UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   Vagas para Professor Substituto no campus Cornélio Procópio - UTFPR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL Nº 001/2012 - PS - CP

Avenida Alberto Carazzai, 1640 - 86300-000 - Cornélio Procópio - PR

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Portaria Interministerial n° 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria/MEC n° 1.034, 27/07/2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público que, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio, localizado na Avenida Alberto Carazzai, 1640, Centro, no período de 03 a 22 de abril de 2012, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o preenchimento de 04 (quatro) vagas para Professor Substituto da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, nas áreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1 - DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1.1 Não ser docente vinculado à Lei n° 7.596/87 (PUCRCE) ou Lei n° 11.784/2008.

1.2 Atender aos requisitos do Anexo I.

1.3 Nos termos da Lei n° 8.745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei n° 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4 Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei n° 8.112/90.

1.5 No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta no Anexo I.

2 - DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 09h00 do dia 03 de abril de 2012 às 23h00 do dia 22 de abril de 2012.

2.1.1 Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, no horário das 14h00 às 17h00, nos dias úteis, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, sita na Avenida Alberto Carazzai, 1640, Centro, Cornélio Procópio - PR.

2.1.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil, até o dia 23/04/2012.

2.2 A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.3 A partir do dia 03/05/2012, o candidato deverá consultar, via internet, se foi confirmado o pagamento da sua inscrição, bem como o ensalamento (local das provas). A UTFPR disponibilizará computador e atendentes para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, sita na Avenida Alberto Carazzai, 1640, Centro, Cornélio Procópio - PR.

2.4 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto n° 6.593, de 02/10/2008.

3 - DA PROVA ESCRITA

3.1 A Prova Escrita constará de questões relativas aos tópicos que compõem o programa para a área, que consta no Anexo II.

3.2 A prova escrita será realizada no dia 06 de maio de 2012, às 09 (nove) horas, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio, e terá duração de 2 horas e 30 minutos.

3.3 O candidato deverá se identificar apenas na Ficha de Identificação, constante na Folha de Rosto da Prova Escrita. Havendo quaisquer outras marcas no caderno de Provas isto implicará na sua eliminação do Processo Seletivo.

3.4 Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota mínima igual a 50 (cinqüenta) pontos e serão classificados, em ordem decrescente de notas, de acordo com o número previsto no Anexo I.

3.5 Os candidatos não convocados para a Prova de Desempenho Didático estarão automaticamente excluídos do Processo Seletivo.

4 - DO SORTEIO DO PONTO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

4.1. A data, o horário e o local de realização do sorteio de ponto para a Prova de Desempenho Didático será divulgado no Edital de Resultado da Prova Escrita.

5 - A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

5.1. A data, o horário e o local de realização da Prova de Desempenho Didático serão divulgados no Edital de Resultado da Prova Escrita.

5.2. Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido a nota mínima para aprovação na Prova Escrita, conforme subitem 3.4.

5.3. A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula, de no máximo 30 minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

5.4. O tema das Provas de Desempenho Didático será único para todos os candidatos, extraído do programa da respectiva Área de Conhecimento que compõe o Anexo II do presente Edital, sendo excluído do sorteio o tema já sorteado para Prova Escrita e será sorteado 24 (vinte e quatro) horas de antecedência.

5.4.1. A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa.

5.4.2. Os pontos sorteados serão divulgados em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço www.utfpr.edu.br.

5.5. A ordem para apresentação dos candidatos nessa prova será correspondente à ordem alfabética dos candidatos aprovados na prova escrita.

5.6. Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova, com exceção de quadro-negro, giz e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

5.7. Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora, uma via do Currículo Lattes atualizado - com cópias simples dos diplomas de graduação e pós-graduação, e um plano de aula, em três vias idênticas, contendo:

a) identificação do tema;

b) desenvolvimento do tema;

c) lista de exercícios (se couber);

d) identificação dos pré-requisitos;

e) modo de avaliar o aprendizado;

f) objetivos instrucionais;

g) bibliografia.

6 - DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

6.1. Todas as provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

6.2. Os candidatos serão classificados em função da pontuação nas Provas Escrita e de Desempenho Didático, através do cálculo de Média Aritmética Simples.

7 - DA APROVAÇÃO

7.1. Serão considerados aprovados os candidatos cuja Média Aritmética Simples entre as Provas Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos e que as notas em cada uma das provas não sejam inferiores a 50 (cinquenta) pontos.

7.2. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei n° 10.741/2003.

7.2.1. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência, para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático,

b) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita,

c) for mais idoso.

8 - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 O resultado da Prova Escrita será publicado em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, até às 18 horas do dia 09/05/2012.

8.2 O resultado final será publicado em Edital, no endereço constante do subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, até às 18 horas do dia 14/05/2012.

9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.

9.2. Os candidatos aprovados serão contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma da Lei n° 8.745/93, como Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Câmpus Cornélio Procópio da UTFPR, conforme critérios do Edital e seus Anexos, respeitada a classificação obtida, constituindo-se também em cadastro reserva.

9.3. Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I e no item 1 deste edital.

9.4. O candidato, quando for convocado, terá 24 horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua contratação.

9.5. O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano.

9.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 02 de abril de 2012.

Adelaide Strapasson
Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público

De acordo
Paulo Osmar Dias Barbosa
Vice-Reitor em Exercício

ANEXO I

Professor da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Substituto

Área/Subárea

VG

PDD

CH

T

Requisitos

Filosofia/Metodologia da Pesquisa

01

06

40

M/T(*)

Graduado em Filosofia, com Pós‑Graduação em Metodologia do Ensino Superior ou áreas afins.

Engenharia Mecânica/Projetos Mecânicos

01

06

20

N(*)

Graduado na área de Engenharia Mecânica, com Pós-Graduação na área.

Engenharia Mecânica/Processos de Fabricação

01

06

20

N(*)

Graduado na área de Engenharia Mecânica, com Pós-Graduação na área.

Elétrica/ Eletricidade e Instalações Elétricas

01

06

40

M/N(*)

Engenheiro ou Tecnólogo da Área Elétrica, com Pós-Graduação na área.

* Poderá haver aulas aos sábados.

Legenda:

VG: n° de vagas

PDD: n° de candidatos convocados para a Prova de Desempenho Didático

CH: carga horária

T: Turno

REMUNERAÇÃO

Titulação

Tempo Parcial (20h)

Vencimento Básico

GEDBT(1)

RT(2)

Total em R$

Valor da taxa de Inscrição

Especialização

645,76

939,89

128,72

1.757,87

44,00

Mestrado

747,97

987,83

423,15

2.158,95

Doutorado

747,97

987,83

782,50

2.518,30

(1)GEDBT - Gratificação Específica de Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

(2) RT - Retribuição por Titulação

 

Titulação

Tempo Integral (40h)

Vencimento Básico

GEDBT(1)

RT(2)

Total em R$

Valor da taxa de Inscrição

Especialização

1.291,52

1.018,63

168,02

2.478,17

62,00

Mestrado

1.495,94

1.021,95

771,21

3.289,10

Doutorado

1.495,94

1.021,95

1.782,11

4.300,00

1 GEDBT - Gratificação Específica de Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

2 RT - Retribuição por Titulação

ANEXO II

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ÁREA/SUBÁREA: FILOSOFIA

PROGRAMA PARA PROVA ESCRITA E DIDÁTICA

1) Modalidades de textos de caráter científico.

2) Resumos, resenhas e fichamentos.

3) O projeto de pesquisa.

4) Os trabalhos de conclusão de curso.

5) A comunicação científica.

6) A pesquisa na área tecnológica: técnicas e instrumentos de coleta de dados.

7) A pesquisa na área tecnológica: métodos quantitativos e qualitativos.

8) O texto acadêmico na área tecnológica.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

ECO, U. Como se faz uma tese. 12.ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.

GARCIA, O. M.. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 21. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

JUNG, C. F. Metodologia para pesquisa & desenvolvimento: aplicada a novas tecnologias, produtos e processos. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.

MATTAR NETO, J. A.. Metodologia Científica na Era da Informática. São Paulo: Saraiva, 2002.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Curitiba: UTFPR, 2009.

ÁREA: ENGENHARIA MECÂNICA/PROJETOS MECÂNICOS

PROGRAMA PARA PROVA ESCRITA E DIDÁTICA

1. Elementos de transmissão mecânica;

2. Dimensionamento e capacidade de carga de Engrenagens;

3. Mancais de rolamento e escorregamento;

4. Processo de projeto: Morfologia, metodologias para anteprojeto, métodos para o detalhamento, campos de solução;

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

PROVENZA, F. Projetista de máquinas. São Paulo, Pro-tec, 1986.

SHIGLEY, Joseph Edward. Elementos de maquinas. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos, 1984. 2v.

SHIGLEY, Joseph Edward; MISCHKE, Charles R.; BUDYNAS, Richard G. Projeto de engenharia mecânica. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 960p.

NORTON, Robert L. Projeto de máquinas: uma abordagem integrada. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. xiii, 931p.

ALVES FILHO, Avelino. Elementos finitos: a base da tecnologia CAE. São Paulo: Érica, 2000. 292p.

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. 2. ed. São Paulo: E. Blücher, 2001. 261p.

PAHL, G. et al. Projeto na engenharia: fundamentos do desenvolvimento eficaz de produtos, métodos e aplicações. São Paulo: E. Blücher, 2005 412 p.

ÁREA: ENGENHARIA MECÂNICA/PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

PROGRAMA PARA PROVA ESCRITA E DIDÁTICA

1. Programação de máquinas contendo Comando Numérico Computadorizado (CNC): fresa e torno.

2. Planejamento Programação e Controle da Produção.

3. Metrologia (medidas com instrumentos, tolerância dimensional).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BINI, Edson; RABELLO, DARÉ, Ivone (Colab.) A técnica da ajustagem: metrologia, medição, roscas, acabamento. São Paulo: Hemus, 1976.

INSTITUT FUR ANGEWANDTE ORGANISATIONSFORSCHUNG. Comando numérico CNC: técnica operacional: curso básico. São Paulo: E.P.U., 1984.

_______ . Comando numérico CNC: técnica operacional: torneamento: programação e operação. São Paulo: E.P.U., 1985.

_______ . Comando numérico-CNC: técnica operacional: fresagem. São Paulo: EPU, 1991.

MACHADO, Aryoldo. Comando numérico aplicado às máquinas-ferramenta. 4.ed. São Paulo: Ícone, 1990.

SILVA, Sidnei Domingues da. CNC: programação de comandos numéricos computadorizados: torneamento. 5. ed. São Paulo: Érica, 2006.

FELIX, J. C. A metrologia no Brasil. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1995.

DIAS, J.L.M. Medida, normalização e qualidade. Rio de Janeiro, INMETRO, 1998.

FRANCISCHINI, Paulino G. & GOURGEL, Floriano do Amaral. Administração de Materiais e do Patrimônio. São Paulo: Editora Pioneira Thompson, 2002.

DAVIS, Mark M. et al. Fundamentos da administração da produção. 3ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2001.

GAITHER, Norman. Administração da produção e operações. 8ª ed. São Paulo: Editora Pioneira, 2001.

GURGEL, Floriano do Amaral. Logística industrial. São Paulo; Editora Atlas, 2000.

MARTINS, P. G., LAUGENI, F. P. Administração da Produção. São Paulo: Editora Saraiva, 1998.

MONKS, Joseph G., LAUGENI, F. P. Administração da Produção. São Paulo: Editora McGraw­Hill,1987.

LORINI, Flávio J. Tecnologia de grupo e organização de manufatura. Florianópolis, UFSC, 1993.

Avenida Alberto Carazzai, 1640 - 86300-000 - Cornélio Procópio - PR

ÁREA: ENGENHARIA ELÉTRICA/ELETRICIDADE E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

PROGRAMA PARA PROVA ESCRITA E DIDÁTICA

1. Projetos de instalações elétricas prediais e industriais. Elementos de projeto.

2. Proteção de sistemas elétricos. Sistemas e dispositivos de segurança para instalações elétricas;

3. Dimensionamento de condutores elétricos. Análise e dimensionamento de dispositivos elétricos utilizados em baixa tensão.

4. Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas. Sistema de proteção e aterramento.

5. Motores elétricos, partidas de motores elétricos de indução e fator de potência.

6. Acionamentos eletromagnéticos. Acionamentos Pneumáticos. Acionamentos Eletrônicos e Controladores Lógicos Programáveis.

7. Análise de circuitos em corrente contínua: análise de malhas, análise nodal, teorema da linearidade e superposição, transformação de fontes, teoremas de Thevenin, Norton e transferência máxima de potência.

8. Circuitos RC, RL e RLC: equações básicas; desenvolvimento matemático das equações de resposta. Análise de potência em regime permanente: potência instantânea, potência média, potência complexa e fator de potência.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

CAVALIN, Geraldo & CERVELIN, Severino. Instalações Elétricas Prediais. 18ª Edição São Paulo: Editora Érica, 2007 - Coleção Estude e Use.

LIMA FILHO, Domingos Leite. Projetos de Instalações Elétricas Prediais. 11ª Edição. São Paulo: Editora Érica. 2008 - Coleção Estude e Use.

COTRIM, Ademaro A. M. B. Instalações Elétricas. 5ª Edição. São Paulo: Ed. Makron Books, 2009.

CREDER, Hélio. Instalações Elétricas. 15ª Edição. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2007.

NISKIER, Júlio & MACINTYRE, A. J. Instalações Elétricas. 5ª Edição. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2008.

MAMEDE FILHO, João. Instalações Elétricas Industriais. 7ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2007

BONACORSO, Nelso G. & NOLL, Valdir. Automação Eletropneumática. 6ª Edição. São Paulo: Editora Érica. 2002.

SILVEIRA, Paulo R. & SANTOS, Winderson E. Automação e Controle Discreto. 9ª Edição. São Paulo: Editora Érica. 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Instalações Elétricas de Baixa Tensão: (NBR 5410). 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2004

BARTKOWIAK, Robert A. Circuitos Elétricos. São Paulo: Makron Books. 1994.

HAYT JÚNIOR, W. H. Análise de Circuitos em Engenharia. 7ª Edição. São Paulo: McGraw - Hill. 2008.

EDMINISTER, J. A. Circuitos Elétricos. 2ª Edição. São Paulo: McGraw-Hill. 1991.

BOYLESTAD, R. L. Introdução à Análise de Circuitos. 10ª Edição. Rio de Janeiro: Prentice - Hall do Brasil. 2004.