UNIR - Universidade Federal de Rondônia - RO

Notícia:   10 vagas para Professor Substituto na UNIR - RO

UNIR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

EDITAL Nº 005/2008/REITORIA, 9 DE JUNHO DE 2008

A Fundação Universidade Federal de Rondônia, através da Reitoria, no uso de suas atribuições, considerando a Lei nº 8.745 de 09 de dezembro de 1993 e ao Ofício 3608/2008/SESu/MEC, de 2 de maio de 2008, torna pública a abertura das inscrições para seleção de Professor Substituto.

1.1. O Concurso Público, objeto deste edital será coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD - , podendo, para esse fim publicar atos, avisos, convocações, comunicados e demais regulamentações.

1.2. A PROGRAD poderá recorrer aos serviços de outros setores da UNIR necessários à realização do concurso.

1.3. Os trabalhos sob a coordenação da PROGRAD terminarão quando da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

1.4. Caberá à Diretoria de Recursos Humanos tomar as providências necessárias para a contratação dos candidatos aprovados.

1.5. O Concurso Público de que trata o presente edital tem por objetivo suprir vagas para professores substituto, conforme item 2 (dois).

2. DEPARTAMENTO, ÁREA DE ATUAÇÃO, EXIGÊNCIAS, CARGA HORÁRIA, VAGA E DURAÇÃO DO CONTRATO.

Departamento
Campus

Área do Concurso

Classe

Regime de Trabalho

Área de Formação - Exigência

Titulação Mínima

Nº de Vagas

Pedagogia

Vilhena

Fundamentos da Educação.

Metodologia e Prática em Artes, História e Geografia.

Linguagem e Alfabetização.

Auxiliar I

T40

Graduação em Pedagogia

Especialização em áreas afins

3

Ciências Humanas e Sociais

Ji-Paraná

Lingüística, Letras e Artes

Auxiliar I

T40

Graduação em Letras

Especialização

em Educação e áreas afins

1

Pedagogia

Guajará-Mirim

Educação

Auxiliar I

T40

Licenciatura Plena em Pedagogia ou Letras

Especialização em Áreas Afins

1

Pedagogia

Rolim de Moura

Pedagogia

Auxiliar I

T40

Graduação em Pedagogia

Especialização

1

Engenharia Elétrica

Porto Velho

Engenharia Elétrica

Auxiliar I

T40

Graduação em Engenharia

Graduação

1

Física

Porto Velho

Física

Auxiliar I

T40

Graduação em Física

Especialização

1

C. Contábeis

Cacoal

Contabilidade Geral

Auxiliar I

T40

Graduação em Ciências Contábeis

Especialização

1

Psicologia

Porto Velho

Organizacional e avaliação psicológica

Auxiliar I

T40

Graduação em Psicologia

Especialização

1

3. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

3.1. O candidato aprovado e indicado para ocupar a vaga, objeto do presente edital, será investido no cargo, se atendidas as seguintes exigências, na data da posse:

3.1.1. - Se brasileiro:

a) gozar dos direitos políticos;

b) estar quite com as obrigações eleitorais e militares;

c) estar inscrito no respectivo órgão regulamentador da profissão, quando o cargo exigir;

d) ter idade mínima de dezoito anos;

e) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

f) Apresentação dos diplomas de graduação e pós-graduação, se o cargo assim o exigir.

3.1.2. - Se estrangeiro:

a) ter visto de permanência em território nacional, que permita o exercício de atividade laborativa no Brasil;

b) estar inscrito no respectivo órgão regulamentador da profissão, quando o cargo exigir;

c) ter idade mínima de dezoito anos;

d) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

e) Apresentação dos diplomas de graduação e pós-graduação, se o cargo assim o exigir. Os diplomas de instituições estrangeiras deverão estar convalidados no Brasil.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições ocorrerão nos locais onde há disponibilidade de vagas, conforme item 2 do presente edital.

4.2. Períodos: 12 a 16 de junho de 2008

4.3. Horários e Locais.

4.3.1. Campus de Porto Velho: de 9:00 às 11:30 e de 14:30 às 17:00

a) Departamentos de Psicologia - de 8:30 às 12:00 - Tel.: (69) 2182-2112

b) Núcleo de Ciência e Tecnologia (Engenharia Elétrica/Física) - de 8:00 às 12:00 - Tel (69) 2182-2127

4.3.2. Campus de Vilhena: de 8:00 às 12:00 - Tel: (69) 3321-3957

4.3.3. Campus de Cacoal: de 14:00 as 21:00 - Tel: (69) 3441-2628

4.3.4. Campus de Ji-Paraná: de 14:00 às 17:30 e das 18:00 às 22:00 h - Tel: 3321-3957

4.3.5. Campus de Rolim de Moura de 14:00 às 18:00 - Tel: (69) 3442-1119

4.3.6. Campus de Guajará-Mirim de 14:00 as 18:00 - Tel: (69) 3541-2078

4.4. Taxa:

Banco: 001 - Banco do Brasil

Agência: 4201-3

C/C: 170.500-8

Código Identificador: 1540551525428883-7

(Obs.: O segundo código identificador para o pagamento da taxa refere-se ao CPF do candidato)

Auxiliar - R$ 70,94

4.5. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos necessários para participação no processo seletivo. A taxa, uma vez recolhida, não poderá ser restituída em hipótese alguma.

5. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

5.1. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar:

a) Ficha de inscrição, que se encontra na página eletrônica da UNIR (www.unir.br), preenchida e assinada

b) Cópia da cédula de identidade a ser conferida com o original ou autenticada;

c) Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição.

d) 1 via do currículo devidamente comprovada. (Observação: as informações sobre a produção acadêmica que não tiverem comprovação, não serão consideradas).

e) Cópia do diploma de graduação a ser conferido com o original ou autenticado. O curso deve ser reconhecido no país, conforme legislação em vigor;

f) Cópia de diplomas de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) a ser conferido com o original ou autenticado. O curso deve ser reconhecido no país, conforme legislação em vigor.

g) Os diplomas estrangeiros deverão ser apresentados no ato da inscrição devidamente convalidados no Brasil ou com o processo de convalidação já iniciados, entretanto para a assinatura do contrato será necessário que o mesmo já esteja convalidado.

5.2. Não será permitida a inscrição condicionada à apresentação posterior de quaisquer dos documentos exigidos.

5.2.1. Admite-se a inscrição através de mandado, outorgado por instrumento público ou particular, constando da procuração a designação do estado, da cidade ou da circunscrição civil em que for exarada, a data, o nome do outorgante, a individualização do outorgado, especificando o objeto da outorga, que é a área de conhecimento. O reconhecimento da firma na procuração é condição essencial para sua validade. É obrigatória a apresentação do documento de identidade do candidato e da pessoa autorizada (cópia autenticada ou a ser conferida com o original);

5.2.1. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do Requerimento de Inscrição;

5.3. A forma da realização da(s) prova(s) e seus critérios estará à disposição dos candidatos nos anexos do presente edital.

5.4. O pagamento da taxa não dá direito à inscrição do candidato fora dos prazos previsto neste edital. A perda dos prazos não implicará na devolução da taxa de inscrição.

5.5. Devido ao caráter emergencial do concurso para professores substitutos, não receberemos inscrições por via de SEDEX.

5.6. Em hipótese alguma serão aceitas inscrições por meio eletrônico.

5.7. Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes se o candidato não comprovar todos os requisitos estabelecidos acima.

6. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

6.1. A homologação das inscrições será anunciada na página eletrônica da Universidade e nos locais de inscrição.

7. DA SELEÇÃO

7.1. A seleção ocorrerá entre os dias 18 e 20 de junho de 2008, com dias e horários a serem informados aos candidatos nos locais de inscrição e provas.

7.2. Os critérios de seleção para as provas se encontram nos anexos do presente edital.

7.2.1. De acordo com as normas institucionais, se o critério de seleção determinado pelo departamento de ensino for a prova didática, serão considerados os seguintes critérios: domínio sobre o tema, atualização com a produção técnico-científica, competência para criar e variar situação de aprendizagem, emprego apropriado de recursos didáticos, uso do padrão oral da língua portuguesa, expressividade, adequação, controle emocional e plano de aula.

7.2.2. Na avaliação da prova didática, cada examinador atribuirá ao candidato nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez). A nota final da prova didática será a média aritmética das notas atribuídas ao candidato por cada um dos examinadores, sendo eliminado o candidato que obtiver média inferior a 7,0 (sete inteiros).

7.2.3. De acordo com as normas institucionais, se o critério de seleção determinado pelo departamento de ensino for a prova escrita serão considerados os seguintes critérios: adequação ao tema, atualização teórica, coesão, coerência, uso adequado da terminologia técnica e uso da modalidade padrão da língua portuguesa escrita, com exeção das áreas de ensino de língua estrangeira.

7.2.4. Na avaliação da prova escrita, cada examinador atribuirá ao candidato nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez). A nota final da prova escrita será a média aritmética das notas atribuídas ao candidato por cada um dos examinadores, sendo eliminado o candidato que obtiver média inferior a 7 (sete).

7.2.5. De acordo com as normas institucionais, se o critério de seleção determinado pelo departamento de ensino for a análise do currículo

7.2.6. Na apreciação do curriculo serão considerados os últimos 5 (cinco) anos de atividade profissional. Serão considerados os documentos comprobatórios da formação acadêmica e de aperfeiçoamento; de ensino, pesquisa e extensão; produção científica, artística e cultural; e experiência profissional.

8. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

8.1. Cada campo de conhecimento terá uma única banca examinadora indicada pelo Departamento correspondente.

8.2. Os critérios de seleção e classificação considerarão o que consta no presente edital e em seus anexos.

9. DA HOMOLOGAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

9.1. O resultado do concurso será encaminhado pelas bancas examinadoras, através de ata, especificando a ordem de classificação dos candidatos aprovados;

9.2. O resultado encaminhado pelas bancas examinadoras será exposto na página eletrônica da Universidade Federal de Rondônia e nos locais onde se realizaram as provas.

9.3. A Pró-Reitoria de Graduação homologará e publicará os resultados, através de edital, no Diário Oficial da União.

10. DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA OU NECESSIDADES ESPECIAIS

10.1. Devido ao insuficiente número de vagas destinadas para cada cargo, não será possível atender ao percentual reservado às pessoas portadoras de deficiências ou necessidades especiais, previsto no art. 5º, § 2º da Lei nº. 8.112 de 11/12/90.

10.2. Às pessoas portadoras de deficiência ou necessidades especiais será assegurado o direito de inscrição no concurso público previsto neste edital, dele participando em igualdade de condições com os demais candidatos, desde que a deficiência ou necessidade apresentada seja compatível com as atividades do cargo para o qual concorre.

10.3. Os candidatos citados nos dois itens anteriores deverão apresentar, no ato da inscrição, declaração da especificidade da deficiência, submetendo-se, quando convocados, à perícia por junta médica oficial, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como portador de deficiência e a compatibilidade da deficiência com as atividades do cargo.

10.4. O candidato amblíope ou cego deverá solicitar por escrito à chefia do departamento interessado, até o último dia de inscrição, a confecção da prova especial ampliada (especificando o tipo de grau para a ampliação) ou o acompanhamento por monitor.

10.5. O candidato que não solicitar a prova especial no prazo mencionado não terá a prova preparada, seja qual for o motivo alegado, estando impossibilitado de realizar a prova.

11. DA REMUNERAÇÃO

TABELA SALARIAL CDT
Medida Provisória 295/2006
Lei 11.344 de 08/09/2006

Valor da remuneração professor CDT (20 e 40 horas)

Classe/Padrão

Titulação

Remuneração

T - 20

T - 40

Auxiliar - I

Especialização

R$ 518,81

R$ 971,00

Assistente - I

Mestrado

R$ 711,63

R$ 1.356,66

Adjunto - I

Doutorado

R$ 1.080,97

R$ 2.095,39

12. DOS RECURSOS

12.1. Não caberá recurso das decisões da banca examinadora, salvo nos casos de inobservância das disposições legais ou regimentais, tendo por base este edital. Nesse caso, o recurso deverá ser feito por escrito diretamente à PROGRAD no prazo de 2 (dois) dias, a contar da data de divulgação dos resultados do concurso na página da UNIR;

12.2. A Comissão de Concurso que deverá julgar o recurso no prazo de 2 (dois) dias.

13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

13.1. O prazo de validade do concurso público é até 30 de junho de 2009, podendo ser prorrogável até 30 de junho de 2010, se for do interesse da instituição;

13.2. A classificação não assegura ao candidato o ingresso automático no Serviço Público Federal, mas apenas a expectativa de ser nele nomeado segundo a rigorosa ordem de classificação, ficando a concretização da investidura no cargo, condicionada à observância das disposições legais pertinentes e ao interesse e conveniência da Administração da Universidade Federal de Rondônia;

13.3. O candidato habilitado no concurso, quando convocado, deverá atender aos requisitos previstos na legislação em vigor e neste edital;

13.4. A inscrição no concurso implicará no conhecimento e na tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste edital, expediente do qual o candidato não poderá alegar desconhecimento;

13.5. Outras informações poderão ser obtidas na Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD. Endereço eletrônico: prograd@unir.br. Br 364, Km 9,5 - saída Acre - CEP: 78.900-100 - Telefone: (69) 2182-2182 - Fax: 2182-2187 - Porto Velho-RO.

Porto Velho, 9 de junho de 2008.

José Januário Oliveira do Amaral
Reitor da Universidade Federal de Rondônia

ANEXO I

Pedagogia

Vilhena

PROGRAMA/TEMAS PARA A PROVA DIDÁTICA E REFERÊNCIAS

Campo de conhecimento: Fundamentos e Prática de Geografia, Fundamentos e Prática de História, Fundamentos e Prática do Ensino de Artes.

1) As metodologias relativas ao estudo dos acontecimentos contextualizados no espaço por meio de mapas físicos, políticos, temáticos e históricos, assim como esquemas, quadros e descrições;

2) O homem enquanto sujeito que constrói e reconstrói o espaço, lugar e território.

3) As metodologias relativas ao estudo dos acontecimentos situados no tempo por meio de fontes históricas, documentos, objetos arqueológicos, coleção, tradição oral tendo como referencial teórico a pedagogia por projetos e suas implicações práticas.

4) As metodologias relativas ao estudo da música, pintura, literatura e cinema. Ferramentas básicas e projetos específicos para o trabalho com artes visuais, cênicas.

Referências:

ALMEIDA, Rosangela Doin & PASSINI, Elza. Espaço Geográfico: Ensino e Representação. São Paulo, 7ª ed., Contexto, 1999.

BARBOSA, Ana Mae. A Imagem do Ensino da Arte. Porto alegre, Perspectiva, 1991

BERGER, John. Modos de Ver. Lisboa, Edições 70, 1997.

BITTENCOURT, Circe. O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo, Contexto, 1999.

CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A Geografia na Sala de Aula. São Paulo, Contexto, 1999

FERRAZ, Maria Heloísa e FUSARI, Maria F. Rezende. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo, Cortez, 1993

KOZEL, Salete. Didática de Geografia: Memória de Terra: O Espaço Vivido. São Paulo, FTD, 1996

NIKETILIK, Sônia L. (Org.). Repensando o Ensino de História. São Paulo, Cortez, 1999.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Arte/Secretaria de Educação Fundamental. Rio de Janeiro, 2ª ed., DP&A, 2000.

PCN, Parâmetros Curriculares Nacionais. História. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, Ministério da Educação e do Desporto (MEC), 1997.

PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação. E do Desporto (MEC). Geografia/Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Brasília, 1997

PENTEADO, Heloísa Duras. Metodologia do Ensino da História e Geografia no 1º Grau. São Paulo, Cortez, 1992

Campo de conhecimento: História da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia e Relações Interpessoais.

1) Concepções e tendências pedagógicas presentes na educação ocidental do século XX;

2) Correntes e tendências pedagógicas da educação brasileira - as perspectivas atuais;

3) Pensamento Pedagógico Brasileiro;

4) Os sete saberes necessários a Educação do futuro de Edgar Morin;

5) Estratificação Social: os diversos conceitos;

6) Instituições Sociais: conceito e as diferentes instituições.

7) Principais referências teóricas do pensamento filosófico contemporâneo: Liberalismo, positivismo, marxismo, pragmatismo e existencialismo.

Referências:

CONCEPÇÕES E EXPERIENCIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR. Caderno 1, Cadernos CEDES, disponível em www.cedes.unicamp.br/caderno/cad/indice.htm

GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática.

_____. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática

GHIRALDELLI JR. Paulo. Filosofia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral. São Paulo: Atlas,1999.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MANACORDA, Mario. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. MONACO, G. Lo (trad.). São Paulo: Cortez

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Disponível em www2.ufpa.br/ensinofts/artigo3/setesaberes.pdf

NOSELLA, Maria de Lourdes C. D. As belas mentiras: a ideologia subjacente aos textos didáticos. São Paulo: Centauro

PAIVA, Vanilda. História da Educação Popular no Brasil: Educação Popular e Educação. São Paulo: Loyola.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994.

TOBIAS, José Antonio. História da Educação Brasileira. São Paulo: IBRASA.

Campo de conhecimento: Fundamentos e Prática da Língua Portuguesa, Fundamentos e Prática da Alfabetização, Análise e Lingüística, Oralidade e Escrita.

1) Conceito e Fundamentação teórica sobre Alfabetização;

2) Oralidade da escrita.

3) A aprendizagem da leitura sobre o prisma do processo de desenvolvimento da criança.

4) Abordagem da leitura de mundo, a comunicação e o texto;

5) Domínios relacionados aos mecanismos específicos de linguagem: desenvolvimento do raciocínio interdisciplinar.

6) Domínio relacionado ao desenvolvimento da consciência sobre o ato da comunicação seu valor social, individual e em diversas formas.

7) Conceitos intermediários entre os domínios da Leitura de Mundo e o texto.

8) Domínio curricular referente ao desenvolvimento das habilidades formais de expressão e de decodificação de mensagens verbais e não verbais.

Referências:

BAGNO, Marcos. Língua materna: letramento, variação e ensino. Parábola, 2002.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e Lingüística. São Paulo, Scipione, 2002

______________ . Alfabetizando sem o Ba-Bé-Bi-Bó-Bu. São Paulo, Scipione, 2003

DEMO, Pedro. ABC, Iniciação - Competência Reconstrutiva do Professor Básico. São Paulo, Papirus, 1995

DEMO, Pedro. Desafio Moderno da Educação. Petrópolis, 1ª ed., Vozes, 1993

FARACO, C. A. Escrita e Alfabetização. São Paulo, Contexto, 2003

FIAD, R. S. E Outros. O Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo, Atual, 1986

GERALDI, João Wanderley. O Texto na Sala de Aula. Cascavel, 2ª ed., Assoeste, s. d.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento. São Paulo, Contexto, 2003.

WENZEL, Renato. Luiz. Professor: Agente da Educação? Campinas, Papirus, 1994

CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DE CURRICULO

Campus: Vilhena

Departamento: Pedagogia

Área do concurso: Pedagogia

OBS: Só serão computados os pontos decorrentes das atividades listadas abaixo e constantes no currículo do candidato com a devida comprovação.

Especificação

Pontuação

Pontos obtidos

1. GRUPO I - Decorrentes de atividades didáticas (ensino)

Exercício de magistério superior

4,0 pontos por semestre em que, comprovadamente lecionou disciplina(s) no curso de graduação em Pedagogia.

 

Exercício de magistério na Educação Básica

2,0 pontos por ano em que comprovadamente atuou em sala de aula na Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Médio, inclusive Educação de Jovens e Adultos e Educação Indígena)

 

Orientação de monografias de graduação apresentadas e finalizadas

2,0 pontos por orientação discente no curso de Pedagogia

 

Orientação de monografias de especialização lato sensu apresentadas e finalizadas

2,0 pontos por orientação discente em curso de Especialização Lato Sensu de formação docente .

 

2. GRUPO II -Decorrentes de atividades cientificas (pesquisa)

Participação em Grupo de Pesquisa (conforme Base de dados do CNPq).

3,0 pontos por atividade

 

Participação em Projeto de Pesquisa (Registrado no Currículo Lattes).

2,0 pontos por projeto

 

Artigos publicados em revistas e periódicos indexados de circulação internacional.

3,0 pontos por trabalho

 

Trabalhos publicados em revistas e periódicos indexados de circulação nacional

2,0 pontos por trabalho

 

Comunicação apresentada em congressos ou similares promovidos por organização de âmbito internacional relacionados com a área de Educação.

2,0 pontos por comunicação

 

Comunicação apresentada em congressos ou similares promovidos por organização de âmbito nacional relacionados com a área de Educação.

1,0 ponto por comunicação

 

Comunicação apresentada em congressos ou similares promovidos por organização de âmbito local relacionados com a área de Educação.

1,0 ponto por comunicação

 

Monografia apresentada no curso de Graduação.

2,0 pontos (será considerada uma monografia)

 

Monografia apresentada em curso de pós-graduação Lato Sensu .

2,0 pontos (será considerada uma monografia)

 

3. GRUPO III - Decorrentes de atividade acadêmica

Curso de especialização Lato Sensu concluído relacionado ao campo de conhecimento objeto do concurso com duração mínima de 360 horas.

5,0 pontos (será considerado apenas um título)

 

4. GRUPO IV - Decorrentes de atividade extensão e/ou cultura

Participação em projetos ou atividades de Extensão e/ou Cultura no âmbito da Educação Básica ou Superior, com duração mínima de um semestre letivo

1,0 ponto por cada projeto ou atividade

 

5. GRUPO V - Outras atividades acadêmicas

Participação em eventos regionais e/ou locais relacionados com a Educação Básica.

1,0 ponto por cada participação

 

6. GRUPO VI - Decorrentes de atividade profissional não docentes

Tempo de exercício profissional em atividade não docente, em escolas ou órgãos gestores da Educação Básica e/ou Superior, relacionada ao campo de conhecimento objeto do concurso:.

1,0 ponto por ano

 

Tempo de exercício profissional em atividade não docente relacionada com Educação em geral

0,5 ponto por ano

 

TOTAL DE PONTOS OBTIDOS

 

ANEXO II

Ciências Humanas e Sociais

Ji-Paraná

DAS PROVAS:

Será feita Analise do Currículo e Prova Didática (Aula de 40 a 50m)

Conteúdo:

1) Educação Indígena em Rondônia.

2 ) Educação e Línguas Indígenas

3) Oralidade, escrita e educação

4) Oralidade, escrita e ensino da língua materna

Referências

AQUINO, Zilda G. O; ANDRADE, Maria Lucia C. V. O. e FAVERO, Leonor L. Oralidade e Escrita: perspectiva para o ensino da língua materna. São Paulo: Cortez, 2005

BAGNO, Marcos. Preconceito Lingüístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

____________. A Língua de Eulália: novela sociolingüística. São Paulo: Contexto, 2001.

Bortoni-Ricardo, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo, Parábola, 2004. (Linguagem], 4)

DIEB, Messias e ARAUJO, Julio César (orgs.). Linguagem e Educação: fios que se entrecruzam na escola. Autêntica Editora.

FERREIO, Emilia. Relações de (In)dependência entre oralidade e escrita. ARTMED

FREIRE, Paulo. Pedagogia de autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GRUPIONI, Luís Donisete B. (editor). Coleção de livros didáticos do Referencial curricular nacional para as escolas indígenas: informações para o professor. Brasília: MEC/SEF, 1998.

LOPES DA SILVA, Aracy e Ferreira, Mariana Kawall (org.). Práticas pedagógicas na escola indígena. São Paulo: Fapesp, Global, Mari, 2001.

MELATTI, Júlio Cezar. Índios do Brasil. Brasília: Editora de Brasília, 1972.

MINDLIN, Betty. Nós paiter: os suruí de Rondônia.

_____________ . Couro dos espíritos: namoro, pajés e cura entre os índios Gavião-Ikolen de Rondônia. São Paulo: Senac; Estação Liberdade, 2001.

MONTE, Nietta. Escolas da floresta: entre o passado oral e o presente letrado. Rio de Janeiro: Multiletra, 1996.

RIBEIRO, Darcy. Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil moderno. Petrópolis: Vozes 1977.

ANEXO III

Pedagogia

Guajará-Mirim Forma de seleção

Prova Didática e Avaliação do Currículo

Temas

1) A relação professor/aluno e a construção da autonomia de aprendizagem: o papel da linguagem.

2) As funções sociais da escola no mundo contemporâneo.

3) Alfabetização e Letramento: aspectos conceituais e práticos;

4) O processo de ensino e seus componentes: objetivos, conteúdos, métodos; avaliação.

5) A arte e seu componente educativo;

6) A arte como expressão e como recurso pedagógico

7) As articulações entre teoria e prática educativa

8) A educação e as novas tecnologias

9) As articulações entre as diferentes áreas do conhecimento na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

10) Elementos necessários à formação integral da infância (conteúdos curriculares, valores, atitudes, procedimentos, arte, cultura, música, literatura, jogos, etc.

Bibliografia

COLARES, M. L. I. S (Org.). Colóquios temáticos em educação: a avaliação em seus múltiplos aspectos. Campinas, SP: Editora Átomo e Alínea, 2006.

_________. Encontro marcado em educação: polêmicas da atualidade. Campinas, SP: Editora Átomo e Alínea, 2007.

CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

GARCIA, Regina Leite. (Org.). Múltiplas linguagens na escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1997.

KRAMER, Sonia&LEITE, M.L. et.al. Infância e educação infantil. Campinas: Papirus, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

MEC, Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998.

PROVA DIDÁTICA:

Duração da prova: 50 (cinqüenta) minutos prorrogáveis por mais 10 (dez) minutos

Área: PEDAGOGIA/EDUCAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO

Especificação

Pontuação

Pontos obtidos

Atividade didática

Exercício de magistério superior

1 ponto por semestre em que, efetivamente, lecionou disciplina(s)

 

Exercício profissional em atividade docente diretamente relacionada ao campo de conhecimento objeto do concurso.

1 ponto por ano

 

Atividade cientifica

Livro, capítulo de livro ou artigo completo publicado relacionado ao campo de conhecimento objeto do concurso

2 pontos cada

 

Comunicação apresentada em congressos ou eventos similares, na área objeto do concurso

0,5 por comunicação

 

Atividade formação acadêmica

Curso de Pós-Graduação relacionado ao campo de conhecimento objeto do concurso, com duração mínima de 360 horas.

3 pontos (só será considerado um título)

 

Atividade de pesquisa

Desenvolvimento de Programas ou de Projetos de Pesquisa, relacionados à educação.

1,5 pontos

 

TOTAL DE PONTOS OBTIDOS

 

MODO DE APURAÇÃO DOS PONTOS NA PROVA DE TÍTULOS

Ao candidato que obtiver a maior pontuação total será atribuída nota 10 (dez) na Prova de Títulos. As notas da Prova de Títulos dos demais candidatos serão calculadas através de proporcionalidade direta relativamente à nota do candidato que obtiver a maior pontuação. Só serão computados os pontos para as atividades que estiverem devidamente comprovadas.

ANEXO IV

Pedagogia

Rolim de Moura

Forma de Seleção: Prova Didática

TEMAS:

a) Análise crítica do processo de ensino e de aprendizagem à luz das tendências pedagógicas.

b) Organização do trabalho pedagógico.

c) Didática e formação de professores

BIBLIOGRAFIA:

GERALDI, C, FIORENTINI, D. e PEREIRA, E. M. de A. (orgs.) Cartografias do trabalho docente.Professor(a) - Pesquisador(a). Porto Alegre: Mercado de Cetras, 1998.

PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. (orgs.) Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

SAVIANI, D. Escola e Democracia: Teoria da Educação. Curvatura da Vara. Onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez Editora, 1989.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre:Artes Médicas, 1998.

ANEXO V

Engenharia Elétrica

Porto Velho

Forma de Avaliação: Prova didática

Pontos do Concurso: Aplicações das Leis de Newton Conservação do Momento Angular Lei de Gauss Lei de Faraday Segunda Lei da Termodinâmica e Entropia

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. Volumes I, II, III e IV. 4a Edição. Ed. Edgard Blucher, 2002.

CHAVES, ALAOR. Física. Volumes: I e II. 1a Edição. Rio de Janeiro. Ed. Reichmann & Affonso, 2001.

TIPLER, P.A., Física, vol.(s): I, II, III e IV, 4ª Edição, Livros Técnicos e Científicos. Editora S.A.- Rio de Janeiro, 2000.

HALLIDAY, D. RESNICK, R. E WALKER, J. Fundamentos de Física, Vol I, II, III e IV - São Paulo- LTC. Livros Técnicos e Científicos. 6a. ed., 2001.

EISBERG, R.. Física: Fundamentos e Aplicações, V. I - São Paulo- Mcgraw-Hill Do Brasil.

ANEXO VI

Física

Porto Velho

Forma de Avaliação: Prova didática

Pontos do Concurso: Aplicações das Leis de Newton Conservação do Momento Angular Lei de Gauss Lei de Faraday Segunda Lei da Termodinâmica e Entropia

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. Volumes I, II, III e IV. 4a Edição. Ed. Edgard Blucher, 2002.

CHAVES, ALAOR. Física. Volumes: I e II. 1a Edição. Rio de Janeiro. Ed. Reichmann & Affonso, 2001.

TIPLER, P.A., Física, vol.(s): I, II, III e IV, 4ª Edição, Livros Técnicos e Científicos. Editora S.A.- Rio de Janeiro, 2000.

HALLIDAY, D. RESNICK, R. E WALKER, J. Fundamentos de Física, Vol I, II, III e IV - São Paulo- LTC. Livros Técnicos e Científicos. 6a. ed., 2001.

EISBERG, R.. Física: Fundamentos e Aplicações, V. I - São Paulo- Mcgraw-Hill Do Brasil.

ANEXO VII

C. Contábeis

Cacoal

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Pensamento contábil: evolução do conceito e dos procedimentos contábeis nos continentes europeu, americano, latino-americano e no Brasil; Estática patrimonial - o balanço; Balanço Patrimonial e demonstrações de resultado - aspectos contábeis legal e societário; A contabilidade e o contador. Relatórios contábeis. Balanço patrimonial: grupos de contas. Aspectos sobre a situação financeira versus situação econômica. Regime de contabilidade: apuração de resultados. Demonstração do resultado do exercício (DRE). Aspectos sobre a estrutura conceitual básica da contabilidade. Demonstração de fluxo de caixa e demonstração de lucros e prejuízos acumulados (Integração das demonstrações). Matriz e filiais: centralização versus descentralização; Análise e interpretação das demonstrações contábeis; Demonstrações financeiras; Normas sobre demonstrações financeiras; Principais Demonstrações financeiras; Custos fixo, lucro e margem de contribuição;

BIBLIOGRAFIA

AKEMI, Cecília et al. Contabilidade Introdutória: Exercícios. São Paulo: Atlas, 2006.

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Contabilidade Intermediária, São Paulo: Atlas, 2005.

BRUNI, Adriano Leal e FAMÁ, Rubens. Contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas, 2006.

HENDRIKSEN, Eldon S. e Breda, Michael F. Van. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1999.

IUDÍCIBUS, Sergio de. Análise de Balanços: análise de liquidez e do endividamento, análise do giro, rentabilidade e alavancagem financeiro. São Paulo: Atlas, 2006.

LEITE, Carlos Eduardo Barros. A Evolução das Ciências Contábeis no Brasil. São Paulo: FGV, 2005.

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial: texto. São Paulo: Atlas, 2006.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos (texto). São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos (exercícios). São Paulo: Atlas, 2006.

SÁ, Antonio Lopes de. Teoria da Contabilidade. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SCHMIDT, Paulo et al. Fundamentos de Contabilidade Intermediária. São Paulo: Atlas, 2004.

Critérios de Avaliação e Pontuação

Concurso para Professor Substituto do Departamento de Adm. e C. Contábeis

Especificação

Pontuação

Pontos Obtidos

Atividades

Valor dosPontos

Limite dos pontos

Exercício da profissão contábil

1 (um) ponto por ano

2 (dois) pontos

 

Exercício da docência

1 (um) ponto por semestre

3 (três) pontos

 

Participação em encontros, seminários e congressos, nos últimos 3 anos na área contábil

1 (um) ponto por evento

2 (dois) pontos

 

Participação como pesquisador e/ou colaborador em pesquisa.

1,5 (um e meio) ponto por participação

3 (três) pontos

 

Comunicação apresentada em encontros, seminários, congressos ou similares, após a graduação

1 (um ) ponto por comunicação

2 (dois) pontos

 

Trabalhos publicados em jornais e/ou revistas, após a graduação

1,5 (um e meio) ponto por trabalho

3 (três) pontos

 

O candidato que obtiver a maior pontuação total será atribuída a nota 100 (cem) na avaliação. As notas da avaliação dos demais candidatos serão calculadas através de proporcionalidade direta, relativamente à nota do candidato que obtiver a maior pontuação.

ANEXO VIII

Psicologia

Porto Velho

Grande área a ser avaliada: ORGANIZACIONAL e AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA.

Forma de avaliação: Prova didática.

Bibliografia:

ARFOUILLOUX, J. C. A entrevista com a criança. 3º ed. Rio de janeiro: Guanabara, 1975..

ANCONA-LOPEZ, Marília. Psicodiagnóstico: o processo de intervenção. São Paulo, Cortez, 1995.

ANZIEU, Didier. Os métodos projetivos. 5º edição. Rio de janeiro, Campus, 1989.

BUCK, John. HPT: manual e guia de interpretação. São Paulo: Vetor, 2003.

CHIAVENATTO. I. Recursos humanos. São Paulo: ATLAS, 1997

CUNHA, Jurema. Psicodiagnóstico R. 4. Edição . Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

MUCHIELLI, Roger. O Trabalho em Equipe. São Paulo: Martins Fontes, 1979..

MUCHIELLI, Roger. Entrevista não-diretiva. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

OCAMPO, Maria L. S. (de) et alii. O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. 7º edição. São Paulo, Martins Fontes, 1994.

SILVA. Maria Cecília de V. M. TAT: aplicação e interpretação do teste de apercepção temática. São Paulo: EPU, 1989.

Zanelli, J. C. et. al. Psicologia, Organização e Trabalho no Brasil POA: ARTmed, 2006.