Prefeitura de Pimenta Bueno - RO

Notícia:   Prefeitura de Pimenta Bueno - RO abre 403 vagas de até R$ 1.933,34

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIMENTA BUENO

ESTADO DE RONDÔNIA

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2008

A Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno-RO, faz saber a todos que fará realizar CONCURSO PÚBLICO para provimento de cargos efetivos, sendo regido de acordo com as instruções abaixo descritas:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Concurso Público, objeto deste Edital, constará de:

a) Provas objetivas de múltipla escolha (eliminatória) para todos os cargos regidos pelas Leis Municipais 1.380/07, 1.385/07 e 1.386/07;

b) Provas de Títulos (classificatória) para os cargos do magistério, regidos pela Lei Municipal n.º 1.380/07;

1.2 O Concurso Público atenderá a legislação em vigor e será realizado pela Vetor - Instituto de Pesquisa, Assessoria e Estudos Sociais, com a supervisão e acompanhamento da Comissão de Concurso, observadas as normas do presente edital.

1.3 As informações referentes aos cargos, atribuições, vagas, pré-requisitos para investidura, salários bases originais, jornada de trabalho, setores e locais para vinculação das inscrições (conforme o cargo), valores de inscrição, tipos de prova e respectiva pontuação em razão do cargo e demais dados constam do Anexo I ao Anexo VIII deste Edital.

1.4 O regime jurídico dos servidores municipais da Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno é o previsto pela Consolidação das Leis do Trabalho.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2.2 As inscrições ficarão abertas no período de 07/01/2008 a 11/01/2008 e de 14/01/2008 a 18/01/2008 no horário das 07h30 as 12h00 e das 14h00 as 18h00, na sede da Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno-RO, sita à Av. Castelo Branco, nº 1046, Bairro Pioneiros, Pimenta Bueno-RO.

2.3 São condições para a inscrição:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) estar em situação regular com a Justiça Eleitoral;

c) estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino.

2.4. Para inscrever-se, o candidato deverá, no período das inscrições:

a) Apresentar cópia autenticada de qualquer documento oficial de identidade, tal como Cédula de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou outros documentos oficiais de identificação que contenham foto, nome e filiação;

b) Apresentar cópia autenticada do título de eleitor e o comprovante de votação do último pleito eleitoral;

c) Apresentar cópia autenticada do Certificado de Reservista, quando do sexo masculino;

d) Preencher o formulário de inscrição fornecido no local de inscrição;

e) Efetuar o pagamento do valor de inscrição correspondente ao cargo pretendido, a ser creditado em favor da Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno-RO, conta-corrente n.º12.483-4, agência 1181-9, Banco do Brasil, não sendo aceito depósito em caixas de auto-atendimento, transferência eletrônica ou qualquer outro meio que não evidencie a autenticação mecânica bancária;

2.4.1. O pagamento do valor de inscrição feito em desacordo com o disposto na alínea "e" ensejará a impossibilidade da conclusão da inscrição, não sendo devolvido o valor creditado, salvo na hipótese de não ocorrência do Concurso Público.

2.4.2. O candidato deverá indicar no formulário de inscrição, o cargo pretendido, o setor e o local para o qual concorrerá, quando for o caso, não sendo permitida alteração posterior;

2.4.3.O candidato portador de deficiência deverá anexar ao requerimento de inscrição, laudo médico especificando a deficiência, o respectivo grau e o C.I.D. (classificação internacional de doenças), não sendo considerado como deficiente apenas o fato de assinalar tal opção no formulário de inscrição.

2.4.4.Será permitida a inscrição por procuração mediante entrega do respectivo mandato, acompanhado de cópia de documento de identidade do procurador e dos documentos para inscrições dos mandatários previsto neste edital.

2.4.4.1. Em caso de inscrição por procuração, o procurador deverá apresentar uma procuração para cada candidato, ficando estas retidas.

2.4.4.2. O candidato inscrito por procuração, assume total responsabilidade pelas informações fornecidas por seu procurador no formulário de inscrição, arcando com as conseqüências de eventuais erros e declarações no preenchimento do referido documento.

2.5. As inscrições serão homologadas em 18/01/2008.

3. DAS PROVAS

3.1 PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA PARA TODOS OS CARGOS

3.1.1 As provas objetivas terão duração de 04 (quatro) horas e serão objetivas, delas constando 40 (quarenta) questões totais, cada qual valendo dois pontos e meio, sob a forma de escolha múltipla com 04 (quatro) alternativas de respostas, sendo válida apenas uma resposta por questão.

3.1.2 As provas serão elaboradas com base nos programas constante do Anexo VIII.

3.1.3 As respostas deverão ser devidamente identificadas na folha de respostas, que, ao término da prova o candidato entregará ao fiscal, devidamente assinado.

3.1.4 O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(s) eventualmente anulada(s), será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos.

3.1.5 Não serão computadas questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

3.1.6 A folha de respostas eventualmente entregue pelo candidato sem qualquer preenchimento (integralmente "em branco"), ensejará sua anulação pelo fiscal competente, que registrará a inscrição "em branco" em toda a sua extensão.

3.1.6.1. Na hipótese prevista no item 3.1.6, o fiscal convocará, no mínimo, duas testemunhas, dentre os candidatos presentes, para informar e apresentar o ocorrido, devendo fazer lavrar termo circunstanciado, sendo por ele e pelas testemunhas assinado.

3.1.7 As provas objetivas serão aplicadas:

a) Data: 10/02/2008

b) Horário do turno da manhã: das 08h00 às 12h00 (horário local)

Horário do turno da tarde: das 14h00 às 18h00 (horário local)

3.1.7.1 Somente haverá aplicação de provas no turno da tarde quando o quantitativo de inscritos não puder ser absorvido pela estrutura física existente e disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno-RO.

3.1.8 Somente será admitido à sala de provas o candidato que apresentar documento original e oficial de identificação com fotografia.

3.1.9 O candidato deverá comparecer ao local designado, 30 (trinta) minutos antes do início das provas, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta (cores aptas para a leitura ótica da folha de respostas).

3.1.10 Não será admitido na sala de provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido.

3.1.11 Durante a realização das provas não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de máquina calculadora ou de qualquer aparelho eletrônico para a solução das questões das provas.

3.1.12 O Gabarito Oficial será publicado no primeiro dia útil após a aplicação das provas objetivas e a Comissão de Concurso deverá publicá-lo na sede da Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno-RO, devendo também a empresa executora do concurso disponibilizá-lo no site www.vetorinstituto.org.br.

3.1.13 Na realização da prova objetiva será entregue ao candidato o caderno de provas contendo as questões de prova e uma folha de respostas insubstituível.

3.1.13.1 O caderno de provas poderá ser levado pelo candidato, desde que este permaneça na sala por, no mínimo, duas horas.

3.1.14 Será excluído do Concurso o candidato que:

a) Apresentar-se após o horário estabelecido, ou apresentar-se no horário regular sem a apresentação do documento previsto no item 3.1.8;

b) For surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato, bem como se utilizando de livros, notas, impressos, aparelhos eletrônicos de comunicação ou fazendo uso de qualquer outro meio fraudulento;

c) Se ausentar do local de provas sem o acompanhamento e autorização do fiscal, durante o horário de aplicação de provas;

d) Estiver portando armas, mesmo que possua o respectivo porte;

e) Perturbar de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

f) Não atender à determinação do item 3.1.15 deste edital.

3.1.15 Os candidatos só poderão se ausentar do recinto de provas após uma hora do início de aplicação, sendo que os 03 (três) últimos candidatos deverão se retirar da sala conjuntamente.

3.2 PROVA DE TÍTULOS PARA OS CARGOS DO MAGISTÉRIO

3.2.1 Os títulos serão entregues no período das inscrições, sendo julgados somente os títulos dos candidatos que obtiverem o aproveitamento mínimo nas provas objetivas de múltipla escolha;

3.2.2 A prova de títulos terá caráter classificatório;

3.2.3 Cada título será considerado uma única vez para fim de pontuação;

3.2.4 Todos os títulos deverão ser apresentados em cópias devidamente autenticadas;

3.2.4.1 No ato da entrega dos títulos será fornecido recibo comprobatório da entrega;

3.2.4.2 No ato da entrega dos títulos não caberá ao atendente responsável pelo seu recebimento, proceder qualquer avaliação de sua validade em relação aos títulos previstos no Anexo V deste edital, devendo efetuar seu recebimento através de mera descrição do documento apresentado;

3.2.4.3 Não serão recebidos declarações ou protocolos de documentos referentes aos títulos previstos neste edital.

3.2.5 Todos os documentos apresentados cuja devolução não for solicitada em até 120 (cento e vinte dias) contados da data da homologação do resultado final do Concurso, poderão ser incinerados.

4. DO JULGAMENTO DAS PROVAS

4.1 O candidato será considerado aprovado se obtiver um total de pontos igual ou superior a 60% (sessenta por cento) do total dos pontos distribuídos nas provas objetivas de múltipla escolha.

4.2 A análise dos títulos bem como a correção da prova objetiva será de responsabilidade da empresa Vetor - Instituto de Pesquisa, Assessoria e Estudos Sociais, sendo que a correção da prova objetiva será feita através da leitura ótica da folha de respostas.

5. DA CLASSIFICAÇÃO

5.1 Para todos os cargos, exceto para os cargos do magistério, a nota final do candidato será igual ao total de pontos obtido na prova objetiva de múltipla escolha;

5.1.1 Para os cargos do magistério, a nota final do candidato será igual ao total de pontos obtido na prova objetiva de múltipla escolha somada à pontuação obtida na prova de títulos, quando apresentados.

5.2 Para cada cargo os candidatos serão relacionados em ordem decrescente de pontos em lista de classificação geral;

5.2.1 Quando a inscrição for vinculada a setor e local, a lista de classificação geral será pertinente ao específico setor e local.

5.2.2 Os candidatos reprovados, a despeito de constarem da lista de classificação geral, não poderão ser chamados para tomar posse, mesmo quando da hipótese de insuficiente número de aprovados ou desistência de candidatos aprovados para tomar posse.

5.2.2.1 Para fim do disposto no item 5.2.2, considerar-se-á reprovado o candidato que obtiver aproveitamento inferior ao previsto no item 4.1 deste edital ou o candidato que obtiver 0,0 (zero) ponto em quaisquer provas.

5.3 No caso de igualdade da nota final, terá preferência para melhor classificação, o candidato que tiver maior idade, e, persistindo o empate, o candidato que obtiver a maior nota na prova de português.

5.4 Do decreto de homologação constará do número de inscrição, nome e número de pontos obtidos pelos candidatos aprovados e classificados, o qual será fixado em prédios públicos do município e publicado no Diário Oficial do Estado de Rondônia.

6. DOS RECURSOS

6.1 O candidato poderá interpor recurso em até dois dias consecutivos, devidamente fundamentado, devendo dele constar o cargo, o setor e local (quando for o caso), nome e número de inscrição.

6.1.2 O recurso somente poderá ser contra:

a) questão de prova;

b) alternativa correta da questão indicada pelo Gabarito Oficial;

c) lista de classificação geral.;

d) cancelamento ou indeferimento de inscrição.

6.1.2.1 Contar-se-á o prazo previsto no item 6.1 a partir da aplicação da prova, na hipótese da alínea "a" e da publicação a partir das ocorrências das alíneas "b" a "d".

6.2 O recurso deverá ser dirigido a Comissão do Concurso, em única instância, para conhecimento e decisão em até dois dias consecutivos após seu recebimento.

7. DO PROVIMENTO DOS CARGOS

7.1 O provimento dos cargos obedecerá à ordem de classificação dos candidatos aprovados e classificados até o número de vagas por cargo.

7.2 A Administração Municipal reserva-se ao direito de convocar os candidatos classificados atendendo aos critérios de oportunidade e conveniência administrativas, respeitado o número de vagas estabelecidas neste edital e observada a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000).

7.3 O concurso terá validade de 2 (dois) anos a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por mais 2 (dois) anos a critério do Prefeito Municipal.

8. DA NOMEAÇÃO E POSSE

8.1 O candidato classificado até o número de vagas existentes será convocado para nomeação através de Edital a ser fixado na sede da Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno-RO, observado o item 7.2 do presente edital;

8.2 Serão exigidos dos candidatos classificados e convocados para posse, as cópias autenticadas dos documentos abaixo discriminados:

a) Registro Geral com a comprovação de idade mínima de 18 anos;

b) Quitação com as obrigações eleitorais;

c) C.P.F.,

d) Quitação com as obrigações militares, se do sexo masculino;

e) Comprovação de escolaridade e requisitos específicos exigidos pela Lei e constantes do Anexo VII;

f) Atestado de bons antecedentes criminais expedido pela Justiça Criminal;

g) Atestado médico de sanidade física e mental;

h) 02 (duas) fotos 3x4 recentes;

i) Declaração negativa de acumulação indevida de cargo público;

j) Declaração de bens;

k) Para os nomeados para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, apresentação de comprovante de residência (no setor e local para o qual concorreu) com data anterior a data da publicação do presente edital).

8.3. O candidato convocado nos termos do item 8.1 deverá manifestar-se expressamente no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da data da publicação do Edital de Convocação, sobre a aceitação ou não da nomeação para o cargo respectivo, oportunidade em que poderá optar por escrito, pelo declínio de vaga, passando automaticamente a integrar o último lugar na lista de aprovados na respectiva lista de classificação geral.

8.4. O candidato convocado para nomeação que não aceitá-la e/ou não se pronunciar no prazo acima referido, será considerado desistente, perdendo direito à nomeação. A sua substituição dar-se-á pelo candidato imediatamente subseqüente na lista de classificação para o mesmo cargo.

8.5. A posse para o cargo fica vinculada ao setor/local para o qual o nomeado se inscreveu.

8.5.1. Quando o cargo não admitir inscrição por setor/local, a posse do cargo induz ao seu exercício em lotação a ser definida e gerenciada a qualquer tempo pela Administração Municipal.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 A qualquer tempo, poder-se-á anular inscrição, prova ou nomeação de candidato, desde que verificada a inexatidão das afirmativas ou irregularidades de declarações ou documentos;

9.2 Às pessoas portadoras de deficiências que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no disposto no art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal de 1988, é assegurada a participação no presente Concurso Público, ficando reservado para tanto o percentual de 5% (cinco por cento) do total de vagas do cargo pretendido;

9.2.1 Quando do resultado da incidência do percentual previsto no item anterior, sobre a quantidade de vagas por cargo, se obtiver número decimal, considerar-se-á somente o número inteiro.

9.2.2 Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas Decreto Federal 3.298/99, as quais participarão deste Concurso em igualdade de condições com os demais, no que se refere a conteúdo, avaliação, duração e horário de aplicação das provas;

9.2.2.1 O candidato portador de deficiência poderá, no período de inscrições (através do formulário de inscrição), solicitar condições especiais para, na data de aplicação das provas, prestar o respectivo concurso.

9.2.3 Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas aos candidatos portadores de deficiências serão preenchidas pelos demais classificados, com estreita observância da ordem classificatória do respectivo cargo;

9.2.4 Para os cargos cuja inscrição requisita vinculação a setor e local, a incidência do percentual previsto no item 9.2 dar-se-á sobre o número de vagas respectivo ao setor e local.

9.3 É vedada inscrição neste Concurso Público de quaisquer membros da Comissão de Concurso ou de empregados, prepostos ou assemelhados da empresa Vetor - Instituto de Pesquisa, Assessoria e Estudos Sociais;

9.4 As disposições deste edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, fato que ensejará a respectiva publicação, pelos mesmos meios de publicação deste edital;

9.5 A Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno-RO e a empresa Vetor - Instituto de Pesquisa, Assessoria e Estudos Sociais não se responsabilizam por quaisquer apostilas, publicações didáticas ou cursos referentes ao presente concurso público.

9.6 São partes integrantes do presente edital:

a) ANEXO I - CARGOS DO MAGISTÉRIO E ADMINISTRAÇÃO GERAL

b) ANEXO II - CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO GERAL

c) ANEXO III - CARGOS DA SAÚDE

d) ANEXO IV - CARGO DA SAÚDE (AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE)

e) ANEXO V - QUADRO DE PROVA DE TÍTULOS

f) ANEXO VI - PROVAS OBJETIVAS E RESPECTIVA PONTUAÇÃO

g) ANEXO VII - REQUISITOS PARA INVESTIDURA E DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS FUNÇÕES DOS CARGOS

h) ANEXO VIII - PROGRAMA DE ESTUDO

9.7 Os casos omissos serão resolvidos conjuntamente pela Comissão de Concurso designada por ato próprio e auxiliada pela Vetor - Instituto de Pesquisa, Assessoria e Estudos Sociais.

Gabinete do Prefeito do Município de Pimenta Bueno-RO, em 27/12/2007

AUGUSTO TUNES PLAÇA
PREFEITO MUNICIPAL

ANEXO I

CARGOS DO MAGISTÉRIO E ADMINISTRAÇÃO GERAL

1 - ZONA RURAL

LEGENDA PARA SETOR

SETOR 1

SETOR 2

SETOR 3

SETOR 4

SETOR 5

SETOR 6

SETOR 7

Abaitará

Calcário

Marcos Freire

Dimba

Urucumacuã

Marco Rondon

Canaã

 

CARGOS

VAGAS

RESERVA LEGAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA (5%)

JORNADA SEMANAL DE TRABALHO (h)

SALÁRIO BASE ORIGINAL (R$)

VALOR DE INSCRIÇÃO (R$)

SETOR

SETOR

1

2

3

4

5

6

7

1

2

3

4

5

6

7

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 25 HORAS (PEB I)

01

03

01

03

01

01

01

00

00

00

00

00

00

00

25

437,50

35,00

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 25 HORAS - (Habilitação em Letras/Inglês) (PEB III)

01

00

00

01

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

25

600,00

60,00

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 25 HORAS - (Habilitação em Letras/Português) (PEB III)

01

00

00

00

00

00

01

00

00

00

00

00

00

00

25

600,00

60,00

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 25 HORAS - (Habilitação em Educação Física) (PEB III)

00

00

00

01

00

00

01

00

00

00

00

00

00

00

25

600,00

60,00

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 25 HORAS - (Habilitação em Pedagogia) (PEB III)

01

00

00

01

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

25

600,00

60,00

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 25 HORAS - (Habilitação em Matemática) (PEB III)

00

00

00

00

00

00

01

00

00

00

00

00

00

00

25

600,00

60,00

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 25 HORAS - (Habilitação em História) (PEB III)

00

00

00

00

00

00

01

00

00

00

00

00

00

00

25

600,00

60,00

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - ASG

01

00

00

05

00

00

02

00

00

00

00

00

00

00

40

380,00

25,00

MOTORISTA - CNH "D"

00

00

00

02

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

40

420,29

25,00

AGENTE ADMINISTRATIVO

00

00

00

01

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

40

451,34

35,00

VIGILANTE

00

00

00

02

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

40

380,00

25,00

2 - ZONA URBANA

CARGOS

VAGAS

RESERVA LEGAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA (5%)

JORNADA SEMANAL DE TRABALHO (h)

SALÁRIO BASE ORIGINAL (R$)

VALOR DE INSCRIÇÃO (R$)

PEB I (25 HORAS)

09

00

25

437,50

35,00

PEB I (40 HORAS)

09

00

40

725,00

35,00

PEB III (20 HORAS)

02

00

20

479,91

60,00

PEB III (25 HORAS)

18

00

25

600,00

60,00

PEB III (Habilitação em Orientação Eduacacional) (40 HORAS)

06

00

40

959,83

60,00

ANEXO II

CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO GERAL

CARGOS

VAGAS

RESERVA LEGAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA (5%)

JORNADA SEMANAL DE TRABALHO (h)

SALÁRIO BASE ORIGINAL (R$)

VALOR DE INSCRIÇÃO (R$)

AUXILIAR DE CRECHE

25

01

30

380,00

35,00

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

38

02

40

380,00

25,00

VIGILANTE

25

01

40

380,00

25,00

MECÂNICO

02

00

40

391,37

25,00

AUXILIAR DE FARMÁCIA

03

00

40

420,29

25,00

MOTORISTA - CNH "D"

09

00

40

420,29

25,00

OPERADOR DE PATROL

02

00

40

420,29

25,00

OPERADOR DE TRATOR DE ESTEIRA

02

00

40

420,29

25,00

AGENTE ADMINISTRATIVO

41

02

40

451,34

35,00

FISCAL DE OBRAS E POSTURAS

05

00

40

451,34

35,00

FISCAL TRIBUTÁRIO

05

00

40

484,69

35,00

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

06

00

40

484,69

35,00

ASSESSOR JURÍDICO

03

00

40

966,67

60,00

AUDITOR 1

02

00

40

966,67

60,00

AUDITOR 2

01

00

40

966,67

60,00

AUDITOR TRIBUTÁRIO

03

00

40

966,67

60,00

CONTADOR

02

00

40

966,67

60,00

JORNALISTA

01

00

40

966,67

60,00

ANEXO III

CARGOS DA SAÚDE

(EXCETO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE - ANEXO IV)

CARGOS

VAGAS

RESERVA LEGAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA (5%)

JORNADA SEMANAL DE TRABALHO (h)

SALÁRIO BASE ORIGINAL (R$)

VALOR DE INSCRIÇÃO (R$)

AGENTE DE COMBATE AS ENDEMIAS

10

00

40

420,29

25,00

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

12

00

30

420,29

25,00

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

03

00

40

420,29

25,00

AUXILIAR DE ODONTOLOGIA

03

00

40

420,29

25,00

AUXILIAR DE VETERINÁRIO

03

00

40

420,29

25,00

FISCAL SANITÁRIO

05

00

40

451,34

35,00

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

15

00

30

484,69

35,00

TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL

02

00

40

484,69

35,00

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

03

00

40

484,69

35,00

TÉCNICO EM RADIOLOGIA

03

00

24

484,69

35,00

ASSISTENTE SOCIAL

01

00

40

966,67

60,00

ENFERMEIRO

15

00

30

966,67

60,00

FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO

05

00

40

966,67

60,00

FISIOTERAPEUTA

03

00

40

966,67

60,00

FONOAUDIÓLOGO

02

00

40

966,67

60,00

NUTRICIONISTA

02

00

40

966,67

60,00

MÉDICO VETERINÁRIO

01

00

40

966,67

60,00

PSICÓLOGO

02

00

40

966,67

60,00

MÉDICO CIRURGIÃO - 40 HORAS

01

00

40

1.933,34

60,00

MÉDICO ANESTESISTA - 40 HORAS

02

00

40

1.933,34

60,00

MÉDICO GINECOLOGISTA-OBSTETRA - 40 HORAS

06

00

40

1.933,34

60,00

MÉDICO PEDIATRA - 40 HORAS

05

00

40

1.933,34

60,00

MÉDICO ORTOPEDISTA - 40 HORAS

02

00

40

1.933,34

60,00

MÉDICO NEUROLOGISTA - 40 HORAS

01

00

40

1.933,34

60,00

MÉDICO CARDIOLOGISTA - 40 HORAS

01

00

40

1.933,34

60,00

MÉDICO CLÍNICO GERAL - 40 HORAS

12

00

40

1.933,34

60,00

ANEXO IV

CARGO DA SAÚDE

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

JORNADA SEMANAL DE TRABALHO (h)

SALÁRIO BASE ORIGINAL (R$)

VALOR DE INSCRIÇÃO (R$)

40

380,00

25,00

1 - ÁREA RURAL

LEGENDA PARA SETOR

SETOR 1

SETOR 4

SETOR 6

SETOR 7.1

SETOR 8

SETOR 9

SETOR 10

Abaitará

Dimba

Marco Rondon

Aeroporto

Tatu

Araçá

Pirajuí

SETOR 11

SETOR 12

 

BR 364 (entrada Linha 50) Km 155

Roosevelt

 

 

LEGENDA PARA LOCAL

LOCAL A

LOCAL B

LOCAL C

LOCAL D

LOCAL E

LOCAL F

LOCAL G

Kapa 44 e 48

Linha 25

Linha 21

Linha 17

Casulo

Kapa 24

Linha 40

LOCAL H

LOCAL I

LOCAL J

LOCAL K

 

Linha 50

Caladinho

Linha 108

Linha 112

 

 

SETOR

VAGAS

RESERVA LEGAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA (5%)

LOCAL

LOCAL

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

1

00

01

01

01

01

01

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

4

00

00

00

00

00

00

00

02

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

6

01

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

7.1

01

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

8

01

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

9

00

00

00

00

00

00

01

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

10

01

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

11

01

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

12

00

00

00

00

00

00

00

00

01

01

01

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

2 - ÁREA URBANA

LEGENDA PARA SETOR

SETOR 13

SETOR 14

SETOR 15

SETOR 16

SETOR 17

SETOR 18

SETOR 19

Jardim das Oliveiras

Jardim Alvorada

Apediá

CTG

Setor Industrial

Vila Nova

Nova Pimenta

SETOR 20

SETOR 21

 

BNH I

BNH II

 

 

VAGAS

RESERVA LEGAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA (5%)

SETOR

SETOR

13

14

15

16

17

18

19

20

21

13

14

15

16

17

18

19

20

21

02

02

02

01

01

01

02

01

01

00

00

00

00

00

00

00

00

00

ANEXO V

QUADRO DE PROVA DE TÍTULOS

CARGO: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA I - PEB I

TÍTULO

NÚMERO MÁXIMO

PONTOS UNITÁRIOS

VALOR MÁXIMO P/ O CONJUNTO

Cursos, Seminários, Congressos, e/ou outros aperfeiçoamentos, na Área de Educação, com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, por título.

05

0,2

1,0

Graduação relacionada com a área de magistério

01

1,0

1,0

Especialização em área relacionada com a área específica e carga horária mínima de 360 horas .

02

1,0

2,0

Mestrado relacionado com a área específica

01

3,0

3,0

Doutorado relacionado com a área específica

01

4,0

4,0

TOTAL MAXIMO DE PONTOS

11,0

CARGO: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA III - PEB III

TÍTULO

NÚMERO MÁXIMO

PONTOS UNITÁRIOS

VALOR MÁXIMO P/ CONJUNTO

Cursos, Seminários, Congressos, e/ou outros aperfeiçoamentos, na Área de Educação, com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, por título.

05

0,2

1,0

Especialização em área relacionada com a área específica e carga horária mínima de 360 horas.

02

1,0

2,0

Mestrado relacionado com a área específica

01

3,0

3,0

Doutorado relacionado com a área específica

01

4,0

4,0

TOTAL MAXIMO DE PONTOS

10,0

ANEXO VI

PROVAS OBJETIVAS E PRÁTICAS

E RESPECTIVA PONTUAÇÃO

CARGOS DO MAGISTÉRIO

CARGOS

TIPOS DE PROVA

N.º DE QUESTÕES

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 25 HORAS - 40 HORAS (PEB I)

Português

10

Matemática

05

Específica

25

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 25 HORAS - (Habilitação em Letras/Inglês) (PEB III)

Português

10

Matemática

05

Didática e Legislação

10

Específica

15

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 25 HORAS - (Habilitação em Letras/Português) (PEB III)

Matemática

05

Didática e Legislação

10

Específica

25

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 20 HORAS - 25 HORAS - 40 HORAS (Habilitação em Educação Física) (PEB III)

Português

10

Matemática

05

Didática e Legislação

10

Específica

15

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 25 HORAS - (Pedagogo com habilitação em séries iniciais e/ou Normal Superior) (PEB III)

Português

15

Específica

25

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 25 HORAS - (Habilitação em Matemática) (PEB III)

Português

05

Didática e Legislação

10

Específica

25

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 25 HORAS - (Habilitação em História) (PEB III)

Português

10

Matemática

05

Didática e Legislação

10

Específica

15

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 40 HORAS - (Habilitação em Orientação Educacional) (PEB III)

Português

05

Didática e Legislação

10

Específica

25

 

CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO GERAL

CARGOS

TIPOS DE PROVA

N.º DE QUESTÕES

AUXILIAR DE CHECHE

Português

15

Matemática

15

Conhecimento Geral

10

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Português

15

Matemática

15

Conhecimento Geral

10

VIGILANTE

Português

15

Matemática

15

Conhecimento Geral

10

MECÂNICO

Português

15

Matemática

15

Conhecimento Geral

10

AUXILIAR DE FARMÁCIA

Português

10

Matemática

10

Conhecimento Geral

10

Conhecimento de Informática

10

MOTORISTA - CNH "D"

Português

15

Matemática

15

Específica

10

OPERADOR DE PATROL

Português

15

Matemática

15

Conhecimento Geral

10

OPERADOS DE TRATOR DE ESTEIRA

Português

15

Matemática

15

Conhecimento Geral

10

AGENTE ADMINISTRATIVO

Português

10

Matemática

10

Conhecimento Geral

10

Conhecimento de Informática

10

FISCAL DE OBRAS E POSTURAS

Português

05

Matemática

05

Conhecimento de Informática

10

Específica

20

FISCAL TRIBUTÁRIO

Português

05

Matemática

05

Conhecimento de Informática

10

Específica

20

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Português

05

Conhecimento de Informática

10

Específica

25

ASSESSOR JURÍDICO

Português

05

Específica

35

AUDITOR 1

Português

05

Específica

35

AUDITOR 2

Português

05

Específica

35

AUDITOR TRIBUTÁRIO

Português

05

Específica

35

CONTADOR

Português

05

Específica

35

JORNALISTA

Português

05

Específica

35

 

CARGOS DA SAÚDE

CARGOS

TIPOS DE PROVA

N.º DE QUESTÕES

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Português

10

Matemática

05

Conhecimento Geral

05

Específica

20

AGENTE DE COMBATE AS ENDEMIAS

Português

10

Matemática

05

Conhecimento Geral

05

Específica

20

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Português

10

Matemática

05

Conhecimento Geral

05

Específica

20

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

Português

10

Matemática

05

Conhecimento Geral

05

Específica

20

AUXILIAR DE ODONTOLOGIA

Português

10

Matemática

05

Conhecimento Geral

05

Específica

20

AUXILIAR DE VETERINÁRIO

Português

10

Matemática

05

Conhecimento Geral

05

Específica

20

FISCAL SANITÁRIO

Português

10

Matemática

05

Conhecimento Geral

05

Específica

20

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Português

10

Matemática

05

Conhecimento Geral

05

Específica

20

TÉCNICO EM HIGIENTE DENTAL

Português

10

Matemática

05

Conhecimento Geral

05

Específica

20

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

Português

10

Matemática

05

Conhecimento Geral

05

Específica

20

TÉCNICO DE RADIOLOGIA

Português

10

Matemática

05

Conhecimento Geral

05

Específica

20

ASSISTENTE SOCIAL

Português

10

Específica

30

ENFERMEIRO

Português

10

Específica

30

FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO

Português

10

Específica

30

FISIOTERAPEUTA

Português

10

Específica

30

FONOAUDIÓLOGO

Português

10

Específica

30

NUTRICIONISTA

Português

10

Específica

30

MÉDICO VETERINÁRIO

Português

10

Específica

30

PSICÓLOGO

Português

10

Específica

30

Médico - 40 Horas

Português

05

Conhecimento de Graduação Geral

20

Específica

15

ANEXO VII

REQUISITOS PARA INVESTIDURA E DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS FUNÇÕES DOS CARGOS

1 - CARGOS DO MAGISTÉRIO

CARGO

FUNÇÃO

REQUISITOS PARA INVESTIDURA

PEB I (25 e 40 horas)

Ministram aulas (comunicação e expressão, integração social, matemáti- ca e iniciação às ciências) nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Preparam aulas; efetuam registros burocráticos e pedagógicos; participam na elaboração do projeto pedagógico; planejam o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuam em reuniões administrativas e pedagógicas; organizam eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas e demais atividades congêneres. (Ensino Infantil e de 1.ª a 4.ª Série do Ensino Fundamental)

Formação em nível médio, na modalidade Normal - Magistério

(PEB III) Pedagogo com habilitação em séries iniciais e/ou Normal Superior, Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional e licenciatura plena em áreas específicas (20, 25 e 40 horas)

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares; avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados; registram práticas escolares de caráter pedagógico; desenvolvem atividades de estudo; participam das atividades educacionais e comunitárias da escola e demais atividades congêneres.

Formação em Pedagogia e/ou Normal Superior e Licenciatura Plena nas Áreas Específicas.

2 - CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO GERAL

CARGO

FUNÇÃO

REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA

AGENTE ADMINISTRATIVO

Os titulares do cargo efetuam trabalhos de escrituração, digitação, arquivamento, organização de documentos, protocolo, entrada e saída de expedientes diversos, bem como executa serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças e logística; atendem ao público, pessoalmente ou por telefone, fornecendo e recebendo informações, Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais e, nacionais; auxiliam o público, fornecendo informações e prestando serviços gerais.

NÍVEL MÉDIO

ASSESSOR JURÍDICO

Os titulares do cargo postulam em juízo, propondo ou contestando ações, solicitando providências junto ao magistrado ou ministério público, avaliando provas documentais e orais, realizando audiências trabalhistas, penais e cíveis, e extrajudicialmente, mediando questões, contribuindo na elaboração de projetos de lei, analisando legislação para atualização e implementação, elaboração de contratos, zelam pelos interesses da Administração na manutenção e integridade dos seus bens, facilitando negócios, bem como atuando em sede administrativa em tribunais de contas, além de acompanhar e emitir pareceres sobre processos administrativos.

NÍVEL SUPERIOR COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

AUDITOR TRIBUTÁRIO

Os titulares do cargo constituem, mediante lançamento, o crédito tributário dos tributos e contribuições; elaboram e proferem decisões em processo administrativo-fiscal, ou delas participam, bem como em processos de consulta, restituição ou compensação de tributos e contribuições e de reconhecimento de benefícios fiscais; executam procedimentos de fiscalização; examinam a contabilidade de sociedades empresarias, empresários, órgãos, entidades, fundos e de contribuintes em geral; auditam a rede arrecadadora quanto ao recebimento e repasse dos tributos e contribuições administrados pela Receita Municipal; e supervisionam as atividades de orientação ao contribuinte.

NÍVEL SUPERIOR CONTABILIDADE

OU ECONOMIA COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

AUXILIAR DE FARMÁCIA

Os titulares do cargo efetuam trabalhos de escrituração, digitação, arquivamento, organização de documentos, protocolo, entrada e saída de expedientes diversos e produtos, bem como executa serviços de apoio nas área de logística; atendem ao público, pessoalmente ou por telefone, fornecendo e recebendo informações e demais atividades similares.

NÍVEL FUNDAMENTAL

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Os titulares do cargo efetuam trabalhos de limpeza e higienização de dependências administrativas, sanitárias e de promoção e atendimento à saúde pública, compreendendo lavação de móveis, pisos, paredes, grades, cercas, estruturas diversas, tetos, calhas, telhados e assimilados; varrição e recolhimento de lixo, exceto lixo doméstico, de ruas, praças e logradouros públicos; serviços zeladoria e conservação, pequenos reparos hidráulicos, serviços de copa e cozinha, incluindo a preparação de refeições, transporte de documentos e bens móveis de pequeno porte entre unidades administrativas e para o comércio, quando para atendimento ao interesse da Administração, auxilio às atividades acessórias pertinentes ao cargo de Agente Administrativo e demais serviços congêneres.

ALFABETIZADO

CONTADOR

Os titulares do cargo administram os tributos do Município; registram atos e fatos contábeis; controlam o ativo permanente; gerenciam custos; elaboram demonstrações contábeis; prestam informações gerenciais; realizam auditoria interna e atendem solicitações de órgãos fiscalizadores, tudo conforme e nos limites legais.

NÍVEL SUPERIOR COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

FISCAL DE OBRAS POSTURAS

Os titulares do cargo orientam e fiscalizam as atividades de obras e posturas municipais conforme legislação vigente.

NÍVEL MÉDIO

FISCAL TRIBUTÁRIO

Os titulares do cargo executam procedimentos de fiscalização; examinam a contabilidade de sociedades empresarias, empresários, órgãos, entidades, fundos e de contribuintes em geral e atividades similares.

TÉCNICO DE

NÍVEL MÉDIO EM CONTABILIDADE

MECÂNICO

Os titulares do cargo realizam manutenções preventiva e corretiva em máquinas e equipamentos pesados, bem como em caminhões, veículos de leves, motocicletas, ônibus e assemelhados

4.ª SÉRIE DO NÍVEL FUNDAMENTAL

MOTORISTA - CNH "D"

Os titulares do cargo efetuam serviços de condução de veiculo automotor requerente de habilitação de categoria "D", bem como serviços de carregamento e descarregamento de cargas no veículo utilizado e serviços de natureza administrativa, tais como expedientes bancários, comerciais, e em instituições públicas e privadas, de entrega, protocolo, recolhimento e recepção de documentos e bens e similares.

4.ª SÉRIE DO NÍVEL FUNDAMENTAL

OPERADOR DE PATROL

Os titulares do cargo planejam o trabalho, realizam manutenção básica de máquinas pesadas e as operam. Removem solo e material orgânico; drenam solos e executam construção de aterros. Realizam acabamento em pavimentos e cravam estacas.

4.ª SÉRIE DO NÍVEL FUNDAMENTAL

OPERADOR DE TRATOR ESTEIRA

Os titulares do cargo planejam o trabalho, realizam manutenção básica de máquinas pesadas e as operam. Removem solo e material orgânico; drenam solos e executam construção de aterros. Realizam acabamento em pavimentos e cravam estacas.

4.ª SÉRIE DO NÍVEL FUNDAMENTAL

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Os titulares do cargo administram os tributos do Município; registram atos e fatos contábeis; controlam o ativo permanente; gerenciam custos; elaboram demonstrações contábeis; prestam informações gerenciais; realizam auditoria interna e atendem solicitações de órgãos fiscalizadores, tudo conforme e nos limites legais.

TÉCNICO DE

NÍVEL MÉDIO COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

VIGILANTE

Os titulares do cargo vigiam dependências e áreas públicas com a finalidade de prevenir, controlar delitos; zelam pela segurança das pessoas, do patrimônio e pelo cumprimento das leis e regulamentos; recepcionam e controlam a movimentação de pessoas em áreas de acesso livre e restrito; fiscalizam pessoas, cargas e patrimônio; escoltam pessoas e mercadorias. Controlam objetos e cargas.

ALFABETIZADO

AUXILIAR DE CRECHE

Os titulares do cargo efetuam trabalhos de atenção aos alunos na faixa de zero a seis anos auxiliando na construção do conhecimento em auxílio ao professor, auxiliam na preparação de material pedagógico; efetuam a limpeza e higienização dos alunos, proporcionando-lhes banho, lavação e assemelhados.

NÍVEL MÉDIO

(SEXO FEMININO)

JORNALISTA

Os titulares do cargo efetuam trabalhos de redação, registros através de imagens e de sons, interpretação e organização de informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos. Fazem seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público, e assemelhados.

NÍVEL SUPERIOR COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

AUDITOR 1

Os titulares do cargo efetuam trabalhos para resguardar o interesse público e a probidade na aplicação do dinheiro público, adotando procedimentos técnicos de auditoria para seu exame, buscando sua adequação, eficiência, eficácia, legalidade, legitimidade e exatidão das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais dos organismos administrativos das Administrações Direta e Indireta Municipais, emitindo pareceres de sua competência técnica e legal.

NÍVEL SUPERIOR CONTABILIDADE, ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO OU DIREITO COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

AUDITOR 2

Os titulares do cargo efetuam trabalhos para resguardar o interesse público e a probidade na aplicação do dinheiro público, adotando procedimentos técnicos de auditoria para seu exame, buscando sua adequação, eficiência, eficácia, legalidade, legitimidade e exatidão das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais dos organismos administrativos das Administrações Direta e Indireta Municipais, emitindo pareceres de sua competência técnica e legal.

NÍVEL SUPERIOR CONTABILIDADE COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

3 - CARGOS DA SAÚDE

CARGO

FUNÇÃO

REQUISITOS PARA INVESTIDURA

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Os titulares do cargo realizam, com a utilização de instrumentos específicos, o diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; a promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva; o registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; o estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde; realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; e a participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida.

NÍVEL FUNDAMENTAL E DEMAIS EXIGÊNCIAS DA LEI 11.350/06, ART. 6.º

AGENTE DE COMBATE AS ENDEMIAS

Os titulares do cargo realizam mapeamento de sua área; cadastram as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; Identificam indivíduos e famílias expostos a situações de risco; identificar área de risco; orientam as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário; realizar ações e atividades, no nível de suas competências, na áreas prioritárias da Atenção Básicas; realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; estão sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das família acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco; desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças; promovem a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras; traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites; identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializados pela equipe e demais atividades congêneres.

NÍVEL FUNDAMENTAL

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Os titulares do cargo desempenham atividades técnicas de enfermagem em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica e domicílios; atuam em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas; prestam assistência ao paciente, atuando sob supervisão de enfermeiro; desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental, o qual passa ao cirurgião; organizam ambiente de trabalho, dão continuidade aos plantões. Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizam registros e elaboram relatórios técnicos; comunicam-se com pacientes e familiares e com a equipe de saúde.

NÍVEL FUNDAMENTAL E FORMAÇÃO ESPECÍFICA COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

Os titulares do cargo coletam material biológico, orientando e verificando o preparo do paciente para o exame. Auxiliam os técnicos no preparo de vacinas; aviam fórmulas, sob orientação e supervisão. Preparam meios de cultura, estabilizantes e hemoderivados. Organizam o trabalho; recuperam material de trabalho, lavando, secando, separando e embalando. Trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de biossegurança.

NÍVEL FUNDAMENTAL E FORMAÇÃO ESPECÍFICA

AUXILIAR DE ODONTOLOGIA

Os titulares do cargo executam trabalhos de auxilio ao odontólogo, esterilizando e desinfectando materiais, sob supervisão, bem como organizando instrumental e auxiliando o odontólogo em atividades que não exijam responsabilidade técnica quando do atendimento ao paciente.

NÍVEL FUNDAMENTAL E FORMAÇÃOE ESPECÍFICA COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

ENFERMEIRO

Os titulares do cargo prestam assistência ao paciente em clínicas, hospitais, ambulatórios, postos de saúde e em domicílio, realizando consultas e procedimentos de maior complexidade e prescrevendo ações; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam ações para a promoção da saúde junto à comunidade.

NÍVEL SUPERIOR COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO

Os titulares do cargo realizam tarefas específicas de desenvolvimento, produção, dispensação, controle, armazenamento, distribuição e transporte de produtos da área farmacêutica tais como medicamentos, alimentos especiais, cosméticos, imunobiológicos, domissanitários e insumos correlatos. Realizam análises clínicas, toxicológicas, fisioquímicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas; participam da elaboração, coordenação e implementação de políticas de medicamentos; exercem fiscalização sobre estabelecimentos, produtos, serviços e exercício profissional; orientam sobre uso de produtos e prestam serviços farmacêuticos. Podem realizar pesquisa sobre os efeitos de medicamentos e outras substâncias sobre órgãos, tecidos e funções vitais dos seres humanos e dos animais.

NÍVEL SUPERIOR COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

FISCAL SANITÁRIO

Os titulares do cargo realizam a fiscalização sanitária nos termos da legislação vigente.

NÍVEL MÉDIO

FISIOTERAPEUTA

Os titulares do cargo atendem pacientes para a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas utilizando protocolos e procedimentos específicos de fisioterapia. Habilitam pacientes; realizam diagnósticos específicos; analisam condições dos pacientes. Orientam pacientes, familiares, cuidadores e responsáveis; avaliam baixa visão; ministram testes e tratamentos ortópticos no paciente. Desenvolvem programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida; exercem atividades técnico-científicas; administram materiais e executam atividades administrativas pertinentes.

NÍVEL SUPERIOR COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

MÉDICO 40 HORAS

Os titulares do cargo realizam consultas e atendimentos médicos; tratam pacientes e clientes; implementam ações para promoção da saúde; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas e elaboram documentos pertinentes. (respectivamente à sua área de atuação)

NÍVEL SUPERIOR COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

MÉDICO VETERINÁRIO

Os titulares do cargo praticam clínica médica veterinária em todas as suas especialidades; contribuem para o bem-estar animal; promover saúde pública; exercem defesa sanitária animal; desenvolvem atividades de pesquisa; atuam nas produções industrial e tecnológica e no controle de qualidade de produtos. Fomentam produção animal; atuam nas áreas comercial agropecuária, de biotecnologia e de preservação ambiental; elaboram laudos, pareceres e atestados; assessoram na elaboração de legislação pertinente.

NÍVEL SUPERIOR COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Desempenham atividades técnicas de enfermagem em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios; atuam em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas; prestam assistência ao paciente, atuando sob supervisão de enfermeiro; desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental, o qual passa ao cirurgião; organizam ambiente de trabalho, dão continuidade aos plantões. Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizam registros e elaboram relatórios técnicos; comunicam-se com pacientes e familiares e com a equipe de saúde.

NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO TÉCNICA ESPECÍFICA COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL

Os titulares do cargo planejam o trabalho técnico-odontológico, de nível médio, em consultórios, clínicas, laboratórios de prótese. Previnem doença bucal participando de projetos educativos e de orientação de higiene bucal. Confeccionam e reparam próteses dentárias humanas e animais. Executam procedimentos odontológicos sob supervisão do cirurgião dentista. Administram materiais. Mobilizam capacidades de comunicação em palestras, orientações e discussões técnicas. As atividades são exercidas conforme normas e procedimentos técnicos e de biossegurança.

NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO TÉCNICA ESPECÍFICA

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

Os titulares do cargo coletam, recebem e distribuem material biológico de pacientes. Preparam amostras do material biológico e realizam exames conforme protocolo. Operam equipamentos analíticos e de suporte. Executam, checam, calibram e fazem manutenção corretiva dos equipamentos. Administram e organizam o local de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança. Mobilizam capacidades de comunicação oral e escrita para efetuar registros, dialogar com a equipe de trabalho e orientar os pacientes quanto à coleta do material biológico.

NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO TÉCNICA ESPECÍFICA

TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Os titulares do cargo preparam materiais e equipamentos para exames e radioterapia; operam aparelhos médicos e odontológicos para produzir imagens e gráficos funcionais como recurso auxiliar ao diagnóstico e terapia. Preparam pacientes e realizam exames e radioterapia; prestam atendimento aos pacientes fora da sala de exame, realizando as atividades segundo boas práticas, normas e procedimento de biossegurança e código de conduta. Mobilizam capacidades de comunicação para registro de informações e troca de informações com a equipe e com os pacientes.

NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO TÉCNICA ESPECÍFICA

AUXILIAR DE VETERINÁRIO

Os titulares do cargo efetuam trabalhos de enfermagem veterinária, preparam animais e materiais para procedimentos veterinários, tosam, banham animais, limpam ouvidos, dentes e olhos de animais, administram o local de trabalho e trabalham em conformidade com as normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde e assemelhados.

NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO ESPECÍFICA

ASSISTENTE SOCIAL

Os titulares do cargo prestam serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejam, coordenam e avaliam planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, habitação e outras), orientam e monitoram ações em desenvolvimento relacionadas à economia doméstica, nas áreas de habitação, vestuário e têxteis, desenvolvimento humano, educação do consumidor, alimentação e saúde; desempenham tarefas administrativas pertinentes e articulam recursos financeiros disponíveis.

NIVEL SUPERIOR COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

FONOAUDIÓLOGO

Os titulares do cargo atendem pacientes e clientes para prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas utilizando protocolos e procedimentos específicos de fonoaudiologia. Efetuam avaliação e diagnóstico fonoaudiológico; orientam pacientes, familiares, cuidadores e responsáveis; desenvolvem programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida; exercem atividades administrativas, de ensino e pesquisa; administram recursos humanos, materiais e financeiros.

NÍVEL SUPERIOR COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

NUTRICIONISTA

Os titulares do cargo prestam assistência nutricional a indivíduos e coletividades (sadios e enfermos); planejam, organizam, administram e avaliam unidades de alimentação e nutrição; efetuam controle higiênico-sanitário; participam de programas de educação nutricional.

NÍVEL SUPERIOR COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

PSICÓLOGO

Os titulares do cargo estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticam e avaliam distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigam os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades de área e afins

NÍVEL SUPERIOR COM REGISTRO NO ÓRGÃO DE CLASSE

ANEXO VIII

PROGRAMA DE ESTUDO

1 - CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO GERAL

CARGOS DE NÍVEL ALFABETIZADO

Auxiliar de Serviços Gerais - Vigilante

PORTUGUÊS: Frases; tipos de frases, pontuação; Identificação de palavras e objetos; Ortografia, consoante, vogal, uso correto das letras; ordem alfabética, sílaba, uso de letras maiúsculas e minúsculas, nomes comuns e próprios, masculino e feminino, diminutivo, aumentativo, sinônimo e antônimo.

MATEMÁTICA: Relógio (identificar horas), Numeração, par, ímpar; Adição; Subtração; Sistema Monetário; Identificação de figuras geométricas; Conjuntos, representação e elementos; Conceitos de tamanho, lado, altura e largura. Problemas envolvendo adição, subtração e sistema monetário.

CONHECIMENTO GERAL: História, Geografia e Ciências de 1ª a 3ª série. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Ambiental, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Estado Rondônia.

CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL (4.ª Série completa)

Mecânico - Motorista CNH "D" - Operador de Patrol - Operador de Trator de Esteira

PORTUGUÊS: Interpretação de Texto; Ordem Alfabética; Sílaba; Encontro Vocálico; Encontro Consonantal; Sílaba Tônica; Acentuação; Sinônimos e Antônimos; Frase, Tipos de Frase; Artigo; Substantivo Próprio e Comum; Gênero, Número e Grau do Substantivo; Classificação do Substantivo, Adjetivo; Pronomes; Verbos regulares (tempos do modo indicativo); Frase e oração; Sujeito e Predicado; advérbio.

MATEMÁTICA: Conjuntos; Sistema de Numeração Decimal; Sistema Romano de Numeração; Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão de Números Naturais; Números Racionais; Operações com Frações de Mesmo Denominador; Números Decimais; Sistema Monetário, Medidas de Comprimento, Massa, Capacidade e Tempo; Geometria; Perímetro e cálculo de áreas.

CONHECIMENTO GERAL (exceto para o cargo de Motorista): História, Geografia e Ciências de 1ª a 4ª série. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Ambiental, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Estado de Rondônia.

ESPECÍFICA (somente para o cargo de Motorista): Novo Código de Trânsito Brasileiro, abrangendo os seguintes tópicos: administração de trânsito, regras gerais para circulação de veículos, os sinais de trânsito, registro e licenciamento de veículos, condutores de veículos, deveres e proibições, as infrações à legislação de trânsito, penalidades e recursos. Direção Defensiva. Primeiros Socorros. Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito. Mecânica de veículos: conhecimentos elementares de mecânica de automóveis, troca e rodízio de rodas; regulagem de motor, regulagem e revisão de freios, troca de bomba d´água, troca e regulagem de tensão nas correias, troca e regulagem da fricção, troca de óleo. Serviços corriqueiros de eletricidade: troca de fusíveis, lâmpadas, acessórios simples, etc.

CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

Auxiliar de Farmácia

PORTUGUÊS: TEXTO: Interpretação de texto informativo ou literário. FONÉTICA: fonema e letra; classificação dos fonemas (vogais, semivogais e consoantes); encontros vocálicos; encontros consonantais; dígrafos; sílabas; tonicidade das sílabas. ORTOGRAFIA: Emprego das letras maiúsculas e minúsculas; acentuação gráfica; representação das unidades de medida; emprego do hífen. MORFOLOGIA: Famílias de palavras; afixos; processos de formação de palavras; reconhecimento, emprego, flexões e classificações das classes gramaticais. SINTAXE: A estrutura da oração (classificação e emprego dos termos); a estrutura do período composto (classificação e emprego das orações); emprego dos sinais de pontuação; regência verbal e nominal; a ocorrência da crase, concordância verbal e nominal.

MATEMÁTICA: Sistema de medida, Sistema métrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de tempo, Razões, Proporções, Grandezas direta e inversamente proporcionais, Regra de três simples e composta, Porcentagem, Juros, Conjuntos Numéricos, MDC e MMC, Equações e inequações de 1º grau, Sistema de equações, Produtos Notáveis, Fatoração, Razões trigonométricas no triângulo retângulo.

CONHECIMENTO GERAL: História, Geografia e Ciências de 1ª a 8ª série. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Estado Rondônia.

CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA: Correio Eletrônico (mensagens, anexação de arquivos, cópias; Microsoft Word em português: Edição e formatação de textos (operações do menu Formatar, Inserir, Tabelas, Exibir - cabeçalho e rodapé, Arquivo - configurar página e impressão, Ferramentas - ortografia e gramática); Microsoft Excel em português: Criação de pastas, planilhas e gráficos, uso de formulas, funções e macros, configurar página, impressão, operações do menu Formatar, operações do menu Inserir, obtenção de dados externos, classificar; Microsoft Windows em português: Criação de pastas , arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, uso de aplicativos, interação com os aplicativos do Microsoft Office; Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas. Redes Microsoft: compartilhamento de pastas e arquivos; localização e utilização de computadores e pastas remotas.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO COMPLETO

Agente Administrativo - Fiscal de Obras e Posturas - Auxiliar de Creche

PORTUGUÊS: 1 - Interpretação de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

MATEMÁTICA: Conjuntos; Conjuntos numéricos; Funções; Relações; Função polinominal do 1º e 2º graus; Função modular; Função exponencial; Função logarítima; Progressões aritméticas e geométricas; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; Análise combinatória; Binômio de Newton; Conjuntos de números complexos; Polinômios; Trigonometria - Aplicação no triangulo retângulo, Funções circulares, Relações e identidades trigonométricas, Transformações trigonométricas; Equações trigonométricas; Inequação trigonométricas; Relações de triângulos quaisquer.

CONHECIMENTO GERAL (somente para Agente Administrativo e Auxiliar de Creche): História, Geografia e Ciências de 1º e 2º graus. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA (somente para Agente Administrativo - fiscal de Obras e Posturas): Correio Eletrônico (mensagens, anexação de arquivos, cópias; Microsoft Word em português: Edição e formatação de textos (operações do menu Formatar, Inserir, Tabelas, Exibir - cabeçalho e rodapé, Arquivo - configurar página e impressão, Ferramentas - ortografia e gramática); Microsoft Excel em português: Criação de pastas, planilhas e gráficos, uso de formulas, funções e macros, configurar página, impressão, operações do menu Formatar, operações do menu Inserir, obtenção de dados externos, classificar; Microsoft Windows em português: Criação de pastas , arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, uso de aplicativos, interação com os aplicativos do Microsoft Office; Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas. Redes Microsoft: compartilhamento de pastas e arquivos; localização e utilização de computadores e pastas remotas.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO (somente para Fiscal de Obras e Posturas): Código de Obras e Posturas do Município de Pimenta Bueno.

CARGOS DE NÍVEL TÉCNICO COMPLETO

Fiscal Tributário - Técnico em Contabilidade

PORTUGUÊS:1 - 1 - Interpretação de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

MATEMÁTICA (somente para Fiscal Tributário): Conjuntos; Conjuntos numéricos; Funções; Relações; Função polinominal do 1º e 2º graus; Função modular; Função exponencial; Função logarítima; Progressões aritméticas e geométricas; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; Análise combinatória; Binômio de Newton; Conjuntos de números complexos; Polinômios; Trigonometria - Aplicação no triangulo retângulo, Funções circulares, Relações e identidades trigonométricas, Transformações trigonométricas; Equações trigonométricas; Inequação trigonométricas; Relações de triângulos quaisquer.

CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA: Correio Eletrônico (mensagens, anexação de arquivos, cópias; Microsoft Word em português: Edição e formatação de textos (operações do menu Formatar, Inserir, Tabelas, Exibir - cabeçalho e rodapé, Arquivo - configurar página e impressão, Ferramentas - ortografia e gramática); Microsoft Excel em português: Criação de pastas, planilhas e gráficos, uso de formulas, funções e macros, configurar página, impressão, operações do menu Formatar, operações do menu Inserir, obtenção de dados externos, classificar; Microsoft Windows em português: Criação de pastas , arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, uso de aplicativos, interação com os aplicativos do Microsoft Office; Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas. Redes Microsoft: compartilhamento de pastas e arquivos; localização e utilização de computadores e pastas remotas.

ESPECÍFICA (Fiscal Tributário): Código Tributário do Município de Pimenta Bueno.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO (Técnico em Contabilidade): Contabilidade Publica: Conceitos gerais. Campo de aplicação. Regimes contábeis Técnicas de registro e de lançamentos contábeis. Plano de Contas. Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial. Demonstração das Variações Patrimoniais. Orçamento Público: Conceitos gerais. Processo de Planejamento. Princípios. Ciclo Orçamentário. Orçamento por Programas. Receita Pública: Conceito; Classificação; Estágios; Escrituração Contábil. Dívida Ativa. Despesa Pública: Conceito; Classificação. Licitação; Estágios. Restos a Pagar: Conceitos; Sistemática; Implicações após a Lei de Responsabilidade Fiscal. Dívida Pública: Conceitos; Sistemáticas; Implicações após a Lei de Responsabilidade Fiscal. Regime de Adiantamento: Conceito; Finalidades; Controle dos Adiantamentos. Patrimônio Público: Conceito; Bens, direitos e obrigações das Entidades Públicas. Variações Patrimoniais. Variações Ativas e Passivas. Créditos Adicionais: Conceito; Classificação; Autorização e Abertura; Vigência; Indicação e Especificação de recursos. Controle Interno: Conceitos; Objetivos; Implantação do Sistema de Controle Interno e Metodologias Existentes. Prestações de Contas: segundo as Instruções do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR COMPLETO

Assessor Jurídico - Auditor Tributário - Contador - Jornalista - Auditor 1 - Auditor 2

PORTUGUÊS: Interpretação de texto literário ou informativo. Gramática: Ortografia, Pontuação, Acentuação Gráfica, Fonética, morfologia, sintaxe, estilística (Figuras e Vícios e Linguagem)

ESPECÍFICA (Assessor Jurídico): DIREITO CONSTITUCIONAL: Constituição. Conceito. Classificação e interpretação das Normas Constitucionais. A ordem constitucional vigente. Supremacia constitucional e controle da constitucionalidade das normas. Princípios fundamentais. Direitos e Garantias Fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos em espécie, direitos sociais, direitos da nacionalidade e direitos políticos. Organização Político-Administrativa do Estado Brasileiro: União, Estados Federados e Municípios. A Administração Pública na Constituição Federal. Funções essenciais à Justiça. Princípios gerais da atividade econômica. Política urbana. Seguridade social: previdência social, saúde e assistência social. Educação, cultura e desporto. Meio ambiente. Família, criança, adolescente e idoso. DIREITO ADMINISTRATIVO: Administração Pública: conceito e características. Administração Direta e Indireta. Regime jurídico-administrativo: princípios da Administração pública, prerrogativas e sujeições. Poder normativo, poder disciplinar, poder hierárquico e pode de polícia. Atos Administrativos: conceito, atributos, elementos, classificações e extinção. Discricionariedade e vinculação, processo administrativo. Processo administrativo no Código Brasileiro de Trânsito. Contratos Administrativos: conceito, peculiaridades, alteração, interpretação, formalização, execução e inexecução. Modalidade de contratos administrativos. Contrato de gestão, convênios e consórcios. A Teoria da Imprevisão e seus reflexos nos Contratos Administrativos. Licitação: conceito, princípios, modalidade e procedimento (Lei 8.666, de 21.06.93 e suas alterações posteriores.) servidores públicos: conceito, classificação, provimento, vacância, responsabilidade e regime previdenciário. Responsabilidade do Estado. Bens públicos. Controle da Administração Pública. DIREITO TRIBUTÁRIO: Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Normas Gerais de Direito Tributário. Norma tributária: vigência, aplicação, interpretação e integração. Tributo: conceito, natureza jurídica e espécies. Obrigações tributárias: conceito, fato gerador, sujeitos ativo e passivo. Obrigação principal e acessória. Crédito tributário: conceito, natureza, lançamento, revisão, suspensão, extinção e exclusão. Responsabilidade tributária. O Sistema Tributário Nacional: tributos federais, estaduais e municipais. Administração tributária. Repartição das receitas tributárias. DIREITO FINANCEIRO: Normas gerais de Direito Financeiro. Receita Pública. Despesa Pública. Orçamento. Lei de Responsabilidade Fiscal. DIREITO CIVIL: Pessoas: pessoas naturais e pessoas jurídicas. Personalidade e capacidade jurídica. Domicílio. Bens: Conceito e Classificações. Fatos, Atos e Negócio Jurídicos: Modalidade, Defeitos, Forma e Nulidades. O Direito Adquirido. Posse: Conceito, classificação, aquisição, efeitos e perda. Propriedades: conceito, aquisição e perda. Direitos de vizinhança. Condomínio geral e condomínio edilício. Superfície. Servidões. Usufruto. Uso. Habitação. Direitos do promitente comprador. Penhor, hipoteca e anticrese. Obrigações: modalidades, transmissão, adimplemento, extinção e inadimplemento. Contrato: conceito, classificações, disposições gerais e extinção. Espécies de Contrato: compra e venda, troca ou permuta, doação, locação, comodato, mútuo, prestação de serviço, empreitada, mandato e fiança. Atos unilaterais. Responsabilidade Civil: princípios gerais. Casamento. Relações de Parentesco. Alimentos. Bem de família. União estável. Sucessões: sucessão legítima e sucessão testamentária. DIREITO PENAL: Inquérito policial, instrução criminal nos crimes contra a Administração Pública e comunicabilidade de instâncias. Organização da Justiça do Trabalho. Graus de jurisdição. Reclamação trabalhista: rito processual. Conciliação e julgamento. Recursos na Justiça do Trabalho. DIREITO PROCESSUAL CIVIL: Estrutura do Código de Processo Civil. Processos de Conhecimento. Jurisdição e Ação. Partes e Procuradores. Atos Processuais. Formação, suspensão e extinção do Processo. Antecipação e tutela. Procedimento sumário. Procedimento Ordinário. Recursos. Processo de Execução: disposições gerais, espécies, suspensão e extinção. Execução Fiscal. Exceção de pré-executividade. Processo Cautelar: disposições gerais, Arresto, Seqüestro, Busca e Apreensão, Exibição, Produção Antecipada de Provas e atentado. Procedimentos especiais: Ações possessórias, Ação de Nunciação de Obra Nova, Ação de Usucapião, Inventários e Partilhas, Embargos de Terceiro e Ação de Desapropriação. Procedimento das ações constitucionais: Ação Popular, Mandado de Segurança e Ação Civil Pública. Processo penal: inquérito policial, instrução criminal nos crimes contra a Administração Pública e comunicabilidade de instâncias. Organização da Justiça do Trabalho. Graus de jurisdição. Reclamação trabalhista: rito processual. Conciliação e julgamento. Recursos na Justiça do Trabalho.

ESPECÍFICA (Auditor Tributário): 1. Administração Pública. 1.1. Administração pública burocrática e as origens do modelo. 1.2. Administração pública e política. 1.3. O papel dos servidores. 1.4. A expansão do modelo weberiano e organização governamental no período do Capitalismo organizado. 1.5. Crise do modelo: crise fiscal, crise de legitimidade. 1.6. Administração gerencial ou modelo pós-burocrático. 1.7. A introdução de "mercados". 2. Economia. 2.1. Noções de Economia do setor público. 2.2. Efeitos da atuação do Estado na economia. 2.3.Princípios de tributação. 2.4.Impostos regressivos e progressivos. 2.5.Impostos sobre consumo em cascata e sobre calor adicionado. 2.6. Incidência do imposto sobre vendas no mercado e concorrência perfeita. 2.7. Política fiscal. 2.8. Efeitos da política fiscal sobre nível de preços, juros e renda. 3.Direito Comercial. 3.1. A atividade empresarial. 3.2. O regime jurídico da livre iniciativa. 3.3. Registro da empresa. 3.4. Livros comerciais. 3.5. Estabelecimento empresarial. 3.6. Nome empresarial. 3.7. Livre iniciativa, concorrência desleal e infrações da ordem econômica. 3.8. O CADE. 3.9. Teoria geral dos títulos de crédito. 3.10. Constituição e exigibilidade do crédito cambiário. 3.11. Classificação dos títulos de crédito. 3.12. Títulos em espécie. 3.13. Protesto. 3.14. Classificação das sociedades empresárias. 3.15. Desconsideração da personalidade Jurídica. 3.16. Sociedades contratuais. 3.17. Tipos sociais. 3.18. Sociedades anônimas. 3.19. Princípios de teoria geral dos contratos mercantis. 3.20. Tipos contratuais mercantis. 3.21. Teoria geral da falência. 3.22. Caracterização do estado falimentar, efeitos da falência quanto aos bens do falido e aos direitos dos credores do falido, conceito de recuperação judicial e extrajudicial. 3.23. Crimes falimentares. 3.24. O comércio eletrônico. 4. - Direito Tributário. 4.1. Receitas Públicas. Sistema tributário nacional. 4.2. Matérias reservadas à previsão por lei complementar. 4.3.Impostos de competência da União. 4.4. Impostos de competência dos Estados e do Distrito Federal. 4.5. Impostos de competência dos Municípios. 4.6. Repartição das receitas tributarias. 4.7. Tratados e convenções internacionais. 7.8. Legislação tributária. 4.9. Convênios interestaduais - CONFAZ. 4.10. Métodos de interpretação. 4.11. As normas do Código Nacional. 4.12. Tributo. 4.13. Obrigação tributária. 4.14. Aspecto objetivo: fato gerador - hipótese de incidência tributária: incidência e não incidência, isenção, imunidade, domicilio tributário. 4.15. Aspecto subjetivo: competência tributária, sujeito ativo. 4.16. Capacidade tributária; sujeito passivo: contribuinte e responsável; responsabilidade solidária, responsabilidade de terceiros, responsabilidade por infrações; substituição tributária. 4.17. Elemento valorativo: base de cálculo, alíquota. 4.18. Crédito tributário: lançamento - efeitos e modalidades. 4.19. Suspensão, extinção e exclusão do crédito tributário. 4.20. Administração tributária - fiscalização, regulamentação, competência, limites, procedimentos. 4.21. Divida ativa - certidão negativa. 5.Contabilidade Comercial. 5.1. Operações com Mercadoria: Avaliação de ativos circulantes.5.2. Compra de mercadorias á vista e a prazo. 5.3. Controle de Estoques de Mercadorias. 5.4. Vendas de Mercadorias a vista e a prazo. 5.5. Descontos, Devoluções e Abatimentos. 5.6. Importação e Exportação (Bens de Capital, Bens de Consumo, Isenções Fiscais). 5.7. Operações com o Ativo Permanente.5.8. Operações Financeiras: Aplicações Pré e Pós Fixadas. 5.9. Empréstimos. 5.10. Operações com Duplicatas: Cobrança simples de Duplicata, Desconto de Duplicatas, Empréstimo mediante caução de duplicata.

ESPECÍFICA (Contador): Contabilidade Publica: Conceitos gerais; Campo de aplicação. Regimes contábeis. Técnicas de registro e de lançamentos contábeis. Plano de Contas. Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial. Demonstração das Variações Patrimoniais. Orçamento Público: Conceitos gerais; Processo de Planejamento. Ciclo Orçamentário. Orçamento por Programas. Receita Pública: Conceito; Classificação; Estágios; Escrituração Contábil. Dívida Ativa. Despesa Pública: Conceito; Classificação; estágios, escrituração contábil. Restos a Pagar: Conceitos; Sistemática; Implicações após a Lei de Responsabilidade Fiscal. Dívida Pública: Conceitos; Sistemáticas; Implicações após a Lei de Responsabilidade Fiscal. Regime de Adiantamento: Conceito; Finalidades; Controle dos Adiantamentos. Patrimônio Público: Conceito; Bens, direitos e obrigações das Entidades Públicas. Variações Patrimoniais. Variações Ativas e Passivas. Créditos Adicionais: Conceito; Classificação; Autorização e Abertura; Vigência; Indicação e Especificação de recursos. Controle Interno: Conceitos; Objetivos; Implantação do Sistema de Controle Interno e metodologias existentes. Prestação de Contas: Demonstrativos exigidos e seu preenchimento; Prazos. Licitações: Modalidades; Conceitos Gerais; Limites; Processos e Procedimentos Licitatórios. Fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional, e patrimonial da administração direta, e indireta dos municípios, segundo as Instruções Normativas do Estado do Estado de Rondônia.

ESPECÍFICA (Jornalista): Conceitos, técnicas e funções da assessoria de imprensa. Conceitos e técnicas da comunicação pública. Release, clipping, check list. Características das publicações institucionais. Relacionamento com a imprensa. Assessorado e relacionamento com a imprensa. Conceitos, técnicas e aplicações de notícia e reportagem. Modalidades de entrevista em assessorias de imprensa. Técnicas de apuração, redação e edição de textos jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos para veículos impressos, rádio, televisão, Internet e Intranet. Ética jornalística.

ESPECÍFICA (Auditor 1): Auditoria: Normas de Auditoria governamental: Normas Gerais, Normas para o Trabalho de Campo de Auditorias Financeiras, Normas para apresentação de Relatórios de Auditorias Financeiras, Normas para apresentação de Relatórios de Auditorias de Recursos Humanos. Relatórios e Pareceres de Auditoria. Parecer sobre os gastos (processos administrativos) Auditoria de conformidade dos controles internos, auditoria para controle administrativo, operacional e legal. Principais procedimentos de auditoria. II. Controle Interno: finalidades, atividades e competências. A Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária; o Controle Externo e o Controle Interno. Sistema de Controle Interno. Controle da Administração Pública: conceito, tipos, forma - controle externo, controle interno, controle parlamentar, controle social, controle jurisdicional. Responsabilidade Civil da Administração. Regime jurídico da Licitação e dos Contratos. Licitação: legislação; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação de licitação; procedimentos, anulação e revogação; modalidades de licitação. Controle da Administração Pública: espécie de controle e suas características; seus efeitos na prestação dos serviços públicos. Fundamentos conceituais de Controladoria: Papel da Controladoria no Processo de Gestão. Papel da Controladoria no Processo de Planejamento. Papel da Controladoria no Controle, Controladoria de Sistemas e Informações. Dos Limites Constitucionais para gastos com Saúde e Educação e Dos Limites Constitucionais para Repasses ao Poder Legislativo Municipal. III. Contabilidade Pública: Conceito, Objetivo e regime. Campo de Aplicação. Legislação básica (Lei n° 4.320/64, Decreto 93.872/86, Lei de Responsabilidade Fiscal - LC 101/00 (atualizadas)). Receita e despesa pública: conceito, classificação econômica e estágios. Receitas e Despesas Orçamentárias e Extra- Orçamentárias: interferências passivas e mutações ativas. Plano de Contas: conceito, estruturas e contas do ativo, despesa, receita, resultado e compensação. Balanço financeiro, patrimonial, orçamentário e demonstrativo das variações de acordo com a Lei n° 4.320/64. Relatório resumido da Execução Orçamentária e Relatório de Gestão Fiscal, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Novos conceitos advindos da Lei de Responsabilidade Fiscal: Receita Corrente Líquida, Empresa Estatal Dependente. IV. Finanças Públicas, Planejamento e Orçamento Governamental: Objetivos, metas, abrangência, e definição de Finanças Públicas. Visão clássica das funções do Estado, evolução das funções do Governo. A função do Bem-Estar. Instrumentos e recursos da economia pública (política fiscal, regulatória e monetária). Classificação das Receitas e Despesas Públicas segundo finalidade, natureza e agente. O financiamento dos gastos públicos - tributação e equidade. Incidência tributária. Os princípios teóricos da tributação: tipos de impostos; progressividade, regressividade e neutralidade. Estrutura do setor público brasileiro. Orçamento Público: conceitos e princípios orçamentários: Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual; Plano Plurianual. Etapas do processo orçamentário. Integração planejamento e orçamentoprograma. Orçamento-Programa: definição, objetivos e realizações. Classificação e conceituação da receita orçamentária brasileira. Classificação e conceituação da despesa orçamentária brasileira. Avaliação da execução orçamentária. Equilíbrio orçamentário. Conceitos de déficit público; financiamento do déficit. Tópicos da Lei de Responsabilidade Fiscal: princípios, objetivos, efeitos no planejamento e no processo orçamentário; limites para despesas de pessoal; limites para dívida; mecanismos de transparência fiscal.

ESPECÍFICA (Auditor 2): Auditoria: Normas de Auditoria governamental: Normas Gerais, Normas para o Trabalho de Campo de Auditorias Financeiras, Normas para apresentação de Relatórios de Auditorias Financeiras, Normas para apresentação de Relatórios de Auditorias de Recursos Humanos. Relatórios e Pareceres de Auditoria. Parecer sobre os gastos (processos administrativos) Auditoria de conformidade dos controles internos, auditoria para controle administrativo, operacional e legal. Principais procedimentos de auditoria. II. Controle Interno: finalidades, atividades e competências. A Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária; o Controle Externo e o Controle Interno. Sistema de Controle Interno. Controle da Administração Pública: conceito, tipos, forma - controle externo, controle interno, controle parlamentar, controle social, controle jurisdicional. Responsabilidade Civil da Administração. Regime jurídico da Licitação e dos Contratos. Licitação: legislação; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação de licitação; procedimentos, anulação e revogação; modalidades de licitação. Controle da Administração Pública: espécie de controle e suas características; seus efeitos na prestação dos serviços públicos. Fundamentos conceituais de Controladoria: Papel da Controladoria no Processo de Gestão. Papel da Controladoria no Processo de Planejamento. Papel da Controladoria no Controle, Controladoria de Sistemas e Informações. Dos Limites Constitucionais para gastos com Saúde e Educação e Dos Limites Constitucionais para Repasses ao Poder Legislativo Municipal. III. Contabilidade Pública: Conceito, Objetivo e regime. Campo de Aplicação. Legislação básica (Lei n° 4.320/64, Decreto 93.872/86, Lei de Responsabilidade Fiscal - LC 101/00 (atualizadas)). Receita e despesa pública: conceito, classificação econômica e estágios. Receitas e Despesas Orçamentárias e Extra- Orçamentárias: interferências passivas e mutações ativas. Plano de Contas: conceito, estruturas e contas do ativo, despesa, receita, resultado e compensação. Balanço financeiro, patrimonial, orçamentário e demonstrativo das variações de acordo com a Lei n° 4.320/64. Relatório resumido da Execução Orçamentária e Relatório de Gestão Fiscal, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Novos conceitos advindos da Lei de Responsabilidade Fiscal: Receita Corrente Líquida, Empresa Estatal Dependente. IV. Finanças Públicas, Planejamento e Orçamento Governamental: Objetivos, metas, abrangência, e definição de Finanças Públicas. Visão clássica das funções do Estado, evolução das funções do Governo. A função do Bem-Estar. Instrumentos e recursos da economia pública (política fiscal, regulatória e monetária). Classificação das Receitas e Despesas Públicas segundo finalidade, natureza e agente. O financiamento dos gastos públicos - tributação e equidade. Incidência tributária. Os princípios teóricos da tributação: tipos de impostos; progressividade, regressividade e neutralidade. Estrutura do setor público brasileiro. Orçamento Público: conceitos e princípios orçamentários: Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual; Plano Plurianual. Etapas do processo orçamentário. Integração planejamento e orçamentoprograma. Orçamento-Programa: definição, objetivos e realizações. Classificação e conceituação da receita orçamentária brasileira. Classificação e conceituação da despesa orçamentária brasileira. Avaliação da execução orçamentária. Equilíbrio orçamentário. Conceitos de déficit público; financiamento do déficit. Tópicos da Lei de Responsabilidade Fiscal: princípios, objetivos, efeitos no planejamento e no processo orçamentário; limites para despesas de pessoal; limites para dívida; mecanismos de transparência fiscal.

2 - CARGOS DO MAGISTÉRIO

CARGO DE NÍVEL MAGISTÉRIO

PEB I - Professor de Educação Básica (25 e 40 Horas)

PORTUGUÊS: 1 - Interpretação de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia. Tipologioa Textual.

MATEMÁTICA: Sistema de medida, Sistema métrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de tempo, Razões, Proporções, Grandezas direta e inversamente proporcionais, Regra de três simples e composta, Porcentagem, Juros, Conjuntos Numéricos, MDC e MMC, Equações e inequações de 1º grau, Sistema de equações, Produtos Notáveis, Fatoração, Razões trigonométricas no triângulo retângulo.

ESPECÍFICA: Didática e trabalho pedagógico. Ética no Trabalho Docente; Gestão Escolar Participativa; Educação Inclusiva; A Construção do Conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade; Concepções de Educação e Escola; Avaliação; Visão Interdisciplinar e Transversal do Conhecimento; Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, conceitos e concepções; Currículo, tempos e espaços escolares; Organização da Escola centrada no processo de desenvolvimento do educando; Função social da Escola e compromisso social do Educador. Fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação: Concepções filosóficas da educação; Relação entre educação, sociedade e cultura; A escola como instituição social; Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem; Psicologia da Educação; Fundamentos didático-metodológicos da Educação: Tendências pedagógicas na prática escolar; Projeto Pedagógico Escolar; Orientações metodológicas - alfabetização, leitura e escrita - a criança, o número e os jogos. Ensino e aprendizagem de questões sociais; Linguagem na escola; História da Educação; A relação professor/aluno; Conhecimento sobre ciclos de formação; Estrutura e funcionamento do ensino fundamental; Reorganização do Ensino; Democratização do ensino; Avaliação; Planejamento Participativo. Fundamentos legais da Educação: Constituição Federal de 1988 (Atualizada): Título VIII, Capítulo III, Seção I - Da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96); Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica; Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90); Lei 10.172/2001 - Plano Nacional de Educação. FUNDEB.

CARGO DE NÍVEL SUPERIOR

PEB IIII - Professor de Educação Básica (20, 25 e 40 Horas)

PORTUGUÊS (exceto para o cargo com Habilitação em Letras/Português): Significação literal e contextual de vocábulos; Emprego de classes de palavras; Compreensão, interpretação e reescrita de textos com domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas; Tipologia textual; Coordenação e subordinação; Estrutura, formação e representação das palavras; Ortografia; Pontuação; Concordância; Regência; Estratégias de Ensino/aprendizagem de leitura e de produção de textos.

MATEMÁTICA (exceto para os cargos Pedagogo com habilitação em séries iniciais e/ou Normal Superior, Orientação Educacional e Habilitação em Matemática): Conjuntos; Conjuntos numéricos; Funções; Relações; Função polinomial do 1º e 2º grau; Função modular; Função exponencial; Função logarítima; Progressões aritméticas e geométricas; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; Análise combinatória; Binômio de Newton; Conjuntos de números complexos; Polinômios; Trigonometria - Aplicação no triangulo retângulo, Funções circulares, Relações e identidades trigonométricas, Transformações trigonométricas; Equações trigonométricas; Inequação trigonométricas; Relações de triângulos quaisquer.

DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO (exceto para Pedagogo com habilitação em séries iniciais e/ou Normal Superior) : Didática e trabalho pedagógico. Ética no Trabalho Docente; Gestão Escolar Participativa; Educação Inclusiva; A Construção do Conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade; Concepções de Educação e Escola; Avaliação; Visão Interdisciplinar e Transversal do Conhecimento; Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, conceitos e concepções; Currículo, tempos e espaços escolares; Organização da Escola centrada no processo de desenvolvimento do educando; Função social da Escola e compromisso social do Educador. Fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação: Concepções filosóficas da educação; Relação entre educação, sociedade e cultura; A escola como instituição social; Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem; Psicologia da Educação; Fundamentos didático-metodológicos da Educação: Tendências pedagógicas na prática escolar; Projeto Pedagógico Escolar; Orientações metodológicas - alfabetização, leitura e escrita - a criança, o número e os jogos. Ensino e aprendizagem de questões sociais; Linguagem na escola; História da Educação; A relação professor/aluno; Conhecimento sobre ciclos de formação; Estrutura e funcionamento do ensino fundamental; Reorganização do Ensino; Democratização do ensino; Avaliação; Planejamento Participativo. Fundamentos legais da Educação: Constituição Federal de 1988 (Atualizada): Título VIII, Capítulo III, Seção I - Da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96); Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica; Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90); Lei 10.172/2001 - Plano Nacional de Educação. FUNDEB. Concepções da aprendizagem, correntes teóricas e as práticas pedagógicas na organização curricular.

ESPECÍFICA (Habilitação em Letras/Inglês): Interpretation of test. Simple Present Tense, Present Continuous, Past Simple, Past Continuous, Present Perfect, Past Perfect, Future Tense, Modal Verbs, Passive Voice, Conditionals, Reported Speech, Gerund and Infinitive, Genitive Case, Nouns, Pronouns, Prepositions, Adjectives, Adverbs, Linking Words, Phrasal Verbs.

ESPECÍFICA (Habilitação em Letras/Português): A língua portuguesa como instrumento para levar os alunos a pensar sobre a linguagem para poder compreende-la adequadamente; O domínio da linguagem como condição de possibilidade de plena participação social; A escola com a função e a responsabilidade de garantir a todos o acesso aos saberes lingüísticos necessários para o exercício de cidadania. A língua como sistema de signos específicos, histórico e social, que possibilita ao homem significar o mundo e a sociedade. O texto como unidade básica de ensino na língua portuguesa; Interpretação de texto informativo ou literário; Redação Oficial; Fonema e letra; Classificação dos fonemas; Sílabas; Tonicidade; Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Pronúncia das Palavras; Emprego das letras; Acentuação gráfica; Formas variantes; Parônimos e homônimos; Emprego de maiúsculas e minúsculas; Grafia das undidades de medida; Divisão silábica; Hífen; História da língua portuguesa; história externa; história interna; expansão e localização; A estrutura da palavra; Elementos estruturadores da palavra; Afixos; Processo vernáculos de formação de palavras; Classes de palavras: reconhecimento, emprego e flexões; A estrutura da oração; O período composto e suas orações; Sinais de pontuação; Regência verbal e nominal; Sintaxe de colocação; A ocorrência da crase; Concordância verbal e nominal; As figuras de estilo; As ocorrências de casos de vícios de linguagem. Metodologia de Português.

ESPECÍFICA (Habilitação em Educação Física): Educação Física no contexto da Educação; Educação Física, esporte e sociedade; História da Educação Física no Brasil; Função social da Educação Física; Papel do professor de Educação Física; Metodologia do ensino da Educação Física; Educação Física e lazer; Corporeidade; Aprendizagem motora; Fisiologia do exercício; Teoria do treinamento esportivo; Psicologia da aprendizagem; Psicologia do esporte; Avaliação em Educação Física. Critérios de seleção e organização de conteúdos. Objetivos gerais da área Educação Física. Esportes: Atletismo. Esportes coletivos: futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, handebol. Esportes com bastões. Técnicas e táticas. Regras e penalidades. Organização de eventos esportivos. Jogos: Jogos pré-desportivos. Brincadeiras da cultura popular. Lutas: Judô, Capoeira. Atividades Rítmicas e Expressivas: Danças: danças populares brasileiras; danças populares urbanas; danças modernas, contemporâneas e jazz; danças e coreografias associadas a manifestações culturais. Percepção corporal e espaço-temporal. Ginásticas de preparação e aperfeiçoamento para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; ginástica olímpica e rítmica desportiva. Primeiros socorros no esporte.

ESPECÍFICA (Pedagogo com habilitação em Séries Iniciais e/ou Normal Superior): Didática e trabalho pedagógico. Ética no Trabalho Docente; Gestão Escolar Participativa; Educação Inclusiva; A Construção do Conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade; Concepções de Educação e Escola; Avaliação; Visão Interdisciplinar e Transversal do Conhecimento; Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, conceitos e concepções; Currículo, tempos e espaços escolares; Organização da Escola centrada no processo de desenvolvimento do educando; Função social da Escola e compromisso social do Educador. Fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação: Concepções filosóficas da educação; Relação entre educação, sociedade e cultura; A escola como instituição social; Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem; Psicologia da Educação; Fundamentos didático-metodológicos da Educação: Tendências pedagógicas na prática escolar; Projeto Pedagógico Escolar; Orientações metodológicas - alfabetização, leitura e escrita - a criança, o número e os jogos. Ensino e aprendizagem de questões sociais; Linguagem na escola; História da Educação; A relação professor/aluno; Conhecimento sobre ciclos de formação; Estrutura e funcionamento do ensino fundamental; Reorganização do Ensino; Democratização do ensino; Avaliação; Planejamento Participativo. Fundamentos legais da Educação: Constituição Federal de 1988 (Atualizada): Título VIII, Capítulo III, Seção I - Da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96); Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica; Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90); Lei 10.172/2001 - Plano Nacional de Educação. FUNDEB. Concepções da aprendizagem, correntes teóricas e as práticas pedagógicas na organização curricular.

ESPECÍFICA (Habilitação em Orientação Educacional): Orientação Educacional e a Educação Básica na legislação brasileira. Interação do Orientador Educacional com Comunidade, Família, e Escola. Ação do Orientador Educacional na Proposta Político-Pedagógica da Comunidade Escolar. Avaliação Educacional no âmbito nacional, estadual e nos processos de aprendizagem do aluno. Orientação Educacional nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem do educando. Orientador Educacional no cotidiano da escola e a intervenção psicopedagógica. Formação continuada do Orientador Educacional. A função social dos Especialistas em Assuntos Educacionais na sociedade contemporânea. As funções sociais da escola pública contemporânea. Planejamento e gestão educacional: planos de educação, projeto político pedagógico, planejamento curricular e de ensino. Concepções curriculares. Didática: conceituação e sua relação com as diferentes tendências pedagógicas; Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas na organização curricular. Aspectos Legais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Ética e Relações Humanas. Constituição Federal de 1988 - capítulo da Educação. PCNs - Parâmetros Curriculares Nacional para o Ensino Fundamental, e PCNs - Parâmetros Curriculares Nacional para a educação de jovens e adultos. Projeto político-pedagógico. Avaliação da Aprendizagem. Projetos de integração na escola. Diversidade na escola: desigualdades socioeconômicas, gêneros, etnias, desenvolvimentos cognitivos, orientação sexual. Pedagogia de Projetos. Estatuto da Criança e do Adolescente. FUNDEB. A interdisciplinaridade no trabalho pedagógico.

ESPECÍFICA (Habilitação em Matemática): CONJUNTOS NUMÉRICOS: Números naturais, números inteiros, números racionais, números reais; MATEMÁTICA COMERCIAL: Razão, proporção, médias, grandezas proporcionais, regra de três simples e composta, juros, porcentagem, câmbio; CÁLCULO ALGÉBRICO: Polinômios e operações, produtos notáveis, fatoração, operações com frações algébricas, equações e inequações do 1º grau, sitema de equações do 1º grau, equações do 2º grau; GEOMETRIA: Ponto, reta, plano, semi-reta e segmento de reta, polígonos, ângulo, triângulo, quadrilátero, circunferência e círculo, segmentos proporcionais, Teorema de Tales, Teorema de bissetrizes, semelhança de triângulos, relações métricas no triângulo retângulo, aplicação do Teorema de Pitágoras; MATRIZES: Operações e propriedades; DETERMINANTES: resolução de determinantes de 2ª e 3ª ordens usando Sarrus e Laplace; SISTEMAS LINEARES: Discussão e resolução de sistema, aplicação da Regra de Cramer; GEOMETRIA ESPACIAL: Estudo de figuras sólidas; GEOMETRIA ANALÍTICA: Estudo da reta e da circunferência; TRIGONOMETRIA: Estudo do Ciclo Trigonométrico, funções trigonométricas, relações e identidades; PROGRESSÕES: Estudo de P. A. e P.G.; LOGARÍTIMOS: Propriedades e operações, equações: FUNÇÃO EXPONENCIAL: propriedades e equações; FUNÇÃO MODULAR: Propriedades e equações; ANÁLISE COMBINATÓRIA: Problemas envolvendo arranjos, combinações e permutações.

ESPECÍFICA (Habilitação em História): As comunidades primitivas. As sociedades agrárias: Egito. As sociedades escravistas: Grécia e Roma. Transição do escravismo para o feudalismo. O feudalismo. Transição do feudalismo para o capitalismo - Crise do feudalismo; Absolutismo; a formação dos Estados Nacionais; Mercantilismo; Reforma Protestante; Renascimento; Expansão Marítima/ Colonização da América. Brasil-Colônia. Decadência do Antigo Regime e a Consolidação do Capitalismo-Iluminismo; As revoluções burguesas (A Revolução Inglesa e a Revolução Francesa); a Revolução Industrial; As lutas do proletariado europeu. A crise do Sistema colonial- A independência dos Estados Unidos; As independências na América Latina; O processo de Independência do Brasil. A expansão do capitalismo e a divisão internacional do trabalho - o imperialismo; A América Latina no século XIX; o Império brasileiro. Século XIX - A Primeira Guerra Mundial; A Revolução Russa; O Período entre guerras: a crise de 1929, o fascismo e o nazismo; a Segunda Guerra Mundial; a Guerra Fria; o bloco capitalista e socialista; a descolonização da África e Ásia; O mundo pós Guerra Fria. O Brasil no século XX: A República Velha; A era Vargas (1930-1945); A República Populista (1945-1964); A ditadura militar; O Brasil no final do século XX.

3 - CARGOS DA SAÚDE

CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

Agente Comunitário de Saúde - Agente de Combate as Endemias

PORTUGUÊS: TEXTO: Interpretação de texto informativo ou literário. FONÉTICA: fonema e letra; classificação dos fonemas (vogais, semivogais e consoantes); encontros vocálicos; encontros consonantais; dígrafos; sílabas; tonicidade das sílabas. ORTOGRAFIA: Emprego das letras maiúsculas e minúsculas; acentuação gráfica; representação das unidades de medida; emprego do hífen. MORFOLOGIA: Famílias de palavras; afixos; processos de formação de palavras; reconhecimento, emprego, flexões e classificações das classes gramaticais. SINTAXE: A estrutura da oração (classificação e emprego dos termos); a estrutura do período composto (classificação e emprego das orações); emprego dos sinais de pontuação; regência verbal e nominal; a ocorrência da crase, concordância verbal e nominal.

MATEMÁTICA: Sistema de medida, Sistema métrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de tempo, Razões, Proporções, Grandezas direta e inversamente proporcionais, Regra de três simples e composta, Porcentagem, Juros, Conjuntos Numéricos, MDC e MMC, Equações e inequações de 1º grau, Sistema de equações, Produtos Notáveis, Fatoração, Razões trigonométricas no triângulo retângulo.

CONHECIMENTO GERAL: História, Geografia e Ciências de 1ª a 8ª série. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Estado Rondônia.

ESPECÍFICA (Agente Comunitário de Saúde): Conceito de Agente Comunitário de Saúde; Histórico; Atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde: Quem é o ACS, O Agente Comunitário de Saúde no PACS e PSF, Cadastramento e acompanhamento dos dados coletados, Diagnóstico do Meio Ambiente, Micro área e Micro área de risco, Mapeamento, Funções. Lei nº 11.350/2006, o Decreto nº 3.189/1999, que fixa as diretrizes para o exercício da atividade de Agente Comunitário de Saúde, e a Portaria nº 1.886/1997 (do Ministro de Estado da Saúde), que aprova as normas e diretrizes do Programa de Agente Comunitário e do Programa de Saúde da Família. Portaria nº 44/2002 (do Ministro de Estado da Saúde), que estabelece as atribuições do agente comunitário de saúde na prevenção e controle da malária e da dengue.

ESPECÍFICA (Agente de Combate as Endemias): Dengue: Forma de Transmissão da Dengue; Sintomas da Doença; Métodos de Prevenção; Métodos de Combate ao Mosquito: Normas Técnicas; Histórico da Doença; Programa Nacional de Controle da Dengue. Casos confirmados e notificados de Dengue no município. Material de uso diário; Visita domiciliar; Estratificação entomo-epidemiológica do município; Tratamento e cálculo para tratamento; Criadouros; Organização e operação de campo. Inseticidas, Temefós (abate) e suas dosagens, manuseio e uso de EPI. Conhecimentos básicos sobre: Esquistossomos, Doença de Chagas, Cólera, Febre Amarela, Filariose, Leishmaniose, Peste, Calazar, Leptospirose.

CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

COM FORMAÇÃO ESPECÍFICA

Auxiliar de Enfermagem - Auxiliar de Laboratório - Auxiliar de Odontologia

PORTUGUÊS: TEXTO: Interpretação de texto informativo ou literário. FONÉTICA: fonema e letra; classificação dos fonemas (vogais, semivogais e consoantes); encontros vocálicos; encontros consonantais; dígrafos; sílabas; tonicidade das sílabas. ORTOGRAFIA: Emprego das letras maiúsculas e minúsculas; acentuação gráfica; representação das unidades de medida; emprego do hífen. MORFOLOGIA: Famílias de palavras; afixos; processos de formação de palavras; reconhecimento, emprego, flexões e classificações das classes gramaticais. SINTAXE: A estrutura da oração (classificação e emprego dos termos); a estrutura do período composto (classificação e emprego das orações); emprego dos sinais de pontuação; regência verbal e nominal; a ocorrência da crase, concordância verbal e nominal.

MATEMÁTICA: Sistema de medida, Sistema métrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de tempo, Razões, Proporções, Grandezas direta e inversamente proporcionais, Regra de três simples e composta, Porcentagem, Juros, Conjuntos Numéricos, MDC e MMC, Equações e inequações de 1º grau, Sistema de equações, Produtos Notáveis, Fatoração, Razões trigonométricas no triângulo retângulo.

CONHECIMENTO GERAL: História, Geografia e Ciências de 1ª a 8ª série. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Estado Rondônia.

ESPECÍFICA (Auxiliar de Enfermagem): Procedimentos básicos da enfermagem. Técnicas, Tipos de Curativos, Administração de Medicamentos (diluição, dosagem, vias e efeitos colaterais). Medidas de controle das doenças transmissíveis; doenças transmissíveis não imunizáveis e parasitárias. Doenças sexualmente transmissíveis. Doenças transmissíveis imunizáveis. Imunização: Conceito, tipos, principais vacinas e soros utilizados (indicação, contra indicações, doses, vias de administração, efeitos colaterais), conservação de vacinas e soros (cadeia de frio). Esterilização: conceito, método de esterilização. Assistência de enfermagem à mulher no pré-natal. Assistência de enfermagem à criança: No controle das doenças diarréicas, no controle das infecções respiratórias agudas, no controle das verminoses. Assistência de enfermagem ao adulto. Conceito, causas, sinais e sintomas, tratamento e assistência de enfermagem das patologias: hipertensão arterial, pneumonias, hemorragia digestiva, diabetes mellitus, acidente vascular cerebral, traumatismos (distenção, entorços e fraturas). Primeiros Socorros.

ESPECÍFICA (Auxiliar de Laboratório): Procedimentos para limpeza e/ou designação de utensílios e instalações de laboratório; Lavagem e secagem de vidraria e materiais em geral; Reconhecimento e manuseio de vidraria; Pesagem e medidas (massa e volume); Limpeza e conservação de aparelhos; Métodos e técnicas de esterilização; Conhecimento e manuseio amostras biológica: sangue total, soro, plasma sangüíneo e urina; Noções sobre procedimentos básicos para a coleta de materiais para exame (sangue, urina e fezes); Noções básicas sobre coloração (Gram, Gyema, etc.) e montagem de lâminas; Conhecimento geral de medidas de segurança e primeiros socorros.

ESPECÍFICA (Auxiliar de Odontologia): Amálgama, Resina composta (tipo Adaptic), Resina Fotopolimerizável, Curativo, Forramento, Profilaxia e aplicação tópica de flúor, Exodontia (instrumental e material necessário). Esterilização: meios, material utilizado, aparelhos utilizados; Revelação de radiografias: material utilizado, revelação, fixação, secagem; Indumentária completa.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO COMPLETO

Fiscal Sanitário

PORTUGUÊS: 1 - Interpretação de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

MATEMÁTICA: Conjuntos; Conjuntos numéricos; Funções; Relações; Função polinominal do 1º e 2º graus; Função modular; Função exponencial; Função logarítima; Progressões aritméticas e geométricas; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; Análise combinatória; Binômio de Newton; Conjuntos de números complexos; Polinômios; Trigonometria - Aplicação no triangulo retângulo, Funções circulares, Relações e identidades trigonométricas, Transformações trigonométricas; Equações trigonométricas; Inequação trigonométricas; Relações de triângulos quaisquer.

CONHECIMENTO GERAL: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º graus. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

ESPECÍFICA: Código Sanitário do Município de Pimenta Bueno-RO

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO COMPLETO E FORMAÇÃO ESPECÍFICA

Auxiliar de Veterinário

PORTUGUÊS: 1 - Interpretação de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

MATEMÁTICA: Conjuntos; Conjuntos numéricos; Funções; Relações; Função polinominal do 1º e 2º graus; Função modular; Função exponencial; Função logarítima; Progressões aritméticas e geométricas; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; Análise combinatória; Binômio de Newton; Conjuntos de números complexos; Polinômios; Trigonometria - Aplicação no triangulo retângulo, Funções circulares, Relações e identidades trigonométricas, Transformações trigonométricas; Equações trigonométricas; Inequação trigonométricas; Relações de triângulos quaisquer.

CONHECIMENTO GERAL: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º graus. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

ESPECÍFICA: Noções básicas de criação, doenças de importância médico veterinária em bovinos, suínos, aves e eqüinos. 2 Transmissão e prevenção de Zoonoses. 3 Vias de administração de drogas, coleta de amostras e procedimentos laboratoriais de rotina conforme normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde. 4 Lavagem, esterilização e desinfecção de materiais e superfícies. 5 Noções de microbiologia e Biossegurança. 6 Noções básicas de vacinas e vacinações em animais. 7 Ética, legislação e eutanásia de animais. 8 Noções de tecnologia de alimentos e fiscalização dos estabelecimentos industriais e comerciais dos produtos de origem animal.

CARGOS DE NÍVEL TÉCNICO

Técnico em Enfermagem - Técnico em Higiene Dental

- Técnico de Laboratório - Técnico em Radiologia

PORTUGUÊS: 1 - Interpretação de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

MATEMÁTICA: Conjuntos; Conjuntos numéricos; Funções; Relações; Função polinominal do 1º e 2º graus; Função modular; Função exponencial; Função logarítima; Progressões aritméticas e geométricas; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; Análise combinatória; Binômio de Newton; Conjuntos de números complexos; Polinômios; Trigonometria - Aplicação no triangulo retângulo, Funções circulares, Relações e identidades trigonométricas, Transformações trigonométricas; Equações trigonométricas; Inequação trigonométricas; Relações de triângulos quaisquer.

CONHECIMENTO GERAL: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º graus. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

ESPECÍFICA (Técnico em Enfermagem): 1. Enfermagem Fundamental: Instrumentos básicos de trabalho em Enfermagem; Semiologia em Enfermagem; Assistência Sistematizada às necessidades de regulação térmica, circulatória e respiratória do paciente. 2. Assistência Sistematizada de Enfermagem a Mulher e a Criança: Assistência ao Pré-Natal, Exame Físico da gestante; orientação quanto aos exames de rotina; preparo da gestante para o parto normal, atendimento ao puerpério imediato; atendimento mediato e imediato ao recém nascido; Insuficiência Respiratória Aguda, Asma brônquica; Diarréias; Convulsões. 3. Assistência Sistematizada de Enfermagem ao Adulto: Distúrbios Clínicos: Diabetes mellitus, Hipertensão arterial, DPOC, Insuficiência renal aguda; Feridas: tipos e tratamento; Cuidar de Enfermagem Peri-operatório; Processamento de artigos médicohospitalares. Cuidados intensivos: Insuficiência respiratória aguda, Infarto do miocárdio, Arritmias cardíacas, Reanimação; Cárdio-pulmonar. 4. Assistência Sistematizada de Enfermagem aos Portadores de Doenças Infecciosas e Parasitárias: Precauções Padrão: Tuberculose, Meningites, Leptospirose, Tétano, Leishmaniose, Toxoplasmose, Malária, Dengue, Hepatite, AIDS, Criptococose. 5. Administração em Enfermagem: Instrumentos administrativos - manuais, regimentos, normas e rotinas do serviço de enfermagem; Estrutura organizacional e os serviços de enfermagem; Funções Administrativas - planejamento, organização, coordenação e controle. Políticas de saúde: noções sobre o Sistema Único de Saúde - SUS, Políticas institucionais de Humanização da Assistência. Prontuário e Registro de enfermagem. Resíduos de Saúde.

ESPECÍFICA (Técnico em Higiene Dental): 1- Higiene Dentária: doença periodontal; medidas de prevenção e controle das doenças bucais (cárie e doença periodontal). 2- Odontologia Social: processo saúde/doença; epidemiologia em saúde bucal; políticas de saúde; organização e planejamento de serviços de saúde. 3- Materiais, equipamentos e instrumental: funcionamento, conservação e manutenção do equipamento; materiais odontológicos; instrumental odontológico; ergonomia. 4- Fundamentos de Enfermagem: medidas de biossegurança em odontologia; primeiros socorros; anatomia bucal e dental. 5- Técnicas Auxiliares de Odontologia: radiologia dentária; técnicas de restaurações plásticas e de proteção do processo dentina-polpa; técnicas de laboratório em prótese dental; teste de vitalidade pulpar.

ESPECÍFICA (Técnico em Laboratório): Fundamentos Básicos: Materiais utilizados. Medidas de volume. Coleta de material para exames. Preparo de soluções diversas. Limpeza e esterilização. Registro de resultados e organização do material de consumo e permanente. Hematologi­a: Confecção e coloração de esfregaços. Execução de exames rotineiros: hematócrito, hemoglobina, hemossedimentação, contagem de hemácias e leucócitos, tempo de sangria e coagulação. Bioquímica: Dosagens bioquímicas de rotina: glicose, colesterol, uréia, creatinina, ácido úrico, triglicérides, transaminases. Imunologia. Sistema ABO, RH, DU, COOMBS. Sorologia - AEO, PCR, LATEX, VDRL. Teste imunológico da gravidez. Urina rotina: Caracteres gerais; Pesquisa de elementos anormais - tiras relativas e reações específicas; Obtenção do sedimento urinário. Parasitologia: Métodos para exames de fezes - HPJ, Bauman Moraes, Kato e Graham. Parasitas intestinais e extra-intestinais de interesse médico.

ESPECÍFICA (Técnico em Radiologia): Física das Radiações Ionizantes e não-ionizantes. Proteção Radiológica. Anatomia Humana. Anatomia Radiológica. Terminologia Radiográfica. Equipamentos radiográficos. Constituição e Funcionamento dos Aparelhos de Raios X. Princípios Básicos de Formação da Imagem. Constituição dos Tubos Formadores de Raios X. Contrastes Radiológicos. Princípios de Posicionamento. Posicionamento Radiológico. Filmes Radiográficos. Processamento Radiográfico (automático e manual). Fatores que influem na formação das imagens radiográficas. Os efeitos biológicos e os riscos associados aos Raios X. Radioproteção. Técnicas e Procedimentos Radiológicos. Unidade de dose e dosimetria. Noções básicas de procedimentos Angiográficos, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Humanização. Legislação e Ética. História da Radiologia. Técnicas Radiográficas Odontológicas. Anatomia Radiográfica das principais incidências odontológicas. Erros nas radiografias. Garantia de qualidade.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

Enfermeiro - Farmacêutico-Bioquímico - Fisioterapeuta - Médico 40 Horas - Médico Veterinário - Assistente Social - Fonoaudiólogo - Nutricionista - Psicólogo

PORTUGUÊS: Interpretação de texto literário ou informativo. Gramática: Ortografia, Pontuação, Acentuação Gráfica, Fonética, morfologia, sintaxe, estilística (Figuras e Vícios e Linguagem)

CONHECIMENTO DE GRADUAÇÃO GERAL (somente para o cargo de Medico 40 Horas em todas as especialidades): Princípios da assistência preventiva à saúde. O exame de saúde preventivo. 2. Cuidados com a dieta. A atividade física. O tabagismo e abuso do álcool. 3. Princípios de terapia farmacológica. 4. Radiologia do coração. Princípios de eletrocardiograma. 5. Conduta na insuficiência cardíaca. 6. Abordagem clínica das arritmias cardíacas supraventriculares. 7. Hipertensão arterial sistêmica. 8. Abordagem clínica da cardiopatia isquêmica. 9. Asma brônquica. 10. Pneumonias comunitárias. 11. Cálculos renais. Uropatia obstrutiva. 12. Cistite e pielonefrite. 13. Gastrite. Úlcera péptica. 14. Distúrbios gastrintestinais funcionais: síndrome do cólon irritável. 15. Dispepsia sem úlcera e dor torácica não-cardíaca. 16. Abordagem do paciente com diarréia. Doença intestinal inflamatória. 17. Neoplasias do estômago e do intestino grosso. 18. Pancreatite. 19. Hepatites virais. 20. Cirrose hepática. 21. Doença da vesícula biliar e dos ductos biliares. 22. Abordagem das anemias. 23. Leucopenia e leucocitose. 24. Abordagem do paciente com linfadenopatia e esplenomegalia. 25. Abordagem do paciente com sangramento e trombose. 26. Prevenção de câncer. Marcadores tumorais. Síndromes paraneoplásicas. 27. Avaliação nutricional. Obesidade. Dislipidemia. 28. Diabete melito. 29. Hipoglicemia. 30. Hipo e hipertireoidismo. 31. Rinite alérgica. Anafilaxia. Alergia a picadas de insetos. Alergia medicamentosa. 32. Reações adversas às drogas e aos alimentos. 33. Artrite reumatóide. 34. Gota e metabolismo do ácido úrico. 35. O ombro doloroso. Espondiloartropatias. Dorsalgia e cervicoalgias. Doenças do disco intervertebral. 36. Abordagem clínica do paciente febril. 37. Tuberculose. 38. Doenças sexualmente transmissíveis. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. 39. Gripe e resfriado. 40. Abordagem clínica das orofaringites agudas. 41. Princípios da prevenção vacinal. 42. Parasitoses intestinais. 43. Princípios da antibioticoterapia. 44. Síncope e cefaléias. 45. Acidentes com animais peçonhentos. 46. Interpretação dos distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos. Hanseníase, Micoses Superficiais e Profundas. Moléstias Tropicais: Malária, Dengue, Leishimaniose Cutaneomucosa e Viceral.

ESPECÍFICA (Enfermeiro): 1. Sistema Único de Saúde -SUS: princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde; 2. Trabalho Gerencial em Enfermagem: planejamento e a tomada de decisão como instrumentos do processo de trabalho gerencial do enfermeiro; funções administrativas e o trabalho em enfermagem; organização e direção do serviço de enfermagem; supervisão e liderança em enfermagem; educação continuada: treinamento e desenvolvimento; avaliação de desempenho profissional. 3. Fundamentos da epidemiologia, prevenção e controle da infecção na prática assistencial: epidemiologia aplicada à prevenção e controle das infecções; biossegurança; ações educativas no controle das infecções. 4. Atuação do enfermeiro no processamento de materiais na central de material e esterilização: atuação do Enfermeiro visando o rompimento do ciclo de transmissão de Infecções no preparo, manuseio e distribuição de materiais; Central de Material Esterilizado (CME), estrutura e funções; métodos atuais de controle dos processos de esterilização; legislação específica no processamento de materiais por diferentes métodos. Cuidados integrais de enfermagem ao paciente no pré, intra e pós-operatório. 5. As dimensões do cuidar: assistir, educar, pesquisar e administrar. 6. Sistematização da assistência de Enfermagem: o processo de enfermagem. 7. Atuação do Enfermeiro em Primeiros Socorros: convulsão, tontura e síncope; parada cárdio respiratória cerebral (pcrc) e reanimação; avaliação da vítima acidentada; queimaduras; intoxicações; traumatismos. 8. Atuação do enfermeiro na Saúde do Adulto e do idoso: doenças crônicas degenerativas; doenças cardiovasculares cerebrais; doenças respiratórias. 9. Assistência de enfermagem à saúde da mulher: câncer cérvico-uterino, no pré-natal, no parto e no puerpério a portadoras de patologias ginecológicas e no climatério, mama. Cuidados integrais de enfermagem ao recém nascido. DST e parasitárias; violência doméstica e familiar. 10. Atuação do enfermeiro na saúde da criança e do adolescente: situação de Saúde da Criança no Brasil; aleitamento materno; desmame e alimentação da criança e do adolescente; crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente; atenção integrada às doenças prevalentes na infância. 11. Relações humanas no trabalho e implicações éticas: comunicação terapêutica; comunicação entre equipes; trabalho em equipe. 12. Condições de trabalho em Enfermagem: o trabalhador e o ambiente de trabalho; riscos inerentes e evitáveis; medidas preventivas. 13. Hanseníase, Tuberculose, leishimaniose, Blastomicose paroccidionidomicose, Micoses Superficiais e Profundas, Leishimaniose Cutaneomucosa e Viceral, Malária e Dengue.

ESPECÍFICA (Farmacêutico-Bioquímico): 1. Farmacêutico Bioquímico: Etapas envolvidas nas coletas dos materiais, na execução e avaliação dos resultados. 2. Causas de variação nas determinações laboratoriais. 3. Conhecimento das normas de biossegurança.Bioquímica: Aplicação da fotometria na bioquímica clínica. Realização e interpretação das diversas dosagens bioquímicas e hormonais. 4. Funções hepática, renal e tireoidiana. Causas de erros. 5. Urinálise: Exame de rotina de urina: realização e interpretação. 6. Teste imunológico para gravidez. Imunologia: Conceitos gerais de marcadores celulares. 7. Aplicação de enzimaimunoensaio. 8. Fixação do complemento. 9. Interpretação de provas sorológicas: V.D.R.L., Proteína C reativa, Fator reumatóide, Antiestrepitolisina "O". 10. Imunofluorescência. 11. Sistema ABO e RH. 12. Provas de compatibilidade transfusional. 13. Microbiologia: Diagnóstico das infecções bacterianas dos tratos respiratório, gastrointestinal e urinário e das lesões supurativas da pele. 14. DST. 15. Líquidos de punções. 16. Infecções hospitalares. 17. Parasitologia: Relação hospedeiro - parasita. 18. Protozoologia e helmintologia: Morfologia, patogenia, epidemiologia e profilaxia dos gêneros: Leishmania, Trypanosoma, Plasmodium, Toxoplasma, Giardia, Entamoeba, Schistosoma, Taenia, Ascaris, Ancilostomideo, Strongyloides, Enterobius, Trichiuris . 19. Métodos para exames parasitológicos. 20. Hematologia: Técnicas e interpretação dos exames das séries vermelha e branca. 21. Estudo das anemias. 22. Alterações morfológicas no sangue periférico. 23. Técnicas e exames relacionados ao estudo da coagulação. 24. Deontologia e Legislação Farmacêutica. Ética Farmacêutica; 25. Assistência Farmacêutica e Políticas de Saúde: Sistema Único de Saúde (SUS), Farmacovigilância, Estudos de utilização de medicamentos, políticas de medicamentos, farmacovigilância; 26. Farmacologia e Farmacoterapia: medicamentos que atuam nos vários sistemas e aparelhos, grupos de medicamentos (antiinflamatório, antipiréticos, anestésicos, antibióticos, antihipertensivos, antidiuréticos, hormônios etc...) - reações adversas, interações medicamentosas; 27. Farmacotécnica: manipulação de formas oficiais e magistrais; preparação farmacêutica: noções básicas de filtração, destilação e esterilização. 28. Conceitos básicos das drogas que atuam no organismo: princípio de ação de medicamentos e interação medicamentosa. Absorção, distribuição, farmacocinética, biotransformação e excreção de drogas. 29. Antibióticos e Quimioterápicos: conceituação: agentes produtores e classificação. 30. Toxicologia: farmacodependência. Controle de infecção hospitalar: anti-sépticos, desinfetantes e esterilizantes.

ESPECÍFICA (Fisioterapeuta): 1 - Anatomia humana: sistemas esquelético, muscular, nervoso, circulatório e respiratório. 2 - Fisioterapia humana: neurofisiologia, fisiologia do exercício, fisiologia circulatória e respiratória. 3 - Biofísica: respostas fisiológicas do organismo aos seguintes agentes físicos: calor, água, luz, eletricidade, vibrações mecânicas. 4 - Cinesiologia: princípios básicos de biomecânica, análise dos movimentos articulares. 5 - Fundamentos de traumatologia, ortopedia, reumatologia, neurologia, cardiologia, pneumologia e psicologia. 6 - Avaliação funcional: teste da função articular e muscular e espirometria, eletrodiagnóstico, cinesioterapia, mecanoterapia, eletroterapia, termoterapia, fototerapia, fototerapia, hidroterapia. 7 - Princípios da prática fisioterapêutica nos diferentes níveis de atuação e especialidades clínicas. 8 - Fisioterapia Respiratória Adulto: Anatomia do sistema respiratório; Fisiologia do sistema respiratório; Semiologia e avaliação funcional respiratória; Noções de radiologia torácica; Fisiopatologia respiratória: doenças pulmonares obstrutivas e restritivas. 9 - Técnicas e recursos terapêuticos para desobstrução das vias aéreas e re - expansão pulmonar; Fisioterapia respiratória no trauma torácico e nas cirurgias abdominais, torácicas e neurológicas; Patologias: pneumonia, bronquite, enfisema, asma, bronquectasia, doenças da pleura, lesão pulmonar aguda, edema pulmonar, síndrome do desconforto respiratório agudo, tromboembolismo pulmonar, doenças neuromusculares; Insuficiência respiratória; Oxigenoterapia; Ventilação não-invasiva; Ventilação mecânica: via aérea artificial, modos ventilatórios, parâmetros ventilatórios, ciclagem dos respiradores mecânicos, monitorização, desmame, extubação, efeitos fisiológicos, repercussões hemodinâmicas, efeitos adversos. 10 - Fisioterapia Respiratória Neonatal e Pediátrica: Desenvolvimento do sistema respiratório; Particularidades anatômicas e fisiológicas do sistema respiratório; Avaliação funcional do sistema respiratório; Técnicas para desobstrução das vias aéreas e reexpansão pulmonar; Patologias: apnéia da prematuridade, síndrome do desconforto respiratório, síndrome da aspiração de mecônio, hipertensão pulmonar persistente neonatal, displasia broncopulmonar, refluxo gastresofágico, bronquiolite, asma, fibrose cística, pneumonia; Insuficiência respiratória; Oxigenoterapia; Ventilação não-invasiva: CPAP; Ventilação mecânica: via aérea artificial, modos ventilatórios, parâmetros ventilatórios, ciclagem dos respiradores mecânicos, monitorização, desmame, extubação, complicações.

ESPECÍFICA (Médico Veterinário): Clínica Geral: Doenças da Reprodução; Parasitologia; Viroses; Dermatologia; Nutrição Animal; Salmonelose e Colibacilose; Epidemiologia Básica Veterinária; Saneamento aplicado: água no meio rural, controle de artrópodes, controle de sinantrópicos, limpeza e desinfecção de fômites e instalações, disposição de excretas, cadáveres, lixo e resíduos; Doenças Infecciosas, Parasitárias e da Reprodução; Controle Zoonoses - aspectos epidemiológicos e normativos: Cisticercose, Tuberculose, Raiva, Leishmaniose, Leptospirose, Brucelose e Aftosa; Planejamento de Programas de Medicina Veterinária Preventiva: Diagnóstico da situação, avaliação de prioridades, delineamento, execução e avaliação; Imunidade passiva e ativa, tipos de vacinas, esquemas de vacinação; Vigilância e inspeção de locais de produção, manipulação, armazenamento e comercialização dos produtos de origem animal, bem como de sua qualidade. Procedimentos em vigilância sanitária, infrações e sanções relacionadas à legislação sanitária no âmbito federal e estadual; Programas brasileiros de controle e erradicação de zoonoses; Controle e combate de vetores e animais peçonhentos; Controle de agravos originados por vetores: Chagas, Dengue e Febre Amarela; Elaboração e realização de Campanha da Raiva e Educação para saúde pública ligada a zoonose, Serviço de desratização; Gerenciamento de CCZ (Centro de controle de zoonoses) e controle populacional de cães e gatos.

ESPECÍFICA (Assistente Social): Ética em Serviço Social. Lei de Regulamentação da Profissão. Lei 8662, de 7.06.1993. Lei Orgânica da Saúde . Leis 8080, de 19.09.1990 e 8142, de 28.12.1990. Lei Orgânica da Assistência Social - Lei nº 8742/93. Serviço Social e Políticas Sociais Públicas e Privadas. O Serviço Social e a Seguridade Social. O Serviço Social - Assistência e Cidadania. Elaboração de Programas e Serviços Sociais. Gestão Pública e Ética no Trabalho. Fundamentos teóricos-metodológicos do Serviço Social: O debate contemporâneo entre as diferentes vertentes; O conhecimento da realidade social; Relação teoria-prática. Reestruturação produtiva e as transformações no mundo do trabalho: Mudanças nas relações de trabalho; Impactos no Serviço Social. Possibilidades e Limites da Prática do Serviço Social em Empresas. A contribuição do Serviço Social no contexto de uma empresa estatal: o Serviço Social e as áreas de Administração de RH. Relações de Trabalho, Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador. Prevenção e Reabilitação de Doenças. O alcoolismo nas empresas. Controle social na saúde: Conselhos de Saúde, movimentos sociais, estratégias de organização da sociedade civil, terceiro setor. Distrito Sanitário, territorialização. Epidemiologia e planejamento de ações de saúde. Programa de Saúde da Família. A Reforma Psiquiátrica no Brasil. Estado, direito sociais e políticas sociais: Políticas sociais no neoliberalismo; Fundamentos ontológicos da ética; A ética profissional em Serviço Social; O projeto éticopolítico do Serviço Social. Planejamento e Gestão em Serviço Social: instrumentos de planejamento (plano, programa e projeto) e planejamento estratégico; práticas administrativas em Serviço Social (coordenação, gerenciamento, assessoria e supervisão). Espaço institucional e poder nas organizações: O Serviço Social na divisão sócio-técnico do trabalho; Relações profissionais no espaço institucional. Processo de trabalho e Prática profissional em Serviço Social: O processo de trabalho no serviço social; Instrumentalidade e mediação na intervenção profissional; O instrumental técnico em Serviço Social. Gestão Participativa de Políticas Públicas: Participação; Gestão Social; Controle social; Conselho de políticas setoriais; Sociedade civil. Estado e Sociedade Civil: Aspectos conceituais históricos; Relação público e privado; Relação governo e sociedade.

ESPECÍFICA (Fonoaudiólogo): 1 -Audiologia: anatomia e fisiologia da audição; audiologia clínica e imitanciometria; prótese auditiva e reabilitação do deficiente auditivo; otoneurologia; potenciais evocados auditivos. 2 -Voz: anatomia e fisiologia laríngea; avaliação e tratamento das disfonias; avaliação e tratamento fonoaudiológico dos pacientes submetidos à cirurgia de cabeça e pescoço. 3- Motricidade orofacial: anatomia e fisiologia do sistema estomatognático; avaliação e tratamento dos distúrbios da motricidade orofacial; avaliação e tratamento dos distúrbios da fala - desvios fonético e fonológico. 4- Linguagem: desenvolvimento cognitivo; bases neurológicas do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem; alterações do desenvolvimento de linguagem - princípios, avaliação e tratamento; avaliação e tratamento dos distúrbios da linguagem oral e escrita. 5- Fonoaudiologia e Saúde Pública - O trabalho da Fonoaudiologia na Saúde Mental.

ESPECÍFICA (Nutricionista): 1. Nutrição normal: carboidratos, proteínas e lipídios: classificação, funções, digestão absorção, metabolismo e necessidades nutricionais; enzimas e hormônios: funções e metabolismo. vitaminas e minerais: macro e micronutrientes. água, fibras: funções, fontes alimentares e necessidades nutricionais; nutrição e atividade física. aspectos fisiológicos e nutricionais nos diferentes ciclos da vida: gestação, aleitamento materno, lactação, infância, adolescência, fase adulta e terceira idade; alimentos funcionais. 2. Bromatologia, tecnologia de alimentos e controle sanitário: estudo bromatológico dos alimentos: leite e derivados, carnes, pescados, ovos, cereais, leguminosas, gorduras, hortaliças, frutas e bebidas; propriedades físico-químicas dos alimentos; condições higiênico-sanitárias e manipulações de alimentos; conservação de alimentos; uso de aditivos em alimentos; transmissão de doenças pelos alimentos; intoxicações e infecções alimentares; Avaliação de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). 3. Técnica dietética: conceito, classificação e características dos alimentos; preparo de alimentos: processos e métodos de cocção; a pirâmide alimentar; planejamento de cardápios; técnica dietética e dietoterapia. 4. Administração de unidades de alimentação e nutrição: características e atividades do serviço de nutrição; planejamento, organização, coordenação e controle. 5. Nutrição em saúde pública: aspectos epidemiológicos em carências nutricionais: desnutrição energético-protéica, hipovitaminose a, anemia ferropriva, cárie dental, bócio endêmico, indicadores, intervenções; saúde materno-infantil; infecção pelo HIV na gestação e infância; educação alimentar-nutricional; Vigilância nutricional; Alimentação equilibrada na promoção da saúde. 6. Nutrição clínica: nutrição em condições clínicas específicas: doenças carenciais, doenças metabólicas, doenças cardiovasculares, obesidade e magreza, hipertensão, diabetes mellitus, hepatopatias, nefropatias, distúrbios do trato digestório, câncer, AIDS, pré e pós-operatórios; indicadores e diagnósticos do estado nutricional; avaliação nutricional; recomendações e necessidades de nutrientes; aconselhamento nutricional; suporte nutricional; terapia nutricional enteral e parenteral.

ESPECÍFICA (Psicólogo): Teorias e técnicas psicoterápicas e teorias e técnicas psicoterápicas de fundamentação psicanalítica (infância, adolescência, idade adulta e velhice). O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas (infância e adolescência). Modelos de psicoterapia. Aplicações clínicas das psicoterapias. Avaliação, métodos e técnicas psicoterápicas. Manejo clínico das técnicas psicoterápicas. Conhecimentos gerais e específicos dos conceitos clínicos e terapêuticos fundamentais na psiquiatria e na saúde mental. Modelos de Psicologia do Desenvolvimento, Psicanalítico, Piagetiano, Aprendizagem Social. Cidadania, classes populares e doença mental. Política de saúde mental no Brasil: visão histórica; Medicina, psiquiatria, doença mental; Epidemiologia social das desordens mentais; Considerações sobre terapêuticas ambulatoriais em saúde mental; Perspectivas da psiquiatria pós-asilar no Brasil; Psicologia e Saúde mental; A história da Loucura: o modelo hospitalar e o conceito de doença mental; As Reformas Psiquiátricas; Legislação em Saúde Mental; Nosologia, Nosografia e psicopatologia: a clinica da Saúde Mental. Articulação entre clínica e reabilitação psicossocial. Projeto Terapêutico. Multidisciplinariedade. Noções básicas de psicanálise e suas interfaces com a saúde mental; Psicologia e Educação; Psicologia e Saúde Pública; Diagnóstico psicológico: fundamentos e passos do processo psicodiagnóstico; testes psicológicos (tipos, aplicação, interpretação, análise dos testes); Entrevista psicológica: definição, tipos e finalidade; Elaboração de laudo psicológico: comunicação dos resultados do psicodiagnóstico; Psicopatologia: conceituação; alterações da percepção, representação, juízo, raciocínio, memória, atenção, consciência e afetividade; doenças de natureza psíquica (alcoolismo, depressão, esquizofrenia, ansiedade); Princípios gerais das grupoterapias: conceituação de grupo; modalidades grupais; fenômenos do campo grupal; 13. Saúde ocupacional: qualidade de vida no trabalho; os vínculos nas instituições; 14. Psicologia do trabalho: saúde mental e trabalho; Transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho. Organização do trabalho e saúde do trabalhador.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO (Anestesista): Preparo pré-anestésico. Recuperação anestésica. Reposição volêmica. Uso de sangue e hemoderivados. Anestesia Venosa. Anestesia Inalatória. Anestesia loco-regional. Transmissão e bloqueio neuromuscular. Parada cardíaca e reanimação cardiopulmonar. Ventilação Artificial. Estudo da nocicepção e dor, tratamento. Anestesia obstétrica e analgesia de parto. Anestesia em pediatria. Anestesia em geriatria. Anestesia no trauma e urgência em geral. Complicações durante anestesia. Anestesia para cirurgia ambulatorial. Anestesia para neurocirurgia. Anestesia par ORL. Anestesia para ginecologia. Anestesia para cirurgia vascular. Anestesia para cirurgia bucomaxilofacial. Anestesia para Urologia. Anestesia para cirurgia abdominal. Anestesia para cirurgia torácica.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO (Ginecologista-obstetra): 1 - Ginecologia: Anatomia e embriologia; Planejamento familiar; Dor pélvica e dismenorréia; Doenças sexualmente transmissíveis e infecções geniturinárias; Gravidez ectópica; Doenças benignas do trato reprodutivo; Cirurgias para patologias benignas e malignas do trato genital inferior; Incontinência urinária de esforço, uretrocele, cistocele e distopias do útero; Doença inflamatória pélvica; Endocrinologia ginecològica (amenorréia, anovulação, hirsutismo, hemorragia uterina disfuncional, desenvolvimento sexual, puberdade e climatério); Infertilidade; Endoscopia ginecológica; Endometriose; Câncer de colo uterino; Propedêutica do colo uterino; Câncer de ovário; Câncer de vulva; Doença trofoblástica gestacional; Doenças benignas e malignas da mama; Ginecologia infanto-puberal. 2 - Obstetrícia: Assistência pré-natal; Assistência ao parto; Diabetes Gestacional/ Diabetes Mellitus na Gravidez; Hemorragias pós-parto; Síndromes hemorrágicas na gravidez; Amniorexe prematura; Parto prematuro; Cesariana; Gestação de alto risco; Hipertensão na gravidez; Endocrinopatias na gravidez; Incompatibilidade sangüínea materno-fetal; Ultra-som em obstetrícia; Doenças infecciosas na gravidez; Sofrimento fetal; Tocotraumatismos maternos; Passagem transplacentária de drogas; Gravidez na adolescência; Infecção urinária na gravidez; Patologia do sistema amniótico; Hiperemese gravídica; Aspectos médico-legais e éticos da obstetrícia; Ginecologia e Obstetrícia Baseada em Evidência.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO (Pediatra): 1- Aspectos gerais da anamnese. 2- Aspectos gerais do exame clínico e da interpretação dos exames laboratoriais na criança e no adolescente. 3- Crescimento e desenvolvimento. 4- Imunização e vacinas. 5- Problemas especiais de saúde que afetam o adolescente. 6- Necessidades nutricionais da criança e do adolescente. 7- Desnutrição e obesidade. 8- Deficiências e excessos de vitaminas e de sais minerais. 9- Distúrbios hidroeletrolíticos. 10- A criança criticamente enferma. 11-Bases das desordens genéticas. 12- Principais defeitos metabólicos 13- Recém-nascido normal. 14- Recém-nascido prematuro e o recém-nascido de baixo peso. 15- Principais problemas que acometem o recém-nascido. 16- Distúrbios imunológicos, infecciosos e alérgicos na criança e no adolescente. 17-Doenças osteoarticulares, reumáticas e neuromusculares na criança e no adolescente. 18- Sistema digestivo e as doenças que acometem a criança e o adolescente. 19- Sistema respiratório e as doenças que acometem a criança e o adolescente. 20- Sistema cardiovascular e as doenças que acometem a criança e o adolescente. 21- Sistema renal e as doenças que acometem a criança e o adolescente. 22-Sistema nervoso e as doenças que acometem a criança e o adolescente. 23- Doenças que acometem os olhos, os ouvidos e o nariz da criança e do adolescente. 24- Principais doenças dermatológicas que acometem a criança e o adolescente. 25- Doenças oncológicas e hematológicas que acometem a criança e o adolescente. 26- Intoxicações, envenenamentos e acidentes por animais peçonhentos.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO (Ortopedista): 1. Osteomielite, artrite piogênica. 2. Pé torto congênito. 3. Luxação congênita do quadril. 4. Fratura dos ossos do antebraço na criança, doença de Legg Calvè Perthes, talus verticalis e fraturas do anel pélvico. 5. Fratura patológica (osteosssarcoma). 6. Osteoporose. 7. Síndrome compartimental. 8. Doença tromboembólica. 9. Hallux valgus. 10. Lesões meniscais. 11. Hérnia discal lombar. 12. Luxação coxofemural. 13. Lesão ligamentar do punho. 14. Fraturas da cabeça do rádio na criança. 15. Fraturas do colo do fêmur. 16. Lesão do ligamento cruzado anterior do joelho. 17. Fratura - luxação da coluna cervical. 18. Fratura exposta. 19. Pseudoartrose do escafóide. 20. Contratura isquêmica de Volkman. 21. Patologia do manguito rotador. 22. Princípios e indicações da fixação externa. 23. Anatomia da mão. 24. Osteoporose. 25. Fratura do tornozelo. 26. Luxação recidivante do ombro. 27. Coluna vertebral: hérnias cervicais e lombares. 28. Trauma raquimedular. 29. Fratura - luxação da coluna vertebral Espondilolistese lombar. 30. Escoliose. 31. Tuberculose óssea. 32. Estenose de canal lombar. 33. Tumores mais freqüentes na coluna. 34. Joelho: anatomia biomecânica; lesões meniscais; instabilidade crônica do joelho; osteoartrose do joelho; instabilidade femoro-patelar; fratura do planalto tibial. 35. Osteoartrose do quadril. 36. Tumores músculo esqueléticos. 37. Fratura da Tíbia. 38. Tumor de Ewing. 39. Fraturas dos ossos longos dos membros superiores. 40. Fraturas dos ossos longos dos membros inferiores. 41. Fratura de mão. 42. Fratura de pé.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO (Neurologista): Semiologia neurológica. Cefaléias. Epilepsias. Distúrbios paroxísticos. Distúrbios do sono. Coma. Doenças infecciosas e parasitárias do sistema nervoso. Doenças vasculares do sistema nervoso. Distúrbios do líquido cefalorraquiano e da circulação liquórica. Tumores do sistema nervoso. Neurologia do trauma. Distúrbios neurocutâneos. Demências. Distúrbios do movimento. Doenças desmielinizantes. Doenças da medula espinhal. Doenças do sistema nervoso periférico. Distúrbios da junção neuromuscular. Miopatias. Manifestações neurológicas das doenças sistêmicas. Exames complementares em neurologia.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO (Cardiologista): Anamnese cardiológica. Semiologia cardíaca. Radiologia do coração. Ressuscitação cardiorespiratória e Morte súbita. Insuficiência cardíaca. Doença Reumática e alterações cardiovasculares em reumatologia. Doença arterial coronária. Valvulopatias. Miocardiopatias. Endocardiopatias. Endocardite infecciosa. Doenças do Pericárdio. Cardiopatias Congênitas. Hipertensão arterial sistêmicas. Hipertensão Pulmonar. Arritmias cardíacas. Dislipidemias. Terapia trombolítica. Embolia Pulmona. Cardiopatias e gravidez. Exames complementares em cardiologia. Terapêutica medicamentosa e invasiva em cardiologia (procedimentos e cirurgia cardiovascular). Medicação de uso cardiovascular. 15. Urgências: arritmias; desfibrilação; síndromas coronárias. 16. Acidente Vascular Cerebral.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO (Clínico Geral): 1. Princípios da assistência preventiva à saúde. O exame de saúde preventivo. 2. Cuidados com a dieta. A atividade física. O tabagismo e abuso do álcool. 3. Princípios de terapia farmacológica. 4. Radiologia do coração. Princípios de eletrocardiograma. 5. Conduta na insuficiência cardíaca. 6. Abordagem clínica das arritmias cardíacas supraventriculares. 7. Hipertensão arterial sistêmica. 8. Abordagem clínica da cardiopatia isquêmica. 9. Asma brônquica. 10. Pneumonias comunitárias. 11. Cálculos renais. Uropatia obstrutiva. 12. Cistite e pielonefrite. 13. Gastrite. Úlcera péptica. 14. Distúrbios gastrintestinais funcionais: síndrome do cólon irritável. 15. Dispepsia sem úlcera e dor torácica não-cardíaca. 16. Abordagem do paciente com diarréia. Doença intestinal inflamatória. 17. Neoplasias do estômago e do intestino grosso. 18. Pancreatite. 19. Hepatites virais. 20. Cirrose hepática. 21. Doença da vesícula biliar e dos ductos biliares. 22. Abordagem das anemias. 23. Leucopenia e leucocitose. 24. Abordagem do paciente com linfadenopatia e esplenomegalia. 25. Abordagem do paciente com sangramento e trombose. 26. Prevenção de câncer. Marcadores tumorais. Síndromes paraneoplásicas. 27. Avaliação nutricional. Obesidade. Dislipidemia. 28. Diabete melito. 29. Hipoglicemia. 30. Hipo e hipertireoidismo. 31. Rinite alérgica. Anafilaxia. Alergia a picadas de insetos. Alergia medicamentosa. 32. Reações adversas às drogas e aos alimentos. 33. Artrite reumatóide. 34. Gota e metabolismo do ácido úrico. 35. O ombro doloroso. Espondiloartropatias. Dorsalgia e cervicoalgias. Doenças do disco intervertebral. 36. Abordagem clínica do paciente febril. 37. Tuberculose. 38. Doenças sexualmente transmissíveis. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. 39. Gripe e resfriado. 40. Abordagem clínica das orofaringites agudas. 41. Princípios da prevenção vacinal. 42. Parasitoses intestinais. 43. Princípios da antibioticoterapia. 44. Síncope e cefaléias. 45. Acidentes com animais peçonhentos. 46. Interpretação dos distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO (Cirurgião): Anatomia humana. Fisiologia do aparelho digestivo. Fisiopatologia das doenças abdominais. Clínica cirúrgica. Avaliação do pré e pós operatório. Cirurgia ambulatorial. Abdome agudo. Traumatologia. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças auto-imunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia anti-rábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infecto-contagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções eneoplasias; - Queimaduras.