Educação Infantil

1.
QPCI66667 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: CONSULPAM Órgão: Pref. Quadra/SP

Linguagem e percepção estão relacionadas. Quando a criança começa a falar os mecanismos intelectuais relacionados a fala adquirem:
2.
QPCI86993 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: PRÓ-MUNICÍPIO Órgão: Pref. Massapê/CE

É brincando que as crianças absorvem com maior facilidade os conteúdos, tornando o assunto significativo para sua vida. Uma de suas vantagens é o caráter coletivo; essas atividades permitem que o grupo se estruture, que os alunos estabeleçam relações interpessoais, aprendendo a esperar sua vez, lidando com regras, conscientizando-se que pode ganhar ou perder. Em relação a essa ferramenta pedagógica, utilizada no ensino da matemática na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e marque opção correta.
3.
QPCI98508 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Águia Branca/ES

Segundo, Piaget, quando na assimilação:
4.
QPCI107857 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Serra/ES

D. Lindinha é doceira e entrega a produção diária para a “Escolinha Doces Sonhos”. Ontem,ela fez um bolo grande e dividiu em 36 fatias.Desta divisão, ela separou 3/6 das fatias para o lanche dos alunos do turno matutino e o restante para os alunos do turno vespertino. Estas informações permitem entender que ficaram ___fatias para o turno matutino, e restaram ___ fatias para o turno vespertino.

Com estas informações, marque a alternativa com os dados corretos e respectivos para completar as lacunas do enunciado.
5.
QPCI110657 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: GUALIMP Órgão: Pref. Quissamã/RJ

Na escola, o planejamento é o responsável por nortear as ações de todos os envolvidos para que os objetivos sejam alcançados. Portanto, pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “planejamento de ações” a seguinte característica pedagógica:
6.
QPCI113930 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: AOCP Órgão: Pref. Novo Hamburgo/RS

Na perspectiva da educação inclusiva, deve-se considerar o que for necessário para que todos os alunos possam aprender. Para isso, as escolas devem, em seus espaços,
7.
QPCI116967 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: UNESPAR Órgão: Pref. Arapongas/PR

A prática educativa, a vida cotidiana, as relações professor e aluno, os objetivos da educação, o trabalho docente, nossa percepção do aluno estão carregados de significados sociais que se constituem na dinâmica das relações entre classes, entre raças, entre grupos religiosos, entre homens e mulheres, jovens e adultos. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
8.
QPCI182868 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: CETREDE Órgão: Pref. Juazeiro do Norte/CE

No que diz respeito aos objetivos gerais da Educação Infantil segundo o Referencial Curricular Nacional, a prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

  1. desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais dependente nas atividades promovidas em sala de aula.
  2. descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar.
  3. estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando, gradativamente, suas possibilidades de comunicação e interação social.
  4. estabelecer e ampliar, cada vez mais, as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
  5. observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se, cada vez mais, como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
9.
QPCI221834 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: OMNI CONCURSOS Órgão: Pref. São João Batista/SC

Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. É na ________________ que as crianças são inseridas na ________________, partilhando significados e sendo significadas pelo outro.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
10.
QPCI223615 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: Instituto UniFil Órgão: Pref. Cambé/PR

A avaliação diagnóstica tem por objetivo