Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR

Notícia:   Teste Seletivo na Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR

PREFEITURA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL DE TESTE SELETIVO Nº 001/01/2007

O Prefeito Municipal de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, TORNA PUBLICO que se encontram abertas as inscrições para a realização de TESTE SELETIVO para contratação de Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Enfermeiro e Administrador Hospitalar, para atuarem no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, junto à Secretaria Municipal da Saúde, por prazo determinado, em atendimento aos arts. 286 a 289, da Lei Complementar n° 17, de 30 de agosto de 1993.

1. DO EMPREGO PÚBLICO, NÚMEROS DE VAGAS, VENCIMENTOS, JORNADA DE TRABALHO E HABILITAÇÃO

1.1. O emprego público a que se refere este Edital é destinado ao preenchimento de vagas conforme quadro abaixo:

Cargo

Vagas

Salário Inicial

Escolaridade

Carga Horária Semanal

Auxiliar de Enfermagem

100

636,72

Ensino Fundamental Completo,

Curso específico na área, com registro no Conselho Regional de Classe.

40 horas

Auxiliar de Laboratório

06

636,72

Ensino Médio Completo e um ano de experiência na área, comprovada através de registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

36 horas

Enfermeiro

10

1.932,73

Graduação em Enfermagem, registro no Conselho de Classe.

36 horas

Administrador Hospitalar

01

2.240,00

Graduação em Administração

Hospitalar ou Graduação em

Administração com Especialização

em Administração Hospitalar; e

experiência de um ano em

administração hospitalar comprovada através de registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

40 horas

1.2. Os candidatos aprovados no Teste Seletivo, quando da sua convocação, serão admitidos pelo regime CLT, com jornada de trabalho e remuneração conforme descritos nos quadros anteriores.

1.3. Do total de vagas existentes, 5% delas, serão destinadas aos candidatos portadores de deficiência, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, em obediência ao art. 43 do Decreto n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

2. DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO:

2.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado ou ainda, no caso de estrangeiro, estar com situação regular no país, através de visto permanente que o habilite, inclusive, a trabalhar no território nacional. No caso de ter nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, nos termos do § 1º, do art. 12 da Constituição Federal.

2.2. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos no ato da admissão.

2.3. Provar estar quite com as obrigações eleitorais, exceto os estrangeiros.

2.4. Provar estar quite e liberado do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino.

2.5. Possuir documento oficial de identidade com fotografia.

2.6. Não estar em exercício de cargo público, de acordo com o previsto nos incisos XVI e XVII, do art. 37 da Constituição Federal, alterado pelas Emendas Constitucionais nºs 19 e 20.

2.7. Estar registrado no respectivo Conselho de Classe, bem como estar inteiramente quite com as demais exigências legais do órgão fiscalizador e exercício profissional, quando for o caso.

2.8. Possuir escolaridade e habilitação legal para o exercício do cargo pretendido.

2.9. Os requisitos acima deverão ser comprovados pelo candidato, se aprovado e convocado para a contratação.

2.10. Não será contratado, mesmo que aprovado no Teste Seletivo, o candidato que manteve, nos últimos 24 meses, vínculo com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através de contrato por prazo determinado ou temporário.

3. DAS INSCRIÇÕES:

3.1. As inscrições serão realizadas pessoalmente no período de 05/06/2007 a 12/06/2007, das 09 às 17 horas, inclusive sábado, domingo e feriado, no Edifício Classic, situado na Rua Xavier da Silva nº 660;

3.2. Através do endereço eletrônico da Prefeitura na Internet www.fozdoiguacu.pr.gov.br/portal

3.2.1. O candidato poderá efetuar sua inscrição, a partir das 09 horas do dia 05/06/2007 até às 17 horas do dia 11/06/2007.

3.2.2. O Processo de inscrição através da Internet deverá ser efetuado conforme as seguintes regras e condições:

3.2.2.1. O candidato deverá acessar o portal: www.fozdoiguacu.pr.gov.br/portal e clicar no botão que o levará à área do Concurso.

3.2.2.2. O Documento de Arrecadação Municipal (D.A.M.), emitido via Internet, será acrescido de tarifa bancária e seu pagamento deverá ser efetuado em qualquer banco até a data de vencimento constante no mesmo. As inscrições não pagas até a data prevista neste Edital estarão automaticamente CANCELADAS.

3.2.2.3. O candidato inscrito pela Internet deverá aguardar a validação de sua inscrição através do Edital de Homologação das Inscrições com data de publicação prevista para 13 de junho de 2007. Caso a inscrição não seja homologada o candidato deverá entrar em contato com os organizadores, pelos telefones 0XX-3521-1482 ou 0XX-(45)-8401-6161 no horário das 9 às 14 horas do dia 12 de junho de 2007, para que sejam fornecidas as devidas informações.

3.2.2.4. Estará disponível, após o período de inscrições, no portal, www.fozdoiguacu.pr.gov.br/portal a relação de inscrições não homologadas, ficando o candidato inscrito pela Internet obrigado a acompanhar, pelo portal acima, todas as informações referentes à sua inscrição.

3.2.2.5. O candidato inscrito pela Internet deverá apresentar, no dia da prova, o documento de identificação oficial com foto original, declarado na ficha de inscrição preenchida no portal. Caso não seja apresentado o documento, o candidato não poderá fazer a prova.

3.2.2.6. Não serão aceitos protocolos e outros documentos que não estejam de acordo com o item anterior.

3.2.2.7. Só será aceita a inscrição pela Internet através de pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (D.A.M.) emitido pelo portal. EM HIPÓTESE ALGUMA SERÃO ACEITOS TRANSFERÊNCIA OU DEPÓSITO BANCÁRIO PARA AS INSCRIÇÕES VIA INTERNET. Somente após confirmação do recebimento pela instituição bancária, as inscrições serão validadas.

3.2.2.8. A inscrição via Internet que tiver seu pagamento efetuado por outros meios que não seja o disponibilizado pelo portal (Documento de Arrecadação Municipal) será invalidada e cancelada e ainda terá o candidato perdido o valor depositado, por não ter como identificá-lo.

3.3. As inscrições deverão ser instruídas com a seguinte documentação:

3.3.1. Ficha de inscrição devidamente preenchida.

3.3.2. Fotocópia de documento oficial de identidade com fotografia.

3.3.2.1. Considera-se documento oficial de identificação Registro Geral (RG), Carteira de Habilitação com foto, Carteira de Trabalho ou Passaporte.

3.3.3. Fotocópia do CPF.

3.3.4. Procuração simples anexa ao requerimento, caso a inscrição seja feita por terceiros.

3.3.5. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição com autenticação da Tesouraria do Município.

3.4. A taxa de inscrição deverá ser recolhida no local das inscrições.

3.4.1. O valor da taxa de inscrição será de R$ 10,00 (dez reais) para os cargos Auxiliar de Enfermagem e Auxiliar de Laboratório; e de R$ 50,00 (cinqüenta reais) para os cargos de Enfermeiro e Administrador Hospitalar.

3.5. Antes do recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Teste Seletivo, pois a taxa uma vez recolhida não será restituída em hipótese alguma.

3.6. Os candidatos portadores de deficiência deverão anexar à Ficha de Inscrição, laudo original ou cópia autenticada, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional da Doença - CID-10 -, bem como a provável causa da deficiência, nos termos do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

3.6.1. O laudo não poderá ter sido emitido há mais de 90 (noventa) dias da data de publicação deste edital.

3.6.2. Os candidatos que efetuarem sua inscrição via Internet, como portadores de deficiência, deverão enviar, até o dia 12 de junho de 2007, ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, o laudo acima descrito, para o endereço: Praça Getúlio Vargas, nº 280.

3.7. O candidato ou seu procurador são responsáveis pelas informações prestadas na ficha de inscrição, arcando o candidato com as conseqüências de eventuais erros e/ou não preenchimento de qualquer campo da ficha de inscrição, bem como pela apresentação de documentos fora dos prazos e critérios estabelecidos por este edital.

3.8. Não haverá inscrição condicional, nem tampouco por correspondência.

3.9. O pedido de inscrição será indeferido para os candidatos que não satisfizerem as exigências impostas por este Edital.

3.10. A Comissão Organizadora do Teste Seletivo divulgará a homologação das inscrições, no Órgão Oficial do Município, em mural na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e no endereço eletrônico da Prefeitura na Internet ( www.fozdoiguacu.pr.gov.br ) no prazo de até 2 (dois) dias úteis após o encerramento das mesmas.

4. DA PROVA ESCRITA:

4.1. A prova escrita será realizada no dia 17 de junho de 2007, em local e horário a ser divulgado no Edital de Homologação das inscrições.

4.2. A prova escrita terá início às 8h30min, com duração improrrogável de 3 (três) horas, com término previsto às 11h30min.

4.2.1. As portas permanecerão abertas para o acesso dos candidatos à sala de provas até às 8 horas, findo esse horário não será permitido, em hipótese alguma, o acesso de candidatos à sala de provas.

4.3. O candidato deverá comparecer ao local da prova, com antecedência mínima de uma hora, munido da ficha de inscrição, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta, sendo imprescindível a apresentação da ficha de inscrição e de documento oficial de identificação com fotografia para o ingresso à sala de provas.

4.4. Será excluído do Teste Seletivo, por ato da Comissão Organizadora o candidato que cometer qualquer irregularidade constante do item 4.6 deste Edital.

4.5. Será de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento correto do cartão de respostas, que será o único documento válido para efeito de correção da prova.

4.5.1. Não serão computadas as questões não-assinaladas, assinaladas a lápis, assim como as questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legíveis.

4.5.2. Em hipótese nenhuma haverá substituição do cartão de respostas em caso de erro ou rasura pelo candidato.

4.5.3. No cartão de respostas o candidato deverá colocar o seu número de inscrição, bem como a assinatura ou rubrica, utilizando sempre caneta esferográfica azul ou preta.

4.6. Durante a realização da prova, não serão permitidas consultas de qualquer natureza, o uso de telefone celular, fones de ouvido ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos ou similares, bem como tratar com descortesia os fiscais de provas ou membros da Comissão Organizadora.

4.7. O candidato não poderá ausentar-se da sala durante a prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais, e na companhia de um fiscal de provas.

4.8. Não será permitida a permanência de acompanhante do candidato ou de pessoas estranhas ao Teste Seletivo nas dependências do local de aplicação da prova, salvo no caso da candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, a qual deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para esta finalidade sendo o acompanhante responsável pela guarda da criança.

4.9. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada para realização da prova, seja qual for o motivo alegado pelo candidato, importando a ausência na sua eliminação do Teste Seletivo.

4.10. Não haverá, igualmente, realização de prova fora do horário ou do local previamente marcado.

4.11. O candidato impossibilitado fisicamente de comparecer ao local da realização da prova deverá solicitar à Comissão Organizadora, por escrito e com justificativa, a constituição de banca especial, no mínimo 48 (quarenta e oito) horas antes do horário marcado para início da mesma, devendo esta ser realizada no mesmo horário das demais.

4.12. Os dois últimos candidatos ao terminarem a prova deverão permanecer juntos na sala, sendo somente liberados após terem entregue as provas e assinarem a folha ata e o lacre dos envelopes que guardarão os cartões de respostas para correção.

4.13. O candidato que queira contestar alguma questão, poderá fazê-lo na Ata de Prova, a qual será encaminhada à Comissão Organizadora.

4.14. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, a entidade responsável pela execução do Teste Seletivo e com a anuência da Comissão Organizadora, reserva-se o direito de não fornecer exemplares dos Cadernos de Provas a candidatos ou a instituições outras, mesmo após o encerramento do Teste Seletivo.

4.15. Se o candidato quiser interpor recursos contra alguma das questões, por não tê-lo feito em Ata no dia da prova, poderá requerer um exemplar junto à Comissão Organizadora, protocolando o pedido junto à Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, respeitando sempre os prazos estipulados no item 6 deste edital.

4.16. DA COMPOSIÇÃO DA PROVA ESCRITA:

4.16.1. A prova escrita será composta de 30 questões, abrangendo as seguintes áreas de conhecimento:

Conteúdos

Quantidade de Questões

Peso Individual

Conhecimentos Gerais

10

2,0

Conhecimentos Específicos do Cargo

20

4,0

4.17. DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

4.17.1. Os conteúdos programáticos estão descritos no Anexo I deste Edital e serão disponibilizados aos candidatos no ato da inscrição.

5. DO RESULTADO FINAL:

5.1. Serão considerados aprovados os candidatos com Média de Classificação igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos.

5.2. Na classificação final, dentre candidatos com igual número de pontos, serão fatores de desempate, na ordem de preferência:

a) Candidato que obtiver maior nota na prova de conhecimentos específicos do cargo.

b) Candidato mais idoso.

6. DOS PRAZOS PARA RECURSOS:

6.1. O candidato poderá interpor recurso nos seguintes casos e prazos:

6.1.1. Com relação à prova escrita no prazo de 2 (dois) dias úteis a contar do primeiro dia útil subseqüente a realização da prova.

6.1.2. Com relação às incorreções ou irregularidades constatadas na execução do Teste Seletivo, no prazo de 2 (dois) dias úteis, a contar da ocorrência das mesmas.

6.2. O recurso deverá ser individual, por questão, com a indicação quanto ao que o candidato se julga prejudicado, e devidamente fundamentado, comprovando as alegações com citação das fontes de pesquisa, páginas de livros, nome dos autores, bibliografia específica, etc., juntando cópia dos comprovantes, devendo o recurso ser dirigido ao Presidente da Comissão Organizadora, entregue e protocolado na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

6.3. Após o julgamento pela Comissão Organizadora dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões porventura anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente, que não os obtiveram na correção inicial.

6.4. Será indeferido liminarmente o recurso que não estiver fundamentado ou for interposto fora do prazo.

7. DA VALIDADE DO TESTE SELETIVO:

7.1. O Teste Seletivo terá validade por 1 (um) ano a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

7.2. A aprovação no Teste Seletivo assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização deste ato, condicionada à observância das disposições legais pertinentes, da rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade, bem como das necessidades da Secretaria Municipal da Saúde.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

8.1. Se aprovado, o candidato, por ocasião da contratação, deverá apresentar todos os documentos exigidos pelo presente edital, acarretando, o descumprimento deste requisito, na perda do direito à vaga e conseqüente não contratação.

8.2. Para efeito de contratação ficará ainda o candidato convocado, sujeito à aprovação em exame médico admissional e apresentação dos documentos legais que lhe forem exigidos.

8.3. A convocação dar-se-á por edital, publicado no Órgão Oficial do Município e afixado em mural na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu com sede na Praça Getúlio Vargas, nº 280, na Rua Xavier da Silva, nº 660 e no endereço eletrônico da Prefeitura na Internet ( www.fozdoiguacu.pr.gov.br/portal ).

8.4. É de responsabilidade do candidato manter seus dados cadastrais (endereços e telefone) atualizados junto ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura do Município de Foz do Iguaçu.

8.5. O candidato classificado que não aceitar a vaga ofertada, será considerado desistente e seu nome será eliminado da lista de classificação.

8.6. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dos editais e demais comunicados como a divulgação dos locais e o horário de realização das provas que serão publicados no Órgão Oficial do Município, afixado em mural na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e no endereço eletrônico da Prefeitura na Internet ( www.fozdoiguacu.pr.gov.br/portal ).

8.7. O ato de inscrição implica aceitação destas e demais condições do presente Edital e, em caso de classificação e contratação, a observância do regime empregatício nele indicado.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1. Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Teste Seletivo.

9.2. Faz parte deste Edital o Anexo I - Dos Conteúdos Programáticos. 9.3. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

Foz do Iguaçu, em 1º de junho de 2007.

Paulo Mac Donald Ghisi
Prefeito Municipal

ANEXO AO EDITAL DE TESTE SELETIVO Nº 001/01/2007

ANEXO I - DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1 - CONHECIMENTOS GERAIS

1.1. LÍNGUA PORTUGUESA

Ortografia (escrita correta das palavras). Significado das palavras - Sinônimos, Antônimos, Parônimos, Homônimos. Divisão silábica. Pontuação. Acentuação Gráfica. Flexão do substantivo (gênero - masculino e feminino; Número - singular e plural) e Interpretação de Texto. - Emprego dos pronomes. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal.

Referências Bibliográficas: Livros didáticos do Ensino Fundamental e Apostila para Concursos.

1.2. MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Conjuntos. Sistema legal de unidades de medidas brasileira. Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas. Regra de três simples e composta. Porcentagem e juros simples. Equação de 1º e 2º graus. Sistema de equações. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo.

Referências Bibliográficas: Livros didáticos do Ensino Fundamental e Apostila para Concursos.

1.3. GEOGRAFIA, HISTÓRIA E ATUALIDADES

a) Fundamentos Históricos e Geográficos do Brasil. República Velha (1889 e 1930). A Revolução de 1930 e a Era Vargas. O Estado Novo (1937 a 1945). República Liberal-Conservadora (1946 a 1964). Governos Militares. Brasil Contemporâneo.

b) Organização Política e atualidades de Foz do Iguaçu, do Paraná, do Brasil e do Mundo.

c) Aspectos geográficos e históricos de Foz do Iguaçu: hidrografia, relevo, população, clima, vegetação, limites geográficos, economia, emancipação e símbolos municipais.

d) Ética e Trabalho.

2. CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

2.1 - Auxiliar de Enfermagem:

Ética Profissional: Código de ética profissional. Conselho Federal e Regional de Enfermagem (COREN e COFEN). Função de Auxiliar de Enfermagem na equipe de saúde.

Introdução à Enfermagem: Necessidades básicas e essenciais do ser humano. Cuidados higiênicos com os pacientes. Higiene das mãos. Prontuário do pacientes. Sinais vitais. Mensuração de peso e altura. Controle das eliminações urinárias e intestinais. Posição para exames. Prevenção de deformidades e escaras de decúbitos. Preparo e manuseio de materiais estéreis. Colheita de materiais para exames de laboratórios. Oxigenoterapia, inaloterapia e exercícios respiratórios. Sondagem vesical. Sondagem gástrica. Entroclisma. Técnicas de curativos e colocação de ataduras. Medicações, princípios e técnicas de aplicações via oral, intramuscular, endovenosa, subcutânea, instalações e tópicos. Administração, dosagem e cálculos. Nutrição e dietoterapia: conceito de nutrição, nutrientes, alimentação, dietoterapia, dietas para as diversas infecções do organismo.

Enfermagem Materno-infantil: Assistência de enfermagem às gestantes, parturientes, puérperas. Assistência de enfermagem ao recém-nascido, à criança sadia e à criança doente.

Enfermagem de Saúde Pública: Noções gerais de Saúde Pública; conceito de saúde e saúde pública. Notificação compulsória. Imunizações ativa e passiva. Saneamento básico sistema de água, esgoto, destino de lixo. Parasitose intestinal. Calendário de vacinação, Assistência a pacientes com doenças sexualmente transmissíveis: sífilis, gonorréia, condiloma e cancro mole. AIDS. Noções de trabalho em equipe. Sistema Único de Saúde (SUS): Seus princípios, suas diretrizes e legislação Lei nºs 8.080/90 e 8.142/90.

2.2 - Auxiliar de Laboratório:

Principais aparelhos de laboratório; Microscopia - noções gerais; Noções Básicas de Meios de Cultura e Reagentes; Esterilização e desinfecção; Métodos de coloração e bacteriologia; Morfologia bacteriana; Métodos de pesagem, balança de precisão analítica; Noções básicas de microscopia óptica-microscópio; Vidraçaria e outros materiais de laboratório, reconhecimento, preparo e utilização; Noções de centrifugação - centralizadores; Filtração; Equilíbrios ácido-básico: noções de Ph; Volumetria - preparo de soluções reagentes e outros meios usados em laboratório; Banho Maria, Estufas-Espectrofotômetro; Uso de água em laboratório - Filtração - Destilação - Desmineralização - Destilador - Deionizador; Teorias das Diluições - aplicações práticas; Registro de resultados dos trabalhos e relatórios; Noções básicas sobre tipo sangüíneo; Noções básicas sobre componentes do sangue; Noções gerais sobre as principais técnicas laboratoriais utilizadas em bioquímica do sangue; Urinálise; Noções sobre a biossegurança em laboratório; Noções gerais sobre as principais técnicas laboratoriais utilizadas em micro e parasitas.

2.3 - Enfermeiro:

Fundamentos de enfermagem: Enfermagem: conceito, objetivos, categorias e funções. Instrumentos básicos de enfermagem. O Processo de trabalho de enfermagem. Metodologia de assistência. Assistência de enfermagem nas necessidades: alimentação, higiene, eliminação, regulação térmica, movimentação, deambulação, sono, repouso, respiração, integridade física e terapêutica.

Enfermagem Geral. Enfermagem Clínica. Administração de medicamentos. Programa de Controle de Infecção Hospitalar.

Ética profissional: Código de Deontologia de Enfermagem. Legislação do exercício profissional.

Enfermagem médico-cirúrgica: Assistência de enfermagem a pacientes com infecções crônicas dos sistemas: cardiovascular, respiratório, urinário, endócrino e gastrointestinal. Métodos de desinfecção e esterilização. Assistência de enfermagem em situações de urgência: politraumatismo, queimadura, ferimentos, hemorragias, parto de urgência, choque elétrico, urgência psiquiátrica, crise convulsiva, picada de animais peçonhentos, intoxicações e paradas cardiorespiratórias.

Enfermagem materno-infantil: Assistência de enfermagem à mulher no ciclo grávido­puerperal. Assistência de enfermagem às principais afecções ginecológica. Assistência de enfermagem ao recém-nascido e à parturiente (normal ou com complicações). Crescimento e desenvolvimento infantil. Assistência de enfermagem ao aleitamento materno. Crianças com afecções dos aparelhos respiratórios, renais, vias urinárias e do aparelho reprodutor. Distúrbios metabólicos, hematológicos, cardiovasculares e digestivos, considerações pediátricas. Oncologia pediátrica e envenenamento infantil.

Enfermagem de saúde Pública e Coletiva: O programa de vigilância epidemiológica. As doenças de Notificação Compulsória. As doenças sexualmente transmissíveis. Imunização e cadeia de frio. Calendário de Vacinas. Assistência de enfermidade no domicílio. Participação popular. Trabalho com grupos educativos. Trabalhos em equipes. Sistema Único de Saúde (SUS): seus princípios e diretrizes. Leis nºs (8.080/90 e 8.142/90); Normas e portarias atuais. Constituição Federal de 1988 (Seção II - Da Saúde). Norma Operacional Básica (NOB/SUS/96).

Administração aplicada à enfermagem: Princípios de administração geral, administração aplicada em unidades da rede básica de saúde.

Epidemiologia: Coeficiente e indicadores de saúde mais utilizados pela saúde pública. Programa Saúde da Família - PSF -. Assunto: Responsabilidades. Atribuições e Bases de ações da Equipe do Programa Saúde da Família. Principais responsabilidades da Atenção Básica a serem executadas pelas Equipes de Saúde da Família nas áreas prioritárias da Norma Operacional Básica da Assistência à Saúde (NOAS/2001). Unidade de Saúde da Família. A implantação, evolução, seus princípios e sua aplicação. Bases das ações da Equipe Saúde da Família (ESF) e Equipe Saúde Bucal (ESB).

2.4 - Administrador Hospitalar:

Organização e Administração Hospitalar. Fundamentos de Administração de Serviços Médico-Hospitalares. Prática de Custos e Desempenho Hospitalar. Faturamento Hospitalar. Gestão Hospitalar e seus Aspectos Globais e Específicos. Visão Sistêmica da Organização. Sistema de Informações Gerenciais. Documentação Médica. Transporte. Administração de Lavanderia Hospitalar. Noções de Infecção Hospitalar. Limpeza. Manutenção. Administração Hospitalar: Noções de Serviço de Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Higiene e Limpeza. Serviços Meios e de Apoio. Arquivo Médico Estatístico. Ética Profissional e Sistema Único de Saúde - SUS - (princípios e diretrizes). Informática: Sistema Operacional Microsoft Windows 98/ME/2000/XP e Linux; Pacote Office 97/2000/XP/2003/2007 (Editor de Texto Microsoft Word; Planilha Eletrônica, Microsoft Excel; Apresentação de Slides: Microsoft Power Point); Anti-vírus; Browsers: Internet Explorer; Correio Eletrônico.