Prefeitura de Serra - ES

Notícia:   Serra - ES prorroga seleção 001/2011

PREFEITURA MUNICIPAL DA SERRA

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

EDITAL 001/2011

A Prefeitura Municipal da Serra usando de suas atribuições legais, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos e Comissão Especial de Elaboração, Execução e Avaliação do Processo Seletivo Simplificado, instituída pela Portaria W. 031 SESA/2011, torna público que estarão abertas inscrições para Contratação Temporária de 92 (noventa e dois) Guarda - Vida, regido pela Lei n°. 3431 de 14 de setembro, publicada no DIO em 16/09/2009 e autorização em processo administrativo N°.64348/2011.

1.0. DO CARGO:

1.1 - Guarda - Vidas

ATRIBUIÇÕES

- Realizar tarefas de vigilância e salvamento na orla marítima do Município, observando banhistas para prevenir afogamentos e salvar vidas;

- Realizar patrulhamento marítimo com embarcação de propulsão a motor;

- Fazer o Patrulhamento da orla e distribuição de material nos postos de trabalho com carro de apoio ao serviço;

- Orientar e prestar informações gerais e turísticas aos banhistas;

- Participar de reuniões e elaborar relatórios;

- Responsabilizar-se pelo controle e utilização de equipamentos e materiais colocados à sua disposição.

CARGA HORÁRIA

40 (Quarenta) horas semanais em regime de escala de trabalho 12h x 36h.

REMUNERAÇÃO (salário base + 20% de insalubridade) e Auxilio Alimentação

R$: 962,58 (salário base = R$ 593,82 + 20% de insalubridade = R$ 118,76 e Auxilio Alimentação = R$ 250,00)

VAGAS

92 (noventa e duas)

ÁREA DE ATUAÇÃO

Serviço de Segurança Marítima

2 - DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO:

2.1 - DO LOCAL DE INSCRIÇÃO:

2.1.1- As inscrições serão realizadas no Serviço de Segurança Marítima da Serra, situado à Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 2007, Bairro das Laranjeiras, Praia do Solemar, Jacaraípe.

2.2 - DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO:

2.2.1 - As inscrições serão realizadas no período de 26 a 30 de Setembro de 2011 no horário de 09h às 15h.

3 - DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

3.1 - No ato da inscrição o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:

3.1.1 - Ser brasileiro nato ou naturalizado;

3.1.2 - Possuir na data de encerramento das inscrições a escolaridade (ensino fundamental completo) e requisitos básicos exigidos para o exercício do cargo;

3.1.3 - Ter na data de encerramento das inscrições, idade mínima de 18 anos completos;

3.1.4 - Não enquadrar-se na vedação de acúmulo de cargos (artigo 37, incisos XVI e XVII da Constituição Federal);

3.1.5 - Não ter incorrido na previsão do art. 2°, parágrafo único da Lei Municipal 3431/2009;

3.1.6 - Não ter incorrido na previsão do art. 159, incisos II e V da Lei Municipal 2360/2001;

3.1.7 - Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;

3.1.8 - O candidato deverá tomar conhecimento do edital por completo antes de realizar a sua inscrição. O candidato ao efetivar a inscrição no certame não poderá alegar desconhecimento das condições estabelecidas no presente edital sob nenhuma hipótese. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital.

4.0- DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO E COMPROVAÇÃO DOS PRÉ-REQUISITOS:

4.1 - Requerimento de inscrição (fornecido pela PMS) devidamente preenchido e assinado, não podendo haver omissão nas informações nele solicitadas.

4.2 - Cópia simples de documento de identificação com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CNH modelo novo e dentro da validade).

4.3 - Cópia simples e legível de DIPLOMA ou HISTÓRICO ESCOLAR ou documento de conclusão (declaração/certidão) que comprove a escolaridade mínima exigida como Pré-Requisito.

4.3.1 - A documentação de escolaridade expedida por órgãos estrangeiros somente terá validade quando for revalidada pelo Ministério de Educação e Cultura - MEC.

5. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

5.1 - O processo seletivo será realizado em três etapas:

5.1.1 -1ª Etapa - De caráter Eliminatório que consistirá em Avaliação das Inscrições (análise do(s) requisito(s), necessários para o cargo pleiteado);

5.1.2 - 2ª Etapa - de caráter Eliminatório e Classificatório, consistirá em Teste de Aptidão Física - TAF cuja realização será de responsabilidade do Serviço de Segurança Marítima da Secretaria de Saúde, conforme tabelas específicas constantes no Anexo Único neste Edital. Somente os candidatos que obtiverem o deferimento de suas inscrições na 14 Etapa, poderão participar da 2ª Etapa. O RESULTADO da 14 Etapa será publicado no site www.serra.es.gov.br no link Concursos e afixado no mural do Serviço de Segurança Marítima.

5.1.3 - 3ª Etapa - De caráter Eliminatório e Classificatório consistirá na realização do CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SOCORRO AQUÁTICO: "GUARDA - VIDAS". Somente os candidatos que forem aprovados com média igual ou superior a 5,0 nas provas que compõem o TAF poderão participar desta etapa. O RESULTADO da 2ª Etapa será publicado no site www.serra.es.gov.br no link Concursos e afixado no mural do Serviço de Segurança Marítima.

5.1.4 - Serão avaliadas durante todo processo seletivo as condutas abaixo discriminadas:

I - obediência às normas e regulamentos vigentes;

II - cumprimento as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

III - assiduidade e pontualidade todo o processo seletivo, comparecendo aos locais determinados no horário solicitado;

IV - tratar com urbanidade aos outros candidatos e aos instrutores;

V - apresentar-se nos locais solicitados pelos instrutores em boas condições de asseio e convenientemente trajados ou com o uniforme que for determinado e

VI - manter o espírito de cooperação e solidariedade com os outros candidatos.

5.1.5 - Serão eliminados os candidatos que reincidirem em uma ou mais condutas durante o processo seletivo. As infrações serão comunicadas por escrito. O prazo de defesa será até 24h após ciência. A defesa deverá ser por escrito e encaminhada no mesmo prazo à Comissão do Concurso (Pró - Cidadão/SESA/DSARH) que a julgara dentro de 24h após o recebimento.

5.1.6 - O candidato que incorrer na situação do subitem 5.1.5 permanecerá no Processo Seletivo até a decisão final da Comissão.

6. TESTE DE APTIDÃO FÍSICA - TAF

6.1 - É condição para a participação no TAF a apresentação de Laudo Cardiológico (Avaliação Cardiológica), com resultado de APTO.

6.2 - O local, dia e horário da realização do TAF serão relacionados de acordo com o item 6.3 e seus subitens.

6.3 - O Teste de Aptidão Física (TAF) será composto de:

6.3.1- Prova de Natação em piscina. Local: Clube AEST na Rod. Vitória/Manguinhos, KM 8,5 - Manguinhos - Serra- ES. Data: 10 de outubro de 2011. Horário: às 07h30h. Os candidatos deverão comparecer ao local indicado e no horário solicitado, equipados com roupas apropriadas (short, camiseta, sunga de praia para os homens e maiô para as mulheres além de tênis, bem como munidos do RG e Laudo Cardiológico). A inobservância destas estipulações implicará na eliminação do candidato do certame.

6.3.2 - Provas de Corrida e Barra Fixa.

Local: Departamento de Segurança Marítima, n.° 2007, na Orla de Jacaraipe.

Data: 13 e 14 de outubro de 2011.

Horário: às 07h30min.

No dia 13/10/2011 comparecerão os candidatos com nomes iniciados com as letras de A a N. Os candidatos com nomes iniciados com as letras de M a Z comparecerão ao local de realização da prova em 14/10/2011.

6.4 - O TAF será avaliado de 0,0 a 10,0 pontos, por teste e será composto de:

a) CORRIDA DE 2.400m: a prova consistirá em exercício no qual o candidato efetuará deslocamento continuo, podendo andar ou correr, onde a distância percorrida será convertida em pontos de acordo com a tabela especifica em anexo;

b) BARRA FIXA: a prova será realizada sem contagem de tempo e sem auxilio de outro meio de elevação que não sejam os braços e com pegada na barra em pronação. O número de repetições alcançado pelo candidato será convertido em pontos, de acordo com a tabela especifica em anexo e

c) NATAÇÃO EM PISCINA (100m): a prova consistirá no deslocamento contínuo, onde o candidato somente poderá utilizar o nado crawl para completar o percurso.O tempo transcorrido será convertido em pontos de acordo com a tabela especifica em anexo.

d) BARRA ESTÁTICA (somente para candidatos do sexo feminino): a prova consistirá na permanência em pegada de pronação, com o queixo ultrapassando a barra, pelo maior tempo possível.

6.5 - Considerar-se-á APTO o candidato que atingir nota igual ou superior a 5,0 (cinco) na prova de natação em piscina que compõe o TAF.

6.6 - Considerar-se-á APTO o candidato que atingir média igual ou superior a 5,0(cinco) nas provas de classificação que compõem o TAF (corrida e barra fixa). A nota final máxima do TAF será 10 pontos.

6.7 - O candidato que não atingir pontuação igual ou superior a 5,0 (cinco) na prova de natação será ELIMINADO.

6.8 - Os critérios para desempate serão conforme a ordem abaixo discriminada:

a) - Maior Idade até a data de encerramento das inscrições, conforme prescrição do Estatuto do Idoso (Lei Federal 10741/2003, art. 27, parágrafo único).

b) - Menor tempo final do teste de Natação Piscina (100m);

c) - Menor tempo final do teste de Corrida de 2400m;

d) - Maior nota no teste de força (Barra Fixa) e

e) - Maior Idade até a data de encerramento das inscrições para aqueles candidatos não inseridos no Estatuto do Idoso.

6.9 - Somente o candidato que atender ao item 5.1.3 do edital será considerado APTO a participar do CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SOCORRO AQUÁTICO: " GUARDA - VIDAS".

7.0 - CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SOCORRO AQUÁTICO " GUARDA - VIDAS"

7. 1 - O CURSO DE FORMAÇÃO EM SOCORRO AQUÁTICO ocorrerá no período de 25 de outubro a 14 de novembro do corrente ano, de segunda a sábado, das 8h às 12h30h. O curso a ser ministrado terá carga horária de 81 h.

7.2 - O candidato poderá usufruir de 20% de faltas no Curso de Formação que corresponderá a 16 horas/aulas. O candidato que ultrapassar este limite será ELIMINADO do processo seletivo.

7.3 - Haverá tolerância máxima de 15 minutos após o horário determinado para início do Curso. O candidato que ultrapassar o tempo de tolerância incorrerá em falta.

7.4 - O CURSO DE FORMAÇÃO EM SOCORRO AQUÁTICO será realizado no município da Serra, utilizando todas as praias e piscinas disponíveis para o treinamento. Os candidatos serão avisados sempre com antecedência mínima de 24h sobre os locais e horários para a realização do Curso.

7.5 - O candidato que obtiver média final igual ou superior a 7,0, ao final do CURSO DE FORMAÇÃO EM SOCORRO AQUÁTICO será considerado FORMADO.

7.6 - Serão CONTRATADOS para o cargo de Guarda-Vidas os 92 (noventa e dois) primeiros candidatos APROVADOS no CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SOCORRO AQUÁTICO. Caso ocorra a aprovação de candidatos além do número de vagas do processo seletivo, será formado Cadastro de Reserva. Os habilitados para o cadastro de reserva poderão vir a ser contratados pela Administração

7.7 - O candidato será avaliado ao final do Curso de Formação por meio de Provas Práticas com pontuação de 0,0 a 10,0 pontos por teste, que será composto de:

a) NATAÇÃO NO MAR - TRAVESSIA DE 1000m: a prova consistirá no deslocamento contínuo, onde o candidato somente poderá utilizar o nado crawl para completar o percurso. O tempo transcorrido será convertido em pontos de acordo com a tabela especifica em anexo.

b) SIMULAÇÃO DE RESGATE (50M): a prova consistirá em resgate de afogado (simulação) sendo utilizado um companheiro de curso para a manobra e materiais de socorros como suporte (nadadeira e life - belt), em um percurso de 25 metros de corrida na areia, 25 metros de natação de resgate e 25 metros de natação de reboque. O tempo transcorrido será convertido em pontos de acordo com a tabela especifica em anexo.

c) PROVA PRÁTICA DE RCP - RECUPERAÇÃO CARDIOPULMONAR: a prova consistirá em aplicação de manobras simuladas de RCP - RECUPERAÇÃO CARDIOPULMONAR. Os erros de procedimentos diagnosticados serão convertidos em pontos de acordo com a tabela especifica em anexo, não havendo erros de procedimentos o valor da avaliação será máxima (10 pontos).

Serra - ES, 25 de maio de 2010.

ANTONIO SERGIO ALVES VIDIGAL
Prefeito Municipal

ANEXO ÚNICO

PROGRAMA DE SEGURANÇA MARÍTIMA
TABELAS DE AVALIAÇÃO 2010

NATAÇÃO 100M (T)
Masculina

NATAÇÃO 100M (T)
Feminina

NOTA

ATÉ 1'20"

ATÉ 1'30"

10

1'21" a 1'30"

1'31" a 1'40"

9,5

1'31" a 1'40"

1'41" a 1'50"

9

1'41" a 1'50"

1'51" a 2'

8,5

1'51" a 2'

2'01" a 2'10"

8

2'01" a 2'10"

2'11" a 2'20"

7,5

2'11" a 2'20"

2'21" a 2'30"

7

2'21" a 2'30"

2'31" a 2'40"

6,5

2'31" a 2'40"

2'41" a 2'50"

6

2'41" a 2'50"

2'51" a 3'

5,5

2'51" a 3'

3' a 3'10"

5

Acima de 3'01"

Acima de 3'11"

4,5

MASCULINO

EXERCÍCIO

IDADE / NOTA

CORRIDA 2400M(MIN)

BARRA FIXA

17 A 23

24 A 28

29 A 33

34 A 38

39 A 42

43 A 47

48 A 51

ACIMA DE 51

9'

18

10

-

-

-

-

--

-

-

9'30"

17

9,5

10

-

-

-

-

-

-

10'

16

9

9,5

10

-

-

-

-

-

10'30"

15

8,5

9

9,5

10

-

-

-

-

11'

14

8

8,5

9

9,5

10

-

-

-

11'30"

13

7,5

8

8,5

9

9,5

10

-

-

12'

12

7

7,5

8

8,5

9

9,5

10

-

12'30"

11

6,5

7

7,5

8

8,5

9

9,5

10

13'

10

6

6,5

7

7,5

8

8,5

9

9,5

13'30"

9

5,5

6

6,5

7

7,5

8

8,5

9

14'

8

5

5,5

6

6,5

7

7,5

8

8,5

14'30"

7

4,5

5

5,5

6

6,5

7

7,5

8

15'

6

4

4,5

5

5,5

6

6,5

7

7,5

15'30"

5

3,5

4

4,5

5

5,5

6

6,5

7

16'

4

3

3,5

4

4,5

5

5,5

6

6,5

16'30"

3

2,5

3

3,5

4

4,5

5

5,5

6

17'

2

2

2,5

3

3,5

4

4,5

5

5,5

17'30"

1

1,5

2

2,5

3

3,5

4

4,5

5

18'

-

1

1,5

2

2,5

3

3,5

4

4,5

18'30"-0,511,522,533,54
19' -00,511,522,533,5
19'30"--00,511,522,53
20' ---00,511,522,5
20'30"----00,511,52
21' -----00,511,5
21'30"------00,51
22' -------00,5
22'30---------0

FEMININO

EXERCÍCIO

IDADE / NOTA

CORRIDA 2400M (MIN)

BARRA
FIXA

17 A 23

24 A 28

29 A 33

34 A 38

39 A 42

43 A 47

48 A 51

ACIMA DE 51

12'

60"

10

-

-

-

-

--

-

12'30

-

9,5

10

-

-

-

-

-

-

13'

55"

9

9,5

10

-

-

-

-

13'30"

-

8,5

9

9,5

10

-

-

-

-

14'

50"

8

8,5

9

9,5

10

-

-

-

14'30"

-

7,5

8

8,5

9

9,5

10

-

-

15'

45"

7

7,5

8

8,5

9

9,5

10

-

15'30"

-

6,5

7

7,5

8

8,5

9

9,5

10

16'

40"

6

6,5

7

7,5

8

8,5

9

9,5

16'30"

-

5,5

6

6,5

7

7,5

8

8,5

9

17'

35"

5

5,5

6

6,5

7

7,5

8

8,5

17'30"

-

4,5

5

5,5

6

6,5

7

7,5

8

18'

30"

4

4,5

5

5,5

6

6,5

7

7,5

18'30"

-

3,5

4

4,5

5

5,5

6

6,5

7

19'

25"

3

3,5

4

4,5

5

5,5

6

6,5

19'30"

-

2,5

3

3,5

4

4,5

5

5,5

6

20'

20"

2

2,5

3

3,5

4

4,5

5

5,5

20'30"

-

1,5

2

2,5

3

3,5

4

4,5

5

21'

15"

1

1,5

2

2,5

3

3,5

4

4,5

21'30"

-

0,5

1

1,5

2

2,5

3

3,5

4

22' 10"00,511,522,533,5
22'30"--00,511,522,53
23' 05"-00,511,522,5
23"30---00,511,52
24' ----00,511,5
24'30"-----00,51
25' ------00,5
25'30"--------0

 

TABELA DE PROVAS DO CURSO DE FORMAÇÃO

ACIMA DE 18 ANOS E AMBOS OS SEXOS

NATAÇÃO TRAVESSIA NO MAR 1000 METROS

PROVA PRÁTICA SIMULAÇÃO DE RESGATE A VITIMA NO MAR COM NADADEIRA E LIFE-BELT (50 METROS)

PROVA PRÁTICA DE RCP - RECUPERAÇÃO CARDIOPULMONAR

NOTA

Até 20' (minutos)

Menos que 3'30"

Sem erros de procedimentos

10,0

20'01" a 21'

3'30" a 4'

 

9,5

21'01" a 22'

4'01" a 4'30"

01 erro de procedimento

9,0

22'01" a 23'

4'31" a 4'40"

 

8,5

23'01" a 24'

4'41" a 4'50"

02 erros de procedimentos

8,0

24'01" a 25'4'51" a 5' 7,5
25'01" a 26'5'01 a 5'10"03 erros de procedimentos7,0
26'01" a 27'5'11" a 5'20" 6,5
27'01" a 28'5'21 a 5'30"04 erros de procedimentos6,0
29'01" a 30'5'31" 5'40" 5,5
30'01" a 31'5'41" a 5'50"05 erros de procedimentos5,0
31'01" a 32'5'51" a 6' 4,0
32'01" a 33'6'01" a 6'10"06 erros de procedimentos3,0
33'01" a 34'6'11" a 6'21" 2,0
34'01" a 35'6'22" a 6'30"07 erros de procedimentos1,0
Acima De 35'01"Acima de 6'31"Acima de 08 erros de procedimentos0,0