UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR seleciona Professores Doutores para campus de Ponta Grossa

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL Nº 0008/2014 – CPCP – PG – ABERTURA

Comissão Permanente de Concurso Público

Câmpus Ponta Grossa

Av. Monteiro Lobato, Km 04, s/nº, CEP 84016-210 - Ponta Grossa - PR, Fone (42) 3220-4846 cogerh-pg@utfpr.edu.br

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DE CARGO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO FEDERAL, NA CATEGORIA FUNCIONAL DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - CLASSE A - DENOMINAÇÃO ADJUNTO A.

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante o contido no Decreto nº 7485, de 18 de maio de 2011, publicado no DOU de 19 de maio de 2011, torno público que, no período de 27/03/2014 a 27/04/2014, estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinado ao provimento de 09 (nove) cargos da Carreira do Magistério Federal, categoria funcional de Professor do Magistério Superior, Classe A denominação Adjunto A, para atender o Câmpus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Áreas/Subáreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

1.1 A investidura do candidato no cargo está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil;

b) estar em gozo dos direitos políticos;

c) estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

d) ser portador de diplomas de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação e de pós-graduação de curso credenciado pela CAPES exigidos para o cargo a que irá concorrer, conforme Anexo I, com validade nacional;

e) possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo;

f) possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos;

g) não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente, na forma da lei;

h) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei nº 8.112/90;

i) não receber proventos de aposentadoria ou exercer cargo/emprego público que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal.

1.2 Os títulos de pós-graduação obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, estar revalidados no Brasil.

1.3 Os documentos comprobatórios dos requisitos fixados nos subitens precedentes deverão ser apresentados após a aprovação do candidato, por ocasião da convocação para assumir o cargo.

1.4 Além dos documentos comprobatórios citados no subitem anterior, o candidato, quando convocado para assumir o cargo, deverá apresentar todos os documentos constantes na página da UTFPR, no link www.utfpr.edu.br/servidores/formsRH/nomeacao-1, inclusive o Termo de Ciência da FUNPRESP - Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal, devidamente assinado.

1.5 A comprovação dos requisitos se dará somente com a apresentação do documento original e cópia simples, ou mediante cópia autenticada em cartório.

1.6 Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar que, no ato da investidura no cargo, satisfaz os requisitos constantes dos subitens e .

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br/concursos, das 08 (oito) horas do dia 27/03/2014 às 20 (vinte) horas do dia 27/04/2014.

2.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), e pagá-la exclusivamente no Banco do Brasil, até o dia 28/04/2014.

2.3 Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público, pois a taxa, uma vez paga, só será restituída em caso de revogação ou anulação plena do Concurso.

2.3.1 Caso o candidato não tenha acesso à Internet, poderá efetuar a inscrição no período de 27/03/2014 a 27/04/2014, nos dias úteis, no horário das 14 (quatorze) horas às 17 (dezessete) horas, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH), da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa, sita na Avenida Monteiro Lobato, s/n, km 04 - Baraúna - Ponta Grossa - PR.

2.4 A UTFPR não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores externos que impossibilitem a transferência de dados.

2.5 Caso ocorram problemas técnicos no servidor da Internet que atende a UTFPR, no último dia das inscrições, o prazo será prorrogado até as 17 (dezessete) horas do dia 28/04/2014.

2.6 A UTFPR reserva-se o direito de anular as inscrições realizadas com dados incompletos, incorretos, ausentes ou inidôneos no formulário de inscrição, bem como os pagamentos da taxa de concursos (GRU) que tenham sido efetuados fora do prazo especificado no subitem 2.2, ou ainda, em que os dados tenham sido digitados incorretamente pelo candidato ou pelo agente bancário.

2.7 A partir do dia 09/05/2014, o candidato deverá consultar, na página de Internet do concurso, em www.utfpr.edu.br/concursos, no link Consultar Inscrição, se foi confirmado o pagamento de sua inscrição, bem como o ensalamento (local das provas). A UTFPR - Câmpus Ponta Grossa disponibilizará no endereço citado no subitem 2.3.1, atendimento para os candidatos que tenham dificuldade de acesso a Internet.

2.7.1 Caso o pagamento conste como pendente, o candidato deverá verificar se os dados de pagamento coincidem com os dados impressos na GRU e no comprovante de pagamento. Se os dados estiverem corretos e o pagamento tiver sido efetuado dentro do prazo especificado no subitem 2.2, o candidato deverá encaminhar, até o dia 12/05/2014, para o e-mail cogerh-pg@utfpr.edu.br a Guia de Recolhimento da União e o comprovante de pagamento.

2.7.2 No dia 14/05/2014, o candidato que solicitou a regularização da inscrição, deverá consultar novamente no link Consultar Inscrição se foi confirmado o pagamento.

2.8 É vedada a inscrição condicional ou por correspondência.

2.9 A inscrição implica em compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as condições estabelecidas para a realização do Concurso, dentre elas as constantes do presente Edital.

2.10 O candidato que necessitar de condições especiais para realização da prova, deverá informá-las no formulário de inscrição online, para que a Comissão Organizadora possa verificar sua pertinência. Caso não o faça no momento da inscrição, perderá o direito de exigir tais condições no dia da prova.

2.10.1 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá solicitar atendimento especial no formulário de inscrição, e levar um acompanhante, o qual ficará em sala reservada e será responsável pela guarda da criança.

2.11 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que, na forma do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008, estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda.

2.12 O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável do dia 27/03/2014 ao dia 14/04/2014, procedendo da seguinte forma:

a) preencher todos os campos obrigatórios no formulário de inscrição;

b) marcar a opção Sim no campo referente à isenção da taxa de inscrição do formulário de inscrição;

c) inserir o Número de Identificação Social (NIS) no campo indicado no formulário;

d) conferir os dados e imprimir a GRU gerada no momento da inscrição, guardando-a como comprovante de inscrição, nela observando o respectivo código de acesso e o número do protocolo de inscrição para uso futuro.

2.13 Serão desconsiderados os pedidos de isenção, na forma do item anterior, quando:

a) o campo NIS tenha sido deixado vazio no formulário de inscrição;

b) o NIS indicado seja inválido ou inexistente;

c) o NIS não seja correspondente ao nome e CPF do candidato que solicita a inscrição.

d) o candidato preencher corretamente o número do NIS, porém, deixar de assinalar a opção Sim no campo referente à isenção da taxa de inscrição;

e) a inscrição tiver sido feita fora do prazo estabelecido no item 2.12.

2.14 A Comissão Permanente de Concurso Público não receberá pedidos de correção, alteração ou inserção de dados após a efetivação do pedido de inscrição. Caso necessite, o candidato deverá inutilizar a GRU e código de acesso e fazer uma nova inscrição, observado o prazo disposto no subitem 2.12.

2.15 A simples solicitação não garante ao interessado a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

2.16 Após o encerramento do prazo estabelecido no item 2.12, a Comissão Permanente de Concurso Público analisará as solicitações de isenção que se enquadrem nos termos dos subitens anteriores, submetendo os dados ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que, com base nas informações cadastradas pelo candidato no CADÚNICO, indicará se o candidato preenche ou não os requisitos para a concessão da isenção da taxa de inscrição.

2.17 Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) serão divulgados no dia 23/04/2014, até as 18 (dezoito) horas, no endereço eletrônico do concurso (www.utfpr.edu.br/concursos), onde constará o número da inscrição dos candidatos requerentes, classificados em uma lista de pedidos deferidos e outra de indeferidos.

2.18 O candidato cuja solicitação de isenção tiver sido indeferida poderá efetivar sua inscrição no concurso efetuando o pagamento da taxa conforme o previsto no item 2.2.

2.19 Não caberá recurso contra o indeferimento do pedido de isenção.

3. DAS VAGAS RESERVADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

3.1 As pessoas com deficiência, amparadas pelo Art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal, e pelo art. 5º, § 2º, da Lei nº 8.112, de 11.12.90, poderão, nos termos do presente edital, concorrer a 01 (uma) vaga, correspondente a 5% do total de vagas (arredondamento para o primeiro número inteiro subsequente) aprovadas para o magistério, de acordo com o disposto no Decreto nº 3.298, de 20.12.99.

3.2 O candidato que desejar concorrer à vaga definida no subitem anterior deverá, no ato da inscrição, declarar-se pessoa com deficiência e, posteriormente, se convocado após a aprovação, deverá submeter-se à perícia médica oficial promovida por equipe multiprofissional de responsabilidade da UTFPR, na forma da lei, que procederá às exigências previstas na legislação vigente.

3.3 Os candidatos que forem aprovados dentro das vagas, quando no curso do exame de saúde, à perícia específica, destinada a verificar a compatibilidade da deficiência com o exercício das atribuições de magistério.

3.4 O candidato deverá comparecer à perícia munido de laudo médico atestando a espécie, o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), conforme especificado no Decreto nº 3.298, de 20.12.99 e suas alterações, bem como à causa provável da deficiência.

3.5 A não observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito ao pleito da vaga reservada ao candidato em tal condição.

3.6 As pessoas com deficiência participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos.

3.7 O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se como pessoa com deficiência, se classificado no Concurso Público, figurará em lista específica e também na listagem de classificação geral.

3.8 Caso a perícia conclua negativamente quanto a tal compatibilidade, o candidato não será considerado apto à nomeação, na condição de deficiente.

3.9 As vagas definidas no subitem 3.1 que não forem providas por falta de candidatos, por reprovação no concurso ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

3.10 No caso de haver aprovados nas vagas preferenciais em maior quantidade que o número de vagas, a preferência de nomeação será para aquele que obtiver a maior média, independentemente da Área/Subárea do concurso na qual houve a classificação.

3.11 O candidato aprovado dentro das vagas preferenciais terá precedência sobre os candidatos aprovados na ampla concorrência.

4. DAS PROVAS

4.1 O Concurso constará das seguintes provas:

a) Escrita;

b) de Desempenho Didático;

c) de Títulos.

4.2 As Provas Escrita e de Desempenho Didático terão caráter eliminatório, sendo que a de Títulos terá caráter classificatório.

4.3 Em todas as atividades programadas para o Concurso, os candidatos deverão apresentar-se com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munidos de documento oficial de identidade e comprovante de inscrição.

4.3.1 A ausência do candidato a qualquer prova ou etapa eliminatória do concurso implicará na sua exclusão do certame.

4.4 Não será permitida a entrada do candidato no local das provas, após o horário estabelecido.

4.5 Não haverá, sob qualquer justificativa, segunda chamada para as provas.

4.6 Caso o candidato tenha feito mais de uma inscrição, ele deverá no momento da prova, optar somente por uma única Área/Subárea.

5. DA PROVA ESCRITA

5.1 A Prova Escrita será dissertativa, sobre tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõem o programa, que está disponível no Anexo II deste edital.

5.1.1 A Prova Escrita avaliará o candidato quanto à:

e) capacidade analítica e crítica do tema, com pontuação até 30 pontos;

f) complexidade e acuidade dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 25 pontos;

g) articulação e contextualização dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 20 pontos;

h) clareza no desenvolvimento das ideias e conceitos, com pontuação até 15 pontos;

i) forma (uso correto da língua portuguesa), com pontuação até 10 pontos.

5.1.2 Nos casos de fuga ao tema ou ausência de texto, o candidato receberá nota zero na prova escrita.

5.2 A prova escrita será realizada no dia 18/05/2014, às 09 (nove) horas, com sorteio do ponto às 08 (oito) horas, no local constante do ensalamento a ser divulgado conforme o item 2.7.

5.2.1 O sorteio do ponto para a Prova Escrita será único para todos os candidatos, respeitando-se a subárea escolhida.

5.2.2 O ponto sorteado para a Prova Escrita será desconsiderado no sorteio do ponto para a Prova de Desempenho Didático.

5.3 Após o sorteio do ponto, o candidato terá uma hora livre para consulta bibliográfica; transcorrido esse prazo, terá início a prova, com duração máxima de 03 (três) horas.

5.4 A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa, contudo recomendamos que o candidato chegue com 15 (quinze) minutos de antecedência ao horário da prova.

5.5 Na Prova Escrita, o candidato deverá portar caneta esferográfica tinta azul, tonalidade escura, ou preta, ponta média, e outros materiais previstos pela Banca Examinadora que constem do programa da Área/Subárea, se for o caso.

5.6 O candidato deverá se identificar apenas na Ficha de Identificação, constante na Folha de Rosto da Prova Escrita. Havendo quaisquer outras marcas no caderno de Provas isto implicará na sua eliminação do Concurso Público.

5.7 Durante as provas, não será permitido consulta a livros, revistas, folhetos e anotações, bem como o uso de calculadora, computadores ou outros instrumentos, exceto se previstos pela Banca Examinadora, no respectivo programa.

5.8 Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota mínima igual a 50 (cinquenta).

6. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

6.1 Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido nota mínima exigida para a aprovação na Prova Escrita, previsto no subitem 5.8, obedecendo-se o critério de ordem alfabética.

6.2 Todos os candidatos que obtiverem a mesma nota do último classificado na Prova Escrita serão também convocados para realizar a Prova de Desempenho Didático.

6.3 A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula perante a Banca Examinadora de, no máximo, 30 (trinta) minutos, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

6.3.1 O tema para a Prova de Desempenho Didático será sorteado dentre os pontos que compõe o Programa para a Área/Subárea, disponível no Anexo II deste edital.

6.4 A Prova de Desempenho Didático será realizada no dia 25/05/2014 às 13h e o Sorteio do Ponto acontecerá com 24 horas de antecedência à Prova de Desempenho Didático, sendo o número do ponto sorteado único para todos os candidatos, respeitando-se a subárea escolhida, e excluído o ponto sorteado para a Prova Escrita conforme o subitem 5.2.2.

6.4.1 A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa.

6.5 Os recursos didáticos de que o candidato pretenda fazer uso durante a prova - com exceção de quadro, giz ou pincel e projetor multimídia - deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

6.6 Ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático nos locais e horários estabelecidos, os candidatos deverão entregar à Banca Examinadora uma via do Currículo Lattes atualizado, contendo cópias dos diplomas de graduação e pós-graduação, em que conste a comprovação a que alude o item 8 e um Plano de Aula em três vias idênticas, contendo:

a) Identificação do tema;

b) Identificação dos pré-requisitos;

c) Objetivos;

d) Desenvolvimento do tema;

e) Metodologia de avaliação;

f) Bibliografia.

6.7 O Currículo Lattes atualizado deve apresentar os documentos comprobatórios a que alude o item 7.2 em ordem de apresentação, ser encadernado, ser impresso em frente e verso e com todas as páginas numeradas.

6.8 A Prova de Desempenho Didático ocorrerá em sessão pública e haverá gravação de voz, sendo vedada a entrada e saída de espectadores durante a prova.

6.9 A Banca Examinadora poderá arguir o candidato após a Prova de Desempenho Didático, sendo vedada a participação do público na arguição.

6.10 A Prova de Desempenho Didático ocorrerá em sessão pública e haverá gravação de voz.

7. DA PROVA DE TÍTULOS

7.1 Para efeito da Prova de Títulos serão consideradas pontuações de acordo com o requisito mínimo para o cargo, conforme Anexo I.

7.2 Para efeito da Prova de Títulos, somente serão considerados:

a) Publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos técnico-científicos, trabalhos completos em eventos científicos nacionais e internacionais e patentes registradas e concedidas, na área a que concorre.

b) Relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos como, por exemplo, CNPq, CAPES, FINEP, etc., com cópia das cartas de aprovação, bem como do comprovante de conclusão, se for o caso; orientação de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, anexando cópia da capa, do resumo e da página que contém a assinatura da banca examinadora; participação em bancas examinadoras de dissertação de mestrado, de tese de doutorado e de concurso público; comprovante de tempo de exercício de magistério no ensino superior; comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área do concurso.

8. DA AVALIAÇÃO

8.1 Para cada Área/Subárea será constituída uma Banca Examinadora, encarregada da elaboração, aplicação e avaliação das provas, composta de um mínimo de 03 (três) membros designados pelo Reitor da UTFPR.

8.2 As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

8.3 Na avaliação dos títulos, serão atribuídos os seguintes valores:

a) publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos técnico-científicos, trabalhos completos em eventos científicos nacionais e internacionais e patentes registradas e concedidas, na área a que concorre, até o limite de 80 pontos:

1. livro: 6 pontos por livro;

2. capítulo de livro: 4 pontos por capítulo;

3. trabalhos em periódicos listados no Qualis da área do concurso a que concorre:

Qualis A1: 15 pontos por trabalho;

Qualis A2: 12 pontos por trabalho;

Qualis B1: 10pontos por trabalho;

Qualis B2: 6 pontos por trabalho;

Qualis B3: 4 pontos por trabalho;

4. trabalhos em periódicos não listados no diretório Qualis:

JCR acima de 2: 15 pontos por trabalho;

JCR de 1 até 1,99: 12 pontos por trabalho;

JCR de 0,3 até 0,99: 10 pontos por trabalho;

5. trabalhos completos, até o limite de 10 pontos:

em eventos científicos internacionais: 2 pontos por trabalho;

em eventos científicos nacionais: 1 ponto por trabalho;

6. patentes concedidas: 15 pontos por patente;

7. patentes devidamente registradas: 10 pontos por patente;

b) relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos como, por exemplo, CNPq, CAPES, FINEP, etc., com cópia das cartas de aprovação, bem como do comprovante de conclusão, se for o caso; orientação de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, anexando cópia da capa, do resumo e da página que contém a assinatura da banca examinadora; participação em bancas examinadoras de dissertação de mestrado, de tese de doutorado e de concurso público; comprovante de tempo de exercício de magistério no ensino superior; comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área do concurso, até o limite de 20 pontos:

1. Projetos financiados como coordenador: 10 pontos por projeto

2. Projetos financiados como participante: 6 pontos por projeto

3. orientação: 3 pontos por orientando de mestrado;

4. co-orientação: 1 ponto por orientando de mestrado;

5. orientação: 5 pontos por orientando de doutorado;

6. co-orientação: 2 pontos por orientando de doutorado.

7. Participação, até o limite de 10 pontos, em banca examinadora de:

concurso público: 1 ponto por banca,

mestrado: 1 ponto por banca,

doutorado: 2 pontos por banca

8. Comprovante de tempo de exercício de magistério superior: 3 pontos por ano, até o limite de 15 pontos.

9. Comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área a que concorre: 3 pontos por ano, até o limite de 15 pontos.

8.4 Para fins de pontuação de que trata o subitem 8.3, alínea "a" item "5", somente serão considerados os trabalhos produzidos nos últimos 10 anos, a contar de 2005.

9. DA APROVAÇÃO

9.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja média aritmética entre as notas das Provas Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 60 (sessenta) e que a nota em cada uma dessas provas não seja inferior a 50 (cinquenta) pontos.

10. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

10.1 Para obtenção da classificação final dos candidatos aprovados, utilizar-se-á a média ponderada, atribuindo-se peso 3 (três) à Prova Escrita, peso 4 (quatro) à Prova de Desempenho Didático, e peso 3 (três) à Prova de Títulos.

10.2 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terão preferência àquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741/2003.

10.3 Persistindo o empate, ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento,terá preferência para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

a) Obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

b) Obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

c) Obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos;

d) For o mais idoso.

11. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

11.1 O resultado da Prova Escrita será divulgado no dia 20/05/2014, até as 18 horas, pela Comissão Permanente de Concurso Público em Edital afixado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR e disponibilizado no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br/concursos.

11.2 O resultado final do Concurso será divulgado no dia 26/05/2014, até as 18 horas, pela Comissão Permanente de Concurso Público em Edital afixado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR e disponibilizado no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br/concursos.

11.3 O candidato poderá obter vista de Prova Escrita, das pontuações obtidas na Prova de Desempenho Didático e na apreciação de títulos, mediante solicitação do mesmo, por escrito, após a divulgação do resultado final.

11.3.1 O prazo para solicitação de vista da Prova Escrita será concomitante ao prazo destinado à interposição de recurso conforme estabelecido no subitem 11.4, mediante requerimento formal.

11.4 Será admitido recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento formal dirigido à Comissão Permanente de Concurso Público da UTFPR e protocolizado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH), sita à Avenida Monteiro Lobato, s/n, km 04, Baraúna, Ponta Grossa, PR, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas contados da publicação do resultado final.

11.5 Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

11.6 Os recursos serão apreciados pela Comissão Permanente de Concurso Público e decididos pelo Reitor no prazo de 4 (quatro) dias úteis. O resultado estará à disposição dos interessados na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa.

11.7 O resultado do Concurso Público, uma vez homologado pelo Reitor, será publicado através de Edital no Diário Oficial da União, que se constituirá no único documento capaz de comprovar a habilitação do candidato.

12. DO PROVIMENTO DOS CARGOS E DO APROVEITAMENTO DOS CANDIDATOS HABILITADOS

12.1 O provimento do cargo dar-se-á na Classe A da Carreira do Magistério Federal, na categoria funcional de Professor do Magistério Superior Classe A, denominação "Adjunto A" de que trata a Lei nº 12.772/2012, no regime de trabalho de Tempo Integral - Dedicação Exclusiva, com a remuneração correspondente e definida em Lei, no Regime Jurídico de que trata a Lei nº 8.112/90.

12.1.1 São atividades das Carreiras e Cargos Isolados do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal aquelas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão e as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além daquelas previstas em legislação específica. (Art. 2º, caput, da Lei nº 12.772/2012).

12.2 Os candidatos habilitados serão nomeados rigorosamente de acordo com a classificação obtida, consideradas as vagas existentes ou que venham a existir na carreira do Magistério Federal, de que trata a Lei nº 12.772/2012, na área do Concurso e/ou em outras correlatas, do Quadro de Pessoal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa, devendo ministrar aulas em todos os níveis de ensino da UTFPR.

12.2.1 Além da Área/Subárea para a qual foi nomeado, o candidato deverá, eventualmente, assumir aulas de Área/Subárea correlata, desde que possua qualificação para isso.

12.3 A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou, mas apenas a expectativa de nele ser investido. A UTFPR reserva-se o direito de chamar os habilitados na medida das necessidades da Administração.

12.4 O provimento do cargo fica condicionado à apresentação de todos os documentos originais comprobatórios dos requisitos relacionados no item 1, bem como a obtenção de atestado favorável em exame de aptidão física e mental, de caráter eliminatório.

12.5 A aptidão física e mental para o cargo será avaliada com base em:

I - Exames

a. hemograma completo;

b. glicemia;

c. urina tipo 1 (EAS);

d. creatinina;

e. colesterol total e triglicérides (lipidograma);

f. AST (TGO);

g. ALT (TGP);

h. citologia oncótica - papanicolau (mulheres);

i. PSA (homens acima de 50 anos);

j. mamografia (mulheres acima de 50 anos);

k. raios X de tórax PA e perfil;

l. pesquisa de sangue oculto nas fezes - método imunocromatográfico (homens e mulheres, acima de 50 anos);

m. eletrocardiograma.

II - Atestados

a. cardiológico (levar eletrocardiograma);

b. oftalmológico;

c. psiquiátrico;

d. psicológico.

12.6 Os atestados indicados no item II, alíneas "a", "b" e "c" do subitem anterior deverão ser emitidos por médicos das respectivas especialidades, em consulta com profissional de escolha do candidato habilitado e deverão estar em conformidade com os formulários específicos obtidos no link www.utfpr.edu.br/servidores/formsRH/exames.

12.7 O atestado psicológico, indicado no item II, alínea "d" do subitem 12.5, deverá ser emitido após avaliação psicológica realizada por profissional indicado pela UTFPR.

12.7.1 A avaliação psicológica consistirá na realização de entrevista individual, visando identificar se o candidato apresenta fatores impeditivos para o exercício do cargo.

12.7.1.1 São fatores impeditivos ao exercício do cargo as alterações patológicas em uma ou mais das seguintes funções psíquicas elementares: consciência, atenção, orientação, sensopercepção, afetividade, memória, pensamento.

12.7.2 Nos casos em que o psicólogo julgar necessária avaliação mais aprofundada, poderão ser utilizados outros instrumentos de avaliação psicológica.

12.8 Os atestados citados no subitem 12.5, II deverão ter como resultado a expressão "apto" ou "inapto" para o exercício do cargo objeto de aprovação no concurso público.

12.9 Os exames e atestados descritos no subitem 12.5 deverão ser apresentados ao clínico indicado pela UTFPR em data a ser especificada pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos de cada Câmpus.

12.10 Não serão aceitos pedidos de remoção ou redistribuição e nem de alteração do regime de trabalho no período de três anos após o início do exercício, salvo por estrito interesse da Administração.

12.11 A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

12.12 Após o provimento das vagas, objeto deste Edital, as listas de candidatos remanescentes aprovados neste certame poderão ser utilizadas para eventuais nomeações, para posse e exercício, nos diversos Câmpus da UTFPR ou por outras Instituições Federais de Ensino.

12.13 Candidatos remanescentes, aprovados em certames realizados por outros Câmpus da UTFPR, poderão ser nomeados em vagas a serem providas em outro município onde exista Câmpus da UTFPR.

12.14 A UTFPR poderá fazer o aproveitamento de candidatos aprovados em certames realizados por outras Instituições Federais de Ensino.

12.15 As atividades serão desenvolvidas no Câmpus Ponta Grossa da UTFPR em qualquer de suas sedes.

13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 O Concurso terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente.

13.2 A convocação dos candidatos habilitados para se manifestarem, em prazo determinado, sobre a aceitação ou não do cargo será feita através de correspondência registrada, não se responsabilizando a UTFPR pela mudança de endereço sem comunicação prévia, por escrito, por parte do candidato.

13.3 O candidato convocado terá 03 (três) dias úteis para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 03 (três) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) a documentação exigida para a sua nomeação.

13.4 O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para esse fim facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do Concurso.

13.5 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 27 de março de 2014.

Adelaide Strapasson
PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli
REITOR

ANEXO I

Professor do Magistério Superior - Classe A

REQUISITO: DOUTORADO

Área/ Subárea

VG

CH

T

PDD

Requisitos

Computação/Arquitetura de computadores

01

DE

M/N

6

Graduação na área de Computação, com Doutorado em Computação.

Computação/Desenvolvimento WEB

01

DE

M/N

6

Graduação na área de Computação, com Doutorado em Computação.

Computação/ Engenharia de Software e Banco de Dados

01

DE

M/N

6

Graduação na área de Computação, com Doutorado em Computação.

Engenharia Elétrica/Eletrônica

01

DE

M/T

6

Graduação em Engenharia Elétrica ou Eletrônica ou áreas afins, com Doutorado em Engenharia Elétrica ou Eletrônica.

Engenharia Elétrica/Teoria de Controle

01

DE

M/T

6

Graduação em Engenharia Elétrica ou Eletrônica ou em Automação e Sistemas ou em Controle e Automação ou em Tecnologia de Automação Industrial, com Doutorado em Engenharia Elétrica ou áreas afins.

Engenharia de Produção

01

DE

T/N

6

Graduação em Engenharia de Produção, com Doutorado em Engenharia de Produção.

Física/ Física Moderna Teórica e Experimental

01

DE

M/T

6

Graduação em Física ou Engenharia Física, com Doutorado em Física ou em Ensino de Física ou em Engenharia ou em Ciências.

Matemática/ Álgebra Linear e Cálculo Diferencial e Integral

01

DE

M/T

6

Graduação em Matemática ou Física ou Estatística, com Doutorado em Matemática ou Matemática Aplicada ou Física ou Estatística ou Engenharia Elétrica ou Mecânica ou Métodos Numéricos.

Mecânica/Mecânica dos Fluidos e Máquinas de Fluxo

01

DE

M/T

6

Graduação em Engenharia Mecânica ou Aeronáutica ou Naval ou Química ou de Energia, com Doutorado em Engenharia Mecânica ou Aeronáutica.

Legenda: T: turno (M: manhã; T: tarde; N: noite)
VG - nº de vagas DE: Dedicação Exclusiva
CH - carga horária (em horas-aula semanais)
PDD: Nº de candidatos selecionados para a Prova de Desempenho Didático

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 209,00

 

REMUNERAÇÃO

Titulação

Dedicação Exclusiva (¹)

Vencimento

Retribuição por Titulação

Total

Doutorado

R$ 3.804,29

R$ 4.540,35

R$ 8.344,64

¹ O regime de Dedicação Exclusiva impede o exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada.

ANEXO II

Nível de Ensino: Magistério Superior

Área/ Subáreas: Computação/Arquitetura e computadores Câmpus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Representação de dados, precisão, aritmética computacional;

2. Sistemas de E/S. PIO, interrupções, DMA, barramentos;

3. Cache: princípios de funcionamento, tipos de mapeamento, coerência;

4. Conjunto de instruções: tipos de instruções, formato de instrução, modos de endereçamento;

5. Arquiteturas de CPU; Ciclo de Instrução;

6. Pipeline: operação; hazards e soluções;

7. Arquiteturas multiprocessador. Memória compartilhada e distribuída;

8. Programação paralela. Bibliotecas como: CUDA, MPI, OpenMP.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ANDREWS, G. Foundations of Multithreaded, Parallel, and Distributed Programming, Addison Wesley, 2000.

HENNESSY, J. L., PATTERSON, David A. Arquitetura de computadores: uma abordagem quantitativa. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

STALLINGS, W. Arquitetura e organização de computadores: projeto para o desempenho. 5ª ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2002.

PATTERSON, D. A.; HENNESSY, J. L. Computer organization and design: the hardware/software interface. 4th ed. Morgan Kaufman, 2009.

SANDERS, J. KANDROT, E. CUDA by Example: An Introduction to General Purpose GPU Programming. Addison Wesley, 2010.

SNIR, M. et. al. MPI - The Complete Reference. The MPI Core, 2nd ed. MIT, 1998.

TANENBAUM, A. S. Organização estruturada de computadores. 5ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Observação: o ponto sorteado para a prova escrita será retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

ANEXO II

Nível de Ensino: Magistério Superior

Área/ Subáreas: Computação/Desenvolvimento WEB Câmpus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Padrões web: HTML, HTTP, CSS, JavaScript e a arquitetura cliente-servidor;

2. Tecnologias de desenvolvimento no lado-cliente: JavaScript, DHTML e Ajax;

3. Tecnologias de programação no lado-servidor: PHP, Java, Python, entre outras;

4. Frameworks de desenvolvimento web

5. Webservices;

6. Tecnologias de desenvolvimento para plataforma móvel: Android, IOS ou Java ME.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ALBUQUERQUE, Fernando. TCP/IP internet programação de sistemas distribuídos HTML, JAVASCRIPT e JAVA : Fernando Albuquerque. Rio de Janeiro: Axcel, 2001. 492 p.

GABARRO, Steven A. Web Application Design and Implementation: Apache 2, Php5, Mysql, Javascript, and Linux/UNIX (Quantitative Software Engineering Series). 1. ed. Wiley-IEEE Computer Society Pr. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/xpl/bkabstractplus.jsp?bkn=5989430

GONÇALVES, Edson. Desenvolvendo aplicações web com JSP, Servlets, Javaserver faces, Hibernate, EJB 3 persistence e AJAX. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2007. xxxvi, 736 p.

LECHETA, Ricardo R. Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Novatec, 2013. 821 p.

MCLAUGHLIN, Brett. Use a cabeça!: iniciação rápida Ajax. 2.ed. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2006. 318 p.

NIEDERAUER, Juliano. Desenvolvendo websites com PHP. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2011. 301 p.

NIEDERAUER, Juliano. Web interativa com Ajax e PHP. São Paulo: Novatec, 2007. 287 p.

QUERINO FILHO, Luiz Carlos. Criando aplicativos para iPhone e iPad: uma abordagem prática do nível básico ao avançado. São Paulo: Novatec, 2013. 468 p. ISBN 9788575223178.

SANTANA, Osvaldo; GALESI, Thiago. Python e Django. São Paulo: Novatec, 2010. 279 p.

THOMAS, Dave et al. Desenvolvimento Web ágil com Rails. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 680 p.

Observação: o ponto sorteado para a prova escrita será retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

Nível de Ensino: Magistério Superior

Área/ Subáreas: Computação/Engenharia e Software e Banco de Dados Câmpus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Banco de Dados Relacional e Objeto-Relacional; Linguagem SQLe OQL.

2. Banco de Dados Distribuídos; Controle de concorrência; Tipos de propagação; Tratamento de impasses, Processamento de consultas distribuídas; Protocolo Two e ThreePhaseCommit.

3. Banco de Dados Orientado a Objetos; ODMG; Framework de persistência.

4. Bancos de Dados Espaciais e Sistemas de Informação Geográfica: Tipos de Dados e Modelos; Operadores; Indexação e Aplicações.

5. Bancos de Dados Multimídia: Análise automática; Reconhecimento de Objeto; Marcação Semântica e Anotação; Análise de fontes de dados de áudio.

6. Banco de Dados NoSQL;O Paradigma MapReduce, O Projeto Apache Hadoop e IBM BigInsights.

7. Data Warehouse:Conceitos, Características, Arquitetura, Modelagem Multidimensional, Data Mining Query Language (DMQL).

8. Modelos de Processos e Desenvolvimento Ágil.

9. Métricas de Software: produtos, processos e estimativas de projetos.

10. Verificação, Validação e Testes de Software.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ALVES, William Pereira. Banco de dados: teoria e desenvolvimento. São Paulo: Érica, 2009. 286p.

CHEN, Peter. Modelagem de dados: a abordagem entidade-relacionamento para projeto lógico. 1. ed. São Paulo: Makron Books, 1990. 80 p.

DATE, Christopher J. Introdução a sistemas de banco de dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 865 p.

GHEZZI, C. JAZAYERI, M. e MANDRIOLI, D. Fundamentals of Software Engeneering, Prentice-Hall, 2002.

HEUSER, Carlos A. Projeto de Banco de Dados. 4ª ed. Rio Grande do Sul: Instituto de Informática da UFRGS. Disponível em http://groups-beta.google.com/group/digitalsource

KLINE, Kevin E.; KLINE, Daniel; HUNT, Brand. SQL: o guia essencial. Rio de Janeiro: Alta Book, 2010. 562 p.

MACHADO, Felipe Nery Rodrigues. Tecnologia e projeto de Data Warehouse: uma visão multidimensional. 2. ed. São Paulo: Érica, 2006. 318 p.

MILTON, Michael. Use a cabeça: análise de dados. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010. 440 p.

MIRANDA, José Iguelmar. Fundamentos de sistemas de informações geográficas. 2.ed.rev.atual. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2010. 433p.

ÖZSU, M. Tamer; VALDURIEZ, Patrick. Princípios de sistemas de bancos de dados distribuídos. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 711p.

PRESSMAN, R. S. Software Engineering: A Practitioner's Approach. 7ª ed., McGraw Hill, 2010.

REDMOND, Eric; WILSON, Jim R.; CARTER, Jacquelyn. Sevendatabases in sevenweeks: a

guidetomoderndatabasesandtheNoSQLmovement. Dallas, Tex.:Pragmatic Bookshelf, 2012. xiii, 333 p.

SCHACH, Stephen R. Engenharia de software: os paradigmas clássicos & orientado a objetos. 7ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009. 618 p.

SILBERSCHATZ, Abraham; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, S.; TREVISAN, Luiz Gustavo; ROTERS, Loreane de Oliveira. Sistema de banco de dados. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2006. 781 p.

SOMMERVILLE, I. Software Engineering. 9ª ed., Addison Wesley, 2010.

XAVIER, Fabrício da Silva Valadares; PEREIRA, Leonardo Bruno Rodrigues. SQL: dos conceitos às consultas complexas. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2009. 240 p.

Observação: o ponto sorteado para a prova escrita será retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

Nível de Ensino: Magistério Superior

Área/ Subáreas: Engenharia Elétrica/Eletrônica Câmpus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Teoria dos semicondutores;

2. Diodo semicondutor: construção, operação e aplicações;

3. Transistor bipolar de junção: construção, operação e aplicações;

4. Transistor de efeito de campo: construção, operação e aplicações;

5. Amplificadores de pequenos sinais;

6. Amplificadores operacionais;

7. Amplificadores de potência;

8. Osciladores;

9. Reguladores lineares de tensão.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

BOYLESTAD, Robert L.; NASHELSKY, Louis. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. 11. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

CELESTINO, Pedro; DANILOW, Luis Alberto. Amplificadores operacionais. São Paulo: Érica, 1990.

FILONI, Enio; AIUB, José Eduardo. Eletrônica. 3. ed. São Paulo: Érica, 1995.

GRUITER, Arthur François de. Amplificadores operacionais: fundamentos e aplicações. São Paulo, SP: McGraw-Hill, 1988.

MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. Volume I. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1995.

MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. Volume II. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1995.

PERTENCE JUNIOR, Antônio. Eletrônica analógica - amplificadores operacionais e filtros ativos. 6. ed. Editora Bookman, 2009.

SEDRA, Adel S.; SMITH,Denneth C. Microeletrônica. 4. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000.

Observação: o ponto sorteado para a prova escrita será retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

Nível de Ensino: Magistério Superior

Área/ Subáreas: Engenharia Elétrica/Teoria de Controle Câmpus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Modelagem e análise de sistemas lineares invariantes no tempo;

2. Projeto e sintonia de sistemas de controle lineares;

3. Análise e projeto de sistemas de controle no espaço de estados;

4. Modelagem e análise de sistemas lineares discretos;

5. Projeto de sistemas de controle lineares discretos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

BARZZAK, C. L. Controle digital de sistemas dinâmicos. São Paulo: Edgard Brücher. 1995.

BOLTON, W. Engenharia de controle. São Paulo: Makron Books. 1995.

CASTRUCCI, P. Controle digital v. 3. São Paulo: Edgard Brücher. 1990.

CHEN, C. T. Linear system theory and design. Oxford séries in electrical and computer engineering.Oxford University Press, 2009.

D'AZZO, J. J.; HOUPIS, C. H. Análise e projeto de sistemas de controle lineares. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1984.

DORF, R. H. Sistemas de controle moderno. 8ª Ed, Rio de Janeiro: LTC, 2001.

HEMERLY, E. M. Controle por computadores de sistemas dinâmicos. São Paulo: Edgard Brücher. 2000.

KAILATH, T. Linear systems. Prentice-Hall information and system science séries. EnglewoodCliffs, N.J.: Prentice-Hall, 1980.

NISE, Nº S. Engenharia de sistemas de controle. 3ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

OGATA, K. Discrete-time control systems. 2ª Ed. Prentice-Hall, 1995.

OGATA, K. Engenharia de controle moderno. 3ª Ed, Rio de Janeiro: LTC, 2000.

PHILLIPS, C. L. Sistemas de controle e realimentação. São Paulo: Makron Books. 1996.

Observação: o ponto sorteado para a prova escrita será retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

Nível de Ensino: Magistério Superior Área: Engenharia de Produção Câmpus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Planejamento e Controle da Produção - PCP;

2. Cadeia de Suprimentos;

3. Logística;

4. Qualidade;

5. Pesquisa Operacional.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

AGUIAR, S. Integração das ferramentas da qualidade ao PDCA e ao Programa Seis Sigma. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2002.

BALLOU, RONALD H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: logística empresarial. São Paulo: Bookman, 2006.

CORREA, H. L.; GIANESI, I. G. N & CAON, M. Planejamento Programação e Controle da produção. Atlas, 5 ed, 2007.

GOMES, L. F. A.; ARAYA, M. C. G. CARIGNANO, C. Tomada de decisões em cenários complexos. Thomson, 2004.

HILLIER, Frederick S; LIEBERMAN, Gerald J.. Introdução à pesquisa operacional. 8. ed. Rio de Janeiro: McGrawHill, 2006. 828 p.CD-ROM

LEITE, Paulo Roberto. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 250 p.

MARTINS, PETRONIO GARCIA; LAUGENI, FERNANDO PIERO. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva,2005.

PALADINI, EDSON PACHECO. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

PIRES, SILVIO R. I. Gestão da Cadeia de Suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e casos. São Paulo: Atlas, 2009.

SLACK, NIGEL; CHAMBERS, STUART; JOHNSTON, ROBERT. Administração da Produção. São Paulo: Atlas,2009.

TUBINO, DALVIO FERRARI. Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Atlas, 2009.

Observação: o ponto sorteado para a prova escrita será retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

Nível de Ensino: Magistério Superior

Área/ Subáreas: Física/ Física Moderna Teórica e Experimental Câmpus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Mecânica Relativística;

2. Teoria e propagação de erros em medidas experimentais;

3. Radiação térmica e postulado de Planck;

4. Equações de Maxwell;

5. Óptica ondulatória;

6. Mecânica Quântica e átomos;

7. Campo elétrico em meios Materiais;

8. Fótons e Ondas de Matéria.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ALONSO, M.; FINN, E. J.,Física um curso universitário - Campos e Ondas, vol. 2, São Paulo: Ed. Edgard Blücher Ltda, 2002.

CARUSO, F.; OGURI V., Física Moderna-Origens Clássicas e Fundamentos Quânticos, Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2006.

EISBERG, R. M.; RESNICK, R., Física Quântica, Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1983.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J., Fundamentos de Física, vol. 3 e 4, 8ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2009.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. Volumes III e IV. 4ª Edição. Ed. Edgard Blucher, 2002.

PAUL, C. R., Eletromagnetismo para Engenheiros com aplicações, Rio de Janeiro: LTC, 2006.

REITZ, J. R.; MILFORD F. J.; CHRISTY R. W., Fundamentos da Teoria Eletromagnética, Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1982.

TIPLER, P. A.; LLEWELLYN, R. A., Física Moderna, 5ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2010.

TIPLER, P. A.; MOSCA, G., Física para Cientistas e Engenheiros, vol. 2 e 3, 6ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2009.

VUOLO, J. H., Fundamentos da Teoria de Erros, 2aed., São Paulo: Edgard Blücher, 1996.

YOUNG H. D.; FREEDMAN R. A., Física, vol. 3 e 4, 12ª ed., São Paulo: Ed. Pearson, 2008.

Observação: o ponto sorteado para a prova escrita será retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

Nível de Ensino: Magistério Superior

Área/ Subáreas: Matemática/ Álgebra Linear e Cálculo Diferencial e Integral Câmpus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Espaços Vetoriais Euclidianos.

2. Transformações Lineares.

3. Autovalores e Autovetores.

4. Limite e continuidade.

5. Derivadas e suas Aplicações.

6. Integrais de Riemann e suas Aplicações.

Observação: o ponto sorteado para a prova escrita deverá ser retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

ANTON, Howard; BIVENS, Irl; DAVIS, Stephen. Cálculo. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

ANTON, Howard; BUSBY, Robert C. Álgebra linear contemporânea. Porto Alegre, RS: Bookman, 2006. xviii, 690 p.

APOSTOL, Tom M. Cálculo: calculo com funções de várias variáveis e álgebra linear, com aplicações às equações diferenciais e as probabilidades. Rio de Janeiro: Reverte, c1985. 2 v.

BOLDRINI, Jose Luiz et al. Álgebra linear. 3. ed. ampl. e rev. São Paulo: Harbra, c1986. 411 p.

FLEMMING, Diva M. e GONÇALVES, Miriam B. Cálculo B e C. 5ª ed. São Paulo: Makron Books, 1992.

GUIDORIZZI, Hamilton L. Um Curso de Cálculo. Vol. 1, 2 e 3. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

HOFFMAN, Kenneth; KUNZE, Ray Alden. Álgebra linear. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos, 1979. 514 p.

KAPLAN, Wilfred; LEWIS, Donald J. Calculo e álgebra linear. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos, 1974- 3 v

LANG, Serge. Álgebra linear. Rio de Janeiro (RJ): Ciência Moderna, 2003. 405p

LEITHOLD, Louis. O Cálculo com Geometria Analítica. Vol. 1 e 2. São Paulo: Harbra, 1996.

LEON, Steven J. Álgebra linear com aplicações. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2011. xi, 451p. ISBN 85-216- 1150-1.

LIMA, Elon Lages. Geometria analítica e álgebra linear. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: IMPA, 2011. 323 p. (Matemática universitária)

LIPSCHUTZ, Seymour. Álgebra linear: mais de 600 problemas resolvidos. 4. ed. rev. Porto Alegre: Bookman, 2011. 432 p. (Coleção Schaum)

SIMMONS, George Finley Cálculo com geometria analítica São Paulo, SP: Makron, 1987-2008.

STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Introdução à álgebra linear. São Paulo, SP: Makron Books: Pearson Education do Brasil, 1997. 245 p.

STRANG, Gilbert. Álgebra linear e suas aplicações. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2010. x, 444 p.

SWOKOWSKI, Earl W. Cálculo com Geometria Analítica. São Paulo: Editora Mc-Graw Hill do Brasil, 1983.

Observação: o ponto sorteado para a prova escrita será retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

Nível de Ensino: Magistério Superior

Área/ Subáreas: Mecânica/Mecânica dos Fluidos e Máquinas de Fluxo Câmpus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Leis básicas de conservação na forma integral para volume de controle;

2. Leis básicas de conservação na forma diferencial para volume de controle;

3. Análise dimensional e semelhança;

4. Escoamento viscoso incompressível interno;

5. Escoamento viscoso incompressível externo;

6. Introdução ao escoamento compressível;

7. Bombas centrífugas e turbinas hidráulicas;

8. Fundamentos da mecânica dos fluidos computacional.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ÇENGEL, Y.; CIMBALA, J.M. Mecânica dos Fluidos: Fundamentos e Aplicações. São Paulo: McGraw- Hill, 2007.

FERZIGER, J.H., PERIC, M. Computational Methods for Fluid Dynamics. 2 ed. New York: Springer Verlag, 2002.

FOX, R.W.; PRITCHARD, P.J.; MCDONALD, A.T. Introdução à Mecânica dos Fluidos. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

MACINTYRE, A.J. Bombas e Instalações de Bombeamento. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1997.

MACINTYRE, A.J. Máquinas Motrizes Hidráulicas. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983.

MALISKA, C R. Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos Computacional. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

WHITE, F.M. Mecânica dos Fluidos. 6 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2011.

Observação: o ponto sorteado para a prova escrita será retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.