Prefeitura de Santa Cruz do Arari - PA

Notícia:   Prefeitura de Santa Cruz do Arari - PA oferece salários até R$ 4.900,00

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO ARARI

ESTADO DO PARÁ

CNPJ: 04.888.830/0001-58

O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO ARARI, no Estado do Pará no uso de suas atribuições legais, torna público a abertura das inscrições do Concurso Público para o provimento de cargos efetivos existentes no Quadro de Pessoal da PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO ARARI, sendo realizado pela Empresa “VILHENA & ALMEIDA S/C LTDA, conforme a seguir:

I – DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. Os cargos ofertados, nº. de vagas, o nível de escolaridade exigido, habilitação, síntese de atividades e vencimentinicial, constam nos quadros abaixo:

A – GRUPO I – AUXILIAR

ESCOLARIDADE: FUNDAMENTAL INCOMPLETO– TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 40,00

CARGOS

PRÉ REQUISITOS

N.º VAGAS

VENCIM R$

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (EDUCAÇÃO)

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

020

350,00

Atividades de natureza repetitiva, relacionadas ao preparo e distribuição de alimentos, a limpeza e conservação de prédios públicos, móveis e equipamentos, a fiscalização de entradas e saídas de pessoas, coleta e entrega de documentos e outras correlatas a função.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (SAÚDE)

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

005

350,00

Atividades de natureza repetitiva, relacionadas ao preparo e distribuição de alimentos, a limpeza e conservação de prédios públicos, móveis e equipamentos, a fiscalização de entradas e saídas de pessoas, coleta e entrega de documentos e outras correlatas a função.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (INFRA ESTRUTURA)

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

012

350,00

Atividades de natureza repetitiva, relacionadas ao preparo e distribuição de alimentos, a limpeza e conservação de prédios públicos, móveis e equipamentos, a fiscalização de entradas e saídas de pessoas, coleta e entrega de documentos e outras correlatas a função.

AGENTE DE PORTARIA

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

005

350,00

Executar serviços interno e externo, controlar na portaria entrada de pessoas e outras correlatas a função.

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO (Experiência de 1 ano, comprovada em carteira)

002

420,00

Executar serviços de operação e conservação de máquinas pesadas e outras correlatas a função.

AUXILIAR DE MECÂNICO

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO (Curso Especifico)

002

420,00

Executar, sob supervisão, limpeza, desmonte e montagem de motores e outra correlatas a função.

MOTORISTA CATEGORIA “C”

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

003

385,00

Dirigir automóveis e caminhões e zelar pela conservação dos mesmos

A - I - GRUPO I – AUXILIAR

ESCOLARIDADE: FUNDAMENTAL COMPLETO – TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 40,00

CARGOS

PRE REQUISITOS

N.º VAGAS

VENCIM R$

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental

002

385,00

Executar tarefas administrativas nas áreas de protocolo, arquivo, orçamento e finanças, pessoal, registro de dados, realizar serviços de datilografia ou digitação de memorandos e outros correlatos a função.

ALMOXARIFE

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental

002

385,00

Executar serviços de almoxarife, como: entrada e saída de materiais em ficha própria, controlar o estoque mínimo do almoxarifado informando de imediato ao seu chefe e outras correlatas a função.

 

AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental

002

350,00

Executar serviços de Agente de Combate a Endemias, fazendo visitas domiciliares e outras correlatas a função.

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental

003

350,00

Executar serviços de Agente Comunitário de Saúde, fazendo visitas domiciliares e outras correlatas a função

B- GRUPO II – MÉDIO

ESCOLARIDADE: NÍVEL MÉDIO COMPLETO - TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 50,00

CARGO

PRE REQUISITO

Nº VAGAS

VENCIM. R$

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

AGENTE ADMINISTRATIVO

 

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO NÍVEL MÉDIO COMPLETO Comprovante do Curso Básico de Informática

002

420,00

Executar tarefas técnico administrativas em diversas áreas, redação de documentos e atos administrativos, manter-se informado sobre aplicação de Leis, Normas e Regulamentos na administração e outras correlatas a função.

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

 

CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

002

420,00

Orientação, coordenação e execução em nível médio de trabalho na área agropecuária.

TÉCNICO EM LABORATÓRIO

 

NÍVEL MÉDIO COMPLETO C/ Curso Técnico em Laboratório

002

420,00

Executar sob orientação de Bioquímico, atividades relacionadas a exames laboratoriais.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

NÍVEL MÉDIO C/ curso de Técnico de Enfermagem c/ Registro no COREN

007

420,00

Executar atividades relativas a aplicação de Técnico em Enfermagem sob a orientação e supervisão de Enfermeiro e outras correlatas a função.

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

NÍVEL MÉDIO COMPLETO c/ Curso Técnico em Contabilidade c/ Registro no CRC

002

420,00

Atividades relativas a Contabilidade em geral, sob a orientação do Contador, e outras correlatas a função.

 

AUXILIAR DE BIBLIOTECA

 

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO NÍVEL MÉDIO COMPLETO

002

420,00

Executar tarefas de organização de livros na biblioteca, controlar em livro próprio a entrada e saída dos livros e outras

C - GRUPO III – MAGISTÉRIO

ESCOLARIDADE: NÍVEL MÉDIO C/ MAGISTÉRIO - TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 50,00

CARGO

PRE REQUISITO

Nº VAGAS

VENCIM. R$

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

PROFESSOR DE 1ª A 4ª SÉRIE

NÍVEL MÉDIO C/ MAGISTÉRIO

020

490,00

Exercer atividades de Professor de Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Série em estabelecimento do Município.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

NÍVEL MÉDIO C/ MAGISTÉRIO - EDUCAÇÃO INFANTIL

002

490,00

Exercer atividades de Professor de Educação Infantil em estabelecimento do Município.

D - GRUPO III – SUPERIOR

ESCOLARIDADE: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO – TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 70,00

CARGO

PRE REQUISITO

Nº VAGAS

VENCIM. R$

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

LICENCIATURA PLENA EM PORTUGUÊS

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE LIC. PLENA EM PORTUGUÊS

003

980,00

Exercer atividade de Professor Licenciado em estabelecimento do Município

LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE LIC. PLENA EM MATEMÁTICA

003

980,00

Exercer atividade de Professor Licenciado em estabelecimento do Município

LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE LIC. PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

003

980,00

Exercer atividade de Professor Licenciado em estabelecimento do Município

LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE LIC. PLENA EM HISTÓRIA

003

980,00

Exercer atividade de Professor Licenciado em estabelecimento do Município

LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE LIC. PLENA EM GEOGRAFIA

003

980,00

Exercer atividade de Professor Licenciado em estabelecimento do Município

LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE LIC. PLENA EM CIÊNCIAS

003

980,00

Exercer atividade de Professor Licenciado em estabelecimento do Município

LICENCIATURA PLENA EM INGLÊS

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE LIC. PLENA EM INGLÊS

001

980,00

Exercer atividade de Professor Licenciado em estabelecimento do Município

PEDAGOGO

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE PEDAGOGIA

015

980,00

Exercer atividade de PEDAGOGO e outras inerentes a função

ORIENTADOR EDUCACIONAL

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE PEDAGOGIA

002

980,00

Exercer atividade de ORIENTADOR EDUCACIONAL e outras inerentes a função

SUPERVISOR ESCOLAR

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE PEDAGOGIA

002

980,00

Exercer atividade de SUPERVISOR ESCOLAR e outras inerentes a função

NUTRICIONISTA

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE NUTRIÇÃO

002

980,00

Exercer atividade de NUTRICIONISTA e outras inerentes a função

ASSISTENTE SOCIAL

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE SERVIÇOS SOCIAL

002

980,00

Exercer atividade de ASSISTENTE SOCIAL e outras inerentes a função

GESTOR EM TURISMO

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE TURISMO

002

980,00

Exercer atividade de TÉCNICO EM TURISMO e outras inerentes a função

 

MÉDICO CLINICO GERAL

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE MEDICINA

002

4.900,00

Exercer atividade de MÉDICO CLINICO GERAL e outras inerentes a função

ENFERMEIRO

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE ENFERMAGEM

002

980,00

Exercer atividade de ENFERMEIRO e outras inerentes a função

ODONTÓLOGO

NÍVEL SUPERIOR

CURSO DE ODONTOLOGIA

002

980,00

Exercer atividade de ODONTOLOGIA e outras inerentes a função

OBS: TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR TERÃO UMA CARGA HORÁRIA DE 100 HORAS SEMANAL

2. As vagas serão destinadas para lotação no Município de SANTA CRUZ DO ARARI, de acordo com as necessidades da Prefeitura.

II – INSCRIÇÕES

1. As inscrições ao Concurso Público serão realizadas em 2 (duas) etapas, conforme estabelecido a seguir:

1ª ETAPA: No período de 08 a 30 DE MARÇO DE 2007, realização das inscrições no seguinte local: na SEDE DA PREFEITURA – SALA DO SINE EM SANTA CRUZ DO ARARI - PARÁ , pagamento da taxa de inscrição: BRADESCO, Agência: 1939-9, Conta Corrente: 14.217-4 ou no locai das inscrições em CAIXA PRÓPRIO devidamente autorizado pela Empresa contratada, com os seguintes valores: Nível Auxiliar – Fundamental Incompleto e Fundamental Completo R$ 40,00, Nível Médio R$ 50,00, Magistério R$ 50,00 e Nível Superior R$ 70,00.

OBS: SÓ O PAGAMENTO DA TAXA NÃO DÁ DIREITO A EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO.

2º ETAPA: Confirmação da inscrição no período de 20 à 27 de ABRIL de 2007, nos mesmos locais e horários onde foram efetuadas as inscrições, ocasião em que receberá o CARTÃO DEFINITIVO onde constará o número de inscrição do candidato, data, hora e o local da realização das provas.

2. A inscrição deverá ser feita pelo próprio candidato ou, em caso de impedimento, por outra pessoa através de procuração.

3. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá:

3.1 Preencher a ficha fornecida no local da inscrição;

3.2 Apresentação da Carteira de Identidade ou de documento equivalente com validade em todo território nacional, , a qual deverá ser apresentado no dia e local de realização das provas.

4. São considerados documentos de identidade as Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pela Secretaria de Segurança, Forças Armadas, Ministério das Relações Exteriores e Polícia Militar, a Carteira de Trabalho e os Passaportes, além das Carteiras expedidas por Órgãos ou Conselhos (CREA, CRM, etc.), que, por Lei Federal, valem como identidade, Carteira de Motorista.

5. Não serão considerados como documentos de identidade Certidões de Nascimento, Títulos Eleitorais, Carteira de Estudante e Funcionais sem valor de identidade e outros, bem como documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

6. O Cartão de Inscrição definitivo é o documento que habilita o candidato a realizar as provas.

7. O candidato que não retirar o comprovante de confirmação de inscrição, no período mencionado, será considerado desistente.

8. Caso haja divergência entre as informações do requerimento de inscrição e as do comprovante de confirmação de inscrição, o candidato deverá solicitar no local onde efetivou sua inscrição, para que sejam efetuadas correções. Após este período, nenhuma modificação poderá ser feita.

9. Em hipótese nenhuma haverá devolução da taxa de inscrição, somente no caso de não haver a realização do Concurso.

10. OS INTERESSADOS QUE ESTÃO CONCLUINDO SEUS CURSOS PODERÃO SE INSCREVER E NO ATO DA ADMISSÃO APRESENTARÃO UMA DECLARAÇÃO DO COLÉGIO OU DA FACULDADE QUE ESTUDAM

11. IDADE MÍNIMA PARA INSCRIÇÃO: 18 ANOS COMPLETOS

12. IDADE MÁXIMA PARA INSCRIÇÃO: 55 ANOS

13. A data da prova está prevista para os dias 05 e 06 DE MAIO DE 2007.

NÍVEL SUPERIOR: DIA 05/05/2006 – DE 08:00 AS 11:00 HORAS (SÁBADO)

NÍVEL MÉDIO: DIA 05/05/2007 - - DE 08:00 AS 11:00 HORAS (SÁBADO)

NÍVEL AUXILIAR – (ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO E INCOMPLETO) – DIA 06/05/2007 DE 08:00 AS 11:00 HORAS (DOMINGO)

NÍVEL MAGISTÉRIO – DIA 06/05/2007 – 14:00 AS 17:00 HORAS (DOMINGO)

III – DO PROCESSO SELETIVO

A - I – AUXILIAR

ESCOLARIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Língua Portuguesa

15 questões

Matemática

15 questões

T O T A L

30 questões

A - I – AUXILIAR

ESCOLARIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Língua Portuguesa

15 questões

Matemática

15 questões

T O T A L

30 questões

B – MÉDIO

ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO COMPLETO

Língua Portuguesa

15 questões

Matemática

15 questões

T O T A L

30 questões

B – MÉDIO

ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO/TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Língua Portuguesa

10 questões

Especifico

20 questões

T O T A L

30 questões

B – MÉDIO

ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO/TÉCNICO EM LABORATÓRIO

Língua Portuguesa

10 questões

Especifico

20 questões

T O T A L

30 questões

B – MÉDIO

ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO/TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Língua Portuguesa

10 questões

Especifico

20 questões

T O T A L

30 questões

B – MÉDIO

ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO/TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Língua Portuguesa

10 questões

Especifico

20 questões

T O T A L

30 questões

C – MAGISTÉRIO

ESCOLARIDADE: NÍVEL MÉDIO C/MAGISTÉRIO – PROFESSOR DE 1ª A 4ª SÉRIE

Conhecimentos Gerais (Português)

10 questões

Conhecimentos Específicos

20 questões

TOTAL

30 questões

D – MAGISTÉRIO

ESCOLARIDADE: NÍVEL MÉDIO C/MAGISTÉRIO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Conhecimentos Gerais (Português)

10 questões

Conhecimentos Específicos

20 questões

TOTAL

30 questões

D –SUPERIOR

ESCOLARIDADE: 3º GRAU COMPLETO

Conhecimentos Gerais (Português)

10 questões

Conhecimentos Específicos

20 questões

TOTAL

30 questões

1. As provas objetivas aqui previstas serão realizadas em SANTA CRUZ DO ARARI em locais e horários que constarão no Cartão de Confirmação.

2. Estará eliminado do Concurso, o candidato que não comparecer ou não obtiver na nota final o mínimo de 15 (quinze) pontos na prova escrita.

3. No dia da prova os candidatos deverão comparecer ao local definido com 60 (sessenta) minutos de antecedência do horário fixado para o seu inicio, e só poderão realizá-las se estiverem munidos de:

a) Cartão de Inscrição definitivo

b) Original do Documento de Identidade

c) Caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

4. Será atribuída nota 0 (zero) às questões da prova:

a) Não respondidas

b) Que contiverem emenda ou rasura

c) Que contiverem mais de uma resposta assinalada

d) Que não forem marcadas no cartão respostas

5. O peso de cada questão será de 01 (um) ponto

6. Recursos sobre quaisquer questões só serão aceitos no prazo máximo de 48 horas, após a realização das provas.

7. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, a empresa Vilhena & Almeida não fornecerá exemplares dos cadernos de questões à candidatos ou à instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do concurso público.

8. Em caráter excepcional poderão ser realizadas provas em unidade hospitalar dentro do município de SANTA CRUZ DO ARARI para o candidato que apresentar atestado fornecido por médico, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina – CRM, com antecedência mínima de 24 (vinte quatro) horas de sua realização, comprovando sua impossibilidade de comparecer ao local estabelecido para a realização da prova.

9. Não esquecer que o tempo destinado a prova objetiva será de 3 (três horas) incluindo o preenchimento da Folha de resposta.

10. Não amassar ou rasurar a Folha de resposta.

11. O candidato deve considerar que a Folha de Resposta é de fato a prova objetiva e, sem ela não há a referida prova.

12. Será de inteira responsabilidade dos candidatos os prejuízos advindos das marcações feitas incorretamente na Folha de Resposta.

13. Na hipótese de anulação de qualquer questão serão atribuídos os pontos correspondentes a todos os candidatos.

14. Em hipótese nenhuma haverá REVISÃO DE PROVA

IV – PROCESSO CLASSIFICATÓRIO

1. Será considerado aprovado o candidato que obtiver na prova o mínimo de pontos referidos no subitem número 2 do III – Processo Seletivo.

2. Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente do total de pontos obtidos, e chamados para assumirem os cargos, objeto do Concurso, até o limite de vagas aqui fixadas.

3. Em caso de empate, na nota final dos pontos obtidos, entre os aprovados, o desempate obedecerá, em seqüência, aos seguintes critérios.

a) Maior tempo de serviço no município

b) De maior escolaridade

c) O mais idoso.

d) O de maior prole

e) Domicilio no município

V – PROVA DE TÍTULOS

1. PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR DEVERÃO SER ENTREGUES, NO ATO DA CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, XÉROX AUTENTICADAS, EM ENVELOPES LACRADOS, CONSTANDO NO VERSO DO ENVELOPE NOME DO CANDIDATO E CARGO PRETENDIDO.

TÍTULOS

QUANTIDADE TÍTULOS

PONTUAÇÃO P/TÍTULO

PONTUAÇÃO

Mestrado

01

1,0

1,0

Doutorado

01

1,0

1,0

Especialização com Carga Horária de 360hs.

01

1,0

1,0

Aperfeiçoamento na área específica, mínima de 100hs.

01

1,0

1,0

Congresso, Seminário, Encontros e Eventos na área de Educação, nos últimos 05 anos, com carga horária mínima de 16hs.

03

0,5

1,5

TOTAL

5,5

VI – INGRESSO

2. Para ingressar na Prefeitura Municipal de SANTA CRUZ DO ARARI, o candidato aprovado e classificado neste Concurso, deverá comprovar:

a) A nacionalidade brasileira ou equiparada.

b) A quitação com as obrigações eleitorais e, se for do sexo masculino, com as obrigações militares.

c) O nível de escolaridade exigido para o preenchimento do cargo e a respectiva qualificação profissional, conforme estabelecido nas Disposições Preliminares deste Edital.

d) A idade mínima de 18 (dezoito) anos.

e) O registro, inscrição e quitação com o órgão de classe competente para os cargos oriundos de profissões regulamentadas em Lei.

f) A aptidão, em inspeção de saúde, através de laudo expedido por serviço médico da PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO ARARI,, objetivando verificar se as características físicas e psicológicas do aprovado são compatíveis com o cargo.

g) Após a nomeação o candidato cumprirá o estágio probatório de três (03) anos, conforme Art. 41 da Constituição Federal.

3. Homologado o resultado do Concurso, o Chefe do Poder Executivo, publicará a relação dos aprovados e classificados e o provimento dos cargos obedecerá, rigorosamente, a ordem de classificação e as necessidades da Prefeitura, obedecendo a legislação vigente, fazendo cumprir com o Termo de Posse e o Decreto de Nomeação dos candidatos aprovados.

4. O candidato aprovado e classificado, quando chamado deverá assumir o cargo dentro de 30 (trinta) dias, sob pena de perder a vaga, apresentar-se com todos os documentos necessários, inclusive com Diploma de escolaridade.

5. A classificação do candidato no presente Concurso Público, não assegura o direito ao ingresso automático no serviço público para o cargo ao qual concorreu, mas, apenas a expectativa de direito de ser nomeado.

6. Documentos necessários para a nomeação dos candidatos classificados:

a) COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE (XEROX AUTENTICADA)

b) CARTEIRA DE IDENTIDADE (XEROX AUTENTICADA)

c) CIC/CPF (XEROX AUTENTICADA)

d) ATESTADO DE BONS ANTECEDENTES CRIMINAIS (ORIGINAL)

e) ATESTADO MÉDICO COMPROVANDO QUE ESTÁ APTO PARA ADMISSÃO (ORIGINAL)

f) 2 FOTOS 3X4 RECENTE E DE FRENTE

g) CERTIDÃO DE NASCIMENTO DOS FILHOS), QUANDO FOR O CASO (XEROX AUTENTICADA)

h) ATESTADO DE SANIDADE MENTAL (ORIGINAL)

i) TITULO DE ELEITOR (XEROX AUTENTICADA)

j) COMPROVANTE DE QUITAÇÃO ELEITORAL (ORIGINAL)

k) DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS REFERENTE AO CARGO QUE ESTÁ CANDIDATANDO.

VII – DISPOSIÇÕES GERAIS

1. O candidato será o único e total responsável pelas informações prestadas na Ficha de Inscrição, podendo sofrer ações penais por não veracidade.

2. Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração de cargos.

3. Antes de efetuar o recolhimento do valor da inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos para a participação no Concurso Público, pois o valor da inscrição, uma vez pago, não será devolvido em hipótese alguma.

4. À pessoa portadora de deficiência é assegurado o direito de inscrição, no presente Concurso Público, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, na proporção de 05 (cinco por cento) das vagas oferecidas para o cargo.

5. O candidato com deficiência visual (cego ou ambliope) deverá solicitar, por escrito à Comissão do Concurso, até o término das inscrições, a confecção de prova em Braile ou Ampliada especificando o tipo da deficiência, o cargo em que se inscreveu e, no caso de ambliope, o grau de visão. Os que não fizerem no prazo mencionado não terão a prova preparada, seja qual for o motivo alegado.

6. São inabilitáveis para o exercício dos cargos de que tratam este Edital, os portadores de doenças graves, contagiosas ou incuráveis e das seguintes deficiências: tetraplegia, amputação de ambos os membros superiores, lesão cerebral grave e definitiva ou lesões duradouras que prejudiquem de forma significativa o exercício profissional.

7. Os candidatos portadores de deficiência devem declarar, no ato da inscrição, qual o tipo de deficiência e, quando convocados, deverão se submeter a exames médicos, que terão decisão conclusiva sobre a capacidade para o exercício do cargo que terão que concorrer.

8. A jornada de trabalho será de 30 (trinta horas) semanais, exceto para os cargos que exigem horários específicos.

VIII – DISPOSIÇÕES FINAIS

1. Após a conclusão do processo seletivo, a Comissão Permanente do Concurso apresentará o resultado final ao Prefeito Municipal de SANTA CRUZ DO ARARI,, para homologação e publicação no Órgão oficial do Estado do Pará.

2. Será eliminado do Concurso Público o candidato que:

a) For descortês ou agir incorretamente com qualquer membro da equipe responsável pela Execução e/ou Coordenação do Concurso.

b) Apresentar declaração falsa ou inexata.

c) For flagrado com falsa identificação pessoal.

d) For surpreendido em qualquer tipo de comunicação – oral, escrita, mímica, consultas a textos, eletrônica ou outra forma qualquer não autorizada pela Comissão Geral do Concurso – que caracterizar atitude fraudulenta durante a realização das provas.

e) Tentar subornar, por quaisquer meio, pessoas envolvidas no processo seletivo, com o objetivo de assegurar sua própria classificação ou de terceiros, nas diferentes etapas do Concurso.

f) Não preencher os requisitos exigidos para a nomeação, aqui relacionados.

g) Faltar a qualquer uma das provas.

h) For considerado inapto nos exames médicos.

i) Não alcançar o mínimo de pontos estabelecidos em cada prova.

3. O presente Concurso terá validade de 2 (dois) anos para admissão, a contar da homologação do resultado do Concurso, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério do Exmo. Sr. Prefeito. O candidato aprovado/classificado que for convocado para nomeação fica obrigado a declarar por escrito se aceita o cargo. O não pronunciamento no tempo determinado, implica exclusão do processo.

4. O candidato aprovado/classificado que declinar da nomeação quando for convocado, poderá requerer formalmente, uma única vez ser incluído no final da relação oficial de classificação.

5. A inscrição do candidato neste concurso importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação expressa das mesmas, tais como se acham estabelecidas neste Edital, conforme declaração realizada no Requerimento de Inscrição.

6. Na hipótese da ocorrência de mais vagas nos cargos especificados neste Concurso, quer pela aprovação de Legislação Específica ou por Autorização Complementar, no prazo de validade deste Concurso Público, obedecida a restrita ordem de classificação, a Prefeitura Municipal de SANTA CRUZ DO ARARI,, poderá proceder a chamada dos demais candidatos aprovados.

7. As admissões ocorrerão na ordem de classificação, verificando as necessidades de cada Secretaria.

8. As provas serão elaboradas e corrigidas por professores especializados em Belém do Pará , sob a coordenação da Banca Examinadora da empresa contratada

9. A Comissão Permanente do Concurso caberá resolver os casos omissos e eventuais dúvidas de interpretação deste Edital.

SANTA CRUZ DO ARARI, 05 de MARÇO de 2007.

FERNANDO ANTONIO LOBATO TAVARES
Prefeito Municipal

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

LÍNGUA PORTUGUESA (15 QUESTÕES)

UNIDADE I: FONOLOGIA: 1.1. Fonema; 1.2. Letra; 1.3. Sílaba. UNIDADE II: ORTOGRAFIA. 2.1.Representação, na escrita, dos fonemas /s/, /z/, / /; 2.2. Acentuação gráfica; 2.3. Pontuação. UNIDADE III: SEMÂNTICA: 3.1. Conotação e denotação; 3.2. Sinônimos; 3.3. Antônimos. UNIDADE IV: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DESCRITIVO

MATEMÁTICA (15 QUESTÕES)

- Números inteiros e racionais: leitura e escrita de números; operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação); múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Sistema decimal de medidas; problemas; - Equações e sistemas do 1º grau; problemas.

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

LÍNGUA PORTUGUESA (15 QUESTÕES)

UNIDADE I: A LINGUAGEM: 1.1. Língua e Linguagem; 1.2. Funções da Linguagem; 1.3. Níveis de Linguagem. UNIDADE II: ORTOGRAFIA: 2.1. Representação, na Escrita, dos Fonemas /s/, /z/, / /; 2.2. Acentuação Gráfica; 2.3. Pontuação. UNIDADE III: MORFOLOGIA. 3.1. Palavras Primitivas e Derivadas; 3.2. Afixos, Prefixos e Sufixos; 3.3. Classe de Palavras. UNIDADE IV: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO.

MATEMÁTICA (15 QUESTÕES)

Números inteiros e racionais: leitura e escrita de números; operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas; - Sistema decimal de medidas; problemas; - Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três simples; porcentagem e problemas, - Área e perímetro das figuras planas.

NÍVEL MÉDIO COMPLETO

LÍNGUA PORTUGUESA (15 QUESTÕES)

LÍNGUA PORTUGUESA

UNIDADE I: FONOLOGIA, ORTOGRAFIA E PONTUAÇÃO

1.1. Fonema e Letra; 1.2. Emprego das Letras; 1.3. Acentuação gráfica; 1.4. Emprego dos Sinais de Pontuação.

UNIDADE II: MORFOSSINTAXE

2.1. Classes de Palavras: Função, Emprego e Flexão; 2.2. Sintaxe da Oração e do Período; 2.3. Concordância Nominal e Verbal; 2.4. Regência Nominal e Verbal.

UNIDADE III: SEMÂNTICA

3.1. Conotação e Denotação: Figuras de Linguagem; 3.2. Ambigüidade e polissemia; 3.3. Significação de Palavras.

UNIDADE IV: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Obs: O conteúdo gramatical constante deste programa pode ser encontrado em qualquer Gramática da Língua Portuguesa.

MATEMÁTICA (15 QUESTÕES)

- Números racionais: operações e propriedades; problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal. - Números e grandezas proporcionais; razões e proporções; divisão proporcional; regra de três simples e composta. – Porcentagem. - Juros e desconto simples. - Funções do 1º e 2º graus. - Sistema decimal de medidas; problemas.

- Relações métricas no triângulo retângulo. - Área e perímetro das figuras planas.

NÍVEL MÉDIO COMPLETO - CARGO: TÉCNICO DE ENFERMAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA (10 QUESTÕES)

UNIDADE I: FONOLOGIA, ORTOGRAFIA E PONTUAÇÃO

1.1. Fonema e Letra; 1.2. Emprego das Letras; 1.3. Acentuação gráfica; 1.4. Emprego dos Sinais de Pontuação.

UNIDADE II: MORFOSSINTAXE

2.1. Classes de Palavras: Função, Emprego e Flexão; 2.2. Sintaxe da Oração e do Período; 2.3. Concordância Nominal e Verbal; 2.4. Regência Nominal e Verbal.

UNIDADE III: SEMÂNTICA

3.1. Conotação e Denotação: Figuras de Linguagem; 3.2. Ambigüidade e polissemia; 3.3. Significação de Palavras.

UNIDADE IV: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Obs: O conteúdo gramatical constante deste programa pode ser encontrado em qualquer Gramática da Língua Portuguesa.

(ESPECÍFICO) (20 QUESTÕES)

1. Técnicas básicas; drogas e soluções, registro de dados no prontuário e demais impressos. 2. Conservação e Controle de Materiais: Desinfecção e esterilização de materiais. 3. Enfermagem em primeiros socorros. 4. Enfermagem Médica em: Neurologia, Dermatologia, Ortopedia, Oftalmologia, Cardiologia. 5. Enfermagem em doenças transmissíveis. 6. Enfermagem em saúde pública, vigilância epidemiológica, vacinação e educação sanitária. 7. Ética profissional. 8. Funções do Técnico de Enfermagem. 8. Imunização básica

CARGO: TÉCNICO LABORATÓRIO

LÍNGUA PORTUGUESA (10 QUESTÕES)

UNIDADE I: FONOLOGIA, ORTOGRAFIA E PONTUAÇÃO

1.1. Fonema e Letra; 1.2. Emprego das Letras; 1.3. Acentuação gráfica; 1.4. Emprego dos Sinais de Pontuação.

UNIDADE II: MORFOSSINTAXE

2.1. Classes de Palavras: Função, Emprego e Flexão; 2.2. Sintaxe da Oração e do Período; 2.3. Concordância Nominal e Verbal; 2.4. Regência Nominal e Verbal.

UNIDADE III: SEMÂNTICA

3.1. Conotação e Denotação: Figuras de Linguagem; 3.2. Ambigüidade e polissemia; 3.3. Significação de Palavras.

UNIDADE IV: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Obs: O conteúdo gramatical constante deste programa pode ser encontrado em qualquer Gramática da Língua Portuguesa.

(ESPECÍFICO) (20 QUESTÕES)Obtenção e conservação de amostras biológicas destinadas à análise: técnicas, anticoagulantes usados, fatores de interferência na qualidade das análises. Equipamentos de uso em laboratório, pesagens, volumétrica, microscopia (fotometria-leis de absorção da luz). Princípios bioquímicos implicados nas principais dosagens sangüíneas: glicídios, lipídios, protídeos, componentes inorgânicos, uréia, creatinina, bilirrubinas e enzimas hepáticas. Urina : análise qualitativa, quantitativa e sedimento. Parasitologia Humana: principais métodos para pesquisa de parasitas intestinais; Hematozoários: características morfológicas e ciclo evolutivo. Bacteriologia Humana: métodos bacteriológicos de identificação dos principais agentes etiológicos das infecções genitais, urinárias, respiratórias e das meninges; principais meios de cultura, técnicas de coloração, coprocultura, teste de sensibilidade a antibióticos; hemocultura. Imunologia Clínica: reação de precipitação; fixação de complemento; aglutinação. Técnicas Hematológicas: câmara de contagem; identificação e contagem das células sangüíneas: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e principais células do sangue periférico; contagem de plaquetas e reticulóides; principais colorações; métodos de dosagem da hemoglobina; hematócrito; índices hematimétricos; prova de falcização; curva de resistência globular osmótica; célula L.E.

CARGO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

LÍNGUA PORTUGUESA (10 QUESTÕES)

UNIDADE I: FONOLOGIA, ORTOGRAFIA E PONTUAÇÃO

1.1. Fonema e Letra; 1.2. Emprego das Letras; 1.3. Acentuação gráfica; 1.4. Emprego dos Sinais de Pontuação.

UNIDADE II: MORFOSSINTAXE

2.1. Classes de Palavras: Função, Emprego e Flexão; 2.2. Sintaxe da Oração e do Período; 2.3. Concordância Nominal e Verbal; 2.4. Regência Nominal e Verbal.

UNIDADE III: SEMÂNTICA

3.1. Conotação e Denotação: Figuras de Linguagem; 3.2. Ambigüidade e polissemia; 3.3. Significação de Palavras.

UNIDADE IV: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Obs: O conteúdo gramatical constante deste programa pode ser encontrado em qualquer Gramática da Língua Portuguesa.

(ESPECÍFICO) (20 QUESTÕES)

Orientação e controle de atividades pecuárias; Escolha e avaliação de área para produção pecuária; Instalações, criação, manejo, nutrição e reprodução de espécies animais de valor econômico; Identificação de parasitas e doenças que afetam a produção pecuária, avaliação de danos e métodos de combate e controle; Coleta de material para exames laboratoriais.

CARGO: TÉCNICO EM CONTABILIDADE

LÍNGUA PORTUGUESA (10 QUESTÕES)

UNIDADE I: FONOLOGIA, ORTOGRAFIA E PONTUAÇÃO

1.1. Fonema e Letra; 1.2. Emprego das Letras; 1.3. Acentuação gráfica; 1.4. Emprego dos Sinais de Pontuação.

UNIDADE II: MORFOSSINTAXE

2.1. Classes de Palavras: Função, Emprego e Flexão; 2.2. Sintaxe da Oração e do Período; 2.3. Concordância Nominal e Verbal; 2.4. Regência Nominal e Verbal.

UNIDADE III: SEMÂNTICA

3.1. Conotação e Denotação: Figuras de Linguagem; 3.2. Ambigüidade e polissemia; 3.3. Significação de Palavras.

UNIDADE IV: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Obs: O conteúdo gramatical constante deste programa pode ser encontrado em qualquer Gramática da Língua Portuguesa.

(ESPECÍFICO) (20 QUESTÕES

1. Estática patrimonial. 2. Plano de contas. 3. Procedimentos contábeis básicos: método daspartidas dobradas. 4. As variações do patrimônio líquido. 5. Registro das operações típicas de uma empresa. 6. Operações com mercadorias. 7. Balanço patrimonial. 8.Demonstração do resultado do exercício. 9. Outras demonstrações contábeis segundo Lei 6.404/76. 10. Problemas contábeis diversos: provisão para devedores duvidosos; operações financeiras (desconto de nota promissória, empréstimos pré-fixado, desconto de duplicatas a receber,aplicações financeiras); reservas e provisões; depreciação, amortização e exaustão. Contabilidade Pública: 1. Contabilidade pública: sistema orçamentário; sistema financeiro; sistema patrimonial; sistema de compensação. 2.Orçamento público. 3. Receita pública: classificação legal da receita orçamentária; receita extra-orçamentária; estágios da receita pública; quitações;resíduos ativos ou restos a arrecadar; dívida ativa; restituições de receitas. 4. Despesa pública: classificação legal da despesa orçamentária; despesa extra-orçamentária; estágios da despesa; restos a pagar ou resíduos passivos; dívida pública; despesas de exercícios anteriores; 5. Regimes contábeis: regime de Caixa, regime de competência (princípio da competência). 6. Regime de adiantamento. 7.Patrimônio público 8. Créditos adicionais 9.Levantamento de balanços: balanço orçamentário;balanço financeiro; balanço patrimonial e demonstração das variações patrimoniais. 10.Estrutura do órgão de controle contábil na administração pública: tipos de estrutura; evolução do sistema de controle no Brasil; controle interno integrado e a controladoria.

NÍVEL MÉDIO - PROFESSOR C/MAGISTÉRIO – 1ª a 4ª série

LÍNGUA PORTUGUESA (10 QUESTÕES)

UNIDADE I: FONOLOGIA, ORTOGRAFIA E PONTUAÇÃO

3.1. Fonema e Letra; 1.2. Emprego das Letras; 1.3. Acentuação gráfica; 1.4. Emprego dos Sinais de Pontuação.

UNIDADE II: MORFOSSINTAXE

2.1. Classes de Palavras: Função, Emprego e Flexão; 2.2. Sintaxe da Oração e do Período; 2.3. Concordância Nominal e Verbal; 2.4. Regência Nominal e Verbal.

UNIDADE III: SEMÂNTICA

3.1. Conotação e Denotação: Figuras de Linguagem; 3.2. Ambigüidade e polissemia; 3.3. Significação de Palavras.

UNIDADE IV: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Obs: O conteúdo gramatical constante deste programa pode ser encontrado em qualquer Gramática da Língua Portuguesa.

ESPECÍFICO: (20 QUESTÕES)

UNIDADE I – A DIDÁTICA na perspectiva histórica e atual; Conceito, desenvolvimento histórico da didática; Teorias Educacionais e principais teorias; Tendências Educacionais.

UNIDADE II – PLANEJAMENTO DE ENSINO: Introdução aos estudos e planejamento; Dimensões : Filosófica, Sociantropológicas e Psicológicas; Tipos de Planejamento: Educacional, de Currículo e de Ensino; Objetivos, Conteúdo, Procedimentos de Ensino,Recursos de Ensino e Avaliação; Projeto Político Pedagógico; A avaliação no Processo Ensino-Aprendizagem Democrática e Participativa; A Evolução Inclusiva: Bases teórico-prática pedagógica. Os recursos Tecnológicos na educação: A tecnologia na vida escolar; As potencialidades educacionais dos meios eletrônicos.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: A importância da Psicologia na formação do educador; O ato de educar; A aprendizagem; Teorias da Aprendizagem: Behoviorísmo; Gestalt, Psicanálise e Sociointeracismo

NÍVEL MÉDIO - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

LÍNGUA PORTUGUESA (10 QUESTÕES)

UNIDADE I: FONOLOGIA, ORTOGRAFIA E PONTUAÇÃO

3.2. Fonema e Letra; 1.2. Emprego das Letras; 1.3. Acentuação gráfica; 1.4. Emprego dos Sinais de Pontuação.

UNIDADE II: MORFOSSINTAXE

2.1. Classes de Palavras: Função, Emprego e Flexão; 2.2. Sintaxe da Oração e do Período; 2.3. Concordância Nominal e Verbal; 2.4. Regência Nominal e Verbal.

UNIDADE III: SEMÂNTICA

3.1. Conotação e Denotação: Figuras de Linguagem; 3.2. Ambigüidade e polissemia; 3.3. Significação de Palavras.

UNIDADE IV: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Obs: O conteúdo gramatical constante deste programa pode ser encontrado em qualquer Gramática da Língua Portuguesa.

ESPECIFICO: (20 QUESTÕES)

UNIDADE I – A DIDÁTICA na perspectiva histórica e atual; Conceito, desenvolvimento histórico da didática; Teorias Educacionais e principais teorias; Tendências Educacionais.

UNIDADE II – PLANEJAMENTO DE ENSINO: Introdução aos estudos e planejamento; Dimensões : Filosófica, Sociantropológicas e Psicológicas; Tipos de Planejamento: Educacional, de Currículo e de Ensino; Objetivos, Conteúdo, Procedimentos de Ensino,Recursos de Ensino e Avaliação; Projeto Político Pedagógico; A avaliação no Processo Ensino-Aprendizagem Democrática e Participativa; A Evolução Inclusiva: Bases teórico-prática pedagógica. Os recursos Tecnológicos na educação: A tecnologia na vida escolar; As potencialidades educacionais dos meios eletrônicos.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: A importância da Psicologia na formação do educador; O ato de educar; A aprendizagem; Teorias da Aprendizagem: Behoviorísmo; Gestalt, Psicanálise e Sociointeracismo

EDUCAÇÃO INFANTIL: Objetivos gerais da educação infantil; 2. O atendimento em creches e pré-escolas: características gerais; 3. A concepção de criança enquanto sujeito social e histórico; 4. Brincar- o significado da brincadeira na formação da criança; 5. Interação social- diversidade e individualidade; 6. A aprendizagem significativa e os conhecimentos prévios – a resolução de problemas; 7. O profissional da Educação Infantil- características fundamentais; 8. A organização do currículo – orientações didáticas, objetivos e conteúdos.; 9. A formação pessoal e social – concepção e aprendizagem; 10. A criança de 04 a 06 anos – orientações didáticas quanto aos conteúdos: nome, imagem, independência e autonomia, respeito à diversidade, identidade de gênero, interação, jogos e brincadeiras, cuidados especiais; 11. O erro construtivo; 12. Avaliação formativa: observação e registro. OBS: Consultar o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

CARGO: PEDAGOGO

PORTUGUÊS (10 QUESTÕES)

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECIFICO (20 QUESTÕES)

1. Fundamentos da educação: filosóficos, políticos, sócio-econômicos e culturais; 2. História da educação no Brasil: período colonial, república, império, movimentos sociais e a educação no Brasil redemocratizado; 3. Estrutura do sistema organizacional brasileiro: a) o ensino brasileiro, organização administrativa, didática e funcional b) a educação na constituição brasileira e as perspectivas da nova LDB nacional 4. Legislação do ensino; Leis nº 4024/61; 5540/58; 5692/71 e 7044/82. 5. Objetivos dos diversos graus de ensino: infantil, fundamental, médio e superior. 6. Planejamento educacional: a) conceitos e princípios b) questões básicas no processo de planejamento: técnico, político e administrativo c) Etapas e níveis do planejamento educacional d) instrumentos do planejamento educacional (plano, programa e projetos) e) política educacional brasileira: planos nacionais de desenvolvimento da Amazônia e planos setoriais de educação f) órgãos do sistema de planejamento educacional brasileiro 7. Orientação educacional: conceitos, objetivos, princípios e funções. 8. Supervisão: conceitos e fundamentação político-filosófica; 2. Supervisão escolar e organização do trabalho pedagógico integrado: A ação supervisora no contexto das experiências curriculares nos diferentes níveis e modalidades do ensino; Concepções e reflexões sobre o planejamento: a) conceito, características e aspectos b) princípios que orientam o planejamento c) integração dos vários níveis em um só processo d) planejamento educacional como um processo (sistêmico, dialético e participativo) 9. Concepções e reflexões sobre o controle e avaliação do processo pedagógico: a) avaliação curricular b) avaliação do ensino-aprendizagem c) avaliação do desempenho docente 10. A dimensão técnica do trabalho pedagógico na perspectiva da supervisão escolar: a) tecnologias e suas utilizações no trabalho pedagógico: televisão, vídeo, informática b) cotidiano da escola: conselho escolar, conselho de classe, projeto político-pedagógico. 10. Tendências Pedagógicas.

CARGO: ORIENTADOR EDUCACIONAL PORTUGUÊS (10 QUESTÕES)

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECIFICO: (20 QUESTÕES)1. Fundamentos da Educação: Filosóficos, políticos, sócio-econômicos e culturais; 2. História da educação no Brasil: Período colonial, república, império, movimentos sociais e a educação no Brasil redemocratizado. 3.Estrutura do Sistema Organizacional Brasileiro: a) O ensino Brasileiro organização administrativa, didática e funcional; b) A educação na Constituição Brasileira e as perspectivas da nova LDB nacional. 4. Legislação do Ensino; Leis n.º 4024/61; 5540/58; 5692/71 e 7044/82. 5. Objetivos dos diversos graus de ensino: infantil, fundamental, médio e superior. 6. Planejamento educacional: a) conceitos e principios; b) Questões básicas no processo de planejamento: técnico, político e administrativo; c) Etapas e níveis de planejamento educacional; d) Instrumentos do Planejamento Educacional (plano, programa e projetos) e) Política Educacional brasileira: Planos nacionais de desenvolvimento da Amazônia e planos setoriais de educação. F) Órgãos do sistema de planejamento educacional brasileiro. 7. Orientação Educacional: conceitos, objetivos, princípios e funções. 8. Supervisão: : Conceitos e avaliação do processo pedagógico: a) avaliação curricular; b) avaliação do ensino-aprendizagem; c) avaliação do desempenho docente.

CARGO: SUPERVISOR ESCOLAR

PORTUGUÊS: (10 QUESTÕES)

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECIFICO: (20 QUESTÕES)

1. Supervisão Pedagógica – 1.1 – Conceituação, Princípios, Objetivos e área de Ação. 1.2 - Atribuições do Supervisor Pedagógico. 2. Alternativas para Organização do Trabalho de Supervisão. 2.1 – Construção Coletiva da Ação Supervisora: Uma abordagem histórica. 2.2 - Organização do trabalho na escola pública: O Pedagógico e o Administrativo na Ação Supervisora. 3. Planejamento, Projeto Pedagógico e Currículo da Escola. 3.1 – Parâmetro Curriculares Nacionais. 4. Legislação Educacional A Legislação e o Sistema Educacional Brasileiro. 4.1 – A Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação? Trajetória, Limites e Perspectivas. Os Direitos da Criança e do Adolescente e o Compromisso da Educação Formal.

CARGO: LICENCIATURA PLENA EM PORTUGUÊS

PORTUGUÊS: (10 QUESTÕES)

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECIFICO: (20 QUESTÕES)

1. Concepções da Linguagem: 1.1 – O que é linguagem; 1.2 – O que é Língua; 1.3 – O papel da interação no desenvolvimento da linguagem; 1.4 – Funções da linguagem. 2. Diretrizes Metodológicas para o Ensino de Português. 3. Conhecimentos Linguísticos: 3.1 – Domínio do aspecto morfo-sintático: Flexão nominal e verbal; Função morfossintática das palavras no texto; O período: coordenação e subordinação; Colocação dos termos na frase e da frase no período. 4. A Gramática da Frase e do Texto: 4.1 – Coesão: Elementos coesivos de referência; Elementos sequenciais. 4.2 – Coerência textual. 5. Semântica: 5.1 – A Sinonímia, a polissemia e a paronímia. 5.2 – A conotação e a denotação. 5.3 – Figuras de linguagem: Metáfora, metonímia, antítese e silepse.

CARGO: LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

PORTUGUÊS: (10 QUESTÕES)

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECIFICO: (20 QUESTÕES)

1. Conjuntos: operações e problemas. 2. Intervalos Numéricos. 3. Relações e Produto cartesiano e Relações . 4. Funções,: afim, quadrática, constante, linear (domínio, contradomínio, imagem, raízes, gráficos e estudo do sinal); função exponencial; função logarítmica; função modular; função composta e Inversa: funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras; funções trigonométricas e equações trigonométricas. 5. Progressões Aritméticas e Geométricas. 6. Matrizes e Determinantes. 7. Sistemas Lineares. 8. Análise Combinatória: P.F.C, fatorial; arranjos, combinações e permutações(simples); 9. Binômio de Newton. 10. Probabilidades: experimento, espaço amostral, evento e probabilidade. 11. Geometria Espacial: prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. 12. Geometria Analítica: ponto, reta e circunferência. 13. Números Complexos. 14. Equações Polinomiais. 15. Noções de Cálculo: limites ( aplicações diretas de propriedades operatórias e limites com = ∞ e +∞ ) e derivadas de funções: f(x)=c; f(x) = xn , n N* ; f(x) = , n N, n 2 ; f (x) = log a x , 0<a1 e x>0; funções trigonométricas e derivadas de propriedades operatórias( soma produto e quociente).

CARGO: LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PORTUGUÊS: (10 QUESTÕES)

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECIFICO: (20 QUESTÕES)

1. Relações Fundamentais: Educação Física e Educação; Educação Física e Motricidade Humana; Educação Física e Movimento Humano; Educação Física e Cultura Corporal; Educação Física e Esporte; Educação Física e Saúde; Educação Física e Sociedade; Educação Física e Cidadania. 2. Características da Educação Física Curricular e Não-Curricular. 3. Educação Física como fator de conhecimento e educação no Ensino Fundamental. Possibilidades de experiências corporais: a) Brincadeira; b) Jogo; c) Jogo esportivo; d) Esporte; e) Movimentos básicos; f) Ginástica; g) Dança. 4. Possibilidades de experiências prático-teóricas; cognitivas, sociais e afetivas: a) a lucidez/lazer/recreação; b) O esforço, sacrifício, castigo; c) A competição/cooperação/sociabilização; d) A reflexão/análise/compreensão/síntese da realidade físico-corporal.

CARGO: LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

PORTUGUÊS: (10 QUESTÕES)

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECIFICO: (20 QUESTÕES)

I – HISTÓRIA E METODOLOGIA

1. A História e sua linguagem: a cultura no debate historiográfico. 2. A História e o debate da alteridade. 3. Gêneros e diversidade sexual no conhecimento histórico. 4. O trabalho na produção historiográfica: o ofício do historiador.

II – HISTÓRIA GERAL

1. O trabalho e a diversidade cultural nas primeiras comunidades humanas: do Paleolítico à Idade dos Metais. 2. Cidadania e relações sociais do mundo clássico. 3. Reconhecendo a prática social dos burgueses: o surgimento dos burgos. 4. Os burgueses enriquecem em suas convivências históricas: os Renascimentos e suas características gerais. 5. As reformas Religiosas no Mundo Moderno: a ética da fé. 6. Novos e velhos hábitos e as idéias na história: Iluminismo e Modernidade. 7. O trabalho no capitalismo: industrialização e urbanização. - O processo de industrialização mundial.

III – HISTÓRIA DO BRASIL

1. As Conquistas: caminho das índias, caminho do comércio. - A organização sócio-econômica e política da colônia e Pacto Colonial. 2. Brasil: o “antigo” com rosto de “novidade”. a) Homens e mulheres e as idéias separatistas. b) A invasão colonial: homens e mulheres na ordem joanina. 3. O Império Brasileiro: hábitos, costumes e consciências no ambiente da nacionalidade. 4. Rebeliões e cidadania: homens e mulheres construindo a nacionalidade. a) As rebeliões populares no Período Regencial: Sabinada, Balaiada e revolta dos Malês. 5. Industrialização e êxodo rural no Brasil do Século XX. a) A industrialização do sudeste brasileiro. 6. Os direitos trabalhistas no Brasil. a) As lutas sociais pelas conquistas dos direitos. b) A reação dos patrões. 7. O capitalismo e as relações de poder no Brasil: do Século XIX aos anos 60. a) expansão do capitalismo no Brasil e o fim do Império. b) Vargas e o nacionalismo. c) O populismo: de Getúlio a Jango. 8. Os instrumentos da cidadania no Brasil contemporâneo. a) Os militares e o regime de exceção. b) A Nova república. c) O neoliberalismo: de Collor a FHC.

IV – HISTÓRIA DA AMAZÔNIA

1. O imaginário amazônico. 2. Demarcando fronteiras na Amazônia colonial: controle, economia e domínio durante o Período Pombalino. 3. As atividades econômicas e as relações de trabalho nas convivências entre os sujeitos que construíram a Amazônia. a) Agricultura, pecuária e manufatura. b) Industrialização: a borracha. 4. Usos e costumes na cultura da Belle Époque amazônica: os padrões éticos das elites e suas propostas modernizadoras. 5. As idéias em movimento: da Adesão do Pará à Cabanagem. 6. As idéias e os movimentos republicanos no Pará: o ideário Republicano. 7. Os reflexos de 30 na Amazônia. a) Barata: o imaginário do populismo e de justiça social. b) O Baratismo e a “imagem do feminino”. 8. Os meios de ocupação recente da Amazônia: grandes projetos, biodiversidade e globalização.

CARGO: LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA

PORTUGUÊS: (10 QUESTÕES)

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECIFICO: (20 QUESTÕES)

UNIDADE I – O Espaço Geográfico Mundial: 1.1. A relação sociedade-natureza: do meio natural ao meio técnico-científico informacional. 1.2 .Espaço e Território no mundo globalizado – implicações sócio-espaciais do processo de globalização. 1.3. A reordenação do espaço mundial: modos de produção, suas especificidades e repercussões na organização do espaço. 1.4. O espaço agrário mundial. 1.5. O espaço urbano industrial. 1.6. A população mundial: dinâmica, crescimento e distribuição. 1.7. A regionalização do espaço geográfico mundial da bipolarização à multipolarização. 1.8. Formação e perspectivas dos mega-blocos regionais: NAFTA, ALCA, União Européia, Bacia do Pacífico e APEC. UNIDADE II – O Espaço Regional Latino-Americano: 2.1. Caracterização do espaço regional latino-americano tendo em vista suas identidades sociais, econômicas e culturais. 2.2. As tentativas de integração regional: Pacto Andino e MERCOSUL.. UNIDADE III – O Espaço Geográfico Brasileiro: 3.1. O Brasil como potência regional. 3.2. As diferentes formas de regionalização do espaço brasileiro: morfoclimática, político-administrativa, para fins de planejamento e geo-econômica. 3.3. As regiões geo-econômicas do espaço brasileiro: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. a) Formação histórico-territorial; b) Produção econômica e apropriação da natureza. c) Dinâmica da população e organização do espaço rural e urbano.

CARGO: LICENCIATURA PLENA EM INGLÊS

PORTUGUÊS: (10 QUESTÕES)

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECIFICO: (20 QUESTÕES)

UNIDADE I – Leitura e Interpretação de textos; Gramática de Língua Inglesa; Nouns, Articles, Pronouns, Quantify; Adjectives y Adverbs; Prepositions, adverb particles and phrasal verbs; Conjunctios; Verbs, verb tenses imperatives; Modal auxiliaries and related verbs. UNIDADE II – The passive and causative; Questions, answers, negative; Conditional setences; Direct and indirect spuch; The infinitive and the – ong form; Communication strategies; Problems in analyzing communication strategies

CARGO: LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS

PORTUGUÊS (10 QUESTÕES)

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECIFICO (20 QUESTÕES)

ECOLOGIA: Conceitos básicos em ecologia; populações e comunidades; fatores abióticos dos ecossistemas; relações entre os seres vivos; poluição e desequilíbrio ecológico. SERES VIVOS: Origem e Evolução. CORPO HUMANO: Células; tecidos; órgãos e sistemas. MATÉRIA: Propriedades e estados físicos. ELEMENTO QUIMICO: Classificação periódica. MECÂNICA: Movimento , força e trabalho.

CARGO: PSICÓLOGO

PORTUGUÊS (10 QUESTÕES)

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECÍFICO: (20 QUESTÕES)

1. PERSONALIDADE HUMANA: Conceitos e características, sua importância na interação social. 2. MOTIVAÇÃO: Sua importância no comportamento humano, na relação com as pessoas e o trabalho. 3. COMPORTAMENTO EMOCIONAL: Gerador de diferentes atitudes no comportamento. 4. O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITO EU: Variações na vida, variações no trabalho. 5. O INDIVIDUO E O GRUPO: Imitações individuais; estruturas de grupo; dinâmica de grupo; adaptação individual e de grupo. 6. COMPORTAMENTO E INTERAÇÃO SOCIAL: O significado social das atitudes; formação e modificação de atitudes; atitudes de opinião pública; 7. GRUPOS E INSTITUIÇÕES: Diferença entre grupo e instituições; o papel de grupo na instituição. 8. PSICO-PEDAGOGIA: A formação da mente; teorias psicogenéticas; o fracasso escolar.

CARGO: ENFERMEIRO

PORTUGUÊS

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECÍFICO:

1. Enfermagem Fundamental: Instrumentos básicos de trabalho em Enfermagem; Semiologia em Enfermagem; Assistência Sistematizada às necessidades de regulação térmica, circulatória e respiratória do paciente. 2. Assistência Sistematizada de Enfermagem à Criança: Insuficiência Respiratória Aguda, Asma brônquica; Diarréias: Convulsões. 3. Assistência Sistematizada de Enfermagem ao Adulto: Distúrbios Clínicos: Diabetes mellitus, Hipertensão arterial, DPOC, Insuficiência renal aguda; Feridas: tipos e tratamento; Cuidar de Enfermagem Peri-operatório; Processamento de artigos médico-hospitalares. Cuidados intensivos: Insuficiência respiratória aguda, Infarto do muicárdio, Arritmias cardíacas. Reanimação; Cárdio – pulmonar. 4. Assistência Sistematizada de Enfermagem aos Portadores de Doenças Infecciosas e Parasitárias: PrecauçõesPadrão: Tuberculose, Meningites, Leptospirose, Tétano, Leishmaniose, Toxoplasmose, Malária, Dengue, Hepatite, AIDS, Criptococose. 5. Administração em Enfermagem: Instrumentos administrativos – manuais, regimentos, normas e rotinas do serviço de enfermagem; Estrutura organizacional e os serviços de enfermagem; Funções Administrativa – planejamento, organização, coordenação e controle.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

PORTUGUÊS

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECÍFICO:

Serviço Social e seus fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos; 2. As questões sociais, as Políticas e o Serviço Social; 3. A pesquisa, o planejamento e a gestão administrativa dos Serviços Sociais; 4. A prática do Serviço Social nas Instituições e nos Movimentos Sociais. 5. A Ética Social e a Ética Profissional e sua aplicação ao binômio instituição-cliente. 6. OS valores universais da Profissão e seus aspectos Éticos Normativos. 7. OS Preceitos Éticos enquanto Princípios e Diretrizes norteadores da Prática Profissional 

CARGO: NUTRICIONISTA

PORTUGUÊS

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECÍFICO:

1. NUTRIÇÃO NORMAL: a) Conceito, classificação, funções, fontes, digestão, absorção e metabolismo de: proteínas, carboidratos, lipídos, vitaminas, minerais, água, hormônios e enzimas; b) Requerimento e recomendações nutricionais do: escolar, adolescente, adulto, idoso e atleta. 2. NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL: Necessidades nutricionais da gestante e nutriz. Necessidades nutricionais do lactente e pré-escolar. Aleitamento materno. Dietas nas infecções da infância. Nutrição nas complicações da gestação. 3. PATOLOGIA DA NUTRIÇÃO: Alterações nutricionais primárias e secundárias. Doenças carenciais. Intoxicações e infecções alimentares. 4. DIETORERAPIA: Métodos e especiais de alimentação. Modificações da alimentação em casos de: doenças gastrointestinais e glândulas anexas; pré e pós operatório; grande queimado e politraumatizado; doenças do metabolismo e glândulas endócrinas; doenças circulatórias, do sangue e órgãos hematopoiéticos; doenças renais; alergia alimentar, obesidade; erros inatos do metabolismo. 5. ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO: Características, objetivos e atividades do serviço de alimentação. Planejamento, organização, direção e controle em serviços de alimentação. Aquisição de gêneros e planejamento de cardápios. 6. BROMATOLOGIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: Microbiologia de alimentos. Métodos de conservação, embalagem e armazenamento de alimentos. Estudos e exames bromatológicos dos alimentos. Legislação Sanitária. 7. TÉCNICA DIETÉTICA: Conceito, classificação e características dos alimentos; Pré-preparo de alimentos. Operações, modificações e técnicas fundamentais no preparo de alimentos. 8. AVALIAÇÃO NUTRICIONAL: Tipos de avaliação nutricional. Indicadores do estado nutricional. Avaliação do consumo de alimentos, hábitos alimentares e graus de desnutrição. Diagnóstico da situação nutricional dos grupos vulneráveis da população. Avaliação dos fatores condicionantes e/ou determinantes do estado nutricional da população. Avaliação dos fatores condicionantes e/ou determinantes do estado nutricional da comunidade. 9. NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA: Principais carências nutricionais do país. Epidemiologia das carências nutricionais. Aspectos econômicos-sociais da desnutrição. Programas nacionais de alimentação e nutrição.

CARGO: GESTOR EM TURISMO

PORTUGUÊS (10 QUESTÕES)

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECIFICO (20 QUESTÕES)

Área de atuação: Agente de turismo, condutor de grupos, instrutor de rafting e esportes de natureza, mergulhador autônomo. Geologia, Mineração, Condutor de visitantes, Monitor Ambiental, espeleologia, técnicas verticais, resgate, permacultura. Desenvolvimento de Programas em Educação Ambiental, Condução de Visitantes, Instrutor de Canoagem. Planejamento e Gestão Ambiental e Urbana, Inventário Ambiental e Turístico, Educação Ambiental. Planejamento e Gestão Ambiental e Urbana, Inventário Ambiental e Turístico, Educação Ambiental. : Condutora de visitantes, educação ambiental, projetos culturais e ecológicos, coordenação do Grupo de Condutores Locais. Mobilização social e engajamento comunitário, Educação Ambiental, Agenda 21 Comunitária, Moderação de processos participativos. Eventos, Hotelaria.

CARGO: ODONTÓLOGO

PORTUGUÊS

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECIFICO

UNIDADE I: PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA

1.1. Semiologia: Exame clínico, Lesões Fundamentais da Mucosa Bucal. 1.2. Alterações dos Tecidos Mineralizados dos dentes: Cárie Dentária, Anomalias de Desenvolvimento. 1.3. Patologia da Polpa : Alterações inflamatórias; Necrose pulpar. 1.4. Patologia dos Tecidos Periapicais: Pericementite; Abcesso Periapical; Granuloma Radicular;Cisto radicular. 1.5. Patologia dos Tecidos Periodontais: Gengivite; Periodontite. 1.6. Processos Infecciosos da Cavidade Bucal: Osteomielite de maxilar e mandíbula;Celulite ; Viroses. 1.7. Cistos e Tumores da Cavidade Bucal: Lesões pré-cancerosas; Neoplasias Benignas da cavidade bucal; Neoplasias malignas da cavidade bucal e Processos Proliferativos não Neoplásicos da cavidade bucal.

UNIDADE II: ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA

CARGO: MÉDICO CLINICO GERAL

PORTUGUÊS

1. Concepções de linguagem; 2. Fundamentos lingüísticos: 2.1 . Sistema fonológico e fonético: morfemas e grafemas; 3. A língua oral e a língua escrita – a língua coloquial e a língua padrão; 4. Usos e funções da linguagem; 5. Figuras de linguagem; 6. Aspectos semânticos: sinonímia, polissemia, paronímia: conotação e denotação; 7. Domínios dos aspectos morfossintáticos da língua; 8. Flexão nominal e verbal; 9. Função morfossintática.

ESPECIFICO

Tuberculose: Busca e diagnóstico de casos, tratamento. Hanseníase: Forma clínica, aspectos bacterioscópicos e imunológicos. Asma brônquica: Diagnóstico e tratamento. Acidente ofídicos: Tratamento (soroterapia) Meningite meningocócica: diagnóstico e conduta em pronto socorro. Leptospirose: Diagnóstico, quadro clínico e complicações. Hipertensão arterial: Etiologia, tratamento e conduta na urgência. Cefaléias: Diagnóstico diferencial e tratamento na urgência. Dores abdominais: diagnóstico diferencial e tratamento na urgência. Hepatites: Etiologia e fisiopatogenia; diagnóstico clínico e laboratorial; conduta terapêutica. Cólera: Quadro clínico, diagnóstico e prevenção.