Prefeitura de Papanduva - SC

Notícia:   Prefeitura de Papanduva - SC oferece vagas na Área da Saúde

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAPANDUVA

ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

TESTE SELETIVO PÚBLICO - EDITAL Nº 003/2009

A PREFEITURA MUNICIPAL DE PAPANDUVA/SC, inscrita no CNPJ Nº 83.102.533/0001-01, através da Secretaria Municipal de Saúde, torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições ao teste seletivo público para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Nutricionista, Médico(Programas Especiais e Atendimento Ambulatorial), Farmacêutico, Bioquímico, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Assistente Social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Odontólogo e Enfermeiro, todos os cargos para cadastro reserva, conforme Anexo I, deste Edital, regendo-se o mencionado processo pelas disposições legais aplicáveis, mais precisamente o que dispõe a Lei Municipal n° 1799, de 10 de setembro de 2007; ainda a Lei n° 1803, de 15 de outubro de 2007; Lei Complementar n° 025, de 10 de outubro de 2007; Lei Complementar n° 029, de 04 de junho de 2008; e pelas instruções deste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O teste seletivo será realizado sob a responsabilidade da Secretaria de Municipal de Saúde, abrangendo os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Nutricionista, Médico(Programas Especiais e Atendimento Ambulatorial), Farmacêutico, Bioquímico, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Assistente Social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Odontólogo e Enfermeiro.

1.2. O número de vagas disponíveis serão de acordo com o Anexo I, deste Edital.

1.3. O Regime Jurídico de Trabalho para os cargos de Agentes Comunitários de Saúde será o CLT, e para os demais cargos será o Estatutário, todos vinculados ao Regime Geral da Previdência Social.

2. DA DIVULGAÇÃO

2.1. A divulgação oficial das etapas deste Teste Seletivo dar-se-á através de avisos afixados no mural de publicações da Prefeitura Municipal e nos sites www.papanduva.sc.gov.br e www.amplanorte.org.br.

3. DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

3.1. As atribuições de todos os cargos constam na legislação municipal e federal, conforme for o caso.

3.2. Vencimentos:

3.2.1. Agente Comunitário de Saúde - R$ 486,29

3.2.2. Técnico em Enfermagem - R$ 725,80

3.2.3. Técnico em Higiene Dental - R$ 725,80

3.2.3. Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Bioquímico, Farmacêutico e Fisioterapeuta - R$ 1.445,41

3.2.4. Médico (I) - R$ 8.489,62

3.2.5. Médico (II) - R$ 4.244,81

3.2.6. Nutricionista - R$ 893,41

3.2.7. Assistente Social - R$ 1.046,19

3.2.8. Enfermeiro (I) - R$ 3.230,39

3.2.9. Enfermeiro (II) - R$ 1.615,20

3.2.10. Odontólogo (I) - R$ 2.810,90

3.2.11. Odontólogo (II) - R$ 1.405,45

3.3. Carga Horária:

3.3.1. Para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Médico (I), Enfermeiro (I) e Odontólogo (I) - 40 horas semanais;

3.3.2. Para os cargos de Psicólogo, Médico(II), Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Farmacêutico, Bioquímico, Assistente Social, Nutricionista, Enfermeiro (II), Odontólogo (II) e Fisioterapauta - 20 horas semanais.

3.4. Lotação: Os Agentes Comunitários de Saúde serão lotados, na eventual possibilidade de contratação, nas suas respectivas áreas de atuação onde residem e para àquelas que se inscreveram. Os demais cargos, também na eventual possibilidade de contratação, ficarão à disposição da Secretaria Municipal da Saúde, que a seu critério, fará a devida lotação dos convocados.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. Período: as inscrições poderão ser realizadas no período de 20.07.09 à 24.07.09, no horário compreendido das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00, nas dependências da Prefeitura Municipal - Departamento de Pessoal, sito à Rua Sérgio Glevinski, 134, centro - Papanduva/SC, bem como no site www.amplanorte.org.br.

4.2. Requisitos básicos para a inscrição:

a) possuir idade mínima de 18 anos completos na data da contratação;

b) para o cargo de Agente Comunitário de Saúde o candidato deverá residir na comunidade em que irá atuar desde a data de publicação deste Edital, conforme previsto pela Lei n° 1799, de 10 de setembro de 2007;

c) haver concluído o ensino fundamental, para o cargo de Agente Comunitário de Saúde;

d) haver concluído o ensino médio, curso técnico em Enfermagem e registro no COREN para o cargo de Técnico em Enfermagem;

e) haver concluído o ensino médio, curso técnico em higiene dental e inscrição no órgão fiscalizador da profissão para o cargo de Técnico em Higiene Dental;

f) haver concluído o ensino superior para os demais cargos na área de atuação e registro no órgão fiscalizador da profissão;

g) ser brasileiro nato ou naturalizado ou estrangeiro com visto permanente;

h) estar quites com as obrigações militares e eleitorais;

i) gozar de boa saúde física e mental;

j) atender as condições prescritas para a função;

l) o candidato somente poderá inscrever-se à microárea onde reside (para o cargo de Agente Comunitário de Saúde), devendo comprovar anualmente sua residência;

m) efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (vinte reais) para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Enfermagem e Técnico em Higiene Dental; no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) para os demais cargos.

n) Os valores deverão ser depositados no Banco do Brasil - Agência 0206-2, Conta Corrente n° 22.366-2.

4.3. Cópias de Documentação necessária para inscrição:

a) Cédula de identidade - RG;

b) Cadastro de Pessoa Física - CPF;

d) Comprovante de endereço atualizado;

e) Comprovante de Escolaridade, conforme o caso;

f) Apresentar comprovante do pagamento da taxa de inscrição;

g) Caso a inscrição seja feita via internet, o candidato deverá enviar os documentos deste item (4.3) via fax para o n° 47 3642 0665.

4.4. Procedimentos de inscrição:

a) Os candidatos deverão comparecer no local de inscrição nas datas e horários mencionados no item 4.1 deste Edital, ficando vedada quaisquer inscrições fora deste período, sob qualquer pretexto ou motivo, ou efetuar a inscrição pelo site, conforme item 4.1.

b) Fica reservada às pessoas portadoras de deficiências físicas, na proporção de 2% (dois por cento) do total das vagas oferecidas por cargo, desde que a deficiência seja compatível com o exercício das atribuições do cargo pretendido, ficando ressalvado que na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a deficientes físicos, estas serão preenchidas pelos demais;

c) No ato da inscrição o candidato receberá seu respectivo comprovante de inscrição, o qual deverá ser apresentado no dia da prova, juntamente com documento de identificação com foto.

4.5. O pedido de inscrição deverá ser feito pessoalmente.

4.6. O candidato é responsável pelas informações prestadas no Requerimento de Inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros no preenchimento desse documento;

4.7. A falha nas informações constantes no Requerimento de Inscrição tornará nula a inscrição em qualquer fase do teste seletivo.

4.8. As inscrições deferidas e/ou indeferidas serão publicadas imediatamente dois dias úteis após o término das inscrições, no mural de publicações da prefeitura municipal e nos sites definidos no item 2.1 deste edital, onde caberá recurso no prazo de 48 horas (quarenta e oito horas) dirigidos à Comissão do Teste Seletivo.

5. DA SELEÇÃO

5.1. A seleção tem por finalidade a formação de um cadastro reserva de profissionais para a Secretaria Municipal da Saúde.

5.2. As provas serão elaboradas e aplicadas pela comissão de apoio - AMPLANORTE, designada pelo Chefe do Poder Executivo Municipal.

5.3. Prova de Conhecimentos Específicos.

Esta etapa terá caráter eliminatório e classificatório e consistirá na resolução de 40 (quarenta) questões objetivas com 04(quatro) opções de respostas, (A, B, C, e D), com apenas uma resposta correta, com valor de 0,25 ponto cada resposta certa, sendo: 20 (vinte) questões de conhecimentos específicos aos cargos pretendidos; 10 (dez) questões de português; 10 (dez) questões de conhecimentos gerais.

5.4. Conteúdo Programático - conforme Anexo II, deste Edital.

6. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1. As Provas serão realizadas no dia 08 de agosto de 2009, no Grupo Escolar Municipal Prefeito Rubens Alberto Jazar, sito à Rua Otávio Pechebela, n° 1420, no horário das 9:00 às 12:00.

6.2. O candidato deverá comparecer ao local determinado para a realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de documento de identificação com foto e comprovante de inscrição, caneta esferográfica, de cor azul ou preta, lápis e borracha.

6.3. Não será permitida a realização da prova em data, local e horário diferentes do estabelecido, seja qual for o motivo alegado.

6.4. Durante a realização das provas, não será permitido ao candidato, sob pena de anulação de sua prova:

I - comunicar-se com os demais candidatos ou pessoas estranhas ao teste seletivo;

II- consultar qualquer espécie de livro ou apontamentos;

III - utilizar-se de telefone celular, Pager, fone de ouvido ou de qualquer outro aparelho eletro-eletrônico;

IV - ausentar-se do recinto, a não ser momentaneamente em casos especiais na companhia do fiscal;

V - portar-se inconvenientemente, perturbando, de qualquer forma, o bom andamento dos trabalhos;

VI - tratar com descortesia qualquer dos examinadores, auxiliares ou autoridades presentes.

6.5. Não será permitida a permanência de acompanhante do candidato, ou de pessoas estranhas ao teste seletivo, no local onde será aplicada a prova.

6.6. O candidato, ao término da prova, entregará ao fiscal a sua prova com o respectivo cartão de resposta, devidamente assinado pelo mesmo, com caneta esferográfica azul ou preta.

6.7. Os candidatos não poderão sair da sala da aplicação da prova, antes de decorridos 60 minutos a partir do início.

6.8. Os três últimos candidatos de cada sala, deverão permanecer no local até a conclusão da prova do último candidato, para assinarem o lacre dos envelopes contendo as provas e os cartões resposta, juntamente com o fiscal.

7. DO ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS

7.1. O gabarito das questões objetivas da prova será afixado no mural de publicações da prefeitura municipal e nos sites www.papanduva.sc.gov.br e www.amplanorte.org.br, no primeiro dia útil após a realização das provas.

7.2. Os recursos, caso ocorram, deverão ser dirigidos à Comissão do Teste Seletivo, interpostos no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis da realização das inscrições, das provas, da publicação do gabarito, ou da publicação do resultado final do Teste Seletivo, conforme o caso;

7.3. A Comissão deverá seguidamente a respeito do recurso interposto, submeter ao Chefe do Executivo Municipal e publicar o resultado no mural de publicações da prefeitura municipal e nos sites www.papanduva.sc.gov.br e www.amplanorte.org.br em até 02(dois) dias úteis após a interposição dos recursos.

8. DA CLASSIFICAÇÃO

8.1. O candidato será considerado habilitado se atingir no mínimo 50% de acertos do total das questões propostas.

8.2. A classificação para todos os cargos será feita em ordem decrescente da nota final obtida individualmente, ficando todos os candidatos aprovados como cadastro reserva. Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, será procedida a classificação da mesma forma que para os demais, com a ressalva de que estes serão classificados para as microáreas às quais se inscreveram, ficando também como cadastro reserva.

8.3. O desempate entre candidatos que obtiverem a mesma nota final será aprovado o candidato com maior idade.

9. DA CONTRATAÇÃO

A contratação será efetuada se forem atendidas as seguintes condições:

I - Permanecer o candidato residindo na microárea de atuação para a qual se inscreveu, conforme determinação na legislação em vigor, especialmente durante toda a vigência do contrato de trabalho, para o cargo de Agente Comunitário de Saúde;

II - Ser considerado apto na inspeção de saúde;

III - Aos candidatos portadores de necessidades especiais o exame de saúde fará a verificação da deficiência declarada, assim como sua compatibilidade com as atividades características dos cargos;

IV - Quando o candidato for convocado a assumir, terá o prazo de 48(quarenta e oito) horas para a apresentação, a contar do recebimento da convocação, e caso não haja comparecimento no prazo estipulado o candidato será automaticamente reclassificado para o final da listagem dos aprovados, sendo convocado o candidato classificado subsequente;

V - Apresentar os seguintes documentos, além daqueles mencionados nos itens 4.2. e 4.3 deste edital;

a) Fotocópia de documentos com fé pública que garanta sua identificação;

b) Fotocópia da comprovação de domicílio na microárea de abrangência da Unidade de Saúde da Família para a qual se inscreveu;

c) Fotocópia do Título de Eleitor, com os comprovantes de voto na última eleição e comprovação de quitação com as obrigações eleitorais;

d) Original da Carteira de Trabalho e Previdência Social;

e) Fotocópia de documento que comprove quitação com as obrigações militares (quando for candidato do sexo masculino);

f) Fotocópia da Cédula de Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

g) Fotocópia do PIS ou PASEP, se cadastrado;

h) Fotocópia da Certidão de nascimento ou casamento;

i) Fotocópia da Certidão de Nascimento dos (a) filhos (a) até 14 anos;

j) Original atestado de antecedentes criminais, não sendo aceitos cartões de protocolo ou outros documentos.

k) Fotocópia de histórico escolar que comprove a conclusão do ensino fundamental e nível superior, conforme for o caso, ou Certificado de Conclusão;

l) 01 (uma) foto colorida 3x4 recente;

m) Declaração que não acumula cargo público;

n) Declaração de bens e valores.

VI - Para o Cargo de Agente Comunitário de Saúde, deverão aceitar realizar cursos de aperfeiçoamento/treinamento, caso ocorra.

a) Caso o Agente Comunitário de Saúde tenha frequencia inferior a 75% em cursos que forem ministrados, este será demitido e convocado o próximo candidato, respeitada a ordem de classificação por área de atuação, nos termos deste Edital.

10. HOMOLOGAÇÃO FINAL

10.1. Após concluídas todas as fases do Teste Seletivo Público, a Prefeitura Municipal fará, através de Edital, a homologação do Resultado Final.

10.2. O Edital com a Homologação do Resultado Final será disponibilizado nos sites www.papanduva.sc.gov.br e www.amplanorte.org.br e no mural de publicações da prefeitura municipal.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. Na convocação, conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde, para os cargos de Enfermeiro (I), Enfermeiro (II), Odontólogo (I), Odontólogo (II) e Fisioterapauta, terão precedência os candidatos aprovados no Teste Seletivo Edital 002/2009 durante sua validade.

11.2. O presente teste seletivo terá validade de 01 (um) ano, da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável, por igual período.

11.3. A inexatidão das informações e as irregularidades de documentação, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do teste seletivo, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

11.4. A inscrição do candidato importará no conhecimento das instruções deste Edital e na aceitação tácita das condições nele contidas tais como se acham estabelecidas.

11.5. A resolução dos casos omissos ficará a cargo da comissão Organizadora.

Município de Papanduva, 13 de julho de 2009.

Luiz Henrique Saliba
Prefeito Municipal

ANEXO I

Cargo

Lotação

Microárea

N° de vagas

Agente Comunitário de Saúde

Começa na casa da Sra. Edvirge Wichinieski à direita da Rua Tent. Ary Rauen, após a E.E.B. Mª Avelina, feita ambos os lados da Rua e segue até a casa da Sra. Lúcia Kaleski Subzack, e ainda em direção ao Horto Florestal até a casa da Sra. Zilda Becker Ludka

16

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Inicia no Centro Espírita, faz toda a COHAB I, e Estrada do Cerro Verde até a residência da Sra. Tereza Minikoski

17

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Começa na Rondinha na residência da Sra. Tereza Szperum e vai até a localidade de Iraceminha na residência do Sr. Basílio Bossi

19

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Inicia na residência do Sr. Ivo Kaspechack em direção ao Rio da Veada e vai até o Salão da Igreja, ainda vai pela estrada do Craveiro, faz a Colônia Becker e Rio da Veada

20

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Inicia na residência da Sra. Ana Gmach em sentido ao Rodeiozinho até a residência da Sra. Matilde Fladzinski e no sentido Terreiro de Pedra até a residência do Sr. Ogeika, incluindo a localidade de Tuneira

21

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Inicia na estrada do Rodeiozinho em direção à localidade de Rio do Engano de Cima, na residência da Sra. Albina Coskoski até a residência do Sr. Ari Ferens. Vai também em direção à pedreira até a residência do Sr. Vasco Stemposki, em direção ao Rio do Engano de Baixo até a residência do Sr. Eliseu Ferens e em direção à localidade de Iraceminha até a residência do Sr. Antonio P. Popadiuk

23

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Inicia na residência da Sra. Paulina Machado no Bairro Hospital até o final da Rua Esmeraldino Maia de Almeida, com todas as suas transversais. Na Rua Miguel Ferens no sentido Vila Leonardo e Loteamento Tolachinski da casa da Sra Eliane Prestes até a residência do Sr. José Gmach e estrada do São Thomaz sentido Horto Florestal até a residência da Sra. Marlene Moreto. Na estrada São Thomaz sentido Lagoa Seca da residência do Sr. Anirto Lessak até a residência do Sr. Victor Novak

44

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Ruas: João Mendes de Souza, Ernesto Greinert, Nereu Ramos, até a rua Dom Pedro I. Ruas: Tercílio Sonáglio, Manoel Ribeiro, Alberto Frederico Filho, João Ribas de Souza, Joaquim Mendes Henrique Martins Hass e Dom Pedro I até a Avenida Papa João XXIII. Ruas: Luiz Carlos Prestes, Chico Mendes, Rua Tenente Ary Rauen, Carlos Schinabel e Ceslau Levandoski

02

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Av. Papa João XXIII do trevo até a Rua Dom Pedro I, Rua Dom Pedro I até a AV. Papa João XXIII, Ruas: Delegado Arlindo Micheli, Governador Pedro Ivo Campos até a Rua Dom Pedro I, Rua São Cristóvão (João Sonaglio), Marginal BR 116: Do Rio Papanduva Até a Empresa Cereagro. Ruas: Manoel Ribeiro, Alberto Frederico Filho, João Ribas de Souza, Joaquim Mendes Henrique Martins Hass e Dom Pedro I até a Avenida Papa João XXIII, Rua Antonio Ribas e Rua Monte Castelo.

03

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Jacy Falchetti, Paulino de Melo, Narciso Guebert, 13 de maio, 7 de setembro, 11 de abril, Ruas Arlindo Michelli, Pedro Ivo Campos, Av. Papa João XXIII, João Mendes de Souza, Ernesto Greinert, Nereu Ramos, até a Rua Dom Pedro I.

04

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Queimados, Matinhos, Cruzeiro

35

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Carijos

36

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Floresta I

37

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Floresta II

38

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Estrada Geral do Palmito e viscinais, Estação 66

39

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Rio da Ponte, Arroio Fundo, até o posto de saúde do palmito

40

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Passo Ruim, início após a entrada para o CTG os Vaqueanos até Rodeozinho e Coahb, Parque Industrial

41

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Escola do Palmito , sentido Campina Jungles, Campina Jungles

42

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Arroio Fundo ( Paiol) e Arroio Grande.

43

Cadastro Reserva

.Agente Comunitário de Saúde

Ruas : Jacy Falchetti, Alois Adolfo Werka, Antonio Borges Bueno, Ermelindo Atanázio, Alfredo de Oliveira, João Greinert, Francisco M. Hass. Av. Papa João XXIII, e Ruas Nereu Ramos e Jorge Lacerda e Juscelino de Oliveira estas entre as Ruas Jacy Falchetti e Francisco M Hass, contornando a Rua Jair Damaso da Silveira e Tenente Ary Rauen, interceptada pela rua Augustinho T. de Lima.

05

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Rua João F. Keneddy, Simeão A. de Almeida, Jair Damaso da Silveira, até a tenente Ary Rauen. Rua Augustinho T. de Lima. Até a Nereu Ramos, Rua Projetada nº 2 e rua Projetada nº 3. Ruas Nereu Ramos, Jorge Lacerda e Jucelino K. de Oliveira, Jacob Schadeck e Francisco Frederico e Maria Tereza de Oliveira, estas entre a Rua Francisco M. Hass e Rua Simeão A. de Almeida. Rua Francisco M. Hass até a Nereu Ramos. Rua Tenente Ary Rauen, de Jair Damaso da Silveira ate Simeão A. de Almeida.

06

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Rua Ladislau Tabalipa até a rua Mafra. Rua Mafra e prolongamento. Rua Leoberto Leal. Rua Tenente Ary Rauen lado esquerdo, entre Francisco M. Hass e Rua Mafra. Rua Capitão Estevão Furtado até o Leoberto Leal. Rua Leoberto Leal a partir da rua Graciliano Machado. Rua Graciliano Machado até a Leoberto Leal. Rua Severo de Almeida até a Leoberto Leal. Rua Simeão A. de Almeida, a partir da Tenente Ary Rauen.

07

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Rua Tenente Ary Rauen e Ladislau Tabalipa, Graciliano Machado, Severo de Almeida e Estevão Furtado, estas entre a Leoberto Leal e a Basílio Heuko. Rua Leoberto Leal a partir da Tenente Ary Rauen. Rua Getulio Vargas, a partir da Tenente Ary Rauen. Rua José Zadorosny, a partir da Tenente Ary Rauen. Rua Rufino Mendes, a partir da Tenente Ary Rauen. Rua Pedro Povaluki. A partir da Rua Jorge Lacerda. Rua Basílio Heuko, a partir da Jorge Lacerda.

08

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Ruas: Sergio Glevinski (até Ten Ary Rauen), Leoberto Leal, Eugênio Sidorack, (até a Graciliano Machado) Maria Tereza da Silveira, Francisco Frederico, Jacob Schadeck, Jucelino K Oliveira, Jorge Lacerda, Nereu Ramos, Ten. Ary Rauen estas entre as ruas Sérgio Glevinski e Leoberto Leal

09

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Rua Tenente Ary Rauen, Nereu Ramos, Jorge Lacerda e Juscelino de Oliveira, Jacob Schadeck, Francisco Frederico, Maria Tereza da Silveira, Deodato de Carvalho e Deodato de Carvalho entre Leoberto Leal e Rufino Mendes. Ruas Getulio Vargas, Leoberto Leal e José Zadorosny e Rufino Mendes de Souza, estas entre Tenente Ary Rauen e Rua Deodato de Carvalho

10

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Ruas: Mafra, Servidão Antonio da Cunha Ramos , Pedro Povaluck, Pedro Bosse Filho, Napoleão Mendes, José Reva, Rogério Maques, Esmeraldino Maier, Bairro Cunha e Industrial - final.

11

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Cohab II

12

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Rua Pedro Polaluck, a partir da Jorge Lacerda. Rua Basílio Heuko, Jose Reva, a partir da Tenente Ary Rauen ,até a Deodato de Carvalho, Esmeraldino de Almeida a partir da Tenente Ary Rauen até a Jacob Schadeck.

13

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Ruas: Prolongamento da Ary Rauen a partir da Basílio Heuko Pedro Melnick, Otávio João Winache, Evaldo Graboski Esmeraldino Maia de Almeida, Miguel Ferens, José Reva a parir da Tem. Ary Rauen. Rua Servidão .

14

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Ruas: Miguel Ferentz. Rogério Marques, Otavio Pechebel, Evaldo Graboski, Otavio João Wusnche, Pedro Melnik e Presidente Tancredo Neves, entre Maria Tereza Silveira e Ary Rauen. Rua Maria Tereza Silveira, Francisco Frederico e Jacob SChadeck e Juscelino K. De Oliveira, Jorge Lacerda e Nereu Ramos e Tenente Ary Rauen entre a Miguel Ferentz e Trancredo Neves

15

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Ruas: Sérvio Glevinski (frente prefeitura), Rio da Prata

18

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Localidades de Rio Guarani e Rio do Engano (Limítrofe - Rodeiozinho, Rio da Veada, Guarani e Rio Itajaí)

22

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Localidade de Guarani (Limítrofe - Tuneira e Coqueiros)

24

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Localidades de Alto Guarani e Guarani Acima (Limítrofe - Rio Itajaí do Norte, Pinhal, Rio Carvão e Coqueiros)

25

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Parte da Localidade de Pinhal e Localidade Pratinha (Limítrofe - Pinhal e Pratinha)

26

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Parte da Localidade do Pinhal e Localidade de Coqueiros (Limítrofe - Guarani e Alto Guarani)

27

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Localidade de Pratinha

28

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Parte Localidades de Gramados e Pratinha (Limítrofe - Lajeado dos Grein)

29

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Localidades de Lajeado dos Grein e parte da Localidade de Gramados (Limítrofe - Gramados, Pratinha, Rio Bonito e Nova Cultura)

30

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Localidades de Rio Seco e Rio Bonito (Limítrofe - Caraguatá, Lajeado dos Grein, Rio das Pedras e Nova Cultura)

31

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Localidade de Nova Cultura (Limítrofe - Rio das Pedras, Rio Bonito, Serra do Taiozinho e São João do Mirador)

32

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Localidade de Serra do Taiozinho (Limítrofe - Nova Cultura, São João do Mirador e Rio das Pedras)

33

Cadastro Reserva

Agente Comunitário de Saúde

Localidade de São João do Mirador (Limítrofe - Serra do Taiozinho e Rio das Pedras)

34

Cadastro Reserva

Nutricionista

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

Médico (I)

(Programas Especiais e Atendimento Ambulatorial)

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

Médico (II)

(Programas Especiais e Atendimento Ambulatorial)

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

Farmacêutico

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

Farmacêutico Bioquímico

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

Psicólogo

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

Fonoaudiólogo

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

Assistente Social

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

Terapeuta Ocupacional

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

Técnico em Enfermagem

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

Técnico em Higiene Dental

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

Enfermeiro (I)

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

Enfermeiro (II)

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

Odontólogo (I)

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

Odontólogo (II)

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

Fisioterapeuta

Secretaria Municipal da Saúde

 

Cadastro Reserva

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

NÍVEL FUNDAMENTAL

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

LÍNGUA PORTUGUESA

1- Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; 2- Estabelecer relações entre seqüência de fatos ilustrados; 3- Conhecimento da língua: a) ortografia, b) acentuação gráfica, c) pontuação, d) masculino e feminino, e) antônimo e sinônimo, f) diminutivo e aumentativo.

CONHECIMENTOS GERAIS

Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Processo saúde-doença e seus determinantes/condicionantes; Princípios e diretrizes do Sistema único de Saúde e a Lei Orgânica da Saúde; Cadastramento familiar e territorial: finalidade e instrumentos; Interpretação demográfica; Indicadores epidemiológicos; Técnicas de levantamento das condições de vida e de saúde/doenças da população; Critérios operacionais para definição de prioridades: indicadores sócioeconômicos, culturais e epidemiológicos; Conceitos de eficácia, eficiência e efetividade em saúde coletiva; Estratégia de avaliação em saúde: conceitos, tipos, instrumentos e técnicas; Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador, equidade, outros; Sistema de informação em saúde; Condições de risco social: violência, desemprego, infância desprotegida, processos migratórios, analfabetismo, ausência ou insuficiência de infraestrutura básica, entre outros; Promoção da saúde: conceitos e estratégias; Principais problemas de saúde da população e recursos existentes para o enfrentamento dos problemas; Formas de aprender e ensinar em educação popular; Cultura popular e sua relação com os processos educativos; Participação e mobilização social: conceitos, fatores facilitadores e/ou dificultadores da ação coletiva de base popular; Pessoas portadoras de necessidades especiais, abordagem, medida das facilitadoras da inclusão social e direito legais; Saúde da criança, do adolescente e do idoso; Estatuto do idoso; Noções de ética e cidadania.2. Ética profissional.

NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA (PARA TODOS OS CARGOS DE NIVEL MÉDIO E SUPERIOR)

Interpretação de textos;

CONHECIMENTOS GERAIS (PARA TODOS OS CARGOS DE NIVEL MÉDIO E SUPERIOR)

Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA CADA CARGO

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Técnicas Fundamentais em Enfermagem: Registro de Enfermagem, com evolução do paciente, sinais vitais (TPR/PA), peso, altura, mobilização, higiene corporal, controle hídrico, administração e preparo de medicamentos; orientações pertinentes ao autocuidado, promoção do conforto físico, auxílio em exames e coleta de materiais para exames. Lei do exercício profissional:Decreto que regulamenta a profissão; código de ética do profissional de Enfermagem; Legislação do Sistema Único de Saúde. Saúde Pública: Participar da vigilância epidemiológica, imunizações, programas de atenção à saúde do adulto, mulher, criança e adolescente; conhecer doenças infectoparasitárias e demais patologias atendidas na rede básica; Atentar para a importância das ações educativas a respeito de higiene e saneamento básico e suas implicações com a saúde. Noções de Enfermagem Médico-cirúrgica: Assistência a pacientes portadores de doenças crônicas (hipertensão arterial, diabetes mellitus, asma, bronquite, pneumonia). Assistência ao paciente cirúrgico e possíveis complicações. Atuação no Centro Cirúrgico, circulando, e na recuperação anestésica, assim como atuar no processamento de artigos hospitalares, conhecendo as rotinas de esterelização, preparo de material e prevenção de infecção hospitalar. Noções de Enfermagem Materno-Infantil: Assistência ao pré-natal/pré-parto/puerpério; cuidados imediatos com recém-nascido, e seu conforto, higiene, segurança e alimentação. Cuidados com recém-nascido filho de cliente com patologias de bases com diabetes mellitus e hipertensão arterial. Noções de Enfermagem em Pronto-Socorro: Reconhecer situações que envolvam pacientes em risco de vida, auxiliando-os com técnicas científicas. Ética profissional.

 

ASSISTENTE SOCIAL

1 O debate contemporâneo sobre o Serviço Social: as demandas sociais para a profissão. 2 Políticas sociais públicas, cidadania e direitos sociais no Brasil. 3 Avaliação de políticas sociais e de proteção ambiental. 4 Pesquisa e planejamento em Serviço Social: a construção do conhecimento, metodologias qualitativas. 5 Assistência social com garantia de direitos - Seguridade Social (Saúde, Assistência Social e Previdência). 6 Prática profissional em diversos campos de atuação na Saúde Pública: Assistência à Saúde e Vigilância à Saúde. Atendimento assistencial: familiar e hospitalar. A intervenção do Assistente Social nas Condições e Relações do Trabalho. 7 O Assistente Social na construção e desenvolvimento do projeto político-pedagógico: atuação multidisciplinar. 8 Estratégias e procedimentos teórico-metodológicos em Serviço Social - articulação com a situação de intervenção. Reabilitação psicossocial, clínica da subjetividade, compreensão do sofrimento psíquico e interdisciplinaridade. 9 Álcool, tabagismo, outras drogas e redução de danos. 10 Noções básicas de psicopatologia. 11 Ética e Legislação Profissional. 12 Estatuto do Idoso e política estadual do idoso. 13 Estatuto da criança e adolescente. 14 Lei orgânica da assistência social.

 

FONOAUDIÓLOGO:

1 Sistema do aparelho auditivo: bases anatômicas e funcionais. 2 Audiologia clínica. 3 Procedimentos subjetivos de testagem audiológica - indicação, seleção e adaptação do aparelho de ampliação sonora individual. 4 Audiologia do trabalho: ruído, vibração e meio ambiente. 5 Audiologia educacional. 6 Neurofisiologia do sistema motor da fala. Funções neurolingüísticas. Sistema sensório-motor-oral - etapas evolutivas. Desenvolvimento da linguagem. 7 Deformidades crânio-faciais. Características fonoaudiológicas. 8 Avaliação mio-funcional. Tratamento fonoaudiológico. 9 Distúrbio da voz. Disfonias. Aspectos preventivos. Avaliação e fonoterapia. 10 Distúrbio de linguagem da fala e da voz decorrentes de fatores neurológicos congênitos, psiquiátricos, psicológicos e sócioambientais. Desvios fonológicos. 11 Fisiologia de deglutição. Desequilíbrio da musculação oro-facial e desvios da deglutição. Prevenção, avaliação e terapia mio-funcional. 12 Disfonias: teorias, avaliação e tratamento fonoaudiológico. 13 Distúrbio de aprendizagem da linguagem escrita: prevenção, diagnóstico e intervenção fonoaudiológica. 14 Aleitamento materno, vantagens - fisiologia da lactação. 15 Assistência fonoaudiológica em UTI, Neonatologia e Neurologia. 16 Ética e legislação profissional.

 

MÉDICO CLINICO GERAL

Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente; Atenção à Saúde da Mulher; Atenção à Saúde do Adulto; Atenção à Saúde do Idoso; Atenção em Saúde Mental; Atenção à Saúde em Doenças Transmissíveis; Ferramentas em Medicina da Família; Antibioticoterapia; Anemias; Hipertensão arterial; Diabetes; Parasitoses intestinais; Esquistossomose; Cefaléias; Febre de origem indeterminada; Diarréias; Úlcera péptica; Hepatite; Hipertireoidismo; Hipotireoidismo; Insuficiência cardíaca; Alcoolismo; Doenças sexualmente transmissíveis; Cardiopatia isquêmica; Arritmias cardíacas; Doença pulmonar obstrutiva crônica; Dor toráxica; Dor lombar; Ansiedade; Asma brônquica; Pneumonias; Tuberculose; Hanseníase; Leishmaniose; AIDS; Infecção Urinária; Enfermidades bucais; Epilepsia; Febre reumática; Artrites; Acidentes por animais peçonhentos; Micoses superficiais; Obesidade; Dislipidemias. Ética profissional.

 

NUTRICIONISTA

1 Unidades de alimentação e nutrição - objetivos e características, planejamento físico, recursos humanos, abastecimento e armazenamento, custos, lactário, banco de leite e cozinha dietética. 2 Administração dos serviços de nutrição e dietética. 3 Nutrição normal: definição, leis da alimentação / requerimentos e recomendações de nutrientes - alimentação enteral e parenteral. 4 Planejamento, avaliação e cálculo de dietas e(ou) cardápio para adulto, idoso, gestante, nutriz, lactente, pré-escolar e escolar, adolescente e coletividade sadia em geral. 5 Desnutrição: epidemiologia de desnutrição, aspectos sociais e econômicos. Programa de combate às carências nutricionais e Programa Bolsa Alimentação. 6 Diagnósticos antropométricos: padrões de referência / indicadores: vantagens, desvantagens e interpretação / avaliação nutricional do adulto: índice de massa corporal (classificação de GARROW). 7 Dietoterapia nas enfermidades do sistema cardiovascular. 8 Dietoterapia nos distúrbios metabólicos: obesidade - Diabete Mellitus e dislipidemias. 9 Dietoterapia nas carências nutricionais: desnutrição energético-protéica, anemias nutricionais e carência de vitaminas. 10 Dietoterapia das doenças renais. 11 Alimentos: conceito; características e qualidade dos alimentos; perigos químicos, físicos e biológicos. 12 Microbiologia dos alimentos: fatores que influenciam a multiplicação dos microrganismos; microrganismos patogênicos de importância em alimento. 13 Conservação e armazenamento de alimentos: uso do calor, do frio, do sal/açúcar, aditivos, irradiação e fermentação. 14 Normas de biosegurança, 15 Noções básicas de Vigilância Epidemiológica. 16 Legislação sanitária: Lei n.° 6.437/77; Decreto-Lei n.° 986/69; Resolução 12/01. 17 Interação entre medicamentos e nutrientes. 18 Ética e legislação profissional.

 

PSICÓLOGO

1 Avaliação psicológica: fundamentos da medida psicológica. Instrumentos de avaliação: critérios de seleção, avaliação e interpretação dos resultados. Técnicas de entrevista. 2 Psicologia do desenvolvimento: o desenvolvimento normal. Psicopatologia do desenvolvimento. 3 Processo saúde-doença: doenças crônicas e doenças agudas; modelo biomédico e modelo biopsicossocial de saúde. 4 Ações básicas de saúde: promoção; prevenção; reabilitação; barreiras e comportamentos de saúde; níveis de atenção à saúde. 5 Psicologia da saúde: a instituição hospitalar; ética em saúde e no contexto hospitalar. 6 Equipes interdisciplinares: interdisciplinaridade e multidisciplinaridade em saúde. 7 Técnicas cognitivocomportamentais: psicoterapia individual e grupal. 8 Repertório básico para intervenção: avaliação do nível funcional e necessidades psicossociais do doente; o sistema psiconeuroendocrinológico; adesão ao tratamento; teorias e manejos do estresse; teorias e manejo da dor; estilos de enfrentamento; o impacto da doença e da hospitalização sobre o doente e a família. 9 Práticas grupais. A atuação do psicólogo na interface saúde/ trabalho/

educação. 10 A violência na infância, adolescência e na velhice. 11 O processo de envelhecimento e as doenças degenerativas. 12 Álcool, tabagismo, outras drogas e redução de danos. 13 Estatuto do Idoso e política estadual do idoso. 14 Estatuto da Criança e do Adolescente. 15 Tratamento multidisciplinar da obesidade.

 

TERAPEUTA OCUPACIONAL

1 Princípios básicos e fundamentos teóricos para prática da Terapia; Ocupacional; 2 Principais modelos de prática da Terapia Ocupacional; 3 Conhecimentos das principais; patologias de órgãos e sistemas, que interferem no desempenho ocupacional, nas áreas de neurologia, traumato-ortopedia, reumatologia, neuromúsculo- esquelética, lesões de mão membros superiores, disfunção cardiopulmonar no adulto e na criança; 4 Métodos e técnicas de avaliação das Áreas de Desempenho Ocupacional, dos Componentes Ocupacionais e dos Contextos Ocupacionais; 5 Abordagens e métodos de tratamento para otimização do controle motor, das habilidades sensoriais, cognitivoperceptuais, psicossociais; 6 Tecnologia Assistiva: adaptação ambiental e doméstica, mobilidade, órteses; 7 O papel e atuação do Terapeuta Ocupacional nas unidades hospitalares e na equipe interdisciplinar; 8 Terapia Ocupacional na atenção á criança: Neonatologia, Método Mãe Canguru, CTI, Pediatria, Follow up; 9 Abordagem individual e grupal.

 

FARMACÊUTICO

1 Fármacos que atuam nos diversos sistemas orgânicos. 2 Farmacocinética. 3 Antimicrobianos, antiinflamatórios; antineoplásicos, medicamentos controlados. 3.1 Manipulação de medicamentos: produção de antisépticos e desinfetantes. 3.2 Abastecimento e gerenciamento de produtos para a saúde. 4 Dispensação de medicamentos. 4.1 Doses. 4.2 Vias de administração. 4.3 Reações adversas a medicamento. 4.4 Interações e incompatibilidade medicamentosas. 5 Padronização de medicamentos. 6 Noções de Vigilância Epidemiológica. 7 Normas de biosegurança. 8 Controle de infecção hospitalar. 8.1 Atuação do Farmacêutico na CCIH - Portaria n.° 2.616/98. 9 Medicamentos genéricos, medicamentos excepcionais, medicamentos específicos. 10 Política nacional de medicamentos. 11 Legislação farmacêutica: Lei Federal n.° 5.991/73, Resolução n.° 328/99, Portaria n.° 344/98 e Lei Federal n.° 6.437/77. 12 Ética e legislação profissional. 13 Normas de armazenamento e transportes de fármacos. 14 Farmacoeconomia, Farmacovigilância, Farmacoepidemiologia. 15 Uso racional de medicamentos em geral e de antimicrobianos. 16 Princípios básicos para controle de estoque: avaliação, previsão, custo e níveis de estoque. 17 Quimioterápicos: manipulação, armazenamento, interação e estabilidade. 18 Nutrição parenteral: manipulação, armazenamento, interação e estabilidade. 19 Assistência farmacêutica hospitalar. 20 Centro de informações sobre medicamentos. 21 Sistemas de distribuição de medicamentos em Farmácia Hospitalar.

 

FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO

Coleta : Etapas envolvidas nas coletas dos materiais, na execução e avaliação dos resultados. Causas de variação nas determinações laboratoriais. Conhecimento das normas de bio - segurança. Bioquímica: Aplicação da fotometria na bioquímica clínica. Realização e interpretação das diversas dosagens bioquímicas e hormonais . Funções hepática, renal e tireoidiana. Causas de erros. Urinálise : Exame de rotina de urina :realização e interpretação. Teste imunológico para gravidez. Imunologia : Conceitos gerais de marcadores celulares. Aplicação de enzimaimunoensaio. Fixação do complemento. Interpretação de provas sorológicas : V.D.R.L., Proteína C reativa, Fator reumatóide, Antiestrepitolisina "O". Imunofluorescência. Sistema ABO e RH. Provas de compatibilidade transfusional. Microbiologia : Diagnóstico das infecções bacterianas dos tratos respiratório, gastrointestinal e urinário e das lesões supurativas da pele. DST. Líquidos de punções . Infecções hospitalares. Parasitologia : Relação hospedeiro - parasita. Protozoologia e helmintologia: Morfologia, patogenia, epidemiologia e profilaxia dos gêneros : Leishmania, Trypanosoma, Plasmodium, Toxoplasma, Giardia, Entamoeba, Schistosoma,Taenia, Ascaris, Ancilostomideo, Strongyloides, Enterobius, Trichiuris . Métodos para exames parasitológicos. Hematologia: Técnicas e interpretação dos exames das séries vermelha e branca. Estudo das anemias. Alterações morfológicas no sangue periférico. Técnicas e exames relacionados ao estudo da coagulação. Ética profissional.

 

ENFERMEIRO

1. Ética, Deontologia, Bioética E Legislação Em Enfermagem; 2. Noções De Saúde Coletiva E Epidemiologia; 3. Nutrição E Dietética Em Saúde; 4. Semiologia E Semiotecnica Em Enfermagem; 5. Sistematização Da Assistência Em Enfermagem; 6. Processo De Cuidar Em Enfermagem Clinica Em Todo O Ciclo Vital (Recém Nascidos, Criança, Adolescente, Adulto, Mulher E Idoso ); 7. Processo De Cuidar Em Enfermagem Cirúrgica Em Todo O Ciclo Vital (Recém Nascidos, Criança, Adolescente, Adulto, Mulher E Idoso ); 8. Processo Do Cuidar Em Enfermagem Em Doenças Transmissíveis; 9. Processo Do Cuidar Em Enfermagem Em Emergências E Urgências; 10. Processo Do Cuidar Em Enfermagem Em Saúde Mental E Psiquiatria; 11. Administração E Gerenciamento Em Saúde; 12. Saúde Da Família E Atendimento Domiciliar; 13. Biossegurança Nas Ações De Enfermagem; 14. Enfermagem Em Centro De Material E Esterilização; 15. Programa Nacional De Imunização. 16. Ética profissional.

 

ODONTÓLOGO

I PARTE GERAL. 1 Exame da cavidade bucal. 2 Etiopatogenia da cárie dental. 3 Semiologia, tratamento e prevenção da cárie dentária. 4 Preparo cavitário. 5 Materiais odontológicos: forradores e restauradores. 6 Etiopatogenia e prevenção da doença periodontal. Implante e suas indicações. 7 Interpretação radiográfica. 8 Cirurgia menor em odontologia. 9 Terapêutica e farmacologia odontológica de interesse clínico. 10 Anestesia local em odontologia. 11 Exodontia: indicações, contraindicações, tratamento dos acidentes e complicações. 12 Traumatismos dentoalveolares: diagnóstico e tratamento. 13 Princípios gerais de ortodontia e suas indicações. 14 Procedimentos clínicos integrados em periodontia, endodontia, prótese e dentística. 15 Normas de biossegurança. 16 Diagnóstico e plano de tratamento em clínica odontológica infantil. 17 Odontologia estética. 18 Polpa dental. 19 Odontologia preventiva e saúde pública. 20 Ética profissional. II PARTE ESPECÍFICA. 1 Patologia bucomaxilofacial. 2 Radiologia bucomaxilofacial. 3 Anatomia da cabeça e pescoço. 4 Farmacologia em odontologia. 5 Anestesiologia em odontologia. 8 Emergências médicas em odontologia. 7 Urgências odontológicas. 8 Bases da técnica cirúrgica. 9 Técnicas cirúrgicas das exodontias. 10 Cirurgias dos dentes inclusos ou impactados. 11 Cirurgias bucais com finalidade ortodôntica. 12 Cirurgias parendodônticas. 13 Cirurgia pré-protética. 14 Tratamento das infecções dos espaços fasciais. 15 Traumatologia bucomaxilofacial. 16 Cirurgias ortognáticas.

 

FISIOTERAPEUTA

1 Anatomia geral. 2 Fisiologia geral. 3 Neuroanatomia. 4 Cinesiologia. 5 Fisioterapia geral: efeitos fisiológicos, indicações e contra-indicações de termoterapia - fototerapia - hidroterapia - massoterapia - cinesioterapia - eletroterapia - manipulação vertebral. 6 Fisioterapia em traumatologia, ortopedia e reumatologia. 7 Fisioterapia em neurologia. 8 Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia. 9 Fisioterapia em pediatria, geriatria e neonatologia. 10 Fisioterapia em cardiovascular. 11 Fisioterapia e amputação: prótese e órteses - mastectomias. 12 Fisioterapia em pneumologia; fisioterapia respiratória: fisioterapia pulmonar - gasimetria arterial; insuficiência respiratória aguda e crônica; infecção do aparelho respiratório; avaliação fisioterápica do paciente crítico; ventilação mecânica - vias aéreas artificiais: indicações da ventilação mecânica, modos de ventilação mecânica, desmame da ventilação mecânica. 13 Fisioterapia na saúde do trabalhador: conceito de ergonomia, doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, práticas preventivas no ambiente de trabalho. 14 Fisioterapia em pré e pós operatório. 15 Fisoterapia em U.T.I. 16 Assistência fisioterapêutica domiciliar - Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC). 17 Ética e legislação profissional.

 

TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL

1 Agravos à saúde bucal e processo de saúde-doença. 2 Anatomia dentária. 3 Controle de infecção na prática odontológica. 4 Educação em saúde bucal. 5 Aspectos ergonômicos aplicados ao trabalho em odontologia. 6 Materiais restauradores. 7 Técnicas de restauração dentária. 8 Urgências odontológicas. 9 Normas para o exercício profissional.

Município de Papanduva, 13 de julho de 2009.

Luiz Henrique Saliba
Prefeito Municipal