Prefeitura de Cantá - RR

Notícia:   Prefeitura de Cantá - RR retifica e prorroga inscrições do concurso 01/2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANTÁ

ESTADO DE RORAIMA

CONCURSO PÚBLICO N° 01/2014

EDITAL N° 001

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E SAÚDE.

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR, MÉDIO E FUNDAMENTAL

A PREFEITURA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE CANTÁ, através da Secretária de Municipal de Planejamento, Administração e Finanças, no uso de suas atribuições legais, considerando o acordo celebrado com o Ministério Público de Roraima e em conformidade com a Lei Municipal nº 253 de abril de 2013, a Lei Municipal nº 242 de outubro de 2012 e suas alterações, bem como a Lei Municipal nº 213 de dezembro de 2009, e Lei Municipal 087/2003 de 30 de maio de 2003, torna público a realização do Concurso Público de Provas, para provimento de vagas em cargos de diversas carreiras, compreendendo Nível Superior, Médio, Médio/Técnico e Fundamental, do Quadro de Pessoal da Secretaria Municipal de Planejamento, Administração, Finanças, Saúde e Educação.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Concurso Público será regido por este Edital e executado sob a responsabilida­de da Faculdade Roraimense de Ensino Superior - FARES.

1.2. O Concurso objetiva o provimento de 176 vagas distribuídas de acordo com as especialidades e previstas neste Edital.

1.3. O inteiro teor do Edital estará disponível no endereço eletrônico www.fares.edu.br no link Concursos, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento e a inserção de seus dados cadastrais, informados no ato de inscrição.

1.4. O Concurso Público dar-se-á através de Prova Objetiva em conformidade ao disposto no item 6.2 deste Edital, em que serão avaliados os conhecimentos e habilidades dos candidatos sobre as matérias relacionadas para cada cargo, cuja composição e respectivos programas fazem parte do anexo III deste Edital.

1.5. Para todos os efeitos deste Edital, deve ser considerado o horário local do Estado de Roraima.

2. DOS CARGOS, DAS VAGAS, DA CARGA HORÁRIA, DAS ATIVIDADES E DA REMUNERAÇÃO

2.1. O Concurso Público destina-se ao provimento de 176 vagas para os Cargos de Nível superior, médio, médio/técnico e fundamental do Quadro de Pessoal da Secretaria Municipal de Planejamento, Administração, Saúde, Educação e Finanças.

2.2. Os cargos, especialidades, regiões, requisitos, as respectivas vagas e remuneração estão indicados no Anexo II. O conteúdo Programático das Provas está indicado no Anexo III. As atribuições e atividades de cada cargo, será o constante na Lei Municipal nº 253 de abril de 2013, a Lei Municipal nº 242 de outubro de 2012 e suas alterações, bem como a Lei Municipal nº 213 de dezembro de 2009, e Lei Municipal 087/2003 de 30 de maio de 2003

2.3 Serão reservadas vagas conforme item 3.11.1 para pessoas com deficiência.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. Período: de 07 de julho a 18 de julho de 2014.

3.1.2 Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.fares.edu.br, solicitada no período entre 08 horas do dia 07 de julho de 2014 e 23 horas e 59 minutos do dia 18 de julho de 2014, observado o horário local do Estado de Roraima.

3.1.3 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

3.1.4 A FARES não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, de falhas de comunicação, de congestio­namento das linhas de comunicação, por erro ou atraso dos bancos ou entidades conveniadas no que se refere ao processamento do pagamento da taxa de inscrição, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

3.1.5 O candidato poderá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de Boleto Bancário.

3.2 O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 21 de julho de 2014. Após esta data a inscrição será considerada inválida, caso o Boleto da inscrição não tenha sido pago.

3.2.1 A taxa de inscrição, uma vez paga, não será restituída em hipótese alguma.

3.2.2 A efetivação da inscrição implica no aceite tácito das condições fixadas no presente Edital para a realização do Concurso, não podendo o candidato, sob hipótese alguma, alegar desconhecimento das normas estabelecidas.

3.2.3 Ao preencher o formulário de inscrição via internet, o candidato deverá optar pela especialidade a que deseja concorrer, vedada qualquer alteração posterior, sendo responsabilidade do candidato a verificação com cautela o cargo, horário de prova e local de realização da prova.

3.3 O candidato deverá observar o horário das provas, de forma a evitar conflitos de horários com outras provas de outros Editais.

3.3.1 A inscrição efetuada somente será efetivada após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição ou o deferimento da solicitação de isenção da taxa de inscrição.

3.4 Não serão fornecidas, por telefone ou verbalmente, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas ou de quaisquer outras informações que constem no presente Edital, sendo de responsabilidade do candidato o conhecimento das normas aqui estabelecidas.

3.5. VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

Escolaridade mínima correspondente ao cargo Valor da Inscrição
Cargos de Nível Superior R$ 90,00
Cargos de Nível Médio e Médio/Técnico R$ 70,00
Cargos de Nível Fundamental R$ 60,00

3.11. DAS VAGAS DESTINADAS AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

3.11.1. Serão destinadas 10% (dez por cento) , por cargo, do total de vagas oferecidas para Pessoa (s) com Deficiência conforme Tabelas do Anexo II deste Edital.

3.11.2. Consideram-se Pessoas com deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no Art. 4º do Decreto Federal nº 3.298/1999, que regulamenta a Lei Federal nº 7.853/1989.

3.11.3. O candidato que se declarar Pessoa com Deficiência concorrerá em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, à duração, ao horário, à aplicação das provas, bem como todas as regras do Edital.

3.11.4. Os candidatos concorrentes as vagas destinadas a Pessoa com Deficiência, além de atenderem os pré-requisitos entregar no horário diurno de expediente até o dia 11 de julho na sala da Comissão Permanente de Concursos da FARES, localizada na Av. Juscelino Kubitscheck, 300 Bairro Canarinho,CEP nº 69.306-685 envelope com a seguinte documentação:

a) Laudo Médico (original ou fotocópia autenticada) expedido no prazo máximo de 12 (doze) meses antes do início das inscrições, atestando a especificidade, o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente à Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência. O laudo médico deverá conter o nome e o documento de Identidade (RG) e CPF do candidato; e ainda, a assinatura, carimbo, e CRM do profissional, que deverá especificar no laudo que o candidato é portador de deficiência.

b) Ficha de inscrição devidamente assinada pelo candidato disponibilizada para impressão no ato da inscrição.

3.11.4.1. O fornecimento de Laudo Médico é de responsabilidade exclusiva do candidato e em hipótese alguma serão aceitos resultados de exames de qualquer natureza em substituição ao referido laudo.

3.11.4.2. O Laudo Médico terá validade somente para este certame e não será devolvido, assim como não serão fornecidas cópias.

3.11.5. Para efeito de classificação do tipo de deficiência apresentada pelo candidato, serão observadas as categorias constantes do Art. 4º, incisos I ao V do Decreto Federal nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999, quais sejam:

I - deficiência física;

II - deficiência auditiva;

III - deficiência visual;

IV - deficiência múltipla.

3.11.6. Será garantido um local de prova acessível ao candidato com deficiência, com acompanhamento de um dos membros da equipe responsável pela aplicação das provas do concurso, devidamente orientado sobre o tratamento a ser dispensado ao candidato, de modo a evitar constrangimentos.

3.11.7. Os candidatos considerados pessoas com deficiência, se aprovados e classifica­dos, além de figurarem na Lista Geral de Classificação, terão seus nomes publicados em Lista separada.

3.11.8. O candidato com deficiência que, no ato da inscrição, não declarar esta condição, não poderá em outro momento ou fase posterior interpor recurso ou requerimento visando sua participação nas vagas destinadas a Pessoa com Deficiência, independentemente do motivo alegado.

3.11.9. As Pessoas com Deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, horário, local de aplicação das provas, bem como a todas as Etapas deste concurso e à pontuação mínima exigida para todos os candidatos.

3.11.10. Para os efeitos de observância da proporcionalidade e alternância no que concerne à convocação dos candidatos constantes da Lista Geral de Classificação e da Lista de Candidatos

portadores de deficiência, será obedecida a ordem de classificação da primeira e da segunda lista, ressaltando que no caso de um candidato portador de deficiência já ter sido convocado na Lista Geral de Classificação, este não mais será computado na lista de deficiência, devendo ser convocado outro candidato da segunda lista, para a devida observância da convocação alternada e proporcional.

3.11.11. Não havendo candidatos aprovados e classificados para a vaga reservada às pessoas com deficiência, a mesma será ocupada por outro candidato aprovado e classificado da lista geral.

3.11.12. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de classificação até o número das respectivas vagas oferecidas nos cargos em que foram inscritos.

4. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA DOS CARGOS

4.1. Ser aprovado no Concurso Público.

4.2. Ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconheci­mento do gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º do Art. 12 da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no Art. 13 do Decreto nº 70.436/72.

4.3. Possuir habilitação na área correspondente ao cargo pleiteado;

4.4. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos no ato da posse;

4.5. Estar quite com as obrigações militares (para os homens) e eleitorais;

4.6 Possuir a escolaridade mínima exigida para o cargo no ato da posse;

4.7. Possuir os pré-requisitos exigidos para o cargo, conforme discriminado neste Edital;

4.8. Ser considerado APTO em todos os exames médicos pré admissionais, devendo o candidato apresentar os exames clínicos e laboratoriais solicitados em Edital Específico, os quais correrão às suas expensas. Caso o candidato seja considerado INAPTO para as atividades relacionadas ao cargo, por ocasião dos exames médicos pré admissionais, este não poderá ser admitido. Esta avaliação terá caráter eliminatório.

4.9. Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidades incompatíveis com a investidura em cargo público federal, estadual ou municipal.

4.10. Anular-se-ão sumariamente as inscrições e todos os atos dela decorrentes, inclusive sua habilitação e a classificação do candidato que não comprovar, no ato da nomeação, o preenchimento de todos os requisitos exigidos neste Edital.

5. DA CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES, LOCAL E HORÁRIO DE PROVAS

5.1. A confirmação da inscrição e dos locais de realização das provas estará disponível no endereço www.fares.edu.br no link Concursos, observando as datas previstas no cronograma de atividades - Anexo I.

5.2. Não serão fornecidas, por telefone ou por qualquer outro meio de comunicação, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas, devendo o candidato observar as informações constantes nos itens do Edital, inclusive os anexos do mesmo.

5.3. As provas objetivas realizar-se-ão no dia 20 de setembro de 2014, no horário das 08 h às 12 h para os cargos de nível superior e de 21 de setembro de 2014, das 08 h ás 11 h e 30 minutos para os cargos de nível médio, médio/técnico e ensino fundamental, em horário local e com duração de 04 (quatro) horas nível superior, e 3 h e 30 minutos para os outros níveis.

5.3.1. As provas serão realizadas simultaneamente e exclusivamente no Estado de Roraima no município do Cantá, de acordo com a opção de cargo do candidato.

5.3.2 As provas para os cargos de nível superior, médio, médio/técnico e fundamental serão realizadas no Município do Cantá.

5.4. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta, e com antecedência, de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

5.5. Só será confirmada a inscrição do candidato que tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição ou tenha tido o seu pedido de isenção DEFERIDO.

6. DAS PROVAS

6.1. O candidato deverá comparecer ao local da prova com, no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência da sua realização, munido de documento original de identificação oficial, carteira expedida por órgãos ou conselhos de classe que tenham força de documento de identificação (CRM, OAB, CORECON, CRA, CREA, RNE,COREN, etc.) , carteira de trabalho e previdência social, carteira nacional de habilitação, passaporte brasileiro ou certificado de reservista com foto e portando caneta esferográfica transparente com tinta azul ou preta.

6.1.1. Não serão aceitos protocolos ou quaisquer outros documentos de identificação (como crachás, carteira estudantil, identidade funcional, título de eleitor, ou certificado de reservista sem fotografia, etc.) , diferentes dos estabelecidos no item 6.1.

6.1.2. Não serão aceitas cópias de documentos ou papéis em substituição aos exigidos no item 6.1, quer eles estejam autenticados ou não.

6.1.3. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada de candidatos, nem a realização de prova fora do horário e local marcados neste Edital.

6.1.4. Não será admitido na sala de provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início da mesma.

6.1.5. Durante a realização das provas é vedada a consulta a livros, revistas, folhetos ou anotações.

6.1.6. No dia de realização das provas, não será permitido ao candidato portar nos locais de provas aparelhos eletrônicos (telefone celular, pager, walkman, agenda eletrônica, notebook, tablet, handheld, receptor, gravador, máquina fotográfica, máquina de calcular, relógio com qualquer uma das funções anteriormente citadas, etc.) ou armas de qualquer tipo.

6.1.6.1. O candidato que estiver armado deverá se encaminhado à Coordenação Local antes do início das provas para o acautelamento da arma, a qual somente será devolvida ao candidato ao final de sua prova.

6.1.7. O descumprimento dos itens 6.1.5 ou 6.1.6 implicará na eliminação sumária do candidato, constituindo-se em tentativa de fraude.

6.2. DAS PROVAS OBJETIVAS

6.2.1. As provas objetivas realizar-se-ão no dia 20 de setembro de 2014, no horário de 08 as 12 h para os cargos de Nível Superior previstos neste Edital, em horário local e com duração de 04 (quatro) horas.

6.2.2. As provas objetivas realizar-se-ão no dia 21 de setembro de 2014, no horário de 14 as 17.30min. horas para os cargos de Nível Médio, Médio/Técnico e Fundamental, previstos neste Edital, em horário local e com duração de 03 (três) horas e 30 (trinta minutos) .

QUADRO DE PROVAS DE NÍVEL MÉDIO

QUADRO DE PROVAS DE NIVEL SUPERIOR

PROVAÁREA DE CONHECIMENTON. DE QUESTÕESCARÁTERCARGO/ ESPECIALIDADE
1. ObjetivaConhecimentos gerais30Eliminatório e ClassificatórioCARGOS DE NIVEL SUPERIOR
2. ObjetivaConhecimentos específicos10

QUADRO DE PROVAS DE NIVEL MÉDIO/TÉCNICO

PROVAÁREA DE CONHECIMENTON. DE QUESTÕES CARÁTERCARGO/ ESPECIALIDADE
1. ObjetivaConhecimentos gerais20Eliminatório e Classificatório CARGOS QUE POSSUEM EXIGÊNCIA DE NÍVEL MÉDIO TÉCNICO
2. ObjetivaConhecimentos específicos10

QUADRO DE PROVAS DE NIVEL MÉDIO

PROVAÁREA DE CONHECIMENTON. DE QUESTÕES CARÁTERCARGO/ ESPECIALIDADE
1. ObjetivaConhecimentos gerais30Eliminatório e ClassificatórioCARGOS QUE POSSUEM EXIGÊNCIA DE NÍVEL MÉDIO COMPLETO

QUADRO DE PROVAS DE NIVEL FUNDAMENTAL

PROVAÁREA DE CONHECIMENTON. DE QUESTÕESCARÁTER CARGO/ESPECIALIDADE
1. ObjetivaConhecimentos gerais30Eliminatório e ClassificatórioTODOS

6.2.3. A Prova Objetiva será de caráter eliminatório e classificatório, valendo 100 (cem) pontos e os candidatos só poderão ser considerados classificados, se obtiverem nota igual ou superior a (50%) do total de pontos.

6.2.4. Os candidatos que não alcançarem a pontuação mínima fixada no item 6.2.2 serão eliminados do certame e terão sua nota publicada e ordenada, apenas, para efeito de publicidade dos atos do certame.

6.2.5. As questões da Prova Objetiva deverão ser respondidas em cartão-resposta específico.

6.2.6. O cartão-resposta é personalizado e insubstituível, o qual deverá ser assinado pelo candidato no local destinado.

6.2.7. Na hipótese de anulação de questão(ões) da Prova Objetiva, quando da sua avaliação, a(s) mesma(s) será(ão) pontuadas para todos os candidatos.

6.2.8. Na Prova Objetiva, será atribuída nota 0 (zero) :

a) À(s) questão(ões) da prova que contenha(m) mais de uma opção de resposta assinalada no cartão-resposta;

b) À(s) questão(ões) da prova que não estiver(em) assinalada(s) no cartão-resposta;

c) À Prova Objetiva e/ou questão(ões) da prova cujo cartão-resposta for preenchido fora das especificações nele contidas ou das instruções da prova.

6.2.9. Os candidatos somente poderão se retirar do local da Prova Objetiva uma hora após seu início, podendo levar consigo o caderno de provas depois de decorridas duas horas do início do certame.

6.2.10. Ao terminar a Prova Objetiva o candidato entregará ao fiscal o cartão-resposta, devidamente assinado.

6.2.11. Será eliminado o candidato que não tiver assinado o cartão-resposta e a folha de frequência.

6.2.12. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala deverão entregar os respectivos cartões-respostas e retirarem-se do local simultaneamente.

6.2.13. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido da folha de respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este edital e com a folha de respostas, tais como marcação rasurada ou emendada e campo de marcação não preenchido integralmente ou quaisquer outra marcação fora do previsto neste edital e demais orientações do certame.

6.2.14. O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, marcar, manchar ou fazer quaisquer marcação na folha do cartão resposta que impeça a leitura do cartão pela leitora óptica, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica, pois as únicas marcações permitidas são a assinatura no local destinado e as marcações das alternativas das questões, igualmente no local destinado.

6.2.15. Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em caso de candidato a quem tenha sido deferido atendimento especial para esse fim. Nesse caso, o candidato será acompanhado por um fiscal da FARES devidamente treinado.

6.2.16. O peso das provas de conhecimentos específicos tem peso 2 e as provas de conhecimentos gerais tem peso 1 para todos os níveis.

7. DO RESULTADO FINAL

7.1. O Resultado Final das Provas será divulgado, por meio de afixação nos murais da FARES em Boa Vista, nos murais da Prefeitura Municipal do Cantá e tornados disponíveis no endereço www.fares.edu.br (no link Concursos) .

8. DA HABILITAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO

8.1. O total de pontos obtidos pelos candidatos aos cargos descritos no Anexo II será a somatória do resultado da Prova Objetiva.

8.2. A Classificação dos candidatos aos cargos descritos no Anexo II será feita obedecendo a ordem decrescente da pontuação total obtida pelo candidato na Prova Objetiva.

8.2.1. Ocorrendo empate, aplicar-se-á, para o desempate, sucessivamente, o candidato que:

a) Obtiver a maior nota nas questões de conhecimentos específicos da prova objetiva;

b) Ter mais idade.

9. DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

9.1. O Edital de homologação do Resultado Final será publicado no Diário Oficial do Estado, não se admitindo recurso contra este resultado.

9.2. Serão homologados os candidatos aprovados no certame posicionados dentro do quantitativo de 02 (duas) vezes o número de vagas previsto neste Edital por cargo e por ordem de classificação, obedecendo para nomeação e posse o numero de vagas ofertadas.

10. DAS EXIGÊNCIAS PARA NOMEAÇÃO E POSSE

10.1. Os candidatos aprovados serão nomeados obedecendo as vagas ofertadas e a ordem de classificação.

10.2. A aprovação e a classificação neste Concurso Público não asseguram ao candidato o direito de ingresso automático no Quadro de Pessoal da Prefeitura. A contratação é dentro do interesse e conveniência da Administração, observada rigorosamente a ordem de classificação dos candidatos.

10.3. A posse dar-se-á no período de 30 (trinta) dias a partir da publicação do ato de nomeação no Diário Oficial do Estado, sendo tornada sem efeito a nomeação dos candidatos não empossados no prazo referido.

10.4. A escolaridade e requisitos exigidos para os cargos, indicados no Anexo I, deverão ser comprovados no ato da posse.

10.5. O candidato que não comprovar ou não atender, no ato da posse, a escolaridade e os requisitos elencados no item 4 e irem 3.11, quando couber, do presente Edital, será eliminado do Concurso.

10.6. O candidato, quando convocado, deverá comparecer à Perícia Médica Oficial, na data e local estipulados, apresentando os exames e laudos médicos, solicitados em Edital Específico, expedidos, no máximo 30 (trinta) dias antes da perícia, os quais ocorrerão às suas expensas.

11. DOS RECURSOS

11.1. É admitido recursos com pedido de revisão quanto:

a) Ao edital (02 dias após a publicação)

b) Ao resultado do período de isenção

c) Ao gabarito preliminar - formulação das questões e respostas publicadas;

d) Ao resultado preliminar da prova objetiva

11.2. Admitir-se-á um único recurso por candidato, para cada questão e para cada evento deste Edital, devidamente fundamentado, sendo desconsiderados recursos de igual teor.

11.2.1. O gabarito preliminar da prova objetiva será afixado nos murais internos da FARES - em Boa Vista e na Prefeitura do Cantá, e tornado disponível no endereço www.fares.edu.br no link Concursos, do dia 22/09/2014 a partir das 12 (doze) horas do dia da realização da Prova e o gabarito oficial após a análise de recursos, se houver, em data prevista do Cronograma de Atividades deste Edital.

11.3. O prazo para interposição de recursos será de 02(dois) dias úteis (das 8h às 12h e das 14h às 18h) após a concretização do evento que lhes disser respeito (edital, isenção, divulgação dos gabaritos preliminares e divulgação do resultado preliminar das provas objetivas) , tendo como termo inicial o 1º dia útil subsequente à data do evento.

11.4. Os recursos deverão ser dirigidos à Presidência da Comissão Organizadora do Concurso.

11.5. O candidato ou procurador, deverá protocolar o seu recurso em uma via original, digitados ou datilografados na Comissão de Concursos da FARES em Boa Vista, e com as seguintes especificações:

a) cada questão ou item deverá ser apresentado em folha separada (em conformidade com o formulário padrão de recurso disponível na www.fares.edu.br/concurso

b) cada questão ou item deve estar bem fundamentado, inclusive, indicando fontes;

c) identificação e demais informações necessárias conforme formulário padrão de recurso.

11.6. O recurso intempestivo não será apreciado, sendo considerado, para tanto, a data do protocolo de recebimento.

11.7. Não serão aceitos os recursos interpostos, dentro de prazo estabelecido para recurso, de matéria diversa da questionada, sendo este considerado intempestivo.

11.8. Não serão aceitos os recursos interpostos por fax-símile, telex, internet, telegrama ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.

11.9. O candidato deverá protocolar o seu recurso em uma via original, digitado, ou datilografado, com as especificações descritas no Anexo IV, sob pena de não ser apreciado.

11.10. Serão somente apreciados os recursos expressos em termos claros, que apontarem as circunstâncias que os justifiquem, interpostos dentro do prazo e de acordo com o especificado no item 11.5.

11.11. O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos presentes à prova, independentemente de formulação de recurso.

11.12. O gabarito preliminar divulgado poderá ser alterado, em função de recursos impetrados e as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.

11.13. Na ocorrência do disposto na alínea "c" do item 11.1 poderá haver, eventual­mente, alteração da classificação inicial obtida para uma classificação inferior ou superior.

11.14. As decisões dos recursos estarão disponibilizadas aos seus respectivos recorrentes na sala da Comissão de Concurso da FARES, após 24 h da entrada do recurso.

12. DO FORO JUDICIAL

12.1. O foro para dirimir qualquer questão relacionada com o Concurso Público de que trata este Edital é o da Comarca de Boa Vista, capital do Estado de Roraima.

13. DO PRAZO DE VALIDADE

13.1. O prazo de validade deste Concurso que trata este Edital será de 02(dois) anos, contado a partir da publicação do Edital de homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período.

14. DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1. Será excluído do processo seletivo o candidato que:

14.1.1. Desacatar qualquer membro da equipe encarregada da realização das provas (fiscais, coordenadores de local, etc.) .

14.1.2. Prestar, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata.

14.1.3. For surpreendido, durante a realização da prova, em comunicação com outro candidato verbalmente, por escrito, ou por qualquer outra forma, bem como se utilizando de livros, notas ou impressos e igualmente se for pego em comunicação telefônica de qualquer tipo.

14.1.4. Ausentar-se da sala de prova, sem acompanhamento de fiscal.

14.1.5. Recusar-se a proceder a identificação pessoal bem como conferencia dos dados do cartão-resposta e sua assinatura ou de outros documentos.

14.1.6. Deixar de comparecer a qualquer das etapas deste processo seletivo.

14.1.7. Descumprir qualquer determinação deste edital.

14.1.8. Deixar de assinar o cartão resposta e a frequência.

14.2. O não atendimento pelo candidato às condições estabelecidas neste Edital implicará sua eliminação do Concurso Público, a qualquer tempo.

14.3. A inexatidão das afirmativas e irregularidades nos documentos, mesmo que verificadas a qualquer tempo, acarretarão a nulidade da inscrição com todas as suas decorrências, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil e criminal.

14.4. O candidato deverá apresentar-se munido de documento de identidade (original com foto) em todas as fases do Concurso.

14.5. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar no endereço eletrônico da FARES (www.fares.edu.br) , no Diário Oficial do Estado (www.imprensaoficial.rr.gov.br) e nos murais da Instituição comunicados e demais publicações referentes a este Concurso Público.

14.6. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de Classificação no Concurso Público, valendo para este fim o Edital de Homologação do Resultado Final publicado no Diário Oficial do Estado.

14.7. A inscrição no Concurso implica, desde logo, o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, não podendo, em hipótese alguma, o candidato alegar desconhecimento das mesmas.

14.8. O resultado parcial e final deste Concurso Público serão afixados nos murais internos da FARES em Boa Vista e tornado disponível no endereço www.fares.edu.br no link Concursos.

14.9. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disserem respeito ou até a data da convocação dos candidatos para a prova subsequente, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado na página www.fares.edu.br no link Concursos, nos murais da Faculdade Roraimense de Ensino Superior - FARES, no Diário Oficial do Estado.

14.10. Os casos não previstos, no que tange à realização deste Concurso Público, serão analisados pela Comissão Organizadora do Concurso.

Boa Vista/RR, 01 de julho de 2014.

PREFEITA DO MUNICÍPIO DO CANTÁ

ANEXO I

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Data

Atividades

01/07/2014

Publicação do Edital

07/07 a 18/07/2014

PERÍODO DAS INSCRIÇÕES

21/07/2014

Último dia para Pagamento do Boleto Bancário para efetivação da Inscrição.

03/08/2014

Homologação dos Inscritos a partir das 16h (disponibilizado no site da FARES: www.fares.edu.brlink Concursos) .

30/08/2014

Divulgação dos Locais de prova.

20 e 21/09/2014

Datas de Realização da Prova.

22/09/2014

Publicação do Gabarito Preliminar da Prova Objetiva a partir das 12.

22/09/2014

Interposição de recursos contra o Gabarito Preliminar.

29/09/2014

Divulgação do Gabarito Oficial, a partir das 16 horas. (Após análise dos recursos) .

08/10/2014

Divulgação do Resultado preliminar dos classificados na Prova Objetiva.

10/10/2014

Homologação do Resultado Final.

ANEXO II

CARGOS, ESCOLARIDADE/REQUISITOS, JORNADA, REMUNERAÇÃO E VAGAS

1. CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

Cargo

Escolaridade/Requisitos para ingresso

Jornada de Trabalho

Ampla concorrência

Cadastro Reserva

Pessoa com deficiência

Remuneração R$

Médico

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de Curso Superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente, com registro profissional e título ou residência na respectiva especialidade.

30h

01

01

 R$ 3.700,00

Enfermeiro

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Enfermagem, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente e registro no órgão de classe Correspondente.

30h

01

01

 R$ 3.200,00

Bioquímico

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente e registro no órgão de classe correspondente. Curso específico de especialização em Bioquímica.

30h

01

01

 R$ 2.300,00

Farmacêutico

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Farmácia fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente e registro no órgão de classe correspondente.

40h

01

01

 R$ 2.300,00

Odontólogo

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Odontologia fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente e registro no órgão de classe correspondente.

30h

01

01

 R$ 2.300,00

Fisioterapeuta

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior, em Fisioterapia fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente e registro no órgão de classe correspondente.

30h

01

01

 R$ 2.300,00

Médico Veterinário

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior, em Medicina Veterinária fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente e registro no órgão de classe correspondente.

30h

01

01

 R$ 3.700,00

Engenheiro Civil

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior, em Engenharia Civil fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente e registro no órgão de classe correspondente.

40h

01

01

 R$ 1.500,00

Arquiteto

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior, em Arquitetura fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente e registro no órgão de classe correspondente.

40h

01

01

 R$ 1.500,00

Engenheiro Agrônomo

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior, em Engenharia Agrônoma fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo órgão competente e registro no órgão de classe correspondente.

40h

01

01

 R$ 1.500,00

Licenciado em Biologia

Diploma de Licenciatura Plena em Biologia devidamente reconhecido pelo MEC.

30h

12

05

01R$ 1.604,00

Licenciado em Educação Física

Diploma de Licenciatura Plena em Educação Física, devidamente reconhecido pelo MEC.

30h

12

05

01R$ 1.604,00

Licenciado em Letras com habilitação em Língua Espanhola

Diploma de Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Espanhola, devidamente reconhecido pelo MEC.

30h

12

02

01R$ 1.604,00

Licenciado em Geografia

Diploma de Licenciatura Plena em Geografia, devidamente reconhecido pelo MEC.

30h

12

05

01R$ 1.604,00

Licenciado em Matemática

Diploma de Licenciatura Plena em Matemática, devidamente reconhecido pelo MEC.

30h

12

05

01R$ 1.604,00

Licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa

Diploma de Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, devidamente reconhecido pelo MEC.

30h

12

05

01R$ 1.604,00

Licenciado em Pedagogia

Diploma de Licenciatura Plena em Pedagogia devidamente reconhecido pelo MEC.

30h

42

05

04R$ 1.604,00

Técnico de Enfermagem

Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo 2º grau) , fornecido por instituição de ensino legalmente autorizada. Curso de Técnico em Enfermagem, com registro profissional.

40h

01

01

 R$ 1.176,80

Auxiliar de Consultório Dentário

Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo 2º grau) , fornecido por instituição de ensino legalmente autorizada. Curso de Auxiliar de Saúde Bucal.

40h

01

01

 R$ 1.176,80

Auxiliar de Farmácia

Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo 2º grau) , fornecido por instituição de ensino legalmente autorizada. Curso de Auxiliar de Farmácia.

40h

01

01

 R$ 900,00

Microscopista

Certificado de conclusão do Ensino Médio, fornecido por instituição de ensino legalmente autorizada. Curso específico na área.

40h

01

01

 R$ 1.176,80

Técnico em Informática

Certificado de conclusão do Ensino Médio, fornecido por instituição de ensino legalmente autorizada. Curso específico na área.

40h

01

01

 R$ 1.176,80

Técnico em Turismo

Certificado de conclusão do Ensino Médio, fornecido por instituição de ensino legalmente autorizada. Curso específico na área.

40h

01

01

 R$ 1.176,80

Técnico em Estradas

Certificado de conclusão do Ensino Médio, fornecido por instituição de ensino legalmente autorizada. Curso específico na área.

40h

01

01

 R$ 1.176,80

Técnico em Edificações

Certificado de conclusão do Ensino Médio, fornecido por instituição de ensino legalmente autorizada. Curso específico na área.

40h

01

01

 R$ 1.176,80

Técnico em Agrimensura

Certificado de conclusão do Ensino Médio, fornecido por instituição de ensino legalmente autorizada. Curso específico na área.

40h

01

01

 R$ 1.176,80

Fiscal de Obras

Certificado de conclusão do Ensino Médio, fornecido por instituição de ensino legalmente autorizada. Curso específico na área.

40h

02

01

 R$ 1.176,80

Fiscal de Tributos

Certificado de conclusão do Ensino Médio, fornecido por instituição de ensino legalmente autorizada. Curso específico na área.

40h

01

01

 R$ 1.176,80

Fiscais Ambientais

Certificado de conclusão do Ensino Médio, fornecido por instituição de ensino legalmente autorizada. Curso específico na área.

40h

03

01

 R$ 1.176,80

Digitadores

Certificado de conclusão do Ensino Médio, fornecido por instituição de ensino legalmente autorizada. Curso específico na área.

40h

01

01

 R$ 1.176,80

1. CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

CargoEscolaridade/Requisitos para ingressoJornada de TrabalhoAmpla concorrênciaCadastro ReservaPessoa com deficiênciaRemuneração R$
Agente AdministrativoEnsino Médio Completo40h0101  R$ 950,00
Guarda de 3ª ClasseEnsino Médio Completo40hSexo (F) Sexo (M)Sexo (F)Sexo (M) Sexo (F)Sexo (M) R$ 950,00
5101 111

2. CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL

Cargo

Escolaridade/Requisitos para ingresso

Jornada de Trabalho

Ampla concorrência

Cadastro Reserva

Pessoa com deficiência

Remuneração R$

Auxiliar de Administração

Ensino Fundamental Completo

40h

01

01

 R$ 800,00
MecânicoEnsino Fundamental Completo40h0201 R$ 900,00

Motorista

Certificado de conclusão de Ensino Fundamental e Carteira Nacional de Habilitação, observada a categoria.

40h

04

01

 R$ 900,00

Operadoras de Máquinas

Ensino Fundamental Completo

40h

08

01

 R$ 900,00

Soldador

Ensino Fundamental Completo

40h

02

01

 R$ 800,00
Operador de Trator AgrícolaEnsino Fundamental Completo40h0301 R$ 900,00

Agente de Serviços Urbanos

Ensino Fundamental Completo

40h

01

01

 R$ 800,00

ANEXO III

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Observação: Não sugerimos Bibliografia

1. CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL

CONHECIMENTOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Interpretação de Textos 2. Semântica: sinonímia, antonímia, polissemia, ambiguidade, homônimos e parônimos 4. Ortografia Oficial 5. Concordância Verbal e Nominal 6. Regência Verbal e Nominal. 6. Pontuação

MATEMÁTICA BÁSICA

1. Frações 2. Divisibilidade 3. Equações e Inequações de 1º Grau 4. Radiciação 5. Razões e Proporções. 6. Geometria Básica

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE RORAIMA

O conteúdo da prova deverá abordar questões (atuais ou históricas) relacionadas às áreas de política, espaço geográfico, economia, fatos históricos relevantes, sociedade e meio ambiente.

2. CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E MÉDIO TÉCNICO

CONHECIMENTOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA:

1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.

RACIOCÍNIO LÓGICO

1 Razões e proporções 2. Regra de Três 3. Porcentagens, 4. Médias

ATUALIDADES

Fatos e notícias locais, nacionais e internacionais veiculados em meios de comunica­ção de massa, como jornais, rádios, Internet e televisão. Elementos de política e economia brasileira. Meio ambiente e cidadania: problemas, políticas públicas, aspectos locais e globais.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Conceitos básicos de informática, os componentes funcionais de computadores (hardware e software) , periféricos e dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados; 2. Conceitos básicos de sistemas operacionais, características dos principais sistemas operacionais do mercado (Windows e Linux) ; 3. Conceitos e funções de aplicativos de editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações e gerenciadores de banco de dados; 4. Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas; 5. Conceitos básicos de segurança da informação, sistemas anti-vírus, sistemas de backup, criptografia, assinatura digital e autenticação; 6. Intranet e Internet: conceitos básicos e utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à Internet: navegação, correio eletrônico, grupos de discussão, busca e pesquisa.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

3. NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreensão Textual. 2. Ortografia Oficial. 3. Semântica. 4. Morfologia. 5. Sintaxe. 6. Pontuação.

RACIOCÍNIO LÓGICO:

Juros simples e compostos 2 Noções de Estatística Descritiva: tabelas, distribuição de frequências, média, moda e mediana.

LEGISLAÇÃO GERAL:

Direito Constitucional - Artigo 1º ao artigo 5º, artigo 37 todos da Constituição Federal. Direito Administrativo- Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. Anulação e revogação. Prescrição. Controle da administração pública: controle administrativo; controle legislativo, controle judiciário. Agentes Administrativos: investidura e exercício da função pública. Direitos e deveres dos funcionários públicos. Poderes da Administração: vinculado, discricioná­rio, hierárquico disciplinar e regulamentar. Poder de polícia: conceito, finalidade e condições de validade. Princípios básicos da administração. Organização administrati­va: noções gerais, administração direta e indireta, centralizada e descentralizada. Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

MÉDICO

Conhecimentos Médicos Gerais

Bioestatística. Epidemiologia Medicina Preventiva e Saúde Pública. Doenças cardiovasculares mais prevalentes. Doenças infectocontagiosas mais prevalentes e as de notificação compulsória. Doenças do aparelho digestivo mais prevalentes. Oftalmologia - patologias de acomodação, refração e discromatopsias. Patologias otorrinolaringológicas mais prevalentes com foco em perda auditiva. Neoplasias (maior incidência na população geral) . Sistema imunológico e suas doenças. Sistema geniturinário e suas doenças. Sistema endócrino e suas doenças. Sistema locomotor e suas doenças. Sistema neurológico e suas doenças. Saúde Mental (doenças psiquiátricas, distúrbios psiquiátricos do humor e transtornos de personalidade, distúrbios neuróti­cos) . Distúrbios nutricionais. Dermatologia. Hematologia. Genética e noções de doenças hereditárias. Medicina Baseada em Evidências.

FARMACÊUTICO

Assistência Farmacêutica: bases legais e diretrizes técnicas.Farmácia Comunitária: Boas Práticas Farmacêuticas em Farmácias e Drogarias, Boas Práticas de Manipulação de Medicamentos para Uso Humano em Farmácias. Controle de qualidade físico-químico de medicamentos, cosméticos e alimentos. Identificação microbiana de patógenos em amostras clínicas, cosméticas e de alimentos.

MÉDICO VETERINÁRIO

Exame clínico em ruminantes e não ruminantes.Doenças da pele dos ruminantes. Doenças do sistema circulatório dos ruminantes.Doenças do sistema digestório dos ruminantes.Doenças do sistema respiratório dos ruminantes.Enfermidades das glândulas mamárias dos ruminantes.Doenças do sistema urogenital dos ruminantes.Doenças do sistema locomotor dos ruminantes. Doenças metabólicas em ruminantes.Doenças do sistema nervoso dos ruminantes.Plantas tóxicas e intoxicações em ruminantes.Doenças dos bezerros recém-nascidos.Técnicas de necrópsia e colheita de material em ruminantes.Técnica de colheita e conservação de material biológico (sangue, fezes, urina, efusões orgânicas e líquor) em ruminantes.Interpretação de exames laboratoriais aplicados a clínica de ruminantes: hemograma, proteinograma e proteínas de fase aguda, provas de função renal e hepática, urinálise, exame coproparasitológico, leite (avaliação das características físico-químicas, microbiológicas e celulares e interpretação dos resultados de provas para diagnóstico de mastite) , líquido cavitários e líquor, hemogasometria.Preparo de soluções e reagentes. Introdução, objetivos, colheita e remessa de material ao laboratório: Colheitas de sangue total, urina, líquido céfalo-raquideano, raspado cutâneo, derrames cavitários, citologia aspirativa. Acondicionamento de amostras biológicas.Conservadores de amostras biológicas. Exame de urina: Exames físico, químico e microscópico do sedimento urinário. Interpretação do sumário de urina. Doenças do sistema urinário. Interpretação. Hematologia clínica: Hematopoiese: Funções do sangue, anti­coagulantes. Eritrograma: contagem de hemácias, determinação da concentração de hemoglobina, hematócrito. Classificação morfológica das anemias; policitemias; interpretações. Anemias regenerativas e arregenerativas: contagem de reticulócitos.Leucograma: contagem global e diferencial de leucócitos.Confecção e oloração de esfregaços sanguíneos. Identificação de leucócitos; interpretação do leucograma.Resposta leucocitária na espécies domésticas.Análise morfológica do esfregaço sanguíneo.Pesquisa e identificação de hematozóarios.Hemostasia e coagulação sanguínea: Noções essenciais sobre hemostasia primária e secundária e cascata da coagulação;Avaliação das vias intrínsica, extrínisica e comum da cascata da coagulação. Perfil hemostático: contagem de plaquetas, tempo de protrombina (TP) , tempo de coagulação ativada (TCA) , tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) . Derrames cavitários: Características e composição dos derrames cavitários. Exame físico e exame químico.Características citológicas: contagem global, citomorfologia e diferenciação de células; Exame bioquímico. Classificação: Transudatos, transudatos modificados e Exsudatos. Interpretação.Exame de líquido céfalo-raquideano:Secreção e local de formação; Barreira hematoencefálica. Composição do LCR; características físico-químicas do LCR. Exames físico-químico e citológico do LCR; Determinação de glicose e proteína no LCR. Interpretação. Provas de função hepática: Indicação e testes para detecção de lesão de hepatócitos: alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST) , sorbitol desidrogenase (SDH) , glutamato desidrogenase (GLDH) ; testes para detecção de colestase: fosfatase alcalina (FA) , gama glutamiltransferase (GGT) ; testes de função hepática: bilirrubinas, ácidos biliares, teste de tolerância à amônia. Interpretação. Testes de função renal: Testes de filtração/ depuração glomerular: determinação de uréia e creatinina séricas.Testes de reabsorção tubular: indicação para teste de concentração urinária.Teste de secreção tubular; Excreção de fenolsulfoftaleína.Interpretação. Testes de função pancreática: Fisiologia do pâncreas: pâncreas endócrino e exócrino.Enzimas pancreáticas: determinação de amilase e lípase séricas.Doenças pancreáticas: pancreatite aguda e crônica.Insuficiência pancreática. Interpretação.Citologia aspirativa: Obtenção e manuseio de amostras para exame citológico. Considerações sobre locais específicos de colheita. Classificação geral das alterações citológicas.Diagnóstico citológico neoplasias.

ENFERMEIRO

Ética e legislação profissional. Políticas de Saúde. Vigilância epidemiológica e Sanitária. A educação em saúde na prática do PSF. Sistema de informação da atenção básica. Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) . Diagnósticos de Enfermagem (CIPE/CIPESC) . Desequilíbrio hidroeletrolítico. Técnicas básicas de enfermagem: Lavagem básica das mãos, oxigênio terapia, termoterapia, crioterapia, banho no leito, lavagem dos cabelos, higiene intima, higiene oral, bandagem, curativo limpo e contaminado, sondagem vesical e nasogástrica, gavagem, nebulização, contenção, sinais vitais, retirada de ponto, mobilização. Administração de medicamen­tos. O Enfermeiro nos programas Ministeriais: PNI; Hanseníase, Tuberculose, Hipertensão, Diabetes, DST's/AIDS, Pré-natal (Baixo e alto risco) , Planejamento Familiar. Atenção a Saúde da Mulher. Atenção a Saúde da Criança e do RN (pré-termo, termo e pós-termo) . Atenção a Saúde do Adolescente, Adulto e do Idoso. Saúde da família na busca da humanização e da ética na atenção a saúde. Saúde mental no PSF. Tratamento de feridas. Primeiros Socorros. Atenção da equipe de enfermagem na Administração das assistências de enfermagem. Assistência de enfermagem nas doenças infecto-contagiosas e parasitárias. Doenças endêmicas (Dengue, cólera, chagas, esquistossomose etc.) . Indicadores Básicos de Saúde. Controle da dor no domicílio. Assistência de enferma­gem ao paciente com câncer. Intervenções de enfermagem na internação domiciliar e assistência de enfermagem em domicílio. Visitas Domiciliares. Processo de supervisão e instrução dos Auxiliares de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. Gerenciamento da unidade básica de saúde. Trabalho em equipe multiprofissional. Relacionamento Interpessoal. Assistência de enfermagem aos pacientes de clínica Médica e Cirúrgica relativas aos sistemas: cardiovascular, grastro-intestinal, respirató­rio, renal, músculo- esquelético, neurológico e endócrino.

BIOQUÍMICO

Descrição das estruturas biomoleculares, suas funções biológicas e interações visando o desenvolvimento de conhecimentos em bioquímica aplicados à prática napatologia clínica.Conteúdo Programático Princípios Biomoleculares Aminoácidos e lipideos Características, propriedades físico, químicas, estruturais e atividade biológica-Proteínas - Classificação, estrutura, função biológica, digestão e absorção Proteínas Fibrosas e Globulares Metabolismo oxidativo Bioquímica do Sangue Bioenergética e Coagulação Sanguínea.Proteínas plasmáticas Conceito de diluições e preparo soluções eletroforese - Método de Caracterização e purificação das proteínas material biológico - Estudo Hemoglobina Metabolismo do ferro - Estudo das enzimas - Metabolismo das proteínas-biosíntese da uréia e creatinina - Carboidratos - Metabolismo dos carboidratos.- Estudo dos Lipídios - Aspecto genético das dislipidemias- Integração metabólica vias metabólicas que integram proteínas, carboidratos e lipídios.

FARMACÊUTICO

Hematologia, Hemostasia, Coagulação e Anemias; Imunologia, Imunoglobulinas; Reações Alérgicas; Bioquímica, Interpretação de Resultados; Atribuições Profissionais e Noções de Ética Profissional; Dosagens Bioquímicas do Sangue: Observações Gerais para Todas as Dosagens, Curvas de Calibração e Dosagens de Rotina; Parasitologia: Métodos Parasitológicos; Urinálises; O laboratório de Bioquímica, Padronização e Controle de qualidade em Bioquímica; Fotometria; Obtenção de amostras; Eletroforese; Imunoeletroforese e Cromatografia; Determinações bioquímicas; Enzimologia Clinica; Provas funcionais; Análise de urina; Analise de cálculos; Líquido sinovial; Interferentes; Automação; Mecanismos Microbiológicos; Meios de Cultura; Esterilização em Laboratórios de Analise Clinica; Colorações; Coproculturas;Cultura de Materiais Geniturinários; Cultura de Materiais da Garganta e Rscarro; Hemoculturas; Exames do liquido cefalorraquidiano; Autovacinas; A Bacteriologia de Anaeróbicos; Reação de Precipitação; Reação de Aglutinação; Reação de Hemólise; Técnicas de Imunofluorescência; Coleta de sangue; Estudo de elementos figurados do sangue; Estudos de glóbulos vermelhos; Imuno-hematologia; Protozooses intestinais e cavitárias do homem; Parasitose sangüíneas e fissulares; Diagnostico das helmintíases intestinais; Técnicas para diagnósticos das micoses; Micoses de localização superficial; Micose profundas; Micoses sistêmicas.

FISIOTERAPEUTA

Desenvolvimento neuro-pisicomotor; Fisiologia do sistema cardio­respiratório;fisiologia da contração muscular; cinestesia; Fases da marcha; Avaliação e tratamento de patologias; pneumológicas, cardiológica, ortopédica, pediátrica, neonatológica, neurológica; Terapia intensiva; Recursos terapêuticos: Eletroterapia, Massoterapia,Termoterapia; Ética profissional.

LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Anatomia dos Sistemas, Aprendizagem e Desenvolvimento Motor, Atividades Complementares, Atividades Práticas Supervisionadas, Atletismo: Aspectos Pedagógi­cos e Aprofundamentos, Avaliação Diagnóstica, Basquetebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos, Biologia (Citologia) , Biomecânica, Ciências Sociais Comunicação e Expressão, Corporeidade e Motricidade Humana, Crescimento e Desenvolvimento Humano, Didática Específica, Didática Geral, Educação Ambiental (Optativa) , Educação Física Adaptada, Educação Física Infantil, Educa­ção Física no Ensino Fundamental, Educação Física no Ensino Médio, Estágio Curricular, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Estudos Disciplinares, Filosofia e Dimensões Históricas da Educação Física,Fisiologia Aplicada à Atividade Motora, Futebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos Ginástica Geral, Ginástica Artística, Handebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos, Homem e Sociedade, Interpretação e Produção de Textos, Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, Lutas: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos, Medidas e Avaliações, Metodologia do Trabalho Acadêmico, Metodologia do Treinamento Físico, Métodos de Pesquisa, Natação: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos, Planeja­mento e Políticas Públicas de Educação, Políticas Públicas e Inclusão Social, Pratica de Ensino: Introdução à Docência, Pratica de Ensino: Integração Escola e Comunidade, Prática de Ensino: Observação e Projetos, Pratica de Ensino: Reflexões Prática de Ensino: Trajetória da Práxis, Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo, Primeiros Socorros, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Recreação, Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) , Ritmo e Dança, Voleibol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos.

ENGENHEIRO CIVIL

Projeto e execução de obras civis: sondagens; instalações provisórias; canteiro de obras; escavações; escoramento; execução de fundações rasas e profundas. Execução de estruturas em concreto armado, aço, madeira e alvenaria estrutural. Revestimentos de pisos e paredes. Impermeabilização das fundações, paredes, pisos, tanques, piscinas e coberturas. Pintura.Principais patologias:fundações, pisos, paredes, estruturas e revestimentos. Mecânica dos solos: índices físicos; caracterização, propriedades e pressões dos solos; compactação, compressibilidade e adensamento nos solos; resistência ao cisalhamento; em puxos de terra; estimativa de recalques; estabilidade de taludes; estruturas de arrimo; empuxos de terra.Instalações prediais: instalações elétricas; instalações hidro-sanitárias; telefonia e instalações especiais.Fiscalização e acompanhamento de obras civis.Engenharia de custos:planejamento de obras, cronogramas (GantPert, Linha de Balanço) , orçamentos,levantamento de quantitativos, custos unitários. Segurança e higiene no trabalho; segurança na construção civil, proteção coletiva e individual; ergonomia; acessibilidade universal; riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos, mecânicos) ; riscos em eletricidade, em transporte e em movimentação de materiais.Conhecimento de legislações referentes aos serviços de engenharia, inclusive sobre a que se refere a licitações públicas e contratos.Representação de projetos: arquitetura; instalações, fundações e estruturas, com o auxílio de softwares (AutoCAD) . Noções de gestão de pessoas; liderança de equipe.

ARQUITETO

Projeto de arquitetura: Linguagem e teoria do projeto de arquitetura; Domínios Público e Privado; Aspectos Psicossociais do Meio Ambiente; Aspectos Ambientais Ecológicos e de Conforto, Sustentabilidade e suas aplicações projetuais na arquitetura; Estratégias de Projeto em Desenho Sustentável; Estruturas e a Ordenação do Espaço Edificado na Paisagem Urbana; Programa de necessidades físicas das atividades e dimensionamento básico; Layout; Antropometria e Ergonomia aplicadas à Arquitetura; Fundamentos de Desenho Universal e Acessibilidade aplicáveis ao projeto de Edificações e Equipamentos Urbanos; Elementos de Projeto Executivo Arquitetônico de edifícios residenciais, institucionais e industriais; Crítica e ensino/aprendizagem de projeto em arquitetura.Tecnologia das edificações e prática profissional: Materiais e Técnicas de Construção; Sistemas Construtivos; Técnicas Retrospectivas; Resistência dos Materiais; Estruturas: Sistemas Estruturais de Concreto e Metálicos; Fundações; Planejamento e Orçamento de Obras; composição de custos. Topografia; Projetos complementares: especificação de materiais e serviços e dimensionamento básico; Instalações elétricas, telefônicas, de dados e hidro-sanitárias; elevadores; refrigeração; exaustão; Controle Ambiental das edificações: Conforto Térmico: Desempenho de Materiais e Ventilação Natural; Acústica arquitetônica; Conforto lumínico, Iluminação Natural e Artificial; Eficiência Energética e Automação Predial.Urbanismo e meio ambiente: Sítio Natural; Paisagismo; Estrutura Urbana; Zoneamento e Diversidade; Densidade Urbana; Tráfego e Hierarquia Viária; Imagem Urbana; Uso e Ocupação do Solo; Legislação Urbanística; Legislação ambiental e urbanística, estadual e federal:Estatuto da Cidade diretrizes gerais da política urbana - PDDU e LOUOS; Mercado Imobiliário e Política de Distribuição dos Usos Urbanos; Sustentabilidade e suas aplicações projetuais no urbanismo e no paisagismo (Agenda 21 e Agenda Habitat) ; Crítica e ensino/aprendizagem de projeto em urbanismo. História e análise crítica daarquitetura: Arquitetura sua evolução histórica no Brasil e no mundo; Noções de Preservação, Conservação e Restauração de bens culturais e do patrimônio histórico;Cartas Patrimoniais e recomendações internacionais aplicadas à restauração de edifícios e conjuntos históricos. Conservação e restauração; Metodologias das intervenções; Técnicas de conservação e restauração; História e Teoria do Urbanismo e do Paisagismo. Representação gráfica e informática aplicada à arquitetura: Fundamen­tos de Desenho Geométrico e de Geometria Descritiva; Sistemas de representação gráfica:ortogonais e em perspectiva paralela e cônica; Conceitos fundamentais e normas de desenho técnico; Desenho Arquitetônico;Conhecimentos em Computação Gráfica aplicados à arquitetura, ao Urbanismo, ao Paisagismo e à Comunicação Visual; Conhecimentos básicos sobre softwares para desenho e projeto; Fundamentos de edição de textos, imagens, planilhas eletrônicas, modelagem tridimensional e apresentação. Uso de ferramentas CAD e BIM. Regulamentação e prática profissional: Legislação regulamentadora e a ética do exercício profissional, o sistema CONFEA/CREA e o CAU, ART e RRT. O papel do IAB, da ASBEA e do Sindicato dos Arquitetos. Código de Proteção e Defesa do Consumidor e a atividade do arquiteto. Responsabili­dade técnica, civil, penal criminal, administrativa e trabalhista; Orçamento; Viabilidade Econômica; Licitação na administração pública; Planejamento, assessoria e fiscalização de obras.

ODONTÓLOGO

Saúde Bucal Coletiva e Níveis de Prevenção, Biossegurança em Odontologia. Radiologia: técnica radiológica; interpretação radiográfica; anatomia radiográfica. Dentística: semiologia, diagnóstico e tratamento; proteção do complexo dentino­pulpar;materiais restauradores; técnica de restauração atraumática.Periodontia: prevenção, semiologia, diagnóstico e tratamento em periodontia; tecidos periodontais; periodontia médica; epidemiologia.Endodontia: alterações pulpares e periapicais: semiologia, diagnóstico e tratamento de canais uni e biradiculados; tratamentos conservadores da polpa; traumatismo alvéolo- dentário. Estomatologia: semiologia, semiotécnica, diagnóstico, tratamento e prevenção das afecções de tecidos moles e duro; lesões cancerizáveis, prevenção e tratamento; neoplasias malignas e benignas da cabeça e pescoço. Atenção à saúde de pessoas com necessidades especiais. Cariologia: etiopatogenia, diagnóstico, tratamento e prevenção. Prótese: diagnóstico e tratamento. Cirurgia: técnica cirúrgica, acidentes em exodontia. Técnica anestésica, acidentes em anestesia odontológica. Condições sistêmicas de interesse em odontologia. Farmacolo­gia odontológica. Ética Odontológica. Práticas Preventivas em Odontopediatria, Dentística voltada para a odontopediatria: semiologia, diagnóstico e tratamento; proteção do complexo dentino-pulpar; materiais restauradores; técnica de restauração atraumática.

LICENCIADO EM GEOGRAFIA

Da origem da ciência geográfica ao impacto atual das novas tecnologias; A produção e a organização do espaço geográfico - Espaço, paisagem, lugar, formação dos Estados Nacionais e os países atuais. Cartografia origem, primeiros mapas e as diversas concepções de mundo, projeções cartográficas , escala, coordenadas geográficas, localização, fusos horários. Novas tecnologias e suas aplicabilidades. Brasil - Posição geográfica em relação a América do Sul e ao mundo, fusos horários e zonas climáticas. Paisagens naturais, bases geológicas, geomorfologia e suas classificações, rede hidrográfica e seu aproveitamento econômico, o clima e sua dinâmica, formações vegetais. Os grandes biomas aproveitamento econômico, ocupação e degradação. A ocupação e formação do território brasileiro, o impacto da colonização sobre os povos indígenas, atividades econômicas e a organização do território. A formação da sociedade brasileira, ocupação do espaço nacional, distribuição da população no território. A dinâmica demográfica e a qualidade de vida no Brasil. O processo de industrialização e sua conseqüências, a concentração e desconcentração das indústrias. Matérias - primas, energia e transportes. O setor terciário da economia. Comércio interno e externo. O Brasil e o Mercosul e a Alca O Brasil e a globalização. O Neoliberalismo no Brasil. Urbanização e metropolização. Atividades agropecuárias. Evolução das questões ambientais no Brasil e o desenvolvimento sustentável. 5 Geografia Geral - A evolução da Geografia ao longo da história; da Grécia antiga à sua importância para a compreen­são do mundo atual. Os grandes domínios morfoclimáticos do mundo. A evolução da economia mundial, o espaço geográfico sob o impacto da evolução do capitalismo. Pós-guerra e a bipolarização. O colapso do socialismo real soviético e o fim do bloco socialista. A Globalização e a nova ordem mundial. A formação dos blocos supra nacionais. Os organismos internacionais e suas atuações. Subdesenvolvimento, o neoliberalismo para a periferia e o protecionismo para o centro. O espaço agrário mundial, as diferenças entre o espaço agrário dos países ricos e pobres. Agricultura e nível de desenvolvimento. Os modelos agrícolas da ex-URSS, Israel e China. O espaço Industrial mundial; do fordismo à fábrica global, os principais espaços industriais e suas origens; a sociedade pós industrial transformao mercado de trabalho . Fontes de energia. O planeta Terra como recurso natural, os hidrocarbonetos, carvão mineral, petróleo e sua importância econômica e política. Energia Nuclear, Energia Hidrelétrica, Carvão vegetal, Biogás. População Mundial. Características de crescimen­to , distribuição. O envelhecimento da população do mundo desenvolvido e suas conseqüências. A sobrevivência da população no mundo subdesenvolvido. A PEA e os três setores da economia. O mundo urbanizado. O processo de urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Problemas dos espaços urbanos mundiais. A hierarquia urbana. Os conflitos internacionais e a organização do espaço mundial. As duas guerras mundiais. A Guerra Fria e seus conflitos; Coréia, Crise na Hungria, Macarthismo, os não - alinhados, Vietnã, Cuba, Primavera de Praga, China x URSS. O fim da ordem bipolar, O colapso da URSS, O Leste Europeu, A Iugoslávia. Os nacionalismos na Europa. Os conflitos na África, Ásia. Oriente Médio, os conflitos no continente americano. A questão ambiental planetária. Os problemas atmosféricos; poluição, chuva ácida, buraco na camada de ozônio, efeito estufa. Inversão térmica, ilhas de calor. A poluição dos recursos hídricos, A degradação dos solos, a devastação das florestas, a questão do lixo. As grandes conferências internacionais: ECO-92, Protocolo de Kioto, Rio+10 e Agenda 21. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Conhecimentos da Prática de Ensino: processos e conteúdos do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; a organização do tempo e do espaço e a avaliação escolar; projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relações de poder na escola; currículo e cultura; tendências pedagógicas na prática escolar. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

LICENCIADO EM BIOLOGIA

O ensino de Ciências Naturais e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Os eixos temáticos, Vida e Ambiente; Ser Humano e Saúde; Tecnologia e Sociedade e Terra e Universo; A busca de informação em fontes variadas: observação, experimentação e textos; Instrumentos facilitadores das aulas de Ciências e Biologia. Uso de recursos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia. Vida e ambiente: Conceitos básicos em ecologia. Cadeia e Teia Alimentar e Problemas Ecológicos Contemporâneos. Os Vírus: Características gerais e doenças; Seres vivos: Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Planta e e Reino Animalia, Anatomia e fisiologia do corpo humano.

LICENCIADO EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Princípios e pressupostos teórico - conceituais e metodológicos do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, considerados os documentos de parametrização do ensino e as contribuições de diferentes áreas da Linguística moderna. Práticas discursivas e gêneros textuais orais e escritos na escola, tendo em vista os objetivos do ensino de Língua Portuguesa. Parâmetros para a avaliação de atividades de leitura e de escrita na escola. Abordagem dos aspectos gramaticais em atividade de leitura e escrita em sala de aula. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Conhecimentos da Prática de Ensino: processos e conteúdos do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; a organização do tempo e do espaço e a avaliação escolar; projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relações de poder na escola; currículo e cultura; tendências pedagógicas na prática escolar. Tendências e concepções pedagógicas; A educação e suas relações sócio-econômico político e culturais; As relações entre educação, trabalho e cidadania; Inclusão educacional e diversidade; Função social da escola , Estrutura educacional brasileira; Sistema educacional brasileiro: níveis e modalidades de ensino; Legislação: Lei nº 9394/96 LDBEN, Lei nº 8.069/90 ECA, Lei nº 10639/03 História e cultura afro-brasileira e africana. As Diretrizes Curriculares Nacionais e Estadual para a educação básica; Elementos da prática pedagógica; Organização da escola e instâncias colegiadas; Saberes escolares, método didático, avaliação escolar, recursos didáticos e o uso de novas tecnologias da informação e comunicação na educação. Projeto Político-Pedagógico da escola. Gestão Democrática. Gestão e instâncias colegiadas na unidade escolar: estrutura, funcionamento e organização. A construção do Projeto Político Pedagógico. Concepções e teorias curriculares. Organização do trabalho pedagógico na escola. Formas de avaliação.

LICENCIADO EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA

Análise e interpretação: identificação do tema central e das diferentes ideias contidas nos textos; estabelecimento de relações entre as diferentes ideias dos textos; identifica­ção de elementos que exprimam lugar, tempo, modo, finalidade, causa, condição, consequência, comparação. Estudo do vocabulário: significado de palavras e expres­sões; semelhanças e diferenças de significado de palavrase expressões. Aspectos gramaticais: flexão do nome, do pronome, do artigo; flexão do verbo (modo, tempo, número, pessoa, voz) ; concordância nominal e verbal; nexos (preposição, conjunção) ; processo de relações através de ideias de causa, consequência, fim, tempo, condição, oposição, concessão, comparação. Princípios e pressupostos teórico - conceituais e metodológicos do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, considerados os documentos de parametrização do ensino e as contribuições de diferentes áreas da Linguística moderna. Práticas discursivas e gêneros textuais orais e escritos na escola, tendo em vista os objetivos do ensino de Língua Portuguesa. Parâmetros para a avaliação de atividades de leitura e de escrita na escola. Abordagem dos aspectos gramaticais em atividade de leitura e escrita em sala de aula. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Conhecimentos da Prática de Ensino: processos e conteúdos do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; a organização do tempo e do espaço e a avaliação escolar; projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relações de poder na escola; currículo e cultura; tendências pedagógicas na prática escolar.

LICENCIADO EM MATEMÁTICA

Conjuntos e Conjuntos Numéricos. Sistema de Numeração. Divisibilidade. Fração e Números - Decimais. Sistemas de Medidas (comprimento, superfície, volume, capacidade, e massa) . Matemática Comercial e Financeira. Geometria Sólida e Plana. Ângulos, Circunferência, Círculo e Cilindro. Números Inteiros. Equações e Inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de Equações. Potenciação e Radiciação. Produtos Notáveis. Relações Métricas no Triângulo Retângulo. Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo. Probabilidade e Estatística.Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Conhecimentos da Prática de Ensino: processos e conteúdos do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; a organização do tempo e do espaço e a avaliação escolar; projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relações de poder na escola; currículo e cultura; tendências pedagógicas na prática escolar.

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

Assistência técnica e extensão rural: metodologias participativas e técnicas de comunicação. Capacidade de uso de terras: fórmula mínima obrigatória; profundidade efetiva do solo; textura do solo; permeabilidade do perfil do solo; classes de declividade; erosão laminar e erosão de sulcos. Captação, armazenamento e distribui­ção de água: poços tubulares profundos. Construção de Barragens e açudes. Crédito rural: normas gerais de crédito; Edificações: normas usuais, alvenaria estrutural, revestimentos, canteiro de obras, organização, planejamento, controle de prazos e custos, locação de construções, instalações provisórias. Eletrificação rural. Hidrogeologia. Irrigação e drenagem. Legislação ambiental aplicada à área rural. Manter controle orçamentário de obras e serviços. Máquinas e implementos agrícolas adequados à agricultura familiar: uso coletivo de trator e principais implementos (arado, grade, plantadeira, calcareadeira e pulverizador de borra) . Meio ambiente: áreas de preservação permanente, reserva legal e educação ambiental. Organização: cooperativismo e associativismo. Solos: identificação, características e propriedades dos principais solos do estado de São Paulo; erosão: tipose processos de forma ção; práticas conservacionistas; cultivo mínimo (plantio direto) . Defesa e combate a incêndios florestais.Implantação, gestão e administração de áreas protegidas. Recupera­ção de áreas degradadas.Poluição das águas, do Ar, do Solo, e Subsolo. Hidráulica, Agricultura irrigada e Drenagem. Manejo e conservação de solos e água. Forragicultura: produção, manejo e adubação de pastagens; conservação de forragens. Produção animal: bovinocultura, ovinocaprinocultura, equideocultura, avicultura e suinocultura. Produção vegetal: conhecimentos básicos a respeito de integração lavoura-pecuária; utilização de sistemas de irrigação; preparo, utilização e conservação do solo; aproveitamento de dejetos líquidos e sólidos como fertilizante. Ética Profissional.

NÍVEL MÉDIO TÉCNICO

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

Processo Saúde-doença. Promoção de Saúde: conceitos e estratégias. Educação para Saúde: conceitos e técnicas. Conceitos de prevenção e controle de doenças bucais para indivíduos, família e comunidade. Anatomia e fisiologia do corpo humano. Principais problemas de saúde da população e meios de intervenção. Método epidemiológico / indicadores de saúde. Doenças transmissíveis e não transmissíveis: conceitos e prevenção. Biossegurança em Odontologia. Bioética e ética profissional. Organização do ambiente de trabalho. Equipamentos e Instrumentais: nomenclatura, utilização, cuidados. Conservação e Manutenção de equipamentos odontológicos. Processos de limpeza, desinfecção e esterilização de instrumentais, equipamentos e ambientes odontológicos. Ergonomia: espaço físico, postura, posição de trabalho. Higiene Bucal: técnicas de escovação supervisionada, cuidados com aparelhos protéticos. Índices epidemiológicos utilizados em Odontologia. Preenchimento e controle de fichas clínicas, registros em Odontologia. Manejo de pacientes na clínica odontológica. Materiais odontológicos: nomenclatura, utilização, manipulação, armazenamento e controle de estoque. Utilização racional de fluoretos em Odontologia. Placa bacteriana: identificação, índices, fisiologia, patogenia, meios químicos e mecânicos utilizados para o seu controle. Principais problemas que afetam a saúde bucal: cárie, doença periodontal, má oclusão, lesões de tecidos moles - conceito, etiologia, evolução, transmissibilidade, medidas.

AUXILIAR DE FARMÁCIA

Preparo de drogas de acordo com fórmulas pré-estabelecidas ou necessidades urgentes. Acondicionamento e distribuição de medicamentos. Manutenção de estoques. Controle de compras. Princípio ativo das drogas: atuação das drogas no organismo, indicações e contra indicações. Posologia. Efeitos colaterais. Aspectos gerais da farmacologia. Farmácia ambulatorial e hospitalar: dispensação de medicamentos, previsão, estocagem e conservação de medicamentos. Comissões hospitalares. Conduta para com o paciente. Farmacologia: noções básicas de farmacologia geral de medicamentos que atuam em vários sistemas, em vários aparelhos e de psicofarmacologia. Noções básicas de farmacotécnica: pesos e medidas. Formas farmacêuticas. Cálculos em farmácia. Nomenclatura de fármacos. Preparo de soluções não estéreis e estéreis. Controle de qualidade. Testes biológicos. Testes físicos. Métodos físicos e métodos químicos. Legislação farmacêutica. Legislação do Sistema Único de Saúde - SUS.

TÉCNICO MICROSCOPISTA

Malária: Instrumentos e equipamentos usados nos exames maláricos; Métodos de diagnóstico laboratorial de exames maláricos; Ciclo evolutivo dos Plasmódios; Morfologia e Ultra e estrutura: esporozoítos, criptozoítos, trofoítos sanguíneos, esquizontes, gametócitos, microgametas, macrogametas, zigoto ou oocineto, oocisto; Habitat dos plasmódios; Correlação dos diferentes plasmódios com os diversos tipos de malária; Mecanismo de infecção; Quadro Clínico Habitual: início da doença, o acesso malárico, recaídas; Diagnóstico: laboratorial e clínico; Tratamento e profilaxia. Leishmaniose: noções gerais.

TÉCNICO DE TURISMO

Evolução histórica, Origem do turismo. Turismo: aspectos conceituais e classificações: Conceituação e terminologia. Classificações segundo o lugar de origem e de destino. Classificações segundo a estratificação socioeconômica do turista. Turismo: multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. As diferentes disciplinas relacionadas ao turismo. Competências governamentais e impactos. Atrativos turísticos: definição, classificação e hierarquização. Produto turístico: Conceitos e componentes do produto. Particularidades do produto turístico. Elaboração e estruturação de produtos turísticos. Espaço turístico: Organização do espaço turístico; impactos da exploração do espaço turístico. Paisagem: elementos básicos e propriedades. Espaço turístico: divisão e tipologia. Clusters: conceitos, dimensionamento e importância. Noções de roteiros turísticos. Conceitos de roteiros turísticos. Classificações dos roteiros turísticos. Noções de Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente. Manifestações da cultura popular e Patrimônio Cultural. Planejamento Turístico: Teoria e Técnica de Comunicação. Turismo Sustentável. Pará e seus pontos turísticos. Fundamentos Do Turismo: definições de turismo. Turistas: Definições Tipologias. Tipos e formas de turismo. Oferta turística e produto turístico. Patrimônio turístico. Sociologia do Turismo: as motivações do Homem e seu lazer. Comportamento e as experiências vividas nas viagens. Turistas e populações locais. Humanização das viagens. Turismo E Proteção Ambiental: planejamento sustentável. Impactos ambientais do turismo. Zoneamento dos espaços naturais. Turismo e educação ambiental. Turismo: planejamento, organização e gestão: conceitos básicos de planejamento. O planejamento turístico. O enfoque sistêmico no planejamento turístico. Tipos de planejamento em turismo. Sinergia no turismo. Análise macroambiental. Diagnóstico. Estratégias de marketing. Estratégias de comunicação. Planos setoriais para e estruturação do turismo. Roteiro para diagnóstico de núcleos receptores. Organização e funções de uma Secretaria de Turismo.

TÉCNICO DE ESTRADAS

Levantamentos Topográficos. Planimetria e Altimetria. Estudos Geotécnicos. Padronização de Plantas e Croquis. Cortes e aterros. Terraplenagem. Diagrama de Bruckner. Cálculo de áreas e volumes. Transporte de materiais. Projeto Geométrico de rodovias. Técnicas de Execução. Atividades de campo na construção da via. Funda­ções. Drenagem. Superestruturas das estradas. Pavimentos rígidos e flexíveis. Obras de arte especiais. Sinalização. Operação de rodovias. Conservação rodoviária e controle ambiental. Estudos de trafego. Drenagem. O ciclo hidrológico. Bacia hidrográfica. Precipitação. Pluviologia. Evaporação. Infiltração. Concreto Simples. Concreto Armado. Argamassas. Materiais Cerâmicos. Materiais Betuminosos. Madeira. Aço.

TÉCNICO EM AGRIMENSURA

Executar serviços topográficos, geodésicos e topo hidrográficos, por meio de levantamentos altimétricos, planimétricos, planialtimétrico e batimétrico, de campo e serviços de nivelamento, utilizando aparelhos específicos, efetuando medições de ruas, lotes, quadras e outros, com a finalidade de subsidiar projetos, remanejamento, interligação de redes, bem como cadastramento e codificação de imóveis, quadras, ligação de água/esgotos e outros. Analisar documentos e informações cartográficas, interpretando fotos terrestres, aéreas, imagens orbitais, cartas, mapas, plantas, identificando acidentes geométricos e pontos de apoio para georeferenciamento e amarração, coletando dados geométricos. Efetuar cálculos e desenhos. Elaborar documentos cartográficos, definindo escalas e cálculos cartográficos, efetuando aerotriangulação, restituindo fotografias aéreas. Executar serviços de emissão, registro, controle e organização da documentação envolvida e outras atividades correlatas. Dirigir veículo e operar máquinas e equipamentos, relacionados com a sua atividade, quando necessário.

FISCAL DE OBRAS

Planejamento; Canteiro de Obra; Equipamentos de obra civil; Plantas; Locação da obra; Estrutura; Fundações; Alvenaria; Revestimentos; Pintura; Esquadrias; Cobertura; Instalações Elétricas; Instalações de água; Instalações de esgoto; Galeria de águas pluviais; Finalidade da Fiscalização; Recebimento definitivo de obra; Código de Obras do Município; Normas de segurança no trabalho. Recomendações para a Contratação e Fiscalização de Obras de Edificações Públicas: escolha de terreno, viabilidade, elaboração de projeto, licitação e contrato da obra, aspectos a serem fiscalizados, conservação e manutenção, normas aplicáveis e irregularidades.

DIGITADORES

Conceitos básicos: Hardware e Software; sistema operacional; programas aplicativos; redes de computadores; Internet; email; transferência de arquivos; World Wide Web (WWW) ; dispositivos móveis; profissões ligadas à informática. Noções Básicas de microcomputador: Componentes, dispositivos de entrada e saída, periféricos, memória, processador, dispositivos externos. Ambiente MS-Windows - Uso do ambiente gráfico; execução de aplicativos e acessórios; manipulação de arquivos e pastas; execução de aplicativos básicos; lixeira; tipos de arquivos; configuração e atualização do MS-Windows. MS-WORD - Utilização de janelas e menus; barras de ferramentas; operações com arquivos; impressão de documentos e configuração da impressora; edição de textos; formatação no Word; criação e manipulação de tabelas; operações com documentos. MS-Internet Explorer e Firefox - Manutenção dos endereços favoritos; utilização de histórico; noções de navegação em hipertexto; baixando arquivos; configuração e atualização. MS-Outlook - Envio e recebimento de mensagens - incluindo a utilização de arquivos anexos; localização de mensagens nas pastas; organização das mensagens em pastas e subpastas; manutenção do catálogo de endereços; configuração e atualização. Vírus de computador: Definição e programas antivírus; Tipos de Vírus.Nota sobre as versões dos softwares: MS-Windows: versões XP ou posterior. MS-Word, MS-Outlook: versões constantes dos pacotes Office 2003 ou posterior. MS-Internet Explorer: versão 6.0 ou posterior. MOZILLA Firefox: versão 2.0 ou posterior.

FISCAL AMBIENTAL

Lei nº 6.938/1981 e alterações .Lei nº 10.165/2000 e Alterações, Decreto nº 99.274/ 1990 Decreto nº 6.792/2009 e alterações (Política Nacional do Meio Ambiente) . Lei nº 9.605/1998 e alterações, Decreto nº 6.514/2008 e alterações (Lei dos Crimes Ambientais) . Lei Complementar nº 140/2011 (Competências ambientais) .

FISCAL TRIBUTÁRIO

Lei nº 5. 172, de 25 de Outubro de 1966 e Alterações (Código Tributário Nacional) Sistema Tributário Nacional.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Controle tecnológico de concreto e materiais constituintes e controle tecnológico de solos.Fundações e Estruturas. Movimentação de terra, formas, escoramento, armação e concretagem. Fundações superficiais e profundas. Tipos. Execução. Controle. Estruturas Pré-moldadas. In loco. Terraplenagem, drenagem, arruamento e pavimenta­ção. Serviços topográficos. Execução e Controle. Edificações. Materiais de construção. Instalações prediais (hidráulicas, sanitárias e elétricas) e serviços complementares. Leitura e interpretação de projetos de instalações prediais e de plantas de locação, forma e armação. Normas ABNT. Noções de desenho em meio eletrônico (AUTOCAD) .

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Hardware e Software: Montagem e desmontagem de microcomputadores; Placa mãe:Identificação de slots (ISA, PCI e AGP) , bancos de memória (DIMM, DDR) , barramento, controladora de disco rígido (Serial ATA e IDE) , portas de e/s (paralela, serial, ps2, teclado, USB), componentes on board (vídeo, som, rede, fax) ; Processador: Arquitetura, família, barramento; Memória: Arquitetura, modelo, barramento; Adaptadores (instalação e configuração) : Vídeo, rede, som, fax modem (on board e off board) ; Disco rígido: Exclusão de partição, formatação, criação de uma ou mais partições (Fat 16, 32, NTFS) ; Dispositivos de armazenamento (instalação e configura­ção) ; Cartões de memória, pendrive, CD, disquete, disco rígido, DVD, zipdrive; Dispositivos de gravação e leitura de dados (instalação e configuração) : Drive de CD, DVD, disquetes, zip drive (interno e externo) ; Instalação e configuração de periféricos: Mouse, teclado impressora, scanner, monitor, mesa de som, câmera digital, webcam, duplicador de sinal vídeo; Instalação e configuração do sistema operacional Microsoft Windows 95, 98, 2000, Millenium, XP,Vista; Configuração de rede (Protocolos TCP IP e NETBEUI) ; Configuração de Outlook Express e Internet Explorer;Instalação e configuração do software livre Open Office; Substituição de fonte de alimentação. Segurança da informação e procedimentos de segurança: proteção, noções de vírus, ameaças virtuais e aplicativos (antivírus, anti-spyware) . Noções de Proxy e Firewall. As contribuições da internet na atividade de pesquisa recursos e sites de busca; A internet como espaço de autoria; Redes sociais e Governo: práticas adequadas; Segurança na rede: vírus e sites inadequados, bloqueios na rede pública e a segurança das informações, transparência pública através da internet.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Assistência de enfermagem médico-cirúrgica: noções gerais de anatomia e fisiologia humanas; verificação de SSVV; punção venosa; cálculo, preparo e administração de medicamentos (vias intramuscular, endovenosa, subcutânea, oral, endotraqueal, sublingual) ; sondagem nasogástrica; tricotomia; cateterismo vesical; cuidados com ostomas e traqueostomia; aspiração de vias aéreas; oxigenoterapia; realização de curativos; lavagem intestinal; terapias por calor e frio; execução de eletrocardiograma. Cuidados de enfermagem a pacientes com doenças crônicas e processos agudos. Processo de cuidar do adulto e idoso em tratamento curativo (clínico, cirúrgico, reabilitação) e paliativo. Biossegurança nas Ações de Saúde. Prevenção e controle de infecção: conceitos e princípios de assepsia, anti-sepsia, desinfecção, descontaminação e esterilização; precauções padrão; multirresistência bacteriana. Preparo e acondiciona­mento de artigos médico-odontológicos, limpeza e seleção do material, princípios de acondicionamento, desinfecção e esterilização por métodos físicos e químicos, controle de esterilização dos artigos. Atendimentos de urgência, emergência e primeiros socorros. Programas de Saúde: pré- natal, puericultura, imunização, hipertensão, diabetes, tuberculose, hepatite, dengue, meningite e leptospirose, DST/AIDS, prevenção de câncer cervicouterino. Assistência de enfermagem à gestante e à criança. Afecções prevalentes na infância. Conduta ética dos profissionais da área de saúde. Direitos dos usuários dos serviços de saúde. Código de Ética de Enfermagem Lei do Exercício Profissional. Registros das ações de enfermagem. Políticas de Saúde. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) . Vigilância epidemiológica. Saúde Ocupacional. Promoção de Saúde: noções em Programas de Saúde. Enfermagem em saúde mental: conceitos, relacionamento interpessoal, comunicação terapêutica, assistência de enfermagem nas psicopatologias.