UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR abre três vagas para Professores Assistentes em Toledo

UFTPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

ESTADO DO PARANÁ

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS

EDITAL Nº 056/2014 – CPCP – TD

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DE CARGO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO FEDERAL, NA CATEGORIA FUNCIONAL DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - CLASSE A, DENOMINAÇÃO ASSISTENTE A.

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante o contido no Decreto nº 7485, de 18 de maio de 2011, publicado no DOU de 19 subsequente, torno público que, no período de 21 de setembro a 26 de outubro de 2014 estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinado ao provimento de 03 (três) cargos da Carreira do Magistério Federal, categoria funcional de Professor do Magistério Superior, Classe A, denominação Assistente A, para atender o Câmpus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), nas Áreas/Subáreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

1.1 A investidura do candidato no cargo está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil;

b) Estar em gozo dos direitos políticos;

c) Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

d) Ser portador de diploma de graduação reconhecido pelo MEC e de pós-graduação de curso credenciado pela CAPES exigidos para o cargo que irá concorrer, conforme Anexo I, com validade nacional;

e) Possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo;

f) Possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos;

g) Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente, na forma da lei;

h) Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei nº 8.112/90;

i) Não receber proventos de aposentadoria ou exercer cargo/emprego público que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal.

1.2 Os títulos de pós-graduação obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, estar revalidados no Brasil.

1.3 Os documentos comprobatórios dos requisitos fixados nos subitens precedentes deverão ser apresentados após a aprovação do candidato, por ocasião da convocação para assumir o cargo.

1.4 Além dos documentos comprobatórios citados no subitem anterior, o candidato, quando convocado para assumir o cargo, deverá apresentar todos os documentos constantes na página da UTFPR, no link www.utfpr.edu.br/servidores/novo-portal/carreira-e-remuneracao/ingresso-no-cargo, inclusive o Termo de Ciência do FUNPRESP - Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal, devidamente assinado.

1.5 A comprovação dos requisitos se dará somente com a apresentação do documento original e cópia simples, ou mediante cópia autenticada em cartório.

1.6 Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar que, no ato da investidura no cargo, satisfazia os requisitos constantes dos subitens 1.1 e 1.2.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br/concursos, das 08 (oito) horas do dia 21/09/2014 às 20 (vinte) horas do dia 26/10/2014.

2.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), e pagá-la em qualquer banco, até o dia 27/10/2014.

2.3 Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público, pois a taxa, uma vez paga, só será restituída em caso de revogação ou anulação plena do Concurso.

2.3.1 Caso o candidato não tenha acesso à Internet, poderá efetuar a inscrição no período de 21/09/2014 a 26/10/2014, nos dias úteis, no horário das 08 (oito) horas às 12 (doze) horas, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH), da UTFPR Câmpus Toledo, sita na Rua Cristo Rei, 19, Vila Becker Toledo PR.

2.4 A UTFPR não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores externos que impossibilitem a transferência de dados.

2.5 Caso ocorram problemas técnicos no servidor da Internet que atende a UTFPR, no último dia das inscrições, o prazo será prorrogado até às 15 (quinze) horas do dia 27/10/2014.

2.6 A UTFPR reserva-se o direito de anular as inscrições realizadas com dados incompletos, incorretos, ausentes ou inidôneos no formulário de inscrição, bem como os pagamentos da taxa de concursos (GRU) que tenham sido efetuados fora do prazo especificado no subitem 2.2, ou ainda, em que os dados tenham sido digitados incorretamente pelo candidato ou pelo agente bancário.

2.7 A partir das dezoito horas do dia 05/11/2014 o candidato deverá consultar sua inscrição, o ensalamento e o endereço dos locais de prova na página do concurso em www.utfpr.edu.br/concursos.

2.8 É vedada a inscrição condicional ou por correspondência.

2.9 A inscrição implica em compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as condições estabelecidas para a realização do Concurso, dentre elas as constantes do presente Edital.

2.10 O candidato que necessitar de condições especiais para realização da prova, deverá informá-las no formulário de inscrição online, para que a Comissão Organizadora possa verificar sua pertinência. Caso não o faça no momento da inscrição, perderá o direito de exigir tais condições no dia da prova.

2.11 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá solicitar atendimento especial no formulário de inscrição, e levar um acompanhante, o qual ficará em sala reservada e será responsável pela guarda da criança.

2.12 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que, na forma do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008, estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal CADÚNICO e for membro de família de baixa renda.

O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável do dia 21/09/2014 ao dia 30/09/2014, procedendo da seguinte forma:

a) preencher todos os campos obrigatórios no formulário de inscrição;

b) marcar a opção Sim no campo referente à isenção da taxa de inscrição do formulário de inscrição;

c) inserir o Número de Identificação Social (NIS) no campo indicado no formulário;

d) conferir os dados e imprimir a GRU gerada no momento da inscrição, guardando-a como comprovante de inscrição, nela observando o respectivo código de acesso e o número do protocolo de inscrição para uso futuro.

2.13 Serão desconsiderados os pedidos de isenção, na forma do item anterior, quando:

a) o campo NIS tenha sido deixado vazio no formulário de inscrição;

b) o NIS indicado seja inválido ou inexistente;

c) o NIS não seja correspondente ao nome e CPF do candidato que solicita a inscrição.

d) o candidato preencher corretamente o número do NIS, porém, deixar de assinalar a opção Sim no campo referente à isenção da taxa de inscrição;

e) a inscrição tiver sido feita fora do prazo estabelecido no item 2.15.

2.14 A Comissão Permanente de Concurso Público não receberá pedidos de correção, alteração ou inserção de dados após a efetivação do pedido de inscrição. Caso necessite, o candidato deverá inutilizar a GRU e código de acesso e fazer uma nova inscrição, observado o prazo disposto no subitem 2.15.

2.15 A simples solicitação não garante ao interessado a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

2.16 Após o encerramento do prazo estabelecido no item 2.15, a Comissão Permanente de Concurso Público analisará as solicitações de isenção que se enquadrem nos termos dos subitens anteriores, submetendo os dados ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que, com base nas informações cadastradas pelo candidato no CADÚNICO, indicará se o candidato preenche ou não os requisitos para a concessão da isenção da taxa de inscrição.

2.17 Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) serão divulgados no dia 13/10/2014, até às 18 (dezoito) horas, no endereço eletrônico do concurso (www.utfpr.edu.br/concursos), onde constará o número do protocolo dos candidatos requerentes, classificados em uma lista de pedidos deferidos e outra de indeferidos.

2.18 O candidato cuja solicitação de isenção tiver sido indeferida poderá efetivar sua inscrição no concurso efetuando o pagamento da taxa conforme o previsto no item 2.2.

2.19 Não caberá recurso contra o indeferimento do pedido de isenção.

3. DAS VAGAS RESERVADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

3.1 Para efeitos deste Edital de Concurso Público não se aplica a reserva de vagas aos candidatos com deficiência, de que trata o art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal, art. 5º, § 2º da Lei nº 8112/90, art. 37, § 1º do Decreto nº 3298, de 20/12/99 e Decreto nº 5296, de 02/12/2004, tendo em vista que o presente edital oferece menos que 5 (cinco) vagas.

4. DAS VAGAS DESTINADAS ÀS PESSOAS NEGRAS

4.1 As pessoas negras, na forma da Lei nº 12.990, de 09/11/2014, poderão, nos termos do presente edital, concorrer a 1 (uma) vaga dentre as previstas no Anexo I, correspondente a 20% do total de vagas por cargo, com arredondamento para o primeiro número inteiro subsequente, em caso de fração igual ou maior que 0,5 (cinco décimos) e arredondamento para o primeiro número inteiro imediatamente inferior, em caso de fração menor que 0,5 (cinco décimos).

4.2 Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição do concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE.

4.3 Na hipótese de constatação de declaração falsa, o candidato será eliminado do concurso e, se houver sido nomeado, ficará sujeito à anulação de sua admissão ao serviço ou emprego público, após procedimento administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa, sem prejuízos de outras sanções cabíveis.

4.4 O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se como pessoa negra, se classificado no Concurso Público, figurará em lista específica e também na listagem de classificação geral.

4.5 As vagas definidas no subitem 6.1. que não forem providas por falta de candidatos, por reprovação no concurso, será preenchida pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

4.6 No caso de haver candidato aprovado para as vagas preferenciais em maior quantidade que o número de vagas preferenciais publicadas neste edital, a preferência de nomeação será daquele que obtiver a maior média final, observados os critérios de desempate que constam do subitem 11.1 deste Edital.

4.7 O candidato aprovado dentro das vagas preferenciais terá precedência sobre os candidatos aprovados na ampla concorrência.

5. DAS PROVAS

5.1 O Concurso constará das seguintes provas:

a) Escrita, de caráter classificatório e eliminatório;

b) de Desempenho Didático, de caráter classificatório e eliminatório;

c) de Títulos, de caráter classificatório.

5.2 Em todas as atividades programadas para o Concurso, os candidatos deverão apresentar-se com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munidos de documento oficial de identidade e comprovante de inscrição.

5.2.1 A ausência do candidato a qualquer das provas ou etapa do concurso implicará em sua exclusão do certame.

5.3 Não será permitida a entrada do candidato no local das provas, após o horário estabelecido.

5.4 Não haverá, sob qualquer justificativa, segunda chamada para as provas.

5.5 Caso o candidato tenha feito mais de uma inscrição, ele deverá no momento da prova, optar somente por uma única Área / Subárea.

6. DA PROVA ESCRITA

6.1 A Prova Escrita será dissertativa, sobre tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõem o programa, que está disponível no Anexo II deste edital.

6.1.1 A Prova Escrita avaliará o candidato quanto à:

a) capacidade analítica e crítica do tema, com pontuação até 30 pontos;

b) complexidade e acuidade dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 25 pontos;

c) articulação e contextualização dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 20 pontos;

d) clareza no desenvolvimento das ideias e conceitos, com pontuação até 15 pontos;

e) forma (uso correto da língua portuguesa ou língua estrangeira, conforme o caso), com pontuação até 10 pontos.

6.1.2 Nos casos de fuga ao tema ou ausência de texto, o candidato receberá nota zero na prova escrita.

6.1.3 A Prova Escrita será realizada no Câmpus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, sito na rua Cristo Rei, 19, Vila Becker, Toledo PR, no dia 10/11/2014, às 09 (nove) horas, com sorteio do ponto às 08 (oito) horas, no local constante do ensalamento a ser divulgado conforme o item 2.9.

6.2 Após o sorteio do ponto, o candidato terá uma hora livre para consulta bibliográfica; transcorrido esse prazo, terá início a prova, com duração máxima de 03 (três) horas.

6.3 A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa, contudo o candidato deve chegar com 30 (trinta) minutos de antecedência ao horário da prova.

6.4 Na Prova Escrita, o candidato deverá portar caneta esferográfica tinta azul, tonalidade escura, ou preta, ponta média, e outros materiais previstos pela Banca Examinadora que constem do programa da Área/Subárea, se for o caso.

6.5 O candidato deverá se identificar apenas na Ficha de Identificação, constante na Folha de Rosto da Prova Escrita.

6.6 Durante as provas, não será permitido consulta a livros, revistas, folhetos e anotações, bem como o uso de calculadora, computadores ou outros instrumentos, exceto se previstos pela Banca Examinadora, no respectivo programa, também não serão fornecidas folhas para rascunho.

6.7 Serão considerados aprovados os na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota mínima igual a 50 (cinquenta) pontos e serão classificados, em ordem decrescente de notas, de acordo com o número previsto no Anexo I.

7. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

7.1 Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados, os candidatos, na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido nota mínima exigida para a aprovação na Prova Escrita, prevista no subitem 6.7, em ordem alfabética.

7.1.1 Caso ocorram empates na Prova Escrita, serão convocados todos os candidatos que obtiverem a mesma nota do último candidato classificado entre os aprovados dentro do limite de vagas previstas no Anexo I PDD.

7.1.2 Os candidatos não convocados para a Prova de Desempenho Didático estarão automaticamente excluídos do Concurso.

7.2 A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula perante a Banca Examinadora de, no máximo, 30 (trinta) minutos, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente, podendo, posteriormente, haver arguição por parte da banca.

7.2.1 O tema para a Prova de Desempenho Didático será sorteado dentre os pontos que compõe o Programa para a Área/Subárea, disponível no Anexo II deste edital, excluído aquele que foi sorteado para a realização da prova escrita.

7.3 A Prova de Desempenho Didático será realizada no dia 20/11/2014, em local e horário a ser divulgado , na página do concurso em www.utfpr.edu.br/concursos.

7.4 O Ponto para a Prova de Desempenho Didático será sorteado com 24 horas de antecedência, no dia 19/11/2014, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH, (Rua Cristo Rei, nº 19, Vila Becker Sala A-214), em horário conforme o item 7.3.

7.4.1 A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa.

7.5 Os recursos didáticos de que o candidato pretenda fazer uso durante a prova com exceção de quadro, giz ou pincel e projetor multimídia deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

7.6 Os candidatos habilitados, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora 01 (uma) via do Currículo Lattes atualizado e documentado, conforme item 7.6.1; 01 (uma) via do Memorial Descritivo (apresentando os aspectos significativos de sua trajetória pessoal e profissional de modo analítico e crítico); e 01 (um) Plano de Aula em três vias idênticas contendo:

a) Identificação do tema;

b) Identificação dos pré-requisitos;

c) Objetivos;

d) Desenvolvimento do tema;

e) Metodologia de avaliação;

f) Bibliografia.

7.6.1 Junto ao Currículo Lattes deve constar cópia do diploma de graduação e pós-graduação e a comprovação a que alude o subitem 9.3 em ordem de apresentação conforme o indicado no Anexo III, encadernado e com todas as páginas numeradas.

7.6.1.1 Não serão avaliados os títulos apresentados fora do padrão solicitado.

7.6.2 A Prova de Desempenho Didático ocorrerá em sessão pública e haverá gravação de voz e/ou de vídeo.

7.6.3 Fica vedada a entrada e saída de expectadores durante a apresentação dos candidatos, sendo defeso ao público arguir quaisquer deles.

8. DA PROVA DE TÍTULOS

8.1 Para efeito da Prova de Títulos serão consideradas pontuações de acordo com o requisito mínimo para o cargo, conforme Anexo I.

8.1.1 Juntamente com os documentos comprobatórios o candidato deve apresentar preenchido o Anexo III.

8.2 Para efeito da Prova de Títulos, somente serão considerados:

a) Grau de Doutor ou Livre Docente;

b) Publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos técnico-científicos, trabalhos completos em eventos científicos nacionais e internacionais e patentes registradas e concedidas, na área a que concorre.

c) Relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos como, por exemplo, CNPq, CAPES, FINEP, etc., com cópia das cartas de aprovação, bem como do comprovante de conclusão, se for o caso; orientação de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, anexando cópia da capa, do resumo e da página que contém a assinatura da banca examinadora; participação em bancas examinadoras de dissertação de mestrado, de tese de doutorado e de concurso público; comprovante de tempo de exercício de magistério no ensino superior; comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área do concurso.

9. DA AVALIAÇÃO

9.1 Para cada Área/Subárea, será constituída uma Banca Examinadora, encarregada da elaboração, aplicação e avaliação das provas, composta de um mínimo de 03 (três) membros designados pelo Reitor da UTFPR.

9.2 As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

9.3 Na avaliação dos títulos, serão atribuídos os seguintes valores:

a) Grau de Doutor ou Livre Docente 50 (cinquenta) pontos.

b) publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos técnico-científicos, trabalhos completos em eventos científicos nacionais e internacionais e patentes registradas e concedidas, na área a que concorre, até o limite de 30 pontos:

1. livro: 6 pontos por livro;

2. capítulo de livro: 4 pontos por capítulo;

3. trabalhos em periódicos listados no Qualis da área do concurso a que concorre:

Qualis A1: 15 pontos por trabalho;

Qualis A2: 12 pontos por trabalho;

Qualis B1: 10 pontos por trabalho;

Qualis B2: 6 pontos por trabalho;

Qualis B3: 4 pontos por trabalho;

4. trabalhos em periódicos não listados no diretório Qualis:

JCR acima de 2: 2 pontos por trabalho;

JCR de 1 até 1,99: 1 pontos por trabalho;

JCR de 0,3 até 0,99: 0,5 pontos por trabalho;

5. trabalhos completos, até o limite de 10 pontos:

em eventos científicos internacionais: 2 pontos por trabalho;

em eventos científicos nacionais: 1 ponto por trabalho;

6. patentes concedidas: 15 pontos por patente;

7. patentes devidamente registradas: 10 pontos por patente;

c) relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos como, por exemplo, CNPq, CAPES, FINEP, etc., com cópia das cartas de aprovação, bem como do comprovante de conclusão, se for o caso; orientação de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, anexando cópia da capa, do resumo e da página que contém a assinatura da banca examinadora; participação em bancas examinadoras de dissertação de mestrado, de tese de doutorado e de concurso público; comprovante de tempo de exercício de magistério no ensino superior; comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área do concurso, até o limite de 20 pontos:

1. Projetos financiados como coordenador: 10 pontos por projeto

2. Projetos financiados como participante: 6 pontos por projeto

3. orientação: 3 pontos por orientando de mestrado;

4. co-orientação: 1 ponto por orientando de mestrado;

5. orientação: 5 pontos por orientando de doutorado;

6. co-orientação: 2 pontos por orientando de doutorado.

7. Participação, até o limite de 10 pontos, em banca examinadora de:

concurso público: 1 ponto por banca,

mestrado: 1 ponto por banca,

doutorado: 2 pontos por banca

8. Comprovante de tempo de exercício de magistério superior: 3 pontos por ano, até o limite de 15 pontos.

9. Comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área a que concorre: 3 pontos por ano, até o limite de 15 pontos.

9.4 Para fins de pontuação de que trata o subitem 8.3, somente serão considerados os trabalhos produzidos nos últimos 10 anos, a contar de 2005.

10 DA APROVAÇÃO

10.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja média aritmética entre as notas das Provas Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 60 (sessenta) e que a nota em cada uma dessas provas não seja inferior a 50 (cinquenta) pontos.

11 DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

11.1 Para obtenção da classificação final dos candidatos aprovados, utilizar-se-á a média ponderada, atribuindo-se peso 4 (quatro) à Prova Escrita, peso 3 (três) à Prova de Desempenho Didático e peso 3 (três) à Prova de Títulos.

a. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terão preferência aqueles com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741/2003. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

1. Obtiver maior número de pontos na Prova Títulos;

2. Obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

3. Obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

4. For o mais idoso.

12 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

12.1. O resultado final do Concurso será divulgado pela Comissão Permanente de Concurso Público em Edital afixado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) do Câmpus Toledo da UTFPR e disponibilizado no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br/concursos.

12.2. O candidato poderá obter vista de Prova Escrita, das pontuações obtidas na Prova de Desempenho Didático e na apreciação de títulos, mediante solicitação por escrito, após a divulgação do resultado de cada etapa.

12.2.1. O prazo para solicitação de vista das Provas será concomitante ao prazo destinado à interposição de recurso conforme estabelecido no subitem 12.3, mediante requerimento formal.

12.3. Será admitido recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento formal dirigido à Comissão Permanente de Concurso Público da UTFPR e protocolizado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH), sita à Rua Cristo Rei, 19, Vila Becker, Toledo - PR, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas contados da publicação do resultado de cada etapa.

12.4. Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

12.5. Os recursos serão apreciados pela Comissão Permanente de Concurso Público e decididos pelo Reitor no prazo de 04 (quatro) dias úteis. O resultado estará à disposição dos interessados na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) da UTFPR Câmpus Toledo.

12.6. Resultado do Concurso Público, uma vez homologado pelo Reitor, será publicado através de Edital no Diário Oficial da União, que se constituirá no único documento capaz de comprovar a habilitação do candidato.

13 DO PROVIMENTO DOS CARGOS E DO APROVEITAMENTO DOS CANDIDATOS HABILITADOS

13.1. O provimento do cargo dar-se-á na Classe A da Carreira do Magistério Federal, na categoria funcional de Professor do Magistério Superior, denominação Assistente A , de que trata a Lei nº 12.772/2012, no regime de trabalho de Tempo Integral Dedicação Exclusiva, com a remuneração correspondente e definida em Lei, no Regime Jurídico de que trata a Lei nº 8.112/90.

13.1.1 São atividades das Carreiras e Cargos Isolados do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal aquelas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão e as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além daquelas previstas em legislação específica. (Art. 2º, caput, da Lei nº 12.772/2012).

13.2 Os candidatos habilitados serão nomeados rigorosamente de acordo com a classificação obtida, consideradas as vagas existentes ou que venham a existir na carreira do Magistério Federal, de que trata a Lei nº 12.772/2012, na área do Concurso e/ou em outras correlatas, do Quadro de Pessoal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Toledo, devendo ministrar aulas em todos os níveis de ensino da UTFPR.

13.2.1 Além da Área/Subárea para a qual foi nomeado, o candidato deverá, assumir aulas de Área/Subárea correlata, desde que possua qualificação para isso.

13.3 A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou, mas apenas a expectativa de nele ser investido. A UTFPR reserva-se o direito de chamar os habilitados na medida das necessidades da Administração.

13.3.1 O provimento do cargo fica condicionado à apresentação de todos os documentos originais comprobatórios dos requisitos relacionados nos subitens 1.1 e 1.2, bem como a obtenção de atestado favorável em exame de aptidão física e mental, de caráter eliminatório.

13.4 A aptidão física e mental para o cargo será avaliada com base em:

I - Exames

a. hemograma completo;

b. glicemia;

c. urina tipo 1 (EAS);

d. creatinina;

e. colesterol total e triglicérides (lipidograma);

f. AST (TGO);

g. ALT (TGP);

h. citologia oncótica papanicolau (mulheres);

i. PSA (homens acima de 50 anos);

j. mamografia (mulheres acima de 50 anos);

k. raios X de tórax PA e perfil;

l. pesquisa de sangue oculto nas fezes método imunocromatográfico (homens e mulheres, acima de 50 anos);

m. eletrocardiograma.

II - Atestados

a. cardiológico (levar eletrocardiograma);

b. oftalmológico;

c. psiquiátrico;

d. psicológico.

13.5 Os atestados indicados no item II, alíneas a , b e c do subitem anterior deverão ser emitidos por médicos das respectivas especialidades, em consulta com profissional de escolha do candidato habilitado e deverão estar em conformidade com os formulários específicos obtidos no link www.utfpr.edu.br/servidores/formsRH/exames.

13.6 O atestado psicológico, indicado no item II, alínea d do subitem 13.4, deverá ser emitido após avaliação psicológica realizada por profissional indicado pela UTFPR.

13.6.1 A avaliação psicológica consistirá na realização de entrevista individual, visando identificar se o candidato apresenta fatores impeditivos para o exercício do cargo.

13.7.1.1 São fatores impeditivos ao exercício do cargo as alterações patológicas em uma ou mais das seguintes funções psíquicas elementares: consciência, atenção, orientação, senso percepção, afetividade, memória, pensamento.

13.6.2 Nos casos em que o psicólogo julgar necessária avaliação mais aprofundada, poderão ser utilizados outros instrumentos de avaliação psicológica.

13.7 Os atestados citados no subitem 13.4, II deverão ter como resultado a expressão apto ou inapto para o exercício do cargo objeto de aprovação no concurso público.

13.8 Os exames e atestados descritos no subitem 13.4 deverão ser apresentados ao clínico geral indicado pela UTFPR em data a ser especificada pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos de cada Câmpus.

13.9 Não serão aceitos pedidos de remoção ou redistribuição e nem de alteração do regime de trabalho no período de três anos após o início do exercício, salvo por estrito interesse da Administração.

13.10 A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

13.11 Após o provimento das vagas, objeto deste Edital, as listas de candidatos remanescentes aprovados neste certame poderão ser utilizadas para eventuais nomeações, para posse e exercício, nos diversos Câmpus da UTFPR ou por outras Instituições Federais de Ensino.

13.12 Candidatos remanescentes, aprovados em certames realizados por outros Câmpus da UTFPR, poderão ser nomeados em vagas a serem providas em outro município onde exista Câmpus da UTFPR.

13.13 A UTFPR poderá fazer o aproveitamento de candidatos aprovados em certames realizados por outras Instituições Federais de Ensino.

13.14 As atividades serão desenvolvidas no Câmpus Toledo da UTFPR em qualquer de suas sedes.

14 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

a. O Concurso terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente.

b. A convocação dos candidatos habilitados para se manifestarem, em prazo determinado, sobre a aceitação ou não do cargo será feita através de correspondência registrada, não se responsabilizando a UTFPR pela mudança de endereço sem comunicação prévia, por escrito, por parte do candidato.

c. O candidato convocado terá 03 (três) dias úteis para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 03 (três) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) a documentação exigida para a sua nomeação.

d. O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para esse fim facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do Concurso.

e. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 19 de setembro de 2014.

Adelaide Strapasson
PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli
REITOR

ANEXO I

Área/Subárea

VG

CH

T

Requisitos

COMPUTAÇÃO / Desenvolvimento para Internet e Banco de Dados

01

DE

M/T

Graduação na área da Computação, com Mestrado em Computação.

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO / Sistemas Embarcados e de Tempo Real

01

DE

M/T

Graduação em Engenharia da área Elétrica ou em áreas afins, com Mestrado em Engenharia Elétrica ou em áreas afins.

ENGENHARIA CIVIL / Geotecnia

01

DE

M/T

Graduação em Engenharia Civil com Mestrado em Geotecnia ou em Engenharia Civil com ênfase em Geotécnica.

Legenda:

VG: nº de vagas
CH: carga horária (em horas-aula semanais)
T: turno (M: manhã; T: tarde; N: noite)
DE: Dedicação Exclusiva

Titulação

Dedicação Exclusiva (1)

Vencimento

Retribuição por Titulação

Total

Mestrado

R$ 3.804,29

R$ 1.931,98

R$ 5.736,27

Doutorado

R$ 3.804,29

R$ 4.540,35

R$ 8.344,64

1 O regime de Dedicação Exclusiva impede o exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada.

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 144,00

ANEXO II

ÁREA/SUBÁREA: COMPUTAÇÃO / Desenvolvimento para Internet e Banco de Dados

PROGRAMA

1. Comércio Eletrônico: projeto e arquitetura de lojas virtuais; sistemas de pagamento; e métricas.

2. Desenvolvimento Web: frameworks e helpers; e padrões (MVC e ORM).

3. Web Services: Arquitetura REST (Representational State Transfer); RESTful; troca de dados (XML e JSON); e servidores de aplicação.

4. Padrões de Projeto de Software aplicados no Desenvolvimento Web: padrões de criação, estruturais; e comportamentais.

5. Big Data: arquiteturas escaláveis; técnicas e ferramentas de ETL; e análise de dados.

6. Bancos de Dados não Convencionais para Aplicações Web: base de dados semiestruturadas e indexação por conteúdo; banco de dados não relacionais; e NoSQL.

7. Banco de Dados Relacionais: DML, DDL, SQL; e análise e otimização de consultas.

Observação: O ponto sorteado para a prova escrita será retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. 6. ed. atual. e ampl. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

BEIGHLEY, Lynn. Use a cabeça SQL!. 2ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.

BROGDEN, William B.; MINNICK, Chris. Desenvolvendo E-Commerce com JAVA, XML e JSP. São Paulo: Makron Books, 2002.

DARIE, Cristian; WATSON, Karli (Autor). Beginning ASP.NET 2.0 E-Commerce in C# 2005: from novice to professional. Berkeley: Apress, 2006.

DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Shamkant B. Sistemas de Banco de Dados. 6ª ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011.

ERL, Thomas. SOA: Princípios do Design de Serviço. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2008.

FREEMAN, Eric; FREEMAN, Elisabeth. Use a cabeça! padrões e projetos. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009.

GAMMA, Erich. Padrões de projeto: soluções reutilizáveis de software orientado a objetos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

JOSUTTIS, Nicolai M. SOA na Prática. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.

LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

MARZULLO, Fabio Perez. SOA na prática: inovando seu negócio por meio de soluções orientadas a serviços. São Paulo: Novatec, 2009.

MENDES, Douglas Rocha. Programação Java em ambiente distribuido: ênfase no mapeamento objeto-relacional com JPA, EJB e Hibernate. São Paulo: Novatec, 2011.

REDMOND, Eric; WILSON, Jim R.; CARTER, Jacquelyn. Seven databases in seven weeks: a guide to modern databases and the NoSQL movement. Dallas, Tex.: Pragmatic Bookshelf, 2012.

SCHMITZ, Daniel Pace. Criando sistemas RESTful com PHP e JQUERY: uma abordagem prática na criação de um sistema de vendas. São Paulo: Novatec, 2013.

SILBERSCHATZ, Abraham; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de Dados. 6ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

SOARES, Walace. Crie um site B2C business to consumer: com PHP 4 e MySQL. 2. ed. São Paulo: Érica, 2002.

TAN, Pang-Ning; STEINBACH, Michael; KUMAR, Vipin. Introdução ao Datamining: mineração de dados. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

ÁREA/SUBÁREA: ENGENHARIA CIVIL / Geotécnica

PROGRAMA

1. Origem, Formação, Classificação e Caracterização dos Solos e Rochas;

2. Permeabilidade e Percolação dos Solos;

3. Compressibilidade e Adensamento;

4. Resistência ao Cisalhamento dos Solos;

5. Empuxo, Obras de Contenção e Estabilidade de Taludes em Solos;

6. Métodos de Investigação do Subsolo;

7. Engenharia de Fundações;

8. Obras em Terra: Barragens e Aterros.

Observação: O ponto sorteado para a prova escrita deverá ser retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

ALONSO, U.R. Dimensionamento de fundações profundas. São Paulo: Edgard Blücher, 1989.

ALONSO, U.R. Previsão e controle de fundações. São Paulo: Edgard Blücher, 1991.

AOKI, Nº & ALONSO, U.R. Previsão e comprovação da carga admissível de estacas. São Carlos: EESC­USP, 1992.

CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica dos solos e suas aplicações. 6. ed. Vol 1, 2 e 3. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

CHIOSSI, Nivaldo José. Geologia para engenheiros. São Paulo. 1963.

DAS, Braja M. Fundamentos de engenharia geotécnica. 6. ed. São Paulo: Thomson, 2007.

HACHICH, W. et al. Fundações: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: PINI, 1998.

MACIEL FILHO, Carlos Leite. Introdução à geologia de engenharia. 2. ed. Brasília, 1997.

OLIVEIRA, A. M. dos S.; BRITO, S. Nº A. de. Geologia de Engenharia. São Paulo: Associação Brasileira de Geologia de Engenharia, 1998.

PINTO, C.S. Curso básico de mecânica dos solos. 3ª ed. São Paulo, SP: Oficina de Textos, 2006.

PRESS, F.; GROTZINGER, J.; SIEVER, R.; JORDAN, T. H. Para Entender a Terra. Bookman, 2006.

SCHNAID, F. Ensaios de campo e suas aplicações à engenharia de fundações. São Paulo, SP: Oficina de Textos, 2006

TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. 2 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

VARGAS, M. Introdução à mecânica dos solos. São Paulo: Mcgraw-Hill, 1977.

VELLOSO, D. A., LOPES, F. R. Fundações. Volume Completo. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

ÁREA/SUBÁREA: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO / Sistemas Embarcados e de Tempo Real

PROGRAMA

1. Arquitetura de Hardware para Sistemas Embarcados (SE): Processadores de alto desempenho para sistemas embarcados. Implementação de sistemas embarcados utilizando linguagens de descrição de hardware.

2. RTOS: arquitetura, algoritmos de escalonamento, tratamento de interrupções, gerência de memória, E/S, comunicação interprocessos e compartilhamento de recursos. Concorrência: especificação de concorrência. Programação concorrente. Sincronização. Semáforos. Regiões críticas.

3. Modelo de Máquina de Estados: FSM, FSMD, HCFSM, PSM. Exemplos em diagramas e codificação C.

4. Memória: ROM (EPROM, EEPRROM, Flash), RAM (SRAM, DRAM). Hierarquia de memória e cache. Considerações de desempenho e consumo de energia.

5. Periféricos (teclado, displays e conversor A/D). Protocolos e interfaces de comunicação (SPI, I2C, USART). Interrupções, Endereçamento E/S e DMA.

Observação: O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da Prova de Desempenho Didático

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

AXELSON, J. USB Complete. 4 Ed. Lakerevie Research, 2009.

BALL, S., Analog Interfacing to Embedded Microprocessors Systems: Real World Design. Newnes, 2 ed.,2003.

BALL, Stuart R. Embedded microprocessor systems: real world design. 3rd ed. New York, US: Newnes, 2002.

BERGER, A. Embedded Systems Design: An Introduction to Processes,Tools and Techniques. CMP Books, 2001.

CATSOULIS, John. Designing Embedded Hardware. 2. ed. O'Relly Media, 2005.

GANSSLE, J. Embedded Systems: World Class Designs. Newnes, 2 ed, 2007.

KOPETZ, Hermann. Real-time systems: design principles for distributed embedded applications. New York, USA: Springer, 2011.

LI, Qing; YAO, Caroline. Real-time concepts for embedded systems. San Francisco: CMP Books, 2003.

MARWEDEL, Peter. Embedded system design. 2nd. ed. London: Springer, 2011.

OLIVEIRA, André Schneider de; ANDRADE, Fernando Souza de. Sistemas embarcados: hardware e firmware na prática. São Paulo, SP: Érica, 2010.

FURBER, Steve. ARM System-on-chip Architecture. Addison-Wesley Professional, 2000.

TOSCANI, Simão S.; OLIVEIRA, Rômulo S. de; CARISSIMI, Alexandre S., Sistemas Operacionais e Programação Concorrente. Editora Sagra Luzzatto, 2004.

NOERGARD, Tammy. Embedded Systems Architecture. Newnes, 2005.

SOUZA, David José de. Desbravando o PIC. Editora Érica.

YAGHMOUR, Karim; MASTERS, Jon; BEN-YOUSSEF, Gilad; GERUM, Philippe. Construindo sistemas Linux embarcados. 2 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009.