Prefeitura de Queluz - SP

Notícia:   Prefeitura de Queluz - SP abre 9 vagas de níveis Médio e Superior na Educação

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUELUZ

ESTADO DE SÃO PAULO

PROCESSO SELETIVO N° 01/2012

EDITAL COMPLETO

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE QUELUZ, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, com fundamento na Lei Orgânica do Município, combinado com o artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, TORNA PÚBLICO, para conhecimento de todos os interessados, que se acham abertas as inscrições para realizar o Processo Seletivo n° 01/2012, de provas objetivas, que terá a coordenação da Comissão designada para atender o presente edital, nomeada através da Portaria n° 38/2012, de 16 de março de 2.012, nos termos da legislação vigente, para contratação de pessoal, por prazo determinado, para atendimento de necessidades temporárias de situação de excepcional interesse público, caracterizada pela necessidade urgente de contratação de pessoal, visando ao preenchimento de funções de empregos públicos, cujas contratações serão regidas pela normas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Estabelece ainda as presentes instruções especiais que regularão todo o processo de seleção ora instaurado.

1 - Do Emprego

1.1- As funções atividades dos cargos e empregos efetivos a serem preenchidos, mediante contratos temporários, salários e exigências a serem submetidos ao presente Processo Seletivo, são os seguintes:

Emprego Público

Vagas

Salário (R$)

Requisitos Mínimos Exigidos

Carga Horária semanal

Taxa de Inscrição (R$)

Monitor de Transporte Escolar (Decreto n° 48631,de 11.05.2004, e Resoluções SE - 27 de 09.05.11 e SE -28 ,de12.05.11).

06

R$ 622,00 mensal

Ensino Médio Completo

40 horas Semanais (Início da jornada de trabalho às 04h30 da manhã)

R$ 20,00

Estagiário/Monitor - (futsal, handebol e tênis de mesa)

01

R$ 350,00 mensal

Cursando Faculdade em Educação Física

12 horas semanais

R$ 30,00

Coordenador - (futsal, handebol, tênis de mesa e Atividades Complementares)

01

R$ 950,00 mensal

Ensino Superior Completo em Educação Física.

20 horas semanais

R$ 40,00

Professor de Educação Física - (futsal, handebol e tênis de mesa)

01

R$ 650,00 mensal

Ensino Superior Completo em Educação Física.

12 horas semanais

R$ 40,00

Professor de Educação Básica I - (PEB I) Educação Infantil

*

R$ 1.110,90 mensal

Magistério nível superior ou Licenciatura plena em Pedagogia com habilitação específica

30 horas semanais

R$ 40,00

Professor de Educação Básica I - (PEB I) Ensino Fundamental 1º ao 5º ano R$ 1.110,90 mensalMagistério nível superior ou Licenciatura plena em Pedagogia com habilitação específica30 horas semanaisR$ 40,00
Professor de Educação Básica II - (PEB II - 6º ao 9º ano) Ciências*R$ 9,24 Hora/aulaCurso superior em Ciências com licenciatura plenaHora/aulaR$ 40,00
Professor de Educação Básica II - (PEB II - 1º ao 9º ano) Artes*R$ 9,24 Hora/aulaCurso superior em Artes Plásticas, visuais, música e teatro ou Educação Artística com licenciatura plenaHora/aulaR$ 40,00
Professor de Educação Básica II - (PEB II - 1º ao 9º ano) Educação Física*R$ 9,24 Hora/aulaCurso superior em Educação Física com licenciatura plena e inscrição no CONFEF/CREFsHora/aulaR$ 40,00
Professor de Educação Básica II - (PEB II - 6º ao 9º ano) História*R$ 9,24 Hora/aulaCurso superior em História com licenciatura plenaHora/aulaR$ 40,00
Professor de Educação Básica II - (PEB II - 6º ao 9º ano) Inglês*R$ 9,24 Hora/aulaCurso superior em Letras e habilitação em Inglês com licenciatura plenaHora/aulaR$ 40,00
Professor de Educação Básica II - (PEB II - 6º ao 9º ano) Matemática*R$ 9,24 Hora/aulaCurso superior em Matemática com licenciatura plenaHora/aulaR$ 40,00
Professor de Educação Básica II - (PEB II - 6º ao 9º ano) Português*R$ 9,24 Hora/aulaCurso superior em Letras com licenciatura plenaHora/aulaR$ 40,00
Professor de Educação Básica II - (PEB II - 6º ao 9º ano) Geografia*R$ 9,24 Hora/aulaCurso superior em Geografia com licenciatura plenaHora/aulaR$ 40,00
Professor de Educação Básica II - (PEB II - 1º ao 9º ano) Música*R$ 9 24 Hora/aulaCurso superior em Música com licenciatura plena ou Curso Superior em Artes Plásticas, visuais, música e teatro com licenciatura plenaHora/aulaR$ 40,00

* Cadastro de Reserva, quantidade de vagas será em conformidade com as necessidades da Secretaria Municipal de Educação.

2- Do Excepcional Interesse:

2.1- Justifica-se o excepcional interesse público de admissão de pessoal, na necessidade urgente e inadiável contratação temporária para atender as obrigações do Convênio Estado - Município que contempla o Programa de Transporte de Alunos da Rede Estadual em face do Decreto n2 48631 de 11/05/2004, Resolução SE - 27 de 09/05/11 e Resolução SE-28, de 12 de maio de 2011 e a de contratação temporária para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

2.2- O número de vagas será aquela decorrente da necessidade de contratação temporária, que irá suprir os serviços emergenciais para os quais o presente Processo Seletivo está sendo aberto e a carga horária semanal será definida de acordo com a do emprego público que está sendo suprido.

3 - Das Inscrições:

3.1- As inscrições serão realizadas no período de 23 a 27 de março de 2.012, pelo site: www.projecaoconcursos.com.br das Oh01 do dia 23 às 23h59 do dia 27 de março de 2012, ou no Centro Cultural, situado na Praça Padre Francisco dos Chagas Lima. N° 272, Centro em Queluz, neste Estado das 8:00 às 17:00 e serão confirmadas somente mediante o pagamento dos valores das respectivas taxas de inscrição.

3.1.1- Após o pagamento da taxa de inscrição o candidato deverá apresentar original e entregar cópia do comprovante de pagamento bancário e da ficha de inscrição no Centro Cultural, até o dia 28 de março de 2012, data limite da entrega, até às 15h00 horas

3.1.2- Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá ler e conhecer o Edital e certificar-se que preenche todos os requisitos exigidos para o ingresso no emprego público.

3.2- A inscrição do candidato implicará no conhecimento e a expressa aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, e nas instruções específicas contidas nos comunicados e em outros editais pertencentes ao presente Processo Seletivo, que porventura venham a ser publicados, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento de qualquer natureza.

3.3- No ato da inscrição, se for presencial, o candidato deverá comparecer, pessoalmente ou por procurador legalmente constituído, no período 23 a 27 de março de 2.012, das 8h00 às 17h00, no Centro Cultural, situado na Praça Padre Francisco das Chagas Lima. N° 272, Centro em Queluz, munido de Cédula de Identidade (RG) ou Carteira Profissional, CPF e endereço, e preencher o Requerimento de Inscrição com as informações e dados solicitados, expressando sua concordância com as condições do presente Processo Seletivo e as que vierem se estabelecer.

3.4- O candidato será responsável por qualquer erro, ou omissão, bem como pelas informações prestadas pessoalmente ou por seu procurador, na ficha de inscrição.

3.5- A inscrição deverá ser efetuada pelo site: www.projecaoconcursos.com.br, no período de 23 à 27 de março de 2.012, das 0:01 até 23:59 horas.

3.6- Para inscrever-se o candidato deverá:

3.6.1- Acessar o endereço eletrônico www.projecaoconcursos.com.br durante o período de inscrição.

3.6.2- Localizar o "link" correspondente ao processo seletivo.

3.6.3- Ler o edital completo e preencher a ficha de inscrição.

3.6.4- Efetuar o pagamento da inscrição, observando o valor descrito no quadro de cargos constante do item 1.1, correspondente ao emprego público pretendido, até a data limite de 28 de março de 2012, em qualquer agência bancária integrante da rede de compensação bancária nacional.

3.6.5- Para o pagamento da taxa de inscrição somente poderá ser utilizado o boleto bancário gerado na inscrição até a data limite para o pagamento.

3.6.6- A Taxa de Inscrição deverá ser recolhida em qualquer agência bancária ou em qualquer estabelecimento integrado a rede nacional de compensação bancária, observando a data limite de vencimento, e o horário bancário, que é o dia 28 de março de 2.012, até as 15 horas (horário de Brasília e horário bancário).

3.6.7- Após o término do período destinado para as inscrições a ficha de inscrição não estará mais disponibilizada.

3.7- A Prefeitura Municipal de Queluz/SP e a Projeção Consultoria e Assessoria Pública Ltda, não se responsabilizarão por eventuais falhas que possam advir de inscrições realizadas via internet, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar a efetivação da inscrição.

3.8- O candidato que vier a ser habilitado no processo seletivo de que trata este Edital poderá ser investido para exercer as funções atividades referente ao emprego público, se atendidas à época, todas as exigências para a investidura ora descritas, obedecido o limite de vagas existentes, bem como a disponibilidade financeira do município.

3.9- O candidato que fizer qualquer declaração falsa, inexata ou, ainda, que não possa satisfazer todas as condições estabelecidas neste edital, terá sua inscrição cancelada e, em consequência, anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que aprovado nas provas e que o fato, seja constatado posteriormente.

3.10- O candidato deverá recolher a taxa de inscrição de acordo com os valores constantes no subitem 1.1 deste Edital, que será cobrada a título de reembolso de despesas com materiais e serviços.

3.10.1- As inscrições cujos pagamentos forem efetuados por cheques, ou realizados através de caixas eletrõnicos, somente serão consideradas devidamente efetivadas após a compensação integral dos mesmos.

3.10.2- Será considerada cancelada a inscrição, se o cheque utilizado para o pagamento da taxa for devolvido por qualquer motivo.

3.11- Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

3.11.1- O valor da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma.

3.12- A inscrição presencial, somente poderá ser feita pessoalmente ou por procurador formalmente constituído, não se aceitando inscrição condicional ou por via postal.

3.13- O deferimento das inscrições dependerá do correto preenchimento pelo candidato do documento de inscrição, devendo o candidato indicar forma de contato para dirimir eventuais dúvidas.

3.14- Os pedidos de inscrição dos candidatos serão analisados pela Comissão do Processo Seletivo Público Municipal, que deverá manifestar-se, quando do indeferimento da inscrição, no prazo de até 05 (cinco) dias após o término das mesmas, não havendo tal manifestação a inscrição será considerada deferida.

3.15- A relação dos candidatos com inscrições indeferidas será divulgada através de listagem pela Comissão do Processo Seletivo Municipal, e não havendo publicação todas as inscrições considerar-se-ão deferidas.

3.16- A relação completa de candidatos para todos os empregos públicos será divulgada, através de fixação, na Secretaria Municipal de Educação, na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e no Paço Municipal de Queluz, partir do dia 02 de abril de 2.012 e no endereço eletrônico www.projecaoconcursos.com.br.

3.17- A Comissão do Processo Seletivo Municipal poderá, se necessário, anular todo e qualquer ato que anteceder à homologação do mesmo, desde que verificada falsidade na documentação apresentada pelo candidato.

3.18- Qualquer condição especial para participação no processo seletivo deverá ser requerida dentro do prazo estabelecido no item 2.1, período de inscrição, sendo que não se responsabilizará a Comissão do Processo Seletivo Municipal e a Projeção Assessoria e Consultoria Pública Ltda, por casos excepcionais que não tenham sido comunicados no devido prazo.

3.19- A Comissão do Processo Seletivo Municipal e a Projeção Assessoria e Consultoria Pública Ltda não se responsabilizarão por eventuais coincidências de datas e horários de provas e quaisquer outras atividades ou eventos.

3.20- Requisitos mínimos exigidos:

3.20.1- Atender às escolaridades e exigências do item 1.1;

3.20.2- Ser brasileiro e se estrangeiro atender aos requisitos legais previstos no art. 12 da Constituição Federal;

3.20.3- Ter 18 (dezoito) anos completos até a data da posse;

3.20.4- Preencher os requisitos, na data da posse, para o Emprego Público a que concorre;

3.20.5- Estar quite com as obrigações militares, quando for o caso;

3.20.6- Estar em gozo de seus direitos civis, políticos e eleitorais;

3.20.7- Gozar de boa saúde física e mental e não ser portador de deficiência física ou mental incompatível com o exercício das funções atinentes ao Emprego Público a que concorre;

3.20.8- Não haver sofrido, no exercício de atividade pública, penalidade por atos incompatíveis com o serviço público;

3.20.9- Não ter antecedentes criminais, que impeçam a nomeação;

3.20.10- Não estar com idade de aposentadoria compulsória;

3.20.11- Não receber, no ato da posse, proventos de aposentadoria oriundos de Emprego, Cargo ou Função exercidos perante a União, Território, Estado, Distrito Federal, Município e suas Autarquias, Empresas ou Fundações, conforme preceitua o artigo 37, §10 da Constituição Federal, com a redação da Emenda Constitucional n° 20 de 15/12/98, ressalvadas as acumulações permitidas pelo inciso XVI do citado dispositivo constitucional, os cargos eletivos ou cargos em comissão;

3.20.12- Não ter, anteriormente, contrato de trabalho com o Poder Público rescindido por justa causa de ter sido demitido a bem do serviço público; e

3.20.13- Não registrar crime contra a Administração Pública.

3.21- O fato de o candidato ter a inscrição deferida não o exime de exclusão do Processo Seletivo e aplicação de penalidades legais cabíveis, conforme o caso, se for detectada falsidade, má fé, erro ou equívoco nas declarações prestadas por ocasião de sua inscrição.

3.22- Os candidatos aprovados, por ocasião de sua convocação, serão submetidos a exame pré-admissional de caráter eliminatório (avaliação clínica e médica, física e mental).

3.23- Os exames de pré-admissão, de caráter eliminatório, serão realizados por profissionais designados pela Prefeitura Municipal de Queluz/SP.

3.24- A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a expressa aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e nas instruções específicas contidas nos comunicados e em outros editais pertencentes ao presente Processo Seletivo que porventura venham a ser publicados, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento de qualquer natureza.

4- Dos Candidatos Portadores de Necessidades Especiais

4.1- As pessoas portadoras de necessidades especiais, que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são conferidas pelo inciso VIII, do Artigo 37, da Constituição Federal, pelo Decreto Federal n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei Federal n° 7.853, de 24 de outubro de 1989, lhes serão assegurado o direito à inscrição para os empregos públicos deste processo seletivo, desde que as atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras observadas as porcentagens legais estabelecidas.

4.1.1- O candidato portador de necessidade especial concorrerá às vagas existentes ou às que surgirem dentro do prazo de validade do processo seletivo.

4.2- Os candidatos portadores de necessidades especiais participarão do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere a conteúdo, avaliação, duração, horário e local de aplicação das provas.

4.3- Aos portadores de deficiência física e sensorial não serão reservadas vagas, os quais não serão discriminados pela sua condição, exceto se não houver possibilidade das contratações pelas características de atribuições e desempenhos, incompatíveis com a deficiência possuída.

4.4- Aqueles que portarem deficiência compatível com a função dos respectivos Empregos Públicos e desejarem prestar o processo seletivo nesta condição deverão manifestar-se na inscrição, apresentando atestado médico, contendo o código da Classificação Internacional de Doença - CID, descrevendo o tipo da deficiência e preencher o Anexo I deste edital.

4.5- Os deficientes visuais (cegos) que se julgarem amparados pelas disposições legais, somente prestarão as provas mediante leitura através do sistema Braille, e, suas respostas deverão ser transcritas também em Braille. Os referidos candidatos deverão levar, para esse fim, no dia da aplicação das provas, reglete e punção.

4.5.1- O candidato cego ou amblíope deverá solicitar, por escrito (conforme modelo - Anexo I), à Comissão de Processo Seletivo Municipal até o último dia de encerramento das inscrições, a confecção de prova em Braille ou ampliada, juntando, nos casos de ambliopia, atestado médico comprobatório dessa situação, nos termos do item 4.4.

4.5.2- Os deficientes visuais que não solicitarem a prova especial no prazo citado no subitem anterior não terão direito a prova especialmente preparada seja qual for o motivo alegado.

4.6- O candidato portador de deficiência deverá preencher o anexo I, encaminhar laudo médico com especificação da deficiência requerendo e especificando as condições especiais para a realização das provas até o último dia da inscrição, ou seja 27 de março de 2012, para a Secretaria Municipal de Educação, situada a Ladeira Laurindo José da Silva n2 40, Bairro Porteira, em Queluz/SP.

4.7- Os deficientes visuais que não solicitarem a prova especial no prazo citado no subitem anterior não terão direito a prova especialmente preparada seja qual for o motivo alegado.

5- Das Provas

5.1- O Processo Seletivo constará de prova objetiva.

5.1.1- A prova objetiva que versará sobre conhecimentos de matemática, português e conhecimentos específicos, visando aferir as noções básicas relacionadas com a formação específica relativa as funções atividades referente as funções atividades ao emprego público.

5.2- A função atividade referente ao emprego público terá uma modalidade específica de prova, ou combinação,conforme tabela a seguir:

Emprego Público

Prova

Monitor de Transporte - Escolar (Decreto n 48631,de 11.05.2004, e Resoluções SE -27 de 09.05.11 e SE -28 ,de12.05.11 .

10 questões de Português

10 questões de conhecimentos específicos da área

Estagiário/Monitor - (futsal, handebol e tênis de mesa)

10 questões de Português

10 questões de conhecimentos específicos e da área

Coordenador - (futsal, handebol e tênis de mesa)

20 questões de conhecimentos específicos da área e prova de títulos.

Professor de Educação Física - (futsal, handebol e tênis de mesa)

20 questões de conhecimentos específicos da área e prova de títulos.

Professor de Educação Básica I - (PEB - I) Educação Infantil

20 questões de conhecimentos específicos da área e prova de títulos.

Professor de Educação Básica I - (PEB I) Ensino Fundamental 1º ao 5º ano

20 questões de conhecimentos específicos da área e prova de títulos.

Professor de Educação Básica II - (PEB II - 6º ao 9º ano) Ciências

20 questões de conhecimentos específicos da área e prova de títulos.

Professor de Educação Básica II - (PEB II -1º ao 9º ano) Artes

20 questões de conhecimentos específicos da área e prova de títulos.

Professor de Educação Básica II - (PEB II - 1º ao 9º ano) Educação Física

20 questões de conhecimentos específicos da área e prova de títulos.

Professor de Educação Básica II - (PEB II - 6º ao 9º ano) História

20 questões de conhecimentos específicos da área e prova de títulos.

Professor de Educação Básica II - (PEB II - 6º ao 9º ano) Inglês

20 questões de conhecimentos específicos da área e prova de títulos.

Professor de Educação Básica II - (PEB II - 6º ao 9º ano) Matemática

20 questões de conhecimentos específicos da área e prova de títulos.

Professor de Educação Básica II - (PEB II - 6º ao 9º ano) Português

20 questões de conhecimentos específicos da área e prova de títulos.

Professor de Educação Básica II - (PEB II - 6º ao 9º ano) Geografia

20 questões de conhecimentos específicos da área e prova de títulos.

Professor de Educação Básica II - (PEB II -1º ao 9º ano) Música

20 questões de conhecimentos específicos da área e prova de títulos.

5.3- As provas objetivas provavelmente serão realizadas no dia 08 de abril de 2.012 às 9:00 horas, na "EM CAPITÃO JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA GARCEZ", Praça Pe. Francisco das Chagas Lima, n2 168 - Centro - Queluz-SP, CEP 12.800-000.

5.4- A publicação com indicação do local e horário das provas dar-se-á na publicação no jornal que publica os atos oficiais do município, de avisos da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e na sede da Prefeitura Municipal de Queluz/SP e será divulgada na internet a título informativo, no endereço eletrõnico: www.projecaoconcursos.com.br.

5.5- O ingresso no local da prova será permitido apenas aos candidatos que apresentarem a ficha de inscrição e documento hábil de identificação que contenha foto.

5.6- São considerados documentos de identidade os originais de: Carteiras e/ou Células de Identidade expedidas pela Secretária de Segurança Pública, Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Polícia Militar; Cédula de Identidade para estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselho de Classes que por Lei Federal, valem como documento de identidade como, por exemplo, as Carteiras do CREA, CRA, CRB, CRM, etc.; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira nacional de Habilitação (com fotografia nos termos da Lei n° 9.503/97).

5.7- Durante a execução das provas, não será permitida consulta de nenhuma espécie, nem a utilização de máquinas calculadoras, bem como, não será admitida comunicação entre os candidatos.

5.8- Não será permitida a permanência de pessoas estranhas no local determinado para a realização da prova.

5.9- Em caso de necessidade de amamentação durante a realização da prova objetiva, e tão somente neste caso, a candidata lactante deverá levar um acompanhante, que ficara em local reservado e será responsável pela guarda da criança.

5.9.1- No momento da amamentação, a candidata devera ser acompanhada por uma fiscal.

5.9.2- Não haverá compensação do tempo de amamentação no período de duração da prova.

5.10- O candidato deverá comparecer ao local da realização da prova, no dia e horários designados, com antecedência de 30 (trinta) minutos, munidos de seus documentos e caneta esferográfica azul ou preta. O não comparecimento no horário indicado será considerado como desistência.

5.11- A duração da prova será de 2 (duas) horas, e será controlado pela Comissão de Processo Seletivo durante a aplicação da prova.

5.12- Não haverá em hipótese alguma, segunda chamada, vista ou revisão de provas, podendo o candidato requisitar junto à Comissão de Processo Seletivo, revisão de questões e notas no prazo de 2 (dois) dias corridos a contar da data da divulgação ou da publicação dos resultados.

5.13- É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de prova e o comparecimento no horário determinado.

5.14- Por justo motivo, a critério da Comissão de Processo Seletivo Municipal, a realização de 1 (uma) ou mais provas poderá ser adiada ou anulada, sem a necessidade de prévio aviso, devendo, no entanto, ser comunicado aos candidatos por novo Edital ou por comunicação direta as novas datas em que realizar-se-ão as provas.

5.15- Eventualmente, se, por qualquer motivo, o nome do candidato não constar das Listas de Presença, mas que tenha em seu poder o respectivo comprovante de pagamento, efetuado nos moldes previstos neste Edital, o mesmo poderá participar deste Processo Seletivo, devendo para tanto, preencher formulário específico, no dia da realização das provas objetivas.

5.16- A inclusão de que trata o item anterior será realizada de forma condicional, sujeita à posterior verificação da referida regularidade, por apreciação da Comissão Municipal do Processo Seletivo.

5.17- Constatada a irregularidade da inscrição, a inclusão do candidato será automaticamente cancelada, sem direito à reclamação, independentemente de qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrentes.

5.18- Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência com data de validade atualizada, bem como outro documento oficial que identifique.

5.19- O candidato deverá assinalar suas respostas na prova objetiva e transcrevê-la no Cartão de Respostas, que é o único documento válido para a correção eletrônica, que lhe será entregue no início da prova.

5.19.1- Somente serão permitidos assinalamentos no Cartão de Respostas feitos pelo próprio candidato, vedada qualquer colaboração ou participação de terceiros, salvo em caso de candidato que tenha solicitado condição especial para esse fim. Nesse caso, se necessário, o candidato será acompanhado por um fiscal.

5.19.2- Na correção do Cartão de Respostas do candidato não serão computadas questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta ou questões rasuradas.

5.19-3- Sob nenhuma hipótese haverá a substituição do Cartão de Respostas, sendo da responsabilidade exclusiva do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente, emendas ou rasura, ainda que legível.

5.20- No decorrer da prova se o candidato observar qualquer anormalidade gráfica, deverá manifestar-se junto ao Fiscal de Sala que, consultada a Comissão, encaminhará solução imediata ou anotará na folha de ocorrências para posterior análise da banca examinadora.

5.21- Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente da formulação dos recursos.

5.22- Sempre que o candidato observar qualquer anormalidade deverá manifestar-se, sob pena de não poder apresentar, posteriormente, eventual recurso.

5.23- Ao terminar a prova, o candidato deverá entregar ao Fiscal o caderno de questões e o cartão de respostas, bem como, todo e qualquer material cedido para a execução das provas, podendo, no entanto, copiar as respostas no gabarito que está na frente do caderno de questões, que poderá ser destacado, para conferência posterior.

5.24- Não haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou atraso do candidato na sua eliminação, seja qual for o motivo alegado.

5.25- O não comparecimento para a prestação da prova objetiva excluirá automaticamente o candidato do Processo Seletivo.

6 - Do Programa de Prova

6.1- O programa de provas a serem aplicadas no processo seletivo é o constante do Anexo II, estará à disposição dos candidatos no local de inscrição e no endereço eletrõnico: www.projecaoconcursos.com.br.

7 - Do Julgamento das Provas

7.1- As provas objetivas serão corrigidas por meio de processamento eletrõnico, através de leitora óptica.

7.2- As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

7.3- As provas objetivas para todos empregos constarão de 20 (vinte) questões de múltipla escolha com quatro alternativas, cada uma valendo 5 (cinco) pontos, totalizando 100 (cem) pontos.

7.4- O Processo Seletivo será de caráter classificatório.

7.5- Os gabaritos das provas objetivas serão publicados em data a ser informada aos candidatos no momento da realização da prova objetiva.

8 - Do Resultado das Provas Objetivas:

8.1- As provas objetivas, de caráter classificatório, serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

8.2- As notas das provas objetivas serão obtidas pela fórmula:

NPO = (Na x 100)/Tq

onde:

NPO = Nota da prova objetiva

Na = Número de acertos

Tq = Total de questões da prova

9- Dos Títulos

9.1- Concorrerão à prova de títulos os candidatos ao emprego público que tenham a previsão.

9.2- Os títulos deverão ser entregues ao fiscal responsável pelo recebimento, pelo próprio candidato, no dia designado para a aplicação da prova objetiva, em envelope com a devida identificação do candidato, constando número de inscrição, nome completo do candidato e a relação de títulos entregues, conforme modelo constante no Anexo III deste edital. Esta relação será preenchida em duas vias, destas, uma será devolvida ao candidato, e a outra será encaminhada à Projeção Assessoria e Consultoria Pública Ltda.

9.3- Essa fase somente de caráter classificatório, sendo que o candidato aprovado que deixar de entregar seus títulos, apenas não terá somado os pontos correspondentes a essa fase, mas o mesmo não ficará eliminado do Processo Seletivo.

9.4- Os títulos deverão ser autenticados ou se for cópia simples deverá ser apresentado o título original, sendo que o responsável pelo recebimento dos mesmos deverá conferir cada cópia apresentada com o título original para autenticação.

9.5- Serão considerados para a Prova de Títulos os certificados e/ou diplomas de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e/ou Doutorado), devidamente recomendados e/ou reconhecidos pelos órgãos competentes, dentro da área específica do emprego público.

9.6- Os títulos serão pontuados da seguinte forma:

Especialização Lato Sensu com carga horária mínima de 360 horas, que tenha relação direta com a área específica.

1,0 (um) pontos

Diploma de Mestre de acordo com a área específica, com reconhecimento CAPES.

2,0 (dois) pontos

Diploma de Doutor de acordo com a área específica, com reconhecimento CAPES.

3,0 (três) pontos

9.7- Todos os títulos acima especificados deverão conter timbre e identificação do órgão expedidor, carimbo e assinatura do responsável e data.

9.8- Os certificados de extensão universitária, pós-graduação, nível de especialização (lato sensu) e similares, com duração de carga horária mínima de 360 horas, deverão estar de acordo com a Resolução n° 1 de 8 de junho de 2007.

9.9- Os certificados mencionados no subitem 9.6, terá um acréscimo de pontos referente a análise de avaliação de títulos, sobre a nota obtida na prova objetiva.

9.10- Os certificados expedidos em língua estrangeira deverão vir acompanhados pela correspondente tradução efetuada por tradutor juramentado ou pela revalidação dada pelo órgão competente.

9.11- A pontuação aferida na prova de títulos será acrescida à nota final do candidato obtida na prova objetiva de conhecimentos específicos e computada para efeito de classificação.

9.12- Os títulos entregues que não atenderem as especificações contidas neste edital não serão considerados para a referida avaliação dos mesmos.

9.13- Em hipótese alguma será aceito entrega dos documentos fora do prazo estabelecido.

9.14- Os documentos que forem entregues para comprovarem os títulos não serão devolvidos.

10- Da Classificação Final:

10.1- Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota final.

10.2- A nota final resultará da média simples das pontuações obtidas nas provas objetivas.

10.3- Na hipótese de igualdade de nota terá preferência, sucessivamente, os candidatos que:

- obtiver maior pontuação na prova objetiva;

- tiver maior idade; e

- tiver maior número de filhos menores.

11- Dos Resultados:

11.1- O gabarito oficial das provas objetivas serão divulgado oficialmente no jornal que publica os atos oficiais da Prefeitura Municipal de Queluz/SP e a título informativo pela internet no endereço eletrõnico www.projecaoconcursos.com.br, bem como, será afixado no prédio Secretaria Municipal de Educação e na sede da Prefeitura Municipal de Queluz/SP.

11.2- O resultado final do Processo Seletivo, será divulgado oficialmente, em jornal que publica os atos oficiais do município, e na internet através do endereço eletrõnico www.projecaoconcursos.com.br, bem como, será afixado no prédio da Secretaria Municipal de Educação e na sede da Prefeitura Municipal de Queluz/SP.

12- Dos Recursos

12.1- Caberá recurso referente à formulação das questões das provas objetivas e contra erros ou omissões no gabarito oficial, dentro de 1 (um) dia útil, contados a partir da publicação do edital respectivo, devendo o pedido ser protocolado pelo candidato, junto ao Setor de Protocolo da Secretaria Municipal de Educação de Queluz/SP, situada a Ladeira Laurindo José da Silva n° 40, Bairro Porteira, em Queluz/SP, Endereçado à Comissão de Concurso Público, conforme Anexo III, o que será admitido para único efeito de correção de notório erro de fato.

12.1.1- Em qualquer um dos casos, o recurso devidamente fundamentado, incluindo bibliografia pesquisada, deverá conter todos os dados que informem a Identidade do recorrente, Cargo, Nome e CPF.

12.1.2- Será rejeitado o recurso que:

a) estiver incompleto;

b) não apresentar argumentação lógica e consistente;

c) for protocolado fora do prazo;

d) for encaminhado via fax, via postal, via internet e/ou correio eletrõnico ou protocolado em endereço e setor diferente do estabelecido.

e) não for elaborado nos moldes do formulário constante no Anexo III, deste edital.

12.1.3- Será admitido ao candidato apresentar recurso apenas uma vez, o qual poderá abranger uma ou mais questões relativamente ao seu conteúdo, sendo automaticamente desconsiderados os recursos de igual teor interpostos pelo mesmo candidato.

12.1.4- As provas objetivas de todos os candidatos, para a mesma função atividade relativa ao emprego público, serão corrigidas novamente, se o recurso for considerado procedente e houver alteração no gabarito oficial.

12.1.5- A decisão proferida pela Banca Examinadora, referendada pela Comissão do Processo Seletivo Municipal, quando houver deferimento e alteração no gabarito oficial, terá caráter irrecorrível na esfera administrativa e será dada a conhecer, coletivamente, através de comunicado a ser publicado no jornal que publica os atos oficiais do Município e divulgado, em caráter informativo, através do endereço eletrõnico www.projecaoconcursos.com.br.

12.2- As respostas dos recursos estarão disponíveis na sede da Secretaria Municipal de Educação de Queluz/SP.

12.3- Os recursos intempestivos serão desconsiderados.

12.4- Os candidatos deverão obrigatoriamente tomar ciência da resposta oferecida do recurso na Secretaria Municipal de Educação de Queluz/SP, sendo que não será encaminhada qualquer resposta via fax, e-mail ou postal tampouco publicado via internet tal resultado do seu recurso.

12.5- No caso de provimento total ou parcial de recurso, a Comissão competente poderá promover a alteração da classificação inicial obtida, para uma classificação superior ou inferior ou, ainda, poderá ocorrer a desclassificação do candidato, que não obtiver a nota mínima exigida para a prova.

12.6- Os pontos relativos às questões eventualmente anuladas serão atribuídos a todos os candidatos presentes à prova, independentemente de formulação ou interposição de recurso. E o gabarito preliminar divulgado poderá ser alterado em função do recurso impetrado e as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.

12.7- Não haverá, em hipótese alguma, vistas das provas, enquanto que, por razões de ordem técnica e de segurança, a Comissão de Processo Seletivo não fornecerá exemplares dos cadernos de questões a candidatos, mesmo após o encerramento do concurso público.

12.8- Os gabaritos contendo as respectivas respostas consideradas como certas para as questões alternativas das provas objetivas serão divulgados pelo site: www.projecaoconcursos.com.br e na sede da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura do Município de Queluz/SP.

12.9- Tendo em vista que as questões que compõem as provas não são de propriedade da Prefeitura Municipal de Queluz/SP, o caderno de questões não será publicado, não será entregue à Prefeitura Municipal de Queluz/SP e nem entregue ao candidato, não havendo vista ou revisão pessoal das questões das provas, mesmo no caso de recurso protocolado.

13 - Da Homologação

13.1- O resultado final deste Processo Seletivo, após decididos os recursos interpostos, será homologado por despacho do Prefeito do município de Queluz/SP e publicado na imprensa local do município.

14 - Da Convocação

14.1- A convocação para exercer as funções atividades referente ao emprego público dos candidatos aprovados será realizada por meio de comunicado do Departamento de Recursos Humanos de Queluz/SP, respeitando-se, rigorosamente, a ordem de classificação final dos candidatos aprovados neste Processo Seletivo.

14.2- O candidato que não atender à convocação na data, hora e local determinado estará automaticamente excluído deste Processo Seletivo.

14.3- Não haverá nova oportunidade ao candidato que não atender à convocação no dia, hora e local determinado.

14.4- Para efeito de assinatura do contrato de trabalho, o candidato quando convocado será submetido a exame médico admissional, realizado por profissional indicado pela Prefeitura Municipal de Queluz/SP, que avaliará sua capacidade física e mental para o desempenho das atribuições relativas ao emprego público de inscrição.

14.5- Quando da convocação para a contratação, o candidato deverá entregar os documentos comprobatórios exigido pelo Departamento de Recursos Humanos do município.

14.6- Por ocasião da convocação que antecede a contratação, os candidatos classificados deverão apresentar documentos originais, acompanhados de uma cópia que comprovem os requisitos para provimento das funções atividades referente ao emprego público e que deram condições de inscrição, estabelecidas no presente Edital.

14.7- Os candidatos após o comparecimento e ciência da convocação, terão o prazo estipulado para apresentação dos documentos discriminados a seguir:

14.7.1- O candidato deverá entregar cópia simples acompanhada do original dos seguintes documentos:

a) Carteira de Identidade (RG), comprovando a nacionalidade e, no mínimo, 18 anos de idade completos (na data do encerramento das inscrições);

b) Certidão de Nascimento (se solteiro) ou de Casamento(se casado);

c) Titulo de Eleitor acompanhado dos dois últimos comprovantes de votação, ou de Certidão de Quitação Eleitoral;

d) Certificado de Reservista de ia ou 2a Categoria ou Certificado de Dispensa de Incorporação ou de Isenção do Serviço Militar (se do sexo masculino);

e) Cadastro de Pessoa Física regularizado (CPF);

f) Cartão do PIS/PASEP, se possuir;

g) Certidão de Nascimento de filho(s) menores;

h) Comprovante de número de conta-corrente em banco indicado pela Prefeitura do Município de Queluz/SP;

i) Comprovante de residência;

j) Diploma/Certificado do curso relativo ao seu emprego público de inscrição, devidamente registrado;

1) Entrega de 2 (duas) fotos 3x4 recente; e

m) Outros documentos que a Prefeitura do Município de Queluz/SP julgar necessário.

14.8 - Não serão aceitos protocolos dos documentos exigidos.

15- Das Disposições Gerais

15.1- A contratação dar-se-á mediante celebração de contrato sob regime da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, não gerando quaisquer direito à estabilidade no emprego público, regularmente registrado na CTPS, com prazo determinado.

15.2- A remuneração dos contratados com base neste Processo Seletivo, excluindo-se quaisquer vantagens pessoais, são as constantes do item 1.1, deste Edital.

15.3- O candidato que vier a ser habilitado no Processo Seletivo de que trata este Edital poderá ser investido para exercer as funções atividades referente ao emprego público se atendidas, à época, todas as exigências para a contratação ora descritas, atendendo o interesse público, bem como a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de Queluz/SP.

15.4- O candidato que fizer qualquer declaração falsa, inexata ou, ainda, que não possa satisfazer todas as condições estabelecidas neste edital, terá sua inscrição cancelada e, em consequência, anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que aprovado nas provas e que o fato seja constatado posteriormente.

15.5- A Prefeitura Municipal de Queluz e a empresa Projeção Assessoria e Consultoria Pública Ltda, não se responsabilizarão por eventuais coincidências de locais, datas e horários de provas e quaisquer outras atividades ou eventos.

15.6- O resultado final e o gabarito oficial da prova objetiva serão divulgados, através de comunicado, a ser expedido pela Comissão do Processo Seletivo e será publicado em jornal que publica os atos oficiais do Município e afixado nos locais de costume, devendo também ser divulgado, em caráter informativo, através do endereço eletrônico: www.projecaoconcursos.com.br.

16- Das Disposições Finais

16.1- A aprovação no Processo Seletivo assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração Pública, e da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do Processo Seletivo.

16.2- Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no Processo Seletivo, valendo para esse fim, a homologação publicada na Imprensa Oficial do Município de Queluz/SP.

16.3- Os atos administrativos (Editais, convocações para as provas, gabaritos, classificação final, retificações e outros informativos se necessário), até a homologação do Processo Seletivo n2 01/2012 serão publicados em jornal que publica os atos oficiais do Município de Queluz/SP e disponibilizados em caráter informativo no endereço eletrônico: www.projecaoconcursos.com.br.

16.4- O candidato é totalmente responsável pelo acompanhamento das publicações referentes ao Processo Seletivo n2 01/2012, não havendo responsabilidade da Prefeitura Municipal de Queluz/SP quanto as informações divulgadas por outros meios que não o jornal que publica os atos oficiais do Município e no endereço eletrônico: www.projecaoconcursos.com.br.

16.5- O candidato classificado obriga-se a manter atualizado seu endereço perante a Prefeitura Municipal de Queluz/SP.

16.6- O Prefeito Municipal de Queluz/SP e a empresa contratada não aprova a comercialização de apostilas preparatórias para o presente Processo Seletivo, bem como não fornecerá e nem recomendará nenhuma apostila deste gênero, não se responsabilizando pelo conteúdo de qualquer uma delas.

16.7- O Processo Seletivo n2 01/2012 terá validade de 180 (cento e oitenta) dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo período, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Queluz/SP.

16.8- Após a homologação e não caracterizando qualquer óbice, é facultada a incineração das provas e demais registros escritos, mantendo-se, porém, pelo prazo de validade do Processo Seletivo, os registros eletrônicos.

16.9- Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Processo Seletivo.

16.10- Caberá o Prefeito do Município a homologação dos resultados do Processo Seletivo.

16.11- Integram esse edital os seguintes anexos:

- Anexo I - Requerimento de Portador de Necessidade Especial;

- Anexo II - Programa de Provas;

- Anexo III - Requerimento para Entrega de Títulos; e

- Anexo III - Requerimento para Recurso;

Queluz/SP, 22 de março de 2.012.

JOSÉ CELSO BUENO
Prefeito do Município

ANEXO I

REQUERIMENTO DE PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Eu ________________________________________________________________________________

RG. Nº ___________________________, CPF Nº _________________________________________

Venho requerer para o Processo Seletivo nº 001/2012 da Prefeitura Municipal Queluz, Estado de São Paulo:

( ) - Prova em Braile
( ) - Prova Ampliada - Fonte
( ) - Acomodações
( ) - Outros (descrever a condição)

Nestes Termos,
Pede Deferimento

Em _____/abril de 2012

___________________________
Assinatura do Candidato

Obs: O laudo Médico e a solicitação para a prova especial ou condição especial (se for o caso), deverão ser encaminhados até o dia 27 de março de 2012.

ANEXO II - PROGRAMA DE PROVAS ENSINO MÉDIO COMPLETO

FUNÇÃO ATIVIDADE PARA O EMPREGO PÚBLICO: MONITOR DE TRANSPORTE ESCOLAR

CONHECIMENTOS GERAIS:

PORTUGUÊS: Fonética e Fonologia; Divisão Silábica; Acentuação Gráfica; Emprego do hífen; Ortografia; Pontuação; Processos de Formação das Palavras; Estrutura das Palavras; Classes Gramaticais; Pronomes: emprego e colocação; Empregos de tempos e modos verbais, vozes do verbo; Concordância nominal e verbal; Crase; Interpretação de texto; Análise Sintática; Análise Morfológica; Regência Verbal e Nominal; Figuras de Linguagem; Vícios de Linguagem. Obs. Já serão utilizadas as regras ortográficas introduzidas pelo Decreto Federal n. 6.583 de 29/09/08.

MATEMÁTICA: Conjuntos Numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais; Intervalos; Expressões algébricas; Potenciação; Radiciação; Equação e inequação do 1° grau; Fatoração; Regra de Três simples e composta; Porcentagem; Juros simples e compostos; Descontos; Noções de estatística: médias, distribuição de freqüências e gráficos; Equação do 2° grau; Funções do 1° e do 2° graus: conceito, gráfico, propriedades e raízes; Geometria: plana e espacial; Relações e funções; Sistema decimal de medidas: unidade de comprimento e superfície; Área das Figuras Planas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Noções Básicas da Lei n° 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (e suas alterações).

Noções Básicas da Lei n°8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente.

Noções de procedimentos de primeiros socorros.

Outras questões que abordem, situações, procedimentos e conhecimentos específicos referente as funções atividades do emprego público a ser exercido.

Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário para com o público interno e externo e colegas de trabalho.

Relações interpessoais e ética no serviço público.

ESTAGIÁRIO/MONITOR - (FUTSAL, HANDEBOL E TÊNIS DE MESA)

CONHECIMENTOS GERAIS:

PORTUGUÊS: Fonética e Fonologia; Divisão Silábica; Acentuação Gráfica; Emprego do hífen; Ortografia; Pontuação; Processos de Formação das Palavras; Estrutura das Palavras; Classes Gramaticais; Pronomes: emprego e colocação; Empregos de tempos e modos verbais, vozes do verbo; Concordância nominal e verbal; Crase; Interpretação de texto; Análise Sintática; Análise Morfológica; Regência Verbal e Nominal; Figuras de Linguagem; Vícios de Linguagem. Obs. Já serão utilizadas as regras ortográficas introduzidas pelo Decreto Federal n. 6.583 de 29/09/08.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Conceitos, princípios, finalidades e objetivos da Educação Física. Condicionamento físico, Fundamentos, regras, equipamentos e instalações utilizadas nos esportes de acordo com sua modalidade. Conceitos: anatomia, biometria, biomecãnica, fisiologia do esforço e socorros de urgência. Integração/Inclusão. ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8.069 de 1990. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do cargo. Política de esporte para a juventude. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. A cultura do corpo. Primeiros Socorros. Fisiologia do Exercício. Energia, nutrição e desenvolvimento humano. Inclusão. Educação olímpica e responsabilidade social. Treinamento esportivo. Condicionamento físico. Organização de competições. Regras Oficias do futsal, handebol e tênis de mesa e; Qualidades e Habilidades motoras. Metodologia de ensino. Preparação Física. Aspectos técnicos e táticos.

COORDENADOR - (FUTSAL, HANDEBOL, TÊNIS DE MESA E ATIVIDADES COMPLEMENTARES) E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - (FUTSAL, HANDEBOL E TÊNIS DE MESA)

CONHECIMENTOS:

- Educação Física: reprodução e mudança: elementos para uma prática libertadora e democrática.

- A educação física no currículo da educação básica: significado e possibilidades.

- Desenvolvimento motor e desenvolvimento social: análise das tendências pedagógicas em educação física.

- Corpo e sociedade: a cultura corporal enquanto construção social.

- Corporeidade na escola: as práticas corporais no contexto das ações escolares.

- Esporte: dimensões educativas da competição no âmbito escolar.

- Educação física, esporte e lazer.

- O movimento o se humano nas dimensões, política, histórica, sociocultural.

- A educação física e a cidadania, inclusão e qualidade de vida; a educação física e suas diferentes abordagens; o ensino e a aprendizagem em educação física; procedimentos metodológicos e avaliatórios.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

BETTI, M. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Educação Física. Secretaria de Ensino Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1997.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

DANTAS, E. H. M. A prática da preparação física. 5.ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

DARIDO, S. C.; RANGEL-BETTI, I. C.; RAMOS, G. N.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L. A.; MOTA e SILVA, E. V.; RODRIGUES, L. H.; SANCHES NETO, L.; PONTE, G.; CUNHA, F. A educação física, a formação do cidadão e os parãmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro - teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1999.

FREIRE, J. B.; SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 40.ed. Rio de Janeiro: Ed.Paz Terra, 2005.

GARDNER, H; PERKINS, D; PERRONE, V. e colaboradores. Ensino para a compreensão. A pesquisa na prática. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GOBBI, S.; VILLAR, R.; ZAGO, A. S. Bases teórico-práticas do condicionamento físico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. ljuí: Unijuí, 1994. LIMA, E. S.. Neurociência e Aprendizagem. São Paulo: Editora Inter Alia, 2007.

LIMA, M. E.; NEIRA, M. G. O currículo da Educação Física como espaço de participação coletiva e reconhecimento da cultura corporal da comunidade. Revista Ibero-Americana de Educação, n. 51/5, 25 fev. 2010.

MARCELINO, N. C. Lazer e educação. 2.ed. Campinas: Papirus, 1990.

MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: questões atuais. São Paulo: Papirus, 2003.

PALMA, A. Atividade física, processo saúde-doença e condições socioeconõmicas. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, v. 14, n. 1, p. 97-106, 2000.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed. 2000.

SÃO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física. São Paulo: SEE, 2008.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 5.ed. Rio de Janeiro: WVA 2003.

SOARES, C. et. al. Metodologia do ensino da educação física escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

SOLER, R.. Educação Física: uma abordagem cooperativa. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

SOUSA, E. S.; ALTMAN, H. Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física escolar. Cadernos Cedes, ano XIX, n. 48, p. 52-68, 1999.

TANI, Go et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU / EDUSP, 1988.

TARDIF, N. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LEGISLAÇÃO: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996 (atualizada).

Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n°. 8.069 de 13 de julho de 1990.

Lei Federal n°. 11.645, de 10 de março de 2008 - Altera a Lei 9.394/96, modificada pela Lei 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro­Brasileira e Indígena".

PROGRAMAÇÃO GERAL PARA TODOS OS EMPREGOS DE PROFESSORES DESTE EDITAL - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO:

Fundamentos: processo de avaliação educacional; processo do trabalho coletivo; processo de escolarização; sucessos e fracassos; evasão e repetência: causas, consequências e alternativas; processo de inclusão no ensino fundamental; questões políticas educacionais brasileiras; gestão educacional.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:

- Currículo e cidadania: saberes para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais.

- Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização.

- A relação professor-aluno: construção de valores éticos e desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis.

- O papel do professor na integração escola-família.

- O ensino centrado em conhecimentos contextualizados e ancorados na legislação.

- O reforço e a recuperação: parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem.

- Pedagogias diferenciadas: progressão continuada, correção de fluxo, avaliação por competência, flexibilização do currículo e da trajetória escolar.

- O trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente.

- A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais.

- A formação continuada como condição de construção permanente das competências.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

O eixo pedagógico central que norteará as questões deste concurso público, será conforme indicam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Brasil: Ministério da Educação) e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Brasília: MEC/SEF, 1988) e tem como base os seguintes princípios:

Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum;

Princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;

Princípios estéticos da sensibilidade, criatividade e diversidade de manifestações artísticas e culturais.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Finalidades e conceituação do ensino de conformidade com a Lei Federal n°. 9.394/96 e PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Infantil.

Fundamentos: processo de avaliação educacional; processo do trabalho coletivo; processo de escolarização; sucessos e fracassos; processo de inclusão; questões políticas educacionais brasileiras; gestão educacional.

Currículo e cidadania: saberes para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais.

Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização.

A relação professor-aluno: construção de valores éticos e desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis.

O papel do professor na integração escola-família.

O ensino centrado em conhecimentos contextualizados e ancorados na legislação.

O trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente.

A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais.

A formação continuada como condição de construção permanente das competências.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças. Ministério da Educação. Brasília. 2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parãmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares - estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília. MEC/SEF/SEESP. 1999.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.) - Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação - São Paulo: Cortez, 1999.

IBRAMOWICZ, A. e WAJSKOP. Creches: atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1995.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Creches: crianças, faz de conta & cia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.

ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; MELLO, A. M.; VITÓRIA, T.; GOSSUEN, A.; CHAGURI, A. C. Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2001.

SASSAKI, Romeu Kazumi.lnclusão:construindo uma sociedade para todos.Rio de Janeiro.Editora WVA, 1997.

ZABALA, Miguel A. - Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 1998. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa - Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Parecer CNE/CEB 022/98, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Vol. 1, 2 e 3 - MEC.

Resolução CNE/CEB n° 1/99 - institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

ANTUNES,Celso. A construção do afeto: como estimular as múltiplas inteligências de seus filhos.São Paulo:Augustus.

Castorina, J. A. et.al.Piaget-Vygotski: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e Terra.

PERRENOUD, Philippe, Dez novas competências para ensinar. Artes Médicas, 2000. RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. Editora Cortez.

AQUINO, Julio Groppa. A desordem na relação professor aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

COLL,César. O construtivismo na sala de aula. São Paulo. Editora Ática, 1999.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre. Mediação, 1998.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Editora Ática,1999. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Vol. 1, 2 e 3 - MEC.

Resolução CNE/CEB n° 1/99 - institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez: Autores Associados. 1988.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Ensino de nove anos - Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB, 2007.

Lei Federal n° 8.069, de 13 de julho de 1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente .

Lei Federal n.° 11.114/05, de 16 de maio de 2005. Altera os artigos 6°, 30, 32 e 87 da Lei Federal n.° 9.394/96.

Lei Federal n° 11.274, de 06 de dezembro de 2006. Altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade.

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

Português: Fonologia, Ortografia, Acentuação Gráfica; Morfologia: Estrutura e Formação das Palavras, Classes de Palavras: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção, Interjeição; Sintaxe: Termos da oração, Período Simples e Período Composto, Concordância Verbal e Nominal, Regência Verbal e Nominal, Crase; Figuras de Linguagem; Semântica, comunicação e intencionalidade discursiva. Interpretação de textos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Conhecimentos Gerais da Educação e Legislação: Psicologia do Desenvolvimento. Desenvolvimento eAprendizagem. Educação e Novas Tecnologias. Planejamento e Proposta Pedagógica. Didática. Métodos de Ensino. Pedagogia de Projetos. Relação escola/comunidade. Integração/Inclusão. Relações sociais da escola. Teorias da aprendizagem. A prática educativa. A função social do Ensino e a concepção sobre processos de Aprendizagem. As relações interativas na sala de aula. A avaliação. O papel do professor. Referências essenciais à convivência democrática na escola. Temas transversais. Interdisciplinaridade. Currículo e Desenvolvimento Humano. Educandos e Educadores: Seus Direitos e o Currículo. Currículo, Conhecimento e Cultura. Diversidade e Currículo. Currículo e Avaliação. Gestão Democrática. Orientação Sexual na Escola. Ensino e Aprendizagem na perspectiva da pluralidade cultural. Educação Ambiental. Conceitos e Princípios da Educação Inclusiva. Fundamentos sócio-históricos e Políticos da Educação. Construção coletiva da proposta pedagógica da escola. O papel do professor na integração escola-família. A relação professor-aluno. Reforço e recuperação.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Finalidades e conceituação do ensino de conformidade com a Lei Federal n°. 9.394/96 e A Educação Básica das séries iniciais de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN.

Fundamentos: processo de avaliação educacional; processo do trabalho coletivo; processo de escolarização; sucessos e fracassos; processo de inclusão; questões políticas educacionais brasileiras; gestão educacional.

Currículo e cidadania: saberes para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais.

Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização.

A relação professor-aluno: construção de valores éticos e desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis.

O papel do professor na integração escola-família.

O ensino centrado em conhecimentos contextualizados e ancorados na legislação. O trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente.

A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais.

A formação continuada como condição de construção permanente das competências.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

ABRANCHES, Mônica. Colegiado escolar: espaço de participação da comunidade. São Paulo: Cortez, 2003. cap. 1, 4 e conclusão.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. cap. 1, 2 e 4.

AQUINO, Julio Groppa. A desordem na relação professor aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

AQUINO, Júlio Groppa. Indisciplina: o contraponto das escolas democráticas. São Paulo: Moderna.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva - com os pingos nos is. 6a ed. Porto Alegre: Editora Mediação.

COLL, César e outros. O construtivismo na sala de aula. 6a ed. São Paulo: Ática. COLL, César; MARTÍN, Elena [et al.]. Aprender conteúdos e desenvolver capacidades. Porto Alegre: ArtMed.

CORTELLA, Mário Sérgio. A Escola e o Conhecimento. 12a ed. São Paulo: Cortez.

DELORS, Jacques. Educação: Um tesouro a descobrir - Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 10' ed. São Paulo: Cortez. GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José Eustáquio. Autonomia da Escola: princípios e propostas. 6a ed. São Paulo, Cortez.

GHANEM, Elie. Democracia: uma grande escola. Alternativa de apoio à emocratização da gestão e à melhoria da educação pública. Guia para equipe técnicas. São Paulo: Ação educativa/UNICEF/Fundação Ford.

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre. Petrópolis: Vozes, 2000.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, violência e cotidiano escolar. In CANDAU, Vera Maria. Reinventara escola. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 137-166.

COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Presença da pedagogia: teoria e prática da ação sócio educativa.São Paulo: Global, 1999. cap. II, V e X.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1997. cap. II, III, IV e V.

PERRENOUD, Philippe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed. 2004. cap. 2, 3 e 8.

AQUINO, Julio Groppa. A desordem na relação professor aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

COLL,César. O construtivismo na sala de aula. São Paulo. Editora Ática, 1999.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre. Mediação, 1998.

PERRENOUD, Philippe. Dez competências para ensinar. Porto Alegre, Artes Médicas - Sul 2000, cap. 2 a 6.

PERRENOUD, Philippe. A Prática Reflexiva no ofício de professor: Profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: ArtMed.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: ArtMed.

PERRENOUD, Phillippe. A escola de A a Z: 26 maneiras de repensar a educação. Porto Alegre: ArtMed.

MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer? 2ª ed. São Paulo: Editora Moderna.

MANTOAN, Maria Tereza Égler. Caminhos Pedagógicos da Inclusão. São Paulo: Memnon. MATUI, Jiron. Construtivismo - Teoria Construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna.

MELLO, Guiomar Namo de. Cidadania e Competitividade - desafios educacionais para o 3° milênio. 10' ed. São Paulo: Cortez.

PICONEZ, Stela C. Bertholo. Educação Escolar de Jovens e Adultos. Campinas: Papirus. RIOS, Terezinha Azeredo. Ética e Competência. Questões da nossa época. Vol. 16. 18a ed. São Paulo: Cortez.

SACRISTAN, Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade. Porto Alegre: ArtMed. VASCONCELOS, Celso dos Santos. Avaliação da Aprendizagem: Práticas de mudança - por uma praxis transformadora. 5a ed.(revista e ampliada). São Paulo: Libertad,

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: ArtMed.

MEC - Brasília. Parãmetros Curriculares Nacionais, Vol. 1 e Vol. 10 (10.1,10.2,10.3,10.4,10.5)

MEC - Brasília 2008 - Indagações sobre o currículo

MEC, Secretaria de Educação Básica, 2007. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para Inclusão de crianças de seis anos.

Lei Federal n° 8.069, de 13 de julho de 1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente .

Lei Federal n.° 11.114/05, de 16 de maio de 2005. Altera os artigos 6°, 30, 32 e 87 da Lei Federal n.° 9.394/96.

Lei Federal n° 11.274, de 06 de dezembro de 2006. Altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - (PEB II - 6º AO 9º ANO) CIÊNCIAS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Meio Ambiente:

- Ambiente natural: ecossistemas, relações alimentares, seres bióticos e abióticos; Biomas brasileiros.

- Ambiente construído: uso de recursos naturais.

Matéria:

- Fontes, obtenção, uso e propriedades dos materiais.

- Materiais obtidos de vegetais fotossintetizantes.

- Constituição, interações e transformações dos materiais.

- Substãncias simples e compostas; constituintes das substãncias químicas.

- Linguagem química; representação dos elementos químicos.

Qualidade de vida:

- Saúde individual, coletiva e ambiental;

- Poluição do ar, da água e do solo e seus efeitos para a saúde.

- Saneamento básico: tratamento de água, esgoto; coleta de lixo.

Astronomia:

- Elementos astronômicos visíveis: sol, lua, estrelas, planetas, galáxias.

- Movimentos dos astros: direção norte/sul.

- Elementos do Sistema Solar: sol e planetas.

- As estações do ano: Eixo de rotação, inclinação e translação.

- Sistema Sol - Terra - Lua.

Planeta Terra:

- Características e estrutura.

- Rotação da Terra.

Seres vivos:

- Origem e evolução dos seres vivos.

- Características básicas dos seres vivos.

- Diversidade da vida animal.

- Diversidade de plantas.

- Fungos: características gerais.

Tecnologia e os seres vivos:

- Produção de alimentos, bebidas e remédios a parir de seres vivos mais simples (fungos e bactérias).

- Conservação dos alimentos.

- Recuperação dos solos e de ambientes aquáticos através de seres vivos.

Saúde:

- O que é saúde?

- Saúde individual, coletiva e ambiental.

- Os agravos da saúde - parasitas humanos: vírus, bactérias, protozoários e vermes.

Manutenção do organismo:

- Os nutrientes e suas funções no organismo.

- Estrutura e funcionamento e inter-relações dos sistemas.

- Manutenção da integridade - Sistema imunológico, antígenos e anticorpos.

Manutenção das espécies:

- Tipos de reprodução.

- Sexualidade e reprodução humana.

- Saúde reprodutiva.

Energia no cotidiano:

- Energia: fontes, obtenção, usos e propriedades.

- Materiais como fonte de energia.

Funções orgânicas:

- Sistema nervoso.

- Sistema endócrino.

- Sistema locomotor.

- Órgãos dos sentidos.

Preservando o organismo:

- Drogas.

Uso Tecnológico das Radiações:

- Radiação. Espectro das radiações.

- Luz, cores e temperatura.

- Aplicações das radiações.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

COTRIM, B. C. Drogas: mitos e verdades. São Paulo: Ática, 1997.

CURTIS, H. Biologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1977.

DARWIN, C. A origem das espécies. São Paulo: Martin Claret, 2004.

GEWANDSZNAJDER, F. Nutrição. São Paulo: Ática, 1994.

GIANSANTI, R. O desafio do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atual, 1998.

GRUPO PELA VIDA. Disponível em: www.aids.org.br/

HELENE, M E M; MARCONDES, B. Evolução e biodiversidade. São Paulo: Scipione, 1996.

KRASILCHIK, M.; FRATESCHI, M. Biologia para o cidadão do século XX. Primeira parte. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1995.

MATSUURA, O. T. Atlas do Universo. São Paulo: Scipione, 1996.

MOURÃO, R. R. F. Atlas Celeste. São Paulo: Vozes, 1997.

MOURÃO, R. R. F. Explicando a origem do Sistema Solar. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1987.

PENTEADO, H. D. Meio ambiente e formação de professores. São Paulo: Cortez, 1994.

PRESTES, M. E. B. Teoria celular: de Hooke a Schwann. São Paulo: Scipione, 1997.

RANCO, S. M. Poluição do ar. São Paulo: Moderna, 1995.

RODRIGUES, R. M. Vida e alimentação. São Paulo: Editora Moderna, 1995.

SÃO PAULO (Estado). Proposta Curricular do Estado de São Paulo - Ciências. Ensino Fundamental II. São Paulo: Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo, 2008.

SCARLATO, F. C.; PONTIN, J. A. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação. São Paulo: Atual, 1992.

TEIXEIRA, W. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de textos, 2000.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - (PEB II - 1º AO 9º ANO) ARTES

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Aspectos conceituais do ensino da arte; Arte como expressão; Arte como linguagem e arte como área de conhecimento.

- Abordagens metodológicas do ensino da arte.

- Contextualização, reflexo e fazer artístico.

- Artes visuais e percepção visual.

- Elementos formais das artes visuais; da dança, da música e do teatro.

- O ensino da arte e a estética.

- História da arte; movimentos artísticos; originalidade e continuidade.

- A construção do conhecimento em arte.

- Contextualização da formação profissional do professor.

- Análise da função do professor de arte diante de uma proposta inclusiva.

- Das origens da dança, do teatro, da música e das artes visuais à contemporaneidade.

- Características, produções e produtores dos principais períodos, escolas, movimentos e tendências no Brasil e no mundo.

- O conhecimento da arte no currículo escolar: razões e finalidades.

- O ensino da arte no ensino fundamental

Rua Prudente de Moraes, 100 - Centro - Tel.: (12) 3147-9020 - Cep.: 12800-000 - CNPJ: 46.670.931/0001-06 para crescer

- O desenvolvimento expressivo nas diferentes áreas artísticas e suas relações com o desenvolvimento

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

ALMEIDA, B.; PUCCI, M. Outras terras, outros sons. São Paulo: Callis, 2003.

BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2007.

BERTHOLT, M. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BOURCIER, P. História da dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF. Volume Arte.

DESGRANGES, F. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

OLIVEIRA, M. O. (org). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007.

OSTROWER, F. Universos da arte. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

PAVIS, P. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2008.

SALLES, C. A. Gesto inacabado processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2007.

SANTOS, I. F. Corpo e ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança, arte, educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.

SÃO PAULO (Estado), Secretaria da Educação. Programa Cultura é Currículo. Disponível em: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo - Arte (Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio). São Paulo: SEE, 2008.

SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.

SPOLIN, V. Jogos teatrais na sala de aula. São Paulo: Perspectiva, 2008.

VERTAMATTI, L. R. G. Ampliando o Repertório do Coro Infanto-Juvenil - um estudo de repertório inserido em uma nova estética. São Paulo: UNESP, 2007; Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - (PEB II - 1º AO 9º ANO) EDUCAÇÃO FÍSICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Educação Física: reprodução e mudança: elementos para uma prática libertadora e democrática.

- A educação física no currículo da educação básica: significado e possibilidades.

- Desenvolvimento motor e desenvolvimento social: análise das tendências pedagógicas em educação física.

- Corpo e sociedade: a cultura corporal enquanto construção social.

- Corporeidade na escola: as práticas corporais no contexto das ações escolares.

- Esporte: dimensões educativas da competição no âmbito escolar.

- Educação física, esporte e lazer.

- O movimento o se humano nas dimensões, política, histórica, sociocultural.

- A educação física e a cidadania, inclusão e qualidade de vida; a educação física e suas diferentes abordagens; o ensino e a aprendizagem em educação física; procedimentos metodológicos e avaliatórios.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

BETTI, M. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Educação Física. Secretaria de Ensino Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1997. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

DANTAS, E. H. M. A prática da preparação física. S.ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

DARIDO, S. C.; RANGEL-BETTI, I. C.; RAMOS, G. N.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L. A.; MOTA e SILVA, E. V.; RODRIGUES, L. H.; SANCHES NETO, L.; PONTE, G.; CUNHA, F. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro - teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1999.

FREIRE, J. B.; SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 40.ed. Rio de Janeiro: Ed.Paz Terra, 2005. GARDNER, H; PERKINS, D; PERRONE, V. e colaboradores. Ensino para a compreensão. A pesquisa na prática. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GOBBI, S.; VILLAR, R.; ZAGO, A. S. Bases teórico-práticas do condicionamento físico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. ljuí: Unijuí, 1994. LIMA, E. S.. Neurociência e Aprendizagem. São Paulo: Editora Inter Alia, 2007.

LIMA, M. E.; NEIRA, M. G. O currículo da Educação Física como espaço de participação coletiva e reconhecimento da cultura corporal da comunidade. Revista Ibero-Americana de Educação, n. 51/5, 25 fev. 2010.

MARCELINO, N. C. Lazer e educação. 2.ed. Campinas: Papirus, 1990.

MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: questões atuais. São Paulo: Papirus, 2003.

PALMA, A. Atividade física, processo saúde-doença e condições socioeconõmicas. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, v. 14, n. 1, p. 97-106, 2000.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed. 2000.

SÃO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física. São Paulo: SEE, 2008.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. S.ed. Rio de Janeiro: WVA 2003.

SOARES, C. et. al. Metodologia do ensino da educação física escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

SOLER, R.. Educação Física: uma abordagem cooperativa. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

SOUSA, E. S.; ALTMAN, H. Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física escolar. Cadernos Cedes, ano XIX, n. 48, p. 52-68, 1999.

TANI, Go et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU / EDUSP, 1988.

TARDIF, N. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - (PEB II - 6ª AO 9ª ANO) HISTÓRIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Sistemas sociais e culturais de notação do tempo ao longo da história.

- A vida na Pré-história e a escrita.

- Civilizações do Oriente Médio - surgimento do Estado e as civilizações egípcia, mesopotãmica, hebraica, fenícia e persa.

- Grécia Antiga.

- Roma Antiga

- Europa na Idade Média - migrações bárbaras e cristianismo.

- A civilização do Islã - expansão islãmica e sua presença na península Ibérica.

- Feudalismo: relações sociais, econõmicas, políticas e religiosas.

- Formação das Monarquias Nacionais.

- Reforma e Contra-reforma.

- A expansão marítima européia nos séculos XV e XVI.

- Conquista espanhola na América.

- O encontro de povos: portugueses e povos indígenas.

- A sociedade no Brasil Colonial.

- Iluminismo.

- A colonização inglesa e independência dos Estados Unidos.

- Revolução Industrial.

- Revolução Francesa.

- A Família Real no Brasil.

- Independência do Brasil.

- Período Regencial no Brasil.

- II Reinado no Brasil e a economia cafeeira.

- Escravidão e abolicionismo.

- Brasil: industrialização, urbanização e imigração.

- Imperialismo no século XIX.

- Primeira Guerra Mundial.

- Revolução Russa.

- A República no Brasil até a década de 1920.

- Nazifascismo.

- Crise de 1929 e a Segunda Guerra Mundial.

- O Período Vargas.

- Descolonização da África e Ásia.

- Guerra Fria.

- Populismo e ditadura militar no Brasil

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

SÃO PAULO. Proposta Curricular para o ensino de História. Ensino Fundamental. Secretária da Educação. São Paulo: SEE, 2008.

FREYRE, G. Casa grande e senzala. Rio de Janeiro: Record, 1992.

BERCITO, S. D R. Nos Tempos de Getúlio: da Revolução ao fim do Estado Novo. São Paulo: Atual Editora, 1990.

RIBEIRO, D. Diários Índios (os urubus - kaapor). São Paulo: Companhias das Letras, 2004.

HOBSBAWM, E. A Era das Revoluções- 1789-848. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1997.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos - O breve século XX (1914 a 1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

BITTENCOURT, C. (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

BRAUDEL, F. Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 1978.

PINSKY, C. (org) Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

FUNARI, P. P. A. Grécia e Roma: Vida pública e vida privada. Cultura, pensamento e mitologia. Amor e sexualidade. São Paulo: Contexto, 2004 (Repensando a História).

PINSKY, J. As primeiras civilizações. São Paulo: Contexto, 2002.

VEIGA, L. M. A Reforma Protestante. São Paulo: Ática, 1992 (Coleção: O Cotidiano da História).

AMADO, J. Magia das especiarias, a busca de especiarias e a expansão marítima. São Paulo: Atual, 2001.

KARNAL, L. A conquista do México. São Paulo: FTD, 1996.

FALCON, F. J. C. Iluminismo. Série Princípios. São Paulo: Ática, 1994.

KARNAL, L. Estados Unidos - A formação da Nação. Coleção Repensando a História. São Paulo: Contexto, 2001.

LAS CASAS, B. O paraíso destruído. Coleção Descobertas. Porto Alegre: L&PM, 2001.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - (PEB II - 6ª AO 9ª ANO) INGLÊS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Language as a communication.

- Language system: phonology, syntax and morphology.

- Teacher development and teaching practice: objectives in teaching English as a foreign language.

- Methods approaches, techniques and resources.

- The four skills: reading, speaking, listening and writing.

- Evaluating, selecting and producing materiais.

- Texts comprehension.

- A metodologia da lingua estrangeira.

- Proposta curricular de língua estrangeira moderna.

- O ensino de língua para a comunicação e as dimensões comunicativas no ensino de inglês.

- Construção de leitura e escrita da língua estrangeira.

- A linguagem oral do ensino de inglês.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

ALEXANDER, L. G. Longman advanced Grammar. Burnt Mill, Harlow, Essex: Longman, 1993.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993.

BRASIL: Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - Língua Estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.

KERN, R. Literacy and language teaching. Oxford: Oxford University Press, 2000. OXFORD, R. Language Learning strategies: what every teacher should know. Newbury House, 1990.

SÃO PAULO (Estado). Currículo de Língua Estrangeira Moderna - Inglês 19 grau. São Paulo: SEE/Cenp, 1988.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - (PEB II - 6º AO 9º ANO) MATEMÁTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Função de 1° grau

- Função de 2° grau

- Função Exponencial

- Função Logarítmica

- Progressão Aritmética

- Progressão Geométrica

- Sistemas Lineares

- Matrizes

- Determinantes

- Probabilidades

- Noções básicas de Estatística

- Matemática Financeira

- Geometria Analítica

- Números Complexos

- Polinômios

- Equações Polinomiais

- Geometria Espacial

- Geometria Plana

- O Ensino da Matemática no Ensino Fundamental

- As atuais Propostas Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio

- Objetivo do Ensino de Matemática

- Uso de recursos no processo de ensino-aprendizagem de matemática (livros, calculadora, vídeo, computador, jornal, revistas, jogos, outros materiais)

- Alguns caminhos para fazer matemática na sala de aula

- Jogos e Resolução de Problemas

- História da Matemática

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

BOYER, C. B. História da matemática. 3.ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2010.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. 4.ed. São Paulo: IME-USP, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:

Matemática da 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática do Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.

BUSSAB, W.; MORETIN, P. Estatística básica. São Paulo: Saraiva, 2002.

D'AMBRÓSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação matemática. Campinas: UNICAMP, 1986.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas. São Paulo: Ática, 1989.

IEZZI, G e outros. Coleção Fundamentos de matemática elementar. São Paulo: Atual Editora, 1997. Volumes: 1, 2, 4, 5, 6, 7, 9 e 10.

IFRAH, G. Os números: a história de uma grande invenção. São Paulo: Globo, 2005.

KRULIK, S.; REYS, R. E. A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual Editora, 2003.

MACHADO, A. S. Coleção Matemática - Temas e Metas. São Paulo: Atual Editora, 1996. Volumes: 1, 2, 3, 4 e 5.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - (PEB II - 6ª AO 9ª ANO) PORTUGUÊS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Aprendizagem da Língua Portuguesa:

- Aprendizagem da gramática normativa;

- Estrutura, uso e funções da língua materna;

- Linguagem e texto: Uso, funções e análise;

- Língua oral e língua escrita;

- Variantes linguísticas: dialetos e registros;

- Norma padrão;

- Gêneros e tipos textuais;

- Estilo, coerência e coesão;

- Argumentação;

- Intertextualidade;

- Norma lingüística e o texto;

- Leitura e processos de escrita.

Literatura:

- História literária;

- Teoria da literatura;

- A literatura infanto-juvenil na escola.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

CHIAPPINI, L.; NAGAMINE, H.; MICHELETTI, G. (coord). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.

SÃO PAULO (Estado). Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa ( Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio). São Paulo: SEE, 2008. Disponível em: www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_LP_COMP_red_md_2003.pdf

AGLETON, T. Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BOSI. A. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: CULTRIX, 1983.

BRASIL, Ministério da Educação. Parãmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998

CHIAPPINI, L.; CITELLI, A. (coord). Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1997.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto - Leitura e redação. 16.ed. São Paulo: Ática, 2003.

FRANCHI, E. E as crianças eram difíceis - A redação na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

ILARI, R.; GERALDI, J. W. Semântica. São Paulo: Ática, 1985.

KHEDE, S. S. (org). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis: Vozes, 1983.

KLEIMAN, A. Texto e leitor - aspectos cognitivos da leitura. Campinas, São Paulo: Pontes, 2005.

KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1987.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.

KOCH, I. G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1997.

KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2008

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2007.

MOISÉS, M. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Cultrix, 1995.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas/São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - (PEB II - 6º AO 9º ANO) GEOGRAFIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Paisagem- ritmo e ciclos da natureza.

- Escalas da Geografia- mundo, lugar.

- Representações geográficas e linguagem dos mapas.

- Os ciclos da natureza e a sociedade: água, clima, relevo, vida humana.

- As atividades econômicas e o espaço geográfico: indústria, agronegócio, consumo.

- Território brasileiro: formação territorial; organização política e administrativa.

- Regionalização do território brasileiro.

- Domínios morfoclimáticos do Brasil.

- Brasil: população e economia.

- Globalização: espaço industrial e o encurtamento das distâncias.

- Produção e consumo de energia: fontes, formas, matrizes energéticas e perspectivas energéticas.

- A biodiversidade brasileira fauna e flora.

- Poluição atmosférica e o efeito estufa.

- Globalização e regionalização.

- Os blocos econômicos supranacionais.

- Geografia das populações: demografia; migrações internacionais.

- Mundo árabe e mundo islâmico.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

CORRÊA, R. L. Região e organização do espaço. São Paulo: Ática,1987.

COUTO, M. Pensatempos. Lisboa. Editoria Caminho, 2004.

GIDDENS, A. Mundo em descontrole. Rio de Janeiro: Record, 2000.

HAESBAERT, R. O mito da (dês) territorialização. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2004.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1996.

JOLY, F. A cartografia. São Paulo: Papirus, 1997.

LACOSTE, Y. A Geografia - Isso serve em primeiro lugar para fazer guerra. Campinas: Papirus, 1993.

MAGNOLI, D. Globalização: Estado Nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2004.

MARTIN, A. R. Geopolítica e poder mundial. São Paulo: SEESO/USP/CENP, 2004.

MORAES, A. C. R. Geografia - Pequena história crítica. 19.ed. São Paulo: Annablume, 2003.

PEREIRA, D. Paisagens, lugares e espaços: a geografia no ensino básico. Boletim Paulista de Geografia, n. 79, São Paulo, 2003.

SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.

SÃO PAULO (Estado). Proposta Curricular para o ensino de Geografia. Ensino Fundamental. São Paulo: SEE, 2008.

SODRE, N. W. Introdução à geografia. Rio de Janeiro: Vozes,1985.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - (PEB II -1° AO 9º ANO) MÚSICA

Pedagogia Musical - DALCROSE E KODALY

Reflexões e Pensamentos dos rumos da música atual.

Produção Musical no século XX e XXI: Processos e Perspectivas Composicionais.

Acústica musical e organologia: Elementos de som: Timbre, Altura, Duração e Intensidade; série harmônica; classificação dos instrumentos musicais.

Teoria da música: compasso: definição, classificação; regras de grafia; articulação e sinais de repetição; intervalos, elementos de harmonia, escalas - modos eclesiásticos; tonalidade; omamentos, graus tonais e modais; acordes de 3, 4 e 5 sons; cadências; funções tonais e modais; sistema anglo-americano de representação gráfica utilizado na música popular (cifras).

História da Música Universal, História da Música Brasileira Popular e Erudita.

Músicas popular e folclórica: correntes da produção musical popular brasileira; cultura popular e contextos sócioantropológicos que a geraram.

Os programas de provas dos empregos deste edital, tomam como base o referencial educacional atualizado a partir dos Parãmetros Curriculares Nacionais e as disciplinas específicas de cada volume. Desta forma, aborda os conhecimentos sobre os fundamentos de cada ares de conhecimento, seu objeto de estudo, suas dimensões e implicações relativas à aplicação didática e metodológica no desenvolvimento de seu trabalho, considerando os princípios da educação e as especificidades do ensino aprendizagem em relação ao currículo da área de atuação.

Constam do anexo II, o programa de prova deste edital, sugestão bibliográfica para cada disciplina, no entanto, trata-se apenas de sugestão, o candidato poderá valer-se de outras obras que tratam dos assuntos em pauta, considerando-se em especial as obras básicas utilizadas nos cursos de graduação e livros didáticos

ANEXO III

REQUERIMENTO DE ENTREGA DE TÍTULOS

Nome do Candidato: _____________________________________________________________________

Emprego:______________________________________________________________________________

RELAÇÃO DOS TÍTULOS ENTREGUES

Títulos

Quantidade

Especialização Lato Sensu com carga horária mínima de 360 horas, que tenha relação direta com a área específica.

 

Diploma de Mestre em área específica, com reconhecimento CAPES.

 

Diploma de Doutor na área específica, com reconhecimento CAPES.

 

Obs. Preencher a quantidade de títulos em letra legível ou digitar nos campos destinados, entregar este formulário em 02 (duas) vias, conforme previsto no edital.

Encaminho anexo à este, a quantidade de documentos relacionada acima, para conferência e avaliação referente ao Processo Seletivo 01/2012 da Prefeitura Municipal de Queluz/SP. Li e concordo com todos os itens do edital de completo, que regem este Processo Seletivo, em especial ao item 9 que estipula as condições de avaliação e atribuição de pontos aos certificados/diplomas por mim apresentados.

Data: _____/abril de 2012.

_____________________________________________
Assinatura do candidato

______________________________________________
Assinatura do responsável pelo recebimento

ANEXO IV

REQUERIMENTO PARA RECURSO

NOME DO CANDIDATO: _________________________________________________________________

CPF N°________________________________ Nº INSCRIÇÃO __________________________________

ENDEREÇO: ____________________________________________________________________________

EMPREGO: _____________________________________________________________________________

TIPO DE RECURSO - Assinale o tipo de Recurso

()

Contra Indeferimento de Inscrição

Ref. Prova Objetiva

()

Contra Gabarito da Prova Objetiva

N° da questão:

()

Contra Resultado Prova

Gabarito Oficial:

 

 

Resposta Candidato:

Justificativa do candidato - Razões do Recurso

________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
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________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________

Obs: Preencher em letra de forma ou digitar e entregar este formulário em 02 (duas) vias, uma via será devolvida como protocolo.

Data: _____ /____ /2012

___________________________________
Assinatura do candidato