História

1.
QPCI13263 História Ano: 2019 Banca: UEPB Órgão: Pref. Pilõezinhos/PB

A diversidade cultural, política e social tem apresentado desafios a países ricos e pobres neste terceiro milênio. Tendo como fundamento esta diversidade e a contemporaneidade, analise as proposições a seguir.

I- O desenvolvimento sustentável pretende criar um modelo econômico capaz de gerar riqueza e bem-estar, e, ao mesmo tempo, promover a coesão social e impedir a destruição da natureza, colocando na berlinda o modelo de produção e consumo do mundo neoliberal.
II- A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo fake news durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos, na qual Donald Trump tornou-se presidente. Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais.
III- Os shoppings, grandes centros de consumo, tornaram-se na atualidade um espaço de lazer comum nas grandes cidades, ocupando funções que anteriormente eram realizadas nas ruas das cidades, provocando o esvaziamento destes espaços e mudanças comportamentais.

É CORRETO o que se pode afirmar em
2.
QPCI14759 História Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: Pref. Vinhedo/SP

Para o historiador Marc Bloch o passado não é objeto de ciência. Sobre a concepção de história para este autor, assinale a alternativa correta.
3.
QPCI114713 História Ano: 2020 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Santa Leopoldina/ES

O jingle abaixo se refere à candidatura de qual presidente da História do Brasil?

“Bota o retrato do velho outra vez,
Bota no mesmo lugar,
o sorriso do velhinho,
faz a gente trabalhar.”
(Haroldo Lobo e Marino Pinto)
4.
QPCI119038 História Ano: 2020 Banca: FEPESE Órgão: Pref. Itajaí/SC

Dentre os iluministas destacou-se Jean-Jacques Rousseau, glorificando os valores da vida natural, atacando a avareza e a corrupção da sociedade aristocrática e defendendo a pequena burguesia.

Afirmava que a verdadeira democracia centrava-se no trinômio formado por:
5.
QPCI132453 História Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Cristinápolis/SE

Antes de 450 a.C, as leis romanas eram transmitidas oralmente; porém, objetivando diminuir os conflitos sociais existentes, foi elaborada uma lei que ficou conhecida na historiografia como origem do direito romano. O objetivo da lei era resumir sistematicamente todo direito praticado na época. Tal contexto refere-se à Lei:
6.
QPCI157640 História Ano: 2020 Banca: NUCEPE/UESPI Órgão: Pref. Timon/MA

Esperemos da história uma certa objetividade, a objetividade que lhe convém: a maneira pela qual a história nasce e renasce nô-lo atesta; procede ela sempre da retificação da arrumação oficial e pragmática feita pelas sociedades tradicionais com relação ao seu passado. Tal retificação não é de espírito diferente da retificação operada pelas ciências físicas em relação ao primeiro arranjo das aparências na percepção e nas cosmologias que lhe são tributárias. (RICOEUR, Paul. História e verdade. São Paulo: Forense, 1968, p. 24-25).

No texto acima, Paul Ricoeur serve-se da obra de Marc Bloch “Apologia da História”, para caracterizar a objetividade histórica, afirmando que tudo que o historiador necessita, para uma reflexão sobre essa objetividade incompleta, encontra nessa obra, pois, nela, o autor deixa evidente que
7.
QPCI163192 História Ano: 2020 Banca: CPCON/UEPB Órgão: Pref. Sapé/PB

Sobre O Ato Institucional de número 5 (AI-5) de 1968:

  1. Transformou definitivamente o Brasil na nação da Ordem e do Progresso e será reimplantando em breve para assegurar a felicidade da Nação.
  2. Extinguiu o direito de habeas corpus no Brasil.
  3. Demonstrou em 1968 a face mais cruel e violenta da ditadura civil militar implantada em 1964 no Brasil.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
8.
QPCI193820 História Ano: 2019 Banca: NUCEPE/UESPI Órgão: Pref. Teresina/PI

Descontente, em novembro de 1823, D. Pedro I dissolveu a Constituinte, pois a Constituição que estava sendo elaborada pelos deputados limitava o poder do imperador. Então, D. Pedro I convocou seis ministros e alguns políticos de sua confiança para redigir a nova Constituição Brasileira. D. Pedro I também participou da redação do texto constitucional, estabelecendo entre outros fatores, a existência de quatro poderes, aquele que era exercido exclusivamente pelo imperador era o poder.
9.
QPCI255879 História Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

A Constituição de1988 assegura o "direito fundamental à vida", contudo assegurar esse "direito" exige que o Estado oferte um conjunto de ações basilares que possibilitem a permanência desse direito a todos os cidadãos, incluindo saúde, educação e segurança pública. Para ofertar os serviços públicos para a sociedade a administração pública necessita de profissionais para o exercício do serviço público. Dessa forma, o servidor público é um servidor da sociedade e para a sociedade, exigindo-se assim uma conduta ética e moral no exercício da sua função. Esse padrão ético e moral que inclui um conjunto de normas, princípios e virtudes para garantir deforma eficiente os interesses da coletividade. Das alternativas abaixo, qual representa os conceitos de ética e eficiência?

10.
QPCI256288 História Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

"[...] Ao assumir a condição de beato [...] abraçou, também, um direcionamento político para a sua vida. Baixa Danta e Caldeirão foram organizados a partir de sua liderança, baseada em três princípios: fraternidade, oração e trabalho. [...] Naquela ética de base cristã, o trabalho era a única forma de obter o pão de cada dia, pois ninguém deveria viver às custas do trabalho alheio. Um homem não poderia ficar rico explorando o semelhante. Era uma religiosidade não-capitalista."
Lopes Ramos, Francisco R. Juazeiro e Caldeirão: espaços desagrado e profano. In: Simone de Sousa; Adelaide Gonçalves ... [et al]. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2007. (Adaptado)
Acerca das experiências do Caldeirão marque a opção correta: