UFAM - Universidade Federal do Amazonas - AM

Notícia:   116 vagas para Técnicos Administrativos para a Fundação Universidade - AM

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

GABINETE DO REITOR

EDITAL Nº 013, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2009

A Fundação Universidade do Amazonas torna público, para conhecimento dos interessados, que ao abrigo da previsão contida no inciso II, do art. 37, da Constituição Federal e observância da legislação complementar aplicável à espécie, realizará concurso público para o preenchimento de cargos vagos do Quadro de Servidores Técnico-Administrativos em Educação, com lotação nos Instituto Natureza e Cultura de Benjamin Constant, Instituto Saúde e Biotecnologia de Coari, Instituto Agricultura e Ambiente de Humaitá, Instituto Ciências Exatas e Tecnologias de Itacoatiara e Instituto Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins, conforme autorização expressa na Portaria MP 450, de dezembro de 2007 e Portaria s MEC N°. 1.264, de 27/12/2007, publicada no DOU de 11/1/2008 e N°. 1.226, de 6/10/2008, publicada no DOU de 07/10/2008, Anexo I, que distribuíram os cargos para provimento, com base no art. 2° do Decreto n°4.175, de 27/3/2002.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Concurso visa ao provimento de cargos vagos, definidos no item 1.2.

1.2 Taxa de inscrição, código para inscrição, cargos, vagas e requisitos: ver quadros a seguir:

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO C (APOIO ) INSTITUTO NATUREZA E CULTURA DE BENJAMIN CONSTANT

Taxa de Inscrição: R$ 28,58 (vinte e oito reais e cinquenta e oito centavos)

Código

Cargo

Vagas

Requisito

01

Mateiro

01

Ensino Fundamental incompleto, até a 4ª Série.

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D (MÉDIO) INSTITUTO NATUREZA E CULTURA DE BENJAMIN CONSTANT

Taxa de Inscrição: R$ 34,11 (trinta e quatro reais e onze centavos)

Código

Cargo

Vagas

Requisito

02

Assistente em Administração

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

03

Técnico de Laboratório Área Antropologia

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

04

Técnico de Laboratório Área Química

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo Curso Técnico na Área

05

Técnico de Laboratório Área Física

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

06

Técnico de Laboratório Área Saneamento

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

07

Técnico de Laboratório Área Informática

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

08

Técnico de Laboratório Área Administração

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio Completo

09

Técnico de Laboratório Área Ludoteca e Psicomotricidade

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio Completo

10

Técnico em Agropecuária

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio Completo Curso Técnico na Área
Registro no Conselho Competente

11

Técnico em Contabilidade

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio Completo Curso Técnico na Área
Registro no Conselho Competente

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E (SUPERIOR) INSTITUTO NATUREZA E CULTURA DE BENJAMIN CONSTANT

Taxa de Inscrição: R$ 43,69 (quarenta e três reais e sessenta e nove centavos)

Código

Cargo

Vagas

Requisito

12

Auditor

01

Curso Superior em Ciências Contábeis, Direito, Economia ou Administração
Registro no Conselho Competente

13

Arquiteto Urbanista

01

Curso Superior em Arquitetura Registro no Conselho Competente

14

Bibliotecário/Documentalista

01

Curso Superior em Biblioteconomia Registro no Conselho Competente

15

Fisioterapeuta

01

Curso Superior em Fisioterapia Registro no Conselho Competente

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO C (APOIO ) INSTITUTO DE SAÚDE E BIOTECNOLOGIA DE COARI

Taxa de Inscrição: R$ 28,58 (vinte e oito reais e cinquenta e oito centavos)

Código

Cargo

Vagas

Requisito

16

Mateiro

02 (*)

Ensino Fundamental incompleto, até a 4ª Série

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D (MÉDIO) INSTITUTO DE SAÚDE E BIOTECNOLOGIA DE COARI

Taxa de Inscrição: R$ 34,11 (trinta e quatro reais e onze centavos)

Código

Cargo

Vagas

Requisito

17

Técnico de Laboratório Área Microbiologia, Parasitologia e Micologia

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

18

Técnico de Laboratório Área Zoologia, Botânica e Genética

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

19

Técnico de Laboratório Área Fisiologia Humana

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

20

Técnico de Laboratório Área Biotecnologia

02 (*)

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

21

Técnico de Laboratório Área Física

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

22

Técnico de Laboratório Área Química

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo Curso Técnico na Área

23

Técnico de Laboratório Área Informática

02 (*)

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

24

Técnico em Contabilidade

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio Completo Curso Técnico na Área
Registro no Conselho Competente

25

Técnico em Agropecuária

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo Curso Técnico na Área
Registro no Conselho Competente

26

Técnico em Segurança do Trabalho

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo Curso Técnico na Área

27

Técnico de Tecnologia da Informação

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo Curso Técnico na Área

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E (SUPERIOR) INSTITUTO DE SAÚDE E BIOTECNOLOGIA DE COARI

Taxa de Inscrição: R$ 43,69 (quarenta e três reais e sessenta e nove centavos)

Código

Cargo

Vagas

Requisito

28

Auditor

01

Curso Superior em Ciências Contábeis, Direito, Economia ou Administração
Registro no Conselho Competente

29

Bibliotecário/Documentalista

01

Curso Superior em Biblioteconomia Registro no Conselho Competente

30

Fisioterapeuta

01

Curso Superior em Fisioterapia Registro no Conselho Competente

31

Nutricionista

01

Curso Superior em Nutrição Registro no Conselho Competente

32

Economista

01

Curso Superior em Economia Registro no Conselho Competente

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO C (APOIO ) INSTITUTO DE AGRICULTURA E AMBIENTE DE HUMAITÁ

Taxa de Inscrição: R$ 28,58 (vinte e oito reais e cinquenta e oito centavos)

Código

Cargo

Vagas

Requisito

33

Mateiro

02 (*)

Ensino Fundamental incompleto, até a 4ª Série

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D (MÉDIO) INSTITUTO DE AGRICULTURA E AMBIENTE DE HUMAITÁ

Taxa de Inscrição: R$ 34,11 (trinta e quatro reais e onze centavos)

Código

Cargo

Vagas

Requisito

34

Assistente em Administração

02 (*)

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio Completo

35

Técnico em Contabilidade

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio Completo Curso Técnico na Área
Registro no Conselho Competente

36

Técnico em Agropecuária

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio Completo Curso Técnico na Área
Registro no Conselho Competente

37

Técnico de Laboratório Área Física

02 (*)

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

38

Técnico de Laboratório Área Saneamento

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

39

Técnico de Laboratório Área Química

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo Curso Técnico na Área

40

Técnico de Laboratório Área Agronomia

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

41

Técnico de Laboratório Área Biologia

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio Completo

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E (SUPERIOR) INSTITUTO DE AGRICULTURA E AMBIENTE DE HUMAITÁ

Taxa de Inscrição: R$ 43,69 (quarenta e três reais e sessenta e nove centavos)

Código

Cargo

Vagas

Requisito

42

Auditor

01

Curso Superior em Ciências Contábeis, Direito, Economia ou Administração
Registro no Conselho Competente

43

Bibliotecário/Documentalista

01

Curso Superior em Biblioteconomia Registro no Conselho Competente

44

Programador Visual

01

Curso Superior em Comunicação Visual ou Comunicação Social com habilitação em Publicidade ou Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual

45

Psicólogo

01

Curso Superior em Psicologia Registro no Conselho Competente

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO C (APOIO) INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS DE ITACOATIARA

Taxa de Inscrição: R$ 28,58 (vinte e oito reais e cinquenta e oito centavos)

Código

Cargo

Vagas

Requisito

46

Mateiro

02 (*)

Ensino Fundamental incompleto, até a 4ª Série

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D (MÉDIO) INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS DE ITACOATIARA

Taxa de Inscrição: R$ 34,11 (trinta e quatro reais e onze centavos)

Código

Cargo

Vagas

Requisito

47

Técnico em Laboratório Área Engenharia de Produção

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

48

Técnico em Laboratório Área Farmácia

05 (*)

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

49

Técnico em Laboratório Área Informática

02 (*)

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

50

Técnico em Laboratório Área Química

04 (*)

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo Curso Técnico na Área

51

Técnico em Contabilidade

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo Curso Técnico na Área
Registro no Conselho Competente

52

Técnico em Segurança do

Trabalho

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo Curso Técnico na Área

53

Técnico de Tecnologia da

Informação

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo Curso Técnico na Área

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E (SUPERIOR) INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS DE ITACOATIARA

Taxa de Inscrição: R$ 43,69 (quarenta e três reais e sessenta e nove centavos)

Código

Cargo

Vagas

Requisito

54

Analista de Tecnologia da Informação

01

Curso Superior em nível de Graduação na Área

55

Auditor

01

Curso Superior em Ciências Contábeis, Direito, Economia ou Administração
Registro no Conselho Competente

56

Bibliotecário/Documentalista

01

Curso Superior em Biblioteconomia Registro no Conselho Competente

57

Economista

01

Curso Superior em Economia Registro no Conselho Competente

58

Programador Visual

01

Curso Superior em Comunicação Visual ou Comunicação Social com habilitação em Publicidade ou Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual

59

Secretario Executivo

01

Curso Superior em Letras ou Secretariado Executivo Bilíngue

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO C (APOIO) INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA DE PARINTINS

Taxa de Inscrição: R$ 28,58 (vinte e oito reais e cinquenta e oito centavos)

Código

Cargo

Vagas

Requisito

60

Mateiro

01

Ensino Fundamental incompleto, até a 4ª Série

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D (MÉDIO) INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA DE PARINTINS

Taxa de Inscrição: R$ 34,11 (trinta e quatro reais e onze centavos)

Código

Cargo

Vagas

Requisito

61

Técnico de Laboratório Área Morfologia

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

62

Técnico de Laboratório Área Bioquímica

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

63

Técnico de Laboratório Área Cineantropometria

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

64

Técnico de Laboratório Área Fisiologia

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

65

Técnico de Laboratório Área Fotografia

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

66

Técnico de Laboratório Área Jornalismo Impresso e Web Jornalismo

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

67

Técnico de Laboratório Área Práticas Motoras

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo

68

Técnico em Agropecuária

02 (*)

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo Curso Técnico na Área
Registro no Conselho Competente

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E (SUPERIOR) INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA DE PARINTINS

Taxa de Inscrição: R$ 43,69 (quarenta e três reais e sessenta e nove centavos)

Código

Cargo

Vagas

Requisito

69

Bibliotecário/Documentalista

01

Curso Superior em Biblioteconomia Registro no Conselho Competente

70

Fisioterapeuta

01

Curso Superior em Fisioterapia Registro no Conselho Competente

71

Psicólogo

01

Curso Superior em Psicologia Registro no Conselho Competente

(*) 1 (uma) vaga reservada para candidatos portadores de necessidades especiais, na forma do Decreto nº 3.298/1 999, observado o limite de 5% (cinco por cento) do total de vagas distribuídas apenas para os cargos onde o número de vaga seja maior que 1 (um).

1.3 - A jornada de trabalho dos cargos relacionados neste edital será de 40 (quarenta) horas semanais, exceto para o cargo de Fisioterapeuta que é de 30 (trinta) horas semanais.

1.4 - Os candidatos habilitados serão lotados no Instituto Natureza e Cultura de Benjamin Constant, Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari, Instituto de Agricultura e Ambiente de Humaitá, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias de Itacoatiara e Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins, conforme quadros expressos no item 1.2.

1.5 - As vagas reservadas para portadores de necessidades, que eventualmente não venham a ser preenchidas, deverão ser ocupadas pelos candidatos da clientela não abrangida pelo tratamento diferenciado, observada a ordem de classificação. Igual critério deverá ser seguido na ocorrência de situação inversa.

2. DO VENCIMENTO BÁSICO INICIAL DOS CARGOS

2.1 - Para os cargos de Nível de Classificação C (Apoio): R$ 1.143,36 (um mil cento e quarenta e três reais e trinta e seis centavos) + mais vale transporte, vale alimentação e auxílio creche, se tiver dependente legal até a idade de seis anos.

2.2 - Para os cargos de Nível de Classificação D (Médio): R$ 1.364,53 (um mil trezentos e sessenta e quatro reais e cinqüenta e três centavos) + mais vale transporte, vale alimentação e auxílio creche, se tiver dependente legal até a idade de seis anos.

2.3 - Para os cargos de Nível de Classificação E (Superior): R$ 1.747,83 (um mil setecentos e quarenta e sete reais e oitenta e três centavos) + mais vale transporte, vale alimentação e auxílio creche, se tiver dependente legal até a idade de seis anos.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 - Período: 02/03/2009 a 20/03/2009

3.2 - O valor da taxa de inscrição estabelecido no subitem 1.2 deste Edital será recolhido através de boleto bancário , podendo ser pago em qualquer agência bancária nacional.

3.3 - As inscrições serão efetuadas via Internet através da página www.comvest.ufam.edu.br. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição eletrônica, emitir o boleto bancário, efetuar o pagamento referente ao cargo pretendido e acompanhar pela Internet a confirmação bancária que deverá ocorrer no prazo de 7(sete) dias após a efetivação do pagamento.

3.4 - Os candidatos que preencherem a ficha de inscrição eletrônica entre 15:00h do dia 20/03/2009 e 23:59h do dia 22/03/2009 deverão efetuar o pagamento no dia 23/03/2009, impreterivelmente até o final do horário bancário.

3.5 - O candidato Portador de Necessidades Especiais (PNE) deverá, durante o período de inscrição, solicitar por escrito junto à COMVEST, os meios necessários à realização de sua prova.

3.6 - É responsabilidade do candidato o completo e correto preenchimento da ficha de inscrição eletrônica.

3.7 - Não haverá, em qualquer hipótese, devolução do valor referente à taxa de inscrição.

3.8 - A inscrição no concurso implica a aceitação irrestrita das condições estabelecidas pela UFAM, não cabendo ao candidato qualquer recurso após inscrever -se quanto às normas contidas neste Edital.

3.9 - Após a efetivação da inscrição, o candidato deverá emitir seu Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI pelo endereço eletrônico (www.comvest.ufam.edu.br), a partir de 03/04/2009. Se os dados da inscrição não conferir ou se a inscrição não foi efetivada por falta de comprovação bancária, o candidato deverá se dirigir a COMVEST no período de 03/04 a 13/04/2009, no horário de 08h às 12h e de 15h às 17h, para verificar o ocorrido.

4- DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

CARGO DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO C (APOIO)

Mateiro

Acompanhar e auxiliar as atividades de campo que envolva coletas de amostras de plantas, animais e solo; Identificar as árvores que devem ser abatidas; Auxiliar na classificação dos diversos vegetais, de acordo com instruções recebidas; Limpar a base das árvores, arrancando ou desbastando o mato circundante; Observar à direção do vento, a topografia, a textura do solo, a profundidade das raízes e outros elementos, valendo-se de seus recursos percepto-sensoriais e experiência, determinando a direção da queda da árvore; Abater árvores, manejando machados e serras manuais ou mecânicas; Efetuar o desgalhamento e descopagem das árvores, assim como desdobramento em toras, utilizando machados e serras, observando as dimensões prescritas; Fazer o empilhamento das toras, valendo-se de meios braçais ou equipamentos mecânicos; Manter e conservar os equipamentos e as ferramentas de corte; Participar do arrasto e transporte de árvores e toras; Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D (MÉDIO)

Assistente em Administração

Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças, material e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; preparar minutas de contratos e convênios, executar serviços ares de escritório. Auxiliar na elaboração de manuais, roteiros e procedimentos administrativos. Secretariar reuniões e outros eventos. Redigir documentos utilizando redação oficial. Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico de Laboratório-Área Antropologia

Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Zelar e manter os materiais e equipamentos dos laboratórios. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade. Zelar pelo cumprimento de normas, rotinas e procedimentos do laboratório.

Técnico de Laboratório-Área Administração

Executar atividades técnico-administrativas dos laboratórios; zelar e manter os materiais e equipamentos dos laboratórios; Colaborar no planejamento, elaboração e avaliação dos projetos estruturais dos laboratórios; Receber, organizar, acompanhar, protocolizar, elaborar e encaminhar correspondências diversas; Elaborar, instruir, analisar e acompanhar processos diversos; Elaborar levantamentos de dados; Colaborar na elaboração de manuais e outros; Executar serviços de apoio relacionados aos laboratórios; Inserir e atualizar dados em sistemas informatizados; Zelar pelo cumprimento de normas, rotinas e procedimentos administrativos de uso dos laboratórios; Auxiliar o corpo docente, no âmbito de sua área de competência, na elaboração de pareceres técnicos científicos, relativos à aquisição de novos equipamentos e materiais de consumo, assim como no diagnóstico das condições de operacionalidade do laboratório; Colaborar na realização das atividades experimentais .

Técnico de Laboratório-Área Física

Montar experimentos das aulas práticas. Manter o laboratório organizado. Rotular e organizar os equipamentos. Auxiliar o professor nas experiências. Guarda, conservação e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais e do local de trabalho. Acompanhar as saídas de campo. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

Técnico de Laboratório-Área Ludoteca e Psicomotricidade

Pensar, discutir e analisar acerca da importância da ludoteca para o desenvolvimento da criança, bem como para a formação de professores do curso de pedagogia; Participar das discussões acerca do laboratório da ludoteca no curso de pedagogia; Interagir com a equipe da coordenação do curso de pedagogia seus professores e alunos em formação; Organizar e coordenar o espaço da ludoteca para o funcionamento das atividades do curso de pedagogia quanto ao ensino, pesquisa e extensão; Acolher, aceitar e fazer a hospitalidade dos usuários da ludoteca; Organizar e coordenar atividades no contexto do espaço da ludoteca; Investigar e constantemente atualizar-se em relação nas áreas de abrangência do laboratório; Desenvolver sua capacidade de contar e criar histórias; Desenvolver práticas de acolhimento e aproximação com pessoas com necessidades educacionais especiais, bem como inteirar-se do trabalho educacional que envolva a educação especial; Desenvolver atividades lúdicas que despertem o interesse das crianças pela leitura; Organizar o espaço físico e a distribuição dos materiais dispostos na ludoteca. Desenvolver atividades que envolvam noções de psicomotricidade. Realizar jogos e brincadeiras nas diferentes áreas de conhecimento na educação infantil e ensino fundamental; Apresentar e desenvolver projetos de atividades da ludoteca e psicomotricidade articuladas às práticas curriculares do curso de pedagogia e de extensão que envolva a comunidade externa; Capacidade de fantasiar e criar jogos, brincadeiras e materiais didáticos propícios ao desenvolvimento da criança. Desenvolver atividades que incentivem a autonomia e desenvolvimento da capacidade criativa e crítica da criança. Dominar as noções básicas do uso de informática e internet;

Técnico de Laboratório-Área Biologia

Execução de trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação. Preparo e manipulação, registro e controle, tratamento, descarte e armazenamento de materiais, reagentes e equipamentos de laboratório, visando à segurança ambiental dos trabalhos. Guarda, conservação e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais e do local de trabalho. Organização geral do laboratório. Envio e recebimento de documentos. Assessorar o professor nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, preparando os materiais e os equipamentos necessários para aulas e acompanhamento das aulas práticas laboratoriais. Manter-se atualizado quanto às tendências e inovações tecnológicas de sua área de atuação, segundo as necessidades do setor. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

Técnico Laboratório Área de Bioquímica

Preparar soluções; montar equipamentos e preparar as soluções para as aulas práticas; auxiliar nas aulas práticas; aferir e utilizar equipamentos eletrônicos; organizar reagentes; descartar substâncias que são tóxicas para o ambiente em recipiente adequado; executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação; lavagem e esterilização de vidrarias e demais materiais laboratoriais; organização e controle de almoxarifado; armazenamento, conservação e limpeza dos equipamentos, instrumentos, materiais e do local de trabalho; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; executar outras tarefas da mesma natureza e nível de dificuldade.

Técnico Laboratório Área Jornalismo Impresso e Webjornalismo

Operar os programas que compõem o pacote do Office (Windows, Word, Powerpoint e Excel) em suas versões mais recentes e também nas antigas, caso seja necessário; deve colaborar com os alunos na utilização das ferramentas básicas disponíveis em programas de edição de texto (armazenar, salvar, nomear e renomear arquivos e organizar pastas); operar programas de editoração eletrônica, como o Corel Draw e o Adobe Illustrator, de modo a colaborar com o docente nas aulas de editoração eletrônica e auxiliar os alunos na utilização dessas ferramentas dentro e fora do horário de aula; tratar imagens para veiculação em impressos e sites; auxiliar os alunos na utilização da Internet enquanto ferramenta de pesquisa (inclusive com formação de grupos de pesquisa e listas de discussão on line); operar, de modo seguro, os programas e os equipamentos que integram o laboratório de jornalismo impresso e webjornalismo; executar outras tarefas da mesma natureza e nível de dificuldade.

Técnico Laboratório Área Fotografia

Cuidar e zelar pelo patrimônio do laboratório de fotografia digital e analógico; Prestar auxílio técnico, quando solicitado pelo professor coordenador do laboratório; Ficar responsável pela liberação e recebimento do material fotográfico dos trabalhos práticos dos alunos, quando autorizado pelo coordenador do laboratório, bem como pela vistoria deste material em seu retorno; Manipular as substâncias do laboratório de fotografia analógica, e zelar pela sua integridade; Ligar (15 minutos antes) e desligar (15 minutos depois) as luzes e os computadores do laboratório de fotografia durante as atividades do mesmo; Cumprir os horários determinados pela Direção e Coordenação de Curso do referido laboratório; Ficar responsável pela limpeza e manutenção da ordem do material específico do laboratório de fotografia; Prestar auxílio, quando solicitado, no andamento de atividades práticas laboratoriais e de campo; executar outras tarefas da mesma natureza e nível de dificuldade.

Técnico Laboratório Área Morfologia

Auxiliar na montagem e acompanhamento das atividades docentes de aulas teóricas e práticas das disciplinas anatomia humana e animal. Aplicar as definições das divisões anatômicas, regras de nomenclatura anatômica e os planos e eixos que delimitam o corpo humano. Identificar e relacionar as estruturas anatômicas com suas respectivas funções, bem como conhecer suas aplicabilidades. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Verificação de equipamentos de histologia e anatomia; conhecimento e aplicação das técnicas histológicas; conhecimento e aplicação das normas de laboratório de histologia, anatomia; aplicação dos conhecimentos de tecidos ósseos, muscular, nervoso, cartilaginoso, epitelial, sangue e fluidos corporais, adiposo. Conhecimento e aplicação das técnicas e normas de laboratório e de higiene. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

Técnico Laboratório Área Práticas Motoras

Realizar a montagem e acompanhar as atividades docentes de aulas teóricas e práticas das disciplinas: Práticas interdisciplinares, processos de aprendizagem motora, crescimento e desenvolvimento humano, educação física adaptada; Realizar Protocolos; Verificação e utilização de equipamentos e materiais (nas diferentes possibilidades de utilização em uma ação pedagógica e técnico científica com as manifestações de atividade física/movimento humano); aplicação das técnicas e normas de laboratório e de higiene. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão Armazenamento, conservação e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais e do local de trabalho. Organização e controle de almoxarifado. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

Técnico de Laboratório-Área Microbiologia, Parasitologia e Micologia

Fazer coleta de amostra de dados em laboratórios. Elaborar análises de materiais e substancias utilizando métodos específicos. Efetuar registros de analises realizadas. Auxiliar de na elaboração de relatórios técnicos e na computação de dados estatísticos reunindo resultados e informações. Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação. Guarda, conservação e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais e do local de trabalho. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

Técnico de Laboratório-Área Zoologia, Botânica e Genética

Confeccionar soluções; Coletar amostras e dados em laboratório ou em atividades de campo; Extrair DNA; Analisar DNA por eletroforese em gel; Confeccionar reações de PCR e de seqüenciamento automático de DNA; Analisar DNA por programas de bioinformática; Executar as tarefas dentro dos padrões de Biossegurança; Auxiliar nos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvidos pelo laboratório; Auxiliar na elaboração de relatórios técnicos e na computação dos dados obtidos pelas atividades desenvolvidas; Zelar pela limpeza e conservação das vidrarias, bancadas e equipamentos em geral do laboratório de pesquisa e didáticos; Controlar estoque de material de consumo do laboratório; Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

Técnico de Laboratório-Área Fisiologia Humana

Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a experimentação fisiológica e suas aplicações as áreas afins especialmente, bioquímica e farmacologia. Lavagem e esterilização de vidrarias e demais materiais laboratoriais. Preparo de práticas da disciplina. Guarda, conservação e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais e do local de trabalho. Organização e controle de almoxarifado. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade

Técnico de Laboratório-Área Fisiologia

Auxiliar na montagem e acompanhamento de aulas práticas das disciplinas de fisiologia e fisiologia do exercício. Aplicar as definições e as divisões da anatomia. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a experimentação fisiológica e suas aplicações nas áreas afins especialmente, bioquímica e farmacologia. Lavagem e esterilização de vidrarias e demais materiais laboratoriais. Preparo de práticas das disciplinas. Armazenamento, conservação e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais e do local de trabalho. Organização e controle de almoxarifado. Acompanhar as atividades docentes de aulas teóricas e práticas; verificação de equipamentos; conhecimento e aplicação das técnicas; conhecimento e aplicação das normas de laboratório e de higiene; executar outras tarefas da mesma natureza e nível de dificuldade.

Técnico de Laboratório-Área Química

Realizar tarefas de caráter técnico, relativas a análises químicas e físico-químicas; Padronização e controle de qualidade; Operação e manutenção de equipamentos e instalações de laboratórios. Lavagem e esterilização de vidrarias e demais materiais laboratoriais. Preparo de práticas da disciplina. Organização e controle de almoxarifado. Guarda, conservação e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais e do local de trabalho. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

Técnico de Laboratório-Área Biotecnologia

Elaboração de soluções e meios de cultivo de microrganismos. Esterilização de soluções, meios de cultura e outros. Lavagem e esterilização de vidrarias e demais materiais laboratoriais. Preparo de práticas das disciplinas do curso de Biotecnologia. Guarda e conservação e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais e do local de trabalho. Organização e controle de almoxarifado. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade

Técnico de Laboratório-Área Saneamento

Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico de Laboratório-Área Informática

Instalar, configurar, analisar e operar os serviços e funções de sistemas operacionais das plataformas Windows e Linux; Instalar, configurar e manter redes de computadores de pequeno porte em Departamentos e Laboratórios de Informática e identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de suas utilização no ambiente de rede;Instalar, configurar e manter softwares aplicativos e utilitários; Instalar e manter periféricos e dispositivos de hardware externo e interno; Diagnosticar a origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos e softwares; Planejar e executar procedimentos periódicos de desinfecção (anti-vírus), cópia de segurança (backup) e orientar o usuário quanto à prevenção de problemas; Participar de reuniões de planejamento; Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

Técnico de Laboratório-Área Agronomia

Desenvolver atividades de laboratórios com sementes de ervas daninhas e entomologia e anatomia e fisiologia animal. Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Guarda, conservação e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais e do local de trabalho Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade

Técnico de Laboratório-Área Farmácia

Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Lavagem e esterilização de vidrarias e demais materiais laboratoriais. Preparo de práticas da disciplina. Organização e controle de almoxarifado. Guarda, conservação e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais e do local de trabalho. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

Técnico de Laboratório-Área Engenharia da Produção

Controlar a produção, definir custo de produção, estabelecer parâmetros de controle, monitorar fluxo de produção, coletar dados da produção, propor melhorias no processo de produção, reduzir tempos e métodos. Auxiliar os professores: no desenvolvimento de projetos de sistemas de produção; na coordenação do processamento dos produtos; na coordenação das compras e armazenamento de materiais; na execução dos trabalhos e o cumprimento dos prazos; na análise do mercado, calculando a demanda e melhoria da produtividade; na definição das máquinas e equipamentos a serem utilizados nos processos de fabricação; e no planejamento econômico e definição das metas de produção. Atuar no desenvolvimento de atividades técnico-científicas e administrativas na área de Engenharia de Produção, intervindo nos processos de produção industrial, contribuindo na melhoria da produtividade e da qualidade das empresas em geral, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística.

Técnico de Laboratório-Área Cineantropometria

Realizar a montagem e acompanhar as aulas práticas das disciplinas cinesiologia, biomecânica, primeiros socorros; proceder à mensuração e avaliação de diferentes aspectos do homem em movimento; Realizar de Protocolos; Dominar e aplicar a convenção e demarcação de pontos anatômicos; Dominar e aplicar técnicas e padronizações cineantropométricas; Auxiliar e realizar estimativa da massa corporal "ideal"; Dominar e saber utilizar equipamentos e materiais (diferentes equipamentos e materiais e suas possibilidade de utilização na ação pedagógica e técnico científica com as manifestações de Atividade Física/Movimento Humano); saber verificar o estado de nutrição (eutrofia) a partir do peso e da estatura; saber verificar o alterações do estado de nutrição: obesidade e desnutrição. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico em Agropecuária

Prestar assistência e consultoria técnicas, orientando diretamente produtores sobre produção agropecuária, comercialização e procedimentos de biosseguridade; executar projetos agropecuários em suas diversas etapas; planejar atividades agropecuárias; promover organização, extensão e capacitação rural; fiscalizar produção agropecuária; desenvolver tecnologias adaptadas à produção agropecuária. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico em Contabilidade

Identificar documentos e informações, atender à fiscalização; executar a contabilidade geral, operacionalizar a contabilidade de custos. Executar a contabilidade: desenvolver plano de contas; efetuar lançamentos contábeis; fazer balancetes de verificação; conciliação de contas; analisar contas patrimoniais; atender a obrigações fiscais acessórias; assessorar auditoria. Realizar controle patrimonial: controlar a entrada de ativos imobilizados; depreciar bens; reavaliar bens; corrigir bens; calcular juros sobre patrimônio em formação; amortizar os gastos e custos incorridos; proceder à equivalência patrimonial: dar baixa ao ativo imobilizado; apurar o resultado da alienação; inventariar o patrimônio. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico de Tecnologia da Informação

Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Instalar, configurar, analisar e operar os serviços e funções de sistemas operacionais das plataformas Windows e Linux; Instalar, configurar e manter redes de computadores de pequeno porte em Departamentos e Laboratórios de Informática e identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de suas utilização no ambiente de rede; Instalar, configurar e manter softwares aplicativos e utilitários; Instalar e manter periféricos e dispositivos de hardware externo e interno; Diagnosticar a origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos e softwares; Planejar e executar procedimentos periódicos de desinfecção (anti-vírus), cópia de segurança (backup) e orientar o usuário quanto à prevenção de problemas; Participar de reuniões de planejamento; Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico em Segurança no Trabalho

Auxiliar na elaboração e implantação de políticas de saúde e segurança no trabalho (SST); realizar auditorias, acompanhamento e avaliação na área; identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolver ações educativas na área de Saúde e Segurança no Trabalho; participar de perícias e fiscalizações e integrar processos de negociação. Participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciar documentação de SST; investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle.

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E (SUPERIOR)

Analista de Tecnologia de Informações

Desenvolver e implementar sistemas informativos, dimensionando requisitos e funcionalidades do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos; administrar ambientes informatizados; prestar treinamento e suporte técnico ao usuário; elaborar documentação técnica; estabelecer padrões; coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados; pesquisar tecnologias em informática. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Arquiteto e Urbanista

Elaborar planos e projetos associados à arquitetura em todas as suas etapas, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, analisando dados e informações; fiscalizar e executar obras e serviços, desenvolver estudos de viabilidade financeiros, econômicos, ambientais; prestar serviços de consultoria e assessoramento, bem como assessorar no estabelecimento de políticas de gestão. Elaborar metodologia, estudos preliminares e alternativas; pré-dimensionar o empreendimento proposto; compatibilizar projetos complementares; definir técnicas e materiais; elaborar planos diretores e setoriais, detalhamento técnico construtivo e orçamento do projeto; buscar aprovação do projeto junto aos órgãos competentes; registrar responsabilidade técnica (ART); elaborar manual do usuário. Fiscalizar obras e serviços. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ordenar uso e ocupação do território: Analisa e sistematiza legislação existente; definir diretrizes para uso e ocupação do espaço; monitora o cumprimento da legislação urbanística. Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Auditor

Realizar auditagem obedecendo a programas de auditoria previamente elaborada para identificar irregularidades. Acompanhar as execuções orçamentária, financeira e patrimonial. Observar o cumprimento das normas, regulamentos, planos, programas, projetos e custos para assegurar o perfeito desenvolvimento da instituição. Identificar os problemas existentes no cumprimento das normas de controle interno relativos às administrações orçamentária, financeira e patrimonial e de pessoal. Elaborar relatórios parciais e globais de auditagem realizadas, assinalando as eventuais falhas encontradas para fornecer subsídios necessários à tomada de decisão. Emitir parecer sobre matéria de natureza orçamentária, financeira e patrimonial e de pessoal que for submetido a exames, estudando e analisando processos para subsidiar decisão superior. Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Realizar auditagem; acompanhar as execuções orçamentárias, financeiras, patrimoniais e de pessoal; emitir pareceres e elaborar relatórios. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Bibliotecário/Documentalista

Disponibilizar informação; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação; tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; promover difusão cultural; desenvolver ações educativas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Economista

Analisar ambiente econômico. Elaborar e executar projetos (pesquisa econômica, de mercados, viabilidade econômica, entre outros). Participar do planejamento estratégico e de curto prazo. Gerir programação econômico- financeira. Atuar na mediação e arbitragem. Realizar perícias. Analisar os dados econômicos e estatísticos coletados por diversas fontes e diferentes níveis, interpretando seu significado e os fenômenos neles retratados para decidir sua utilização nas soluções de problemas ou políticas a serem adotadas. Fazer previsões de alterações de procura de bens e serviços, preços, taxas, juros, situação de mercado de trabalho e outros de interesse econômico, servindo- se de pesquisas, análises e dados estatísticos para aconselhar ou propor políticas econômicas adequadas à natureza da Instituição às mencionadas situações. Elaborar planos baseando-se nos estudos e análises efetuados e em informes coletados sobre os aspectos conjunturais e estruturais da economia. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Fisioterapeuta

Atender pacientes para prevenção, habilitação e reabilitação, utilizando protocolos e procedimentos específicos de fisioterapia; habilitar pacientes; realizar diagnósticos específicos; analisar condições dos pacientes; desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida. Assessoramento nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Nutricionista

Prestar assistência nutricional a indivíduos e coletividades (sadios e enfermos); organizar, administrar e avaliar unidades de alimentação e nutrição; efetuar controle higiênicosanitário; participar de programas de educação nutricional; ministrar cursos. Atuar em conformidade ao Manual de Boas Práticas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Programador Visual

Planejar serviços de pré-impressão gráfica; realizar programação visual gráfica e editorar textos e imagens; trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Psicólogo

Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenar equipes e atividades da área e afins. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Secretário Executivo

Assessorar direções, gerenciando informações, auxiliando na execução de tarefas administrativas e em reuniões, marcando e cancelando compromissos; coordenar e controlar equipes e atividades; controlar documentos e correspondências; atender usuários externos e internos; organizar eventos e viagens e prestar serviços em idioma estrangeiro. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

5- DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NOS CARGOS

5.1 - O candidato aprovado no processo seletivo de que trata este Edital, deverá ser provido no cargo correspondente, obedecida à ordem de classificação, cumpridas as seguintes exigências:

a) ter sido aprovado e classificado no Concurso, na forma estabelecida neste Edital;

b) ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972;

c) gozar dos direitos políticos;

d) estar quite com as obrigações eleitorais;

e) estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;

f) ter na data da nomeação, idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e, ainda, não ter atingido 70 (setenta) anos;

g) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, mediante aprovação em inspeção médica a ser realizada pela Junta Médica da Fundação Universidade do Amazonas. Esta avaliação tem caráter eliminatório, sem possibilidade de recurso.

h) não ter sido nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente:

. responsável por atos que tenham sido julgados irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas de Estado, do Distrito Federal ou de Município, ou ainda, por Conselho de Contas de Município;

. punido, em decisão da qual não caiba recurso administrativo, em processo disciplinar por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo;

. condenado em processo criminal por prática de crimes contra a Administração Pública, capitulada nos Títulos II e XI da Parte Especial do Código Penal Brasileiro, na Lei nº7.492, de 16 de junho de 1986, e na Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992;

i) apresentar no ato da posse a comprovação dos Requisitos exigidos para o cargo inscrito, definido no item 1.2 deste edital.

j) estar em situação regular junto ao respectivo órgão fiscalizador do exercício profissional, se for o caso;

k) apresentar outros documentos que se fizerem necessários, por ocasião da posse.

5.1.1 - A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados neste subitem e daqueles que vierem a ser exigidos, de acordo com o estabelecido na letra k, acarretará impedimento ao ato da posse e a conseqüente eliminação do candidato no concurso público para todos os fins.

6- DAS PROVAS

6.1- CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO C (APOIO)

6.1.1 - Para o cargo de Mateiro, o concurso terá duas etapas:

6.1.1.1 - A 1ª Etapa terá caráter Eliminatório e Classificatório, sendo constituída de uma prova objetiva de conhecimentos gerais, valendo 100 (cem) pontos, com 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de resposta em cada questão, contendo apenas uma como resposta correta. Esta prova terá 20 (vinte) questões de Língua Portuguesa, valendo 4 (quatro) pontos cada uma e 10 (dez) questões de Matemática, valendo 2 (dois) pontos cada.

6.1.1.2- Será aprovado para segunda etapa os candidatos que alcançarem a maior pontuação até o equivalente a 10(dez) vezes o número de vagas do cargo.

6.1.1.3-A 2ª Etapa terá caráter Classificatório, sendo constituída de uma prova prática de conhecimentos específicos valendo 100 (cem) pontos.

6.2- CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D (MÉDIO)

6.2.1 - Para o cargo de Assistente em Administração

6.2.1.1 - A prova terá caráter Classificatório, sendo constituída de uma prova objetiva de Conhecimentos Gerais, valendo 100 (cem) pontos, com 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas em cada questão, contendo apenas uma resposta correta. Esta prova terá 15 (quinze) questões de Língua Portuguesa, valendo 4 (quatro) pontos cada uma, 10 (dez) questões de Noções de Informática, valendo 02 (dois) pontos cada uma e 05 (cinco) questões Matemática, valendo 02 (dois) pontos cada uma.

6.2.2 - Para os cargos: Técnico de Laboratório Áreas: Antropologia; Química; Física; Saneamento; Informática; Administração; Ludoteca e Psicomotricidade; Microbiologia; Parasitologia e Micologia; Zoologia, Botânica e Genética; Biologia Molecular; Fisiologia Humana; Biotecnologia; Saneamento; Agronomia; Biologia; Farmácia; Engenharia da Produção; Morfologia; Bioquímica; Cineantropometria; Fisiologia; Fotografia; Jornalismo Impresso e Webjornalismo e Práticas Motoras - A prova terá caráter Classificatório, sendo constituída de uma prova objetiva de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos do cargo, valendo 100 (cem) pontos, com 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas em cada questão, contendo apenas uma resposta correta. Esta prova terá 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, valendo 4 (quatro) pontos cada uma, 10 (dez) questões de conhecimentos específicos do cargo, valendo 04 (quatro) pontos cada uma, 05 (cinco) questões Matemática, valendo 02 (dois) pontos cada uma e 05 (cinco) questões de Noções de Informática, valendo 02 (dois) pontos cada uma.

6.2.3 - Para os cargos: Técnico de Agropecuária, Técnico em Contabilidade, Técnico de Tecnologia da Informação e Técnico em Segurança do Trabalho - A prova terá caráter Classificatório, sendo constituída de uma prova objetiva de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos do cargo, valendo 100 (cem) pontos, com 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas em cada questão, contendo apenas uma resposta correta. Esta prova terá 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, valendo 4 (quatro) pontos cada uma, 10 (dez) questões de conhecimentos específicos do cargo, valendo 04 (quatro) pontos cada uma, 05 (cinco) questões Matemática, valendo 02 (dois) pontos cada uma e 05 (cinco) questões de Noções de Informática, valendo 02 (dois) pontos cada uma.

6.3 - CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E (SUPERIOR)

6.3.1 - Para os cargos: Analista de Tecnologia da Informação; Arquiteto Urbanista; Auditor; Bibliotecário/Documentalista; Economista; Fisioterapeuta; Nutricionista, Programador Visual, Psicólogo e Secretário Executivo - A prova terá caráter Classificatório, sendo constituída de uma prova objetiva de Conhecimentos Específicos do cargo que prestou inscrição, valendo 100 (cem) pontos, com 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas em cada questão, contendo apenas uma resposta correta.

6.4 - REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.4.1 - As provas de que trata o item 6, subitens 6.1, 6.2 e 6.3, versarão sobre os tópicos para estudo que constam no item 8.

6.4.2 - As provas serão realizadas no dia 19/04/2009, no horário de 09:00h às 12:00h em local a ser informado no cartão de confirmação de inscrição - CCI.

6.4.3 - A prova prática para o cargo de Mateiro será realizada no dia 10/05/09, no horário de 08:00h às 12:00h em local a ser informado na página da Comvest.

6.4.4 - O candidato poderá fazer prova na capital ou na cidade para qual se inscreveu, todavia terá que sinalizar sua opção na ficha de inscrição, sob pena de realizar a prova no local determinado pela Comissão de Concurso.

6.4.5 - O resultado d a 1ª etapa do cargo de Mateiro e o resultado final dos demais cargos será divulgado no dia 06/05/2009.

6.4.6 - O resultado final para o cargo de Mateiro será divulgado no dia 18/05/09.

7- DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

7.1 - Recomenda-se ao candidato comparecer ao local de prova com antecedência mínima de trinta minutos do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais das provas, munido de caneta esferográfica (tinta azul ou preta) e do documento de identificação.

7.1.1 - Não será permitido o ingresso de candidatos, em hipótese alguma, no local designado, após o fechamento dos portões.

7.2 - Somente terá acesso à sala de provas o candidato que estiver previamente cadastrado e munido do original de seu documento oficial de identidade, não sendo aceitas cópias ou reproduções, ainda que autenticadas.

7.2.1 - Serão considerados documentos oficiais de identidade: carteiras expedidas: pelas Secretarias de Segurança Pública, pelo Corpo de Bombeiros Militares, pela Polícia Militar, pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica); pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.), passaporte (ainda válido), certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público e da Magistratura, carteira de trabalho, e carteira nacional de habilitação (modelo novo).

7.2.2 - Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato.

7.3 - Durante a realização de todas as provas, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações e equipamentos eletrônicos de qualquer espécie.

7.4 - É vedado o ingresso de candidato em local de prova portando bip, telefone celular, relógios de grande porte, relógio calculadora, calculadora, walkman, agenda eletrônica, palm tops, notebooks, ou outros aparelhos eletrônicos que possam vir a caracterizar instrumento de fraude ou de indevida comunicação entre os concursandos e outrem. O candidato que não se adequar às vedações aqui fixadas será imediatamente eliminado do concurso.

7.5 - Somente será permitido preenchimento do Cartão-Resposta com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

7.6 - Após ser identificado, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de prova sem autorização e acompanhamento da fiscalização, inclusive para ir ao banheiro.

7.7 - Deve haver assinatura de, no mínimo 3 (três) candidatos e membro da equipe de fiscalização, em termo no qual atestem que o lacre não estava violado e que presenciaram seu rompimento, na presença dos demais candidatos.

7.8 - Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala de prova e somente poderão sair juntos do recinto, após a aposição de suas respectivas assinaturas em Ata, a qual deverá referir-se às ocorrências em geral, ao rompimento do lacre e ao fechamento dos envelopes contendo as folhas de resposta, com o lacre correspondente.

7.9 - O envelope contendo as folhas de resposta entregues pelos candidatos, deverá ser lacrado e rubricado pelos candidatos mencionados no item acima.

7.10 - Será disponibilizado formulário próprio, em duas vias para que os candidatos veiculem solicitações de registro em Ata de fatos que considerem pertinentes, o qual deverá ser recebido pelo fiscal de sala, mediante entrega de recibo ao candidato. Ao término da prova, estas solicitações devem constar em Ata, com o registro de eventual divergência quanto a sua real ocorrência por parte daqueles que firmem a indigitada Ata.

7.11 - Será eliminado do concurso o candidato que desrespeitar membro da equipe de fiscalização, assim como proceder de forma a perturbar a ordem e a tranqüilidade necessárias à realização da prova.

7.12 - Não haverá segunda chamada para as provas.

7.13 - Em hipótese alguma, o candidato poderá prestar provas fora do local previamente estabelecido.

7.14 - Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o seu Cartão-Resposta.

7.15 - Na correção do Cartão-Resposta será atribuída pontuação zero à questão com mais de uma opção assinalada, sem opção assinalada ou com rasura.

7.16 - Em hipótese alguma haverá substituição do Cartão-Resposta em virtude de erro do candidato.

7.17 - Os candidatos só poderão se retirar definitivamente do local de realização de provas, após, transcorridos noventa minutos de seu inicio, mediante entrega de seu caderno de prova e do Cartão-Resposta. O candidato que insistir em sair da sala de prova, descumprindo o aqui disposto, deverá assinar termo de Ocorrência declarando sua desistência do concurso público, o qual deverá ser assinado também pelo fiscal de sala e pelo coordenador responsável.

8- DOS TÓPICOS PARA ESTUDO

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO C (APOIO)

Prova de Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

Interpretação de textos; conjugação verbal; concordância verbal; concordância nominal; Classes de palavras variáveis: artigo, substantivo, adjetivo e pronome; Grafia de palavras: s, c, ç, z, ss, j, g, z, ch; Acentuação gráfica: palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas; Significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos; Separação silábica; Pronomes de Tratamento.

Matemática

Operações com Números Naturais e Racionais: Resolução de situações-problema, fazendo uso das operações usuais. Cálculo simples de porcentagens. Espaço e Forma: Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre poliedros e identificação de elementos como faces, vértices e arestas. Identificação de semelhanças e diferenças entre polígonos. Grandezas e Medidas: Reconhecimento e utilização de unidades usuais de medida. Utilização do sistema monetário brasileiro em situações-problema. Cálculo de perímetro e de área de figuras planas.

Tratamento da Informação: Leitura e interpretação de dados apresentados. Exploração da idéia de probabilidade em situações-problema simples. Princípio da contagem.

Prova prática:

Identificação de plantas amazônicas por nomes vulgares no campo; Coleta de amostra botânica; Noções de orientação na floresta e Reconhecimento de "pistas" de animais silvestres.

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D (MÉDIO)

a) COMUM PARA OS CARGOS:

Cargos: Assistente em Administração, Técnico de Laboratório Áreas: Antropologia; Química; Física; Saneamento; Informática; Administração; Ludoteca e Psicomotricidade; Microbiologia; Parasitologia e Micologia; Zoologia, Botânica e Genética; Biologia Molecular; Fisiologia Humana; Biotecnologia; Saneamento; Agronomia; Biologia; Farmácia; Engenharia da Produção; Morfologia; Bioquímica; Cineantropometria; Fisiologia; Fotografia; Jornalismo Impresso e Webjornalismo; Práticas Motoras; Técnico de Agropecuária; Técnico em Contabilidade; Técnico de Tecnologia da Informação e Técnico em Segurança do Trabalho.

Língua Portuguesa: Fonologia: Generalidades, Fonemas e letras; Ortografia; Acentuação gráfica; Emprego do hifem na prefixação. Morfologia: Substantivo; Adjetivo; Pronomes; Numerais; Verbos (conjugação, tempos simples e compostos); Advérbios; Preposições; Conjunções; Formação das palavras. Sintaxe: Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; Estrutura do período; Período simples, Período composto; Regência nominal e verbal; Concordância nominal e verbal.

Matemática: Valor Numérico; Razão; Proporção; Grandezas proporcionais; Média Aritmética; Média Ponderada; Regra de três simples e composta, direta e inversa; Percentagem.

Informática: Sistema operacional Windows; Word; Excel; conceitos e serviços relacionados à Internet e a correio eletrônico; Internet Explorer e Outlook Express.

b) EM RAZÃO DO CARGO:

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Antropologia

Noções conceituais de Antropologia Indígena e Antropologia Social. Noções conceituais de Geografia Cartográfica.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Administração

Raciocínio Lógico. Matemática Financeira: Razão e proporção. Porcentagem. Juros simples e compostos.Descontos. Processos Administrativos: Noções de administração de pessoal, de material e de serviços. Noções de arquivologia.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Física

Leis de Newton. Associações de componentes eletrônicos. Peso, medidas e unidades. Calorímetros escalas termométricas. Espelhos. Medidas de tempo (uso de cronômetro), Medidas de distância (uso de régua, paquímetro e micrometro), Medidas de massa (uso de balança), Medidas elétricas (uso de multímetro),

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Fisiologia

Conhecimentos básicos da Fisiologia dos órgãos e sistemas; Fisiologia dos sinais vitais; Instrumentos de aferição e procedimentos de medida; Descrição de resultados experimentais; Materiais de laboratório: vidrarias, reagentes, balança, pHmetro, espectrofotômetro, estufa, destilador, autoclave; Noções sobre preparação de soluções; Conhecimentos de informática: edição de texto; construção de planilha eletrônica; formatação de apresentação para multimídia; Recursos de utilização de Internet/Intranet ; Noções de biossegurança em laboratório. Noções de bioética; Ajustes e Adaptações Fisiológicas em resposta ao exercício físico: sistemas energéticos envolvidos; Ajustes e Adaptações Fisiológicas em resposta ao exercício físico: sistema neuro-muscular.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Fotografia

História da fotografia; Tipos de filme, ISO/ASA etc.; Tipos de câmeras: visor direto, reflex, câmeras de estúdio; O diafragma, o obturador e a profundidade de campo; Filtros fotográficos: filtros de contraste, filtros cromáticos. A fotografia de base química (noções básicas): revelação e ampliação. Noções básicas de informática Office (Word, Power-Point, Excel); Tratamento digital de imagens fotográficas: níveis, curvas, contraste etc; A fotografia digital e suas particularidades. Photoshop e Lightroom como ferramentas no tratamento e edição de fotografias.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Jornalismo Impresso e Webjornalismo

Conhecimentos básicos sobre Microsoft office (Windows, Word, Powerpoint, excel); Word: Ferramentas e usos (armazenar arquivos, organizar parstas, nomear, renomear, salvar, salvar como); Conhecimentos básicos sobre os principais programas de editoração eletrônica: Corel Draw e Adobe Illustrator; Noções de tratamento e armazenamento de imagens: Adobe Photoshop; Internet Explores: acessar e enviar emails; sites de pesquisa; formação de grupos de pesquisa (Yahoogroups, por exemplo); Particularidades do jornalislmo on line: noções sobre instantaneidade, notícia em tempo real e interatividade; O blog como ferramenta do jornalismo on line; Características básicas dos "plantões" de notícias em Webjornalismo; Noções introdutórias sobre os principais tipos de textos jornalísticos que serão trabalhados em aula: pauta, reportagem, entrevista, perfil, editorial; Características dos manuais de jornalismo impresso (O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo).

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Ludoteca e Psicomotricidade

Formas de organização e funcionamento da Ludoteca no cotidiano escolar; As funções e importância da ludoteca para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; Noções conceituais da Psicomotricidade: educação, prevenção e reeducação; Valorização do ato de brincar na educação infantil e no ensino fundamental: jogos, brinquedos e brincadeiras; O lúdico, a aprendizagem e o desenvolvimento infantil; A ludoteca e sua importância para o enriquecimento das interações sociais; Noções dos distúrbios psicomotores: Inibição psicomotora, Lateralidade cruzada e Imperícia; A importância da Psicomotricidade na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; Noções do desenvolvimento psicomotor e Noções de legislação educacional.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Morfologia

Conhecimentos específicos: noções básicas em morfologia (anatomia geral sistêmica e topográfica); Técnicas básicas para preparo de peças anatômicas (fixação por imersão e perfusão, métodos de dissecção); Manutenção de peças anatômicas (cuidados no manuseio, armazenamento e identificação de peças anatômicas); Manuseio de equipamentos e preparo de soluções (noções de química geral e orgânica); Biossegurança em laboratório.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Práticas Motoras

Os estágios da aprendizagem motora; A estrutura das ações motoras; Habilidades motoras: conceitos, características e classificações; Desempenho motor: medidas e análises; Diferentes tipos de práticas; Tempo de reação, de movimento e de resposta; Diferenças individuais; Os sistemas de memória (retenção); Noções de biossegurança em laboratório.

Cargo: Técnico em Agropecuária

Conhecimentos básicos sobre a estrutura da atividade agropecuária nas esferas local, regional e estadual; Preservação do meio ambiente: Técnicas e legislação inerentes à preservação e a recuperação do meio ambiente; Solos: textura, estrutura, composição, coleta de amostras, uso e conservação; Fertilidade:adubação em geral, tipos e classificação de fertilizantes e corretivos;Irrrigação e drenagem: Conhecimentos básicos de irrigação e drenagem;Fitotecnia: Conhecimentos básicos de fitotecnia: culturas industriais (guaraná, castanha, dendê, café, cana-de-açúcar, seringueira), grandes culturas anuais (arroz, feijão, soja e milho), olericultura (hortaliças folhosas e de fruto e culturas condimentares), fruticultura (abacaxi,manga, banana, maracujá), silvicultura e pastagens (formação e manejo de pastagens); Mecanização Agrícola: Conhecimentos básicos de mecanização agrícola: máquinas e implementos agrícolas; Fitossanidade: Noções de fitossanidade: identificação das principais pragas e patógenos agrícolas, manejo de pragas, legislação específica e uso correto de grotóxicos;Zootecnia: Conhecimentos básicos sobre Zootecnia: bovinocultura, avicultura, ovinocultura, caprinocultura e piscicultura; Plantas Daninhas: Conceito, métodos de controle e uso de erbicidas.Noções sobre: sanidade animal, higiene e de segurança individual e coletiva, construções rurais, primeiros socorros, produção orgânica; Manejo e utilização de dejetos animais na agronomia. Conhecimentos básicos sobre: bromatologia, alimentos e alimentação e nutrição animal.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Biologia

Limpeza de equipamentos, vidrarias e do espaço físico laboratorial. O microscópico óptico. Funcionamento, calibração, manutenção e descarte dos equipamentos e vidrarias. Segurança do trabalho no ambiente laboratorial. Utilização de vidrarias e reagentes. Preparo e rotulagem de soluções.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Biotecnologia

As células procarióticas e as células eucarióticas - compos e estruturas. Os ácidos nucléicos e as proteínas: suas estruturas e suas funções. Os vírus, as bactérias e os fungos: suas características e aplicações biotecnológicas. Hereditariedade: as leis de Mendel. Cálculo e confecção de soluções. Confecção e esterilização de meios de cultivo de microrganismos. Isolamento e estocagem de microrganismos. Micropropagação e cultivo de células e tecidos vegetais: confecção de meios de cultivo, esterilização e cuidados para evitar contaminação. As vidrarias de uso rotineiro em laboratórios da área biotecnológica: uso, limpeza e esterilização. Os equipamentos de laboratório e seus funcionamentos: balanças, pHmetros, autoclaves, estufas, microscópios e fermentadores.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Agronomia

Procedimentos para laboratórios de análises de sementes. Técnicas de coleta, montagem e conservação de coleções entomológicas. Anatomia e morfologia animal.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Microbiologia, Parasitologia e Micologia

Noções básicas de: Morfologia e citologia bacteriana, morfologia e citologia de vírus, morfologia de fungos filamentosos e leveduras, fisiologia de microrganismos. Técnicas de manipulação de microrganismos. Esterilização e desinfecção. Antibióticos e quimioterápicos. Microscopia de formas evolutivas de helmintos e protozoários. Técnicas de diagnóstico parasitológico. Técnica de diagnóstico micológico.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Zoologia, Botânica e Genética

Técnicas de preparo de Material para microscopia. Técnicas de coleta e conservação de material biológico. Meios de limpeza, Manuseio, Identificação e conservação de vidrarias em geral. Técnicas de Utilização de Equipamentos para análise de amostras em geral. Preparo de Soluções de Fixação, Tampões e Conservação de Material Biológico. Manutenção de laboratórios. Conhecimento de equipamentos utilizados em aulas de campo. Utilização de equipamentos específicos tais como: Micrótomo, Balanças Analíticas, pHâmetro, GPS , Autoclaves etc.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Fisiologia Humana

Princípios de bioética. Boas práticas de laboratório. Princípios de lavagem e esterilização de materiais. Princípio de descarte de resíduos. Princípios relativos ao manuseio de animais de laboratório. Técnicas de gravimetria, determinação de pH e preparo de soluções. Noções básicas de técnicas de anestesia e de dissecção de animais de laboratório. Noções básicas de perfusão de órgãos isolados e de preparações intactas utilizadas em ensaios biológicos. Noções básicas de experimentação eletrofisiológica em tecidos excitáveis. Noções básicas de fisiologia do sistema nervoso, do sistema cardiovascular - pulmonar - renal, das glândulas endócrinas do aparelho digestivo, do músculo estriado, do aparelho reprodutor e do metabolismo.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Farmácia

Organização e comportamento laboratorial; Padronização e controle de qualidade; Titulometria: Neutralização, Neutralização em solventes não aquosos, Oxi-redução. Complexometria; Permanganimetria; Cálculos estequiométricos; Droga, fármaco e medicamento; Técnica de pulveirzação; Formas farmacêuticas; Soluções orais, xaropes e elixires; Suspensões orais, emulsões e géis.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Engenharia da Produção

Controle Estatístico de Processo. Sistema de Qualidade: ISO9000 e ISO14000. Automação Industrial. Custos Industriais. Estoques. Ergonomia e Segurança do Trabalho. Informática Básica

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Química

Equipamentos básicos de laboratórios, técnicas de pesagem e preparo de reagentes e soluções. Noções de segurança em Laboratórios: riscos e biológicos químicos. Resíduos e descartes de laboratórios. Noções de métodos instrumentais de análises: cromatografia e espectrometria de absorção atômica, infravermelho, ultravioleta e espectometria de massas. Técnicas básicas de laboratório: manuseio de bico de bunsen, trabalhos com tubos de vidro, filtração, destilação e aquecimento sob refluxo, secagem de substancias sólidas. Reações químicas: aspectos quantitativos.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Informática

Administração de redes cabeada e wi-fi; Administração de Sistemas Operacionais Windows e Linux; Hardware (instalação e configuração); Instalação e uso de Aplicativos Básicos e Utilitários; Conceitos relacionados aos serviços de Internet e correio eletrônico; Noções de ambientes de videoconferência; Inglês técnico.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Saneamento

Procedimentos de coleta e de conservação de amostras de: águas de abastecimento, águas residuárias e resíduos sólidos; Análises físico-químicas e microbiológicas de águas de abastecimento, de águas residuárias e de resíduos sólidos, utilizando metodologias-padrão (Standard Methods); Ensaios de percolação no solo (metodologia NBR 13.969 - Anexo A), visando a disposição de efluentes de sistemas prediais de tratamento de águas residuárias.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Bioquímica

Vidraçarias e acessórios; Noções de boas práticas de laboratórios; noções de limpeza, desinfecção e descontaminação de laboratório; Biosegurança: controle, qualidade, aparelho/automação; Soluções: coleta, conservação, transporte e processamento primário das amostras; Conhecimento de Química Geral: preparo de soluções, ácidos, bases, tampões, diluições, unidades de medidas laboratoriais; Composição dos alimentos: carboidratos, lipídios, proteínas, aminoácidos.

Cargo: Técnico de Laboratório-Área Cineantropometria

Antropometria (Dobras cutâneas, Perímetros Corporais e Diâmetros Ósseos). Antropometria nutricional. Biomecânica básica. Desenvolvimento de projetos ergonômico s. Procedimentos Cinesiologicos. Procedimentos para Eletromiografia. Bases cinemáticas e cinéticas do movimento humano. Métodos biomecânicos de análise do movimento humano: Aplicações em habilidades esportivas.

Cargo: Técnico em Contabilidade

A escrituração contábil. Os registros contábeis na constituição de entidades. Os registros das operações típicas de uma empresa. Medidas preliminares à elaboração de balanços. A avaliação dos ativos e passivos. A elaboração das demonstrações contábeis. Os registros contábeis na estruturação de empresas. Contabilidade publica. Plano de contas. Orçamento. Receita e despesa pública. Demonstrações contábeis. Balanço geral. Sistemas de controle interno e externo. Gestão fiscal. Legislação e ética profissional. Princípios fundamentais de contabilidade e normas brasileiras de contabilidade.

Cargo: Técnico de Tecnologia da Informação

Administração de redes cabeada e wi-fi; Administração de Sistemas Operacionais Windows e Linux; Hardware (instalação e configuração); Instalação e uso de Aplicativos Básicos e Utilitários; Conceitos relacionados aos serviços de Internet e correio eletrônico; Noções de ambientes de videoconferência; Inglês técnico.

Cargo: Técnico em Segurança do Trabalho

Legislação Previdenciária; Higiene Industrial; Primeiros Socorros; Ergonomia; Combate a Incêndios; EPI e EPC; Normas Regulamentadoras - Ministério do Trabalho; Estatísticas de acidentes; Higiene e Segurança no Trabalho. Medicina do Trabalho.

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E (SUPERIOR)

Cargo: Analista de Tecnologia da Informação

Desenvolvimento de sistemas: Ciclo de vida do desenvolvimento de software; Participantes do processo de desenvolvimento de software; Conceitos básicos de linguagem de modelagem de sistemas; Levantamento de requisitos; Projeto de sistemas; Implementações e testes; Segurança da informação; Aspectos gerenciais. Banco de dados: Conceitos e fundamentos; Modelos conceituais e modelos lógicos; Aspectos operacionais. Sistemas operacionais; Conceitos e fundamentos; Tecnologias e ferramentas: Redes de computadores; Conceitos e fundamentos; Tecnologias e ferramentas: World-Wide Web; Conceitos e fundamentos; Tecnologias e ferramentas.

Cargo: Arquiteto Urbanista

Projetos físicos e territoriais de Universidades. Legislação urbanística. Princípios e técnicas para adequação das edificações e do espaço urbano às exigências bioclimáticas. Projetação arquitetônica, particularmente no que se refere aos projetos de equipamentos hospitalares e educacionais. Sistemas estruturais e construtivos; instalações prediais; planejamento, gerenciamento e acompanhamento de obras. Princípios e normas relacionados à acessibilidade arquitetônica. Estudos de viabilidade financeira e orçamento de obras públicas. Gerenciamento da execução de obras e serviços: cronograma físico, cronograma financeiro, caderno de encargos. Uso e manuseio dos recursos de informática voltados a projetos e apresentação de lay- out.

Cargo: Auditor

Conceito e definição de auditoria. Auditoria interna, externa e fiscal: conceito, objetivos, forma de atuação, responsabilidade e atribuições. Normas brasileiras para o exercício da auditoria interna: (Resolução do Conselho Federal de Contabilidade - CFC Nº 780 E 781/95) - conceituação e disposições gerais, normas de execução dos trabalhos e relativas ao relatório do auditor interno, responsabilidade e sigilo. Planejamento de auditoria: plano de auditoria, avaliação de controle interno (contábil, administrativo e operacional) e programas de auditoria. Técnicas de auditoria: inspeção física, observação, investigação, confirmação, exame documental, conferência de cálculo, revisão analítica, entrevista e comparação. Evidências: documentos, livros, declarações, existência e controle interno. Papéis de trabalho: finalidade, organização e tipos. Amostragem estatística: tipos, tamanho e risco de amostragem, seleção e avaliação do resultado do teste. Uso do trabalho de outros profissionais. Relatório de auditoria: finalidade, tipos, objetividade, clareza, condição, critério, causa, efeito e recomendação. Legislação básica (Lei Federal n° 6.404, de 15/12/76). Funções contábeis típicas. Ativo: forma de apresentação, conteúdo, classificação critério de avaliação e provisões. Passivo: conceitos, avaliação, classificação e critérios contábeis. Patrimônio líquido: capital social, reservas e lucros acumulados. Representação gráfica do patrimônio. Método das partidas dobradas. Variações patrimoniais. Apuração de resultados. Levantamento do balanço patrimonial. Denominação do resultado do exercício: estrutura, características e elaboração. Destinação do lucros e prejuízos acumulados. Demonstração das origens e aplicação de recursos. Análise de balanços: índice de liquidez, rotatividade, patrimoniais, estruturais e rentabilidade.

Cargo: Bibliotecário/Documentalista

Análise e processamento técnico da informação: Seleção; Aquisição; Catalogação; Classificação; Indexação; Normalização. Recuperação e disseminação da informação: Serviço de referência, Estudo da comunidade e do usuário, Disseminação da informação, Fontes de Informação, COMUT. Redes e sistemas de informação: Redes de Bibliotecas, Sistemas Nacionais d Internacionais, Sistemas manuais e automatizados. Administração de bibliotecas: Planejamento, Organização, Marketing.

Economista

Fundamentos de Economia; Noções de Microeconomia; Noções de Macroeconomia; Inflação; Teoria Monetária; Determinação da Renda e do Produto Nacional; Política Fiscal; Sistema de Contabilidade Social e Contas Nacionais; Comércio Internacional e Setor Externo; Crescimento e Desenvolvimento Econômico; Economia do Setor Público; Elaboração e Análise de Projetos; Análise Financeira; Economia do Meio Ambiente.

Cargo: Fisioterapeuta

Anatomia; Neuroanatomia Funcional; Fisiologia Respiratória; Fisiologia Neurológica; Fisiologia Cardíaca; Fisiologia do Exercício; Recursos Bio-Elétricos; Recursos Bio-Hídricos; Recursos Terapêuticos; Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica. Fisioterapia em Clínica Médica; Fisiologia Aplicada à Reumatologia e Ortopedia; Fisioterapia Aplicada à Pneumologia; Fisioterapia Aplicada à Cardiologia; Fisioterapia Aplicada à Pediatria.

Cargo: Nutricionista

Administração de serviços de alimentação: planejamento, organização, execução de cardápio e procedimentos desde compras, recepção, estocagem e distribuição de gêneros, saneamento e segurança na produção de alimentos, aspectos físicos, métodos de conservação, técnica de higienização da área física, equipamentos e utensílios. Higiene dos alimentos, parâmetros e critérios para o controle higiênico-sanitário; Nutrição normal: conceito de alimentação e nutrição, critério e avaliação de dietas normais e especiais. Leis da alimentação. Nutrientes: definição, propriedades, biodisponibilidade, função, digestão, absorção, metabolismo, fontes alimentares e interação. Nutrição em saúde pública: noção de epidemiologia das doenças nutricionais infecciosas, má nutrição protéico-calórica, anemias e carências nutricionais. Vigilância nutricional. Atividade de nutrição em programas integrados de saúde pública. Avaliação nutricional. Epidemiologia da desnutrição protéico-calórica. Avaliação dos estados nutricionais nas diferentes faixas etárias. Ética profissional. Legislação do Sistema Único de Saúde - SUS. Indicadores de saúde. Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária. Endemias/epidemias: situação atual, medidas e controle de tratamento.

Cargo: Programador Visual

Conhecimentos técnicos em desenvolvimento de projetos gráficos de sistemas de informação expressos em mídias e suportes variados, como Programas de Identidade Visual (PIV), Sinalização Gráfica, Embalagens, Projetos editoriais de livros, revistas, hause organs. Conhecimento em criação, layout e arte finalização. Noções de produção Gráfica: Pré-impressão (preparação de originais para impressão, fechamento de arquivos para bureau); Impressão (fotolito convencional e digital, matrizes convencionais e digitais, tintas e padrões cromáticos , tipografias, tipos e formatos de papéis - suas especificações técnicas e tabelas de corte e aproveitamento, processos de impressão convencionais e digitais); Acabamento (tipos de encadernações, vemizes, laminações, facas especiais de corte, vinco e picotes, plastificação e relevos). Tratamento de imagens e manipulação de arquivos digitais para aplicação nas mais variadas mídias (digitais e impressoras) com a utilização dos principais softwares de editoração e paginação nos sistemas operacionais mais usados. Conhecimentos básicos de legislação e normas de qualidade e industriais concernentes à segurança, higiene e preservação ambiental.

Cargo: Psicólogo

Psicologia Clínica - Hospitalar: Características e campos de atuação; O contexto hospitalar e suas implicações; Formas de Intervenção a partir de uma técnica e ética do saber-fazer clínico; Promoção, Prevenção e Tratamento no contexto da psicologia; O psicólogo e o trabalho em equipe de saúde. Psicologia Organizacional - Características e campos de atuação; Recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho; Liderança e relações de trabalho; O psicólogo na organização do trabalho: saúde mental no trabalho; O sujeito e a instituição: desafios contemporâneos; A saúde do trabalhador no espaço institucional.

Cargo: Secretário Executivo

Língua Portuguesa: Regência verbal; regência nominal; crase; funções do que e do se; conjugação verbal; concordância nominal; concordância verbal colocação pronominal; acentuação gráfica; pontuação: emprego da vírgula e do ponto e vírgula; estrutura das palavras: raiz, radical, tema, afixos, desinências, vogal temática, vogais e consoantes de ligação, termos cognatos; processo de formação das palavras: derivação, composição, redução, hibridismo, sufixos, prefixos, radicais gregos e latinos; significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia; interpretação de texto. Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol): Interpretação de texto.

9- DOS RESULTADOS E DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

9.1 - Para o cargo de Mateiro à pontuação final será atribuída pela soma das pontuações obtida na prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Etapa, acrescida dos pontos obtidos na Prova Prática - 2ª Etapa.

9.2 - Para os demais cargos, a pontuação final será obtida pela soma da pontuação total da prova.

9.3 - Em caso de empate no resultado final, serão utilizados na ordem expressa, os seguintes critérios de desempate:

Cargos de Nível de Classificações C (APOIO) e D (Médio)

a) maior pontuação obtida nas questões de Língua Portuguesa.

b) o mais idoso;

Obs: Esse critério de desempate será aplicado na 1ª e 2ª etapa para o cargo de mateiro.

Cargos de Nível de Classificação E (Superior)

a) o mais idoso

9.4 - A classificação final dos candidatos aprovados, em cada caso, far-se-á na ordem decrescente da pontuação obtida.

10- DA HOMOLOGAÇÃO

10.1 - Conforme dispõe o art. 13 da Portaria MPOG n° 450, de 06 de novembro de 2002, o resultado final do Concurso, homologado pelo dirigente da Fundação Universidade do Amazonas, será publicado no Diário Oficial da União, juntamente com a classificação final dos candidatos aprovados no certame, em até duas vezes a quantidade de vagas prevista para cada cargo ou área.

11-DOS RECURSOS

11.1 - É facultado ao candidato interpor recurso dirigido ao Presidente da COMVEST, da Fundação Universidade do Amazonas, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados da data de divulgação do gabarito das provas.

11.2 - O recurso deverá estar devidamente fundamentado, devendo constar no mesmo, o nome do candidato recorrente, número de inscrição e menção do cargo disputado.

11.3 - Serão indeferidos liminarmente, os recursos que não se apresentarem devidamente fundamentados quanto à questão abordada, bem como os interpostos fora do prazo estabelecido.

11.4 - Interposto o recurso, a respectiva petição será encaminhada à Banca Examinadora que, depois de conhecer as razões apresentadas pelo recorrente, fará a revisão, objeto do recurso, e emitirá parecer fundamentado, somente podendo propor alteração do dado questionado, se ficar evidenciado que efetivamente houve erro.

12- DA VALIDADE DO CONCURSO

12.1 - O Concurso terá validade por 01 (um) ano, a contar da data da publicação do ato de homologação, no Diário Oficial da União, prazo que poderá ser prorrogado, por igual período, nos termos do inciso III, do art. 37 da Constituição Federal, do art. 12, da Lei n° 8.112/90 e § 1° do art. 1°, do Decreto n°4.175, de 27 de março de 2002.

13- DAS CONDIÇÕES PARA NOMEAÇÃO

13.1 - A nomeação dar-se-á de acordo com os artigos 9° e 10, da Lei n° 8.112/90.

13.2 - Ao entrar em exercício, o servidor ficará sujeito a estágio probatório, de acordo com o que determina o art. 20 e seus parágrafos, da Lei n° 8.112/90 e alterações.

14- DOS BENEFÍCIOS E VANTAGENS

14.1 - Os benefícios e vantagens são os estabelecidos em Lei e Instruções Normativas vigentes na data da nomeação.

15- DA NOMEAÇÃO

15.1 - O candidato aprovado e classificado será nomeado para o cargo em que prestou concurso, na Classe e Padrão iniciais da respectiva categoria funcional, mediante ato do dirigente da Fundação Universidade do Amazonas, publicado no Diário Oficial da União.

15.2 - O candidato nomeado será convocado para a posse, que deverá ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de sua nomeação no Diário Oficial da União.

15.3 - O candidato nomeado que não tomar posse no prazo estipulado, terá a sua nomeação tornada sem efeito.

15.4 - Quando convocado para a posse, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos, acompanhados de respectivas cópias as quais ficarão em poder do Departamento de Pessoal da Fundação Universidade do Amazonas:

a) Comprovação da escolaridade exigida;

b) Título de eleitor, acompanhado do comprovante de votação no último pleito;

c) CPF;

d) Registro no respectivo Conselho Profissional, se for o caso;

e) Inscrição nos PIS/PASEP, quando se tratar de brasileiro;

f) Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

g) Carteira de Identidade;

h) Curriculum Vitae comprovado;

i) Certidão de Nascimento ou Casamento, conforme estado civil;

j) Uma fotografia tamanho 3x4 recente;

k) Documento hábil que comprove a permanência regular no País, para candidato naturalizado;

l) Certidão de Nascimento dos filhos menores até 07 (sete) anos de idade;

m) Declaração de Bens e Valores que constituem o patrimônio do nomeado (feita no ato do ingresso);

n) Tipo sanguíneo e fator RH;

o) Exame de Saúde Pré-Admissional com habilitação da Perícia Médica, realizado pela Junta Médica da Fundação Universidade do Amazonas.

16- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1 - Não serão fornecidos atestados, certificados ou certidões relativos à classificação ou notas de candidatos, valendo para tal fim os resultados publicados no Diário Oficial da União.

16.2 - Não serão fornecidos atestados, cópias de documentos, certificados ou certidões relativos a notas de candidatos reprovados, bem como cópia de cartões-respostas ou vista dos mesmos.

16.3 - A aprovação no concurso significará simples expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do Concurso.

16.4 - Será excluído do Concurso, por ato do dirigente da Universidade Federal do Amazonas, o candidato que:

a) fizer declaração falsa ou inexata;

b) agir com incorreção, descortesia ou desacato, para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação das provas;

c) for surpreendido, utilizando-se de meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do processo seletivo;

d) efetuar o pedido de inscrição fora do prazo estabelecido neste Edital;

16.5 - A convocação do candidato aprovado para manifestação, em prazo determinado, sobre a sua aceitação ou não do cargo, será por meio de Edital, não se responsabilizando a Universidade Federal do Amazonas pela mudança de endereço, sem comunicação prévia e por escrito, por parte do candidato.

16.5.1 - O não pronunciamento do candidato convocado, no prazo estabelecido em Edital de que trata o item anterior facultará à Administração a convocação do candidato seguinte, excluindo aquele do Concurso.

16.6 - A nomeação do candidato ex-servidor da Universidade Federal do Amazonas ficará condicionada à apreciação do seu anterior desempenho funcional e das razões determinantes de seu desligamento anterior.

16.7 - No caso de candidato que ostente a condição de servidor público inativo, a acumulação de proventos com os vencimentos do cargo objeto do concurso, somente será permitida quando se tratar de cargos, funções ou empregos acumuláveis na atividade, conforme previsão da Constituição Federal.

16.8 - Qualquer regra prevista no presente Edital poderá ser alterada a qualquer tempo antes da realização das provas, mediante nova publicação do item ou itens alterados.

16.9 - Este Concurso será divulgado em âmbito nacional; todavia, as provas realizar-se-ão em Manaus, município sede da Fundação Universidade do Amazonas.

16.10 - Não obstante ter o Concurso, objeto deste Edital, divulgação nacional, não compete à Fundação Universidade do Amazonas qualquer responsabilidade referente a extravios de documentos, passagens aéreas, bem como diárias, alimentação e estada, ou quaisquer outras despesas individuais relacionadas com o Concurso.

16.11 - O Presente Edital revigora e se reporta ao Aviso de Edital Nº 020/2008, de 27 de junho de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 30 de junho de 2008, e amplia a sua abrangência.

16.12 - Os candidatos habilitados no resultado final do presente concurso poderão, caso tenham interesse, ser aproveitados para nomeação, para provimento de cargo idêntico, obedecida à ordem de classificação, a conveniência da administração, com base nos termos da Decisão Normativa/TCU nº 212/1998 - Plenário e Acórdão TCU nº 569/2006 - Plenário.

16.13 - Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo dirigente da Universidade Federal do Amazonas, salvo aqueles que ocorrerem ao longo dos trabalhos da Comissão Julgadora, que por esta serão apreciados e decididos.

Manaus, 20 de fevereiro de 2009

Profº. HIDEMBERGUE ORDOZGOITH DA FROTA
Presidente do Conselho Diretor da FUA e
Reitor da UFAM