UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá - MG

Notícia:   UNIFEI - MG oferece 54 vagas para Técnicos Administrativos

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

REITORIA

EDITAL Nº 102/2009 (*) RETIFICADO

O Reitor da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, no uso de suas atribuições e nos termos da Portaria MP 286 de 02/09/2008, publicada no DOU de 03/09/2008, prorrogada pela Portaria MP 36 de 26/02/2009, publicada no DOU de 27/02/2009, da Portaria MEC nº 1226, de 06/10/2008, publicada no DOU de 07/10/2008, torna público a realização de concurso publico destinado a selecionar candidatos para provimento de vagas de Cargos Técnico-Administrativos em Educação, sob o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Federais, de acordo com a Lei no 8.112/1990 e regulamentações pertinentes, nas vagas conforme quadro do Item 2, nos termos do presente Edital (Processo no 23088.000654/2009-62)

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Concurso Público será regido por este Edital e executado pela COPS/UNIFEI.

1.2 O concurso destina-se a selecionar candidatos para provimento no quadro de pessoal da Universidade Federal de Itajubá, nos Campus de Itajubá (MG) e Itabira (MG), das vagas autorizadas pela Portaria MP 286/2008 e Portaria MEC 1226/2008, acrescidas daquelas que vierem a ser autorizadas pelos citados órgãos durante sua validade, inclusive sua prorrogação.

2. DA ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS E VAGAS

2.1 Os cargos, as vagas, a carga horária semanal e a escolaridade exigida são os seguintes:

Cargos de Nível de Classificação "E"

Vagas

Carga Horária

Escolaridade Exigida

Campus Itajubá

Campus Itabira

Engenheiro em segurança do trabalho

1

-

40

Curso Superior em Engenharia com Especialização em Segurança do Trabalho

Engenheiro-Eletricista

1

-

40

Curso Superior na área

Físico

1

-

40

Curso Superior na área

Médico-Perito

1

-

20

Curso Superior em Medicina

Produtor Cultural

1

-

40

Curso Superior em Comunicação Social

Psicólogo-Clínico

1

-

40

Curso Superior em Psicologia

Químico

1

-

40

Curso Superior na área

Relações Públicas

1

-

40

Curso Superior em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas

Técnico Desportivo

2

-

40

Curso Superior em Educação Física.

Técnico em Assuntos Educacionais

1

-

40

Curso Superior em Pedagogia ou Licenciaturas.

Secretário Executivo

3

-

40

Curso Superior em Letras ou Secretário Executivo Bilingue

Tecnólogo em Cooperativismo

1

-

40

Curso Superior em Administração ou Gestão de Cooperativas

 

Cargos de Nível de Classificação "D"

Vagas

Carga Horária

Escolaridade Exigida

Campus Itajubá

Campus Itabira

Técnico de Laboratório-Mecatrônica

1

1(*)

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Laboratório-Edificação

1

-

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Laboratório-Química

3

-

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Laboratório-Metalurgia

1

1(*)

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Laboratório-Agrimensura

1

1

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Laboratório-Instrumentação

1

-

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico em Segurança do Trabalho

1

-

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Laboratório-Eletrônica

1

2

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Laboratório-Eletrotécnica

1

2

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Laboratório-Informática

2

3(*)

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Hidrologia

1

-

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Meteorologia

2

-

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Tecnologia da Informação

4

-

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Laboratório-Controle Ambiental

-

1

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Laboratório-Fabricação Mecânica

-

2

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Laboratório-Segurança do Trabalho

-

1

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Laboratório-Geoprocessamento

-

1

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Laboratório-Instrumento Musical

-

1

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

Técnico de Laboratório-Mecânica

-

3

40

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo + Curso Técnico na área

2.2 A remuneração inicial é a equivalente ao vencimento básico dos respectivos cargos, conforme previsto na Lei nº 11.784/2008. Nível Classificação E, Nível Capacitação I, Padrão de vencimento 1 - R$1.747,83. Nível Classificação D, Nível Capacitação I, Padrão de vencimento 1 - R$1.364,53.

2.3 Os conteúdos programáticos do presente Concurso estarão disponíveis no endereço eletrônico: www.cops.unifei.edu.br.

2.4 No momento da investidura no cargo, para os cargos em que for exigido o registro no Conselho de Classe, o candidato deverá comprovar o respectivo registro no Conselho competente, bem como estar inteiramente quite com as demais exigências legais do órgão fiscalizador e demais exigências de habilitação para o exercício do cargo.

2.5 A não apresentação da documentação citada no item 2.4, implicará no impedimento de posse do candidato aprovado.

3. PRERROGATIVAS DADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

3.1 Às pessoas portadoras de deficiência, que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas pelo inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, de 5/10/1988, e do artigo 3º do Decreto nº 3.298/1999 e alterações posteriores, que regulamenta a Lei nº 7.853/1989, é assegurado o direito de inscrição para os cargos oferecidos neste Edital, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições do cargo em provimento.

3.2 Considera-se pessoa portadora de deficiência aquela que se enquadra nas categorias discriminadas no Decreto n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e no Decreto n° 5.296, de 02 de dezembro de 2004.

3.3 No ato de inscrição, o candidato portador de deficiência poderá requerer condições diferenciadas para a realização das provas, encaminhando o laudo médico e o formulário específico (disponível em: www.cops.unifei.edu.br) durante o período de inscrição. O atendimento às condições diferenciadas solicitadas ficará sujeito à análise e razoabilidade do pedido.

3.4 Os candidatos que não atenderem aos dispositivos mencionados no item 3.3 não serão considerados portadores de deficiência e não terão provas especiais preparadas ou condições diferenciadas para a sua realização.

3.5 O candidato que se declarar portador de deficiência participará do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que diz respeito ao conteúdo das provas, à avaliação das provas e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida.

3.6 Após a nomeação ao cargo, a deficiência não poderá ser arguida para justificar a concessão de aposentadoria.

3.7 Por medida de segurança, as provas dos candidatos portadores de deficiência poderão ser gravadas ou filmadas.

3.8 Ao ser convocada para investidura no cargo, a pessoa portadora de deficiência deverá submeter-se a avaliação médica, com o objetivo de ser verificada a compatibilidade ou não da deficiência de que é portadora com o exercício do cargo que pretende ocupar. Essa avaliação será realizada por equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Itajubá ou por ela credenciada, antes da data da nomeação do candidato.

4. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS São os seguintes os requisitos para a investidura nos cargos a que se refere o presente Concurso:

a) Ter sido aprovado neste concurso público.

b) Não acumular cargos, empregos e funções públicas, exceto aqueles permitidos no art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal, com nova redação dada pela Emenda Constitucional nº 34/2001, assegurada a hipótese de opção nos termos da lei, dentro do prazo para a posse, determinado no § 1º do art. 13 da Lei 8.112/90.

c) ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo parágrafo 1o do art. 12, da Constituição Federal;

d) para os cargos em que for exigido registro no Conselho de Classe, apresentar original e fotocópia do registro;

e) atender às exigências do art. 5º da Lei nº 8.112/90; a saber:

I - a nacionalidade brasileira;

II - o gozo dos direitos políticos;

III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

V - a idade mínima de dezoito anos;

VI - aptidão física e mental.

f) não ter sofrido, no exercício da Função Pública, penalidade incompatível com a investidura em Cargo Público Federal, prevista no art. 137, parágrafo único da Lei nº 8.112/1990, bem como não ter sido penalizado, nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente.

5. DA INSCRIÇÃO

5.1 A inscrição deverá ser feita exclusivamente via Internet, no período entre os dias 1 de junho e 30 de junho de 2009, mediante o preenchimento e transmissão dos dados da ficha de inscrição, no endereço eletrônico: www.cops.unifei.edu.br.

5.2 O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 70,00 para os cargos de Nível de Classificação "E" e de R$ 50,00 para os cargos de Nível de Classificação "D", deverá ser feito até o dia 30 de junho de 2009, mediante uso do boleto gerado no ato da inscrição.

5.3 A inscrição somente será confirmada após a identificação eletrônica do pagamento da taxa. O simples agendamento do pagamento no banco não é suficiente para efetivação da inscrição.

5.4 A confirmação da inscrição estará à disposição, via Internet, à medida que for processada. Caso o nome não apareça nas listagens até 03 de Julho de 2009, o candidato deverá entrar em contato com a COPS/UNIFEI, por meio do telefone (35) 3629-1415.

5.5 A distribuição das salas estará disponível, via Internet, até o dia 15 de Julho de 2009.

5.6 No ato da inscrição, o candidato deverá optar por um único cargo. Não será aceito qualquer pedido de alteração de cargo para o qual o candidato se inscreveu.

5.7 Ao se inscrever, o candidato assume total responsabilidade pelas informações prestadas no formulário de inscrição, arcando com as conseqüências de eventuais erros de preenchimento.

5.8 Não haverá isenção nem redução do valor da taxa de inscrição. Não serão devolvidos valores referentes à taxa de inscrição.

5.9 Ao se inscrever, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste Edital, não podendo delas alegar desconhecimento.

5.10 A UNIFEI não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivo de falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

6. DAS PROVAS

6.1 O Concurso consistirá de uma única prova de caráter eliminatório e classificatório.

6.2 O Concurso consistirá de uma única etapa com prova objetiva composta de 50 questões, abrangendo os conteúdos de Português (12 questões), Legislação (8 questões) e Conhecimentos Específicos (30 questões). Cada uma das questões valerá 2,0 pontos, totalizando a prova 100 pontos.

6.3 Para o cargo de Secretário Executivo, a prova objetiva será composta de 50 questões, abrangendo os conteúdos de Português (12 questões), Legislação (8 questões), Conhecimentos Específicos (24 questões) e Inglês (6 questões).

6.4 As provas serão realizadas no dia 30 de agosto de 2009, com início às 14 horas e duração de quatro horas, nos municípios de Itajubá/MG e Itabira/MG, com opção no ato da inscrição. Os endereços dos locais de aplicação das provas serão divulgados até o dia 10/07/2009. (*)

6.5 A ausência do candidato, por qualquer motivo, tais como doença e atraso, implicará sua eliminação do Concurso Público.

6.6 O candidato deverá chegar ao local das provas com pelo menos 30 minutos de antecedência, munido de documento de identidade original, caneta esferográfica preta, lápis e borracha.

6.7 É proibido o uso de réguas, bonés, calculadoras, dispositivos eletrônicos, relógios-calculadoras e similares, bem como telefones celulares.

6.8 O local das provas será aberto 30 minutos antes e fechado exatamente no horário estabelecido para o início da prova. 4

6.9 É vedada a entrada de retardatários, não importando o motivo do atraso.

6.10 No caso de dúvidas, o candidato deverá procurar o coordenador de aplicação das provas no local.

6.11 Nas provas objetivas, haverá, para cada candidato, um caderno de prova e um cartão-resposta identificado e numerado adequadamente.

6.12 As provas objetivas serão constituídas de questões de múltipla escolha, com quatro alternativas (a, b, c, d), das quais apenas uma deve ser assinalada.

6.13 As respostas às questões objetivas deverão ser transcritas no cartão-resposta com caneta esferográfica de tinta preta, devendo o candidato assinalar uma única resposta para cada questão.

6.14 O candidato assume plena e total responsabilidade pelo correto preenchimento do cartão- resposta e pela sua integridade. Não haverá substituição desse cartão, salvo em caso de defeito em sua impressão.

6.15 Não será permitido ao candidato, durante a realização das provas, ausentar-se do recinto, a não ser em casos especiais e acompanhado de membro componente da equipe de aplicação do Concurso Público.

6.16 O candidato somente poderá retirar-se da sala após uma hora e trinta minutos do início da prova, devendo entregar ao aplicador da prova, obrigatoriamente, o cartão-resposta devidamente assinado. O caderno de prova pode ser levado pelo candidato.

6.17 Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala de prova somente poderão retirar-se simultaneamente, para garantir a lisura na aplicação.

6.18 A correção das provas objetivas será feita por meio de leitura óptica do cartão-resposta. Não serão consideradas questões não-assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura.

6.19 O candidato que durante a realização das provas incorrer em qualquer das hipóteses a seguir terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do Concurso Público:

a) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

b) afastar-se da sala, a qualquer tempo, portando o cartão-resposta;

c) descumprir as instruções contidas no caderno de provas;

d) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter a sua aprovação ou a aprovação de terceiros no Concurso Público;

e) praticar atos contra as normas ou a disciplina, durante a aplicação das provas;

f) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, para com qualquer autoridade presente ou para com outro candidato.

6.20 Constatada a utilização, pelo candidato, a qualquer tempo, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, de procedimentos ilícitos, a prova será objeto de anulação, sendo o candidato automaticamente eliminado do Concurso, sem prejuízo das correspondentes cominações legais civis e criminais.

6.21 Para garantir a segurança e a confiabilidade do Concurso Público, poderá ser efetuada a coleta das impressões digitais dos candidatos durante a realização das provas, para confronto com as dos candidatos aprovados.

6.22 A COPS/UNIFEI não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos durante a realização das provas, nem por danos a eles causados.

7. DOS RECURSOS

7.1 Até 24 horas após o término da realização das provas será divulgado o gabarito oficial das provas objetivas, via Internet.

7.2 Somente caberão recursos quanto ao conteúdo e/ou ao gabarito das provas. Nesses casos, o recurso deverá ser encaminhado à COPS/UNIFEI, exclusivamente pelos candidatos, até às 17h30min do dia 04 de setembro de 2009, sendo irrecorrível a decisão.

7.3 O recurso deverá ser entregue na COPS/UNIFEI ou encaminhado por meio de sedex postado no prazo acima previsto.

7.4 Julgado procedente o recurso, a questão será anulada e os pontos correspondentes contados em favor de todos os candidatos.

7.5 Com exceção dos recursos previstos nos itens anteriores, não se concederá revisão de provas, segunda chamada, vistas, ou recontagem de pontos das provas.

7.6 O gabarito oficial das provas objetivas, após a análise dos recursos, se houver, será divulgado, via Internet, até o dia 10 de setembro de 2009.

8. DA APROVAÇÃO NO CONCURSO E CLASSIFICAÇÃO DOS HABILITADOS

8.1 Será considerado aprovado no Concurso o candidato que obtiver 50% de acerto em cada um dos conjuntos avaliados: Língua portuguesa, Legislação, Conhecimentos Específicos e Língua Inglesa (este para a prova de Secretário Executivo).

8.2 A classificação final para o cargo será elaborada seguindo a ordem decrescente das notas na prova objetiva.

8.3 Havendo empate das notas terá preferência, sucessivamente, o candidato:

a) mais idoso;

b) que obtiver maior pontuação nas questões de Conhecimentos Específicos;

c) que obtiver maior pontuação nas questões de Língua Portuguesa.

9. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

9.1 O resultado do Concurso será divulgado através de Edital, via Internet, até 30 (trinta) dias após a realização do concurso ou, após a avaliação de todos os recursos impetrados.

9.2 Toda divulgação por outros meios será considerada tão-somente como auxiliar para os interessados, não sendo reconhecido nessa divulgação qualquer caráter oficial.

10. DA HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO

10.1 O resultado final será homologado mediante a publicação no Diário Oficial da União, dos candidatos aprovados e classificados para cada cargo, sendo a listagem elaborada na ordem decrescente de notas, observada as demais normas pertinentes constantes deste Edital.

11. DO PROVIMENTO DAS VAGAS E DO APROVEITAMENTO DOS CANDIDATOS HABILITADOS

11.1 A convocação dos candidatos aprovados e classificados até o limite de vagas será realizada exclusivamente através de correspondência, não se responsabilizando a Universidade Federal do Itajubá pela mudança de endereço sem comunicação prévia, por escrito, por parte do candidato.

11.2 O não comparecimento do candidato aprovado facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, perdendo o mesmo o direito de investidura no cargo ao qual se habilitou.

11.3 O provimento das vagas ocorrerá no nível inicial do cargo, com a remuneração correspondente e definida em Lei.

11.4 Os candidatos aprovados serão nomeados obedecendo-se rigorosamente a ordem de classificação.

11.5 A aprovação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou, mas apenas a expectativa de ser nele investido.

11.6 O provimento do candidato no cargo fica condicionado à apresentação de todos os documentos comprobatórios dos requisitos relacionados no item 4.

11.7 O candidato aprovado que for convocado para assumir o cargo somente será nomeado se for considerado apto física e mentalmente para o cargo pretendido, essa avaliação será realizada por equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Itajubá ou por ela credenciada, antes da data da nomeação do candidato, sendo a rotina básica complementada por exames clínicos e/ou laboratoriais especializados, sempre que necessários.

12. DA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO

12.1 Os candidatos convocados para nomeação nos cargos objeto deste Edital cumprirão a carga horária semanal de acordo com o item 2 deste Edital. O candidato deverá cumprir o horário de trabalho no local estabelecido pela Universidade Federal do Itajubá.

12.2 A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno ou em regime de plantão, nos termos da lei, de acordo com as especificidades do cargo e as necessidades da Instituição.

13. DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

13.1 As atribuições dos cargos de que trata o presente edital estarão disponibilizadas a partir do início das inscrições no endereço eletrônico www.cops.unifei.edu.br.

14. DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1 Será automaticamente eliminado do Concurso o candidato que não cumprir as normas estabelecidas ou não preencher todos os requisitos previstos no Edital.

14.2 Se o candidato necessitar de declaração de participação no Concurso Público, deverá dirigir- se ao coordenador do seu local de realização de prova somente no dia do Concurso.

14.3 Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no Concurso Público.

14.4 Quaisquer alterações nas regras fixadas neste Edital somente poderão ser realizadas por intermédio de outro Edital.

14.5 O candidato deverá manter atualizado o seu endereço perante a COPS/UNIFEI, enquanto da validade deste Concurso.

14.6 É de inteira responsabilidade do candidato a interpretação deste edital, bem como o acompanhamento da publicação de todos os atos, instruções e comunicados ao longo do período em que se realiza este Concurso Público, não podendo deles alegar desconhecimento ou discordância.

14.7 A COPS/UNIFEI poderá, por motivos relevantes, cancelar ou anular as provas, devendo os candidatos afetados submeter-se a provas em novas datas e locais, sem necessidade de pagamento de nova taxa de inscrição.

14.8 O Concurso será válido por um ano a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por mais um ano, nos termos do inciso III do art. 37 da Constituição Federal, art. 12 da Lei nº 8.112 de 11/12/90 e art. 12 da Portaria nº 450 de 06/11/02.

14.9 A qualquer tempo poderá ser anulada a inscrição do candidato se for verificada falsidade e/ou irregularidade nas declarações e/ou documentos apresentados.

14.10 As despesas relativas à participação no Concurso Público serão de responsabilidade do candidato.

14.11 Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pela COPS/UNIFEI.

14.12 Este Edital entra em vigor na data de sua publicação em Diário Oficial.

Itajubá, 29 de abril de 2009.

Prof. Paulo Shigueme Ide
Reitor em Exercício

Anexo I - Edital Nº 102/2009

PROGRAMAS DAS PROVAS

CONHECIMENTOS GERAIS PARA OS NÍVEIS D e E

PORTUGUÊS: Compreensão e interpretação de textos; Gêneros textuais; Léxico e Gramática; Linguagem, língua e fala. Variação linguística na Língua Portuguesa do Brasil; adequação pragmática a situações comunicativas; coerência textual; mecanismos de coesão (referencial, recorrencial e sequencial); relações lógico-semânticas dos conectivos.

LEGISLAÇÃO: Constituição Federal/1988, Emendas Constitucionais atualizadas até 56: Dos Princípios Fundamentais; dos Direitos e Garantias Fundamentais; da Organização do Estado; da Organização dos Poderes; da Ordem Social. Lei n.° 8.112/90 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais: Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição; dos Direitos e Vantagens; das Desvantagens; do Regime Disciplinar; do Processo Administrativo Disciplinar; da Seguridade Social do Servidor. Lei n° 8.027, de 12 de abril de 1990 - Código de Ética Profissional dos Servidores Públicos Civis da União. Lei n.° 9.784, de 29 de janeiro de 1999, Regula o Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Lei n.° 8.666/93 - Regulamenta as normas para Licitação e Contratos da Administração Pública: Dos Princípios; das Definições; das Obras e Serviços; das Compras; das Modalidades; dos Limites e Dispensa da Licitação; da Habilitação; dos Registros Cadastrais; do procedimento e Julgamento; dos Contratos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA CADA CARGO DE NÍVEL E:

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO: Gestão integrada em segurança e meio ambiente; conceitos e fundamentos em saúde do trabalhador; doenças do trabalho; ergonomia; análise de acidentes; cargas físicas - avaliação e controle; cargas químicas - avaliação e controle; ventilação; legislação e normas técnicas; sistemas de gestão em segurança e saúde ocupacional; segurança em máquinas e equipamentos; segurança em eletricidade; fundamentos de gestão em segurança.

ENGENHEIRO/ELETRICISTA: Subestações de Média Tensão: Configurações básicas; diagramas unifilar e trifilar; especificação, instalação, operação e manutenção de equipamentos de manobra e proteção; especificação, instalação, operação e manutenção de transformadores de potência, de medição e de proteção; medição de energia elétrica; aterramento. Distribuição de Energia Elétrica: Projeto básico de redes de distribuição de energia elétrica em média e baixa tensão; especificação, instalação operação e manutenção de cabos e leitos; especificação, instalação, operação e manutenção de linhas aéreas; especificação, instalação, operação e manutenção de equipamentos de manobra e proteção; especificação, instalação, operação e manutenção de transformadores de distribuição; aterramento. Instalações Elétricas Prediais: Projeto, instalação, operação e manutenção de quadros de distribuição; projeto, instalação, operação e manutenção de equipamentos de iluminação, ar condicionado, cabos e tomadas; aterramento. Cargas Elétricas e Consumo de Energia: Diagramas de comando e proteção de motores elétricos; especificação, instalação, operação e manutenção de equipamentos de comando e proteção de motores elétricos; fator de potência; demanda de energia elétrica; economia de energia elétrica; redes de computadores.

FISICO: Mecânica: Cinemática; as leis de Newton; trabalho e energia; momento linear; movimento de rotação. equilíbrio estático; oscilações; gravitação; fluidos; ondas mecânicas. Termodinâmica: Temperatura e dilatação térmica; calor e primeira lei da termodinâmica; teoria cinética dos gases; a segunda lei da termodinâmica; a terceira lei da termodinâmica. Eletricidade e Magnetismo: Carga elétrica; o campo elétrico; lei de Gauss; potencial elétrico; capacitância; corrente e resistência; circuitos; o campo magnético; lei de ampère; lei da indução de Faraday; indutância; o magnetismo e a matéria; oscilações eletromagnéticas; correntes alternadas; as equações de Maxwell; ondas eletromagnéticas. Ótica: Ótica geométrica; óptica física. Física Moderna: Radiação térmica e o postulado de Planck; fótons - propriedades corpusculares da radiação; o postulado de Broglie - propriedades ondulatórias das partículas; o modelo de Bohr e o espectro do átomo de hidrogênio; a experiência de Millikan; a experiência de Franck-Hertz; o interferômetro de Michelson; a equação de Schrödinger.

QUÍMICO: Métodos analíticos clássicos e instrumentais; razão sinal-ruído em química analítica instrumental; propriedades eletromagnéticas da radiação; introdução à espectroscopia molecular - UV, Vis e IV próximo; espectroscopia vibracional (FTIR, Raman); Espectroscopia Óptica: Instrumentação. Espectroscopia atômica; cromatografia em fase gasosa; cromatografia em fase líquida; métodos eletroquímicos; voltametria.

MÉDICO/PERITO: Aspectos Essenciais da Medicina do Trabalho: Histórico; noções de saúde e ambiente; aspectos éticos do exercício da medicina do trabalho; conceituação de saúde ocupacional. Engenharia de Segurança do Trabalho: Interface com a medicina do trabalho; a Norma Regulamentadora nº 9; definições de limite de tolerância; riscos ocupacionais; normas regulamentadoras da Portaria nº 3214 do Ministério da Saúde e Emprego - Brasil. Fisiologia do Trabalho e Ergonomia: Histórico; anatomia e fisiologia muscular, da respiração, da circulação, Sistema Auditivo e Visual. Antropometria. Trabalho Estático e Dinâmico. Biótipo e Trabalho. Patologias Ocupacionais: histórico; doenças ocupacionais; relação específica entre o trabalho e a gênese das doenças. Toxicologia Ocupacional: Agentes Tóxicos; vias de penetração, absorção e metabolismo; doenças causadas por agentes tóxicos; limites de tolerância. Legislação e Perícias do Trabalho.

PRODUTOR CULTURAL: História da arte: música, teatro, cinema, poesia, dança e artes plásticas. História da música brasileira. Cinema brasileiro; Equipamentos para teatro: som, luz, multimídia. Políticas públicas para a cultura; Criação e produção de arte final: Conhecimentos de softwares para finalização de artes gráficas, estúdio de som e imagem digitais. Concepção, planejamento e organização de eventos culturais, tais como exposições de artes plásticas, fotografias e artes gráficas, mostras, ciclos cinematográficos, debates, espetáculos de teatro, dança e música. Supervisão e coordenação de todas as atividades para a realização de eventos culturais, como transporte, montagem de palco, montagem de exposições e mostras em geral e projeções cinematográficas, bem como organização de serviços de apoio, como portaria e segurança. Conceitos de marketing cultural e ações correlatas, como produção de material institucional e infra-estrutura para captação de patrocínios. Princípios e dispositivos das leis de incentivo cultural, incluindo conhecimentos de elaboração de projetos culturais. Conhecimentos básicos para elaboração de projetos para editais da área cultura dos governos federal, estadual e municipal. Divulgação cultural, incluindo técnicas de obtenção de informações e materiais de divulgação de eventos culturais organizados por outros promotores. Conhecimentos gráficos para elaboração ou aprovação de materiais de divulgação, tais como cartazes, outdoors, filipetas, programas impressos e convites. Técnicas de controle gerencial da atividade, com capacidade de elaboração de planos de metas e sistemas de controles estatísticos de resultados.

PSICÓLOGO/CLÍNICO: Fundamentos teóricos e epistemológicos da Psicologia: Estruturalismo; funcionalismo; behavriorismo; psicologia da Gestalt; psicanálise. Conceitos fundamentais da clínica psicanálise: inconsciente, pulsão, transferência e repetição. Teorias da aprendizagem e do desenvolvimento: Vygotsky e Piaget; psicologia sócio-histórico-cultural de Vygotsky; processo de investigação diagnóstica e avaliação psicológica; aspectos conceituais, aplicação e avaliação de testes projetivos e outras técnicas de avaliação psicológica; avaliação do paciente e as alterações das funções psíquicas; avaliação da personalidade; a entrevista psicológica. Elementos básicos da relação terapêutica: estabelecimento do vínculo, diagnóstico, plano de tratamento, contrato terapêutico, término do tratamento. Pesquisa Científica em Psicologia: Pesquisa qualitativa; quantitativa; Experimental; estudo de casos; o planejamento de pesquisa; tema e problema de pesquisa; revisão da literatura; levantamento bibliográfico; construção do texto científico; procedimentos de coleta de dados e de análise de dados. Abordagens Psicoterápicas em Psicologia: Pressupostos teóricos e estratégias clínicas das principais abordagens psicoterápicas; psicanálise; psicoterapia existencial-humanista; Congnitivo-Comportamental; psicoterapia de grupo; psicoterapia breve. psicoterapia familiar sistêmica; psicoterapia de apoio. Psicoterapia e psicanálise: semelhanças e diferenças. Saúde pública: Aspectos históricos; saúde mental e políticas públicas; saúde do trabalhador; código de ética profissional do psicólogo; reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil; conferência regional de reforma dos serviços de saúde mental - 15 anos depois de Caracas. Relatório de Gestão 2003-2006: Saúde Mental no SUS; acesso ao tratamento e mudanças no modelo de atenção; manual de gestão e gerenciamento da rede nacional de atenção integral á saúde do trabalhador.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Teoria das Relações Públicas: A comunicação e a teoria da informação; objetivos e finalidades da atividade de relações públicas; fluxos de informação e processos de relações públicas; teorias da comunicação diante dos desafios tecnológicos; relações públicas e a responsabilidade social. Comunicação nas Organizações: O papel da comunicação nas organizações; relações entre comunicação e cultura organizacional. Auditoria de Imagem: A imagem das organizações; técnicas de pesquisa para medir a imagem das organizações; comunicação empresarial e gerenciamento de crise. A Opinião Pública: conceitos, natureza e tendências; metodologias utilizadas em pesquisa de opinião pública. Assessoria de Comunicação: No contexto da Organização; ações estratégicas de assessoria; mensagens e veículos apropriados aos diversos públicos da organização; releases, comunicados, notas oficiais e artigos especiais; avaliação do trabalho de assessoria de comunicação. Gestão de Eventos: Planejamento, organização e divulgação; cerimonial e protocolo. Comunicação Integrada: Conceito; comunicação institucional e Mercadológica; comunicação Interna e Administrativa. Legislação e Ética em Relações Públicas: Conceito de ética; ética na comunicação em mercados globalizados; código de ética dos profissionais de relações públicas.

TÉCNICO DESPORTIVO: História da Educação Física e do esporte e sua trajetória no mundo e no Brasil. Táticas, fundamentos e regras dos esportes coletivos (basquete, vôlei, handebol, futebol de salão e futebol de campo) e esportes individuais (atletismo e lutas). Conceitos teóricos e práticos da recreação e lazer e ginástica (ginástica laboral, ginástica artística e ginástica rítmica desportiva). Primeiros socorros. Treinamento desportivo. Avaliação física e fisiologia do exercício. Organização e planejamento de eventos e competições esportivas e elaboração de projetos e regulamentos. Conceitos básicos de atividade física, saúde e qualidade de vida. O estudo da sociedade humana, o papel do homem, cultura e cidadania e a relação e contribuição no esporte. Legislação da Educação Física e esporte e ética profissional.

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS: Universidade Pública e Cidadania. Políticas Públicas para a Educação Superior. Legislação para a Educação Superior. Projeto Político-pedagógico para a Educação Superior. Planejamento e Avaliação Curricular para a Educação Superior. Formação de Professores para a Educação Superior. Princípios norteadores para uma Educação Inclusiva. Educação a Distância. Novas tecnologias para a Educação Universitária.

SECRETÁRIO EXECUTIVO: Língua Inglesa: Linguagem relacionada a: correspondências comerciais; formulários, envelopes, cartas; pedidos e compras; informações quantitativas; conversas por telefone. Pontos gramaticais: conectivos; tempos verbais; perguntas abertas, Yes/no questions, tag questions; relative clauses; If clauses. Específico: A Profissão: Regulamentação e ética profissional. Gestão Empresarial: análise do ambiente organizacional, missão, visão e estratégia organizacional, planejamento empresarial, estruturas organizacionais: divisão do trabalho; organogramas e departamentalização. Funções secretariais sob a ótica gerencial: liderança gerencial, delegação, tomada de decisões, centralização e descentralização, assessoramento, supervisão, controle e motivação, relacionamento interpessoal. Técnicas secretariais: Reuniões e viagens: Organização, acompanhamento, clientes, agendamento. Cerimonial e protocolo: preparativos e providências. Eventos: tipos de eventos, planejamento, elaboração e condução. Classificação de documentos e correspondências: atividades e rotinas de recepção, protocolo, expedição, movimentação e arquivamento. Arquivística: organização e administração de arquivos, conceito, classificação e utilização de atos administrativos.

TECNÓLOGO EM COOPERATIVISMO: Cooperativismos e fundamentos históricos, econômicos e sociais. Cooperativas e processos de estruturação produtiva. Economia dos empreendimentos cooperativos. Legislação e princípios do cooperativismo. Perspectivas e tendências para o cooperativismo.

PROGRAMAS DAS PROVAS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA CADA CARGO DE NÍVEL D:

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/MECATRÔNICA: Transdutores e Instrumentações de Temperatura, Pressão, Vazão, Nível, etc. Tipos de Transdutores. Princípios de Funcionamento. Interface com Controladores Lógicos Programáveis. Exemplos de Aplicações. Fundamentos sobre Automação Industrial. Elementos Sensores. Atuadores. Sistemas de Controle Lógicos Combinacionais/Seqüenciais. Lógica de Contatos, Equivalência em Painéis de Relés. Exemplos de Aplicações. Fundamentos sobre Sistemas de Controle de Processos. Elementos Transdutores e Atuadores. Estruturas de Malhas de Controle. Tipos de Controladores. Técnicas de Sintonia de Malhas de Controle. Exemplos de Aplicações. Controladores Lógicos Programáveis. Estruturas. Programação. Configurações. Funcionamento em Redes Industriais. Softwares de Supervisão. Interface com Controladores Lógicos Programáveis. Exemplos de Aplicações. Definições básicas sobre SDCD e sistemas SCADA.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/EDIFICAÇÃO: Segurança do trabalho; Instalações Elétricas; Instalações Hidráulico-Sanitárias; Materiais de construção civil; Orçamentos de Obras; Estruturas de concreto; Tecnologia das construções; Topografia;

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/QUÍMICA: Química Geral: Cálculo estequiométrico, Teorias ácido-base, Equilíbrios químicos. Química Analítica: Aparelhagem básica de laboratório, Amostragem, Preparo de soluções, padrões e amostras, Técnicas de limpeza de vidrarias do laboratório químico, Processos Orgânicos Industriais, Análises químicas clássica e instrumental, Fundamentos de Operações Unitárias.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/METALURGIA: Preparação de corpos de prova para a análise metalográfica ( Macro e Micrografia). Principais reagentes utilizados nas análises macro e micrográfica. Diagrama de equilíbrio ou de fases Fe-C. Análise Micrográfica de aços: Defeitos de polimento; Avaliação das inclusões; Microestruturas; Determinação do teor de carbono pela micrografia; Texturas particulares; Avaliação do tamanho de grão. Tratamentos Térmicos dos aços. Tratamentos Termoquímicos dos aços. Análise Micrográfica de Ferros Fundidos: Classificação dos veios de grafita quanto ao tamanho e à distribuição; Microestruturas; Tipos de Ferros Fundidos. Processos de Maleabilização e de Nodulização de Ferros Fundidos. Tratamentos Térmicos dos Ferros Fundidos. Ensaios de dureza ( Macro e Microdureza): Escalas de dureza; Cuidados na realização dos ensaios.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/AGRIMENSURA: Cartografia; Geodésia; Fundamentos Básicos do Sensoriamento Remoto; Fundamentos Básicos de Geoprocessamento; Sistemas de posicionamento global (GPS); Topografia; Avaliação e legislação de terras; Informática Aplicada.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/INSTRUMENTAÇÃO: Mecânica: Cinemática; Leis de Newton; Trabalho e Energia; Momento Linear; Densidade; Pressão; Estática. Termodinâmica: Temperatura; Calor; Dilatação Térmica; Propriedades Térmicas dos Gases; Leis da Termodinâmica; Máquinas Térmicas. Ondas e Óptica: Ondas mecânicas; Som; Óptica Geométrica; Óptica Física; Lentes e Instrumentos Ópticos. Eletromagnetismo: Eletrostática; Campo e Potencial Elétrico; Capacitores e Resistores; Circuitos; Instrumentos de Medida em Circuitos Elétricos; Campo Magnético; Força Eletromotriz Induzida; Transformadores. Física Moderna: Teoria da Relatividade Restrita; Efeito Fotoelétrico; Radiação de Corpo Negro; Modelos Atômico.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO: Prevenção e combate a incêndios; Segurança em máquinas e equipamentos; Ergonomia; Análise de acidentes; Cargas físicas - avaliação e controle; Cargas químicas - avaliação e controle; Cargas biológicas; Mapa de riscos; Legislação nacional; Segurança em eletricidade; Fundamentos de gestão em segurança

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ELETRÔNICA: Eletricidade e Eletrônica Básica: Lei de ohm; lei de kirchoff; critério de escolha e seleção de componentes eletrônicos; interpretação de normas manuais esquemas elétricos e folhas de dados de componentes eletrônicos; equipamentos de medidas: multímetro, osciloscópio, geradores de sinais, frequencímetros. Dispositivos Elétricos, Eletrônicos e Mecânicos Componentes passivos: R, L, C, motores, geradores, e transformadores; componentes passivos R, L, C semicondutores discretos e integrados analógicos digitais , transdutores sensores e atuadores. Condutores: fios e cabos. Fixadores mecânicos. Dissipadores de calor. Caixas redutoras de velocidade. Dispositivos hidráulicos e pneumáticos. Tecnologias Eletrônicas: Técnica de montagem de protótipos eletrônicos; projeto simples de placas de circuito impresso; soldagem de componentes discretos; SMD (dispositivos de montagem em superfície); BGA (Ball Grid Array); Montagem de painéis elétricos-eletrônicos e gabinetes. Eletrônica embarcada. Noções básicas de programação. Técnicas de manutenção e retrabalho. Meio Ambiente. Segurança: Elétrica, Mecânica, Gases, Patrimonial e ESD (descarga eletro-estática) nos componentes semicondutores; Equipamentos de Proteção Individual(EPI) e Coletivo (EPC).

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ELETROTÉCNICA: Transformadores: Princípio de funcionamento de transformadores mono e trifásicos; Características construtivas e acessórios; Banco de transformadores monofásicos; Operação de transformadores em paralelo; Manutenção e inspeção: Anormalidades, manutenção preventiva, testes e ensaios. Motores De Indução Trifásicos: Princípio de Funcionamento; Partes componentes; Características de Desempenho; Controle de velocidade; Manutenção e inspeção: Anormalidades, manutenção preventiva, testes e ensaios. Máquinas De Corrente Contínua: Princípio de Funcionamento; Partes componentes; Características e equações; Controle de velocidade; Manutenção e inspeção: Anormalidades, manutenção preventiva, testes e ensaios. Comando E Proteção De Motores Elétricos Em Baixa Tensão: Elementos de comando e proteção de motores elétricos: fusíveis, chaves seccionadoras, contatores, proteção contra sobrecargas e sobreaquecimento, disjuntores em baixa tensão. Diagramas elétricos: Diagramas unifilares, trifilares e funcionais. Circuitos básicos: partida direta, partida direta com reversão de rotação, partida com chave estrela-triângulo automática, partida com chave compensadora automática. Medidas Elétricas E Instrumentação Básica: Princípio de funcionamento de instrumentos eletromecânicos e de digitais. Medição de corrente e tensão. Medição de resistências. Medidas com multímetros analógicos e digitais. Medições com o osciloscópio. Medição de potência elétrica. Símbolos gráficos. Termometria: termopares e termoresistências, termômetros infravermelhos. Calibração de Medidores de Temperatura. Eletrônica Básica: Resistência elétrica; Indutores; Capacitores; Diodos; Transistores bipolares, FET e UJT; Amplificadores operacionais; Tiristores; Circuitos lógicos digitais.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/INFORMÁTICA: Conhecimentos Básicos de Hardware e Software - Funcionamento do computador. Componentes: Unidade central de processamento, placas-mãe, BIOS e chipset, memórias, dispositivos de entrada e saída, interfaces, portas, cabos e conectores; softwares básicos; softwares aplicativos. Sistemas Operacionais - Conceitos. Sistema operacional Linux e Windows. Operação. Instalação, configuração de softwares, dispositivo de hardware e redes. Arquivos de inicialização. Drivers de dispositivos. Noções de Windows Registry. Utilização (sistema operacional MS Windows XP, Vista, Windows 2003 Server e Linux); Redes de Computadores - Conceitos. Comunicação de dados, classificações de redes de computadores. Protocolos. Protocolo TCP/IP: conceitos. Modelo Cliente/Servidor. Internet. Pacotes de Automação de Escritórios - Instalação, configuração e operação dos pacotes de automação de escritórios Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint e Access). Segurança - Conceitos gerais sobre segurança da informação. Proteção contra vírus e outras formas de software ou ações intrusivas. Programação de Computadores - Introdução ao conceito de algoritmo e programação estruturada, Linguagem para algoritmos (Portugol), Tipos de dados, Estruturas de controle. Decisão. Repetição, Programação orientada a objetos.

TÉCNICO EM HIDROLOGIA: Ciclo Hidrológico e balanço hídrico; Precipitação e interceptação; Escoamento superficial; Evaporação e Evapotranspiração; Águas subterrâneas; Medição pluviométrica: Tipos de estações, sensores e técnicas de medição; Medição fluviométrica: Tipos de estações, sensores e técnicas de medição; Medição de vazão e sedimentos em canais: Teoria e aplicação.

TÉCNICO EM METEOROLOGIA: Componentes da atmosfera; Noções básicas de radiação; Equilíbrio térmico na atmosfera; Meteorologia sinótica; Previsão meteorológica; Medições meteorológicas: Tipos de estações, sensores e técnicas de medição; Acompanhamento meteorológico via web; Noções de poluição atmosférica.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/CONTROLE AMBIENTAL: Parâmetros de qualidade ambiental do solo, da água e do ar; Aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões de exploração dos recursos naturais; Avaliação de impactos ambientais; Legislação ambiental; Tecnologias de tratamento e controle de emissões para o solo, água e ar; Uso racional da água, tratamentos simplificados de sistemas de águas e efluentes e de limpeza urbana; Educação ambiental para a conservação e preservação do meio ambiente e da qualidade de vida; Planejamento de ações preventivas e corretivas em vigilância ambiental; Implementação de sistemas de gestão ambiental; Tecnologias sustentáveis

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/FABRICAÇÃO MECÂNICA: Leitura e interpretação de desenho técnico mecânico; Metrologia; Fundição; Conformação mecânica; Soldagem; Usinagem: Processos convencionais e não convencionais; Ferramentas de Corte: características, aplicações, geometrias e materiais; Comando numérico computadorizado (CNC); Projeto e manufatura assistidos por computador (CAD/CAM); Estrutura e propriedade dos materiais e materiais de construção mecânica; Tratamentos térmicos e termoquímicos; Componentes e manutenção de máquinas operatrizes.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Conhecimentos de Hardware e Software - Funcionamento do computador. Componentes: Unidade central de processamento, placas-mãe, BIOS e chipset, memórias, dispositivos de entrada e saída, interfaces, portas, cabos e conectores; softwares básicos; softwares aplicativos. Sistemas Operacionais - gerência de memória, sistema de E/S, sistemas de arquivos. Administração de sistemas Windows e Unix/Linux - instalação de sistemas operacionais, particionamento de disco, dual boot, comandos básicos Windows e Unix/Linux, gerenciamento de usuários, contas e grupos de usuários, instalação de software, atualizações e manutenção do sistema, configuração em rede, ferramentas administrativas, máquinas virtuais, licença de software, software livre, código aberto. Redes de Computadores - acesso remoto, topologia de redes, equipamentos de interconexão (hubs, switches, roteadores, pontos de acesso wireless), cabeamento estruturado. Protocolo NetBios, protocolo TCP/IP, configuração de redes IP, princípios básicos de roteamento, CIDR, redes wireless 802.11 .a/b/g/n, NAT, VLANs. Serviços Internet e instalação nas plataformas Windows e Linux. VoIP. Segurança da Informação - Segurança física e lógica; Firewall e proxies; Criptografia; VPN; Softwares maliciosos (Vírus, Spywares, Rootkit, etc); Sistemas de detecção de intrusão. Gerenciamento de Serviços de TI - Conceitos da biblioteca ITIL®: suporte a serviços e entrega de serviços.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/SEGURANÇA DO TRABALHO: Prevenção e combate a incêndios; Segurança em máquinas e equipamentos; Ergonomia; Análise de acidentes; Cargas físicas - avaliação e controle; Cargas químicas - avaliação e controle; Cargas biológicas; Mapa de riscos; Legislação nacional.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/GEOPROCESSAMENTO: Fotogrametria; Cartografia; Geodésia; Topografia; Sensoriamento remoto; Posicionamento por satélite; Sistemas de informação geográfica; Processamento de imagens; Informática aplicada.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/INSTRUMENTO MUSICAL: Características básicas do som quanto a sua altura, intensidade, duração e timbre; Organologia: classificação e definição dos diversos instrumentos musicais, sejam sinfônicos, de banda, de diferentes épocas da história da música e outras formações atuais; Noções de acústica relacionadas à frequência, amplitude, velocidade etc; Utilização básica dos recursos e elementos a serem pesquisados em música: o metrônomo, o diapasão, o encordoamento, as palhetas, o tipo de madeira e metal para a construção de um instrumento etc; Noções de teoria musical: pauta, claves, valores de notas, indicação numérica dos compassos, escalas, tonalidades, termos utilizados para relacionar o andamento, a intensidade e o estilo em música, acordes etc; Noções de história da música: vida e obra dos compositores mais significativos para a construção e consolidação da música atual.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/MECÂNICA: Leitura e interpretação de desenho técnico mecânico; Projetos mecânicos; Materiais de construção mecânica; Tratamentos térmicos e termoquímicos; Metrologia; Processos de fabricação; Elementos de máquinas; Sistemas hidráulicos e pneumáticos; Comando numérico computadorizado (CNC); Projeto e manufatura assistidos por computador (CAD/CAM); Máquinas hidráulicas e térmicas; Manutenção e instalação de equipamentos.

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS CARGOS

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO: Elaborar e executar projetos de normas e sistemas para programas de segurança do trabalho, desenvolvendo estudos e estabelecendo métodos e técnicas para prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ENGENHEIRO/ÁREA: Desenvolver projetos de engenharia; executar obras, planejar, coordenar a operação e a manutenção, orçar e avaliar a contratação de serviços; dos mesmos: controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

FISICO: Realizar pesquisas científicas e tecnológicas; aplicar princípios, conceitos e métodos da física em atividades específicas; aplicar técnicas de radiação ionizante e não ionizante; operar reatores nucleares e equipamentos emissores de radiação; desenvolver fontes alternativas de energia; projetar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos; realizar medidas de grandezas físicas, desenvolver programas e rotinas computacionais e elaborar documentação técnica e científica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

MÉDICO/ÁREA: Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações para promoção da saúde; coordenar programas e serviços em saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

PRODUTOR CULTURAL: Atividades de execução qualificada, sob supervisão, de trabalhos relacionados com programações culturais e promoção de eventos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

PSICÓLOGO/ÁREA: Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenar equipes e atividades da área e afins. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

QUÍMICO: Realizar ensaios, análises químicas e físico-químicas, selecionando metodologias, materiais, reagentes de análise e critérios de amostragem, homogeneizando, dimensionando e solubilizando amostras; produzir substâncias; desenvolver metodologias analíticas, interpretar dados químicos; monitorar impacto ambiental de substâncias; supervisionar procedimentos químicos; coordenar atividades químicas laboratoriais. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Implantar ações de relações públicas na instituição. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO DESPORTIVO: Ensinar os princípios de técnica de ginástica, jogos e outras atividades esportivas e fazer orientação da prática das mesmas, cuidando da aplicação dos regulamentos durante as competições e provas desportivas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS: Coordenar as atividades de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa extensão.

SECRETÁRIO EXECUTIVO: Assessorar direções, gerenciando informações, auxiliando na execução de tarefas

administrativas e em reuniões, marcando e cancelando compromissos; coordenar e controlar equipes e atividades; controlar documentos e correspondências; atender usuários externos e internos; organizar eventos e viagens e prestar serviços em idioma estrangeiro. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TECNÓLOGO EM COOPERATIVISMO: Planejar, coordenar e supervisionar atividades na área de cooperativismo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: D

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS CARGOS

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO: Auxiliar na programação e execução de planos para preservação de integridade física e mental da comunidade, promovendo a sua saúde, bem como a melhoria das condições e do ambiente da entidade. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TECNICO EM HIDROLOGIA: Executar atividades de medição, coleta, conserto e manutenção de equipamentos, bem como fazer tratamento d'água e trabalhar em rios. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TECNICO EM METEOROLOGIA: Realizar investigações sobre as condições meteorológicas de uma área geográfica determinada, recolhendo dados por meio de instrumentos e equipamentos de observação apropriados, a fim de fornecer descrição e previsão das mesmas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalhos, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.