Prefeitura de Vera - MT

Notícia:   132 vagas de até R$ 5.280,00 destinadas a Prefeitura de Vera - MT

PREFEITURA MUNICIPAL DE VERA

ESTADO DE MATO GROSSO

EDITAL Nº 001

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VERA

O Prefeito do Município de Vera MT, Sr. Moacir Luiz Giacomelli, através da Comissão Organizadora do Concurso Público, nomeada pela Portaria nº 403 de 11/12/2009 e através da Banca Examinadora de Títulos e Recursos do Concurso Público, nomeada pela Portaria nº 404 de 11/12/2009, considerando o disposto na: Constituição Federal Art. 37 Incisos I, II, III, IV e VII; na Constituição do Estado de Mato Grosso Art. 129 Incisos I, II, III e V; na Lei Orgânica Municipal; na Lei Municipal nº 598/2004 que trata sobre o Estatuto dos Servidores Público Municipal; na Lei Complementar Municipal nº 002/2005, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Prefeitura Municipal Vera e; pela Lei Municipal nº 460/2000, que dispõe sobre o Estatuto e Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Profissionais da Educação Básica do Município de Vera, divulga e estabelece normas específicas para a abertura de inscrições e para a realização de concurso público destinado a selecionar candidatos para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva em cargos vagos da Estrutura Administrativa e destina-se ao recrutamento e seleção de candidatos aos cargos descritos no Anexo I, devidamente separados por grau de instrução, para o provimento de 132 (cento e trinta e dois) vagas, do quadro de pessoal permanente da Prefeitura Municipal de Vera e; no Anexo II constam as atribuições dos cargos disputados devidamente discriminados por nível de escolaridade; o Anexo III contém o conteúdo programático das provas, também, separados por grau de escolaridade; o Anexo IV dispõe sobre o requerimento da inscrição; o Anexo V dispõe sobre o modelo de procuração; o Anexo VI dispõe sobre o modelo de Atestado Médico para os portadores de deficiências físicas; Anexo VII dispõe sobre a previsão de cronogramas dos trabalhos do concurso; Anexo VIII dispõe sobre o modelo do Recurso Administrativo à ser impetrado junto a Banca Examinadora de Recursos, devidamente pautado em comprovações bibliográficas, quando for o caso e o anexo IX é a justificativa para o pedido de isenção da Taxa de Inscrição.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O concurso público de Provas e Provas de Títulos será regido por este edital e executado pela empresa S.O.S. Assessoria, Consultoria Administrativa Ltda, CNPJ 03.190.857/0001-00 e será representada pelo Administrador Sr. Sidney Oribes da Silva CRA-MT 2076.

1.2. O concurso destina-se a selecionar candidatos para admissão no quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Vera aos cargos dispostos no Anexo I, deste Edital, onde se encontram também dispostos os respectivos vencimentos, carga horária de trabalho, valor da inscrição e demais instruções.

1.3. A seleção de que trata este edital será composta de exame de habilidades e conhecimentos mediante aplicação de provas objetivas de múltipla escolha, prova de redação e provas práticas sendo de caráter eliminatório e classificatório e de provas de títulos de caráter meramente classificatório, para os candidatos que obtiverem aproveitamento de 50% (cinquenta) por cento acima.

1.4. Será aceito a comprovação de Títulos de Pós Graduação na área específica da vaga concorrida pelo(a) candidato(a), conforme pontuação disposta no item 13 deste Edital, em caráter exclusivamente classificatório.

1.4.1. O limite máximo da pontuação será de 9 (nove) pontos.

1.5. As inscrições serão realizadas na Central de Atendimento do Concurso Público sito à Avenida Otawa nº 1651 - centro - Vera - MT, no período de 14 à 30 de dezembro de 2009, exceto para os que requererem isenções, que o prazo será somente até o dia 18/12/2009, das 07:30 hs até 16:00 hs.

1.6. O candidato poderá ser representado por procurador, através do modelo de procuração com firma reconhecida em cartório, conforme Anexo V deste Edital.

1.6.1. O candidato que for representado por procurador, assumirá todos os riscos pela atuação de seu procurador, não cabendo reclamações à posteriori junto à organização do concurso.

1.7. Candidatos de outras localidades poderão baixar via internet o formulário de inscrição Anexo IV, no endereço eletrônico www.vera.mt.gov.br, preencher, assinar, efetuar o depósito bancário conforme item 3 deste edital, enviar cópia legível autenticada da documentação pessoal e comprovante de pagamento da taxa e 1 (uma) foto 3x4 recente, para preenchimento do Cartão de Inscrição.

1.7.1. o envio de que trata o item 1.7, deverá ser obrigatoriamente através dos correios (SEDEX c/ AR), postado impreterivelmente até o dia 30 de dezembro de 2009, sob pena de não ter seu nome incluso na listagem de inscrições homologadas, e deverá ser enviado ao seguinte endereço:

Prefeitura Municipal de Vera
aos cuidados da Comissão Organizadora do Concurso Público
Av. Otawa nº 1651 - centro - CEP 78.880-000 - Vera MT

1.7.2. o candidato que fizer inscrição conforme item 1.7, deverá enviar e-mail de confirmação à: concursopublico@vera.mt.gov.br, bem como o cópia do comprovante do SEDEX para rastreamento.

1.7.3. O candidato que deixar de recolher a taxa de inscrição, bem como recolher a taxa com valor errôneo, não terá sua inscrição homologada e não participará das provas do referido concurso.

1.8. A prova objetiva (múltipla escolha) e a prova de redação serão realizadas na Escola Municipal Nilza de Oliveira Pipino, sito à Rua Montevidéu - centro - Vera MT, alterações futuras serão informadas em Edital Complementar no site de relacionamento.

1.9. O local de realização de provas práticas será informado quando da realização da prova teórica.

1.10. A perícia médica dos candidatos que se declararem portador de deficiência física deverá seguir o modelo do Anexo VI deste Edital e deverá ser protocolada junto a Organização do concurso até o dia 30 de dezembro de 2009, em via original e mediante comprovação de entrega.

1.11. O candidato que necessitar de atendimento especial, para a realização das provas (gestante, lactante e deficiente físico) deverá requerer por escrito junto a Comissão Organizadora do Concurso Público, com antecedência mínima de 72 horas antes da primeira prova.

1.11.1. a candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e assumira total responsabilidade pela guarda da criança. A candidata nessa condição que não levar acompanhante não realizará provas.

1.11.2. caso o candidato não requeira a prerrogativa disposta no subitem 1.11., terá tratamento igualitário junto aos demais concorrentes.

1.11.3. o deferimento para o tratamento especial será avaliado pela Comissão Organizadora do Concurso Público.

2. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

2.1. As inscrições serão realizadas na Central de Atendimento do Concurso Público sito à Avenida Otawa nº 1.651- centro - Vera - MT, conforme item 1.5 deste Edital;

2.2. O período de inscrição normal será de 14/12/2009 à 30/12/2009, no horário de 07:30 às 16:00 hs, exceto sábado e domingo e feriados;

2.3. O período de inscrição para o candidato requerer a isenção da taxa de inscrição será de 14/12/2009 à 18/12/2009, no horário de 07:30 às 16:00 hs e somente poderão requerer pessoalmente na Central de Atendimento, Avenida Otawa nº 1651 - centro - Vera - MT;

2.4. O candidato que requerer sua inscrição através do endereço eletrônico deverá atender todas as prerrogativas do item 1.7 deste Edital;

2.5. Completar 18 (dezoito) anos no mínimo na data da realização da prova, exceto para motoristas que a idade mínima será 21 (vinte e um) anos.

2.4. Preencher o Requerimento de Inscrição Anexo IV, declarando o conhecimento ao conteúdo integral deste Edital de Concurso e ainda, do acompanhamento de eventuais alterações através do site: www.vera.mt.gov.br.

2.5. Deverá ainda, acompanhar a evolução do concurso através de eventuais Editais Complementares e seus anexos suplementares.

2.6. Apresentar Original e uma cópia do RG e CPF, para conferência das informações no Requerimento de Inscrição.

2.7. Entregar 01 (um) foto 3x4 recente para confecção do Cartão de Inscrição.

2.8. Efetuar o depósito bancário relativo ao valor da taxa de inscrição, como segue:

2.8.1. Banco do Brasil AG 4814-3 conta corrente nº 6147-6 (PMV Concurso Público);

2.8.2. O depósito bancário para a efetivação da inscrição deverá ser efetuado impreterivelmente até o dia 30 de dezembro de 2009, em horário bancário, findo prazo das inscrições.

2.9. Após a realização do depósito bancário (pagamento da taxa de inscrição), o candidato receberá o Cartão de Inscrição, no local das inscrições, mediante apresentação do comprovante original, para as devidas anotações.

2.9.1. O Cartão de Inscrição é de apresentação obrigatória no dia da realização das Provas Teórica e Prática.

2.9.2. Os candidatos de outras localidades que realizarem a inscrição pelos meios eletrônicos e constar na listagem de inscrições homologadas poderão requerer seu Cartão de Inscrição no dia da prova em local específico para essa finalidade.

2.10. O período de inscrições poderá ser prorrogado a critério da Administração Municipal.

2.10.1. Caso haja prorrogação de prazos ou qualquer outro evento, editais complementares serão divulgados no endereço eletrônico para acompanhamento dos candidatos.

2.11. Todos os anexos pertinentes à inscrições e informações deste Edital de Concurso estão disponibilizados no site www.vera.mt.gov.br.

3. DAS TAXAS E DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO

3.1. A Taxa de Inscrição será diferenciada por nível de escolaridade:

3.1.1. Valor da Taxa de Inscrição para candidatos do Ensino Fundamental Incompleto (Alfabetizado) R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

3.1.2. Valor da Taxa de Inscrição para candidatos do Ensino Fundamental Completo R$ 40,00 (quarenta reais).

3.1.3. Valor da Taxa de Inscrição para candidatos do Ensino Médio e Nível Técnico R$ 50,00 (cinquenta reais).

3.1.4. Valor da Taxa de Inscrição para os candidatos do Nível Superior R$ 70,00 (setenta reais).

3.2. O candidato que tiver a isenção negada pela Comissão Organizadora deverá requerer a inscrição normal até o dia 30 de dezembro de 2009.

3.3. O Cartão de Inscrição somente será emitido após a comprovação de pagamento da respectiva taxa.

3.3.1. O Cartão de Inscrição, do candidato isento do pagamento da taxa, somente será emitido após a homologação da inscrição.

3.4. Das Disposições gerais sobre a Inscrição no Concurso Público.

3.4.1. No momento da inscrição o candidato deverá fazer a opção de sua preferência aos locais de trabalho e, em hipótese alguma poderá realizar alteração.

3.4.2. É vedada a transferência do valor pago a título de taxa para terceiros.

3.4.3 É vedada a inscrição condicional, a extemporânea, a via postal, a via fax.

3.4.4. A informação prestada no ato da inscrição, bem como os dados mencionados será de inteira responsabilidade do candidato, respondendo este por qualquer falsidade.

3.4.5. Não será permitida, após a conclusão da inscrição, a complementação de informações, bem como revisão e/ou recursos acerca da inscrição.

3.4.6. O Cartão de Inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas.

3.5. A relação dos candidatos que tiver atendimento especial deferido será divulgada no site www.vera.mt.gov.br.

3.5.1. O candidato disporá de um dia a partir da divulgação da relação citada no subitem anterior para contestar as razões do indeferimento.

3.5.2. A solicitação de condições ou recursos especiais será atendida, em qualquer caso, segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

4. CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

4.1. Das vagas destinadas ao cargo e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão providas aos candidatos portadores de deficiências físicas serão proporcionais à convocação dos demais candidatos.

4.1.1. Caso a aplicação do percentual de que trata o subitem 4.1 resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subsequente, desde que não ultrapasse ao limite vagas oferecidas.

4.1.2. O candidato que se declarar portador de deficiência concorrerá em igualdade de condições com os demais candidatos.

4.2. Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá:

a) no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência;

b) encaminhar cópia simples do RG e CPF e laudo médico original, emitido especificamente para essa finalidade, avaliados por médicos
preferencialmente do município de Vera ou por médico do trabalho, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como à provável causa da deficiência.

4.2.1. O candidato portador de deficiência deverá entregar no ato da sua inscrição, pessoalmente, por terceiro (procurador) ou pelos correios (SEDEX), o laudo médico original, até o dia 30 de dezembro de 2009.

4.2.2. A não comprovação da condição prevista no subitem anterior, o candidato não concorrerá como portador de deficiência.

4.2.3. A Organização do concurso não se responsabilizará por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada da cópia dos documentos ao seu destino.

4.3. O laudo médico original e a cópia simples do RG e do CPF valerão somente para fins de identificação da inscrição como portador de deficiência a este concurso, e não serão devolvidos e não serão fornecidas cópias desses documentos ao candidato para uso posterior.

4.4. A relação dos candidatos que tiveram a inscrição deferida para concorrer na condição de portadores de deficiência será divulgada na Internet, no endereço eletrônico www.vera.mt.gov.br, na ocasião da divulgação do edital de local e horário de realização das provas.

4.4.1. O candidato disporá de um dia a partir da divulgação da relação citada no subitem anterior para contestar o indeferimento, pessoalmente ou por representante. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.

4.5. A inobservância do disposto no subitem 4.2 acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tal condição e o não atendimento às condições especiais necessárias.

4.6. O candidato que se declarar portador de deficiência, se aprovado no concurso, será convocado à submeter-se a perícia médica, a ser realizada por equipe multiprofissional sob responsabilidade do município, por profissionais, que verificará sobre a sua qualificação como deficiente ou não, bem como, no estágio probatório, sobre a incompatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência apresentada.

4.7. O candidato convocado para a perícia médica deverá comparecer na data e horário previsto na convocação.

4.8. A não observância do disposto no subitem 4.7, a reprovação na perícia médica ou o não comparecimento à perícia acarretará a perda do direito à vaga reservada aos candidatos em tais condições.

4.9. O candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica por não ter sido considerado deficiente, caso seja aprovado no concurso, figurará na lista de classificação geral em igualdade de condições aos demais candidatos.

4.10. O candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica no decorrer do estágio probatório em virtude de incompatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo será exonerado sem justa causa.

4.11. O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência, se não eliminado no concurso e considerado portador de deficiência, terá seu nome publicado em lista à parte e figurará também na lista de classificação geral.

4.12. As vagas definidas no subitem 4.1 que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência aprovados serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

4.13. A convocação do candidato deficiente aprovado respeitará a ordem cronológica de classificação e o percentual de limite de vagas abertas.

4.1 3.1. Serão convocados os candidatos deficientes na mesma proporcionalidade da convocação geral, resguardado o limite previsto neste Edital.

5. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA

5.1. Ser aprovado no concurso público.

5.2. Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do artigo 12, § 1º, da Constituição Federal.

5.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares.

5.4. Preencher todos os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme item 2 deste edital.

5.5. Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da realização da prova do respectivo concurso.

5.6. Firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal.

5.7. Ser considerado apto física e mentalmente para o exercício do cargo no exame médico pré-admissional, devendo o candidato apresentar os exames clínicos e laboratoriais, os quais correrão à suas expensas.

5.8. Cumprir todas as determinações deste edital.

6. DAS FASES DO CONCURSO PÚBLICO

6.1. A seleção de que trata este edital compreenderá as seguintes fases, conforme o quadro a seguir.

6.2. A prova objetiva e a prova de redação dissertativa (P1) terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 17 de janeiro de 2010, no turno da manhã das 07:30 horas às 11:30 horas.

6.3. A prova prática (P2) terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 17 de janeiro de 2010, no turno da tarde das 13:30 horas às 17:30 horas.

6.4. Os locais e os horários de realização das provas objetivas estão mencionados neste Edital e, será de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova e o comparecimento no horário determinado.

6.5. As provas de títulos obedecerão os critérios previstos no item 13 deste Edital de Concurso.

6.6. O resultado das provas, bem como seus gabaritos serão publicado no mural do paço municipal e no site www.vera.mt.gov.br.

7. DAS PROVAS: OBJETIVA; REDAÇÃO; PRÁTICA E DE TÍTULOS

7.1. Candidatos de Nível Fundamental Incompleto (alfabetizados):

7.1.1. A Prova Objetiva de múltipla escolha para os candidatos de Nível Fundamental Incompleto será composta de 25 questões objetivas com 4 (quatro) alternativas cada.

7.1.1.1. o Conteúdo Programático das Provas estão disponível no Anexo III deste Edital, devidamente discriminado por cargos concorridos.

7.1.1.2. haverá um campo de marcação para cada uma das quatro opções A, B, C e D, sendo que o candidato deverá preencher na folha de respostas apenas aquele correspondente à resposta julgada correta, de acordo com o comando da questão.

7.1.1.3. o candidato deverá, obrigatoriamente, marcar, somente um, dos quatro campos da folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos decorrentes de marcação indevida.

7.1.1.4. cada questão da prova objetiva terá validade de 4,0 (quatro pontos), totalizando 100 (cem) pontos.

7.1.1.5. o candidato que não atender ao mínimo de 50% (cinquenta) por cento dos acertos nesta fase da prova será desclassificado.

7.1.2. Prova de Redação: Os candidatos de Nível Fundamental Incompleto (alfabetizados), não realizarão essa modalidade de prova.

7.1.3. Prova Prática: Os candidatos concorrentes aos cargos: Motorista, Operador de Máquinas II, Lubrificador de Máquinas realizarão prova prática nas áreas afins e deverão comprovar conhecimentos técnicos aos materiais e equipamentos utilizados e responderão aos questionamentos dos instrutores.

7.1.3.1. o candidato que não atender ao mínimo de 50% (cinquenta) por cento dos acertos nesta fase da prova será desclassificado.

7.1.4. Prova Prática: Os candidatos concorrentes aos cargos de: Motoristas; Operador de Máquinas II realizarão provas práticas de manobras com os respectivos equipamentos e responderão aos questionamentos dos instrutores.

7.1 .4.1. o critério das provas práticas para motoristas serão os mesmos aplicados pelo DETRAN.

7.1.4.2. o candidato que reprovar na prova prática de manobras com os veículos estará desclassificado.

7.1.6. O candidato que zerar (deixar de pontuar) em qualquer disciplina aplicada nas provas, mesmo que na soma geral atinja o percentual mínimo de 50% (cinquenta) por cento, estará desclassificado do concurso público.

7.2. Candidatos de Nível Fundamental Completo (5ª a 8ª serie):

7.2.1. A Prova Objetiva de múltipla escolha para os candidatos de Nível Fundamental Completo será composta de 25 questões objetivas com 4 (quatro) alternativas cada.

7.2.1.1 O Conteúdo Programático das Provas estão disponível no Anexo III deste Edital, devidamente discriminado por cargos concorridos.

7.2.1.2. haverá um campo de marcação para cada uma das quatro opções A, B, C e D, sendo que o candidato deverá preencher na folha de respostas apenas aquele correspondente à resposta julgada correta, de acordo com o comando da questão.

7.2.1.3. o candidato deverá, obrigatoriamente, marcar, somente um, dos quatro campos da folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos decorrentes de marcação indevida.

7.2.1.4. cada questão da prova objetiva terá validade de 4,0 (quatro pontos), totalizando 100 (cem) pontos.

7.2.2. Prova de Redação: Os candidatos de Nível Fundamental Completo (5ª a 8ª serie), não realizarão essa modalidade de prova.

7.2.3. Prova Prática: Os candidatos concorrentes aos cargos de: Agente de Saúde e Auxiliar em Enfermagem não realizarão prova prática.

7.2.4. O candidato que tiver aproveitamento menor que 50% (cinquenta) por cento, nas provas estará desclassificado.

7.2.6. O candidato que zerar (deixar de pontuar) em qualquer disciplina aplicada nas provas, mesmo que na soma geral atinja o percentual mínimo de 50% (cinquenta) por cento, estará desclassificado.

7.3. Candidatos de Nível Médio ou Técnico:

7.3.1. A Prova Objetiva de múltipla escolha para os candidatos de Nível Médio e/ou Técnico será composta de 40 (quarenta) questões objetivas com 5 (cinco) alternativas cada.

7.3.1.1 o Conteúdo Programático das Provas está disponível no Anexo III deste Edital, devidamente discriminados por cargo concorrido.

7.3.1.2. haverá um campo de marcação para cada uma das cinco opções A, B, C, D, e E, sendo que o candidato deverá preencher na folha de respostas apenas aquele correspondente à resposta julgada correta, de acordo com o comando da questão.

7.3.1.3. o candidato deverá, obrigatoriamente, marcar, somente um, dos cinco campos da folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos decorrentes de marcação indevida.

7.3.1.4. cada questão da prova objetiva terá validade de 2,5 (dois pontos e meio), totalizando 100 (cem) pontos.

7.3.2. Prova de Redação Dissertativa: Os candidatos de Nível Médio e/ou Técnico realizarão essa modalidade de prova.

7.3.2.1. A prova de Redação Dissertativa deverá atender ao disposto no Anexo III, e valerá 100 (cem) pontos.

7.3.3. O candidato que tiver aproveitamento menor que 50% (cinquenta) por cento, nas provas estará desclassificado.

7.3.4. Prova Prática: Os candidatos de Nível Médio e Técnico, não realizarão essa modalidade de prova.

7.3.4. O candidato que zerar (deixar de pontuar) em qualquer disciplina aplicada nas provas, mesmo que na soma geral atinja o percentual mínimo de 50% (cinquenta) por cento, estará desclassificado.

7.4. Candidatos de Nível Superior:

7.4.1. A Prova Objetiva de múltipla escolha para os candidatos de Nível Superior será composta de 40 (quarenta) questões objetivas com 5 (cinco) alternativas cada.

7.4.1.1 O Conteúdo Programático das Provas estão disponível no Anexo III deste Edital, devidamente discriminados por cargo concorrido.

7.4.1.2. haverá um campo de marcação para cada uma das cinco opções A, B, C, D, e E, sendo que o candidato deverá preencher na folha de respostas apenas aquele correspondente à resposta julgada correta, de acordo com o comando da questão.

7.4.1.3. o candidato deverá, obrigatoriamente, marcar, somente um, dos cinco campos da folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos decorrentes de marcação indevida.

7.4.1.4. cada questão da prova objetiva terá validade de 2,5 (dois pontos e meio), totalizando 100 (cem) pontos.

7.4.2. Prova de Redação Dissertativa: Os candidatos de Nível Superior realizarão essa modalidade de prova.

7.4.2.1. A Prova de Redação Dissertativa deverá atender ao disposto no Anexo III, e valerá 100 (cem) pontos.

7.4.3. Prova Prática: Os candidatos de Nível Superior, não realizarão essa modalidade de prova.

7.4.4. O candidato que tiver aproveitamento menor que 50% (cinquenta) por cento, nas provas estará desclassificado.

7.4.5. O candidato que zerar (deixar de pontuar) em qualquer disciplina aplicada nas provas, mesmo que na soma geral atinja o percentual mínimo de 50% (cinquenta) por cento, estará desclassificado.

7.4.6. Prova de Títulos de Pós Graduação: A prova de títulos descrita no item 13 deste Edital terá seu resultado adicionado na soma das notas aos candidatos que forem classificados com o mínimo de 50% (cinquenta) por cento de aproveitamento às demais provas, em caráter meramente classificatório.

8. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO

8.1. Todos os candidatos terão suas provas objetivas corrigidas por meio de processamento manual.

8.2. A nota em cada questão das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a ponto positivo, para os acertos e não haverá contagem negativa para os erros.

8.3. Serão reprovados e eliminados do concurso público os candidatos que obtiver aproveitamento inferior a 50% (cinquenta) por cento em qualquer fase das provas, seja Prova Objetiva múltipla escolha, Prova de Redação ou Prova Prática.

8.4. Os candidatos eliminados na forma do subitem 8.3. deste edital não terão classificação alguma no concurso público.

8.5. Os candidatos não eliminados na forma do subitem 8.3. serão ordenados de acordo com os valores decrescentes da nota final nas Provas Objetivas, Provas de Redação, Provas Práticas e de Títulos de Pós Graduação.

8.6. Os cálculos por ventura citados neste edital serão considerados até a primeira casa decimal, arredondando-se o número para cima, se o algarismo da segunda casa decimal for igual ou superior a cinco e para baixo se inferior a cinco.

9. DA NOTA FINAL NO CONCURSO

9.1. A nota final no concurso será a SOMA das notas obtidas na prova objetiva e na prova de redação (se for o caso) e na prova prática (se for o caso) e na prova de títulos (se houver).

9.2. Os candidatos aprovados serão ordenados de acordo com os valores decrescentes das notas finais no concurso, de acordo com os critérios de desempate estabelecidos no item 10 deste edital.

10. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

10.1. Nos casos de empate por nota final, prevalecerá para efeito de classificação cronológica decrescente o candidato que:

10.1.1. obtiver maior número de pontos na prova específica relativamente ao cargo concorrido.

10.1.2. o candidato que tiver a idade maior, se não enquadrado nos benefícios instituídos pelo Estatuto do Idoso.

10.1.3. for casado, união estável, viúvo, divorciado, ou separado judicialmente, com o maior número de dependentes, obedecida a sequência desta inserção.

11. DOS RECURSOS

11.1. Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço www.vera.mt.gov.br, a partir do dia subsequente ao da realização das provas teóricas, tendo como data provável de 17 de janeiro de 2010.

11.2. O candidato que desejar interpor recursos deverá fazê-lo no interstício de dois dias a contar do dia da divulgação dos atos.

11.3. Para recorrer contra os gabaritos preliminares das provas objetivas, o candidato deverá utilizar-se do modelo de formulário disposto Anexo VIII.

11.4. O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. E ainda, embasar-se teoricamente. Recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.

11.5. Se do exame de recursos resultar anulação de questão integrante de prova, a pontuação correspondente a essa questão será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorridos.

11.6. Todos os recursos devidamente embasados serão analisados e as justificativas das alterações de gabarito serão divulgadas no site www.vera.mt.gov.br.

11.6.1. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.

11.7. Não será aceito recurso via postal, via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.

11.7.1. O recurso deverá ser protocolado pessoalmente junto à Banca Examinadora do Concurso, no endereço do Paço Municipal.

11.8. Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos, recursos de recursos e/ou recurso de gabarito oficial definitivo, bem como contra os resultados finais nas demais fases.

11.9. Recursos cujo teor desrespeite a Banca Examinadora, a Comissão ou a Organização do Concurso serão preliminarmente indeferidos.

12. DA NOMEAÇÃO, DA POSSE E DO EXERCÍCIO DO CARGO

12.1. O candidato aprovado no concurso público terá garantido sua vaga para a posse no cargo público, que poderá ocorrer até o final da validade deste concurso. Porém será fator determinante a avaliação médica sobre a saúde física e mental do candidato.

12.1.1. O critério de convocação será pela necessidade da Administração Pública Municipal e respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

12.1.2. O regime jurídico para o servidor empossado é o Estatutário.

12.2. O "candidato classificado" listará no rol do resultado final, após o atendimento das vagas abertas para os "candidatos aprovados" e serão considerados como "Cadastro de Reserva".

12.2.1. O candidato que compor a Lista de Cadastro de Reserva não terá direito a convocação para o emprego público. Porém, se implementar vagas, por conveniência da Administração e por ato próprio, esse terá os mesmos direitos dos aprovados.

12.2.2. O candidato que compor a Lista de Cadastro de Reserva poderá ser requisitado para ocupar vaga temporária na Administração Pública Municipal, respeitando a sequencia da classificação por cargo e isentando o Município da necessidade de elaborar processo seletivo para essa contratação.

12.2.3. A contratação temporária para atender excepcional interesse público, não dará ao candidato o direito da efetivação no cargo.

12.3. O candidato aprovado para as vagas existentes será convocado por meio de publicação no Diário Oficial dos Municípios www.amm.org.br, por meio de publicação no mural do Paço Municipal e ainda no endereço eletrônico do Município de Vera www.vera.mt.gov.br.

12.4. O candidato convocado terá até 15 (dias) dias para apresentar a documentação exigida no ato convocatório, que deverá conter no mínimo os seguintes documentos:

12.4.1. diploma de conclusão do curso relativo ao cargo concorrido, devidamente registrado (original) e 2 (duas) cópias;

12.4.2. certidão negativa da justiça (civil e criminal) das cidades onde o candidato tenha residido nos últimos cinco anos;

12.4.3. declaração que responde ou não a inquérito policial e a processo administrativo disciplinar;

12.4.4. 2 (duas) fotos 3x4 recentes;

12.4.5. título eleitoral (original) e 2 (duas) cópias;

12.4.6. certidão de nascimento ou casamento (original) e 2 (duas) cópias; 12.4.7. certidão de nascimento dos filhos (original) e 2 (duas) cópias; 12.4.8. certificado de reservista (original) e 2 (duas) cópias (se masculino); 12.4.9. CPF (original) e 2 (duas) cópias;

12.4.10. documento de identidade (original) e 2 (duas) cópias;

12.4.11. PIS ou PASEP (original) e 2 (duas) cópias, no caso de já ter sido empregado;

12.4.12. declaração de bens e valores que compõe seu patrimônio;

12.4.13. declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública;

12.4.14.declaração que não foi demitido com justa causa e a bem do serviço público, no período de 5 (cinco) anos, nas esferas federal, estadual e municipal.

12.4.15. comprovação que está quite com as obrigações eleitorais.

12.5. Quando convocado para apresentar a documentação e o candidato não atender no prazo estabelecido será considerado eliminado do concurso público.

12.6. O candidato nomeado, que não se apresentar no local e prazo estabelecido será eliminado do concurso.

12.7 Após a posse, o candidato será lotado em qualquer unidade da Estrutura Administrativa, desde que seja compatível com o cargo concorrido, observado o interesse da Administração e a legislação vigente.

12.7.1. do disposto no item 12.7, exceto os candidatos que concorreram às vagas com local de trabalho pré-determinado pelo Anexo I deste Edital, designados para as estruturas estabelecidas na zona rural (interior do município).

12.8. Será observada também a preferência na lotação de acordo com a ordem de classificação.

12.9. O candidato será submetido à preparação e capacitação para a ocupação do cargo no serviço Público.

13. DAS PROVAS DE TÍTULOS

13.1. Receberá bônus por Títulos de Pós-Graduação o candidato que obtiver o aproveitamento de 50% (cinquenta) por cento nas provas conforme item 1.3 deste Edital, as seguintes pontuações:

Títulos admitidos para efeito de pontuação, relativos à área inscrita

Pós Graduação

3 (três) pontos

Mestrado

6 (seis) pontos

Doutorado

9 (nove) pontos

13.2. As vagas que exigirem Pós-Graduação na área, não serão considerados contagem de pontos de títulos, exceto se o candidato tiver mais de uma Pós- Graduação na área específica.

14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1 A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o concurso público contidas nos comunicados, deste edital e em outros a serem publicados.

14.2 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso público que sejam publicados no mural do paço municipal e no endereço eletrônico do município www.vera.mt.gov.br.

14.3. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados na forma do subitem 14.2 deste edital.

14.4. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de meia hora do horário fixado para o seu início, munido somente de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, do Cartão de Inscrição e do documento de identidade original.

14.4.1. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira e/ou borracha durante a realização das provas.

14.5. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto).

14.5.1. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.

14.5.2. Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

14.6. Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida no subitem 14.5 deste edital, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do concurso público.

14.7. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

14.7.1. A identificação especial será exigida, também, ao candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.

14.8. Não serão aplicadas provas em local, data ou horário diferente dos predeterminados em edital ou em comunicado.

14.9. Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

14.10. O candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização das provas, no mínimo por uma hora após o início das provas.

14.10.1. A inobservância do subitem anterior acarretará a não-correção das provas e, consequentemente, a eliminação do candidato no concurso público.

14.11. O candidato que se retirar do ambiente de provas não poderá retornar em hipótese alguma.

14.12. O candidato somente poderá retirar-se do local de realização das provas por desconforto pessoal, para ir aos lavatórios/banheiros devidamente acompanhado de um fiscal credenciado.

14.13. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão do afastamento de candidato da sala de provas.

14.14. Não haverá segunda chamada para a realização das provas. O não- comparecimento a estas implicará a eliminação automática do candidato.

14.15. Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislação.

14.16. Será eliminado do concurso, o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira/grafite e/ou borracha.

14.16.1. A Organização do Concurso recomenda que o candidato não leve nenhum dos objetos citados no subitem anterior, no dia de realização das provas.

14.16.2. A Organização do Concurso não ficará responsável pela guarda de quaisquer dos objetos supracitados.

14.16.3. A Organização do Concurso não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados.

14.16.4. Não será permitida a entrada de candidatos no ambiente de provas portando armas. O candidato que estiver armado será encaminhado à coordenação.

14.17. No dia de realização das provas, a Organização do Concurso poderá submeter os candidatos ao sistema de detecção de metal.

14.18. Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato que, durante a sua realização:

14.18.1. for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas;

14.18.2. utilizar-se de livros, máquina de calcular ou similares, dicionário, notas ou impressos que não forem expressamente permitidos ou que se comunicar com outros candidato;

14.18.3. for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira/grafite e/ou borracha;

14.18.4. faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes ou com os demais candidatos;

14.18.5. fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio, que não os permitidos;

14.18.6. não entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

14.18.7. afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

14.18.8. ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas;

14.18.9. descumprir as instruções contidas no caderno de provas ou na folha de respostas;

14.18.10. perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

14.18.11. utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do concurso público;

14.18.12. não permitir a coleta de sua assinatura;

14.18.13. for surpreendido portando caneta fabricada em material não transparente;

14.18.14. for surpreendido portando anotações em papéis, que não os permitidos;

14.18.15. não permitir ser submetido ao detector de metal.

14.19. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação.

14.20. Se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, ter o candidato se utilizado de processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do concurso público.

14.21. O descumprimento de quaisquer das instruções supracitadas implicará a eliminação do candidato, constituindo tentativa de fraude.

14.22. O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após dois anos, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério da administração.

14.23. O resultado final do concurso será homologado pelo Prefeito Municipal de Vera e publicado nos órgãos da imprensa local e no endereço eletrônico do município.

14.24. O candidato deverá manter atualizado seu endereço perante a Organização do Concurso, enquanto estiver participando do concurso público, por meio de requerimento a ser enviado à Administração Municipal. São de exclusiva responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da não-atualização de seu endereço.

14.25. Os casos omissos serão resolvidos pela Organização do Concurso Público e pela Comissão Organizadora do Concurso Público.

14.26. As alterações de legislação com entrada em vigor antes da data de publicação deste edital serão objeto de avaliação pela Organização do Concurso.

14.27. A legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste edital, bem como as alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores, não serão objeto de avaliação.

14.28. O candidato é responsável pela conferência de seus dados pessoais, em especial seu nome, seu número de inscrição e o cargo concorrido e as demais informações.

14.29. Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outra pessoa, salvo em caso de candidato que tenha solicitado atendimento especial para esta finalidade. Nesse caso, se necessário, o candidato será acompanhado por agente devidamente identificado e autorizado.

14.30. Quaisquer alterações nas regras fixadas neste edital só poderão ser feitas por meio de outro edital.

14.31. Decorridos 120 (cento e vinte) dias da homologação do Concurso Público, e não havendo óbice administrativo, judicial ou legal, é facultada a incineração dos registros escritos, mantendo-se, entretanto, pelo período de validade do Concurso Público, os registros eletrônicos a ele referentes.

Vera MT, 11 de dezembro de 2009

Comissão Organizadora do Concurso Público
Presidente Sra. Juliana Ertel Webler

Moacir Luiz Giacomelli
Prefeito Municipal
homologado pelo Decreto nº 061 de 14 de dezembro de 2009

ANEXO I

Vagas Abertas, Escolaridade exigida, Área de Atuação, Remuneração, Carga Horária e Local de Trabalho etc...

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

CARGO - FUNÇÃO

C/H SEMANAL

N° VAGAS

ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA / HABILITAÇÃO

DISPONIBILIDADE DO LOCAL DE TRABALHO

REMUNERAÇÃO

VALOR DA INSCRIÇÃO

Auxiliar Serviços Gerais

40 horas

15

Ensino Fund. Incompleto

Estrutura Administrativa

465,00

25,00

Jardineiro

40 horas

1

Ensino Fund. Incompleto

Estrutura Administrativa

506,00

25,00

Lubrificador de Máquinas

40 horas

1

Ensino Fund. Incompleto

Estrutura Administrativa

506,00

25,00

Marceneiro

40 horas

1

Ensino Fund. Incompleto

Estrutura Administrativa

880,00

25,00

Motorista

40 horas

5

EF Incompleto CNH "D" e "E"

Estrutura Administrativa

825,00

25,00

Operador de Máquinas II

40 horas

2

EF Incompleto CNH "D" e "E"

Estrutura Administrativa

968,00

25,00

Vigia

40 horas

1

Ensino Fund. Incompleto

Assentamento Califórnia

465,00

25,00

Vigia

40 horas

9

Ensino Fund. Incompleto

Estrutura Administrativa

465,00

25,00

Zeladora

40 horas

8

Ensino Fund. Incompleto

Estrutura Administrativa

465,00

25,00

Zeladora

40 horas

1

Ensino Fund. Incompleto

Assentamento Alto Celeste

465,00

25,00

Zeladora

40 horas

1

Ensino Fund. Incompleto

Assentamento Califórnia

465,00

25,00

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

CARGO - FUNÇÃO

C/H SEMANAL

N° VAGAS

ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA / HABILITAÇÃO

DISPONIBILIDADE DO LOCAL DE TRABALHO

REMUNERAÇÃO

VALOR DA INSCRIÇÃO

Auxiliar Administrativo

40 horas

2

Ensino Fundamental Completo

Estrutura Administrativa

465,00

40,00

Auxiliar em Enfermagem

40 horas

3

Ensino Fundamental + COREN

Estrutura Administrativa

550,00

40,00

Merendeira

40 horas

1

Ensino Fundamental Completo

Assentamento Alto Celeste

465,00

40,00

Merendeira

40 horas

1

Ensino Fundamental Completo

Assentamento Califórnia

465,00

40,00

Merendeira

40 horas

7

Ensino Fundamental Completo

Estrutura Administrativa

465,00

40,00

ENSINO MÉDIO, TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE E PROFESSOR MAGISTÉRIO

CARGO - FUNÇÃO

C/H SEMANAL

N° VAGAS

ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA / HABILITAÇÃO

DISPONIBILIDADE DO LOCAL DE TRABALHO

REMUNERAÇÃO

VALOR DA INSCRIÇÃO

Assistente de Controle Administrativo

40 horas

4

Nível Médio

Estrutura Administrativa

616,00

50,00

Monitor de Creche

40 horas

5

Nível Médio - Magistério

Estrutura Administrativa

465,00

50,00

Professor Magistério

20 horas

5

Nível Médio - Magistério

Estrutura Administrativa

488,23

50,00

Professor Magistério

40 horas

2

Nível Médio - Magistério

Estrutura Administrativa

976,50

50,00

Técnico em Raio-X

40 horas

1

Nível Técnico

Estrutura Administrativa

858,00

50,00

Técnico em Enfermagem

40 horas

5

Nível Técnico + COREN

Estrutura Administrativa

858,00

50,00

NÍVEL SUPERIOR: PROFESSORES

CARGO - FUNÇÃO

C/H SEMANAL

N° VAGAS

ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA / HABILITAÇÃO

DISPONIBILIDADE DO LOCAL DE TRABALHO

REMUNERAÇÃO

VALOR DA INSCRIÇÃO

Professor Educação Física

40 horas

3

Lic. Plena em Educação Física

Estrutura Administrativa

1.423,24

70,00

Professor Educação Física Pós-Graduado

40 horas

2

Lic. Plena + Pós-Graduação

Estrutura Administrativa

1.579,64

70,00

Professor Pedagogo

20 horas

14

Lic. Plena em Pedagogia

Estrutura Administrativa

732,37

70,00

Professor Pedagogo

40 horas

4

Lic. Plena em Pedagogia

Estrutura Administrativa

1.423,24

70,00

Professor Pedagogo Pós-Graduado

20 horas

16

Lic. Plena + Pós-Graduação

Estrutura Administrativa

854,67

70,00

Professor Pedagogo Pós-Graduado

40 horas

2

Lic. Plena + Pós-Graduação

Estrutura Administrativa

1.579,64

70,00

NÍVEL SUPERIOR: PROFISSIONAIS LIBERAIS

CARGO - FUNÇÃO

C/H SEMANAL

Nº VAGAS

ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA / HABILITAÇÃO

DISPONIBILIDADE DO LOCAL DE TRABALHO

REMUNERAÇÃO

VALOR DA INSCRIÇÃO

Bioquímico

40 horas

1

Nível Superior + Reg. CRF

Estrutura Administrativa

2.772,00

70,00

Enfermeiro

40 horas

2

Nível Superior + Reg. COREN

Estrutura Administrativa

2.772,00

70,00

Fonoaudiólogo

20 horas

1

Nível Superior + Reg. CRFa1

Estrutura Administrativa

1.386,00

70,00

Médico Clínico Geral

40 horas

3

Nível Superior + Reg. CRM

Estrutura Administrativa

5.280,00

70,00

Nutricionista

40 horas

1

Nível Superior + Reg. CRN

Estrutura Administrativa

2.772,00

70,00

Psicólogo

20 horas

1

Nível Superior + Reg. CRP

Estrutura Administrativa

1.386,00

70,00

Psicólogo

40 horas

1

Nível Superior + Reg. CRP

Estrutura Administrativa

2.772,00

70,00

Anexo III - NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

1.1. Língua Portuguesa - 05 (cinco) questões: Ortografia. Emprego de letras maiúsculas e minúsculas. Substantivos. Gêneros masculino e feminino. Singular e plural. Pontuação. Acentuação gráfica. Artigos. Sujeito e predicado. Adjetivos. Emprego de verbos e pronomes. Encontros vocálicos e consonantais. Sílabas. Nomes próprios e comuns. Aumentativos e diminutivos. Sinônimos e antônimos.

1.2. Matemática - 05 (cinco) questões: Conjunto dos números naturais: quatro operações fundamentais - resolução de problemas sobre as quatro operações; Sistema de numeração decimal: números até bilhão; Noções de: dúzia, arroba, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um terço ou terça parte; Medidas de: comprimento, superfície, massa, capacidade e tempo - transformações - problemas; velocidade; tempo; Número decimal: operações. Sistema Monetário Nacional - Real; Perímetro e área de quadrado e retângulo; Operações com frações; Operações com números decimais.

1.3. História do Município e da região - 05 (cinco) questões: Fundadores; governo municipal; comemorações e festas históricas, cívicas e populares; Símbolos do Município; atualidades e acontecimentos do Município: relacionados às áreas de: econômica, política, saúde, segurança, lazer e educação; Cultura Geral.

1.4. Ética e Cidadania - 05 (cinco) questões: Conhecimento de regras de hierarquias no serviço público municipal; Noções de ética e cidadania (Atitudes no serviço); Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho.

1.5. Prova de Conhecimentos Específicos do Cargo - 05 (cinco) questões:

Auxiliar de Serviços Gerais; Jardineiro: Funções; ferramentas utilizadas; jardinagem - noções de adubação; poda de árvores; plantio; replantio; equipamentos; ferramentas e utensílios comuns ao exercício da função; conhecimento sobre limpeza e conservação de bens móveis e dependências, utilizando materiais e produtos específicos, visando preservar a higiene; executar serviços internos e externos de limpeza e conservação de prédios públicos, pátios, jardins, manter limpos os equipamentos e utensílios, caixa d'água, mobiliário, instalações diversas, cortinados; conservar e responsabilizar-se pela guarda e manutenção das ferramentas e instrumentos de trabalho; observar e cumprir as normas de higiene e segurança do trabalho; executar tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

Lubrificador de Máquinas: Questionamentos acerca da atuação nessas áreas, tipos de manutenção, plano de manutenção e lubrificação e calibragens, tipo de remendos e recapagens a quente e a frio. Conhecimentos em manutenção de automóveis e outros veículos e equipamentos. Tipos de lubrificantes. Funcionamentos elétrico e mecânico. Noções de mecânica, elétrica, noções de hidráulica. Conhecimentos das ferramentas. Noções básicas de segurança e higiene do trabalho inerente à especialização. Relações Humanas.

Marceneiro: Ferramentas de trabalho. Noções sobre Segurança do trabalho. Madeiras e seus derivados. Juntas e encaixes. Revestimento. Metrologia. Habilidades, destrezas e manuseios com máquinas operatrizes para madeiras que permitam o corte, aparelhamento, esquadrejamento e furação; Habilidades, destrezas e manuseios com ferramentas portáteis como furadeira, lixadeira entre outras; Habilidades em executar serviços de confecção ou reparação em peças ou artefatos de madeira; Domínio e conhecimento em revestimento de madeira com fórmicas e lâminas de madeira; Leitura e interpretação de desenhos. Assuntos relacionados à sua área de atuação e ética no trabalho. Organização do local de trabalho. Comportamento no local de trabalho.

Motorista CNH " D" e " E" : Legislação de trânsito no seu todo conforme preceitua o Código Nacional de Trânsito Lei 9.503/97. Deliberações, Portarias e demais Leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito. Regras de relações humanas adequadas ao trabalho; Legislação de trânsito: Regras gerais de circulação; Regra de ultrapassagem; regra de mudança de direção; regra de preferência; velocidade permitida; classificação das vias; Deveres e proibições; Infrações básicas para a apreensão de documentos de habilitação de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro; Infrações básicas para a cassação de documentos de habilitação; Principais crimes e contravenções de trânsito; Conhecimento de sinais sonoros e gestos de agente autoridade de trânsito; Tipos de sinalização; placas de regulamentação; Advertência e indicação; Sinais luminosos; Conhecimento de defeitos simples do motor; Procedimentos corretos para economizar combustível; Cuidados necessários para conservar o veículo em boas condições mecânicas; Conhecimento básico sobre sistema de freios; Defeitos simples do sistema elétrico; Porte de documentos obrigatórios do veículo e do condutor; Conhecimento de regras de hierarquias no serviço público municipal; Atitudes no serviço; Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; Prevenção de acidentes e incêndio.

Operador de Máquinas II CNH " D" e " E" : Legislação de trânsito no seu todo conforme preceitua o Código Nacional de Trânsito Lei 9.503/97. Regras de relações humanas adequadas ao trabalho; Legislação de trânsito: Regras gerais de circulação; Procedimentos corretos para economizar combustível; Cuidados necessários para conservar o equipamento em boas condições mecânicas; Conhecimento básico sobre sistema de freios; Defeitos simples do sistema elétrico; Porte de documentos obrigatórios do veículo e do condutor; Conhecimento de regras de hierarquias no serviço público municipal; Atitudes no serviço; Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; Prevenção de acidentes e incêndio.

Vigia: Conhecimento sobre a manutenção da ordem e da disciplina, prevenção contra roubo, vigilância do patrimônio, comportamento profissional, uso de uniforme adotado; Noções de relacionamentos interpessoais, como: regras de comportamento no ambiente de trabalho; Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo, colegas de trabalho e zelo pelo patrimônio público.

Zeladora: Funções; Ferramentas utilizadas; Conhecimento sobre limpeza e conservação bens móveis e dependências, utilizando materiais e produtos específicos, visando preservar a higiene; Executar serviços internos e externos de limpeza e

conservação de prédios públicos, pátios, jardins, manter limpos os equipamentos e utensílios, caixa d'água, mobiliário, instalações diversas, cortinados; Conservar e responsabilizar-se pela guarda e manutenção das ferramentas e instrumentos de trabalho; Observar e cumprir as normas de higiene e segurança do trabalho; Executar tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS PRÁTICAS

2.1. Prova Prática: Motoristas, Lubrificador de Máquinas e Operador de Máquinas II:

A prova prática desse grupo de candidato consistirá em entrevista pessoal e o candidato deverá prestar informações corretas ao instrutor sobre os questionamentos efetuados, relativamente à suas áreas de atuação, num total de 5 (cinco) questões, e cada questão valerá 20 (vinte) pontos, e ainda, nessa etapa, o candidato deverá demonstrar a manutenção mínima obrigatória de um veículo/equipamento e realizar as provas de manobras, balizas, estacionamento e garagem e será considerado apto ou inapto para ocupar o cargo.

O candidato que reprovar na prova prática será desclassificado.

Em qualquer fase das provas o candidato que tiver aproveitamento menor que 50% (cinquenta) por cento, estará desclassificado.

O candidato que zerar (não pontuar) em qualquer disciplina aplicada nas provas, mesmo que na soma geral atinja o percentual mínimo de 50% (cinquenta) por cento, será desclassificado.

Anexo III - NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

1.1. Língua Portuguesa - 05 (cinco) questões: Texto e interpretação. Ortografia. Substantivos e suas flexões. Frase, Oração e Período. Tipos de sujeito. Tipos de predicado. Período simples e composto. Processo de formação de palavras. Orações Coordenadas e Orações Subordinadas. Figuras de linguagem. Concordância nominal e verbal.

1.2. Matemática - 05 (cinco) questões: Sistema de Numeração Decimal: Escrita e Leitura de Números; Operações elementares: Somar, subtrair, multiplicar e dividir; frações ordinárias e decimais, Sistema Métrico; perímetros e áreas das principais figuras planas, Sistema Monetário; Medidas de tempo; regra de três simples; juros simples, porcentagem, números pares e ímpares, equação de 1º grau.

1.3. História do Município e da região - 05 (cinco) questões: Fundadores; Governo municipal; Comemorações e festas históricas, cívicas e populares; Símbolos do Município; Atualidades e acontecimentos do Município: relacionados às áreas de: econômica, política, saúde, segurança, lazer e educação; Cultura Geral.

1.4. Prova de Conhecimentos Específicos do Cargo - 10 (dez) questões:

Auxiliar Administrativo: Noções de organização de arquivos e procedimentos para classificação, encaminhamento e controle de documentos e informações. Noções de guarda de materiais. Conhecimentos de sistemas informatizados. Conhecimento e finalidade dos componentes de apoio da rotina de escritório: telefone, computador, intranet, internet e fax. Noções de Comunicação e Atendimento ao Público interno e externo. Conhecimento e prática de Qualidade Total. Conceitos básicos e modo de utilização de tecnologias, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e software. Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação de periféricos. Principais aplicativos comerciais para: edição de textos e planilhas, geração de material escrito visual e sonoro; Sistema Operacional Windows XP. Microsoft Office: Word e Excel 2003.

Auxiliar em Enfermagem: Noções de Políticas de Saúde - Sistema Único de Saúde: conceitos, princípios, diretrizes, legislação básica e normas operacionais vigentes. Aspectos Éticos e Legais da Prática de Enfermagem. Fundamentos de Enfermagem - preparo e administração de medicamentos, medidas de higiene e conforto, punções, processamento de artigos, procedimentos de enfermagem em geral. Enfermagem - Assistência de enfermagem a pacientes portadores de afecção digestiva, cardiovascular, respiratória, renal, endócrina e hematológica. Assistência de enfermagem a pacientes no pré, trans e pós-operatório e cirurgias de tórax, de abdome, de membros e vascular. Prevenção e controle de infecção hospitalar. Assistência de Enfermagem em Saúde Mental. Assistência de Enfermagem a Pacientes em Situações de Emergência. Assistência de enfermagem a Materno-Infantil.

Merendeira: Os alimentos; Proteção dos alimentos; Cuidados pessoais no trabalho - Segurança no trabalho; Da merenda escolar; Preparação dos alimentos; O gás de cozinha; Utilização e manuseio dos eletrodomésticos; Elaboração dos pratos; Estocagem dos alimentos; Controle de estoque; Melhor aproveitamento de alimentos; Conservação e validade dos alimentos; Relacionamento interpessoal; Conservação de alimentos e manipulação de carnes; Conservação e higiene; Conceitos básicos de alimentação, nutrição, nutrientes e alimentos; Relação entre saúde e alimento; A classificação dos alimentos; Os nutrientes e sua atuação no organismo; Seleção, conservação e condições inadequadas ao consumo dos alimentos; Cuidados ao compor frutas e verduras, alimentos enlatados, grão e farinhas, massas, doces e tortas, carnes, pescado, laticínios.

Anexo III - NÍVEL ENSINO MÉDIO E TÉCNICO

1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

1.1. Língua Portuguesa - 10 (dez) questões: Texto e interpretação. Ortografia. Substantivos e suas flexões. Frase, Oração e Período. Tipos de sujeito. Tipos de predicado. Período simples e composto. Processo de formação de palavras. Orações Coordenadas e Orações Subordinadas. Figuras de linguagem. Concordância nominal e verbal.

OBS: Não está inserido nos conteúdos o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

1.2. Matemática - 10 (dez) questões: Números inteiros: operações e propriedades, múltiplos e divisores; Números racionais: operações nas formas fracionária e decimal; Números e grandezas proporcionais: razões e proporções, divisão proporcional, regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples; Funções do 1° e 2° graus: problemas, equações e inequações de 1° e 2° graus. Sistema de medidas decimais e não-decimais; Médias: aritmética e ponderada; Conjuntos; Perímetros e áreas de figuras planas; Volume de sólidos geométricos.

1.3. Prova de História de Mato Grosso e de Vera - 10 (dez) questões: Primeiros exploradores. Fundação de Cuiabá e do Município de Vera. Mato Grosso no 1° Império. Presidentes do 2° Império. A Guerra do Paraguai. Mato Grosso da 1ª à 4ª República. Ciclo das casas comerciais e das usinas; o Ciclo do Ouro; As estradas de ferro Noroeste do Brasil. Governos: Estadual e Municipal. Comemorações e festas históricas, cívicas e populares. Divisão do Estado. Folclore. Símbolos do Estado e Município; Mato Grosso e seus Municípios.

1.4. Conhecimentos Específicos dos cargos - 10 (dez) questões:

Assistente de Controle Administrativo: Noções de planejamento, organização e controle do trabalho do expediente de rotina. Noções básicas de cálculos matemáticos; Racionalização e simplificação dos trabalhos administrativos: conceitos básicos e critérios. Uso de manuais de procedimentos. Conhecimentos sistemas informatizados. Noções de Comunicação: canais e finalidades. Atendimento ao público interno e externo. Redação de documentos e correspondência; Noções de prática de Qualidade Total.

Conhecimentos de Microinformática: arquitetura e funcionamento, características de componentes de hardware (placas, memórias, barramentos, discos rígidos), dispositivos de entrada. Sistemas Operacionais Sistema Operacional Windows XP. Microsoft Office: Word e Excel 2007. Cuidados necessários com equipamentos e programas; Limpeza do ambiente de trabalho; Segurança de dados: Backup, Antivírus, programas de uso diários como: Word e Excel e Análise de planilhas e textos digitalizados.

Monitor de Creche: Estatuto da Criança e do Adolescente. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei Orgânica do Município - Capítulo da Educação. Desenvolvimento da criança. Importância da arte e brincadeiras na Educação Infantil. Higiene e limpeza de crianças em creches. Prevenção de acidentes. Segurança alimentar e noções de valor nutricional na alimentação de crianças. Princípios fundamentais para o bom atendimento. Relações humanas no trabalho.

Técnico em Enfermagem: 1. Relações interpessoais no trabalho; técnicas básicas de enfermagem: sinais vitais, higienização, administração de medicamentos via oral e parenteral, cuidados especiais, coleta de material para exame 2. Ética profissional: comportamento social e de trabalho, sigilo profissional 3. Introdução as doenças transmissíveis: terminologia básica, noções de epidemiologia, esterilização e desinfecção, doenças de notificação compulsória, isolamento, infecção hospitalar, vacinas 4. Socorros de urgência: parada cardio-respiratória, hemorragias, ferimentos superficiais e profundos, desmaio, estado de choque, convulsões, afogamento, sufocamento, choque elétrico, envenenamento, mordidas de cobras, fraturas e luxações, corpos estranhos, politraumatismo, queimaduras 5. Pediatra: a criança: o crescimento e o desenvolvimento infantil, alimentação, doenças mais comuns, berçários e lactários. 6. Centro cirúrgico: terminologia cirúrgica, cirurgias mais comuns.

Técnico em Raio X: I - Física das Radiações Ionizantes e não-ionizantes. Proteção Radiológica. II - Anatomia Humana. Anatomia Radiológica. Terminologia Radiográfica. III - Equipamentos radiográficos. Princípios Básicos de Formação da Imagem. Contrastes Radiológicos. IV - Princípios de Posicionamento. Posicionamento Radiológico. V - Processamento Radiográfico (automático e manual). VI - 9 Técnicas e Procedimentos Radiológicos. Noções básicas de procedimentos Angiográficos, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. VII - Humanização no atendimento. Legislação do SUS e Ética Profissional. História da Radiologia. VIII. Parâmetros para o funcionamento do SUS.

2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA DE REDAÇÃO DISSERTATIVA

2.1. Na redação, o participante deverá produzir um texto dissertativo. A prova de redação procura avaliar a capacidade de escrever sobre determinado tema ou o conhecimento da modalidade culta da língua, e que apresente: coerência e coesão; análise e reflexão crítica; domínio dos diversos níveis de linguagem; linguagem criativa com fluência e clareza de raciocínio.

A prova deverá ser escrita em letras cursivas ou de forma, no mesmo tamanho de letra de inicio ao final do texto e deverá conter no mínimo 18 linhas e no máximo 25. Somente a caneta esferográfica azul ou preta. Deverá ainda, apresentar concordância nominal e verbal e não será cobrado normas do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.

Em qualquer fase das provas o candidato que tiver aproveitamento menor que 50% (cinquenta) por cento, estará desclassificado.

O candidato que zerar (não pontuar) em qualquer disciplina aplicada nas provas, mesmo que na soma geral atinja o percentual mínimo de 50% (cinquenta) por cento, estará desclassificado.

Anexo III - NÍVEL SUPERIOR - PROFESSORES

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

3.1. Língua Portuguesa - 05 (cinco) questões: Tipologia textual. Texto e interpretação.

Textos temáticos e figurativos. Coesão e Coerência textuais. Termos ligados ao verbo. Termos ligados ao nome. Tipos de sujeito. Tipos de predicado. Tempos e Modos verbais. Vozes verbais. Orações Coordenadas. Orações Subordinadas: Substantivas, Adjetivas e Adverbiais. Uso da vírgula. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Funções da linguagem. Níveis de linguagem. Substantivo e sua classificação. Adjetivos. Pronomes.

Obs.: Não está inserido nos conteúdos o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

3.2. Matemática - 05 (cinco) questões: Números inteiros: operações e propriedades, múltiplos e divisores; Números racionais: operações nas formas fracionária e decimal; Números e grandezas proporcionais: razões e proporções, divisão proporcional; Sistema de medidas decimais e não-decimais; Médias: aritmética e ponderada; Perímetros e áreas de figuras planas; Volume de sólidos geométricos; Fundamentos da Teoria dos Conjuntos. Conjuntos numéricos: números naturais e inteiros (divisibilidade, números primos, fatoração, MDC e MMC); números racionais e irracionais (reta numérica, valor absoluto, representação decimal); números reais (relação de ordem e intervalos); operações. Funções: estudo das relações, definição de função, funções definidas por fórmulas; domínio. Imagem e contradomínio; Resolução de equações, inequações e sistemas. Regra de três simples e composta, porcentagem; juros simples e compostos, desconto simples.

1.3. História do Município e de Mato Grosso - 10 (dez) questões: Fundadores; Governo municipal; Comemorações e festas históricas, cívicas e populares; Atualidades e acontecimentos do Município: relacionados às áreas de: econômica, política, saúde, segurança, lazer e educação; Cultura Geral. Fundação de Cuiabá. A Rusga 1831-1840. Mato Grosso no 1º Império. Presidentes do 2º Império. A Guerra do Paraguai. Mato Grosso da 1ª à 4ª República. Ciclo das casas comerciais e das usinas; o Ciclo do Ouro; As estradas de ferro Noroeste do Brasil. Governos: Estadual e Municipal. Comemorações e festas históricas, cívicas e populares. Divisão do Estado. Folclore. Símbolos do Estado e Município (bandeiras, hinos); Mato Grosso e seus Municípios.

1.4. Prova de Conhecimentos Específicos do Cargo - 20 (vinte) questões:

Informações adicionais dos PCNs: www.fnde.gov.br

Professor Pedagogo - Graduado e pós Graduado: Parâmetros Curriculares Nacional. LDB. Leis n° 5692/71 e 9.394/96. Alfabetização. Metodologia de ensino: ciências, matemática, português e outros. Relacionamento: Professor x Aluno. Função e Papel da Escola. Problemas de Aprendizagem: Fatores Físicos, Psíquicos e Sociais. Recreação: Atividades recreativas. Aprendizagem: Leitura / Escrita. Didática: Métodos, Técnicas, Livro Didático, Recursos / Material Didático. Processo Ensino - Aprendizagem: Avaliação, Recuperação. Planejamento de Aula: Habilidade - Objetivos à avaliação. Métodos e Processos no Ensino da Leitura. Desenvolvimento da linguagem oral, escrita, audição e leitura: métodos, técnicas e habilidades. Instrumentos / Atividade Pedagógicas. Tendências Pedagógicas. Literatura: Paulo Freire, Cagliari, Piaget, Vygotski. Psicomotricidade. Lei do Sistema Municipal de Ensino. Projeto Político Pedagógico do Município. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Professor de Educação física: Processo Ensino - Parâmetros Curriculares Nacional. Aprendizagem: Avaliação, Recuperação. Planejamento de Aula: Habilidade - Objetivos à avaliação. Métodos e Processos no Ensino da Leitura. Instrumentos / Atividade Pedagógicas. Tendências Pedagógicas. Literatura: Paulo Freire, Piaget, Vygotski. Educação em âmbito global. Projeto Político Pedagógico do Município. Lei do Sistema Municipal de Ensino. Estatuto da Criança e do Adolescente. LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Metodologia de Ensino: ciências e conteúdo específico. Relacionamento: Professor x Aluno. Função e Papel da Escola. Conceitos, princípios, finalidades e objetivos da Educação Física. Condicionamento físico, legislação, metodologia. Fundamentos, regras equipamentos e instalações utilizadas nos esportes: atletismo, basquetebol, ginástica olímpica (artística), handebol, futebol e voleibol. Conceitos: anatomia, biometria, biomecânica. Fisiologia do esforço e socorros de urgência. Efeitos fisiológicos dos exercícios, regulação hormonal durante o exercício, controle cardiovascular durante o exercício, termorregulação e relação entre atividade física e doenças cardiovasculares e respiratórias. Recreação, ginástica e dança. Atividade lúdica. Jogos e técnicas de jogos infantis organizados. Desenvolvimento infantil. Psicomotricidade e atividades psicomotoras. Pedagogia do movimento na escola da primeira e da segunda infância. Práticas desportivas, modalidades e regramentos.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA DE REDAÇÃO DISSERTATIVA

2.1. Na redação, o participante deverá produzir um texto dissertativo. A prova de redação procura avaliar a capacidade de escrever sobre determinado tema ou o conhecimento da modalidade culta da língua, e que apresente: coerência e coesão; análise e reflexão crítica; domínio dos diversos níveis de linguagem; linguagem criativa com fluência e clareza de raciocínio.

A prova deverá ser escrita em letras cursivas ou de forma, no mesmo tamanho de letra de inicio ao final do texto e deverá conter no mínimo 18 linhas e no máximo 25. Somente a caneta esferográfica azul ou preta. Deverá ainda, apresentar concordância nominal e verbal e não será cobrado normas do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.

Anexo III - NÍVEL SUPERIOR - PROFISSIONAIS LIBERAIS

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

5.1. Língua Portuguesa - 05 (cinco) questões: Tipologia textual. Texto e interpretação.

Textos temáticos e figurativos. Coesão e Coerência textuais. Termos ligados ao verbo. Termos ligados ao nome. Tipos de sujeito. Tipos de predicado. Tempos e Modos verbais. Vozes verbais. Orações Coordenadas. Orações Subordinadas: Substantivas, Adjetivas e Adverbiais. Uso da vírgula. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Funções da linguagem. Níveis de linguagem. Substantivo e sua classificação.

Obs.: Não está inserido nos conteúdos o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

1.2. Matemática - 05 (cinco) questões: Números inteiros: operações e propriedades, múltiplos e divisores; Números racionais: operações nas formas fracionária e decimal; Números e grandezas proporcionais: razões e proporções, divisão proporcional; Sistema de medidas decimais e não-decimais; Médias: aritmética e ponderada; Perímetros e áreas de figuras planas; Volume de sólidos geométricos; Fundamentos da Teoria dos Conjuntos. Conjuntos numéricos: números naturais e inteiros (divisibilidade, números primos, fatoração, MDC e MMC); números racionais e irracionais (reta numérica, valor absoluto, representação decimal); números reais (relação de ordem e intervalos); operações. Funções: estudo das relações, definição de função, funções definidas por fórmulas; domínio. Imagem e contradomínio; Resolução de equações, inequações e sistemas. Regra de três simples e composta, porcentagem; juros simples e compostos, desconto simples.

1.5. História do Município e de Mato Grosso - 10 (dez) questões: Fundadores; Governo municipal; Comemorações e festas históricas, cívicas e populares; Atualidades e acontecimentos do Município: relacionados às áreas de: econômica, política, saúde, segurança, lazer e educação; Cultura Geral. Fundação de Cuiabá. A Rusga 1831-1840. Mato Grosso no 1° Império. Presidentes do 2° Império. A Guerra do Paraguai. Mato Grosso da 1ª à 4ª República. Ciclo das casas comerciais e das usinas; o Ciclo do Ouro; As estradas de ferro Noroeste do Brasil. Governos: Estadual e Municipal. Comemorações e festas históricas, cívicas e populares. Divisão do Estado. Folclore. Símbolos do Estado e Município (bandeiras, hinos); Mato Grosso e seus Municípios.

1.6. Prova de Conhecimentos Específicos do Cargo - 20 (vinte) questões:

Bioquímico: 1. Preparo de soluções. Conceitos: molaridade, normalidade. 2. Padronização de técnicas e controle de qualidade em laboratório clínico. 3. Microbiologia - técnicas de esterilização, coleta, transporte e processamento de amostras para exames microbiológicos. 4. Métodos de coloração utilizados em microbiologia. 5. Características morfotintoriais das bactérias. Diagnóstico de estafilococos, estreptococos, enterobactérias, bacilos gram negativos não fermentadores. Neisseria, Haemophilus. 6. Hemocultura, Coprocultura, exame microbiológico do líquor, e testes de sensibilidade aos antimicrobianos. 7. Parasitologia - Ciclo vital dos principais parasitos de importância para o homem. 8. Métodos para diagnóstico de protozoários intestinais, helmintos intestinais e parasitos do sangue e tecidos. 9. Hematologia - Realização e interpretação do hemograma. 10. Alterações da série eritroide. Principais anemias. Hemoglobinopatias mais freqüentes. 11. Aspectos hematológicos nas infecções bacteriana e viral. 12. Leucemias. 13. Testes diagnósticos da coagulação plasmática. 14. Bioquímica - Valores de referência. Testes para avaliar a função renal,função hepática, função endócrina, dislipidemias e diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. 15. Equilíbrio hídrico, eletrolítico e ácido-básico. 16. Lei Orgânica da Saúde (Leis n.° 8080/90 e n.° 8.142/90) 17. Constituição Federal.

Enfermeiro: Gerenciamento da Assistência de Enfermagem; Gerenciamento dos Serviços de Saúde; Saúde Coletiva/Epidemiologia; Vigilância Epidemiológica; Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária, Modelos Assistenciais em Saúde; SUS; Saúde da Família. Educação, comunicação e práticas pedagógicas em Saúde Coletiva; Programas de atenção à saúde dos diversos grupos: criança, adolescente, mulher, adulto, idoso e trabalhador. Programa Nacional de Imunização: esquema vacinal do Ministério da Saúde; rede de frio; vias e formas de administração e validade; Atuação do Enfermeiro no rompimento do ciclo de transmissão de doenças, biossegurança, processamento de artigos e superfícies; Atuação do Enfermeiro nas urgências e emergências; Relações humanas no trabalho, comunicação e trabalho em equipe; Código de Ética e Lei do Exercício Profissional de Enfermagem. Lei Orgânica da Saúde (Leis n.° 8080/90 e n.° 8.142/90). Constituição Federal.

Engenheiro Agrônomo: Conhecimento de Agroecologia: As bases formativas da agricultura contemporânea. Conceitos e princípios de agroecologia. O conceito de agroecossistema: estrutura e funcionamento. Fatores associados aos sistemas vegetais e animais em suas relações com o meio ambiente. Manejo ecológico dos solos. Princípios básicos de ecologia da população vegetal. Fluxos de energia e nutrientes na agricultura. Interações, diversidade e estabilidade em agroecossistemas. A transição da agricultura convencional à agricultura ecológica. Área de Solos/Poluição dos Solos: Gênese, morfologia e classificação do solo: principais características dos horizontes diagnósticos superficiais e sub­superficiais; definições e conceitos referentes às classes de 1° nível (ordens); classificação interpretativa do solo para uso agrícola e outros fins. Erosão e conservação do solo: mecanismos e fatores que afetam a erosão hídrica e a erosão eólica; impactos ambientais e econômicos da erosão do solo; práticas de controle da erosão. Química e fertilidade do solo: fase sólida e líquida, conceitos, composição e estrutura; dinâmica dos nutrientes e correção das deficiências pela adubação mineral e ou orgânica; recomendação de adubação e calagem. Biologia do solo: decomposição de compostos orgânicos; interações microbianas; ciclagem de nutrientes; dinâmica da matéria orgânica. Resíduos urbanos, agrícolas e industriais: caracterização, tratamento e manejo de resíduos; alternativas de descarte e ou reaproveitamento no solo; critérios para descarte; avaliação de impactos ambientais e medidas mitigatórias; parâmetros para monitoramento do solo e águas. Poluição do solo: o solo como meio de inativação e ou transformação de poluentes; biodegradação de princípios ativos poluentes; biorremediação de solos contaminados. Agrotóxicos: Conceito e características dos produtos. Classificação toxicológica. Procedimentos e cuidados no registro, produção, embalagem, rotulagem, comercialização e armazenamento. Avaliação da periculosidade ambiental. Impacto do uso de agrotóxicos no ambiente. Controle Biológico: Conceito. Principais agentes - grupos e características. Métodos de controle biológico. Planejamento e implantação de programas de controle biológico. Controle de Qualidade de agentes de controle biológico. Importação, exportação e regulamentação de agentes de controle biológico. Métodos Culturais: Conceito e princípios básicos. Métodos e/ou práticas. Métodos de irrigação: vantagens e desvantagens, critérios para seleção do método mais adequado; Evapotranspiração de referência e evapotranspiração real; Necessidades de irrigação; Cálculo das principais variáveis em projetos de irrigação por aspersão, sulcos e inundação. Métodos de drenagem: Drenagem de baixo custo (métodos alternativos); Avaliação da necessidade de drenagem; Cálculo das principais variáveis em projetos de drenagem superficial e subsuperficial. Preservação: Hidrologia das encostas. Impacto das atividades agrícolas na qualidade da água. Planejamento ambiental em microbacias hidrográficas. Legislação estadual de recursos hídricos. Criações: Conceitos de espécie e indivíduo. Conceitos de aptidão, função e produto. Grupos raciais. Índices zootécnicos. Sistemas de produção e seu impacto ao meio ambiente. Introdução de espécies exóticas. Nichos ecológicos. Perspectivas da aquacultura. Anatomia, fisiologia e biologia de espécies nativas e exóticas. Qualidade e manejo da água e da alimentação de peixes. Instalações e equipamentos. Larvicultura, Alevinagem, Recria e Engorda. Aspectos econômicos da criação de animais.

Fonoaudiólogo: Sistema Único de Saúde: conceitos, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. Fundamentação legal e Normas pertinentes ao SUS. Participação popular e controle social. Conselhos de Saúde. Desenvolvimento Global da Criança - Desenvolvimento intra-uterino. Desenvolvimento psicomotor, cognitivo e da linguagem. Conceitos funcionais de psicomotricidade. Fatores que interferem no desenvolvimento infantil. Motricidade Oral - Anatomia, fisiologia e desenvolvimento do sistema estomatognático: respiração, mastigação, deglutição. Fala. Anatomofisiologia , aquisição e desenvolvimento. Linguagem -. Aquisição e desenvolvimento. Voz - Anatomia e fisiologia da laringe; patologias laríngeas Alterações fonoaudiológicas da fala, da linguagem e da voz: conceituação, classificação e etiologia; avaliação e tratamento. Abordagem Lingüística: fonética e fonologia da língua portuguesa aplicadas à fonoaudiologia. Audiologia - Anatomia e fisiologia da audição; noções de psicoacústica; audiologia clínica: avaliação, diagnóstico e tratamento. Atuação da Fonoaudiologia -. Normas do Código de Ética do Fonoaudiólogo. Saúde Pública: prevenção e intervenção. Fonoaudiologia hospitalar. Fonoaudiologia com bebês. Fonoaudiologia na terceira idade. A fonoaudiologia na relação interdisciplinar. Interpretação de laudos.

Médico Clínico Geral: Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças: Cardiovasculares; insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurismas de aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque. Pulmonares: insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda e crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar, pneu mopatia intersticial, neoplasias. Do Sistema Digestivo: gastrite e úlcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular do cólon, tumores do cólon. Renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido/base, nefrolitíase, infecções urinárias. Metabólicas e do sistema endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mell itus hipoti reodismo, hipertireoidismo, doenças da hipófise e da adrenal. Hematológicas: anemias hipocrômicas, macrocíticas e hemolíticas, anemia aplástica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão. Reumatológicas: osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno. Neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias. Psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão. Infecciosas e Transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença meningocócica, infecções por anaeróbios, toxoplasmose, viroses. Dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas imunológicas, doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafilaxia. Ginecológicas: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorréias, câncer de mama intercorrências no ciclo gravídico; Saúde Pública, Atualidades sobre Saúde Pública, Atualidades sobre Medicina Geral e Medicina Preventiva; Epidemiologia; Medicina Social e Preventiva; Código de Ética; Código de Processo Ético. Lei Orgânica da Saúde (Leis n.° 8080/90 e n.° 8.142/90). Constituição Federal.

Nutricionista: Fisiologia e Fisiopatologia aplicadas à Nutrição. Nutrição normal: balanço de nitrogênio, recomendações nutricionais, cálculo energético, dietas equilibradas. Nutrição nos ciclos vitais; nutrição materno-infantil; aleitamento natural; gestação e lactação; crescimento e desenvolvimento; alimentação da gestante e da nutriz; alimentação na infância e na adolescência; alimentação do idoso. Doenças nutricionais: desnutrição calórico-proteica, carências nutricionais. Dietoterapia: conceitos e objetivos; dietas hospitalares nas diferentes patologias, condições clínicas e metabólicas. Avaliação do estado nutricional: métodos e critérios de avaliação. Métodos de assistência ambulatorial em nutrição. Noções de farmacologia: interações alimento-medicamento. Nutrição e Saúde Pública: noções de epidemiologia das doenças nutricionais e desnutrição proteico­calórica; diagnóstico do estado nutricional das populações; vigilância nutricional. Educação alimentar e nutricional.Técnica dietética: composição e classificação dos alimentos; seleção, conservação e armazenamento; técnicas de pré- preparo, preparo e cocção; higiene na manipulação de alimentos; planejamento de cardápios: fatores relacionados. Administração de serviços de alimentação e lactários: área física e equipamentos; planejamento e organização; supervisão e controles; cardápios para coletividades sadias edoentes; custos e avaliação. Microbiologia de alimentos: toxinfecções alimentares; controle sanitário de alimentos; APPCC; controles de temperatura no fluxo dos alimentos. Ética Profissional. Legislação profissional.

Psicólogo: 1 Relações humanas. 1.1 Ética no serviço público. 1.2 Qualidade no atendimento ao público. 1.3 Trabalho em equipe. 2 Avaliação psicológica: fundamentos da medida psicológica, instrumentos de avaliação, avaliação e interpretação de resultados. 3 Ética profissional. 4 Teorias da personalidade. 5 Psicopatologia. 6 Técnicas psicoterápicas. 7 Psicodiagnóstico. 8 Psicoterapia de problemas específicos. 9 Noções de psicologia organizacional. 10 Rotação de pessoal. 11 Absenteísmo. 12 Estrutura organizacional. Clima e cultura organizacional. Gestão de pessoas (recrutamento e seleção na Administração Pública, identificação de talentos, domínio de competências, avaliação e gestão do desempenho). Treinamento e desenvolvimento. Avaliação de desempenho. 13. Mudança Organizacional. Qualidade de vida. Integração de funcionários portadores de necessidades especiais. Equipes e grupos de trabalho. Comunicação, liderança, motivação. Manejo da solução de conflitos. Mediação. Relacionamento interpessoal. 14. Resoluções CFP/CRP. Equipes multidisciplinares. 15 Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, implantação e acompanhamento. 16 Análise de cargos: objetivos e métodos. 17 Treinamento: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação. 18 O papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde. 19 Sistema Único de Saúde: conceitos, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. 20 Fundamentação legal e Normas pertinentes ao SUS. 21 Participação popular e controle social. 22 Conselhos de Saúde.

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA DE REDAÇÃO DISSERTATIVA

2.1. Na redação, o participante deverá produzir um texto dissertativo. A prova de redação procura avaliar a capacidade de escrever sobre determinado tema ou o conhecimento da modalidade culta da língua, e que apresente: coerência e coesão; análise e reflexão crítica; domínio dos diversos níveis de linguagem; linguagem criativa com fluência e clareza de raciocínio.

A prova deverá ser escrita em letras cursivas ou de forma, no mesmo tamanho de letra de inicio ao final do texto e deverá conter no mínimo 18 linhas e no máximo 25. Somente a caneta esferográfica azul ou preta. Deverá ainda, apresentar concordância nominal e verbal e não será cobrado normas do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.

Vera MT, 11 de dezembro de 2009

Comissão Organizadora do Concurso Público
Presidente Sra. Juliana Ertel Webler

Moacir Luiz Giacomelli
Prefeito Municipal