTICOS EN HISPANOAMERICA.

BARCELONA. ARIEL, 2008. BRASÍLIA. Ministério da Educação.PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (ENSINO MÉDIO). SEMTEC, 2002.

MOLINÉ, ROSA RIBAS. ¿CÓMO CORREGIR ERRORES Y NO EQUIVOCARSE EN EL INTENTO? EDELSA, 2004.

DURÃO, ADJA BARBIERI. ANÁLISIS DE ERRORES EN LA INTERLENGUA DE BRASILEÑOS APRENDICES DE ESPAÑOL Y DE ESPAÑOLES APRENDICES DE PORTUGUÊS. EDUEL, 2004.

SEDYCIAS, JOÃO. O ENSINO DO ESPANHOL NO BRASIL PARÁBOLA, 2005.

CAMPUS DO PANTANAL Ciências Sociais Aplicadas/Administração/Ciências Contábeis

Programa

1. Demonstrações contábeis e as mudanças na legislação societária e a relação com as normas do iasb;

2. Sistemas de custeio para avaliação de estoques - absorção e abc;

3. Ativo e sua mensuração e divulgação;

4. Passivo e patrimônio líquido - mensuração e divulgação;

5. Orçamento público e quadro de detalhamento de despesas segundo a lei de responsabilidade fiscal e a lei 4320/64;

6. Contabilidade pública e governamental - sistemas de contabilização e divulgação de informações contábeis;

7. Custos para tomada de decisão e análise custo/volume/lucro;

8. Análise de demonstrações contábeis através de índices economico-financeiros - aspectos gerais e principais indicadores;

9. Administração financeira de curto prazo - gestão de capital de giro, aspectos gerais;

10. Auditoria independente e controle interno - aspectos gerais e relatórios.

Bibliografia Básica

GITMAN, Lawrence. J. Princípios em administração financeira. São Paulo. Harbra, 1997.

WILLIAN, C. Bouynton, JOHNSON, Raymond N., KELL, Walter G. Auditoria. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 9 ED. São Paulo: Atlas, 2003.

SANTOS, José Luiz dos; FERNANDES, Luciane Alves; SCHMIDT, Paulo. Contabilidade internacional avançada. São Paulo: Atlas, 2004.

EQUIPE DE PROF. DA FEA/USP. Contabilidade Introdutória. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2005.

KOHAMA, H. Contabilidade pública - teoria e prática. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

FIPECAFI. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável às demais sociedades. Diretor responsável Sérgio de Iudícibus. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ASSAF NETO, A. ESTRUTURA E ANÁLISE DE BALANÇOS. 7ª Ed. São Paulo, Atlas 2002.

IUDÍCIBUS, S. de. ANÁLISE DE BALANÇOS. 7ª Ed. São Paulo, Atlas 1998.

Linguística, Letras e Artes/Letras/Línguas Estrangeiras Modernas

Programa

LÍNGUA ESPANHOLA:

1. El español peninsular y sus variedades: aspectos fonéticos y morfosintácticos.

2. El español peninsular y sus variedades: aspectos léxico-semánticos.

3. El pronombre: formas y usos de los pronombres personales en sus funciones de sujeto y complemento.

4. Significado y empleo de los tiempos y modos verbales: criterios de uso indicativo-subjuntivo.

PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUAS:

1. Modelos teórico-metodológicos para o ensino de línguas estrangeiras.

2. Linguística Aplicada ao ensino de línguas estrangeiras.

3. A prática reflexiva na formação inicial e continuada de professores de língua.

4. Documentos normativos do ensino da língua espanhola no âmbito estadual e nacional.

TEORIA LITERÁRIA:

1. Literatura e Estudos Culturais

2. Estruturas do texto poético e da narrativa.

Bibliografia Básica

LÍNGUA ESPANHOLA:

CASTRO, F. Uso de la gramática española (niveles: elemental, intermedio y avanzado). Madrid: Edelsa, 1999.

FERNÁNDEZ DÍAZ, R. Prácticas de Gramática Española para Hablantes de Portugués (nivel intermedio-avanzado). Madrid: Arco/Libros, 1999.

GÓMEZ BORREGO, L., Gramática Didáctica del Español. Madrid: Ediciones SM, 2002.

GONZÁLEZ HERMOSO, A., CUENTO, J. R. y SÁNCHEZ ALFARO, M. Gramática de Español Lengua Extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.

MATTE BON, F., Gramática Comunicativa del Español (vols. 1 y 2). Madrid: Edelsa, 1995.

MILANI, E. M., Gramática de Espanhol para Brasileiros. Saraiva: São Paulo, 1999.

REAL ACADEMIA ESPAÑOLA, Esbozo de una Nueva Gramática de la Lengua Española. Madrid: Espasa-Calpe, 1991.

PRÁTICA DO ENSINO DE LÍNGUAS:

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 5ª edição, Campinas, SP, Pontes Editores, 2008.

______________ . Linguística Aplicada - Ensino de Línguas e Comunicação. Campinas, SP: Pontes Editores e Arte Língua, 2ª edição, 2007.

LARSEN-FREEMAN, Diane. Techniques and principles in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1986.

ALONSO, E. Cómo ser profesor y querer seguir siéndolo. Madrid: Edelsa, 1999.

LITTLEWOOD, W. La enseñanza comunicativa de idiomas. Cambridge: CUP: 1996.

SÁNCHEZ, A. Los métodos en la enseñanza de idiomas. Madrid: SGEL, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Língua estrangeira. Secretaria de

Educação Fundamental. Brasília, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. Disponível em www.mec.gov.br

TEORIA LITERÁRIA:

BARTHES, Roland. Análise estrutural da narrativa. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, s.d.

SOUZA, Eneida Maria. Crítica Cult. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

Ciências Exatas e da Terra / Ciência da Computação / Metodologia e Técnicas da Computação

PROGRAMA:

1. Algoritmos;

2. Métodos de Ordenação;

3. Algoritmos de busca;

4. Complexidade de Algoritmos;

5. Modelagem de Banco de Dados;

6. Projeto de Banco de Dados;

7. Hierarquia e Gerenciamento de Memória;

8. Escalonamento e Gerenciamento de Processos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FARRER, H. et al. Algoritmos estruturados. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

WIRTH, N. Algoritmos e estruturas de dados. 1. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1989.

SILBERSCHATZ, A.; KORTH, H. F.; SUDARSHA, S. Sistema de banco de dados. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

DEITEL, H.M., DEITEL, P.J., CHOFFNES, D.R. Sistemas Operacionais. 3. ed. Editora Pearson, 2005

CAMPUS DE COXIM

Ciências Biológicas/Morfologia

Programa:

I - HISTOLOGIA:

1. CITOLOGIA: Métodos de estudo de células e tecidos. Estrutura e ultraestrutura nuclear e citoplasmática. Membrana plasmática. Citofisiologia. Confecção e Coloração de Esfregaços de Sangue; Dupla Coloração pela H.E.; Coloração Tricrômica pelo Tricomico de Gomori; Coloração das Fibras Elásticas pela Orceína; Técnica de Coloração pelo PAS.

2. HISTOLOGIA DOS TECIDOS: Conceituação e critérios de classificação dos tecidos. Estrutura, ultraestrutura e histofisiologia dos tecidos epitelial, conjuntivo propriamente dito, cartilaginoso, ósseo, sangue, muscular e nervoso. Estrutura e histofisiologia das terminações nervosas;

3. SISTEMA CIRCULATÓRIO: Estrutura e histofisiologia do coração, das artérias, das veias e dos capilares sanguíneos; Estrutura e histofisiologia dos vasos linfáticos.

4. SISTEMA TEGUMENTAR: Pele e anexos; Estrutura e histofisiologia da epiderme e da derme; Estrutura dos anexos da pele.

5. SISTEMA RESPIRATÓRIO: Estrutura e histofisiologia das vias aéreas dos pulmões e da pleura.

6. SISTEMA IMUNE: Estrutura e histofisiologia dos folículos linfóides, tonsilas, placas de Peyer, timo, bolsa cloacal (de Fabrício), linfonodos, baço e nodos hemolinfáticos; Imunidade celular e humoral; antígenos e anticorpos.

7. SISTEMA DIGESTÓRIO: Estrutura e histofisiologia da boca, do esôfago de monogátricos e de poligástricos (ruminantes e aves), do estômago de monogástricos e de poligástricos, dos intestinos delgado e grosso, do fígado, das glândulas salivares e do pâncreas.

8. SISTEMA URINÁRIO: Estrutura e histofisiologia do rim e das vias urinárias.

9. SISTEMA ENDÓCRINO: Conceituação de hormônios, secreções endócrinas, parácrinas e neurócrinas; utilização da imunohistoquímica para a detecção de células secretoras; Sistema neuroendócrino difuso; Estrutura e histofisiologia da hipófise, tireóide, paratireóides, adrenais, ilhotas pancreáticas e da pineal.

10. SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO: Estrutura e histofisiologia dos testículos, das vias genitais, das glândulas acessórias e do pênis; Variação entre as espécies de animais domésticos.

11. SISTEMA REPRODUTOR FEMININO: Estrutura e histofisiologia dos ovários, das vias genitais, da genitália externa e das glândulas mamárias; Variação entre as espécies de animais domésticos.

II - EMBRIOLOGIA:

1. Primeira Semana do Desenvolvimento Humano: Da citação à Implantação.

2. Da Segunda à Terceira Semana do Desenvolvimento Humano.

3. Tipos de Placenta e Anexos Fetais.

4. Aparelho Faríngeo e Desenvolvimento da Face.

5. Desenvolvimento do Sistema Esquelético.

6. Desenvolvimento do Sistema Muscular.

7. Desenvolvimento do Sistema Cardiovascular.

8. Desenvolvimento do Sistema Nervoso.

9. Desenvolvimento do Sistema Digestório.

10. Desenvolvimento do Sistema Respiratório.

11. Desenvolvimento do Sistema Urinário.

12. Desenvolvimento do Sistema Genital. Bibliografia Básica.

Bibliografia Básica:

HISTOLOGIA

JUNQUEIRA, LC & CARNEIRO, J; Histologia Básica. 10ª Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2004.

KIERSZEMBAUM, AL; Histologia e Biologia Celular. Ed. Elsevier, Rio de Janeiro. 2004.

BANKS, WJ; Histologia Veterinária Aplicada. Ed. Manole. São Paulo. 1991.

DI FIORI. Atlas de Histologia. MSH; 7ª ed. Ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 1991.

SAMUELSON, DA; Tratado de Histologia Veterinária. Ed. Elsevier. 2007.

EMBRIOLOGIA

HOUILLON, C; Embriologia. São Paulo: Editora Blucher Ltda. 1972.

MELLO, R; Embriologia Comparada e Humana. Editora Atheneu. 1989.

GARCIA, SML; JECKEL, E; Embriologia. Garcia, CF; 2ª edição, Artes Médicas. 2001.

MOORE, KL; Embriologia Clínica. Persaud, TV; 7a edição. Editora Elsevier. 2004.

SADLER, TW; Langman Embriologia Médica. 9ª edição. Editora Guanabara Koogan. 2005.

Embriologia Humana: Atlas e Texto. Dumm, CG; Editora Guanabara Koogan. 2006.

FREEMAN, WH; An Atlas of Embriology. 3ª edição, Editora Heilemann, London.1978.

MOORE, KL; Embriologia Básica. Persaud, TV; 6a edição. Editora Elsevier. 2004.

CAMPUS DE TRÊS LAGOAS Ciências Humanas / Educação / Fundamentos da Educação

Programa

1. A formação do profissional para a docência na infância (0 a 10 anos).

2. Política Nacional para Educação Básica.

3. História do atendimento à infância no Brasil.

4. Princípios fundamentais da proposta de Vygotsky e suas contribuições.

5. Educação e infância: políticas atuais.

Bibliografia Básica

ALARCÃO, Isabel. Formação reflexiva de professores. Lisboa: Porto, 1996.

ARIÈS, Phillipe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

ARRIBAS, Teresa Lleixá. Educação infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BONDIOLI, Anna e MANTOVANI, Susanna. Manual de educação infantil de 0 a 3 anos. Porto Alegre: Artmed, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

_____. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CAMPOS, Maria Malta, ROSEMBERG, Fúlvia, FERREIRA, Isabel. Creches e pré-escolas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.

FARIA, Ana Lúcia Goulart (et. al). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas: Editores Associados, 2002.

FERREIRA, Naura Sylvia Carapeto e AGUIAR, Marcia Angela da S. (org.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Política de formação profissional para a educação infantil: pedagogia e normal superior. Educação e Sociedade n 69. Campinas: CEDES, 1999.

KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 7 ed.. São Paulo: Cortez. 2003.

KUHLMANN Junior, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 2001.

MACHADO, Maria Lúcia. (Org). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002.

Educação & Sociedade: Revista de Ciência da Educação/Centro de Estudos Educação e Sociedade-Vol 1, nº 1 (1978) São Paulo:

Cortez: Campinas,CEDES,quadrimestral, 2005.

SARMENTO, Manuel, GOUVEA Maria Cristina Soares de. Estudos da infância : educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

VIGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

__________ Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

_________ Psicologia Pedagógica. 2ª ed. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2004.

Linguística, Letras e Artes/Linguística/Linguística Aplicada

Programa

1. Phonology of English.

2. Morphosyntax of Enghish.

3. The Text and Grammar of English: the English phrase and domain categories simple.

4. The place of grammar teaching in the foreign language classroom.

5. English for Specific Purpose: reading purpose and strategies.

6. Teaching learning strategies.

7. Verb tenses: present, past, future, present perfect, past perfect.

8. Conjunctions and Prepositions; Conditional Sentences; Passive Voice; Adjectives: Comparative and superlative degrees.

9. Reported Speech; Question words;

10. Modal Verbs; Phrasal verbs.

Bibliografia Básica

ALEXANDER, L. G. First things first. Hong Kong: Península Press Ltd, 1971.

ALEXANDER, L. G. Developing skills: an integrated course for intermediate students. Hong Kong: Península Press Ltd, 1971.

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1998.

AVERY, P. & EHRLICH, S. Teaching American English pronunciation. Oxford University Press: 1995

BROWN, D.H. Teaching by principles. Englewood Cliffs: Prentice Hall Regents, 1994.

CLARKE, M. A.; DOBSON, B. K; SILBERSTEIN, S. Choice Readings. Ann Harbor: The University Michigan Press, 1996.

DIXON, R J. Easy reading selections in English. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1948.

FOLSE, K. Beginning Reading Pratices. Ann Harbor: The University of Michigan Press, 1996.

HIND, J & BRANCARD, R. Ready to read. New York: Oxford University Press, 1984.

HUDDLESTON, Rodney D.; PULLUM, Geoffrey K. The Cambridge Grammar of the English Language. Cambridge University Press, 2002.

MIKULECKY, B. S. & JEFFRIES, L. More Reading Power. New York: Addison-Wesley, 1996.

MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press: 1999.

MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use - Elementary Book. Cambridge University Press, 2000.

RIVERS, W. M. A metodologia do ensino de línguas estrangeiras. Trad. Hermínia S. Marchi. São Paulo: Pioneira, 1975.

SLAMA- CAZACU, T. Psicolinguística Aplicada ao Ensino de Línguas. Trad. Leonor Scliar Cabral. São Paulo: Pioneira, 1978.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (org.). Prática de ensino de língua estrangeira - Experiências e Reflexões. Campinas: Pontes, 2004.

VIVIAN, C. H & JACKSON, B. English Composition. New York: A Barnes & Noble Outline, 1961.

QUIRK, R.; GREENBAUM, G. Leech; SVARTVIK. A Comprehensive Grammar of the English Language. Longman, 1985.

SWAN, M & WALTER, C. How English Works. A grammar practice book. Oxford University Press: 1998.

TIERSKY, E. & CHEMOFF, M. In the news: mastering reading and language skills with the newspaper. Illinois: National Texbook Company, 1996.

WALTER, C. Genuine Articles: Authentie reading texts for intermediate students of American English. 1994 (8th ed). New York, USA: Cambridge Universíty Press.

WIDDOWSON, H.G. O ensino de línguas para a comunicação. Trad. José Carlos Paes de Almeida Filho. Campinas: Pontes: 1997.

Oxford dictionary: Dicionário Bilingue para estudantes Brasileiros de Inglês. Oxford University Press, 2006.

Ciências Sociais Aplicadas / Direito / Direito Público / Direito Processual Civil

Programa:

1. O Processo e os Direitos Fundamentais

2. Da intervenção de terceiros

3. Mitigações à eficácia da revelia

4. O ônus da prova

5. Das nulidades no processo

6. Conteúdo da impugnação no cumprimento de sentença

7. Antecipação dos efeitos da tutela

8. Teoria Geral dos Recursos

9. Mandado de Segurança

10. Princípios gerais da tutela coletiva

Bibliografia Básica

BRASIL. Lei 5.869 de 11 de janeiro de 1973. Institui o Código de Processo Civil. Presidência da República - Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: < www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/L5869.htm>. Acesso em: 30 mar. 2010. . Lei 12.016 de 07 de agosto de 2009. Disciplina o Mandado de Segurança Individual e Coletivo e dá outras providências.

Presidência da República - Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: <www.planalto.gov.br/CCIVIL/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12016.htm>. Acesso em: 30 mar. 2010.

DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil - Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento. Rev.. atual. e ampl. Jus Podivm, Salvador, 2007, v. I.

_______ ; BRAGA, Paulo Sarno e OLIVEIRA, Rafael. Curso de Direito Processual Civil - Direito Probatório, decisão judicial, cumprimento e liquidação da sentença e coisa julgada. Rev. ampl. e atual. Jus Podivm, Salvador, 2007, v. II.

___________ ; CUNHA, Leonardo José Carneiro da Cunha. Curso de Direito Processual Civil - Meios de impugnação às decisões judiciais e processo nos tribunais. Rev. ampl. e atual. Jus Podivm, Salvador, 2007, v. III.

________ ; ZANETI Jr., Hermes. Curso de Direito Processual Civil - Processo Coletivo. Jus Podivm, Salvador, 2007, v. IV.

GRECO FILHO, Vicente. Direito Processual Civil Brasileiro, volume 1 : (teoria geral do processo a auxiliares da justiça). 20 ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007.

_______ . Direito Processual Civil Brasileiro, volume 2 : (atos processuais a recursos e processos nos tribunais). 19 ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.

MEIRELLES, Hely Lopes. Mandado de Segurança. 30 ed. Atualizada por Arnoldo Wald e Gilmar Ferreira Mendes com a colaboração de Rodrigo Garcia da Fonseca. Malheiros Editores, São Paulo, 2007.

MIRANDA, Gilson Delgado e PIZZOL, Patrícia Miranda. Recursos no Processo Civil. 5 ed. atual com a Emenda Constitucional nº 45/2004 e com as Leis nº 11.187/05, 11.232/05, 11.276/06, 11.277/06 e 11.280/06. São Paulo: Atlas, 2006.

NERY JÚNIOR, Nelson. Princípios do Processo Civil na Constituição Federal. 8 ed. rev. ampl. e atual. com as novas súmulas do STF e com análise sobre a relativização da coisa julgada. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004.

Ciências Sociais Aplicadas/Direito/Direito Público/Direito Internacional Público

Programa

1. Relação entre Direito Internacional Público e Direito Interno. Ingresso dos Tratados Internacionais no Ordenamento Jurídico Brasileiro.

2. Fontes Direito Internacional Público: Tratados Internacionais

3. Jurisdição do Estado: Nacionalidade no Direito Brasileiro

4. Condição Jurídica do Estrangeiro: Lei 6815/80 Vistos. Impedimento à Entrada. Deportação. Expulsão. Extradição. Asilo Político e Diplomático.

5. Imunidade à Jurisdição Estatal: Diplomacia e Serviço Consular. Privilégios Diplomáticos e Privilégios Consulares.

6. Organizações Internacionais Universais e Regionais.

7. Direito dos Conflitos Armados e Direito Humanitário

8. Direito Internacional dos Direitos Humanos

9. Integração Econômica: Zona De Livre Comércio, União Aduaneira. Mercado Comum. Mercosul. União Européia.

10. Direito Internacional do Meio Ambiente

Bibliografia Básica

ACCIOLY, Hildebrando e Geraldo Eulálio do Nascimento e Silva. Manual de direito internacional público. 17ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

BOBBIO, Norberto. Era dos Direitos. São Paulo: Elvesier, 2004.

MELLO, Celso de Albuquerque. Curso de direito internacional público. 14ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

PIOVESAN, Flavia, Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional - 11ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

OCAMPO, Raul Enrique Granillo. Direito Internacional Público da Integração. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2009.

REZEK, José Francisco. Direito internacional público: curso elementar. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

Ciências Exatas e da Terra / Ciência da Computação / Teoria da Computação / Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação

PROGRAMA

1. Algoritmos de ordenação

2. Algoritmos recursivos

3. Árvores binárias de busca

4. Árvores AVL

5. Tabelas de dispersão - hashing

6. Heap

7. Algoritmos em grafos

8. Método guloso

9. Divisão e conquista

10. Programação dinâmica

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Cormen, T., Leiserson, C., Rivest, R. and Stein C. Introduction to Algorithms. MIT PRESS, 2009.

Szwarcfiter, Jayme L, e Markenson, Lilian. Estruturas de Dados e seus Algoritmos. LTC Ed., 1994.

Terada, R. Desenvolvimento de Algoritmos e Estruturas de Dados. McGraw-Hill, 1991.

CAMPUS DE PARANAÍBA - CPAR

Ciências Exatas e da Terra / Matemática / Geometria e Topologia

Programa

1. Limite e Continuidade de funções de uma variável real a valores reais.

2. Derivadas de funções de uma variável real a valores reais.

3. Integrais de Riemann de funções de uma variável real a valores reais.

4. Cônicas.

5. Quádricas.

6. Retas e Planos.

7. Diferenciação parcial de funções de duas e três variáveis.

8. Integrais múltiplas de funções de duas e três variáveis.

Bibliografia Básica

CAMARGO, I., BOULOS, P.. Geometria Analítica: Um Tratamento Vetorial. São Paulo: Prenticehall Brasil, 2005.

GUIDORIZZI, H. L.. Um Curso de Cálculo.v 1. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

GUIDORIZZI, H. L.. Um Curso de Cálculo.v 2. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

GUIDORIZZI, H. L.. Um Curso de Cálculo.v 3. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

JAMES, S.. Cálculo 1. São Paulo: Pioneira, 2002.

JAMES, S.. Cálculo 2. São Paulo: Pioneira, 2005.

LEITHOLD, L.. Cálculo com Geometria Analítica. v 1. São Paulo: Harbra, 1994.

LEITHOLD, L.. Cálculo com Geometria Analítica. v 2. São Paulo: Harbra, 2000.

SIMMONS, G. F.. Cálculo com Geometria Analítica. v1. São Paulo: Makron, 1987.

SIMMONS, G. F.. Cálculo com Geometria Analítica. v2. São Paulo: Makron, 1988.

SWOKOWSKI, E. W.. Cálculo com Geometria Análitica. v.1. São Paulo: Makron, 1994.

SWOKOWSKI, E. W.. Cálculo com Geometria Análitica. v.2. São Paulo: Makron, 1994.

CAMPUS DE NAVIRAÍ - CPNV

Ciências Humanas / Educação / Ensino-Aprendizagem / Métodos e Técnicas de Ensino

PROGRAMA

1. Alfabetização e Letramento

2. A aquisição da linguagem matemática

3. O ensino de história e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental pressupostos teóricos e metodológicos

4. O ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental pressupostos teóricos e metodológicos

5. O processo de ensino e aprendizagem Abordagem sócio-histórica (Vygotsky) e construtivista (Piaget)

6. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem

7. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem

8. As inter-relações entre o letramento e o letramento matemático

9. A didática e a relação teoria e prática

10.As abordagens do processo de ensino

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2003.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti Mizukami. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

NACARATO, Adair M; LOPES, Celi E. (orgs). Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

PAVANELLO, Regina Maria (org). Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: a pesquisa e a sala de aula. São Paulo: Coleção SBEM, 2004.

PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Janssen F; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria T. (orgs). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: Em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2003.

TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (orgs). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática, 1996.

VEIGA, Ilma P. Alencastro (org). Didática: o ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 12ª Ed. 2007.

___________ (org). Lições de didática. Campinas, SP: Papirus Editora, 2006.

VIGOSTKY, Levi Seminovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2004.

CAMPUS DE NOVA ANDRADINA - CPNA

Ciências Sociais Aplicadas/Administração/Administração de Setores Específicos

Programa

1. Estratégias e planejamento Logístico.

2. Subsistemas da Administração de Recursos Humanos.

3. Aplicação de novas tecnologias à administração de material.

4. O impacto da tecnologia da informação e comunicação nos sistemas de informação das organizações.

5. Administração de Capital de Giro.

6. Ambientes de Marketing.

7. Comportamento do consumidor.

8. Planejamento estratégia.

9. Administração de projetos.

10. As funções administrativas: planejamento, organização, coordenação, comando e controle.

Bibliografia Básica

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia suprimentos/logística empresarial. 5. ed. Tradução por Raul Rubenich. Porto Alegre: Bokman, 2006.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. Atlas: 2. ed. São Paulo. 2002.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2005.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida. São Paulo: Culltrix, 1996.

POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de materiais e re-cursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2004.

LOVELOCK, Christofer; WRIGHT, Lauren. Serviços, marketing e gestão. São Paulo: Sa-raiva. 2001.

ALBRECHT, K.; BRADFORD, L. Serviços de qualidade. São Paulo: Makron Books, 1992.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON Jane Price. Gerenciamento de sistemas de informação. 3. ed. Tradução por Alexandre Oliveira. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França. Tecnologia da Informação - aplicada a sistemas de informação empresariais. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2004.

VIEIRA, Marcos Villela. Administração estratégica do capital de giro. São Paulo: Atlas, 2005.

CHURCHIL, G. Marketing criando valor para clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

DIAS, S. R. Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2004.

COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica. São Paulo: Saraiva, 2003.

VASCONCELLOS FILHO, Paulo de; PAGNOCELLI, Dernizo. Construindo estratégias para competir no século XXI. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística perspectiva comportamental e abordagem contingencial. 8. ed. São Paulo: Atlas. 2006.

KEELLING, R. Gestão de Projetos: uma abordagem Global. São Paulo: Saraiva 2008.

ARAUJO, L.C. G.: Organização, sistemas e métodos e as novas ferramentas de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2003.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital - 3. ed. - São Paulo : Atlas, 2002.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia. Teoria Geral da Administração. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2002.

Ciências Sociais Aplicadas/Administração/Administração de Empresas/Administração Financeira

Programa

1. Análise de Demonstrações Financeiras;

2. Risco e Retorno;

3. Orçamento de capital e princípios de fluxo de caixa;

4. Técnicas de orçamento de capital;

5. Alavancagem e Estrutura de Capital;

6. Planejamento financeiro e orçamento;

7. Definição e critérios de avaliação de passivo e de patrimônio líquido;

8. Tomada de decisão utilizando as demonstrações contábeis;

9. Custo fixo, lucro e margem de contribuição;

10. Critério de rateio dos custos indiretos;

11. Modelo de precificação de ativos de capital (CAPM).

Bibliografia Básica

BRAGA, Roberto. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1998.

CLEMENTE A. & SOUZA A. Decisões Financeiras e Análise de Investimentos: fundamentos, técnicas e aplicações. São Paulo: Atlas, 1995.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 7. ed. São Paulo: Harbra, 2002.

IUDICIBUS, Sergio; MARION, Jose Carlos. Introdução a teoria da contabilidade para o nível de graduação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MATIAS, A. B. FINANÇAS CORPORATIVAS DE CURTO PRAZO: A Gestão do Valor do Capital de Giro - v.1. São Paulo: Atlas, 2007.

MATIAS, A. B. FINANÇAS CORPORATIVAS DE LONGO PRAZO: Criação de Valor com Sustentabilidade Financeira - v.2. São Paulo: Atlas, 2007.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PIZZOLATO, Nélio Domingues. Introdução à contabilidade gerencial. 2. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2004

HENRIQUE MONGELLI