FAFICOP - Faculdade de Cornélio Procópio - PR

Notícia:   Vagas para Professor na FAFICOP - PR

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CORNÉLIO PROCÓPIO

EDITAL Nº 018/2008

Criada pela Lei nº 4991/64 e instalada em 02/05/66 - Reconhecida pelo Governo Federal, decreto nº 70.745, de 21/06/72.

CAMPUS UNIVERSITÁRIO: PR 160, Km 0 - FAFICENTRO: AVENIDA PORTUGAL, 340

FONE (43) 3904-1922 - CAIXA POSTAL 66 - CEP 86300-000 - CORNÉLIO PROCÓPIO

CONCURSO PARA PROFESSORES EFETIVOS

O Diretor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, no uso de suas atribuições e considerando os artigos 37, inciso II, da Constituição Federal e 27, inciso II, da Constituição do Estado do Paraná; as Leis Estaduais nº 6.174/1970, 11.713/1997, 14.269/2003 e 14.825/2005;os Decretos Estaduais nº 2788, de 26/11/93, 2508, de 20/01/2004, e 5722, de 24/11/2005; o Ofício nº 803/07-GS/SETI, de 10 de agosto de 2007, que autoriza o quantitativo de vagas para concurso público, para o exercício de 2008; os artigos 78 a 91 do Regimento Geral da FAFICOP; a Resolução 01/06, do Conselho Departamental da FAFICOP, que estabelece o quantitativo de vagas para concurso público no triênio 2006-2008; e de conformidade com a Resolução 001/2008, ad referendum do Conselho Departamental da FAFICOP, que aprova este edital e seus anexos,

TORNA PÚBLICO que estão abertas as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR NÃO TITULAR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ, NA FAFICOP, para os Departamentos, áreas e regimes de trabalho conforme o disposto no presente edital e seus anexos,

I - DO CARGO

1.1 Quando da nomeação, o candidato ingressará no nível inicial do cargo de Professor de Ensino Superior, da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior, a ser enquadrado na classe conforme a titulação do candidato, sendo: Professor Auxiliar (Graduado ou Especialista), Professor Assistente (Título de Mestre) e Professor Adjunto (Título de Doutor), e será lotado no respectivo departamento para o qual se habilitou.

1.2 Regime Jurídico: regido pelo Estatuto dos Funcionários Civis do Estado do Paraná.

1.3 Regime de trabalho: até 40 horas semanais, conforme necessidade da Instituição.

1.4 O horário das atividades do professor nomeado será de acordo com o regime de trabalho e com as necessidades acadêmicas e administrativas da Instituição, conforme horário determinado pela sua Direção, ouvidos o Coordenador de curso e o Chefe de Departamento, podendo ser no período diurno e noturno, incluindo sábados, domingos e feriados.

1.5 O candidato aprovado no presente concurso estará obrigado a ministrar aulas e a executar demais atividades correlatas à docência, conforme as seguintes atribuições, respeitada a titulação:

a. Professor Auxiliar: exercício das atividades de ensino, participação em atividades de pesquisa e/ou extensão, em caráter coletivo ou individual, seleção e orientação de monitores, orientação de monografias de cursos de graduação e participação na gestão acadêmica e administrativa;

b. Professor Assistente: além das atribuições do professor auxiliar, atividades de ensino em cursos de pós-graduação "lato-sensu", elaboração de projetos de pesquisa e/ou elaboração e coordenação de projetos de extensão; orientação de alunos de pós-graduação "lato-sensu" e/ou bolsistas de iniciação científica ou aperfeiçoamento e participação em banca de concurso público para a classe de professor Auxiliar;

c. Professor Adjunto: além das atribuições da classe de professor Assistente, atividades de ensino em cursos de pós-graduação "stricto sensu", coordenação de projetos de pesquisa, orientação de alunos de pós-graduação "stricto-sensu", participação em banca de concurso para a classe de professor assistente.

1.6 Vencimentos: conforme o enquadramento para o regime de 20 ou 40 horas é de:

Classe

Titulação

Salário básico R$

Incentivo de mérito R$

Vencimento R$

T-20

T-40

T-20

T-40

T-20

T-40

Professor Adjunto

Doutor

878,03

1.756,05

658,52

1.317,04

1.536,55

3.073,09

Professor Assistente

Mestre

698,71

1.397,42

314,42

628,84

1.013,13

2.026,26

Professor Auxiliar

Especialista

511,54

1.023,07

76,73

153,46

588,27

1.176,53

1.7 Observações:

1.8 Vencimento mensal correspondente ao mês de janeiro de 2008.

1.9 Regime TIDE - considerar + 55% sobre o vencimento básico. O Regime TIDE (Tempo Integral e Dedicação Exclusiva) somente será concedido de acordo com a Lei Estadual nº 14.825/2005 e disponibilidade financeira, após aprovação de projeto pelos setores internos competentes.

1.10 Vagas: as descritas no Anexo I do presente edital.

1.11 São requisitos para investidura no cargo:

a. Ter sido aprovado no concurso;

b. Ser brasileiro nato ou naturalizado;

c. Ter completado 18 anos;

d. Estar no gozo dos direitos políticos;

e. Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar;

f. Estar em dia com as obrigações eleitorais;

g. Possuir os requisitos de escolaridade e titulação exigidos para o seu exercício, especificados no Anexo I;

h. Apresentar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, a ser comprovada por inspeção médica oficial pré-admissional;

i. Não acumular cargo, emprego ou função pública, no momento do ato da posse, à exceção do acúmulo previsto pela Constituição Federal e Constituição do Estado do Paraná.

1.12 A não apresentação de qualquer documento até o ato da posse, implicará na perda dos direitos dela decorrentes.

II - DAS INSCRIÇÕES

2.1 A realização das inscrições compreenderá o período de 3 de março a 24 de março de 2008.

2.2 O requerimento de inscrição e os documentos comprobatórios serão recebidos pelos Membros da Comissão Organizadora do Concurso Público, na Sala da Comissão Organizadora, Setor Administrativo, Sala 3, do Campus Universitário Prof. Darci Ribeiro da Silva, PR 160, Km 0, CEP 86.300-000, no horário compreendido das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira;

2.3 Serão aceitas inscrições pelo correio desde que atendidas às exigências deste edital, devendo a postagem, via Sedex com Aviso de Recebimento - AR, ser realizada, no máximo, até o final do expediente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do dia 19 de março de 2008. A inscrição via postal somente é válida mediante a anexação do comprovante original de depósito da taxa de inscrição e dos documentos arrolados neste Edital.

2.4 O pedido de inscrição será feito mediante requerimento em formulário próprio (Anexo V), assinado pelo candidato ou por procurador legalmente habilitado com poderes especiais, constando a especificação do Departamento e da área de conhecimento para a qual o candidato pretende concorrer e acompanhado dos seguintes documentos:

a. Comprovante original do recolhimento da taxa de inscrição BANCO DO BRASIL, AGÊNCIA 0224-0, CONTA CORRENTE Nº 22025-6, no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais), sendo que em nenhuma hipótese haverá restituição da mesma;

b. Fotocópia do CPF e de documento oficial de identidade, com foto, e no caso de candidato estrangeiro, fotocópia de documento oficial que comprove a sua condição de naturalizado, reservado aos portugueses as prerrogativas do § 1.º do art. 12 da Constituição Federal e Decretos n.ºs. 70.391/72 e 70.436/72;

c. Fotocópia do Título de Eleitor, acompanhado da Certidão de Quitação Eleitoral atualizada, emitida pela Justiça Eleitoral ou retirada pelo site www.tse.gov.br;

d. Fotocópia do diploma de graduação, devidamente registrado ou revalidado, ou certidão de conclusão de curso;

e. Fotocópia do histórico escolar do curso de graduação;

f. Fotocópia do Certificado do Curso de Especialização e do histórico escolar correspondente, caso seja exigido como requisito o título de Especialista;

g. Fotocópia do diploma do curso de Mestrado e do histórico escolar correspondente, caso seja exigido como requisito o título de Mestre;

h. Fotocópia do diploma do curso de Doutorado e do histórico escolar correspondente, caso seja exigido como requisito o título de Doutor;

i. Fotocópias dos documentos comprobatórios dos demais requisitos mínimos exigidos para cada vaga, previstos no Anexo I;

j. Curriculum Vitae, devidamente encadernado e paginado, com fotocópias autenticadas dos documentos comprobatórios a serem pontuados (conforme ANEXO II). Os documentos comprobatórios da produção acadêmica e das atividades profissionais deverão referir-se apenas aos últimos 5 (cinco) anos;

k. Declaração de que conhece e aceita, irrestritamente, as normas estabelecidas neste edital.

2.5 Ao candidato estrangeiro, depois de cumpridas as demais exigências deste Edital, é permitida a inscrição no Concurso Público mediante a apresentação de visto temporário, nos termos da Lei Federal nº. 6.815, de 19 de agosto de 1980, ou mediante a apresentação de visto permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

2.5.1 Na hipótese de candidato estrangeiro não portador de visto temporário ou permanente no ato da inscrição, lhe será concedida inscrição condicional, para que providencie, no transcorrer do concurso público, e apresente na data da admissão, sob pena da perda da vaga para o candidato classificado seguinte, o visto temporário, nos termos da Resolução Normativa nº 1, de 29 de abril de 1997, do Conselho Nacional de Imigração, devendo, no entanto, para a posse, apresentar o visto permanente.

2.6 As cópias dos documentos a serem juntadas, nos termos deste Edital, poderão ser autenticadas pela Comissão Organizadora do Concurso, mediante apresentação dos documentos originais no ato da inscrição.

2.7 É vedada mais de uma inscrição por candidato.

2.8 Serão aceitas inscrições de portadores de diploma de graduação ou pós-graduação obtido no exterior, desde que devidamente reconhecido por instituição de Ensino Superior no Brasil, na forma da lei.

2.9 Serão aceitos somente os cursos de especialização que atendam às exigências do Conselho Nacional de Educação.

2.10 Os títulos de mestre ou doutor, somente serão aceitos se de programas de pós-graduação que tenham validade nacional comprovada pela CAPES/MEC, ou revalidados em Instituição oficial, com tradução pública juramentada.

2.11 O diploma do curso de mestrado ou de doutorado poderá ser substituído, de forma condicional e pelo prazo máximo de um ano, por certificado de conclusão ou ata de defesa assinada pela banca examinadora, devendo constar que o curso é reconhecido pela CAPES/MEC e que o candidato cumpriu todos os requisitos para a outorga do grau.

2.12 O candidato deverá especificar, no ato da inscrição, somente uma Sub-Área ou matéria para a qual pretende concorrer.

2.13 Os documentos expedidos por instituição estrangeira somente serão considerados quando traduzidos para a língua portuguesa por tradutor juramentado.

2.14 A Presidente da Comissão Organizadora do Concurso divulgará até o dia 27 de março de 2008, por meio de edital da Fafi-centro e Campus Universitário e pela Web, no endereço www.faficp.br, o deferimento das inscrições contendo o nome do candidato e o número da inscrição.

2.15 Qualquer interposição de recurso relativo ao indeferimento de inscrição somente será admitida no prazo de até 5 (cinco) dias úteis a partir da data de publicação do edital e deverá ser dirigida à Presidente da Comissão Organizadora do Concurso.

2.16 No prazo de até 5 (cinco) dias úteis, a Comissão Organizadora do Concurso analisará os recursos de indeferimento de inscrição e publicará o resultado, via edital.

III - DO JULGAMENTO DOS CANDIDATOS

3.1 O julgamento dos candidatos cujas inscrições foram admitidas caberá, em cada caso, a uma banca examinadora indicada pelo Departamento a que se refere a vaga, nomeada pelo Diretor, constituída de professores de reconhecida qualificação nos campos de conhecimento compreendidos na seleção e de hierarquia igual ou superior à docência a ser provida.

3.2 As bancas serão constituídas por 3 (três) membros, sendo pelo menos 2 (dois) pertencentes a outra IES e terão sempre dois suplentes. Os seus componentes serão indicados pelo Departamento a que pertencer a docência objeto da seleção, em reunião convocada para esse fim.

3.3 Não poderão participar da Banca examinadora parentes consangüíneos ou afins dos candidatos até o terceiro grau de parentesco, bem como aqueles que se declararem impedidos.

3.4 A composição da banca examinadora e o dia de sua instalação para início do concurso serão anunciados, em edital, aos candidatos inscritos, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data da prova escrita.

3.5 Qualquer impugnação relativa à constituição da banca examinadora somente será admitida no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados a partir da data de publicação do edital e deverá ser dirigida à Presidente da Comissão Organizadora do concurso.

3.6 As impugnações serão apreciadas pela Comissão Organizadora e posteriormente deliberadas pelo Diretor, no prazo de até 2 (cinco) dias úteis, e o resultado será publicado via edital.

3.7 O julgamento da banca examinadora é irrecorrível, salvo em caso de manifesta irregularidade, por inobservância de disposições legais, estatutárias ou regimentais, hipótese em que caberá, no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da data de publicação no Diário Oficial do Estado do Paraná do resultado final deste concurso, recurso para o Conselho Departamental, que poderá anular a decisão recorrida pelo voto de dois terços (2/3) de seus membros.

3.8 A lista de temas, inclusive bibliografia sugerida para as provas, compõe o presente edital - Anexo IV.

IV - DAS PROVAS

4.1 Somente poderão submeter-se às provas os candidatos cujas inscrições tiverem sido homologadas, que atenderem às exigências deste edital e que estiverem portando documento de identidade com foto.

4.2 O concurso público constará de:

a. Prova escrita, de caráter eliminatório;

b. Prova didática, com argüição sobre o ponto sorteado, de caráter eliminatório;

c. Exame de Títulos (análise e avaliação do curriculum vitae), de caráter classificatório.

4.3 Para efeito de habilitação, o candidato deverá atingir nota igual ou superior a 7 (sete) em cada prova.

4.4 Para efeito de classificação, a nota final do candidato será atribuída pela média aritmética simples das notas obtidas no exame de títulos (ver Anexo II).

4.5 Não será permitido ao candidato durante a realização das provas, sob pena de eliminação do concurso:

a. Comunicar-se com os demais candidatos ou pessoas estranhas ao concurso, bem como consultar livros ou apontamentos;

b. Ausentar-se do recinto sem o acompanhamento por um componente da equipe de execução do concurso;

c. Utilizar-se de meios ou procedimentos ilícitos para a realização da prova.

4.6 PROVA ESCRITA:

4.6.1 A prova escrita, de caráter eliminatório, simultânea para todos os candidatos à mesma Sub-Área ou matéria objeto do concurso, versará sobre ponto, único, sorteado no momento da prova por um dos candidatos, perante a Banca Examinadora, de uma lista de 10 (dez) pontos do conteúdo programático e terá a duração de 3h (três horas).

4.6.2 A prova escrita será realizada no dia 18 de abril de 2008, com início às 8h30min, utilizando-se as salas do Bloco C, no Campus Universitário Prof. Darci Ribeiro da Silva.

4.6.3 A prova escrita terá seu início com o sorteio do ponto, não sendo mais admitido ingresso ou saída de nenhum candidato do local da prova, salvo excepcionalidade autorizada por unanimidade pela Banca Examinadora.

4.6.4 O ponto sorteado na prova escrita será automaticamente excluído da prova didática.

4.6.5 A prova escrita será avaliada pela banca examinadora no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas após a sua conclusão, de acordo com os seguintes critérios.

a. Apresentação (introdução - desenvolvimento - conclusão);

b. Conteúdo (mínimo - organização - clareza de idéias);

c. Linguagem (clareza - propriedade - correção).

4.6.6 Caberá a cada um dos membros da banca examinadora atribuir a sua nota, na escala de 0 (zero) a 10 (dez) e a nota final será a média aritmética da somatória.

4.6.7 O candidato que não obtiver a nota final mínima 7 (sete) na prova escrita será eliminado, ficando impedido de participar das demais etapas.

4.6.8 O resultado da avaliação da prova escrita será publicado através de edital a ser afixado junto à sala da Comissão Organizadora do Concurso e via Web (www.faficp.br).

4.6.9 Contra o resultado da prova escrita caberá pedido de reconsideração, protocolizado no Protocolo da FAFICOP, devidamente fundamentado, dentro do prazo de cinco dias úteis, a contar da publicação da nota, devendo a Comissão Organizadora analisá-lo nas 24 (vinte e quatro) horas seguintes, lavrar ata circunstanciada de sua decisão e publicá-la no Quadro de Editais da FAFICOP, só cabendo recurso desta decisão nos casos de manifesta irregularidade, encaminhado ao Conselho Departamental da FAFICOP para que se manifeste e proceda a diligência necessária no prazo máximo de 05 (cinco) dias.

4.7 PROVA DIDÁTICA:

4.7.1 A prova didática será pública, com o objetivo de apurar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação e de síntese do candidato, bem como seu conhecimento da matéria e constará de aula proferida em nível de graduação, no tempo mínimo de 40 (quarenta) e no máximo de 60 (sessenta) minutos, sobre o ponto sorteado pela Comissão Organizadora do Concurso, da lista de pontos mencionada no item 4.6.1, excluído o sorteado para a prova escrita.

4.7.2 O tema da prova didática, retirado da lista aprovada, será comum a todos os candidatos da área e definido por sorteio, realizado pela Comissão Organizadora.

4.7.3 O sorteio do tema será efetuado no dia 6 de maio de 2008, às 8h30min, na Sala 1, do Bloco A, no Campus Universitário, na presença de um membro representante da Banca Examinadora de cada área e dos candidatos interessados. O tema será divulgado em edital no Campus Universitário, no quadro de avisos do Concurso Público e pela Web.

4.7.4 O cronograma da realização da prova didática, a ser realizada no dia 7 de maio de 2008, obedecerá à ordem alfabética dos nomes dos candidatos aprovados na prova escrita e será divulgado em Edital.

4.7.5 O candidato que não comparecer, por qualquer motivo, à prova didática, até o início da hora marcada para a sua realização, será automaticamente desclassificado do Concurso, sem direito a recurso.

4.7.6 É vedado aos candidatos assistirem à prova didática dos demais.

4.7.7 O comparecimento do candidato, para o sorteio do ponto para a prova didática com argüição é opcional.

4.7.8 Ao iniciar a prova didática, o candidato deverá apresentar à banca examinadora o plano de aula, em 3 (três) vias.

4.7.9 A avaliação da prova didática será efetuada pela banca examinadora respectiva, devendo cada um de seus membros atribuir uma nota, na escala de 0 (zero) a 10 (dez).

4.7.10 A nota final da prova didática será a média aritmética das notas atribuídas pelos membros da banca examinadora, na escala de zero (0) a dez (10).

4.7.11 O candidato que não obtiver a média mínima 7,0 (sete) na prova didática será eliminado.

4.7.12 Para a prova didática somente serão disponibilizados quadro negro, giz e retroprojetor. Demais recursos deverão ser providenciados pelo próprio candidato.

4.8 EXAME DE TÍTULOS (análise e avaliação do curriculum vitae).

4.8.1 O Exame de Títulos, de caráter classificatório, e realizado em sessão reservada pela banca examinadora, caracteriza-se pela análise e avaliação dos títulos constantes no curriculum vitae do candidato, em conformidade com o gabarito para avaliação do Exame de Títulos (Anexo II).

4.8.2 Para todos os efeitos deste Concurso a experiência com frações superior a 6(seis) meses será considerada como ano completo.

4.8.3 No exame de títulos, será atribuída ao candidato uma nota igual à somatória dos pontos obtidos, divididos por 100 (cem).

4.9 DO RESULTADO FINAL

4.9.1 A NOTA FINAL, atribuída pelos examinadores a cada candidato, será calculada da seguinte maneira:

a. média aritmética das notas atribuídas às provas escrita e didática;

b. média entre a nota do exame de títulos, que terá peso 3 (três) e a média obtida de acordo com a letra anterior, que terá peso 7 (sete).

c. A nota final do candidato será a média aritmética das notas atribuídas pelos examinadores.

4.9.2 O somatório dos resultados será dividido por 10 (dez), com duas casas decimais, utilizando a regra universal de aproximação: quando o terceiro número subseqüente à vírgula for de 0 (zero) a 4 (quatro) permanece o segundo número subseqüente à vírgula; quando o terceiro número subseqüente à vírgula for de 5 (cinco) a 9 (nove), o segundo número subseqüente à vírgula será acrescido de uma unidade.

4.9.3 Em caso de empate, será dada preferência, para fins de classificação, ao candidato que alcançar maior nota, na seguinte ordem:

a. Prova didática;

b. Prova escrita;

c. Na análise e avaliação do Curriculum Vitae.

4.9.4 Persistindo o empate a classificação será a favor do candidato com maior idade.

4.9.5 O resultado final fornecido pela banca examinadora será tabulado pela Comissão Organizadora do Concurso e encaminhado à Direção para divulgação e publicação oficial.

4.9.6 O Resultado Final deste Concurso Público será publicado, conforme relação dos candidatos habilitados por ordem de classificação para as vagas oferecidas nas respectivas Áreas ou matérias, no DOE-PR, bem como estará à disposição dos interessados no Quadro de Editais da FAFICOP e no sítio www.faficp.br, a partir de 13/05/2008.

4.9.7 No prazo de 2(dois) dias úteis contados a partir da data da Publicação do Resultado Final deste concurso, poderá ser interposto recurso à Direção da FAFICOP somente nos casos de manifesta irregularidade ou ilegalidade, que decidirá após o parecer da Comissão Organizadora do Concurso.

4.9.8 No caso de anulação total ou parcial do resultado do Concurso, a Instituição providenciará, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a realização de novas provas, com os mesmos candidatos, não sendo permitida a juntada de novos documentos.

V - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 Cabe à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência - SEAP homologar o resultado final do concurso público, dentro de 30 (trinta) dias, contados da publicação do resultado final.

5.2 A inspeção médica, de caráter eliminatório, obedecerá à ordem rigorosa de classificação dos candidatos aprovados, e compreenderá: exames clínicos, laboratoriais e complementares, atendendo às especificidades para as áreas de conhecimento e atuação docente. Todos os exames correrão às custas do candidato.

5.3 O ato de admissão do docente determinará o Departamento de lotação, não o vinculando à disciplina específica.

5.4 O presente concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação, no Diário Oficial do Estado do Paraná, do Ato de Homologação de Resultado Final do concurso, podendo ser prorrogável uma vez por igual período.

5.5 É de responsabilidade do candidato, durante todo o prazo de realização e validade do concurso público, manter atualizado o seu endereço junto a Comissão Organizadora do Concurso Público, na FAFICOP.

5.6 A classificação no concurso público, mesmo no limite das vagas, não gera direito à nomeação.

5.7 Surgindo novas vagas durante o período de validade do presente Concurso Público, na mesma área/sub-área em regime de horas semanais conforme necessidade da Instituição, os candidatos aprovados poderão ser convocados, observada a ordem de classificação e demais exigências normativas.

5.8 No ato da assinatura do Termo de Posse o nomeado firmará declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública. Na hipótese de acúmulo legal, contemplado no artigo 37, inciso XVI da Constituição Federal e artigo 27, inciso XVI da Constituição do Estado do Paraná, o nomeado firmará declaração de acúmulo legal de cargos, à qual anexará informação dos horários de suas atividades emitida pelo respectivo órgão.

5.9 Considerando que o número de vagas existente em cada área não permite a utilização dos percentuais exigidos, não serão aplicados os dispositivos das Leis Estaduais nº 14.274, de 24/12/2003, e 13.456, de 11/01/2002.

5.10 Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, de locais e de horário de aplicação de prova, bem como do resultado do concurso. Os interessados devem consultar permanentemente os Editais internos no Campus Universitário e as publicações no sítio da FAFICOP - www.faficp.br.

5.11 Conforme o Decreto Estadual nº 2.508/2004, a Comissão Organizadora do Concurso mantém a guarda de todos os documentos dos candidatos inscritos por 120 (cento e vinte) dias, a contar da Edital de resultados, período após o qual os documentos inservíveis podem ser incinerados.

5.12 São partes integrantes deste Edital os seguintes anexos:

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS

ANEXO II - INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - EXAME DE TÍTULOS

ANEXO III - INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - PROVA DIDÁTICA COM ARGÜIÇÃO

ANEXO IV - LISTA DE PONTOS E BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ANEXO V - FICHA DE INSCRIÇÃO

ANEXO VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DO CONCURSO

5.13 Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora do Concurso e homologados pelo Diretor.

PUBLIQUE-SE.

Cornélio Procópio,Gabinete do Diretor, em 22 de fevereiro 2008.

Professor ONOFRE RIBEIRO DE ALMEIDA
Diretor

Professora Doutora VANDERLÉIA DA SILVA OLIVEIRA
Presidente da Comissão Organizadora do Concurso

ANEXO I - EDITAL Nº 018/2008

QUADRO DE VAGAS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Área/Sub-área de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisitos Mínimos para inscrição

Docência

01

T-40

Graduação em Pedagogia, licenciatura plena, com especialização, mestrado ou doutorado em educação. Experiência comprovada de no mínimo dois anos de docência na educação básica ou superior.

Metodologia de Ensino

01

T-40

Graduação em Pedagogia, licenciatura plena, com especialização em educação. OU graduação em uma das seguintes licenciaturas: Letras, Ciências, Geografia ou Matemática, desde que apresente Mestrado ou Doutorado em Educação e curso de Magistério em nível de Ensino Médio. Experiência comprovada de no mínimo dois anos em docência no ensino fundamental - séries iniciais.

Organização do trabalho Pedagógico

01

T-40

Graduação em Pedagogia, licenciatura plena, com especialização, mestrado ou doutorado em Educação. Experiência de no mínimo dois anos em docência na educação básica ou superior.

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Área/Sub-área de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisitos Mínimos para inscrição

Biologia Geral

01

01

T-20

T-40

Graduação: Ciências Biológicas, licenciatura plena ou bacharelado Pós-graduação: Mestrado ou Doutorado em Ciências Biológicas ou áreas afins Experiência comprovada de no mínimo seis meses em docência no ensino superior.

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS SOCIAIS

Área/Sub-área de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisitos Mínimos para inscrição

Direito

01

T-40

Graduação: Direito Pós-graduação: Especialização na área de Direito

ANEXO II - EDITAL Nº 018/2008

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR NÃO TITULAR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ, NA FAFICOP

Instrumento de Avaliação - Exame de títulos

Candidato (a): _________________________________________________________________________

Área/Sub-área de conhecimento: ___________________________________________________________

Departamento de _______________________________________________________________________

1. FORMAÇÃO ACADÊMICA

LIMITE

PONTOS

1.1 Livre-docência com doutorado

400

 

1.2 Pós-doutorado

350

 

1.3 Doutorado ou livre-docência

300

 

1.4 Créditos completos de doutorado

270

 

1.5 Mestrado

250

 

1.6 Créditos completos de mestrado

200

 

1.7 Especialização

120

 

1.8 Graduação

080

 

LIMITE

400

 

OBSERVAÇÕES:

1. Não poderão ser computados os pontos, cumulativamente, prevalecendo os de maior titulação.

2. O título de livre docência citado no item 1.3. somente será aceito se atender às exigências e restrições contidas nas leis nº 5.802/72 e nº 6.096/94.

3. Todos os títulos serão pontuados de acordo com os limites máximos especificados.

4. Os documentos comprobatórios da produção acadêmica e das atividades profissionais deverão referir-se apenas aos últimos 5 (cinco) anos.

2. ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRATIVAS

UNIDADE

LIMITE MÁXIMO

PESO

VALOR MÁXIMO

TOTAL

2.1. Magistério superior na graduação ou pós-graduação

nº anos

10

14

140

 

2.2. Projetos de pesquisa concluídos ou em andamento

nº proj.

04

08

032

 

2.3. Projetos de ensino concluídos ou em andamento

nº proj.

04

08

032

 

2.4. Projetos de extensão concluídos ou em andamento

nº proj.

04

08

032

 

2.5. Projetos de extensão permanentes

nº anos

05

06

030

 

2.6. Projetos de pesquisa e/ou de ensino permanentes

nº anos

05

06

030

 

2.7. Orientação de trabalhos de iniciação científica ou TCC

nº orient.

06

06

036

 

2.8. Orientação de monografia de especialização.

nº orient.

04

09

036

 

2.9. Orientação de dissertação de mestrado

nº orient.

03

12

036

 

2.10. Orientação da tese de doutorado

nº orient.

02

18

036

 

2.11. Participação em banca examinadora de concurso (ou Teste Seletivo) para magistério superior

nº bancas

12

02

024

 

2.12. Participação em banca examinadora de especialização e exame de qualificação

nº bancas

06

04

024

 

2.13. Participação em banca examinadora de defesa de mestrado

nº bancas

04

06

024

 

2.14. Participação em banca examinadora de defesa de doutorado

nº bancas

03

08

024

 

2.15. Docência em curso de atualização, extensão ou especialização

nº cursos

05

02

010

 

2.16. Conferências e palestras proferidas na área ou em área afim

nº ativ.

05

0,4

002

 

2.17. Coordenação de cursos de pós-graduação

nº cursos

02

06

012

 

2.18. Cargos administrativos

nº anos

06

03

018

 

2.19. Participação em órgãos colegiados

nº anos

09

02

018

 

LIMITE: 300

 

 

 

 

 

 

3. TRABALHOS E PUBLICAÇÕES NA ÁREA

UNIDADE

LIMITE MÁXIMO

PESO

VALOR MÁXIMO

PONTOS

3.1. Livros editados: autor

nº de livros

02

40

80

 

3.2. Livros editados: co-autor

nº de livros

03

20

60

 

3.3. Livros editados: tradutor

nº de livros

06

10

60

 

3.4. Artigos em revistas especializadas/científicas indexadas ou capítulos de livros: autor

nº de artigos

08

10

80

 

3.5. Artigos em revistas especializadas/científicas ou capítulos de livros: co-autor

nº de artigos

10

06

60

 

3.6. Apresentação de trabalhos em eventos de natureza técnico-científica e cultural

nº de apresentações

10

03

30

 

3.7. Artigos em revistas não-especializadas e não-indexadas

nº de artigos

10

02

20

 

3.8. Outras publicações

nº de artigos

10

01

10

 

LIMITE: 200

 

 

 

 

 

 

4. OUTROS TÍTULOS

UNIDADE

LIMITE MÁXIMO

PESO

VALOR MÁXIMO

TOTAL

4.1. Cursos de pós-doutorado ou de aperfeiçoamento, cursados na área ou em área afim.

Nº de cursos

03

10

30

 

4.2. Atividades docentes não-universitárias na área ou em área afim (educação básica/outra)

Nº de anos

05

06

30

 

4.3. Docência em curso de treinamento ou extensão, em nível não-universitário

Cada 40h

06

04

24

 

4.4. Graduação em outras áreas (para mais de uma graduação)

Nº de cursos

02

06

12

 

4.5. Participação em eventos de curta duração na área ou em área afim

Cada 30h

20

0,5

10

 

4.6. Aprovação em concurso público ou teste seletivo na área ou área afim

Nº de concursos

03

04

12

 

4.7. Atividades profissionais não-docentes na área

Nº de anos

05

06

30

 

4.8. Orientação na área ou em área afim como atividade técnica

Nº de semestres

04

02

08

 

4.9. Cargos de direção, supervisão, orientação, coordenação na área do magistério na educação básica

Nº de anos

06

01

06

 

4.10. Estágios extracurriculares na área ou área afim

Cada 60h

06

01

06

 

4.11. Exercício de monitoria na área ou área afim

Nº de semestres

04

02

08

 

4.12. Participação em projetos de ensino pesquisa ou extensão, enquanto acadêmico

Nº de projetos

10

0,6

06

 

4.13. Prêmios, distinções e láureas por trabalhos técnico-científicos ou culturais na área

Nº de certificados

03

02

06

 

4.14. Outras atividades na área ou área afim

Nº de atividades

10

0,6

06

 

4.15. Outras atividades

Nº de atividades

30

0,2

06

 

LIMITE: 100

 

 

 

 

 

TOTAL DE PONTOS OBTIDOS: ________________________________________________________

PRESIDENTE DA BANCA: _____________________________________________________________

1º EXAMINADOR: ____________________________________________________________________

2º EXAMINADOR:____________________________________________________________________

ANEXO III - EDITAL

Instrumento de Avaliação - Prova didática com argüição

Candidato(a): ________________________________________________________________________

Área/Sub-área de conhecimento: __________________________________________________________

Tema da Aula: ________________________________________________________________________

Data: ____/____/____ Duração: _____ minutos. Início: _________ Término: ________________________

Departamento de ______________________________________________________________________

TÓPICOS A SEREM AVALIADOS

1. Plano de Aula

Limite

Nota

Observações

1.1 adequação dos objetivos

0,40

 

 

1.2 dados essenciais do conteúdo

0,20

 

 

1.3 seleção dos procedimentos didáticos

0,20

 

 

1.4 propriedades dos instrumentos de verificação aos objetivos propostos

0,20

 

 

1.5 indicação das referências

0,20

 

 

Subtotal

1,20

 

 

2. Desenvolvimento

Limite

Nota

Observações

2.1 introdução

0,60

 

 

2.2 apresentação seqüencial do conteúdo

0,80

 

 

2.3 relevância dos dados em função dos objetivos

0,70

 

 

2.4 atualidade das informações

0,80

 

 

2.5 exatidão, domínio e segurança na exposição dos conteúdos

2,00

 

 

2.6 exposição clara e objetiva com dicção correta, fluência e adequação da linguagem

0,70

 

 

2.7 variação de procedimentos didáticos

0,70

 

 

2.8 síntese integradora: revisão, aplicação e utilidade da informação e instrumentos de verificação

0,80

 

 

2.9 adequação ao tempo disponível

0,50

 

 

Subtotal

7,60

 

 

3. Argüição

Limite

Nota

Observações

3.1 informações corretas

0,40

 

 

3.2 relação com áreas correlatas

0,40

 

 

3.3 argumentação segura

0,40

 

 

Subtotal

1,20

 

 

TOTAL

10,00

 

 

___________________________________________________________ Membro da Banca Examinadora

ANEXO IV - LISTA DE PONTOS E BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

1) DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Área: Docência

PONTOS:

1. Retrospectiva histórica da Didática: novos paradigmas educativos.

2. A evolução tecnológica e suas aplicações no processo de ensino-aprendizagem.

3. A práxis educativa e as teorias pedagógicas na relação educador-educando: compromisso social e ético.

4. Educação e tecnologia na sociedade da informação: manejo reconstrutivo da instrumentação eletrônica.

5. As concepções pedagógicas e a competência docente: critérios para seleção e utilização de recursos de informática.

6. Planejamento enquanto Método Dialético de transformação.

7. Projeto Político-pedagógico: concepção, relevância e dimensões.

8. Currículo e diversidade cultural: relação de saber/poder produzidos no currículo.

9. Pensamento curricular brasileiro contemporâneo: tendência curricular crítica.

10. Diferentes concepções sobre currículo e avaliação

Bibliografia sugerida:

DEFFUNE, Deise; DEPRESBITERIS Léa. Competências, habilidades e currículos de educação profissional: crônicas e reflexões. São Paulo: SENAC São Paulo, 2000.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1993.

______. Avaliação: mito e desafio - uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.

______. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2003.

MAGDALENA, Beatriz Corso; COSTA, Íris Elisabeth. Internet em sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu. O currículo como fetiche. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOBRAL, Adail. Internet na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad, 1999.

______. Avaliação: concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2002.

Área: Metodologia de Ensino

PONTOS:

1. A atuação do professor de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental frente à inclusão de alunos com necessidades especiais.

2. Diversidade étnico-cultural e currículos escolares.

3. O ensino de História e Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental: aspectos metodológicos.

4. Fundamentos teóricos - metodológicos da alfabetização nas dimensões histórica, sociológica, psicolingüística, filosófica e pedagógica.

5. Alfabetização e letramento.

6. A leitura e a escrita como produção social.

7. Arte como elemento integrador de interdisciplinaridade.

8. A importância de uma educação problematizadora, considerando os princípios teóricos dos autores: Paulo Freire, Demerval Saviani e José Carlos Libâneo.

9. Pedagogia de Projetos como proposta metodológica para a ação educacional.

10. A prática pedagógica em Ciências e Matemática no ensino fundamental: uma análise crítica.

Bibliografia sugerida:

ASTOLFI, Jean Pierre. A didática das ciências. Campinas: Papirus, 1990.

AZANHA, Jose Mario Pires. Formação do Professor e Outros Escritos. São Paulo: SENAC, 2006.

CADERNO CEDES. 32 Educação e Diferenciação Cultural - Negros e Índios - 1993.

CASTRO, I. E.; CORREA, R. L; GOMES, P. C.C. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2000.

EISNER, Eliot. O papel da arte como disciplina. Porto Alegre: Fundação Lochpe, 1991.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP. Autores Associados, 2005.

JOLIBERT, Josette (Coord). Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

______. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

KAUFMAN, Ana Maria; RODRIGUEZ, Maria Elena. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

NOGUEIRA, Nildo Ribeiro. Pedagogia de Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Erica, 2001.

NUNES, S. C. Concepções de mundo no ensino de história. Campinas: 1996.

SASSAKI, R.K. Inclusão: construindo uma escola para todos. Rio de Janeiro, WVA, 1997.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SEVERINO, Antônio Joaquim; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Orgs.). Formação docente: rupturas e possibilidades. Campinas, SP: Papirus, 2002.

TFOUNI, Leda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Cortez, 1995.

Área: Organização do Trabalho Pedagógico

PONTOS:

1. A sustentação legal da organização escolar brasileira.

2. Natureza do trabalho pedagógico - especificidade da escola.

3. História do curso de Pedagogia no Brasil - de sua origem às diretrizes curriculares nacionais - resolução CNE/CP nº 1 de 15/05/2006.

4. Educação não formal - conceitos - modalidades - instituições sociais, religiosas, sindicais, ONGs.

5. Gestão Emancipatória, Gestão e comunidade escolar; Fortalecimento dos espaços coletivos e participativos.

6. Projeto Político-Pedagógico, Currículo e papel do pedagogo.

7. Aplicação de princípios da gestão democrática em espaços escolares e não escolares.

8. Organização do trabalho pedagógico: o papel do supervisor e orientador educacional no contexto escolar.

9. A escola como local de trabalho: estrutura e organização dos diferentes níveis

10. Sistema escolar brasileiro: LDBS - estrutura e funcionamento

Bibliografia sugerida:

BARRETO, E. S. S. (Org.). Os Currículos do Ensino Fundamental para as escolas brasileiras. Campinas: Autores Associados, 2000.

BRASIL. Lei n. 9.394/96, Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

DEFFUNE, D. Competências, habilidades e currículos de educação profissional: crônicas e reflexões. São Paulo: SENAC, 2000.

GADOTTI, M. Organização do trabalho na escola: alguns pressupostos. São Paulo: Ática, 1993.

FÁVERO, O. (Org.). A Educação nas constituintes brasileiras. Campinas: Autores Associados, 1996.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.

NOVOA, A. As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

MOREIRA, A. F. B. Currículos e programas do Brasil. Campinas: Papirus, 1990.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997.

RIBEIRO, M. L. S. História da Educação Brasileira - a organização escolar. Campinas: Autores Associados, 2005.

ROMANELLI, O. de O. História da Educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005.

SILVA, Carmem S. B. Curso de Pedagogia no Brasil: História e Identidade. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

VALENTE, N. Sistema de Ensino e Legislação Educacional: estrutura e funcionamento da educação básica superior. São Paulo: Panorama, 2000.

VEIGA, I. P. A. e REZENDE, M. L. G. (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1996.

2) DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Área: Biologia Geral

PONTOS:

1. Sistema de Endomembranas.

2. Cariótipo humano: normalidades e anormalidades.

3. Ciclos Biogeoquímicos.

4. Filo Echinodermata: Echinoidea.

5. Fotossíntese.

6. Desenvolvimento embrionários dos cordados.

7. Especiação.

8. Estrutura das populações.

9. Anfíbios: evolução e filogenia.

10. Tecidos vegetais: tecidos de secreção.

Bibliografia sugerida:

BARNES, R. D. Zoologia dos invertebrados. 7. ed. São Paulo: Roca, 2006.

DE ROBERTS, E., HIB, J. Bases da biologia celular e molecular. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

FERRI, M. G. Botânica: morfologia interna das plantas. São Paulo: Melhoramento, 1970.

FUTUYAMA, D. J. Biologia Evolutiva. 2. ed. Ribeirão Preto: SBG/CNPq, 1992.

GARCIA; GARCIA. Embriologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

JUNQUEIRA, L. C. V., CARNEIRO, J. B. Biologia celular e molecular. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

ODUM, E. P. Fundamentos de Ecologia. 4. ed. Fundação Calouste Gulbenkian.

POUGH, F. H. et al. A vida dos vertebrados. São Paulo: Ateneu, 1999.

RAMALHO, M. Genética na agropecuária. São Paulo: Globo: Lavras, 1990.

RAVEN, P.H. et al. Biologia vegetal. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986.

3) DEPARTAMENTO DE ESTUDOS SOCIAIS

Área: Direito

PONTOS:

1. Noção de direito. Direito positivo. Direito objetivo e direito subjetivo. Direito público e privado. Direito e moral. Direito e ética. Fontes do direito. Os princípios gerais do direito. Norma jurídica: conceito, classificação, vigência no tempo e no espaço.

2. Direito Constitucional: Divisão orgânica do poder. Tripartição do poder. Poder Legislativo: sua estrutura, suas funções. O processo de criação da lei. As espécies normativas. O Poder Executivo. O Poder Judiciário: suas funções, sua estrutura.

3. Princípios e conteúdo do direito civil. Parte geral e parte especial. O conteúdo e a função da Lei de Introdução ao Código Civil. Capacidade jurídica. Incapacidade: absoluta e relativa. Pessoa natural e pessoa jurídica.

4. Dos bens. Classificação dos bens. Fato jurídico. Prescrição. Decadência. Negócio jurídico. Defeitos do negócio jurídico. Nulidade do negócio jurídico.

5. Direito das Obrigações. Conceito de Obrigação. Elementos constitutivos da relação obrigacional. Fontes das obrigações. Classificação das obrigações. Efeitos das obrigações. Conceito e requisitos legais de validade do contrato. Princípios fundamentais do direito contratual. Classificação dos contratos no direito civil brasileiro. Efeitos jurídicos decorrentes da validade dos contratos.

6. Atividade empresarial. Objeto do direito comercial. Autonomia do direito comercial. Teoria da empresa. Conceito de empresário. Atividades econômicas civis: profissional intelectual, empresário rural, cooperativas. Empresário individual. Prepostos do empresário. Proibidos de exercer empresa.

7. Registro de empresa. Órgãos do registro de empresa. Atos do registro de empresa. Inatividade da empresa. Empresário irregular. Livros empresariais. Obrigações comuns a todos os empresários. Conceito e natureza do estabelecimento empresarial. Nome empresarial: formação e registro.

8. Sociedade simples e sociedade empresária. Conceito e personalização da sociedade empresária. Classificação das sociedades empresárias. Sociedade em comum. Desconsideração da pessoa jurídica. Sociedade limitada. Sociedade por ações. Microempresa e empresa de pequeno porte: enquadramento, Simples Nacional.

9. Títulos de crédito. Princípios gerais do direito cambiário. Classificação dos títulos de crédito. Direito falimentar: falência, recuperação judicial e extrajudicial.

10. Comércio eletrônico. O empresário e os direitos do consumidor. Propriedade industrial: patentes e registro industrial. Contratos mercantis.

Bibliografia sugerida:

BORGES, Nelson. Instituições de direito público e privado. 2. ed. Cornélio Procópio: FAFICOP, 2006.

CASTRO, Carlos Alberto Farracha de. Fundamentos do Direito Falimentar, à luz da Lei de recuperação judicial e extrajudicial. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2006.

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. Direito de empresa. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

_____. A sociedade limitada no novo Código Civil. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

______. Comentários à nova Lei de falências e de recuperação de empresas. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

DINIZ, Maria Helena. Código Civil anotado. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

______. Compêndio de introdução à ciência do direito. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

______. Curso de direito civil brasileiro: teoria geral do direito civil. 24. ed. São Paulo: Saraiva, 2007. 1 v.

______. Curso de direito civil brasileiro: teoria geral das obrigações. 22. ed. São Paulo: Saraiva, 2007. 2 v.

______. Curso de direito civil brasileiro: teoria das obrigações contratuais e extracontratuais. 23. ed. São Paulo: Saraiva, 2007. 3 v.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de direito constitucional. 33. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

NALIM, Paulo. Do contrato: Conceito pós moderno. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2006.

NUNES, Rizzatto. Manual de introdução ao estudo do direito. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

RODRIGUES, Sílvio. Direito civil: parte geral das obrigações. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. 2 v.

______. Direito civil: dos contratos e das declarações unilaterais de vontade. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 2004. 3 v.

ANEXO V - FICHA DE INSCRIÇÃO

À Comissão Organizadora do CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR NÃO TITULAR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ, NA FAFICOP

E

Inscrição nº ________________________

Ilustríssima Senhora Presidente da Comissão Organizadora,

______________________________________________________________________, brasileiro(a), ___________________(estado civil), portador(a) do Documento de Identidade nº _________________ expedido pela __________, inscrito(a) no Cadastro de Pessoa Física sob nº ______________________, residente e domiciliado(a) à ______________________________________________________, nº ________, em __________________________________, Estado ____, CEP ___________-_____, com telefone / fax / celular para contato _______________________________ e e-mail __________________________________, tendo em vista a abertura de inscrição para o CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR NÃO TITULAR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ, NA FAFICOP, para docente no Departamento de _________________________________________ conforme EDITAL N° 018/2008, vem pelo presente instrumento REQUERER inscrição no referido CONCURSO PÚBLICO, na área/sub-área de conhecimento ________________________________________________, juntando a documentação necessária e declarando que conheço e submeto-me a todas as condições previstas no edital que regulamenta o CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR NÃO TITULAR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ.

Na hipótese de NOMEAÇÃO, aceito as condições de jornada de trabalho que podem ser quaisquer dos turnos combinados (tarde e noite).

Data: ____ / ____ / ____.

assinatura do candidato(a) _________________________________________________________________

ANEXO VI

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DO CONCURSO

ATIVIDADE

PERÍODO

Veículo de publicação/divulgação/local

Publicação do Edital de abertura

26 de fevereiro de 2008

www.faficp.br; editais internos; DOEPR

Início das Inscrições

3 de março de 2008

CAMPUS UNIVERSITÁRIO - Sala 03 - Bloco Administrativo

Fim das Inscrições

24 de março de 2008

--

Final das inscrições via SEDEX AR

19 de março de 2008

--

Reunião da Comissão e Chefes de Departamentos para análise das inscrições

25 de março de 2008

CAMPUS UNIVERSITÁRIO - Sala 03 - Bloco Administrativo

Homologação das inscrições

27 de março de 2008

www.faficp.br; editais internos; DOEPR

Impugnação das inscrições

Até 4 de abril de 2008

Protocolo da FAFICOP

Divulgação dos Pontos, bibliografia básica

22 de fevereiro de 2008

www.faficp.br; editais internos; DOEPR

Divulgação da Banca Examinadora

Até 3 de abril de 2008

www.faficp.br; editais internos; DOEPR

Impugnação da Banca Examinadora

Até dois dias úteis após divulgação da banca

Protocolo da FAFICOP

Prova escrita

18 de abril de 2008

CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Resultado da prova escrita

23 de abril de 2008

www.faficp.br; editais internos; DOEPR

Recurso - resultado da prova escrita

Até 30 de abril de 2008

Protocolo da FAFICOP

Sorteio de ponto para a prova didática

6 de maio de 2008

Protocolo da FAFICOP

Prova didática

7 de maio de 2008

CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Resultado Final

13 de maio de 2008

www.faficp.br; editais internos; DOEPR

Professora Doutora Vanderléia da Silva Oliveira
Presidente da Comissão Organizadora do Concurso

Portaria nº 004/2008