Direito Civil

1.
QPCI94 Direito Civil Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: Pref. Guarulhos/SP

Considerando a disciplina constante da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), pode-se corretamente afirmar que
2.
QPCI33705 Direito Civil Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: TJ/PR

O exercício possessório forma a relação de causalidade real que origina, por sua vez, os efeitos da posse. Em relação aos efeitos possessórios, tem-se os interditos possessórios e a usucapião. Em relação a esses temas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado.
( ) O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que requeira o auxílio policial.
( ) O possuidor de boa-fé tem direito, enquanto durar sua posse, aos frutos percebidos, ressalvados os artificiais.
( ) Os frutos naturais e industriais reputam-se colhidos e percebidos logo que são separados; os civis reputam-se percebidos mês a mês.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
3.
QPCI56773 Direito Civil Ano: 2019 Banca: CRESCER CONSULTORIAS Órgão: Pref. Jijoca de Jericoacoara/CE

Acerca do tema direito das obrigações, analise os itens e assinale a alternativa correta:

  1. Até a tradição pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poderá exigir aumento no preço.
  2. Nas coisas determinadas pelo gênero e pela quantidade, a escolha pertence ao credor, se o contrário não resultar do título da obrigação.
  3. Antes da escolha, não poderá o devedor alegar perda ou deterioração da coisa, ainda que por força maior ou caso fortuito.
Estão corretos:
4.
QPCI70185 Direito Civil Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. de Gramado/RS

De acordo com as normas de introdução ao direito brasileiro para eliminar irregularidade, incerteza jurídica ou situação contenciosa na aplicação do direito público, inclusive no caso de expedição de licença, a autoridade administrativa poderá, após oitiva do órgão jurídico e, quando for o caso, após realização de consulta pública, e presentes razões de relevante interesse geral, celebrar compromisso com os interessados, observada a legislação aplicável, o qual só produzirá efeitos a partir de:
5.
QPCI73134 Direito Civil Ano: 2019 Banca: PRÓ-MUNICÍPIO Órgão: Pref. Massapê/CE

A personalidade civil do sujeito de direito inicia quando do nascimento com vida, podendo haver direitos para o nascituro. São direitos subjetivos da pessoa para garantir sua identidade. Acerca do assunto abordado, assinale a alternativa correta:
6.
QPCI148513 Direito Civil Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

Segundo entendimento do STJ, não há exigência de formalidade específica acerca da manifestação de última vontade do indivíduo sobre a destinação de seu corpo após a morte, sendo possível a submissão do cadáver ao procedimento de criogenia em atenção à vontade manifestada em vida.
7.
QPCI148783 Direito Civil Ano: 2019 Banca: CEBRASPE Órgão: DP - DF

Acerca do pedido, da tutela provisória, da citação, da suspeição e dos recursos, julgue os itens que se seguem.

Ao contrário da tutela de urgência, a tutela de evidência independe da demonstração de perigo de demora na prestação jurisdicional.
8.
QPCI169364 Direito Civil Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CRO/AC

Quanto ao direito de família e às sucessões, julgue os itens 101 e 102.

O Supremo Tribunal Federal fixou, em repercussão geral,o entendimento de que é inconstitucional desequipar ar, para fins sucessórios, os cônjuges e os companheiros.
9.
QPCI175313 Direito Civil Ano: 2019 Banca: CEBRASPE Órgão: TJ/AM

No que concerne à Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, à pessoa natural, aos direitos da personalidade e à desconsideração de pessoa jurídica, julgue os itens a seguir.

Embora o direito à honra seja personalíssimo, o direito de exigir sua reparação econômica, no caso de dano moral, se transmite aos sucessores do ofendido, caso este tenha falecido.
10.
QPCI176048 Direito Civil Ano: 2019 Banca: CEBRASPE Órgão: TJ/AM

No que concerne à Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, à pessoa natural, aos direitos da personalidade e à desconsideração de pessoa jurídica, julgue os itens a seguir.

Situação hipotética: Renata, casada com Carlos, ajuizou ação de divórcio litigioso com partilha de bens. Na instrução do processo, ela demonstrou que bens pessoais de seu cônjuge haviam sido indevidamente ocultados no patrimônio de pessoa jurídica da qual Carlos era sócio-administrador. Assertiva: Nesse caso, o ordenamento jurídico brasileiro permite que seja utilizado o instituto da desconsideração inversa da personalidade jurídica para atingir os bens ocultados.