Prefeitura de Lavras do Sul - RS

Notícia:   Prefeitura de Lavras do Sul - RS selecionará 11 candidatos

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DO SUL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

IGRH - INSTITUTO GAÚCHO DE RECURSOS HUMANOS

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL N° 001/2008

www.igrh.com.br

* EDITAL
* TABELA DE CARGOS
* PROCESSO DE INSCRIÇÃO
* CONTEÚDO (ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS)
* BIBLIOGRAFIA OU CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N° 01/2008

O Prefeito Municipal de Lavras do Sul, no uso de suas atribuições legais e nos termos do Artigo 37 da Constituição Federal, torna público que realizará Concurso Público sob regime Estatutário, para o provimento de vagas dos cargos do Quadro Geral dos Servidores Municipais de Lavras do Sul, regendo-se pelas instruções especiais neste Edital contidas e pelas demais leis vigentes.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

CAPÍTULO I

Dos Cargos

1 - Tabela de cargos:

CARGOS

VAGAS

PADRÃO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

ESCOLARIDADE E EXIGÊNCIA MÍNIMA

VENCIMENTOS

TAXA DE INSCRIÇÃO

Assistente Social

01

10

20h

Curso Superior em Serviço Social e Registro no CRESS/RS

R$ 567,74

R$ 50,00

Enfermeiro

01

10

20

Curso Superior em Enfermagem e Registro no COREN/RS

R$ 567,74

R$ 50,00

Engenheiro Civil

01

10

20

Curso Superior em Engenharia Civil e Registro no CREA/RS

R$ 567,74

R$ 50,00

Médico - Clínica Geral

01

10

2

Curso Superior em Medicina com Habilitação Específica e Registro no CREMERS

R$ 567,74

R$ 50,00

Professor de Ciência

01

Nível 3

20

Certificado de Registro no MEC de professor habilitado na disciplina e Diploma de Curso Superior reconhecido e registrado (Licenciatura Plena)

R$ 201,87

R$ 50,00

Professor de Educação Artística

01

Nível 3

20

Certificado de Registro no MEC de Professor Habilitado na Disciplina e Diploma de Curso Superior Reconhecido e Registrado (Licenciatura Plena)

R$ 201,87

R$ 50,00

Professor de Educação Física

01

Nível 3

20

Curso Superior Reconhecido e Registrado (Licenciatura Plena) e Registro no CREF2

R$ 201,87

R$ 50,00

Professor de Estudos Sociais

01

Nível 3

20

Certificado de Registro no MEC de professor habilitado na disciplina e Diploma de Curso Superior reconhecido e registrado (Licenciatura Plena)

R$ 201,87

R$ 50,00

Professor de Língua Portuguesa

01

Nível 3

20

Certificado de Registro no MEC de professor habilitado na disciplina e Diploma de Curso Superior reconhecido e registrado (Licenciatura Plena)

R$ 201,87

R$ 50,00

Professor de Matemática

01

Nível 3

20

Certificado de Registro no MEC de professor habilitado na disciplina e Diploma de Curso Superior reconhecido e registrado (Licenciatura Plena)

R$ 201,87

R$ 50,00

Técnico em Radiologia

01

I

24

Ensino Médio Completo e Curso Técnico em Radiologia com Registro no CRTR/RS

R$ 473,13

R$ 50,00

CAPÍTULO II

Das Inscrições

1 - O período de inscrições será de 30 de Janeiro a 14 de fevereiro de 2008. As inscrições deverão ser feitas pela internet, através do site do Instituto Gaúcho de Recursos Humanos - www.igrh.com.br.

1.1 - Será disponibilizado um microcomputador com acesso à internet no Setor que emite talão de Produtor Rural, na Prefeitura Municipal, sito a Rua Cel. Meza 373, Lavras do Sul, para a realização das inscrições, de segunda a sexta-feira das 7h 30 min às 13h e 30 min.

2 - A inscrição no Concurso implica, desde logo, o conhecimento e o compromisso tácito com a aceitação pelo candidato, das condições estabelecidas neste Edital.

3 - São condições de inscrição:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) encontrar-se em pleno exercício dos direitos civis e políticos;

c) ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos de idade completos até o último dia de inscrição;

d) estar quite com as obrigações militares (candidatos do sexo masculino);

e) estar quite com as obrigações eleitorais;

f) não ter contrato de trabalho anterior com o município rescindido por Justa causa. 4- Para a inscrição pela Internet:

4.1 - Após o preenchimento do formulário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa de inscrição.

4.2 - O pagamento do boleto bancário relativo à taxa de inscrição poderá ser feito em qualquer agência bancária até o dia 15 de fevereiro de 2008.

4.3 - O boleto bancário, quitado, será o comprovante de inscrição no Concurso.

4.4 - Não serão consideradas as solicitações de inscrição via Internet que não forem recebidas por falhas de comunicação, congestionamento de linha, ou outros fatores de ordem técnica dos computadores.

4.5 - Não serão aceitas inscrições via postal.

4.6 - As informações prestadas no formulário eletrônico, bem como o preenchimento dos requisitos determinados no item 3 deste capítulo, serão de total responsabilidade do candidato.

4.7 - Para efetivar a inscrição é imprescindível o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número de um documento de identidade válido em todo território nacional.

4.8 - Aos deficientes físicos fica assegurada a reserva de 10% das vagas.

4.9 - Aos deficientes físicos é assegurado o direito de inscrição no presente concurso para os cargos cuJas atribuições seJam compatíveis com a deficiência de que são portadores, devendo os mesmos, até o último dia de inscrição, enviar, via postal ou pessoalmente, ou por intermédio de procurador devidamente autorizado por procuração por instrumento Público, à Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, Rua Cel. Meza, 373, CEP 97390-000, o laudo médico emitido por Junta médica atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID), suJeito à verificação pericial da Prefeitura Municipal de Lavras do Sul. Deverão apresentar também, requerimento solicitando prova especial, se for o caso, constando o tipo de deficiência e a necessidade de condição da prova especial, suJeito a verificação das possibilidades de atendimento, obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

5 - Não será permitida a inscrição para mais de um cargo.

6- Em nenhuma hipótese haverá devolução da Taxa de Inscrição.

CAPÍTULO III

Da Prova Escrita

1 - A prova Escrita do concurso será aplicada em local e dia a serem afixados no mural da Prefeitura Municipal de Lavras do Sul e no site www.igrh.com.br. Não serão realizadas provas fora dos locais, datas e/ou horários diferentes, indicados na lista publicada.

2 - Desde Já os candidatos ficam convocados a comparecer com antecedência de 30 minutos ao local das provas.

3 - Para a prova Escrita, o ingresso na sala só será permitido ao candidato que apresentar documento de identidade com foto, no qual conste o número do documento que originou a inscrição via internet e o documento de inscrição no concurso (boleto bancário), impresso quando do ato da inscrição.

4 - O candidato deverá comparecer ao local designado, no ato de realização da prova, munido de caneta esferográfica azul ou preta.

5 - Não será permitido o ingresso de candidato no local da realização da prova, após o horário limite estabelecido. Não haverá segunda chamada seJa qual for o motivo alegado.

6 - Durante a prova não será permitida nenhuma consulta a qualquer tipo de material (livros, apostilas, etc.) ou uso de equipamentos eletro-eletrônicos (Calculadoras, agendas eletrônicas, computadores, etc.).

7 - Não será permitido ao candidato ingressar no local da prova portando aparelhos eletro­eletrônicos e de comunicação (telefone celular, pager, etc). O Candidato que for flagrado portando os aparelhos descritos ou similares será imediatamente excluído do concurso.

8 - Será excluído do concurso o candidato que:

I - não atender as determinações dos fiscais de provas, bem como empreender ofensas ou agressões aos mesmos, seus auxiliares ou autoridades presentes;

II - for surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato ou terceiros, bem como, se utilizando de livros, notas, impressos ou equipamentos não permitidos;

III - ausentar-se do recinto da prova sem o acompanhamento do fiscal.

9 - O candidato, ao terminar a prova Escrita, devolverá ao fiscal da sala, Juntamente com o cartão de respostas, o caderno de questões. O candidato que não observar esta exigência será automaticamente excluído do Concurso.

10 - O cartão de respostas é o único documento que será considerado para correção da prova. Em nenhuma hipótese o caderno de questões será considerado para pontuação.

11 - Ao final da prova Escrita, os dois últimos candidatos deverão permanecer no recinto, a fim de assinar o lacre do envelope das provas Juntamente com os fiscais, sendo seus nomes identificados na respectiva ata.

CAPÍTULO IV

Das Pontuações da Prova Escrita

1 - O Concurso Público - Edital 01/2008 constará, para o cargo Assistente Social de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

40,00

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E LEGISLAÇÃO

60,00

2 - O Concurso Público - Edital 01/2008 constará, para o cargo de Enfermeiro de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

40,00

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E LEGISLAÇÃO

60,00

3 - O Concurso Público - Edital 01/2008 constará, para o cargo de Engenheiro Civil de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

40,00

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E LEGISLAÇÃO

60,00

4 - O Concurso Público - Edital 01/2008 constará, para o cargo de Médico - Clínica Geral de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

40,00

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E LEGISLAÇÃO

60,00

5 - O Concurso Público - Edital 01/2008 constará, para o cargo Professor de Ciências de 2 (duas) etapas: Prova Escrita e Prova de Títulos.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

40,00

PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO

60,00

6 - O Concurso Público - Edital 01/2008 constará, para o cargo de Professor de Educação Artística de 2 (duas) etapas: Prova Escrita e Prova de Títulos.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

40,00

PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO

60,00

7- O Concurso Público - Edital 01/2008 constará, para o cargo de Professor de Educação Física de 2 (duas) etapas: Prova Escrita e Prova de Títulos.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

40,00

PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO

60,00

8 - O Concurso Público - Edital 01/2008 constará, para o cargo de Professor de Estudos Sociais de 2 (duas) etapas: Prova Escrita e Prova de Títulos.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

40,00

PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO

60,00

9 - O Concurso Público - Edital 01/2008 constará, para o cargo de Professor de Língua Portuguesa de 2 (duas) etapas: Prova Escrita e Prova de Títulos.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

40,00

PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO

60,00

10 - O Concurso Público - Edital 01/2008 constará, para o cargo de Professor de Matemática de 2 (duas) etapas: Prova Escrita e Prova de Títulos.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

40,00

PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO

60,00

11 - O Concurso Público - Edital 01/2008 constará, para o cargo de Técnico em Radiologia de 1 (uma) etapa: Prova Escrita.

Prova Escrita: 100 pontos, assim divididos:

CONTEÚDOS

PONTOS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

40,00

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E LEGISLAÇÃO

60,00

CAPÍTULO V

Da Prova de Títulos

1 - A Prova de Títulos será um processo exclusivo para o provimento dos cargos de Professor de Ciências, Professor de Educação Artística, Professor de Educação Física, Professor de Estudos Sociais, Professor de Língua Portuguesa e Professor de Matemática, previstos neste Edital.

2 - Somente os candidatos aprovados na prova Escrita terão seus títulos avaliados.

3 - A pontuação máxima da prova de títulos será de 15 (quinze) pontos. Ultrapassada tal pontuação será aposta a sigla UCP (ultrapassou a contagem de pontos).

4- Só serão aceitos títulos emitidos a partir do ano de 2002.

5 - Os títulos deverão ser apresentados em fotocópias, acompanhados dos originais para simples conferência, devendo ser rubricados e numerados pelo candidato, na ordem cronológica que constar na Relação de Títulos Entregues (Anexo III). O Anexo III deverá ser entregue, Juntamente com os títulos, em 02 (duas) vias assinadas pelo candidato, uma das quais lhes será restituída com protocolo de recebimento (data e horário), devendo ser entregue na Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, em data a ser publicada em Edital.

6 - Os documentos comprobatórios de títulos não podem apresentar rasuras, emendas ou entrelinhas.

7 - O candidato que possuir alteração de nome (casamento, separação, etc.) deverá anexar cópia do documento comprobatório da alteração sob pena de não ter pontuado títulos com nome diferente da inscrição e/ou identidade.

8 - Comprovada em qualquer tempo, irregularidade ou ilegalidade na obtenção dos títulos do candidato, bem como o encaminhamento de um título em duplicidade, com o fim de obter dupla pontuação, o candidato será excluído do concurso.

9 - Consideram-se títulos, para fins de pontuação, aqueles de formação específica à área do cargo.

Tabela de Títulos

9.1. Participação em congressos, simpósios, seminário, cursos, encontros, ligados às especificidades técnicas do cargo, até o máximo de 3 (três) pontos:

a) Até 20 horas aula: 0,5 (zero vírgula cinco) pontos

b) De 21 a 50 horas aulas: 1 (um) ponto

c) Mais de 51 horas aulas: 1,5 (um vírgula cinco) pontos

Obs. Será considerado apenas um curso de cada carga horária estabelecida.

9.1.1. Cursos com carga horária definida em dias ou meses serão considerados na seguinte proporção:

a) 01 dia = 04 horas /01 mês = 80 horas

9.2. Trabalhos publicados relacionados às especificidades técnicas do cargo, como livros, teses, artigos, até o máximo de 3 (três) pontos:

a) Livros: 1,5 (um vírgula cinco) pontos

b) teses: 1 (um) ponto.

c) artigos: 0,5 (zero vírgula cinco) pontos.

Obs. Será considerado apenas um título de cada categoria acima descrita.

9.3. Cursos de Especialização e Pós Graduação ligados à área do cargo:

a) Doutorado: 5 (cinco) pontos

b) Mestrado: 4 (quatro) pontos

c) Especialização (carga horária mínima de 360 horas): 3 (três) pontos

CAPÍTULO VI

Da Aprovação e Classificação

1 - Para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Médico - Clínica Geral e Técnico em Radiologia a nota final, para efeito de classificação do candidato, será a nota da Prova Escrita.

2 - Para os cargos de Professor de Ciências, Professor de Educação Artística, Professor de Educação Física, Professor de Estudos Sociais, Professor de Língua Portuguesa e Professor de Matemática a nota final, para efeito de classificação, será a soma de pontos obtidos nas Provas Escrita e de Títulos.

3 - A prova Escrita terá o valor de 100 (cem) pontos. A nota mínima de aprovação será de 60 (sessenta) pontos.

4 - Candidato que não obter aprovação na Prova Escrita estará automaticamente desclassificado do Concurso.

5 - A lista final de classificação das provas do concurso apresentará apenas os candidatos aprovados.

6 - Os candidatos aprovados serão classificados na ordem decrescente dos pontos obtidos.

7 - Caso ocorra empate será utilizado o critério de Sorteio Público, que será realizado em ato público, a ser divulgado por intermédio de Edital.

CAPÍTULO VII

Dos Recursos

1 - Serão admitidos recursos pelos candidatos, de acordo com os preceitos estabelecidos neste Edital. O prazo para interposição de recurso inicia-se no dia da publicação do resultado. Os recursos deverão ser devidamente fundamentados e dirigidos ao Prefeito Municipal de Lavras do Sul, devendo os mesmos ser protocolados, na forma de requerimento, conforme o Anexo IV, Junto à Prefeitura Municipal de Lavras do Sul.

2 - Para os recursos relativos ao resultado das provas, os candidatos poderão ingressar com pedidos a respeito das questões ou pontos, os quais devem ter circunstanciada exposição, contendo a identificação do candidato, seu número de inscrição e o cargo ao qual concorre.

OBS: Não serão conhecidos os recursos que não atendam as exigências acima.

3 - Em caso de haver questões que possam vir a serem anuladas, seJa na fase de recurso ou aplicação de provas, as mesmas serão pontuadas como corretas a todos os candidatos.

4- O prazo para interposição de recursos, em qualquer fase do concurso, será de 03 (três) dias úteis a contar da publicação de cada edital.

CAPÍTULO VIII

Do Provimento do Cargo

1 - A nomeação do cargo obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos aprovados.

2 - O candidato aprovado obriga-se a manter atualizado seu endereço Junto à Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, sendo de sua inteira responsabilidade o conteúdo das informações.

3 - O candidato nomeado por Portaria, terá o prazo de 10 (dez) dias corridos para apresentar-se na Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, das 7h e 30 min. As 13h e 30 min para tomar posse.

4 - Decorrido o prazo retro, e não tendo solicitado prorrogação por igual período, conforme o que preceitua o artigo 14 - § 1° da Lei 2.630/2005, e, deixando o candidato chamado de apresentar-se regularmente, o não comparecimento caracterizará renúncia, desistindo o candidato do direito da respectiva admissão, operando-se automaticamente, a extinção plena de todos e quaisquer direitos relativos a este concurso e/ou dele decorrentes.

5 - Caso o candidato não queira assumir de imediato, e o mesmo tenha atendido os requisitos mínimos, conforme letra "a" do item 7 deste capítulo poderá, mediante requerimento próprio, solicitar para passar para o final da lista dos aprovados, e para concorrer novamente, será observada sempre a nova ordem de classificação e a validade do concurso.

6 - O concurso terá validade por 2 (dois) anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 (dois) anos, a critério da Administração da Prefeitura Municipal de Lavras do Sul.

7 - Ficam advertidos os candidatos de que, no caso de admissão, o provimento da vaga só lhes será deferida no caso de apresentarem:

a) a documentação comprobatória das condições previstas no capítulo I e II - item 3, deste Edital, Juntamente com a habilitação específica para o cargo ao qual é exigível, acompanhado de fotocópia autenticada de todos os documentos;

b) atestado de boa saúde física, mediante exame médico, emitido pela Junta médica do Município que comprove aptidão necessária para o exercício do cargo.

8 - A não apresentação dos documentos acima, por ocasião da posse, implicará na impossibilidade do aproveitamento do candidato aprovado, anulando-se todos os atos ou efeitos decorrentes da inscrição no Concurso.

CAPÍTULO IX

Das Disposições Finais

1 - A habilitação no processo seletivo não assegura ao candidato a nomeação imediata, mas apenas a expectativa de ser admitido segundo as vagas existentes, na ordem de classificação, ficando a concretização deste ato condicionado às disposições pertinentes, sobretudo à necessidade e a possibilidade da Administração.

2 - A inexatidão das informações e/ou irregularidades e documentos, ainda que verificados posteriormente, eliminarão o candidato do concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

3 - As publicações sobre o processamento deste concurso, tais como prorrogação das inscrições, mudança na data de realização, local e horário das provas, prazos para recursos e homologação de resultados serão veiculados Junto ao mural da Prefeitura Municipal de Lavras do Sul e no site do Instituto Gaúcho de Recursos Humanos - www.igrh.com.br.

4 - Casos omissos serão dirimidos pela Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, Juntamente com a empresa executora do Concurso.

5 - Todas as informações necessárias poderão ser obtidas através do site Instituto Gaúcho de recursos Humanos - www.igrh.com.br ou por intermédio de requerimento protocolado Junto à Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, que deverá ser entregue diretamente à Secretaria Municipal de Administração, após o pagamento da taxa prevista.

Lavras do Sul, 29 de Janeiro de 2008.

PAULO ALCIDES VIDAL DE SOUZA
PREFEITO MUNICIPAL DE LAVRAS DO SUL

ANEXO I
ATRIBUIÇÕES TÍPICAS DOS CARGOS

1.

Assistente Social

1.1 Descrição Sintética: : Atividades de nível superior de grande complexidade envolvendo a execução de trabalhos relacionados com o desenvolvimento, diagnóstico e tratamento de comunidade em seus aspectos sociais.

1.2 Descrição Analítica:

Realizar estudos e pesquisas no campo da assistência social, bem como programas de trabalho referente ao serviço social; Supervisionar o trabalho dos auxiliares do serviço social e dos estagiários; Fazer triagem dos casos apresentados, procurando a sua reintegração; Organizar e ministrar cursos de treinamento social; Promover o recolhimento de crianças ou adultos abandonados; Orientar e incentivar entidades para a implantação de creches; PlaneJar e promover inquéritos sobre a situação social de escolares e sua família; Encaminhar clientes a dispensários e hospitais, acompanhar o tratamento e a recuperação dos mesmos e dar assistência aos familiares; Estudar os antecedentes da família, participar de seminários para estudo e diagnósticos dos casos e orientar os pais, em grupo ou individualmente, sobre o tratamento adequado; Orientar investigações sobre a situação moral e econômica de pessoas que deseJam receber ou adotar crianças; Fazer levantamentos sócio-econômico de famílias, com vistas ao planeJamento habitacional nas comunidades; Prestar assistência aos apenados, bem como a suas respectivas famílias; Promover a reintegração do apenado na família e na sociedade; Orientar e coordenar trabalhos nos casos de reabilitação profissional; Orientar seleção sócio-econômico familiar para a concessão de bolsas de estudo e ingresso de menores em colônias de férias, bem como selecionar candidatos ao amparo dos serviços de assistência à velhice, ao menor abandonado e ao excepcional; Realizar e interpretar pesquisas sociais; Participar no desenvolvimento de pesquisa médico-sociais e interpretar, Junto ao médico, a situação social do doente e de sua família; Cooperar com asa autoridades e instituições, na aplicação dos recursos correspondentes às necessidades de indivíduos ou grupos desaJustados; Cooperar com as autoridades, visando a medidas de alcance social; Indicar métodos e sistemas para recuperação de desaJustados social; Organizar fichários e registros de casos investigados; Identificar e mobilizar recursos comunitários; Promover atividades em grupo com pacientes hospitalizados; Realizar perícias sobre assuntos relacionados com a assistência social; Emitir pareceres sobre matéria de sua especialidade; Prestar assessoramento à autoridades em assuntos de sua competência; Orientar, coordenar e supervisionar trabalhos a serem desenvolvidos por equipes auxiliares; Executar outras tarefas semelhantes.

2.

Enfermeiro

2.1 Descrição Sintética: Atividades de nível superior, de grande complexidade, envolvendo a execução de trabalhos de enfermagem relativos à observação, ao cuidado e à educação sanitária dos doentes, à aplicação de tratamentos prescritos, bem como a participação de programas voltados para a saúde pública. 2.2 Descrição Analítica:

PlaneJar, organizar, coordenar e avaliar serviços de enfermagem; Prestar serviço de enfermagem em hospitais, unidades sanitárias, ambulatórios e seções próprias; Prestar cuidados de enfermagem aos pacientes hospitalizados; Ministrar medicamentos prescritos, bem como cumprir outras determinações médicas; Velar pelo bem estar físico e psíquico dos pacientes; Preparar o campo operatório e esterilizar o material; Orientar o isolamento de pacientes; Supervisionar os serviços de higienização dos pacientes: Orientar, coordenar e supervisionar a execução das tarefas relacionadas com a prescrição alimentar; PlaneJar, executar, supervisionar e avaliar a assistência integral de enfermagem a clientes de alto e médio risco, enfatizando e participando da sua alta da instituição médica; Acompanhar o desenvolvimento dos programas de treinamento de recursos humanos para a área de enfermagem; Ministrar treinamento na área de enfermagem; Aplicar terapia dentro da área de sua competência sob controle médico; Prestar os primeiros socorros; Aprazar exames de laboratório, de raio x e outras; Aplicar terapia especializada sobre controle médico; Promover e participar de estudos para o estabelecimento de normas e padrões dos serviços de enfermagem; Participar de programas de educação sanitária e de programas de saúde pública em geral; Auxiliar nos serviços de atendimento materno-infantil; Participar de programas de imunização; Realizar visitas domiciliares para prestar esclarecimentos sobre trabalhos a ser desenvolvido por equipes auxiliares; Realizar consulta de enfermagem a sadios e portadores de doenças prolongadas; Prover e controlar os estoque de medicamentos; Manter contato com responsáveis por unidades médicas e enfermaria, para promover a integração do serviço de enfermagem com os de assistência médica; Participar de inquéritos epidemiológicos; Participar de programas de atendimento a comunidades atingidas por situações de emergência ou de calamidade pública; Realizar e interpretar testes imuno-diagnósticos e auxiliares de diagnósticos; Requisitar exames de rotina para os pacientes em controle de saúde, com vistas à aplicação de medidas preventivas; Colher material para exames laboratoriais; Prestar assessoramento à autoridades em assuntos de sua competência; Emitir pareceres em matéria de sua especialidade; Orientar, coordenar e supervisionar, trabalhos a serem desenvolvidos por equipes auxiliares; Executar outras atividades semelhantes.

3.

Engenheiro Civil

3.1 Descrição Sintética: Atividades de nível superior, de grande complexidade, envolvendo a execução de trabalhos relacionados com obras e proJetos de engenharia, bem como de fiscalização e controle de serviços contratados nas suas diversas fases de desenvolvimento.

3.2 Descrição Analítica:

Analisar e avaliar proJetos de obras públicas, equipamentos e instalações, aquisição de imóveis e os em regime de programação especial, no que diz respeito a : oportunidades, custos, formas e prazos de execução, aspectos de contratação, adequação e alternativas técnicas; Coordenar atividades referentes a estudos e proJetos de engenharia para instalação de distrito industrial; Manter por determinação superior, contatos com órgãos da administração federal e estadual, obJetivando a implantação de complexo industrial; Efetuar estudos e emitir parecer técnico sob forma de sessão de terrenos para instalação de distrito industrial; Examinar expedientes relativos a pontes municipais, emitindo o respectivo parecer técnico; Emitir parecer técnico que envolva estudos para padronização de construção de pontes, quer em estrutura de concreto armado convencional ou pretendido ou de aço; Prestar apoio técnico as equipes encarregadas dos mapeamentos para elaboração e execução de mapas rodoviários, hidroviários, etc...; Controlar a programação e execução de obras de arte; Fiscalizar a construção de estradas de rodagem; Colaborar na elaboração do orçamento plurianual de investimentos; Dirigir e fiscalizar a construção de prédios públicos e obras complementares; ProJetar, dirigir e fiscalizar trabalhos de urbanismo; Estudar, proJetar, dirigir e executar a instalações de força motriz, mecânicas e outras que utilizem energia elétrica; Executar estudos que visem ao controle da poluição ambiental; ProJetar e executar instalações de circuitos eletrônicos; Emitir parecer, por determinação superior, sobre proJetos a usinas hidrelétricas, termelétricas, subestações, linhas de transmissão, linhas de distribuições e redes de distribuição; Fiscalizar a execução de serviços de engenharia contratados em suas diversas fases, fazendo com que seJam cumpridas as especificações contratuais; Orientar, coordenar e supervisionar trabalhos a serem desenvolvidos por equipes auxiliares; Executar outras tarefas semelhantes.

4.

Médico - Clínica Geral

4.1 Descrição Sintética: Atividade de nível superior, de grande complexidade, envolvendo trabalhos de defesa e proteção da saúde do indivíduo, nas várias especialidades médicas através de programas voltados para a saúde pública, tratamento clínico ou cirúrgico.

4.2 Descrição Analítica:

Atender crianças que necessitam dos serviços de Pediatria para fins de exame clínico, educação e adaptação; Providenciar no encaminhamento dos pacientes a serviços especializados, para fins de diagnóstico, quando necessário; Ministrar tratamento e, quando for o caso, prescrever regime dietético; Examinar, periodicamente, escolares em geral; Orientar os responsáveis pelas crianças, no que se fizer necessário; Preencher fichas clínicas individuais; Prestar o devido atendimento aos pacientes encaminhados por outros especialistas; Participar de Juntas médicas; Executar censura sobre produtos médicos, de acordo com sua especialidade; Participar de programas voltados à saúde pública; Solicitar exames laboratoriais e outros que se fizerem necessários; Solicitar o concurso de outros Médicos Especialistas em casos que requeiram esta providência; Executar outras tarefas semelhantes.

5.

Professor de Ciências

5.1 Descrição Sintética: Orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planeJamento das atividades da escola; organizar as operações inerentes ao processo de ensino-aprendizagem; contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.

5.2 Descrição Analítica: PlaneJar e executar o trabalho docente; levantar e interpretar dados relativos à realidade da classe; estabelecer mecanismos de avaliação; constatar necessidade e carências do aluno e propor o seu encaminhamento a setores específicos de atendimento; organizar registros de observações do aluno; participar de atividades extra-classe; coordenar a área do estudo; integrar órgãos complementares da escola; participar e atuar em reuniões e conselhos de classe e na elaboração e execução da Proposta Pedagógica da escola, Planos de Estudo e Regimento Escolar; executar tarefas afins.

6.

Professor de Educação Artística

6.1 Descrição Sintética: Orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planeJamento das atividades da escola; organizar as operações inerentes ao processo de ensino-aprendizagem; contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.

6.2 Descrição Analítica: PlaneJar e executar o trabalho docente; levantar e interpretar dados relativos à realidade da classe; estabelecer mecanismos de avaliação; constatar necessidade e carências do aluno e propor o seu encaminhamento a setores específicos de atendimento; organizar registros de observações do aluno; participar de atividades extra-classe; coordenar a área do estudo; integrar órgãos complementares da escola; participar e atuar em reuniões e conselhos de classe e na elaboração e execução da Proposta Pedagógica da escola, Planos de Estudo e Regimento Escolar; executar tarefas afins.

7.

Professor de Educação Física:

7.1 Descrição Sintética: Orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planeJamento das atividades da escola; organizar as operações inerentes ao processo de ensino-aprendizagem; contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.

7.2 Descrição Analítica: PlaneJar e executar o trabalho docente; levantar e interpretar dados relativos à realidade da classe; estabelecer mecanismos de avaliação; constatar necessidade e carências do aluno e propor o seu encaminhamento a setores específicos de atendimento; organizar registros de observações do aluno; participar de atividades extra-classe; coordenar a área do estudo; integrar órgãos complementares da escola; participar e atuar em reuniões e conselhos de classe e na elaboração e execução da Proposta Pedagógica da escola, Planos de Estudo e Regimento Escolar; executar tarefas afins.

8.

Professor de Estudos Sociais

8.1 Descrição Sintética: Orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planeJamento das atividades da escola; organizar as operações inerentes ao processo de ensino-aprendizagem; contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.

8.2 Descrição Analítica: PlaneJar e executar o trabalho docente; levantar e interpretar dados relativos à realidade da classe; estabelecer mecanismos de avaliação; constatar necessidade e carências do aluno e propor o seu encaminhamento a setores específicos de atendimento; organizar registros de observações do aluno; participar de atividades extra-classe; coordenar a área do estudo; integrar órgãos complementares da escola; participar e atuar em reuniões e conselhos de classe e na elaboração e execução da Proposta Pedagógica da escola, Planos de Estudo e Regimento Escolar; executar tarefas afins.

9.

Professor de Língua Portuguesa

9.1 Descrição Sintética: Orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planeJamento das atividades da escola; organizar as operações inerentes ao processo de ensino-aprendizagem; contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.

9.2 Descrição Analítica: PlaneJar e executar o trabalho docente; levantar e interpretar dados relativos à realidade da classe; estabelecer mecanismos de avaliação; constatar necessidade e carências do aluno e propor o seu encaminhamento a setores específicos de atendimento; organizar registros de observações do aluno; participar de atividades extra-classe; coordenar a área do estudo; integrar órgãos complementares da escola; participar e atuar em reuniões e conselhos de classe e na elaboração e execução da Proposta Pedagógica da escola, Planos de Estudo e Regimento Escolar; executar tarefas afins.

10.

Professor de Matemática

10.1 Descrição Sintética: Orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planeJamento das atividades da escola; organizar as operações inerentes ao processo de ensino-aprendizagem; contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.

10.2 Descrição Analítica: PlaneJar e executar o trabalho docente; levantar e interpretar dados relativos à realidade da classe; estabelecer mecanismos de avaliação; constatar necessidade e carências do aluno e propor o seu encaminhamento a setores específicos de atendimento; organizar registros de observações do aluno; participar de atividades extra-classe; coordenar a área do estudo; integrar órgãos complementares da escola; participar e atuar em reuniões e conselhos de classe e na elaboração e execução da Proposta Pedagógica da escola, Planos de Estudo e Regimento Escolar; executar tarefas afins.

11.

Técnico em Radiologia

11.1 Descrição Sintética: realizar atividades de nível médio, desenvolvendo a execução dos serviços de exames que necessitam de contrastes iodados ou outros produtos farmacológicos para sua realização, incluindo procedimentos médicos, deverão ser executados em conJunto com o médico, respeitadas as atribuições profissionais de cada um.

11.2 Descrição Analítica: promover por todos os meios ao seu alcance, o perfeito desempenho técnico e moral da profissão e o bom conceito dos que a exerçam no âmbito da "pessoa Jurídica" em que trabalhar; zelar pela aplicação das técnicas empregadas e pela qualidade dos serviços prestados; orientar o procedimento sob sua supervisão quanto ao relacionamento com os pacientes agindo de forma a preservar o bom conceito do trabalho; responsável pela execução dos exames radiológicos; entrosar com a recepção no sentido de ser feita marcação racional dos exames em seu setor; tomar ciência dos exames a serem feitos em sua sala, providenciando-os dentro de tempo satisfatório; executar os exames com a melhor técnica possível, identificando-o corretamente, seu desperdício de filme e no prazo mais curto possível

ANEXO II
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E/OU BIBLIOGRAFIA

1.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE ASSISTENTE SOCIAL 1.1 Língua Portuguesa

· Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

· Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, aJuste e harmonia nas frases.

· Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

· Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

· Sintaxe: análise sintática.

1.2 Conhecimentos Específicos e Legislação

ABRANCHES, Sérgio Henrique. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro; Jorge Zahar Editores Ltda., 1987.

BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento: Introdução à metodologia do planejamento social. 4 ed. São Paulo: Moraes, 1981.

BARROCO, Maria Lucia Silva. Ética e Serviço social: fundamentos ontológicos. São Paulo, Cortez, 2001.

BONETTI, Dilsea A. et. Al. (org). Serviço Social e Ética: convite a uma nova práxis. 4.ed. São Paulo, Cortez, 2001.

DEMO, Pedro. Participação é conquista. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Suely Ferreira Deslandes, Otávio Cruz Neto, Romeu Gomes, Maria Cecília de Souza Minayo (Org.). Petrópolis, RJ. Vozes, 1994.

FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

FRITSCH, Rosângela. Planejamento Estratégico: Um instrumento de Intervenção. Porto Alegre: Da casa, 1996.

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do serviço social. São Paulo: Cortez, 1995.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 2.ed. São Paulo: Cortez,1999.

IAMAMATO, Marilda Vilela. Renovação e conservadorismo no serviço social. São Paulo.Cortez, 1992.

KARSCH, Ursula M. Simon. O serviço social na era dos serviços. São Paulo: Cortez, 1987.

MARTINELLI, Maria Lúcia (org). Pesquisa Qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras Editora, 1999. (Série Núcleo de Pesquisa; I).

MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço social: identidade e alienação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1991.

SCHERER - WARREN, Ilse. Movimentos sociais: um ensaio de interpretação sociológica. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 3 ed., 1989.

SILVA, Maria Ozanira da Silva e. Avaliação das políticas sociais: concepção e modelos analíticos, Revista Serviço Social & Sociedade. São Paulo,n. 53, p. 74-79, Março, 1997.

SILVA, Maria Ozanira da Silva (org.). Renda mínima e restruturação produtiva. São Paulo: Cortez, 1997.

SPOSATI, Aldaíza. Desafios para fazer avançar a Política de Assistência Social no Brasil. Revista Serviço Social & Sociedade. São Paulo, n. 68, p. 54-82, novembro, 2001.

SPOSATI, uílianu de Oliveira. Os direitos (dos desassistidos) sociais. Aldaisa Sposati, Maria do Carmo Falcão, Sônia Maria Fleury Teixeira. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1991.

STEIN, Rosa Helena. A descentralização político-administrativa na Assistência Social, In: Serviço Social & Sociedade, São Paulo.n. 59, p. 74-79. Março, 1999.

VITALE, Maria Amália Faller. Famiias monoparentais: indagações. Revista Serviço Social & Sociedade. São Paulo, n. 71, p. 45-62, Setembro, 2002.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Lei n°8.069, de 13 de Julho de 1990).

BRASIL. Lei n.° 8142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Unico de Saúde - SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção I ,p. 25694-25695. Brasília, 31 de dezembro de 1990.

BRASIL. Lei n. ° 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial de União, seção I, n.° 182, p. 18055- 18059. Brasília, 20 de setembro de 1990.

BRASIL. Constituição de República Federativa do Brasil 1988. Título VIII - Da Ordem Social, Capítulo II - Da Seguridade Social (seção II). Brasília: Gráfica do Senado Federal, 1988.

CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL. Coletânea de leis. Porto Alegre; CRESS 10a região, 2005.

RIO GRANDE DO SUL. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul 1989. Título VII - Da Seguridade Social, Capitulo III - Da saúde e do Saneamento Básico (seção I e II). Porto Alegre: Companhia Riograndense de Artes Gráficas- CORAG, 1989.

LEI MUNICIPAL 2.630/05 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Lavras do Sul.

2.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE ENFERMEIRO

2.1 Língua Portuguesa

· Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

· Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, aJuste e harmonia nas frases.

· Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

· Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

· Sintaxe: análise sintática.

2.2 Conhecimentos Específicos e Legislação

NASI, Luis Antonio. Rotinas de Pronto Socorro, Ed. Artes Médicas

PARSON, Polly e WIERNER, Janine B. Segredos da terapia intensiva. Ed. Artes Médicas.

KURGANT, Paulina. Administração em enfermagem. Ed. Pedagógica e Universitária LTDA.

HERMANN, Hellma e Aildes dos Santos Pegorarfo. Enfermagem em Doenças Transmissíveis.EPU

BRUNNER/SUDDARTH Enfermagem Médico Cirúrgica. Ed. Guanabara

FORTES Julia Ikeda. Enfermagem em emergências. Ed. Pedagógica e Universitária LTDA.

GOMES, Alice Martins. Enfermagem na unidade de terapia intensiva. Ed. Pedagógica e Universitária LTDA.

GUYTON, Arhur C. Tratado de Fisiologia Médica. Ed. Interamericana.

Calendário de Vacinas do Estado do Rio Grande do Sul atualizado.

Norma Técnica de Acidentes com Material Biológico.

Guias de Vigilância Epidemiológica - Ministério da Saúde.

Manuais do Ministério da Saúde: PlaneJamento Familiar, Assistência a Saúde da Mulher, Assistência a Saúde da Criança, Assistência a Saúde do Adulto, Assistência ao Pré-natal e DST/AIDS.

BOLICK, Dianna. Segurança e Controle de Infecção.Reichmann & Affonso Editores.

CARVALHO, Geraldo Mota. Enfermagem em Obstetrícia. EPU

Legislação do Sistema Único de Saúde (Leis Federais n°. 8080/90 e 8142/90).

LEI MUNICIPAL 2.630/05 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Lavras do Sul.

3.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE ENGENHEIRO CIVIL

3.1 Língua Portuguesa

· Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

· Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, aJuste e harmonia nas frases.

· Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

· Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

· Sintaxe: análise sintática.

3.2 Conhecimentos Específicos

· ALONSO, Urbano Rodrigues. Exercícios de Fundações. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 1983.

· ASSED; José Alexandre. Construção Civil Viabilidade, Planejamento e Controle. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S. A.

· CAPUTO, Homero. Mecânica dos Solos e suas Aplicações. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1988.

· CHIOSSI, Nivaldo José. Geologia Aplicada à Engenharia.; São Paulo: Ed. Grêmio Politécnico - DLP; USP; Escola Politécnica.

· GOLDMAN, Pedrinho. Introdução ao Planejamento e Controle de Custos na Construção Civil Brasileira. São Paulo: Editora PINI Ltda.

· JUNIOR, Mário Massaro. Manual de Concreto Armado. São Paulo: Livraria Nobel S.A.

· MOLITERNO, Antônio. Caderno de Muros de Arrimo. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2003.

· NETTO, José M. de Azevedo. Manual de Hidráulica. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2003.

· NOWATZKI, Carlos H; ZELTZER, Flora. Minerais e Rochas. Porto Alegre: Redacta-Prodil.

· PETRUCCI, Eládio. G. R. Materiais de Construção. Porto Alegre: Globo Editora.

· PETRUCCI, Eládio. G. R.Concreto de Cimento Portland. Porto Alegre: Globo Editora.

· ROGERIO; Paulo Ricardo Gomes. Problemas Resolvidos de Concreto Estrutural. Editado por Werner Puttner- Eng. Civil, São Paulo.

· SUSSEKIND, José Carlos. Curso de Análise Estrutural. Porto Alegre: Globo Editora.

· SUSSEKIND, José Carlos. Curso de Concreto. Porto Alegre: Globo Editora.

· LEI MUNICIPAL 2.630/05 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Lavras do Sul.

4.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE MÉDICO - CLÍNICO GERAL

4.1 Língua Portuguesa

· Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

· Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, aJuste e harmonia nas frases.

· Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

· Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

· Sintaxe: análise sintática.

4.2 Conhecimentos Específicos e Legislação

· Métodos diagnósticos - Consulta rápida. José Luiz Mõller Soares, Alessandro Pasqualoto, Daniela Rosa, Verônica Leite. Artmed, 2000;

· Medicina Ambulatorial - Condutas de atenção primária baseadas em evidências. Bruce Duncan, Maria Inês Schmidt, Elsa Giugliani. 3 edição. Artmed, 2004;

· Medicina Interna de Netter. Marschall Runge, M. Andrew Greganti. Artmed, 2005;

· French's - Diagnóstico diferencial em Clínica Médica. Ian Bouchier, Harold Ellis, Peter Fleming. 13 edição. MEDSI editora. 2002;

· Clínica Médica - Consulta Rápida. 3 edição. Stephen Doral Stefani, Elvino Barros. Artmed. 2008; Antimicrobianos - Consulta Rápida. 4 edição. Elvino Barros, Henrique Bittencourt, Maria Luiza Caramori, Adão Machado. Artmed. 2008;

· Diagnóstico e tratamento - SBCM, volumes 1, 2 e 3. Editor: Antônio Carlos Lopes. Editora Manole, 2006 e 2007;

Tratado de Clínica Médica, volumes 1, 2 e 3. Editor: Antônio Carlos Lopes. Editora Roca, 2006; Tratado de Geriatria e Gerontologia. Elizabete Viana de Freitas e colaboradores. 2 edição. Editora Guanabara Koogan, 2006;

· Geriatria - Fundamentos, Clínica e terapêutica. 2 edição. Eurico Thomaz de Carvalho Filho e Matheus Papaléo Netto. Editora Atheneu, 2005;

· Blackbook - Clínica Médica. Ênio Roberto Pedroso e Reynaldo Gomes de Oliveira. Blackbook Editora. 1 edição. 2007;

· Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar Unifesp - Escola Paulista de Medicina - Clínica Médica. Antônio Roberto Lopes, Fábio Freire José, Renato Delascio Lopes. Editora Manole, 2007; Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar Unifesp - Escola Paulista de Medicina - Medicina de Urgência. Elisa Mieko Suemitsu Higa, Alvaro Nagib Atallah, et al.. Editora Manole, 2008.

· Clínica Médica - dos Sinais e Sintomas ao Diagnóstico e Tratamento. Euclides Cavalcanti e Herlon Saraiva Martins. Editora Manole, 2007;

· Sintomas e Sinais na Prática Médica - Consulta Rápida. Alberto Rosa, José Luiz Soares e Elvino Barros. Artmed Editora, 2006.

· Emergências Clínicas - Abordagem Prática. Herlon Saraiva Martins, Rodrigo Brandão Neto, Augusto Scalabrini Neto, Irineu Velasco. Editora Manole, 2007, 3 edição;

· Rotinas em Oncologia. José Luiz Miranda Guimarães e Daniela Dornelles Rosa. Artmed Editora, 2008.

· Nefrologia no Consultório. Elvino Barros, Luiz Felipe Gonçalves e colaboradores. Artmed Editora, 2007;

· Nefrologia - Rotinas, diagnóstico e tratamento. Elvino Barros, Roberto Manfro, Fernando Thomé, Luiz Felipe Gonçalves. Artmed Editora, 3 edição, 2006.

· LEGISLAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (Leis Federais n° 8080/90 e 8142/90).

· LEI MUNICIPAL 2.630/05 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Lavras do Sul.

5.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS

5.1 Língua Portuguesa

· Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

· Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, aJuste e harmonia nas frases.

· Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

· Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

· Sintaxe: análise sintática

5.2 Conhecimentos Pedagógicos e Legislação

· DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

· ESTEBAN, Maria Teresa. o que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

· FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 4 Ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1986 a.

· _____________. Com todas as letras. 5 Ed. São Paulo: Cortez, 1996.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paze Terra, 1997.

· ____________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

· ____________. Pedagogia da Indignação - Cartas pedagógicas e outros escritos - São Paulo: Ed. UNESP, 2000.

· FREITAS, Ana Lúcia. Pedagogia da Conscientização - Um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

· FREITAS, Lia. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1998.

· HORTON, Myles, 1905 - O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. / Myles Horton, Paulo Freire. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

· KRUG, Andréa. Ciclos de Formação: uma proposta transformadora. Porto Alegre: Mediação, 2001.

· Ler e escrever: compromisso de todas as áreas! organizado por Iara Conceição Bitencourt Neves, Jusamara Vieira Souza, Neiva Otero Schâffer, Paulo Coimbra Guedes e Renita Klüsener. 4a ed. Porto Alegre: Ed Universidade/ UFRGS, 2001.

· LIBANEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. São Paulo: Loyola, 1986.

· _____________. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico - social dos conteúdos. 3`ed. São Paulo: Loyola, 1986.

· LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1996.

· _____________. Otimização do autoritarismo In: Equívocos teóricos na Prática educacional. 2a ed. Rio de Janeiro: ABT, 1983.

· LUDKE, Menga; ANDRE, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens qualificativas. São Paulo: EPU, 1986.

· MORIN, Edgar. Saberes Globais e Saberes Locais - o olhar interdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.

· OLIVEIRA, M.K. In: La Taille, Y et alli. Piaget, Vygotski, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

· SANTOME, J.T. Globalização e interdisciplinaridade: O currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

· VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Superação da Lógica classificatória e excludente da avaliação: do "é proibido reprovar" ao "é preciso garantir a aprendizagem". São Paulo: Libertad, 1998. (Coleção Cadernos Pedagógicos Libertad, V.5)

· VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.

· VYGOTSKI, Liev Semiónovitch. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

· Lei Federal n° 9.394/96 (LDB)

· Lei Federal n° 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente)

· Plano de Carreira do Magistério Municipal.

6.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE PROFESSOR DE

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

6.1 Língua Portuguesa

· Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

· Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, aJuste e harmonia nas frases.

· Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

· Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

· Sintaxe: análise sintática

6.2 Conhecimentos Pedagógicos e Legislação

· DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

· ESTEBAN, Maria Teresa. o que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

· FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 4 Ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1986 a.

· _____________. Com todas as letras. 5a Ed. São Paulo: Cortez, 1996.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paze Terra, 1997.

· ____________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

· ____________. Pedagogia da Indignação - Cartas pedagógicas e outros escritos - São Paulo: Ed. UNESP, 2000.

· FREITAS, Ana Lúcia. Pedagogia da Conscientização - Um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

· FREITAS, Lia. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1998.

· HORTON, Myles, 1905 - O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. / Myles Horton, Paulo Freire. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

 

· KRUG, Andréa. Ciclos de Formação: uma proposta transformadora. Porto Alegre: Mediação, 2001.

· Ler e escrever: compromisso de todas as áreas! organizado por Iara Conceição Bitencourt Neves, Jusamara Vieira Souza, Neiva Otero Schâffer, Paulo Coimbra Guedes e Renita Klüsener. 4a ed. Porto Alegre: Ed Universidade/ UFRGS, 2001.

· LIBANEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. São Paulo: Loyola, 1986.

· _____________. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico - social dos conteúdos.

3`ed. São Paulo: Loyola, 1986.

· LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1996.

· _____________. Otimização do autoritarismo In: Equívocos teóricos na Prática educacional. 2a

ed. Rio de Janeiro: ABT, 1983.

· LUDKE, Menga; ANDRE, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens qualificativas. São Paulo: EPU, 1986.

· MORIN, Edgar. Saberes Globais e Saberes Locais - o olhar interdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.

· OLIVEIRA, M.K. In: La Taille, Y et alli. Piaget, Vygotski, Wallon: Teorias psicogenéticas em
discussão. São Paulo: Summus, 1992.

· SANTOME, J.T. Globalização e interdisciplinaridade: O currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

· VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Superação da Lógica classificatória e excludente da avaliação: do "é proibido reprovar" ao "é preciso garantir a aprendizagem". São Paulo: Libertad, 1998. (Coleção Cadernos Pedagógicos Libertad, V.5)

· VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.

· VYGOTSKI, Liev Semiónovitch. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

· Lei Federal n° 9.394/96 (LDB)

· Lei Federal n° 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente)

· Plano de Carreira do Magistério Municipal.

7.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

7.1 Língua Portuguesa

· Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

· Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, aJuste e harmonia nas frases.

· Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

· Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

· Sintaxe: análise sintática

7.2 Conhecimentos Pedagógicos e Legislação

· DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

· ESTEBAN, Maria Teresa. o que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

· FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 4 Ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1986 a.

· _____________. Com todas as letras. 5a Ed. São Paulo: Cortez, 1996.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paze Terra, 1997.

· ____________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

· ____________. Pedagogia da Indignação - Cartas pedagógicas e outros escritos - São Paulo: Ed. UNESP, 2000.

· FREITAS, Ana Lúcia. Pedagogia da Conscientização - Um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

· FREITAS, Lia. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1998.

· HORTON, Myles, 1905 - O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. / Myles Horton, Paulo Freire. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

· KRUG, Andréa. Ciclos de Formação: uma proposta transformadora. Porto Alegre: Mediação, 2001.

· Ler e escrever: compromisso de todas as áreas! organizado por Iara Conceição Bitencourt Neves, Jusamara Vieira Souza, Neiva Otero Schâffer, Paulo Coimbra Guedes e Renita Klüsener. 4a ed. Porto Alegre: Ed Universidade/ UFRGS, 2001.

· LIBANEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. São Paulo: Loyola, 1986.

· _____________. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico - social dos conteúdos. 3`ed. São Paulo: Loyola, 1986.

· LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1996.

· _____________. Otimização do autoritarismo In: Equívocos teóricos na Prática educacional. 2a ed. Rio de Janeiro: ABT, 1983.

· LUDKE, Menga; ANDRE, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens qualificativas. São Paulo: EPU, 1986.

· MORIN, Edgar. Saberes Globais e Saberes Locais - o olhar interdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.

· OLIVEIRA, M.K. In: La Taille, Y et alli. Piaget, Vygotski, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

· SANTOME, J.T. Globalização e interdisciplinaridade: O currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

· VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Superação da Lógica classificatória e excludente da avaliação: do "é proibido reprovar" ao "é preciso garantir a aprendizagem". São Paulo: Libertad, 1998. (Coleção Cadernos Pedagógicos Libertad, V.5)

· VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.

· VYGOTSKI, Liev Semiónovitch. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

· Lei Federal n° 9.394/96 (LDB)

· Lei Federal n° 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente)

· Plano de Carreira do Magistério Municipal.

8.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE PROFESSOR DE ESTUDOS SOCIAIS

8.1 Língua Portuguesa

· Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

· Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, aJuste e harmonia nas frases.

· Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

· Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

· Sintaxe: análise sintática

8.2 Conhecimentos Pedagógicos e Legislação

· DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

· ESTEBAN, Maria Teresa. o que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

· FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 4 Ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1986 a.

· _____________. Com todas as letras. 5a Ed. São Paulo: Cortez, 1996.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paze Terra, 1997.

· ____________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

· ____________. Pedagogia da Indignação - Cartas pedagógicas e outros escritos - São Paulo:

 

Ed. UNESP, 2000.

· FREITAS, Ana Lúcia. Pedagogia da Conscientização - Um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

· FREITAS, Lia. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1998.

· HORTON, Myles, 1905 - O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. / Myles Horton, Paulo Freire. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

· KRUG, Andréa. Ciclos de Formação: uma proposta transformadora. Porto Alegre: Mediação, 2001.

· Ler e escrever: compromisso de todas as áreas! organizado por Iara Conceição Bitencourt Neves, Jusamara Vieira Souza, Neiva Otero Schâffer, Paulo Coimbra Guedes e Renita Klüsener. 4a ed. Porto Alegre: Ed Universidade/ UFRGS, 2001.

· LIBANEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. São Paulo: Loyola, 1986.

· _____________. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico - social dos conteúdos.

3`ed. São Paulo: Loyola, 1986.

· LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1996.

· _____________. Otimização do autoritarismo In: Equívocos teóricos na Prática educacional. 2a

ed. Rio de Janeiro: ABT, 1983.

· LUDKE, Menga; ANDRE, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens qualificativas. São Paulo: EPU, 1986.

· MORIN, Edgar. Saberes Globais e Saberes Locais - o olhar interdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.

· OLIVEIRA, M.K. In: La Taille, Y et alli. Piaget, Vygotski, Wallon: Teorias psicogenéticas em
discussão. São Paulo: Summus, 1992.

· SANTOME, J.T. Globalização e interdisciplinaridade: O currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

· VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Superação da Lógica classificatória e excludente da avaliação: do "é proibido reprovar" ao "é preciso garantir a aprendizagem". São Paulo: Libertad, 1998. (Coleção Cadernos Pedagógicos Libertad, V.5)

· VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.

· VYGOTSKI, Liev Semiónovitch. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

· Lei Federal n° 9.394/96 (LDB)

· Lei Federal n° 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente)

· Plano de Carreira do Magistério Municipal.

9.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

9.1 Língua Portuguesa

· Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

· Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, aJuste e harmonia nas frases.

· Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

· Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

· Sintaxe: análise sintática.

9.2 Conhecimentos Pedagógicos e Legislação

· DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

· ESTEBAN, Maria Teresa. o que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

· FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 4 Ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1986 a.

· __________. Com todas as letras. 5a Ed. São Paulo: Cortez, 1996.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

· __________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

· __________. Pedagogia da Indignação - Cartas pedagógicas e outros escritos - São Paulo: Ed. UNESP, 2000.

· FREITAS, Ana Lúcia. Pedagogia da Conscientização - Um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

· FREITAS, Lia. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1998.

· HORTON, Myles, 1905 - O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. / Myles Horton, Paulo Freire. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

· KRUG, Andréa. Ciclos de Formação: uma proposta transformadora. Porto Alegre: Mediação, 2001.

· Ler e escrever: compromisso de todas as áreas/ organizado por Iara Conceição Bitencourt Neves, Jusamara Vieira Souza, Neiva Otero Schâffer, Paulo Coimbra Guedes e Renita Klüsener. - 4a ed. - Porto Alegre: Ed Universidade/ UFRGS, 2001.

· LIBANEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. São Paulo: Loyola, 1986.

· __________. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico - social dos conteúdos. 3a ed. São Paulo: Loyola, 1986.

· LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1996.

· __________. Otimização do autoritarismo In: Equívocos teóricos na Prática educacional. 2a ed. Rio de Janeiro: ABT, 1983.

· LUDKE, Menga e ANDRE, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens qualificativas. São Paulo: EPU, 1986.

· MORIN, Edgar. Saberes Globais e Saberes Locais - o olhar interdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.

· OLIVEIRA, M.K. In: La Taille, Y et al. Piaget, Vygotski, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

· SANTOME, J.T. Globalização e interdisciplinaridade: O currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

· VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Superação da Lógica classificatória e excludente da avaliação: do "é proibido reprovar" ao "é preciso garantir a aprendizagem". São Paulo: Libertad, 1998. (Coleção Cadernos Pedagógicos Libertad, V.5)

· VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.

· VYGOTSKI, Liev Semiónovitch. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Lei Federal n° 9.394/96 (LDB)

Lei Federal n° 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente)

Plano de Carreira do Magistério Municipal.

10.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE PROFESSOR DE MATEMÁTICA

10.1 Língua Portuguesa

· Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

· Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, aJuste e harmonia nas frases.

· Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

· Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

· Sintaxe: análise sintática

10.2 Conhecimentos Pedagógicos e Legislação

· DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

· ESTEBAN, Maria Teresa. o que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

· FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 4 Ed. São Paulo, Cortez e Autores Associados, 1986 a.

· ____________. Com todas as letras. 5 Ed. São Paulo: Cortez, 1996.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

· ____________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

· ____________. Pedagogia da Indignação - Cartas pedagógicas e outros escritos - São Paulo: Ed.

UNESP, 2000.

· FREITAS, Ana Lúcia. Pedagogia da Conscientização - Um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

· FREITAS, Lia. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1998.

· HORTON, Myles, 1905 - O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. / Myles Horton, Paulo Freire. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

· KRUG, Andréa. Ciclos de Formação: uma proposta transformadora. Porto Alegre: Mediação, 2001.

· Ler e escrever: compromisso de todas as áreas! organizado por Iara Conceição Bitencourt Neves, Jusamara Vieira Souza, Neiva Otero Schãffer, Paulo Coimbra Guedes e Renita Klüsener. - 4a ed. - Porto Alegre: Ed Universidade! UFRGS, 2001.

· LIBANEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. São Paulo: Loyola, 1986.

· ____________. Democratização da escola pública; a pedagogia crítico - social dos conteúdos.

3`ed. São Paulo, Loyola, 1986.

· LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1996.

· ____________. Otimização do autoritarismo In: Equívocos teóricos na Prática educacional. 2a ed. Rio de Janeiro: ABT, 1983.

· LUDKE, Menga e ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens qualificativas. São Paulo: EPU, 1986.

· MORIN, Edgar. Saberes Globais e Saberes Locais - o olhar interdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.

· OLIVEIRA, M.K. In: La Taille, Y et alli. Piaget, Vygotski, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

· SANTOMÉ, J.T. Globalização e interdisciplinaridade: O currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

· VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Superação da Lógica classificatória e excludente da avaliação: do "é proibido reprovar" ao "é preciso garantir a aprendizagem". São Paulo: Libertad, 1998. (Coleção Cadernos Pedagógicos Libertad, V.5)

· VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.

· VYGOTSKI, Liev Semiónovitch. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Lei Federal n° 9.394/96 (LDB)

Lei Federal n° 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente)

Plano de Carreira do Magistério Municipal.

11.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRAFIA PARA O CARGO DE TÉCNICO EM RADIOLOGIA

11.1 Língua Portuguesa

· Leitura e análise de texto: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões, vocabulário.

· Morfologia: classes de palavras, classificação, formação, flexão, aJuste e harmonia nas frases.

· Ortografia: acentuação gráfica, divisão silábica, crase, grafia das palavras.

· Princípios informativos da língua: uso dos sinais de pontuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

· Sintaxe: análise sintática.

11.2 Conhecimentos Específicos e Legislação

· TRATADO DE TÉCNICA RADIOLÓGICA E BASE ANATÔMICA- Kenneth L. Bontrager. Ed. Guanabara Koogan. RJ, 1996.

· TEMAS DE TÉCNICA RADIOLÓGICA COM TÓPICOS SOBRE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA - Gorge do Nascimento. Ed. Revinter, RJ, 1996.

· Código de Ética do Técnico em Radiologia - Conselho Regional do Técnico em Radiologia.

· LEI MUNICIPAL 2.630/05 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Lavras do Sul.

ANEXO III
PROVA DE TÍTULOS

(a emprego da Banca)

CARGO: ___________________________________________________ N° da inscrição: ________________

Nome do candidato: ________________________________________________________________________

RELAÇÃO DE TÍTULOS ENTREGUES

Campos preenchidos pelo candidato(deixar em branco)

N° de horas

Histórico / Resumo

Pré - pontuação

  
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      

Observação: Preencher em letra de forma ou à máquina nos campos destinados ao candidato, entregar este formulário em 02 (duas) vias, conforme Edital.

Data: ____/ ____/ _______

Assinatura do candidato __________________________________

Assinatura do Responsável ________________________________

ANEXO IV
FORMULÁRIO DE RECURSO

PARA
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DO SUL

NOME DO CANDIDATO: _________________________________________________________________

N° DE INSCRIÇÃO: ______________________ CARGO: ________________________________________

Recurso Administrativo

Homologação das Inscrições ( )

Gabarito ( )

Notas ( )

Justificativa do Candidato
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________.

Data: ____/ ____/ _______

Assinatura do candidato: ________________________________

Assinatura do responsável pelo recebimento: ________________________________

ANEXO V

REQUERIMENTO - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

PARA
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DO SUL

NOME DO CANDIDATO: _________________________________________________________________

N°. DE INSCRIÇÃO: _______________________ CARGO: _______________________________________

Vem REQUERER vaga especial como PESSOA COM DEFICIÊNCIA, apresentou LAUDO MÉDICO com CID (colocar os dados abaixo, com base no laudo):

Tipo de deficiência de que é portador: ___________________________________________________________

Código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID _________________________________

Nome do Médico Responsável pelo Laudo: ______________________________________________________

(OBS: Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres)

Dados especiais para aplicação das PROVAS: (marcar com X no local caso necessite de Prova Especial ou não, em caso positivo, discriminar o tipo de prova necessário)

( ) NÃO NECESSITA DE PROVA ESPECIAL e/ou TRATAMENTO ESPECIAL

( ) NECESSITA DE PROVA ESPECIAL (Discriminar abaixo qual o tipo de prova necessário)
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________.

É obrigatória a apresentação de LAUDO MÉDICO com CID, Junto a esse requerimento.

Data: _____/ _____/ ___________

Assinatura do candidato: _____________________________