UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR seleciona oito Professores para campus de Ponta Grossa - PR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CÂMPUS PONTA GROSSA

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL Nº 001/2014 - PS - PG - ABERTURA

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Portaria Interministerial nº 253, de 26.07.2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria/MEC nº 1034, de 27.07.2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público que, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, localizada na Av. Monteiro Lobato, km 04, Baraúna, no período de 01/02/2014 a 11/02/2014, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o preenchimento de 07 (sete) vagas para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Substituto, nas áreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1.1. Não ser docente vinculado à carreira do Magistério Federal de que trata a Lei nº 12.772/2012.

1.2. Atender aos requisitos do Anexo I.

1.3. Nos termos da Lei nº 8745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei nº 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4. Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei nº 8.112/90.

1.5. No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta no Anexo I.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 08 h do dia 01/02/2014 às 20h do dia 11/02/2014.

2.1.1 Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, no horário das 14h às 17h, nos dias úteis, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Ponta Grossa, sita na Av. Monteiro Lobato, Km 04 - Ponta Grossa - PR.

2.1.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil, até o dia 12/02/2014.

2.2 A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.3 No dia 25/02/2014, a partir das 10 horas, o candidato deverá consultar, via Internet, se foi confirmado o pagamento de sua inscrição, bem como o ensalamento. A UTFPR - Campus Ponta Grossa disponibilizará no mesmo período e no endereço citado no subitem 2.1.1, atendimento para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet.

2.4 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico - e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008.

2.5 O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável do dia 01/02/2014 a 05/02/2014.

2.6 Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) serão divulgados no dia 07/02/2014, até às 18 (dezoito) horas, no endereço eletrônico do concurso (www.utfpr.edu.br/concursos).

2.7 O candidato cuja solicitação de isenção tiver sido indeferida poderá efetivar sua inscrição no processo seletivo efetuando o pagamento da taxa conforme o previsto no item 2.1.2.

2.8 Não caberá recurso contra o indeferimento do pedido de isenção.

3. DA PROVA ESCRITA

3.1. A Prova Escrita constará de questões relativas aos tópicos que compõem o programa, constante no Anexo II deste edital, podendo ser objetivas e/ou discursivas.

3.2. A Prova Escrita será realizada no dia 26/02/2014, às 17h na UTFPR, Campus Ponta Grossa, sita na Av. Monteiro Lobato, km 04, Baraúna e terá a duração de 02h30min.

3.3. Para realização da Prova Escrita será obrigatória a apresentação do comprovante de pagamento da inscrição, a Guia de Recolhimento da União - GRU, bem como um documento oficial de identidade.

3.4. Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

3.5. Os candidatos não convocados para a Prova de Desempenho Didático em conformidade com o anexo I estarão automaticamente excluídos do Processo Seletivo.

4. DO SORTEIO DO PONTO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

4.1. O sorteio de ponto para a Prova de Desempenho Didático será realizado no dia 06/03/2014 às 14h, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos no Campus Ponta Grossa daUniversidade Tecnológica Federal do Paraná, sita na Av. Monteiro Lobato, km 04, Baraúna.

4.2 O ponto sorteado será único para todos os candidatos da mesma Área/Subárea, extraído do Programa que compõe o Anexo II do presente edital.

4.3 A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa.

4.4 Os pontos sorteados serão divulgados no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br.

5. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

5.1. A Prova de Desempenho Didático será realizada no dia 07/03/2014 às 14h, no Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, sita na Av. Monteiro Lobato, km 04, Baraúna. O local de realização da Prova de Desempenho Didático será divulgado no Edital de Resultado da Prova Escrita.

5.2. Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido a nota mínima para aprovação na Prova Escrita, conforme subitem 3.4.

5.3. Todos os candidatos que obtiveram a mesma nota do último classificado na Prova Escrita serão convocados para realizar a Prova de Desempenho Didático.

5.4. A ordem para apresentação dos candidatos na Prova de Desempenho Didático será correspondente à ordem alfabética dos candidatos aprovados na Prova Escrita.

5.5. A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula, de no máximo 30 minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

5.6. Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova, com exceção de quadro de giz, giz e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

5.7. Os candidatos ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, no local e horário estabelecido, deverão entregar à Banca Examinadora uma via do Currículo Lattes atualizado - com cópias simples dos diplomas de graduação e pós-graduação - e plano de aula em três vias idênticas, contendo:

- identificação do tema;
- desenvolvimento do tema;
- lista de exercícios (quando couber);
- identificação dos pré-requisitos;
- modo de avaliar o aprendizado;
- objetivos instrucionais;
- bibliografia.

6. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

6.1. Os candidatos serão classificados em função da pontuação obtida nas Provas Escrita e de Desempenho Didático, através do cálculo de Média Aritmética Simples. As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

7. DA APROVAÇÃO

7.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja Média Aritmética Simples entre as Provas Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 50 (cinquenta) e que as notas em cada uma das provas não sejam inferiores a 50 (cinquenta) pontos.

7.2 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do Art.27 da Lei nº 10.741/2003.

7.2.1 Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência, para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

b) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

c) for mais idoso.

8. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 O resultado da Prova Escrita será publicado em Edital, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - Campus Ponta Grossa, e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, às 18 horas do dia 27/02/2014.

8.2. O resultado final será publicado em Edital, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - Campus Ponta Grossa, e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, às 18 horas do dia 10/03/2014.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.

9.2. O candidato aprovado será contratado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma da lei nº 8.745/93, como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Substituto, do Campus Ponta Grossa da UTFPR, conforme constante do Anexo I, respeitada a classificação obtida, constituindo-se também em cadastro reserva.

9.3. Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I e no item I deste edital.

9.4. O candidato, quando for convocado, terá 24 horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua contratação.

9.5. O presente Processo Seletivo terá a validade pelo período de 01 (um) ano.

9.6 Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 31 de janeiro de 2014.

Rosi Mari di Palma
Vice-presidente da Comissão Permanente de Concurso Público

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli
REITOR

Anexo I ao Edital nº 001/2014 - PS - PG - Abertura

Área

VG

PDD

CH

Turno

Requisitos

Automação

01

06

40

T/N

Graduação na área de Engenharia Elétrica ou em áreas afins, com Pós-Graduação.

Computação / Engenharia de Software e Banco de Dados

01

06

40

M/N

Graduação na área de Computação, com Pós-Graduação.

Computação / Linguagem de Programação e Programação Web

01

06

40

M/N

Graduação na área de Computação, com Pós-Graduação.

Engenharia de Produção/ Engenharia de Produção

01

06

40

T/N

Graduação em Engenharia de Produção, com Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Engenharia de Produção/ Engenharia de Produção e Engenharia da Sustentabilidade

01

06

40

T/N

Graduação em Engenharia de Produção, com Pós-Graduação em Engenharia de Produção ou em Engenharia Ambiental ou em Engenharia da Sustentabilidade.

Física / Física Geral

01

06

40

T/N

Graduação em Física ou áreas afins, com Pós-Graduação.

Mecânica / Materiais

01

06

40

T/N

Graduação em Engenharia de Materiais ou Engenharia Mecânica com Pós-Graduação.

** Se não especificado, a pós-graduação mínima é em nível de especialização.

Legenda: VG: número de vagas / PDD: número de candidatos convocados para prova de desempenho didático / CH: carga horária semanal / T: Turno / M: manhã / T: tarde / N: noite

Titulação

Tempo Integral (40h)

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Especialização

2.714,89

253,13

2.968,02

Mestrado

2.714,89

835,05

3.549,94

Doutorado

2.714,89

1.934,76

4.649,65

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

Tempo integral (40horas)

R$ 74,00

Anexo II ao Edital nº 001/2014 - PS - PG - Abertura

Nível de Ensino: Básico, Técnico e Tecnológico
Área/Subárea: Automação
Campus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Computadores industriais: tipos, arquiteturas, aplicações e periféricos;

2. Controladores lógicos: teoria geral, linguagens de programação e práticas sobre os comandos de automação mais típicos;

3. Programas aplicados a sistemas industriais: sistemas scada, ihm e softwares proprietários;

4. Ferramentas para análise e projeto de sistemas de automação industrial;

5. Técnicas de interfaceamento entre sistemas industriais: interfaceamento com sensores analógicos e digitais, interfaceamento com motores de baixa, média e alta potência, etc.;

6. Sistema digital de controle distribuído;

7. Desenvolvimento de estratégias de controle e supervisão de processos em plantas industriais;

8. Operação e gerenciamento de processos de forma local e remota, utilizando plantas industriais.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

BERGER, Hans. Automating with STEP7 in STL and SCL: programmable controlers Simatic S7-300/400. Germany: Siemens.

BONACORSO, Nelson Gauze e NOLL, Valdir. Automação e Eletropneumática. São Paulo: Editora Érica, 2000.

BOYER, Stuart A. SCADA: supervisory control and data acquisition. 3rd ed. Research Triangle Park, NC: ISA, 2004.

FIALHO, Arivelto B. Automação Pneumática. São Paulo: Ed. Érica, 2003, 324p.

GEORGINI, Marcelo. Automação aplicada: descrição e implementação de sistemas sequenciais com PLCs. 2. ed. Tatuapé: Érica, 2002.

MONTGOMERY, Eduard. Introdução aos sistemas a eventos discretos e à teoria de controle supervisório. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2004.

OLIVEIRA, Julio César Peixoto. Controlador programável. São Paulo: Makron, 1993.

SILVEIRA, Paulo R. da; SANTOS, Winderson E. Automação e controle discreto. São Paulo: Érica, 1999.

Nível de Ensino: Básico, Técnico e Tecnológico
Área/Subárea: Computação / Engenharia de Software e Banco de Dados
Campus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Modelos de Ciclo de Vida de Software;

2. Engenharia de Requisitos;

3. Gerência de Projetos;

4. Gerência de Riscos e Estudo de Viabilidade;

5. Métricas de Software: produtos, processos e estimativas de projetos;

6. Testes de Software;

7. Qualidade de Software;

8. Modelagem de Banco de Dados e Linguagem SQL: modelo de entidade e relacionamento, modelo relacional e modelo físico;

9. Programação do Banco de Dados utilizando Trigger e Store Procedure;

10. Fragmentação e Replicação em Banco de Dados Distribuídos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

ALVES, William Pereira. Banco de dados: teoria e desenvolvimento. São Paulo: Érica, 2009. 286p.

CHEN, Peter. Modelagem de dados: a abordagem entidade-relacionamento para projeto lógico. 1. ed. São Paulo:

Makron Books, 1990. 80 p.

DATE, Christopher J. Introdução a sistemas de banco de dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 865 p.

HEZZI, C. JAZAYERI, M. e MANDRIOLI, D. Fundamentals of Software Engeneering, Prentice-Hall, 2002.

HEUSER, Carlos A. Projeto de Banco de Dados. 4ª ed. Rio Grande do Sul: Instituto de Informática da UFRGS. Disponível em http://groups-beta.google.com/group/digitalsource

INTHURN, Cândida. Qualidade & teste de software. Florianópolis: Visual Books, Bookstore, 2001 108p.

KLINE, Kevin E.; KLINE, Daniel; HUNT, Brand. SQL: o guia essencial. Rio de Janeiro: Alta Book, 2010. 562 p.

KOSCIANSKI, André; SOARES, Michel dos Santos. Qualidade de software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2007. 395 p.

ÖZSU, M. Tamer; VALDURIEZ, Patrick. Princípios de sistemas de bancos de dados distribuídos. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 711p.

PFLEEGER, Shari. Engenharia de software: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo, SP: Prentice-Hall, 2004. 537p.

PRESSMAN, R. S. Software Engineering: A Practitioner's Approach. 7ª ed., McGraw Hill, 2010.

REZENDE, Denis Alcides. Engenharia de software e sistemas de informação. 2 ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2002. 358 p.

SCHACH, Stephen R. Engenharia de software: os paradigmas clássicos & orientado a objetos. 7ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009. 618 p.

SILBERSCHATZ, Abraham; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, S.; TREVISAN, Luiz Gustavo; ROTERS, Loreane de Oliveira. Sistema de banco de dados. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2006. 781 p.

SOMMERVILLE, I. Software Engineering. 9ª ed., Addison Wesley, 2010.

XAVIER, Fabrício da Silva Valadares; PEREIRA, Leonardo Bruno Rodrigues. SQL: dos conceitos às consultas complexas. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2009. 240 p.

Nível de Ensino: Básico, Técnico e Tecnológico
Área/Subárea: Computação / Linguagem de Programação e Programação Web
Campus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Linguagem de Programação C: Conceitos e características da linguagem. Tipos de Dados. Variáveis. Constantes. Modificadores de Variáveis. Expressões. Operadores;

2. Estruturas de controle;

3. Modularização, sub-rotinas, argumentos e parâmetros;

4. Estruturas de dados homogêneas e heterogêneas;

5. Manipulação de Arquivos;

6. Web Design: HTML, CSS, DHTML, XHTML, ferramentas para desenvolvimento de sites, padrões W3C, web 2.0;

7. Linguagens de marcação, linguagens e tecnologias de script: XML, Javascript, Ajax;

8. Linguagem de programação PHP: Frameworks para desenvolvimento web, acesso a banco de dados, segurança;

9. Plataforma Java: implementação de sistemas web, acesso a banco de dados, comunicação em rede, collections, templates;

10. Linguagens de programação client-server: applets, servlet, JSP, acesso a banco de dados.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

BASHAM, B.; SIERRA, K.; BATES, B. Use a cabeça! Servlets & JSP. Rio de Janeiro: Alta Books, 2005.

FREEMAN, E.; FREEMAN, E. Use a cabeça! HTML com CSS e XHTML. 2 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.

FREEMAN, E.; FREEMAN, E. Use a cabeça! Padrões e projetos. 2 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009.

GONÇALVES, E. Desenvolvendo aplicações web com JSP, Servlets, Javaserver faces, Hibernate, EJB 3 persistence e Ajax. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

MORRISON, M. Use a cabeça! Javascript. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.

NIEDERAUER, J. Web Interativa com Ajax e PHP. São Paulo: Novatec, 2007.

ROSSI DOS SANTOS, R. Java na web: Programando sites dinâmicos. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2007.

SILVA, Maurício Samy. Construindo sites com CSS e (X)HTML: sites controlados por folhas de estilo em cascata. São Paulo: Novatec, 2008.

SILVA, Maurício Samy. CSS3: desenvolva aplicações web profissionais com uso dos poderosos recursos de estilização das CSS. São Paulo: Novatec, 2012.

KERNIGHAN, Brian W.; RITCHIE, Dennis M. C: A linguagem de programação. Porto Alegre: EDISA; Rio de Janeiro: Campus, 1986.

MANZANO, José Augusto Nº G. Estudo dirigido de linguagem C. 6. ed. rev. atual. ampl. São Paulo: Érica, 2002.

MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em linguagem C: curso completo - módulo 1. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.

MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em linguagem C: curso completo - módulo 2. São Paulo: Makron, 1990.

SCHILDT, Herbert. C Completo e Total. 3 ed. São Paulo: Makron Books, 1997.

Nível de Ensino: Básico, Técnico e Tecnológico
Área/Subárea: Engenharia de Produção/ Engenharia de Produção
Campus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Planejamento e Controle da Produção;

2. Logística;

3. Gestão de cadeia de suprimentos e distribuição;

4. Gestão da manutenção;

5. Gestão da qualidade;

6. Sistemas de gestão ambiental.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

AGUIAR, S. Integração das ferramentas da qualidade ao PDCA e ao Programa Seis Sigma. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2002.

BALLOU, Ronald H.. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. 4. ed. Porto alegre: Bookman, 2001. 532 p.

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gestão da cadeia de suprimentos. Estratégia, planejamento e operações. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, c1997. 240 p.

FOGLIATTO, F. S.; RIBEIRO, J. L. D. Confiabilidade e Manutenção Industrial. 1. ed. São Paulo, SP: Campus-Elsevier, 2009, v. 1.

HILLIER, Frederick S; LIEBERMAN, Gerald J.. Introdução à pesquisa operacional. 8. ed. Rio de Janeiro: McGrawHill, 2006. 828 p.CD-ROM

MELLO, C. H. P. et al. ISO 9001: 2000: Sistema de gestão da qualidade para operações de produção e serviços. São Paulo: Atlas, 2002.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Estratégia, operação e avaliação. 3. ed Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

PALADY, Paul. FMEA: análise dos modos de falha e efeitos: prevendo e prevenindo problemas que ocorram. IMAM, 1997.

VIANA, Herbert Ricardo Garcia. Planejamento e Controle da Manutenção. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

Nível de Ensino: Básico, Técnico e Tecnológico
Área/Subárea: Engenharia de Produção/ Engenharia de Produção e Engenharia da Sustentabilidade
Campus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Planejamento e Controle da Produção;

2. Logística;

3. Gestão de cadeia de suprimentos e distribuição;

4. Gestão da manutenção;

5. Gestão da qualidade;

6. Ferramentas de gestão ambiental: ecoeficiência, ecodesign, produção mais limpa;

7. Política Nacional de Resíduos Sólidos;

8. Política Nacional de Meio Ambiente;

9. Sistemas de gestão ambiental;

10. Análise de Ciclo de Vida.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de. TACHIZAWA, Takeshy. CARVALHO, Ana Barreiros de. Gestão Ambiental: enfoque Estratégico Aplicado ao Desenvolvimento Sustentável. 2 Ed. São Paulo, 2002.

BRASIL, Anna Maria. Equilíbrio Ambiental e Resíduo na Sociedade Moderna ,SP. Editora FAARTE, 2004.

DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2009.

DONAIRE, Denis. Gestão ambiental na empresa. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1999, 169 p.

Lei 6.938/1981 - Política Nacional de Meio Ambiente Resoluções do Conama

LEITE, Paulo Roberto. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 250 p.

VALLE, Cyro Eyer do. Qualidade Ambiental: ISO 14000. 5ª edição. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.

Nível de Ensino: Básico, Técnico e Tecnológico
Área/Subárea: Física/Física Geral
Campus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Conservação da Energia Mecânica: Conservação de Energia. Energias Cinética e Potencial. Forças conservativas e dissipativas. Princípios de conservação da energia mecânica e da energia total;

2. Sistemas de Partículas e Colisões: Sistema de Partículas. Segunda Lei de Newton para um sistema de partículas. Quantidade de movimento. Conservação da quantidade de movimento. Colisões elásticas e inelásticas em uma e duas dimensões;

3. Fluídos: Fluídos. Densidade e Pressão. Fluídos em repouso. Princípio de Pascal e Arquimedes. Fluidos ideais em movimento. A equação de Bernoulli e suas aplicações;

4. Oscilações: Movimento harmônico simples. Oscilador harmônico simples. Pêndulo simples;

5. Temperatura e Calor: Temperatura. Calor e energia. Trocas de calor. Gases ideais. Pressão e Temperatura;

6. Eletrostática: Cargas e Forças Elétricas. O Campo Elétrico. Lei de Gauss e aplicações.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

HALLIDAY, D. RESNICK, R. E WALKER, J. Fundamentos de Física, Vol I, II, III e IV, 7ª Edição, LTCLivros Técnicos, 2007.

TIPLER, P.A., Física, vol.(s): I, II, III e IV, 4ª Edição, Livros Técnicos e Científicos. Editora S.A.- Rio de Janeiro, 2000.

SEARS e ZEMANSKI, Física, vol: I,II, III e IV. Livros Técnicos e científicos. Editora S. A. - Rio de Janeiro,1999.

Nível de Ensino: Básico, Técnico e Tecnológico
Área/Subárea: Mecânica / Materiais
Campus: Ponta Grossa

PROGRAMA

1. Estrutura e propriedades dos materiais;

2. Diagrama ferro-carbono e curvas TTT;

3. Tratamentos térmicos e termoquímicos;

4. Introdução a seleção dos materiais;

5. Fundamentos da corrosão;

6. Ensaios destrutivos;

7. Ensaios não destrutivos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

BRESCIANI FILHO, Ettore. Seleção de metais não ferrosos. 2ª ed. Campinas: UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas, 1997. 161p.

CALLISTER JR., William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 7ª ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2008. xx, 705 p.

CHIAVERINI, Vicente. Aços e ferros fundidos: características gerais, tratamentos térmicos, principais tipos. 7ª ed. São Paulo, SP: ABM, 1996 599 p.

FERRANTE, Maurizio. Seleção de materiais. 2ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2002. 286 p.

GARCIA, Amauri; SPIM, Jaime Alvares; SANTOS, Carlos Alexandre dos. Ensaios dos materiais. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 247 p.

GENTIL, Vicente. Corrosão. 3ª ed. Rio de Janeiro: LTC, c1996. 345 p.

SOUZA, Sérgio Augusto de. Ensaios mecânicos de materiais metálicos: fundamentos teóricos e práticos. 5ª ed. São Paulo: E. Blücher, 1982. 286 p.