Prefeitura de Papanduva - SC

Notícia:   Prefeitura de Papanduva - SC oferece vagas para diversos cargos e níveis

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAPANDUVA

ESTADO DE SANTA CATARINA

TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

EDITAL Nº 001/2010

ALTERADO PELAS RETIFICAÇÕES I E II

Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Comunitário e Secretaria Municipal da Saúde

O Município de Papanduva, através do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Senhor Luiz Henrique Saliba, torna público que estarão abertas de 04/01/2011 a 07/01/2011, as inscrições ao Teste Seletivo para formação de cadastro de reserva de Profissionais para a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria do Desenvolvimento Comunitário e Secretaria Municipal da Saúde, para o ano de 2011, com fundamento nas Leis nº 1803, de 15 de outubro de 2007, nº 1615, de 05 de julho de 2002, nº 1784, de 23 de abril de 2007, Lei Complementar nº 025, de 10 de outubro de 2007 e Lei Complementar nº 029, de 04 de junho de 2008, o qual se regerá pelas instruções deste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Teste Seletivo destina-se a formação de cadastro de reserva de profissionais para a Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Comunitário e Secretaria Municipal da Saúde, a serem admitidos em Caráter Temporário para o ano de 2011, mediante o surgimento de vagas.

2. DAS VAGAS

2.1. O preenchimento das vagas da Secretaria Municipal da Educação dar-se-á, conforme a necessidade, após a finalização dos procedimentos de matrícula, enturmação dos alunos, das lotações temporárias e na necessidade de substituição de servidores efetivos em afastamento.

2.2. O Preenchimento das vagas da Secretaria Municipal do Desenvolvimento e da Secretaria Municipal da Saúde dar-se-á segundo a necessidade das referidas Secretarias.

2.3. Em razão do principio de administração pública da economicidade, na Secretaria da Educação e do Desenvolvimento comunitário, serão levadas em conta para preenchimento das vagas os candidatos que tiverem mais tempo de serviço na unidade de ensino, bem como os que residirem na localidade da escola em que ocorrer a vaga temporária, seguindo a ordem da lista de classificação.

3. DAS VAGAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO COMUNIÁTRIO E SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE.

Cód.

Cargos

Carga Horária semanal

Vencimento (R$)

Habilitação Necessária

001

Professor - Séries Iniciais

20

541,10

Diploma de conclusão de Curso Superior em Pedagogia Séries iniciais ou Curso Normal Superior.

002

Professor - Educação Infantil

20

541,10

Diploma de conclusão de Curso Superior em Pedagogia em Educação Infantil

003

Professor - Inglês

20

541,10

Diploma de Conclusão de Curso superior em letras (Inglês).

004

Professor - Educação Física

40

1.067,64

Diploma de Conclusão de Curso Superior em Educação Física.

005

Instrutor de Informática

40

945,39

Ensino Médio Completo, Certificado de conclusão de Curso de Técnico em informática Básica, com conhecimentos básicos em: Pacotes Microsoft Office:

- Microsoft Windows 98 a Microsoft Windows Vista.

- Linux Educacional.

006

Supervisor Escolar

20

541,10

Diploma de conclusão de Curso Superior em Pedagogia Séries iniciais ou Curso Normal Superior, com especialização em Supervisão Escolar.

007Orientador Escolar20541,10Diploma de Conclusão de Curso Superior em Pedagogia Séries iniciais ou Curso Normal Superior, com especialização em Orientação Educacional.
008Professor de Artesanato40858,01Diploma de conclusão de Ensino Médio, comprovante de Atuação na área.
009Instrutor de Música40945,39Diploma de conclusão do Ensino Médio e comprovante de inscrição na Ordem dos Músicos.
010Técnico em informática20936,02Diploma de conclusão de Curso Superior em Informática, Ciência da Computação, sistemas de Informação, Redes de Computadores, Manutenção de Computadores ou Tecnólogo em Informática. Conhecimento em Pacotes Microsoft Office:

- Microsoft Windows 98 a Microsoft Windows Seven.

- Linux Educacional.

011Secretário de Escola20477,00Diploma de conclusão de Curso Superior em Pedagogia Séries iniciais ou Curso Normal Superior.
012Auxiliar de Serviços Gerais40571,10Ser Alfabetizado.
013Psicólogo201.514,36Diploma de conclusão de curso superior na área de atuação, e inscrição no órgão fiscalizador da profissão.
014Assistente Social402.192,19Diploma de conclusão de curso superior na área de atuação, e inscrição no órgão fiscalizador da profissão.
015Nutricionista401.872,06Diploma de conclusão de curso superior na área de atuação, e inscrição no órgão fiscalizador da profissão.
016Farmacêutico/Bioquí mico201.514,36Diploma de conclusão de curso superior na área de atuação, e inscrição no órgão fiscalizador da profissão.
017Farmacêutico201.514,36Diploma de conclusão de curso superior na área de atuação, e inscrição no órgão fiscalizador da profissão.
018Fonoaudiólogo201.514,36Diploma de conclusão de curso superior na área de atuação, e inscrição no órgão fiscalizador da profissão.
019Terapeuta Ocupacional201.514,36Diploma de conclusão de curso superior na área de atuação, e inscrição no órgão fiscalizador da profissão.
020Fisioterapeuta201.514,36Diploma de conclusão de curso superior na área de atuação, e inscrição no órgão fiscalizador da profissão.
021Técnico em Enfermagem40760,42Diploma de conclusão do ensino médio e de curso técnico em enfermagem, e inscrição no órgão fiscalizador da profissão.
022 Técnico em Higiene Dental - THD40760,42 Diploma de conclusão do ensino médio, Curso Técnico em Higiene Dental e inscrição no órgão fiscalizador da profissão.
023Médico (Programas Especiais e Atendimento Ambulatorial)408.894,57Diploma de conclusão de curso superior na área de atuação, e inscrição no órgão fiscalizador da profissão.
024Enfermeiro403.384,48Diploma de conclusão de curso superior na área de atuação, e inscrição no órgão fiscalizador da profissão.
025Odontólogo402.944,98Diploma de conclusão de curso superior na área de atuação, e inscrição no órgão fiscalizador da profissão.

4. DAS ÁREAS E DA ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA

4.1. O candidato deverá fazer apenas uma opção nas áreas de Educação Infantil ou Ensino Fundamental oferecidas pela Secretaria Municipal da Educação, bem como referente às oferecidas pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Comunitário e Secretaria Municipal da Saúde.

4.2. A escolaridade mínima exigida na disciplina da área de Ensino constará no Quadro de Vagas apresentado no item 3. deste Edital.

5. DAS VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

5.1. Aos candidatos portadores de deficiência que pretendem fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas conforme o artigo 37, da Constituição Federal, fica assegurado o direito de inscrição no teste seletivo desde que a deficiência de que são portadores sejam compatíveis com o exercício do cargo.

5.2. Inexistindo candidatos portadores de deficiência, as vagas serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância à ordem de classificação.

5.3. Não serão considerados como deficiência, os distúrbios passíveis de correção, segundo os padrões clinicamente estabelecidos.

5.4. Os candidatos que concorrerem na condição prevista neste artigo serão classificados em lista separada e de acordo com as vagas por lei reservadas.

5.5. Havendo laudo médico oficial contrário à condição de deficiente, o candidato será excluído da listagem correspondente.

5.6. A publicação do resultado final do Teste Seletivo será feito em duas listas, contendo na primeira a pontuação total de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiências e, a segunda relação somente com a classificação dos portadores de deficiência (para os cargos que atinjam o percentual reservado).

5.7. Quando da convocação para a contratação, o candidato portador de deficiência passará por avaliação médica a fim de atestar a deficiência alegada e analisar a compatibilidade entre a deficiência do candidato e a função a ser desempenhada.

5.8. Caso fique comprovado que o candidato não é portador de deficiência, o mesmo perderá o direito a vaga, da mesma forma que se verificar a incompatibilidade entre a deficiência do candidato e a função a ser desempenhada.

6. DAS INSCRIÇÔES

6.1. A inscrição poderá ser feita, de 04/01/2011 a 07/01/2011 , através da internet no site www.amplanorte.org.br, ou pessoalmente no horário compreendido das 8:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00, nas dependências da Prefeitura Municipal - Secretaria de Educação, sito à Rua Sérgio Glevinski,134, centro - Papanduva-SC, CEP: 89.370-000. Para efetuar a inscrição pela internet, o candidato, ou seu representante legal, deverá:

a. ler atentamente o Edital de Abertura de Inscrições e o Formulário de Inscrição;

b. acessar www.amplanorte.org.br para INSCRIÇÃO ON LINE, e preencher o requerimento de Inscrição, conforme instruções contidas na página;

c. imprimir o requerimento de inscrição;

d. efetuar depósito no valor da inscrição, conforme o cargo inscrito, no Banco do Brasil - Agencia nº 0206-2 - Conta Corrente nº 22.366-2, sendo para os cargos de nível médio e superior no valor de R$ 30,00 e para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais no valor de R$ 10,00;

e. entregar diretamente na Secretaria de Educação ou através dos Correios no endereço supracitado, os documentos exigidos para a efetivação da inscrição descritos no item 7.1, bem como o comprovante de depósito da taxa de inscrição, até a data de encerramento das inscrições.

6.2. É de exclusiva responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, o correto preenchimento do requerimento de inscrição e a apresentação da documentação exigida. Ao inscrever-se, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher no Requerimento de Inscrição a opção do cargo.

6.3. A inscrição do candidato implica no conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e das decisões que possam ser tomadas pela Comissão do Teste Seletivo.

6.4. Após a efetivação da inscrição, não será aceito pedido de mudança de opção de cargo.

6.5. As informações prestadas no Requerimento de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal. Reserva-se a Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Comunitário e Secretaria Municipal da Saúde o direito de excluir do Teste Seletivo aquele que não preencher o respectivo documento de forma completa e correta, bem como fornecer dados inverídicos ou falsos.

6.6. O candidato ou seu representante deverá informar no requerimento número de telefone e/ou endereço eletrônico para contato.

6.7. O descumprimento de qualquer das instruções para inscrição, poderá acarretar o indeferimento do requerimento da inscrição.

6.8. A homologação das inscrições deferidas será divulgada no mural público ou átrio da Prefeitura Municipal de Papanduva e nos endereços eletrônicos www.papanduva.sc.gov.br e www.amplanorte.org.br, na data de 11/01/2011.

6.9. Os candidatos terão o prazo de 02 (dois) dias úteis para interpor recurso referente à homologação das inscrições.

7. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

7.1. O Candidato deverá anexar à ficha de inscrição os seguintes documentos:

7.1.1. Prova de identidade (Fotocópia RG ou Carteira Profissional);

7.1.2. Certidão de nascimento dos filhos até 14 anos ou inválido (fotocópia para fins de desempate);

7.1.3. Título Eleitoral (fotocópia);

7.1.4. CPF (fotocópia);

7.1.5. Comprovante de residência (fotocópia).

7.1.6. Para os candidatos a cargos do magistério municipal, fotocópia do Diploma de conclusão do curso, para os formandos a partir de julho de 2010, certidão de colação de grau. O candidato, estudante da 3ª (terceira) fase em diante de Curso de Graduação em Licenciatura Plena, deverá apresentar original da certidão de matrícula e frequência emitida pela instituição de ensino.

7.1.7. Para os demais cargos, fotocópia do diploma de conclusão de curso de acordo com as exigências constantes do Quadro de Vagas.

7.1.8. Para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais, apresentação de fotocopia de certificado e/ou histórico escolar.

7.1.9. Os candidatos ao cargo de Auxiliar de Serviços Gerais que não dispuserem de certificado ou histórico escolar deverão realizar teste de alfabetização na secretaria de educação, que atestará mediante declaração a alfabetização do candidato, caso considerado apto.

7.1.10. Certificado de cursos de Graduação, Pós Graduação, Mestrado ou Doutorado, e de cursos de Atualização e Aperfeiçoamento nas áreas específicas.

7.1.11. Atestado de tempo de serviço no serviço público em via original ou autenticado, conforme modelo constante do ANEXO II deste Edital.

8. DO TESTE SELETIVO

8.1. O Teste Seletivo, objeto deste Edital, constará de 02 (duas) etapas:

a. prova escrita, de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos, ambas de caráter classificatório;

b. prova de títulos, (escolaridade, cursos de especialização, aperfeiçoamento ou atualização e tempo de serviço), de caráter classificatório.

8.2. Do Teste Seletivo para Auxiliar de Serviços Gerais.

8.3. O Teste Seletivo para Auxiliares de Serviços Gerais contará com três etapas:

a. prova escrita, de conhecimentos gerais e de caráter classificatório;

b. prova de títulos, (tempo de serviço para cargos que não se exija títulos)

c. Entrevista.

9. DAS PROVAS

9.1. DO CALENDÁRIO DA PROVA ESCRITA

9.1.2. A prova escrita terá duração máxima de 02 (duas) horas e será realizada no dia 15/01/2011 às 14h00min.

9.1.3. As provas escritas serão realizadas na Escola de Educação Básica Alinor Vieira Côrte, sito à Rua Graciliano Machado, 253, Centro - Papanduva-SC.

9.1.4. Os candidatos deverão comparecer ao local de provas com antecedência de 30 minutos, munidos de documento oficial com foto, comprovante de inscrição e caneta esferográfica azul ou preta.

9.1.5. Em hipótese nenhuma será realizada prova escrita fora do local, data e horário determinados neste Edital.

9.1.6. Durante a realização das provas, não será permitido ao candidato, sob pena de anulação de sua prova:

I - comunicar-se com os demais candidatos ou pessoas estranhas ao teste seletivo;

II- consultar qualquer espécie de livro ou apontamentos;

III - utilizar-se de telefone celular, Pager, fone de ouvido ou de qualquer outro aparelho eletro-eletrônico;

IV - ausentar-se do recinto, a não ser momentaneamente em casos especiais na companhia do fiscal;

V - portar-se inconvenientemente, perturbando, de qualquer forma, o bom andamento dos trabalhos;

VI - tratar com descortesia qualquer dos examinadores, auxiliares ou autoridades presentes.

9.1.7. Os gabaritos serão divulgados no local de provas no dia 15/01/2011, após a conclusão de todas as provas, e no dia 17/01/2011 no mural público ou átrio da Prefeitura Municipal de Papanduva e nos endereços eletrônicos www.papanduva.sc.gov.br e www.amplanorte.org.br.

9.1.8. Havendo alteração da data prevista, a prova escrita poderá ocorrer em outro dia a ser divulgado nos meios de comunicação escrita, falada e pela internet.

9.2. DAS QUESTÕES DA PROVA ESCRITA

9.2.1. A prova escrita será composta por prova de conhecimentos gerais com 10 (dez) questões objetivas de múltipla escolha e por prova de conhecimentos específicas sendo 09 (nove) questões objetivas de múltipla escolha e (01) uma questão dissertativa.

9.2.2.Cada questão objetiva apresentará cinco alternativas (A; B; C; D e E) e uma única resposta correta.

9.2.3. As questões das provas versarão sobre os conteúdos programáticos constantes do ANEXO I deste Edital.

10. DA AVALIAÇÂO E CLASSIFICAÇÂO DA PROVA ESCRITA

10.1. A prova escrita é de caráter classificatório.

10.2. Os candidatos ao cargo de Auxiliar de Serviços Gerais realizarão apenas questões de Conhecimentos Gerais.

10.2.1. A prova de Conhecimentos Gerais será avaliada na escala de 0,0 (zero) a 5,0 (cinco).

10.3. Os demais candidatos realizarão prova de Conhecimentos Gerais e Específicos, conforme segue:

10.3.1. A nota final na Prova Escrita será obtida pela soma dos pontos obtidos na prova de Conhecimentos Gerais e na Prova de Conhecimentos Específicos.

10.3.2. A prova de Conhecimentos Gerais será avaliada na escala de 0,0 (zero) a 4,0 (quatro), tendo todas as questões mesmo peso, cada questão terá valor de 0,4(zero vírgula quatro) décimos.

10.3.3. A prova de Conhecimentos Específicos será avaliada na escala de 0,0 (zero) a 6,0 (seis), tendo a questão dissertativa peso 2,0 (dois), expresso com 2,0 (dois) decimais e as questões de múltipla escolha terá valor de 0,4(zero vírgula quatro) décimos.

11. DA PROVA DE TÍTULOS

11.1. A prova de títulos para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais será avaliada quanto: a. Tempo de serviço prestado no cargo de Auxiliar de Serviços Gerais na Prefeitura Municipal de Papanduva, atestado através de Certidão de Tempo de Serviço fornecida pelo Departamento de Recursos Humanos, conforme o modelo constante do ANEXO II deste Edital.

11.2. A prova de títulos para os demais cargos será avaliada quanto:

a. Nível de escolaridade;

b. Cursos de especialização, aperfeiçoamento ou atualização;

c. Tempo de serviço público na área da educação ou na área a que concorre na Secretaria do Desenvolvimento Comunitário e ou Secretaria Municipal da Saúde, conforme o modelo constante do ANEXO II deste Edital.

12.1. DA ENTREVISTA PARA AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 12.1. Participarão da entrevista os 50 (cinqüenta) primeiros colocados.

12.2. A entrevista será realizada por uma nutricionista, designada pela Secretaria Municipal de Educação.

12.3. A pontuação será estabelecida da seguinte forma:

a. Entrevista com Nutricionista: 0,10 (dez centésimos) a 2,0 (dois vírgula zero) pontos.

13. DA AVALIAÇÂO DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE E DOS CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO OU ATUALIZAÇÃO

13.1. O valor máximo da avaliação do nível de escolaridade na área da educação ou na área à que concorre na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e ou na Secretaria Municipal na Saúde é de 3,0 (três vírgula zero) pontos.

13.2. Na avaliação do nível de escolaridade para os candidatos que concorrerem ao cargo de professor de ensino Fundamental / Ed. Infantil que tiverem concluído o magistério acrescerá 2,0 (dois vírgula) pontos.

13.3. A avaliação do nível de escolaridade será feita através dos certificados ou diplomas de cursos de pós-graduação na área da educação ou na área a que concorre na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e ou Secretaria Municipal da Saúde em nível de: doutorado, mestrado, ou especialização, na área de formação específica da disciplina para qual o candidato se inscreveu obedecendo a tabela abaixo:

ALINE A

TÌTULO

PONTOS DE CADA TÍTULO

PONTOS MÁXIMOS DOS TÍTULOS

A

Conclusão de Doutorado na área da educação ou na área que a concorre na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e ou Secretaria Municipal da Saúde.

3,00

3,00

B

Conclusão de Mestrado na área da Educação ou na área que concorre na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e ou Secretaria Municipal da Saúde.

3,00

3,00

CConclusão de curso de pós-graduação, em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, na área da educação ou na área a que concorre na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e ou Secretaria Municipal da Saúde.3,003,00
DConclusão de graduação plena na área da Educação ou na área que concorre.3,003,00
EConclusão de curso de Magistério Ensino Médio.2,002,00
FCertidão de frequência em curso de Licenciatura Plena (para cargos do magistério) ou de Curso Superior Normal (para demais cargos).0,300,30
GConclusão de curso técnico, na área específica de instrutor de informática.0,200,20

13.4. A nota expressa na tabela de pontos acima será computada, não cumulativamente, por título, valendo apenas os pontos atribuídos ao maior título acadêmico.

13.5. Para receber a pontuação relativa ao título relacionado à Alínea "F" do quadro de títulos, o candidato deverá comprovar através certidão/declaração da instituição de ensino, mencionado que o estudante está regularmente matriculado e frequentando as aulas, no mínimo, na 3ª (terceira) fase, ou semestre letivo, de curso de graduação na área da Educação, ou ainda, na área a que concorre na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e ou Secretaria municipal da Saúde, não sendo aceito outros quaisquer documentos.

13.6. Para receber a pontuação relativa à Alínea "E" do quadro de títulos, o candidato deverá apresentar certificado de conclusão do curso de Magistério Ensino Médio.

13.7. O valor máximo da avaliação dos cursos de aperfeiçoamento ou atualização na área da Educação ou na área que concorre na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e ou Secretaria Municipal da Saúde, é de 2,0 (dois vírgula zero) pontos.

13.8. A avaliação dos cursos de aperfeiçoamento ou atualização na área da educação ou área a que concorre na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e ou na Secretaria Municipal da Saúde, será feita através de cursos de aperfeiçoamento ou atualização, frequentados e concluídos no período de 01/12/2008 a 30/11/2010, obedecida a tabela abaixo:

ALÍNEA

TÍTULO

PONTOS DE CADA TÍTULO

PONTOS MÁXIMOS DO TÍTULO

H

Diplomas ou certificados de conclusão de aperfeiçoamento ou atualização na área da Educação ou na área a que concorre na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e ou na Secretaria Municipal da Saúde com carga mínima de 10 (dez) horas.

0,20 (vinte centésimos) de pontos para cada 40 (quarenta) horas de curso limitando-se a 200 (duzentos) horas no máximo.

1,00

I

Certificados, atestado ou declarações de participação, como ouvinte, em cursos, seminários, simpósios, congressos e outros na área da educação ou na área a que concorrem na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e ou na Secretaria Municipal da Saúde, com carga horária mínima de 10 (dez) horas.

0,20 (vinte centésimos) de pontos para cada 40 (quarenta) horas de curso limitando-se a 200 (duzentos) horas no máximo.

1,00

13.7. Para receber a pontuação relativa ao título na Alínea "H", o candidato deverá apresentar fotocópia dos diplomas ou certificados, na área da Educação ou na área a que concorre na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Comunitário e da Saúde, com carga horária mínima de 10 (dez) horas e realizados no período dentro do período de 01/12/2008 a 30/11/2010, para fins de comprovação de atualização na área.

13.8. Para receber a pontuação relativa ao título na Alínea "I", o candidato deverá entregar fotocópia dos certificados na área da Educação ou na área a que concorre na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e na Secretaria Municipal da Saúde, ou dos Atestado/Declaração expedidos pelas Instituições que promoveram ou realizaram os eventos, devidamente assinados pelos responsáveis com carga horária mínima de 10 (dez) horas e realizados no período de 01/12/2008 a 30/11/2010, para fins de comprovar atualização.

13.9. Para efeito da pontuação não será considerado título com carga horária inferior a exigida, nem título com a mesma data, mesmo que realizados em turnos e em órgão diferentes, ficando válido apenas 01 (um) título entre os apresentados com a mesma data.

13.10. Nos documentos apresentados para prova de títulos devem constar a assinatura do responsável, a carga horária e o período de início e término do curso ou do evento.

14. DA AVALIAÇÂO DO TEMPO DE SERVÇO

14.1. O valor máximo da avaliação do tempo de serviço é de 2,0 (dois vírgula zero) pontos.

14.2. A avaliação do tempo de serviço será feita através de atestado de tempo de Serviço na área da Educação ou na área a que concorre na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e na Secretaria Municipal da Saúde, na rede pública Municipal e Estadual, e obterá a pontuação de 0,10 (dez centésimos) de pontos para cada 12(doze) meses completos de tempo de serviço, limitando-se a 20 (vinte) anos no máximo.

14.3. Para efeito de pontuação relativa ao tempo de serviço na área da Educação ou na área a que concorre na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e na Secretaria Municipal da Saúde, o candidato deverá apresentar atestado/certidão conforme modelo constante do ANEXO II deste Edital.

14.4. O tempo de serviço público, para efeito do item 14.2, será contado até a data de 30/11/2010.

14.5. Não será computado para efeito de pontuação ao título de tempo de serviço na área da Educação ou na área a que concorre na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e na Secretaria Municipal da Saúde, o tempo do servidor aposentado ou com processo de aposentadoria em tramitação.

14.6. A prova de títulos será a soma dos pontos obtidos na avaliação do nível de escolaridade da avaliação dos cursos de aperfeiçoamento ou a atualização e avaliação do tempo de serviço.

14.7. É de responsabilidade do candidato a entrega dos documentos da prova de títulos conforme normas previstas neste Edital.

14.8. Os documentos em desacordo com os critérios estabelecidos neste Edital, ainda que entregues, não serão considerados e o candidato terá sua inscrição indeferida.

14.9. Em caso de empate serão adotados os seguintes critérios:

a. Maior idade;

b. Maior tempo de serviço na área do serviço público municipal;

c. Maior número de filhos menores 14 anos ou inválidos.

14.DO RESULTADO

15.1. O resultado final do Teste Seletivo para os cargos disponíveis na Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Comunitário e Secretaria Municipal da Saúde será divulgado em lista única no dia 19/01/2011, no órgão oficial da imprensa local, divulgadas no Mural Público ou Átrio da Prefeitura Municipal de Papanduva e nos endereços eletrônicos: www.papanduva.sc.gov.br e www.amplanorte.org.br.

15.2. No dia 26/01/2011 será divulgado dia, hora e local das entrevistas para os 50 (cinqüenta) primeiros classificados para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais, no órgão oficial da imprensa local, divulgadas no Mural Público ou Átrio da Prefeitura Municipal de Papanduva e nos endereços eletrônicos: www.papanduva.sc.gov.br e www.amplanorte.org.br.

15.3. O resultado final para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais será divulgado no dia 04/02/2011, no órgão oficial da imprensa local, divulgadas no Mural Público ou Átrio da Prefeitura Municipal de Papanduva e nos endereços eletrônicos: www.papanduva.sc.gov.br e www.amplanorte.org.br.

15.4. Após a divulgação de cada etapa o candidato (a) terá o prazo de 02 (dois) dias úteis para interpor recurso direcionado a Comissão do Teste Seletivo 001/2010.

16. DAS CONDIÇÕES PARA O PROVIMENTO DOS CARGOS

16.1. No ato da contratação o candidato deverá apresentar os requisitos e documentos abaixo exigidos. A não comprovação dos requisitos e documentos eliminará o candidato do Teste Seletivo.

a. Idade mínima de dezoito anos completos até a data de admissão.

b. Comprovante de escolaridade e/ou habilitação exigida para o cargo com o competente registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.

c. Prova de aptidão física e mental para o exercício do cargo, mediante atestado fornecido por médico oficial.

d. Declaração expressa, com firma reconhecida por verdadeira do candidato, que a posse do cargo não implica em acumulação proibida de cargo, emprego ou função pública.

e. Cópia dos seguintes Documentos:

- Cédula de Identidade

- Certificado de Reservista, para candidatos do sexo masculino;

- Cadastro de Pessoa Física - CPF;

- Comprovante de escolaridade exigido para o cargo;

- Título de eleitor e comprovante de votação do último pleito;

- Comprovar idade mínima de 18(dezoito) anos;

- Carteira de Trabalho e Previdência Social;

- Certidão de nascimento ou casamento;

- Certidão de Nascimento dos filhos menores;

- Comprovante de residência atual;

- Uma foto 3x4;

- ASO - Atestado de Saúde Ocupacional;

- Certidão Negativa de Antecedentes Criminais;

- Prova de quitação com as obrigações eleitorais;

- Apresentar outros documentos que se fizerem necessários a época da admissão.

16.2. Os classificados serão notificados a comparecer no Departamento de Recursos Humanos, e terão o prazo de 02 (dois) dias úteis para apresentar a documentação exigida e assumir o cargo. O não comparecimento neste prazo acarretara na desistência automática, sendo convocado o próximo candidato de acordo com a classificação.

16.3. O candidato aprovado deverá manter, durante todo o prazo de validade do Teste Seletivo, seu endereço atualizado junto ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal. Caso o candidato não seja localizado por alteração de endereço ou por endereço insuficiente, será considerado como desistente.

16.4. Conforme necessidade de cada secretaria, as vagas poderão ser preenchidas com carga horária inferior ao constante no quadro de vagas deste edital, mediante justificativa do secretário.

17. DO REGIME JÚRIDICO

17.1. Os aprovados e classificados no Teste Seletivo serão admitidos, em caráter temporário, sob o Regime Estatutário, nos termos da Lei Municipal nº 1803, de 15 de outubro de 2007, Lei nº1615, de 05 de julho de 2002, Lei nº1784, de 23 de abril de 2007, Lei Complementar nº 025, de 10 de outubro de 2007 e Lei Complementar nº 029, de 04 de junho de 2008, vinculadas ao Regime Geral de Previdência social.

18. DOS RECURSOS

18.1. O candidato terá prazo de 02 (dois) dias úteis, da homologação das inscrições, das provas, da publicação do gabarito, ou da publicação do resultado final do Teste Seletivo, para impetrar pedido de reconsideração (recurso), junto a Comissão do Teste Seletivo, para respectiva análise e decisão.

18.2. O recurso de reconsideração deverá ser feito por escrito, com identificação completa do candidato, com indicação fundamentada/motivação do pedido, e deverá ser assinado pelo candidato ou procurador legalmente constituído através de procuração por instrumento Público e/ou procuração com firma reconhecida, e protocolado junto a Prefeitura Municipal de Papanduva, sito à Rua Sérgio Glevinski, nº134, Centro, Papanduva-SC, CEP: 89.370-000.

18.3. O recurso de Reconsideração deverá ser preenchido e assinado pessoalmente sendo que não serão aceitos e recebidos recursos coletivos.

19. DAS ESCOLHAS DE VAGAS

19.1. A escolha de vagas ocorrerá de acordo com a ordem de classificação e será realizada em horário, local e data a serem definidos.

19.3. A escolha de vagas deverá ser efetuada pelo próprio candidato, não podendo se realizada por meio de procuração.

19.4. As vagas que surgirem após a escolha de vagas, dentro da validade deste Teste Seletivo serão lotadas mediante convocação direta aos candidatos aprovados.

19.5. A chamada dos candidatos selecionados será efetuada obedecendo à ordem de classificação, mediante a existência de vaga.

19.6. O candidato que escolher a vaga e desistir da mesma será excluído da listagem de classificação de escolha de vaga. O candidato que não se apresentar no dia e horário determinados para a escolha de vaga, bem como aquele presente que não aceitar nenhuma das vagas oferecidas, continuará na ordem de classificação, entretanto deverá aguardar o término da lista de candidatos para segunda e última chamada.

19.7. Após a fase disposta no item 19.1, no surgimento de vagas durante o ano de 2011, a Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Comunitário e Secretaria Municipal da Saúde realizarão novas chamadas para preenchimento das vagas, dando continuidade a listagem de classificação de vaga respeitando a ordem de classificação.

19.8. O candidato terá 02 (dois) dias, considerando-se os dias úteis, para dar retorno sobre a convocação. Expirando o prazo, será dada continuidade à convocação dos demais candidatos, respeitando a sequência da ordem da classificação.

20. DIPOSIÇÕES FINAIS

20.1. No ato da admissão será firmado contrato de trabalho entre a Prefeitura Municipal de Papanduva, através da Secretaria Municipal da Educação, ou Secretaria Municipal do Desenvolvimento Comunitário, ou Secretaria Municipal da Saúde e o servidor admitido em caráter temporário.

20.2. A aprovação no presente Teste Seletivo não assegura a contratação. Os aprovados serão convocados mediante o surgimento de vagas em caráter temporário na Secretaria da Educação, do Desenvolvimento Comunitário e da Saúde.

20.3. O Teste Seletivo de que trata este Edital terá validade para o ano de 2011.

20.4. Para os cargos de Nutricionista, Médico (Programas Especiais e Atendimento Ambulatorial), Farmacêutico/Bioquímico, Farmacêutico, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Assistente Social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Odontólogo e Enfermeiro, serão convocados primeiramente os aprovados no Teste Seletivo 003/2009, dentro de sua respectiva validade.

20.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Comunitário e Secretaria Municipal da Saúde.

20.6. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

Papanduva, 13 de dezembro de 2010.

Luiz Henrique Saliba
Prefeito Municipal

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - TESTE SELETIVO EDITAL 001/2010

CARGOS PARA NÍVEL ALFABETIZADO

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

PORTUGUES:

Conhecimentos Básicos

MATEMÁTICA:

Conhecimentos Básicos

CONHECIMENTOS GERAIS

Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. História e Geografia do Brasil. Descobertas e inovações científicas na atualidade. Meio ambiente. O cotidiano brasileiro. Aspectos locais: cultura, economia, meio ambiente, cotidiano.

CARGOS PARA NÍVEL MÉDIO

CONHECIMENTOS GERAIS

PORTUGUES

Compreensão e Interpretação de textos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Hardware: componentes básicos de um microcomputador e seu funcionamento; principais periféricos; Software: Sistema operacional Windows XP: principais comandos e funções; Noções de utilização do aplicativo, edição e formatação de texto, criação e uso de planilha de cálculo; Segurança: Ligar e desligar; ambiente; disquetes; cópia de segurança; vírus e antivírus; Conceitos relacionados à internet e intranet, Navegadores, Correio eletrônico.

DEMAIS CONHECIMENTOS

Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. História e Geografia do Brasil. Descobertas e inovações científicas na atualidade. Meio ambiente. O cotidiano brasileiro. Aspectos locais: cultura, economia, meio ambiente, cotidiano.

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS

INSTRUTOR DE INFORMATICA

Concepção básica de ensino e de aprendizagem. Conceitos básicos de informática; Componentes de um computador (hardware e software); Sistemas de entrada, saída e armazenamento; Princípios de sistemas operacionais; Aplicações de informática e microinformática; Ambientes Linux, MS-DOS e Windows; Utilização das ferramentas do Microsoft Office: Word, Excel, Outlook Express e Internet Explorer; Conceitos de Internet e de Intranet; procedimento para a realização de cópia de segurança (backup); conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso.

PROFESSOR DE ARTESANATO

Tipos de materiais para artesanato; Artesanato regional brasileiro; Materiais recicláveis para artesanato; Materiais Tóxicos; Soma e subtração de cores; Tipos de tintas para diferentes fins artesanais; Manipulação e diferenciação de ferramentas básicas para artesanato

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Código de ética dos profissionais de enfermagem; Implicações éticas e jurídicas no exercício da enfermagem. Técnicas básicas de enfermagem: Sinais vitais; Mensuração de altura e peso; Assepsia e controle de infecção; Biossegurança; Administração de medicamentos (noções de farmacologia, cálculo para dosagem de drogas e soluções, vias de administração e cuidados na aplicação, venoclise); Prevenção de úlceras de pressão; Sondagens gástrica e vesical; Coleta de material para exames laboratoriais; Oxigenioterapia; Curativo; Administração de dieta oral, enteral, parenteral. Enfermagem médico-cirúrgica: Cuidados de enfermagem ao paciente com distúrbios endócrinos, cardiovasculares, pulmonares, auto-imunes e reumatológicos, digestivos, neurológicos e do sistema hematopoiético; Preparo, acondicionamento e métodos de esterilização e desinfecção de materiais; Atendimento de emergência: parada cardiorrespiratória, corpos estranhos, intoxicações exógenas, estados convulsivos e comatosos, hemorragias, queimaduras, urgências ortopédicas; Vias de transmissão, profilaxia e cuidados de enfermagem relacionados a doenças transmissíveis e parasitárias. Enfermagem materno-infantil: Assistência à gestante no período pré-natal, pré-parto, parto e puerpério; Complicações obstétricas; Recém-nascido normal e patológico; Crescimento e desenvolvimento da criança; Aleitamento materno; Doenças da Primeira Infância. Enfermagem em Saúde Pública: Processo saúde - doença; Imunizações; Vigilância epidemiológica; Atenção à saúde da criança e do adolescente, do adulto, da mulher e do idoso. Noções de administração aplicada à enfermagem.

TÉCNICO EM HIGIENE BUCAL

Higiene Dentária: doença periodontal; medidas de prevenção e controle das doenças bucais (cárie e doença periodontal). 2 - Odontologia Social: processo saúde/doença; epidemiologia em saúde bucal; políticas de saúde; organização e planejamento de serviços de saúde. 3 - Materiais, equipamentos e instrumental: funcionamento, conservação e manutenção do equipamento; materiais odontológicos; instrumental odontológico; ergonomia. 4 - Fundamentos de Enfermagem: medidas de biossegurança em odontologia; primeiros socorros; anatomia bucal e dental. 5- Técnicas Auxiliares de Odontologia: radiologia dentária; técnicas de restaurações plásticas e de proteção do processo dentina-polpa; técnicas de laboratório em prótese dental; teste de vitalidade pulpar.

CARGOS PARA NÍVEL SUPERIOR CONHECIMENTOS GERAIS

PORTUGUES

Compreensão e Interpretação de textos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Hardware: componentes básicos de um microcomputador e seu funcionamento; principais periféricos; Software: Sistema operacional Windows XP: principais comandos e funções; Noções de utilização do aplicativo, edição e formatação de texto, criação e uso de planilha de cálculo; Segurança: Ligar e desligar; ambiente; disquetes; cópia de segurança; vírus e antivírus; Conceitos relacionados à internet e intranet, Navegadores, Correio eletrônico.

DEMAIS CONHECIMENTOS

Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. História e Geografia do Brasil. Descobertas e inovações científicas na atualidade. Meio ambiente. O cotidiano brasileiro. Aspectos locais: cultura, economia, meio ambiente, cotidiano.

PROFESSOR SÉRIES INICIAIS

Alfabetização nos diferentes momentos históricos; A função social da alfabetização hoje; Alfabetização e letramento; As práticas da Língua Portuguesa: a leitura, a produção e escrita do texto, a análise lingüística e a sistematização do código; A função social da matemática hoje; A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento; Legislação de ensino; A participação social do jovem e adulto na sociedade contemporânea; Alternativas de trabalho didáticos com jovens e adultos.

PROFESSOR EDUCAÇÃO INFANTIL:

Educação Infantil na perspectiva histórica; O papel social da educação infantil; Educar e cuidar; A organização do tempo e do espaço na educação infantil; A documentação Pedagógica (planejamento, registro, avaliação); Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: pedagogia da infância, dimensões humanas; direitos da infância e relação creche família; As instituições de educação infantil como espaço de produção das culturas infantis.

INSTRUTOR DE MUSICA

Regência do Canto Coral. Repertório para o Canto Coral. Respiração: conceituação e instalação: sua respectiva aplicação para o cantor através de exercícios específicos. Interpretação musical. Compositores. Notas musicais.

PROFESSOR INGLÊS

Os diversos tipos de texto - histórias, quadrinhos, instruções de jogos e manuais, anedotas, provérbios, anúncios, diálogos, rótulos de embalagens, músicas, reportagens, classificados, poemas, editoriais, artigos jornalísticos, textos de enciclopédias, verbetes de dicionários, receitas.

Gramática: A construção da oração nos tempos presente, passado, futuro e condicional dos verbos (afirmativa, interrogativa e negativa). Verbos defectivos. Voz ativa e voz passiva. Discurso direto e indireto. If clause. Presente perfeito / presente perfeito contínuo / passado perfeito / passado perfeito contínuo. Grau dos adjetivos (igualdade, superioridade e inferioridade). Genitive case. Gerund for - presente e passado contínuo; immediate future - "going to, "going to" no passado. Pronoums (pessoais retos e oblíquos; relativos; reflexivos; interrogativos).

PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA

Conceitos, princípios, finalidades e objetivos da Educação Física. Condicionamento físico, legislação, metodologia, métodos gímnicos, organização e pedagogia. Fundamentos, regras, equipamentos e instalações utilizadas nos esportes: atletismo, basquetebol, ginástica olímpica (artística), handebol, futebol e voleibol. Conceitos: anatomia, biometria, biomecânica, fisiologia do esforço e socorros de urgência. Contextualização sócio-política da Educação Física: Esporte na escola (teoria e prática conscientizadora). A cultura popular, o lazer e a Educação Física escolar de ensino fundamental e médio. O jogo: Características sócio-afetivas, motoras e cognitivas; Jogo cooperativo. O Ensino da Educação Física no Ensino Fundamental: Procedimentos metodológicos e avaliatórios; Seleção de conteúdos.

SUPERVISOR ESCOLAR

Legislação da Educação Brasileira: Constituição Federal de 88 (Arts. 205 a 214), Estatuto da Criança e do Adolescente (arts. 53 a 73, 129 a 140); LDB nº 9.394/96 - Arts. 01 a 34, 37 a 38, 58 a 67; Parâmetros curriculares nacionais; A natureza do trabalho pedagógico: fundamentação filosófica, política e educacional; As contribuições das tendências pedagógicas para a educação; Psicologia genética: estudo do desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança e do adolescente e suas implicações prático-pedagógicas; As contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação; Pedagogia de Projeto: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; Planejamento educacional, de ensino, curricular e projeto pedagógico da escola; Concepções de currículo; Modalidades de Gestão; Avaliação do ensino x aprendizagem; Fracasso escolar; A educação inclusiva; Cotidiano da escola: interdisciplinaridade, conselho de classe e conselho escolar.

Evolução Histórica, Conceitos, Princípios, Objetivos e Funções. Estratégias específicas da ação supervisora. Procedimentos técnicos de Supervisão Escolar.

ORIENTADOR ESCOLAR

Fundamentos Filosóficos da Orientação Educacional. A atuação do Orientador Educacional. Atribuições do Orientador Educacional. Princípios éticos na atuação do Orientador Educacional. Visão crítica da Orientação Educacional no Brasil. O espaço da Orientação Educacional na Educação. A Orientação e as relações significativas. Projetos de Orientação Educacional. Pedagogia de Projetos.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Conceitos Gerais de Informática e Microinformática. Hardware: arquitetura, unidade central de processamento, memórias, unidades periféricas e dispositivos de entrada e saída. Software: conceitos, tipos de softwares, recursos básicos, gerenciamento dos recursos. Configuração e utilização dos sistemas operacionais MS-Windows XP, e Linux. Aplicativos: conhecimentos na ferramenta Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint e Access). Funcionamento do Computador: modalidades de processamento, tipos de sistemas e aplicações dos computadores. Redes de Computadores: conceitos de Comunicação de Dados. Tipos e Arquiteturas de Redes: cliente/servidor, topologias, protocolos e tecnologias de redes. Redes locais e remotas. Componentes de Redes: servidores, switches, hubs, roteadores, bridges, repetidores, conectores, modems e cabeamento estruturado. Segurança de Redes. Internet e Intranet. Administração de Dados: conceitos de Armazenamento de Dados: tipos e estruturas de dados, organização e tipos de arquivos, técnicas de armazenamento e métodos de acesso.

SECRETÁRIO DE ESCOLA

Conhecimentos básicos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 9394 de 20/12/1996; A escrituração escolar: conceito, objetivos, requisitos indispensáveis, tipos de livros de escrituração; A vida escolar do aluno: principais eventos, documentação regular, caracterização e preenchimento de instrumentos de registro, excepcionalidade; Arquivo da escola: importância, objetivos, características; tipos de arquivos e sua utilidade; organização e duração dos arquivos; Atendimento aos clientes da Escola: os principais clientes da escola: o público cidadão; o papel do auxiliar como atendente; características de um bom atendimento, comunicação pessoal, por telefone e a comunicação escrita; Comunicações oficiais e escolares: atributos indispensáveis à correspondência oficial e escolar; normas para redação de ofícios, atas, exposições de motivos, declaração, atestado, relatório e memorandos internos e outros expedientes. Lei nº 8069 de 13/07/1990 - E.C.A.

PSICÓLOGO

Estudo e pesquisa dos fundamentos teóricos, históricos, científicos, ideológicos e filosóficos e suas aplicações nos diversos campos da educação. Pensamento e linguagem. Abordagens alternativas da educação. Estudos piagetianos. Fundamentos psicológicos para a educação pré-escolar. Cognição humana como aspecto de processamento da informação. Teorias construtivistas. Produção e organização do trabalho. O trabalho e o cotidiano. Teorias organizacionais - enfoque tradicional, sistêmico, contingencial e antropológico. Organização do trabalho e saúde do trabalhador. Administração de recursos humanos. Treinamento por competências. Evolução instintiva segundo Freud e Melaine Klein. Posição esquizo-paranóide. Psicopatologia. Psicose maníaco-depressiva. Paranóia. Neurose obsessiva. Psicopatia. Neurose de angústia. Psicologia das massas e análise do ego. Psicanálise das instituições sociais. Histórico do conceito de anormalidade. Análise da doença mental do ponto de vista não institucional. Análise funcional de classes especiais de comportamento problema. Análise do comportamento. Atuação do Psicólogo em Equipe Multidisciplinar. Psicologia Social.

ASSISTENTE SOCIAL

Histórico das concepções de assistência social no Brasil; conceito de assistência social enquanto política pública; caráter público das organizações governamentais e não governamentais; movimentos sociais contemporâneos; proteção social básica e especial; conceitos de seguridade social, seguro social, riscos sociais, mínimos sociais, rede social / trabalho em rede, padrões de qualidade e indicadores sociais; análise dos processos de planejamento e intervenção social; coletivismo, associativismo, cooperativismo e desenvolvimento comunitário; dimensão política do exercício profissional; ética profissional. SUS - princípios e diretrizes. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Lei Orgânica da Assistente Social; Estatuto da criança e do adolescente; Código de ética profissional; Ética profissional, responsabilidade e trabalho em equipe. Educação em Saúde: conceitos básicos. Trabalho em equipe multiprofissional; Relação com os usuários e pacientes.

NUTRICIONISTA

Conceitos básicos de nutrição. Nutrição nas diferentes fases da vida. Dietoterapia. Microbiologia de alimentos. Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos. Técnicas dietéticas de pré-preparo e preparo de alimentos. Conceitos de Administração. Desnutrição. Fundamentos sobre as principais leis de Alimentos/Vigilância Sanitária (hortifrutigranjeiros, enlatados, embutidos, carnes, etc.). Concepções de programas de merenda escolar e suplementação alimentar em escolas. Ênfase também em ambientes coletivos (hospitais), elaborando sugestões de cardápios específicos a diferentes necessidades. Política nacional de alimentação e nutrição. Planejamento, execução e avaliação de programas de alimentação e nutrição, de vigilância alimentar e nutricional e de educação nutricional. Atuação do nutricionista em programas sociais. Planejamento, administração, Organização, Avaliação e Controle de Serviços de alimentação. Treinamento de pessoal. Avaliação de programas de alimentos. Avaliação nutricional de indivíduos sadios e enfermos. Assistência nutricional a pacientes nas enfermidades, prescrição de dietas e modificações de dietas hospitalares. Nutrição e dietética. Vigilância sanitária. Planejamento físico-funcional dos serviços de alimentação. Legislação do SUS.

FARMACEUTICO/BIOQUÍMICO

Conceitos de controle: assepsia, esterilização, desinfecção e desinfestação; Análise de coliformes em águas (NMP). Composição molecular dos seres vivos; Noções gerais sobre biomoléculas e sistemas biológicos; Hierarquia estrutural presente na organização das células; Aminoácidos; Peptídios e proteínas; Níveis de organização das proteínas; Enzinas; Lípídios; Ácidos Graxos e triglicerídios; Fosfolípídeos e esfingolipídios; Membranas biológicas; Esteróides; Carboidratos; Estrutura e manutenção de laboratórios de bioquímica; Preparo de soluções em bioquímica; Técnicas de preparação de amostras; Princípios gerais e instrumentalização na aplicação de peagametria, espectrofotometria, centrifugação, cromatografia e eletroforese; Tampões; Técnicas de identificação e quantificação de açúcares, lipídios, aminoácidos e proteínas; Precipitação, determinação de ponto isoelétrico, purificação e eletroforese de proteínas; Saponificação de lipídeos; Métodos enzimáticos; Cinética enzimática (pH, temperatura, concentração de enzima, Km, Vmax).

FARMACÊUTICO

Legislação Farmacêutica e Ética Profissional; Medicamentos controlados e entorpecentes; Administração de Farmácia, dispensação, aviamento de receitas, controle de estoque de medicamentos, normas, rotinas e recursos humanos; Farmacotécnica: Manipulação de formas oficiais e magistrais; Preparação Farmacêutica: Noções básicas de filtração, destilação e esterilização; Conceitos básicos de drogas que atuam no organismo: princípio de ação de medicamentos e interação medicamentosa; Absorção, distribuição, farmacocinética, biotransformação e excreção de drogas; Antibióticos e Quimioterápicos: conceituação, agentes produtores e classificação; Toxicologia: Fármaco-dependência; Controle de infecção hospitalar: anti-sépticos, desinfetantes e esterilizantes.

FONOAUDIÓLOGO

Anatomia e fisiologia dos Órgãos da fala, voz, audição e linguagem. Sistemas e processos de Comunicação: órgãos responsáveis. Patologias Fonoaudiológicas: Conceito, Etiologia, Tratamento. Psicomotricidade: Teoria, Técnicas em Terapias Psicomotoras. Aspectos Neurológicos ligados à linguagem: Estruturas, Processos Neurológicos envolvidos na fala, voz, audição, linguagem. Terapia Fonoaudiológica: Níveis de Prevenção, Intervenção Precoce, Reeducação Psicomotora, Reeducação da Deglutição Atípica. Reabilitação Fonoaudiológica: (afasias, displasias, disfemias, afonia e disfonia, disartria, dislalias, disortografias, dislexias, disgrafias, discalculias, atrasos de linguagem por transtornos). Avaliação Audiológica: Laudos, Diagnósticos e Prognósticos, Principais Testes Complementares. Ética Profissional.

TERAPEUTA OCUPACIONAL

Código de Ética Profissional. Compreensão crítica da história da terapia ocupacional no Brasil. Ergoterapia e a assistência asilar. Conceitos básicos da terapia ocupacional socioterápica. Conceitos e idéias básicas dos modelos de terapia ocupacional que se fundamentam nas linhas psicológicas, terapia ocupacional psicodinâmica e junguiana. Conceitos e idéias que fundamentam a terapia ocupacional das críticas ao sistema segregativo e asilar, isto é, das práticas de transformação institucional. A idéia do trabalho como recurso de terapia ocupacional. Conceito de reabilitação e as propostas alternativas de atenção à saúde da população assistida em terapia ocupacional. A problemática da efetivação da cidadania da população assistida em terapia ocupacional: pessoas portadoras de deficiências e doentes mentais. Políticas de Saúde Mental e referentes à saúde das pessoas portadoras de deficiência. Os modelos de terapia ocupacional referentes ao atendimento às pessoas portadoras de deficiência física e/ou sensorial (modelo neurológico e cinesiológico), bem como as abordagens corporais globalizantes (Gerda Alexander, Noshe Faldenkrais, Petho Sandor). O papel das unidades extra-hospitalares (U.B.S.), centro de convivência hospitais-dia e centros de referência diante da questão da não internação do paciente psiquiátrico e da não institucionalização da pessoa portadora de deficiência física, sensorial e/ou mental. A ação do terapeuta ocupacional na emergência psiquiátrica, enfermarias psiquiátricas em hospitais gerais, assim como no tratamento hospitalar e ambulatorial de pessoas portadoras de deficiência. A atuação do terapeuta ocupacional no atendimento a bebê de alto risco e a crianças que apresentam retardo no desenvolvimento neuro-psicomotor. Análise crítica da reabilitação profissional no Brasil. Análise crítica da assistência e da atuação da terapia ocupacional no contexto da assistência às pessoas portadoras de deficiência mental em nosso país. Análise das relações entre saúde e trabalho. Sistema Único de Saúde e Municipalização. Const. Federal: Título VIII - da Ordem Social, Cap. II - da Seguridade Social, Seção II - da Saúde; Lei 8080/90 e Lei 8142/90.

FISIOTERAPEUTA

Anatomia geral; Fisiologia geral; Neuroanatomia; Cinesiologia; Fisioterapia geral: efeitos fisiológicos, indicações e contra-indicações de termoterapia - fototerapia - hidroterapia - massoterapia - cinesioterapia - eletroterapia - manipulação vertebral; Fisioterapia em traumatologia, ortopedia e reumatologia; Fisioterapia em neurologia; Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia; Fisioterapia em pediatria, geriatria e neonatologia; Fisioterapia em cardiovascular; Fisioterapia em pneumologia; fisioterapia respiratória: fisioterapia pulmonar - gasimetria arterial; insuficiência respiratória aguda e crônica; infecção do aparelho respiratório; avaliação fisioterápica do paciente crítico; ventilação mecânica - vias aéreas artificiais: indicações da ventilação mecânica, modos de ventilação mecânica, desmame da ventilação mecânica; Fisioterapia na saúde do trabalhador: conceito de ergonomia, doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, práticas preventivas no ambiente de trabalho; Fisioterapia em pré e pós operatório; Ventilação mecânica; Assistência fisioterapêutica domiciliar - Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC); Ética e legislação profissional. SUS - princípios e diretrizes. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Ética profissional, responsabilidade e trabalho em equipe. Educação em Saúde: conceitos básicos. Trabalho em equipe multiprofissional; Relação com os usuários e pacientes.

MÉDICO

Conceito, diagnóstico e tratamento: doenças infecto-contagiosas, hiperuricemia, diabetes, anemias, tabagismo e alcoolismo, doenças do Sistema Cardiovascular, doenças do Sistema Respiratório, doenças do Sistema Nervoso, doenças do Trato Genito-Urinário, doenças Endocrinológicas, doenças do Colágeno, doenças do Sistema Gastrintestinal, doenças Infecto-Parasitárias, distúrbios hidro-eletrolíticos e ácidos-básicos. Primeiros socorros. Gestação e Parto. Trauma. Choque. Queimaduras. Intoxicações Exógenas.

ENFERMEIRO

Ética e legislação em enfermagem: Princípios básicos de ética; Regulamentação do exercício profissional. Epidemiologia e bioestatística: Estatísticas de saúde; História natural das doenças e níveis de prevenção; Vigilância epidemiológica. Epidemiologia das doenças transmissíveis: Características do agente, hospedeiro e meio ambiente; Meios de transmissão, diagnóstico clínico e laboratorial, tratamento, medidas de profilaxia e assistência de enfermagem; Imunizações: cadeia de frio, composição das vacinas, efeitos adversos, recomendações para sua aplicação. Atenção à saúde da criança e do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso. Atenção à saúde bucal e mental. Fundamentos de enfermagem. Processo de enfermagem. Prevenção e controle de infecção hospitalar. Biossegurança. Assistência de enfermagem aos pacientes clínicos e cirúrgicos. Atuação do enfermeiro em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização. Atuação do enfermeiro em Pronto Socorro e em situações de emergência. Assistência de enfermagem materno-infantil. Administração em enfermagem: Princípios gerais da administração e funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle; Gestão de qualidade.

ODONTOLOGO

Odontologia em Saúde Coletiva: níveis de prevenção e aplicação. Principais problemas de saúde bucal em saúde pública. Epidemiologia da cárie dentária: indicadores e sua utilização (CPO-D, ceo-d, CPO-S, ceo-s, etc), Epidemiologia das doenças periodontais, o índice CPITN e suas aplicações. Epidemiologia do câncer bucal, sistemas de prevenção em saúde bucal coletiva. Sistemas de trabalho. Sistemas de atendimento. Educação em saúde bucal coletiva: situação atual no Brasil, legislação e atribuições (CD, THD, ACD). Planejamento e avaliação: indicadores para avaliação da clínica odontológica. Odontologia preventiva: cariologia e risco de cárie. Cárie da primeira infância. Diagnóstico e tratamento de perdas minerais e de lesões iniciais de cárie dentária. Adequação do meio bucal. Etiopatogenia e prevenção das doenças periodontais. Fluoretação das águas de abastecimento público: benefícios, controles. Fluoretos: ação sistêmica e ação tópica, métodos de aplicação, potencial de redução na incidência de cárie, toxidade, amamentação natural x artificial ou mista, influências no desenvolvimento do sistema estomatognático, más-oclusões e hábitos perniciosos. Materiais restauradores com liberação do flúor. Clínica odontológica: exame da cavidade bucal, anamnese, exame clínico, exame complementar. Semiologia e tratamento de afecções dos tecidos moles bucais. Diagnóstico e tratamento da cárie dentária. Diagnóstico e tratamento das doenças periodontais. Plano de tratamento. Biosegurança: manutenção de cadeia asséptica, esterilização, destino de materiais infectantes. Anestesiologia: mecanismos de ação, técnicas e precauções. Procedimentos básicos de dentística operatória e restauradora: preparos cavitários. Proteção do complexo dentino-pulpar. Materiais odontológicos (forradores e restauradores). Cirurgia oral menor. Urgências odontológicas. Terapêutica e farmacologia odontológica aplicada à clínica. Prótese dental.

ANEXO II

MODELO DE ATESTADO DE TEMPO DE SERVIÇO

(Timbre da Instituição)

ATESTADO DE TEMPO DE SERVIÇO

Atestamos para fins de contagem de tempo de serviço público, conforme estabelece o Edital nº 001/2010 do Processo Seletivo para Admissão em Caráter Temporário para atuação na prefeitura Municipal de Papanduva - SC, que o (a) Senhor(a) __________________ nascido(a) em ____________, portador(a) do documento de identidade nº ____________ e CPF nº _______________exerceu ou ainda exerce atividades nesta instituição, no cargo de _________________, conforme abaixo especificado:

(listar todos os períodos conforme organizado abaixo)

PERIODO DE:___/____/____A ____/____/___

PERIODO DE:___/____/____A ____/____/___

PERIODO DE:___/____/____A ____/____/___

Declaramos sob as penas do Art. 299 do Código Penal Brasileiro que as informações constantes desta certidão são a expressão da verdade.

__________________
LOCAL E DATA.

Secretário (a) Municipal ou Responsável pelo Setor de RH