SESAU - Secretaria de Estado da Saúde - TO

Notícia:   Sesau - TO seleciona Instrutores para Curso de Aperfeiçoamento em Metodologias Ativas

SESAU - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

ESTADO DO TOCANTINS

PROCESSO DE SELEÇÃO

EDITAL Nº 95 DE 28 DE MAIO DE 2014

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INSTRUTORES DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM METODOLOGIAS ATIVAS.

O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SELEÇÃO, no uso de suas atribuições, consoante competência disposta na PORTARIA/ SESAU/ GABSEC Nº 525, DE 13 DE MAIO DE 2014, considerando a estratégia e os recursos oriundos do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, com a finalidade específica de financiamento dos Cursos do Plano de Educação Permanente - PEP aprovados pela CIES e pela CIB segundo a resolução 84/2009 toma pública a abertura do Processo Seletivo para Instrutores do Curso de Aperfeiçoamento em Metodologias Ativas realizadas de acordo com as disposições contidas neste Edital, a saber:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A Seleção será regida por este edital e pela Portaria SESAU nº 292/2014, e executada pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Tocantins por meio da Comissão de Seleção instituída pela PORTARIA/ SESAU/ GABSEC Nº 525/2014.

2. DAS VAGAS, ATIVIDADE, MODALIDADE DO CURSO, DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES E REMUNERAÇÃO

2.1 São ofertadas o total de 02 (duas) vagas, destinadas a compor o quadro - titular - de Instrutores do Curso, denominados aprovados.

2.2 Serão classificados o triplo do número de vagas, sendo os candidatos classificados denominados suplentes.

2.2.1 Os suplentes poderão ser convocados para o desempenho da atividade/função, conforme a necessidade.

2.3. O selecionado para o desempenho da atividade de Instrutor irá atuar no município de Palmas/TO.

2.4. O Curso de Aperfeiçoamento em Metodologias Ativas será oferecido, na modalidade semipresencial, com carga horária total de 180 horas, sendo: 120 horas de atividades presenciais e 60 horas de trabalho a distância. O curso tem a duração de 06 (seis) meses, com início previsto para o mês de julho e termino no mês de dezembro de 2014.

2.5 A Atividade, modalidade do curso, descrição das atividades e remuneração são descritas no quadro a seguir:

Atividade

Modalidade do curso

Descrição das Atividades

Remuneração

Carga horária

Instrutor

Semipresencial, com 06 módulos.

Participação nas reuniões de planejamento junto á coordenação, de acordo com cronograma exposto no Anexo VI. Planejamento, desenvolvimento, execução e avaliação dos processos de aprendizagem teóricos e práticos, construção e disponibilização do material didático-pedagógico; Elaboração do relatório final do módulo de acordo com o modelo entregue.

Especialista: R$ 100,00 por hora/aula.

30 horas por módulo.

Mestre: R$ 150,00 por hora/aula.

Doutor R$ 180,00 por hora/aula.

3. DOS REQUISITOS DE ACESSO

3.1 Poderão inscrever-se no Processo Seletivo servidores públicos federais, estaduais ou municipais, devendo ainda possuir as seguintes qualificações:

a) Graduação em ciências da saúde (categorias profissionais de saúde de nível superior, definidas de acordo com a Resolução nº 287, de 08 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde), ou Pedagogia.

b) Pós-graduação em Educação ou Saúde Pública ou Saúde Coletiva.

c) Experiência docente em processos educacionais na saúde

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições para o processo seletivo serão gratuitas e realizadas ONLINE no sítio eletrônico http://formsus.datasus.eov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=14845 a partir do dia 09 de junho até às 18:00h do dia 20 de junho de 2014;

4.2. No ato da inscrição o candidato deverá anexar os documentos abaixo relacionados em formato (.pdf), de acordo com as seguintes características (colorido, resolução de 150 a 200 dpi):

a) Formulário de Inscrição, conforme modelo disponibilizado pela SESAU-TO devidamente preenchido - (solicitado junto ao Núcleo de Pós-graduação/CEP/ ETSUS/ SESAU, através do e-mail: posgrad@etsus.to.gov.br)

b) Carta de liberação do Gestor da esfera de competência do servidor ou de sua Chefia Imediata - (Anexo I);

c) Declaração do tempo de exercício em serviço público - (Anexo II):

● será aceito como documento comprobatório de tempo de exercício em serviço público no SUS para este processo seletivo, declaração emitida há no máximo trinta dias pelo setor de recursos humanos da Instituição na qual o candidato está ou foi vinculado;

● serão aceitas mais de uma declaração de tempo de serviço. Caso seja observada a prestação concomitante de serviço para o SUS, este não será contado em duplicidade.

d) Curriculum Vitae devidamente preenchido - com cópia de toda documentação comprobatória de acordo com o Anexo II I;

e) Documentos pessoais:

● carteira de identidade;

● CPF;

● certificado ou Diploma de Graduação, ou declaração emitida pela Instituição de Ensino Superior, de que o diploma está em fase de registro;

● comprovante de residência;

● parte superior de contracheque recente.

4.3. As inscrições somente serão homologadas pela Comissão de Seleção para os candidatos que apresentarem documentação completa e que atenderem as exigências desse Edital. A lista de inscritos será divulgada no Diário Oficial na data provável de 27 de junho de 2014.

5. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

5.1 Os candidatos deverão submeter-se as seguintes etapas do processo seletivo:

a) Primeira Etapa: Análise de Currículo, com pontuação máxima de 50 pontos, conforme Quadro de Atribuições de pontos no Anexo IV. A primeira etapa é eliminatória; sendo necessário o alcance mínimo de 20 pontos para obter aprovação nesta etapa.

b) Segunda Etapa: Entrevista via telefone ou através de Web conferência (por meio de encontro virtual realizada pela internet através de aplicativos) com pontuação máxima de 50 pontos, conforme Quadro de Atribuições pontos no Anexo V.

5.2. A avaliação levará em consideração o somatório dos pontos das duas etapas, sendo que a Análise de Currículo terá caráter eliminatório, e que o candidato deverá ter uma pontuação mínima de 20 pontos conforme anexo IV.

6. DA CLASSIFICAÇÃO

6.1. A classificação será definida considerando a maior pontuação, em ordem decrescente, obtida como resultado da Avaliação Somatória, preenchendo todas as vagas ofertadas.

7. DO RESULTADO PROVISÓRIO E SUA DIVULGAÇÃO

7.1 O resultado provisório do Processo Seletivo será divulgado na data provável de 04 de julho de 2014, no sítio eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde, www.saude.to.gov.br e no Diário Oficial do Estado.

8. DOS RECURSOS

8.1. Os candidatos poderão interpor recurso, devidamente fundamentado, no prazo de 02 (dois) dias úteis, após a divulgação do resultado, devendo este ser dirigido à Comissão de Seleção, junto a Secretaria Geral de Ensino da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde.

8.2. O resultado do recurso se dará no prazo máximo de quarenta e oito horas.

9. DO RESULTADO FINAL

9.1. O resultado final do processo seletivo será divulgado na data provável de 11 de julho de 2014 no sítio eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde, www.saude.to.gov.br e no Diário Oficial do Estado.

10. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

10.1 Para fins de desempate na classificação serão considerados os seguintes critérios em ordem de apresentação:

a) Maior idade, de acordo com o parágrafo único do art. 27 da Lei 10.741/03;

b) Maior tempo de exercício profissional;

c) Maior tempo de docência;

d) Maior nota na Entrevista

11. DA CONVOCAÇÃO

11.1 Os candidatos aprovados deverão entrar em consto com a Coordenação de Educação Profissional (CEP/ETSUS), através do endereço eletrônico posgrad@etsus.to.gov.br apresentando sua confirmação de atuação no curso, de acordo com o cronograma previsto (Anexo VI), no PRAZO MAXIMO de 01 (um) dia útil, a partir da publicação do resultado final.

11.2 Ao ser convocado o candidato deverá confirmar a sua participação na Reunião de docentes e coordenação, com carga horária de 04 horas (das 14h:00min às 18h:00min), que será realizada no dia 18 de julho de 2014, no município de Palmas/TO, na sede da ETSUS.

11.3 A ausência de atendimento a convocação será entendida como desistência da vaga, sendo convocado o candidato seguinte, obedecendo à ordem de classificação.

12 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1. A inscrição do candidato implicará em aceitação das normas para o processo seletivo contidas neste edital.

12.2. E de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todos os atos e comunicados referentes a este processo seletivo que sejam publicados no Diário Oficial do Estado do Tocantins, divulgados na internet, no endereço eletrônico www.saude.to.gov.br.

12.3. Será excluído do processo seletivo o candidato que perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

12.4. Será excluído do processo seletivo o candidato que agir ou se portar de forma desrespeitosa com os membros da Comissão de Seleção ou qualquer dos candidatos.

12.5. 0 candidato poderá protocolar, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da publicação do presente edital, requerimento relativo a esta seleção, instruído com cópia da identidade e cópia do comprovante de inscrição na Secretaria Geral de Ensino da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde, em Palmas/TO, das 12h30min as 18h00minh.

12.6. Será desclassificado e excluído do exame de seleção o candidato que fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata ou, ainda, deixar de apresentar qualquer um dos documentos que comprove o atendimento a todos os requisitos exigidos pelo presente edital.

12.7. Os gastos referentes a este processo seletivo correrão por conta do candidato.

12.8. Os documentos apresentados à Comissão de Seleção pelos candidatos aprovados não serão devolvidos.

12.9 Os documentos apresentados à Comissão de Seleção pelos candidatos inabilitados poderão ser retirados até 30 dias, contados a partir da homologação da seleção.

12.1 O Os documentos dos candidatos não selecionados que não forem retirados, serão destruídos após 30 dias, contados a partir da homologação da Seleção, sem qualquer formalidade ou aviso.

12.11 O processo seletivo será válido por 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual Período.

12.12. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção, instituída pela PORTARIA/SESAU/GABSEC Nº 525/2014.

George Bernardo Sousa Miranda Presidente da Comissão de Seleção.

Anexo V

Cronograma de execução do curso de Aperfeiçoamento em Metodologlas Ativas

Módulo

Data de Execução

Reunião de docentes com coordenação

18 de julho de 2014

Educação permanente em saúde.

30 e 31 de julho e 01 de agosto de 2014

Reunião de docentes com coordenação

07 de agosto de 2014

Didática

27, 28 e 29 de agosto de 2014

Reunião de docentes com coordenação

04 de setembro de 2014

Tecnologias educacionais

24, 25 e 26 de setembro de 2014

Reunião de docentes com coordenação

09 de outubro de 2014

Fundamentos educacionais das metodologias ativas

29, 30 e 31 de outubro de 2014

Reunião de docentes com coordenação

13 de novembro de 2014

Currículo

26, 27 e 28 de novembro de 2014

Reunião de docentes com coordenação

02 de dezembro de 2014

Acompanhamento, monitoramento e avaliação de processos educacionais.

10, 11 e 12 de dezembro de 2014

Anexo VI

MÓDULOS

EIXOS TEMÁTICOS

CONTEÚDOS

I

Educação permanente em saúde.

Educação permanente como estratégia da educação na saúde; Cotidiano como espaço da construção do saber; Teoria do caderno de registro; Cotidiário; Portfólio.

II

Didática

Pressupostos da Didática. A prática pedagógica. A dinâmica da sala de aula. A construção de uma proposta de ensino-aprendizagem. A vivência e o aperfeiçoamento da Didática.

III

Tecnologias educacionais

Conceito de tecnologia educacional. Percurso histórico da tecnologia educacional. Tipos e usos de tecnologias educacionais. Uso de portais de periódicos científicos no ensino na saúde. Educação á Distância (EaD): possibilidades e limites na prática de ensino-aprendizagem.

IV

Fundamentos educacionais das metodologias ativas

Pressupostos pedagógicos das práticas de ensino-aprendizagem. Estratégias de Ensino: funções e importância, limites e possibilidades. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: PBL; Problematização; Pesquisa como estratégia metodológica.

V

Currículo

Introdução ás teorias do currículo; Estudo de Currículo; Currículo Integrado.

VI

Acompanhamento, monitoramento e avaliação de processos educacionais.

Conceitos de avaliação; Tipos e instrumentos de avaliação.

Anexo VII

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM METODOLOGIAS ATIVAS

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 2014

ETAPA

DATA

Reunião de docentes com coordenação

18 de julho de 2014

Módulo I

30 e 31 de julho e 01 de agosto de 2014

Reunião de docentes com coordenação

07 de agosto de 2014

Módulo II

27, 28 e 29 de agosto de 2014

Reunião de docentes com coordenação

04 de setembro de 2014

Módulo III

24, 25 e 26 de setembro de 2014

Reunião de docentes com coordenação

09 de outubro de 2014

Módulo IV

29, 30 e 31 de outubro de 2014

Reunião de docentes com coordenação

13 de novembro de 2014

Módulo V

26, 27 e 28 de novembro de 2014

Reunião de docentes com coordenação

02 de dezembro de 2014

Módulo VI

10, 11 e 12 de dezembro de 2014