UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR abre 2 vagas para Professor Assistente no campus de Guarapuava

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO - CPCP

CAMPUS GUARAPUAVA

EDITAL Nº 029/2012 - CPCP - GP - ABERTURA

Rua Presidente Zacarias de Góes, 875, Bloco M, 4ºAndar da UNICENTRO - Bairro Santa Cruz - Guarapuava - PR www.utfpr.edu.br/guarapuava

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DE CARGO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, NA CATEGORIA FUNCIONAL DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - CLASSE ASSISTENTE

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante a autorização expedida pelos Ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Educação contida no Decreto nº 7.485, de 18.05.2011, publicado no DOU de 19 subsequente, torno público que, no período de 28/05/12 a 26/06/2012, estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinado ao provimento de 2 (dois) cargos da Carreira do Magistério Superior, categoria funcional de Professor do Magistério Superior, "Classe Assistente", para atender a UTFPR, Campus Guarapuava, nas Áreas/Subáreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1 DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

1.1 A investidura do candidato no cargo está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil;

b) estar em gozo dos direitos políticos;

c) estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

d) ser portador de diploma de graduação reconhecido pelo MEC e de pós-graduação de curso credenciado pela CAPES exigidos para o cargo que irá concorrer, conforme Anexo I, com validade nacional;

e) possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo;

f) possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos;

g) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei nº 8.112/90;

h) não receber proventos de aposentadoria ou exercer cargo/emprego público que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal.

1.2 Os títulos de pós-graduação obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, estar revalidados no Brasil.

1.3 Os documentos comprobatórios dos requisitos fixados nos subitens precedentes deverão ser apresentados após a aprovação do candidato, por ocasião da convocação para assumir o cargo.

1.4 Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar que, no ato da investidura no cargo, satisfazia os requisitos constantes dos subitens 1.1 e 1.2.

2 DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 08 (oito) horas do dia 28/05/2012 às 20 (vinte) horas do dia 26/06/2012. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil, impreterivelmente até o dia 27/06/2012.

2.2 Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público, pois a taxa, uma vez paga, só será restituída em caso de revogação ou anulação plena do Concurso.

2.2.1 Caso o candidato não tenha acesso à Internet, poderá efetuar a inscrição no período de 28/05/2012 a 26/06/2012, nos dias úteis, no horário das 14 (quatorze) horas às 17 (dezessete) horas, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Guarapuava, sita na Rua Presidente Zacarias de Góes, 875 - Bloco M, 4º andar da UNICENTRO - Guarapuava - PR.

2.3 Caso ocorram problemas técnicos no servidor da Internet que atende a UTFPR, no último dia das inscrições, o prazo será prorrogado até as 17 (dezessete) horas do dia 27/06/2012. A UTFPR não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

2.4 A partir do dia 06/07/2012 o candidato deverá consultar, na página de internet do concurso, em www.utfpr.edu.br, no link "Consultar Inscrição", se foi confirmado o pagamento de sua inscrição, bem como o ensalamento (local das provas).

2.5 É vedada a inscrição condicional ou por correspondência.

2.6 A inscrição implica em compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as condições estabelecidas para a realização do Concurso, dentre elas as constantes do presente Edital.

2.7 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto Nº 6.593, de 02/10/2008.

2.7.1. O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável de 28/05/2012 a 06/06/2012, procedendo da seguinte forma:

a) Preencher todos os campos obrigatórios no formulário de inscrição;

b) Marcar a opção sim no campo referente à isenção da taxa de inscrição do formulário de inscrição;

c) Inserir o número de identificação social (NIS) no campo indicado no formulário;

d) Conferir os dados e imprimir o boleto gerado no momento da inscrição, guardando-o como comprovante de inscrição, nele observando o respectivo código de acesso e o número do protocolo de inscrição para uso futuro.

2.7.2. Serão desconsiderados os pedidos de isenção, na forma do item anterior, quando:

a) O campo NIS tenha sido deixado vazio no formulário de inscrição;

b) O NIS indicado seja inválido ou inexistente;

c) O NIS não seja correspondente ao nome e CPF do candidato que solicita a inscrição.

d) Preencher corretamente o número do NIS, porém, deixar de assinalar a opção Sim no campo referente à isenção da taxa de inscrição;

e) A inscrição tiver sido feita fora do prazo estabelecido no item 2.7.1.

2.7.3. A Comissão Permanente de Concurso Público não receberá pedidos de correção, alteração ou inserção de dados após a efetivação do pedido de inscrição. Caso necessite, o candidato deverá inutilizar o boleto e código de acesso e fazer uma nova inscrição, observado o disposto no subitem 2.1.

2.7.4. A simples solicitação não garante ao interessado a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

2.7.5. Após o encerramento do prazo estabelecido no item 2.7.1, a Comissão Permanente de Concurso Público analisará as solicitações de isenção que se enquadrem nos termos dos subitens anteriores, submetendo os dados ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que, com base nas informações cadastradas pelo candidato no CADÚNICO, indicará se o candidato preenche ou não os requisitos para a concessão da isenção da taxa de inscrição.

2.7.6. Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos pelo MDS serão divulgados no dia 20/06/2012, até às 18h, no endereço eletrônico do concurso (www.utfpr.edu.br), onde constará o número da inscrição dos candidatos requerentes, classificados em uma lista de pedidos deferidos e outra de indeferidos.

2.7.7. O candidato cuja solicitação de isenção tiver sido indeferida poderá efetivar sua inscrição no concurso até o dia 26/06/2012, efetuando o pagamento da taxa conforme o previsto no item 2.1.

2.7.8. Não caberá recurso contra o indeferimento do pedido de isenção.

2.8 No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, optar somente por uma única Área/Subárea.

3 DAS PROVAS

3.1 O Concurso constará das seguintes provas:

a) Escrita, com leitura pública;

b) De Desempenho Didático;

c) De Títulos.

3.2 As Provas Escrita, com leitura pública e de Desempenho Didático terão caráter eliminatório, sendo que a de Títulos terá caráter classificatório, e serão realizadas na UNICENTRO - Campus Santa Cruz, sita a Rua Presidente Zacarias de Góes, 875, Santa Cruz, Guarapuava - PR.

3.3 Em todas as atividades programadas para o Concurso, os candidatos deverão apresentar-se com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munidos de documento oficial de identidade, comprovante de inscrição, caneta esferográfica de tinta azul, tonalidade escura, ou preta, ponta média, e outros materiais previstos pela Banca Examinadora e constantes do programa da Área/Subárea, se for o caso.

3.3.1 A ausência do candidato a qualquer etapa eliminatória do concurso implicará a sua exclusão do certame.

3.4 Não será permitida a entrada do candidato no local das provas, após o horário estabelecido.

3.5 Durante as provas, não será permitido consulta a livros, revistas, folhetos e anotações, bem como o uso de calculadora, celulares, computadores ou outros instrumentos, exceto se previstos pela Banca Examinadora, no respectivo programa.

3.6 Não haverá, sob qualquer justificativa, segunda chamada para as provas.

4 DA PROVA ESCRITA

4.1 A Prova Escrita será dissertativa, sobre tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõem o Programa, que estará disponível no Anexo II deste Edital.

4.1.1. A Prova Escrita avaliará o candidato quanto à:

a) Capacidade analítica e crítica do tema, com pontuação até 30 pontos;

b) Complexidade e acuidade dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 25 pontos;

c) Articulação e contextualização dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 20 pontos;

d) Clareza no desenvolvimento das ideias e conceitos, com pontuação até 15 pontos;

e) Forma (uso correto da Língua Portuguesa), com pontuação até 10 pontos.

4.1.2. Nos casos de fuga ao tema ou ausência de texto, o candidato receberá nota zero na prova escrita.

4.2 A prova escrita será realizada no dia 10/07/2012, às 9 (nove) horas, com sorteio do ponto às 8 (oito) horas, no local constante do ensalamento a ser divulgado conforme o item 2.4, sendo facultada a presença do candidato no sorteio.

4.2.1. Os portões serão fechados às 8 (oito) horas e 45 (quarenta e cinco) minutos.

4.3 Após o sorteio do ponto, o candidato terá uma hora livre para consulta bibliográfica; transcorrido esse prazo, terá início a prova, com duração máxima de 03 (três) horas.

4.4 O candidato deverá se identificar apenas na Ficha de Identificação, constante na Folha de Rosto da Prova Escrita. Em havendo quaisquer outras marcas no caderno de Provas, isto implicará na sua eliminação do Concurso Público.

4.5 No dia 10/07/2012, às 13 horas e 30 minutos, cada candidato, por ordem alfabética, procederá à leitura de sua prova escrita original, em sessão pública.

4.5.1. A banca acompanhará a leitura, e, ao seu final, recolherá a prova original.

4.5.2. Durante a leitura, não poderá ocorrer nenhuma correção ou acréscimo no que foi anteriormente redigido pelos candidatos.

4.5.3. Cada candidato será chamado por ordem alfabética; o não comparecimento no horário e local estabelecidos para a leitura das provas implicará a eliminação automática do candidato faltoso.

4.6 Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota mínima igual a 50 (cinquenta) pontos, sendo o resultado divulgado em ordem alfabética.

5 DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

5.1 Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido nota mínima exigida para a aprovação na Prova Escrita, previsto no subitem 4.7, em ordem alfabética.

5.2 Todos os candidatos que obtiveram a mesma nota do último classificado na Prova Escrita serão também convocados para realizar a Prova de Desempenho Didático.

5.3 A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula perante a Banca Examinadora de, no máximo, 30 (trinta) minutos, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente. O tema será sorteado dentre os pontos constantes do programa, excluindo-se o ponto sorteado para a prova escrita.

5.4 A prova de Desempenho Didático será realizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Guarapuava no dia 11/07/2012. O horário será definido de acordo com o encerramento da sessão de leitura pública correspondente a cada Área/Subárea, sendo que o sorteio do ponto ocorrerá imediatamente após a leitura pública da prova escrita.

5.4.1. A Prova de Desempenho Didático iniciará 24 (vinte e quatro) horas após o sorteio do ponto.

5.4.2. A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa e o ponto sorteado poderá ser verificado no site www.utfpr.edu.br/guarapuava.

5.5 Os recursos didáticos de que o candidato pretenda fazer uso durante a prova, com exceção de quadro, giz, caneta e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

5.6 Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora 01 (uma) via do Curriculum Vitae, padrão Lattes, em que conste a comprovação a que alude o subitem 6.1 e cópia dos diplomas de graduação e pós-graduação e; um Plano de Aula em três vias idênticas, contendo:

a) Identificação do tema;

b) Identificação dos pré-requisitos;

c) Objetivos;

d) Desenvolvimento do tema;

e) Metodologia de avaliação;

 f) Bibliografia

5.7 A prova de desempenho didático ocorrerá em sessão pública e haverá gravação em meio eletrônico de vídeo e áudio.

5.8 O candidato poderá ser arguido pela Banca Examinadora sobre o seu Curriculum Vitae, em seguida à prova de desempenho didático.

6 DA PROVA DE TÍTULOS

6.1 Para efeito da Prova de Títulos, somente serão considerados:

a) Grau de Doutor ou Título de Livre Docente;

b) Publicação de livros, trabalhos ou artigos em anais de congressos e em revistas técnicas de circulação nacional e/ou internacional, bem como referências bibliográficas e citações em livros, trabalhos ou artigos na área a que o candidato irá concorrer;

c) Relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos como, por exemplo: CNPq, CAPES, FINEP, etc., com cópias das cartas de aprovação, bem como do comprovante de conclusão, se for o caso;

d) Patentes, orientação de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, anexando cópia da capa, do resumo e da página que contém a assinatura da banca examinadora;

e) Participação em bancas examinadoras de dissertação de mestrado e de tese de doutorado;

f) Comprovante de tempo de exercício de magistério no ensino médio/técnico ou superior;

g) Comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área do Concurso.

7 DA AVALIAÇÃO

7.1 Para cada Área/Subárea, será constituída uma Banca Examinadora, encarregada da elaboração, aplicação e avaliação das provas, composta de um mínimo de 03 (três) membros designados pelo Reitor da UTFPR.

7.2 As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

7.3 Na avaliação dos títulos, serão atribuídos os seguintes valores:

a) Grau de Doutor ou Livre Docente - 50 (cinquenta) pontos.

b) Publicação de livros, trabalhos ou artigos em Anais de congressos e em revistas técnicas de circulação nacional e/ou internacional, na área a que concorre, e patentes, até o limite de 15 pontos:

1. Livro: 6 (seis) pontos por livro;

2. Editor ou organizador de livro publicado: 4 (quatro) pontos por livro;

3. Tradução de livro: 4 (quatro) pontos por livro;

4. Capítulo de livro: 2 (dois) pontos por capítulo;

5. Tradução de capítulo de livro: 2(dois)pontos por capítulo;

6. Trabalhos em periódicos: 2(dois) pontos por trabalho;

7. Publicação em sítio eletrônico especializado com ISSN: 1(um) ponto por publicação;

8. Trabalhos completos em congressos internacionais: 1 ponto por trabalho;

9. Trabalhos completos em congressos nacionais: 0,6 ponto por trabalho; 10.Trabalhos resumidos em congressos internacionais: 0,4 ponto por trabalho; 11.Trabalhos resumidos em congressos nacionais: 0,2 ponto por trabalho;

c) Relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos: 01 ponto por projeto até o limite de 5 pontos.

d) Patentes devidamente registradas, orientação, co-orientação de dissertações e teses, até o limite de 10 pontos:

1. Patente: 2,5 pontos cada;

2. Orientação: 1 ponto por orientando de mestrado;

3. Co-orientação: 0,5 ponto por orientando de mestrado;

4. Orientação: 2 pontos por orientando de doutorado;

5. Co-orientação: 1 ponto por orientando de doutorado;

e) Participação em bancas examinadoras: 1 ponto por banca, até o limite de 5 pontos; f)Comprovante de tempo de exercício de magistério: 1 ponto por ano, até o limite de 10 pontos.

g) Comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área a que concorre: 1 ponto por ano, até o limite de 5 pontos.

7.4 Para fins de pontuação de que trata o subitem 7.3, alínea "b", itens 6 a 11, somente serão considerados os trabalhos produzidos nos últimos 05 anos, a contar de 2007.

8 DA APROVAÇÃO

8.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja média aritmética entre as notas da Prova Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 60 (sessenta) e que a nota em cada uma dessas provas não seja inferior a 50 (cinquenta) pontos.

9 DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

9.1 Para obtenção da classificação final dos candidatos aprovados, utilizar-se-á a média ponderada, atribuindo-se peso 4 (quatro) à Prova Escrita, peso 4 (quatro) à Prova de Desempenho Didático, e peso 2 (dois) à Prova de Títulos.

9.2 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terão preferência àquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei Nº 10.741/2003. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

1º) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático; 2Q) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

3º) obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos;

4º) for o mais idoso.

10 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

10.1 O resultado de cada etapa e o resultado final do Concurso será divulgado pela Comissão Permanente de Concurso Público, em Edital afixado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, Campus Guarapuava da UTFPR, e disponibilizado pela Internet no endereço eletrônico do concurso em www.utfpr.edu.br.

10.2 A Banca Examinadora deverá dar vista da Prova Escrita, das pontuações obtidas na prova didática e na apreciação de títulos, mediante solicitação do candidato, por escrito, após a divulgação do resultado do concurso. O prazo para solicitação de vista da Prova Escrita será concomitante ao prazo destinado à interposição de recurso conforme estabelecido no subitem 10.3.

10.3 Será admitido recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento dirigido à Comissão Permanente de Concurso Público desta Instituição e protocolado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus Guarapuava da UTFPR, sita à Rua Presidente Zacarias de Góes, 875 - Bairro Santa Cruz - UNICENTRO - Bloco M - 4ºAndar - Guarapuava - PR, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a partir da publicação do resultado de cada etapa.

10.4 Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

10.5 Os recursos serão apreciados pela Comissão Permanente de Concurso Público e decididos pelo Reitor no prazo 07 (sete) dias úteis. O resultado estará à disposição dos interessados na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - Campus Guarapuava.

10.6 O resultado do Concurso Público, uma vez homologado pelo Reitor, será publicado no Diário Oficial da União, através de Edital constando a relação dos candidatos aprovados no certame, de acordo com a ordem decrescente de classificação, constituindo-se o único documento capaz de comprovar a habilitação do candidato.

11 DO PROVIMENTO DOS CARGOS E DO APROVEITAMENTO DOS CANDIDATOS HABILITADOS

11.1 O provimento do cargo dar-se-á no nível inicial da Classe Assistente, da carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596/87 e ulteriores modificações, no regime de trabalho de Dedicação Exclusiva, com a remuneração correspondente e definida em Lei, no Regime Jurídico de que trata a Lei nº 8.112/90 ou em outro que venha a substituí-lo.

11.1.1 São atribuições gerais do cargo a docência e a participação nas atividades de graduação, pesquisa, extensão, assistência e administração da UTFPR.

11.2 Os candidatos habilitados serão nomeados rigorosamente de acordo com a classificação obtida, considerada a vaga existente ou outras que venham a existir na carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei 7.596/87 e suas ulteriores modificações, na área do Concurso e/ou em outras correlatas, do Quadro de Pessoal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Guarapuava, devendo ministrar aulas em todos os níveis de ensino da UTFPR.

11.2.1 Além da Área/Subárea para a qual foi nomeado, o candidato deverá, eventualmente, assumir aulas de Área/Subárea correlata, desde que possua qualificação para isso.

11.3 A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou, mas apenas a expectativa de nele ser investido. A UTFPR reserva-se o direito de chamar os habilitados na medida das necessidades da Administração.

11.4 O candidato habilitado que lograr classificação e for convocado para assumir o cargo somente será nomeado se obtiver parecer favorável em exame de aptidão, composto de parecer cardiológico, oftalmológico e psiquiátrico, emitidos por médicos de sua preferência, e psicológico e clínico geral, na forma dos subitens 11.4.1 e 11.4.2.

11.4.1 No dia marcado para a consulta com o clínico geral indicado pela UTFPR, o candidato habilitado deverá apresentar, além dos pareceres indicados no subitem anterior, os seguintes exames/ avaliações:

a) hemograma completo;

b) glicemia;

c) urina tipo 1 (EAS);

d) creatinina;

e) colesterol total e triglicérides (lipidograma);

f) AST (TGO);

g) ALT (TGP);

h) citologia oncótica - papanicolau (mulheres);

i) PSA (homens acima de 50 anos);

j) mamografia (mulheres acima de 50 anos);

k) raios-X de tórax PA e perfil;

l) pesquisa de sangue oculto nas fezes - método imunocromatográfico (homens e mulheres, acima de 50 anos);

m) eletrocardiograma, com parecer do especialista;

n) avaliação oftalmológica, com parecer do especialista;

o) avaliação psiquiátrica, com parecer do especialista;

p) avaliação psicológica.

11.4.2 A avaliação psicológica, a ser feita por profissional indicado pela UTFPR, em conjunto com os demais exames de aptidão, possui caráter eliminatório e consistirá na realização de entrevista individual, visando identificar se o candidato possui perfil adequado ao exercício das atividades inerentes ao cargo. Nos casos em que o profissional psicólogo julgar necessária avaliação mais aprofundada, poderão ser aplicados testes psicológicos individualizados, cuja avaliação será "apto" ou "inapto" para a ocupação do cargo.

11.5 O provimento do cargo fica condicionado à apresentação de todos os documentos originais comprobatórios dos requisitos relacionados nos subitens 1.1 e 1.2.

11.6 No período de três anos, após o início do exercício, não serão aceitos pedidos de remoção ou redistribuição e nem de alteração do regime de trabalho, salvo nos casos de estrito interesse da Administração.

11.7 A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

12 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 O Concurso terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente.

12.2 A convocação dos candidatos habilitados para se manifestarem, em prazo determinado, sobre a aceitação ou não do cargo, será feita através de correspondência registrada, não se responsabilizando a UTFPR pela mudança de endereço sem comunicação prévia, por escrito, por parte do candidato.

12.3 O candidato convocado terá 03 (três) dias úteis para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 10 (dez) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua nomeação, inclusive os exames médicos de que trata o item 11.4 e subitens.

12.4 O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para esse fim facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do Concurso.

12.5 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 25 de maio de 2012.

ADELAIDE STRAPASSON
PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli
REITOR

ANEXO I

Área/Subárea

VG

CH

T

PDD

Requisitos

Computação/Desenvolvimento Web

01

DE

T/N

06

Graduado na área de Computação, com Mestrado na área de Computação.

Mecânica/Vibrações e Mecanismos

01

DE

M/T

06

Graduado em Engenharia Mecânica, com Mestrado em Engenharia Mecânica ou em áreas afins.

Legenda: VG - nº. de vagas; CH - carga horária; T: turno (M: manhã; T: Tarde; N: Noite); PDD - nº de candidatos classificados para a Prova de Desempenho Didático

REMUNERAÇÃO

Titulação

Dedicação Exclusiva (DE) *

Vencimento Básico

RT 1

Total

Mestrado

3.181,04

1.656,62

4.837,66

Doutorado

3.553,46

4.073,56

7.627,02

¹ RT = Retribuição por Titulação

* O regime de trabalho de Dedicação Exclusiva impede o exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada.

TAXA DE INSCRIÇÃO - R$ 120,00

ANEXO II

Área/Subárea: Computação/Desenvolvimento Web

Cargo: Professor de Magistério Superior - Classe Assistente

Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. Plataforma Java: características da linguagem, implementação dos conceitos de orientação a objetos em Java, implementação de sistemas desktop e Web, conexão com banco de dados, comunicação em rede, framework collections, programação genérica.

2. Padrões de projetos: conceitos, categoria de padrões, aplicações e suas implementações em linguagem Java.

3. Arquitetura orientada a serviços (SOA): características, conceitos de serviços web, protocolos, serviços de busca, segurança, orquestração de serviços.

4. Metodologias ágeis no desenvolvimento Web.

5. Linguagens para programação cliente/servidor: Servlet e Java Server Pages, Javascript e Ajax, características da linguagem com aplicações e exemplos.

6. Linguagem de programação PHP: características, tipos de dados, operadores e expressões, instruções (atribuição, seleção, repetição), funções básicas. Integração com Banco de Dados. Cookies e Sessões. Frameworks para desenvolvimento Web. Noções de segurança em PHP.

7. Frameworks de desenvolvimento Java para Internet: Struts1 e Struts 2, Java Server Faces, utilização de Hibernate com Java Persistence API.

8. Interfaces ricas para web: conceitos, tecnologias, utilização de ferramentas para desenvolvimento, integração da camada de apresentação com aplicações Java.

O programa é o mesmo para a Prova Escrita e para Prova de Desempenho Didático. O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da Prova de Desempenho Didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

BASHAM, Bryan; SIERRA, Kathy; BATES, Bert. Use a cabeça!: Servlets & JSP. Rio de Janeiro: Alta Books, 2005.

COHN, Mike. Desenvolvimento de Software Com Scrum - Aplicando Métodos Ágeis Com Sucesso. Bookman, 2011.

DEITEL, Paul; DEITEL, Harvey. Java como programar. 8ª ed. Pearson Education, 2010.

FREEMAN, Eric; FREEMAN, Elisabeth. Use a Cabeça! Padrões de Projetos. Rio de Janeiro:Alta Books, 2009.

GONÇALVES, Edson. Desenvolvendo aplicações web com JSP, Servlets, Javaserver faces, Hibernate, EJB 3 persistence e AJAX. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2007.

HENDRICKS, Mack (Et al.) Profissional Java Web Services. Rio de Janeiro: Alta Books, 2002.

JOSUTTIS, Nicolai M. SOA na Prática. Alta Books, 2008.

MCLAUGHLIN, Brett. Use a cabeça! Ajax. Rio de Janeiro: Alta Books, 2006.

MORRISON, Michael. Use a cabeça! JavaScript. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2008.

NIEDERAUER, Juliano. Web Interativa com Ajax e PHP. São Paulo: Novatec, 2007.

SANTOS, Rui Rossi dos. Java na Web: programando sites dinâmicos. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2007.

TAPPER, Jeff. et all. Adobe flex 3 treinamento direto da fonte. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009.

WELLING, Luke; THOMSON, Laura. PHP e MySQL: desenvolvimento Web. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

ANEXO II

Área/Subárea: Mecânica/Vibrações e Mecanismos

Cargo: Professor de Magistério Superior - Classe Assistente

Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. Modelos matemáticos para análise de vibrações; graus de liberdade.

2. Dinâmica estrutural em sistemas discretos e em sistemas contínuos.

3. Frequências naturais, ressonância e velocidades críticas de eixos.

4. Vibrações livres não amortecidas e amortecidas.

5. Vibrações forçadas.

6. Manutenção Preditiva por análise de vibrações.

7. Mecanismos articulados e Cames.

8. Vibrações livres e forçadas em sistemas com um grau de liberdade.

9. Vibrações de sistemas com vários graus de liberdade.

10. Modelagem e simulação de sistemas mecânicos.

O programa é o mesmo para a Prova Escrita e para Prova de Desempenho Didático. O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da Prova de Desempenho Didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

ALMEIDA, Marcio Tadeu de. Vibrações Mecânicas para Engenheiros - 2ª ed. São Paulo, Edgard Blücher, 1990.

FAIRES, Virgil Moring. Elementos orgânicos de máquinas. Rio de Janeiro 2. ed. Ao Livro Técnico, 1971.

GERE, J. M. Mecânica dos Materiais, São Paulo: CENGAGE, 2003.

LEE, K. Principles of CAD/CAM/CAE Systems , Addison Wesley, 1999.

MAGRAB, E. B.; BALACHANDRAN, B. Vibrações Mecânicas, São Paulo: CENGAGE, 2011.

MABIE, H.H.; OCVIRK, F.W. Mecanismo e Dinâmica das Máquinas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1980.

POPOV, Egor Paul. Introdução à mecânica dos sólidos. São Paulo: Edgard Blücher, 1990.

PRODONOFF, Victor. Vibrações Mecânicas: Simulação e Análise. Rio de Janeiro, Maity 1990.

RAO, S.S. Mechanical Vibrations, Fourth edition. Prentice Hall, 2003.

SHAMES, Irving Herman. Introdução à mecânica dos sólidos. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1983.

SHIGLEY, Joseph Edward; UICKER JR., John Joseph. Theory of machines and mechanisms - 2nd ed. New York: McGraw-Hill, 1995.Comissão Permanente de Concurso Público - CPCP Página 27 de 34

SHIGLEY, J.E. Cinemática dos Mecanismos. São Paulo. Edgard Blücher, 1970.

SHIGLEY, Joseph Edward; MISCHKE, Charles R.; BUDYNAS, Richard G. Projeto de engenharia mecânica - 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SOTELO Jr, José; FRANÇA, Luiz Novaes Ferreira. Introdução às Vibrações Mecânicas. São Paulo, Edgard Blücher, 2006.

TIMOSHENKO, Stephen; GERE, James M. Mecânica dos sólidos. Rio de Janeiro.LTC, c1994-1998.

UNCKER Jr, John Joseph; PENNOCK, G. R.; SHIGLEY, Joseph Edward. Theory of machines and mechanisms - 3rd ed. New York: Oxford University Press, 2003.