UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR abre vaga para Professor Substituto de Química em Apucarana

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS APUCARANA

EDITAL Nº 001/2014 - PS - AP - ABERTURA

Comissão Permanente de Concurso Público

www.utfpr.edu.br - e-mail: cogerh-ap@utfpr.edu.br

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Decreto nº 7.485, de 18.5.2011, publicado no DOU de 19 subsequente, torno público que, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Apucarana, sita na Rua Marcílio Dias, nº 635, Jardim Paraíso, no período de 30/01/2014 a 11/02/2014, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o preenchimento de 01 (uma) vaga para Professor do Magistério Superior, Substituto, na área especificada no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1.1. Não ser docente vinculado à carreira do Magistério Federal de que trata a Lei nº 12.772/2012.

1.2. Atender aos requisitos do Anexo I.

1.3. Nos termos da Lei nº 8.745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei nº 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4. Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei nº 8.112/90.

1.5. No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta no Anexo I.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br/apucarana, das 08 horas do dia 30/01/2014 às 23 horas do dia 11/02/2014.

2.1.1. Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, no horário das 14h00 às 17h00, nos dias úteis, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, sita na Rua Marcílio Dias, nº 635, Jardim Paraíso, Apucarana - PR.

2.2. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil, impreterivelmente até o dia 12/02/2014.

2.3. A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.4. A partir do dia 20/02/2014, o candidato deverá consultar, via internet, se foi confirmado o pagamento da sua inscrição, bem como o ensalamento (local das provas). A UTFPR disponibilizará computador e atendentes para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, sita na Rua Marcílio Dias, nº 635, Jardim Paraíso, Apucarana - PR.

2.5. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008.

2.5.1. O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável de 30/01/2014 a 03/02/2014.

2.5.2. Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos pelo MDS serão divulgados no dia 07/02/2014, até as 18 horas, no endereço eletrônico do processo seletivo (www.utfpr.edu.br/apucarana).

2.6. O candidato cuja solicitação de isenção tiver sido indeferida poderá efetivar sua inscrição no processo seletivo efetuando o pagamento da taxa conforme o previsto no item 2.2.

2.7. Não caberá recurso contra o indeferimento do pedido de isenção.

3. DA PROVA ESCRITA

3.1. A Prova Escrita será dissertativa sobre tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõem o programa, que está disponível no Anexo II deste edital.

3.2. A Prova Escrita será realizada no dia 23/02/2014, às 09 horas, com sorteio do ponto às 08 horas, no local constante do ensalamento a ser divulgado conforme o item 2.4.

3.3. Após o sorteio do ponto, o candidato terá uma hora livre para consulta bibliográfica; transcorrido esse prazo, terá início a prova, com duração máxima de 03 (três) horas.

3.4. Para realização da Prova Escrita será obrigatória a apresentação do comprovante de pagamento da inscrição, a Guia de Recolhimento da União - GRU, bem como um documento oficial de identidade.

3.5. Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos.

3.6. Os candidatos não convocados para a Prova de Desempenho Didático em conformidade com o Anexo I, estarão automaticamente excluídos do Processo Seletivo.

4. DO SORTEIO DO PONTO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

4.1. A data, o horário e o local de realização do sorteio de ponto para a Prova de Desempenho Didático serão divulgados no Edital de Resultado da Prova Escrita para os casos em que se aplica.

5. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

5.1. A data, o horário e o local de realização da Prova de Desempenho Didático serão divulgados no Edital de Resultado da Prova Escrita.

5.2. Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido a nota mínima para aprovação na Prova Escrita, conforme subitem 3.4, assim como aqueles que obtiverem a mesma nota do último classificado na Prova Escrita

5.3. A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula, de no máximo 30 minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

5.4. O tema das Provas de Desempenho Didático será único para todos os candidatos, extraído do programa da respectiva Área de Conhecimento que compõe o Anexo I do presente Edital e será sorteado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência.

5.4.1. A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa.

5.4.2. Os pontos sorteados serão divulgados serão divulgados no endereço www.utfpr.edu.br.

5.5. A ordem para apresentação dos candidatos nessa prova será correspondente à ordem alfabética dos candidatos aprovados na prova escrita.

5.6. Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova, com exceção de quadro-negro, giz e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

5.7. Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora, uma via do Currículo Lattes atualizado - com cópias simples dos diplomas de graduação e pós-graduação - e um plano de aula, em três vias idênticas, contendo:

a) identificação do tema,

b) desenvolvimento do tema,

c) lista de exercícios (se couber),

d) identificação dos pré-requisitos,

e) modo de avaliar o aprendizado,

f) objetivos instrucionais,

g) bibliografia.

6. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

6.1. Todas as provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

6.2. Os candidatos serão classificados em função da pontuação nas Provas Escrita e de Desempenho Didático, por meio do cálculo de Média Aritmética Simples.

7. DA APROVAÇÃO

7.1. Serão considerados aprovados os candidatos cuja Média Aritmética Simples entre as Provas Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos e que as notas em cada uma das provas não sejam inferiores a 50 (cinquenta) pontos.

7.2. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741/2003.

7.2.1. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência, para efeito de desempate, o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático,

b) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita,

c) for mais idoso.

8. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1. O resultado da Prova Escrita será publicado em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br/apucarana.

8.2. O resultado final será publicado em Edital, no endereço constante do subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br/apucarana.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.

9.2. Os candidatos aprovados serão contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma da Lei nº 8.745/93, como Professor Substituto do Magistério Superior, do Campus Apucarana da UTFPR, conforme critérios do Edital e seus Anexos, respeitada a classificação obtida, constituindo-se também em cadastro reserva.

9.3. Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I e no item 1 deste edital.

9.4. O candidato, quando for convocado, terá 24 horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua contratação.

9.5. O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano.

9.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 29 de janeiro de 2014.

ROSE MARI DI PALMA
Vice-presidente da Comissão Permanente de Concurso Público

De acordo:

CARLOS EDUARDO CANTARELLI
Reitor

ANEXO I AO EDITAL Nº 001/2014 - PS - AP

Área / Subárea

VG

CH

PDD

T

Requisitos

QUÍMICA GERAL/ENSINO DE QUÍMICA

01

40

06

T/N

Graduação em Química, com Pós-Graduação em Ensino de Química ou em Ensino de Ciências ou em áreas afins.

* QUANDO NÃO ESPECIFICADA, A PÓS-GRADUAÇÃO MÍNIMA DEVE SER EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO.

Legenda:
VG - nº de vagas
CH - carga horária
PDD - nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho Didático
T - turno (M: Manhã; T: Tarde; N: Noite) - conforme a necessidade da Instituição

Remuneração

Titulação

40 horas

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Especialização

R$ 2.714,89

R$ 253,13

R$ 2.968,02

Mestrado

R$ 2.714,89

R$ 835,05

R$ 3.549,94

Doutorado

R$ 2.714,89

R$ 1.934,76

R$ 4.649,65

TAXA DE INSCRIÇÃO - R$ 74,00

ANEXO II AO EDITAL Nº 001/2014 - PS - AP

NÍVEL DE ENSINO: Ensino Superior
ÁREA/SUBÁREA: QUÍMICA GERAL/ENSINO DE QUÍMICA
CAMPUS: APUCARANA

PROGRAMA

1. Tecnologias da Informação e Comunicação: o uso de simulações e animações no ensino de Química.

2. Currículo e abordagem CTS & A: Perspectiva Histórico Crítica e o Ensino de Química.

3. Planejamento e Avaliação no Ensino de Química.

4. Alquimia x Química: História e Filosofia e o Ensino de Química.

5. Ensino de Química e relações Étnico-culturais

6. Interdisciplinaridade: a Química na interrelação com outros campos do saber

7. O papel da experimentação no Ensino de Química.

8. Materiais Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Química: o lúdico, o formal e a modelagem.

9. Metodologia e Prática para o Ensino de Química

10. O Estágio Supervisionado e a Formação de Professores de Química.

Observação: O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado no sorteio do ponto para a Prova de Desempenho Didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

AXT, R. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. In: Tópicos em Ensino e Ciências; Marco Antônio Moreira e Rolando Axt (org.). Porto Alegre, Sagra, 1991.

BELTRAN, Nº O., CISCATO, C. A. M. Química. 2ª ed. revista. Cortez: São Paulo, 1991.

BACHELARD, G.A. Formação do espírito científico. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.

CASTRO, E.N.F. de et al. Química na Sociedade: projeto de Ensino de Química em contexto social (PEQS). 2. ed. Brasília: Editora da UNB, 2000.

CHASSOT, A. A Ciência através dos Tempos. Editora Moderna: São Paulo, 1994. 191p.

CHASSOT, A. Alfabetização Científica: Questões e desafios para a educação. Ed. UNIJUI: Ijuí, 2000. 432p.

FARIAS, R. F. Química, Ensino & Cidadania. Editora: São Paulo, 2002. 78p.

FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1995.

FOUREZ, Gerard. A construção das Ciências: Introdução à filosofia e a ética das ciências. São Paulo: Editora da UNESP, 1995.

GALIAZZI, M. C. Educar pela Pesquisa: Ambiente de Formação de Professores de Ciências. Unijuí: Ijuí, 2003. 288p.

GIORDAN, M. O papel da Experimentação no ensino de ciências, Química Nova na Escola, nº 10:43-49, 1999.

LOGUERCIO, R.G.; SAMRSLA, V.E.E. & DEL PINO, J.C. A dinâmica de analisar livros didáticos com professores de química, Química Nova 24(4): 557-562, 2001.

LOPES, A.C. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a submissão ao mundo produtivo:o caso do conceito de contextualização, Educ.e Sociedade 23(80):386-400, 2002.

LOPES, A.R.C. A concepção de fenômeno no ensino de química brasileiro através dos livros didáticos, Química Nova. 17(4):338-341, 1994.

MAAR, J.H. Pequena História da Química - Primeira Parte -Dos primórdios a Lavoisier. Florianópolis: Ed. Papa Livro, 1999.

MACHADO, A.H. Aula de Química: Discurso e Conhecimento. Ed. Unijuí: Ijuí, 1999.

MALDANER, O. A. Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Professores/Pesquisadores. 2ª Ed. Revisada. Ed. UNIJUI: Ijuí, 2003. 424p.

MALDANER, O. A. Epistemologia e a Produção do Conhecimento Científico - Implicações para o Ensino de Química. ENEQ, Campo Grande, 1996.

MANSUR, L. Cotidiano e educação em Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 1988.

MELEIRO, A. e GIORDAN, M. Hipermídia no ensino de modelos atômicos, Química Nova na Escola, 10, 17-20, 1999.

MORAES, R. & MANCUSO, R. (Orgs.) Educação em Ciências: Produção de Currículos e Formação de Professores. Unijuí: Ijuí, 2004. 304p.

MORTINER, E.F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de Ciências. Belo Horizonte: editora da UFMG, 2000.

SANTOS, B.S. Introdução a uma ciência pós-moderna, Rio de Janeiro: Edições Graal Ltda, 1989.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. 3ª ed. Unijuí: Ijuí, 2003. 144p.

SCHNETZLER, R.P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: Conquistas e perspectivas Química Nova. 25(supl.1):14-24, 2002.

SCHNETZLER, R.P.; ARAGÃO, R. M. R. Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química, Química Nova na Escola. nº 1: 27-31, 1995. Documentos Oficiais sobre Ensino: LDB e Parâmetros Curriculares Nacionais.