UFCG - Universidade Federal de Campina Grande - PB

Notícia:   UFCG - PB abre três vagas para Docente em Cajazeiras

UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

ESTADO DA PARAÍBA

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

EDITAL CFP Nº 9, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2014

O Diretor Pró-tempore do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras-PB, no uso de suas atribuições, considerando o disposto no Decreto nº. 6.944, de 21/08/2009, publicado no D.O.U. de 24/08/2009 e na Lei 12.772, de 28 de dezembro de 2012, alterada pela Lei 12.863, de 24 de setembro de 2013, torna público, para co­nhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para concurso público de provas e títulos destinado a selecionar candidatos para o provimento de 03 (três) vagas de Professor da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, pertencente ao Quadro de Pessoal desta Universidade, autorizado pela Portaria MEC nº 1.045 de 21/10/2013 e publicada no D.O.U. de 22/10/2013.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A seleção, observadas as disposições legais aplicáveis à espécie, no que couber, será regida pela Resolução nº. 01/2012, de 26 de abril de 2012, da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande e pelas normas contidas neste Edital.

1.2. A retribuição do pessoal docente compreende o vencimento ou salário fixado em lei para cada nível, os incentivos funcionais e demais vantagens previstas em lei.

1.3. O certame compreenderá as 03 (três) fases seguintes: prova escrita e prova didática, ambas de caráter eliminatório, e exames de títulos.

a) Participarão da prova escrita os candidatos cujas inscrições forem homologadas;

b) Participarão da prova didática os candidatos que obtiverem pelo menos 70 pontos na prova escrita;

c) Participarão do exame de títulos os candidatos que obtiverem pelo menos 70 pontos na prova didática.

1.4. A seleção será realizada pela Unidade Acadêmica da Escola Técnica de Saúde de Ca-jazeiras do Centro de Formação de Professores, Campus de Cajazeiras, para as Áreas de conhecimentos objetos do concurso, Regime de Trabalho, Classe, Número de Vagas e Requisitos Específicos (Titulação Acadêmica Mínima Exigida), conforme especificado no quadro 01.

Quadro 01.

Unidade Acadêmica

Área de Conhecimento Objeto do Concurso

Titulação Acadêmica Mínima Exigida na Classe de:

Regime de Trabalho

Número De Vagas

Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras

Física

Licenciatura em Física ou Licenciatura em Ciências com Habilitação em Física

T-40 com Dedicação Exclusiva

01 (EBTT)

Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas

Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Vernácula

T-40 com Dedicação Exclusiva

01 (EBTT)

Língua Inglesa

Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Inglesa

T-40 com Dedicação Exclusiva

01 (EBTT)

2. DO CARGO

2.1. Denominação, classe e nível de ingresso: Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, classe D I, nível I, T-40 com Dedicação Exclusiva (DE).

2.2. A remuneração inicial do cargo está especificada no Quadro 02:

Quadro 02:

CLASSE - DI, Nível I, 40 horas com Dedicação Exclusiva

VENCIMENTO

Retribuição por Titulação (RT)

TOTAL

Titulação - Graduação

3.594,57

- --

3.594,57

Titulação - Aperfeiçoamento

3.594,57

272,46

3.867,03

Titulação - Especialização

3.594,57

496,08

4.090,65

Titulação - Mestrado

3.594,57

1.871,98

5.466,55

Titulação - Doutorado

3.594,57

4.455,20

8.049,77

2.3. A Jornada de Trabalho do cargo está especificada no Quadro 03: Quadro 03.

Classe

Horas Semanais de Trabalho

Professor D I, T-40, DE

40 (quarenta) horas com Dedicação Exclusiva

2.4. O pessoal docente, na qualidade de servidor público, fica submetido ao Regime Jurídico Único e à legislação complementar do Pessoal Civil da União. A lotação de cargos de magistério será feita por Unidade Acadêmica e dimensionada em função das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em qualquer das jornadas, será respeitada a carga horária mínima semanal de oito horas-aula.

3. DAS CONDIÇÕES E REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO E IN-

VESTIDURA NO CARGO

3.1. Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com situação regular no pais;

3.2. Estar em gozo dos direitos políticos;

3.3. Estar quite com as obrigações eleitorais;

3.4. Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

3.5. Apresentar declaração de não acumulação de cargo ou emprego público (De acordo com o § 3º do art. 118 da Lei Nº . 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e da Lei N- . 9.527, de 10 de dezembro de 1997. Considera-se acumulação proibida à percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade);

3.6. Apresentar declaração de bens e valores patrimoniais.

§1º Os documentos comprobatórios relacionados no item 3 serão exigidos de todos os can­didatos no ato da inscrição, exceto os discriminados nos subitens "3.5" e "3.6", que deverão ser apresentados apenas pelos candidatos convocados para nomeação.

§2º Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no concurso.

§3º A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no item 3 impedirá a posse do candidato.

4. DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

4.1. A guia de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) deverá ser obtida no site www.tesouro.fazenda.gov.br, SIAF, Guia de Recolhimento da União, Impressão - GRU Simples, utilizando os seguintes dados: Unidade Favorecida: UG 158195, Gestão 15281, Re­colhimento Código 28883-7; Vencimento: 28/03/2014; CPF e nome do Contribuindo (Candidato); Valor Principal e Valor Total (Taxa de Inscrição), concluindo com a emissão da GRU para pagamento exclusivamente no Banco do Brasil.

4.2. O valor da taxa de inscrição, uma vez pago, não será restituído em nenhuma hipótese.

4.3. O candidato oriundo de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008 e Decreto nº 6.135, de 26/06/2007, que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e deseje solicitar isenção da taxa de inscrição deverá fazê-lo até o dia 18/03/2014, através de requerimento disponível no endereço eletrônico www.cfp.ufcg.edu.br/in-formações complementares.

4.4. O requerimento de isenção da taxa de inscrição (anexo 4) deverá ser entregue e protocolado no local de inscrição e a resposta sobre o deferimento ou não, será divulgado no endereço eletrônico www.cfp.ufcg.edu.br e no quadro de aviso da Unidade Acadêmica da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras no dia 21/03/2014.

4.5. O candidato cujo pedido de isenção tiver sido indeferido, deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição e entregar o comprovante original do depósito bancário no valor da taxa de inscrição conforme especificado no subitem 4.1, através de protocolo no local de inscrição, ou enviar via Correio, por SEDEX, até o dia 28/03/2014.

5. DAS INSCRIÇÕES:

5.1. As inscrições serão realizadas pessoalmente ou por procuração, com firma reconhecida, na Secretaria do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, lo­calizada à Rua Sérgio Moreira de Figueiredo, s/n, Bairro Casas Populares, Cajazeiras-PB, CEP: 58900­000, de 10/03/2014 a 28/03/2014, em dias úteis, no horário das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, e também por via postal, através de Sedex, Carta Registrada, Carta Simples e outros serviços similares dos Correios, dentro do prazo estabelecido neste Edital, que deverá ser enviado ao endereço acima citado.

5.2. O candidato apresentará no ato da inscrição:

a) Comprovante original do depósito bancário no valor da taxa de inscrição, como especificado no subitem 4.1;

b) Requerimento de inscrição assinado pelo candidato ou seu procurador devidamente ha­bilitado, dirigido ao Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica (disponível no Anexo 2 deste edital);

c) Fotocópia legível e autenticada do título de eleitor e do comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

d) Fotocópia legível e autenticada do comprovante de quitação com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino);

e) Fotocópia legível e autenticada do passaporte, com visto válido, de acordo com as normas do Serviço Nacional de Imigração (para estrangeiros);

f) Fotocópia legível e autenticada da Carteira de Identidade e do CPF;

g) Declaração de que tem conhecimento e aceita as condições e normas estabelecidas neste Edital (anexo 3), sobre as quais não poderá alegar desconhecimento, e na Resolução Nº . 01/2012, de 26/04/2012, da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG, disponíveis na Unidade Acadêmica e na Internet (www.ufcg.edu.br).

5.3. O servidor designado para receber a documentação exigida no subitem 5.2, o fará mediante a apresentação dos originais, conferindo e autenticando todas as páginas que lhe forem entregues, rubricando-as e numerando-as à vista do candidato ou seu procurador, além de listar o material não textual.

5.4. Após o ato de inscrição, o candidato ou seu procurador receberá, sem prejuízo de outras instruções eventualmente exaradas, os seguintes documentos:

a) Cópia da Resolução citada na letra "i" do subitem 5.2;

b) Programa (Pontos) do concurso;

c) Calendário das provas;

d) Tabela contendo prazos que nortearão o concurso, conforme o Anexo 01 deste Edital;

e) Relação nominal dos membros da comissão examinadora e seus suplentes, com respectiva titulação acadêmica.

5.5. Os documentos apresentados ficarão em poder da Unidade Acadêmica, não cabendo devolução.

5.6. O procurador do candidato deverá apresentar original da Procuração e respectiva cópia autenticada do instrumento, ficando esta em poder da Unidade Acadêmica.

5.7. O valor da taxa de inscrição, uma vez pago, não será restituído em nenhuma hipótese.

5.8. O candidato que utilizar a alternativa de inscrição via postal deverá enviar os documentos necessários à inscrição autenticados.

5.10. Os documentos comprobatórios originais ou cópia autenticada do Curriculum vitae são indispensáveis para efeito de pontuação na Prova de Títulos, devendo o candidato apresentá-los caso haja sido aprovado na prova didática.

5.11. Todos os demais documentos comprobatórios deverão estar devidamente autenticados, podendo, para os casos de inscrição realizada presencialmente, ser a autenticação realizada por servidor especialmente designado para receber e autenticar a documentação.

5.12. Os prazos regulamentares do Concurso estão discriminados no Anexo 01 deste Edital.

5.13. Não será permitida inscrição condicional e nem admitida complementação documental fora do prazo de inscrição, salvo se a Comissão Examinadora em caso de dúvida exigir do candidato documentos que comprovem a veracidade ou autenticidade de peças processuais entregues no ato da inscrição.

6. DAS PROVAS:

6.1. Local de realização: Central de Aulas da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, do Centro de Formação de Professores - Campus de Cajazeiras - UFCG.

6.2. Períodos e horários de aplicação das provas estão no Quadro 04.

Quadro 04.

 

Data

Hora

Local

Prova escrita

13/05/2014

08h00min

Central de Aulas da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras

Resultado e sorteio do ponto para a prova didática

14/05/2014

08h00min

Central de Aulas da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras

Prova didática

15/05/2014

08h00min

Central de Aulas da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras

Prova de títulos

16/05/2014

-

-

6.3. Todas as etapas das provas serão avaliadas por uma Comissão Examinadora composta por três professores, com titulação igual ou superior à exigida no concurso, sendo um dos membros pertencente à outra Instituição de Ensino Superior.

6.4. A prova escrita consistirá na dissertação do tema sorteado a partir do programa e terá duração de 04 (quatro) horas. No julgamento da prova escrita serão considerados os seguintes critérios: domínio do assunto (peso 6), estruturação coerente e desenvoltura do texto (peso 2), clareza e precisão de linguagem (peso 2).

6.5. A prova didática será gravada em áudio e vídeo e arquivada em Digital Versatile Disc (DVD). Esta consistirá em aula teórica com duração de 50 minutos referente ao tema sorteado do programa. Após o término da apresentação, a Comissão Examinadora poderá, se julgar necessário, arguir o candidato. A chamada para realização das provas obedecerá à ordem do sorteio dos candidatos. No julgamento da prova didática serão avaliados os seguintes critérios: domínio do tema sorteado (peso 4), estrutura coerente do plano de aula (peso 1), execução do plano de aula (peso 1), clareza e desenvoltura da exposição (peso 1), comunicação e uso de técnicas didáticas (peso 2), cumprimento do tempo de aula (peso 1).

6.6. Os candidatos aprovados nas provas escrita e didática deverão apresentar documentação comprobatória original ou cópia autenticada dos títulos constantes no Curriculum Vitae.

6.7. O Exame de Títulos constará da apreciação dos documentos comprobatórios apresentados pelo candidato e serão pontuados segundo a Tabela de Pontos anexa à Resolução nº. 01/2012, pela Comissão Examinadora em conjunto.

6.8. A nota final de cada candidato será igual à média ponderada das notas obtidas nas provas escrita e didática e no exame de títulos, observados os seguintes pesos: Prova escrita (peso 3), Prova didática (peso 4) e Exame de Títulos (peso 3). Em caso de empate serão consideradas as seguintes prioridades: a) maior nota na prova didática; b) maior nota na prova escrita e c) maior nota no exame de títulos.

6.9. Durante a realização das provas não será permitida a utilização de aparelhos celulares. Na prova escrita é vedado o uso de equipamentos audiovisuais, bem como de qualquer material escrito para consulta.

6.10. A critério da Comissão Examinadora, o sorteio do tema da prova didática poderá ser antecipado ou adiado em função do número de participantes na prova escrita.

6.11. Programas/Pontos para a área de conhecimento estão listados no Quadro 05.

Quadro 05.

FÍSICA

01

Mecânica Clássica: As Leis de Newton.

02

O Princípio da Conservação da Energia e seu significado na construção do conhecimento físico.

03

O Segundo Princípio da Termodinâmica

04

A natureza da luz.

05

Campo e potencial elétricos.

06

Circuitos elétricos simples.

07

Ondas Eletromagnéticas

08

Origens da Física Quântica

09

Fundamentos Elementares das Teorias da Relatividade Especial e Geral.

10

Relações entre Física e Cosmologia.

REFERÊNCIAS:

ALONSO, Marcelo, FINN, Edward J. Física. São Paulo: Escolar, 2012.

ALVARENGA, Beatriz, MÁXIMO, Antônio. Física - Contexto & Aplicações. São Paulo: Scipione, 2011.

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BURATINI, Maria Paula T. de Castro. Energia uma abordagem multidisciplinar. São Paulo: Livraria da Física, 2008.

CARUSO, Francisco, OGURI, Vitor. Física Moderna: origens clássicas & Fundamentos Quân­ticos. São Paulo: Elsevier, 2006.

CARVALHO, Regina Pinto de. Microondas. São Paulo: Livraria da Física/SBF, 2005. (Temas Atuais da Física).

CHAUI-BERLINCK, José Guilherme, MARTINS, Ricardo Alves. As duas primeiras leis - Uma introdução à Termodinâmica. São Paulo: UNESP, 2013.

CHAVES, Alaor. Física: Ondas, Relatividade e Física Quântica. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001.

CISNEROS, Jorge Ivan. Ondas Eletromagnéticas: Fundamentos e Aplicações. Campinas: UNICAMP, 2001.

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EINSTEIN, Albert, INFELD, Leopold. A evolução da Física. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. EINSTEIN, Albert. A teoria da relatividade especial e geral. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.

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GASPAR, Alberto. Física. São Paulo: Ática, 2000.

GAZZINELLI, Ramayana. Teoria da Relatividade Especial. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.

GREE Física. 3. ed. São Paulo: EDUSP, 1993.

HECHT, Eugene. Óptica. 2. ed. Lisboa: Calouste Kulbenkian, 2002.

HEWITT, Paul G. Física Conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

HORVATH, Jorge et al. Cosmologia Física: do micro ao macro cosmos e vice-versa. São Paulo: Livraria da Física, 2007.

LAHERA, Jesus, FORTEZA, Ana. Ciências Físicas nos Ensinos Fundamental e Médio. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LOPES, J. Bernardino. Aprender e Ensinar Física. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004.

MARTINS, André Ferrer P. (Org.). Física ainda é cultura? São Paulo: Livraria da Física,

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OLIVEIRA, Iva S. Física Moderna para iniciados, interessados e aficionados - Volume Único. São Paulo: Livraria da Física, 2010

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PIETROCOLA, Mauricio et al. Física em Contextos. São Paulo: FTD, 2011.

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ROCHA, José Fernando (Org.). Origens e evolução das idéias da Física. Salvador: EDUFBA, 2002.

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SCHENBERG, Mário. Pensando a física. São Paulo: Landy, 2002.

SERWAY, Raymond A., JEWETT, JR., John W. Princípios de Física - Movimento Ondulatório e Termodinâmica. 3. ed. São Paulo: Thomson, 2004.

SILVA, Adriana V. R. Nossa estrela: o Sol. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

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ZANETIC, João. Física também é cultura. São Paulo, 1989. Tese (Doutorado Em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS

01

Concepções da leitura: um panorama do estruturalismo ao sociointeracionismo

02

Gêneros textuais/discursivos na sala de aula

03

A morfossintaxe da Língua Portuguesa

04

Contribuições da Sociolinguística para o ensino de língua portuguesa

05

O nível lexical e a atribuição do sentido lexical: relações de sinonímia, antonímia, hiperonímia, homonímia, polissemia, campos associativos e campos lexicais

06

A literatura no Brasil Colônia

07

O período romântico no Brasil

08

O Realismo/Naturalismo na Literatura Brasileira

09

O Modernismo na década de 30

10

A poesia brasileira no século XX

REFERÊNCIAS

BAZERMAN, Charles. Escrita, gênero e interação social. Tradução e organização Ângela Paiva Dionísio e Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2007, p. 92-109.

_______ . Gêneros textuais, Tipificação e Interação/ Tradução e organização Ângela Paiva Dionísio e Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2005, p. 19-46.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística & Educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

________ . Leitura de poesia. Ática, 1996.

BUENO, Luis. Uma história do romance de 30. Campinas: Editora da Unicamp, 2006. CAMARA JR, Joaquim Mattoso. Estrutura da Lingua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1970. CANDIDO, Antônio. O romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas/FFLCH/SP, 2002. CASTELLO, José Aderaldo. Manifestações Literárias do período colonial. São Paulo: Editora

Cultrix, 1975.

FIORIN, José Luiz. (Org.) Introdução à linguística. Vol. 1. Objetos teóricos. São Paulo: Con­texto, 2006.

ILARI, Rodolfo. A lingüística e o ensino da língua portuguesa. São Paulo, Martins Fontes,

LAFETA, João Luiz. 1930: a crítica e o Modernismo. São Paulo: Duas Cidades, 1974.

LYONS, John. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1987.

MARTELOTTA, Mário. Manual de Linguistica. São Paulo: Contexto, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. O Léxico: lista, rede ou cognição social? (p. 263-284) In: NEGRI, Ligia, FOLTRAN, Maria José e OLIVEIRA, Roberta Pires (orgs.). Sentido e significação: em torno da obra de Rodolfo Ilari. - São Paulo: Editora Contexto, 2004.

___ . Produção textual, análise de gêneros e compreensão. - São Paulo: Parábola Editorial,

MONTEIRO, José Lemos. Morfologia Portuguesa. Campinas: Pontes, 2002.

MORICONI, Italo. Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva,

MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à linguística: fundamentos epis-temológicos. Vol 3. São Paulo: Cortez, 2005.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguistica geral. São Paulo, Cultrix.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários . 14. Ed. São Paulo: Cultrix, 1999. 520 P. BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2002. CASTELLO, José Aderaldo. A literatura brasileira: origens e unidade (1500-1960). São Paulo: EDUSP, 1999. v. I.

COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura brasileira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

LÍNGUA INGLESA

01

Estratégias de leitura (skimming, srºmnine, prediction, inference)

02

Referencia contextual

03

Gêneros textuais

04

Grupos nominais

05

O ensino tridimensional da gramática (forma, sentido e uso)

06

O ensino de vocabulário

07

Habilidades comunicativas receptivas: listening and reading

08

Habilidades comunicativas produtivas: speaking and writing

09

Abordagem comunicativa

10

Assessment (como avaliar)

REFERÊNCIAS

SOUZA, Adriana Grade Fiori et al. (2005). Leitura em Lingua Inglesa: uma abordagem ins­trumental. São Paulo: Disal.

MUNHOZ, Rosângela. (2000). Inglês Instrumental: estratégias de leitura. Módulo 1. São Paulo: Textonovo.

BROWN, H. D. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy, 3rd ed. White Plains, NY. Pearson Education. 2007.

LARSEN-FREEMAN, D. Teaching Grammar. In: CELCE-MURCIA, M. Teaching English as a Second or Foreign Language. 3rd ed. Boston, MA. Heinle, Cengage Learning. 2001.

HARMER, J. The Practice of English Language Teaching. 3rd ed. Edinburgh Gate, Harlow. Pearson Education. 2001.

WIDDOWSON, H. G. Aspects of Language Teaching. Oxford. Oxford University Press. 1990.

ALLEN, Virginia French. Techniques in Teaching Vocabulary. New York, NY: Oxford Uni­versity Press, 1994.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. São Paulo: Pontes Editores, 1993.

CELCE-MURCIA, Marianne (editor). Teaching English as a Second or Foreign Language. Third Edition. Boston: Heinle & Heinle, 2001.

CELCE-MURCIA, Marianne and MLLES, Sharon. Techniques and Resources in Teaching Grammar. New York, NY: Oxford University Press, 1988.

HARMER, Jeremy. How to Teach English: An Introduction to the Practice of English Language Teaching (2nd Edition). Harlow: Longman, 2007.

HARMER, Jeremy. The Practice of English Language Teaching (4th Edition). Pearson Edu­cation Limited, 2007.

RAIMES, Ann. Techniques in Teaching Writing. New York, NY: Oxford University Press, 1983.

RICHARDS, JACK C. and RODGERS, Theodore S. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

SILBERSTEIN, Sandra. Techniques and Resourses in Teaching Reading. New York, NY: Oxford University Press, 1994.

WEKKER, Herman and HAEGEMAN, Liliane. A Modern Course in English Sintax. New York, NY: Routledge, 1996.

7. DA COMISSÃO EXAMINADORA:

Área do conhecimento objeto do concurso: Física Titulares

Prof. Dr. João Maria da Silva - CFP/UFCG (Presidente)

Prof. Ms. Rovilson José Bueno- CFP/UFCG (Membro Interno)

Prof. Ms. José Pereira da Silva- IFPB Campus de Cajazeiras (Membro Externo) Suplentes

Profº Dr. Douglas Fregolente - CFP/UFCG

Profº. Ms. Bruno Farias da Silva - CCTA/UFCG

Profº Esp. João Bosco Abrantes Júnior - IFPB Campus de Cajazeiras (Membro Externo)

Área do conhecimento objeto do concurso: Lingua Portuguesa e suas literaturas Titulares

Prof'. Ms. Danielly Lopes de Lima - ETSC/CFP/UFCG (Presidente)

Profº. Dr. EM Bandeira de Sousa - CFP/UFCG (Membro Interno)

Prof'. Maria José Pereira Bezerra - IFPB Campus de Cajazeiras (Membro Externo) Suplentes

Profº Dr. José Wanderley Alves de Souza - CFP/UFCG (Membro Interno)

Profº. Dr. Nelson Eliezer Ferreira Júnior - CFP/UFCG (Membro Interno)

Profº Ms. Dimas Andriola da Silva - IFPB Campus de Cajazeiras (Membro Externo)

Area do conhecimento objeto do concurso: Lingua Inglesa Titulares

Profº Ms. Elinaldo Menezes Braga - CFP/UFCG (Presidente)

Profº Esp. Fabione Gomes da Silva - CFP/UFCG (Membro Interno)

Profº Dra Danielle Dayse Marques de Lima - IFPB Campus de Cajazeiras (Membro Externo) Suplentes

Profº Esp. Maria Irlanda Medeiros Falcão - CFP/UFCG (Membro Interno)

Profº Dra Daise Lilian Fonseca Dias - CFP/UFCG (Membro interno)

Profº Dra Claúdia Regina Ponciano Fernandes - IFPB Campus de Cajazeiras (Membro ex-

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. As pessoas portadoras de deficiência ou necessidades especiais será assegurado o direito de inscrição no concurso público previsto neste Edital, dele participando em igualdade de condições com os demais candidatos, desde que a deficiência ou necessidade apresentada seja compatível com as ati­vidades do cargo para o qual concorrem.

8.2. Os candidatos citados no item anterior deverão apresentar, no ato da inscrição, declaração da especificidade da deficiência, submetendo-se, quando convocados, à perícia médica por junta médica oficial, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato, como portador de deficiência, e a compatibilidade da deficiência com as atividades do cargo.

8.3. O candidato amblíope ou cego deverá solicitar por escrito, à Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica, até o último dia de inscrição, a confecção da prova especial ampliada (es­pecificando o tipo de grau para a ampliação) ou o acompanhamento por monitor.

8.4. O candidato que não fizer a solicitação prevista no item anterior (8.3), no prazo men­cionado e seja qual for o motivo alegado, não terá a prova preparada, ficando impossibilitado de a ela se submeter e, portanto, excluído do concurso.

9. DA NOMEAÇÃO, POSSE E EXERCÍCIO

9.1. A nomeação do candidato fica condicionada à comprovação dos requisitos para a in­vestidura nos cargos especificados no item 3 deste Edital.

9.2. A posse do candidato nomeado dar-se-á pela assinatura do Termo de Posse e ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de provimento no Diário Oficial da União.

9.3. Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo especificado no item anterior.

9.4. O docente terá 15 (quinze) dias contados da data da posse para entrar em exercício, sendo passível de exoneração aquele que não obedecer a esse prazo.

9.5. O nomeado e empossado exercerá a docência no Curso Ensino Médio na ETSC/CFP/UFCG, no Centro de Formação de Professores, com sede no Município de Cajazeiras-PB.

9.6. Os nomeados assumem o compromisso de fixar residência no Município de Cajazeiras-PB.

9.7. Regime Jurídico do cargo a ser provido: o nomeado será regido pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais e da Lei 12.772 de 28 de dezembro de 2012 e suas alterações.

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. Os prazos regulamentares do Concurso estão apresentados no Anexo 1 deste Edital.

10.2. Após a publicação deste Edital no DOU, o mesmo, acompanhado de informações com­plementares e dos formulários correspondentes a Declaração de conhecimento e aceitação das normas do concurso e do Requerimento de Inscrição, estará disponível na internet (www.ufcg.edu.br e/ou www.cfp.ufcg.edu.br).

10.3. Sendo necessário o adiamento do concurso por motivos relevantes, a Coordenação Ad­ministrativa da Unidade Acadêmica divulgará novo calendário para o certame com antecedência mínima de 05 (cinco) dias da primeira prova na Internet (www.ufcg.edu.br ou www.cfp.ufcg.edu.br).

10.4. Somente se submeterão às provas os candidatos cujas inscrições tiverem sido deferidas.

10.5. Todas as etapas do concurso público previsto neste Edital serão realizadas no campus de Cajazeiras-PB.

10.6. Os resultados de cada etapa do concurso serão afixados em espaço adequado e próprio na Secretaria da Unidade Acadêmica.

10.7. O concurso objeto deste Edital terá validade de 01 (um) ano, contado a partir da publicação da homologação do concurso pelo Diário Oficial da União, sendo possível renovação por igual período, nos termos do no Decreto nº. 6.994, de 21 de agosto de 2009.

10.8. Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão como comprovante de classificação no concurso, valendo para este fim o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União.

10.9. A aprovação no concurso assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do concurso.

10.10. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar, pelo Diário Oficial da União, a publicação dos atos e editais referentes ao concurso previstos neste Edital, bem como outras informações que serão divulgadas pela Escola Técnica de Saúde no site www.cfp.ufcg.edu.br.

10.11. Após a publicação do resultado do concurso, em jornal diário de grande circulação estadual e/ou site (www.cfp.ufcg.edu.br), poderá haver recurso à Câmara Superior de Gestão Ad­ministrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG, com efeito suspensivo, no prazo de 5 (cinco) dias.

10.12. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Examinadora do concurso.

JOSÉ CEZARIO DE ALMEIDA

ANEXO 01

PRAZOS REGULAMENTARES DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EBTT, D I, NÍVEL I, T-40 DE