UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - BA

Notícia:   UESC - BA abre seleção com quatro vagas para Tutores Presenciais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

EDITAL Nº 163

ABERTURA DE INSCRIÇÕES

SELEÇÃO PÚBLICA PARA TUTORES PRESENCIAIS - ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE GRADUAÇÃO - LETRAS - MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UESC

O Reitor em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, no uso de suas atribuições, torna público a abertura, no período de 12/08/2013 a 23/08/2013, das inscrições para Seleção de Tutores Presenciais- estágio supervisionado para o Curso de Graduação a Distância Licenciatura em Letras, conforme descrito no anexo I, circunscritas às normas constantes deste Edital.

1 DAS INSCRIÇÕES

1.1 O candidato deve preencher a ficha de inscrição disponível no anexo III deste edital, imprimi-la e assiná-la.

1.2 Enviar via Sedex, conjuntamente com a ficha de inscrição, a documentação exigida abaixo elencada e uma fotografia 3x4, recente; para o seguinte endereço: Coordenação do Curso de Letras Vernáculas a Distância - Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC- EAD/UAB, Rodovia Jorge Amado, KM 16, Bairro Salobrinho, Ilhéus- BA, CEP: 45662-900. A data da postagem nos correios não deve ultrapassar o prazo final de inscrição.

1.3 Documentos exigidos:

a) Cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em Letras.

b) Cópia autenticada do histórico acadêmico do curso de graduação em Letras;

c) Cópia do título de eleitor com comprovante de atualização;

d) Cópia da carteira de identidade;

e) Cópia da prova de quitação com o serviço militar para os candidatos do sexo masculino;

f) CPF - Cadastro de Pessoa Física;

g) Curriculum vitae, devidamente comprovado por cópia simples;

h) Declaração de que tem domínio das ferramentas básicas da informática;

i) Declaração de que dispõe de 20 horas semanais para dedicação ao trabalho como tutor e disponibilidade para atuar, inclusive no turno noturno e nos finais de semana, especialmente aos sábados;

j) Comprovante de experiência docente de, no mínimo, um ano, no ensino fundamental, médio ou superior ou diploma/certificado de conclusão de curso de pós graduação (mestrado ou doutorado) ou comprovante de vinculação à programa de pós graduação (mestrado ou doutorado);

k) Documento comprobatório de vínculo atual como docente na rede pública de ensino fundamental, médio ou superior ou comprovante de matrícula em programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) em uma instituição pública de ensino superior e devidamente reconhecido pela CAPES;

l) Comprovante atualizado de residência (luz ou telefone);

m) Declaração de que não recebe nenhuma outra bolsa de fomento governamental, exceto aquelas acumuláveis por força de lei.

1.4 O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece as exigências do presente Edital e de que aceita as condições da Seleção Pública.

1.5 A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos, ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências deste Edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da Seleção ou, se identificadas posteriormente, impedirão a sua contratação, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição.

1.6 Somente serão aceitos diplomas ou certificados de conclusão de curso de graduação reconhecido.

1.7 Para fins de cômputo de pontos relativos a curso de pós-graduação stricto sensu, se for o caso, serão considerados somente os diplomas expedidos por curso credenciado, se nacional e, se de origem estrangeira, devidamente revalidado.

1.8 As inscrições serão homologadas por uma comissão constituída por professores do respectivo curso de graduação em educação à distância, após conferência e numeração de toda documentação exigida e entregue pelos candidatos.

1.9 Não serão homologadas inscrições condicionadas ou sem apresentação da totalidade dos documentos exigidos.

2 DA SELEÇÃO

2.1 A Seleção, objeto deste Edital, constará de Prova de Títulos.

2.2 Os títulos só serão aceitos quando se relacionarem com a área específica do curso ao qual se inscreveu como tutor. Serão avaliados em conformidade com o quadro de atribuição de pontos a ser aplicado pela Banca Examinadora (Anexo 2).

2.3 O resultado final atribuído pela Banca Examinadora de Seleção é irrecorrível, salvo se em razão de erro de pontuação dos títulos, cabendo ao candidato que se julgar prejudicado requerer, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, a revisão da contagem, através de razões devidamente fundamentadas.

2.4 Como critérios de desempate serão considerados, por ordem: a maior pontuação relativa à experiência em educação à distância, maior pontuação no item concernente a pós-graduação.

2.5 O resultado final da seleção será homologado pela Reitora da UESC, que fará publicar a lista dos candidatos aprovados, por ordem de classificação.

2.6 Não será admitido recurso fora de prazo e, ou, sem fundamentação.

3 DA CONTRATAÇÃO

3.1 Os candidatos aprovados serão convocados obedecendo à ordem de classificação e conforme demanda da coordenação do respectivo curso.

3.2 Tutores classificados e convocados estarão sob a regulamentação da Lei de Bolsas (Lei nº. 11.273, de 06 de fevereiro de 2006, e Resolução/CD/FNDE nº 8 de 30 de abril de 2010, que estabelecem orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes da preparação e execução dos cursos dos programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil, vinculado à coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES).

3.3 Os tutores serão remunerados, via bolsa mensal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/UESC, no valor atual de R$ 765,00.

3.4 As atividades serão executadas em 20 horas semanais, as quais serão distribuídas em diferentes turnos, incluindo-se finais de semana. Os tutores atuarão no polo de apoio presencial para o qual foi selecionado, conforme cronograma de trabalho demandado pela coordenação de tutoria do curso. Atuarão em atividades relacionadas ao estágio supervisionado de alunos, atividades estas que poderão demandar viagens a cidades circunvizinhas do respectivo polo, com ônus para a UESC, quando couber.

3.5 Para a implementação da bolsa será exigida a assinatura de termo de compromisso, que constará a disponibilidade, do bolsista, de 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades de tutoria, inclusive finais de semana e turnos noturnos.

3.6 Os tutores atuarão nos pólos auxiliando os alunos a desenvolverem as diversas atividades das disciplinas do respectivo curso, referente ao desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Os tutores deverão elaborar relatórios mensais de suas atividades que serão avaliadas pela coordenação de tutoria do curso.

3.7 O não cumprimento das atividades inerentes à função do tutor na sua totalidade e com a qualidade requerida implicará no seu imediato desligamento.

3.8 Os documentos apresentados pelos candidatos não habilitados, não aprovados ou ausentes, ficarão disponíveis na sala da Coordenação da Universidade Aberta do Brasil na UESC, para devolução, pelo prazo de 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado final da seleção pública. Após este prazo, serão incinerados.

Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, em 9 de agosto de 2013.

EVANDRO SENA FREIRE
REITOR EM EXERCÍCIO

Anexo I

Curso

Polo

Vagas

 

ibicuí

01

Itapetinga

01

Seabra

01

Vitória da Conquista

01

Anexo II

BAREMA PARA JULGAMENTO DOS TÍTULOS

DISCRIMINAÇÃO Atividades Didáticas

PONTUAÇÃO POR UNIDADE

Quantidade Máxima

Valor Máximo

Atuação como docente/ tutor na educação a distância

1,5 ponto por ano

5

7,5

Atuação como docente na educação superior

1,25 ponto por ano

5

6,25

Atuação como docente na Educação Básica

0,5 ponto por ano

4

2,00

Atuação como Monitor no ensino de graduação ou atuação em iniciação científica ou extensão

0,50 ponto por semestre

2

1,00

Cursos de Pós Graduação

 

 

 

Doutorado

6,00

1

6,00

Mestrado

3,00

1

3,00

Especialização (Carga horária mínima de 360 horas)

2,00

1

2,00

Cursos de Atualização

 

 

 

Carga horária de 60 a 160

0,5

3

1,50

Publicações

 

 

 

Artigo em revista indexada (últimos cinco anos)

1,0

2

2,00

Outras publicações (últimos cinco anos)

0,5

2

1,00

Outros

 

 

 

Graduação em Letras

 

 

2,50

Aluno regularmente matriculado em curso de pós graduação stricto sensu

-

-

0,50

Total de pontos

 

 

 

Total Global (Total de pontos mais excedentes)