Direito Civil

1.
QPCI33486 Direito Civil Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: TJ/PR

Alfredo, por ter desaparecido de seu domicílio há tempos, teve sua ausência declarada judicialmente. Sabe-se que ele tem dois filhos com Joana, com quem tem matrimônio, mas que dela estava separado de fato havia um ano antes da declaração de sua ausência. Os pais de Alfredo estão vivos. Alfredo não deixou representante ou procurador. Levando em consideração os dados apresentados, é correto afirmar:
2.
QPCI33710 Direito Civil Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: TJ/PR

Sobre a propriedade fiduciária e os créditos objeto do regime, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Os créditos objeto do regime fiduciário constituem patrimônio separado, que não se confunde com o da companhia securitizadora.
( ) Os créditos objeto do regime fiduciário manter-se-ão apartados do patrimônio da companhia securitizadora até que se complete o resgate de todos os títulos da série a que estejam afetados.
( ) Os créditos objeto do regime fiduciário destinam-se exclusivamente à liquidação dos títulos a que estiverem afetados, bem como ao pagamento dos respectivos custos de administração e de obrigações fiscais.
( ) Os créditos objeto do regime fiduciário estão isentos de qualquer ação ou execução pelos credores da companhia securitizadora.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
3.
QPCI48813 Direito Civil Ano: 2019 Banca: UFT/COPESE Órgão: Câmara de Palmas/TO

Nos termos da Lei Federal nº 6.766/1979, assinale a alternativa INCORRETA.
4.
QPCI144580 Direito Civil Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CREA/GO

Com relação ao direito civil, julgue os itens de 96 a 100.

A fusão determina a extinção das sociedades que se unem para formar uma nova sociedade, a qual as sucederá em direitos e obrigações, enquanto, na incorporação, a incorporadora não extinguirá a sociedade incorporada após a aprovação dos atos de incorporação.
5.
QPCI148525 Direito Civil Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

Nos termos da Lei n. 13.726/2018, na relação dos órgãos e entidades dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com o cidadão, é vedada a exigência de prova relativa a fato que já houver sido comprovado pela apresentação de outro documento válido e quando, por motivo não imputável ao solicitante, não for possível obter diretamente do órgão ou entidade responsável documento comprobatório de regularidade, os fatos poderão ser comprovados mediante declaração escrita e assinada pelo cidadão, que, em caso de declaração falsa, ficará sujeito às sanções administrativas, civis e penais aplicáveis.
6.
QPCI148772 Direito Civil Ano: 2019 Banca: CEBRASPE Órgão: DP - DF

Tendo como referência as disposições do Código Civil a respeito escrito e depende de registro no domicílio do comprador para valer de sucessão provisória, perdas e danos e venda com reserva de domínio, julgue os itens subsecutivos.

Na sucessão provisória, o ascendente, mesmo depois de provada a sua qualidade de herdeiro, deverá dar garantia mediante penhor ou hipoteca para imitir-se na posse do bem do ausente.
7.
QPCI148774 Direito Civil Ano: 2019 Banca: CEBRASPE Órgão: DP - DF

Tendo como referência as disposições do Código Civil a respeito escrito e depende de registro no domicílio do comprador para valer de sucessão provisória, perdas e danos e venda com reserva de domínio, julgue os itens subsecutivos.

Cláusula de reserva de domínio em contrato de compra e venda só terá validade contra terceiros se estiver estabelecida por escrito e registrada no domicílio do comprador.
8.
QPCI148776 Direito Civil Ano: 2019 Banca: CEBRASPE Órgão: DP - DF

Considerando a legislação que dispõe sobre parcelamento do solo urbano, julgue os itens que se seguem.

Caso a resolução de contrato de compra e venda de imóvel em loteamento tenha sido atribuída ao adquirente, poderão ser descontados dos valores pagos os montantes devidos por cláusula penal e arras, limitados a 10% do valor atualizado do contrato.
9.
QPCI175313 Direito Civil Ano: 2019 Banca: CEBRASPE Órgão: TJ/AM

No que concerne à Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, à pessoa natural, aos direitos da personalidade e à desconsideração de pessoa jurídica, julgue os itens a seguir.

Embora o direito à honra seja personalíssimo, o direito de exigir sua reparação econômica, no caso de dano moral, se transmite aos sucessores do ofendido, caso este tenha falecido.
10.
QPCI206702 Direito Civil Ano: 2019 Banca: FGV Órgão: MP/RJ

Célio é casado com Justina há dez anos e com ela tem dois filhos, de oito e dez anos de idade. Na última semana, desconfiou que a esposa o traía. Consumido pela raiva, Célio agrediu Justina e causou-lhe a morte.

No que concerne aos dois filhos, Célio sofrerá a sanção conhecida como: