O Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Educação, no uso das atribuições legais, com base na Resolução n.º 933/2010, e considerando a necessidade de contratar professores para atuarem como Professores Orientadores no Curso - Avaliação Educacional: reflexões sobre itens de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências - Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano e Matemática, Língua Portuguesa, Biologia, Física e Química no Ensino Médio - 3.º ano, na modalidade Educação a Distância - EaD, que acontecerá no período de 08 de outubro a 18 de novembro de 2012, resolve:
TORNAR PÚBLICO
o presente Edital que estabelece instruções especiais destinadas à realização de Processo de Seleção para professores do Quadro Próprio do Magistério para atuarem como orientadores de curso de Educação a Distância - EaD, visando suprir vagas que constam no Anexo I deste Edital e compor Banco de Reserva.
1 Das Disposições Preliminares
1.1 O Processo de Seleção, de que trata este Edital, é destinado a selecionar professores para atuarem como Professores Orientadores no Curso - Avaliação Educacional: reflexões sobre itens de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências - Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano e Matemática, Língua Portuguesa, Biologia, Física e Química no Ensino Médio - 3.º ano, na modalidade EaD, exclusivamente para atender à necessidade temporária, mediante recebimento de bolsa-auxílio.
1.2 São funções obrigatórias a serem desempenhadas pelo Professor Orientador para Cursos de EaD:
I . participar de reuniões técnico-pedagógicas (presenciais ou via web conferência) referentes ao curso, convocadas pelo supervisor de tutoria ou Coordenação do Curso - Coordenação de Planejamento e Avaliação - CPA desta Secretaria de Estado da Educação - SEED;
II . acompanhar o desenvolvimento das atividades, de até 30 (trinta) cursistas, no Ambiente Virtual de Aprendizagem "e-escola", da Secretaria de Estado da Educação do Paraná;
III . informar ao supervisor de tutoria as necessidades de infraestrutura, quando solicitado;
IV . acompanhar o desempenho individual e coletivo dos cursistas e apresentar relatórios periódicos à Coordenação do Curso, conforme solicitação;
V . esclarecer aos cursistas sobre a dinâmica do curso;
VI. mediar, didática e pedagogicamente, os movimentos de ensino e de aprendizagem, oportunizados nos diversos ambientes, tendo como referência o conteúdo específico do curso;
VII . encaminhar à Supervisão de Tutoria as dúvidas e situações que exijam alterações no desenvolvimento do curso;
VII . orientar e avaliar as atividades propostas no curso;
IX . enviar ao supervisor de tutoria os documentos e relatórios de caráter acadêmico administrativo decorrentes do processo de tutoria.
2 Dos Requisitos para Professor Orientador para Cursos de EaD
2.1 Ser Professor do Quadro Próprio do Magistério do Paraná.
2.2 Ter concluído o Curso de Formação de Professores-Tutores para EaD, oferecido pela SEED, ou estar cursando, com previsão de conclusão na versão 2012, até a data de exercício da tutoria tratada no presente Edital.
2.3 Não estar atuando como tutor em nenhum outro curso em EaD do Estado do Paraná.
2.4 Ser professor das disciplinas de concurso de Língua Portuguesa, ou de Matemática, ou de Biologia/Ciências, ou de Física, ou de Química - Ensino Fundamental e Ensino Médio, conforme a disciplina que irá orientar, atuando com 20 (vinte) a 40 (quarenta) horas semanais nos Estabelecimentos de Ensino da Rede Pública Estadual do Paraná ou prestando serviço no Núcleo Regional de Educação ou ainda na Secretaria de Estado da Educação do Paraná: DITEC, ou SUDE, ou SEED Água Verde.
2.5 Não estar gozando de qualquer tipo de licença ou férias, desde o período de seleção até a efetivação do curso.
2.6 A pontuação dos requisitos seguirá o descrito no Anexo II deste Edital.
3 Das Inscrições
3.1 As inscrições serão realizadas nos Núcleos Regionais de Educação, pelo candidato, ou mediante Procurador por instrumento particular e de posse dos documentos obrigatórios (cópias e originais para conferência), no período de 17 a 19 de setembro de 2012, no horário das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.
3.2 Para inscrever-se neste Processo de Seleção de Professores da Rede Estadual de Ensino, o candidato deve atender a todos os requisitos solicitados neste Edital (verificar também os itens do Anexo II referente à pontuação), que deverão ser comprovados no ato da inscrição mediante apresentação da seguinte documentação:
I . Formulário de Inscrição (Anexo III), disponível no endereço eletrônico www.diadiaeducacao.pr.gov.br, preenchido e assinado, juntamente com os originais e fotocópias do RG, CPF e demais títulos mencionados nos itens 3, 4, 5, 6, 7 e 8 do respectivo Formulário de Inscrição;
II . cópia do último contracheque;
III . Termo de Compromisso preenchido e assinado (Anexo IV);
IV . declaração do Setor ou Coordenação sobre sua atuação pedagógica junto às disciplinas em questão.
4 Do Processo de Seleção
4.1 O Processo de Seleção será supervisionado, coordenado e executado por uma Comissão Especial, composta por 2 (dois) representantes da Coordenação de Formação Continuada/EaD e por 2 (dois) representantes da Coordenação do CPA, que foram designados nas datas 05 e 06 de setembro do corrente, conforme o documento "Planejamento do Curso em EAD".
4.2 O processo seletivo ocorrerá em duas etapas de caráter eliminatório e classificatório:
I . Primeira etapa:
a) serão eliminados os professores que porventura não façam parte do Quadro Próprio do Magistério;
b) que não tenham concluído o Curso de Formação de Professores-Tutores para EaD oferecido pela SEED, conclusão na versão 2012, até a data do início da tutoria tratada no presente Edital, e;
c) que não comprovem sua formação nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática ou Biologia/Ciências, Química e Física.
II . Segunda etapa:
a) no processo classificatório será avaliada a experiência profissional e formação específica na área de Educação a Distância, conforme tabela com critério de pontuação (Anexo II);
b) no processo classificatório será avaliada a experiência profissional e formação em Elaboração de Itens para Avaliação, conforme tabela com critério de pontuação (Anexo II);
c) no processo classificatório será avaliada a comprovação de sua ação profissional nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática ou Ciências/Biologia, Química e Física, direta (sala de aula) ou indiretamente (na SEED ou NRE).
4.3 São atribuições dos Núcleos Regionais de Educação:
I . Responsabilizar-se em receber a inscrição do candidato e conferir as cópias entregues dos documentos com os originais, no período de 17 a 19 de setembro de 2012;
II . Encaminhar a inscrição e a cópia dos documentos à Chefia da Coordenação de Planejamento e Avaliação/SEED, via malote, nos dias 20 e 21 de setembro de 2012, data subsequente ao encerramento das inscrições.
4.4 São atribuições da Comissão Especial:
I . Responsabilizar-se pelo Processo de Seleção até a classificação dos inscritos;
II . Após análise dos documentos, realizar a seleção dos inscritos e organizar a classificação geral do Estado;
III . Encaminhar o resultado geral do Processo de Seleção à Diretoria-Geral, dia 28 de setembro de 2012, para fins de publicação, constando todos os inscritos e a sua respectiva classificação.
4.5 São atribuições do Grupo de Recursos Humanos Setorial GRHS/SEED:
I . Tomar pública a abertura de inscrições, dia 17 de setembro de 2012, por meio de Edital a ser divulgado no endereço eletrônico: www.diadiaeducacao.pr.gov.br,
II . Tomar público, em lista geral e final, dia 28 de setembro de 2012, o resultado da Seleção no endereço eletrônico: www.diadiaeducacao.pr.gov.br.
5 Das Vagas
5.1 Serão ofertadas 12 (doze) vagas para a função de Professor Orientador para cursos de EaD, distribuídas conforme Anexo I deste Edital;
5.2 Os candidatos serão chamados para suprir as demandas apresentadas no Anexo I, por ordem de classificação;
5.3 Os professores classificados que ficarem excedentes às vagas ofertadas permanecerão em Banco de Reserva.
6 Da Análise do Formulário de Inscrição
6.1 Aos dados de formação e experiência profissional serão atribuídos créditos de 0 (zero) a 10 (dez).
6.2 A análise do Formulário será realizada pela Comissão Especial nos dias 24 e 25 de setembro do corrente, obedecendo rigorosamente aos critérios estabelecidos neste Edital, item 4.2.
6.3 Para pontuação do candidato será considerada a análise do Formulário, obedecendo rigorosamente aos critérios estabelecidos no Anexo II deste Edital.
7 Da Classificação e Divulgação
7.1 Será divulgada, no dia 26 de setembro de 2012, uma classificação geral para a Rede Estadual de Educação do Paraná, no endereço eletrônico: www.diadiaeducacao.pr.gov.br.
7.2 Em caso de empate na classificação, os critérios para desempate serão:
I . Participação de Cursos na Elaboração de Banco de Itens;
II . Maior tempo de experiência em EaD;
III . Maior tempo de serviço na Rede Pública do Estado do Paraná;
IV . A idade cronológica mais avançada do candidato.
7.3 O candidato poderá interpor Recurso contra a Classificação, nas 24 (vinte e quatro) horas após a divulgação da Lista de Classificação no endereço eletrônico: www.diadiaeducacao.pr.gov.br. Os Recursos deverão ser feitos por escrito e protocolados no NRE para o qual se inscreveu, não sendo consideradas as reclamações verbais.
7.4 Os Recursos serão analisados por Comissão Especial designada pelo proponente do Curso no dia 27 de setembro do corrente.
7.5 Após análise dos Recursos, a Classificação Final será publicada no endereço eletrônico: www.diadiaeducacao.pr.gov.br, até 28 de setembro de 2012.
8 Do Período de Trabalho e da Remuneração
8.1 Os candidatos selecionados deverão dedicar, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, durante 6 (seis) semanas destinadas ao trabalho com tutoria, em turno e local diferentes do seu trabalho na Rede Pública Estadual de Ensino.
8.2 Na necessidade de prorrogação das atividades do Curso além das 6 (seis) semanas, por questões de funcionamento ou manutenção do Ambiente Virtual de Aprendizagem "e-escola", os candidatos selecionados deverão concluir o trabalho sem ônus adicional, conforme estabelecido pela Coordenação do Curso.
8.3 Os candidatos selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 600,00 (seiscentos reais) mensais para o desenvolvimento da atividade de tutoria e de supervisão de tutoria, que será por 6 (seis) semanas, de acordo com a proposta do curso.
9 Das Disposições Finais
9.1 A inscrição implica no conhecimento e aceitação do Regulamento contido neste Edital.
9.2 As informações contidas no Formulário de Inscrição são de inteira responsabilidade do candidato. Os eventuais erros de preenchimento deste Formulário são suscetíveis ao indeferimento da inscrição.
9.3 No caso de desistência da tutoria, o profissional deverá manifestar-se em declaração escrita, a qual deverá ser encaminhada à Coordenação do Curso - CPA.
9.4 Havendo desistência, o Professor Orientador para cursos de EaD deixará de receber a bolsa-auxílio, ressarcindo valores que porventura tenham sido pagos equivocadamente.
9.5 O candidato selecionado para atuar como Professor Orientador para Cursos de EaD, terá seu desempenho avaliado periodicamente pela coordenação do referido curso e, na constatação do não atendimento às atribuições requeridas ao desenvolvimento de suas atividades, poderá ser substituído a qualquer tempo, seguindo ordem e classificação do Banco de Reserva.
9.6 O presente Edital tem validade por dois anos, podendo o mesmo ser prorrogado por igual período.
9.7 Os servidores públicos que compõem a comissão responsável pela seleção e os que se inscreverem como cursistas não poderão concorrer às vagas ofertadas.
9.8 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Planejamento e Avaliação - CPA, da Secretaria de Estado da Educação.
Curitiba, 11 de setembro de 2012.
Jorge Eduardo Wekerlin
Diretor-Geral
ANEXO I
DISTRIBUI CÃO DE VAGAS
CURSO/DEMANDA | NÚMERO DE VAGAS PARA | CARGA HORÁRIA SEMANAL PERÍODO | DE DURAÇÃO |
Curso de Avaliação Educacional: reflexões sobre itens de Ensino Fundamental: Matemática, Língua Portuguesa e Ciências - 6.º ao 9.ºano Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física e Química - 3.º ano | Professor orientador para cursos de EaD 12 (doze) total 1 LP - EF 6.º ano 1 M - EF 6.º ano 1 C - EF 6.º ano 1 B - EM 3.º ano | 20h cada tutor | 6 semanas |
ANEXO II
CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DA ANÁLISE DE CURRÍCULO
Nome do(a) Candidato(a): ___________________________________________________
RG: _____________________________________________________________________
CRITÉRIOS | ITENS | VALOR MÁXIMO DOS ITENS | VALOR DE CADA ESPECIFICADA DE | TOTAL DE CRÉDITOS POR ITEM(*) |
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA | Curso de Pós-Graduação em EaD ou Tecnologias em Educação ou área correlata, reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 360 horas. | 1,0 crédito | Será considerado apenas um curso. | |
Curso de Formação de Professores orientadores para cursos de EaD ofertado pela SEED. | 1,5 créditos | Será considerado apenas um curso. | ||
Curso de Formação de Tutores ou Curso de Tutoria em outra Instituição com carga horária mínima de 60 horas. | 0,5 crédito | Cada curso equivale a 0,5 crédito. | ||
Experiência como Professor orientador para cursos de EaD em curso ofertado pela SEED. | 1,0 crédito | Cada curso equivale a 0,5 crédito. | ||
Experiência como Tutor em outra Instituição de Ensino | 0,5 crédito | Cada curso equivale a 0,25 crédito. | ||
Curso para Elaboração de Questões para Banco de Itens de Avaliação | 2,0 créditos | Será considerado apenas um curso. | ||
Especialização, Mestrado ou Doutorado em Avaliação Educacional. | 1 crédito | Cada curso equivale a 0,5 crédito. | ||
Exercício em sala de aula. | 1,0 crédito | 20 ou 40h | ||
Exercício no NRE ou SEED. | 0,5 crédito | 40h | ||
TOTAL GERAL DE CRÉDITOS |
(*) Campos a serem preenchidos pela Comissão de Inscrições, após análise dos documentos.
ANEXO III
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES DO QUADRO PRÓPRIO DO MAGISTÉRIO DA SEED PARA ATUAÇÃO COMO PROFESSORES ORIENTADORES PARA CURSOS DE EaD NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
1. Identificarão
Nome do(a) Candidato(a): | ||||
Data de Nascimento: | Sexo: (__)Fem. (__) Masc. | |||
CPF: RG: | U.F: | |||
Filiação: | ||||
Endereço: | Nº | |||
Bairro: | Cidade | Estado: | ||
CEP: | Telefone res.: | Telefone cel.: | ||
e-mail da SEED: | e-mail alternativo: | |||
Endereço Profissional: | ||||
Telefone Profissional: |
2. Situação Funcional
Vinculo: (__) QPM (__) Outro |
Núcleo de Lotação: |
Município: |
Estabelecimento de lotação/atuação: |
Tempo de serviço: |
3. Formação Acadêmica
Formação acadêmica/titulação: | Instituição | Ano de Conclusão |
Doutorado em: | ||
Mestrado em: | ||
Especialização em: | ||
Graduação em: |
4. Formação Acadêmica na Modalidade a Distância
Formação acadêmica/titulação na modalidade a distância | Instituição | Carga Horária Conclusão | Ano de |
Especialização em: | |||
Graduação em: |
5. Formação em EaD na Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Cursos realizados/Programas de ensino, pesquisa e extensão | Carga Horária | Ano de Conclusão |
6. Formação em EaD em outras Instituições de Ensino
Cursos realizados/Programas de ensino, pesquisa e extensão | Instituição | Carga Horária | Ano de Conclusão |
7. Atuação Profissional em EaD na Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Função/Cargo (Professor orientador para cursos de EaD) | Carga Horária | Ano Inicial/ Ano Final |
8. Atuarão Profissional em EaD em outras Instituições de Ensino
Função/Cargo (Professor orientador para cursos de EaD) | Instituição | Carga Horária | Ano Inicial / Ano Final |
ANEXO IV
DOCUMENTO A SER ENVIADO PELO CANDIDATO JUNTAMENTE COM APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS
TERMO DE COMPROMISSO E CONCORDÂNCIA
Eu, ____________________________________________________________________ (nome completo), RG n.º ________________ servidor(a) público(a), tenho ciência de que a função pretendida exige c cumprimento de ação a distância em Ambiente Virtual de Aprendizagem necessitando dispor de acesso à Internet e cumprir as atividades fora dc horário e do local de trabalho, conforme o disposto no Edital n.º 50/2012- DG/SEED e comprometo-me cumpri-lo fielmente, assim como cumpri o cronograma estabelecido pela Coordenação de Formação Continuada/EaD da Secretaria de Estado da Educação.
Curitiba, ________ de _________________ de 2012.
___________________________________
Assinatura do Candidato(a)