SESAU - Secretaria da Saúde do Estado - TO

Notícia:   SESAU - TO abre vagas para Instrutores da Oficina de Reabilitação Cirúrgica

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DO TOCANTINS - SESAU

EDITAL/SESAU Nº 77 DE 06 DE JUNHO DE 2013

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INSTRUTOR DA OFICINA DE REABILITAÇÃO CIRÚRGICA VOLTADA PARA PROFISSIONAIS MÉDICOS

A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SELEÇÃO, no uso de suas atribuições, consoante competência disposta na Portaria SESAU/TO nº 121 e suas alterações que constam da Portaria SESAU/TO nº 334, de 24 de março de 2013 publicada no Diário Oficial do Estado nº 3.868 de 06 de maio de 2013. Considerando, e considerando parecer de aprovação do Comitê de Regulação dos Processos Educacionais em Saúde (CREPES), sob nº021/03/2013; Torna pública a abertura do Processo Seletivo de Instrutor para Oficina de Reabilitação Cirúrgica Voltada para Profissionais Médicos, realizado de acordo com as disposições contidas neste Edital, a saber:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A Seleção será regida por este edital e executada pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Tocantins - SESAU/TO, por meio da Comissão de Seleção

2. DO OBJETIVO, MODALIDADE DA OFICINA, CARGA HORÁRIA E VAGAS

2.1 Capacitar profissionais Médicos que atuam nos municípios: Palmas , Porto Nacional , Gurupi, Paraíso , Araguaína , Colinas, Miracema, Miranorte , Augustinopólis , Araguatins, Guaraí e Formoso do Araguaia, escolhidos pelo critério de maior número de casos de pacientes de Hanseníase com grau de incapacidade físico na cura 1 e 2 em uma série histórica de 2001 a 2012

2.2 Tem por objetivo atender as necessidades do paciente de hanseníase que necessita de cirurgia reparadora; orientar o profissional médico quanto às técnicas cirúrgicas em Hanseníase;nortear a realização da avaliação e do monitoramento da função neural; orientar a realização da avaliação pré-operatória; orientar na definição das indicações cirúrgicas;conhecer as técnicas de reabilitação física para auxiliar o profissional fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional nas tomadas de decisões.

2.3 A oficina será na modalidade presencial, com Carga Horária Total (CHT) de 24 horas, distribuído em 8 horas diárias.

2.4 Será ofertado o total de 01 (uma) vaga, destinada a compor o quadro de instrutor/facilitador, sendo classificado o dobro do número de vagas, estes denominados suplentes. Havendo desistência dos titulares, por qualquer motivo, os suplentes poderão ser convocados para o desempenho das atividades, conforme a necessidade.

3. RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DA OFICINA, LOCAL E PERÍODO, DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES E REMUNERAÇÃO

3.1 A oficina está sob a responsabilidade da Gerência de Núcleo de Hanseníase/Diretoria de Doenças Transmissíveis /Departamento de Vigilância e Proteção à Saúde / Secretaria de Estado da Saúde.

3.2 O candidato selecionado para o desempenho da atividade de instrutoria irá desenvolvê-la na cidade de Palmas sendo o local indicado posteriormente pelo responsável do curso.

3.3 A realização da oficina está prevista para o 2º semestre de 2013, caso ocorra algum imprevisto poderá ter sua data de realização prorrogada;

3.4 O instrutor receberá hora aula compatível com a carga horária para a qual foi selecionado.

Descrição das Atividades

Carga Horária

Nº de Instrutores

Valor Hora Aula (R$)

Valor Total (R$)

Fase anterior ao inicio do curso
Organização/Indicação do material didático para reprodução e ou providência, com antecedência mínima de 15 dias;
Durante o curso
Ministrar conteúdos teóricos e atividades práticas;
- Preparação de estudos de casos a serem aplicados;
- Elaboração do relatório final da oficina de acordo com o modelo entregue pelo responsável ;
Acompanhamento do discente em todo o seu processo de ensino aprendizagem, motivando-o e esclarecendo dúvidas;

24 horas

01

60,00

1.440,00

Quadro 1- Descrição das atividades do Instrutor e remuneração por Hora Aula de acordo com o conteúdo programático da oficina.

3.5 Ao instrutor selecionado estará assegurado o pagamento de diárias para cobrir despesas de hospedagem e alimentação, conforme decreto 4.641 de 27 de setembro de 2012, bem como locomoção quando o selecionado não residir no mesmo local da oficina.

4. DA ESTRUTURA CURRICULAR

4.1 Os eixos temáticos estão distribuídos em 3 (três) dias, constituindo a estrutura curricular, de acordo com o quadro 2

Dias

Eixos Temáticos

Carga Horária

Manhã

Aula Teórica: Abertura/acolhida;

08 horas

Considerações Gerais sobre as cirurgias

Requisitos;

Atitude da equipe diante do paciente;

Pré e pós-operatório

Tarde

Aula Teórica: Neuropatia e descompressão neural

Neuropatia em Hanseníase;

Importância do tratamento clínico;

Importância de monitorar a função neural;

Finalidade da cirurgia;

Indicações de tratamento cirúrgico;

Tratamento cirúrgico;

Técnicas cirúrgicas;

Cuidados pós-operatórios em descompressão neural

Manhã

Aula Teórica: Cirurgia da face;

08 horas

Correção de madarose superciliar com enxerto de pele;

Correção de megalóbulo;

Correção do desabamento nasal.

Tarde

Cirurgia de mão;

Infecções da mão;

Comissuroplastia do primeiro espaço intermetacarpico da mão;

Transferência de tendões;

Correção da mão em garra pela técnica de Zancolli (técnica do laço);

Técnica de Bunnell-Brand

Correção da perda de oponência do polegar pela técnica de Bunnell-Brand e Burkhalter

Manhã

Cirurgia do pé;

08 horas

Úlcera plantar;

Úlcera do Calcáneo

Garra dos dedos;

Pé eqüino paralítico;

Transferência do músculo tibial posterior; (TTP) ou de Srinivasan

Transferência do músculo fibular longo (TFL)

Tarde

Palestra de um profissional Fisioterapeuta sobre tipos e técnicas de reabilitação física e pós operatório de Hanseníase

Discussões e Encerramento

Carga horária total da oficina

24horas

Quadro 2- Estrutura Curricular da Oficina

5. DOS REQUISITOS DE ACESSO

5.1 Poderá inscrever-se no Processo Seletivo para instrutor, servidores públicos federais, estaduais ou municipais, devendo ainda possuir as seguintes qual cações:

a. Ter graduação em Medicina com especialização em Ortopedia e Traumatologia;

b. Deverá apresentar comprovação de experiência profissional na área, ser membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;

c. Ter experiência comprovada de instrutor/facilitador na área de Hanseníase que atenda as necessidades dos eixos temáticos da oficina descritos na Estrutura Curricular (quadro 2), deste edital;

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1 A inscrição para o processo seletivo será gratuita e realizada PESSOALMENTE no

(NEP) Núcleo de Educação Permanente do Departamento de Vigilância e Proteção á Saúde (Anexo I), situado no endereço: Quadra 104 Norte, Av. LO 02, Lote 30, Edifício Lauro Knop, 5º Andar, no período das 12h30min ás 18h30min do dia 10 de junho de 2013 até o dia 28 de junho de 2013, OU VIA EMAIL.

6.2 A inscrição realizada via e-mail, s6 será aceita quando recebida no e-mail especificado (item 6.3), do dia 10 de junho até o dia 28 de junho de 2013.

6.3 Para inscrição, o interessado deverá preencher a Ficha de Inscrição (Anexo I deste edital), disponível no endereço eletrônico: www.saude.to.aov.br e enviá-la para o e­mail csdgvps@gmail.com o seguinte Titulo: Inscrição - Processo Seletivo para Oficina de Reabilitação Cirúrgica Voltada para Profissionais Médicos;

6.4 A Comissão de Seleção não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados;

6.5 No ato do envio da mensagem de inscrição, os candidatos deverão anexar e ou enviar cópias dos documentos (via sedex) aos cuidados do NEP - Núcleo de Educação Permanente: Endereço Quadra 104 Norte, Av. LO 02, Lote 30, Edifício Lauro Knop, 5º Andar. Será considerado como data limite para postagem o dia 28/06/2013, não sendo aceitas correspondências postadas em data posterior.

7. SO serão aceitas as inscrições que apresentarem cópia dos seguintes documentos:

a) Ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, conforme modelo constante no Anexo I, deste edital e disponível por meio eletrônico: www.saude.to.gov.br

b) Carteira de Identidade (RG);

c) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

d) Comprovante recente de Conta/corrente individual;

e) Contracheque atualizado;

f) Comprovante de endereço atualizado;

g) PIS/PASEP;

h) Declaração de liberação, assinada pela chefia imediata, constando a função exercida pelo servidor (a) e autorizando a participação integral nas atividades do curso, conforme modelo constante do Anexo II, deste edital;

i) Currículo atualizado (orientação Anexo III), com todos os documentos comprobatórios;

j) Comprovante de instrutoria (item 5.c)

k) Certidão de nascimento ou RG dos dependentes (caso tenha filhos menores de 18 anos);

8. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

8.1 Os candidatos deverão submeter-se a etapa única do processo seletivo:

Análise de Currículo, com pontuação máxima de 100 pontos, conforme Quadro de Atribuições de pontos no Anexo IV.

9 DA CLASSIFICAÇÃO

9.1. A classificação será definida considerando a maior pontuação, em ordem decrescente, obtida como resultado da Avaliação do Currículo, preenchendo todas as vagas ofertadas.

10 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

10.1 Para fins de desempate na classificação serão considerados os seguintes critérios em ordem de apresentação:

a) Maior idade, de acordo com o parágrafo único do art. 27 da Lei 10.741/03;

b) Maior tempo de exercício profissional no serviço público;

c) Maior tempo de docência.

11 DO RESULTADO PROVISÓRIO E SUA DIVULGAÇÃO

11.1 O resultado provisório do Processo Seletivo será divulgado data provável dia 10 julho de 2013, no sitio eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde/SESAU-TO, www.saude.to.gov.br do Estado e DOE do Estado.

12 DOS RECURSOS

12.1 Os candidatos poderão interpor recurso, devidamente fundamentado, e no prazo de 02 (dois) dias úteis, após a divulgação do resultado em Diário Oficial do Estado, devendo este ser dirigido á Comissão de Seleção, junto ao NEP Núcleo de Educação Permanente do Departamento de Vigilância e Proteção á Saúde;

12.2 O resultado do recurso se dará no prazo máximo de quarenta e oito (48) horas após sua interposição.

13 DO RESULTADO FINAL

13.1 Passado o prazo para interposição de recurso, será divulgado o resultado final do processo seletivo data provável dia 17 de julho de 2013, no site da SESAU/TO (www.saude.to.aov.br) e Diário Oficial do Estado.

14 DA CONVOCAÇÃO

14.1 O Instrutor selecionado conforme publicação no DOE, será contatado pela coordenação da oficina para agendamento .

14.2 A ausência de atendimento a convocação será entendida como desistência da vaga, sendo convocado o candidato seguinte, obedecendo à ordem de classificação.

15 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1 A Inscrição do candidato Implicará em aceitação das normas para o processo seletivo contidas neste edital;

15.2 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos e comunicados referentes a este processo seletivo, publicados no Diário Oficial do Estado do Tocantins e no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde; www.saude.to.aov.br;

15.3 Será desclassificado e excluído do processo seletivo o candidato que fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou Inexata ou, ainda, deixar de apresentar qualquer um dos documentos que comprove o atendimento a todos os requisitos exigidos pelo presente edital;

15.5 Será desclassificado e excluído do processo seletivo o candidato que, de qualquer modo, perturbar a ordem em qualquer das fases do processo de seleção;

15.6 O processo seletivo será válido por 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período;

15.7 As datas que constam deste edital poderão ser alterada conforme Interesse da administração publica, com previa comunicação aos interessados por meio do site oficial da SESAU, e-mall ou por DOE.

15.8 Os casos omissos serão resolvidos pela COMISSÃO DE SELEÇÃO

Valéria Viero Aquino de Barros
Presidente