Prefeitura de Contagem - MG

Notícia:   Vagas de até R$ 1.602,83 para a Prefeitura de Contagem - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONTAGEM

ESTADO DE MINAS GERAIS

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL PSS/PMC Nº 01/09

A Exma. Senhora Marília Campos, Prefeita do Município de Contagem, no uso das atribuições que lhes são conferidas pela legislação em vigor, divulga e estabelece normas específicas para abertura das inscrições e a realização de processo seletivo simplificado para contratação por tempo determinado de profissionais de nível alfabetizado, fundamental, médio e superior para exercício de atividades no âmbito municipal visando compor quadro de reserva, para contratações temporárias nos cargos e funções abaixo discriminadas do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Contagem, nos termos da legislação vigente, de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta homologado com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Ministério Público do Trabalho e das normas contidas neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O processo seletivo simplificado destina-se à seleção de profissionais de nível alfabetizado, fundamental, médio e superior, para contratação , observado o quadro estabelecido no Anexo I.

1.2. Os cargos objeto do processo seletivo simplificado, os códigos dos cargos para inscrição, os valores dos respectivos vencimentos e a jornada de trabalho são os constantes no Anexo I e II.

1.3. As descrições das atividades por cargo, as condições de habilitação e a definição de conteúdos programáticos e as demais informações próprias de cada cargo constam de instruções específicas, expressas nos Anexos II e III do presente Edital.

1.4. O exercício das atividades de que trata este processo seletivo simplificado dar-se-á na Prefeitura Municipal de Contagem-MG.

1.5. As contratações serão feitas por prazo determinado, não superior a um ano.

1.6. A opção do candidato em concorrer a um cargo/função é ato de vontade própria expresso quando da inscrição. Em nenhuma hipótese, será efetuada a contratação de candidato em cargo diferente daquele pelo qual tenha optado no ato da inscrição.

2. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A CONTRATAÇÃO

2.1. O candidato classificado no processo seletivo simplificado de que trata este Edital será contratado até o limite estabelecido para o cargo pelo qual optou por concorrer, desde que atendidas as seguintes exigências:

a) ter-se classificado no processo seletivo na forma estabelecida neste Edital;

b) ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º, art. 12, da Constituição Federal;

c) estar quite com as obrigações eleitorais;

d) estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;

e) ter nível alfabetizado, para as atividades correspondentes;

f) ter nível fundamental(antigo 1º grau) concluído, para as atividades correspondentes;

g) ter nível médio (antigo 2º grau) concluído, para as atividades correspondentes;

h) ter curso superior, em nível de graduação concluído, para as atividades correspondentes;

i) ter idade mínima de 18 anos completos na data de contratação;

j) ter aptidão física e mental para o exercício das atividades devidamente comprovada por meio de exames a serem definidos pela Prefeitura;

j) Não poderão ser contratados os candidatos aprovados que percebam simultaneamente proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou 42 e art. 142 da Constituição da República, com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma da Constituição.

k) Não poderá ser contratado o candidato aprovado no Processo Seletivo que tenha 70 (setenta) anos de idade, nos termos do art. 40, § 1º, II da Constituição da República.

l) declarar no requerimento de inscrição que atende as condições exigidas e se submete às normas expressas neste Edital.

3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

3.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

3.2. Antes de efetuar a inscrição e/ou o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento do disposto neste Edital e em seus Anexos e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

3.3. A exatidão nas informações prestadas no Requerimento Eletrônico de Inscrição é de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante, dispondo a Prefeitura Municipal de Contagem do direito de determinar o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos dela decorrentes, em qualquer época, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, se forem constatados:

a) preenchimento incorreto e/ou incompleto dos dados;

b) dados inexatos, inverídicos ou falsos.

3.4. Não serão aceitos pagamentos de inscrição por deposito em caixa eletrônico, via postal, fac-simile (fax), transferência eletrônica, DOC, DOC eletrônico, ordem de pagamento ou deposito comum em conta corrente, provisória, condicional e/ou extemporânea, ou por qualquer outra via que não a especificada neste Edital.

3.5. A Prefeitura Municipal de Contagem e a FUNEC não se responsabilizam por inscrições feitas via Internet não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falhas de impressão, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência dos dados e a efetivação do pagamento da Taxa de Inscrição.

3.6. O candidato poderá inscrever-se somente para um único cargo/função, devendo especificá-lo no Requerimento de Inscrição conforme discriminado no item 1 deste Edital.

3.7. As inscrições serão recebidas somente via internet, no endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br (clicar no link FUNEC- Processo Seletivo Simplificado - Prefeitura de Contagem).

3.8. Em nenhuma hipótese serão aceitas transferências de inscrições entre pessoas, alteração de locais de realização das provas e alteração da inscrição do concorrente na condição de candidato da ampla concorrência para a condição de portador de deficiência.

3.9. O Requerimento de Inscrição e o valor pago referente à Taxa de Inscrição são pessoais e intransferíveis.

3.10.O pagamento da Taxa de Inscrição, por si só, não confere ao candidato o direito de submeter-se às etapas deste Processo Seletivo Simplificado.

3.11.O valor da Taxa de Inscrição não será devolvido ao candidato, salvo nas hipóteses de anulação ou de não-realização do concurso previstas na Lei Estadual n. 13.801, de 26 de dezembro de 2000, que dispõe sobre essa matéria.

3.12.A Prefeitura Municipal de Contagem e a Fundação de Ensino de Contagem - FUNEC - eximem- se das despesas com viagens e estada dos candidatos para prestar as provas do Processo Seletivo Simplificado ou para consecução de quaisquer outros procedimentos inerentes ao mesmo.

3.13.O valor da Taxa de Inscrição a ser paga para participação neste Processo Seletivo Simplificado será o disposto na tabela I.

Tabela I

Valor da Taxa de Inscrição

NÍVEL

VALOR

SUPERIOR

25,00

MÉDIO

20,00

ALFABETIZADO E FUNDAMENTAL

15,00

3.14.Período de Inscrição: a partir das 9 (nove) horas (horário de Brasília) do dia 25 de abril de 2009 as 19 (dezenove) horas (horário de Brasília) do dia 17 de maio de 2009, obedecidas as normas constantes neste Edital.

3.15.Além de assumir as condições previstas neste Edital, o candidato deverá:

a) preencher corretamente o Requerimento Eletrônico de Inscrição indicando o código de opção do cargo/função, de acordo com o Anexo I deste Edital e informando todos os dados solicitados, inclusive endereço eletrônico (e-mail) para correspondência;

b) pagar a taxa de inscrição, conforme indicado no item 3.13.

3.16.Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br, e, por meio do link FUNEC correspondente ao Processo Seletivo Simplificado - Prefeitura Municipal de Contagem -, realizar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos a seguir:

a) ler atentamente o Edital e o Requerimento Eletrônico de Inscrição disponíveis no endereço eletrônico;

b) preencher o Requerimento Eletrônico de Inscrição, confirmar os dados cadastrados e a opção do cargo para a qual irá concorrer e transmitir os dados pela Internet.

c) gerar e imprimir o boleto bancário para pagamento do valor de inscrição correspondente;

d) efetuar o pagamento, em dinheiro, da importância referente à inscrição expressa no item 3.14, de acordo com o cargo para a qual irá concorrer, até a data limite para encerramento das inscrições (17/05/2009).

3.17.Após a confirmação da inscrição, que ocorrerá ao término da operação, o candidato deverá imprimir o boleto bancário para efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição.

3.17.1.Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de alteração do código opção referente ao cargo.

3.18.O boleto bancário ficará disponível, durante o período de inscrição, e deverá ser gerado e impresso para o pagamento do valor da inscrição, após a conclusão do preenchimento do Requerimento Eletrônico de Inscrição solicitado on-line.

3.19.O boleto bancário a que se refere o item anterior será emitido em nome do candidato e deverá ser impresso em impressora a laser ou a jato de tinta para possibilitar a correta impressão e leitura dos dados e do código de barras. A impressão desse documento em outro tipo de impressora é de exclusiva responsabilidade do candidato.

3.19.1.A segunda via do boleto bancário somente estará disponível para impressão durante o período de inscrição determinado no item 3.14, ficando indisponível a partir das 19 horas e 10 minutos do dia 17 de maio de 2009.

3.20.Efetuar o pagamento da importância referente à taxa de inscrição, de acordo com as instruções constantes no endereço eletrônico supracitado, até a data limite de vencimento constante no boleto bancário (dia 18 de maio de 2009).

3.21. O valor da Taxa de Inscrição impresso no boleto bancário deverá ser pago, no Banco do Brasil, observados os horários de atendimento e de transações financeiras da instituição bancária e observado o período de inscrição disposto no item 3.14.

3.21.1.Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade em que se encontra, o candidato deverá antecipar o pagamento, considerando o 1º dia útil que antecede o feriado, desde que o pagamento seja feito no período de inscrição determinado neste Edital.

3.22.O comprovante provisório de inscrição do candidato será o boleto original, devidamente quitado, sem rasuras, emendas e outros, em que conste a data da efetivação do pagamento, sendo esta, no máximo, até a data de vencimento do boleto.

3.23.A inscrição somente será processada e validada após a confirmação do pagamento do valor da taxa de inscrição pela instituição bancária à FUNEC.

3.24.A FUNEC enviará e-mail confirmando o pagamento da inscrição. Caso não o receba, o pagamento do boleto bancário será o comprovante de que o candidato requereu sua inscrição neste processo.

Para esse fim, o boleto deverá ser autenticado até a data limite do vencimento (18/05/09), não sendo considerado o simples comprovante de agendamento de pagamento.

3.25.Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desobediência às condições previstas neste Edital.

3.26.Não será concretizada a inscrição se, por qualquer motivo, houver inconsistência da taxa de inscrição.

3.27.O candidato poderá retirar o Edital PSS/PMC 01/09 por download do arquivo, no endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br (clicar no link. FUNEC - Processo Seletivo Simplificado - Prefeitura de Contagem).

3.28.Ficam asseguradas 5% (cinco por cento) das vagas às pessoas portadoras de deficiência, desde que haja compatibilidade entre as atribuições do cargo e a capacidade do candidato de exercê-las, em cumprimento à Lei Estadual n,11.867, de 28 de julho de 1995 e em obediência ao disposto nos termos do art. 8º, da Lei Municipal 2.160/90.

3.28.1.O candidato portador de deficiência poderá concorrer, sob sua inteira responsabilidade, às contratações reservadas a candidatos em tal condição, fazendo sua opção no Requerimento Eletrônico de Inscrição.

3.29.Para os fins preconizados no item 3.28, somente serão consideradas como pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrem nas situações previstas no art. 4º do Decreto Federal n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto Federal n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004, conforme as definições a seguir.

3.29.1.Deficiência física: alterações completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho das funções.

3.29.2.Deficiência auditiva: perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis(dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.

3.29.3.Deficiência visual: cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,5 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60º, ou a ocorrência simultânea de quaisquer condições anteriores.

3.29.4.Deficiência mental: funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais; utilização dos recursos da comunidade; saúde e segurança; habilidades acadêmicas; lazer e trabalho.

3.29.5.Deficiência múltipla: associação de duas ou mais deficiências.

3.30.As condições especiais previstas nos §§ 1º e 2º do art. 40 do Decreto n. 3.298/1999 deverão ser solicitadas por escrito durante o período das inscrições, ficando o deferimento do pedido condicionado à indicação constante do Laudo referido no item 3.33, e parecer favorável da Junta Médica designada pela Prefeitura Municipal de Contagem.

3.31.O atendimento às condições especiais solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido.

3.32.No período das inscrições, o candidato deverá protocolizar requerimento no Setor de Protocolo Geral (Pça. Pres. Tancredo Neves, 200 Bairro Camilo Alves - Contagem, pessoalmente, dirigido à Prefeitura Municipal de Contagem/Diretoria de Valorização Funcional do Servidor (A/C Setor de Concursos - Ref. Laudo Médico - Processo Seletivo Simplificado - PSS/PMC 01/09, os documentos a seguir:

a) laudo médico original e expedido no prazo de até 90 (noventa) dias antes do término das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID -, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da prova. Ao laudo médico deverão ser anexadas as seguintes informações do candidato: nome completo, número do documento de identidade (RG), número do CPF, número do telefone, opção do cargo;

b) o candidato portador de deficiência visual, além do envio da documentação indicada na letra "a" deste item, deverá solicitar, por escrito, até o término das inscrições, o formato adaptado da prova, observado o item 3.33 e 3.34;

c) o candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional e/ou leitura de prova, além do envio da documentação indicada na alínea "a" deste item, deverá encaminhar solicitação, por escrito, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência, até o término das inscrições.

3.33.Aos deficientes visuais (amblíopes) que solicitarem prova ampliada serão oferecidas provas com tamanho de letra correspondente a corpo 24.

3.34.Aos deficientes visuais (cegos), que solicitarem prova especial em Braile, serão oferecidas provas nesse sistema.

3.35.Aos candidatos que, dentro do período das inscrições, não atenderem os dispositivos mencionados no:

3.35.1.Item 3.32, alínea "a", serão considerados não portadores de deficiência;

3.35.2.Item 3.32, alínea "b", não terão a prova especial preparada, seja qual for o motivo alegado; 3.35.3.Item 3.32, alínea "c", não terão tempo adicional para realização das provas e/ou pessoa designada para a leitura da prova, seja qual for o motivo alegado.

3.36.O candidato portador de deficiência que não realizar a inscrição conforme as instruções constantes neste Edital perderá o direito de concorrer à reserva de vagas referidas no item 3.28 deste Edital.

3.37.A comprovação da tempestividade da entrega dos documentos será atestada pela data de entrega no Requerimento protocolizado.

3.38.Encerrado o período das inscrições, a Junta Médica designada pela Prefeitura Municipal de Contagem analisará o laudo médico encaminhado pelo candidato, verificando se há correspondência entre a Classificação Internacional de Doença - CID - constante do respectivo laudo e as exigências do Decreto n. 3.298/1999 e suas alterações. Em caso negativo, a inscrição como candidato portador de deficiência será indeferida; o candidato, nessas circunstâncias será inscrito no concurso como candidato às vagas de ampla concorrência.

3.39.A FUNEC divulgará, por meio da Internet, a relação dos candidatos que tiverem suas inscrições e/ou pedido de tratamento diferenciado indeferidos conforme parecer da Junta Médica designada pela Prefeitura de Contagem.

3.40.O candidato portador de deficiência participará do processo seletivo simplificado em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, ao horário , ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

3.41.O candidato de que trata o subitem 3.28.1, se classificado na forma do item 5.3 e subitem, será submetido à avaliação médica, solicitada pela Comissão responsável pelo processo seletivo simplificado.

3.42.A Comissão responsável pelo processo seletivo da Prefeitura, com base no resultado da avaliação decidirá, de forma terminativa, sobre a qualificação do candidato como portador de deficiência e sobre a compatibilidade da deficiência com a atividade pela qual optou por concorrer, não cabendo recurso dessa decisão.

3.43.Os candidatos considerados portadores de deficiência, se classificados, além de figurarem na lista geral de classificação, terão seus nomes publicados em separado.

3.44.Caso o candidato não tenha sido qualificado como portador de deficiência ou sua deficiência não tenha sido julgada compatível com a atividade pela qual optou por concorrer, na forma do item 3.42, este passará para a relação de ampla concorrência , obedecida rigorosamente a ordem de classificação, não cabendo recurso dessa decisão.

3.45.Caso o candidato não compareça para se submeter à avaliação médica, este será considerado desistente e, conseqüentemente, eliminado do processo seletivo.

3.46. As contratações reservadas a portadores de deficiência não firmadas reverterão aos demais candidatos classificados, de ampla concorrência, observada a ordem classificatória dos quais foram subtraídas.

3.47. Caso não haja candidatos aprovados para as vagas temporárias a serem preenchidas e reservadas aos portadores de deficiência, estas serão preenchidas pelos demais selecionados com a estrita observância da ordem de classificação.

3.48. O local e horário de realização das provas estará disponibilizado na internet, no endereço www.contagem.mg.gov.br (clicar no link FUNEC - Processo Seletivo Simplificado - Prefeitura de Contagem), para consulta pelo próprio candidato, à partir do dia 01 de junho de 2009, ou seja durante os vinte dias que antecederem à realização das provas.

3.49. O candidato que não localizar seu nome na listagem, até 5 (cinco) dias úteis antes da data programada para a realização das provas, deverá entrar em contato com a FUNEC, nesse período e no horário de atendimento, para as devidas orientações, ou pelo telefone (31) 3352-3067, ou pelo correio eletrônico ( funec.pss@contagem.mg.gov.br), ou, ainda, na Avenida João César de Oliveira, nº 400, Bairro Eldorado - Contagem, das 8h às 12h ou das 13h30min às 16h30min - horário de expediente da FUNEC.

3.50. No sitio eletrônico www.contagem.mg.gov.br (clicar no link FUNEC - Processo Seletivo Simplificado - Prefeitura de Contagem), estará expresso o nome completo do candidato, número do documento de identidade, cargo, data, horário, local da realização das provas (escola/prédio/sala) e outras orientações úteis ao candidato.

3.51. É obrigação do candidato conferir no sitio eletrônico, o nome, o número do documento utilizado na inscrição, a sigla do órgão expedidor, bem como o cargo para o qual irá concorrer.

3.52. Eventuais erros de grafia ocorridos no nome do candidato, no número do Documento de Identidade utilizado na inscrição ou na sigla do órgão expedidor deverão ser comunicados pelo candidato ao Aplicador de Provas, no dia, no horário e no local de realização das provas e constarão no Relatório de Ocorrências.

3.53. As informações sobre a realização das Provas ficarão disponíveis no sítio eletrônico www.contagem.mg.gov.br (clicar no link FUNEC - Processo Seletivo Simplificado - Prefeitura de Contagem) , para consulta pelo próprio candidato, durante os 20 (vinte) dias que antecederem a sua realização.

3.54. Em nenhuma hipótese serão efetuadas alterações e/ou retificações nos dados informados pelo candidato no requerimento eletrônico de inscrição, relativos ao cargo/função, município e nem quanto à condição em que concorre ressalvada as hipóteses dos itens 3.44, deste Edital.

4. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

4.1 As provas serão aplicadas no dia 21 de junho de 2009, domingo, às 9 horas da manhã.

4.2 As provas para os níveis alfabetizado, fundamental, médio e superior deverão ser realizadas no prazo mínimo de 1 (uma) hora e máximo de 2 (duas) horas e 30 (trinta) minutos.

4.3 A aplicação das provas na data prevista dependerá da disponibilidade de locais adequados à sua realização.

4.4 Caso o número de candidatos inscritos exceda a oferta de locais (espaço físico) adequados nos estabelecimentos de ensino do município de Contagem, a FUNEC reserva-se o direito de alocá­los, ao todo ou em parte, no município de Belo Horizonte (MG), para aplicação das provas, não assumindo, entretanto, qualquer responsabilidade quanto ao transporte e alojamento desses candidatos.

4.5 Havendo alteração da data prevista, as provas poderão ocorrer em sábados, domingos ou feriados.

4.6 Os candidatos deverão comparecer aos locais de prova 60 (sessenta) minutos antes do horário previsto para o início da realização das provas, munidos de documento original de identidade, sempre oficial e com foto, de caneta esferográfica de tinta azul ou preta e do Comprovante de Inscrição .

4.7 Serão considerados documentos de identidade oficial: Cédula Oficial de Identidade (RG). Carteira Expedida por Órgão ou Conselho de Classe (CREA, CRA etc); Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista, Carteira de Motorista com foto e Passaporte.

4.8 No caso de perda do Documento de Identificação com o qual se inscreveu no processo seletivo simplificado, o candidato poderá apresentar outro documento de identificação equivalente conforme o item anterior e, se for o caso, ser submetido à identificação especial que compreende a coleta de assinatura e impressão digital em formulário próprio durante a realização das provas.

4.9 O documento deverá estar em perfeita condição, a fim de permitir, com clareza, a identificação do candidato e deverá conter, obrigatoriamente, filiação, fotografia e data de nascimento.

4.10 Não serão aceitos documentos de identidade com prazos de validade vencido, ilegíveis, não- identificáveis e/ou danificados.

4.11 Não haverá segunda chamada para as provas, ficando o candidato ausente, por qualquer motivo, eliminado do processo.

4.12 Em hipótese alguma, haverá prorrogação do tempo de duração da prova, respeitando-se as condições previstas na alínea "c" do item 3.32.

4.13 O candidato deverá apor sua assinatura na lista de presença, de acordo com aquela constante do seu documento de identidade.

4.14 Após o início das provas, o candidato somente poderá ausentar-se da sala acompanhado de um fiscal.

4.15 A inviolabilidade das provas será comprovada no momento do rompimento do lacre dos malotes, mediante termo formal e na presença de, no mínimo, dois candidatos, aleatoriamente escolhidos, nos locais de realização das provas.

4.16 Durante a realização das provas, será eliminado o candidato que estiver portando ou fazendo uso de relógio digital ou qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação (bipe, telefone celular, walkman, receptor, gravador, agenda eletrônica, note book, calculadora, palm-top, ou outros equipamentos similares).

4.17 O candidato deverá levar somente os objetos citados no item 4.6. Caso assim não proceda, os pertences pessoais serão deixados em local indicado pelos aplicadores durante todo o período de permanência dos candidatos no local da prova, não se responsabilizando a FUNEC por perdas, extravios ou danos que ocorrerem.

4.18 Os objetos ou documentos perdidos durante a realização das provas, que porventura venham a ser entregues no Setor de Concursos da FUNEC, serão guardados pelo prazo de 90 (noventa) dias, quando, então, serão encaminhados à Seção de Achados e Perdidos dos Correios.

4.19 Durante o período de realização das provas, não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito e, ainda, o uso de livros, códigos, manuais, impressos ou anotações.

4.20 É vedado ao candidato portar arma nos locais de realização das provas, mesmo que de posse do respectivo porte.

4.21 O candidato poderá ser submetido a detector de metais durante a realização das provas e, caso seja necessário, submetido, também, à identificação por meio de impressão digital coletada no local.

4.22 Será eliminado do Concurso Público o candidato que incorrer nas seguintes situações:

a) apresentar-se após o fechamento dos portões;

b) tratar com falta de urbanidade examinadores, auxiliares, fiscais ou autoridades presentes;

c) estabelecer comunicação com outros candidatos ou com pessoas estranhas, por qualquer meio;

d) usar de meios ilícitos para obter vantagem para si ou para outros;

e) portar arma(s) no local de realização das provas, mesmo de posse do respectivo porte;

f) fizer uso de qualquer equipamento eletrônico, como relógio digital, calculadora, walkman, notebook, palm-top, agenda eletrônica, gravador ou outros similares, ou de instrumentos de comunicação interna ou externa, tais como telefone celular, bipe, pagers entre outros, mesmo que desligados, durante o período de realização das provas.

g) fizer uso de livros, códigos, manuais, impressos e anotações;

h) deixar de atender as normas contidas nos Cadernos de Provas, na Folha de Respostas e demais orientações expedidas pela FUNEC.

4.23 Caso ocorra(m) a(s) situação(ões) prevista(s) no item anterior, será lavrada a ocorrência pela FUNEC na "Ata de Ocorrências do Concurso" que será enviada à Comissão de Concurso da Prefeitura de Contagem para a providência prevista no item 4.22 deste capítulo.

4.24 Em nenhuma hipótese será permitido ao candidato prestar provas fora da data, do horário estabelecido ou do espaço físico predeterminado pela FUNEC.

4.25 Somente serão permitidos assinalamentos na Folha de Respostas feitas com caneta esferográfica - tinta azul ou preta -, vedada qualquer colaboração ou participação de terceiros, respeitadas as condições estabelecidas no item 33.3, alínea "c".

4.26 O candidato não poderá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar sua Folha de Respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização de leitura ótica.

4.27 Em hipótese alguma haverá substituição da Folha de Respostas por erro do candidato, salvo em situações que a FUNEC julgar necessário.

4.28 Ao terminar a Prova Objetiva, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao Fiscal de Sala sua Folha de Respostas assinada.

4.29 Na leitura da Folha de Respostas da Prova Objetiva será atribuída nota zero à questão com mais de uma alternativa assinalada ou sem alternativa assinalada. Será também considerada nula a Folha de Respostas que estiver assinada e/ou preenchida a lápis.

4.30 Não será permitida, durante a realização das provas, a entrada e/ou permanência de pessoas não autorizadas pela FUNEC nos locais de realização das provas.

4.31 Período de sigilo: por motivo de segurança, os candidatos somente poderão retirar-se do recinto de provas após decorrida uma hora do início da mesma.

4.32 Os gabaritos oficiais serão divulgados na portaria da Prefeitura Municipal de Contagem, no 1º dia subseqüente ao da aplicação da prova e estarão também disponíveis no sitio eletrônico : www.contagem.mg.gov.br (clicar no link FUNEC - Processo Seletivo Simplificado - Prefeitura de Contagem).

5 DAS PROVAS

5.1 O Processo Seletivo Simplificado constará apenas de 1(uma) etapa para os cargos de níveis alfabetizado,fundamental (1º grau), médio (2º grau), e superior, envolvendo um conjunto de provas objetivas de caráter classificatório.

5.2 A prova objetiva para os níveis alfabetizado, fundamental, médio e superior será constituída de um total de 25 (vinte e cinco) questões de múltipla escolha com 4 (quatro) alternativas de respostas, sendo apenas uma correta, valendo 4,0 (quatro) pontos cada, perfazendo o valor máximo de 100,0 (cem) pontos e obedecerá às características especificadas no quadro a seguir.

Cargos

Prova Objetiva

Nº de questões

Valor de cada questão

Pontuação Máxima

Auxiliar de Serviço Escolar
Agente de Serviço Escolar

Conhecimentos Educacionais I

25

4,0

100,0

Auxiliar de Secretaria Escolar
Auxiliar de Biblioteca Escolar
Secretário Escolar

Conhecimentos de Informática

15

Conhecimentos Educacionais II

10

Assistente Escolar
Assistente de Creche

Conhecimentos Educacionais II

25

4,0

100,0

Pedagogo, Professor de Educação Básica PEB1 e PEB2

Conhecimentos Educacionais III

25

4,0

100,0

Técnico Superior em Psicologia I

Conhecimentos Específicos

25

4,0

100,0

Técnico Superior em Informática

Conhecimentos Específicos

25

4,0

100,0

Assistente Administrativo I

Conhecimentos de Informática

15

4,0

100,0

Conhecimentos Gerais

10

Técnico em Serviços de Saúde (Técnico em Segurança do Trabalho)

Conhecimentos Específicos

25

4,0

100,0

Motorista I

Conhecimentos Específicos

25

4,0

100,0

5.3 O processo pelo qual deverão ser selecionados candidatos para o preenchimento dos cargos/funções indicados no anexo I, obedecerá à seguinte determinação:

5.3.1 Para todos os cargos, será considerado aprovado o candidato que não obtiver 0 (zero) pontos na prova, do total de pontos atribuídos à prova objetiva.

5.4 Os programas e sugestões bibliográficas relativos aos conteúdos da prova objetiva constam no Anexo II.

5.5 A FUNEC será responsável pela elaboração, aplicação e apuração dos resultados das provas.

6 DOS RECURSOS

6.1 Será admitido recurso quanto:

6.1.1 ao indeferimento de Laudo Médico pela perícia da Junta Médica da Prefeitura;

6.1.2 às questões da prova objetiva e gabaritos preliminares;

6.1.3 à totalização dos pontos obtidos na prova objetiva e classificação, desde que se refira a erro de cálculo das notas.

6.2 O prazo para interposição de recurso será de 2 (dois) dias úteis, contados do primeiro dia subseqüente à data da divulgação do objeto do recurso.

6.3 Para contagem do prazo de interposição de recursos, excluir-se-á o dia da publicação e incluir-se-á o dia do vencimento, desde que coincida com o dia de funcionamento normal da Prefeitura Municipal de Contagem. Em caso contrário, ou seja, se não houver expediente normal da Prefeitura Municipal de Contagem, o período previsto será prorrogado para o primeiro dia seguinte de funcionamento normal dessa Prefeitura.

6.4 Admitir-se-á um único recurso, por questão, para cada candidato, relativamente ao gabarito ou ao conteúdo das questões, não sendo aceitos recursos coletivos.

6.5 Admitir-se-á um único recurso por candidato, para cada evento referido no item 6.1 e seus subitens, devidamente fundamentado.

6.6 Os recursos mencionados no item 6.1, e seus subitens deverão ser entregues em envelope fechado, tamanho oficio, contendo na face frontal, os seguintes dados: Prefeitura Municipal de Contagem - Ref. Recurso/PSS-PMC - Edital n.01/09-, nome do candidato, número de inscrição, cargo pretendido e assinatura do candidato.

6.6.1 Os recursos serão protocolizados na FUNEC, localizada à Avenida João César de Oliveira, nº 400, Bairro Eldorado - Contagem, de 8 às 16 horas, no período estabelecido no item 6.2.

6.7 O recurso mencionado no subitem 6.1.1 deverá ser dirigido à Comissão de Concursos e Processos Seletivos Simplificados, por requerimento protocolizado na FUNEC, localizada à Avenida João César de Oliveira, nº 400, Bairro Eldorado - Contagem.

6.8 O recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito.

6.9 O recurso de Provas deverá obedecer às seguintes determinações:

a) ser, preferencialmente, digitado ou datilografado, em duas vias (original e cópia), a serem ambas enviadas à FUNEC;

b) apresentar cada questão ou item em folha separada;

c) ser elaborado com argumentação lógica, consistente e ser acrescido de indicação da bibliografia pesquisada pelo candidato para argumentar;

d) conter a indicação da nota atribuída que está sendo contestada;

e) não conter qualquer identificação do candidato no corpo do recurso;

f) ser identificado na capa de cada recurso/questão conforme modelo a seguir:

PSS: Prefeitura Municipal de Contagem - Edital PSS/PMC 01/09

Candidato: _______________________________________________________________________________

N. do documento de identidade: ____________________________

N. de inscrição:_________________________________________

Cargo:________________________________________________

Recurso:_____( citar o objeto do recurso)

Tipo de Gabarito: _____ (apenas para recursos sobre o subitem 6.1.2)

N. da Questão: _____ (apenas para recursos sobre o subitem 6.1.2)

Fundamentação e argumentação lógica:
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

Data: ___/ ___/___

Assinatura: _________________

6.10 O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ao) atribuído(s) a todos os candidatos presentes à prova, independentemente de interposição de recursos.

6.11 O gabarito divulgado poderá ser alterado em função dos recursos impetrados, e as provas serão corrigidas de acordo com o novo gabarito oficial definitivo.

6.12 Na ocorrência do disposto nos itens 6.9 e 6.10, poderá haver, eventualmente, alteração da classificação inicial obtida para uma classificação superior ou inferior, ou ainda, poderá ocorrer a desclassificação do candidato que obtiver zero na prova objetiva.

6.13 Na correção das Folhas de Respostas serão computadas como erros as questões não
assinaladas, as que contenham mais de uma resposta ou as rasuradas, ainda que inteligíveis.

6.14 O prazo para interposição de recurso é preclusivo e comum a todos os candidatos.

6.15 Será indeferido, liminarmente, os recursos que forem encaminhados via SEDEX, fax, telegrama ou internet.

6.16 Recurso interposto em desacordo com este Edital não será considerado.

6.17 O resumo das decisões dos recursos serão divulgados na portaria da Prefeitura Municipal de Contagem e também disponibilizados no endereço eletrônico: www.contagem.mg.gov.br (clicar no link FUNEC - Processo Seletivo Simplificado - Prefeitura de Contagem), para consulta individual, até a data da homologação deste Processo Seletivo.

7 DA CLASSIFICAÇÃO

7.1 A classificação final do candidato no processo seletivo simplificado será decorrente do somatório dos pontos por ele obtidos na prova objetiva.

7.2 Apurado o total de pontos, na hipótese de empate, será dada preferência, para efeito de classificação, ao candidato mais idoso, considerando-se o dia, mês e ano do nascimento.

7.3 Apurada a classificação, esta será publicada como Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado na portaria da Prefeitura Municipal de Contagem e disponibilizado para consulta no endereço eletrônico da FUNEC, www.contagem.mg.gov.br link Processo Seletivo Simplificado - Prefeitura de Contagem) , em ordem decrescente das notas, em lista única, com a pontuação de todos os candidatos aprovados, não se admitindo recurso desse resultado.

7.4 A publicação de que trata o item anterior contemplará, separadamente, os candidatos classificados concorrentes às contratações reservadas aos portadores de deficiência, que além de figurar na lista geral de classificação, terão seus nomes publicados em relação à parte, observada a respectiva ordem de classificação.

7.5 O resultado final do Processo Seletivo Simplificado será homologado pela Prefeita Municipal de Contagem.

8 DA CONTRATAÇÃO

8.1 Os candidatos classificados serão convocados para contratação por meio de Chamamento Público,conforme Resolução 008 de 1º de agosto de 2005, da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura. Informações pelo Telefone: 3352.53.69.

8.1.1 O candidato deve manter atualizado seu endereço na FUNEC, enquanto estiver participando do processo seletivo simplificado, e na Prefeitura Municipal de Contagem, se selecionado.

9 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 Todas as publicações oficiais referentes ao Processo Seletivo Simplificado de que trata este Edital serão feitas na portaria da Prefeitura Municipal de Contagem - Minas Gerais, e no Diário Oficial de Contagem.

9.2 O acompanhamento das divulgações e publicações de Editais, avisos e comunicados relacionados ao Processo Seletivo Simplificado é de responsabilidade exclusiva do candidato.

9.3 As despesas decorrentes da participação e procedimentos do processo seletivo simplificado de que trata este Edital correrão por conta dos candidatos

9.4 Não serão fornecidos atestados, certificados ou certidões relativos à classificação ou notas de candidatos, valendo, para tal fim, os resultados divulgados na portaria da Prefeitura Municipal de Contagem , no site www.contagem.mg.gov.br link Processo Seletivo Simplificado - Prefeitura de Contagem).

9.5 Não serão fornecidos atestados, cópia de documentos, certificados ou certidões relativos a notas de candidatos eliminados.

9.6 A legislação e alterações em dispositivos legais e normativos, com entrada em vigor após a data de publicação deste Edital, não serão objeto de avaliação nas provas deste Processo Seletivo.

9.7 A classificação no processo seletivo simplificado assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da rigorosa ordem de classificação e da vigência do respectivo Processo.

9.8 É de responsabilidade do candidato, após a homologação e durante o prazo de validade deste processo seletivo, manter seu endereço atualizado, assumindo a responsabilidade eventual do não recebimento de qualquer correspondência a ele encaminhada pela Prefeitura Municipal de Contagem, decorrente de insuficiência, equívoco ou alteração dos dados constantes da inscrição.

9.9 Qualquer informação a respeito do processo seletivo poderá ser obtida pelo telefone: 0 (XX)31.3352.3067 e na FUNEC, no horário das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min - horário de expediente da FUNEC e na Prefeitura Municipal de Contagem/Minas Gerais, de 8h às 17h, no telefone 3395-2672.

9.10 Por razões de ordem técnica e de segurança, a Fundação Ensino de Contagem - FUNEC - não fornecerá nenhum exemplar ou copia de caderno de provas a candidatos, a autoridades ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do processo seletivo.

9.11 A Prefeitura Municipal de Contagem e a FUNEC não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outros materiais impressos ou digitais referentes às matérias deste processo seletivo simplificado ou por quaisquer informações que estejam em desacordo com o disposto neste Edital.

9.12 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concursos nomeada pela Prefeita Municipal de Contagem, portaria 426, ouvida a FUNEC responsável pelo gerenciamento e execução deste processo seletivo simplificado, no que couber.

Contagem, 23 de abril de 2009

Marília Aparecida Campos
Prefeita Municipal de Contagem

Anexo I

Dos Códigos de Inscrição e a Denominação dos Cargos e vagas.

Código de Inscrição

CARGO/FUNÇÃO

VAGAS

Total

Port. Defic. (5 %)

101

Auxiliar de Serviço Escolar

*

*

102

Agente de Serviço Escolar (Zelador)

*

*

103

Motorista I

*

*

201

Assistente Escolar

*

*

202

Assistente de Creche

*

*

203

Auxiliar de Secretaria Escolar

*

*

204

Auxiliar de Biblioteca Escolar

*

*

205

Secretário Escolar

*

*

206

Assistente Administrativo I

*

*

207

Técnico de Serviços de Saúde(Técnico em Segurança do Trabalho)

*

*

301

Professor Municipal PEB 1

*

*

302

Professor Municipal PEB2(Educação Física)

*

*

303

Professor Municipal PEB2 (Português)

*

*

304

Professor Municipal PEB2(Inglês)

*

*

305

Professor Municipal PEB2(Matemática)

*

*

306

Professor Municipal PEB2(Geografia)

*

*

307

Professor Municipal PEB2( História)

*

*

308

Professor Municipal PEB2(Ciências)

*

*

309

Professor Municipal PEB2(Artes)

*

*

310Professor Municipal PEB2(Ensino Religioso)**
311Pedagogo**
312Técnico Superior em Psicologia I**
313Técnico Superior em Informática**

*Composição de cadastro reserva

ANEXO II

Vencimento inicial, carga horária, requisitos e escolaridade e síntese das atribuições dos cargos

101 . Auxiliar de Serviço Escolar

· Vencimento inicial: R$ 465,00 (salário mínimo vigente)

· Carga horária: 36 horas semanais

· Requisitos e Escolaridade: Alfabetizado

· Atribuições do Cargo: realizar serviços manuais de limpeza, acondicionamento e distribuição de material de copa, carregamentos e outros serviços auxiliares; preparar e servir café e lanches no setor de trabalho; requisitar à Administração o material de limpeza e controlar seu consumo; participar da elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico; executar, quando necessário, serviços de limpeza e manutenção; desempenhar outras funções compatíveis com a natureza do cargo, que lhe forem atribuídas pelo Diretor da unidade de ensino.

102 . Agente de Serviço Escolar (Zelador Escolar)

· Vencimento inicial : R$ 465,00 (salário mínimo vigente)

· Carga horária: 36 horas semanais

· Requisitos e Escolaridade: Ensino Fundamental completo.

· Atribuições do Cargo: proceder a abertura e fechamento do prédio no horário regulamentar, fixado pela administração escolar; zelar pela segurança da unidade de ensino; participar da elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico; zelar pela boa conservação do local de trabalho, evitando todo e qualquer tipo de danos materiais que possam ser ocasionados por terceiros; receber, do responsável pelo turno anterior, o estabelecimento de ensino para vigilância, observando as condições do mesmo, a fim de comunicar à chefia imediata ou ao responsável pelo estabelecimento as irregularidades porventura existentes; executar serviços gerais de pequena complexidade, especialmente de manutenção predial; efetuar rondas, a fim de constatar a existência de possíveis irregularidades; desempenhar outras funções compatíveis com a natureza do cargo, que lhe forem atribuídas pelo Diretor.

103 . Motorista I

· Vencimento inicial: R$ 465,00

· Carga horária: 40 horas semanais

· Requisitos e Escolaridade: Alfabetização e Carteira de habilitação B para conduzir veículos.

· Descrição sumária: Dirigir veículos de carga e passeio, carregar e transportar mercadorias e zelar pela manutenção de veículos.

201. Assistente Escolar

· Vencimento Inicial: R$ 649,58

· Carga horária: 36 horas semanais

· Requisitos e escolaridade: Ensino Médio Completo (2º grau)

· Descrição

Orientar, coordenar, controlar e executar trabalhos de assistência ao educando, juntamente com a equipe pedagógica; Orientar a formulação de atitudes e hábitos de higiene pessoal, ambiental e alimentar; Prestar primeiros socorros e, junto à direção, cuidar do encaminhamento médico se necessário; Controlar a disciplina e movimentação de alunos no âmbito da escola; contribuir para o desenvolvimento de atividades sociais e esportivas, comemorações, festas e outras solenidades promovidas pela escola; zelar pela ordem e higiene em seu setor de trabalho; participar da elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico; desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza do cargo, que lhe forem atribuídas pela direção.

202. Assistente de Creche

· Vencimento inicial R$ 649,58

· Carga horária: 36 horas semanais

· Requisitos e escolaridade: Ensino médio completo (2º grau)

· Descrição sumária: Cuidar e orientar crianças de 0 a 3 anos de uma creche, com realização de atividades educativas que levem à socialização, crescimento e aprendizagem para convivência em família e em sociedade, sob orientação de professor(a).

203 . Auxiliar de Secretaria Escolar

· Vencimento inicial: R$ 531,55

· Carga horária: 36 horas semanais

· Requisitos e Escolaridade: Ensino Médio Completo

· Descrição sumária: Realizar atividades pertinentes à secretaria escolar, de natureza burocrática e de atendimento ao público, alunos e professores; de forma a cumprir as normas legais pertinentes ao pessoal e à unidade de ensino, além de desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza do cargo, que lhe forem atribuídas pela Direção.

204 . Auxiliar de Biblioteca Escolar

· Vencimento inicial R$ 531,55

· Carga horária : 36 horas

· Requisitos e Escolaridade : Ensino Médio Completo

· Descrição:

- Colaborar no atendimento aos usuários em suas demandas de pesquisas e estudo, orientando-os no uso dos catálogos e na localização de materiais bibliográficos e audio- visuais;

- Conferir e registrar novos itens do acervo da biblioteca, preparando-os para o processamento técnico;

- Ordenar e arquivar fichas de leitores, livros e materiais audio-visuais da biblioteca;

- Preparar e ordenar pastas de recortes, folhetos e outros materiais destinados à complementação do acervo bibliográfico;

- Manter a adequada organização dos materiais bibliográficos e outros objetos da biblioteca, posicionando-os corretamente nas estantes e armários, para facilitar a localização e uso;

- Proceder a inscrição de leitores para facilitar, sob empréstimo, a retirada de obras;

- Efetuar empréstimos de materiais bibliográficos e audio-visual de acordo com normas pré-estabelecidas pela biblioteca;

- Controlar pedidos de reservas e o empréstimos de livros e outros materiais, anotando as situações em fichas próprias;

- Controlar devolução de livros e outros materiais emprestados e providenciar a recuperação com prazos para entrega vencidas, mediante rotinas próprias;

- Separar e listar material bibliográfico a ser encaminhado para encadernação;

- Colaborar para manter o acervo em bom estado de conservação;

- Colaborar nas promoções culturais da biblioteca de acordo com programação estabelecida;

- Colaborar na coleta e tabulação de dados, mediante utilização de formulários próprios, para o controle dos serviços desenvolvidos pela biblioteca;

- Executar tarefas correlatas necessárias ao desempenho da função;

Área de Atuação: Orientar usuários de bibliotecas e colaborar na organização das mesmas.

205 Secretário Escolar

· Vencimento inicial: R$ 649,58

· Carga horária: 36 horas semanais

· Requisitos e escolaridade: Ensino Médio Completo (2º grau)

· Descrição

Planejar, coordenar e supervisionar o serviço de secretaria da escola, inclusive a elaboração de relatórios, boletins, transposição de graus e médias e controle de freqüência dos alunos; Manter atualizados arquivos, fichários e livros de registro.

Controlar o material permanente de consumo, e os equipamentos da secretaria.

Redigir a correspondência da escola e controlar sua expedição e recebimento.

Participar de reuniões, quando solicitado, lavrando as atas correspondentes.

Executar os serviços de digitação da secretaria da escola, quando necessário.

Distribuir e acompanhar os encargos da secretaria por seus auxiliares.

Receber, conferir, selecionar e tabular dados para escrituração em formulários e impressos.

Registrar, separar e encaminhar documentos recebidos e expedidos, procedendo a anotações e controle.

Preencher e providenciar requisitos de materiais, cópias e outros

Executar levantamentos, anotações e cálculos aritméticos simples.

Arquivar correspondências, documentos, circulares, portarias, normas e processos.

Controlar e manter atualizados arquivos e fichários.

Elaborar, atualizar e conferir folhas de pagamento, relatórios periódicos, cadastrais e fichas funcionais.

Organizar e manter em dia a publicação de leis, regulamentos , diretrizes, ordens de serviços, circulares, resoluções e todos os documentos recebidos e/ou expedidos.

Encarregar-se das atividades relativas à matrícula, transferência e conclusão de cursos.

Confeccionar toda documentação relacionada à vida escolar do aluno e dos profissionais da escola.

Participar de formação continuada e de reuniões pedagógicas e administrativas para as quais for convocado.

Participar da elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico.

Desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza do cargo, que lhe forem atribuídas pela direção.

206 . Assistente Administrativo I

· Vencimento inicial R$ 465,00

· Regime jurídico: Estatutário

· Carga horária: 40 horas semanais

· Requisitos e escolaridade: Ensino Médio Completo (2º grau)

· Descrição sumária: Executar serviços burocráticos de caráter rotineiro, emitir, datilografar/digitar, controlar, conferir, classificar e arquivar correspondência e documentos.

207 . Técnico em Serviços de Saúde (Técnico em Segurança do Trabalho)

· Vencimento inicial R$ 645,19

· Regime jurídico: Estatutário

· Carga horária: 40 horas semanais

· Requisitos e escolaridade: Curso Técnico em Segurança do Trabalho concluído a nível do Ensino Médio

· Descrição: -Fiscalizar, controlar e avaliar as condições de produção, extração, armazenamento, transportes e manuseio de substancias, de produtos, de maquinas e equipamentos que representam riscos à saúde do trabalhador nas instituições publicas privadas;

- Avaliar as condições dos ambientes do trabalho;

- Lavrar notificações, autos de infração, autos de coleta de amostra, termos de embargo, interdição e intimação, multas, etc;

- Elaborar relatórios a inspeções sanitárias, vistorias, fiscalizações, avaliações, laudos e outros procedimentos realizados no padrão funcional e encaminha-los à Coordenadoria de Vigilância de Saúde;

- Promover a integração dos serviços com outras secretarias, sindicatos, unidades ambulatoriais dos silos, escolas, administrações regionais da prefeitura, associações de moradores e outros;

- participar da avaliação do impacto de tecnologias no ambiente de trabalho que podem provocar a saúde do trabalhador;

- Cumprir protocolos, fluxos e rotinas estabelecidas pela SMS, para perfeito atendimento do usuário, conforme posto de trabalho.

301 Professor Municipal PEB 1

· Vencimento inicial R$ 979,96

· Carga horária : 22 horas e trinta minutos semanais

· Requisitos e escolaridade : Curso de Graduação - Licenciatura plena em Ensino Normal Superior, ou pedagogia com habilitação para o magistério das séries iniciais do Ensino Fundamental.

· Descrição

Exercer a docência participando da elaboração do Projeto Pedagógico do estabelecimento de ensino.

Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola; Zelar pela aprendizagem dos alunos.

Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos em Lei e de acordo com Calendário Escolar.

Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e com a comunidade.

Cumprir o Regimento Escolar da SEDUC, bem como a legislação vigente.

Orientar os estágios de Educação Profissional, quando necessário.

Área de Atuação: Educação Infantil, e anos iniciais do Ensino Fundamental.

302 Professor Municipal PEB 2 - Educação Física

· Vencimento inicial R$ 1.193,39

· Carga horária : 22 horas e trinta minutos semanais

· Requisitos e Escolaridade : Curso de Graduação com Licenciatura Plena em Educação Física.

· Descrição:

Exercer a docência participando da elaboração do Projeto Pedagógico do estabelecimento de ensino.

Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola.

Zelar pela aprendizagem dos alunos.

Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

Ministrar os dias letivos e horas aula estabelecidos em Lei e de acordo com Calendário Escolar.

Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;

Cumprir o Regimento Escolar da SEDUC, bem como a legislação vigente.

Orientar os estágios de Educação Profissional, quando necessário.

Área de Atuação: anos finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Educação Física.

303 Professor Municipal PEB 2 - Português

· Vencimento inicial R$ 1.193,39

· Carga horária : 22 horas e trinta minutos semanais

· Requisitos e Escolaridade : Curso de Graduação com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa.

· Descrição:

Exercer a docência participando da elaboração do Projeto Pedagógico do estabelecimento de ensino.

Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola.

Zelar pela aprendizagem dos alunos.

Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

Ministrar os dias letivos e horas aula estabelecidos em Lei e de acordo com Calendário Escolar.

Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;

Cumprir o Regimento Escolar da SEDUC, bem como a legislação vigente.

Orientar os estágios de Educação Profissional, quando necessário.

Área de Atuação: anos finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Português.

304 Professor Municipal PEB 2 - Inglês

· Vencimento inicial R$ 1.193,39

· Carga horária : 22 horas e trinta minutos semanais

· Requisitos e escolaridade : Curso de Graduação com Licenciatura Plena em Língua Inglesa.

· Descrição

Exercer a docência participando da elaboração do Projeto Pedagógico do estabelecimento de ensino.

Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola.

Zelar pela aprendizagem dos alunos.

Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

Ministrar os dias letivos e horas aula estabelecidos em Lei e de acordo com Calendário Escolar.

Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

Colaborar nas atividades de articulação da escola com as famílias e com a comunidade.

Cumprir o Regimento Escolar da SEDUC, bem como a legislação vigente.

Orientar os estágios de Educação Profissional, quando necessário.

Área de Atuação: anos finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Inglês.

305 Professor Municipal PEB 2 - Matemática

· Vencimento inicial R$ 1.193,39

· Carga horária : 22 horas e trinta minutos semanais

· Requisitos e escolaridade : Curso de Graduação com Licenciatura Plena em Matemática.

· Descrição

Exercer a docência participando da elaboração do Projeto Pedagógico do estabelecimento de ensino.

Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola.

Zelar pela aprendizagem dos alunos.

Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

Ministrar os dias letivos e horas aula estabelecidos em Lei e de acordo com Calendário Escolar.

Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

Colaborar nas atividades de articulação da escola com as famílias e com a comunidade.

Cumprir o Regimento Escolar da SEDUC, bem como a legislação vigente.

Orientar os estágios de Educação Profissional, quando necessário.

Área de Atuação: anos finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática.

306 Professor Municipal PEB 2 - Geografia

· Vencimento inicial R$ 1.193,39

· Carga horária : 22 horas e trinta minutos semanais

· Requisitos e escolaridade : Curso de Graduação com Licenciatura Plena em Geografia.

· Descrição

Exercer a docência participando da elaboração do Projeto Pedagógico do estabelecimento de ensino.

Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola.

Zelar pela aprendizagem dos alunos.

Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos em Lei e de acordo com Calendário Escolar.

Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

Colaborar nas atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Cumprir o Regimento Escolar da SEDUC, bem como a legislação vigente.

Orientar os estágios de Educação Profissional, quando necessário.

Área de Atuação: anos finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Geografia.

307 Professor Municipal PEB 2 - História

· Vencimento inicial R$ 1.193,39

· Carga horária : 22 horas e trinta minutos semanais

· Requisitos e escolaridade : Curso de Graduação com Licenciatura Plena em História.

· Descrição

Exercer a docência participando da elaboração do Projeto Pedagógico do estabelecimento de ensino.

Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola;

Zelar pela aprendizagem dos alunos.

Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

Ministrar os dias letivos e horas aula estabelecidos em Lei e de acordo com Calendário Escolar.

Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

Colaborar nas atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Cumprir o Regimento Escolar da SEDUC, bem como a legislação vigente.

Orientar os estágios de Educação Profissional, quando necessário.

Área de Atuação: anos finais do Ensino Fundamental, na disciplina de História.

308 Professor Municipal PEB 2 - Ciências

· Vencimento inicial R$ 1.193,39

· Carga horária : 22 horas e trinta minutos semanais

· Requisitos e escolaridade : Curso de Graduação com Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.

· Descrição

Exercer a docência participando da elaboração do Projeto Pedagógico do estabelecimento de ensino.

Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola.

Zelar pela aprendizagem dos alunos.

Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

Ministrar os dias letivos e horas aula estabelecidos em Lei e de acordo com Calendário Escolar.

Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

Colaborar nas atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Cumprir o Regimento Escolar da SEDUC, bem como a legislação vigente.

Orientar os estágios de Educação Profissional, quando necessário.

Área de Atuação: anos finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências.

309 Professor Municipal PEB 2 - Artes

· Vencimento inicial R$ 1.193,39

· Carga horária : 22 horas e trinta minutos semanais

· Requisitos e escolaridade : Curso de Graduação com Licenciatura Plena em Artes.

· Descrição

Exercer a docência participando da elaboração do Projeto Pedagógico do estabelecimento de ensino.

Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola.

Zelar pela aprendizagem dos alunos.

Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

Ministrar os dias letivos e horas aula estabelecidos em Lei e de acordo com Calendário Escolar.

Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

Colaborar nas atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Cumprir o Regimento Escolar da SEDUC, bem como a legislação vigente.

Orientar os estágios de Educação Profissional, quando necessário.

Área de Atuação: anos finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Artes.

310 Professor Municipal PEB 2 - Ensino Religioso

· Vencimento inicial R$ 1.193,39

· Carga horária : 22 horas e trinta minutos semanais

· Requisitos e escolaridade: Curso Superior de Licenciatura Plena em Ensino Religioso/Ciências da Religião ou Educação Religiosa, ou Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena em qualquer área do conhecimento, cuja grade curricular inclua conteúdo relativo a ciências da religião, metodologia e filosofia do ensino religioso ou educação religiosa, com carga horária mínima de quinhentas horas, reconhecido pelo órgão competente, ou conclusão de Curso Superior em Licenciatura Plena, em qualquer área do conhecimento, acrescido de curso de pós-graduação Lato Sensu em ensino religioso ou ciências da religião, com carga horária mínima de trezentas e sessenta horas. Conclusão de curso Superior em Licenciatura Plena em qualquer área do conhecimento, acrescido de curso de metodologia e filosofia do ensino religioso, com carga horária mínima de cento e vinte horas, oferecido por entidade credenciada e reconhecida pela Secretaria de Estado da Educação.

· Descrição

Exercer a docência participando da elaboração do Projeto Pedagógico do estabelecimento de ensino.

Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola.

Zelar pela aprendizagem dos alunos.

Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

Ministrar os dias letivos e horas aula estabelecidos em Lei e de acordo com Calendário Escolar.

Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

Colaborar nas atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Cumprir o Regimento Escolar da SEDUC, bem como a legislação vigente.

Orientar os estágios de Educação Profissional, quando necessário.

Área de Atuação: anos finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Ensino Religioso.

311 Pedagogo

· Vencimento inicial R$ 1193,39

· Carga horária : 22 horas e trinta minutos semanais

· Requisitos e escolaridade : Licenciatura Plena em Pedagogia

· Descrição sumária

Exercer a coordenação pedagógica nos estabelecimentos de ensino.

Promover a articulação da comunidade escolar em busca da qualidade do processo educacional.

Participar da elaboração, coordenação e implementação do Projeto Pedagógico da Escola.

Colaborar na Elaboração do Currículo Pleno da Escola.

Assessorar pedagogicamente os docentes, coordenadores de cursos e diretores.

Proceder, sistematicamente, a avaliação do trabalho pedagógico.

Articular as atividades culturais e esportivas da escola.

Acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como o seu aproveitamento escolar.

Coordenar o processo de formação continuada dos educadores da escola.

Cumprir o Regimento Escolar da SEDUC, bem como a legislação vigente.

Promover ações de integração dos alunos ao mundo do trabalho.

Área de Atuação: Educação Infantil, Ensino Fundamental, nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos.

312 . Técnico Superior em Psicologia I

· Vencimento inicial: R$ 1.602,83

· Carga horária: 40 horas semanais

· Requisitos e Escolaridade: Curso Superior em Psicologia

Descrição sumária: Estudar a estrutura psíquica de comportamento dos seres humanos, desempenhar tarefas relacionadas a problemas pessoal, à problemática educacional e a estudos clínicos individuais

313 . Técnico Superior em Informática

· Vencimento inicial: R$ 1.602,83

· Carga horária: 40 horas semanais

· Requisitos e escolaridade: Curso Superior de Ciência da Computação ou Curso Superior acrescido de Curso na Área de análise de sistemas.

Descrição sumária:

· Analisar, planejar e implantar sistemas estruturados de processamento de dados e desenvolver aplicações de "software" e linguagens mediante utilização de micro computadores.

QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE PROVAS

Cargos

Prova Objetiva

Nº de questões

Valor de cada questão

Pontuação Máxima

Auxiliar de Serviço Escolar
Agente de Serviço Escolar

Conhecimentos Educacionais I e

15

4

100

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

10

Auxiliar de Secretaria Escolar
Auxiliar de Biblioteca Escolar
Secretário Escolar

Conhecimentos de Informática

15

Conhecimentos Educacionais II e

05

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

05

Assistente Escolar
Assistente de Creche

Conhecimentos Educacionais II e

15

4

100

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

10

Pedagogo, Professor de Educação Básica PEB1 e PEB2

Conhecimentos Educacionais III e

15

4

100

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

10

Técnico Superior em Psicologia I

Conhecimentos Específicos e

15

4

100

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

10

Técnico Superior em Informática

Conhecimentos Específicos e

15

4

100

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

10

Assistente Administrativo I

Conhecimentos de Informática

15

4

100

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

10

Técnico em Serviços de Saúde (Técnico em Segurança no Trabalho)

Conhecimentos Específicos e

15

4

100

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

10

Motorista I

Conhecimentos Específicos e

15

4

100

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

10

ANEXO III

PROGRAMAS E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Conhecimentos Comuns para todos os cargos:

> Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem (Todos os Cargos)

SEDUC. Secretaria de Educação e Cultura de Contagem. ATLAS ESCOLAR: Histórico, Geográfico e Cultural. Contagem/MG,2009.

CARGO/FUNÇÃO

Conteúdo

BIBLIOGRAFIA

Agente de Serviço Escolar

Auxiliar de Serviço Escolar

Conhecimentos Educacionais I:

Os direitos da criança e do adolescente.

Conhecimentos básicos sobre o cotidiano escolar.

O direito à educação;

O cotidiano da escola e o ambiente educativo.

A importância do trabalho coletivo e da participação da comunidade;

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

BRASIL. Lei Federal no 8.069.Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

SEDUC. Secretaria de Educação e Cultura de Contagem. ATLAS ESCOLAR: Histórico, Geográfico e Cultural. Contagem/MG,2009.

Auxiliar de Secretaria Escolar

Auxiliar de Biblioteca Escolar

Secretário Escolar

1. Sistema Operacional Microsoft Windows

a. Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle)

b. Organização de pastas e arquivos

c. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e reno - mear)

2. Editor de Textos Microsoft Word

a. Criação, edição, formatação e impressão.

b. Criação e manipulação de tabelas

c. Inserção e formatação de gráficos e figuras

3. Planilha Eletrônica Microsoft Excel

a. Criação, edição, formatação e impressão.

b. Utilização de fórmulas

c. Formatação condicional

d. Geração de gráficos

4. Internet

a. Conceitos e arquitetura

b. Utilização dos recursos WWW a partir dos Web Browsers, Internet Explorer e Netscape.

c. Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail)

5. Sistemas de Informação

a. Características e componentes.

b. Recursos de hardware e software

c. Aplicações

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

BATISTA, E.O. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004.

HEIDER, A. Guia do professor para a Internet: completo e fácil. Porto Alegre: Artmed, 2000. O'BRIEN, J.A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. São Paulo: Saraiva, 2001.

PERRY, G.M. Aprenda em 24 horas Windows 98. Rio de Janeiro: Campus: 1998.

RAMALHO, J.A.A. Word 97. São Paulo: Makron Books, 1998.

SANTOS JÚNIOR, M. J. F. Excel 97: passo a passo, São Paulo: Terra, 1997.

TORTELLO, J.E.N. Explorando a Internet. São Paulo: Makron Books, 1995.

SEDUC. Secretaria de Educação e Cultura de Contagem. ATLAS ESCOLAR: Histórico, Geográfico e Cultural. Contagem/MG,2009.

Assistente Escolar

Auxiliar de Secretaria Escolar

Auxiliar de Biblioteca Escolar

Secretário Escolar

Assistente de Creche

Conhecimentos Educacionais II: Diretrizes e Bases da educação nacional.

A Inclusão, a formação e aprendizagem para a qualidade do ensino.

Indicadores da qualidade na Educação.

Conhecimentos básicos sobre o processo educativo.

O direito à educação;

Princípios e Fins da Educação Nacional;

O cotidiano da escola e o ambiente educativo;

A importância do trabalho coletivo e da participação da comunidade;

Os direitos da criança e do adolescente.

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

BRASIL. Lei Federal no 9394/96, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

CONTAGEM. IIa Conferência Municipal de Educação: Inclusão, Formação e Aprendizagem como componentes para a Qualidade da Educação.Contagem, 2007. Caderno de Proposta.

BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação/Ação Educativa, Unicef/PNUD,INEP, Seb/MEC (Coordenadores). São Paulo:Ação Educativa, 2007, 3 edição ampliada.

BRASIL. Lei Federal no 8.069.Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990.

SEDUC. Secretaria de Educação e Cultura de Contagem. ATLAS ESCOLAR: Histórico, Geográfico e Cultural. Contagem/MG,2009.

Pedagogo, Professor de Educação Básica PEB1 e PEB2

Conhecimentos Educacionais III: Conhecimentos sobre as dimensões cultural, social, política e econômica da educação Conhecimentos básicos sobre a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, abrangendo a especificidade dos alunos portadores de deficiência.

Estado, sociedade e educação.

As relações de poder na sociedade brasileira e no espaço escolar.

Trajetória e perspectivas da Educação Básica no Brasil.

Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Financiamento para a educação.

A gestão educacional no Brasil contemporâneo.

Escola e organização do trabalho pedagógico.

Os Direitos da criança e do adolescente;

A sala de aula como espaço sociocultural; Indicadores da qualidade na Educação.

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

ARROYO, Miguel G. Imagens Quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BRASIL. Lei Federal no 9394/96, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. BRASIL. Lei Federal no 8.069.Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990.

CONTAGEM. 2a Conferência Municipal de Educação: Inclusão, Formação e Aprendizagem como componentes para a Qualidade da Educação. Contagem, 2007. Caderno de Proposta

BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação/Ação Educativa, Unicef/PNUD,INEP, Seb/MEC (Coordenadores). São Paulo:Ação Educativa, 2007, 3 edição ampliada.

DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996.

SEDUC. Secretaria de Educação e Cultura de Contagem. ATLAS ESCOLAR: Histórico, Geográfico e Cultural. Contagem/MG,2009.

Técnico Superior em Psicologia I1. Psicologia e Clínica

1.1. Estrutura psíquica dos sujeitos humanos.

1.2. Saúde e doença mental.

1.3. Diagnóstico fenomenológico e diagnóstico psicanalítico.

1.4. Atendimento psicoterapêutico em instituições de saúde.

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

ALBERTI, S. e ELIA, L. (org.).Clínica e Pesquisa em Psicanálise. Rio de Janeiro: Marca D'água Livraria e Editora Ltda., 2000.

FIGUEIREDO, Ana Cristina. Vastas Confusões e Atendimentos Imperfeitos: a clínica psicanalítica no ambulatório público. Rio de Janeiro: Relume Dumará. 1997.

T.A. Queiroz, 1993.

QUINET, Antonio (org.). Psicanálise e Psiquiatria: controvérsias e convergências. Rio de Janeiro: Marca D'água Livraria e Editora Ltda. 2001.

SEDUC. Secretaria de Educação e Cultura de Contagem. ATLAS ESCOLAR: Histórico, Geográfico e Cultural. Contagem/MG,2009.

Técnico Superior em InformáticaSistema Operacional Microsoft Windows.

a.Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle).

d. Organização de pastas e arquivos.

e. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear).

Editor de Textos Microsoft Word

a.Criação, edição, formatação e impressão.

b.Criação e manipulação de tabelas.

c.Inserção e formatação de gráficos e figuras.

Planilha Eletrônica Microsoft Excel.

a.Criação, edição, formatação e impressão.

b.Utilização de fórmulas.

c.Formatação condicional.

f. Geração de gráficos.

Internet

a.Conceitos e arquitetura

b.Utilização dos recursos WWW a partir dos Web Browsers, Internet Explorer e Netscape.

c.Produção, manipulação.

d.organização de mensagens eletrônicas (e-mail).

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

Manuais online do Microsoft Word 2000 ou XP.

Manuais online do Microsoft Excel 2000 ou XP.

Manuais online do Microsoft Outlook 2000 ou XP.

PERRY, G.M. Aprenda em 24 Horas Windows 98. Rio de Janeiro: Campus: 1998.

SANTOS JÚNIOR, M. J. F. Excel 97: passo a passo, São Paulo: Terra, 1997.

TORTELLO, J.E.N. Explorando a Internet. São Paulo: Makron Books, 1995.

SEDUC. Secretaria de Educação e Cultura de Contagem. ATLAS ESCOLAR: Histórico, Geográfico e Cultural. Contagem/MG,2009.

Assistente Administrativo ISistema Operacional Microsoft Windows

a. Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle)

b. Organização de pastas e arquivos

c. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e reno - mear)

Editor de Textos Microsoft Word

a. Criação, edição, formatação e impressão.

b. Criação e manipulação de tabelas

c.Inserção e formatação de gráficos e figuras Planilha Eletrônica Microsoft Excel

a.Criação, edição, formatação e impressão. b.Utilização de fórmulas

c.Formatação condicional

d.Geração de gráficos

Internet

a.Conceitos e arquitetura

b.Utilização dos recursos WWW a partir dos Web Browsers, Internet Explorer e Netscape. c.Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail)

Sistemas de Informação

a.Características e componentes.

b.Recursos de hardware e software

c.Aplicações

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

BATISTA, E.O. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004.

HEIDER, A. Guia do professor para a Internet: completo e fácil. Porto Alegre: Artmed, 2000.

O'BRIEN, J.A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. São Paulo: Saraiva, 2001.

PERRY, G.M. Aprenda em 24 horas Windows 98. Rio de Janeiro: Campus: 1998.

RAMALHO, J.A.A. Word 97. São Paulo: Makron Books, 1998.

SANTOS JÚNIOR, M. J. F. Excel 97: passo a passo, São Paulo: Terra, 1997.

TORTELLO, J.E.N. Explorando a Internet. São Paulo: Makron Books, 1995.

SEDUC. Secretaria de Educação e Cultura de Contagem. ATLAS ESCOLAR: Histórico, Geográfico e Cultural. Contagem/MG,2009.

Técnico em Serviços de Saúde(Técnico em Segurança no Trabalho)1. Riscos de acidentes

2. Acidentes de trabalho

3. Mapa de Risco

4. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

5. Instalação e Serviços em Eletricidade

6. Máquinas e equipamentos

7. Atividades e operações insalubres

8. Ergonomia

9. Equipamentos de proteção

10. Proteção contra incêndios

11. Doenças ocupacionais.

12. Emissão da CAT

13. Conhecimentos sobre o Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP

14. Normas Regulamentadoras NR e CLT ( relativos à Medicina e Segurança do Trabalho).

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

Legislação Previdenciária, disponível no endereço www81.dataprev.gov.br/sislex. Observação: apenas os aspectos relacionados à segurança e saúde no trabalho.

Segurança e Medicina do Trabalho. 54ªed. São Paulo: Editora Atlas, S. A - 2004. Série Manual de Legislação Atlas.

Portaria n° 3.214, de 8 de jun. 1978. Aprova as Normas Regulamentadoras - NR do Capítulo V,Título II da CLT, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho.

Lei n° 8.213/91 e Decreto 3.048/99 no que se refere aos conceitos e benefícios pagos pela Previdência Social em decorrência de Acidente de Trabalho. Fundacentro: www.fundacentro.gov.br/publicações/pub outros fase.asp

O Perfil Profissiográfico Previdenciário e a Nova Instrução Normativa nº 95 do INSS. www.inss.gov.br.

SEDUC. Secretaria de Educação e Cultura de Contagem. ATLAS ESCOLAR: Histórico, Geográfico e Cultural. Contagem/MG,2009

MotoristaLegislação de Trânsito

Conhecimentos Gerais sobre o Município de Contagem

Código Brasileiro de Transito

SEDUC. Secretaria de Educação e Cultura de Contagem. ATLAS ESCOLAR: Histórico, Geográfico e Cultural. Contagem/MG,2009

ANEXO IV

CRONOGRAMA

Processo Seletivo Simplificado - Município de Contagem

ATIVIDADEDATA
PROVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA
Período de Inscrição (via Internet)25/04 A 17/05/09
Entrega de Laudo Médico para candidatos portadores de deficiência conforme item 3.32 do Edital
Data prevista para aplicação da Prova21/06/2009
Classificação Final30/06/2009