Prefeitura de Caçapava - SP

Notícia:   Prefeitura de Caçapava - SP abre vagas para Professores de várias disciplinas

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Nº 01/2013

A Município de Caçapava, nos termos da Legislação vigente, em especial a Constituição Federal de 1988, artigo 37, inciso IX, e a Lei Complementar nº.: 2936 de 15 de Julho de 1992 e suas alterações torna pública a abertura de inscrições ao Processo Seletivo para Professor Eventual por tempo determinado para a cobertura de afastamentos decorrentes de faltas, licenças médicas e outros casos, caracterizando necessidades emergenciais para os cargos de Professor I e Professor II, nas disciplinas de Português, Inglês, História, Ciências, Geografia, Matemática, Artes e Educação Física.

As provas serão realizadas no dia 21/07/2013 na EMEF Edmir Viana de Moura, situada à Rua José Pançoldo Binari, nº: 670, Jardim Shangrilá, Caçapava, São Paulo, CEP:12287-420, nos seguintes horários: 8h30 às 11h30 / 13h30 às 16h30.

DENOMINAÇÃO

HORÁRIO

Professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial

13h30 às 16h30

Professor de Ensino Fundamental II - Português

8h30 às 11h30

Professor de Ensino Fundamental II - Inglês

13h30 às 16h30

Professor de Ensino Fundamental II - História

13h30 às 16h30

Professor de Ensino Fundamental II - Ciências

8h30 às 11h30

Professor de Ensino Fundamental II - Geografia

8h30 às 11h30

Professor de Ensino Fundamental II - Matemática

8h30 às 11h30

Professor de Ensino Fundamental II - Artes

8h30 às 11h30

Professor de Ensino Fundamental II - Educação Física

8h30 às 11h30

O presente edital será publicado no Diário Oficial do Estado e nos meios de comunicação do Município.

A Realização do Processo Seletivo foi autorizada pelo Sr. Prefeito Municipal conforme despacho exarado em processo próprio.

O Processo Seletivo será regido pelas instruções especiais a seguir descritas.

O regime ao qual estarão vinculados os candidatos aprovados e habilitados é o da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Instruções Especiais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1.1 Dos empregos, requisitos, carga horária, vencimentos, número de vagas e taxa de inscrição:

1.1.1 -DA EDUCAÇÃO:

DENOMINAÇÃO

ESCOLARIDADE / REQUISITOS

SALÁRIO (R$) - VALOR HORA-AULA

Professor I Educação Infantil e Ensino Fundamental

Curso de Nível Médio, na modalidade Normal ou Magistério e habilitação para o Magistério em Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental ou superior com Licenciatura Plena em Pedagogia

R$ 10,54 (sem Licenciatura)
R$ 12,74(com Licenciatura)

Professor I Educação Especial

Superior com Licenciatura Plena em Pedagogia e Habilitação ou Especialização em Educação Especial ou em Deficiência Intelectual

R$ 12,74(com Licenciatura)

Professor de Ensino Fundamental II - Língua Portuguesa

Curso Superior - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa

R$ 10,54 (sem Licenciatura)
R$ 12,74(com Licenciatura)

Professor de Ensino Fundamental II - Língua Inglesa

Curso Superior - Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Inglês

R$ 10,54 (sem Licenciatura)
R$ 12,74(com Licenciatura)

Professor de Ensino Fundamental II - História

Curso Superior - Licenciatura Plena em Estudos Sociais ou Ciências Sociais com habilitação em História. Licenciatura Plena em História

R$ 10,54(sem Licenciatura)
R$ 12,74(com Licenciatura)

Professor de Ensino Fundamental II - Ciências

Curso Superior - Licenciatura Plena em Ciências

R$ 10,54 (sem Licenciatura)
R$ 12,74(com Licenciatura)

Professor de Ensino Fundamental II - GeografiaCurso Superior - Licenciatura Plena em Estudos Sociais ou Ciências Sociais com habilitação em Geografia. Licenciatura Plena em GeografiaR$ 10,54 (sem Licenciatura)
R$ 12,74(com Licenciatura)
Professor de Ensino Fundamental II - MatemáticaCurso Superior - Licenciatura Plena em MatemáticaR$ 10,54 (sem Licenciatura)
R$ 12,74(com Licenciatura)
Professor de Ensino Fundamental II - ArtesCurso Superior - Licenciatura Plena em Educação Artística/ArtesR$ 10,54 (sem Licenciatura)
R$ 12,74(com Licenciatura)
Professor de Ensino Fundamental II - Educação FísicaCurso Superior - Licenciatura Plena em Educação FísicaR$ 10,54 (sem Licenciatura)
R$ 12,74(com Licenciatura)

1.2. São atribuições para os cargos acima descritos:

I - preservar os princípios, os ideais e os fins da educação brasileira, através de seu desempenho profissional;

II - utilizar processo que acompanhe o progresso científico da educação;

III - executar em sua prática ações de educar e cuidar de maneira integrada, visando o desenvolvimento global do aluno;

IV - participar das atividades educacionais que forem próprias da função que ocupa;

V - ter respeito e solidariedade com a equipe escolar, os superiores hierárquicos e a comunidade em geral;

VI - respeitar o aluno e não submetê-lo à situação humilhante ou degradante;

VII - promover o desenvolvimento do censo crítico e da consciência política do educando;

VIII - assegurar a efetivação dos direitos pertinentes à criança nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente;

IX - aceitar as decisões do Conselho de Escola ou de Creche, observando a legislação vigente;

X - zelar pela defesa dos direitos profissionais e pela reputação da categoria profissional;

XI - executar as atividades em consonância com o Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar que atua;

XII - executar o Plano de Ensino que deve estar em compatibilidade com a Proposta Pedagógica da Unidade Escolar;

XIII - executar e registrar as atividades realizadas no processo educativo;

XIV - preencher Diário de Classe, registrando as informações necessárias e frequência do dia;

XV - buscar numa perspectiva de formação permanente, o aprimoramento do seu desempenho profissional e ampliação do seu conhecimento;

XVI - executar atividades extra classe e Reuniões Pedagógicas previstas no Plano de Ensino e Calendário Escolar, quando convocado pelo Diretor;

XVII - propor atividades que visem desenvolver nos alunos o espírito de investigação que favoreça o aprender a aprender;

XVIII - cumprir com pontualidade os dias letivos convocados pelo Diretor;

XIX - entregar todo e qualquer documento solicitado pela Escola dentro do prazo estabelecido.

1.3. Os candidatos habilitados serão chamados segundo necessidade de pessoal, disponibilidade orçamentária da Prefeitura Municipal e limites legais para tais despesas, obedecendo à ordem de classificação final.

1.4. O Processo Seletivo terá as provas em caráter eliminatório.

1.5. O Processo Seletivo será realizado na Cidade de Caçapava.

2. DAS INSCRIÇÕES:

2.1 A inscrição implica no conhecimento e aceitação expressa de todo o disposto neste Edital.

2.1.1 As inscrições serão realizadas, no período de 17 de junho de 2013 a 11 de julho de 2013, nos horários das 9h às 11h, 14h às 16h e das 18h às 20h, de Segunda a Sexta-feira, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Francisco Romão do Amaral, nº.: 81, Vila Santa Isabel, Caçapava, São Paulo, CEP:12284-420, através de formulário de inscrição constante do Anexo I, integrante deste Edital.

2.2 O candidato, ao se inscrever, estará declarando, sob as penas da lei, que, após a habilitação no Processo Seletivo e no ato da contratação, irá satisfazer as seguintes condições:

2.2.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado, na forma do artigo 12 da Constituição Federal;

2.2.2 Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

2.2.3 Estar quite com o Serviço Militar se for o caso;

2.2.4 Estar em gozo dos seus direitos civis e políticos;

2.2.5 Estar quite com a Justiça Eleitoral;

2.2.6 Preencher as exigências do emprego segundo o que determina a Lei e a tabela do item 1.1.1 do presente Edital.

2.2.7 Conhecer, entender, aceitar e submeter-se às condições estabelecidas neste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.

2.3 A apresentação dos documentos comprobatórios das condições exigidas no item anterior será feita por ocasião da inscrição.

2.4. Para inscrever-se, o candidato ou seu procurador deverá, no ato da inscrição:

2.4.1. Comparecer ao local das inscrições munido dos seguintes documentos:

a) Originais:RG, CPF, Certidão de Nascimento do filhos menores de 18 anos, título de eleitor com o comprovante de votação da última eleição e Certificado de Reservista;

b) Cópias autenticadas: títulos comprobatórios do grau de escolaridade (Graduação e Pós-Graduação);

2.4.2. Preencher a ficha de inscrição, assumindo total responsabilidade pelos dados informados, inclusive a data de nascimento (considerada como critério de desempate) assinando-a e receber o protocolo confirmando a efetivação da inscrição.

2.5. O candidato portador de necessidades especiais deverá, no ato da inscrição, proceder na forma estabelecida no item 3. deste Edital.

2.6. Não serão aceitas inscrições por via postal, fax, condicional e/ou extemporânea.

2.7. Será permitida a inscrição por procuração autenticada acompanhada de cópia do documento de identidade do candidato e apresentação da cédula de identidade (RG) do procurador.

2.8. Deverá ser apresentada uma procuração autenticada para cada inscrição, que ficará retida.

2.9. O candidato (ou o seu procurador) é responsável pelas informações prestadas no formulário de inscrição, arcando o candidato com as eventuais consequências de erros de preenchimento daquele documento.

2.10. Todas as etapas deste Processo Seletivo serão acompanhadas por uma Comissão que divulgará as inscrições deferidas, publicará a classificação inicial, decidirá acerca dos recursos impetrados e publicará a classificação final.

2.11. Verificando-se, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos exigidos, será ela cancelada.

2.12. Poderá o Professor I, habilitado em Pedagogia, optar no ato da inscrição, por substituir o Professor II devidamente habilitado na disciplina, na falta deste.

2.13. O candidato responde administrativo, civil e criminalmente, pelas informações prestadas na Ficha de Inscrição.

3. DO CANDIDATO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS:

3.1. As pessoas portadoras de necessidades especiais, que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, é assegurado o direito de inscrição no presente Processo Seletivo, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições do emprego em provimento.

3.1.1. Serão destinados 5% (cinco por cento) do total das chamadas para aulas aos candidatos portadores de necessidades especiais conforme estabelece a legislação.

3.1.2. Consideram-se pessoas portadoras de necessidades especiais aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal 3.298/99 e alterações.

3.1.3. As pessoas portadoras de necessidades especiais participarão do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

3.1.4. O candidato deverá declarar, no ato da inscrição, ser portador de necessidades especiais, especificando-a na ficha de inscrição/formulário de inscrição e, deverá entregar o Laudo Médico detalhado, com prazo de validade de 90 (noventa) dias da data de apresentação atestando a espécie o grau e o nível da deficiência de que é portador, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) e a provável causa da origem.

3.1.5. A entrega do laudo médico é de inteira responsabilidade do candidato e deverá ocorrer apenas no ato da sua inscrição.

3.1.6. O candidato portador de necessidades especiais que, no ato da inscrição, não declarar essa condição, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

4. DAS PROVAS E SEU JULGAMENTO:

4.1. O Processo Seletivo será de provas com valorização de títulos para os cargos de Professor.

4.2. A avaliação será realizada com base em instrumentos que mensuram as habilidades e conhecimentos de acordo com referências bibliográficas que constam do Anexo II, integrante deste Edital.

4.3. A duração da prova será de 3h (três horas), já incluído o tempo para preenchimento da folha de resposta.

4.4. Os pontos relativos às questões eventualmente anuladas serão atribuídos a todos os candidatos presentes à prova.

4.5. As provas objetivas (escritas) desenvolver-se-ão em forma de testes, através de questões de múltipla escolha, na forma estabelecida no presente Edital.

4.6. Para os cargos de Professor a prova objetiva será avaliada numa escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e terá caráter eliminatório e classificatório.

4.7. Será considerado aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% (cinquenta por cento).

4.8. O candidato que não auferir a nota mínima de 50% (cinquenta por cento) na prova objetiva será desclassificado do Processo Seletivo.

5. DA EXECUÇÃO DAS PROVAS:

5.1. O presente Edital será fixado no quadro de avisos da Secretaria Municipal de Educação do Município de Caçapava, publicada no site do

5.1.1. Os candidatos deverão comparecer ao local da Prova, pelo menos 30 (trinta) minutos antes da hora marcada, munidos do protocolo de inscrição, documento oficial de identidade com foto, caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto e borracha.

5.1.2. São considerados documentos de identidade: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Polícia Militar; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por Lei Federal, valem como documento de identidade como, por exemplo, as Carteiras do CREA, OAB, CRC, CRM, COREM etc.; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia na forma da Lei nº. 9.503/97).

5.2. Não será admitido na sala de prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o fechamento do portão do prédio ou que não estiver de posse dos documentos hábeis previstos no item anterior.

5.3. Durante a prova não será permitida comunicação entre os candidatos ou pessoa estranha ao Processo Seletivo, bem como consulta de nenhuma espécie a livros, revistas ou folhetos, nem uso de máquina calculadora, celulares e pagers.

5.4. Os candidatos deverão manter seus celulares e pagers desligados, enquanto permanecerem no recinto onde estarão sendo realizadas as provas.

5.5. Será vedado ao candidato se ausentar do recinto desacompanhado do fiscal.

5.6. As instruções dadas pelos fiscais, assim como as contidas na prova, deverão ser respeitadas pelos candidatos.

5.7. A folha de respostas deverá ser identificada, em campo específico, pelo próprio candidato com aposição de seu nome, RG e sua assinatura.

5.8. As respostas deverão ser assinaladas pelos candidatos com caneta esferográfica azul ou preta.

5.9. Não serão computadas questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta (mesmo que uma delas esteja correta), emendas ou rasuras, ainda que legível.

5.10. Não haverá, em hipótese alguma, substituição das folhas de respostas.

5.11. O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, seu caderno de questões.

5.11.1. Por razões de segurança, de ordem técnica e de direitos autorais adquiridos, não serão fornecidos exemplares do caderno de questões a candidatos, mesmo após o encerramento do Processo Seletivo.

5.11.2. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que não devolver integralmente o material recebido.

5.12. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada, vista, revisão de provas, seja qual for o motivo alegado.

5.13. As provas não serão aplicadas em outra data, local e/ou horário, senão aqueles previstos no presente Edital.

5.14. Em casos de comportamentos inadequados, desobediência a qualquer regulamento constante deste Edital, persistência em comunicação entre os candidatos e consultas, o candidato será eliminado do Processo Seletivo.

6. DA COMPOSIÇÃO DAS PROVAS E NÚMEROS DE QUESTÕES

NÍVEL DE ENSINO SUPERIOR COMPLETO

Professor I

Conhecimentos Específicos

Língua Portuguesa

30

10

Professor II

LÍNGUA PORTUGUESA

Conhecimentos Específicos

Língua Portuguesa

00

40

LÍNGUA INGLESA

Conhecimentos Específicos

Língua Portuguesa

30

10

HISTORIA

Conhecimentos Específicos

Língua Portuguesa

30

10

CIÊNCIAS

Conhecimentos Específicos

Língua Portuguesa

30

10

GEOGRAFIA

Conhecimentos Específicos

Língua Portuguesa

30

10

MATEMÁTICA

Conhecimentos Específicos

Língua Portuguesa

30

10

ARTES

Conhecimentos Específicos

Língua Portuguesa

30

10

EDUCAÇÃO FÍSICA

Conhecimentos Específicos

Língua Portuguesa

30

10

7. DOS TÍTULOS

7.1. O Processo Seletivo será de provas com valorização de títulos para os cargos de Professor I e Professor II.

Serão considerados os seguintes TÍTULOS:

ESPECIFICAÇÃO DOS TÍTULOS

VALOR

Doutorado

20 (vinte) pontos - máximo um título

Mestrado

15 (quinze) pontos - máximo um título

Pós-Graduação latu senso com carga horária igual ou superior a 360 (trezentos e sessenta) horas

10 (dez) pontos - máximo um título

Graduação

5 (cinco) pontos - máximo um título

7.2. Serão pontuados como títulos, Certificado/ Declaração em papel timbrado da instituição, contendo assinatura e identificação do responsável e a respectiva carga horária, que ateste sobre a conclusão do curso.

7.3. Sobre a nota obtida pelos candidatos serão somados os pontos referentes aos títulos, para classificação final.

7.4. Os pontos serão contados apenas para efeito de classificação e não de aprovação.

7.5. Os títulos entregues serão inutilizados após o tempo de validade deste Processo Seletivo.

7.5.1. No caso de renovação do processo seletivo após o prazo determinado, será realizada reclassificação dos candidatos, momento este em que será aberto prazo para a apresentação de novos títulos, conforme Anexo IV.

7.6. Quando o título apresentado se constituir em um dos pré-requisitos para o cargo, o outro deverá ser também apresentado, sob pena de ser considerado como pré requisito e não como título.

8. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL:

8.1. A Lista de Classificação Final será em ordem decrescente de acordo com a nota final.

8.2. Em caso de igualdade de classificação, na Lista de Classificação Final, terá preferência, o candidato que tenha a maior idade, em seguida maior número de filhos menores.

9. DOS RECURSOS:

9.1. Recursos quanto ao gabarito, notas e classificação final deverão ser feitos por escrito, dirigidos à Comissão do Processo Seletivo, devendo ser entregues e protocolizados junto à Secretaria Municipal de Educação.

9.2. O modelo de formulário para recursos é o constante do Anexo III deste Edital.

9.3. Somente serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo do fato que lhe deu origem.

9.4. O gabarito divulgado poderá ser alterado, em função dos recursos impetrados e as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.

9.5. O prazo para interposição de recursos é de 02 (dois) dias úteis após a ocorrência do fato.

9.6. Serão indeferidos os recursos interpostos fora dos prazos e condições estabelecidos.

9.7. A Comissão de Processo Seletivo constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

10. DA CHAMADA:

10.1. A chamada do candidato será feita pelo Diretor ou pelo Secretário de Escola, através de contato telefônico, respeitando-se a ordem da Lista de Classificação Final.

10.2. O não atendimento, pelo candidato, da convocação efetuada, ou não sendo o mesmo encontrado no telefone cadastrado implicará em desistência dessas aulas, não implicando em prejuízo de novas chamadas em outras oportunidades.

10.3. O candidato deverá manter atualizado seu endereço, bem como o número do telefone para contato, comunicando previamente qualquer alteração, às Unidades Escolares, não lhe cabendo qualquer reclamação a caso por sua omissão, não for possível convocá-lo.

10.4. No ato da contratação o candidato deverá apresentar documento comprobatório de acúmulo de cargo, de acordo com o art. 37º, Incisos XVI e XVII da Constituição Federal.

10.5. É facultado à Prefeitura Municipal exigir dos candidatos classificados, além da documentação prevista neste Edital, outros documentos.

10.6. A aprovação e classificação definitivas gerarão ao candidato apenas expectativa de direito à chamada.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

11.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes instruções e a tácita aceitação das condições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas no Edital e nas normas legais pertinentes, bem como em eventuais aditamentos e instruções específicas para a realização do certame, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento.

11.2. A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentação, ainda que verificada posteriormente, eliminará o candidato do Processo Seletivo, cancelando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

11.3. A Comissão de Processo Seletivo não autoriza a comercialização de apostilas e não se responsabiliza pelo teor das mesmas.

11.4. Qualquer regra prevista neste Edital poderá ser alterada, atualizada ou sofrer acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito ou até a data de convocação dos candidatos para a correspondente prova, circunstância que será mencionada em Edital ou aviso a ser publicado.

11.5. O Processo Seletivo será homologado pelo Senhor Prefeito Municipal e nos termos da Legislação vigente.

11.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo.

11.7. O presente Processo Seletivo terá validade por 1 (um) ano, prorrogável por mais 1 (um) ano.

Caçapava, 11 de junho de 2013.

Henrique Lourival Rinco de Oliveira
Prefeito Municipal

Sidnei Sanita
Secretário de Educação

ANEXO II - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL BÁSICA I , CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

01 - Projeto Político Pedagógico (caracterização, elaboração e execução); 02 - Colegiado Escolar (composição, atribuições e participação dos segmentos); 03 - A relação escola, comunidade e família 04 - O trabalho escolar e o processo de inclusão; 05 - A contextualização dos currículos (interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade); 06 - Os processos e os instrumentos de avaliação da aprendizagem; 07 - Organização dos tempos e espaços escolares; 08 - Parâmetros Curriculares Nacionais; 09 - Leitura Escrita e Processos de Aprendizagem na Alfabetização; 10 - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Volumes I, II e III;

LÍNGUA PORTUGUESA

Novo acordo ortográfico. Leitura, compreensão e interpretação de textos. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da Língua: Ortografia / acentuação. Classes de palavras: definições, flexões, emprego. Colocação pronominal. Estrutura da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Pontuação. Textos Narrativos, Descritivos, Dissertativos, Argumentativos Instrucionais. Coerência e Coesão. Discurso Direto e Indireto e Indireto livre. Figuras de Linguagem. Conceituação e Normas gramaticais.

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL BÁSICA II, LÍNGUA PORTUGUESA

LÍNGUA PORTUGUESA

Novo acordo ortográfico. Leitura, compreensão e interpretação de textos. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da Língua: Ortografia / acentuação. Classes de palavras: definições, flexões, emprego. Colocação pronominal. Estrutura da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Pontuação. Textos Narrativos, Descritivos, Dissertativos, Argumentativos Instrucionais. Coerência e Coesão. Discurso Direto e Indireto e Indireto livre. Figuras de Linguagem. Conceituação e Normas gramaticais.

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL BÁSICA II, LÍNGUA INGLESA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Leitura e compreensão de texto em língua inglesa. 2. Estruturas gramaticais: pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, reflexivos, relativos; plural dos substantivos (regular e irregular); artigos (definido e indefinido); advérbios (modo, lugar e tempo); question-tag; verbos regulares e irregulares; tempos verbais (simple present, present continuous, simple past, past constinuous, simple future, immediate future, present perfect; present perfect continuous; past perfect; conditional; modal verbs) - formas: afirmativa, negativa e interrogativa; palavras interrogativas (Who, Where, When, How, etc); números cardinais e ordinais; preposições (in, on, at, under, behind, etc); grau dos adjetivos (comparativo, superlativo); some, any and compounds.

LÍNGUA PORTUGUESA

Novo acordo ortográfico. Leitura, compreensão e interpretação de textos. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da Língua: Ortografia / acentuação. Classes de palavras: definições, flexões, emprego. Colocação pronominal. Estrutura da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Pontuação. Textos Narrativos, Descritivos, Dissertativos, Argumentativos Instrucionais. Coerência e Coesão. Discurso Direto e Indireto e Indireto livre. Figuras de Linguagem. Conceituação e Normas gramaticais.

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL BÁSICA II, HISTORIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

I . O ofício do Historiador. A escrita da História. Debates atuais da historiografia. A História das Mentalidades, História Sociocultural e História Cultural. Metodologia de História. II. História do Brasil. Brasil Colônia: A colonização no processo de expansão ultramarina; Sistema colonial; Trabalho escravo e formas de resistência; Peculiaridade do processo de independência do Brasil. Brasil Império: O primeiro reinado; Período regencial; Segundo reinado e política externa; Imigração e movimento abolicionista; A crise no Império. Brasil República: Sociedade e Cultura na primeira república; Mecanismos Políticos da República Velha e Estado Novo; Aspectos econômicos e políticos dos governos militares; A redemocratização e o panorama político atual. III. História Geral: Antiguidade Clássica; Grécia: do período homérico ao período helenístico; Roma: organização social e instituições republicanas, A expansão territorial e a crise da República. Europa Medieval: Os reinos bárbaros; Características do feudalismo; O monopólio cultural da Igreja e as resistências populares. IV. Idade Moderna: Mercantilismo e o Antigo Sistema Colonial; Renascimento e Reforma religiosa; O absolutismo e as revoluções inglesas; O iluminismo e a independência dos EUA; Revolução industrial. V. Idade Contemporânea: Revolução Francesa; Napoleão Bonaparte e a reação do Congresso de Viena; Independência da América Latina; Revoluções liberais e movimentos sociais do século XIX; A segunda Revolução Industrial e o imperialismo; Primeira Guerra Mundial; Revolução Russa; Segunda Guerra Mundial; Guerra Fria; Descolonização da Ásia e da África; Conflitos na América Latina e no Oriente Médio.

LÍNGUA PORTUGUESA

Novo acordo ortográfico. Leitura, compreensão e interpretação de textos. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da Língua: Ortografia / acentuação. Classes de palavras: definições, flexões, emprego. Colocação pronominal. Estrutura da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Pontuação. Textos Narrativos, Descritivos, Dissertativos, Argumentativos Instrucionais. Coerência e Coesão. Discurso Direto e Indireto e Indireto livre. Figuras de Linguagem. Conceituação e Normas gramaticais.

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL BÁSICA II, CIÊNCIAS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Educação em ciências: conteúdo e metodologia. Questões sociocientíficas e as implicações éticas. Alfabetização científica. 2. Origem da vida. Principais teorias do processo evolutivo. 3. Seres vivos. Origem das espécies. Biodiversidade. Caracterização geral dos filos. Funções vitais. Sistemas de classificação. 4. Biologia celular. Principais diferenças entre procariotas e eucariotas. Processos bioenergéticos: fundamentos, respiração e fotossíntese, biossíntese de proteínas. Reprodução celular: mitose e meiose. Desenvolvimento embrionário. Reprodução humana. 5. Genética. Fundamentos de citogenética. Código genético. Caracterização geral das biotecnologias e seus impactos sociais. Organismos geneticamente modificados. Terapia gênica. 6. Ecologia. Conceitos fundamentais. Relações tróficas entre os seres vivos. O ecossistema e seus componentes. Os principais biomas. Educação ambiental: princípios gerais. Ocupação histórica do meio ambiente pelo homem. Poluição e desequilíbrios ecológicos. 7. Ser humano e Saúde. Educação para a promoção da saúde. Conceitos de saúde. Sistemas do corpo humano. Sexualidade. Doenças transmissíveis, meio ambiente e qualidade de vida. Implicações no contexto atual. 8. Universo, Sistema Solar e Planeta Terra. Teoria do Big Bang. Energia e suas transformações. Sol como fonte básica de energia. Elementos da natureza: ar, água e solo. Ciclos biogeoquímicos e a vida na Terra. Importância e propriedades da água. 9. Matéria. Teoria atômica-molecular: evolução do conceito de átomo. Estados físicos da matéria. Mudanças de estado. Aspectos macroscópicos: substâncias simples e compostas; misturas homogêneas e heterogêneas. Processos físicos de fracionamento das misturas. Soluções. Funções químicas inorgânicas: conceitos, classificações e nomenclaturas de óxidos, ácidos, hidróxidos e sais. 10. Vida: Movimentos e Fenômenos. Transformações mecânicas, térmicas e eletromagnéticas. Fenômenos ondulatórios: acústicos e ópticos.

LINGUA PORTUGUESA

Novo acordo ortográfico. Leitura, compreensão e interpretação de textos. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da Língua: Ortografia / acentuação. Classes de palavras: definições, flexões, emprego. Colocação pronominal. Estrutura da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Pontuação. Textos Narrativos, Descritivos, Dissertativos, Argumentativos Instrucionais. Coerência e Coesão. Discurso Direto e Indireto e Indireto livre. Figuras de Linguagem. Conceituação e Normas gramaticais.

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL BÁSICA II, GEOGRAFIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Questões técnicos metodológicas da Geografia - As relações sociedade natureza do ensino da geografia. O repensar constante do ensino da geografia a partir da leitura das paisagens. Produção/organização do espaço brasileiro e suas relações, internacionais. As fases da industrialização e o processo de ocupação do território e suas vinculações com a industrialização mundial. - A industrialização e o processo de urbanização brasileira (movimentos da população), industrialização, urbanização, questão ambiental (qualidade de vida). Relação cidade campo. As relações de produção circulação distribuição e consumo, nos vários movimentos de ocupação do território brasileiro. Recursos naturais brasileiros no processo de produção e organização do território nacional (questão ambiental). A organização da sociedade no território brasileiro. Organização regional do território brasileiro. O processo de regionalização do território brasileiro - as relações de trabalho e os movimentos da população os recursos naturais e regionalização. As regiões Geoeconômicas brasileiras. A divisão político-administrativo regional e o planejamento da organização do território brasileiro - a divisão regional atual IBGE - as outras divisões regionais do território brasileiro. Organização do espaço mundial, processo de industrialização e urbanização na edificação do espaço mundial, a espacialização da indústria no mundo. Os recursos naturais do globo e a questão ambiental. O processo de apropriação/utilização, conservação/degradação dos grandes conjuntos morfoclimáticos, os recursos minerais e a escola geológica do tempo, a industrialização, recursos naturais e a questão ambiental. A regionalização mundial - A geopolítica na atualidade e reestruturação da ordem mundial. A geopolítica e o processo de expansão das relações capitalistas no globo, surgimento do mundo de produção socialista e suas repercussões na organização do espaço mundial. A organização da sociedade mundial na atualidade. Área de conflito no mundo atual - região do Golfo Pérsico - o Leste Europeu. O Fenômeno da Globalização.

LÍNGUA PORTUGUESA

Novo acordo ortográfico. Leitura, compreensão e interpretação de textos. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da Língua: Ortografia / acentuação. Classes de palavras: definições, flexões, emprego. Colocação pronominal. Estrutura da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Pontuação. Textos Narrativos, Descritivos, Dissertativos, Argumentativos Instrucionais. Coerência e Coesão. Discurso Direto e Indireto e Indireto livre. Figuras de Linguagem. Conceituação e Normas gramaticais.

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL BÁSICA II, MATEMÁTICA

Números e Operações: Construções históricas e metodológicas dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos. Reta Numérica. Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). Múltiplos, divisores e números primos. Porcentagem. Procedimentos de cálculo exato e aproximado. Termo algébrico, Polinômios e suas operações, Frações Algébricas e Cálculos de radicais. Propriedades das operações algébricas. Produtos Notáveis. Resoluções de equações, inequações e sistemas de 1º e 2º graus, exponenciais, logarítmicas e suas aplicações. Funções: Afim, Quadrática, Exponencial e Logarítmica. Estabelecimento de leis matemáticas, a partir da observação de regularidades, que expressam relação de dependência entre variáveis. Progressões Aritméticas e Geométricas. Juros Simples e Compostos. Análise Combinatória. Equações Polinomiais. 2. Espaço e Forma: Localização e deslocamento de pontos no espaço. Retas Paralelas cortadas por Transversal. Ângulos Complementares, Suplementares e Replementares. Área em Malha Quadriculada. Plano Cartesiano. Equação da reta e da circunferência. Relações entre figuras espaciais e suas representações planas. Figuras geométricas planas: composição e decomposição, transformação, ampliação, redução e simetrias. Polígonos convexos: relações angulares e lineares. Circunferência, ângulos na circunferência. Conceito de congruência e semelhança de figuras planas. Equação da reta. Equação da circunferência. Relações métricas na circunferência. Relações métricas e trigonométricas num triângulo retângulo. Relações trigonométricas num triângulo qualquer. Funções Trigonométricas. Relações entre as funções trigonométricas. 3. Grandezas e Medidas: Noções de medidas. Construções históricas e metodológicas de sistemas de medidas: unidades de medida, medida padrão, instrumentos de medida. Comprimento da circunferência. Áreas das principais figuras planas. Áreas e volumes dos principais sólidos geométricos. Sólidos semelhantes e sólidos de revolução. 4. Tratamento de Informações: Variações entre grandezas no sistema de coordenadas cartesianas. Proporcionalidade: direta e inversamente proporcionais. Coleta, organização e análise de informações. Construção e interpretação de tabelas e gráficos. Noções básicas de Estatística. Probabilidade. Matrizes: operações e matriz inversa.

LÍNGUA PORTUGUESA

Novo acordo ortográfico. Leitura, compreensão e interpretação de textos. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da Língua: Ortografia / acentuação. Classes de palavras: definições, flexões, emprego. Colocação pronominal. Estrutura da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Pontuação. Textos Narrativos, Descritivos, Dissertativos, Argumentativos Instrucionais. Coerência e Coesão. Discurso Direto e Indireto e Indireto livre. Figuras de Linguagem. Conceituação e Normas gramaticais.

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL BÁSICA II, ARTES

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

O ensino de Educação Artística no ensino fundamental; O conhecimento Arte no currículo escolar: razões e finalidades; As diferentes linguagens artísticas e a educação; Teoria da arte: arte como conhecimento, produção e expressão; A construção do Universo Cultural através da Arte: Das origens do teatro, da música e das artes visuais à contemporaneidade:características, produções e produtores dos principais períodos, escolas, movimentos e tendências no Brasil e no Mundo; Elementos básicos das expressões artísticas (coreográficas, teatrais, musicais, visuais, audiovisuais); Artes visuais: elementos de visualidade e suas relações: comunicação na contemporaneidade; Artes Cênicas: jogos teatrais na escola; teatro na escola; Música: elementos estruturais da linguagem musical, tendências musicais quanto ao ensino da música na sala de aula; Dança: papel da dança na educação; As danças como manifestações culturais; A metodologia do ensino de arte: Proposta triangular: fazer, apreciar e contextualizar; Aplicação didática e prática dos seguintes referenciais: Arte - área de conhecimento, Arte - Linguagem, Arte e Educação.

LÍNGUA PORTUGUESA

Novo acordo ortográfico. Leitura, compreensão e interpretação de textos. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da Língua: Ortografia / acentuação. Classes de palavras: definições, flexões, emprego. Colocação pronominal. Estrutura da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Pontuação. Textos Narrativos, Descritivos, Dissertativos, Argumentativos Instrucionais. Coerência e Coesão. Discurso Direto e Indireto e Indireto livre. Figuras de Linguagem. Conceituação e Normas gramaticais.

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL BÁSICA II, EDUCAÇÃO FÍSICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

O conjunto de temas apresentados a seguir constitui-se em referencial teórico para avaliar o candidato em relação à Educação Física no Ensino Fundamental e Ensino Médio, voltado para um ensino por competência enquanto área do conhecimento, abrangendo: Objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação na Educação Física Escolar; Tendências pedagógicas; Seu objeto de estudo nas dimensões filosófica, política, sócio-cultural, psicológica e biológica; Cultura corporal do movimento; Esporte e jogo na escola: competição, cooperação e transformação didático-pedagógica; Crescimento e desenvolvimento motor, Mídia e educação física; Educação física inclusiva e qualidade de vida.

LÍNGUA PORTUGUESA

Novo acordo ortográfico. Leitura, compreensão e interpretação de textos. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da Língua: Ortografia / acentuação. Classes de palavras: definições, flexões, emprego. Colocação pronominal. Estrutura da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Pontuação. Textos Narrativos, Descritivos, Dissertativos, Argumentativos Instrucionais. Coerência e Coesão. Discurso Direto e Indireto e Indireto livre. Figuras de Linguagem. Conceituação e Normas gramaticais.