UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - MA

Notícia:   UEMA abre três seleções para Professor Substituto

UEMA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

ESTADO DO MARANHÃO

EDITAL Nº 105/2014-PROG/UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, por meio da Pró-Reitoria de Graduação - PROG, torna público, para conhecimento dos interessados, o Edital Nº 105/2014-PROG/UEMA com os procedimentos e normas que regulamentam a abertura de vagas, em regime de Processo Seletivo Simplificado, destinado à contratação de Professor Substituto ao Centro de Estudos Superiores de Caxias nas matérias especificadas no Apêndice I, conforme o prescrito na Lei Estadual 6.915, de 11 de abril de 1997, e suas alterações, na Resolução nº 04/94- CEPE/UEMA, na Instrução Normativa nº01/99-PROGAE e na Resolução nº 456/03-CEPE/UEMA.

1 - Do local, período e horário das inscrições:

1.1 As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas, no período de 03 a 15 de julho de 2014, mediante apresentação dos documentos exigidos no item 2.1 nos seguintes locais:

a) Protocolo do Centro de Estudos Superiores de Caxias (Morro do Alecrim, S/N), no horário em que funcionar o Centro;

b) Protocolo Geral da UEMA, localizado no Campus Universitário Paulo VI, Tirirical, São Luís-MA, no horário das 14 às 17 horas.

2 - Dos requisitos para inscrição

2.1 Poderão inscrever-se os brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros na forma da Emenda Constitucional nº 11, de 30/04/1996, mediante preenchimento da Ficha de Inscrição (Apêndice III) dirigida à Pró-Reitoria de Graduação, acompanhado do "Curriculum Vitae", devidamente comprovado, com cópia autenticada dos seguintes documentos:

a - Cédula de identidade (Civil/Militar);

b - C.P.F;

c - Comprovante de quitação com o serviço militar, quando for o caso;

d - Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

e - Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação, acompanhado do Histórico Escolar correspondente, ou Pós-Graduação na matéria objeto do seletivo, quando especificado nos requisitos de formação acadêmica (Apêndice I);

f - Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), pago no Banco do Brasil S/A, Agência 3846-6 Conta Corrente 5393-7, em nome da Universidade Estadual do Maranhão.

2.2 - Em hipótese alguma haverá restituição de taxa de inscrição.

2.3 - Não será aceito comprovante de entrega de envelope de depósito bancário.

2.4 - No ato da inscrição, o candidato receberá cópia do Programa no qual constarão os temas da matéria objeto da seleção.

2.5 - É vedada a inscrição sem a entrega de toda a documentação exigida.

2.6 - A inscrição poderá ser requerida pelo candidato ou por procurador habilitado, por meio de procuração particular com poderes específicos e firma reconhecida.

2.7 - A partir da inscrição, o candidato autoriza o setor competente da UEMA a identificar a possibilidade de liberação de matrícula e eventual contratação, observando se há ocorrência de algum impedimento legal, junto à Secretaria de Estado de Gestão e Previdência -SEGEP.

2.8 - Os professores substitutos, com contrato em vigor ou que já tenham sido contratados a qualquer tempo, poderão excepcionalmente, submeter-se ao processo seletivo regulamentado por este Edital, e em caso de aprovação e classificação, ser novamente contratados, com fundamento no inciso IV do Artº 2º da Lei Estadual 6.915, de 11 de abril de 1997 (com nova redação dada pela Medida Provisória nº 174, de 16 de abril de 2014).

3 - Da comissão examinadora:

3.1 - A Comissão Examinadora de cada seletivo, designada por Portaria do Reitor, será composta por três docentes integrantes da Carreira do Magistério da UEMA.

3.2 - Não havendo, no quadro da Carreira do Magistério Superior da UEMA, professor com titulação mínima correspondente à máxima titulação dos candidatos, poderão ser designados docentes de outras Instituições de Ensino Superior.

4 - Da data, horário e local de realização das provas:

4.1 - As provas do Processo Seletivo Simplificado serão realizadas no Centro de Estudos Superiores de Caxias nas datas, em local e nos horários de acordo com o Apêndice II deste Edital.

5 - Da realização das provas:

5.1 A seleção dos candidatos será feita mediante:

a) Prova Didática sobre os temas fixados no programa, os quais deverão ser sorteados no dia da prova.

b) Prova de Títulos com julgamento do "Curriculum Vitae" devidamente comprovado de cada candidato.

5.2 - A Prova de Didática, visando aferir o desempenho pedagógico e o domínio do conteúdo da matéria, terá a duração mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos e máxima de 55 (cinquenta e cinco) minutos.

5.3 - O candidato que não alcançar o tempo previsto será automaticamente eliminado.

5.4 - Ao iniciar a Prova de Didática, o candidato deve apresentar à Comissão Examinadora o Plano de Aula em três vias.

5.5 - Os recursos didáticos utilizados pelo candidato serão de sua total responsabilidade.

5.6 - A análise do "Curriculum Vitae" do candidato, visando aferir a sua experiência profissional, levará em conta a adequação dos títulos à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, de acordo com o estabelecido no Apêndice I deste Edital.

5.7 - Poderá ser dispensado da seleção o candidato único, portador de título de Mestre, Doutor ou Livre Docente, respeitada a adequação do seu título à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, mediante parecer da Comissão Examinadora.

6 - Da classificação e resultado:

6.1 - A Comissão Examinadora lavrará a ata das atividades, imediatamente após a conclusão dos trabalhos, divulgando o resultado da seleção, já em termos de classificação, por ordem decrescente, para aprovação pela Pró-Reitoria de Graduação.

6.2 - Em caso de empate entre os candidatos, serão considerados os seguintes critérios para classificação final:

a) maior nota na prova didática;

b) maior tempo de experiência em atividade docente em outras IES;

c) maior idade.

6.3 - O resultado da avaliação será expresso na escala de notas de 0 (zero) a 10 (dez).

6.4 - Será considerado aprovado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete), sendo classificatória a nota da prova de títulos.

7 - Da validade da seleção:

7.1 - A validade da seleção será de 04 (quatro) meses, a contar da publicação do resultado, devendo ser observada, rigorosamente, a classificação por ordem decrescente para efeito de contratação.

8 - Do contrato e regime de trabalho:

8.1 - Os candidatos aprovados e classificados poderão ser contratados dentro do número de vagas oferecidas, de acordo com as necessidades dos cursos, em regime de trabalho previsto no Apêndice I deste Edital, por um período de 6 (seis) ou 12(doze)) meses, para ministrar, no mínimo, 2 (duas) disciplinas por período letivo, dentro da matéria objeto do seletivo.

8.2 - A carga horária do pessoal contratado como professor substituto será de 20 (vinte) horas semanais.

8.3 - A vigência de contrato será de 6 ou 12 meses, a contar da data da assinatura do mesmo, conforme necessidade apontada no Apêndice I.

8.4 - O salário a que fará jus o professor substituto contratado no regime de 20 (vinte) horas semanais será de R$ 1.904,95 (um mil, novecentos e quatros reais e noventa e cinco centavos).

8.5 - Os contratos poderão se prorrogados uma única vez, sendo os de 6 (meses) prorrogáveis por até 6 (seis) meses e os de 12 (doze) meses prorrogados por até 12 (doze) meses, nos termos da Lei Estadual 6.915, de 11 de abril de 1997 (com nova redação dada pela Medida Provisória nº 174, de 16 de abril de 2014).

8.6 - Os professores substitutos contratados em regime de 20 horas semanais, dentro da vigência de seu contrato, deverão ministrar até 2 (duas) disciplinas correspondentes à matéria para qual foram selecionados, a critério da direção do curso, em período especial (curso de férias).

9- Dos recursos:

9.1 - Após a divulgação do resultado, o candidato terá o prazo de até 48 (quarenta e oito) horas para formalização de recurso à Pró-Reitoria de Graduação da UEMA, que o apreciará dentro do prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data de seu recebimento.

9.2 - Após divulgação do resultado do recurso interposto à PROG, o candidato terá 5 (cinco) dias úteis para recorrer ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE que decidirá conclusivamente.

10 - Disposições finais:

10.1 - Ao se inscrever para o processo seletivo simplificado, o candidato declara conhecer e concordar com os termos deste edital.

10.2 - Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

São Luís, 02 de julho de 2014.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha
Pró-Reitora de Graduação

APÊNDICE I

REQUISITOS DO SELETIVO

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS

Cursos

Matérias

Graduação

Prazo de Contrato

Nº de Vagas

Regime de Trabalho

Enfermagem

Ciências Morfológicas

Graduado em Fisioterapia e áreas afins com pós-graduação na área

12 meses

01

20 horas

Farmacologia/Leitura de Exames

Graduado em Enfermagem com pós Graduação na área

12 meses

01

20 horas

Bases Técnicas Fundamentais e Aplicadas em Enfermagem

Graduado em Farmácia e áreas afins com pós- Graduação na área

12 meses

01

20 horas

Antropologia/Sociologia

Graduado em Filosofia, sociologia com pós-Graduação na área

12 meses

01

20 horas

Psiquiatria/Psicologia na Enfermagem

Graduado em Enfermagem com pós-Graduação na área

12 meses

01

20 horas

Ciências Sociais e Filosofia

Filosofia/Filosofia da Educação

Graduação em Pedagogia e/ou Ciências Sociais e/ou em Filosofia e com Especialização na área afim

12 meses

02

20 horas

Metodologia Científica/Metodologia da Pesquisa em Educação

Graduação em Pedagogia e/ou Ciências Sociais e/ou Filosofia e com Especialização na área afim

12 meses

01

20 horas

Psicologia/Psicologia da Educação

Graduação em Pedagogia e/ou em Psicologia e com Especialização na área afim

12 meses

02

20 horas

Sociologia/Sociologia da Educação

Graduação em Ciências Sociais e/ou Pedagogia e com Especialização na área afim

12 meses

01

20 horas

História e Geografia

Prática do Ensino de História

Licenciatura em História com Especialização na área. Mestre ou mestrando com créditos concluídos

12 meses

02

20 horas

História e GeografiaHistória da América II/História Contemporânea ILicenciatura em História com Especialização na área. Mestre ou mestrando com créditos concluídos12 meses0220 horas
História do BrasilLicenciatura em História com Especialização na área. Mestre ou mestrando com créditos concluídos12 meses0220 horas
Geografia FísicaLicenciatura em Geografia com Especialização na área. Mestre ou mestrando com créditos concluídos12 meses0220 horas
Geografia HumanaLicenciatura em Geografia com Especialização na área. Mestre ou mestrando com créditos concluídos12 meses0220 horas
Matemática e FísicaFísicaGraduado em Ciências- Habilitação em Física ou Graduado em Física Licenciatura e com Especialização em Física ou Áreas afins12 meses0120 horas
InformáticaGraduado em Ciências- Habilitação em Matemática ou Graduado em Informática Licenciatura ou Graduado em Ciências da Computação ou Graduado em Matemática Licenciatura e com Especialização em Informática na Educação ou Áreas afins12 meses0120 horas
Matemática/Estágio no Ensino MédioGraduado em Ciências- Habilitação em Matemática ou Graduado em Matemática Licenciatura e com Especialização em Matemática ou Áreas afins12 meses0120 horas
Matemática e FísicaMatemática/Prática Curricular no Ensino Fundamental e Matemática no Ensino FundamentalGraduado em Ciências-Habilitação em Matemática ou Graduado em Matemática Licenciatura e com Especialização em Matemática ou Áreas afins12 meses0120 horas
Matemática/Prática Curricular na Dimensão Político Social e Desenho GeométricoGraduado em Ciências- Habilitação em Matemática ou Graduado em Matemática Licenciatura e com Especialização em Matemática ou Áreas afins12 meses0120 horas
Matemática/Prática Curricular no Ensino Médio e Fundamentos do Ensino de MatemáticaGraduado em Ciências- Habilitação em Matemática ou Graduado em Matemática Licenciatura e com Especialização em Matemática ou Áreas afins12 meses0120 horas
LetrasLibrasGraduação em Letras ou Pedagogia com Especialização em Letras12 meses0120 horas
Morfossintaxe do LatimGraduação em Letras com Especialização em Língua Portuguesa12 meses0120 horas
Língua Inglesa InstrumentalGraduação em Letras com Especialização em Inglês12 meses0120 horas
PedagogiaDidáticaGraduação em Pedagogia12 meses0120 horas
Política EducacionalGraduação em Pedagogia e Especialização na área afim.12 meses0220 horas
Metodologia da Educação especialGraduação em Pedagogia e Especialização na área afim12 meses0120 horas
Química e BiologiaEcologia BásicaGraduado em Ciências Biológicas e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo.12 meses0120 horas
Estágio Supervisionado em Química Geral e InorgânicaGraduado em Química e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo.12 meses0120 horas
Biologia Molecular e HistologiaGraduado em Ciências Biológicas e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo.12 meses0120 horas
Zoologia dos VertebradosGraduado em Ciências Biológicas e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo.12 meses0120 horas
Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental e MédioGraduado em Ciências Biológicas e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo.12 meses0220 horas
Instrumentação da Química no Ensino Fundamental e MédioGraduado em Química e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo12 meses0120 horas
Química e BiologiaTeorias de ligações e os Elementos dos Blocos "s" e "p".Graduado em Química e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo.12 meses0120 horas
Educação AmbientalGraduado em Ciências Biológicas e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo.12 meses0120 horas
Prática CurricularGraduado em Ciências e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo.12 meses0120 horas
Química Geral e InorgânicaGraduado em Química e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo.12 meses0120 horas

APÊNDICE II

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS DOS SELETIVOS

Matérias

Prova

Data

Horário

Local

Ciências Morfológicas

Didática

22/07

9 h

Centro de Estudos Superiores de Caxias

Farmacologia/Leitura de Exames

Didática

22/07

14 h

Bases Técnicas Fundamentais e Aplicadas em Enfermagem

Didática

22/07

14 h

Antropologia/Sociologia

Didática

22/07

16 h

Psiquiatria/Psicologia na Enfermagem

Didática

22/07

18 h

Filosofia/Filosofia da Educação

Didática

22/07

8 h

Metodologia Científica/Metodologia da Pesquisa em Educação

Didática

22/07

10 h

Psicologia/Psicologia da Educação

Didática

22/07

14 h

Sociologia/Sociologia da Educação

Didática

22/07

18 h

Prática do Ensino de História

Didática

23/07

8 h

História da América II/ História Contemporânea I

Didática

23/07

10 h

História do Brasil

Didática

23/07

14 h

Geografia Física

Didática

23/07

18 h

Geografia Humana

Didática

24/07

8 h

Física

Didática

24/07

8 h

InformáticaDidática24/078 hCentro de Estudos Superiores de Caxias
Matemática/Estágio no Ensino MédioDidática24/0710 h
Matemática/Prática Curricular no Ensino
Fundamental e Matemática no Ensino Fundamental
Didática24/0714 h
Matemática/Prática Curricular na Dimensão Político Social e Desenho GeométricoDidática24/0716 h
Matemática/Prática Curricular no Ensino Médio e Fundamentos do Ensino de MatemáticaDidática24/0718 h
LibrasDidática24/078 h
Morfossintaxe do LatimDidática24/078 h
Língua Inglesa InstrumentalDidática24/0710 h
DidáticaDidática24/0714 h
Política EducacionalDidática24/078 h
Metodologia da Educação especialDidática24/0710 h
Ecologia BásicaDidática24/0718 h
Estágio Supervisionado em Química Geral e InorgânicaDidática24/078 h
Biologia Molecular e HistologiaDidática24/0710 h
Zoologia dos VertebradosDidática24/0714 h
Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental e MédioDidática24/0716 h
Instrumentação da Química no Ensino Fundamental e MédioDidática25/078 hCentro de Estudos Superiores de Caxias
Teorias de ligações e os Elementos dos Blocos "s" e "p".Didática25/0710 h
Educação AmbientalDidática25/0714 h
Prática CurricularDidática25/0716 h
Química Geral e InorgânicaDidática25/0716 h

MATÉRIA/DISCIPLINA:

* CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS

PROGRAMA:

1- Biofísica da respiração

2- Biofísica da circulação sanguínea

3- Estrutura das proteínas

4- Mutações

5-Anexos embrionários

BIBLIOGRAFIA

GARCIA, E. A. C. Biofísica. São Paulo: Sarvier. 2000.

GUYTON, A. G. Tratado de Fisiologia Médica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara

CAMPBELL, Mary K. Bioquímica. Trad.Henrique Bunselmeyer Ferreira et al. 3. ed. Porto AlegreArtes Médicas, 2000

THOMPSON, J. & THOMPSON, M. W Genética Médica. 6ª ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2002

MOORE, K.L., PERSAUD, T.V.N. Embriologia Básica. 5 ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

MATÉRIA/DISCIPLINA:

* FARMACOLOGIA/LEITURA DE EXAMES PROGRAMA:

1- Drogas que agem nos vasos sanguíneos;

2- Drogas que agem nos rins;

3- Drogas que agem no coração

4- Marcadores para hepatites viras

5- Bioquímica sanguínea

BIBLIOGRAFIA

RANG, H.P.; DALE, M. Farmacologia. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1999;

ASPERHEIM, M.K. Farmacologia para enfermagem. São Paulo: Guanabara Koogan,2004;

WALLACH, Jacques. Interpretação de exames laboratoriais. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan;MEDSI Editora Médica e Científica, 2003.

MATÉRIA/DISCIPLINA:

* BASES TÉCNICAS FUNDAMENTAIS E APLICADAS A ENFERMAGEM

PROGRAMA:

1- Cuidados de Enfermagem ao (a) cliente portador(a) de ferida.

2- Cuidados de Enfermagem na administração de medicamentos:

3- Aspiração traqueal

4- Lavagem gástrica

5- Cuidados de Enfermagem frente ao corpo pós morte REFERÊNCIAS:

ATRINKSON,Leslie D. Fundamentos de Enfermagem: introdução ao processo de enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.

BRUNNER,L.S.& SUDDARTH. Tratadode Enfermagem médico-cirúrgica. 8. ed. Interamericana, 1998.

CAMPEDELLI, Maria Coeli. Processo de Enfermagem na prática. São Paulo: Ática, 1989.

CARPENITO, Linda Juall. Diagnóstico de Enfermagem: aplicação à prática clínica. 6. ed. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1997.

MATÉRIA/DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA/SOCIOLOGIA

PROGRAMA:

1-Cultura;

2-Ideologia;

3- Alienação;

4- A Especificidade da Prática Antropológica: Etnografia e técnicas de Observação

5- Corpo, envelhecimento e seus significados;

REFERENCIA:

GUARESCHI, Pedrinho. Sociologia crítica uma alternativa de mudanças. 43 ed. (ver. e aum.) Porto Alegre: Mundo Jovem, 1998

MELUCCI, Alberto (org.) Por uma sociologia reflexiva; pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005

LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1991

LELOUP, Jean-Yves. O corpo e seus símbolos. Uma antropologia essencial. 10ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002.

SANTAELLA, Lucia. Corpo e Comunicação. Sintoma da Cultura. São Paulo: Paulus, 2004

MATÉRIA/DISCIPLINA:

* PSIQUIATRIA/PSICOLOGIA NA ENFERMAGEM

PROGRAMA

1-A Psicologia como ciência e profissão

2-Psicanálise: mecanismo de defesa e estudo das funções psíquicas

3-O estudo da personalidade

4-A Reforma psiquiátrica no Brasil

5-Esquizofrenia

REFERENCIAS

BOCK, A. B.et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo. 13 ed. ED Saraiva, 2008.

- DAVIDOFF, L.L. Introdução a Psicologia. São Paulo: MC. Graw-Hill, 1983 .

- LANES, T.M. O que é Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1986.

- ALEXANDER, F. Medicina Psicossomática: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artes Medicas, 1989.

AMARANTE, P. Loucos pela Vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil. Rio de Janeiro, Fiocruz, 1995

CAPLAN, G. Princípios de Psiquiatria Preventiva. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1980

MANZOLLI, M.C. Enfermagem: da Enfermagem Psiquiátrica à Saúde Mental. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996

Cidade Universitária Paulo VI. C.P. 09. Tirirical - CEP. 65055-970 - São Luís/MA. Fones: (98) 3245-5461 / Fax: (98) 3245-5882
C.N.P.J. 06.352.421/0001/68 - Criada nos termos da Lei nº. 4.400 de 30.12.1981

* FILOSOFIA/FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Temas

1. Educação e sociedade: processos redenção, reprodução e transformação.

2. Educação como fato histórico, político, social e cultural.

3. A relação das teorias éticas e teóricas axiológicas com a educação.

4. Conceito básico de Filosofia e suas relações com a educação.

5. Principais correntes filosóficas dos séculos XIX e XX e suas relações com a educação.

Referências

ARANHA, Maria Lucia Arruda. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1986.

CURY, Carlos Jamil. Educação e contradição:elementos metodológicos para uma teoria critica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez, 1989.

GADOTTI, Moacir. Educação contra educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. E outros

* METODOLOGIA CIENTÍFICA/METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Temas

1. A pesquisa e o problema do conhecimento: ciências naturais e humanas.

2. Abordagens empírico positivista, femenológico-compreensivista e dialético.

3. Pesquisa levantamento e pesquisa etnográfica.

4. Técnicas de coletas de dados: observação, entrevista e questionário.

5. Pesquisa cientifica: projeto, execução e comunicação.

Referências

BARROS, A, J.; LENFIELD, Nº A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas, 1ª ed.

Petrópolis: Vozes, 2003.

FAZENDA, Ivani (Org). Metodologia da pesquisa educacional. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1994.

GARCIA, Regina Leite (org.). Método:pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: PD&A, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

KUHN, Thomas S. Aestrutura das revoluções científicas. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

REA, Luis M.; PAKER, Richard A. Metodologia de pesquisa: do planejamento à execução. São Paulo: Pioneira, 2000.

REY, Luis. Planejar e redigir trabalhos científicos. 2 ed. São Paulo: Edgar Blücher, 1997. E outros

Psicologia Geral /Psicologia da Educação

TEMAS:

1. A natureza da psicologia da educação.

2. Princípios psicológicos que explicam e fundamentam o processo ensino - aprendizagem no contexto da educação brasileira.

3. O enfoque histórico cultural de Lev. S. Vygotsky

4. Compreensão do educando nos contextos nos intra e estra-escolar e ações educativas que favorecem o seu desenvolvimento.

5. Atuação dos educadores junto aos alunos que apresentam problemas de aprendizagem.

REFERENCIAS:

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paul, 2005.

CAMPOS, Dinah Martins de Sousa. Psicologia da Aprendizagem. 33 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

DAVIS, Claudia. Et. All. Psicologia de educação. São Paulo: Cortez, 1990.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Vygotsky e Bachtin: Psicologia e Educação um intertexto. São Paulo > Ática, 1994.

GALVÃO, Izabel. Henry Wallon: Uma concepção dialética o desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1998.

GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da educação: Fundamentos e Aplicações a Prática Pedagógica. 10 ed.Petrópolis: Vozes, 2003.

HILGARD, Ernest. Teoria da Aprendizagem. 4 ed. São Paulo: EPU, 1975.

Sociologia/Sociologia da Educação

TEMAS:

1. A Sociologia no campo do conhecimento;

2. As proposições teóricas metodológicas para compreensão dos fenômenos sociais;

3. Análise das relações entre Estado, Sociedade e Educação, a partir das teorias do Estado e da problemática de esfera pública e privada em perspectiva da democratização das relações sociais no âmbito interno e externo do sistema escolar;

4. Origem da Sociedade capitalista e das concepções sociológicas;

5. Teorias educacionais na concepção positivista e marxista

REFERÊNCIAS:

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

BOURDIEU, Pierre. Lições de aula. São Paulo: Àtica, 1994.

CAVALHO, Alonso Bezerra de; SILVA, Wilton Carlos Lima de (org.). Sociologia e Educação: leituras e interpretações. São Paulo: Avercamp, 2006.

Demerval Saviane e a Educação Brasileira: O Simpósio de Marilia. São Paulo: Cortez, 1978.

KUPPA, Sônia M. Portela. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: Políticas, Estruturas e Organização. São Paulo: Cortez, 2003.

LIMA, Licínio A. A escola como organização educativa. Uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2001.

MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: introdução ao estudo de Sociologia no processo de transformação social. 3. ed. São Paulo: Cortez e Associados, 1985.

PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA

1. Teoria e história da historiografia.

2. História contemporânea: o tempo das crises.

3. Ensino de História e currículo: perspectivas críticas, campo e objetivo da História.

4. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor.

5. A transversalidade e a renovação no ensino de história.

Bibliografia Sugerida

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avecamp, 2006.

BARROS, José D'Assunção. O campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.

BITTENCOURT, Ciorce Maria Fernandes. ENSINO DE HISTÓRIA - fundamentos e métodos, docência em formação ensino fundamental. São Paulo: Contexto, 2005.

CADIOU, François. [et al]. Como se faz a História: historiografia, método e pesquisa. Tradução Giselle Uni. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad, SEPPIR).

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004.

____ . Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados.

Campinas, SP: Papirus, 2003 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. Campinas, SP: Papirus, 1993.

HORN, Geraldo Balduino. op cit. O ensino de História e seu currículo: teoria e métodos. 1 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

MALERBA, Jurandir. A História escrita: teoria e historicidade historiográfica. São Paulo: Contexto, 2006.

Entende-se como habilitação na área, o candidato haver cursado a disciplina em questão e/ou outra similar, em nível de Graduação, Pós-Graduação, com carga horária igual ou superior a 180 (cento e oitenta) horas/aula, conforme o estabelecido como requisito para cada disciplina.

História da América II / História Contemporânea I

1 - A formação dos Estados latino americanos.

2- A contemporaneidade latino-americana de 1900 a 1960: as ditaduras militares na América Latina

3- Repercussões políticas da Revolução Francesa.

4- Modernidade e contradições do Capitalismo no final do século XIX

5- A multidão na História de 1830 a 1848: um olhar sobre a Europa Ocidental e América

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

PRADO, Maria Ligia Coelho. América Latina no século XIX. Tramas, Telas e Textos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1999.

IANNI, Octávio. O labirinto Latino-Americano. Petrópolis. RJ: Vozes, 1993.

GUAZZELLI, Cesar Barcellos. História Contemporânea da América Latina- 1960-1990. Porto Alegre. Editora da Universidade. UFRS.1993.

WASSERMAN, Cláudia. História Contemporânea da América Latina- 1900-1930. Porto Alegre. Editora da Universidade. UFRS.1993.

POMER, Leon. As independências da América Latina. Ed. Brasiliense. Coleção Tudo é História BRESCIANE, Maria Stella Martins. Londres e Paris no século XIX- O espetáculo da pobreza.1995.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. São Paulo. Cia das Letras, 1986.

RUDÉ, George. A multidão na História. Estudo dos movimentos populares na França e na Inglaterra 1730-1848. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos impérios. 1875-1914. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1988.

HOBSBAWM, Eric J. A era das Revoluções. 1789 - 1848. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1990

História do Brasil

1. O mundo europeu na época dos descobrimentos.

2. A formação social do Brasil colonial.

3. Os conflitos políticos sociais no Brasil regencial.

4. Sociedade na Primeira República: o coronelismo e as agitações dos cangaceiros. e jagunços no Nordeste.

5. O retorno a vida democrática e a Nova República.

Referências

BETHENCOURT, Franciso & CURTO, Diogo Ramada (Dir.). A expansão marítima portuguesa, 1400-1800.Lisboa: Edições 70, 2010.

NOVAES, Adauto (Org.). A descoberta do homem e do mundo. S. Paulo: Cia. das Letras, 1998.

HESPANHA, António Manuel (Coord.). História de Portugal. (vol. 4). Lisboa: Estampa, 1998.

SOBRAL, José Manuel, VALA, Jorge (organizadores). Identidade Nacional, inclusão e exclusão social. Lisboa: ICS, 2010.

Gladys Sabina Ribeiro (organizadora). Brasileiros e cidadãos: modernidade política, 1822- 1930. São Paulo: Alameda, 2008..

MOTA, Carlos Guilherme. 1822: Dimensões. São Paulo: Perspectiva, 1986.

FARIA, Sheila de Castro. Identidade e comunidade escrava: um ensaio. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 11, nº 22p. 133-157, 2007.

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GONÇALVES, Andréa Lisly. Estratificação social e mobilizações políticas no processo de formação do Estado Nacional brasileiro: Minas Gerais, 1831-1835. São Paulo: Hucitec; Minas Gerais: FAPEMIG, 2008.

______ e CASSOLI, Marileide Lázara. Nas fímbrias da liberdade: agregados, índios, africanos e forros na província de Minas Gerais (século XIX). Varia Historia, FAFICH/UFMG, v.27, nº 46, jul/dez. 2011, p.645-663.

JANCSÓ, István. A sedução da Liberdade. In: NOVAIS, Fernando A. (coordenador geral) & SOUSA, Laura de Mello e (organizadora do volume) História da Vida privada no Brasil 1: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, capítulo 8, p.388 a 437; notas: p. 470-472.

_________ e PIMENTA, João Paulo G. Peças de um mosaico (ou apontamentos para o estudo da emergência da identidade nacional brasileira). In: MOTA, Carlos Guilherme (organizador). Viagem incompleta. A experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: SENAC, 2000, p.127- 175.

MALERBA, Jurandir. Esboço crítico da recente historiografia sobre a independência do Brasil (c.1980-2002). In:

MALERBA, Jurandir (org.). A independência brasileira: novas dimensões. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p.19-52.

MARQUESE, Rafael Bivar; BERBEL, Márcia Regina. A ausência da raça: escravidão, cidadania e ideologia pró-escravista nas Cortes de Lisboa e na Assembléia Constituinte do Rio de Janeiro (1821-1824). In:

CHAVES, Cláudia Maria das Graças e SILVEIRA, Marco Antônio (orgs.). Território conflito e identidade. Belo Horizonte: Argvmetvm, 2007, p.63-88.

MATTOS, Hebe. A escravidão moderna nos quadros do Império português: o Antigo Regime em perspectiva atlântica. In: FRAGOSO, João Luís Ribeiro... et al. O antigo regime nos trópicos: a dinâmica imperial portuguesa (séculos XVI-XVIII). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

MOREL, Marco.Papéis incendiários, gritos e gestos: a cena pública e a construção nacional nos anos 1820 - 1830. Topoi (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 4, p. 39-58, 2002.

PEDREIRA, Jorge Miguel. Economia e política na explicação da independência do Brasil. In: MALERBA, Jurandir (org.). A independência brasileira: novas dimensões. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p.55-97.

REIS, João José; CARVALHO, Marcus J. M. e GOMES, Flávio. O alufá Rufino: tráfico, escravidão e liberdade no atlântico negro (c.1822 - c.1853). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

ALONSO, Ângela. Idéias em movimento: a geração de 1870 na crise do Brasil-Império. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

BATALHA, Cláudio H. de M. O movimento operário na Primeira República. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

BOTELHO, Denílson. A pátria que quisera ter era um mito; o Rio de Janeiro e a militância literária de Lima Barreto. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal das Culturas, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração, 2002.

BRETAS, Marcos Luiz. A guerra das ruas.Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997.

_____________ . Ordem na cidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas. (2ª ed.) São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

_____________ . Os bestializados. (3ª ed.) São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

CASTRO, Celso. A proclamação da república. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

CAULFIELD, Sueann. Em defesa da honra: moralidade, modernidade e nação no Rio de Janeiro (1918-1940). Campinas, Ed. Unicamp, 2000.

CHALHOUB, Sidney. Cidade febril. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.

_______________ . Trabalho, lar e botequim. São Paulo: Brasiliense, 1986.

COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república. São Paulo: Brasiliense, 1987.

DE DECCA, Edgar Salvadori. 1930, O silêncio dos vencido: memória, história e revolução. (6ª ed.) São Paulo: Brasiliense, 2004.

FAUSTO, Boris. A revolução de 1930: historiografia e história. (10ª ed.) São Paulo: Brasiliense, 1986.

______________ .(Dir.) História geral da civilização brasileira ─ O Brasil republicano. (5ª ed) Rio de Janeiro: Ed. Bertrand, 1989, t. III.

LARA, Silvia Hunold. "Escravidão, cidadania e história do trabalho no Brasil". Projeto história. São Paulo, Educ, n.º 16, fev. 1998.

LESSA, Renato. "A invenção da República no Brasil: da aventura à rotina" in CARVALHO, Maria Alice Rezende de. A República no Catete. Rio de Janeiro: Museu da República, 2001. LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Omega, 1975.

LEVY, Maria Bárbara. A indústria do Rio de Janeiro através de suas sociedades anônimas. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/Coleção Biblioteca Carioca, 1994.

LORENZO, Helena Carvalho de e COSTA, Wilma Peres da (Orgs.). A década de 1920 e as origens do Brasil moderno. São Paulo: Editora da Unesp, 1997.

MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado: a formação e a atuação das chefias caboclas. Campinas: Unicamp, 2004.

MENDONÇA, Sonia Regina de. "Estado e sociedade: a consolidação da república oligárquica" in LINHARES, Maria Yedda L. (Org.) História geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990. pp. 229-242.

MELLO, Maria Teresa Chaves de. A república consentida: cultura democrática e científica do final do império. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

MOTTA, Carlos Guilherme (org.) Brasil em perspectiva. (7ª ed.) São Paulo: Difel, 1976.

NEVES, Margarida de Souza e HEIZER, Alda. A ordem é o progresso. SP: Atual, 1991.

OLIVEIRA, Lúcia Lippi. A questão nacional na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1990.

PENNA, Lincoln de Abreu. O progresso da ordem. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1997.

PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. As barricadas da saúde; vacina e protesto popular no Rio de Janeiro da Primeira República. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002. PRESTES, Anita Leocádia. Os militares e a reação republicana. Petrópolis-RJ: Vozes, 1994.

RIBEIRO, Gladys Sabina. Mata galegos. Os portugueses e os conflitos de trabalho na República Velha. São Paulo: Brasiliense, 1990.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. (2 ª ed.) São Paulo: Brasiliense, 1985.

VELLOSO, Mônica Pimenta. "O modernismo e a questão nacional" in FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Orgs.). O tempo do liberalismo excludente: da Proclamação da República à Revolução de 1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

VISCARDI, Cláudia Maria Ribeiro. O teatro das oligarquias; uma revisão da "política do café com leite". Belo Horizonte: C/Arte, 2001.

ÁREA: GEOGRAFIA FÍSICA

1. Domínios Moforclimáticos do Brasil: Características e correlações com as unidades Geomorfológicas

2. A Cartografia como instrumento teórico/metodológico para a compreensão do espaço.

3. Formação, caracterização, classificação e conservação dos solos.

4. Dinâmica geral da atmosfera e sistema sinóticos atuantes no Brasil.

5. Principais formações vegetais do Maranhão e suas relações com o Clima, o Solo e a produção do Espaço.

REFERENCIAS

1. AB"SABER,A.N. Domínios morfoclimáticos e províncias fitogeográficas do Brasil. Orientação, São Paulo:IGEOG-USP,nº 3(s/d).

2. ANDRADE, Manuel Correia de. Uma geografia para o século XXI. Recife, 1993.

3. CARLOS, Ana Fani Alessandri (org). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

4. GREGORY, Derek; MARTIN, Ron; SMITH, GRaham (orgs). Geografia Humana: sociedade, espaço e ciência social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1996

5. HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. São Paulo: Contexto, 2002.

6. LENCIONI, Sandro. Região e geografia. São Paulo. EDUSP, 1999.

7. SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia A. de; SILVEIRA, Maria Laura (orgs) Território: globalização e fragmentação. São Paulo: HUCITEC-ANPUR, 1994.

8. et al. (orgs) O novo mapa do mundo: fim de século e globalização. 2ª ed. São Paulo HUCITEC - ANPUR, 1994.

9. SANTOS, Miltton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.

10. SCARLATO, Francisco Capuano, et al. (orgs) Globalização e espaço latino americano. São Paulo: HUCITEC-ANPUR, 1993.

11. Soja, Edward W. Geografia Pós-Moderna: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zaahar,1993.

12 -BECKER, Bertha R. (org) Geografia e Meio ambiente no Brasil. São Paulo, Hisatec, 1995.

13-CORREA, Roberto Lobatto. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2001.

14 -SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil; Território e Sociedade no início do século XXI. São Paulo/Rio de Janeiro. RECORD, 2001.

15 -SOUSA, Maria Adélia Aparecida de (org) Natureza e sociedade hoje. Uma leitura geográfica. São Paulo. HUCITEC, 1981.

16 -MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. PARÃMETROS CURRICULARES DE GEOGRAFIA, 1998, Brasília (DF).

17 -ALMEIDA, Rosângela Doim de e PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico-Ensino e Representação. São Paulo, Contexto 2001.

18 -ALMEIDA, Rosangela Doim. Do desenho ao mapa. Iniciação Cartográfica na Escola. São Paulo, Contexto, 2001.

GEOGRAFIA HUMANA

1-Globalização e espaço Geográfico

2-Espaço Regional e Território

3. O pensamento geográfico no Brasil

4. Rede Urbana

5. questão Agrária no Brasil: conflitualidade e desenvolvimento territorial.

REFERENCIAS

1. CARLOS, Ana Fanni Alessadri: A (re)produção de espaço urbano São Paulo: EDUSP, 1994.

2. CORREA, Roberto Lobato. A Rede Urbana.São Paulo: Ática, 1989.

3. CORREA, Roberto Lobato. Região e Organização espacial. São Paulo.Ática, 1987.

4. CASTRO, Iná Elias de et all. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand, 1995.

5. CASTRO, Iná Elias de. Geografia e Política. Território, escolas de ação e instituições. Rio de janeiro; Bertrand Brassil, 2005.

6. FERNANDES, Bernardo Mançano et all. Geografia Agrária. Teoria e Poder. São Paulo: Expressão Popular: 2007.

7. GOMES, Paulo César. Geografia e Modernidade Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.

8. HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: ANNABLUME, 2005.

9. SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec,1990.

10. SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço Habitado São Paulo: Hucitec,1994.

* FÍSICA

* Leis de Gauss;

* Circuitos Elétricos

* Campos Magnéticos;

* Leis de Newton;

* Leis da Termodinâmica.

BIBLIOGRAFIA:

HALLIDAY, David. RESNICK, Robert. KRANE, Jearl. Física 3. Rio de Janeiro: LTC. 2003.

TIPLER, Paul. Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica. Rio de Janeiro: LTC. 2000.

SEARS e ZEMANSKE, Física, Termologia e Ondas.Vol2. São Paulo: Addisson-Wesley, 2003.

* INFORMÁTICA

* Introdução a Tecnologia Educacional;

* Aspectos normativos, estruturais e organizacionais das políticas educacionais no Brasil;

* Papel do professor face às tecnologias educacionais;

* Processo de ensino-aprendizagem e uso de multimídias;

* Desenvolvimento das atividades práticas e avaliativas com os recursos audiovisuais.

BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Maria Elizabeth. Informática e Formação de Professores. vol. 1 Secretaria de Educação a Distância Brasilia: Ministério da Educação Seed, 2000.

VALENTE, José Armando (Org). Computadores e conhecimento: repensando a educação. UNICAMP - Campinas: Nied, 2002.

REFERENCIAIS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO MARANHÃO. Gerência de Estado de Desenvolvimento Humano, Supervisão de Acompanhamento Curricular de Ensino Médio. São Luis. Ensino Médio- Currículo-Reforma Maranhão.

VIEIRA, Thomaz Alexandre. et al. Gestão Educacional e Tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.

* MATEMÁTICA/PRÁTICA CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO

* A proposta dos parâmetros curriculares para o ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental;

* O Planejamento de Ensino da Matemática no Ensino Médio;

* A prática pedagógica em Educação matemática no Ensino Médio;

* A integração do ensino de Matemática e as demais áreas do conhecimento;

* Procedimentos metodológicos e recursos didáticos.

BIBLIOGRAFIA:

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. v.3. Brasília: MEC/ SEF, 1997.

DANTE, Luis R. Didática da resolução de problemas da Matemática. São Paulo: Ática, 1995.

BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

FIORENTINI. D. Alguns modos de ver e conhecer o Ensino da Matemática no Brasil. Campinas Zetetikê, ano 2, nº. 4,1995.

DOMINGUES, K. C. de M. O Currículo com abordagem etno matemático. São Paulo. Educação de Matemática em revista, ano 2, nº. 4.

* MATEMÁTICA/PRÁTICA CURRICULAR NA DIMENSÃO POLÍTICO SOCIAL

* Aplicação dos conceitos de Matemática;

* O papel do educador na sociedade atual;

* Atividades investigativas com perspectivas interdisciplinares, articulando os conteúdos estudados com a realidade política, social e educacional.

* Construções Fundamentais: Paralelas e Perpendiculares;

* Construção de Polígonos Regulares.

BIBLIOGRAFIA:

ALBUQUERQUE, E.M. et al. Função social da educação. Coleção EPEN, XIII Encontro de Pesquisa Educacional do Noedeste, v.8, s.d.

BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 13 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

BRANDÃO, C.R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 2006.

______ . Parâmetros Curriculares: Meio Ambiente. Brasília, 2005.

JORGE, Sonia. Desenho Geométrico, Ideias e Imagens. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MARCHESI JÚNIOR, Isaías. Desenho Geométrico. São Paulo: Ática, 1997.

PUTNOKI, José Carlos. Geometria e desenho geométrico. São Paulo: Scipione, 1990.

* MATEMÁTICA/PRÁTICA CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

* Atividades investigativas com perspectivas interdisciplinares, articulando os eixos organizadores de conteúdos da Matemática nos PCN;

* O Planejamento da matemática no ensino fundamental;

* Competências e habilidades nos PCN;

* Conjunto dos Números Reais;

* Inequações: Sistemas de Equações do 1º e 2º Graus e Inequações de 1º e 2º Graus.

BIBLIOGRAFIA:

HARIKI, S.; ONAGA, D. S. Curso de Matemática. Vol. 1.

Gelson Iezzi; Osvaldo Dolce; Antônio Machado. Matemática e Realidade: Ensino Fundamental. 2009

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LBB/Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996.(D.O.U. de 23/12/1996).

_______ . Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Brasília, 2006.

PAIS, Luis Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

* ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO - 180H - (NE)

* Estudo e análise global e crítica de situações da prática docente no Ensino Médio nos anos finais;

* As tendências atuais do Ensino de Matemática;

* Métodos do Ensino de Matemática;

* Transversalidade e Interdisciplinaridade;

* Atividades orientadas e supervisionadas no contexto do ensino médio, que enfatizem o desempenho profissional criativo a partir de observação,participação, planejamento, exercício docente e avaliação do processo ensino-aprendizagem.

BIBLIOGRAFIA:

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LBB/Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996.(D.O.U. de 23/12/1996).

PIMENTA, S.G. (Org.). O estágio e a docência. São Paulo: Cortez, 2004.

______ . O estágio na formação de professores: unidade teoria prática? São Paulo: Cortez, 2001.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1992. VASQUEZ, A. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

SELETIVO LIBRAS

TEMAS LIBRAS - Departamento de Letras do CESC/UEMA

1. A LÍNGUA DE SINAIS: CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DE LIBRAS

2. EDUCAÇÃO DE SURDOS

3. O ALFABETO EM LIBRAS

4. GRAMÁRICA DE LIBRAS: PRONOME, VERBOS, ADJETIVOS E ADVÉRBIOS.

5. FUNDAMENTOS LEGAIS DA LIBRAS

REFERÊNCIAS BÁSICAS

1) CASTRO, Alberto Rainha & CARVALHO, Ilsa Silva de .Comunicação por Língua Brasileira de Sinais.2.ed.Editora do SENAC.Distrito Federal,2005.

2) CAMPELLO, Ana Regina e Souza. & QUADROS, Ronice Mulle de. LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais. Editora da UFSC. Florianópolis: 2010

3) CASTRO, Alberto Rainha de. CARVALHO, Ilza Silva de. Comunicação por Língua Brasileira de Sinais: livro básico. 3.ed.Editora Senac.Brasilia:2009.

4) GESSER, Audrei. LIBRAS:que língua é essa? Crença e preconceitos em torno da língua de sinais e realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

5) GOES, Maria Cecília Rafael de. Linguagem, Surdez e Educação.3.ed. Autores Associados.Campinas:2002.

6) QUADROS, Ronice Muller. KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: estudos lingüísticos. 3.ed.Artmed. Porto Alegre: 2004

7) SACKS, Oliver. Vendo Vozes:uma viagem ao mundo dos surdos.Companhia das Letras.São Paulo:2010

SELETIVO MORFOSSINTAXE DO LATIM

TEMAS PARA SELETIVO

1. Aspectos Históricos da Língua Latina: Fases da Língua

2. A Estrutura Morfossintática da Língua Latina

3. Fonética da Língua Latina: Pronúncia e Acentuação

4. Sintaxe dos Casos

5. Morfologia Verbal: Princípios Sintáticos

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática latina. São Paulo: Saraiva, 2000.

BASSETTO, Bruno Fregni. Elementos de filologia românica. São Paulo: Edusp, 2001.

BERGE, Damião. Ars latina 1. São Paulo: Vozes, 2010.

CARDOSO, Zélia de Almeida. Iniciação ao Latim. São Paulo: Ática, 2006.

CARDOSO, Zélia de Almeida. Literatura latina. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CART, A. et al. Gramática Latina. Trad. e adaptação de Maria Evangelina Villa Nova Soeiro. São Paulo: T.A.Queiroz/EDUSP, 1986.

COMBA, Julio. Programa de Latim. São Paulo: Salesiana, 2002.

FARIA, Ernesto. Fonética Histórica do Latim. São Paulo: Saraiva, 1980.

FURLAN, Oswaldo Antônio. Língua e literatura latina e sua derivação portuguesa. São Paulo: Vozes, 2006.

GARCIA, Janete Melasso, CASTRO, Jane Adriana Ramos Ottoni. Dicionário Gramatical de Latim (Nível Básico). Brasília: UNB, 2010.

GARCIA, Janete Melasso. Introdução à teoria e pratica do latim. Brasília: UNB, 2008.

GARCIA, Janete Melasso. Língua Latina. Brasília: UNB, 2008.

ILARI, Rodolfo. Lingüística Românica. São Paulo: Ática, 2001.

MAISSIAT, Georges Ignácio. Pequeno Dicionário de Latim. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2002.

MAURER Jr., Theodoro Henrique. Gramática do latim vulgar. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1959.

MAURER Jr., Theodoro Henrique. O problema do latim vulgar. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1962.

REZENDE, Antônio Martinez de, BIANCHET, Sandra Braga. Dicionário do latim essencial. Belo Horizonte: Crisálida, 2005.

REZENDE, Antônio Martinez de. Latina Essentia: Preparação ao latim. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

RONAI, Paulo. Curso Básico de Latim Gradus Primus. São Paulo: Cultrix, 1996.

SARAIVA, F.R. dos Santos. Novíssimo Dicionário Latino Português. 11.ed. Rio de Janeiro: Livraria Garnier. 2000.

SPALDING, Tassilo Orpheu. Guia prático de tradução latina. São Paulo: Cultrix, [s./d.].

TEMAS PARA SELETIVO

DISCIPLINA: Língua Inglês Instrumental

1. Definição de leitura

2. Reconhecimento de gêneros textuais

3. Estratégias de leitura

4. Uso de leitura

5. Grupos Nominais

REFERÊNCIAS

CRUZ, T.D. &, A.V. & Rosas. Marta. Inglês com textos para informática. Disal Editora, 2003.

HUTCHINSON, Tom & WATERS, Alan. English for Specific Purpases. Cambrindge: Cambridge University Press. 1996

REMANCHA ESTERAS, Santiago. Infoteach: English for Computer Users. 3ed. Cambridge University Press2003

MUNHOZ, Rosangela. Inglês Instrumental: estratégias de Leitura. Mod.01. São Paulo: Texto Novo, SOUZA, Adriana Grade Fiori et al. Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. São

SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO COM 20h/a

* DIDÁTICA

Temas

1. Contextualização histórica da didática e seu campo de ação.

2. A avaliação da aprendizagem como componente do ato pedagógico.

3. Planejamento: dimensões e componentes do plano de ensino.

4. As relações entre educação pedagógica e didática: especialidades dos campos do plano de ensino.

5. As dimensões técnicas, estéticas e éticas da aula.

Referências:

CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 20 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica social dos conteúdos. 1ª ed. São Paulo: Loyola, 2009.

MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 2007.

MAXIMILIANO, Menegolla, SANTANA. Como planejar? Currículo - área - aula - 14 ed. Petrópolis. RJ: Vozes, 2008.

VEIGA, Ilma Passos de Alencar. A aula: gênese, dimensões e práticas. Campinas: Papirus, 2009.

RIOS, Terezinha. Compreender e Ensinar. São Paulo: Cortez, 2010.

VEIGA, Ilma Passos de Alencar. A prática pedagógica do professor de Didática. Campinas; Papirus, 2004.

* POLÍTICA EDUCACIONAL Temas

1. As políticas Educacionais e o avanço da escola pública;

2. O público o privado e as políticas educacionais;

3. As políticas de Financiamento da Educação básica no Brasil;

4. As políticas públicas de educação e mudanças nas escolas;

5. A políticas públicas Educacionais a partir dos anos 90: avanços e desafios.

REFERÊNCIAS:

BUCCI,Maria Paula Dallari. Direito Administrativo e Políticas Publicas. São Paulo,Ed. Saraiva, 2002

CURY,Carlos Roberto Jamil. A gestão democrática e o direito a educação. RBPAE. 2007.

LIBÂNEO - José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 6º ed. 2013.

LIBÂNEO - José Carlos. Democratização da Escola Publica: a pedagogia critico social dos conteúdos. 20 ed.São Paulo: Loyola,2005.

SANIANI - Dermeval. O plano de Desenvolvimento da Educação: analise do projeto do MEC. Educação e Sociedade. Campinas Vol. 28.2007.

SHIROMA, Eneida Oto, MORAIS, Márcia Célia de; EVANGELISTA,Olinda. Política Educacional, São Paulo, SP: FTD. 1994.

* METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Temas

1. Andanças Históricas do Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais: da antiguidade aos dias atuais.

2. Categorias das Necessidades Especiais: uma visão panorâmica.

3. Diretrizes Nacionais da Educação Especial na Educação Básica: organização das escolas regulares e especiais.

4. Educação Especial Inclusiva: implicações conceituais.

5. Adaptações Curriculares: conceito e classificação.

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas educacionais. CORDE: Brasília. 1994.

_____________ . Diretrizes da Educação Especial para a Educação Básica. Brasília. MEC/CNE/CEB. 2001.

______________ . Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares: Estratégias para Educação de Alunos com Necessidades Especiais. MEC/SEE. 1999.

CARVALHO, Rosita Edler. A nova LDB e a Educação Especial. WVA: Rio de Janeiro. 1996.

MAZZOTA, Marcos José da Silveira. Educação Especial no Brasil :história e políticas públicas. Cortez: São Paulo. 2011.

STAINBACK, SUSAN e William Stainback.Inclusão: um guia para educadores . Artes Médicas Sul: Porto Alegre. 1999.

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

MATÉRIA/DISCIPLINA: Ecologia Básica

TEMAS BÁSICOS:

1. Fluxo de Matéria e Energia nos Sistemas Ecológicos.

2. Conservação e Desenvolvimento Sustentável.

3. Água, Solo, Nutrição Mineral e Interações Subterrâneas.

4. Aplicações Ecológicas nos Níveis Individual e Populacional: Restauração, Biossegurança e Conservação.

5. A Espécie e o Indivíduo no Ecossistema

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

Dajoz, R. 2006. Princípios de Ecologia. Editora Artmed. Porto Alegre. 7ª edição. 518p. Gurevitch, J,; Scheiner.. S. M.; & Fox, G. A.2009. Ecologia Vegetal. 2ª ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 592p.

Odum, E.P. 2004. Fundamentos de Ecologia. Fundação Calouste Gulbenkian/ Lisboa. 7ª edição. 928p.

Primack, Richard B., Rodrigues, Efraim, 2001. Biologia da Conservação. Editora Planta, 327p.

Townsend, C.R.; Begon, M. & Haper, J.L. Fundamento em Ecologia. Editora Artmed. Porto Alegre. 3ª edição. 576p.

MATÉRIA/DISCIPLINA:

Estágio Supervisionado em Química Geral e Inorgânica

TEMAS BÁSICOS:

1. Exercício do Estágio Supervisionado no Ensino Médio;

2. Acompanhamento e Avaliação do Estágio;

3. Projetos, atividades e oficinas pedagógicas;

4. Métodos e Técnicas utilizados em Química;

5. Planejamento no Ensino de Química

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

Beltran, Nº O., Ciscato, C. M. 1991. Química. 2ª ed. São Paulo. Cortez.

Chagas, A. P. 2001. Como se faz Química: Uma reflexão sobre a Química e a atividade do químico. 3 ed. São Paulo. Editora UNICAMP.

Gadottim, M. 1993. História das Idéias Pedagógicas. Ática. São Paulo.

Santos, W. L. P. 1996. Ensino de Química e Cidadania. Química Nova na Escola.

MATÉRIA/DISCIPLINA: Biologia Molecular e Histologia

TEMAS BÁSICOS:

1. Organização Estrutural e Molecular da Célula;

2. Citologia e Histologia: Seus métodos de estudo;

3. Estudo morfofisiológicos, tecidos epiteliais e conjuntivos;

4. Sistema Reprodutor: Masculino e Feminino;

5. Métodos e Técnicas de Estudo Histológico das Células e Tecidos.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

Alberts B. et al. 2010. Biologia Molecular da Célula. 5a ed. Artmed, Porto Alegre. 1268 p. De Robertis Jr EMF; Hib J & Ponzio R. 2003. Biologia Celular e Molecular. 14a ed. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 413 p.

Garther, L. P. & Hiatt, J. L. 2002. Atlas Colorido de Histologia. 3ª ed. Editora Guanabara Koogan S.A. 3ª ed. Rio de Janeiro. 413p.

Gartner l. P. & Hiatt, J. L. 1999. Tratado de Histologia. 1ª ed. Editora Guanabara Koogan S.A. 3ª ed. Rio de Janeiro.

Gitirana, L. B. 2004. Histologia: conceitos básicos de tecidos. Editora Atheneu. São Paulo. 172p.

De Robertis EDP & De Robertis Jr EMF. 1993. Bases da Biologia Celular e Molecular. 2ª ed. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 307 p.

De Robertis. 2001. Bases da Biologia Celular e Molecular. Editora Guanabara Koogan S.A. 3ª ed. Rio de Janeiro. 418p.

Junqueira LC & Carneiro J. 1997. Biologia Celular e Molecular. 6a ed. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 299 p.

Junqueira LC & Carneiro J. 1999. Histologia Básica. 9a ed. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 427 p.

Loreto ELS & Sepel LMN. 2002. Atividades Experimentais e Didáticas de Biologia Molecular e Celular: Cadernos de Biologia Molecular e Celular. 2a ed. Sociedade Brasileira de Genética. Ribeirão Preto/SP.

MATÉRIA/DISCIPLINA: Zoologia dos Vertebrados

TEMAS BÁSICOS:

1. A natureza da Morfologia e a Linhagem dos Vertebrados;

2. O Sistema Tegumentar e seus derivados nos Vertebrados;

3. Caracterização geral das aves e mamíferos;

4. Deslocamento Populacional, Território e Comportamento Social;

5. O impacto dos humanos sobre outras espécies de vertebrados.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

CURTIS, H. 1977. Biologia. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 964p.

HICKMAN, Jr.C.P.; ROBERTS, L.S. & LARSON, A. 2004. Princípios Integrados de Zoologia. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 11 edição. 846p.

ORR, T. R. 1986. Biologia dos Vertebrados. Editora Roca. São Paulo. 5ª edição. 508p.

POUGH, F.H.; JANIS, C.M. & HEISER, J.B. 2008. A vida dos Vertebrados. Editora Atheneu. São Paulo. 4ª ed. 699p.

HILDEBRAND, M. e GOSLOW, Jr. G. E. Análise da Estrutura dos Vertebrados. 2006. 2ª ed. São Pulo. Ed. Ateneu. 673p.

LIEM, K. F.; BEMIS, W.E.; WALKER, Jr. W. F. e GRANDE, L. Functiond Anatomy of the Vertebrates: Na Evolutionary Perspective. 3 th Edition. Thomson Learing Brooks/Cole. USA. 703p.

DISCIPLINA: Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental e Médio

TEMAS BÁSICOS:

1. História do Ensino de Ciências na Escola Brasileira. O discurso oficial e a prática docente;

2. Diretrizes Metodológicas para o Ensino de Ciências e Ciências Biológicas nos Parâmetros Curriculares Nacionais;

3. O papel do estágio supervisionado na formação do professor de Ciências e Ciências Biológicas;

4. Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia: diferentes concepções e tipos (observação, participação e regência);

5. Métodos, Técnicas e Planejamento de Ensino de Ciências.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

Carvalho, A. M. P. et AL. 2004. Ensino de Ciências. São Paulo. Ed. Pioneira Thompson. Cachpuz, A., Gil - Perez, D. Carvalho, A. M. P., Praia, J.,Vilches, A. 2005. A necessária renovação de ensino das Ciências. São Paulo. Ed. Cortez.

Delizoiciv, D.; Angotti, J. A.; Pernambuco, M. M. 2002. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo. Ed. Cortez.

Hrasilchik, M. 2004. Prática de Ensino de Biologia. 4ª Ed. São Paulo. Editora Edusp. Leite, L. S. Pocho, C. L. Aguiar, M. M. Sampaio, M. Nº 2003. Tecnologia Educacional 2ª Ed. Petrópolis, RJ. Editora Vozes.

Pimenta, S. G.; Lima, M. S. L. 2004. Estágio e Docência. São Paulo. Editora Corte. Sant'Anna, I. M. Sant'Anna V. M. 2004. Recursos Educacionais para o Ensino. Petrópolis, RJ. Editora Vozes.

Santos, F. M. T. Greca, I. M. 2006. A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias, Rio de Janeiro. Editora Unijui.

Universidade Estadual do Maranhão. 1997. Manual do Estágio. São Luís, MA Universidade Estadual do Maranhão. Instruções complementares do estágio curricular dos Cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão. São Luís.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. 1999. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, ME - SEMT

MATÉRIA/DISCIPLINA: Instrumentação da Química no Ensino Fundamental e Médio

TEMAS BÁSICOS:

1. Métodos e Técnicas no Ensino de Ciências e da Química;

2. Planejamento e Criatividade no Ensino de Ciência e da Química: Feira de Ciências, Clube, Museu, Biblioteca de Ciência;

3. Avaliação do Ensino de Química e Construção de materiais instrumentação para o ensino;

4. Teoria e experimentação e método de ensino de Química;

5. Química: Seus métodos de estudos teóricos e práticos.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

Joullié, V & Reis, A. 1981. Didática geral através de módulos instrucionais. Petrópolis. Ed. Vozes.

Sant'Anna, I. M. & Sant'Anna, V. M. 2004. Recursos Educacionais para o Ensino. Quando e por quê. Petrópolis, RJ: Vozes, 118p.

MATÉRIA/DISCIPLINA: Teorias de Ligações e os Elementos dos Blocos "S" e "P"

TEMAS BÁSICOS:

1. Introdução à Ligação Química;

2. Ligação iônica e Ligação covalente;

3. Estudo do Hidrogênio e seus compostos;

4. Estudo dos blocos "s" e "p": propriedades, obtenção, ocorrência. Isótopos, compostos e usos.

5. Correlações nas propriedades gerias dos elementos.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

Lee, J. D. 1999. Química Inorgânica: não tão concisa. São Paulo: Editora Edgard Blucher.

Mahan, B. M. & Myers, R. J. 2000. Química: um curso universitário. 4ª ed. São Paulo: Edgard Blucher.

Huhee, J. E. 1983. Inorganic Chemistry: Principles of Structures and Reactivity, 3ª ed. Singapore: Harper International SI Edition.

Lima, W. Nº 1993. Química Inorgânica Experimental: guia de trabalhos e ensaio de laboratório - curso introdutório. Belém: Universidade Federal do Pará. 148p.

Flach, S. E. 1990. Introdução à Química Inorgânica Experimental. Florianópolis: Ed. UFSC,208p.

MATÉRIA/DISCIPLINA: Educação Ambiental

TEMAS BÁSICOS:

1. Conceitos Fundamentais em Educação Ambiental;

2. Evolução da Educação Ambiental no Brasil;

3. Histórico e Legislação da Educação Ambiental;

4. Técnicas e Metodologias em Educação Ambiental;

5. Experiências em Educação Ambiental.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

BRANCO. S. Educação Ambiental. Metodologia e Prática de Ensino. Editora Dunya, 2003. 100 pp.

CURTIS H. Biologia. 2ª ed. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 1977. 964 pp.

GENEBALDO F.D. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 6ª ed. Editora. GAIA, 2000. 551 pp.

LOUREIRO C.F.B. Sociedade e Meio Ambiente. A educação ambiental em Debate. Editora Cortez, 2000. 183 pp.

MATÉRIA/DISCIPLINA: Prática Curricular

TEMAS BÁSICOS:

1. Contribuição das Práticas Curriculares no Desenvolvimento da Aprendizagem na Dimensão Educacional;

2. O político e o social na Educação;

3. Práticas Curriculares das Licenciaturas em uma perspectiva Educacional e Crítica;

4. Construção de projetos com base em temática a ser desenvolvida em salas de aula e salas de aula com ambiente de ensino-aprendizagem;

5. Ensino pro projetos na educação básica e elaboração de projetos educacionais na educação básica em uma perspectiva inclusiva.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

Freitag, B. 2004. Escola, Estado e Sociedade. Belo Horizonte: Autêntica/Ação Educativa.

Hannoun, H. 199ª Educação: Certezas e apostas. Trad. Ivone C.B. São Paulo: Fundação Editora da UNESP.

Fávero, O; Giovanni, S. (Orgs.) 2002. Democracia e Construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis: Vozes.

Apple, T. W. 1982. Ideologia e Currículo. São Paulo. Brasiliense.

MATÉRIA/DISCIPLINA: Química Geral e Inorgânica

TEMAS BÁSICOS:

1. Estrutura atômica como apoio para estudo das ligações químicas e das reações químicas;

2. Tabela periódica, Propriedades de Soluções;

3. Funções Inorgânicas;

4. Cinética Química;

5. Termoquímica.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

Russel J.B., 1994. Química geral. 2. ed. v. 1 e 2. São Paulo: Makron Books.

Whit, 1996. Fundamentos de química para as ciências biológicas. São Paulo: Edgard Blücher.

Lee, John David. 2003. Química Inorgânica não tão concisa. 1. ed. São Paulo: Edgard Blucher.

Atkins, P. W.; Jones, Loretta. 2006. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 965 p.

Brown, Theodore; Lemay, H. Eugene; Bursten, Bruce E. 2005. Química: a ciência central. 9 ed. Prentice-Hall

Ball, David W. 2005. Físico-Química. Thomson, 877 p.

Atkins, Peter W. 2003. Físico-Química: fundamentos. 3 ed. LTC.