UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - MA

Notícia:   UEMA abre concursos com 12 vagas para Professor no campus de Babacal

UEMA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

ESTADO DO MARANHÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

COMISSÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS

EDITAL Nº 63/2014-PROG/UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Graduação - PROG, torna público, para conhecimento dos interessados, que, no período de 31/03/2014 a 16/05/2014, estarão abertas as inscrições para os Concursos Públicos destinados ao provimento de Cargos na Carreira do Magistério Superior, nos termos da Resolução nº 465/2004 - CONSUN/UEMA, para atender ao Centro de Estudos Superiores de Bacabal - CESB/Departamento de Ciências Exatas e Naturais, nas matérias ou disciplinas especificadas no anexo deste Edital.

1 - O Concurso atenderá à legislação em vigor e às Normas previstas na Resolução nº 465/2004 - CONSUN/UEMA, devendo o candidato receber no ato da inscrição o programa da matéria ou disciplina respectiva.

2 - Poderão inscrever-se os brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros, na forma da Emenda Constitucional nº 11, de 30/04/1996, mediante requerimento dirigido ao Chefe do Departamento ou Curso responsável pelo Concurso e protocolado no Protocolo Geral da Universidade e nos Protocolos dos Centros de Estudos Superiores da UEMA, no horário de 14 às 17 horas, acompanhado do "Curriculum Vitae" devidamente comprovado, com os seguintes documentos obrigatórios:

a) Cédula de Identidade (Civil ou Militar);

b) CPF;

c) Comprovante de quitação com o serviço militar (sexo masculino);

d) Comprovante de quitação com a obrigação eleitoral;

e) Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação; acompanhado do Histórico Escolar correspondente;

f) Título de Pós-Graduação, com respectivo Histórico, se for o caso;

g) - Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais), efetuado no Banco do Brasil, Agência nº. 3846-6, Conta Corrente nº. 5393-7 (UEMA/Recursos Próprios), podendo ser paga em qualquer agência desse Banco. Em hipótese alguma haverá devolução de taxa de inscrição.

Os documentos obrigatórios relacionados nas alíneas de "a" a "f" acima deverão estar devidamente autenticados.

3 - No ato da posse, o candidato inscrito com a apresentação de Certidão de Conclusão de Curso deverá apresentar o Diploma de Graduação, obrigatoriamente.

4 - É vedada a inscrição sem a entrega de toda a documentação obrigatória exigida.

5 - A inscrição poderá ser requerida pelo candidato ou por seu procurador habilitado com procuração específica devidamente autenticada.

6 - O candidato poderá fazer uma única anexação de documentos ao seu "Curriculum Vitae", no Departamento Acadêmico ou Curso responsável pelo concurso, mediante controle de protocolo, até 72 (setenta e duas) horas, improrrogáveis, antes do início do concurso.

7 - O preenchimento dos cargos pelos candidatos aprovados dar-se-á no regime de trabalho definido no anexo, de acordo com o número de vagas e a necessidade expressa pelo Centro.

8 - O prazo de validade do concurso será de 2 (dois) anos para efeito de nomeação para a Carreira do Magistério Superior, contado da publicação do Edital com o resultado.

9 - O docente a ser nomeado, em virtude de aprovação em Concurso Público, ficará sujeito à obrigatoriedade de prestação dos seguintes serviços: ministrar aulas em qualquer disciplina para o qual esteja legalmente habilitado na graduação; participar de projetos de pesquisa e extensão; orientar os estudantes na elaboração dos trabalhos de conclusão de curso e estágios curriculares e extracurriculares; exercer função de chefia, tanto na área acadêmica como na área administrativa; assessorar o pessoal técnico-administrativo, quando necessário; outras atividades inerentes ao efetivo exercício do Magistério Superior.

10 - A convocação do candidato habilitado para se manifestar, em prazo determinado, sobre a aceitação ou não do cargo será feita exclusivamente por meio de correspondência registrada, não se responsabilizando a UEMA pela mudança de endereço sem comunicação prévia por escrito, por parte do candidato.

11 - O candidato convocado terá 03 (três) dias úteis para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 03 (três) dias para apresentar ao Departamento de Pessoal a documentação exigida para a sua nomeação.

12 - O não pronunciamento do candidato habilitado, no prazo estabelecido para esse fim, facultará à UEMA a convocação do(s) candidato(s) seguinte(s), sendo seu nome excluído do processo.

13 - Ao término do prazo de inscrição do Concurso objeto deste Edital, verificada a inexistência de candidato(s), as inscrições poderão ser reabertas, para a mesma classe de professor, mediante publicação de Edital, no prazo de 60 (sessenta) dias da data de encerramento do período de inscrição inicial.

14 - Informações adicionais poderão ser obtidas no Departamento Acadêmico, Curso ou Centro promotor do Concurso.

15 - Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação - PROG/UEMA.

São Luís, 28 de março de 2014.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha
Pró- Reitora de Graduação

ANEXO

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BALSAS- CESB/DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

Departamento

Matéria ou Disciplina

Classe

Nº de vagas

Regime de Trabalho

Requisitos

Ciências Exatas e Naturais

Cálculo Diferencial e Integral

Assistente

01

40 horas

Graduado em Matemática Licenciatura e Mestre em Matemática ou Graduado em Ciências com habilitação em Matemática e Mestre em Matemática. Experiência mínima de 05 anos em docência do ensino superior.

Geometria Plana e Espacial

Auxiliar

01

40 horas

Graduado em Matemática Licenciatura e Especialista em Matemática ou Graduado em Ciências - habilitação em Matemática e Especialista em Matemática. Experiência mínima de 05 anos em docência do ensino superior.

Zoologia do Vertebrados e Invertebrados

Assistente

01

40 horas

Graduação em Biologia Licenciatura e Mestre em Biologia ou Graduação em Ciências - habilitação em Biologia e Mestre em Biologia. Experiência mínima de 05 anos na docência de ensino superior.

Ciências Exatas e NaturaisQuímica Geral e OrgânicaAssistente0140 horasGraduação em Química Licenciatura e Mestre em Química ou Graduado em Ciências - habilitação em Química e Mestre em Química. Experiência mínima de 05 anos na docência de ensino superior.
Fisiologia Animal e VegetalAuxiliar0140 horasGraduação em Biologia Licenciatura e Especialista em Biologia ou Graduado em Ciências - habilitação em Biologia e Especialista em Biologia. Experiência mínima de 05 anos na docência de ensino superior.
Morfologia Animal e VegetalAssistente0140 horasGraduação em Biologia Licenciatura e Mestre em Biologia ou Graduado em Ciências - habilitação em Biologia e Mestre em Biologia. Experiência mínima de 05 anos na docência de ensino superior.
Física Geral e Eletromagnetismo e ÓpticaAuxiliar0140 horasGraduação em Física Licenciatura e Especialista em Física ou Graduado em Ciências - habilitação em Física e Especialista em Física. Experiência mínima de 05 anos na docência de ensino superior.

MATÉRIA OU DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

TEMAS:

1- Funções Reais de uma variável real

2- Teoremas sobre Limites

3- Teorema sobre continuidade: soma, diferença, produto e quociente

4- Cálculo de derivadas: somas, diferenças, produtos e quocientes

5- Derivadas de funções compostas

6- Cálculo Diferencial de funções de várias variáveis

7- Técnicas de Integração

8- Integral Definida: obtenção de primitivas

9- Aplicações da integral definida: áreas, volume de sólidos de revolução

10 -Equações diferenciais de primeira ordem: modelagem e solução

Referências:

- ÁVILA, G. Funções de várias variáveis - LTC.

- Figueiredo, Djairo G. de; NEVES, Aloisio F.. Equações Diferenciais Aplicadas, 2 ed. Coleção Matemática Universitária (IMPA), 2005.

- FLEMING, D. M.; GONÇALVES, M.B. Cálculo - C, Makron. -THOMAS, George Brinton, Cálculo v.1. 10 ed.Makron Books, 2003.

- SANTOS, Ângela Rocha dos; BIANCHINI, Waldecir. Aprendendo Cálculo com Maple: Cálculo de uma variável. 1 ed. Rio de Janeiro:LTC, 2002.

- ZILL, Dennis G. Equações Diferenciais com aplicações e modelagem. Tradução da 9 ed. Norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

MATÉRIA OU DISCIPLINA: GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL

TEMAS:

1- Momentos rígidos e reflexões

2- Homotetias: contrações e dilatações

3- Consequências do Teorema de Ceva: baricentro, incentro e ortocentro de triângulos

4- Teorema de Desargues: Teorema Fundamental da Geometria Projetiva 5-Teorema de Stewart e algumas conseqüências: medidas das bissetrizes, das medianas e das alturas de um triângulo qualquer

6- Fórmula de Euler e características de sólidos poliedrais

7- Teorema de Pappus e sua relação com o Teorema de Pascal 8-Consequência da Fórmula de Euler: determinação das cinco classes de poliedros de Platão.

9- Prismas, pirâmides, cones, cilindros e esferas: relações entre suas grandezas lineares e planares

10 -Volumes e o Princípio de Cavallieri

Referências:

- BARBOSA, J.L.M. Geometria Euclidiana Plana. Rio de Janeiro: SBM, 1995.

- CARVALHO, P.C.P. Introdução à Geometria Espacial (Coleção Professor de Matemática). SBM.

- DANTE, Luiz Roberto. Matemática. São Paulo:Ática, 2003.

- DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José. Fundamentos de Matemática Elementar, v.9 e v. 10. São Paulo: Atual, 2001.

- GERÔNIMO, J.R; FRANCO, V.S.. Geometria Plana e Espacial: um estudo axiomático, 2.ed. Maringá: Eduem, 2010.

- LIMA, Elon Lages. Medidas e Forma em Geometria. Rio de Janeiro: SBM/IMPA, 1991.

- LIMA, Elon Lages. A Matemática do Ensino Médio. V.2. Rio de Janeiro: SBM, 2000.

- TINOCO, Lucia A. de A.. Geometria Euclidiana: Resolução de problemas. Rio de Janeiro: Projeto Fundão, 2004.

MATÉRIA OU DISCIPLINA : QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA

TEMAS:

1-Teoria dos orbitais moleculares

2- Mecanismos de reações inorgânicas

3- Complexos de metais de transição

4- Cinética e equilíbrio químicos

5- Solubilidade e equilíbrio de íons complexos

6- Estereoquímica

7- Mecanismos de reações orgânicas

8- Reações de substituição e de eliminação dos haletos de alquila 9-Aldeídos e cetonas: reações de adiçãso nucleofílica à carbonila e reações aldólicas

10 -Identificação de estruturas orgânicas pela interpretação de espectros IV, RMN e EM

Referências:

- ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2006.

- BARROS, H.L.C. Química Inorgânica - Uma Introdução. Belo Horizonte: UFMG, 1992.

- BROWN, Theodore L.; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E.. Química: a ciência central. Pearson Education.

- FERREIRA, M.; MORAIS, L.; NICHELE, T. Z.; PINO, J.C. Química Orgânica: Práticas pedagógicas para o Ensino Médio. ARTMED, 2007.

- LEE,J.D. Química Inorgânica Não Tão Concisa. 5.ed. São Paulo: Blücher, 2003.

- MCMURRY, J.. Química Orgânica. São Paulo: Thomson, 2005.

- MORRISON, R. T. ; BOYD, R.N. . Química Orgânica. 13.ed. Lisboa: 1996.

- QUAGLIANO, J.V.; VALLARINO, L. M .. Química. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1985.

- RUSSEL, J. B.. Química Geral. São Paulo: McGraw-Hill, 1992.

MATÉRIA OU DISCIPLINA: ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS

TEMAS:

1- Origem e caracterização dos Chordata e seus subfilos.

2- Biologia e diversidade nos Cephalochordata.

3- Evolução e biologia das linhagens de Vertebrata: Aves e Mammalia. 4-Filogenia dos Deuterostomia..

5-Anatomia dos Vertebrata: evolução dos diferentes sistemas: forma e função.

6- Aspectos morfo-fisiológicos e sistemáticos dos filos: Porifera e Platyhelminthes.

7- Aspectos morfo-fisiológicos e sistemáticos dos filos: Nematoda e Rotifera.

8- Características morfológicas e e fisiológicas de Arthropoda e Echinodermata.

9- Características diagnósticas e morfologia de Cnidaria e Ctenophora. 10-Características diagnósticas e morfologia de Garstrotricha e Kinorhyncha.

Referências:

- BRUSCA & BRUSCA. Invertebrados. 2ed.Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2007.

- HICKMAN, C.P. Jr.; ROBERTO, L.S.; LARSON, L.. Princípios integrados de Zoologia. 11ed.. Rio de Janeiro: Guanabara, 2004.

- POUGH, J. H.; JANIS, C. N.; HEISER, J. B..A vida dos vertebrados. 6.ed. São Paulo: Atheneu, 2003.

- ROMER,A.S.; PARSONS, T.S.. Anatomia comparada dos vertebrados. 6.ed. São Paulo: Atheneu, 1985.

- STORER,T.; USINGER, R. L.; STEBBINS, R.C.; NYBAKKEN, J. W.. Zoologia Geral. 6 ed. Rev.aum. São Paulo: Nacional, 2000.

MATÉRIA OU DISCIPLINA: FISIOLOGIA ANIMAL E VEGETAL

TEMAS:

1- Fisiologia da circulação animal.

2- Fisiologia da respiração animal.

3- Fisiologia muscular.

4- Fisiologia da digestão.

5- Controle e integração hormonal.

6- Respiração dos vegetais: conceitos, reações, fases e fatores que afetam o processo respiratório.

7- A importância do sistema solo-plantas-atmosfera na aquisição e perda de água pelas plantas.

8- Nutrição mineral: importância, classificação dos minerais e suas formas de aquisição pelas plantas.

9- Fotossíntese: conceitos, reação geral, fase fotoquímica, fase bioquímica e fatores que afetam a fotossíntese.

10 -Germinação, reprodução e dormência dos vegetais

Referências:

- AWAD, M.; CASTRO, P. R. C.. Introdução à fisiologia vegetal. São Paulo: Nobel. 1983

- BONNER, L.; GALSTON, A. W.; Princípios de fisiologia vegetal: teoria e experimentos. Madrid: Aguiles. 1973.

- CUNNINGHAM, J.T. Tratado de fisiologia veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1

- ECKERT. Fisiologia animal: mecanismos e adaptações.

- FERRI, M. G. Fisiologia vegetal. v.1 e v.2.São Paulo: EPU, 1979-1986.

- HILL, R.W. Fisiologia animal comparada. España: Guanabara Koogan. 1986.

- KOLB, E. Fisiologia veterinária. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1986.

- SCHMIDT-NIELSEN, K. Fisiologia animal. Adaptação e meio ambiente. São Paulo: Santos, 2002.

MATÉRIA OU DISCIPLINA: MORFOLOGIA ANIMAL E VEGETAL

TEMAS:

1- Morfologia do desenvolvimento animal.

2- Morfologia das glândulas mamárias.

3- Morfologias dos sistemas genitais masculino e feminino.

4- Morfologia do sistema digestivo.

5- Morfologia do aparelho ungueal.

6- Organização dos organismos fotossintetizantes produtores de sementes: morfologia interna e externa e relações evolutivas.

7- Morfologia vegetal: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.

8- Morfologia dos órgãos vegetativos de plantas vasculares: sistemas radicular e caulinar.

9- Morfologia dos órgãos reprodutivos de plantas vasculares: inflorescência, fruto, semente e adaptações à dispersão.

10 -Citologia vegetal: características gerais, parede celular, vacúolo, plastídeo e substâncias ergásticas.

Referências:

- APEZZATO-DA-GLÓRIA, B.; CARMELLO-GUERREIRO, S.M.. Anatomia vegetal. 2 ed. Viçosa: UFV. 2006.

- COLVILLE, T.R.; BASSERT, J.M. .Anatomia e Fisiologia para Medicina Veterinária. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2010.

- D'ARCE, R.D.; FLETCHMANN, C.H.W..Introdução à anatomia e fisiologia animal. 2 ed. São Paulo: Nobel. 1985

- DYCE, K.M.; SACK, W. O.; WENSING, C.J.G.. Tratado de anatomia veterinária. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1997.

- RAVEN, P.H.; EVERT, R.F.; EICHHORN, S.E.. Biologia vegetal. 7 ed. São Paulo: Guanabara Koogan. 2007.

- SOUZA, L.A. ET al. Morfologia e Anatomia Vegetal - técnicas e práticas. Ponta Grossa: UEPG.2005.

MATÉRIA OU DISCIPLINA: FÍSICA GERAL e ELETROMAGNETISMO E ÓPTICA

TEMAS:

1- Cinemática e dinâmica da rotação.

2- Movimento de uma partícula, de um sistema de partículas e de corpos rígidos.

3- Leis da Termodinâmica e equação de estado de um gás.

4- Oscilações e ondas eletromagnéticas.

5- Força eletromotriz e circuitos elétricos.

6- Leis da conservação para o campo eletromagnético.

7- As equações de Maxwell.

8- Imagens formadas por espelhos e lentes.

9- Forças e campos elétrico e magnético

10 -Leis de Coulomb, Ampère, Ohm e Gauss.

Referências:

- HALLIDAY, D.; RESNICK, R. ; WALKER, J.. Fundamentos de Física Óptica e Física Moderna. 7 ed. Rio de Janeiro: CTC, 2007.

- HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, J.. Física 2 e 3. Rio de Janeiro:LTC, 2003.

- SERWAY, R.A.; JEWETT, J.W. Princípios de Física. v. 1,2 e 3. São Paulo: Thomson e Learning, 2002.

- TREFIL, J.; HAZEN, R.M. Física Viva. Uma introdução à Física Conceitual. V3. Rio de Janeiro: LTC, 2006.