Educação Física

1.
QPCI64885 Educação Física Ano: 2019 Banca: FUNCERN Órgão: Pref. Lajes/RN

Na atualidade, a Educação Física convive com várias tendências pedagógicas que, apesar de se apresentarem com diferentes propostas, têm em comum a possibilidade de romperem com as concepções tradicionais de ensino (Higienista e Militarista), que ainda hoje perdura no âmbito da Educação Física. Darido (2003), apresenta, em sua obra, outras propostas pedagógicas para que o professor de Educação Física possa está utilizando, tais como: a psicomotricidade, a desenvolvimentista, a construtivista, a crítico-emancipatória, saúde renovada e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Segundo ainda a autora, analisar as principais características dessas propostas é importante para os professores se apropriarem de suas características fundamentais e elaborarem seus planejamentos e aulas para o contexto escolar atual.

Tendo como referência o texto acima, sobre as concepções pedagógicas da Educação Física, é correto afirmar:
2.
QPCI93084 Educação Física Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. Floriano/PI

Das danças abaixo, qual não se originou no Brasil?
3.
QPCI93675 Educação Física Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. Floriano/PI

Sobre a abordagem pedagógica “Saúde Renovada” é incorreto afirmar que:
4.
QPCI144553 Educação Física Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Faxinal do Soturno/RS

Uma das características da síndrome de Down é que ela afeta diretamente o desenvolvimento psicomotor. Por isso, é muito importante que a criança tenha espaço para correr e brincar, exercitando sua coordenação global. Segundo Soler, o respectivo trabalho psicomotor deve destacar os seguintes aspectos, EXCETO:
5.
QPCI152767 Educação Física Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Santo Augusto/RS

Sobre os fundamentos técnicos do goleiro de handebol, segundo Tenroller, podemos considerar os seguintes tipos de defesa:

  1. Defesas altas.
  2. Defesas médias.
  3. Defesas de quadris.
  4. Saída com punho cerrado.

Quais estão corretas?
6.
QPCI204991 Educação Física Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IFPB

A década de 90 no Brasil foi marcada por intenso debate em torno das políticas e ações voltadas para a garantia de acesso, a permanência e qualidade de atendimento na educação. Entre outros eventos, ressalta-se a Conferência Mundial de Educação para todos, na Tailândia, que influenciou a elaboração do Plano Decenal de Educação, mediante o qual se estabeleceu o compromisso de garantir o direito à educação a todas as crianças, os jovens e os adultos. É correto afirmar que
7.
QPCI205009 Educação Física Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IFPB

Sabe-se da dificuldade que professores enfrentam, nas escolas das redes de ensino estaduais e municipais no Brasil, quando da elaboração de projetos pedagógicos direcionados para atividades concretas de ensino. Sabe-se, também, que é correto afirmar:
8.
QPCI220866 Educação Física Ano: 2021 Banca: OMNI CONCURSOS Órgão: Pref. Sant'Ana do Livramento/RS

No Período que compreende após 2ª Guerra Mundial, início do período da Ditadura brasileira, a Educação Física, nas escolas, mantinham o caráter gímnico e calistênico do Brasil República. Com a tomada do Poder Executivo brasileiro, pelos militares, ocorreu um crescimento abrupto do sistema educacional, onde o governo planejou usar as escolas públicas e privadas como fonte de programa do regime militar. O período histórico acima compreende ao:
9.
QPCI225933 Educação Física Ano: 2021 Banca: CEBRASPE Órgão: SEED/PR

Há diferentes classificações dos gêneros de jogos, que podem ser de aventura, luta, labirinto, plataforma, shooter (tiro),simulações, role playing (RPG), estratégia, esportes, ação, entre muitos outros. Esses jogos abrangem diferentes gostos e faixas etárias, podendo, inclusive, ser usados nas aulas de educação física escolar.
Suraya Darido et.al. Práticas corporais: educação física,6.º a 9.º anos. São Paulo: Moderna, 2018. (com adaptações)

Os exemplos de jogos apresentados no texto anterior são caracterizados como
10.
QPCI245045 Educação Física Ano: 2021 Banca: AMAUC Órgão: Pref. Peritiba/SC

Leia o trecho a seguir:

No início de 1900, o Dr. Von Niederhoffer, para curar a escoliose de natureza raquítica e paralítica, experimentou um método cinesioterápico baseado nas contrações estáticas, cujo fim é o aumento da força muscular. A ginástica isométrica assume, porém, valor científico em 1953 graças à relação de Hettinger e Muller, dois fisiologistas alemães, e a sua repercussão torna-se notável quando eles publicam os seus estudos.
Na Itália, o método isométrico é conhecido em 1963 pela descrição de Dr. Harff sobre um tratado de ortopedia.
Com a notoriedade alcançada por Formia, o treinador dos saltadores com varas finlandeses, Onelius, traz reconhecimento ao método também no campo esportivo.
Fonte: TRIBASTONE, Francesco. Tratado de Exercícios Corretivos Aplicados à Reeducação Motora Postural-1ª edição. 2001.

Sobre a ginástica isométrica, é INCORRETO afirmar que: