Prefeitura de Campos dos Goytacazes - RJ

Notícia:   Vagas na Área da Educação em Campos dos Goytacazes - RJ

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

EDITAL Nº 01/2008

ALEXANDRE MARCOS MOCAIBER CARDOSO, Prefeito do Município de Campos dos Goytacazes, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições do CONCURSO PÚBLICO destinado ao preenchimento de vagas existentes para o Quadro de Servidores da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Campos de Goytacazes, sob regime Estatutário. O certame está sob execução técnico-administrativa da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência ligada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - FUNRIO, nos termos da Constituição Federal, das demais legislações pertinentes que regulamentam a realização de concursos públicos e das normas contidas no presente Edital.

1) DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Concurso Público N° 01/2008 será organizado e desenvolvido pela FUNRIO, de acordo com a Legislação Municipal que trata da matéria, bem como por este Edital.

1.2 O Concurso Público consistirá na avaliação de conhecimentos básicos e específicos, mediante a aplicação de Provas Objetivas para os cargos de Professor II (Educação Infantil - Creche), Professor II (Educação Infantil - Escola e Ensino Fundamental - 1° segmento do 1° ao 5° ano), Professor I (Ensino Fundamental - 2° segmento do 6° ao 9° ano: Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática), Pedagogo e Auxiliar de Secretaria, de acordo com a especificidade do cargo e em conformidade com o estabelecido neste Edital (anexos II e III).

1.3 As Provas Objetivas serão realizadas no Município de Campos dos Goytacazes. As datas e horários da Prova Objetiva serão estabelecidos em conformidade com o subitem 9.1.4 deste Edital.

2) DAS VAGAS PARA PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

2.1 Os portadores de necessidades especiais, assim entendidos aqueles que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal nº. 3.298/99, alterado pelo Decreto Federal nº. 5.296/04, têm assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público, desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do cargo para o qual concorre.

2.2 As vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais, dentre as oferecidas, serão de 10% do total de vagas ofertadas para cada cargo, de acordo com a Lei Municipal Nº 7.345/02. Uma vez aplicado o percentual sobre o número de vagas, os valores resultantes, que forem iguais ou acima de 0,5, serão arredondados para 1 (um) .

2.3 Os candidatos portadores de necessidades especiais participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo, avaliação, duração, local e horário de realização da prova.

2.4 Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá, no ato da inscrição, declarar-se portador de necessidades especiais.

2.5 Não ocorrendo aprovação de candidatos portadores de necessidades especiais, para preenchimento das vagas previstas no subitem 2.2, quer por reprovação no Concurso, quer na perícia médica, estas serão preenchidas pelos demais aprovados, observada a ordem geral de classificação dentro do cargo.

2.6 O candidato que no ato da inscrição declarar-se portador de necessidades especiais, se aprovado no Concurso Público, figurará em lista específica e na listagem de classificação geral dos candidatos.

2.7 Os candidatos portadores de necessidades especiais, aprovados no Concurso deverão, antes de serem nomeados, submeter-se a exame médico perante junta médica do Município para verificação da compatibilidade entre sua deficiência e o exercício das atribuições específicas do cargo pretendido. Desta forma, deverão estar munidos de laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da deficiência.

2.7.1 Caso o laudo médico emitido pela junta médica do Município ateste a inexistência da deficiência, o candidato permanecerá no Concurso, concorrendo em igualdade de condições com os demais. Caso o laudo médico ateste a incompatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo, o candidato será automaticamente eliminado do Concurso.

2.7.2 O grau de deficiência de que for portador o candidato, ao ser nomeado no Município, não poderá ser invocado como causa de aposentadoria por invalidez.

2.7.3 A não observância do disposto no item 2.4 ou a reprovação na perícia médica acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

2.8 Os candidatos portadores de necessidades especiais que necessitem de condições especiais para a realização das provas, tais como acesso especial aos locais das provas, provas com letras maiores do que as convencionais, entre outras, deverão comunicar essa necessidade formalmente à FUNRIO, no momento da inscrição. A não manifestação dos candidatos dentro desse prazo desobriga a FUNRIO do atendimento dessas condições especiais.

3) DOS CARGOS

3.1 O Concurso destina-se ao preenchimento de vagas existentes aos cargos descritos no Anexo I do presente Edital. Dentro do prazo de validade poderão ser convocados outros candidatos aprovados no Concurso Público para a nomeação em cargos vagos remanescentes ou em vagas que forem criadas, desde que autorizado pela Administração Pública.

3.2 A escolaridade (pré-requisito) exigida para cada cargo encontra-se no Anexo I do Edital.

3.3 Os vencimentos, a jornada de trabalho de cada cargo, o número de vagas e as taxas de inscrição constam no Anexo I deste Edital.

3.4 O horário de trabalho estará sujeito à escala elaborada conforme a necessidade da Administração Pública, podendo ser em horário diurno e/ou noturno.

4) DAS FASES DO CONCURSO

4.1 A seleção constará de: I. Prova Objetiva; e II. Avaliação Médica.

4.2 Todas as etapas do concurso serão eliminatórias. A Prova Objetiva, além do caráter eliminatório, também terá caráter classificatório.

4.3 Os candidatos aprovados e classificados, até o limite de vagas ofertadas, serão submetidos à Avaliação Médica, previamente à nomeação.

5) DA DIVULGAÇÃO

A divulgação oficial referente a este Concurso Público se dará na forma de Editais, Extratos de Editais ou Avisos, através dos seguintes meios e locais:

5.1 Publicação em jornal de grande tiragem e de circulação local ou regional;

5.2 Divulgação eletrônica pelo endereço www.funrio.org.br da FUNRIO.

6) DAS INSCRIÇÕES

6.1 São requisitos para a inscrição:

a. Nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas dos Decretos n°. 70.391/72 e 70.436/72 e da Constituição Federal, § 1° do Art. 12;

b. Idade mínima de 18 anos na data da nomeação;

c. Estar em dia com as obrigações do serviço militar ou ter sido dispensado do mesmo, se do sexo masculino;

d. Estar em dia com as obrigações eleitorais; e

e. Estar no pleno gozo dos direitos políticos.

6.2 Período, Horário e Local das inscrições:

As inscrições serão realizadas pela internet no endereço eletrônico www.funrio.org.br da FUNRIO, no período da zero hora do dia 29/02/2008 às vinte e três horas e cinqüenta e nove minutos do dia 18/03/2008 e no Posto de Atendimento localizado no Liceu de Humanidades de Campos - Praça Barão do Rio Branco, nº 15 - Centro - Campos dos Goytacazes/ RJ, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 17 horas, no período de 03/03/2008 a 18/03/2008, onde serão disponibilizados computadores e pessoal treinado para a realização de inscrições de candidatos que não tenham acesso próprio à Internet.

6.3 Informações Gerais sobre as Inscrições:

6.3.1 Não será concedida isenção ou dispensa parcial ou integral do valor da taxa de inscrição.

6.3.2 Não serão válidas as inscrições realizadas fora do prazo.

6.3.3 O boleto bancário poderá ser pago nas agências bancárias, casas lotéricas, estabelecimentos credenciados ao sistema financeiro (supermercados e farmácias), caixas eletrônicos e banco on-line (Internet).

6.3.4 Qualquer outra forma de pagamento que não a prevista neste edital invalida a inscrição.

6.3.5 No caso de o pagamento da taxa de inscrição ser efetuado com cheque bancário que, porventura, venha a ser devolvido, por qualquer motivo, a FUNRIO reserva-se o direito de tomar as medidas legais cabíveis.

6.3.6 O candidato, ao efetivar sua inscrição, assume inteira responsabilidade pelas informações constantes no seu formulário de inscrição, sob as penas da lei, bem como assume que está ciente e de acordo com as exigências e condições previstas neste Edital, do qual o candidato não poderá alegar desconhecimento.

6.3.7 A declaração falsa ou inexata dos dados constantes do Formulário de Inscrição determinará o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes dela, em qualquer época, assumindo o candidato as possíveis conseqüências legais.

6.3.8 Não serão aceitas inscrições condicionais e/ou extemporâneas, por via postal ou por fax admitindo-se, contudo, inscrições por meio de procuração (não é necessário o reconhecimento de firma). O original da procuração e a cópia do documento oficial de identidade do candidato ficarão retidos. Os candidatos inscritos por procuração assumem total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu (sua) representante no preenchimento do respectivo Requerimento de Inscrição. Deverá ser apresentada uma procuração para cada candidato.

6.3.9 A FUNRIO não se responsabilizará pelas inscrições realizadas através da Internet que não forem recebidas por motivos de ordem técnica alheias ao seu âmbito de atuação, tais como falhas de telecomunicações, falhas nos computadores ou provedores de acesso e quaisquer outros fatores exógenos que impossibilitem a correta transferência dos dados dos candidatos para a Organizadora do Concurso.

6.3.10 Para inscrição via Internet, o candidato deverá estar ciente de todas as informações sobre este processo seletivo público. Estas informações estarão disponíveis no endereço eletrônico da FUNRIO (www.funrio.org.br) e no Manual do Candidato disponível nesta página para download.

6.3.11 Ao efetuar a inscrição, via internet, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento em qualquer agência da rede bancária, casas lotéricas, entre outros estabelecimentos credenciados para tal fim, até a data do vencimento. A inscrição só será efetivada mediante a confirmação do pagamento pelo banco junto a FUNRIO.

6.3.12 Os boletos bancários emitidos no último dia do período de inscrições poderão ser pagos até o segundo dia útil subseqüente ao término das inscrições.

6.3.13 Os candidatos às vagas dos cargos de Professor II e Auxiliar de Secretaria deverão escolher o distrito em que trabalharão no ato da inscrição (ver subitem 6.4.1), estando as vagas distribuídas conforme a tabela abaixo:

Distrito

Localidade

Prof.° II

AUX. SEC.

TOTAL

ED. INF. (CRECHE)

Educação Infantil / Ens. Fundamental 1° segmento (ESCOLA)

Creche/Escola

sede

59

122

22

203

Goytacazes

1

4

2

7

Santo Amaro

6

30

1

37

São Sebastião

12

13

1

26

Mussurepe

4

10

1

15

Travessão

1

30

1

32

Morangaba

12

25

4

41

10°

Ibitioca

2

20

3

25

11°

Dores de Macabu

3

18

6

27

12°

Morro do Coco

8

20

3

31

13°

Santo eduardo

-

5

2

7

15°

Serrinha

-

3

1

4

17°

Tocos

1

11

2

14

18°

Santa Maria

2

5

1

8

20°

Conselheiro Josino

3

3

1

7

TOTAL

114

319

51

484

6.3.14 Os candidatos às demais vagas serão lotados de acordo com as necessidades da Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes, dentro do número de vagas descritas no quadro abaixo:

- Professor I:

Disciplinas

Vagas

Arte

12

Ciências

05

Educação Física

05

Geografia

25

História

12

Matemática

07

Língua Inglesa

03

Língua Portuguesa

05

TOTAL

74

- Pedagogo:

Área

Vagas

Pedagogo

15

TOTAL

15

6.4 Das Disposições Finais sobre a Inscrição:

6.4.1 Os candidatos inscritos nos cargos descritos no subitem 6.3.14 devem estar cientes que, se aprovados no certame, estarão condicionados a permanecer no distrito pelo qual optaram no ato da inscrição durante a vigência do concurso (2 anos, prorrogável pelo mesmo período). Caso se encerrem as vagas do distrito escolhido, o candidato poderá ser convocado para o distrito mais próximo, desde que todas as vagas tenham sido ocupadas pelos candidatos de origem. Ficará a critério do candidato aceitar ou não, sendo resguardado ao mesmo a permanência no concurso.

6.4.2 O candidato aprovado no concurso não poderá ser colocado à disposição e nem cedido a nenhum órgão durante a vigência do concurso (2 anos, prorrogável pelo mesmo período).

6.4.3 Será permitido número livre de inscrições, mas a FUNRIO não se responsabilizará por eventuais coincidências de datas e horários de provas ou quaisquer outras atividades. Caso ocorram, o candidato deverá optar por apenas 1 (um) cargo.

6.4.4 O valor relativo à inscrição não será devolvido, salvo no caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração da PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES.

6.4.5O comprovante de pagamento da inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado juntamente com documento de identificação no local de realização das provas.

6.4.6 O candidato terá sua inscrição homologada somente após o recebimento, pela FUNRIO, da confirmação do pagamento bancário de sua taxa de inscrição.

6.4.7 Não serão efetivadas as inscrições feitas através de depósitos, docs (operação bancária), transferências ou similares. 6.4.8 Serão canceladas as inscrições pagas com cheques sem provisão de fundos, ou que apresentem qualquer outro tipo de problema.

7) DA HOMOLOGAÇÃO E CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

7.1 As inscrições efetuadas de acordo com o disposto no item 6 do presente Edital serão homologadas pela FUNRIO, significando tal ato que o candidato está habilitado para participar das demais fases do Concurso.

7.2 O candidato inscrito no Posto de Atendimento deverá retirar o CARTÃO DE INFORMAÇÃO no mesmo local de inscrição no período de 14 a 16 de Abril de 2008, das 9 às 17 horas. Todos os candidatos inscritos poderão também imprimir o cartão de informação, a partir do dia 14/04/2008, no endereço eletrônico da FUNRIO (www.funrio.org.br).

7.3 O CARTÃO DE INFORMAÇÃO, para os candidatos inscritos via Internet, deverá ser impresso no endereço eletrônico da FUNRIO (www.funrio.org.br), sendo de sua total responsabilidade a impressão.

7.4 Ao retirar ou imprimir o Cartão de Informação, obriga-se o candidato a conferir: a) seu nome; b) número de seu documento de identidade, sigla do órgão expedidor e Estado emitente; c) data de nascimento; d) local de realização da prova; e) CPF.

7.5 O candidato, quando for o caso, deverá também conferir a informação onde consta o mesmo estar concorrendo às vagas reservadas aos portadores de deficiência quando esta demande condição especial para a realização da prova.

7.6 Caso haja inexatidão na informação contida no CARTÃO DE INFORMAÇÃO, o candidato deverá requerer ao fiscal de sala, no dia da prova, formulário de alteração de dados cadastrais e fazer as alterações necessárias.

7.7 O candidato terá acesso ao edital de homologação das inscrições, com a respectiva relação de inscritos, diretamente pelo endereço eletrônico da FUNRIO (www.funrio.org.br).

7.8 O candidato não poderá alegar desconhecimento dos locais das provas como justificativa de sua ausência. O não comparecimento às provas, qualquer que seja o motivo, será considerado como desistência do candidato e resultará em sua eliminação do processo seletivo público.

8) DA DOCUMENTAÇÃO

8.1 No dia da Prova Objetiva o candidato deverá apresentar ao fiscal de sala o documento de identidade original com foto.

8.1.1 Não serão aceitas cópias de documentos de identidade, ainda que autenticados, nem protocolos de entrega de documentos. O documento deverá estar em perfeita condição, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato (foto e assinatura).

8.1.2 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto).

9) DA PROVA

9.1 DA PROVA OBJETIVA - ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA

Todos os cargos do concurso terão Prova Objetiva de acordo com os critérios abaixo.

9.1.1 Do Tipo da Prova Objetiva:

A Prova Objetiva valerá 100 (cem) pontos para todos os cargos. A Prova Objetiva estará dividida em duas sessões: Prova de Conhecimentos Básicos e Prova de Conhecimentos Específicos.

Cada questão da Prova Objetiva será constituída de 05 (cinco) alternativas, sendo somente uma a correta. Para obter pontuação no item, o candidato deve marcar um, e somente um, dos 05 (cinco) campos da folha de respostas.

9.1.2 Da Aprovação na Prova Objetiva:

Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos de cada Prova (Prova de Conhecimentos Básicos e Prova de Conhecimentos Específicos ─ ver Anexo III) respectiva para cada cargo.

9.1.3 Dos Locais de Prova:

Os locais de realização da Prova Objetiva serão informados no cartão de confirmação.

9.1.4 Da Data e Horário de Realização da Prova Objetiva:

· Dia 20 de Abril de 2008 ─ Manhã: das 9:00 h às 13:00 h (horário de Brasília)

Cargos: Professor II (Educação Infantil - Creche), Professor I (Professor de Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática) e Pedagogo.

· Dia 20 de Abril de 2008 ─ Tarde: das 15:00 h às 19:00 h (horário de Brasília) Cargos: Auxiliar de Secretaria e Professor II (Educação Infantil - Escola e Ensino Fundamental - 1º segmento).

Obs: A critério da Coordenação do Concurso poderá, em caso fortuito ou de força maior, ser concedido tolerância nos horários de início das provas.

9.1.5 Das Condições para a Realização da Prova Objetiva:

9.1.5.1 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica TRANSPARENTE de tinta azul ou preta, sendo o tempo máximo de duração da prova de 04 (quatro) horas.

9.1.5.2 Não será admitido o ingresso de candidatos no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

9.1.5.3 Não será permitido, durante a realização das provas, o uso de celulares, pagers, calculadoras, bem como quaisquer equipamentos que permitam o armazenamento ou a comunicação de dados e informações. Caso o candidato leve consigo esses tipos de aparelhos no dia de realização do certame, os mesmos serão lacrados e devolvidos aos candidatos, que somente poderão abri-los ao final da Prova.

9.1.5.4 Não será permitido ao candidato fumar na sala de prova.

9.1.5.5 Não haverá segunda chamada para a prova. O não comparecimento implicará a imediata eliminação do candidato.

9.1.5.6 O candidato somente poderá retirar-se do local de realização da prova após a primeira hora do início das mesmas.

9.1.5.7 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em virtude do afastamento do candidato da sala onde está sendo aplicada a Prova Objetiva.

9.1.5.8 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não poderá realizar a prova.

9.1.5.9 No dia de realização da prova, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação da prova ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo e aos critérios de avaliação da prova.

9.1.5.10 Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso o candidato que, durante a sua realização:

a. Usar ou tentar usar meios fraudulentos ou ilegais para a sua realização;

b. For surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer das provas;

c. Utilizar-se de máquinas de calcular ou equipamentos similares, livros, dicionário, notas ou impressos que não forem expressamente permitidos, telefone celular, gravador, receptor ou pager, ou que se comunicar com outro candidato;

d. Faltar com a devida urbanidade para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, as autoridades presentes ou candidatos;

e. Fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer meio que não os permitidos;

f. Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

g. Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas ou caderno de questões, celulares ou quaisquer equipamentos eletrônicos;

h. Descumprir as instruções contidas no caderno de provas e na folha de respostas;

i. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

9.1.5.11 Será atribuída pontuação zero à questão de Prova Objetiva que contiver mais de uma ou nenhuma resposta assinalada, ou que contiver emenda ou rasura.

9.1.5.12 O candidato deverá transcrever as respostas da Prova Objetiva para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção. O preenchimento da folha de respostas é de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder conforme as instruções específicas contidas na capa do caderno de questões. Não haverá substituição da folha de respostas por erro do candidato.

9.1.5.13 Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em caso do candidato que tenha solicitado condição especial para esse fim. Nesse caso, se necessário, o candidato será acompanhado por um agente da FUNRIO devidamente treinado.

9.1.5.14 Ao terminar a Prova Objetiva, o candidato entregará ao fiscal de sala, obrigatoriamente, o caderno de questões e a folha de respostas devidamente assinada.

9.1.5.15 É obrigação do candidato assinar a lista de presença.

9.1.5.16 O candidato somente poderá retirar-se do local de realização da prova levando consigo o caderno de questões ao término do horário previsto para realização da prova.

9.1.5.17 Os 3 (três) últimos candidatos só poderão sair de sala juntos.

9.1.5 Dos Conteúdos e Disciplinas da Prova Objetiva:

Os Conteúdos Programáticos para realização da Prova Objetiva para todos os cargos constam do ANEXO II deste edital.

As disciplinas para a Prova Objetiva constam no ANEXO III do presente Edital.

10) DOS RESULTADOS E RECURSOS

10.1 Dos Resultados:

10.1.1 O gabarito oficial preliminar da Prova Objetiva será divulgado, pelos meios apontados no item 5, em até 1 (um) dia após a realização da Prova Objetiva.

10.1.2 O resultado final do concurso será divulgado em edital próprio conforme disposto no item 5.

10.1.3 Os resultados não serão informados por telefone.

10.2 Dos Recursos:

10.2.1 Os candidatos que desejarem interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares da Prova Objetiva disporão de 2 (dois) dias úteis, a contar do dia subseqüente ao da divulgação dos gabaritos, para entregá-los no Liceu de Humanidades de Campos, localizado na Praça Barão do Rio Branco, nº 15 - Centro - Campos dos Goytacazes/ RJ, das 09 às 17 horas.

10.2.2 Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares da Prova Objetiva, o candidato deverá utilizar o formulário de recurso, devendo ser utilizado um formulário para cada questão. O formulário para recurso encontra-se neste Edital (ANEXO IV) e na Internet, no endereço eletrônico da FUNRIO (www.funrio.org.br).

10.2.3 Serão preliminarmente indeferidos os recursos intempestivos, inconsistentes, que não atendam às exigências do modelo de recursos e/ou fora de qualquer uma das especificações estabelecidas neste Edital ou em outros Editais que vierem a ser publicados.

10.2.4 Após o julgamento e deferimento dos recursos sobre gabaritos, os pontos correspondentes às questões que porventura forem anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente.

10.2.5 Eventuais alterações de gabarito, após análise de recursos, serão divulgadas conforme item 5.

11) DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO

11.1 Todos os candidatos terão suas provas corrigidas por meio de processamento eletrônico.

11.2 O cálculo da nota da Prova Objetiva será igual à soma algébrica das notas obtidas em todos os itens que a compõe.

11.3 O candidato eliminado não terá classificação alguma no Concurso Público.

11.4 A classificação final observará a ordem numérica decrescente da pontuação individualmente alcançada no somatório dos pontos obtidos na Prova Objetiva, atribuindo-se o primeiro lugar ao candidato que obtiver a maior soma de pontos, e assim sucessivamente.

12) DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

12.1 Em caso de igualdade na pontuação final do Concurso, o desempate se dará adotando-se os critérios abaixo, pela ordem e na seqüência apresentada, obtendo a melhor classificação o candidato que tiver obtido a maior pontuação na Prova:

a. De Conhecimentos Específicos;

b. De Língua Portuguesa;

c. De Conhecimentos Pedagógicos, quando for o caso;

d. De Matemática, quando for o caso;

e. De Noções de Informática, quando for o caso.

12.2 Persistindo o empate entre os candidatos, depois de aplicados todos os critérios acima, terá preferência o candidato de mais idade.

13) DA AVALIAÇÃO MÉDICA

13.1 Todos os candidatos aprovados e classificados dentro do número limite das vagas previstas nos subitens 6.3.14 e 6.3.15 deste Edital serão convocados para Avaliação Médica, de caráter eliminatório, cuja avaliação será realizada na cidade de Campos dos Goytacazes, por junta médica do município, conforme vir a ser divulgado em edital específico no endereço eletrônico www.funrio.org.br.

13.2 A junta médica contará com Psiquiatra, Otorrinolaringologista e Médico Clínico Geral.

13.3 Na Avaliação Médica será considerado apto o candidato que não apresentar quaisquer alterações patológicas que o contra-indiquem ao desempenho das atribuições do cargo.

13.4 Os candidatos que forem considerados inaptos na avaliação médica serão eliminados do Concurso Público.

14) DO PROVIMENTO DOS CARGOS

14.1 O provimento dos cargos obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos aprovados.

14.2 O candidato aprovado obriga-se a manter atualizado seu endereço junto à Secretaria Municipal de Educação da PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES.

14.3 Os aprovados que vierem a ingressar no Quadro de Provimento Efetivo do Município reger-se-ão pelas disposições do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de CAMPOS DOS GOYTACAZES /RJ (Lei no 5.247/ 1991) bem como as normas legais específicas para cada cargo.

14.4 Os aprovados que vierem a ingressar no Quadro de Provimento Efetivo do Município estarão sujeitos à jornada de trabalho correspondente ao que este preceitua, inclusive com alterações que vierem a se efetivar, bem como poderão ser convocados para trabalhar em regime de plantão para o bom desempenho do serviço. Deverão, ainda, participar de curso de formação e aperfeiçoamento.

14.5 Fica comunicado ao candidato classificado que sua nomeação e posse só lhe serão atribuídas se atender às exigências que seguem:

a. Ter sido aprovado no presente concurso;

b. Ter 18 anos completos até a data da posse;

c. Estar em dia com as obrigações eleitorais;

d. Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos de sexo masculino;

e. Possuir escolaridade mínima exigida em cada cargo, na data da posse;

f. Não estar incompatibilizado com a investidura no cargo, inclusive em razão de demissão por atos de improbidade, comprovados por meio de sindicância e/ou Inquérito Administrativo, na forma da Lei;

g. Ser considerado apto nos exames médicos admissionais;

h. Se for portador(a) de necessidades especiais, apresentar o atestado médico da deficiência da qual é portador;

i. Apresentar documento pessoal de identidade e Cadastro de Pessoa Física da Receita Federal (CPF), regularizado;

j. Apresentar certidão negativa de antecedentes criminais.

15) DA HOMOLOGAÇÃO E DA VALIDADE DO CONCURSO

15.1 O Resultado Final será divulgado por cargos, ou seja, cada cargo, decorrido o prazo para interposição de recursos, terá o resultado homologado pela PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES e será publicado, através de Edital ou Aviso, conforme estabelecido no item 5 deste Edital, contendo os nomes dos candidatos classificados, obedecendo à estrita ordem de classificação.

15.2 A validade do Concurso Público será de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da Homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES.

16) DA CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS

16.1 Observada rigorosamente a ordem de classificação e de acordo com o número de vagas dos cargos, os candidatos APROVADOS terão sua convocação publicada pela PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, através de Aviso ou Edital conforme item 5.

17) DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

17.1 A FUNRIO não assume qualquer responsabilidade quanto ao transporte, alojamento ou alimentação dos candidatos, quando da realização das etapas deste Concurso.

17.2 Nenhum candidato poderá prestar provas, exames ou avaliações fora dos locais e horários pré-determinados no respectivo Cartão de Informação ou nos Avisos/Convocações.

17.3 A habilitação no Processo Seletivo não assegura ao candidato a nomeação imediata, mas apenas a expectativa de ser admitido segundo as vagas existentes, na ordem de classificação, ficando a concretização deste ato condicionada às disposições pertinentes, sobretudo à necessidade e às possibilidades da Administração.

17.4 Demais informações sobre o presente concurso, as listas contendo os resultados das provas, serão divulgadas conforme o disposto no item 5, cabendo ao candidato a responsabilidade de manter-se informado.

17.5 Os casos omissos a este Edital, pertinentes à realização do CONCURSO PÚBLICO Nº. 01/2008, serão esclarecidos e resolvidos pela COMISSÃO DO CONCURSO, em conjunto com a FUNRIO.

17.6 Legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste Edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores, não serão objeto de avaliação nas provas do Concurso.

17.7 Quaisquer alterações nas regras fixadas neste Edital só poderão ser feitas por meio de outro Edital.

Fica eleito o Foro da comarca de CAMPOS DOS GOYTACAZES /RJ como competente para dirimir qualquer questão relacionada ao CONCURSO PÚBLICO de que trata este Edital.

Campos dos Goytacazes, 28 de fevereiro de 2008.
REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE.

Alexandre Marcos Mocaiber Cardoso
Prefeito Municipal de Campos dos Goytacazes

ANEXO I: CARGOS, VENCIMENTOS E TAXA DE INSCRIÇÃO

Cargo

Vagas

Carga Horária Semanal

Vencimentos

Requisitos

Inscrição

Auxiliar de Secretaria

51

30h

R$ 896,02

Ensino Médio Completo

R$ 45,00

Professor II (Educação Infantil ‑ creche)

114

35h

R$ 1.204,45

Ensino Médio completo (modalidade Normal) ou Normal Superior, com habilitação para o magistério ou Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação para o magistério.

R$ 45,00

Professor II (Educação Infantil - Escola e Professor de Ensino Fundamental - 1º segmento)

319

25h

R$ 889,64

Ensino Médio completo (modalidade Normal) ou Normal Superior, com habilitação para o magistério ou Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação para o magistério.

R$ 45,00

Professor I (Arte)

12

20h

R$ 1.190,76

Licenciatura plena em Educação Artística

R$ 60,00

Professor I (Ciências)

5

20h

R$ 1.190,76

Licenciatura plena em Física ou Química ou Biologia (habilitação em docência dos últimos anos do Ensino Fundamental)

R$ 60,00

Professor I (Educação Física)

5

20h

R$ 1.190,76

Licenciatura plena em Educação Física e registro no respectivo Conselho Regional.

R$ 60,00

Professor I (Geografia)

25

20h

R$ 1.190,76

Licenciatura plena em Geografia

R$ 60,00

Professor I (História)

12

20h

R$ 1.190,76

Licenciatura plena em História

R$ 60,00

Professor I (Língua Inglesa)

3

20h

R$ 1.190,76

Licenciatura plena em Letras (Português / Língua Inglesa)

R$ 60,00

Professor I (Língua Portuguesa)

5

20h

R$ 1.190,76

Licenciatura plena em Letras

R$ 60,00

Professor I (Matemática)

7

20h

R$ 1.190,76

Licenciatura plena em Matemática

R$ 60,00

Pedagogo

15

20h

R$ 1.368,69

Graduação em Pedagogia

R$ 60,00

ANEXO II: CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E BIBLIOGRAFIAS

CARGOS: PROFESSOR I (ARTE, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO FÍSICA,GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA) E PEDAGOGO

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não-literário; narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna; Norma culta e expressão lingüística; Intertextualidade; Conotação e denotação, sentidos próprio e figurado, noções de figuras de linguagem; Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português; Conhecimento e domínio lexical; Vícios de linguagem; Sinônimos, antônimos e parônimos; Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos; Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual; Estilística: figuras de linguagem; Ortografia; Pontuação; Separação de sílabas.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

AQUINO, R. Interpretação de Textos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

_____________ Português para Concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

______________ Redação para Concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37º ed. Ver. E ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

CUNHA, C., CINTRA, L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira: 1985 (2ª edição).

FERREIRA, A. B. de Hollanda. Novo Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

GARCIA, O.M. Comunicação e prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

KOCH, I.G.V. A coesão textual. São Paulo, Contexto, 2001.

_____ . A coerência textual. São Paulo, Contexto, 2001.

LIMA, Carlos Henrique da Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 44º ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.

REIS, O. Breviário de Conjugação de Verbos. Rio de Janeiro, Livraria Francisco Alves Editora: 1991.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Filosofia da educação; História da educação brasileira; Fins da educação; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; lei 9394/96; ENEM/Exame Nacional de Ensino Médio; Projeto político-pedagógico; Avaliação educacional; Currículos e programas no Brasil; Planejamento escolar; Organização social das classes na Escola; Educação Inclusiva; O processo de conhecimento e aprendizagem do aluno;; Relação professor-aluno.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

ARANHA, M.L. A filosofia da educação. Rio de Janeiro: ed. Moderna, 1989.

Brandão, Z. (org.). A crise dos paradigmas e educação. São Paulo: ed. Cortez, 1994.

CANDAU, V. M. (org). Didática e Currículo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GANDIM, D. A prática do planejamento participativo. Petrópolis: Vozes, 1994.

GANDIM, D. Planejamento - como prática educativa. SP: Loyola, 1999.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei 9394/96.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo, Cortez, 1991.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos para quê? São Paulo: Cortez, 1999.

LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1990.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MOREIRA, A. F. Currículos e Programas no Brasil. São Paulo: Papirus, 2005.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo. Ed. Corte, 2000.

PERRENOUD, P. Avaliação da excelência à regulação da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, P. e THURLER, M. As competências para ensinar no século XXI - a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GONÇALVES, R. D. (Org). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

VASCONCELOS, C. Trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano na sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

ZABALLA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROFESSOR I (ARTE): História da Arte Universal: da pré-história aos movimentos contemporâneos. Arte e cultura do Brasil: da colônia aos nossos dias. Modernismo: origens, a Semana de 1922 e seus desdobramentos. Movimentos artísticos contemporâneos. Arte, Cultura e Tecnologia. Arte Afro-Brasileira e Arte Popular. Elementos das artes visuais: espaço, forma, cor, tempo, movimento. História do ensino da Arte no Brasil e perspectivas. A Arte na Educação. O Ensino de Arte no Currículo Escolar: legislação e prática. Objetivos, conteúdo e critérios de avaliação de Artes Visuais. A imagem no ensino de Arte. As Artes Visuais na Educação: objetivos, conteúdos e critérios de avaliação. História do teatro brasileiro.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no Ensino da Arte. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Arte. Brasília: MEC/ SEF, 1997. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf>. Acesso em 20 nov. 2008.

BAZIN, Germain. Arquitetura Religiosa Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, [1985]

BENJAMIM, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre Literatura e História da Cultura. Trad. Sérgio |Paulo

Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Obras escolhidas)

FERRAZ, Maria Helena C.T. & FUSARI, Maria F.R. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Cortez, 1993.

FUSARI, Maria F.R. & FERRAZ, Maria Helena C.T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992. (Coleção Magistério 2º grau Série Formação do Professor)

GOMBRICH, E. A História da Arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Global, 2001.

OSINSKI, Dulce. Arte, História e Ensino: uma trajetória. São Paulo: Cortez, 2001.

OSTROWER, Fayga. Universo da Arte. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processo de Criação. Petrópolis: Vozes, 2004.

MARTINS, M.C.F. Didática do ensino de arte, a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo, FTD, 1988.

PILLAR, Analice Dutra. Leitura e releitura. In: _________ . A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999.

ZANINI, Walter. História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Fundação Walter Moreira Salles, 1983.

PROFESSOR I (CIÊNCIAS): Meio Ambiente: Terra e Universo: Sistema Solar, origem da Terra, estudo do ar; da água, do solo e dos minerais; O homem como agente transformador do ambiente e os problemas ambientais globais: poluição, efeito estufa, chuva ácida e desmatamento; Vida e Ambiente: origem e evolução dos seres vivos; Seres Vivos: vírus; estudo dos reinos Monera, dos Fungos, Protozoários; estudos dos vegetais, classificação, organologia, fisiologia; estudos dos animais, características gerais e classificação; Corpo Humano: noções do corpo humano, anatomia, fisiologia; Noções Básicas de Saúde: viroses, bacterioses, protozooses, verminoses e sua profilaxia; Alimentos: classificação e importância. Doenças transmitidas pelos alimentos; Doenças infecciosas e parasitárias: prevenção e vacinação. AIDS: princípios da doença e formas de prevenção; Sexo e gravidez na adolescência. Conceitos básicos da hereditariedade; Tecnologia e sociedade: avanços tecnológicos e suas relações com a Física e a Química; Física: Fundamentos teóricos da Física: conceitos, leis, relações e princípios básicos; Química: Fundamentos teóricos da Química: conceitos, leis, relações e princípios básicos, interações e transformações químicas, estrutura da matéria, substâncias, misturas e combinações, Noções de funções e reações químicas.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998; Volume: Ciências Naturais.

BARROS, C, PAULINO, W.R.. Ciências: o meio ambiente; Ciências: os seres vivos; Ciências: o corpo humano; Ciências: física e química. v.1, 2, 3, 4. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2003.

CANTO, E.L. Minerais, Minérios, Metais. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 1996.

CAVINATTO, V.M. Saneamento básico: fonte de saúde e bem estar. 7ª ed. São Paulo: Moderna, 1992.

AMABIS, J. M. e MARTHO, G. R. Fundamentos da Biologia Moderna. vol. único. São Paulo: Moderna, 1994.

BARROS, C.; PAULINO, W.R. Física e química. São Paulo: Ática, 1997.

FELTRE, R. Química, Vol. 1, 2 e 3. Ed. Moderna

GEWANDSZNAJDER, F. Ciências. v. 1, 2, 3, 4. São Paulo: Ática, 2000.

GEWANDSZNAJDER, F. Matéria e Energia: Ciências. São Paulo: Ática, 2000.

LOPES, Sonia. Biologia Essencial. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

ODUM, E.P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. 434p.

RAVEN, P.; EVERT, R.F.; EICHHORN, S.E. Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara, 1996. 728p.

STORER, T. Zoologia Geral. São Paulo: Nacional, 1995. 816p.

TORTORA, G.J. Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. Rio de Janeiro: Artmed. 574p.

WEISSMANN, Hilda (org.). Didática das Ciências Naturais: Contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PROFESSOR I (EDUCAÇÃO FÍSICA): Fundamentos históricos, políticos e filosóficos da Educação Física; Fundamentos teórico-metodológicos de ensino da educação física nas abordagens desenvolvimentista, sociocultural e da promoção da saúde; Teorias sobre crescimento, desenvolvimento e aprendizagem nas dimensões motora, intelectual, social e moral; Conhecimentos de ensino-aprendizagem da Educação Física - ginástica, jogo, esporte, dança, fundamentos biodinâmicos e socioculturais; Fundamentos didático-metodológicos de ensino-aprendizagem da Educação Física - planejamento, objetivos, métodos e metodologias e avaliação.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

BRACHT, Valter et al. Pesquisa em ação: educação física na escola. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.

DAOLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2005.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DIETRICH, Knut [et al]. Os grandes jogos - metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984.

FARINATTI, Paulo de Tarso Veras; FERREIRA, Marcos Santos. Saúde, promoção da saúde e educação física: conceitos, princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2006.

FERRAZ, Oswaldo Luiz. O desenvolvimento da noção de regras do jogo de futebol. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, 11(1): 27-39, jan./jun. 1997. site: www.usp.br/eef/rpef/v11n1/v11n1p27.pdf

GOZZI, Márcia Cândida Teixeira; RUETE, Helena Maria. Identificando estilos de ensino em aulas de educação física em segmentos não escolares. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, 5(1): 117-134, 2006. Site: www.mackenzie.br/editoramackenzie/revistas/edfisica/edfis5n1/art09_edfis5n1.pdf

GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte Ed., 2001.

GUIRALDELLI JR. Paulo. Educação física progressista: pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Loyola, 1988.

HILDEBRANDT, Reiner; LAGING, Ralf. Concepções abertas no ensino da educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico.

HOFFMAN, Shirl J.; HARRIS, Janet C. Cinesiologia - o estudo da atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MAGILL, Richard A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.

MATTOS, Mauro Gomes de; NEIRA, Marcos Garcia. Educação física na adolescência - construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000.

NAHAS, Markus Vinícius. Atividade física, saúde e qualidade de vida - conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001.

RESENDE, Helder G.; NASCIMENTO, Vanderson C. Indicadores didático-pedagógicos para o ensino da educação física: acordos e desacordos dos autores especialistas. In: LEBRE, Eunice; BENTO, Jorge. (Org.). Professor de educação física - ofícios da profissão. Porto: Ed. EFCD-UP, 2004, p. 213-224.

TAFFAREL, Celi Nelza Z. Criatividade nas aulas de educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.

PROFESSOR I (GEOGRAFIA): Evolução do Pensamento Geográfico; O ensino de Geografia no Ensino Fundamental; Conceitos chaves da Geografia: Espaço, Região, Território, Paisagem, Lugar e Redes Geográficas; Fundamentos da cartografia e a representação do espaço geográfico; As escalas geográficas de análise; A relação Sociedade x Natureza em Geografia; A superfície terrestre: estrutura e formas de relevo; As unidades do relevo brasileiro; Os domínios naturais e as paisagens climato-botânicas no Brasil; Dinâmica climática e ecossistemas; As esferas das águas e os recursos hídricos; A exploração dos recursos naturais no Brasil e seus impactos ambientais; Os fatores de organização do espaço agrário. A revolução agrícola e a revolução verde. A organização interna das cidades. A construção geográfica do território brasileiro; A industrialização brasileira e a integração nacional; Processo de urbanização no Brasil e as redes urbanas; Reorganização produtiva do território brasileiro; As relações campo x cidade; A população brasileira; Migrações internas no Brasil; Agricultura brasileira: estrutura fundiária, relações de trabalho e de produção; A modernização da agricultura brasileira; A divisão regional no Brasil e a estrutura regional brasileira; O processo de desenvolvimento do capitalismo; A divisão internacional do trabalho; Da Guerra Fria à nova ordem mundial; Globalização / fragmentação do espaço e suas conseqüências. Estado, nação e território. Metropolização e Desmetropolização; Migrações internacionais; O neoliberalismo e a reorganização do espaço latino-americano; Integração sul-americana; A organização do espaço e a influência geopolítica dos EUA; Desagregação soviética e a posição periférica russa; Leste Europeu e a transição para o capitalismo; O espaço europeu; O mundo muçulmano e o Oriente Médio; Cuba: perspectivas e desafios na construção do socialismo; O crescimento econômico chinês; Japão e os Tigres Asiáticos. África: periferia do capitalismo e diversidades regionais.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

AB'SABER, AZIZ NACIB. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ALBUQUERQUE, E. S. (org.). Que país é esse?: pensando o Brasil contemporâneo. São Paulo: Globo, 2005.

BECKER, B.K. & EGLER, C.A.G. Brasil: uma nova potência regional na economia-mundo. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1993.

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CASTRO, I.E. et al. (orgs). Geografia: conceitos e temas. São Paulo, Bertrand Brasil, 1995.

_________ . Brasil: questões atuais da reorganização do território. São Paulo, Bertrand Brasil, 2ª ed., 2002.

_________ . Explorações geográficas. São Paulo, Bertrand Brasil, 1997.

CASTRO, I. E. Geografia e política: território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

CORRÊA, R. L. Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

_________ . Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

_________ . A rede urbana. São Paulo: Ática, 1989.

_________ . O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1995.

_________ . Região e Organização Espacial. São Paulo: Ática, 1995.

DUARTE, P. A. Fundamentos da Cartografia. Florianópolis: Ed. UFSC, 3ª ed, 2008.

GOMES, P.C.C. Geografia e modernidade. São Paulo: Bertrand, 4ª ed., 2003.

GUERRA, A.I.T & CUNHA, S.B. (orgs.) A questão ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2003.

HAESBAERT, R. (Org.). Globalização e fragmentação do mundo contemporâneo. Niterói: EdUFF, 2001.

HAESBERT, R. China. Entre oriente e o ocidente. São Paulo: Ática, 1994.

_________ . O mito da desterritorialização. São Paulo, Bertrand, 2004.

MAGNOLI, D. O grande jogo: política, cultura e idéias em tempo de barbárie. São Paulo: Ediouro, 2006.

MAGNOLI, D. O mundo contemporâneo. São Paulo: Atual, 2004.

MAGNOLI, D., ARAÚJO, R. Geografia: a construção do mundo: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005.

MARAFON, G. J., RIBEIRO, M. F. (Orgs.). Estudos de Geografia Fluminense. Rio de Janeiro: Infobook, 2002.

ROSS, J. (Org). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.

RUA, J.; WASZKIAVICUS, F.A, TANNURI, M.R.P., PÓVOA NETO, H. Para Ensinar Geografia. Rio de Janeiro: ACCESS, 1993.

SANTOS, M. (et al.). Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 2. ed. SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1994.

________ & SILVEIRA. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. 2ª ed. SENE, E., MOREIRA, J. C.. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2005.

SILVEIRA, M. L. (Org.). Continente em chamas: globalização e território na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SOUZA, M. L. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

SOUZA, M. L. O desafio metropolitano: um estudo sobre a problemática sócio-espacial nas metrópoles brasileiras. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

TEIXEIRA, W. Et al. (orgs.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.

PROFESSOR I (HISTÓRIA): 1. História: Ensino da História. O ofício do Historiador. A escrita da História. A "Revolução documental". Debates atuais da historiografia. 2. História das Sociedades (culturas e mentalidades, poder, economia, etnia, sexualidade e desenvolvimento tecnológico). 3. História Antiga (Antigüidade Clássica. O escravismo. Egito faraônico: Economia, organização social e instituições políticas. Grécia do período homérico ao período helenístico: economia, organização social e instituições políticas. Roma: da república ao declínio do Império - organização social e instituições republicanas, a expansão territorial e a crise da República. Os povos bárbaros). 4. História Medieval (Sociedade medieval: economia, sociedade e organização política. Os reinos bárbaros, O Império Carolíngio, As Cruzadas, O monopólio cultural da Igreja e as resistências populares. Características do feudalismo. A crise do feudalismo). 5. História Moderna (Expansão marítima. A Colonização Européia. Mercantilismo e o Antigo Sistema Colonial. América Pré-Colombiana. O Renascimento. As Reformas Religiosas. As Monarquias Nacionais e o Absolutismo. As Revoluções Inglesas. Revolução Industrial. O Iluminismo. A independência dos E.U.A). 6. História Contemporânea (A Revolução Francesa. Napoleão Bonaparte e a reação do Congresso de Viena. Independência da América Latina. Revoluções Liberais e os movimentos sociais do século XIX. A segunda Revolução Industrial e o Imperialismo. A Primeira Guerra Mundial. Revolução Russa. A crise de 1929. O fascismo na Itália. O nazismo na Alemanha. A Segunda Guerra Mundial. O mundo pós-guerra: a Guerra Fria. A formação do Terceiro Mundo. O Neo-Imperialismo e a América Latina. Conflitos na América Latina e no Oriente Médio. O Neo-Imperialismo e a luta de libertação dos povos africanos. Descolonização da Ásia. Neoliberalismo. A Nova Ordem Mundial: cenários e tendências). 7. História do Brasil: Colônia (Colonização Portuguesa: aspectos sociais, políticos e econômicos. Escravidão e trabalho no Brasil. O cotidiano na Colônia). Império (Primeiro Reinado. Período Regencial. Segundo Reinado. As revoltas liberais. O cotidiano no Império. Aspectos econômicos e políticos do Império). República (Primeira República: aspectos, econômicos, políticos e sociais. As oligarquias. A crise do café. O trabalho, o Estado e a legislação social na chamada "Era Vargas". O trabalho e o sindicalismo nos anos 50 e 60. O movimento de 1964 e o Estado de Segurança Nacional. Da distensão à abertura política: anistia, a campanha pelas Diretas, o fim do regime militar. A Nova República). História e cultura afro-brasileira. História de Campos dos Goytacazes. 8. História da África (Da pré-história aos dias atuais).

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

AQUINO, F, VIEIRA, F. AGOSTINO, G. ROEDEL, H., Sociedade Brasileira: Uma História Através dos Movimentos Sociais - Da crise do escravismo ao apogeu do liberalismo, Rio de Janeiro: Record, 2001.

ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1998.

_____________ . Passagens da Antigüidade ao Feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1998.

ABREU, M. & SOIHET, R. (org.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

ARRUDA, José Jobson de A. História Antiga e Medieval. São Paulo: Ática, 1997.

_____________ . História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Ática, 1997.

APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.

BENJAMIN, Roberto. A África está em nós. João Pessoa: Editora Grafset, 2003.

BARRACLOUGH, G. Europa uma Revisão Histórica. Rio de Janeiro: Zahar, 1964.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino de 5ª a 8ª séries. Vol. História. Brasília: MEC/ SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Estado Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3° e 4° Ciclos do Ensino Fundamental para História. Brasília, 1997.

BRAUDEL, Fernand. Memórias do Mediterrâneo: pré-história e antiguidade. Rio de Janeiro: Multinova; Lisboa: Terramar, 2001.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989). A Revolução Francesa da Historiografia. Trad. Nilo Odalia. São Paulo: UNESP, 1990.

CAN FORA, Luciano. Crítica da retórica democrática. São Paulo: Estação Liberdade, 2008.

CARDOSO, C.F.S. Trabalho compulsório na antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

CARDOSO, C.F.S. (org.). Escravidão e Abolição no Brasil: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.

CARDOSO, C.F.S. & VAINFAS, R. (org.). Domínios da História. Campus, 1997.

CARVALHO, J.M. Os bestializados. São Paulo: Cia das Letras, 1987.

CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e Anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Sumus, 2001.

CHASTEEN, J.C. América Latina: uma história de sangue e fogo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

DEL PRIORE, M. Ancestrais: uma introdução à história da África Atlântica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

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VERNANT, Jean-Pierre & NAQUET, Pierre-Vidal. Trabalho e escravidão na Grécia antiga. Campinas: Papirus, 1989.

PROFESSOR I (LÍNGUA INGLESA): Compreensão de textos em Língua Inglesa: estratégias de leitura, estrutura e organização textual, coesão e coerência, tipologia textual e proficiência em elementos e relações estruturais da lingüística da língua inglesa; os processos básicos do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, seus métodos e abordagens. CONTEÚDOS ESPECÍFICOS: os principais elementos e relações da estrutura lingüística da língua inglesa; Leitura e compreensão de textos em Língua Inglesa; estratégias e habilidades de leitura; tipologia de textos; vocabulário; estrutura e organização textual; coesão e coerência; Fonologia; Morfologia; Sintaxe; Semântica; Prática de desenvolvimento e ensino da Língua Inglesa; Métodos, abordagens, técnicas, recursos e objetivos de ensino como língua estrangeira.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Volume: Língua Estrangeira. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

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UR, P., A Course in Language Teaching: practice and theory. Cambridge University Press, 1996.

PROFESSOR I (LÍNGUA PORTUGUESA): 1. Conceitos Gerais: Língua e Fala; Signo Lingüístico; Língua, Variantes Regionais, Dialetos; Norma Culta e Expressão Lingüística; Linguagem, Discurso, Texto, Literatura. 2. Leitura e Interpretação de Textos: Compreensão, Interpretação, Relações entre textos, Intertextualidade, Produção textual. 3. Tipologia Textual: Descrição, Narração, Dissertação; Tipos de Discurso; Gêneros Literários; Noções de Versificação. 4. Fonética e Fonologia: Som e Fonemas; Classificação dos Fonemas; Sílaba; Encontros Vocálicos e Consonantais; Acento Tônico; Classificação das Sílabas segundo sua tonicidade. 5. Morfologia: Fonemas e Letras; Elementos Estruturais, Neologismos, Processos de formação de e de flexão de palavras. 6. Ortografia: Emprego das Letras; Separação de sílabas; Palavras com Formas Variantes; Acentuação Gráfica; Plural dos Substantivos Compostos; Uso do Hífen; Ortografia e Prosódia. 7. Pontuação: Funções e Emprego dos Sinais de Pontuação. 8. Flexões Gramaticais: Gênero, Número, Grau; Modo, Tempo, Voz, Pessoa. 9. Classes de palavras: 9.1. Substantivos: Conceito, Classificações, Flexões. 9.2. Artigos: Conceito, Classificações, Flexões. 9.3. Numerais: Conceito, Classificações, Flexões. 9.4. Adjetivos: Conceito, Classificações, Flexões. 9.5. Pronomes: Conceito, Classificações, Flexões; Colocação Pronominal. 9.6. Verbos: Conceito, Classificações, Flexões; Formas Nominais; Conjugação; Formas Rizotônicas e Arrizotônicas; Tempos Compostos; Tempos Primitivos e Derivados; Locuções Verbais; Emprego dos Tempos e Modos. 9.7. Advérbios: Conceito, Classificações, Flexão de grau, Locuções Adverbiais. 9.8. Preposições: Conceito, Classificações, Locuções Prepositivas. 9.9. Conjunções: Conceito, Classificações, Locuções Conjuntivas. 9.10. Interjeições: Conceito, Locuções Interjectivas. 9.11. Palavras Denotativas. 10. Regência: Nominal e Verbal. 11. Concordância: Nominal e Verbal. 12. Sintaxe: Oração, Período, Frase; Termos da Oração; Ordem direta e indireta; Coordenação, Subordinação; Classificação das Orações e dos Períodos; Orações Reduzidas. 13. Semântica: Conotação e Denotação; Sentidos Próprio e Figurado; Campos Semânticos, Sinonímia, Antonímia, Homonímia, Paronímia, Polissemia; Sentido e Emprego de Vocábulos; Conhecimento e competência lexical. 14. Estilística: Figuras de Linguagem. 15. Estrutura e Organização Textual: Coerência, Coesão, Elementos e processos de Coesão Textual; Seleção Vocabular e Clareza, Repetição, Substituição e Variação de palavras; Vícios de Linguagem.

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MARQUES, Maria Helena Duarte. Iniciação à Semântica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

REIS, O. Breviário de Conjugação de Verbos. Rio de Janeiro, Livraria Francisco Alves Editora: 1991.

PROFESSOR I (MATEMÁTICA): Ensino de Matemática e os PCNS: Tendências Atuais. Lógica: Noções sobre Conjuntos; Operações; Propriedades e Aplicações na Resolução de Problemas. Conjuntos Numéricos: Sistemas de Numeração; Números Naturais; Inteiros; Racionais; Reais e Complexos: Representação; Operações; Aplicações e Resolução de Problemas. Razão e Proporção: Conceito e Propriedades; Números e Grandezas Proporcionais; Regra de Três Simples e Composta; Porcentagem. Funções: Conceito e Representação; Gráficos de Função; Função Afim, Quadrática, Modular, Exponencial e Logarítmica; Resolução de Equações e Inequações. Seqüências Numéricas: Progressões: Aritmética e Geométrica. Análise Combinatória: Princípio Fundamental de Contagem; Permutações; Combinações; Binômio de Newton, Arranjos. Números Complexos: conceitos fundamentais; adição, subtração, multiplicação e divisão de números complexos na forma algébrica; plano de Argand-Gauss; multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números complexos na forma trigonométrica. Polinômios: conceitos fundamentais; polinômio nulo e polinômios iguais; operações com polinômios; teorema do resto; teorema de D'Alembert; dispositivo prático de Briot-Ruffini. Equações Polinomiais: conceito; decomposição de um polinômio num produto de fatores do 1º grau; raízes múltiplas; imaginárias e nulas; pesquisa de raízes racionais; relação entre coeficientes e raízes. Probabilidade e Estatística: Noções de Probabilidade; Construção e Interpretação de Tabelas e Gráficos; Medidas Estatísticas: Medidas de Locação ou Tendência Central: Média Aritmética, Mediana e Moda; Medidas de Dispersão ou Variabilidade: Variância e Desvio Padrão. Matrizes e Determinantes: Propriedades e Operações. Sistemas Lineares: Resolução e Aplicações. Geometria Plana: Conceitos Primitivos; Ângulos: Medidas, Classificação e Operações; Triângulos e Polígonos; Circunferência e Círculo; Polígonos Inscritos e Circunscritos; Unidade de Medidas no Sistema Internacional; Perímetro e Área de Figuras Planas; Relações Métricas nos Triângulos Retângulo e Quaisquer, Congruência e Semelhança de Figuras Planas. Geometria Espacial: Diedros; Áreas e Volumes de Sólidos Geométricos: Prismas, Pirâmide, Cilindro, Cone, Esfera. Trigonometria: Relações Trigonométricas no Triângulo Retângulo e Ciclo Trigonométrico, Funções Trigonométricas, Identidades Trigonométricas, Equações e Inequações. Geometria Analítica: Ponto, Equação da Reta, Posições Relativas; Distância entre Pontos e entre Ponto a Reta; Equações da: Circunferência, Elipse, Hipérbole e Parábola. Noções de cálculo: Limite: Noção Intuitiva, Cálculo de Limites. Derivada: Definição, Interpretação Geométrica, A Derivada de uma Função, A Reta Tangente.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

BRASIL. MEC-SEF - Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

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IEZZI, G., DOLCE, O., DEGENSZAJN, D., HAZZAN, S., MURAKAMI, C., POMPEO, J.N., MACHADO, J.N. Fundamentos de Matemática Elementar (11 volumes). São Paulo, SP: Atual, 2006.

IMENES, L.M., LELLIS, M. Matemática para todos: Ensino Fundamental - 5a a 8a Série, 2a ed. São Paulo, SP: Editora Scipione, 2006.

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MORGADO, A.C.; CARVALHO, J.B.P.; CARVALHO, P.C.P.; FERNANDEZ, P. Análise Combinatória e Probabilidade, Coleção do Professor de Matemática, Rio de Janeiro. RJ: SBM, 2006.

PAIVA, M. Matemática. Volumes 1, 2, 3. Ensino Médio. São Paulo, SP: Moderna, 2005.

PEDAGOGO: I. A Orientação Pedagógica e a Educação - O conceito de Educação e o novo paradigma; Finalidades da educação; Os aspectos histórico-filosóficos e sociopolíticos: tendências pedagógicas no Brasil e sua fundamentação; A relação escola-sociedade; A educação continuada O Orientador Pedagógico frente à realidade educacional brasileira. II. A Orientação Pedagógica e a Legislação - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - A Lei nº9394/96 e os instrumentos complementares; Os Parâmetros Curriculares Nacionais; O Estatuto da Criança e do Adolescente; O Orientador Pedagógico e a análise e aplicação da legislação vigente na dinâmica escolar. III. A Orientação Pedagógica e o processo ensino-aprendizagem As funções dos supervisores escolares e orientadores pedagógicos - A escola como espaço de formação da cidadania plena e da socialização do conhecimento; A construção do Projeto Político Pedagógico; O currículo; O planejamento das atividades escolares; O aluno como construtor do conhecimento; As relações intra e extra-escolares; A avaliação como processo formativo; O Orientador Pedagógico como mediador do trabalho coletivo e cotidiano da escola.

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Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990 9 (e atualizações).

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CARGOS: PROFESSOR II (EDUCAÇÃO INFANTIL - CRECHE) / (EDUCAÇÃO INFANTIL - ESCOLA e PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL - 1º SEGMENTO)

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não-literário; narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna; Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português; Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos; Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual; Estilística: figuras de linguagem; Ortografia; Pontuação.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

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GARCIA, O.M. Comunicação e prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

RIBEIRO, M.P. Gramática aplicada da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Metáfora Ed., 2000.

KOCH, I.G.V. A coesão textual. São Paulo, Contexto, 2001.

_____ . A coerência textual. São Paulo, Contexto, 2001.

SAVIOLI, F.P. & FIORIN, J.L. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1997.

MATEMÁTICA: Números naturais: Comparação, ordenação, seriação e organização em agrupamentos. Números Inteiros: Comparação, ordenação, seriação e organização em agrupamentos, operações, situações problemas. Sistema de numeração decimal, operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). Análise, interpretação e resolução de situações, problemas a partir dos diversos significados das operações. Aplicação das propriedades operatórias nas técnicas de cálculo mental e estimativas. Proporcionalidade: noção de razão entre números, proporção entre duas razões e grandezas, teorema fundamental da proporção. Divisibilidade: Noções de divisores, múltiplos, número primo, mmc, mdc e aplicações na resolução de problemas do cotidiano. Números racionais: Operações, representações e exploração dos diferentes significados dos racionais em situações problemas. Sistema monetário brasileiro. Equações: Expressões algébricas, valor numérico de uma expressão algébrica, equações de 1° e 2° graus, resolução de situações problemas com equações e sistemas de equações de 1° e 2° graus. Geometria: Figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades. Composição e decomposição de figuras planas e espaciais, planificações. Medidas: Cálculos com unidades de medida de comprimento, massa, superfície e capacidade. Perímetros, áreas e volumes. Relações métricas no triângulo retângulo. Tratamento da Informação: Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

ANDRINI, A., VASCONCELLOS, M.J. Novo PRATICANDO MATEMÁTICA. 5ª à 8ª séries (Ensino Fundamental). Editora do Brasil, 2002.

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LAURA. M. (Coordenação) Tratamento da Informação - Explorando dados Estatísticos e Noções de Probabilidade a Partir das Séries Iniciais. Projeto Fundão - UFRJ. 1996.

LAURA. M. (Coordenação) Tratamento da Informação - Atividades para o Ensino Básico. Coordenação: Maria Laura. Projeto Fundão - UFRJ.

TINOCO. L.A.A. Razões e proporções/coordenação: Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.

TINOCO. L.A.A. Tinoco. Construindo o Conceito de Função/Coordenação. Projeto Fundão - UFRJ. 1996.

TOLEDO, M & M. Didática de Matemática - Conteúdo e Metodologia como dois e dois. São Paulo: FTD, 1997.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL (creche): Educação sócio-cultural: a criança como sujeito social e a educação para a cidadania. Educação inclusiva. Gestão da Educação Infantil: identidade do professor. Relação escola-família. Gestão da sala de aula na Educação infantil: ação pedagógica nas etapas do desenvolvimento de 3 a 7 anos. Desenvolvimento moral. As representações: construção das estruturas lógicas, matemáticas, espaciais e relacionais. A linguagem e o processo de alfabetização. Fundamentos didáticos: do método construtivista e do método fônico. Avaliação na Educação Infantil.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

AGUARDO, M.J.D; MEDRANO C. Construção Moral e Educação - uma aproximação construtivista para trabalhar os conteúdos transversais. São Paulo: EDUSC, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998.

CAPOVILLA, F.; WEISZ, T. Construtivismo x método fônico. Editora Dimensão, Espaço Educacional, 2003.

CARRAHER, T. N. (org.) Aprender pensando: contribuições da psicologia cognitiva para a Educação. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1988.

CARVALHO, R. E.. Removendo Barreiras para a aprendizagem: Educação Inclusiva. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2004.

FERREIRO, E. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Ed. Cortez, 1989.

FREIRE, P.. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1996.

HOFFMANN, J. Avaliação na Pré-escola: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2004.

KRAMER, S., (coord.). Com a Pré-escola nas mãos, uma alternativa curricular para a Educação Infantil. São Paulo: Ed. Ática, 1989.

NOGUEIRA, M. ª, ROMANELLI, G. ZAGO, N.. Família & Escola: Trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. 2ª ed. Editora Vozes, 2003.

NÓVOA, Antônio (org.). Profissão Professor. Coleção Ciências da Educação. Porto: Ed., 2ª ed., 1995.

PERRENOUD, P.. Avaliação: de excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, P., THURLER, M. G. As Competências para ensinar no século XXI: A formação dos professores e o desafio da avaliação. São Paulo: Artmed ed. 2002.

PIAGET, J.. A psicologia da Criança. 7ª ed., São Paulo: Difel, 1982.

RAPPAPORT, C., FIORI, W., DAVIS, C. e HERZBERG, E. Psicologia do Desenvolvimento, Vol. III. São Paulo: E.P.U. Editora, 1981.

ZABALA, A. A prática educativa. Como ensinar. Porto Alegre, Artmed, 1998.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - ESCOLA e ENSINO FUNDAMENTAL - 1º segmento: O professor educador. Especificidades da escola e do professor do ensino fundamental do 1° segmento. O professor frente a legislação vigente para o ensino fundamental. O professor e o processo de construção do conhecimento. O conceito de habilidades específicas do aluno do 1° segmento. O professor frente as diversidades na sala de aula do ensino fundamental. Escola como espaço de socialização e a construção do sujeito crítico, autônomo. As questões das relações do grupo no ensino fundamental do 1° segmento. Letramento e alfabetização - novos conceitos. Relação família x escola no ensino fundamental. Gestão da sala de aula. Avaliação do processo.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

AGUARDO, M.J.D; MEDRANO C.. Construção Moral e Educação - uma aproximação construtivista para trabalhar os conteúdos transversais. São Paulo: EDUSC, 1999.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais, Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAPOVILLA, F.; WEISZ, T. Construtivismo x método fônico. Editora Dimensão, Espaço Educacional, 2003.

CARVALHO, R. E., Removendo Barreiras para a aprendizagem: Educação Inclusiva. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2004.

Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei n° 8.069, de 13 de Julho de 1990. 1 2ª ed. Atual e ampl. São Paulo: Saraiva, 2002.

FERREIRO, E. Reflexões sobre Alfabetização, São Paulo: Ed. Cortez, 1989.

FERREIRO, E. Com todas as letras. São Paulo: Ed. Cortez , 1992.

FREIRE, P., Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Ed. Olho d'Água, 1993.

GARDNER, H. Inteligência: um conceito reformulado, Ed. Objetiva,

KAMII, C. A criança e o número. São Paulo: Ed. Papirus, 2002.

LA TAILLE, Yves de. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

NOGUEIRA, M. ª, ROMANELLI, G. ZAGO, N., Família & Escola: Trajetórias de escolarização em camadas médias e populare., 2ª ed. Editora Vozes, 2003.

NÓVOA, A, (org.) Profissão Professor. Coleção Ciências da Educação, Porto Ed., 2ª ed., 1995.

PERRENOUD, P., THURLER, M. G. As Competências para ensinar no século XXI: A formação dos professores e o desafio da avaliação, São Paulo: Artmed ed. 2002.

TEBEROSKY, A. TOLCHINSKY, L., Além da Alfabetização, a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Editora Ática, 1997.

CARGO: AUXILIAR DE SECRETARIA

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não-literário; narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna; Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português; Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos; Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual; Estilística: figuras de linguagem; Ortografia; Pontuação.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

CEREJA, W.R.; MAGALHÃES, T.C. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

CUNHA, C. & CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

GARCIA, O.M. Comunicação e prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

RIBEIRO, M.P. Gramática aplicada da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Metáfora Ed., 2000.

KOCH, I.G.V. A coesão textual. São Paulo, Contexto, 2001.

_____ . A coerência textual. São Paulo, Contexto, 2001.

SAVIOLI, F.P. & FIORIN, J.L. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1997.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Introdução a conceitos de hardware e software de computador. Introdução a sistemas operacionais (Microsoft Windows XP). Processadores de Texto (Microsoft Word e BROffice Writer). Planilhas eletrônicas (Microsoft Excel e BROffice Calc). Introdução a redes de computadores. Introdução à Internet e Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. Grupos de discussão, sites de busca e pesquisa. Conceitos de segurança e proteção: vírus, worms e derivados. Novas tecnologias e o futuro da Internet.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

FRANÇA, Jadiel. Informática para Concursos. Editora Ciência Moderna, 2006.

MANZANO, José A.N.G. BR-Office.Org 2.0 - Guia Prático de Aplicação. Editora Érica, 2006.

OLIVEIRA, Marina A.M. Microsoft Office 2003 Standard. Editora Brasport, 2004.

RAMALHO, José A.A. Microsoft Windows XP: Teoria e Prática. Editora Berkeley, 2002.

RUAS, Jorge. Informática para Concursos. 5a Edição. Editora Campus, 2008.

TORRES, Gabriel. Hardware: Curso Básico e Rápido. 3a Edição. Editora Axcel, 2000.

ANEXO III: DISCIPLINAS DA PROVA OBJETIVA

Quadro 1 - Disciplinas para os cargos de Professor I e Pedagogo:

Prova

N°. de Questões

Valor das questões

Total de Pontos

Prova de Conhecimentos Básicos

 

 

 

Língua Portuguesa

10

2

20

Conhecimentos Pedagógicos

10

2

20

Prova de Conhecimentos Específicos

 

 

 

Conhecimentos específicos do cargo

20

3

60

Total

40

 

100

Quadro 2- Disciplinas para os cargos de Professor II:

Prova

N°. de Questões

Valor das questões

Total de Pontos

Prova de Conhecimentos Básicos

 

 

 

Língua Portuguesa

10

2

20

Matemática

10

2

20

Prova de Conhecimentos Específicos

 

 

 

Conhecimentos específicos do cargo

20

3

60

Total

40

 

100

Quadro 3- Disciplinas para o cargo de Auxiliar de Secretaria:

Provas

N°. de Questões

Valor das questões

Total de Pontos

Prova de Conhecimentos Básicos

 

 

 

Língua Portuguesa

20

2,0

40

Noções de Informática

20

3,0

60

Total

40

 

100

ANEXO IV: FORMULÁRIO DE RECURSO

ARGUMENTAÇÃO CONTRA FORMULAÇÃO DE QUESTÃO/ SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE GABARITO

EVENTO: Concurso Público da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes - Secretaria Municipal de Educação

PRENCHIMENTO EM LETRA DE FORMA

(É OBRIGATÓRIA A IDENTIFICAÇÃO DE TODOS OS CAMPOS ABAIXO)

NOME: ________________________________________________________________________________

N° DE INSCRIÇÃO:_______________________________________ CARGO:_______________________

N° DA QUESTÃO:_______________________________________ CADERNO: _____________________

JUSTIFICATIVA
(SE NECESSÁRIO, UTILIZE O VERSO)
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

DATA ______/______/______

ASSINATURA DO CANDIDATO ________________________________