UERR - Universidade Estadual de Roraima - RR

Notícia:   10 vagas para Professores na Universidade Estadual - RR

GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

EDITAL Nº 083/2008

O REITOR PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais que lhe conferem a Lei Complementar nº. 91, de 10 de novembro de 2005, o Art. 28, incisos IV e XIII do Estatuto da Universidade Estadual de Roraima, aprovado pelo Decreto Estadual nº. 7628-E, de 16 de janeiro de 2007, e tendo em vista a autorização concedida pelo Conselho Universitário - CONUNI, Resolução nº. 018 de 02 de julho de 2008 publicada no DOE nº 852 de 03/07/2008 - torna público as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinado a selecionar 05 vagas para o cargo de Professor Doutor Nível I, e 05 (cinco) vagas para o cargo de Professor Mestre Nível I, conforme discriminado no Anexo I deste Edital, em Regime de 40 hs, com obrigação de prestar quarenta horas semanais de trabalho em dois turnos diurno e noturno, sendo regido pelas Lei Complementar n° 053/2001, Leis n°s 581/2007 e 605/2007, o qual obedecerá às normas estabelecidas neste Edital.

1. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

1.1 Ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo 1° do Art. 12 da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no Art. 13 do Decreto n° 70.436/72;

1.2. Possuir habilitação na área correspondente ao cargo pleiteado;

1.3. Possuir os pré-requisitos exigidos para o cargo, conforme discriminado neste Edital.

2. DA REMUNERAÇÃO E LOTAÇÃO

2.1. A remuneração mensal será:

Descrição

R$

Vencimento Básico Professor Doutor, nível I

5.086,10

Vencimento Básico Professor Mestre, nível I

3.442,47

2.2. Os servidores lotados e residentes nos municípios do interior recebem gratificação de interiorização nos percentuais de 15, 25 ou 35% do vencimento básico de acordo com a distância da Capital, conforme o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações da UERR, disposto nas Leis 581/2007 e 605/2007.

2.3. Fica ciente o candidato habilitado que, em aceitando a nomeação, será lotado e deve ter residência no Campus da Universidade Estadual de Roraima na respectiva vaga que tenha concorrido, conforme disposto no Anexo I deste Edital.

2.4. O candidato depois de nomeado e empossado só poderá ser removido para outro Campus da UERR, decorridos 5 (cinco) anos de efetivo exercício da função no Campus de lotação disposto no Anexo I deste Edital, salvo no interesse da administração.

2.5. Fica o Candidato habilitado, ciente que a Universidade dispõe de estrutura Multicampi e que, a interesse da Administração, ele poderá ser lotado em outra unidade da UERR.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições serão realizadas no período de 19/10/2008 a 17/11/2008, exclusivamente via internet, no endereço www.uerr.edu.br

3.2. O valor da inscrição é de R$ 100,00 (Cem Reais)

3.3. Para Inscrever-se, o candidato deverá:

3.3.1. Acessar o endereço eletrônico www.uerr.edu.br;

3.3.2. Preencher a ficha de inscrição;

3.3.3. Imprimir Boleto Bancário;

3.3.4. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição usando o boleto impresso, em qualquer agência bancária até o dia 17/11/2008 (último dia da inscrição).

3.4. Após pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá encaminhar via SEDEX (ou serviço similar) a documentação exigida para efetivação da inscrição, abaixo:

3.4.1. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição;

3.4.2. Cópia da Ficha de inscrição preenchida;

3.4.3. Plano de pesquisa e extensão;

3.4.4. Curriculum vitae - cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, atualizado e acompanhado da documentação comprobatória;

3.4.5. Comprovante da titulação exigida (cópia autenticada em cartório);

3.4.6. Cópia de documento de identidade.

3.5. A documentação deverá ser encaminhada para o endereço: Universidade Estadual de Roraima, Rua 7 de setembro, 231, CEP:69.306-530, Boa Vista-RR, A/C: Comissão Permanente de Concursos, em envelope lacrado, contendo a identificação do candidato, o número do protocolo de inscrição e o concurso para o qual está se inscrevendo.

3.5.1 - Havendo anormalidade no funcionamento dos correios, os candidatos que não conseguirem postar suas inscrições deverão protocolá-las, dentro do período previsto no Edital, na Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual de Roraima, no endereço acima mencionado.

3.6. A efetivação da inscrição somente se dará após o pagamento da taxa de inscrição e postagem (dentro do período de inscrição) da documentação exigida no Edital.

3.7. A Universidade Estadual de Roraima não se responsabilizará por solicitação de inscrição via INTERNET não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.8. A relação das inscrições deferidas e indeferidas, bem como o número de inscrição dos candidatos, serão disponibilizados via INTERNET no endereço www.uerr.edu.br, em data estabelecida no Anexo III deste Edital.

3.9. A inscrição do candidato implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital.

3.10. Somente serão aceitos diplomas de Graduação de curso reconhecido e de Pós- Graduação expedido por curso credenciado na CAPES, se nacionais. Se a Graduação e/ou Pós-Graduação forem de origem estrangeira, deverão estar devidamente revalidadas, de acordo com a legislação brasileira.

3.10.1. Nos casos em que o diploma de Pós-Graduação ainda não tiver sido expedido, deverá ser apresentada documentação comprobatória da homologação da defesa da dissertação/tese na última instância regimentalmente prevista na respectiva Instituição de Ensino Superior.

3.11. Em hipótese alguma será feita inscrição condicional ou extemporânea.

3.12. Não será permitida complementação documental fora do prazo fixado para inscrição.

3.13. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será, em hipótese alguma, restituída.

3.14. A documentação entregue para inscrição será analisada por uma Comissão para esse fim, que será designada pela Comissão Permanente de Concurso, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da data de encerramento das inscrições, que realizará:

3.14.1. O deferimento ou o indeferimento das inscrições;

3.14.2. O julgamento dos recursos dos candidatos, cujas inscrições foram indeferidas.

3.14.3. A homologação do resultado da análise das inscrições será realizada pela Comissão Permanente de Concursos - CPC.

4. DA COMISSÃO DO CONCURSO

4.1. O Concurso será coordenado por uma Comissão Organizadora designada pelo Reitor, sob a presidência da Comissão Permanente de Concursos da UERR - CPC.

5. DO JULGAMENTO DOS CANDIDATOS

5.1. O julgamento dos candidatos ficará a cargo de uma Comissão Examinadora, por área de Estudo/Conhecimento, designada pelo Reitor para esse fim, composta de 3 (três) membros efetivos e 2 (dois) suplentes.

5.2. Compete à Comissão Examinadora:

5.2.1. Preparar, aplicar, corrigir e avaliar as provas estabelecidas, por área de conhecimento;

5.2.2. Divulgar no local das provas a relação dos classificados e desclassificados, com respectivas pontuações em cada etapa do concurso;

5.2.3. Examinar o curriculum vitae dos candidatos;

5.2.4. Julgar os recursos interpostos contra o resultado preliminar do concurso;

5.2.7. Elaborar relatório final, constando todas as etapas e resultado do concurso.

6. DAS ETAPAS DO CONCURSO

6.1. O concurso constará das seguintes provas:

6.1.1. Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;

6.1.2. Prova didática, de caráter eliminatório e classificatório;

6.1.3. Argüição do plano de pesquisa e extensão, de caráter classificatório;

6.1.4. Exame de curriculum vitae, de caráter classificatório.

6.2. A pontuação de cada candidato, em cada etapa, será a média aritmética dos pontos a ele atribuídos por cada um dos examinadores, em uma escala de 0 a 10.

6.3. O candidato deverá comparecer ao local da prova com 01 (uma) hora de antecedência da sua realização, munido de documento oficial ou carteira expedida por órgãos ou conselhos de classe que tenham força de documento de identificação (OAB, CORECON, CRA, CREA, RNE, etc.), Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte brasileiro ou Certificado de Reservista com foto e portando caneta esferográfica com tinta azul ou preta.

6.4. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada de candidatos, nem a realização de prova fora do horário e local marcados neste Edital.

6.5. Não será admitido na sala de provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início da mesma.

6.6. Durante a realização das provas é vedada consulta a livros, revistas, folhetos ou anotações.

6.7. No dia de realização das provas, não será permitido ao candidato entrar e/ou permanecer na sala de provas com aparelhos eletrônicos (telefone celular, pager, walkman, agenda eletrônica, notebook, handheld, receptor, gravador, máquina fotográfica, máquina de calcular, relógio com qualquer uma das funções anteriormente citadas, etc.) ou armas de qualquer tipo. Caso o candidato esteja portando algum destes itens, este deverá ser entregue aos fiscais de sala antes do início das provas e somente serão devolvidos ao candidato ao final de sua prova.

6.8. O descumprimento dos itens 6.6 ou 6.7 implicará na eliminação sumária do candidato, constituindo-se em tentativa de fraude.

7. DA PROVA ESCRITA

7.1. A prova escrita, simultânea para todos os candidatos, terá a duração de 4 (quatro) horas e versará sobre tema único, por área de conhecimento, sorteado de uma lista contida no Anexo I deste Edital.

7.2. O sorteio será feito, na presença dos candidatos, com 1 (uma) hora antes do início da prova, e os candidatos terão este tempo, entre o sorteio e o início da prova, para realização de consultas, sendo vedada a utilização das anotações durante a prova.

7.3. À prova escrita, será atribuída pontuação de 0 (zero) a 10 (dez), sendo desclassificado o candidato que obtiver pontuação inferior a 7 (sete).

7.4. A avaliação da Prova Escrita será de acordo com os seguintes critérios:

I - Apresentação (introdução, desenvolvimento e conclusão);

II - Conteúdo (desenvolvimento do tema, organização, clareza de idéias e argumentação);

III - Linguagem (uso adequado da terminologia técnica, propriedade e clareza).

8. DA PROVA DIDÁTICA

8.1. Estarão classificados para a prova didática os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 7 (sete) na prova escrita.

8.2. A prova didática terá duração mínima de 40 (quarenta) e máxima de 50 (cinqüenta) minutos e constará de 1 (uma) aula sobre tema único para todos os candidatos, por área de conhecimento, sorteado de uma lista contida no Anexo I deste Edital, excluído o tema sorteado para a prova escrita, sendo vedado aos demais candidatos assisti-la.

8.3. O sorteio será feito, na presença dos candidatos, com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência do início previsto para a prova didática, logo após o sorteio do ponto para a prova escrita.

8.4. À prova didática, será atribuída pontuação de 0 (zero) a 10 (dez), sendo desclassificado o candidato que obtiver pontuação inferior a 7 (sete).

8.5. Na prova didática, será avaliado o desempenho didático-pedagógico do candidato; capacidade de planejamento de aula; comunicação e síntese do candidato; bem como seu conhecimento na área.

8.6. Para realização da prova didática, serão disponibilizados retroprojetor e projetor multimídia-datashow, outros recursos necessários serão de responsabilidade do candidato.

9. DA ARGÜIÇÃO SOBRE O PLANO DE PESQUISA E EXTENSÃO

9.1. Os candidatos que obtiveram pontuação igual ou superior a 7 (sete) nas provas escrita e didática, estarão classificados para a etapa de argüição sobre Plano de Pesquisa e Extensão.

9.2. Na argüição sobre o Plano de Pesquisa e Extensão, de caráter classificatório, serão avaliados:

a) Relevância e atualidade do tema;

b) Conhecimento, experiência e publicações na área do projeto de pesquisa;

c) Metodologia a ser utilizada;

d) Viabilidade de cooperação local, regional, nacional e internacional;

e) Qualidade dos resultados esperados.

9.3. Ao exame de argüição sobre o Plano de Pesquisa e Extensão, será atribuída pontuação de 0 (zero) a 10 (dez).

10. DO EXAME DO CURRICULUM VITAE

10.1. Os candidatos que obtiveram pontuação igual ou superior a 7 (sete) em cada uma das provas, escrita e didática, estarão classificados para a etapa de exame de curriculum vitae.

10.2. No exame do curriculum vitae, de caráter exclusivamente classificatório, serão considerados e pontuados:

10.2.1. Para candidatos às vagas de Professor Doutor nível I:

10.2.1.1. Produção acadêmico-científica;

10.2.1.2. Atividade didática;

10.2.1.3. Atividade técnico-profissional).

10.2.2. Para candidatos às vagas de Professor Mestre nível I:

10.2.2.1. Títulos acadêmicos;

10.2.2.2. Produção acadêmico-científica;

10.2.2.3. Atividade didática;

10.2.2.4. Atividade técnico-profissional.

10.3. No exame do curriculum vitae, não será pontuada a titulação exigida como requisito mínimo para inscrição no concurso.

10.4. Ao exame de curriculum vitae, será atribuída a pontuação máxima de 10 pontos.

10.5. Só serão considerados, para efeito de pontuação, os itens efetivamente comprovados, no curriculum vitae, através de cópia autenticada dos documentos conforme exposto no Anexo II deste Edital.

10.6. A pontuação máxima atribuída a cada item, bem como a documentação comprobatória exigida, será conforme o disposto no Anexo II do presente Edital.

11. DA APROVAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO

11.1. Será considerado aprovado no concurso o candidato que tenha obtido pontuação igual ou superior a 7 (sete) nas provas escrita e didática, independentemente da pontuação obtida na argüição do Plano de Pesquisa e Extensão e no exame de curriculum vitae.

11.2. A classificação final dos candidatos dar-se-á em ordem decrescente da soma de pontos obtidos na prova escrita, didática, na argüição do Plano de Pesquisa e Extensão, e no exame do curriculum vitae.

11.3. O resultado de cada etapa eliminatória será afixado no local de realização das provas, pela Comissão Examinadora.

12. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

12.1. No caso de empate, a Comissão Examinadora, utilizará, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

12.1.1. Melhor média na Prova de Títulos;

12.1.2. Melhor média na Prova Didática;

12.1.3. Melhor pontuação na Prova Escrita;

12.1.4. Melhor média na Prova de Exame do Plano de Pesquisa e Extensão;

12.1.5. Idade, em favor do candidato mais idoso.

13. DA DIVULGAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

13.1. A Comissão Examinadora elaborará relatório com a classificação final dos candidatos, que será submetido à aprovação da Comissão Permanente de Concursos e homologação pelo Reitor.

13.2. A classificação final, após homologação, será encaminhada para publicação no Diário Oficial do Estado e disponibilizada via internet no endereço www.uerr.edu.br

14. DOS RECURSOS

14.1. Serão admissíveis recursos nas seguintes hipóteses:

14.1.1. Do indeferimento preliminar da inscrição, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas após divulgação do indeferimento;

14.1.2. Do resultado preliminar do concurso, no prazo de 5 (cinco) dias corridos, a partir da publicação no Diário Oficial do Estado.

14.2. Os recursos, devidamente fundamentados, deverão ser protocolados na Comissão Permanente de Concursos, conforme modelo no Anexo IV deste Edital.

15. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1. A aprovação e a classificação neste Concurso Público não asseguram ao candidato o direito de ingresso automático no Quadro de Servidores da Universidade. A contratação é de competência do Reitor, dentro do interesse e conveniência da Administração, observada rigorosamente a ordem de classificação dos candidatos.

15.2. A posse no cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial, que será publicada em edital próprio, só podendo ser empossado aquele que for julgado apto físico e mentalmente para o exercício do cargo, e da apresentação dos documentos pessoais exigidos por Lei.

15.2.1. A posse ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados a partir da data da publicação do Ato de nomeação no Diário Oficial do Estado, tornando-se sem efeito se ela não ocorrer no prazo previsto, condicionado à disponibilidade orçamentária.

15.2.2. Será de 15 (quinze) dias o prazo para o servidor empossado entrar em exercício, contados da data da posse.

15.3. Os candidatos aprovados serão nomeados sob a égide do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações da UERR, instituído pelas Leis nº 581/07, e 605/07.

15.4. No caso do candidato se encontrar na condição de servidor público inativo, a acumulação de proventos e vencimentos do cargo objetivo do concurso somente será permitida quando se tratar de cargos, funções ou empregos acumuláveis na atividade na forma autorizada pela Constituição Federal. Caso contrário, a posse dar-se-á somente após opção, pelo candidato, entre proventos e os vencimentos do novo cargo.

15.5. O candidato nomeado fica sujeito a Estágio Probatório por um período de 36 (trinta e seis) meses.

15.5.1. Durante o período de Estágio Probatório serão avaliadas a aptidão e a capacidade do servidor para o exercício do cargo; observados os fatores: assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.

15.6. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Concurso Público no Diário Oficial do Estado ou por meio eletrônico.

15.7. Não será fornecida nenhuma declaração de participação no Concurso.

15.8. O concurso terá validade de um ano, contada a partir da data da homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse da Instituição.

15.9. Os candidatos habilitados deverão manter atualizados seus endereços na Comissão Permanente de Concursos desta Universidade, durante o prazo de vigência do concurso.

15.10. Se constatado, a qualquer momento, a existência de declaração ou documento falso, o candidato responsável será automaticamente eliminado do concurso.

15.11. Após publicação do resultado final do concurso no Diário Oficial do Estado, os candidatos terão o prazo de 40 (quarenta) dias para retirar, na Comissão Permanente de Concursos, a documentação entregue no ato da inscrição.

15.12. Os casos omissos, não previstos no presente Edital, serão analisados pela Organizadora do Concurso e pela Comissão Permanente de Concursos da UERR.

Boa Vista, 18 de outubro de 2.008.

PROF. RAIMUNDO NONATO DA COSTA SABÓIA VILARINS
Reitor Pro Tempore da UERR

* Publicado no diário oficial nº 927 em 17/10/08

ANEXO I
Relação de Áreas, Sub-área, Vagas, Titulação e Local de Lotação.

Professor Doutor, Nível I

Área

Sub-Áreas

Vagas

Titulação

Campus

Agronomia

Ciências do Solo e Fitotecnia

1

Graduação em Agronomia, Ciências Agrícolas ou Engenharia Agronômica. Doutorado em Agronomia, Ciências Agrárias, Engenharia Agrícola, ou áreas afins.

Rorainópolis

Química

Química Orgânica e Físico-Química

1

Licenciatura Plena ou Bacharelado em Química. Doutorado em Química ou áreas afins.

Rorainópolis

Matemática

Geometria e Álgebra

1

Licenciatura Plena ou Bacharelado em Matemática. Doutorado em Matemática ou áreas afins.

Boa Vista

Engenharia Florestal

Silvicultura e Manejo Florestal

1

Bacharelado em Engenharia Florestal. Doutorado em Engenharia Florestal, Ciências Florestais ou áreas afins.

São João da Baliza

Educação

Políticas Públicas em Educação e Metodologia do Ensino

1

Licenciatura Plena em Pedagogia. Doutorado em Educação ou áreas afins.

Boa Vista

Professor Mestre, Nível I

Área

Sub-Áreas

Vagas

Titulação

Campus

Ciências da Computação

Processamento de Dados e Sistemas de Informática

2

Licenciatura em Informática, Bacharelado em Ciências da Computação ou Sistemas de Informação. Mestrado em Computação, Informática, Sistemas de Informática ou áreas afins.

Caracaraí (1 vaga)

Pacaraima (1 vaga)

Turismo

 

1

Bacharelado em Turismo Mestrado em Turismo

Caracaraí

Comércio Exterior

 

1

Bacharelado em Administração Mestrado em Comércio Exterior, Relações Internacionais, Marketing Internacional ou Sistema Aduaneiro

Boa Vista

Enfermagem

Saúde Pública

1

Bacharelado em Enfermagem Mestrado em Enfermagem, Saúde Pública, Ciências da Saúde ou áreas afins

Boa Vista

RELAÇÃO DE TEMAS PARA AS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA

Agronomia

Pontos:

- Fruticultura Orgânica;

- Estudo de Cadeias Frutículas na Amazônia;

- Pós-colheita de Frutos Nativos na Amazônia.

- Erosão do solo: importância, conceito, mecanismos, fatores que influem na erosão e conseqüências.

- Sistemas de manejo e conservação do solo.

Bibliografia:

BERTONI, J. & LOMBARDI, NETO, F. Conservação do Solo. Piracicaba, Livroceres, 1990. 355 p.

BRADY, N.C. Natureza e propriedades dos solos. Rio de Janeiro, Freitas Bastos, 1979. 647 p.

DENARDIN, J.E. Enfoque sistêmico em sistema plantio-direto - fundamentos e implicações do plantio direto nos sistemas de produção agropecuária. In: N.J. Nuernberg (ed). Conceitos e fundamentos do sistema plantio direto. Lages:SBCS - Núcleo Regional Sul, 1998, pág 07-14

GOMES,P. Fruticultura Brasileira. 1 1ª ed. São Paulo: Nobel. 1985. 448p.

LEPSCH, I.F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de textos. 2002. 178 p.

RESENDE, M.;CURI, N.;REZENDE, S. B. & CORRÊA, G. F. Pedologia; base para distinção de ambientes. 2 ed. Viçosa, NEPUT, 1999. 338P.

SIMÃO,S. Manual de Fruticultura. São Paulo: Ceres. 1971. 530p.

SIMÃO,S. Tratado de Fruticultura. Piracicaba. FEALQ. 1998. 760p.

SOUZA,I. Poda das Plantas Frutíferas. São Paulo: Nobel. 1990. 219p.

Química

Pontos:

- Análises Clássicas: análise volumétrica, gravitacionais e potenciométricas; - Equilíbrio ácido-base;

- Espectroscopia: UV-VIS, IV, RMN1H, RMN13C, EM, absorção atômica; - Técnicas cromatográficas: HPLC, CG, CCD, Cromatografia em célula;

- Reações dos compostos carboníticos e nitrogenados.

Bibliografia:

ALLINGER, N. L., Química Orgânica. Ed. LTC, 1978.

BARBOSA, L. C. A., Introdução a química orgânica. Ed. Prentice Hall Brasil. 2004.

HARRIS, D. C., Analise química quantitativa. 5ª ed. Ed. LTC. 2001

SOLOMONS, T. W. G; FRYHLE, C., Química Orgânica. Vol. 1. Ed. LTC. 2005.

SOLOMONS, T. W. G; FRYHLE, C., Química Orgânica. Vol. 2. Ed. LTC. 2006

Matemática

Pontos:

- Grupos e subgrupos. Homomorfismos e isomorfismos. Grupos cíclicos e grupos gerados por um conjunto. Classes laterais - Teorema de Lagrange. Subgrupos normais e grupos quocientes.

- Anéis: Anéis. Anéis de integridades e corpos. Homomorfismos e isomorfismos. Ideias. Anéis quocientes. Característica de um anel e de um corpo. Anéis de polinômios: Polinômios sobre um anel. Divisão em A[X]. Raízes de polinômios. Polinômios sobre um corpo.

- Extensões algébricas dos racionais: Adjunção de raízes, corpo de decomposição de um polinômio, grau de uma extensão, construção por meio de régua e compasso.

- Geometria Plana: Axiomas da Geometria, Incidência, Separação, Congruência. Continuidade(enunciado e comentários).

- Teorema do ângulo Externo; Axiomas de Paralelismo para Geometria Plana e Hiperbólica, modelos e propriedades; semelhança de triângulos.

- Polígonos, Circunferência. Área. Geometria Espacial: Posição relativa entre retas e retas, retas e planos. Construções geométricas. Diedros, Triedros, Poliedros. Volume. Estudo sobre a esfera. Seções Cônicas.

Bibliografia:

BARBOSA, J.L. Geometria Euclidiana Plana. Coleção Fundamentos da Matemática Elementar. Rio de Janeiro: Impa/Vitae, 2001.

BARBOSA, J. L. M. Geometria hiperbólica. Goiânia: Ed. da UFG, 2002.

CARVALHO, P.C.P., LIMA, E. L., MORGADO, A. C., WAGNER, E. A matemática do ensino médio.Vol.2, Coleção do Professor de Matemática, SBM, 1999.

DOMINGUES, H. H., IEZZI, G., Álgebra moderna. São Paulo: Atual, 1979.

GONÇALVES, A., Introdução à Álgebra. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática Pura e Aplicada, 1979.

LANG, S., Estruturas Algébricas. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1972.

Engenharia Florestal

Pontos:

- Técnicas, ferramentas e instrumentos de medição de árvores;

- Amostragem e tipos em inventário florestal;

- Manejo de plantações florestais;

- Sistema agrossilvopastoril;

Ecofisiologia florestal;

Bibliografia

CLAUDINO-SALES, V. (org). Ecossistemas Brasileiros: Manejo e Conservação. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2003.

FLOR, H. Florestas tropicais. São Paulo: Ícone Editora, 1985

NEVES, A. A Educação florestal. Rio de Janeiro: Globo, 1990.

PÉLLICO-NETTO, S.; BRENA, D.A. Inventário florestal. Curitiba: 1998.

SOARES, C.P.B.; PAULA NETO, F.; SOUZA, A.L. Dendrometria e inventário florestal. Viçosa: Editora UFV. 2006.

ZARIN, D.J. et al. As florestas produtivas no neotrópico. Conservação por meio do manejo sustentável? São Paulo: Ed. Peirópolis. Brasília: IEB - Instituto Internacional de Educação no Brasil. 2005.

HIGA, A. R. ; SILVA, Luciana Duque . Pomar de Sementes de Espécies Florestais Nativas. v. 1. Curitiba: FUPEF, 2006.

HOSOKAWA, T.H.; MOURA, J.B.; CUNHA, U.S. Introdução ao manejo e economia de florestas. Curitiba: Editora da UFPR. 1998.

Educação

Pontos:

- Política educacional no Brasil: um recorte histórico

- As políticas de Gestão e Financiamento da educação Básica

- Educação, Inclusão social e ações afirmativas: legislação e proposições em debate. - Formação de professores: aspectos históricos, legislação e desafios na atualidade

- Universidade brasileira : reforma e realidade.

Bibliografia:

AZEVEDO, J. l. A Educação como Políticas Públicas. São Paulo: autores Associados, 1997.

CUNHA, Luiz Antônio. Educação e Desenvolvimento Social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Moraes, 1980.

MONLEVADE, João. Educação Pública no Brasil: Contos & Descontos. Ceilândia (DF): Idéia Editora, 1997. (pp97-191).

NEVES, Lúcia M. W. Educação e Política no Brasil de Hoje. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.

ROMANELI, O. História da educação no Brasil. 1930,1973. 2a. ed. Petrópolis: Vozes, 1980.

TOMMASI, Lívia, WARDE, M. HADAD, S (Orgs). O Banco Mundial e as Políticas Educaionais. São Paulo: Cortez, 1996.

Ciências da Computação

Pontos:

- Histórico, evolução, tipos, serviços e estrutura do sistema de operações;

- Fundamentos Organizacionais de sistemas de informação

- Papel estratégico dos sistemas de informação;

- Conceitos básicos e estrutura de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados;

- SGBD existentes e disponíveis e suas aplicações.

Bibliografia:

FURTADO,A.L.; SANTOS,C.S. Organização de Banco de Dados, 7. ed., Rio de Janeiro, Campus, 1987.

MACHADO, F. B., MAIA, L. P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. LTC. 3ª Ed. 2002.

O'BRIEN, J. A; Sistemas de Informação e As Decisões Gerenciais na Era na Internet. Tradução da 9ª Edição. Editora Saraiva. 2001.

OLIVEIRA, R., TOSCANI, S., CARISSIMI, A.S. Sistemas Operacionais. Livro 11 da Série Livros Didáticos do Instituto de Informática da UFRG, 2a. Ed., Sagra Luzzato, 2001.

SETZER,V.W. Banco de Dados: Conceitos, Modelos, Gerenciadores, Projeto Lógico, Projeto Físico, São Paulo, Edgard Blucher, 1986.

SHAY, W.A. Sistemas Operacionai. Makron Book, 1996.

SILBERSCHAT, A.; KORTH, H.F.; SUDARSHAN, S. - Sistemas de Banco de Dados, São Paulo, Editora Makron Books - 3º edição, 1999.

STAIR, R.M. - Princípios de Sistemas de Informação - Uma Abordagem Gerencial, LTC, 1998.

Turismo

Pontos

- Panorama mundial e ações governamentais sobre o turismo e as políticas públicas de turismo no Brasil;

- Conceito de cultura e bens culturais na sua perspectiva de utilidade em turismo;

- Desenvolvimento turístico em áreas protegidas: sustentabilidade e reservas naturais; - Importância da conservação ambiental no desenvolvimento do turismo;

- Características das formas de turismo que utilizam dos recursos naturais.

Bibliografia:

BARRETO, Margarita; BURGOS, Raúl; FRENKEL, David. Turismo, Políticas Públicas e Relações Internacionais. Campinas, SP: Papirus, 2004.

BEZERRA, MÁRCIA MARIA DE OLIVEIRA. Turismo e Financiamento: O Caso Brasileiro à Luz das Experiências Internacionais. Campinas, SP: Papirus, 2005.

BOULLÓN, ROBERTO C. Planejamento do Espaço Turístico. Bauru, SP: Edusc, 2002.

CARVALHO, CAIO LUIZ DE; BARBOSA, LUIZ GUSTAVO MEDEIROS. Discussões e Propostas para o Turismo no Brasil: Observatório de Inovação do Turismo. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2006.

COSTA, Patrícia Côrtes. Unidades de Conservação: matéria-prima do Ecoturismo. São Paulo: Aleph, 2002.

FENNELL, David A. Ecoturismo: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2002.

FERRETTI, Eliane Regina. Turismo e Meio Ambiente: uma abordagem Integrada. São Paulo: Roca, 2002.

IRVING, Marta de A. & AZEVEDO, Julia. Turismo: o desafio da sustentabilidade. São Paulo: Futura, 2002.

MAY, Peter H. Economia do Meio Ambiente. Rio Janeiro, Campus, 2006.

MOLINA, Sérgio E. Turismo e Ecologia. Bauru, SP: EDUCS, 2001.

WEARING, Stephen & NEIL, John. Ecoturismo: impactos, potencialidades e possibilidades. São Paulo: Manole, 2001.

Comércio Exterior

Pontos:

- A globalização e a internacionalização das operações;

- Sistema econômico internacional;

- Direito internacional e o direito internacional econômico;

- Administração das importações e exportações e as operações de câmbio e pagamento internacionais;

- Administração Internacional e o Sistema monetário Internacional.

Bibliografia:

BIZELLI, J. S. & BARBOSA, R. Noções básicas de importação. Edições Aduaneiras.

CARLUCCI, José Lence. Uma Introdução ao Direito Aduaneiro. São Paulo: Aduaneiras, 1997.

GARCIA, L. M. Exportar: rotinas e procedimentos, incentivo e formação de preços. Edições Aduaneiras.

GITMAN, L. J. - Princípios de administração financeira. Editora Harbra, 7. Edição, São Paulo, 1997, capítulo 20.

VAZQUEZ, J. L., Comércio exterior brasileiro. São Paulo: Atlas, 1995.

MAIA, J. M., Economia internacional e comércio exterior. São Paulo: Atlas, 1995.

RATTI, B. Comércio internacional e câmbio. São Paulo: Aduaneiras, 1997. 9a ed.

Enfermagem

Pontos:

- A prática de enfermagem na intervenção em saúde coletiva;

- Objetivo, finalidade, meios, instrumentos, organização e divisão do trabalho na intervenção em saúde coletiva;

- Saúde Coletiva e as Doenças Transmissiveis;

- Saúde Coletiva e a Saúde da Criança e do Adolescente

- Saúde Coletiva e a Saúde da Mulher.

Bibliografia:

ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M.Z. Introdução à Epidemiologia Moderna. Rio de Janeiro, ABRASCO, 1990.

AMATO NETO, V. et al. Imunizaçôes. São Paulo, Savier, 1991.

BENGUIGUI, Y. et al (org). Infecções Respiratórias em Crianças. Série HCT/AIEPI- 1 .P. Washington, D.C., OPAS/OMS, 1998.

BERTOLOZZI, M. R.; GRECO, R. M. As políticas de saúde no Brasil: reconstrução histórica e perspectivas atuais. São Paulo, Escola de Enfermagem da USP , 1995.

POSSAS, C. Epidemiologia e sociedade: heterogeneidade estrutural e saúde no Brasil. São Paulo, Hucitec, 1989. 271p.

QUEIROZ, V.M.; EGRY, E.Y. Bases metodológicas para a assistência de enfermagem em saúde coletiva, fundamentadas no materialismo histórico e dialético. Rev. Bras. Enf., Brasília, v.41 n.1, p.26-33, 1988.

VALLA, V.V. (coord) Participação popular nos serviços de saúde: o controle social como exercício da cidadania. Rio de Janeiro, FIOCRUZ/ENSP. 1993.p. 5-23.

VICTORA, C.G. et al. Epidemiologia da desigualdade. São Paulo, Hucitec, 1988. 187p.

ANEXO II

TABELA DE VALORAÇÃO DOS TÍTULOS - PROFESSOR DOUTOR DESCRIÇÃO PONTUAÇÃO MÁXIMA 10 PONTOS

GRUPO I - Produção Científica, Artística, Técnica, Cultural: Pontuação máxima: 3,5 Pontos

Artigos em revistas internacionais (original ou cópia autenticada)

0,25 pontos por artigo; máximo 1 ,00 ponto.

Artigos em revistas nacionais (original ou cópia autenticada)

0,20 pontos por artigo; máximo 0,80 pontos.

Trabalhos completos apresentados em eventos internacionais (original ou cópia autenticada)

0,15 pontos por trabalho; máximo 0,60 pontos.

Trabalhos completos apresentados em eventos nacionais (original ou cópia autenticada)

0,10 pontos por trabalho; máximo 0,40 pontos.

Autoria de Livros com ISSN (cópia autenticada da capa e contra capa)

0,50 pontos por livro; máximo 1,00 ponto.

Capítulos em livros (cópia autenticada da capa, contra capa, índice e 1ª página do capítulo)

0,30 pontos por capítulo; máximo 0,60 pontos.

Material Didático (cópia do material)

0,10 pontos por material; máximo 0,50 pontos.

GRUPO II - Atividade Didática: Pontuação máxima: 2,5 Pontos

Exercício do Magistério no Ensino Superior (cópia do registro na CTPS ou declaração da instituição)

0,25 pontos por semestre; máximo 1 ,00 ponto.

Orientações de dissertações e teses (declaração da instituição onde orientou)

0,20 pontos por orientação; máximo 0,60 pontos.

Orientações de monografias e orientação científica (declaração da instituição onde orientou)

0,10 pontos por orientação; máximo 0,50 pontos.

Coordenação e/ou execução de Projetos de Extensão (declaração da instituição onde coordenou)0,15 pontos por projeto; máximo 0,60 pontos.
GRUPO III - Atividades Técnico-Profissionais: Pontuação máxima: 4,0 Pontos
Coordenação de Projetos de Pesquisa com Financiamento (CNPq, FINEP, FAPs, etc.) (cópia do contrato)1,00 ponto por projeto; máximo 2,00 pontos.
Participação em Projetos de Pesquisa (declaração da instituição onde realizou a pesquisa)0,50 pontos por projeto; máximo 1,50 pontos.
Atividades Administrativas e/ou Representações (cópia da portaria)0,20 pontos por atividade; máximo 1,00 ponto.
Prática Profissional com Registro Trabalhista (cópia do registro na CTPS)0,25 pontos por ano; máximo 1,00 ponto.
Pareceres e/ou consultorias (declaração da empresa ou ART)0,10 pontos por item; máximo 0,50 pontos.

 

TABELA DE VALORAÇÃO DOS TÍTULOS - PROFESSOR MESTRE

DESCRIÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA 10 PONTOS

GRUPO I - Títulos Acadêmicos: Pontuação máxima: 1,5 Pontos
Doutorado na área do concurso (Cópia autenticada do Diploma ou Certificado)1,0 ponto
Doutorado fora da área do concurso (Cópia autenticada do Diploma ou Certificado)0,75 pontos

Especialização na área do concurso (Cópia autenticada do Certificado)

0,45 ponto

Especialização fora da área do concurso (Cópia autenticada do Certificado)

0,25 ponto

GRUPO II - Produção Científica, Artística, Técnica, Cultural: Pontuação máxima: 3,5 Pontos
Artigos em revistas internacionais (original ou cópia autenticada)0,25 pontos por artigo; máximo 1 ,00 ponto.
Artigos em revistas nacionais (original ou cópia autenticada)0,20 pontos por artigo; máximo 0,80 pontos.
Trabalhos completos apresentados em eventos internacionais (original ou cópia autenticada)0,15 pontos por trabalho; máximo 0,60 pontos.
Trabalhos completos apresentados em eventos nacionais (original ou cópia autenticada)0,10 pontos por trabalho; máximo 0,40 pontos.
Autoria de Livros com ISSN (cópia autenticada da capa e contra capa)0,50 pontos por livro; máximo 1,00 ponto.
Capítulos em livros (cópia autenticada da capa, contra capa, índice e 1ª página do capítulo)0,30 pontos por capítulo; máximo 0,60 pontos.
Material Didático (cópia do material)0,10 pontos por material; máximo 0,50 pontos.
GRUPO III - Atividade Didática: Pontuação máxima: 2,0 Pontos
Exercício do Magistério no Ensino Superior (cópia do registro na CTPS ou declaração da instituição)0,25 pontos por semestre; máximo 1,00 ponto.
Orientações de monografias e orientação científica (declaração da instituição onde orientou)0,10 pontos por orientação; máximo 0,50 pontos.
Coordenação e/ou execução de Projetos de Extensão (declaração da instituição onde coordenou)0,15 pontos por projeto; máximo 0,60 pontos.
GRUPO IV - Atividades Técnico-Profissionais: Pontuação máxima: 3,0 Pontos
Participação em Projetos de Pesquisa (declaração da instituição onde realizou a pesquisa)0,50 pontos por projeto; máximo 1,50 pontos.
Atividades Administrativas e/ou Representações (cópia da portaria)0,20 pontos por atividade; máximo 1,00 ponto.
Prática Profissional com Registro Trabalhista (cópia do registro na CTPS)0,25 pontos por ano; máximo 1,00 ponto.
Pareceres e/ou consultorias (declaração da empresa ou ART)0,10 pontos por item; máximo 0,50 pontos.

ANEXO III

Cronograma da Realização do Concurso para Professor 40hs Período de inscrição: de 19/10/08 a 17/11/08.

Deferimento / Indeferimento das inscrições: de 18/11/08 a 19/11/08

Divulgação do Deferimento / Indeferimento e número das inscrições: 19/11/08, às 17h00 Recurso (indeferimento): de 20 a 21/11/08

Divulgação do Resultado do Recurso: 24/11/08, às 17h00

Etapas:

Sorteio dos temas para as Provas Escrita e Didática: 02/12/08, às 8h00

Local: UERR

Rua Sete de Setembro, 231 - Canarinho

Boa Vista - Roraima

Prova Escrita: 02/12/08, às 9h00

Divulgação do Resultado da Prova Escrita: 02/12/08, às 19h00

Local: UERR

Rua Sete de Setembro, 231 - Canarinho

Boa Vista - Roraima

Prova Didática: 03/12/08 - 8h00 sorteio da ordem de apresentação.

8h15 início previsto para prova.

Divulgação do Resultado da Prova Didática: 04/12/08, às 8h00

Local: UERR

Rua Sete de Setembro, 231 - Canarinho

Boa Vista - Roraima

Argüição do Plano de Pesquisa e Extensão:

04/12/08 9h00 sorteio da ordem de apresentação.

9h30 início previsto para argüição.

Local das Provas: UERR

Rua Sete de Setembro, 231 - Canarinho Boa Vista - Roraima

OBSERVAÇÃO: Este cronograma poderá sofrer alteração.

ANEXO IV

CONCURSO PÚBLICO:

CARGO PRETENDIDO:

NOME DO CANDIDATO:

Nº DE INSCRIÇÃO:

PROVA DE (EXEMPLO: DIDÁTICA, DE TÍTULOS)

MOTIVO DO RECURSO

FUNDAMENTAÇÃO:

ARGUMENTAÇÃO LÓGICA:

DATA DE ENTREGA:

HORA DE ENTREGA:

ASSINATURA DO CANDIDATO:

ASSINATURA DO SERVIDOR DO PROTOCOLO: